Thais Porlan de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Graduada em Psicologia pela UFSCar; Especialista em Terapia Comportamental, concluiu Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-doutorado (CNPQ) desenvolvido junto ao Departamento de Psicologia e ao Laboratório de Interação Social (LIS), da UFSCar. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da UFMG. Tem interesse na interface entre Análise do Comportamento e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas relacionados à aquisição do comportamento simbólico em bebês e crianças pequenas com desenvolvimento típico e transtornos do desenvolvimento. Os estudos abordam especialmente variáveis experimentais, linguagem, comportamento verbal, aprendizagem relacional e aprendizagem cooperativa. É pesquisadora e coordenadora local na UFMG do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado pela Profa. Dra. Deisy de Souza da UFSCar. Foi Chefe do Departamento de Psicologia entre 2015 e 2017 e atualmente é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Porlan de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, T. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Av. Antônio Carlos, 6627/Labac
Pampulha
31270910 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095027
URL da Homepage: http://www.psi.fafich.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação Especial.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Condições experimentais para aprendizagem de discriminações por bebês, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; discriminação; bebês; desenvolvimento infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
2001 - 2003
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Aprendizagem de pareamento de identidade por bebês,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Maria Stella Coutinho de A Gil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; discriminação; desenvolvimento infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Outro; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1998 - 2001
Especialização em Análise e Síntese Comportamentais Em Contextos Ter. (Carga Horária: 680h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Alteração de comportamentos repetitivos e comportamento governado por regras:análise de um processo terapêutico.
Orientador: Hélio José Guilhardi.
1995 - 1999
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Relações Sociais entre bebês em creches.
Orientador: Maria Stella C de A. Gil.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular Conselho de ensino, pesquisa e, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro suplente COEP, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Chefia do Departamento de Psicologia

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coodenadora do Colegiado de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2012 - Atual
Ensino, Atenção Básica em saúde da família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientadora de TCC
08/2009 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição de Linguagem
Transtornos do Desenvolvimento
Contextos de desenvolvimento
2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

08/2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I
Análise Experimental do Comportamento II
Estágio Supervisionado II - Terapia Analítico-Comportamental
Processos Psicológicos Básicos
Psicologia Experimental 1
Psicologia Experimental 2
Psicologia Geral 2
Topicos especiais em psicologia clinica TEA: transtornos do espectro autista
TTPC: Análise Aplicada do Comportamento
TTPC: Análise Funcional
TTPC: Comportamento verbal
Intervenção comportamental no contexto clinico: enfoques e processos
Estágio Supervisionado: Terapia por contingencias de reforçamento
06/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Presidente Comissão de Avaliação de diplomas do Curso de Psicologia.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicologia da Educação 1 - aprendizagem Psicologia da Educação 2 - desenvolvimento Adolescência e problemas psicossociais

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado, Carga horária: 0
Outras informações
Realização e pesquisa de pós-doutorado e participação em grupo de pesquisa do Laboratório de Interação Social Título do Projeto: Contribuições teóricas e práticas da análise comportamental de episódios de atenção conjunta para a compreensão da evolução de capacidades pré-verbais para verbais no primeiro ano de vida


Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente do curso de Psicologia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
Outras informações
Trabalho de orientação educacional no Colégio Unifev, vinculado à Fundação do Centro Universitário de Votuporanga. Trabalho junto a professores, famílias e alunos da pré-escola até o ensino médio.

Atividades

02/2007 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Científica
História da Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento

Universidade Central Paulista, UNICEP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0

Atividades

10/2007 - 11/2007
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
10/2005 - 11/2005
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
5/2005 - 6/2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ASPECTOS COGNITIVOS DO DESENVOLVIMENTO
6/2004 - 7/2004
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
10/2002 - 12/2002
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1/2002 - 7/2002
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Instituto de Análise do Comportamento, IACCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psicologa clínica, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 12/1999
Estágios , Instituto de Análise do Comportamento, .

Estágio realizado
Atendimento psicoterapêutico individualizado à população de baixa renda: estágio supervisionado de terapia no modelo de seleção pelas consequências.
3/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Instituto de Análise do Comportamento, .

Serviço realizado
ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e comportamento verbal
2.
Análise comportamental do desenvolvimento humano
3.
Análise comportamental da função simbólica


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cooperação em crianças pequenas
Descrição: Este estudo tem por objetivo principal investigar características comportamentais do desenvolvimento da cooperação em crianças de três e cinco anos. O objetivo específico envolve mapear a ocorrência do comportamento cooperativo na interação entre crianças, comparando os dados obtidos para grupos de crianças de 3 e de 5 anos. Serão propostas em uma situação quase experimental atividades que favoreçam ou não a interação entre crianças para realizar tarefas lúdicas. O estudo busca ampliar a compreensão acerca das condições nas quais o comportamento cooperativo acontece para que intervenções efetivas, realizadas em contexto grupal de crianças pequenas, possam ser desenvolvidas ou aprimoradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação comportamental de fundamentos e pré-requisitos para o desenvolvimento da linguagem
Descrição: neste projeto serão comparadas propostas da literatura comportamental, operacionalização de medidas de instrumentos que avaliam o repertório pré-linguístico e dados empíricos de avaliações e intervenções comportamentais de crianças com TEA objetivando especificamente: 1. identificar alguns dos instrumentos de avaliação que objetivam medir pré-requisitos da linguagem; 2. identificar e operacionalizar nos instrumentos existentes pré-requisitos/classes gerais de comportamentos (imitação generalizada; habilidade de ouvinte; correspondência ouvir/falar; nomeação e aprendizagem observacional) 3. identificar em registros de avaliações e intervenções comportamentais se há e quais são as medidas específicas de cada uma das classes de comportamentos verificadas na literatura e nos instrumentos; 4. Propor um protocolo, com base nas análises descritas nos objetivos anteriores, para avaliar pré-requisitos da linguagem considerando as classes gerais de comportamentais relevantes para o desenvolvimento de fundamentos da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Thais Porlan de Oliveira - Coordenador / Camila Graciela Gomes - Integrante.
2013 - Atual
O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino
Descrição: Investigar a influência de dois fatores sobre a aprendizagem inicial da habilidade de leitura em crianças submetidas a um programa computadorizado de ensino: 1) Um possível déficit de comportamentos pré-requisito; e 2) Uma possível diferença entre o processo de aprendizagem envolvido nas aprendizagens iniciais, em comparação com aprendizagens posteriores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Contingências operantes na aprendizagem relacional por bebês
Descrição: O projeto é resultado de um conjunto de estudos anteriores a respeito de proposições experimentais para verificar aprendizagem de discriminação simples e de discriminação condicional com crianças de até 36 meses de idade e na identificação de contingências em vigor nos ambientes experimentais localizados em laboratório ou na residência da população participante. O objetivo da presente proposta é acumular dados empíricos para detalhar dois possíveis componentes da aprendizagem relacional em crianças de 6 a 18 meses: a aprendizagem por exclusão e a atenção compartilhada. Ambos componentes seriam capacidades básicas que podem contribuir para a compreensão comportamental de diversos repertórios simbólicos, entre eles o fenômeno da explosão de vocabulário dos pequenos, por volta dos 18 meses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Thais Porlan de Oliveira - Coordenador / André Luiz Freitas Dias - Integrante / Junio Vieira de Rezende - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Aprendizagem Relacional em crianças surdas em condições pré e pós implante coclear
Descrição: A exploração objetiva e sistemática, a partir das condições criadas pela metodologia da formação de relações equivalentes entre estímulos, tem sido considerada um caminho para a investigação da capacidade cognitiva e do comportamento simbólico humano em diferentes populações e condições. A direção da pesquisa aqui proposta decorre de resultados obtidos na simulação experimental da aprendizagem de discriminações auditivo-visuais em crianças surdas após a colocação do implante coclear. O objetivo é o planejamento de investigações que auxiliem a compreensão das condições sob as quais o novo estímulo auditivo recebido (proporcionado pelo implante) relaciona-se às capacidades discriminativas anteriores ao implante. Para tanto, serão propostas para crianças, freqüentadoras do Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva (CEMEAR), tarefas de treinos e testes usualmente utilizados nas pesquisas sobre a formação de relações de equivalência. Serão manipuladas especificamente algumas variáveis consideradas relevantes em estudos anteriores: variáveis relacionadas às capacidades discriminativas anteriores e posteriores à colocação do implante e variáveis relacionadas à natureza dos estímulos utilizados nos experimentos. Identificar as condições relevantes para a aquisição de função de estímulos auditivos após a colocação do implante coclear é importante para o avanço no conhecimento a respeito de processos básicos de controle de estímulos envolvendo a população em questão. Além disso, conhecer como ocorre este processo é um passo fundamental para o desenvolvimento de tecnologias de ensino para o caso de serem detectadas prováveis dificuldades em aprender funções simbólicas com a nova capacidade auditiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thais Porlan de Oliveira - Coordenador / Aretha Bispo de Castro - Integrante / Anna Christina Porto Maia Passarelli - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO
Descrição: O INCT reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UNESP, UnB, UFPA, UFMG, UNCISAL e UMMS (EUA) e focaliza ciência e tecnologia comportamental sobre o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças com desenvovimento típico e diferentes transtornos e dificuldades. Expandindo a abrangência de investigações sobre dimensões do funcionamento simbólico o principal objetivo de pesquisa é a análise científica do funcionamento simbólico e seus determinantes, incluindo, mas não se limitando a: 1) identificação das condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento de funcionamento simbólico apropriado à idade; 2)desenvolvimento/refinamento de procedimentos para lidar com a variabilidade inter individual em procedimentos educacionais ou terapêuticos para melhorar o funcionamento simbólico e lidar com déficits de função simbólica; 3) investigação e desenvolvimento de metodologia para estabelecer funcionamento simbólico. Outros objetivos incluem suporte para acelerar o desenvolvimento profissional de jovens cientistas do grupo, formar novos mestres e doutores na área e disseminar resultados para cientistas de áreas afins, profissionais em saúde e educação e para o público em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (30) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (40) .
Integrantes: Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Maria Stella Coutinho de A Gil - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / McIlvane, William J. - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Edson M. Huziwara - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / William Dube - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Maria Martha Hubner - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Paula Debert - Integrante / Cristiana Ferrari - Integrante / Heloisa Helena Motta Bandini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4


Outros Projetos


2016 - Atual
Analise do comportamento em temas atuais
Descrição: Grupo de estudos.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Fundamentos Teóricos da Analise do comportamento
Descrição: Grupo de estudos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Thais Porlan de Oliveira - Coordenador / Junio Vieira de Rezende - Integrante / Marina Mendonça de Sousa - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - 2014
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - Atual
Periódico: Interação em Psicologia (Online)
2012 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2016 - 2016
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Menção honrosa de tese do doutorado no I premio Paradigma de Analise do comportamento, Paradigma Nucleo de Analise do comportamento.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Jesus, J. C.2017Jesus, J. C. ; OLIVEIRA, T. P. ; REZENDE, J. V. . Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System) em crianças com Transtorno do Espectro autista. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 25, p. 531-543, 2017.

2.
BENVENUTI, M.2017BENVENUTI, M. ; OLIVEIRA, T. P. ; LYLE, L. G. . Afeto e comportamento social no ensino: a importância das consequencias do comportamento. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO), v. 28, p. 368-377, 2017.

3.
OLIVEIRA, T. P.2016OLIVEIRA, T. P.; Jesus, J. C. . Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas. Psicologia da Educação (Online), v. 42, p. 23-33, 2016.

4.
GARCIA, M. V. F.2016GARCIA, M. V. F. ; OLIVEIRA, T. P. . Redução de comportamento autolesivo em uma criança com diagnóstico de autismo utilizando reforçamento não contingente e treino de mando. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 12, p. 54-64, 2016.

5.
Passarelli2013Passarelli ; OLIVEIRA, T. P. ; GOLFETO, R. M. ; CARDINALI, R. ; REZENDE, J. V. ; FENNER, M. C. . Discriminação auditivo-visual com pistas orofaciais em crianças deficientes auditivas. Acta Comportamentalia, v. 21, p. 175-192, 2013.

6.
BENVENUTI, M.2012BENVENUTI, M. ; OLIVEIRA, T. P. ; LYLE, L. G. . Afeto e desenvolvimento social no processo de ensino aprendizagem. REVISTA DI, v. 3, p. 24-30, 2012.

7.
GIL, M. S. C. A.2011 GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; McIlvane, W. J. . Conditional Discriminations by Preverbal Children in an Identity Matching-to-Sample Task. The Psychological Record, v. 61, p. 327-340, 2011.

8.
OLIVEIRA, T. P.2008 OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Condições experimentais facilitadoras para a aprendizagem de discriminação por bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 24, p. 5-18, 2008.

9.
OLIVEIRA, T. P.2007OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Elementos fundamentais para aquisição de operantes verbais por bebês: análise comportamental da "atenção compartilhada". Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Online), v. IX, p. 63-71, 2007.

10.
GIL, M. S. C. A.2006 GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; SOUSA, N M ; FALEIROS, D A M . Variáveis no ensino de discriminação para bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), Brasília, v. 22, p. 143-152, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
VILELA, E. C. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . Intervenção focada no repertório social para minimizar historico sintomatico de transtorno bipolar e ansiedade. In: Andrea Maris Campos Guerra; Pricila Cristina Correa Ribeiro; Viviane Jose de Freitas. (Org.). A diversidade da clinica na atualidade: experiência de uma clinica escola. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 95-110.

2.
SANTOS, F. P. ; RAMOS, A. F. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . Ansiedade que corrói: intervenção comportamental em um caso de dor física e hábito de roer dedos. In: Andrea Maris Campos Guerra; Pricila Cristina Correa Ribeiro; Viviane Jose de Freitas. (Org.). A Diversidade da clinica na atualidade: experiência de uma clinica escola. 1ed.: , 2017, v. , p. 79-94.

3.
SOUSA, N M ; LOHR, T. ; ALMEIDA, C. G. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . Estabilidade em bebês: como medir?. In: Christian Vichi. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paula: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, v. 3, p. 245-261.

4.
Passarelli ; OLIVEIRA, T. P. . Contingências experimentais no ensino de relações entre estímulos auditivos e visuais para crianças pequenas usuárias de implante coclear. In: Carlos Eduardo Costa; Carlos Renato Xavier Cançado; Denis Roberto Zamignani; Silvia Regina de Souza Arrabal-Gil. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2013, v. 2, p. 77-92.

5.
GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; SOUSA, N M . Desenvolvimento Humano. In: Maria Martha Costa Hubner; Marcio Borges Moreira. (Org.). Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Gen Guanabara Koogan, 2012, v. , p. 129-143.

6.
SOuza, D. G ; GOLFETO, R. M. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; BATTAGLINI, M. P. ; BEVILACQUA, M. C. ; OLIVEIRA, T. P. . Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETEc, 2010, v. 25, p. 259-270.

7.
OLIVEIRA, T. P.; SOUSA, N M . Algumas considerações sobre o conceito de Behavioral Cusps e a visão comportamental do Desenvolvimento Infantil. In: André Luiz Freitas Dias; Anna Christina Porto Maia Passarelli; Fernanda LIma e Melo; Marcela Almeida Sousa de Morais. (Org.). Ciência do Comportamento: conhecer e avançar. 1ed.Santo André: ESETec, 2009, v. 7, p. 115-124.

8.
OLIVEIRA, T. P.; SOUSA, N M ; GIL, M. S. C. A. . Behavioral Cusps: uma visão comportamental do desenvolvimento. In: Regina Chistina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: EseTec, 2009, v. 24, p. 387-396.

9.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Um procedimento de treino de discriminação condicional com bebês. In: Maria Zilah da Silva Brandão;Fátima C. de Souza Conte;Fernanda Silva Brandão;Yara K. Ingberman; Cynthia B. de Moura; Vera M. da Silva; Simone M. Oliane. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição:clínica, pesquisa e aplicação. 1a.ed.Santo André: ESETec, 2003, v. 12, p. 469-477.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FALEIROS, D A M ; CANHEDO, F L ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . Contato social com o experimentador como variável independente no desempenho de bebês em tarefas de discriminação. In: XIV Encontro de Psicoterapia e Medicina comportamental, 2005. Anais do XIV Encontro de Psicoterapia e Medicina comportamental. p. 239-240.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REGRA, J. A. G. ; OLIVEIRA, T. P. ; GEHM, T. P. . Pesquisas com crianças e a terapia analítico-comportamental: como caminhar juntas?. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e medicina comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e medicina comportamental. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015. v. 1. p. 160-160.

2.
OLIVEIRA, T. P.; SOuza, D. G . Análise Comportamental de processos simbólicos. In: XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia, 2010, Fortaleza. Anais do XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia, 2010. p. 08-11.

3.
OLIVEIRA, T. P.. Aprendizagem do operante verbal "não" por um bebê: uma análise funcional de controle de estímulos em situação natural. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas, SP. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. p. 52-54.

4.
OLIVEIRA, T. P.. Análise Funcional em sessões de reabilitação auditiva de crianças implantadas. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas, SP. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. p. 269-273.

5.
OLIVEIRA, T. P.; SOUSA, N M ; GIL, M. S. C. A. . O conceito de ?behavioral cusps? e a promoção do desenvolvimento de bebês por pais e educadores. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008. p. 297-298.

6.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . A interlocução entre resultados de pesquisa e ações dos pais para o desenvolvimento infantil na análise do comportamento. In: XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais online do XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007. p. 7-7.

7.
OLIVEIRA, T. P.. Aprendizagem de discriminações condicionais: alguns parâmetros para investigações experimentais com bebês. In: Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XVI Encontro da ABPMC, 2006. p. 130-131.

8.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M S C A . Identificar contingências no trabalho com crianças pequenas: do laboratório para o dia-a-dia. In: Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XVI encontro da ABPMC, 2006. p. 104-105.

9.
OLIVEIRA, T. P.; FALEIROS, D A M ; SOUSA, N M ; GIL, M. S. C. A. . O repertório linguístico de bebês e a realização de tarefas de pareamento de identidade. In: Congresso de Iniciação Científica, 2004, São Carlos. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004.

10.
OLIVEIRA, T. P.; SOUSA, N M ; GIL, M. S. C. A. ; FALEIROS, D A M . Os bebês participam de experimentos? Um estudo sobre estímulos reforçadores em situação experimental da aprendizagem de discriminações. In: Congresso de Iniciação Científica, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004.

11.
GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. . Alguns desafios no estudo experimental da ontogênese de relações simbólicas em bebês. In: X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2004, Aracruz. Anais do X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2004. v. 1. p. 29-29.

12.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Testando um procedimento de ensino de relações condicionais para bebês. In: I Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2003, São Carlos. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: UFSCar, 2003. v. I. p. 56-57.

13.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Um passo no estudo da formação de discriminações condicionais por bebês. In: XI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina comportamental, 2002, Londrina. Anais do XI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina comportamental, 2002. p. 245-245.

14.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Descrição de contingências em situações naturais. In: Congresso de Pós-Graduação da Ufscar, 2001, São Carlos. 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.

15.
OLIVEIRA, T. P.; QUEIROZ, P. P. . Alteração de pensamentos repetitivos sobre contaminação pelo vírus da Aids enfraquecendo o controle do comportamento por regras. In: Encontro brasileiro de psicoterapia e medicina comportamental, 2000, Campinas. Resumos de communicações científicas, 2000. p. 12-12.

16.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Bebês, brinquedos, sucata e as interações sociais entre os pequenos. In: II Congresso Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina. Anais do II Congresso Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: EDUEL, 1999. v. 1. p. 164-164.

Apresentações de Trabalho
1.
BELO, F. R. ; OLIVEIRA, T. P. . Mesa da discussão do filme 'Ninfomania' - comportamento sexual - vício ou delírio?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REGRA, J. A. G. ; OLIVEIRA, T. P. ; GEHM, T. P. ; OLIVEIRA, E. C. A. . Pesquisas com crianças e a terapia analítico-comportamental: como caminhar juntas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, C. G. ; ADJUTO, I. ; LEISTER, A. ; OLIVEIRA, T. P. . Autismo e Intervenção precoce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ADJUTO, I. ; GOMES, C. G. ; OLIVEIRA, T. P. . Mesa Redonda - Autismo e intervenção precoce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, T. P.; RICO, V. V. . Mesa - Estagios clinicos em Terapia comportamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OLIVEIRA, T. P.. Sessão coordenada XVI JMCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, T. P.; BENVENUTI, M. . Cooperação e comportamento social: dos desafios conceituais e bases empíricas para aplicações na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HUZIWARA, E. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . Pesquisa experimental e AEC: pesquisa básica, translacional e aplicada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Morais, M. A. S. ; OLIVEIRA, T. P. . Mesa redonda Linguagem oral e escrita em pessoas com surdez. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
OLIVEIRA, T. P.; BENVENUTI, M. . Planejando o sucesso escolar: contribuições de investigações sobre comportamento, cognição e ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Jesus, J. C. ; RESENDE, X. R. ; SILVA, R. C. ; REZENDE, J. V. ; OLIVEIRA, T. P. . Acquisition and generalization of mands via Picture Exchange Communication System (PECS). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Passarelli ; OLIVEIRA, T. P. . Lip reading clues for auditory-visual discriminations learning and emergence of equivalence relations by infants users of cochlear implants. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BENVENUTTI, M. ; OLIVEIRA, T. P. . Afeto e desenvolvimento social no processo de ensino e aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FENNER, M. C. ; OLIVEIRA, T. P. ; DIAS, A. L. F. . Diminuição de comportamentos ansiosos e auto lesivos e aumento do repertório de auto controle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FENNER, M. C. ; OLIVEIRA, T. P. . Contingências na relação familiar e padrões comportamentais ansiosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Passarelli ; OLIVEIRA, T. P. ; GOLFETO, R. M. ; REZENDE, J. V. ; CARDINALI, R. ; FENNER, M. C. . Ensino de discriminações auditivo visuais com pistas orofaciais em crianças surdas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, T. P.. Aquisição de repertórios verbais por bebês e crianças pequenas: brincando e aprendendo relações condicionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, T. P.. Aprender relacional por bebês e o fenômeno da exclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
OLIVEIRA, T. P.; Jesus, J. C. . Behavior Analysis in Autism. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, T. P.; Passarelli ; Morais, M. A. S. . Caracterização inicial do repertório verbal de crianças usuárias de implante coclear. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
OLIVEIRA, T. P.; Ferreira, L. F. . Ampliando o repertório comportamental: um estudo de caso clínico com controle por contingências de reforçamento negativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OLIVEIRA, T. P.. Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre ouvir e falar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
OLIVEIRA, T. P.. Aprendizagem do operante verbal "não" por um bebê: uma análise funcional de controle de estímulos em situação natural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
OLIVEIRA, T. P.; SOARES, P. G. . Dois exemplos de análises de filmes como recurso didático no ensino de Análise do Comportamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
OLIVEIRA, T. P.. Desenvolvimento Humano e Análise do Comportamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
OLIVEIRA, T. P.. Psicologia Escolar e Educação Especial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Interlocução entre resultados de pesquisa e ações dos pais para o desenvolvimento infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Pareamento auditivo-visual e aprendizagem por exclusão em uma tentativa por um bebê de 17 meses. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA, T. P.. Aprendizagem de discriminações condicionais: alguns parâmetros para investigações experimentais com bebês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Identificar contingências no trabalho com crianças pequenas: do laboratório para o dia-a-dia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
OLIVEIRA, T. P.; FALEIROS, D A M ; SOUSA, N M ; GIL, M S C A ; CANHEDO, F L . A efetividade do brincar com o experimentador como reforçador para tarefas de discriminação propostas a bebês de 24 meses. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FALEIROS, D A M ; GIL, M. S. C. A. ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; CANHEDO, F L . Análise de variáveis relevantes para a manutenção de bebês em situação experimental de aprendizagem de discriminação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FALEIROS, D A M ; CANHEDO, F L ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . Contato social com o experimentador como variável independente no desempenho de bebês em tarefas de discriminação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Aprimorando diretrizes metodológicas na investigação da aprendizagem de pareamento de identidade por bebês. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
OLIVEIRA, T. P.. O papel de variáveis de procedimento na aquisição de discriminações complexas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
OLIVEIRA, T. P.. Alguns recursos metodológicos para a realização de pareamento de identidade por bebês. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FALEIROS, D A M ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . Variáveis no controle de acertos, erros e não escolhas na aprendizagem de pareamento de identidade por bebês. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
FALEIROS, D A M ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . O repertório linguístico de bebês e a realização de tarefas de pareamento de identidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FALEIROS, D A M ; SOUSA, N M ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A. . Os bebês participam de experimento?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Algumas diretrizes metodológicas na investigação da formação de relações condicionais por bebês. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
OLIVEIRA, T. P.. Um passo no estudo da formação de discriminações condicionais por bebês. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Descrição de contingências e identificação da emergência de relações de equivalência em situações naturais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
OLIVEIRA, T. P.; QUEIROZ, P. P. . Alteração de pensamentos repetitivos sobre contaminação pelo vírus da Aids enfraquecendo o controle por regras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Relações sociais entre bebês em creches em três situações ambientais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A. . Bebês, brinquedo, sucata e as interações sociais entre os pequenos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
OLIVEIRA, T. P.; GOYOS, C. . Mestre: software para avaliação, análise e correção de habilidades acadêmicas na pré-escola e primeiro grau. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, T. P.. 46a. Reunião Anual de Psicologia. 2016.

2.
OLIVEIRA, T. P.. 45a. Reunião Anual de Psicologia. 2015.

3.
OLIVEIRA, T. P.. CAPES. 2013.

4.
OLIVEIRA, T. P.. consultoria ad hoc. 2013.

5.
OLIVEIRA, T. P.. 42a. reunião Anual de Psicologia. 2012.

6.
BASTOS, A. V. B. ; ESPINDULA, D. H. P. ; CARMO, J. S. ; GUZZO, R. S. L. ; PRIMI, R. ; OLIVEIRA, T. P. . Membro da Comissão Assessora do Exame Nacional de desempenho de estudantes na área de Psicologia. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, T. P.. Revista Brasileira de Análise do Comportamento. 2011.

2.
OLIVEIRA, T. P.. Coleção Encontros Anuais Helena Antipoff. 2011.

3.
OLIVEIRA, T. P.. Acta Comportamentalia. 2010.

4.
OLIVEIRA, T. P.. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2007.

5.
OLIVEIRA, T. P.. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
BENVENUTI, M. ; OLIVEIRA, T. P. . Cooperação e comportamento social: dos desafios conceituais e bases empíricas para as aplicações na educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, T. P.. Relatório final técnico científico referente ao Programa de Pós Doutorado Junior (processo 155474/2006-5). 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
OLIVEIRA, T. P.. Aspectos neuropsicológicos e aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
OLIVEIRA, T. P.; ROSSIT, R. . Educação especial e formação de professores. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GIL, M S C A ; Almeida, N. V. F. ; OLIVEIRA, T. P. ; Garcia, M. L. . Desenvolvimento humano: socialização e linguagem. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material diático impresso e vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA-VERDU, A. C. M.; HUZIWARA, E. M.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Izabela Oliveira Bandeira de Melo. Avaliação de procedimentos baseados no responder por exclusão e na modelagem de controle de estímulos para o ensino de relações auditivo-visuais a crianças usuárias de implante coclear. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ASSIS, G. J. A.; BRINO, A. L. F.; OLIVEIRA, T. P.; TONNEAU, F. J.. Participação em banca de Analu da Costa Tenório. Ensino de múltiplos exemplares e manutenção de repertório emergente de construção de sentenças sob controle instrucional. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

3.
CARDOSO-MARTINS, C.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Flavia Silva Martins da Costa. A habilidade de leitura em crianças com mielomelingocele. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GALVAO, O. F.; OLIVEIRA, T. P.; CORDEIRO, J. C. B.. Participação em banca de Fabiane da Silva Pereria. Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva pós lingual e implante coclear. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

5.
KUMMER, A. M.; ALVES, M. M.; SANTOS, R. M. V.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Daniel F. Gontijo. Tomada de decisão e habilidades sociais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2013. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Teodoro, M. L.; LOURENCO, L. M.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Angélica Maria Ferreira. Relações familiares, processos de identificação e bem-estar em adolescentes cumprindo medida socioeducativa com restrição de liberdade. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
OLIVEIRA, T. P.; CARDOSO-MARTINS, C.; SOUZA, D. H.. Participação em banca de Camila Soares de Abreu. A relação entre a habilidade de atenção compartilhada e o desenvolvimento da Teoria da mente. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A.; GARCIA, L. T.. Participação em banca de Lucas Tadeu Garcia. Variáveis relevantes na efetividade de procedimentos de ensino de discriminações complexas para bebês. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
OLIVEIRA, T. P.; SCHALL, V. T.; PEIXOTO, S. W. V.. Participação em banca de Ana Carolina Dias Bocewicz. Um modelo experimental (evidengue) para o desenvolvimento de tecnologia de instrução de proficiência na área da saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou.

10.
OLIVEIRA, T. P.; SOUZA, C. B. A.; SILVA, S. S. C.. Participação em banca de Flávia Teresa Neves da Silva. Discriminação simples com mudanças sucessivas nas funções dos estímulos em bebês. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
ASSIS, G. J. A.; OLIVEIRA, T. P.; BRINO, A. L. F.; DARWICH, R. A.; KILPP, P. R.. Participação em banca de Fabiane da Silva Pereira. Contribuições da Analise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

2.
GIL, M. S. C. A.; ARANTES, A. K. L.; ELIAS, N. C.; OLIVEIRA, T. P.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Participação em banca de Alessandra Corne Canosa. Formação, manutenção e expansão de classes de estímulos equivalentes por crianças com deficiência visual. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
ANDERY, M. A. P.; GUILHARDI, C.; GIOIA, P. S.; LUNA, S. V.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Lygia Teresa Dorigon. Aplicação do early social communication scale (ESCS) em bebês de 09 a 15 meses: um estudo sobre atenção compartilhada. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CARDOSO-MARTINS, C.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Camila Soares de Abreu. Avaliação sobre o papel da velocidade de processamento e da memória fonológica de curto-prazo do desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas prematuras. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de André Luiz Freitas Dias. Meta-avaliação no contexto do movimento internacional cidades saudáveis: aplicação dos parâmetros e diretrizes do JCSEE e considerações de alguns aspectos éticos. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou.

Qualificações de Doutorado
1.
GIL, M. S. C. A.; POSTALLI, L. M. M.; ELIAS, N. C.; OLIVEIRA, T. P.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Participação em banca de Alessandra Corne Canosa. Formação, manutenção e expansão de classes de estímulos equivalentes por crianças e bebês com deficiência visual. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
GIL, M. S. C. A.; DOMENICONI, C.; SOUZA, D. H.; GARCIA, L. T.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Natália Maria Sertori. O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
ANDERY, M. A. P. A.; GOIA, P. S.; LUNA, S. V.; GUILHARDI, C.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Lygia Teresa Dorigon. Avaliação dos comportamentos de atenção compartilhada em bebês: um estudo longitudinal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
ASSIS, G. J. A.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.; OLIVEIRA, T. P.; PALHETA NETO, F. X.; SOUZA, C. B. A.; BARROS, R. S.. Participação em banca de Fabiane da Silva Pereira. Estabelecimento de naming por meio do procedimento de instrução com múltiplos exemplares em crianças com deficiência auditiva pré lingual e implante coclear. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

5.
SCHALL, V. T.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Márcia Rodrigues Daian. Análise de modelos pedagógicos para detecção precoce do câncer de mama. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou.

6.
OLIVEIRA, T. P.; SCHALL, V. T.. Participação em banca de André Luiz Freitas Dias. Meta-avaliação comportamental no contexto do movimento internacional cidades saudáveis: efetividade, eficácia e debate ético em questão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
ROSE, J. C. C.; OLIVEIRA, T. P.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Marina Mendonça de Sousa. Um estudo do comportamento empreendedor a partir de atitudes implícitas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ROSE, J. C. C.; OLIVEIRA, T. P.; CARDOSO-MARTINS, C.. Participação em banca de Eliene Novais Costa. O desenvolvimento da atenção compartilhada e sua relação com a aquisição do vocabulário produtivo entre 9 e 18 meses de idade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ROSE, J. C. C.; CIRINO, S. D.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Hebert Gonçalves Straehl. Alternativas para o uso de animais não humanos vivos e as reverberações no ensino da análise do comportamento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ROSE, J. C. C.; RICO, V. V.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Paula Fonseca Soares de Almeida. Análise comportamental do desenvolvimento do repertório de cooperação em crianças. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BAPTISTA, M. N.; OLIVEIRA, T. P.; RIBEIRO, P. C. C.. Participação em banca de Thais da Silva Brito. A dependencia comportamental aprendida no contexto da relação entre idosos e seus cuidadores informais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BAPTISTA, M. N.; OLIVEIRA, T. P.; RIBEIRO, P. C. C.. Participação em banca de Thais da Silva Brito. A dependencia comportamental aprendida no contexto da relação entre idosos e seus cuidadores informais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ROSE, J. C. C.; OLIVEIRA, T. P.; RICO, V. V.. Participação em banca de Izabelly Alexandre dos Passos. Intervenção com tutoria em pares e manipulação de contingencias de reforçamento sobre comportamentos-problema de crianças com transtorno do deficit de atenção e hiperatividade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
CORDOVA, L. F.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Tarita Almirão dos Santos Oliveira Bezerra. Investigação do efeito do treino de tato de propriedades abstratas sobre o desempenho de mando com crianças com diagnóstico de autismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
CARDOSO-MARTINS, C.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Flavia Silva Martins da Costa. Habilidades de leitura e escrita de crianças com Mielomeningocele. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, T. P.; GIL, M. S. C. A.; Teodoro, M. L.; Galvão, O. F.; Kubo, O. M.. Professor adjunto na área de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Bandeira, M. B.; OLIVEIRA, T. P.; LANDEIRA FERNANDEZ, J.. Concurso Publico para professor adjunto na área de Psicologia Experimental. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
COSTA, M. C. T.; SARTORI, R. M.; OLIVEIRA, T. P.. Processo seletivo docente da disciplina Introdução do Pensamento Científico. 2008. Centro Universitário de Votuporanga.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, T. P.. Seleção para bolsista de monitoria de graduação da UFMG. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FERREIRA, F. O.; OLIVEIRA, T. P.; SOUZA, L. K.. Comissão julgadora do melhor trabalho científico (painel) no I Simpósio de Ciências da Cognição. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, T. P.. Avaliação de trabalhos no XI Encontro de Extensão da UFMG. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Analise comportamental de processos simbólicos em usuários de implante coclear. 2016. (Simpósio).

2.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Análise comportamental de processos simbólicos. 2014. (Outra).

3.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT02 - Análise Comportamental de processos simbólicos. 2010. (Simpósio).

4.
IV Jornada de Análise do Comportamento. 2005. (Congresso).

5.
II Jornada de Análise do Comportamento. 2003. (Outra).

6.
V Seminário de pesquisa em Educação Especial. 2001. (Seminário).

7.
VIII Encontro da psicoterapia e medicina comportamental. 1999. (Encontro).

8.
Congresso de iniciação científica. 1996. (Congresso).

9.
XXVI Reunião Anual de Psicologia. 1996. (Congresso).

10.
Congresso de Iniciçao científica. 1995. (Congresso).

11.
VII Ciclo de estudos sobre deficiência mental. 1995. (Encontro).

12.
XXV Reunião anual da Sociaedade Brasileira de Psicologia. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, M. M. ; OLIVEIRA, T. P. . I Jornada de Psicologia Baseada em Evidências (JOMPBE). 2016. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, T. P.. 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, T. P.. Comissão organizadora local - XIV Simpósio ANPEPP. 2012. (Congresso).

4.
GIL, M. S. C. A. ; SOuza, D. G ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; DOMENICONI, C. ; HANNA, E. S. ; TOMANARI, G. A. Y. ; BANDINI, H. H. M. ; ROSE, J. C. C. ; CARMO, J. S. ; HUBNER, M. M. ; BARROS, R. S. ; OLIVEIRA, T. P. . I SIMPÓSIO DO INCT-ECCE. 2010. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, T. P.. X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2009. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, T. P.. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paula Fonseca Soares de Almeida. Análise comportamental do desenvolvimento do repertório de cooperação em crianças. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Hebert Gonçalves Straehl. Alternativas para o uso de animais não humanos vivos e as reverberações no ensino da análise do comportamento. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcus Vinícius Fonseca de Garcia. Análises funcionais experimentais do comportamento autolesivo em uma instituição brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

2.
Junio Vieira de Rezende. Sondas imediatas e atrasadas na aprendizagem por exclusão em bebês: aspectos teóricos e experimentais. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

3.
Anna Christina Porto Maia Passarelli. AQUISIÇÃO DE FUNÇÃO SIMBÓLICA POR ESTÍMULOS AUDITIVOS EM CRIANÇAS PEQUENAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

4.
Marcela Almeida Sousa de Morais. Avaliação de Repertório auditivo e vocal em crianças usuárias de implante coclear. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

5.
Juliana Campos de Jesus. Generalização de mandos aprendidos através do PECS em crianças autistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Alessandra da Silva. Relato de uma experiência de inclusão na educação infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Ianna de Oliveira Cardoso Gonçalves. Avaliação comportamental de fundamentos e pré-requisitos para o desenvolvimento da linguagem. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

2.
Luana Carvalho Romero Freitas. Avaliação comportamental de fundamentos e pré-requisitos para o desenvolvimento da linguagem. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

3.
Xilander Rocha Resende. Aprendizagem relacional e aquisição de função simbólica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

4.
Robson Cardinali Castro. Aprendizagem relacional em crianças com audição recente. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Marina Mendonça de Sousa. Disciplina de AEC II. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

2.
Junio Vieira de Rezende. Aprendizagem relacional e função simbólica. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

3.
Naiara Minto de Sousa. Características do reforçamento social provido por experimentadores em situação experimental de aprendizagem de discriminação por um bebê. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

4.
Flávia Lorenzi Canhedo. Instrução e modelo no ensino de discriminações simples e MTS para bebês. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.

5.
Danilo Augusto de Melo Faleiros. Implicações do repertório lingüístico de bebês em tarefas de discriminação simples. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Thais Porlan de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BENVENUTI, M.2012BENVENUTI, M. ; OLIVEIRA, T. P. ; LYLE, L. G. . Afeto e desenvolvimento social no processo de ensino aprendizagem. REVISTA DI, v. 3, p. 24-30, 2012.


Livros e capítulos
1.
GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; SOUSA, N M . Desenvolvimento Humano. In: Maria Martha Costa Hubner; Marcio Borges Moreira. (Org.). Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Gen Guanabara Koogan, 2012, v. , p. 129-143.


Apresentações de Trabalho
1.
ADJUTO, I. ; GOMES, C. G. ; OLIVEIRA, T. P. . Mesa Redonda - Autismo e intervenção precoce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Foi membro do colegiado do Curso de Psicologia e do Comitê de Ética em pesquisas com seres humanos da Unifev.
Membro do Núcleo de apoio Psico-Pedagógico e Social ao Discente da Unifev em 2007.
Coordenadora do Laboratório de Análise do Comportamento (LABaC)/FAFICH/UFMG de agosto de 2008 a agosto de 2010.
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia da UFMG de agosto de 2008 a julho de 2010.



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