Niguelme Cardoso Arruda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3359995564291886
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Possui graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás (1996); especialização em Educação "O texto e o pré texto na interdisciplinaridade", pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) e em Linguística Aplicada: "Fundamentos e Perspectivas para o Ensino", pela Universidade Federal de Uberlândia (2002); mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP-Araraquara, concluído em 2006, e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, concluído em 2012. Realizou, de março/2010 a fevereiro/2011, estágio de doutorado no exterior - "Doutorado Sanduíche - junto à Universidad Autónoma de Madrid, sob orientação da profª Drª Inés Fernández-Ordóñez, com bolsa concedida pela CAPES/PDEE. Atua como professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina - Criciúma, ministrando aulas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, Língua Portuguesa (fonética e fonologia, morfologia e sintaxe) e Leitura e Produção Textual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Niguelme Cardoso Arruda
Nome em citações bibliográficas
ARRUDA, Niguelme Cardoso

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Criciúma.
Rodovia SC-443, Km 1, n° 845
Vila Rica
88813600 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 34625000
URL da Homepage: www.criciuma.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Autónoma de Madrid (Orientador: Inés Fernández-Ordóñez).
Título: A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rosane de Andrade Berlinck.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística; sociolingüística; sintaxe; objeto direto.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2004 - 2006
Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A realizaçãodo do objeto direto no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rosane de Andrade Berlinck.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: objeto direto; sintaxe; gramática; variação; português brasileiro; sociolingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Sociolingüística Variacionista.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Lingüística.
Setores de atividade: Outros.
2001 - 2002
Especialização em Linguística Aplicada Fundamentos e Perspectivas Pa. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Transitividade verbal: transgressões e incoerências na NGB.
Orientador: Dr. Luiz Carlos Costa.
2000 - 2000
Especialização em Educação O Texto e o Pre Texto na Interdisciplinar. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Aprendendo a escutar o púbere que aprende: as relações entre saberes e sabores no contexto escolar da 5ª série.
Orientador: Drª Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro.
Bolsista do(a): Ctbc Telecom, CTBC, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Español lengua extranjera - nivel Español 4 (B2).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2010 - 2010
Dialectología y Variedades de la Lengua Española. (Carga horária: 10h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2010 - 2010
Seminario de Gramática. (Carga horária: 10h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2010 - 2010
Variación y cambio en el español de España. (Carga horária: 30h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2010 - 2010
Seminario de Gramática. (Carga horária: 10h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2010 - 2010
Evolución lingüística y cambio sintáctico. (Carga horária: 30h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em Espanhol II. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
O pacote estatístico GOLDVARB e sua aplicação. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à versão 2005 do Programa VARBRUL. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
La historia del español de América: normas, textos.
Universidad de la República, URU, Uruguai.
2005 - 2005
Aspectos da Sintaxe no Português Brasileiro. (Carga horária: 15h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Os Pronomes Clíticos nas Língua Românicas Uma Pers. (Carga horária: 15h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2004
Capacitação de professores - Programa Escola Jovem. (Carga horária: 200h).
Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás, SEC-GO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Língua Portuguesa III - Sintaxe
Língua Portuguesa V - Gramática Histórica
Atividades Práticas IV
Atividades Práticas VI
08/2013 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Goyases, revista científica da FAFICH, atuando como diretor do Conselho Editorial..
01/2013 - 06/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Práticas III
Atividades Práticas VII
Linguística I
01/2013 - 06/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
01/2013 - 06/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
01/2013 - 06/2013
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Práticas II
Língua Portuguesa I - Fonética e Fonologia
Língua Portuguesa III - Sintaxe
Linguística II
Atividades Práticas IV
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Língua Portuguesa II
Atividades Práticas III
Atividades Práticas VII
02/2012 - 06/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2003 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, Público/Goiatuba.

Cargo ou função
Membro representante do Deptº de Educação na Comissão de Biblioteca.
10/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ética e Convivência da FAFICH, representando o Departamento de Educação..
09/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, Público/Goiatuba.

Cargo ou função
Presidente da Comissão responsável pela análise e levantamento de informações solicitadas pela Procuradoria Geral do Município de Goiatuba.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Práticas IV - 2007/02 (40 horas-aula)
Língua Portuguesa V: Gramática Histórica - 2007/02 (80 horas-aula)
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2007/02 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2007/02 (80 horas-aula)
08/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, Público/Goiatuba.

Cargo ou função
Membro da comissão interina responsável pelas atividades e pela eleição do coordenador do COPE - Conselho de Pesquisa e Extensão.
7/2004 - 7/2007
Direção e administração, Público, Goiatuba.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Letras do Programa de Formação Inicial-Continuada de Professores.
03/2007 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Capacitação Docente.
02/2007 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Práticas IV - 2007/01 (40 horas-aula)
Língua Portuguesa III: Sintaxe - 2007/01 (80 horas-aula)
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2007/01 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2007/01 (80 horas-aula)
08/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Práticas IV - 2006/02 (40 horas-aula)
Língua Portuguesa III: Sintaxe - 2006/02 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2006/02 (80 horas-aula)
05/2006 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão que verificará a situação do COPE - Conselho de Pesquisa e Extensão.
02/2006 - 06/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Prática IV - 2006/01 (40 horas-aula)
Língua Portuguesa III: Sintaxe - 2006/01 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2006/01 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2006/01 (80 horas-aula)
08/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2005/02 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2005/02 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2005/02 (80 horas-aula)
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Atividade de extensão realizada
Mini-curso: A reorganização do sistema pronominal do português brasileiro: algumas reflexões - c.h.: 05 horas.
07/2005 - 07/2005
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Elaboração da prova de Língua Portuguesa para o processo seletivo/vestibular 2005/02.
02/2005 - 06/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2005/01 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2005/01 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2005/01 (80 horas-aula)
02/2005 - 06/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2005/01 (80 horas-aula)
04/2005 - 04/2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Atividade de extensão realizada
Mini-curso: A formação do porutugês brasileiro à luz de aspectos sócio-culturais - c.h.: 05 horas.
08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2004/02 (80 horas-aula)
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Atividade de extensão realizada
Palestra: "Língua portuguesa: entre a realidade do ensino e o contexto histórico do país" - c.h.: 04 horas.
08/2004 - 08/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III: Sintaxe - 2004/02 (80 horas-aula)
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2004/02 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2004/02 (80 horas-aula)
06/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, .

Atividade de extensão realizada
Mini-curso: "As contribuições da lingüística para o estudo da aquisição e ensino da língua" - c.h: 10 horas.
6/2004 - 6/2004
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Elaboração da prova de Redação - Vestibulares 2004/01 e 2004/02.
02/2004 - 06/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II: Morfologia - 2004/01 (80 horas-aula)
Lingüística II - 2004/01 (80 horas-aula)
02/2004 - 06/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho Final: Leitura e Alfabetização - 2004/01 (80 horas-aula)
02/2004 - 06/2004
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2004/01 (80 horas-aula)
08/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I: Fonética e Fonologia - 2003/02 (80 horas-aula)
Lingüística I - 2003/02 (80 horas-aula)
08/2003 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2003/02 (80 horas-aula)
08/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho Final: Leitura e Alfabetização - 2003/02 (80 horas-aula)
09/2003 - 11/2003
Extensão universitária , Público, Público/Goiatuba.

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Leitura e Produção Textual.
9/2003 - 9/2003
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Elaborador da prova de Redação - vestibular 2003/04.
07/2003 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Elaboração da Prova de Redação - Vestibular 2003/02.
07/2003 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Membro da Banca de Correção de Redação - Vestibular 2003/02.
04/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Público, Público/Goiatuba.

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Leitura e Produção Textual.
02/2003 - 06/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I - 2003/01 (80 horas-aula)
02/2003 - 06/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metologia do Ensino de Língua Portuguesa - 2003/01 (80 horas-aula)
02/2003 - 06/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2003/01 (80 horas-aula)
01/2003 - 01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Elaboração das Provas de Língua Portuguesa e Redação - Vestibular 2003/01.
01/2003 - 01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Membro da Banca de Correção de Redação - Vestibular 2003/01.
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - 2002/02 (80 horas-aula)
08/2002 - 12/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2002/02 (80 horas-aula)
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2001/02 (80 horas-aula) - turma B
Língua Portuguesa - 2001/02 (80 horas-aula) - turma A
3/2001 - 06/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 2001/01 (80 horas-aula) - turma B
Língua Portuguesa - 2001/01 (80 horas-aula) - turma A

Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor IV, Carga horária: 20
Outras informações
Professor efetivo de Língua Portuguesa, lotado no Colégio Instituto Francisco de Assis (Itumbiara-GO), ministrando aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Doutorando em Linguística, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, por meio de concessão de bolsa de pesquisa, conforme processo nº 140679/2008-1.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Mestrando em Linguística, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, por meio de concessão de bolsa de pesquisa, conforme processo nº 133655/2004-0.

Atividades

03/2004 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Líder de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações
Líder, juntamente com a profª Drª Maria Helena de Paula, do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português. O presente grupo agrega pesquisas desenvolvidas em história do português, por pesquisadores localizados em IES do Brasil, na perspectiva sincrônica e/ou diacrônica, nos diversos níveis gramaticais e no nível léxico, sob abordagens teóricas várias. A partir de corpora escritos e orais, seus pesquisadores empreendem análises de manuscritos dos séculos XVIII ao XX e de enunciados escritos e orais do português usado no Brasil, especialmente na região central do Brasil, sob forma de pesquisas individuais de pós-graduação e de graduação e de pesquisas de grupo. Monografias, teses, relatórios, artigos, comunicações de pesquisa, capítulos de livros e livros são resultados parcialmente alcançados e, em longo prazo, a se atingirem plenamente.


Instituto de Ensino Superior Franciscano, IESF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Convidado
Outras informações
Professor convidado para ministrar, no curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, a disciplina de Sociolinguística. A atividade foi desenvolvida no período de 23 a 25/01/2009, perfazendo uma carga horária de 30 horas-aula.

Atividades

01/2009 - 01/2009
Ensino, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolinguística - c.h.: 30h/a

Subsecretaria Regional de Educação de Itumbiara, SREI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Monitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor monitor da Reforma Curricular do Ensino Médio do Estado de Goiás.

Atividades

08/2003 - 03/2006
Outras atividades técnico-científicas , Público, Público.

Atividade realizada
Professor Monitor de Língua Portuguesa, no curso de capacitação para professores do Ensino Médio - PROJETO ESCOLA JOVEM - Reforma Curricular do Ensino Médio em Goiás.

Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara, SMEI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 40
Outras informações
No período de abril/2002 a maio/2008, estive em licença por interesse particular (sem vencimentos).


Universidade Estadual de Goiás - Pólo Vicentinópolis, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

02/2002 - 07/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura e Redação - c.h.: 80 h/a
10/2001 - 11/2001
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual - c.h.: 60 h/a

Universidade Estadual de Goiás Unu Itumbiara, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Unidade Universitária de Itumbiara, .

Atividade de extensão realizada
Coesão e Coerência Textual: elementos essenciais para a produção de texto - c.h.: 20 horas/aula.
04/2002 - 01/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa I - c.h.: 130 horas
Língua Portuguesa III - c.h.: 120 horas
Língua Portuguesa IV - c.h.: 120 horas

Centro de Ensino Supletivo Professora Alzira de Souza Campos, CES*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

01/1997 - 08/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Língua Portuguesa

Instituto de Educação Matilde Margon Vaz, IE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

09/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Morfossintaxe do português brasileiro
2.
Sincronia e diacronia do português brasileiro
3.
Sociolingüística Variacinista


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol
Descrição: De caráter descritivo-analítico-comparativo, este projeto pretende observar como se comportam lingüisticamente ? no tocante à realização do objeto direto anafórico ? os falantes das variedades européia e brasileira do português, bem como os das variedades européia e argentina do espanhol. Assim, objetiva-se verificar, pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolingüística Variacionista, em que grau as referidas variedades se distanciam e se esse distanciamento, caso haja, reflete apenas em uma distinção quantitativa entre elas, ou se também causa algum reflexo qualitativo nos sistemas. Dessa forma, serão observadas as estratégias de realização do objeto direto anafórico nas variedades lingüísticas em questão, a fim de se verificar as particularidades e/ou semelhanças; buscar-se-á a compreensão do estatuto do objeto nulo no português e no espanhol como, possivelmente, uma tendência das línguas românicas; a possibilidade de topicalização do objeto direto anafórico nas referidas variedades lingüísticas será averiguada e se esse fenômeno favorece a realização objeto nulo; enfim, será verificado se as variedades lingüísticas em estudo estão em estágios diferentes de mudança. Para o desenvolvimento do estudo, serão constituídas amostras representativas das variedades aqui consideradas, a saber: português brasileiro (PB), português europeu (PE), espanhol europeu (EE) e espanhol argentino (EA). O projeto tem seu desenvolvimento sob orientação da professora Drª Rosane de Andrade Berlinck..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Variação e mudança do português: morfologia e sintaxe
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver estudos sobre fenômenos do português sujeitos a variação e mudança, em especial em sua variedade brasileira. São privilegiados aspectos relativos ao sistema pronominal e preposicional, à predicação e à complementação, e a processos morfossintáticos, tanto sob a perspectiva sincrônica como diacrônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Niguelme Cardoso Arruda - Integrante / Talita de Cássia Marine - Integrante / Gislaine Aparecida de Carvalho - Integrante / Maria Zelma Menezes de Santana Matos - Integrante / Alexandre Monte - Integrante / Rosane de Andrade Berlinck - Coordenador / Wanderli Aparecido Bastos - Integrante / Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre - Integrante / Letícia Cordeiro de Oliveira Bueno - Integrante / Cássia Regina Tomanin - Integrante / Dircel Aparecida Kailer - Integrante / Caroline Carnielli Biazolli - Integrante / Fernanda Maria Cândido - Integrante / Lívia Henrique Albuquerque - Integrante / Lessandra Muniz de Carvalho - Integrante.
2004 - 2006
O uso dos clíticos no português culto falado: a realidade Brasil/Portugal
Descrição: A proposta deste estudo é, sustentado no modelo teórico-metodológico proposto por LABOV (1972, 1982), verificar como se dá a realização de clíticos acusativos, bem como de objtos nulos na variedade culta falada do português brasileiro - PB e do português europeu - PE, a fim de se observar se o que é prescrito nos compêndios gramaticais tem sido praticado com eficácia pelos considerados falantes cultos da língua. Isso sustentado pela hipótese de que a língua possui particularidades tais que conduzirão à percepção do PB e do PE como variedades lingüísticas inseridas em um sistema: a língua portuguesa; sendo o estudo permeado pela idéia de que a língua é um conjunto de processos resultantes de fenômenos variáveis. Para se verificar a ocorrência do objeto da pesquisa, a constituição do corpus se dará a partir de inquéritos já registrados pelos projetos NURC (PB) e Português Fundamental (PE). Como resultado final da pesquisa, apresentou-se a dissertação entitulada "A realização do objeto direto no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico", defendida em 23/03/2006, sob a orientação da professora Drª Rosane de Andrade Berlinck..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2007
Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: variação e mudança
Descrição: Descrição: O projeto visa delinear um quadro descritivo de fenômenos sintáticos e morfológicos identificados como possíveis focos de variação em estudos sobre o português brasileiro moderno, mas ainda não avaliados do ponto de vista diacrônico. Entre esses fenômenos incluem-se, na sintaxe, aspectos ligados à complementação e à predicação verbal e à ordem de elementos na sentença. Na morfologia, destacamos os processos de formação de palavras. Na morfossintaxe, temos investigado processos de concordância verbo-nominal, emprego de pronomes demonstrativos. O material analisado provém de jornais paulistas e também de manuscritos. As informações obtidas pela análise de dados são tratadas estatisticamente, seguindo a metodologia da sociolingüística correlacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Niguelme Cardoso Arruda - Integrante / Marymarcia Guedes - Integrante / Ester Cardoso da Silva - Integrante / Talita de Cássia Marine - Integrante / Gislaine Aparecida de Carvalho - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Integrante / Maria Zelma Menezes de Santana Matos - Integrante / Cristiane Helena Parre Gonçalves - Integrante / Paula de Souza Gonçalves - Integrante / Alexandre Monte - Integrante / Rosane de Andrade Berlinck - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Goyases - Revista de Ciências Humanas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Leitura e Redação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Diploma de Español como Lengua Extranjera - Nivel B2, Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso2017ARRUDA, Niguelme Cardoso. A REALIZAÇÃO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO NO PB E NO PE: RESULTADOS GERAIS DE UM ESTUDO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 20, p. 182-202, 2017.

2.
COSTA, Daniel Soares2014COSTA, Daniel Soares ; BARBOSA, Juliana Bertucci ; Talita de Cássia Marine ; ARRUDA, Niguelme Cardoso . Pesquisas sobre o português pautadas em corpora. REVISTA DO SELL, v. 4, p. 1-24, 2014.

3.
BARBOSA, Juliana Bertucci2011BARBOSA, Juliana Bertucci ; Talita de Cássia Marine ; COSTA, Daniel Soares ; ARRUDA, Niguelme Cardoso . Contribuições teóricas e metodológicas para a constituição de corpora em pesquisa de variação/mudança linguística. Revista do SELL, v. 1, p. 336-361, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARCHEZAN, (Org.) ; SEDENHO, Bruno Sérgio (Org.) ; RIBEIRO, Luciana Mercês (Org.) ; ARRUDA, Niguelme Cardoso (Org.) ; IAGALLO, Patricia Ormastroni (Org.) . Estudos linguísticos na FCLAr: desafios da Pós-Graduação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 1. 290p .

Capítulos de livros publicados
1.
TANNIHÃO, Kelly Cristina ; ARRUDA, Niguelme Cardoso ; LIMA, Paola Goussain de Souza ; BELINCK, Rosane de Andrade . Por um continuum linguístico: refletindo sobre as conceituações de norma. In: Renata Coelho Marchezan; Bruno Sérgio Sedenho; Luciana Ribeiro Mercês; Niguelme Cardoso Arruda; Patricia Ormastroni Iagallo. (Org.). Estudos linguísticos da FCLAr: desafios na Pós-Graduação. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 199-219.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O espaço da Sociolingüística Variacionista nos estudos lingüisticos. Língua & Cultura, Itumbiara-GO, p. 06 - 06, 23 mar. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto no português brasileiro culto falado: um olhar sobre a variação a partir de fatores semânticos. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevideo. Actas de lo XV Congreso de la ALFAL. Montevideo, 2008. v. único.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Diferenciação e unificação lingüísticas: duas forças antagônicas na formação do português brasileiro. In: VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa, 2005, Catalão. ANAIS VI SIMPÓSIO DE LETRAS : APRESENTAÇÃO E TEXTOS INTEGRAIS, 2005. v. único. p. 1-10.

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Transitividade verbal: contradições e incoerências na NGB. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2003, Goiânia. Atas do II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste: integraçã lingüística, étnica e social, 2003. v. III. p. 1423-1430.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação do objeto direto anafórico no PB e no PE: uma análise a partir de grupos de fatores semânticos. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - XII Encontro, 2016, Santa Maria. Cadernos de Resumos - XII Encontro do CELSUL. Santa Maria: PE.COM Editora Experimental, 2016. v. único. p. 543-544.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico no espanhol da Argentina e da Espanha: um estudo sincrônico. In: II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera, 2013, Buenos Aires. II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera: Resúmenes. Buenos Aires, 2013. p. 37-38.

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto no português e no espanhol: algumas hipóteses. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas: Caderno de Resumos, 2008. v. 1. p. 188-190.

4.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A relevância da natureza semântica do antecedente para o preenchimento ou não do objeto direto: um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte-MG. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - Caderno de resumos, 2007. v. Único. p. 528-529.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação e ensino: o tratamento dado por livros didáticos do ensino médio ao objeto direto anafórico. In: V SINALEL - Simpósio Internacional de Letras e Linguística : Língua(gem) e Multiculturalismo, 2018, Catalão. Cadernos de Resumos e Programação, 2018. v. único. p. 140-140.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação, norma e ensino: o tratamento dado ao objeto direto anafórico no PB em livros didáticos do Ensino Médio. In: V SIELP / V FIAL, 2016, Braga. Resumos - V SIELP / V FIAL, 2016. v. Único. p. 11-11.

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Para além do livro didático: reflexões em torno do objeto direto anafórico no PB em livros didáticos do ensino médio. In: VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: Talita de Cássia Marine, 2016. v. único. p. 341-341.

4.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico no PB e no PE: resultados gerais de um estudo. In: V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Uberaba. V SELL - Programação e Resumos, 2015. v. Único. p. 323-324.

5.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A relevância de grupos de fatores semânticos (animacidade e especificidade) na realização do OD anafórico no PB e no PE. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL - Associação de Linguística e Filologia da América Latina, 2014, João Pessoa. Caderno de Resumos, 2014. v. único. p. 614-614.

6.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no Português: um estudo em corpora constituídos a partir de programas de auditório. In: IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba, 2013. p. 116-116.

7.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. In: V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP. São José do Rio Preto: UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2013. p. 102-102.

8.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. In: III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2011, São José do Rio Preto. III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP - Programação e Resumos, 2011. v. 1. p. 93-93.

9.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Organização de corpus a partir de entrevistas/diálogos em programas de entretenimento. In: III SEL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2011, Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba, 2011. v. 1. p. 83-83.

10.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico: fenômeno variável em PB e PE?. In: Castilho - II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2011, São Paulo. Castilho - II Congresso Internacional de Linguística Histórica: cadernos de resumos. São Paulo, 2011. v. 1. p. 200-200.

11.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto no português e no espanhol: primeiros estudos. In: XXVI Congrés Internacional de Lingüística i Filologia Romàniques, 2010, Valência. Tendèncias actuals de la Filología Romànica. Valência: Generalitat Valenciana, 2010. v. 1. p. 409-410.

12.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. É possível o desenvolvimento de um estudo variacionista em corpus organizado a partir de programas de auditório?. In: I SELIN - Seminário de Estudos Lingüisticos da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. I SELIN - Seminário de Estudos Lingüisticos da UNESP: caderno de resumos, 2009. v. único. p. 01.

13.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Programas de auditório: um gênero a partir do qual é possível desenvolver estudos variacionistas. In: XII SILEL ? XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras de Linguística, 2009, Uberlândia. Resumo das comunicações. Uberlândia, 2009. v. 1. p. 01-01.

14.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Verificando a realização do obeto direto anafórico em um continuum de escolaridade. In: ROSAE - I Congresso Internacional de Lingüística Histórica, 2009, Salvador. ROSAE - I Congresso Internacional de Lingüística Histórica: programa-resumos, 2009. v. único. p. 222-223.

15.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. In: VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa:, 2008, Araraquara. Caderno de Resumos, 2008. v. 1. p. 11-12.

16.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. De falantes não escolarizados a falantes com formação superior: uma observação da realização do objeto direno anafórico. In: VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. VIII Encontro do CELSUL: Programação e Resumos. Pelotas: EDUCAT, 2008. v. 1. p. 290-290.

17.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto no português brasileiro culto falado: um olhar sobre a variação a partir de fatores semânticos. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevideo. XV Congresso de la ALFAL - Libro de Resúmenes, 2008. v. 1. p. 59-60.

18.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto em 1ª e 2ª pessoa: um contexto em que se dá a variação?. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. Resumos do 55º Seminário do GEL, 2007.

19.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação e mudança no sistema pronominal do português: um confronto entre a abordagem tradicional e os estudos lingüísticos. In: VIII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura, 2007, Catalão. VIII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura - Programação & Resumos, 2007. v. 1. p. 103-104.

20.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto em 1ª e 2ª pessoas no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2006, São Paulo. Caderno de resumos do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2006. v. único. p. 33-33.

21.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O espaço da Sociolingüística Variacionista nos estudos lingüísticos. In: VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura: tributo a Mário Quintana, 2006, Catalão-GO. VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura: tributo a Mário Quintana - Programação & Resumos, 2006. v. Único. p. 23-24.

22.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto em 1ª e 2ª pessoas: um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. In: VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura: tributo a Mário Quintana, 2006, Catalão-GO. VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura: tributo a Mário Quintana - Programação & Resumos, 2006. v. Único. p. 35-36.

23.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no português culto falado: uma observação a partir de grupos de fatores sintáticos. In: 54º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2006, Araraquara-SP. 54º Seminário do GEL - Caderno de Resumos, 2006. v. Único. p. 343-343.

24.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto na variedade culta falada no PB: a relevância da natureza semântica do antecedente. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística: resumos, 2006.

25.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Estratégias de realização do objeto direto: um estudo sincrônico na variedade culta falada do português brasileiro (PB) e europeu (PE). In: VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa, 2005, Catalão. VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa: programação & resumos, 2005. v. único. p. 33-33.

26.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Diferenciação e unificação lingüísticas: duas forças antagônicas na formação do português brasileiro. In: VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa, 2005, Catalão. VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa: programação & resumos, 2005. v. único. p. 28-28.

27.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico: um estudo sincrônico da variedade culta falada do PE e do PE. In: 53ª Seminário do GEL, 2005, São Carlos. 53ª Seminário do GEL: resumos, 2005. v. único. p. 227-227.

28.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto na variedade culta falada do PB e do PE: algumas consideraçãoes. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Livro de Resumos do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005. v. único. p. 221-221.

29.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O uso dos clíticos no português brasileiro e europeu culto falados: estudos preliminares. In: 52º Seminário do GEL, 2004, Campinas. 52ª Seminário do GEL: programação e resumos, 2004. v. único. p. 463-463.

30.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto pronominal: uma comparação entre falantes cultos do PB e do PE. In: 10º SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de resumos do 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004. v. único. p. 175-175.

31.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O uso dos clíticos no português culto falado: a realidade Brasil/Portugal. In: IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, 2004, Araraquara. Caderno de Resumos do IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, 2004. v. único. p. 47-47.

32.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Transitividade verbal: contradições e incoerências na NGB. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2003, Goiânia. Programação e Resumos. Goiânia: Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras, 2003. v. único. p. 223-223.

Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação e ensino: o tratamento dado por livros didáticos do ensino médio ao objeto direto anafórico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Variação, norma e ensino: o tratamento dado ao objeto direto anafórico no PB em livros didáticos do Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no Português: um estudo em corpora constituídos a partir de programas de auditório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico no espanhol da Argentina e da Espanha: um estudo sincrônico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anfórico: fenômeno variável em português e em espanhol?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Organização de corpus a partir de entrevistas/diálogos em programas de entretenimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico: fenômeno variável em PB e PE?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no português e no espanhol: primeiros estudos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Verificando a realização do obeto direto anafórico em um continuum de escolaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. É possível o desenvolvimento de estudo variacionista em corpus organizado a partir de programas de auditório?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Programas de auditório: um gênero a partir do qual é possível desenvolver estudos variacionistas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto no português brasileiro culto falado: um olhar sobre a variação a partir de fatores semânticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto no português e no espanhol: algumas hipóteses. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. De falantes não escolarizados a falantes com formação superior: uma observação da realização do objeto direto anafórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto em 1ª e 2ª pessoas: um contexto em que se dá a variação?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A relevância da natureza semântica do antecedente para o preenchimento ou não do objeto direto: um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto em 1ª e 2ª pessoas: um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O espaço da Sociolingüística Variacionista no estudos lingüísticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto na variedade culta falada do PB: a relevância da natureza semântica do antecedente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no português brasileiro culto falado: uma observação a partir de grupos de fatores sintáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto em 1ª e 2ª pessoas no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O espaço da Sociolingüística nos estudos lingüísticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto na variedade culta falada do PB e do PE: algumas considerações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Diferenciação e unificação lingüística: duas forças antagônicas na formação do português brasileiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Estratégias de realização do objeto direto: um estudo sincrônico na variedade culta falada do português brasileiro (PB) e europeu (PE). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico: um estudo sincrônico da variedade culta falada do PB e do PE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto pronominal: uma comparação entre falantes cultos do PB e do PE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O uso dos clíticos no português brasileiro e europeu culto falados: estudos preliminares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O uso dos clíticos no português brasileiro culto falado: a realidade Brasil/Portugal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Transitividade verbal: contradições e incoerências na NGB. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O reconhecimento das variantes lingüística e suas implicações didático-pedagógicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Projeto Escola Jovem - Reforma Curricular do Ensino Médio. 2006. .

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. O papel social da leitura e produção textual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A reorganização do sistema pronominal no português brasileiro. 2005 (Mini-curso) .

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A formação do português brasileiro à luz de aspectos sócio-culturais. 2005 (Mini-curso) .

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Língua portuguesa: entre a realidade do ensino e o contexto histórico do país. 2004 (Palestra) .

4.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. As contribuições da lingüística para o estudo da aquisição e ensino da língua. 2004 (Mini-curso) .

5.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Leitura e Produção Textual. 2003 (Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, Juliana Bertucci; COSTA, Daniel Soares; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Artur Geraldo Pais. As formas de pretérito do modo indicativo no ensino fundamental II: reflexões e proposta de atividades. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Talita de Cássia Marine; ALVES, Marlúcia Maria; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Romilda Ferreira Santos. Variação linguística: trabalhando crenças, atitudes e o livro didático. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras/UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Talita de Cássia Marine; FLORIPI, Simone Azevedo; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Carla Beatriz Frasson. Crenças linguísticas e a realidade da sala de aula: propostas sociolinguísticas para ensino de língua portuguesa no nono ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras/UFU) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães; ARRUDA, Niguelme Cardoso; GIOVANI, Fabiana; FREITAS, André Luís Castro; CUNHA, Ana Paula de Araújo. Participação em banca de Maicon Farias Vieira. A circularidade em um ambiente fronteiriço a partir do olhar do alluno. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães; ARRUDA, Niguelme Cardoso; FREITAS, Luciana Albernaz de Araújo; CUNHA, Ana Paula de Araújo. Participação em banca de Vera Lúcia Cardozo Bagatini. Práticas de leitura: (re)significando saberes a partir de uma leitura dialógica do enunciado em prova. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; PAULA, Maria Helena; XAVIER, Vanessa Regina Duarte. Participação em banca de Rayne Mesquita de Rezende. Configurações da linguagem em Goiás: um estudo dos regionalismos lexicais sob o viés metalexicográficos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás /Regional Catalão.

7.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; COSTA, Daniel Soares; BARBOSA, Juliana Bertucci. Participação em banca de Juliana Fermino Pinto. O gênero tira em materiais didáticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS) - UNESP - Faculdade de Ciência e Letras de Assis.

8.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; BARBOSA, Juliana Bertucci; COSTA, Daniel Soares. Participação em banca de Marjorie Agre Leão Moncayo. A utilização dos jogos pedagógicos como ferramenta auxiliar no processo de aquisição de escrita. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS) - UNESP - Faculdade de Ciência e Letras de Assis.

Qualificações de Mestrado
1.
BARBOSA, Juliana Bertucci; VIDAL, Maria Eunice Barbosa; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Carla Balan Rissato. Variação linguística e ensino: o fenômeno da concordância verbal no sexto ano ensino fundamental II de uma escola pública de Orlândia/SP. 2017.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães; CUNHA, Ana Paula de Araújo; FREITAS, Luciana Albernaz de Araújo. Participação em banca de Vera Lúcia Cardozo Bagatini. Práticas de leitura: (re)significando saberes a partir de uma leitura dialógica do enunciado em provas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas.

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães; GIOVANI, Fabiana; FREITAS, André Luís Castro; CUNHA, Ana Paula de Araújo. Participação em banca de Maicon Farias Vieira. A produção de enunciados em ambiente fronteiriço: a circularidade a partir do olhar do aluno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PAULA, M. H.; ARRUDA, Niguelme Cardoso; Paula, J. H.. Participação em banca de Hereson Giese. Léxico e memória: resquícios em "Reçaga" de Carmo Bernardes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras - Leitura e Ensino) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; CONTI, Maria Aparecida; OLIVEIRA, Wanderlan Rodrigues. Participação em banca de Ana Emília Messias da Silva.Importância da psicomotricidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; CONTI, M. A.; GONÇALVES, L. A. C.. Participação em banca de Letycia Rosa da Silva.Produção de texto: dificuldades observadas em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

3.
BELINCK, Rosane de Andrade; Gregolin, Isadora Valencise; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Leandro Silveira de Araújo."La gramática lo propuso, pero he escuchado...": um estudo comparativo sobre o uso dos pretéritos indefinido e perfecto segundo a perspectiva da gramática normativa e a impressão de uso efetivo de hispanofalantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
FARIA, Letícia Tavares; ARRUDA, Niguelme Cardoso; COSTA, Divina Célia Gonçalves. Participação em banca de Alzira Garcia do Prado.A inclusão n arede de ensino regular: alguns comentários. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

5.
FARIA, Letícia Tavares; CONTI, M. A.; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Ivonete Cândida de Almeida.Produção de textos: como desenvover essa competência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

6.
FARIA, Letícia Tavares; ARRUDA, Niguelme Cardoso; CROSARA, Franciele Magalhães. Participação em banca de Juldisandra Amélia Canêdo.Desafios da produção escrita em língua inglesa para falantes nativos da língua portuguesa: a influência da língua materna nas estruturas sintáticas e morfológicas no nínvel intermediário em uma escola de idiomas no município de Goiatuba em 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

7.
FARIA, Letícia Tavares; ARRUDA, Niguelme Cardoso; CROSARA, Franciele Magalhães. Participação em banca de Karlla Francis de Castro Quirino.A avaliação na aprendizagem escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

8.
CONTI, M. A.; FERNANDES JR., Antônio; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Lucimar Chaves Pereira Silva.A importância da leitura de textos literários na 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

9.
FARIA, Letícia Tavares; ARRUDA, Niguelme Cardoso; CONTI, M. A.. Participação em banca de Neila Santana Mendes Silva.A importância da escola para o desenvolvimento da oralidade do aluno: um estudo sociolingüístico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

10.
CONTI, M. A.; FERNANDES JR., Antônio; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Nilva Moreira Nunes.Leitura e escrita - ofício de professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

11.
CONTI, M. A.; FERNANDES JR., Antônio; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Patrícia Cristiane da Silva.A importância dos contos de fada como incentivo à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

12.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Rosa Huelk Silva de Paula.A indisciplina no processo ensino-aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

13.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Maria Algeny Barros de Menezes.Um retrato da prática pedagógica da alfabetização: a realidade de uma turma de Buriti Alegre-GO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

14.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Maria da Cruz Dias Oliveira.A formação de leitores na 4ª série do ensino fundamental numa escola pública de Goiatuba-GO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

15.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Mara Lúcia R. dos Santos.O processo de alfabetização: a realidade de uma escola pública estadual do munícipio de Professor Jamil-GO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

16.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Ildete Pereira Silva.A formação de leitores: a realidade presenciada em uma escola pública municipal de Goiatuba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

17.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Jucelly Cylia Ribeiro Pereira.Os métodos utilizados na alfabetização das escolas de Goiatuba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

18.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Sheila Luísa Fernandes.Dificuldade na linguagem oral e escrita na 1ª série. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

19.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Lívia Rodrigues Nunes.A importância da leitura e da escrita no processo ensino aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

20.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Deânia Dominga Garcia Dias.O processo de aquisição da escrita na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

21.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Priscila Lidiane Miranda Silva.A identificação da disciplina na aprendizagem da leitura e da escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

22.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Participação em banca de Adriana Marques de Almeida.A evolução do construtivismo piagetiano e suas contribuições na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; OLIVEIRA, Estela Campos de. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto: Curso de Letras. 2005. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; OLIVEIRA, Estela Campos de. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto: Curso de Letras. 2005. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; DAUR, Lúcia Helena Silva; VIEIRA, Marcos Pereira. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto: Curso de Letras. 2005. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

4.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; DAUR, Lúcia Helena Silva; VIEIRA, Marcos Pereira. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto: Curso de Letras. 2005. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

5.
ARRUDA, Niguelme Cardoso; DAUR, Lúcia Helena Silva; VIEIRA, Marcos Pereira. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto: Curso de Letras. 2005. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Estudos linguísticos e ensino de língua portuguesa: perspectivas e contribuições. 2017. (Simpósio).

2.
VI SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Crenças e atitudes no ensino de língua portuguesa e sua relação com a qualificação docente. 2017. (Simpósio).

3.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Para além do livro didático: reflexões em torno do objeto direto anafórico no PB em livros didáticos do Ensino Médio. 2016. (Simpósio).

4.
V SIELP / V FIAL.Variação, norma e ensino: o tratamento dado ao objeto direto anafórico no PB em livros didáticos do Ensino Médio. 2016. (Simpósio).

5.
V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Objeto direto anafórico no PB e no PE: resultados gerais de um estudo. 2015. (Simpósio).

6.
XVI Congresso da ALFAL - Associação de Linguística e Filologia da América Latina. A relevância de grupos de fatores semânticos (animacidade e especificidade) na realização do OD anafórico no PB e no PE. 2014. (Congresso).

7.
II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera. Objeto direto anafórico no espanhol da Argentina e da Espanha: um estudo sincrônico. 2013. (Congresso).

8.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A realização do objeto direto anafórico no Português: um estudo em corpora constituídos a partir de programas de auditório. 2013. (Simpósio).

9.
Castilho - II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Objeto direto anafórico: fenômeno variável em PB e PE?. 2011. (Congresso).

10.
III SEL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Organização de corpus a partir de entrevistas/diálogos em programa de entretenimento. 2011. (Simpósio).

11.
III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. 2011. (Seminário).

12.
XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüísitca y Filología de la América Latina (ALFAL). Objeto direto anafórico: fenômeno variável em português e em espanhol?. 2011. (Congresso).

13.
Estudos linguísticos da Pós-Graduação da UNESP-FCLAr: apresentação e debates de pesquisas em desenvolvimento.Por um continuum linguístico: refletindo sobre as conceituações de norma. 2010. (Seminário).

14.
XXVI Congrés Internacional de Lingüística i Filologia Romàniques. A realização do objeto direto anafórico no português e no espanhol: primeiros estudos. 2010. (Congresso).

15.
I SELIN - Seminário de Estudos Lingüísticos da UNESP.É possível o desenvolvimento de um estudo variacionista em corpus organizado a partir de programas de auditório?. 2009. (Seminário).

16.
Rosae - I Congresso Internacional de Lingüística Histórica. Verificando a realização do objeto direto anafórico em um continuum de escolaridade. 2009. (Congresso).

17.
XII SILEL ? XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras de Linguística.Programas de auditório: um gênero a partir do qual é possível desenvolver estudos variacionistas. 2009. (Simpósio).

18.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. A realização do objeto direto no português e no espanhol: algumas hipóteses. 2008. (Congresso).

19.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. De falantes não escolarizados a falantes com formação superior: uma observação da realização do objeto direto anafórico. 2008. (Congresso).

20.
VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa:.A realização do objeto direto anafórico em línguas românicas: um estudo sincrônico no português e no espanhol. 2008. (Seminário).

21.
XV Congreso Internacional de la ALFAL. Objeto direto no português brasileiro culto falado: um olhar sobre a variação a partir de fatores semânticos. 2008. (Congresso).

22.
55º Seminário do GEL.Objeto direto em 1ª e 2ª pessoas: um contexto em que se dá a variação?. 2007. (Seminário).

23.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. A relevância da natureza semântica do antecedente para o preenchimento ou não do objeto direto: um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. 2007. (Congresso).

24.
11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A realização do objeto direto em 1ª e 2ª pessoas no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico. 2006. (Congresso).

25.
54º Seminário do GEL.A realização do objeto direto anafórico no português brasileiro culto falado: uma observação a partir de grupos de fatores sintáticos. 2006. (Seminário).

26.
I Ciclo de Estudos Lingüísticos: conceitos, métodos e aplicações.O espaço da Sociolingüística nos estudos lingüísticos. 2006. (Outra).

27.
VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura - tributo a Mário Quintana.Objeto direto em 1ª e 2ª pessoas - um estudo sincrônico no português brasileiro culto falado. 2006. (Simpósio).

28.
VII Simpósio de Letras: lingua(gem) e literatura - tributo a Mário Quintana.O espaço da Sociolingüística Variacionista nos estudos lingüísticos. 2006. (Oficina).

29.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - linguagem e cultura: instersecções.A realização do objeto direto na variedade culta falada do PB: a relevância da natureza semântica do antecedente. 2006. (Simpósio).

30.
53º Seminário do GEL.Objeto direto anafórico: um estudo sincrônico da variedade culta falada do PB e do PE. 2005. (Seminário).

31.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. A realização do objeto direto na variedade culta falada do PB e do Pe: algumas considerações. 2005. (Congresso).

32.
VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa.Diferenciação e unificação lingüísticas: duas forças antagônicas na formação do português brasileiro. 2005. (Oficina).

33.
VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa.Estratégias de realização do objeto direto: um estudo sincrônico na variedade culta falada do português brasileiro (PB) e europeu (PE). 2005. (Outra).

34.
10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.A realização do objeto direto pronominal: uma comparação entre falantes cultos do PB e do PE. 2004. (Simpósio).

35.
52º Seminário do GEL.O uso dos clíticos no português brasileiro e europeu culto falados: estudos preliminares. 2004. (Seminário).

36.
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Língüística e Língua Portuguesa.O uso dos clíticos no português culto falado: a realidade Brasil/Portugal. 2004. (Seminário).

37.
II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste - GELCO. Transitividade verbal: contradições e incoerências na NGB. 2003. (Congresso).

38.
III Jornada Acadêmica do Curso de Letras.O reconhecimento das variantes lingüísticas e suas implicações didático-pedagógicas. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Estudos lingüístico da Pós-Graduação da UNESP-FCLAr: apresentação e debate de pesquisas em desenvolvimento. 2010. (Outro).

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Workshop dos alunos de pós-graduação: "Estudos sobre a linguagem na Antigüidade, Idade Média até a atualidade". 2009. (Outro).

3.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. IV Semana de Letras. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letycia Rosa da Silva. Produção de texto: dificuldades observadas em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

2.
Adriana Marques de Almeida. A evolução do construtivismo piagetiano e suas contribuições na alfabetização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

3.
Mara Lúcia R. dos Santos. O processo de alfabetização: a realidade de uma escola pública estadual do município de Professor Jamil-GO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

4.
Maria da Cruz Dias de Oliveira. A formação de leitores na 4ª série do ensino fundamental numa escola pública de Goiatuba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

5.
Maria Algeny Barros de Menezes Mendonça. Um retrato da prática pedagógica da alfabetização: a realidade de uma turma de Buriti Alegre-GO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

6.
Lívia Rodrigues Nunes. A importância da leitura e da escrita no processo ensino aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

7.
Deânia Dominga Garcia Dias. O processo de aquisição da escrita na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

8.
Priscila Lidiane Miranda Silva. A identificação da disciplina na aprendizagem da leitura e da escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.

9.
Ildete Pereira Silva. A formação de leitores: a realidade presenciada em uma escola pública municipal de Goiatuba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Orientador: Niguelme Cardoso Arruda.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARBOSA, Juliana Bertucci2011BARBOSA, Juliana Bertucci ; Talita de Cássia Marine ; COSTA, Daniel Soares ; ARRUDA, Niguelme Cardoso . Contribuições teóricas e metodológicas para a constituição de corpora em pesquisa de variação/mudança linguística. Revista do SELL, v. 1, p. 336-361, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. A realização do objeto direto anafórico no Português: um estudo em corpora constituídos a partir de programas de auditório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARRUDA, Niguelme Cardoso. Objeto direto anafórico no espanhol da Argentina e da Espanha: um estudo sincrônico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


- Obtenção do DELE - Diploma Español como Lengua Extranjera (nível intermediário), em novembro de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:34:48