Francislene Angelotti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6600213493415343
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Proteção de Plantas. Atualmente é pesquisadora da Embrapa Semiárido, atuando na área de Mudanças Climáticas Globais, principalmete com monitoramento, avaliação, mitigação e adaptação dos impactos nos sistemas naturais e agrícolas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francislene Angelotti
Nome em citações bibliográficas
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Semiárido.
BR 428, Km 152,
Zona Rural
56302970 - Petrolina, PE - Brasil - Caixa-postal: 23
Telefone: (87) 38663769
Ramal: 262
Fax: (87) 38621744
URL da Homepage: www.cpatsa.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Doutorado em Agronomia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Epidemiologia da ferrugem (Phakopsora euvitis) da videira (Vitis sp.), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Dauri José Tessmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Germinação; fitopatometria; parâmetros monocíclicos; escala diagramática; urediniósporos.
Grande área: Ciências Agrárias
2002 - 2003
Mestrado em Agronomia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Caracterização morfológica, patogênica e molecular de isolados de Fusarium associados com a giberela em cereais de inverno no sul do Brasil,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Dauri José Tessmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
2005 - 2006
Especialização em Economia e Gestão do agronegócio.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A viticultura no município de Marialva - umabreve discussão sobre os fatores que limitam sua compettiividade.
Orientador: Neio Lucio Peres Gualda.
1997 - 2002
Graduação em AGRONOMIA.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Embrapa Semiárido, CPATSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa Semiárido, .

Linhas de pesquisa
Mudanças climáticas

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Estudante Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia. Projetos de pesquisa Caracterização e identificação de espécies de Fusarium que causam giberela em cereais de inverno no Sul do Brasil Epidemiologia da ferrugem da videira

Atividades

06/2002 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Maringá, .


Empresa Agropecuária Brasileira, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2001 - 02/2001
Outras atividades técnico-científicas , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja.

Atividade realizada
Estágio na área de Entomologia Agrícola.
01/2000 - 02/2000
Outras atividades técnico-científicas , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja.

Atividade realizada
Estágio na área de Entomologia Agrícola.


Linhas de pesquisa


1.
Etiologia de doenças fúngicas - identificação e caracterização molecular de fungos
2.
Epidemiologia e controle de doenças de plantas causadas por fungos
3.
Mudanças climáticas


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Integração de processamento digital de imagens em fotografias e sistema especialista para diagnóstico de doenças em plantas no Brasil.
Descrição: O rápido diagnóstico de doenças em plantas de valor econômico é essencial para garantir a segurança alimentar e evitar prejuízos maiores decorrentes de seu alastramento. Dois problemas principais podem impedir esse objetivo: 1) o monitoramento permanente de todas as plantas por pessoas capazes de detectar as enfermidades é, na maioria das vezes, inviável; 2) em muitos casos a pessoa que detecta os sintomas não possui conhecimentos suficientes para identificar sua causa. Apesar de haver algumas soluções que exploram a tecnologia como um facilitador para um rápido diagnóstico, normalmente envolvendo uma base de dados de referência que pode ser consultada pelo usuário, o surgimento de sistemas com um maior grau de automação tem sido bastante lento, especialmente quando se considera a importância do problema. Isto ocorre não por falta de interesse dos pesquisadores, mas sim por falta de uma base de dados suficientemente abrangente para permitir o desenvolvimento de métodos realmente robustos de diagnóstico. Portanto, tão importante quanto o desenvolvimento da técnica em si, é a necessidade de se construir bases de dados que permitam uma completa validação dos métodos propostos. O presente projeto visa complementar e estender os resultados de outro projeto atualmente em andamento: "Diagnóstico Automático de Doenças em Plantas Usando Imagens Digitais", o qual é co-financiado pela Fapesp (Proc. 2013/06884-8) e Embrapa (projeto SEG 03.13.00.062.00.00), o qual será finalizado em agosto de 2015. O projeto terá três objetivos principais: 1) continuar a construção de uma base de dados contendo imagens de sintomas e descrições detalhadas de suas causas e consequências; 2) continuar o desenvolvimento do sistema de diagnóstico de doenças baseado em imagens digitais, com ênfase na sua extensão a culturas e doenças não contempladas no projeto co-financiado citado acima; 3) desenvolver sistema especialista que, tendo como ponto de partida as respostas dadas pelo sistema baseado em imagens, seja capaz de oferecer um diagnóstico mais preciso pela exploração de informações que vão além do escopo do sistema baseado em imagens. No caso deste terceiro objetivo, serão valiosos os conhecimentos adquiridos no projeto "Infra-estrutura virtual para apoio à tomada de decisão no diagnóstico e prognóstico de doenças de plantas" (SEG 02.06.09.005.00.00), liderado pela Embrapa Informática Agropecuária. Os sistemas serão implementados em duas versões, uma para dispositivos móveis, e outra com interface web. As culturas a serem consideradas inicialmente serão algodão, soja, milho, arroz, feijão, trigo, sorgo, cana-de-açúcar, citros, videiras, abacaxi, café, cupuaçu, açaí, antúrio, meloeiro, palma de óleo, coqueiro e pimenta-do-reino, porém outras poderão ser adicionadas ao longo do projeto. Como se pode observar, culturas de todas as regiões do país serão consideradas, o que é refletido pela equipe do projeto, a qual inclui pessoas das cinco regiões do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Vulnerabilidade de sementes e mudas de espécies florestais nativas da Caatinga às mudanças climáticas: metabolismo germinativo, expresão gência e previsão de impactos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Vulnerabilidade e adaptação da cultura da cebola no Vale do São Francisco às mudanças climáticas
Descrição: As mudanças climáticas representam o maior desafio da humanidade no futuro próximo. Entretanto seus impactos sobre a agricultura, ainda, foram pouco estudados. Assim, estudos sobre os impactos das mudanças climáticas em diversas áreas do setor agrícola, no Brasil, devem ser realizados de imediato. A produção de cebola no Vale do São Francisco é uma atividade econômica importante, geradora de trabalho e renda no campo. A área de cultivo está em torno de 10.000ha, gerando cerca de 60.000 empregos diretos e indiretos. Desta maneira, o objetivo deste projeto será avaliar a vulnerabilidade da produção de cebola e buscar quais as ações de adaptação devem ser tomadas para aumentar a sustentabilidade do sistema de produção frente às mudanças climáticas que já estão acontecendo. Esta proposta é composta por atividades que abordam os principais elementos climáticos que estão sofrendo alterações e serão avaliados os impactos na produção de cebola, bem como na ocorrência de problemas fitossanitários. Para isso, serão realizados experimentos em estufas de topo aberto modificadas, onde será possível avaliar os impactos do aumento da concentração de dióxido de carbono desde a germinação das sementes até a produção final da cebola. Nesta estrutura, as mudas serão plantadas diretamente no solo, permitindo conduzir ensaios em todos os estádios de desenvolvimento, com menor interferência de artefatos. Também serão realizados experimentos para avaliar o efeito isolado da temperatura em B.O.D e, por último, experimentos que avaliem a interação do dióxido de carbono com a temperatura, realizado em câmaras de crescimento. Além dos estudos de produção, serão avaliados os efeitos sobre os principais problemas fitossanitários da cultura da cebola, pois a ocorrência de problemas fitossanitários está entre as principais dificuldades para a obtenção de produtividades satisfatórias. Além disso, serão gerados mapas de distribuição geográfica e temporal dos problemas fitossanitários para o clima de referência e os climas futuros. Os resultados alcançados por meio desta pesquisa serão úteis na tomada de decisão para medidas de mitigação e adaptação, ajudando a melhorar e redefinir estratégias de manejo para a cultura da cebola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Valorização de recursos genéticos de uva (Vitis spp) visando atender novas demandas resultantes da expansão da viticultura brasileira e da modernização do consumidor
Descrição: A enorme variabilidade genética existente entre as espécies cultivadas de videira, que é demonstrada pela existência de milhares de genótipos conservados em bancos de germoplasma e centenas de cultivares comerciais utilizadas em todo o mundo, evidencia o grande potencial para a identificação de genótipos mais tolerantes à condições de temperaturas crescentes e déficit hídrico associado ao aumento na disponibilidade de CO2 atmosférico, ampliando os objetivos dos programas de melhoramento de videira no Brasil, que poderão utilizar genótipos mais tolerantes à condições ambientais adversas em futuros cenários de mudanças climáticas globais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Doenças fúngicas da videira em regiões tropicais: condições de ocorrência e estratégias alternativas de controle
Descrição: Vários fungos podem infectar a videira, constituindo-se num dos principais entraves para a produção qualitativa e quantitativa de uva. Além daquelas consideradas importantes para a cultura, como o míldio, o oídio, a antracnose, as podridões dos cachos e a ferrugem, doenças relativamente recentes e doenças consideradas de menor importância têm se apresentado como novos desafios à viticultura em regiões tropicais. A requeima das folhas, cuja causa ainda não foi elucidada, tem causado grandes preocupações para os produtores de ?Niágara Rosada? da região noroeste do Estado de São Paulo nos últimos anos. A fusariose, cujas ocorrências eram raras até 2004 no Vale do São Francisco, também tem sido motivo de preocupação recente para os viticultores dessa região. Nas regiões tropicais produtoras de uvas de mesa, o programa de controle de doenças envolve aplicação maciça de fungicidas, representando cerca de 20% dos custos de manutenção da cultura. Além disso, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) realizado pela ANVISA classificou 56% das amostras de uva em 2009 como insatisfatórias (ANVISA, 2011). Dessa forma, alternativas economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis para o controle de doenças fúngicas da videira precisam ser estudadas. Assim, a adoção de modelos de previsão desenvolvidos e validados poderão reduzir e/ou tornar mais eficientes as aplicações de fungicidas, dando um importante passo para a construção de um sistema de alerta contra doenças. Ainda neste contexto, a utilização de substâncias fungitóxicas extraídas de plantas e fungos saprófitas capazes de inibir a atividade dos patógenos em níveis semelhantes àqueles observados quando aplicados os fungicidas convencionais, a utilização de produtos indutores de resistência de plantas ou revigorantes e anti-estresse, bem como a utilização de microorganismos antagonistas, têm surgido como uma nova alternativa no controle de doenças de plantas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Impacto das mudanças climáticas sobre doenças e pragas em cultivos de importância para a agroindústria da Argentina e do Brasil
Descrição: As mudanças climáticas globais causarão alterações no atual cenário fitossanitário. Como o ambiente determina a ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras, alterações no clima causarão modificações na incidência e severidade desses problemas. Os impactos econômicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanças climáticas podem diminuir, aumentar ou não ter efeito sobre os diferentes patossistemas ou pragas, em cada região em particular ou em grandes regiões, como no caso de agroecossistemas contínuos de países limítrofes como a Argentina e o Brasil, para cultivos tropicais e subtropicais. A análise das alternativas de adaptação é estratégica para a agricultura de ambos os países. Diante das ameaças que representam as mudanças climáticas à proteção de plantas, nos próximos anos, torna-se necessário o estudo detalhado do assunto. Este projeto tem como objetivo avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre a distribuição geográfica de doenças e pragas de importantes culturas agroindustriais para a Argentina e Brasil, gerando trabalhos interdisciplinares entre ambos os países, mediante pesquisas estratégicas para o futuro produtivo e ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Aplicação de multimodelo em sistema de previsão de risco de epidemia do míldio da videira
Descrição: A ocorrência de diversas doenças, entre as quais o míldio da videira, tem elevado o custo de produção no Submédio do Vale São Francisco. Além da perda de qualidade causada pela desfolha precoce, os danos podem ocorrer diretamente nos cachos, resultando em perda significativa na produção. Sabe-se que as medidas de controle do míldio da videira têm-se baseado em aplicações sistemáticas de fungicidas protetores e curativos, seguindo um calendário de aplicações semanais que não considera as condições favoráveis ao desenvolvimento da doença. Isso tem causado o uso excessivo de fungicidas na cultura, já que não se tem variedades comerciais resistentes a esta doença. O uso excessivo de produtos, além de aumentar o custo da produção, pode deixar resíduos nos frutos a serem comercializados, aumentar os danos ao meio ambiente, aos aplicadores e aos consumidores. Assim, o estudo proposto neste projeto tem como objetivo implementar e operacionalizar alertas de risco de epidemias do míldio da videira em condições tropicais. Para isso será elaborado um multimodelo abrangendo modelos epidemiológicos da doença, modelos de crescimento da videira e a dados meteorológicos (obtidos de estações automáticas) e dados de prognósticos de tempo. O servidor processará as informações inseridas no multimodelo para a simulação e alerta de risco de epidemias e distribuirá a informação de risco para os usuários. Com os dados observados, o sistema fornecerá informações sobre o comportamento passado ou recente da doença. Com dados de prognósticos meteorológicos, será possível a predição antecipada do risco de uma epidemia. As informações geradas serão disponibilizadas aos produtores por meio da Web e mensagens via celular....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francislene Angelotti - Coordenador / Carlos Alberto Tuão Gava - Integrante / José Maurício Cunha Fernandes - Integrante / Willingthon Pavan - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Cenários agrícolas futuros para Cenchrus ciliaris

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tadeu Vinhas Voltolini em 21/11/2012.
Descrição: O projeto realizado em rede de pesquisa nacional nos diversos Biomas brasileiros visa para o Semiárido a prospecção e análise de cenários agrícolas futuros para Cenchrus ciliaris (capim-bufel) em termos de aptidão, risco e potencial edafoclimático, identificando as principais vulnerabilidades dos sistemas de produção estudados. Para isto serão gerados mapas de aptidão climática e cenários agrícolas futuros para Cenchrus ciliaris, a partir de modelos de zoneamento de risco climático. Os mapas de aptidão climática serão elaborados a partir de dados da literatura e de informações levantadas junto aos especialistas, as quais serão sistematizadas e utilizadas para gerar o modelo de zoneamento de risco climático para o capim-bufel. Para a geração desse zoneamento serão considerados como critérios a produtividade da cultura estimada em função da água disponível durante o período chuvoso, o efeito do período de maior restrição hídrica sobre a sobrevivência da cultura, o efeito da temperatura sobre o desenvolvimento da cultura e a tolerância a geadas. Após a definição e parametrização dos modelos de risco climáticos serão gerados cenários futuros para Cenchrus ciliaris, simulando valores de aumento da temperatura atmosférica de acordo com o previsto pelo IPCC (2007). A partir destes cenários, será realizado um diagnóstico das vulnerabilidades dos sistemas de produção animal em pastagens de Cenchrus ciliaris e serão propostas medidas de adaptação e mitigação perante as possíveis mudanças climáticas e o resultado destas alterações para o semi-árido brasileiro. Os cenários climáticos futuros serão simulados em câmara de crescimento, onde três cultivares de capim-bufel serão submetidas a variações temperatura atmosférica e concentrações de CO2..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francislene Angelotti - Integrante / Roberta Machado Santos - Integrante / Tadeu Vinhas Voltolini - Coordenador / Bárbara França Dantas - Integrante / Magna Soelma Beserra de Moura - Integrante.
2008 - 2012
Impactos das mudanças climáticas sobre problemas fitossanitários - CLIMAPEST
Descrição: O clima e a ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras estão ligados diretamente. As mudanças climáticas poderão causar impactos significativos na agricultura brasileira em particular na ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras. A temperatura é considerada um dos principais fatores climáticos que sofrerá alterações. Entretanto não se sabe quais serão os impactos do aumento da temperatura sobre os problemas fitossanitários das culturas, nas diversas regiões do país. A avaliação dos impactos de alterações da temperatura requer conhecimentos sobre como este fator afetará a fisiologia da planta hospedeira e consequentemente a interação patógeno/inseto e planta hospedeira. O estudo da influência da temperatura na incidência de pragas, doenças e plantas invasoras, em câmara de crescimento permite o isolamento dos efeitos ambientais específicos, fornecendo dados que explicam o desenvolvimento e o impacto no campo. A análise dos impactos da temperatura na ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras, nas principais culturas de importância sócio-econômica para o país e para exportação, contribuirá para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação. As informações sobre o efeito das alterações de temperatura poderão contribuir para o PC2 na geração de mapas com projeções para cenários futuros. Assim, os trabalhos serão desenvolvidos em câmaras de crescimento e os níveis de temperatura a serem testados serão determinados com base nos prognósticos já divulgados pelo IPCC, referentes à previsão de alterações da temperatura atmosférica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Simulção de Cenários Agrícolas Futuros a partir de projeções de mudanças climáticas regionalizadas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
SISALERT - Sistema de Previsão de Risco de Epidemias de Doenças de plantas
Descrição: A previsão de doenças de plantas é um componente bem estabelecido da epidemiologia quantitativa e que, rapidamente, está sendo incorporado ao manejo de doenças. A análise matemática do progresso de doenças tem amadurecido ao ponto de se tornar, além de crucial na epidemiologia comparativa, um poderoso e respeitado componente na avaliação e previsão de risco visando ao manejo de doenças de plantas. A previsão de doenças é usualmente feita por modelos que descrevem processos epidemiológicos, sendo que um grande número de modelos de doenças são encontrados na literatura. Entretanto, muitos sistemas de previsão de doenças de plantas não têm atendido as expectativas no manejo de doenças. Várias são as razões que contribuem para que estes não sejam utilizados, podendo-se citar a sua real necessidade em alguns sistemas produtivos, o excesso de complexidade ou mesmo simplicidade dos modelos, falta de portabilidade exigindo esforços contínuos de validação, alto custo de implementação e manutenção de sistemas com base em estações automáticas, falta de interesse ou aversão ao risco por parte dos usuários, dentre outras. Idealmente, um sistema de previsão de ocorrência doenças tem que ser capaz de fazer projeções futuras dos principais eventos no desenvolvimento das doenças, o que a maioria dos sistemas não disponibiliza. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento e implementação de um sistema de previsão de doenças para as culturas que integram a Produção Integrada, nas diferentes regiões produtoras do Brasil, visando contribuir rara racionalizar o uso de agrotóxicos, para a obtenção de produtos com qualidade certificada, para aumentar a competitividade da cadeia produtiva, disponibilizando alimentos seguros para o consumidor....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Efeito de variáveis climáticas na ocorrência de Míldio (Plasmopara viticola) e Oídio (Uncinula necator) na cultura da videira no Vale do São Francisco
Descrição: A viticultura no Vale do São Francisco é uma atividade econômica importante geradora de trabalho e renda no campo, e de divisas para o País. A obtenção de produtividades satisfatórias tem sido comprometida pela ocorrência de diversas doenças. O míldio da videira, causado por Plasmopara viticola e o oídio, causado por Uncinula necator são patógenos biotróficos que tem causado elevados prejuízos econômicos na região. Além da desfolha precoce, os danos podem ocorrer diretamente nos cachos resultando em perda total da produção. Os fatores ambientais exercem um importante papel, e podem contribuir para aumentar ou limitar o desenvolvimento dessas doenças. Assim este projeto tem o objetivo de gerar conhecimentos sobre o efeito de variáveis climáticas na ocorrência de P. viticola e U. necator na cultura da videira no Vale do São Francisco. Será realizada uma análise de correlação entre as condições ideais para o desenvolvimento P. viticola e U. necator e as variáveis climáticas observadas nos últimos anos, a fim de verificar os anos/períodos favoráveis à ocorrência do míldio e do oídio da videira. A validação de modelos para previsão destas doenças, serão úteis para o desenvolvimento de medidas de controle no campo, principalmente para programas que visam o uso racional de fungicidas no seu controle..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francislene Angelotti - Coordenador / Dauri - Integrante / Magna Soelma Beserra - Integrante / Carlos Alberto Tuão Gava - Integrante.Financiador(es): empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2003 - 2006
Epidemiologia da ferrugem (Phakopsora euvitis) da videira
Descrição: A ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsora euvitis, foi constatada pela primeira vez no Brasil em 2001, no norte do Paraná e nos anos seguintes foi observada em outras regiões do país. A doença causa desfolha precoce das plantas de videira, prejudicando o desenvolvimento dos ramos e a maturação dos frutos. Os objetivos deste trabalho são: (i) avaliar, em condições controladas, a influência da temperatura, da duração do molhamento foliar e da luz na infecção de P. euvitis em videira ´Niagara Rosada´, e da temperatura no desenvolvimento da doença; (ii) determinar o efeito da temperatura e luz na germinação, e o efeito da temperatura na manutenção da viabilidade de urediniósporos de P. euvitis em ambiente controlado; (iii) elaborar e validar uma escala para avaliação da severidade da ferrugem da videira; (iv) avaliar a resistência à ferrugem em porta-enxertos e cultivares-copas de videira em condições controladas, e o efeito da concentração da suspensão de urediniósporos e da idade da folha na infecção de P. euvitis em videira ?Niagara Rosada?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Caracterização e identificação de espécies de Fusarium que causam giberela em cereais de inverno no Sul do Brasil
Descrição: A giberela ou fusariose da espiga é uma doença de cereais de inverno com importância econômica para o Sul do Brasil porque reduz a produtividade das culturas de trigo, triticale e cevada, e contamina os grãos com micotoxinas. Embora a espécie Fusarium graminearum seja frequentemente citada como agente causal da doença, não há relatos na literatura de estudos mais detalhados sobre identificação e de caracterização da variabilidade de espécies e/ou linhagens de Fusarium associados com a doença no Brasil. Tal como ocorre na América do Norte e Europa, outras espécies também podem estar associadas com a doença no Sul do Brasil, além de F. graminearum. O objetivo deste projeto é proceder a caracterização e identificação de espécies de Fusarium associadas com a giberela da espiga em cereais de inverno no Sul do Brasil com base em caracteres taxionômicos fenotípicos tradicionais e em marcadores moleculares. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Bragantia (São Paulo, SP. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Ciência Rural (UFSM. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Tropical Plant Pathology (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Agropecuária
2018 - Atual
Periódico: Journal of Agricultural Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Mudanças climáticas.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
1º lugar na VI Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido (Severidade do míldio na cv. Sugraone de videira sob o aumento da concentração de CO2 atmosférico) orientadora, Embrapa Semiárido.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCAPIN-BUFFARA, CLAUDIA R.2018SCAPIN-BUFFARA, CLAUDIA R. ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; DUFAULT, NICHOLAS S. ; PEREIRA, CAROLINA B. ; TESSMANN, DAURI J. . Seasonal progression of leaf rust in -Niagara Rosada? grapevine in a biannual crop system in Brazil. EUROPEAN JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY, v. 1, p. 1-9, 2018.

2.
BARBEDO, J. G. A.2018BARBEDO, J. G. A. ; KOENIGKAN, L. V. ; VIEIRA, B. A. H. ; COSTA, R. V. ; NECHET, K. L. ; GODOY, C. V. ; LOBO JUNIOR, M. ; PATRICIO, F. R. A. ; TALAMINI, V. ; CHITARRA, L. G. ; OLIVEIRA, S. A. S. ; ISHIDA, A. K. N. ; Fernandes, J.M.C. ; SANTOS, T. T. ; CAVALCANTI, F. R. ; TERAO, D. ; ANGELOTTI, F. . Annotated Plant Pathology Databases for Image- Based Detection and Recognition of Diseases. IEEE Latin America Transactions, v. 16, p. 1749-1757, 2018.

3.
DANTAS, B. F.2017DANTAS, B. F. ; ANGELOTTI, F. ; ARAGAO, C. A. . Will increasing temperature and CO2 affect pumpkin early development in Brazilian semi-arid?. GEAMA, v. 9, p. 51-57, 2017.

4.
ANGELOTTI, F.2017ANGELOTTI, F.; HAMADA, E. ; MAGALHAES, E. ; GHINI, R. ; GARRIDO, L. R. ; PEDRO JUNIOR, M. J. . Climate change and the occurrence of downy mildew in Brazilian grapevines. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 52, p. 426-434, 2017.

5.
SILVA, FABRÍCIO FRANCISCO SANTOS2017SILVA, FABRÍCIO FRANCISCO SANTOS ; OLIVEIRA, GILMARA MOREIRA ; ARAÚJO, MARCELO NASCIMENTO ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; MOURA, MAGNA SOELMA BESERRA ; DANTAS, BÁRBARA FRANÇA . Rainfall events, high CO2 concentration and germination seeds of Caatinga. Journal of Environmental Analysis and Progress, v. 2, p. 258, 2017.

6.
CAMPOS DA COSTA, DANIELLE CAROLINA2017CAMPOS DA COSTA, DANIELLE CAROLINA ; BISPO, JACIARA DE SOUZA ; DE OLIVEIRA, GILMARA MOREIRA ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; DANTAS, BÁRBARA FRANÇA . Emergência e crescimento inicial de Amburana cearensis sob aumento da temperatura e dióxido de carbono. Journal of Environmental Analysis and Progress, v. 2, p. 212-219, 2017.

7.
MONTEIRO, J. M. G.2017MONTEIRO, J. M. G. ; ANGELOTTI, F. ; SANTOS, M. M. O. . Adaptação e mitigação às mudanças climáticas: contribuição dos serviços ecossistêmicos dos solos. BOLETIM INFORMATIVO (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO), v. 43, p. 32-36, 2017.

8.
CONCEICAO, J. L. A.2017CONCEICAO, J. L. A. ; ANGELOTTI, F. ; PEIXOTO, A. R. ; GHINI, R. . Infection by Xanthomonas campestris pv.viticola under temperature increase and carbon dioxide concentrations. COMUNICATA SCIENTIAE, v. 8, p. 214-220, 2017.

9.
ZUCAL, M. M.2016ZUCAL, M. M. ; PEIXOTO, A. R. ; ANGELOTTI, F. ; PAZ, C. D. ; PAIS, A. K. L. ; SILVA, M. S. E. ; GOIS, A. ; SANTOS NETA, H. B. . Reação de genótipos de videria ao cancro bacteriano. Interciencia (Caracas), v. 41, p. 639-645, 2016.

10.
SILVA, R. C. B.2015SILVA, R. C. B. ; LOPES, A. P. ; SILVA, K. K. A. ; SILVA, T. C. F. S. ; ARAGAO, C. A. ; DANTAS, B. F. ; ANGELOTTI, F. . Crescimento inicial de plântulas de melancia submetidas ao aumento da temperatura e concentrações de CO2. Magistra, v. 27, p. 33-43, 2015.

11.
COSTA, D. C. C.2015COSTA, D. C. C. ; PINHEIRO, G. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; SANTOS, A. T. N. ; SANTANA, C. V. S. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Onion Seedlings Emergence and Initial Growth Under Increased Temperature and CO. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, p. 471-483, 2015.

12.
ARAUJO, L. F.2015ARAUJO, L. F. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; SILVA, R. M. E. ; BEZERRA, M. A. ; ANGELOTTI, F. . Effect of elevated CO on initial growth and gas exchang of yellow melon. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, p. 439-453, 2015.

13.
HAMADA, EMÍLIA2015HAMADA, EMÍLIA ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; GARRIDO, LUCAS DA RESSURREIÇÃO ; GHINI, RAQUEL . Future scenarios of powdery mildew epidemic on grape under climate change for Brazil. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, p. 454-470, 2015.

14.
ANGELOTTI, FRANCISLENE2015ANGELOTTI, FRANCISLENE; SIGNOR, DIANA ; GIONGO, VANDERLISE . Climate Change in the Brazilian semiarid: Experiences and Opportunities for Development. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 8, p. 484-495, 2015.

15.
ANGELOTTI, FRANCISLENE2014 ANGELOTTI, FRANCISLENE; SCAPIN, CLAUDIA R. ; TESSMANN, DAURI J. ; VIDA, JOÃO B. ; CANTERI, MARCELO G. . The effect of temperature, leaf wetness and light on development of grapevine rust. Australasian Plant Pathology, v. 43, p. 9-13, 2014.

16.
SANTOS, R. M.2014SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; AIDAR, S. T. ; CHAVES, A. R. M. . Productive and morphophysiological characteristics of buffel grass under different air temperatures and CO2 concentrations. Revista Brasileira de Zootecnia (Online), v. 43, p. 404-409, 2014.

17.
TEIXEIRA, A. H. C.2014TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; HERNANDEZ, F. B. T. ; ANGELOTTI, F. ; LOPES, H. L. . Agro-Climatic Suitability Delimitation for Table and Wine Grape Crops under Irrigation Conditions in Northeastern Brazil. Acta Horticulturae, v. 1038, p. 277-286, 2014.

18.
OLIVEIRA, G. M.2014OLIVEIRA, G. M. ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; SANTOS, M. H. L. C. ; PINHEIRO, G. S. ; COSTA, D. C. C. ; DANTAS, B. F. . Levantamento de Fungos em Plantas Nativas da Caatinga. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 07, p. 458-465, 2014.

19.
BUFFARA, CLÁUDIA REGINA SCAPIN2014BUFFARA, CLÁUDIA REGINA SCAPIN ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; VIEIRA, RAFAEL AUGUSTO ; BOGO, AMAURI ; TESSMANN, DAURI JOSÉ ; BEM, BETINA PERREIRA DE . Elaboration and validation of a diagrammatic scale to assess downy mildew severity in grapevine. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 44, p. 1384-1391, 2014.

20.
ANGELOTTI, F.2014ANGELOTTI, F.. Como as mudanças climáticas poderão causar impactos na patologia de sementes e mudas de espécies nativas da Caatinga?. Informativo Abrates, v. 24, p. 47-50, 2014.

21.
PINHEIRO, G. S.2014PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; SANTANA, C. V. S. ; DANTAS, B. F. ; COSTA, N. D. . Efeito da temperatura sobre a germinação de sementes de cebola. Scientia Plena, v. 10, p. 1-6, 2014.

22.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2014ANGELOTTI, F.; BUFFARA, CLAUDIA REGINA SCAPIN ; TESSMANN, D. J. ; Vieira, Rafael Augusto ; VIDA, João Batista . Protective, curative and eradicative activities of fungicides against grapevine rust. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 44, p. 1367-1370, 2014.

23.
SANTOS, R. M.2013SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Germinação de sementes de capim-bufel em diferentes temperaturas. Pangeia Científica, v. 1, p. 11-17, 2013.

24.
BUFFARA, CLÁUDIA REGINA SCAPIN2013BUFFARA, CLÁUDIA REGINA SCAPIN ; ANGELOTTI, F. ; TESSMANN, D. J. ; SOUZA, CAROLINA DOMINGUES DE ; VIDA, João Batista . Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 34, p. 3333-3340, 2013.

25.
TEIXEIRA, A. H. C.2012TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; ANGELOTTI, F. . Delimitação da aptidão agroclimática para videira sob irrigação no Nordeste Brasileiro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 16, p. 399-407, 2012.

26.
Ghini, R.2012 Ghini, R. ; HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, L. B. ; BETTIOL, W. . Research approaches, adaptation strategies, and knowledge gaps concerning the impacts of climate change on plant diseases. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 3, p. 5-24, 2012.

27.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2012ANGELOTTI, F.. Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da caatinga. Informativo Abrates, v. 22, p. 41-44, 2012.

28.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2011ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . Efeito da temperatura e da luz na germinação de urediniósporos de Phakopsora euvitis. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 37, p. 295-297, 2011.

29.
GALVINCIO, J. D.2011GALVINCIO, J. D. ; NAUE, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; MOURA, M. S. B. . Vitis vinifera spectral response to the increase of CO2. Journal of Hyperspectral Remote Sensing, v. 01, p. 01-18, 2011.

30.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2011ANGELOTTI, F.; FERNADES JUNIOR, P. I. ; SA, I. B. . Mudanças Climáticas no Semiárido Brasileiro: Medidas de Mitigação e Adaptação. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 4, p. 1097-1111, 2011.

31.
HAMADA, E.2011HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; CARVALHO, M. C. ; PALLADINO, R. P. . Efeito das Mudanças Climáticas sobre a Favorabilidade às Podridões da Uva Madura e Cinzenta da Videira no Nordeste Brasileiro. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 4, p. 1100-1115, 2011.

32.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2008 ANGELOTTI, F.; SCAPIN, C. R. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. ; VIEIRA, R. A. . Resistência de genótipos de videira à ferrugem. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, p. 1129-1134, 2008.

33.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2008 ANGELOTTI, F.; SCAPIN, C. R. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. ; OLIVEIRA, R. R. ; Canteir, M.G. . Diagrammatic scale for assessment of grape rust. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 33, p. 439-443, 2008.

34.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE2006ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; TATIANE, ; JOAO, ; JACCOUD FILHO, D. J. . Caracterização morfológica e identificação molecular de isolados de Fusarium graminearum associados à giberela do trigo e triticale no sul do Brasil. Summa Phytopathologica, Botucatu-SP, v. 32, n.2, p. 177-179, 2006.

35.
ANGELOTTI, F.;ANGELOTTI, FRANCISLENE1999ANGELOTTI, F.; CONSTANTIN, J. ; ANDRADE, C. A. B. ; SCAPIM, C. A. ; BRACCINI, A. L. E. . EFEITO DA COMPETIÇÃO COM PLANTAS DANINHAS EM. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 23, n.3, p. 529-539, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BETTIOL, W. ; HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; AUAD, A. M. ; GHINI, R. . Aquecimento Global e Problemas Fitossanitários. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2017. 488p .

2.
COSTA, N. D. ; MENDES, A. M. S. ; SANTOS, C. A. F. ; FARIA, C. M. B. ; SILVA, D. ; HAJI, F. N. P. ; ANGELOTTI, F. . Coleção Plantar - CEBOLA. 2. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 116p .

3.
CALGARO, M. ; BRAGA, M. B. ; MENDES, A. M. S. ; OLIVEIRA, A. R. ; TEIXEIRA, A. H. C. ; BASTOS, D. C. ; BATISTA, D. C. ; ANGELOTTI, F. . Coleção Plantar - ACEROLA. 3. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 144p .

4.
ANGELOTTI, F.; SA, I. B. ; MENEZES, E. A. ; PELLEGRINO, G. Q. . Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. 1. ed. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2009. v. 1. 295p .

Capítulos de livros publicados
1.
GIONGO, V. ; MENDES, A. M. S. ; ANGELOTTI, F. ; TAURA, T. A. ; LEITE, L. F. C. ; CUNHA, T. J. F. . Low Carbon Technologies for Agriculture in Dryland: Brazilian Experience. In: Ch Srinivasa Rao, Arun K. Shanker and Chitra Shanker. (Org.). Climate Resilient Agriculture - Strategies and Perspectives. 1ed.: INTECH, 2018, v. , p. 105-127.

2.
CUADRA, S. V. ; HEINMANN, A. B. ; SANTOS, P. M. ; OLIVEIRA, P. P. A. ; KEMENES, A. ; GUIMARAES, L. J. M. ; MAGALHAES, C. A. S. ; CAMARGO, L. S. A. ; ANGELOTTI, F. ; GIONGO, V. ; ANDRADE, C. L. T. ; PEREIRA, L. G. R. ; STEINMETZ, S. ; PACKER, A. P. C. ; HIGA, R. C. V. ; MONTEIRO, J. E. B. A. ; RAMOS, N. P. ; SAMPAIO, F. G. ; NECHET, K. L. ; ANDRADE, C. A. ; BATISTA, E. R. ; PELLEGRINO, G. Q. . Resiliência e adaptação da agropecuária às mudanças climáticas. In: CUADRA, S. V.; HEINEMANN, A. B.; BARIONI, L. G.; MOZZER, G. B.; BERGIER, I. (Org.). Ação contra a mudança global do clima : contribuições da Embrapa. 1ed.Brasília: Objetivos de desenvolvimento sustentável, 13, 2018, v. 1, p. 47-73.

3.
CUADRA, S. V. ; HEINMANN, A. B. ; MADARI, B. E. ; ASSAD, E. D. ; OLIVEIRA, P. P. A. ; ANGELOTTI, F. ; GIONGO, V. ; VICTORIA, D. C. ; PEREIRA, L. G. R. ; GONDIM, R. S. ; OLIVEIRA, A. F. ; HIGA, R. C. V. . Mudanças climáticas e a agropecuária brasileira. In: CUADRA, S. V.; HEINEMANN, A. B.; BARIONI, L. G.; MOZZER, G. B.; BERGIER, I. (Org.). Ação contra a mudança global do clima : contribuições da Embrapa. 1ed.Brasília: Objetivos de desenvolvimento sustentável, 13, 2018, v. 1, p. 25-37.

4.
BETTIOL, W. ; HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; AUAD, A. M. ; GHINI, R. . Mudanças climáticas e problemas fitossanitários. In: Wagner Bettiol; Emília Hamada; Francislene Angelotti; Alexander Machado Auad; Raquel Ghini. (Org.). Aquecimento Global e Problemas Fitossanitários. 1ed.: , 2017, v. , p. 11-16.

5.
ANGELOTTI, F.; GHINI, R. ; BETTIOL, W. . Como o aumento da temperatura interfere nas doenças de plantas?. In: BETTIOL, W.; HAMADA, E.; ANGELOTTI, F.; AUAD, A. M.; GHINI, R.. (Org.). Aquecimento global e problemas fitossanitários.. 1ed.: , 2017, v. , p. 116-143.

6.
ANGELOTTI, F.; HAMADA, E. . Efeito do deficit hídrico sobre a ocorrência de doenças de plantas. In: BETTIOL, W.; HAMADA, E.; ANGELOTTI, F.; AUAD, A. M.; GHINI, R.. (Org.). Aquecimento global e problemas fitossanitários. 1ed.: , 2017, v. , p. 143-158.

7.
ANGELOTTI, F.; HAMADA, E. ; PEIXOTO, A. R. ; GARRIDO, L. R. . Impacto potencial das mudanças climáticas sobre a distribuição geográfica do cancro-bacteriano da videira no Brasil. In: BETTIOL, W.; HAMADA, E.; ANGELOTTI, F.; AUAD, A. M.; GHINI, R.. (Org.). Aquecimento Global e Problemas Fitossanitários. 1ed.: , 2017, v. , p. 243-261.

8.
COSTA, N. D. ; YURI, J. E. ; GIONGO, V. ; ANGELOTTI, F. . Sistema convencional de produção de melão no Submédio do Vale do São Francisco. Produção de melão e Mudanças climáticas. 1ed.: , 2017, v. , p. 32-44.

9.
ANGELOTTI, F.. Mudanças Climáticas e Doenças da Videira. In: Galvíncio,J.D.. (Org.). Mudanças Climáticas e Modelos Ambientais: Caracterização e Aplicações. Recife - PE: Editora Universitária, 2012, v. , p. -.

10.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. . Impacto Potencial das Mudanças Climáticas sobre Doenças da Magueira. In: Ghini, R; Hamada, e.; Bettiol, W.. (Org.). Impactos da mudanças Climáticas sobre Doenças de Importantes Culturas no Brasil. Jaguariúna - SP: Embrapa Meio Ambiente, 2011, v. 1, p. 273-284.

11.
GARRIDO, L. R. ; ANGELOTTI, F. . Impacto Potencial das Mudanças Climáticas sobre Doenças da Videira no Brasil. In: Ghini, R.; Hamada, E. Bettiol, W.. (Org.). Impacto Potencial das Mudanças CLimáticas sobre Doenças de ImportantesCulturas no Brasil. Jaguariúna- SP: Embrapa Meio Ambiente, 2011, v. , p. 331-356.

12.
ANGELOTTI, F.. Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários. In: Lima, R. C.C.; Cavalcante, A.M.B;,Perez-Marin, A.M.. (Org.). Desertificação e Mudanças Climáticas no Semiárido Brasileiro. Campina Grande - PB: Imstituto Nacional do Semiárido, 2011, v. , p. 148-157.

13.
SA, I. B. ; TEIXEIRA, A. H. C. ; ANGELOTTI, F. ; DRUMOND, M. A. . Processos de desertificação no semiárido brasileiro. In: Sá, I. B.; Silva, P. C. G. da.. (Org.). Semiárido brasileiro: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010, v. , p. 125-158.

14.
MELO, R. F. ; BRITO, L. T. D. E. ; GIONGO, V. ; ANGELOTTI, F. ; MIGUEL, A. A. . Pesticidas e seus impactos no ambiente. In: Brito, L. T. de L.; Melo, R. de M.; Giongo V. (Org.). Impactos ambientais causados pela agricultura no Semiárido brasileiro. Petrolina: , 2010, v. , p. 101-136.

15.
ANGELOTTI, F.; GIONGO, V. ; TEIXEIRA, A. H. C. ; SA, I. B. ; MOURA, M. S. B. . Cenários de Mudanças Climáticas para o Semiárido brasileiro. In: Sá, I.B.; Silva, P.C.G.. (Org.). Semiárido brasileiro: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. 1ed.Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010, v. , p. 159-198.

16.
SA, I. B. ; ANGELOTTI, F. . Degradação Ambiental e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. 1ed.: , 2009, v. 1, p. 59-88.

17.
ANGELOTTI, F.; SA, I. B. ; MELO, R. F. . Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. In: Angelotti,F.; Sá,I.B;Pellegrino, G.Q.. (Org.). Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. : , 2009, v. 1, p. 41-52.

18.
Magna Soelma Beserra ; ANGELOTTI, F. . Clima. In: Albuquerque, A.C.S.; Silva, A.G.. (Org.). Agricultura Tropical. Brasília: Embrapa, 2008, v. , p. 411-430.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANGELOTTI, F.; SCAPIN, C. R. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. . Ferrugem da Videira. Cultivar HF (Pelotas), p. 24 - 25, 10 fev. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REGO, M. T. C. ; BARROS, J. R. A. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, N. D. ; DANTAS, B. F. . GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CEBOLA EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CO2 E TEMPERATURA. In: XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, 2017, Juazeiro. Anais do XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, 2017.

2.
BARROS, J. R. A. ; REGO, M. T. C. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, N. D. ; DANTAS, B. F. . Crescimento Inicial de Plântulas de Cebola Submetidas a Diferentes Temperaturas e Concentrações de CO2. In: XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, 2017, Juazeiro. Anais do XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, 2017.

3.
RIBEIRO, J. M. ; REGO, M. T. C. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, N. D. . Produção de cebola Cv. Predileta, submetida a diferentes temperaturas e concentrações de CO2. In: II Jornada de Integração da Pós-Graduação da Embrapa Semiárido, 2017, Petrolina. Anais da II Jornada de Integração da Pós-Graduação da Embrapa Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2017.

4.
NASICMENTO, F. P. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; BARROS, J. R. A. ; REGO, M. T. C. ; ANGELOTTI, FRANCISLENE . Infecção de Colletotrichum gloeosporioides em cebola sob diferentes temperaturas. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 2016, Petrolina. Documentos, 271. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.

5.
SILVA, R. M. E. ; ANGELOTTI, F. ; BARROS, J. R. A. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; REGO, M. T. C. ; OLIVEIRA, F. O. E. C. ; DANTAS, B. F. . Germinação de Sementes de Aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) e Incidência de Fungos em Elevadas Temperaturas. In: IV Simpósio de Mudançcas Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudançcas Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

6.
OLIVEIRA, N. P. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARROS, J. R. A. ; SILVA, R. M. E. ; REGO, M. T. C. ; OLIVEIRA, F. O. E. C. . Germinação de Colletotrichum gloeosporioides f.sp. cepae em Diferentes Temperaturas. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

7.
REGO, M. T. C. ; ANGELOTTI, F. ; BARROS, J. R. A. ; SILVA, R. M. E. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; OLIVEIRA, F. O. E. C. . Crescimento e Esporulação de Colletotrichum gloeosporioides f.sp. cepae sob Diferentes Temperaturas. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas eDesertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

8.
ARAUJO, L. F. ; BARROS, J. R. A. ; BARROS, J. R. ; BEZERRA, M. A. ; ANGELOTTI, F. . Desenvolvimento Inicial e Trocas Gasosas do Meloeiro sob Temperatura Elevada. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

9.
BARROS, J. R. A. ; REGO, M. T. C. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; SILVA, R. M. E. ; OLIVEIRA, F. O. E. C. ; DANTAS, B. F. ; ANGELOTTI, F. . Germinação de Sementes de Cebola em Diferentes Temperaturas. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

10.
COSTA, D. C. C. ; BISPO, J. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; MATIAS, J. R. ; RIBEIRO, R. C. ; AFFONSO, I. B. ; GOMES, S. E. V. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Emergência de plântulas de Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan) (Leguminosae ) sob o Aumento de Dióxido de Carbono. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

11.
OLIVEIRA, F. O. E. C. ; ANGELOTTI, F. ; BARROS, J. R. A. ; SILVA, R. M. E. ; REGO, M. T. C. ; OLIVEIRA, N. P. S. . Germinação de Alternaria porri em Diferentes Temperaturas. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

12.
REGO, M. T. C. ; ANGELOTTI, F. ; BARROS, J. R. ; DANTAS, B. F. . Germinação de sementes de cebola em ambiente enriquecido com dióxido de carbono. In: V Jornada de Iniciação Científica, 2015, Petrolina. Anais JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.

13.
MONTEIRO, J. E. B. A. ; CONCEICAO, M. A. F. ; CAVALCANTI, F. R. ; ANGELOTTI, F. . Caracterização do risco de ocorrência de mildio da videira em três regiões produtoras. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015.

14.
MONTEIRO, J. E. B. A. ; CONCEICAO, M. A. F. ; CAVALCANTI, F. R. ; ANGELOTTI, F. . Caracterização do risco de ocorrência de mildio da videira em três regiões produtoras. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015.

15.
COSTA, D. C. C. ; BISPO, J. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; MATIAS, J. R. ; RIBEIRO, R. C. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Emergência de plântulas de Poincianella pyramidalis Tul. sob o aumento da temperatura e dióxido de carbono. In: XIX Congresso Brasileiro de Sementes, 2015, Foz do Iguaçú. Informativo Abrates. Londrina, 2015. v. 23.

16.
ANGELOTTI, FRANCISLENE; PINHEIRO, G. S. ; Fernandes, J.M.C. ; GAVA, C. A. T. ; PAVAN, W. . CONTROLE DO OÍDIO DA VIDEIRA NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO UTILIZANDO O SISALERT. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014.

17.
ANGELOTTI, F.; SILVA, R. M. E. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; BARROS, J. R. A. ; COSTA, D. C. C. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ESPORANGIÓSPOROS DE Plasmopara viticola EM PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA EM 2013. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. Anais, 2014.

18.
BARROS, J. R. A. ; COELHO, W. C. P. ; OLIVEIRA, N. P. S. ; SILVA, R. M. E. ; ANGELOTTI, F. . Severidade do oídio da videira em diferentes períodos de poda. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 2014, Petrolina. Anais da IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.

19.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; SANTOS, R. M. ; DANTAS, B. F. . Microflora fúngica de sementes de Pereiro sob diferentes temperaturas. In: IV WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014, Petrolina. Anais do IV WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014. p. 131-135.

20.
BARBOSA, L. G. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; DANTAS, B. F. ; SANTOS, R. M. ; SANTANA, C. V. S. . Micoflora de sementes de aroeira (Myracrodruon urundeuva Fr. All) submetidas a diferentes temperaturas. In: V WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014, Petrolina. Anais do IV WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014.

21.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; FERNANDES, H. A. ; DANTAS, B. F. . Microflora fúngica de sementes de umburana-de-cheiro. In: IV WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014, PETROLINA. ANAIS DO IV WORKSHOP DE SEMENTES E MUDAS DA CAATINGA, 2014. p. 137-140.

22.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; PEDRO JUNIOR, M. J. ; MARCAL, G. G. . Simulação dos efeitos das mudanças climáticas sobre a escoriose da videira no Brasil. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013. p. 252-257.

23.
CORDEIRO, Z. J. M. ; CRUZ, J. L. ; AMORIM, A. M. ; ANGELOTTI, FRANCISLENE ; LEDO, C. A. S. . Comportamento da bananeira ?Prata Anã? frente ao aumento da concentração de CO2 Behavior of Prata Anã banana in relation high CO2. In: XX Congreso de ACORBAT, 2013, Fortaleza. XX Congreso de ACORBAT, 2013.

24.
RODRIGUES, D. R. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; Ghini, R. ; FERNANDES, H. A. . IMPACTO DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO SOBRE O OÍDIO DA VIDEIRA. In: Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários, 2012, Jaguariúna. Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários. Jaguariúna-SP: Embrapa Meio Ambiente, 2012. p. 31-31.

25.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; PEDRO JUNIOR, M. J. ; Ghini, R. ; Nogueira, S.M.C. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA FAVORABILIDADE AO OÍDIO DA VIDEIRA NO BRASIL SOB EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. In: Workshop de Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários, 2012, Jaguariúna-SP. Workshop de Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários. Jaguariúna-SP: Embrapa Meio Ambiente, 2012. p. 51-51.

26.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; PEIXOTO, A. R. ; FERNANDES, H. A. . IMPACTO DE ALTERAÇÕES DA TEMPERATURA SOBRE A INFECÇÃO DO ÓIDIO DA VIDEIRA. In: Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários, 2012, Jaguariúna-SP. Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários. Jaguariúna-SP: Embrapa Meio Ambiente, 2012. p. 32-32.

27.
SANTANA, C. V. S. ; ANGELOTTI, F. ; NASCICMENTO, L. C. ; RODRIGUES, D. R. ; PINHEIRO, G. S. ; FERNANDES, H. A. ; PEIXOTO, A. R. ; COSTA, N. D. . Desenvolvimento do oídio em feijão-caupi sob aumento da concentração de CO2. In: 52° Congresso Brasileiro Olericultura, 2012, Salvador. 52° Congresso Brasileiro Olericultura, 2012.

28.
SANTANA, C. V. S. ; ANGELOTTI, F. ; NASCICMENTO, L. C. ; PINHEIRO, G. S. ; RODRIGUES, D. R. ; FERNANDES, H. A. ; COSTA, N. D. ; PEIXOTO, A. R. . Severidade do oídio em feijão-caupi sob diferentes temperaturas. In: 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012.

29.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, N. D. ; SANTANA, C. V. S. ; RODRIGUES, D. R. . Crescimento e esporulação de Alternaria porri sob diferentes temperaturas. In: 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador - BA. 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012.

30.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; COSTA, N. D. ; DANTAS, B. F. ; SANTANA, C. V. S. ; RODRIGUES, D. R. ; FERREIRA, L. C. A. ; SILVA, L. B. F. . Germinação de sementes de cebola sob diferentes temperaturas. In: 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador - BA. 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012.

31.
RODRIGUES, D. R. ; PINHEIRO, G. S. ; FERNANDES, H. A. ; ANGELOTTI, F. ; Ghini, R. ; TORRE NETO, A. ; SANTANA, C. V. S. . Severidade do oídio da videira em mudas da cultivar Sugraone sob aumento da concentração de CO2 atmosférico. In: VII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido, 2012, Petrolina. VII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

32.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; SANTANA, C. V. S. ; RODRIGUES, D. R. ; AMORIM, A. M. ; CARVALHO, J. P. . Crescimento e esporulação de Alternaria sp. isolada de Vitis vinifera. In: VII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido, 2012, Petrolina. VII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

33.
AMORIM, A. M. ; SANTANA, C. V. S. ; ANGELOTTI, F. ; NASCICMENTO, L. C. ; PEIXOTO, A. R. ; PINHEIRO, G. S. ; RODRIGUES, D. R. . Germinação de conídios de Oidium sp. sob diferentes temperaturas. In: VII Jornada de Inicição Científica da Embrapa Semiárido, 2012, Petrolina. VII Jornada de Inicição Científica da Embrapa Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

34.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; FERNANDES, H. A. ; DANTAS, B. F. . Fungos associados às sementes de Umburana de cheiro. In: VII Jornada de Iniciação Científca da Embrapa Semiárido, 2012, Petrolina. VII Jornada de Iniciação Científca da Embrapa Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

35.
DANTAS, B. F. ; LOPES, A. P. ; SILVA, R. C. B. ; ANGELOTTI, F. ; ARAGAO, C. A. . Influence of increasing CO2 and temperature on seedling emergence and early growth of different cultivars of pumpkin. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SEED, TRANSPLANT AND STAND ESTABLISHMENT OS HORTICULTURAL CROPS: SOWING THE FUTURE OF TROPICAL HORTICULTURE, 2012, Brasília. AbstractINTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SEED, TRANSPLANT AND STAND ESTABLISHMENT OS HORTICULTURAL CROPS: SOWING THE FUTURE OF TROPICAL HORTICULTURE. Brasília - DF, 2012. v. 6. p. 73-73.

36.
ANGELOTTI, F.; FERNANDES, H. A. ; Fernandes, J.M.C. ; GAVA, C. A. T. ; PAVAN, W. . Infecção de Plasmopara viticola sob diferentes temperaturas e períodos de molhamento foliar. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves - RS. Revista Brasileira de Fruticultura, 2012.

37.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; HERNANDEZ, F. B. T. ; ANGELOTTI, F. . Caracterização espacial da demanda hídrica da videira para vinho no Submédio do São Francisco: cenários atuais e futuros. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves - RS. Revista Brasileira de Fruticultura, 2012.

38.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; PINHEIRO, G. S. . Germinação de sementes de capim-bufel submetidas a diferentes temperaturas do ar e concentrações de CO2. In: VII Congresso Nordestino de Produção Animal, 2012, Maceió. Anais do VII Congresso Nordestino de Produção Animal, 2012.

39.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; BARBOSA, L. G. ; AIDAR, S. T. . Características morfofisiológicas de culivares de capim-bufel submetidas a diferentes temperaturas do ar e concentrações de CO2. In: VII Congresso Nordestino de Produção Animal, 2012, Maceió. Anais do VII Congresso Nordestino de Produção Animal, 2012.

40.
CAJUHI, L. F. ; PINHEIRO, G. S. ; PEIXOTO FILHO, J. A. ; ANGELOTTI, F. ; YURI, J. E. ; GAVA, C. A. T. . Seleção de produtos alternativos para o controle do oídio (Oidium sp.) em feijão-caupi (Vigna unguiculata). In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7., 2012, Petrolina. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO (Documentos 248). Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

41.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; ANGELOTTI, F. . Regionalização dos requerimentos hídricos da videira irrigada para vinho no Nordeste do Brasil. In: II REUNIÃO SULAMERICANA PARA MANEJO E SUSTENTABILIDADE DA IRRIGAÇÃO EM REGIÕES ÁRIDAS E SEMIÁRIDAS, 2011, Cruz das Almas. II Reunião Sulamericana para Manejo e Sustentabilidade da Irrigação em Regiões Áridas e Semiáridas. Cruz das Almas - BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2011. v. 2. p. 1-4.

42.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; ANGELOTTI, F. . Delimitação da aptidão agroclimática da videira para mesa sob condições de irrigação no Nordeste do Brasil.. In: REUNIÃO SULAMERICANA PARA MANEJO E SUSTENTABILIDADE DA IRRIGAÇÃO EM REGIÕES ÁRIDAS E SEMIÁRIDAS, 2011, Cruz das Almas- BA. II Reunião Sulamericana para Manejo e Sustentabilidade da Irrigação em Regiões Áridas e Semiáridas. Cruz das Almas - BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2011. v. 2. p. 5-8.

43.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. ; ZUCAL, M. M. . Crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum sob diferentes temperaturas. In: VI Jornada de Iniciação Científica, 2011, Petrolina. Série Documentos. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.

44.
PINHEIRO, G. S. ; FERNANDES, H. A. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; BARROS, J. R. ; CALGARO, M. ; Ghini, R. ; TORRE NETO, A. . Severidade do míldio em videira cv. Sugraone sob o aumento da concentração de CO2 atmosférico. In: VI Jornada de Iniciação Científica, 2011, Petrolina. Série Documentos. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.

45.
CARVALHO, M. C. ; HAMADA, E. ; GARRIDO, L. R. ; ANGELOTTI, F. . IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PODRIDÃO DA UVA MADURA EM VIDEIRA. In: 5º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011, Campinas. 5º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011.

46.
PALLADINO, R. P. ; HAMADA, E. ; GARRIDO, L. R. ; ANGELOTTI, F. . IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PODRIDÃO CINZENTA EM VIDEIRA NO BRASIL. In: 5º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011, Campinas. 5º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011.

47.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; ANGELOTTI, F. . Variação do requerimento hídrico da videira de mesa de acordo com cenários futuros para o Nordeste do Brasil. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Sete Lagoas - MG: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2011.

48.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; ANGELOTTI, F. . Aptidão agroclimática de videira para vinho de acordo com a época de poda na região nordeste do Brasil.. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Sete Lagoas - MG: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2011.

49.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; ANGELOTTI, F. . CENÁRIOS DE APTIDÃO AGROCLIMÁTICA DA VIDEIRA PARA VINHO NO NORDESTE DO BRASIL. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro - BA. III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina - PE: Embrapa Semiárido, 2011.

50.
BARBOSA, L. G. ; PINHEIRO, G. S. ; SANTOS, R. M. ; ANGELOTTI, F. ; MAGALHAES, E. . Impacto do Aumento da Temperatura sobre o Crescimento e Esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro - BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina - PE: Embrapa Semiárido, 2011.

51.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. ; PEIXOTO, A. R. . Severidade do Míldio em Cultivares de Videira em Função do Aumento da Temperatura do Ar. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro - BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina - PE: Embrapa Semiárido, 2011.

52.
CASTRO, J. M. C. E. ; ANGELOTTI, F. ; RITZINGER, C. H. S. P. ; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. . População de Nematoides de Vida Livre em Ambiente Enriquecido com CO2. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

53.
FERNANDES, H. A. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; CALGARO, M. ; Ghini, R. ; TORRE NETO, A. ; BARBOSA, L. G. . Severidade da Ferrugem em Videira cv. Sugraone sob o Aumento da Concentração de CO2 Atmosférico. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011.

54.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; CARVALHO, M. C. ; PALLADINO, R. P. . Efeito das Mudanças Climáticas sobre a Favorabilidade às Podridões da Uva Madura e Cinzenta da Videira no Nordeste Brasileiro. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

55.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; AIDAR, S. T. ; BARBOSA, L. G. ; PINHEIRO, G. S. . Concentração de CO2 sobre a Germinação do Capim-Buffel. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

56.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; MOURA, M. S. B. ; ANGELOTTI, F. . Indicadores Climáticos para o Zoneamento de Aptidão do Capim-Buffel. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

57.
LOPES, A. P. ; SILVA, R. C. B. ; RIOS, E. S. ; ARAUJO, M. N. ; REIS, R. C. R. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Aumento de CO2, Emergência e Desenvolvimento Inicial de Plântulas de Diferentes Variedades de Abóbora. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.

58.
RIOS, E. S. ; SILVA, R. C. B. ; LOPES, A. P. ; REIS, R. C. R. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Germinação e Desenvolvimento Inicial de Plântulas de Pepino sob Influência de CO2. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

59.
RIOS, E. S. ; SILVA, R. C. B. ; LOPES, A. P. ; REIS, R. C. R. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Efeito do Aumento da Concentração do CO2 na Emergência e no Desenvolvimento de Plântulas de Alface. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

60.
BARBOSA, L. G. ; SANTOS, R. M. ; PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; AIDAR, S. T. ; SANTOS, C. A. F. . Comportamento Fisiológico de Feijão-Caupi sob Diferentes Concentrações de CO2. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

61.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; PEIXOTO, A. R. ; PINHEIRO, G. S. ; FERNANDES, H. A. ; LOPES, A. P. ; SILVA, R. C. B. ; DANTAS, B. F. . Emergência de Pimenta sob o Aumento da Concentração de CO2. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

62.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; FERNANDES, H. A. ; PEIXOTO, A. R. ; BARBOSA, L. G. ; PINHEIRO, G. S. . Severidade do Oídio da Videira em Função do Aumento da Temperatura do Ar. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

63.
SILVA, R. C. B. ; LOPES, A. P. ; RIOS, E. S. ; REIS, R. C. R. ; ARAUJO, M. N. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. . Emergência e Crescimento Inicial de Plântulas de Melancia Submetidas a Diferentes Concentrações de CO2. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-BA. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina-PE: Embrapa Semiárido, 2011.

64.
BARBOSA, L. G. ; BARROS, J. R. ; ANGELOTTI, F. ; FERNANDES, H. A. ; Silvestre ; ZUCAL, M. M. . Desenvolvimento da videira "SUPERIOR SEEDLESS" em diferentes épocas de poda em Juazeiro -BA. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal - RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

65.
BARBOSA, L. G. ; BARROS, J. R. ; ANGELOTTI, F. ; Silvestre ; FERNANDES, H. A. ; ZUCAL, M. M. . Ocorrência de míldio da videira em deferentes épocas de podas no Submédio do Vale do São Francisco. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal, RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

66.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; FERNANDES, H. A. . Favorabilidade das condições climáticas à ocorrência da ferrugem da videira no submédio do Vale do São Francisco. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal - RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

67.
BASTOS, D. C. ; MOUCO, M. A. C. ; RIBEIRO, J. M. ; CALGARO, M. ; PINTO, J. M. ; ANGELOTTI, F. . Impacto de difrentes sistemas de produção de manga sobre a produção da cultivar Tommy Atkins. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal - RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

68.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; FERNANDES, H. A. ; Silvestre . Ocorrência do míldio da videira em função do aumento da temperatura média do ar. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal - RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura. Natal-RN, 2010.

69.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; DANTAS, B. F. ; MOURA, M. S. B. ; FERNANDES, H. A. . Germinação de sementes de capim-búfel em função de variações na temperatura média do ar. In: VI Congresso Nordestino de Produção Animal, 2010, Mossoró/RN. VI Congresso Nordestino de Produção Animal, 2010.

70.
SANTOS, R. M. ; VOLTOLINI, T. V. ; ANGELOTTI, F. ; MOURA, M. S. B. ; SANTOS, I. G. . Aptidão climática do capim-búffel. In: VI Congresso Nordestino de Produção Animal, 2010, Mossoró/RN. VI Congresso Nordestino de Produção Animal, 2010.

71.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; Santos, T.T.C. ; BASTOS, D. C. . Análise da favorabilidade das condições climáticas à ocorrência de oídio da videira no vale do São Francisco no período de 1996 a 2006. In: XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009, Petrolina/PE. XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009.

72.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; GAVA, C. A. T. ; Santos, T.T.C. ; Bastos . Controle do míldio da videira (Plasmopara viticola) no vale do São Francisco. In: XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009, Petrolina/PE. XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009.

73.
ANGELOTTI, F.. Mudanças climáticas e os problemas fitossanitários. In: XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009, Petrolina/PE. XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2009.

74.
ANGELOTTI, F.; Santos, J. ; Santos, T.T.C. ; Fatinansi, J. C. ; Lima, M.F. . AVALIAÇÃO DA FERRUGEM DA VIDEIRA EM VARIEDADES UVAS DE VINHO. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória-ES. XX Congresso Brasieliro de Fruticultura, 2008.

75.
BASTOS, D. C. ; ANGELOTTI, F. ; VIEIRA, R. A. ; LIMA, M.A.C. . Efeito da Giberelina nas características dos Cachos da Uva Brasil no Vale do São Francisco. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória - ES. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. Vitória-ES : DCM/Incaper, 2008. v. 1. p. 1-5.

76.
ANGELOTTI, F.; Santos, T.T.C. ; Fatinansi, J. C. ; TESSMANN, D. J. . Análise da favorabilidade das condições climáticas à ocorrência de míldio da videira no Vale do São Francisco no período de 2003 a 2007. In: XX Congresso de Fruticultura, 2008, Vitória - Es. XX Congresso de Fruticultura, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, B. F. ; MOURA, M. S. B. ; TAURA, T. A. ; RIBEIRO, R. C. ; SILVA, F. F. S. ; PELACANI, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; SEAL, C. R. ; PRITCHARD, H. W. . Predicting the future germination performace of Myracrodruon urundeuva (Fr. All.) using thermal time and hydrotime model approaches. In: 5 th Workshop of Seed Ecology, 2016, Caeté-MG. Annls 5 th Workshop of Seed Ecology. Belo horizonte: UFMG, 2016.

2.
ARAUJO, L. F. ; SILVA, L. M. A. E. ; BEZERRA, M. A. ; ANGELOTTI, F. ; BRITO, E. S. . USO DA ANÁLISE POR RMN DE RAÍZES DE MELOEIRO, SUBMETIDO A CONDIÇÕES QUE MIMETIZEM MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS, PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DE METABÓLITOS. In: XIX Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa, 2014, Fortaleza. Anais do XIX Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa, 2014.

3.
FANCELLI, M. ; COELHO FILHO, M. A. ; ANGELOTTI, F. ; RINGENBERG, R. . Infestação de Cosmopolites sordidus Germ. em bananeira Grande Naine sob atmosfera modificada de dióxido de carbono. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014, Goiânia. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014.

4.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; PEDRO JUNIOR, M. J. . PREVISÃO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ANTRACNOSE (Elsinoe ampelina) DA VIDEIRA NO BRASIL SOB EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. In: XXXVI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2013, São Paulo. Summa Phytopathologica. Botucatu - SP, 2013. v. 39.

5.
ZUCAL, M. M. ; PEIXOTO, A. R. ; ANGELOTTI, F. ; GOIS, A. N. ; SANTOS NETA, B. H. ; MATHEUS, M. ; ARAGAO, C. A. . Avaliação de genótipos de videira quanto à resistência a Xanthomonas campestris pv vitícola em Juazeiro-BA. In: 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.

6.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; Nogueira, S.M.C. ; PEDRO JUNIOR, M. J. . Mapeamento da favorabilidade climática do míldio da videira (Plasmopara viticola) no Brasil. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna - SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu: Associação Paulista de Fitopatologia, 2012.

7.
HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; Ghini, R. ; Nogueira, S.M.C. ; PEDRO JUNIOR, M. J. . Efeito das Mudanças Climáticas sobre a distribuição espacial da podridão amarga (Greeneria uvicola) da videira no Brasil. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna - SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu: Associação Paulista de Fitopatologia, 2012.

8.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; DANTAS, B. F. . MICOFLORA DE SEMENTES DE ANGICO (Piptadenia paniculata) EM JUTAÍ-PE/. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna- SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu, 2012.

9.
PINHEIRO, G. S. ; ANGELOTTI, F. ; BARBOSA, L. G. ; DANTAS, B. F. ; SANTOS, C. A. F. . INCIDÊNCIA DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS EM SEMENTES DE CAUPI EM PETROLINA-PE, EM DIFERENTES TEMPERATURAS. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna- SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu: Associação Paulista de Fitopatolgia, 2012.

10.
BARBOSA, L. G. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; DANTAS, B. F. ; SANTOS, R. M. ; SANTANA, C. V. S. . INCIDÊNCIA DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS EM SEMENTES DE AROEIRA SUBMETIDAS A DIFERENTES TEMPERATURAS. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna - SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu, 2012.

11.
BARBOSA, L. G. ; ANGELOTTI, F. ; PINHEIRO, G. S. ; DANTAS, B. F. ; SANTOS, C. A. F. ; FERNANDES, H. A. ; MAGALHAES, E. . MICOFLORA DE SEMENTES DE FEIJÃO CAUPI EM PETROLINA. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna - SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu, 2012.

12.
ZUCAL, M. M. ; ANGELOTTI, F. . SEVERIDADE DO OÍDIO DA VIDEIRA EM JUAZEIRO-BA. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariuna-SP. XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu, 2012.

13.
NAUE, C. R. ; GALVINCIO, J. D. ; ANGELOTTI, F. ; MARQUES, M. W. ; FERNANDES, H. A. ; PINHEIRO, G. S. ; BARROS, J. R. ; BARBOSA, L. G. . COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE FOLHAS DE MUDAS DE VIDEIRA CV. ITÁLIA COM SINTOMAS DE MÍLDIO.. In: 44 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves - RS. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília: Tropical Plant Pathology, 2011. v. 36. p. 1102-1102.

14.
MAGALHAES, E. ; ANGELOTTI, F. ; PEIXOTO, A. R. ; FERNANDES, H. A. ; BARBOSA, L. G. ; PINHEIRO, G. S. . Germinação de urediniósporos de Phakopsora euvitis sob diferentes aumentos da temperatura. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves - RS. Tropical Plant Pathology. Brasília - DF: Tropical Plant Pathology, 2011. v. 36. p. 1253-1253.

15.
NAUE, C. R. ; GALVINCIO, J. D. ; ANGELOTTI, F. ; LIMA, N. B. ; FERNANDES, H. A. ; PINHEIRO, G. S. ; BARROS, J. R. ; BARBOSA, L. G. . Resposta espectral de mudas de videira cv. Itália infectadas com míldio em ambiente enriquecido com CO2. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves - RS. Tropical Plant Pathology. Brasília - DF: Tropical Palnt Pathology, 2011. v. 36. p. 684-684.

16.
ANGELOTTI, F.; ZUCAL, M. M. ; BARBOSA, L. G. ; MOURA, F. ; MAGALHAES, E. . Ocorrência do míldio da videira em diferentes épocas de podas em Petrolina ? PE. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves - RS. Tropical Plant Pathology, 2011. v. 36. p. 559-559.

17.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. ; BARROS, J. R. ; PINHEIRO, G. S. . Severidade do míldio da videira na cv. thompson em função do aumento da temperatura média do ar. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves RS. Tropical Plant Pathology. Brasília - DF: Tropical Plant Pathology, 2011. v. 36. p. 560-560.

18.
Ghini, R. ; HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; FRIGHETTO, R. T. S. ; TORRE NETO, A. . Project Climapest - Global climate change impacts on agricultural pests. In: International Workshop in Climate Change and Agriculture, 2011, Campinas. International Workshop in Climate Change and Agriculture. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2011. p. 16.

19.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; HERNANDEZ, F. B. T. ; ANGELOTTI, F. . limatic aptitude for irrigated wine grapes in the Brazilian Northeast under different prunning dates and time scenarios. Part A: Baseline conditions. In: 3rd International Symposium on Tropical Wine, 2011, Chiang Mai. 3rd International Symposium on Tropical Wine. Chiang Mai: Rajamangala University of Technology Lanna, 2011. p. 4.

20.
TEIXEIRA, A. H. C. ; TONIETTO, J. ; PEREIRA, G. E. ; HERNANDEZ, F. B. T. ; ANGELOTTI, F. . Climatic aptitude for irrigated wine grapes in the Brazilian Northeast under different prunning dates and time scenarios. Part B: Future Projections. In: 3rd International Symposium on Tropical Wine, 2011, Chiang Mai. 3rd International Symposium on Tropical Wine. Chiang Mai: Rajamangala University of Technology Lanna, 2011. p. 5.

21.
SCAPIN, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; SOUZA, C. ; TESSMANN, D. J. . Análise do progresso temporal de ferrugem (Phakopsora euvitis) em videira ?Niágara Rosada? com dois ciclos de produção por ano. In: XLIII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2010, Cuiabá. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. v. 35.

22.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. ; BARROS, J. R. ; BARBOSA, L. G. . Efeito da temperatura e da luz na germinação de conídios de Uncinula necator. In: XLIII Congreso Basileiro de Fitoptologia. Brasília, 2010, Cuiabá. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. v. 35.

23.
ANGELOTTI, F.; MAGALHAES, E. ; FERNANDES, H. A. . Influência da temperatura na infecção de Uncinula necator em uva ´Crimson Seedless´. In: XLIII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2010, Cuiabá. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. v. 35.

24.
ANGELOTTI, F.; GAVA, C. A. T. ; Santos, T.T.C. ; BATISTA, D. C. . Avaliação de sistemas de alerta e previsão para o oídio da videira no Vale do São Francisco. In: XLII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília: Socieda Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 34.

25.
ANGELOTTI, F.; GAVA, C. A. T. ; Santos, T.T.C. ; BATISTA, D. C. . Avaliação de sistemas de alerta para o míldio da videira no Vale do São Francisco. In: XLII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília: Socieda Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 34.

26.
SCAPIN, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; SOUZA, C. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. . Efeito protetor e curativo de fosfito de potássio no controle da ferrugem da videira. In: XLII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília: Socieda Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 34.

27.
SOUZA, C. ; SCAPIN, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. . Efeito de fosfito de potássio na viabilidade de urediniósporos de Phakopsora euvitis. In: XLII Congreso Basileiro de Fitoptologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília: Socieda Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 34.

28.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . INFLUÊNCIA DA LUZ NA INFECÇÃO DA FERRUGEM (Phakopsora euvitis) DA VIDEIRA. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2007, Jaboticabal - SP. Summa Phytopathologica, 2007.

29.
SCAPIN, C. R. ; ANGELOTTI, F. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. . EFEITO DA TEMPERATURA NA VIABILIDADE DE UREDINIÓSPOROS DE Phakopsora euvitis. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2007, Jaboticabal - SP. Summa Phytopathologica, 2007.

30.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . Efeito protetor e curativo de fungicidas no controle da ferrugem da videira. In: XL Congresso Brasileiro Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira. Brasilia: SBF, 2007. v. 32. p. 158.

31.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . Efeito de fungicidas na viabilidade de urediniósporos de Phakopsora euvitis. In: XL Congresso Brasileiro Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira. Brasilia: SBF, 2007. v. 32. p. 158-158.

32.
ANGELOTTI, F.; GIAMPAOLO, ; Magna Soelma Beserra . TENDÊNCIA DA TEMPERATURA MÁXIMA, MÉDIA E MÍNIMA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO - BA, NO PERÍODO DE 1966 A 2005. In: III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, 2007, São Paulo. III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, 2007.

33.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. ; ALVES, T. C. A. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DURAÇÃO DO MOLHAMENTO FOLIAR NA INFECÇÃO DE Phakopsora euvitis EM UVA NIÁGARA. In: XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2006, Botucatu, SP. Summa Phytopathologica, 2006. v. 32. p. 26-27.

34.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. ; SCAPIN, C. R. ; CARRARO, J. ; TOMEN, S. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DA LUZ NA GERMINAÇÃO IN VITRO DE UREDINIÓSPOROS DE Phakopsora euvitis. In: XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2006, Botucatu, SP. Summa Phytopathologica, 2006. v. 32. p. 27-27.

35.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. ; OLIVEIRA, R. R. . Elaboração e validação de escala diagramática para quantificação da severidade da ferrugem da videira. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA., 2006, Salvador - BA. Fitopatologia Brasileira, 2006. v. 31.

36.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . Avaliação da resistência genética de cultivares de videira à ferrugem. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2006. Revista Brasileira de fitopatologia, 2006.

37.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . Efeito da concentração de urediniósporos na infecção de Phakopsora euvitis em uva ´Niagara´,. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2006, Salvador. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2006.

38.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; SCAPIN, C. R. ; VIDA, J. B. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO DESENVOLVIMENTO DE Phakopsora euvitis EM UVA NIÁGARA. In: : XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2006, Savador. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2006.

39.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; ALVES, T. C. A. ; VIDA, J. B. ; SOUTO, E. R. ; HARAKAVA, R. . Characterization of Fusarium graminearum scab strains based on DNA sequences of portions of the histone-3 and beta-tubulin genes.. In: V Congresso Latino Americano de Micologia, 2005, Brasilia. Anais do V Congresso Latino Americano de Micologia, 2005. v. 30. p. 297.

40.
ANGELOTTI, F.; SOUTO, E. R. ; TESSMANN, D. J. ; VIDA, J. B. ; ALVES, T. C. A. ; HARAKAVA, R. . Variabilidade genética e patogênica de isolados de Fusarium graminearum do trigo e triticale do Sul do Brasil. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, RS. Fitopatologia Brasileira. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2004. v. 29. p. 127-128.

41.
ANGELOTTI, F.; POLLOTO, E. ; SOSA-GOMEZ, D. R. ; VIEIRA, I. H. L. ; SILVA, J. J. . Are Nomuraea rileyi epizootics triggered by the microenvironment of soybean plant area abd favored by selective fungicides?. In: 37th Annual Meeting of the Society for Invertebrate Pathology and International Conference on Bacillus thuringiensis,, 2004, Helsinki. Society for Invertebrate Pathology, 2004.

42.
SOSA-GOMEZ, D. R. ; ANGELOTTI, F. ; POLLOTO, E. . Are Nomuraea rileyi epizootics triggered by the microenvironment of soybean plant area and favored by selective fungicides?. In: 37th Annual Meeting of the Society for Invertebrate Pathology and International Conference on Bacillus thuringiensis, 2004, Helsinki. Society for Invertebrate Pathology, 2004. v. 1. p. 95-95.

43.
ANGELOTTI, F.; NUNES, W. ; TESSMANN, D. J. ; SOUTO, E. R. ; VIDA, J. B. ; ALVES, T. C. A. . Caracterização molecular de isolados de Fusarium associados com a giberela do trigo no Estado do Paraná. In: 49 Congresso Brasileiro de Genética, 2003, Águas de Lindoia. Resumos do 49 Congresso Brasileiro de Genética, 2003.

44.
ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J. ; ALVES, T. C. A. . Caracterização da variabilidade cultural e morfológica e extração de DNA genômico de isolados de Fusarium associados com a giberela em cereais de inverno no sul do Brasil. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Resumos do XII Encontro Anual de Iniciação Científica/CD room, 2003.

45.
ANGELOTTI, F.; NUNES, W. ; TESSMANN, D. J. ; SOUTO, E. R. ; VIDA, J. B. ; ALVES, T. C. A. . Identification and molecular characterization of Fusarium isolates associated with head bligh disease of wheat in Paraná State. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Fitopatologia Brasileira, 2003. v. 28. p. S200.

46.
ANGELOTTI, F.; SOSA-GOMEZ, D. R. ; POLLOTO, E. . Fatores abióticos que afetam o fungo patógeno de lagartas, Nomuraea rileyi. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis, SC. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003. p. MAM91.

47.
ANGELOTTI, F.; CARLOS, B. M. A. P. J. . AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA VARIAÇÃO DO pH DA RIZOSFERA DE SOJA E DE MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES FONTES DE N. In: XXVII CONGRESSO BRASILIERO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina. XXVII CONGRESSO BRASILIERO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001.

48.
ANGELOTTI, F.; E.M., S. ; R.A., K. ; R.M., V. ; COLLET, M. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PROGRAMAS DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE MÍLDIO DA VIDEIRA NA SAFRA VERÃO-OUTONO NO PARANÁ. In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2001. Fitopatologia Brasileira, 2001.

49.
ANGELOTTI, F.; SCHWAN, ,. E. K. R. F. . POTENCIAL DA Mentha piperita NO CONTROLE DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS. In: IV MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CCA, 2000, Maringa. IV MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CCA, 2000.

50.
ANGELOTTI, F.; AUGUSTO, B. M. ; LEANDRO,, C. M. ; ALVES, F. R. ; HOLANDA, N. M. ; EDUARDO, P. ; HENRIQUE, T. C. ; A.S., R. ; JANTALIA, V. P. ; GONCALVES, A. C. A. . ATIVIDADESDE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA PET AGRONOMIA/UEM.. In: V ENCONTRO NACIONAL DOSGRUPOS PET'S, 2000, BRASÍLIA. V ENCONTRO NACIONAL DOSGRUPOS PET'S, 2000.

51.
ANGELOTTI, F.; JANTALIA, V. P. ; HENRIQUE, T. C. ; A.S., R. ; EDUARDO, P. ; HOLANDA, N. M. ; ALVES, F. R. ; LEANDRO,, C. M. ; AUGUSTO, B. M. ; GONCALVES, A. C. A. . ATIVIDADES GERAIS DO GRUPO PET AGRONOMIA/UEM. In: V ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET'S, 2000, BRASÍLIA. V ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET'S, 2000.

52.
ANGELOTTI, F.; JANTALIA, V. P. ; EDUARDO, P. ; HOLANDA, N. M. ; ALVES, F. R. ; LEANDRO,, C. M. ; AUGUSTO, B. M. . Destaques do PET -Agronomia/UEM.. In: IV ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET/CAPES - ENAPET, 1999, PORTO ALEGRE. IV ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET/CAPES, 1999.

Outras produções bibliográficas
1.
ANGELOTTI, F.; CASTRO, J. M. C. E. . Anais do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015 (Série Documentos).

2.
MONTEIRO, J. E. B. A. ; CONCEICAO, M. A. F. ; CAVALCANTI, F. R. ; ANGELOTTI, F. . Avaliação do risco de ocorrência de doenças da videira em três regiões produtora. Campinas - SP: EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA, 2015 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - 38).

3.
SANTOS, P. M. ; EVANGELISTA, S. R. M. ; PEZZOPANE, J. R. M. ; DIAS-FILHO, M. B. ; GOMIDE, C. A. M. ; CAVALCANTE, A. C. R. ; VOLTOLINI, T. V. ; SANTOS, R. M. ; ANGELOTTI, F. ; MOURA, M. S. B. ; MILTTELMANN, A. ; OLIVEIRA, P. P. A. ; SOUZA, F. H. D. ; VINHOLIS, M. M. B. ; BETTIOL, G. M. ; GALHARTE, C. A. ; ALMEIDA, I. R. ; BOSI, C. ; CRUZ, P. G. ; ANDRADE, A. S. ; ARAUJO, L. C. ; PELLEGRINO, G. Q. . Cenários agrícolas futuros para pastagens no Brasil. São Carlos - SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2014 (Série Documentos - 114).

4.
ANGELOTTI, F.; HAMADA, E. ; Ghini, R. ; GARRIDO, L. R. ; TEIXEIRA, A. H. C. ; PEDRO JUNIOR, M. J. . Mudanças climáticas e o cenário de ocorrência do míldio e do oídio da videira no Submédio do Vale do São Francisco. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014 (Série Documentos).

5.
ANGELOTTI, F.; GAVA, C. A. T. ; BATISTA, D. C. ; Fernandes, J.M.C. ; PAVAN, W. . Sistema de alerta e previsão para doenças da videira. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012 (Série Documentos 251).

6.
ANGELOTTI, F.; OLIVEIRA, A. R. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. . Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011 (Série Documentos 239).

7.
TEIXEIRA, A. H. C. ; MOURA, M. S. B. ; ANGELOTTI, F. . Cultivo da Magueira - Clima. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010 (Sistema de Produção).

8.
COSTA, N. D. ; ANGELOTTI, F. . Sistema de produção do melão. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010 (Sistema de Produção).

9.
TEIXEIRA, A. H. C. ; MOURA, M. S. B. ; ANGELOTTI, F. . Cultivo da Videira - Clima 2010 (Sistema de Produção).

10.
ANGELOTTI, F.; SA, I. B. ; PETRERE, V. G. . Mudanças Climáticas e o Semiárido Brasileiro: o Papel da Embrapa Semiárido e Suas Ações de Pesquisa. Petrolina_PE: Embrapa Semiárido, 2009 (Série Documentos 223).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANGELOTTI, F.. Mudanças Climáticas e suas interferências na Agrocpecuária Baiana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANGELOTTI, F.. Mudanças Climáticas e Impactos na Agricultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANGELOTTI, F.. Mudanças climáticas globais. 2008. .

4.
ANGELOTTI, F.. Mudanças climáticas e suas interferências na agropecuária e nos recursos hídricos e sócio-econômicos.. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANGELOTTI, F.; PEIXOTO, A. R.; SOUZA, A. V. V.. Participação em banca de Karol Alves Barroso. Ocorrênciade Pectobacterium aroidearum e manejo alternativo da podridão mole. 2018. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ANGELOTTI, F.; CAVALCANTE, M. Z. B.; ARAGAO, C. A.. Participação em banca de Jaciara de Souza Bispo. Biometria. vigor e limites para a germinação de Anadenanthera colubrina (Vell.) BRENAN. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ANGELOTTI, F.; CAVALCANTE, M. Z. B.; ARAGAO, C. A.. Participação em banca de Danielle Carolina Campos da Costa. Respostas ecofisiológicas de espécies nativas da caatinga em condições controladas de temperatura e dióxido de carbono. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ANGELOTTI, F.; DANTAS, B. F.; RIBEIRO, R. C.. Participação em banca de Gilmara Moreira de Oliveira. Tolerancia de diferentes lotes de sementes de aroeira-do-sertao (Myracrodruon urundeuva Fr.All.) a estresses abioticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ANGELOTTI, F.; PEIXOTO, A. R.; SANTANA, C. V. S.. Participação em banca de Marisa Perpétua Martins Zucal. Reação de genótipos de videira ao cancro bacteriano. 2014. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
DANTAS, B. F.; ANGELOTTI, F.; RIBEIRO, R. C.. Participação em banca de Laise Guerra Barbosa. Produção de mudas e desenvolvimento deplantas de melancia cv. Crimson Sweet sob aumento de temperatura e CO2. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
ANGELOTTI, F.; ARAGAO, C. A.; DANTAS, B. F.. Participação em banca de Rita de Cássia Barbosa da silva. Germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Melancia submetidas ao aumento de CO2, temperatura e salinidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
ANGELOTTI, F.; PEIXOTO, A. R.. Participação em banca de Edineide Eliza de Magalhães. IMPACTOS DOS AUMENTOS DA TEMPERATURA NA INFECÇÃO DO OÍDIO EM CULTIVARES DE VIDEIRA (Vitis vinifera L.). 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
DAURI,; TESSMANN, D. J.; ANGELOTTI, F.; VIDA, J. B.; Roberto, S.R.. Participação em banca de Claudia Regina Scapin. VIABILIDADE DE UREDINIÓSPOROS DE Phakopsora euvitis E CONTROLE DA FERRUGEM DA VIDEIRA. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANGELOTTI, F.; CAVALCANTE, M. Z. B.; DANTAS, B. F.. Participação em banca de Samara Elizabeth Vieira Gomes.Ecofisiologia da germinação de sementes de Poincianella microphylla (Mart. Ex. G. Dom) L. P. Queiroz da Caatinga. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
ANGELOTTI, F.; COSTA, N. D.; BRITO, W. G.. Participação em banca de JULIANE RAFAELE ALVES BARROS.GERMINAÇÃO, CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE CEBOLA EM AMBIENTE ENRIQUECIDO COM CO2. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANGELOTTI, F.; LIMA, R. L. F. A.; MARTINS, F. C.. CONCURSO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - Ecologia, Evolução, Ensino de Ciências Natura is. 2016. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais.1o Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais. 2007. (Outra).

2.
Workshop de Zoneamento de Riscos Climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens.Workshop de Zoneamento de Riscos Climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens. 2007. (Outra).

3.
Workshop para definição das bases conceituais para o Sistema Brasileiro de Alerta Precoce de Seca e Desertificação. 2007. (Outra).

4.
XXX Congresso Paulista de Fitopatologia. INFLUÊNCIA DA LUZ NA INFECÇÃO DA FERRUGEM (Phakopsora euvitis) DA VIDEIRA. 2007. (Congresso).

5.
XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DA LUZ NA GERMINAÇÃO IN VITRO DE UREDINIÓSPOROS DE Phakopsora euvitis. 2006. (Congresso).

6.
XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. Elaboração e validação de escala diagramática para quantificação da severidade da ferrugem da videira. 2006. (Congresso).

7.
XXXVII Congresso Brasileiro Fitopatologia. XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2004. (Congresso).

8.
XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2003. (Congresso).

9.
XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, P. ; COSTA, N. D. ; ANGELOTTI, F. . 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul. 2017. (Outro).

2.
Magna Soelma Beserra ; ANGELOTTI, F. . XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido brasileiro. 2017. (Congresso).

3.
KIILL, L. H. P. ; PORTO, D. D. ; ANGELOTTI, F. ; AIDAR, S. T. ; SA, I. B. . I Simpósio do Bioma Caatinga. 2016. (Outro).

4.
CASTRO, J. M. C. E. ; GUIMARAES, L. M. P. ; MARANHAO, S. ; ANGELOTTI, F. . 33 Congresso Brasileiro de Nematologia. 2016. (Congresso).

5.
ANGELOTTI, F.. IV SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2015. (Congresso).

6.
HAMADA, E. ; Ghini, R. ; FRIGHETTO, R. T. S. ; ANGELOTTI, F. . Workshop sobre MudançasCLimáticas e problemas fitossanitários. 2012. (Outro).

7.
ANGELOTTI, F.. III Simpósio de Mudanças CLimáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. 2011. (Outro).

8.
LIMA, R. ; ANGELOTTI, F. . II Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. 2009. (Outro).

9.
ANGELOTTI, F.. I Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro. 2008. (Outro).

10.
ANGELOTTI, F.. XL Congresso Brasileiro Fitopatologia. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jessica de Oliveira Santos. Impacto do aumento da temperatura e da concentração de CO2 sobre a mosca-minadora, Liriomyza trifolii, em cebola. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárid) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
Ana Laíla Souza Araújo. Impacto das Mudanças Climáticas sob o oídio do melão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárid) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Juliane Rafaele Alves Barros. PROSPECÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENES DE RESISTÊNCIA A ALTAS TEMPERATURAS, CONCENTRAÇÕES DE CO2 E DISPONIBILIDADE HÍDRICA COM RESPOSTAS CONTRASTANTES ENTRE ACESSOS TOLERANTES E SENSÍVEIS DE FEIJÃO - CAUPI. Início: 2017. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Coorientador).

Orientações de outra natureza
1.
Rodrigo Moura e Silva. Eficiência de uso da água no cultivo da cebola frente aos cenários climáticos futuros. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Embrapa Semiárido. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIELLE CAROLINA CAMPOS DA COSTA. Mudanças climáticas e estresses abióticos em plântulas de espécies da caatinga. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Francislene Angelotti.

2.
GILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA. Limites de tolerância de sementes de aroeira a estresses termico e salino. 2015. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Francislene Angelotti.

3.
Marisa Perpétua Martins Zucal. Avaliação da reação de genótipos de videira a Xanthomonas campestris pv. viticola no Submédio do Vale do são Francisco. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Francislene Angelotti.

4.
Laise Guerra Barbosa. Produção de mudas e desenvolvimento deplantas de melancia cv. Crimson Sweet sob aumento de temperatura e CO2rações de CO2. 2014. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Francislene Angelotti.

5.
Jaime Luiz Albuquerque Conceição. Impactos do aumento da temperatura e da concentração de dióxido de carbono na severidade de Xanthomonas campestris pv. viticola. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Francislene Angelotti.

6.
Edineide Elisa de Maglhães. Impactos de alterações da temperatura na infecção do oídio emcultivares de videira (Vitis vinifera L.). 2012. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francislene Angelotti.

7.
Roberta Machado Santos. Produção e qualidade do capim-búfel submetido a variações de temperatura do ar e concentrações de CO2. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Francislene Angelotti.

8.
Cláudia Regina Scapin. VIABILIDADE DE UREDINIÓSPOROS DE Phakopsora euvitis E CONTROLE DA FERRUGEM DA VIDEIRA. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francislene Angelotti.

Tese de doutorado
1.
Carmem Valdenia Silva Santana. INTERAÇÃO ENTRE FATORES DO AMBIENTE E Oidium sp. EM FEIJÃO-CAUPI. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Francislene Angelotti.

2.
Cláudia Regina Scapin. Identificação molecular e caracterização de componentes epidemiológicos do agente causal e análise temporal de epidemias de ferrugem da videira. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Francislene Angelotti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maydara Thaylla Cavalcanti Rêgo. EFEITO DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 E TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE CEBOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

2.
WASHINGTON CARVALHO PACHECO COELHO. SEVERIDADE DE OÍDIO DA VIDEIRA EM DIFERENTES PERÍODOS DE PODA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

3.
DANIELLE CAROLINA CAMPOS DA COSTA. GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CEBOLA DA CULTIVAR ALFA SÃO FRANCISCO SOB DIFERENTES TEMPERATURAS E CONCENTRAÇÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

4.
Gilmara Moreira. Levantamento de fungos em mudas e plantas da Caatinga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Francislene Angelotti.

5.
Aline Thaiane Nunes Lopes. Metodologias para inoculação de Fusarium em feijão-caupo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Francislene Angelotti.

6.
FANUEL GONÇALVES SILVESTRE. Impactos das mudanças climáticas sobre problemas fitossanitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fruticultura no Semiárido) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Francislene Angelotti.

7.
Juliane Rafaele Alves Barros. Impactos de alterações de temepratura sobre problemas fitossanitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fruticultura no Semiárido) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Francislene Angelotti.

8.
Tâmara Trindade de Carvalho Santos. FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Francislene Angelotti.

Iniciação científica
1.
Francisco Pereira do Nascimento. Impacto do aumento da temperatura sobre a severidade de doenças da cebola. 2016. Iniciação Científica - Embrapa Semiárido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francislene Angelotti.

2.
Rodrigo Moura e Silva. Impacto do aumento da temperatura sobre a severidade de doenças da cebola. 2015. Iniciação Científica - Embrapa Semiárido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francislene Angelotti.

3.
Maydara Thaylla Cavalcante Rego. Produção de cebola em ambiente enriquecido com CO2. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francislene Angelotti.

4.
Giselle Souza Pinheiro. Impacto do aumento da concentração de CO2 sobre o míldio da videira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

5.
Dalila Ribeiro Rodrigues. Uva: impactos do aumento da concentração de CO2 atmosférico sobre problemas fitossanitários. 2012. Iniciação Científica - Embrapa Semiárido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francislene Angelotti.

6.
Giselle Souza Pinheiro. Impacto do aumento da concentração de dióxido de carbono sobre o míldio da videira. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francislene Angelotti.

Orientações de outra natureza
1.
Samoel Cavalcante S. Souza. Vulnerabilidade da Cultura da Cebola no Vale do São Francisco frente às Mudanças Climáticas. 2016. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido. Orientador: Francislene Angelotti.

2.
Maydara Thaylla Cavalcanti Rêgo. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MULTIMODELOS PARA USO DE SISTEMA DE ALERTA E PREVISÃO DE DOENÇAS DA VIDEIRA. 2015. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

3.
Flávio Otavianny Evangelista Costa de Oliveira. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MULTIMODELOS PARA USO DE SISTEMA DE ALERTA E PREVISÃO DE DOENÇAS DA VIDEIRA. 2015. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

4.
Nadja Paula dos Santos Oliveira. Aplicação de multimodelo em sistema de previsão de risco de epidemia do míldio da videira. 2014. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

5.
Juliane Rafaele Alves Barros. Vulnerabilidade e adaptação da cultura da cebola no Vale do São Francisco às mudanças climáticas. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Francislene Angelotti.

6.
Rodrigo Moura e Silva. Desenvolvimento e validação de multimodelos para uso de sistema de alerta e previsão de doenças da videira. 2013. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

7.
Juliane Rafaele Barros. Desenvolvimento e validação de multimodelos para uso de sistema de alerta e previsão de doenças da videira. 2013. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

8.
Heraldo Alves Fernandes. Impactos do aumento da concentração de CO2 atmosférico sobre problemas fitossanitários da videira. 2012. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Francislene Angelotti.

9.
Alex Marques Amorim. Aplicação de multimodelo em sistema de previsão de risco de epidemia do míldio da videira. 2012. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

10.
Marisa Pérpetua Martins Zucal. Desenvolvimento de um sistema de alerta para previsão de epidemia de míldio e oídio da videira em condições tropicais. 2011. Orientação de outra natureza - Embrapa Semiárido, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Francislene Angelotti.

11.
MAICK MENEZES DA SILVA. Impacto de alterções da temperatura sobre problemas fitossanitários. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agricultura) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Francislene Angelotti.

12.
João Paulo Carvalho de Lima. Impactos de alterações da temperatura sobre problemas fitossnaitários. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agricultura) - I F Sertão Pernambucano - Petrolina. Orientador: Francislene Angelotti.

13.
Maria Noeme do Nascimento. Impactos de alterações da temperatura sobre problemas fitossanitários. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agricultura) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Francislene Angelotti.

14.
Laise Guerra Barbosa. Impactos de alterações de temperatura sobre problemas fitossanitários. 2010. Orientação de outra natureza. (Fruticultura no Semiárido) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Francislene Angelotti.

15.
Elvira Ferreira de Morais Lima. Estágio Supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Barreiros. Orientador: Francislene Angelotti.

16.
Werlan José Filho da Silva. Estágio curricular. 2008. Orientação de outra natureza - Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina. Orientador: Francislene Angelotti.



Outras informações relevantes


Projetos Pesquisas
Influência de variáveis climáticas na ocorrência de míldio e oídio da videira no Vale do São Francisco
Caracterização e identificação de espécies de Fusarium que causam giberela em cereais de inverno no Sul do Brasil



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:32:22