Roberta Rocha Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0496388279885515
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Sou Professora Adjunta A da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás, doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2017), mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009), licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás/PUC GOIÁS (2007) e bacharel em Letras - Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente, sou vice-líder do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC) - certificado no CNPq. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa (análise linguística e ensino), educação do campo, povo Kalunga, estudos funcionalistas, transitividade, letramentos e gêneros do discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Rocha Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, R. R.;RIBEIRO, Roberta Rocha

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás.
UAE de Ciências Humanas, Praça Brasil Ramos Caiado, n. 35
Centro
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33721440
URL da Homepage: https://www.goias.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O português kalunga do Vão de Almas-GO: a transitividade em discursos sobre o parto revelando letramentos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dioney Moreira Gomes.
Bolsista do(a): REUNI UnB, REUNI UNB, Brasil.
2006 - 2009
Mestrado em Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A transitividade em cartas do leitor à luz do funcionalismo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Vânia Cristina Casseb Galvão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2006 - 2007
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Bacharelado em Português e Lingüística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O tratamento da transitividade em livros didáticos de português à luz do funcionalismo.
Orientador: Vânia Cristina Casseb Galvão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Programa de Formação Docente Continuada (PROFOR). (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada para Avaliadores 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de capacitação a distância de microestrutura. (Carga horária: 100h).
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Letramento, discurso e ensino. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada para Avaliadores 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Corrigindo redações na UFG. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
3rd International Postgraduate Course on Functiona. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução ao Funcionalismo Holandês. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe A/Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás.

Atividades

05/2018 - Atual
Direção e administração, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Coordenadora do Tempo Comunidade (TC) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG / Regional Goiás.
04/2018 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Escrita I
Leitura e Produção Escrita III
Orientação de TCC II
Orientação de TCC I
Experiência Compartilhada I
Experiência Compartilhada II
Leitura e Produção Escrita II

Faculdade UnB de Planaltina, FUP/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Sou Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Educação do Campo na Área de Linguagem: Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino Básico.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador voluntário, Enquadramento Funcional: Docente-colaboradora
Outras informações
Funções: ministração de oficinas de letramentos para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/FUP/UnB).

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade UnB Planatina, .


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Licenciatura em Educação do Campo da UFT/Campus Arraias.

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Arraias, .

03/2016 - 04/2018
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estética e Poética Camponesa
Metodologia Científica
Produção de Gêneros Acadêmicos I
Produção de Gêneros Acadêmicos II
Seminário de Introdução ao Curso

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Licenciatura em Educação do Campo da UFMS/Campus Campo Grande.

Atividades

04/2015 - 02/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, .

Linhas de pesquisa
Educação do Campo
02/2015 - 03/2016
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação do Campo: Movimentos Sociais, Legislação e Organização da Educação Nacional
Introdução aos Estudos de Linguagens e Códigos

REUNI CAPES, REUNI CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria

Atividades

08/2012 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento , UnB, .


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Funções: ministração de aulas e atividades, como estagiária, na disciplina Morfologia do curso de Letras (Campus Darcy Ribeiro/UnB) sob a supervisão e orientação do Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes.


UDF, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Letras
Outras informações
Disciplinas ministradas: Semântica e Pragmática; Sintaxe da Língua Portuguesa III; Morfologia; Fonética e Fonologia e Orientação de TCC.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Letras, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estilística, Sociolingüística e Literatura Infantil II


Colégio Olimpo - Brasília, CO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Português do Ensino Fundamental, Carga horária: 19


Escola Municipal Maria da Terra, E M M T, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 30


Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, E M M C C, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Colégio Visão, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora de textos do Ensino Médio



Linhas de pesquisa


1.
Gramática, discurso e ensino: funcionalismo tipológico e cognitivista
2.
Língua, Interação Sociocultural e Letramento
3.
Educação do Campo
4.
Educação do Campo e letramentos campesinos


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Grupo de Estudos Funcionalistas: Gramática, Discurso e Ensino
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Dioney Moreira Gomes - Coordenador.
2014 - 2017
Grupo de Pesquisa NEPECAMPO
Descrição: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação do Campo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Letramentos Múltiplos
Descrição: Pesquisa visa investigar os letramentos que ocorrem na escola e em outros contextos do campo (Quilombola e Indígena). Fundamenta-se na Sociolinguística, Análise do Discurso, Teoria dos Gêneros Discursivos e nos conhecimentos do Letramento como prática social. A Metodologia se espelha na Etnografia. O grupo que desenvolve a pesquisa é formado por educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC/FUP. E também por pesquisadores colaboradores da Pós-Graduação em Linguística e Educação do Campo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador / Djiby Mané - Integrante / Gilberto Paulino de Araújo - Integrante / Severina Alves Almeida - Integrante / Ana Aparecida Vieira de Moura - Integrante / Ana Cristina Araújo - Integrante / Catarina Santos Machado - Integrante / Juliana Andrea Oliveira Batista - Integrante / Vangela do Carmo Vasconcelos - Integrante / Silvia Naara Oliveira - Integrante.
2011 - Atual
Grupo de Pesquisa SOLEDUC - (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação
Descrição: Agregar pesquisas realizadas no âmbito da (Socio)linguística e dos letramentos múltiplos realizadas em diferentes contextos sociais, que abrangem a investigação na língua, linguagem, diversidade cultural e identitária, principalmente em comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), contemplando a educação na concepção inter e transdisciplinar. Além disso, focar também contextos que envolvam a leitura e a escrita nas diversas práticas sociais. Esse trabalho repercute no registro de variedades linguísticas do Português Brasileiro, língua em situação de contato: bilinguismo, impacto da leitura e da escrita na sociedade, conforme o contexto de circulação dessas modalidades e promoção de uma educação linguística mais centrada na realidade social das pessoas, tendo em vista territórios físicos e virtuais. Finalmente, contribuir para a produção de material didático no contexto de suas referências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador / Djiby Mané - Integrante / Gilberto Paulino de Araújo - Integrante / Severina Alves Almeida - Integrante / Ana Aparecida Vieira de Moura - Integrante / Ana Cristina Araújo - Integrante / Catarina Santos Machado - Integrante / Juliana Andrea Oliveira Batista - Integrante / Silvia Naara Oliveira - Integrante.
2010 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2017
Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa funcional-tipológica e ao ensino
Descrição: Que língua o brasileiro naturalmente adquire em seu meio social e cultural? Afinal, por que os índices de analfabetismo funcional são tão altos em nosso país? Essas duas perguntas são os eixos deste projeto, que visa a identificar traços da morfologia e da sintaxe do português nosso de cada dia. Partimos de um quadro teórico funcionalista e tipológico para registrar, descrever e explicar o sistema linguístico do Português falado no Brasil: uma variedade ou uma língua diferente do Português da Gramática Normativa, esse evidentemente um Português Alienígena? Um dos objetivos é também refletir sobre o ensino do Português Normativo frente ao nosso modo natural de falar. Entenda-se "modo natural de falar" como o modo que contém traços linguísticos adquiridos pela maioria da população brasileira e que a escolarização não consegue suprimir. Registre-se que não objetivamos o fim do ensino de gramática, mas uma reflexão profunda sobre o que é a gramática da escola e o que é a gramática do Brasil. Seus lugares devem ser garantidos, e um caminho talvez seja percebê-las e ensiná-las como dois sistemas e não como variantes de um único sistema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Dioney Moreira Gomes - Coordenador / Ana Paula Rodrigues - Integrante / Isabella Siqueira Toguchi - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Curso de Especialização em Educação do Campo na área de Linguagem: Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino Básico
Descrição: Esse curso é ofertado aos egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Fup (campesinos e quilombolas), professores de escolas do campo que não se formaram na LEdoC da região de Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Tem como metodologia a Pedagogia da Alternância e contexto virtual. O prof. Djiby Mané (FUP) é o coordenador geral e as professoras Rosineide Magalhães de Sousa (FUP/UnB) e Roberta Rocha Ribeiro (UFG) são as coordenadoras pedagógicas do curso de formação continuada, cujo eixo transdisciplinar é composto pela Sociolinguística e pelos letramentos múltiplos. Esse curso tem em seu corpo docente, pessoas da UNB/UFTO e UFG, mestrandas e doutorandas da UnB, do Programa em Pós -Graduação em Linguística..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (42) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante / Djiby Mané - Coordenador / Gilberto Paulino de Araújo - Integrante.
2016 - 2016
Apoio ao desenvolvimento local de tecnologias sociais Agroecológicas e de Educação do Campo no Mato Grosso do Sul
Descrição: Com base no princípio da indissociabilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, este projeto propõe o estabelecimento de espaços permanentes de referência, formação e ação social orientados à agroecologia e à educação do campo nas comunidades escolares dos municípios de Sidrolândia e Anastácio como centros irradiadores para outras localidades no estado de Mato grosso do Sul. O trabalho consiste na execução de ações de formação, pesquisa-ação e produção agroecológica nos municípios de Anastácio e Sidrolândia - MS, onde o trabalho acontecerá nas Escolas Municipais São Manoel e Eldorado, respectivamente, e nas comunidades rurais do seu entorno. A origem desta proposta de extensão se dá no conjunto de reflexões sobre as tecnologias sociais apropriadas para a agricultura familiar, os riscos à saúde humana e ambiental pelo uso de agrotóxicos na agricultura, a segurança e soberania alimentar, e a educação do campo, que acontecem no âmbito do curso de graduação em educação do Campo. Serão acionados vários métodos e ferramentas de trabalho participativo, tais como as de Diagnóstico Rural Participativo, oficinas participativas de troca de experiências, apoio à instalação de unidades experimentais demonstrativas em hortas familiares, comunitárias e escolares para o compartilhamento das tecnologias agroecológicas, viveiros de mudas e banco de sementes da agrobiodiversidade local...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
GESPEM - Grupo de Estudos sobre o Pensamento Marxista
Descrição: Por meio do presente projeto temos como intuito constituir e consolidar o GESPEM Grupo de Estudos sobre o Pensamento Marxista. Trata-se de uma ação que irá congregar professores da rede pública de ensino, movimentos sociais, organizações sindicais, estudantes de graduação e demais interessados no estudo e aproximação com as principais temáticas, conceitos e categorias do pensamento e da obra de Marx e Engels. Assim sendo, implica em uma ação de caráter formativo, eminentemente coletivo e organizado no intuito de compreender as principais discussões no interior do marxismo para que possamos compreender de modo mais profundo e elaborado a realidade social em seus múltiplos e variados aspectos e dimensões. O pensamento marxiano inspirou e inspira a pesquisa científica e a ação concreta de pesquisadores e agentes das diversas áreas do conhecimento, sendo esta uma das premissas em se constitutir o GESPEM, ou seja, no intuito de criar uma rede de estudos sobre esta corrente teórica em suas várias contribuições...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Projeto de Ensino Oficina de Letramentos II
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Programa de formações artístico-culturais através da EAD
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - Atual
A Produção do GTA Resenha pelos acadêmicos dos 1º e 2º períodos do Curso de Pedagogia da UFT, Câmpus de Arraias
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - Atual
Oficinas de Gêneros Textuais Acadêmicos I
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto de Ensino Oficina de Letramentos I
Descrição: O Projeto de Ensino "Oficina de Letramentos I" contempla o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMS - Campus Campo Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2017
Produção de material didático interdisciplinar e de pesquisa interdisciplinar
Descrição: Produção de duas publicações. Um livro que reúne pesquisas realizadas por bolsistas do PIBID Diversidade, das áreas de Linguagem, Ciências da Natureza e Matemática. E um caderno didático dessas áreas cujo o tema central é Água. As duas publicações traz temáticas ligadas à sustentabilidade, meio ambiente, educação do campo, práxis pedagógica de sala de aula e principalmente a abordagem dos múltiplos letramentos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade
Descrição: Este projeto tem o objetivo de fortalecer a formação inicial de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC desde o início da Graduação. Ações do programa consistem na formação, pesquisa e extensão nas escolas públicas e nas comunidades campesinas da região de Goiás e do Distrito Federal, especificamente, nas comunidades Quilombolas, do Norte de Goiás. O projeto integra ações sociais, aumento de nível de letramento dessas comunidades, inclusive dos alunos do ensino básico (cerca de 300 alunos), letramento acadêmico dos graduandos bolsistas do PIBID (60 bolsistas) e de 6 Supervisores e, ainda, pesquisa multidisciplinar (Linguagens , Ciências da Natureza e Matemática) e extensão. Egressos da LEdoC, mestrandos e doutorandos da Linguística e da Educação do Campo participam como pesquisadores no programa. O PIBID Diversidade está institucionalizado na Faculdade UnB Planaltina. É fomentado e financiado pela CAPES, sob o número 129131..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Inovação no ensino de Morfossintaxe Contrastiva de Línguas Modernas e de Morfologia: preparando professores de Português como Segunda Língua e como Língua Materna
Descrição: O presente projeto visa criar um novo ambiente no ensino de Morfologia e de Morfossintaxe Contrastiva de Línguas Modernas, a partir da preparação de material didático eletrônico pautado, sobretudo, em princípios condizentes com uma didática sociointeracionista e cognitivamente desafiante. Nesse sentido, os pressupostos teóricos deste trabalho contemplam conhecimentos acerca dos fenômenos morfológicos e morfossintáticos, bem como a respeito da prática de ensino de língua materna e de segunda língua..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Dioney Moreira Gomes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Entrepalavras
2015 - Atual
Periódico: Boletim Educarte


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professora homenageada, Licenciatura em Educação do Campo da UnB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, R. R.2015RIBEIRO, R. R.; GOMES, D. M. . O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 12, p. 158-174, 2015.

2.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de2014CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; TOGUCHI, I. S. ; RIBEIRO, R. R. ; ARAUJO, G. P. . A flexiderivação como espectro analítico para a configuração de substantivos femininos no Português. REVISTA PORTUGUESA DE HUMANIDADES, v. 18-1, p. 5-26, 2014.

3.
MOTA-SILVA, M. F. R.2014MOTA-SILVA, M. F. R. ; RIBEIRO, R. R. ; SANTOS, E. C. S. . LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS SOCIAIS NO CIBERESPAÇO A PARTIR DA ACESSIBILIDADE E FREQUÊNCIA DE USO. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE), v. 15, p. 14, 2014.

4.
GALVAO, V. C. C.2007GALVAO, V. C. C. ; RIBEIRO, R. R. . Relações entre nome e lugar: uma análise da toponímia oficial de Piracanjuba. TEMPORIS(AÇÃO) (UEG), v. 1, p. 4, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, R. R.; FELIX, A. S. ; VIANA, K. M. N. ; ESCORCIO, M. C. S. F. . Substantivos femininos em português e flexiderivação: reflexões de diferentes usos em contextos da Licenciatura em Educação do Campo. In: George Leonardo Seabra Coelho; Gilberto Paulino de Araújo. (Org.). Educação do Campo e Cidadania no Brasil Contemporâneo. 1ed.Palmas: EDUFT, 2018, v. 1, p. 257-276.

2.
RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, T. A. ; SANTOS, E. C. S. . Transitividade e regência no gênero Resumo: uma abordagem cognitivo-funcional. In: Gissele Alves; Luciane Cristina Eneas Lira; Raquel Sena Mendes. (Org.). Linguagem e Ensino em Diálogos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 51-64.

3.
COUTO, D. J. F. ; ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . A produção escrita na perspectiva do Letramento e dos Gêneros Textuais: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa na Escola Municipal Rainha da Paz - Bom Jesus da Palma/TO. In: Erasmo Baltazar Valadão; Denise de Oliveira Alves; Norma Lucia Neris de Queiroz. (Org.). Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 191-206.

4.
SILVA, A. F. ; RIBEIRO, R. R. ; CARVALHO, Maria Cristina Morais de . ANÁLISE DA VOZ ATIVA NO GÊNERO NOTÍCIA PRODUZIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA VÃO DE ALMAS-GO. In: Rosineide Magalhães de Sousa; Mônica Castagna Molina; Ana Cristina de Araújo. (Org.). Letramentos múltiplos e Interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. 1ed.Brasília: Decanato de Extensão/UnB, 2016, v. , p. 11-.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, R. R.. Princípios Funcionalistas Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa nos Níveis Fundamental e Médio. In: III Mostra de Extensão e Cultura da UFG, 2005, Goiânia. II CONPEEX, 2005.

2.
RIBEIRO, R. R.; VALE, Oto Araújo . Dicionários eletrônicos de formas verbais compostas do português do Brasil: tipologia das expressões com o verbo dar. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFG, 2004, Goiânia. XII Seminário de Iniciação Científica da UFG / I CONPEEX, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, R. R.. A ecoetnografia como proposta de postura metodológica. In: IV EBE, 2018, Fortaleza. Anais do IV Encontro Brasileiro de Ecolinguistica. Fortaleza: Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, 2018. v. 1. p. 6-66.

2.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em discursos sobre o parto em uma comunidade quilombola de Goiás: uma abordagem funcionalista e discursiva. In: XVIII Congreso Internacional ALFAL Colombia 2017, 2017, Bogotá. Programación y Resúmenes, 2017.

3.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P. ; FERREIRA, T. B. . Interfaces entre Ecolinguística e Letramentos: as contribuições do ecossistema da língua nas vivências dos letramentos como práticas sociais no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo da UFT/Campus Arraias. In: III EBIME: Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística, 2017, Feira de Santana. Caderno de Resumos do III Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística, 2017.

4.
RIBEIRO, R. R.. As contribuições metodológicas e analíticas da ecolinguística para uma pesquisa funcional discursiva. In: III Encontro Brasileiro de Ecolinguística, 2016, Brasília. Caderno de Resumos III Encontro Brasileiro de Ecolinguística, 2016.

5.
RIBEIRO, R. R.. Construindo pontes de Letramentos Acadêmicos na Licenciatura em Educação do Campo da UFT - Campus Arraias a partir do gênero Resumo. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 13.

6.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em discursos sobre o parto na comunidade quilombola/kalunga Vão de Almas- GO: uma análise funcionalista e discursiva. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 13.

7.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. ; ARAUJO, G. P. . O GÊNERO CARTA DO LEITOR À LUZ DA RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E MEIO AMBIENTE: reflexões com estudantes de uma escola pública do Sol Nascente (Ceilândia-DF). In: ICCAL, 2015, Brasília. Caderno de resumos [do] International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015.

8.
ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . As imbricações interacionais da voz ativa em resenhas escritas por educandos da Licenciatura em Educação do Campo/UnB à luz da sociolinguística interacional: uma interface entre estruturas linguísticas e territórios campesinos. In: XVII Congresso ALFAL, 2014, João Pessoa. ANAIS, 2014.

9.
RIBEIRO, R. R.; GOMES, D. M. . A transitividade em discursos sobre o parto da comunidade kalunga Vão de Almas-GO: uma abordagem funcional-tipológica. In: XVII Congresso ALFAL, 2014, João Pessoa. ANAIS, 2014.

10.
RIBEIRO, R. R.. Os discursos e a transitividade em dissertações dos licenciandos/as em educação do campo da UnB. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

11.
RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, T. A. ; SANTOS, E. C. S. . A regência e a Transitividade no Gênero Resumo: uma abordagem funcional-cognitiva.. In: IV CIELLA, 2013, Belém. Caderno de Resumos, 2013.

12.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. . A construção reflexiva no gênero do discurso memória: um estudo de caso. In: IV SIMELP, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos, 2013.

13.
RIBEIRO, R. R.; FERREIRA, T. B. ; SOUSA, R. M. . A justificativa como gênero do discurso em monografias e suas relações com a formação docente. In: VII SIGET, 2013, Fortaleza. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

14.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. ; ROSA, C. R. P. . A alternância entre o uso do pronome oblíquo na construção reflexiva prototípica do PB e o apagamento do pronome nessa construção no gênero do discurso Memória: um estudo de caso. In: 61 Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Programação e resumos, 2013.

15.
FERREIRA, T. B. ; RIBEIRO, R. R. . O letramento em educação do campo (UnB): estruturas morfossintáticas que revelam práticas sociais. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

16.
RIBEIRO, R. R.; GALVAO, V. C. C. ; CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; ROSA, C. R. P. ; SILVA, J. O. S. . Contribuições da teoria funcional da linguagem para o ensino de língua materna. In: VI ENEEB, 2008, Goiânia. Programação e Resumos, 2008.

17.
RIBEIRO, R. R.; GALVAO, V. C. C. . A organização da transitividade em redações escolares. In: IX Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2008, Goiânia. Programação e resumos, 2008.

18.
RIBEIRO, R. R.; GALVAO, V. C. C. . O tratamento da transitividade em cartas do leitor à luz do funcionalismo. In: VIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2007, Goiânia. Programação e resumos, 2007.

19.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade à luz do funcionalismo em carta do leitor. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. Programação e Caderno de Resumos, 2007.

20.
RIBEIRO, R. R.; OLIVEIRA, A. C. R. C. . O tratamento da transitividade no ensino de língua portuguesa à luz do funcionalismo. In: I Encontro de Lingüística Funcional de Barra do Garças, 2006, Barra do Garças. Caderno de Resumos, 2006.

21.
RIBEIRO, R. R.; GALVAO, V. C. C. . Princípios funcionalistas aplicados ao ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio. In: VII Colóquio de pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão-Programação e Resumos, 2006.

22.
GALVAO, V. C. C. ; HIRATA-VALE, F. B. M. ; OLIVEIRA, A. C. R. C. ; RAUBER, A. L. ; ROSA, C. R. P. ; MENDES, D. F. R. ; ALVES, E. ; FILETTI, E. ; ARRIEL, I. C. G. ; COSTA, K. S. ; SILVA, L. A. ; RIBEIRO, R. R. ; FERNANDES, E. M. F. ; PINHEIRO, R. G. . Grupo de estudos teóricos funcionalistas - GEF: a constituição de um grupo de pesquisa. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão-Programação e Resumos, 2006.

23.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade no ensino de língua portuguesa à luz do funcionalismo. In: Simpósios Integrados de Letras, 2005, Goiânia. Simpósios Integrados de Letras, 2005.

24.
RIBEIRO, R. R.. Princípios funcionalistas aplicados ao ensino de Língua Portuguesa nos níveis fundamental e médio. In: VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa, 2005, Catalão. VI Simpósio de Letras - Linguagem e Literatura: Ensino e Pesquisa, 2005.

25.
RIBEIRO, R. R.; BORGES, R. R. ; BRAGA, N. X. . Os usos do verbo poder no português do Brasil do século XVI ao século XX. In: I Jornada de Filologia Românica, 2005, Goiânia. I Jornada de Filologia Românica-Caderno de Resumos, 2005.

26.
RIBEIRO, R. R.; VALE, Oto Araújo ; RASSI, Amanda Pontes ; CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; MESQUITA, Marina Cardozo . Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do português do Brasil. In: V Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2004, Goiânia. V Colóquio de Pesquisa e Extensão - Programação e Resumos, 2004.

27.
RIBEIRO, R. R.; RASSI, Amanda Pontes . Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do português do Brasil: tipologia das expressões construídas com os verbos fazer e dar. In: XV FALE, 2004, Palmas. XV FALE, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, R. R.. A ecoetnografia como proposta de postura metodológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em discursos sobre o parto em uma comunidade quilombola de Goiás: uma abordagem funcionalista e discursiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P. ; FERREIRA, T. B. . Interfaces entre Ecolinguística e Letramentos: as contribuições do ecossistema da língua nas vivências dos letramentos como práticas sociais no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo da UFT/Campus Arraias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, R. R.. Os Letramentos como Práticas Sociais e suas Contribuições para a Educação do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBEIRO, R. R.. O discurso do parto da mulher quilombola/kalunga do Vão de Almas-GO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIBEIRO, R. R.. LEdoC e a produção do conhecimento: contribuições epistemológicas da alternância na formação na área de conhecimento de Linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, R. R.. AS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS E ANÁLITICAS DA ECOLINGUÍSTICA PARA UMA PESQUISA FUNCIONAL DISCURSIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, R. R.. Os letramentos na comunidade quilombola/kalunga Vão de Almas-GO: interfaces entre letramentos dentro e além do ambiente escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RIBEIRO, R. R.. Construindo pontes de Letramentos Acadêmicos na Licenciatura em Educação do Campo da UFT - Campus Arraias a partir do gênero Resumo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em discursos sobre o parto na comunidade quilombola/kalunga Vão de Almas- GO: uma análise funcionalista e discursiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. ; ARAUJO, G. P. . O GÊNERO CARTA DO LEITOR À LUZ DA RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E MEIO AMBIENTE: reflexões com estudantes de uma escola pública do Sol Nascente (Ceilândia-DF). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RIBEIRO, R. R.. As relações entre os gêneros discursivos justificativa e monografia: imbricações para a formação docente no contexto da LEdoC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
RIBEIRO, R. R.; GOMES, D. M. . A transitividade em discursos sobre o parto da comunidade kalunga Vão de Almas-GO: uma abordagem funcional-tipológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . As imbricações interacionais da voz ativa em resenhas escritas por educandos da Licenciatura em Educação do Campo/UnB à luz da sociolinguística interacional: uma interface entre estruturas linguísticas e territórios campesinos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, R. R.. A aplicação das concepções de Letramentos em sala de aula: planejamento de oficinas para a Escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, R. R.. Os discursos e a transitividade em dissertações dos licenciandos/as em educação do campo da UnB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FERREIRA, T. B. ; RIBEIRO, R. R. . O letramento em educação do campo (UnB): estruturas morfossintáticas que revelam práticas sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. . A construção reflexiva no gênero do discurso memória: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; RIBEIRO, R. R. ; ROSA, C. R. P. . A alternância entre o uso do pronome oblíquo na construção reflexiva prototípica do PB e o apagamento do pronome nessa construção no gênero do discurso Memória: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, T. A. ; SANTOS, E. C. S. . A regência e a Transitividade no Gênero Resumo: uma abordagem funcional-cognitiva.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RIBEIRO, R. R.; FERREIRA, T. B. ; SOUSA, R. M. . A justificativa como gênero do discurso em monografias e suas relações com a formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOTA-SILVA, M. F. R. ; SANTOS, E. C. S. ; RIBEIRO, R. R. . Letramento digital dos moradores das cidades satélites do DF: acessibilidade e frequência de uso do ciberespaço. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade nas tipologias dissertativas produzidas por licenciandos em educação do campo da UnB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em cartas do leitor à luz do funcionalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
RIBEIRO, R. R.. Contribuições da teoria funcional da linguagem para o ensino de língua materna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, R. R.. A organização da transitividade em redações escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade em cartas do leitor à luz do funcionalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade à luz do funcionalismo em carta do leitor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade à luz do funcionalismo em carta do leitor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
RIBEIRO, R. R.. Princípios funcionalistas aplicados ao ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ALVES, E. ; ARRIEL, I. C. G. ; COSTA, K. S. ; FERNANDES, E. M. F. ; FILETTI, E. ; GALVAO, V. C. C. ; HIRATA-VALE, F. B. M. ; MENDES, D. F. R. ; OLIVEIRA, A. C. R. C. ; PINHEIRO, R. G. ; RAUBER, A. L. ; RIBEIRO, R. R. ; ROSA, C. R. P. ; SILVA, L. A. . Grupo de estudos teóricos funcionalistas - GEF: a constituição de um grupo de pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
RIBEIRO, R. R.. Princípios funcionalistas aplicados ao ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
RIBEIRO, R. R.; BORGES, R. R. ; BRAGA, N. X. . Os usos do verbo poder no português do Brasil do século XVI ao século XX. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
RIBEIRO, R. R.. O tratamento da transitividade no ensino de língua portuguesa à luz do funcionalismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
RIBEIRO, R. R.; GALVAO, V. C. C. . Princípios Funcionalistas Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa nos Níveis Fundamental e Médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
RIBEIRO, R. R.; VALE, Oto Araújo . Tipologia das expressões construídas com o verbo dar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
RASSI, Amanda Pontes ; RIBEIRO, R. R. . Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do português do Brasil: tipologia das expressões construídas com os verbos fazer e dar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
VALE, Oto Araújo ; RIBEIRO, R. R. ; CARVALHO, Maria Cristina Morais de ; MESQUITA, Marina Cardozo ; RASSI, Amanda Pontes . Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do português do Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, R. R.. III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga 2017 (Conselho Científico).

2.
RIBEIRO, R. R.. VI Semana de Letras da UFPI Caminhos da Linguística e da Literatura na Atualidade 2017 (Conselho Científico).

3.
MANE, D. ; SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. ; ARAUJO, G. P. ; VASCONCELOS, V. C. ; SOARES, S. S. ; OLIVEIRA, S. N. . Planejamento Pedagógico do Curso de Especialização em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino Básico (Educação do Campo) 2017 (Planejamento).

4.
RIBEIRO, R. R.; COELHO, G. L. S. ; SILVA, T. M. F. ; ARAUJO, G. P. ; TEIXEIRA, E. C. ; MOURA, A. A. V. . Educação do Campo e Pesquisa: políticas, práticas e saberes em questão. Goiânia: Editora Kelps, 2016 (Conselho Científico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, R. R.. Parecerista ad hoc para o Volume I, Número 45 (2018) da Revista da Anpoll (ISSN 1982-7830). 2018.

2.
RIBEIRO, R. R.. Parecerista ad hoc de artigo submetido ao volume 8, número 2 (maio-agosto de 2018) da Revista Entrepalavras. 2018.

3.
ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . Revisão do livro Educação do Campo e Cidadania no Brasil Contemporâneo. 2018.

4.
RIBEIRO, R. R.. Parecerista do Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo. 2017.

5.
RIBEIRO, R. R.. Consultora Pedagógica na área de Língua Portuguesa junto ao CESPE/UnB. 2012.

6.
RIBEIRO, R. R.. Consultora Pedagógica na área de Língua Portuguesa junto ao CESPE/UnB. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, R. R.; RICARDO, S. A. R. . Experiências introdutórias no universo do Teatro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, R. R.. O gênero textual 'Tira' em sala de aula de Língua Portuguesa: interfaces entre constituições textuais, discursivas e gramaticais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, R. R.; CUNHA SILVA, L. C. . Letramentos Acadêmicos e Artes Visuais: interfaces. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . Multiletramentos no contexto da Educação do Campo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, A. S. C. ; RIBEIRO, R. R. . Oficina Leituras e letramentos: múltiplos olhares na produção de texto (oral-escrito). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P. . Letramentos Múltiplos: estudo, planejamento e ação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RIBEIRO, R. R.; GOMES, D. M. . Relatório de Bolsas REUNI de Mestrado e Doutorado. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
SOUSA, R. M. ; MANE, D. ; MOURA, A. A. V. ; RIBEIRO, R. R. . Relatório Final do Projeto Pontes Grupo de Pesquisa: Sociolinguística e Educação do Campo. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
RIBEIRO, R. R.; BATISTA, E. A. . Atendimento aos discentes com defasagem cognitiva do curso de Letras da UDF. 2011. (Proposta de projeto interno da UDF).

10.
RIBEIRO, R. R.. A transitividade em gêneros textuais jornalísticos que abordam a temática "Violência, Direitos Sociais e Humanos": uma proposta de aplicação para o ensino de língua portuguesa. 2011. (Proposta de projeto interno da UDF).

11.
RIBEIRO, R. R.; ROSA, C. R. P. . Introdução aos estudos funcionalistas da linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RIBEIRO, R. R.; OLIVEIRA, A. C. R. C. . O tratamento da transitividade no ensino de língua portuguesa à luz do funcionalismo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
RIBEIRO, R. R.. Relatório Final de Bolsista PROEC/UFG. 2006. (Relatório de pesquisa).

14.
RIBEIRO, R. R.. Relatório Final de Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, M. G.; SOUZA, B. O.; PORTELA, C. A.; RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.. Participação em banca de Adão Fernandes da Cunha. O calendário agrícola na Comunidade Kalunga Vão de Almas: uma proposição a partir das práticas de manejo da mandioca. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto Povos Terras Tradicionais) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SIVERES, L.; CUNHA, C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Edney Gomes Raminho. DIÁLOGO E DIALOGICIDADE: CONDUÇÃO PARA O ENSINO DA LEITURA COMO FENÔMENO TRANSDISCIPLINAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.; SILVA, J. N.. Participação em banca de Eliane Ribeiro de Araujo Queiroz. Apropriação do laptop educacional por alunos das escolas do campo de Arraias-TO: uma prática vivenciada através do Programa Um Computador por Aluno - (PROUCA)-Tocantins. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
RIBEIRO, R. R.; NEIVA, S. M. F.; ARAUJO, G. P.. Participação em banca de Eliane Fátima Soares de Jesus. Uso do laptop educacional na Escola Municipal Gregório Barreto e Melo: um estudo sobre o ProUCA/UFT Tocantins. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
ARAUJO, G. P.; RIBEIRO, R. R.; PIMENTA, A. R.. Participação em banca de Domingos de Jesus Ferreira Couto. A escrita na perspectiva do letramento e dos gêneros textuais: um estudo na Escola Municipal Rainha da Paz - Bom Jesus da Palma/TO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.; SILVA, H. T.. Participação em banca de Eliana Costa Gomes.Análise toponímica de Bom Jesus da Palma-TO a partir das vivências da comunidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.; SILVA, H. T.. Participação em banca de Gabriela Rodrigues de Almeida.Os letramentos no sexto ano de uma escola de Bom Jesus da Palma-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; SILVA, M. M. R.. Participação em banca de Célia Castro de Torres.Festa de São João Batista na Comunidade Kalunga Fazenda Sicuri: um evento sociocultural e identitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

4.
RIBEIRO, R. R.; MONTEIRO, H. S. R.; SOUZA, P. F. R.. Participação em banca de Márcia Cristina Garcia.O protagonismo da Mulher do Campo e o capítulo 7 do II Plano Nacional de Políticas para Mulheres (2008): análises e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás.

5.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Edinéia Gonçalves de Brito.Letramento e inclusão social: ações educacionais no Ensino Médio do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim - Cavalcante/GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

6.
ALMEIDA, S. A.; SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Valdete Ferreira da Silva.Gênero Textual: resgate de lendas do povo Kalunga da Vila Morro Encantado, Cavalcante/GO, e suas contribuições desde a alfabetização até o final da 1ª fase do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

7.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Maria Helena Serafim Rodrigues.Multimodalidade discursiva: oralidade e letramento em uma perspectiva de inclusão social do povo Kalunga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

8.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; MANE, D.. Participação em banca de Emerson Nunes de Souza.A relação entre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a metodologia de ensino utilizada na Escola Municipal Princesa Isabel-MG: reflexão e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB Planaltina.

9.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, A. C.; ARAUJO, G. P.; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria Pereira dos Santos.O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos: um estudo no contexto da Escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

10.
SOUSA, R. M.; ARAUJO, A. C.; ARAUJO, G. P.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Adão Fernandes da Cunha.Sustentabilidade ambiental na comunidade kalunga Vão de Almas: uma pesquisa na perspectiva ecolinguística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

11.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Josina Pereira da Silva.As fábulas kalungas na comunidade Vão de Almas: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

12.
SOUSA, R. M.; MOURA, A. A. V.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Pedra Gabriela Correa da Costa.A variedade linguística intergeracional: da Escola Municipal Santa Teófila ao contexto familiar, um enquadre de Buritis-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

13.
SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.. Participação em banca de Luzilene Barbosa de Jesus.O léxico das plantas medicinais na comunidade Itaúna: uma abordagem da variedade popular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

14.
MANE, D.; SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Ana Patrícia da Silva.As variações linguísticas no assentamento Brejão e seus reflexos no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa na Escola Municipal Isolada Fazenda Palmeiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

15.
SOUSA, R. M.; MOLINA, M. C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Ivandice de Souza Correa.Letramentos na Escola Municipal Flor da Terra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

16.
SOUSA, R. M.; RECK, J.; MOLINA, M. C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Simone Rodrigues Barbosa.A intertransdisciplinaridade nas práticas de Letramentos Múltiplos na Escola Municipal Fazenda Santo Antônio das Palmeiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

17.
SOUSA, R. M.; MOLINA, M. C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Elaine Peres Muller.Variação linguística e ensino na Escola Polo Municipal Rural São Manuel Anastácio-MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

18.
SOUSA, R. M.; MANE, D.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Edinamar Gonçalves de Brito.Estigmatização linguística no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim em Cavalcante-GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

19.
RIBEIRO, R. R.; CARVALHO, Maria Cristina Morais de; SOUSA, R. M.; GOMES, D. M.. Participação em banca de Alexandrina Ferreira da Silva.A VOZ ATIVA À LUZ DO FUNCIONALISMO EM TEXTOS DO GÊNERO NOTÍCIA PRODUZIDOS POR EDUCANDOS KALUNGA DO 7º ANO DA ESCOLA SANTO ANTONIO DO VÃO DE ALMAS-GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina.

20.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Vany Ribeiro dos Santos.O confronto entre o pagão e o cristão em Dorian Gray, personagem de Oscar Wilde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

21.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Ana Cláudia Silva de Andrade.The Great Gatsby: uma análise comparativa entre obra literária e adaptação fílmica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

22.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Leila Maria Costa de Abreu.O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde: aproximações entre Literatura e Cinema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

23.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Patrícia Pereira Carvalho.Orlando de Virginia Woolf: Comportamento, Vestimenta e Gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

24.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Solange Sousa Vaz da Gama.Análise das personagens Elinor e Marianne em Razão e Sensibilidade, de Jane Austen. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

25.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Rosenilde Rodrigues de França.Retratos da "Era do Jazz" em O Grande Gatsby, de Francis Scott Fitzgerald. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

26.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Dilza Soares de Freitas.Uma análise do gênero redação escolar argumentativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

27.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Juan Carlos Gaviria Franco.O Realismo Mágico em Cem Anos de Solidão: uma análise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

28.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Glaucia Celene Coutinho de Melo.A personificação da morte em As Intermitências da Morte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

29.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Roselayne Miranda dos Santos.Uma pesquisa sobre a metodologia utilizada no ensino de língua espanhola em uma instituição do DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

30.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Suyane Kisla Batista Medeiros.A motivação no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira em um curso de graduação em Letras Português/Espanhol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

31.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Ariane Neri dos Santos.Um estudo sobre o ensino de variações dialetais da língua espanhola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

32.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Caroline Ribeiro da Silva.O ensino de língua espanhola para a terceira idade: estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

33.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Walberliz Lima da Silva.A leitura em sala de aula: da teoria à prática na segunda fase do ensino fundamental em uma escola de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

34.
FONTENELE, T. de O.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES, L. D. C.. Participação em banca de Alessandra da Silva Costa.A leitura em escolas de comunidades carentes: Centro de Ensino Fundamental 412 Samambaia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

35.
KUWAE, L. H. Y.; RIBEIRO, R. R.; SATHLER, E. H. B.. Participação em banca de Teresinha Bezerra Lima.A produção textual na modalidade escrita na Educação de Jovens e Adultos - EJA: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

36.
KUWAE, L. H. Y.; RIBEIRO, R. R.; SATHLER, E. H. B.. Participação em banca de Alyne Silva Valério.Métodos de ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos - leitura e interpretação de texto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

37.
KUWAE, L. H. Y.; RIBEIRO, R. R.; SATHLER, E. H. B.. Participação em banca de Glauciene Dias Moraes.A intertextualidade como recurso de estruturação de criação nas obras musicais de Juanes e Maná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

38.
KUWAE, L. H. Y.; RIBEIRO, R. R.; SATHLER, E. H. B.. Participação em banca de Apoliane Lima Euclydes.Como os professores de língua materna lidam com o preconceito linguístico na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

39.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Maria da Conceição Batista de Brito.Análise das ideologias presentes no discurso dos porcos na fábula A revolução dos bichos, de George Orwell. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

40.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Maria Aparecida Vieira de Sá.Análise da construção identitária da presonagem Macabéa de A Hora da Estrela, obra de Clarice Lispector. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

41.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Tatiane de Souza Alves.A utilização da revista Veja no ensino médio como incentivo à leitura, à produção de texto e à informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

42.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Carlos José Maurente da Fonseca.O impacto da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S) no aprendizado dos alunos do curso de Letras do 5º e 6º smestres de uma universidade particular do Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

43.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Vânia Fonseca Rodrigues.Tertúlia Literária Dialógica como alternativa ao ensino e aprendizagem de Literatura na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

44.
SATHLER, E. H. B.; RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.. Participação em banca de Elem Mariane da Costa Soares.Gêneros Textuais: uma abordagem sobre o trabalho de produção textual no livro didático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

45.
RIBEIRO, R. R.; BRAGA, C. R. V.. Participação em banca de Bruno Amadeus Sales Marinho de Sousa.Análise do processo de derivação de substantivos presentes em notícias esportivas do jornal Correio Braziliense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - UDF Centro Universitário.

46.
RIBEIRO, R. R.; BATISTA, E. A.. Participação em banca de Marly Goveia de Souza da Costa.A transitividade em tipologias injuntivas presentes no gênero horóscopo à luz do funcionalismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - UDF Centro Universitário.

47.
RIBEIRO, R. R.; KUWAE, L. H. Y.; SATHLER, E. H. B.. Participação em banca de Milene Maria Leão de Souza.Análise do falar de um nordestino e de uma nordestina que residem em Brasília sob a égide da Sociolinguística Variacionista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - UDF Centro Universitário.

48.
BRAGA, C. R. V.; RIBEIRO, R. R.; FONTENELE, T. de O.. Participação em banca de Suelen Aline de A. Rakowicz.Santiago, personagem de Ernest Hemingway: superação dos limites humanos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UDF.

49.
ROSA, C. R. P.; RIBEIRO, R. R.; MATEUS, N. T. C.. Participação em banca de José Maria do Nascimento Júnior.A aplicabilidade da gramática reflexiva no ensino de língua portuguesa numa escola pública de ensino médio na Cidade de Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, G. P.; SCHNEIDER, D. C.; PEDREIRA, C. S.. Banca Avaliadora do Processo de Seleção para Professor Substituto do Curso de Educação do Campo. 2017. Universidade Federal do Tocantins.

2.
LAMOIA, M. G.; SANTOS, W. R.; RIBEIRO, R. R.; SANTOS, A. R. P.. Banca Avaliadora do Processo de Seleção para Professor Substituto do Curso de Educação do Campo Artes Visuais e Música. 2017. Universidade Federal do Tocantins.

3.
MANE, D.; SOUSA, R. M.; RIBEIRO, R. R.. Banca Avaliadora para seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Língua Portuguesa aplicada ao Ensino Básico. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional 20 anos da Educação do Campo e do PRONERA. 2018. (Encontro).

2.
IV EBE. 2018. (Encontro).

3.
III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga.Lançamento do livro Letramentos Múltiplos e Interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. 2017. (Encontro).

4.
III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga. 2017. (Encontro).

5.
Seminário de Integração de Múltiplos Letramentos. 2017. (Seminário).

6.
Seminário do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação Míl. 2017. (Seminário).

7.
II Encontro de Educação do Campo e I Simpósio de Educação Musical e Artes Visuais na Educação do Campo. 2016. (Encontro).

8.
II Encontro Integrador da Educação do Campo. 2016. (Encontro).

9.
III Encontro Brasileiro de Ecolinguística. 2016. (Encontro).

10.
I Seminário Interinstitucional de Letramentos Múltiplos. 2016. (Seminário).

11.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Outra).

12.
Conferência Discurso e Desigualdade Social. 2015. (Outra).

13.
Defesa pública da dissertação. 2015. (Outra).

14.
I Colóquio de Linguística Aplicada Crítica e Sociolinguística Educacional. 2015. (Outra).

15.
Evento de Extensão Tópicos em Sintaxe. 2014. (Outra).

16.
Primeiro Encontro de Pesquisa do Território Kalunga e Comunidades Rurais.Discursos e oficinas sobre o parto da comunidade Kalunga Vão de Almas-GO. 2014. (Outra).

17.
Seminário de Integração de Múltiplos Letramentos. 2014. (Seminário).

18.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2013. (Congresso).

19.
I Encontro Brasileiro de Ecolinguística. 2012. (Encontro).

20.
III Seminário Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares. 2012. (Seminário).

21.
VII Congresso Internacional da Abralin. 2011. (Congresso).

22.
III Encontro do Grupo de Estudos Avançados de Sociolinguística - GEAS. 2010. (Encontro).

23.
Abertura Oficial da Programação dos Dez Anos dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. 2008. (Encontro).

24.
Princípios funcionalistas aplicados à descrição do Português. 2008. (Outra).

25.
IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2007. (Congresso).

26.
Reunião do Projeto de Lexicalização no Português Escrito do Centro-Oeste. 2007. (Outra).

27.
VI Simpósio Internacional do PHPP - Projeto Caipira. 2007. (Simpósio).

28.
12th International Conference on Functional Grammar.12th International Conference on Functional Grammar. 2006. (Outra).

29.
II CONPEEX. II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - II CONPEEX. 2005. (Congresso).

30.
VI Colóquio de Pesquisa e Extensão.VI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).

31.
V Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2004. (Outra).

32.
XV FALE. 2004. (Outra).

33.
II Encontro do Grupo de Estudosde Linguagem do Centro-Oeste.II Encontro do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste. 2003. (Encontro).

34.
54ª Reunião Anual da SBPC.54ª Reunião Anual da SBPC. 2002. (Outra).

35.
Ciclo de Palestras: El componente intercultural en las clases de ELE.Ciclo de Palestras: El componente intercultural en las clases de ELE. 2002. (Outra).

36.
III Seminário Nacional de Língua Portuguesa e Linguística.III Seminário Nacional de Língua Portuguesa e Lingüística. 2002. (Seminário).

37.
Oficina de Redação e Língua Portuguesa.Oficina de Redação e Língua Portuguesa. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, R. R.. Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais. 2018. (Outro).

2.
SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. . Seminário de Integração de Múltiplos Letramentos. 2017. (Outro).

3.
RIBEIRO, R. R.. III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga. 2017. (Outro).

4.
SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. . Seminário do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação. 2017. (Outro).

5.
RIBEIRO, R. R.. Atividades do Projeto de Extensão Educação Linguística e Letramentos Múltiplos do PIBID Diversidade na Semana Universitária do Campus UnB Planaltina. 2017. (Outro).

6.
RIBEIRO, R. R.. Lançamento de livros no III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga. 2017. (Outro).

7.
SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. ; NASCIMENTO, J. F. ; ARAUJO, A. C. . I Seminário Interinstitucional de Letramentos Múltiplos. 2016. (Outro).

8.
RIBEIRO, R. R.. Relatos de experiências na Educação do Campo. 2016. (Outro).

9.
ARAUJO, G. P. ; RIBEIRO, R. R. . Mesa Temática Política e Educação. 2016. (Outro).

10.
PIMENTA, A. R. ; MOURA, S. A. T. ; SANTOS, A. R. P. ; COELHO, G. L. S. ; ARAUJO, G. P. ; SILVA, W. P. ; SANTOS, W. R. ; SILVA, H. T. ; LAMOIA, M. G. ; RIBEIRO, R. R. ; SILVA, T. M. F. ; ABREU, M. C. ; RODRIGUES, R. G. . II Encontro de Educação do Campo e I Simpósio de Educação Musical e Artes Visuais na Educação do Campo. 2016. (Outro).

11.
MOURA, S. A. T. ; PIMENTA, A. R. ; RIBEIRO, R. R. ; ARAUJO, G. P. . Seminário de Encerramento da Pós-Graduação (Especialização) em Educação do Campo - Práticas Pedagógicas - 1ª Turma. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Rodrigues de Almeida. Os letramentos no sexto ano de uma escola de Bom Jesus da Palma-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

2.
Eliana Costa Gomes. Análise toponímica de Bom Jesus da Palma-TO a partir das vivências da comunidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

3.
Márcia Cristina Garcia. O protagonismo da Mulher do Campo e o capítulo 7 do II Plano Nacional de Políticas para Mulheres (2008): análises e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

4.
Maria Pereira dos Santos. O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos: um estudo no contexto da Escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

5.
Alexandrina Ferreira da Silva. A VOZ ATIVA À LUZ DO FUNCIONALISMO EM TEXTOS DO GÊNERO NOTÍCIA PRODUZIDOS POR EDUCANDOS KALUNGA DO 7º ANO DA ESCOLA SANTO ANTONIO DO VÃO DE ALMAS-GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade UnB de Planaltina. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

6.
Bruno Amadeus Sales Marinho de Sousa. Análise do processo de derivação de substantivos presentes em notícias esportivas do jornal Correio Braziliense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UDF. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

7.
Milene Maria Leão de Souza. Análise do falar de um nordestino e de uma nordestina que residem em Brasília sob a égide da Sociolinguística Variacionista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UDF. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.

8.
Marly Goveia de Souza da Costa. A transitividade em tipologias injuntivas presentes no gênero horóscopo à luz do funcionalismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UDF. Orientador: Roberta Rocha Ribeiro.



Outras informações relevantes


Fui aprovada em segundo lugar no concurso público para Professora Assistente (cadastro de reserva) do curso Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (2013). Sou membro como pesquisadora da ABRALIN, GEL/SP e ALFAL. Como doutoranda, cumpri o Estágio Docente 1 (2012) e Estágio Docente 2 (2013) na graduação do curso de Letras (Noturno) da UnB na disciplina Morfologia. Atuação: ministração de aulas sob a orientação e supervisão do Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes. Atuei também como professora-colaboradora em oficinas de Letramentos da Licenciatura em Educação do Campo da UnB (2012-2014). Fui monitora do I Ciclo de Estudos de Lingüística Funcional (UFMT, Barra do Garças/2006), no segundo módulo, intitulado Tópicos de Sintaxe. Atuação: ministração do tópico transitividade em uma perspectiva funcional. Fui bolsista da PROEC/UFG no projeto intitulado Princípios funcionalistas aplicados ao ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, sob a orientação da Profa. Dra. Vânia Cristina Casseb Galvão (2005). Atuação: ministração e preparação de aulas, ao lado da orientadora, em um curso destinado a professores de português da rede pública e estudantes de Letras a partir do 4º ano. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq) no projeto intitulado Tipologia das expressões construídas com o verbo dar, sob a orientação do Prof. Dr. Oto Araújo Vale (2004). Atuação: pesquisa em lexicografia e elaboração de relatórios.
Atuei como monitora do II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (2003). Atuação: suporte técnico do evento. Como professora da educação básica pública, recebi estagiários de Letras da UFG em sala de aula na Escola Municipal Maria da Terra. Esta atividade fez parte do projeto Diário de uma professora de Português, concebido e orientado pela Profa. Dra. Vânia Cristina Casseb-Galvão (2009).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:45:34