Sônia Cristina de Assis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9994305919356488
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997), especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis - UEMG (2009) e doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos do lazer na UFMG. Leciona na Universidade Estadual de Minas Gerais nos cursos de Licenciatura em Música. Tem experiência nas áreas de Música, Etnomusicologia, Antropologia e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical,corporalidade, aprendizagem, cultura, saberes tradicionais, construção de instrumentos sonoros, etnografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônia Cristina de Assis
Nome em citações bibliográficas
ASSIS, Sônia Cristina

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo, 1351
Padre Eustáquio
30730400 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34793424
URL da Homepage: www.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Estudos do Lazer.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Música e dança na Festa de Reis em Carmo do Cajuru - MG: uma etnografia construída no envolvimento e no movimento de pessoas, instrumentos e sonoridades., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dr. José Alfredo Oliveira Debortoli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Música; Movimento; festa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em Mestrado Interdiciplinar em Educação, Cultura e Organizações Sociais.
Fundação Educacional de Divinópolis - UEMG, FUNEDI-UEMG, Brasil.
Título: As Culturas do Reinado Mineiro: o processo de aprendizagem e a transmissão de saberes,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Batistina Maria de Souza Corgozinho.
Palavras-chave: Transmissão oral e corporal; Alteridade; ritual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação musical.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Especialização em Educação Musical. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Construção e Aplicação de Instrumentos Alternativos no Processo de Musicalização,..
Orientador: Ana Cláudia de Assis.
1994 - 1997
Graduação em Lic. Educação Artística - Habilitação em Música.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Aprendizagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.


Formação Complementar


2010 - 2010
Oficina de percussão corporal. (Carga horária: 3h).
Núcleo Barbatuques, NB, Brasil.
2010 - 2010
Percussão Corporal. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2006 - 2006
Práticas musicais afro-brasileiras. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Desginado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivado e designado, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivado e designado, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivado e designado, Carga horária: 28

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivado, Carga horária: 8

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado
02/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
02/2018 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado: Ensino Fundamental
Prática Pedagógica Musical: Construção de Instrumentos alternaticos de percussão
Tópicos especiais:Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Musicais na Educação Musical
03/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Musicando com a Terceira Idade.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado: educação infantil
Prática Pedagógica Musical: Construção de Instrumentos Alternativos de percussão
Tópicos Especiais: Criação e Elaboração de Materiais Rítmicos para Educação Musical
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: Música Popular Brasileira: facilitador pedagógico na Educação Musical
09/2012 - 09/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Educação Física, .

02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pártica pedagógica Musical: Construção de Instrumentos Alternativos de percussão
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica Musical: Construção de Instrumentos Alternativos de Percussão
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
01/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão
Oficina som e música: pesquisa e construção de membranofones, aerofones e cordofones.
04/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Escola de Música - Esmu, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de construção de instrumentos percussivos na Pastoral de Rua de Belo Horizonte.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de percussão Alternativos
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Recursos Cênicos na Educação Musical
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Construção de Instrumentos de Percussão com materiais sustentáveis na Asmare.
02/1997 - 11/2012
Ensino, Musicalização Infantil, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Flauta doce
Iniciação musical
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica: Confecção de Instrumentos de Percussão Alternativos
08/2011 - 12/2011
Ensino, Princípios e Recursos Pedagógicos em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Música
08/2011 - 10/2011
Ensino, Princípios e Recursos Pedagógicos em Música, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: Construção de instrumentos na educação musical
02/2011 - 06/2011
Ensino, ~Licenciatura em Educação Musical Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música e ludicidade
Oficina pedagógica: Construção de instrumentos de percussão
Recursos cênicos na educação musical
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em música brasileira popular
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina pedagógica: Construção de instrumentos de percussão alternativos
Prática em música brasileira popular
02/2010 - 06/2010
Ensino, Educação Musical: Ênfase em Educação Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina pedagógica: Construção de instrumentos de percussão alternativos
Pratica de música popular brasileira
08/2009 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em música brasileira popular
02/2009 - 06/2009
Ensino, Educação Musical: Ênfase em Educação Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
oficina pedagógica: constução de instrumentos de percussão alternativos
Prática em música brasileira popular
02/2007 - 04/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Educação Física, .

Linhas de pesquisa
Cultura e Educação
08/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Folclore musical
02/2008 - 06/2008
Ensino, Educação Musical: Ênfase em Educação Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Folclore musical
Oficina Pedagógica: construção de instrumentos de percussão alternativos
02/2000 - 07/2007
Ensino, Educação Musical: Ênfase em Educação Escolar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Instrumentos de Percussão Alternativos
folclore musical

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designada, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do curso de musicalização Infantil, atividade extensionista, lecionando flauta-doce e iniciação musical.

Atividades

02/1997 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Escola de Música, .

Serviço realizado
Professora de Flauta-Doce ; Professora de Iniciação Musical.

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18

Atividades

02/2006 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia da Expressão I
Pedagogia da Expressão II
02/2004 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Rítmicas e expressão corporal
Recreação e lazer

Faculdade Pedro II, PII, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Atuando no curso de Pedagogia com a disciplina Arte e Ludicidade

Atividades

07/2007 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Ludicidade

Consultoria Educacional Ltda, PIM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 4


Centro Integrado da Criança, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 9


Promove, LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 13


Escola Visconde de Sabugosa Ltda, EVS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 5


Colégio Monte Calvário, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de música, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Música, lazer e Antropologia
2.
Cultura e Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Música e Dança no Reinado Mineiro e suas contribuições como Repertório para Educação Musical
Descrição: Propomos realizar uma pesquisa de campo etnográfica, com intuito de ampliar saberes significativos acerca da relação entre educação e cultura. Temos como finalidade uma investigação sobre o processo de aprendizagem no Reinado Mineiro, uma compreensão relacional a partir dos estudos da cultura e da aprendizagem. A abordagem teórica utilizada é a aprendizagem-na-prática discutida pela antropóloga Jean Lave, que oferece um referencial analítico sobre o estudo da prática cotidiana. A partir dessa abordagem, nos interessa investigar como se constitui a musicalidade no Reinado e quais os percursos e movimentos são produzidos para que ela aconteça. Atentos às questões sobre a aprendizagem da cultura musical do Reinado propomos, como desafio, ultrapassar afirmações de que a aprendizagem é transmitida e que as pessoas aprendem fazendo. Em diálogo com essa discussão, Tim Ingold diz que o desenvolvimento de habilidades se faz em um processo de aprendizagem imerso no contexto de interação entre pessoas e coisas. O que põe em cheque a noção de que a cultura é transmissível de uma geração à outra, que o conhecimento é tido como informações e que os humanos são mecanismos para processá-las..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / José Alfredo Oliveira Debortoli - Integrante.
2012 - 2016
Música e dança na Festa de Reis em Carmo do Cajuru - MG: uma etnografia construída no envolvimento e no movimento de pessoas, instrumentos e sonoridades
Descrição: O estudo descreve uma prática social de histórias de envolvimentos e experiências vividas, integrada num sistema sociocosmológico, organizada por uma coletividade heterogênea, cuja participação está entrelaçada nos cantos, na dança, na reza, nos ritos e nos mitos. Enfatizamos o ritual da festa destacando a centralidade e a importância dos objetos e dos instrumentos sonoros, pautando um diálogo entre os campos do Lazer, da Música e da Antropologia. O estudo aborda uma etnografia sobre a festa da Irmandade Folia de Reis São Francisco de Assis da cidade de Carmo do Cajuru ? MG/Brasil. Nesta prática, o que, primeiramente, chama atenção é a paisagem que dimensiona seus rituais no tempo/espaço com os cantos e os instrumentos. Um entrelaçamento pessoas e objetos sonoros que produzem efeito e afetam o mundo através do som. Os praticantes desta prática são conhecidos por foliões, sendo os embaixadores que expressam os cantos sagrados em poesias, o coro que responde com vozes sobrepostas e os palhaços que divertem as pessoas com danças e brincadeiras. Neste local sagrado, o sentido de pertencimento dos instrumentos sonoros (acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiro e dourados) é reforçado pelo engajamento com os cantos, a reza, a dança e a devoção aos santos. Assim é arranjada a sonoridade da Folia de Reis. Numa paisagem onde as coisas pulsam e se relacionam quando as pessoas se afirmam, dando respostas através da música e da dança, dos versos e dos cantos, dos ritos e dos sentidos. A antropologia e a etnomusicologia tornaram-se, metodologicamente, o caminho para análise desta festa, buscando envolver a relação de elementos como a sonoridade (moldura sonora), os cantos e os instrumentos (música), as danças (corporalidade) e os sentimentos (religioso). O objetivo do estudo é compreender como foliões e objetos sonoros se comunicam no ato do fazer musical, uma vez que não há neste coletivo uma pessoa que faça o papel de regente. Focamos no acordeon de oito baixos e nas caixas, sendo estes instrumentos considerados pelos embaixadores como instrumentos guia, ambos tidos como referência mediadora forte no que se refere ao fazer musical. Outra metodologia significativa foi o engajamento prático no aprendizado da técnica de confecção das caixas de folia. Uma aventura que nos permitiu sentir corporalmente o processo, os gestos e os movimentos de sua feitura. Ao mesmo tempo descortinamos a pessoa folião e artesão de caixas de folia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / José Alfredo Oliveira Debortoli - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2
2007 - 2009
As Culturas do Reinado Mineiro: O Processo de Aprendizagem e a Transmissão de Saberes
Descrição: Em Minas Gerais, realizam-se, periodicamente, festas religiosas em louvor à Nossa Senhora do Rosário. Nesses momentos, uma parte da população negra da região metropolitana de Belo Horizonte, se reúne em seus Reinados, que tomam conta das ruas e praças, tocando, dançando e cantando versos em louvor aos santos. Uma devoção herdada do cativeiro. A história do Reinado é uma afirmação da cultura de resistência negra, de sobrevivências e conquistas de um povo reprimido e violentado pela escravatura e hoje pela desigualdade social. O Reinado existe porque seus participantes estão em constante contato com o outro, ou seja, com a diversidade e com a diferença. Uma cultura dos iguais e dos comuns que se comunicam e se expressam na contemporaneidade. A presente pesquisa analisa esse grupo social, através dessa manifestação da sua cultura religiosa, procurando entender como seus saberes são transmitidos e absorvidos, tanto nos rituais das festas de santos como no dia-a-dia de seus integrantes. Portanto, discute a educação não-formal, transmitida através da corporalidade e oralidade, que são inerentes a essas comunidades e, assim, reconhece formas diferenciadas de transmissão de saberes visando pensar de maneira abrangente a educação no século XXI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / Batistina Maria de Sousa Corgozinho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3


Projetos de extensão


2017 - 2017
Musicando com a terceira idade
Descrição: Este projeto propõe, no Lar de Idosas Santa Teresa e Santa Terezinha, promover por meio da arte, musicalidade e gestualidade, momentos de integração e envolvimento, no agenciamento da comunicação e linguagem das mulheres envolvidas no projeto. Temos como proposta trabalhar o feminino por meio da músicalidade, da contação de histórias e trabalhos manuais, desenvolvendo o sistema de consciência como memória, percepção, ideias, linguagem, cultura, ética e individualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador.
2017 - Atual
Projeto Escola Integrada - Eixo: Educação Musical
Descrição: A Escola Integrada é uma política municipal de Belo Horizonte que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura. São nove horas diárias de atendimento a milhares de estudantes, que se apropriam cada dia mais dos equipamentos urbanos disponíveis, extrapolando os limites das salas de aula e do prédio escolar. Estas oportunidades são implementadas com o apoio e a contribuição de entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador.
2014 - 2014
Oficina de construção de instrumentos percussivos na Pastoral de Rua de Belo Horizonte
Descrição: No ano de 2014 foi utilizado como metodologia, além da construção de instrumentos, o trabalho percussivo, visando a amplitude de uma consciência musical a partir de experiências em que o corpo se torna o instrumento base para assimilação dos sons, dos ritmos, dos timbres. Trabalhar com prática de confecção e percussão possibilitou desenvolver as habilidades musicais e por isso, enxergamos a construção de instrumento, o trabalho corporal e rítmico como prática social importante no que diz respeito ao engajamento e pertencimento de cidadania das pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / Marcos César Tinti Mendes - Integrante / Carlos Felipe de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2013
Construção de Instrumentos de Percussão na Asmare: utilizando materiais sustentáveis
Descrição: Este projeto tem como propósito prosseguir com a oficina de confecção de instrumentos de percussão para os assistidos da Pastoral de Rua. Durante o ano de 2012 elaboramos e confeccionamos artesanalmente, através de materiais alternativos, vários instrumentos musicais como tambor, pau de chuva, reco-reco, afoxé, xequerê. No ano de 2013 desenvolvemos a prática percussivo junto com os integrantes, a manipulação rítmica de cada instrumento, por meio dos ritmos brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / Fabiana Camargos Beirigo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2012
Construção de instrumentos de percussão utilizando materiais sustentáveis
Descrição: Esse projeto foi apresentado como uma possibilidade de encontros cuja prática social foi marcada pela convivência, pela troca de experiências e conhecimentos, ampliando assim a rede de atendimento na perspectiva de recuperação da autoestima, cidadania e qualidade de vida dos catadores. Através da oficina de construção de instrumentos de percussão, fomentamos o envolvimento, o diálogo e o trabalho colaborativo, tendo como ponto de partida um investimento em discussões relativas à autoestima e a cidadania. Assim, a oficina, teve como foco contribuir e promover o desenvolvimento criativo, o trabalho manual, a musicalidade e a troca de conhecimentos entre os integrantes, seja no âmbito social, cultural e artístico. Acreditamos que as oportunidades de interação e de trabalho coletivo são necessárias para o desenvolvimento de todo ser humano. A proposta da oficina perpassou em trabalhar a lógica da sensibilização e da capacitação, com a criação de instrumentos percussivos de boa qualidade sonora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônia Cristina de Assis - Coordenador / Carina Roberta Dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Educação / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premiada no Programa Institucional de Apoio á Extensão com o projeto "Musicando com a Terceira Idade"., Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG PAEx/UEMG 2017.
2017
Aprovação em Concurso Público para o cargo de Professor do Grupo de Magistério Superior, área de Educação Musical, Escola de Música da UFMG, 2017., Escola de Música da UFMG.
2017
Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para o cargo de Professor do Grupo de Magistério Superior, área de Educação Musical, Escola de Música da UEMG, 2017., Escola de Música da UEMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, Sônia Cristina2016 ASSIS, Sônia Cristina; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. . Festa e ritual na Irmandade Folia de Reis São Francisco de Assis: tecitura e tessituras de pessoas, instrumentos e sonoridades nas ruas de Carmo de Cajuru/MG ? a experiência do lazer como processos identitários.. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online), v. 19, p. 414-438, 2016.

2.
ASSIS, Sônia Cristina2011ASSIS, Sônia Cristina. Congado:Uma existência Corporal. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. nº 8, p. 45-55, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de Caixas de Reinado com Artesão premiado pelo Ministério da Cultura. Jornal Boca da Mata, Carmo do Cajuru - MG, p. 19 - 19, 23 maio 2018.

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Instrumentos Musicais. Estado de Minas, Caderno D+, 22 abr. 2003.

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Construtores de Ritmos. Boletim UFMG, UFMG, p. 8 - 8, 10 abr. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Fabricação de caixas de folia: processos e ações que levam à produção do artesão. In: 30º Congresso Internacional da Soter Religião em reforma: 500 anos depois, 2017, Belo Horizonte. Religião em reforma: 500 anos depois. Belo Horizonte: Organização Soter, 2017. v. 30º. p. 1377-1385.

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Os Palhaços e seus Dourados no contexto da Irmandade São Francisco de Assis: música, dança e festa na tecitura da vida e do cotidiano da cidade de Carmo do Cajuru. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Criações musicais, criações artísticas e pesquisa acadêmica, 2016.

3.
ASSIS, Sônia Cristina; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. . Uma investigação sobre o fazer musical da Festa da Folia de Reis São Francisco de Assis na cidade de Carmo do Caruru, MG.. In: 30ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa - Paraíba. Anais da 30ª RBA. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia - ABA, 2016.

4.
ASSIS, Sônia Cristina; COSTA, Karla Tereza Ocelli ; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. ; NEVES, Fabrícia Melo ; SOARES, Khellen Cristina Pires Correia . Lazer e alteridade: Buscando aproximações com o campo antropologico. In: XIX CONBRACE VI CONICE - Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: Suas conexões com a Educação Física e ciências do esporte, 2015, Vitória - ES. Lazer e Sociedade, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Engajamento, Relacionamento e Habilidade: construindo instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. In: 6º Congresso brasileiro de extensão universitária, 2014, Belém. Engajamento, Relacionamento e Habilidade: construindo instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. Belém: PROEX/UFPA, 2014. v. 1,2014. p. 363-367.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Confecção de instrumentos de percussão na Pastoral de Rua: Ações, encontros, diálogos, escuta e atenção que compõe um projeto.. In: 15º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2013, Belo Horizonte. 15º Seminário de pesquisa e extensão, 2013.

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Aprendizado:uma percepção do mundo através do corpo. In: 14º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2012, Belo Horizonte. Caderno do encontro de extensão. Barbacena: EduEMG, 2012. p. 70-70.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Os Palhaços e seus Dourados no contexto da Irmandade São Francisco de Assis: música, dança e festa na tecitura da vida e do cotidiano da cidade de Carmo do Cajuru - MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Entre caixas e sanfonas: entrelaçamentos de pessoas e instrumentos na Folia de Reis São Francisco de Assis - Carmo do Cajuru ? MG - Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Documentário: 'Entre Caixas e Sanfonas'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Documentário: 'O artesão Folião'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ASSIS, Sônia Cristina. Os Tambores na Festa de Folia de Reis em Carmo do Cajuru - MG: Um estudo sobre cultura em contextos tradicionas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ASSIS, Sônia Cristina; MENDES, M. C. T. . Construindo e Tocando Instrumentos Percussivos com a População de Rua de Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ASSIS, Sônia Cristina. Engajamento, relacionamento e habilidade: construindo instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ASSIS, Sônia Cristina. Confecção de Instrumentos de Percussão na Pastoral de Rua: Ações, encontros, diálogos, escuta e atenção que compõe um projeto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ASSIS, Sônia Cristina. Construindo Cidadania e Instrumentos Percussivos na Asmare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ASSIS, Sônia Cristina. Aprendizado:uma percepção do mundo através do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ASSIS, Sônia Cristina. As Culturas do Reinado Mineiro: o proceso de aprendizagem e a transmissão de saberes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ASSIS, Sônia Cristina. IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção e Aplicação de instrumentos de Percussão Alternativos no Processo de Musicalização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ASSIS, Sônia Cristina; Neto, Alberto Sampaio ; MOURA, J. A. . LLivro dos Instrumentos do Projeto Música na Escola.. Belo Horizonte/MG: Secretaria de Estado da Educação, Governo de Minas Gerais., 1998 (Material didático para professores.).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina pedagogica de construção de instrumentos de percussão. 2011.

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de instrumentos de pecussão. 2010.

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de instrumentos de percussão. 2007.

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção deinstrumentos de percussão. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NAVEDA, Luiz Alberto Bavaresco ; DUTRA, Leonardo Rocha ; ASSIS, Sônia Cristina . Corpo e movimento nas artes, cultura e no design audiovisual. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. O Reinado Mineiro e os processos de aprendizagens. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Práticas sociais: histórias de envolvimento e experiências. 2016; Tema: Práticas musicais tradicionais. (Site).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Práticas Musicais: histórias de envolvimento e experiências. 2016; Tema: Práticas tradiconais Musicais Mineira. (Site).

3.
ASSIS, Sônia Cristina; PERIODO, A. C. L. -. P. . Oficina pedagógica: Construção de instrumentos de percussão. 2013; Tema: Construção de instrumentos percussivos e suas histórias.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina e concerto do Duo Vibra-tó, 'Tudo vibra, tudo faz barulho'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ASSIS, Sônia Cristina; BORGES, G. ; CARNEIRO, A. N. ; MIRANDA, V. R. E. ; RODRIGUES, F. M. ; SILVA, C. L. ; SILVA, Helena Lopes. . Música na educação de jovens e adultos: Uma ação para a formação de professores e alunos das Escolas Estaduais de Belo Horizonte, MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Afro-Brasileiros na comunidade do Alto Vera Cruz. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Entre caixas e sanfonas. 2015. (Documentário etnográfico).

5.
ASSIS, Sônia Cristina. Construíndo e Tocando Instrumentos Percussivos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ASSIS, Sônia Cristina. Construindo e Tocando Instrumentos Percussivos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de construção de instrumentos percussivos no parque municipal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ASSIS, Sônia Cristina. Construindo e Tocando Instrumentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ASSIS, Sônia Cristina. Brinquedos e Brincadeiras: vivências lúdicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de jogos e brincadeiras musicais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ASSIS, Sônia Cristina. Tópicos especiais em Música. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos de Percussão para educação Musical. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos de Percussão para Educação Musical. 2006. .

14.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos de Percussão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Brinquedos Alternativos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos Musicais de Percussão alternativos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos Alternatvos e sua Aplicação Pedagógica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ASSIS, Sônia Cristina; GONTIJO, R. . Os Virus Atacam Nova York. 1994. Teatral.

Música
1.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Helena Lopes. ; SILVA, C. L. . Ver e Ouvir Música. 2016. Diversas.

2.
ANIMA, G. ; LUCIANO JUNIOR, Anor ; ASSIS, Sônia Cristina ; SILVA, Auro . Mostra de Alunos da oficina de Música Antiga, Música Tradicional e Música Cênica. 2000. Interpretação.

3.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Auro ; Dedé e Leleu ; DUARTE, Wladmir . Mensagem. 2000. Interpretação.

4.
ASSIS, Sônia Cristina; Dedé e Leleu ; MARTINS, Antonio ; SILVA, Auro . Mensagem. 1999. Registro Fonográfico.

5.
ASSIS, Sônia Cristina; BRAGA, Márcio ; FERNANDO, Edson ; FERREIRA, Carlinhos ; FREIRE, Jeane ; MENEZES, Christiane ; MENEZES, Nadir ; MOREIRA, Lincoln ; SANCHES, Rodrigo ; SILVA, Auro . Concerto para Atores e Floresta. 1997. Trilha Sonora.

6.
ASSIS, Sônia Cristina; RAMOS, A. C. ; BOTELHO, F. P. ; MARINO, G. ; MARINO, G. ; QUEIROZ, M. ; GLOOR, A. . Semana da Música. 1997. Interpretação.

7.
ASSIS, Sônia Cristina; QUEIROZ, M. . Música na Igreja. 1997. Interpretação.

8.
OLIVEIRA, Nelson Salomé ; MIRANDA, Marcio ; GONCALVES, Eneida ; CHAGAS, Geraldo ; ASSIS, Sônia Cristina . Grupo Experimental de Ópera. 1994. Interpretação.

Artes Visuais
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Entre caixas e sanfonas. 2015. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficna de Caixas para o reinado. 2018 (Produção Cultural).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Cosntrução de Instrumentos: dos mestres à educação Musical. 2017 (Mostra de Instrumentos sonoros percussvos).

3.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Helena Lopes. ; SILVA, C. L. . Ver e Ouvir Música. 2016 (Concerto Didático).

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Fuma. 1994 (Integrante do Coral da Fuma).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira.; ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Luciano Pereira. Participação em banca de Joyce Kimarce do Carmo Pereira. Entre festejos e ofícios:Um olhar acerca das manifestações culturais do Toque dos Sinos de São João Del-Rey\Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira.; ALMEIDA JUNIOR, A. S.; DIAS, Cleber Augusto Gonçalves; FERREIRA, A. C.; ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Karla Tereza Ocelli Costa. Vem que hoje é dia de festa:Corpo, território e ancestralidade nas festas da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga - Bom Despacho\MG. 2017. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA JUNIOR, A. S.; ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Lucas Brandão Sampaio Procópio.Yoga & Educação Física: ensaiando o encontro e vislumbrando diálogos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA JUNIOR, A. S.; ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Laura Lívia da Fonseca.Diálogos entre Crianças, MST e Escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Mariana Roncale Martins.A relação da música da Marujada com o Reinado de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Sabinópolis - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Amanda Juliana da Costa.Música na Escola Municipal Maria das Neves: Um estudo acerca das concepções de alunos e professores sobre a oficina de música no Programa Escola Integrada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Música Hab. Edu. Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
ASSIS, Sônia Cristina; BARBOSA, Aída. Linhares.. Participação em banca de Daniel Alves Machado, Ralfh Klauber Cardoso, Thiago de Souza.A contribuição da ludicidade para aprendizagemda natação em crianças de 2 a 6 anos de idade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
ASSIS, Sônia Cristina; CUNEGUNDES, Z. L. A.. Participação em banca de Cláudia Aparecida Espínola Benfica.Os benefícios da ludicidade e a sua influência no desenvolvimento motor na infância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.

7.
ASSIS, Sônia Cristina; ABISABER, A.. Participação em banca de Sônia Lúcia Gonçalves.Pedagogia Hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.

8.
ASSIS, Sônia Cristina; PELES, P. R. H.. Participação em banca de Natália Silva de Carvalho.Desenvolvimento e Ludicidade na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.

9.
ASSIS, Sônia Cristina; GOMIDE, A. V.; CASTRO, Dilma. Dutra. Borges.; FAGUNDES, A. I. J.. Participação em banca de Débora Lúcia do Amaral Ruberto.Noções de matemática na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.

10.
ASSIS, Sônia Cristina; ZILE, José. A. Baêta.. Participação em banca de Priscilla Guimarães Zanella.A presença do Lúdico como fator motivador da aprendizagem musical: analisando as concepções de alguns professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música Hab. Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
ASSIS, Sônia Cristina; PINHEIRO, Flávia Mucci. Participação em banca de FONSECA, Bruno Fernandes. BATISTA, Kallarann Edith Gonçalves.Os benefícios da dança de salão e a terceira idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

12.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Helena Lopes.. Participação em banca de Heberte da Silva Almeida.Produção Musical no Aglomerado da Serra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Música Hab. Edu. Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
CASTRO, Dilma. Dutra. Borges.; GUIMARÃES, Alexandra Paula Terrinha; ASSIS, Sônia Cristina. Participação em banca de Natália Fagundes.A importância do lúdico na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.

14.
ASSIS, Sônia Cristina; CASTRO, Dilma Dutra Borges; GUIMARÃES, Alexandra Paula Terrinha. Participação em banca de LAGE, Aline Mara de Souza..A música na educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Helena Lopes.. Processo seletivo de designação de professores. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Educação Integral e Diversidade.Performance Musical. 2018. (Encontro).

2.
30º Congresso Internacional da Soter Religião em reforma: 500 anos depois. Fabricação de caixas de folia: processos e ações que levam à produção do artesão. 2017. (Congresso).

3.
30ª Reunião de Antropologia.Uma investigação sobre o fazer musical da Festa da Folia de Reis São Francisco de Assis na cidade de Carmo do cakur, MG.. 2016. (Encontro).

4.
XXVI Congresso da Anppom. Os Palhaços e seus Dourados no contexto da Irmandade São Francisco de Assis: música, dança e festa na tecitura da vida e do cotidiano da cidade de Carmo do Cajuru - MG. 2016. (Congresso).

5.
17 º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG 2015.Corpo e movimento nas artes, cultura e no design audivisual. 2015. (Seminário).

6.
3º Fòrum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança. O artesão Folião. 2015. (Congresso).

7.
3º Fòrum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança. Documentário: Entre Caixas e Sanfonas. 2015. (Congresso).

8.
3º Fòrum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança. Entre caixas e sanfonas: entrelaçamentos de pessoas e instrumentos na Folia de Reis São Francisco de Assis - Carmo do Cajuru ? MG - Brasil. 2015. (Congresso).

9.
16 º Seminário de Pesquisa e Extensão.Construindo e tocando instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. 2014. (Seminário).

10.
6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO E HABILIDADE: CONSTRUINDO INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS COM A POPULAÇÃO DE RUA DE BELO HORIZONTE. 2014. (Congresso).

11.
6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Engajamento, Relacionamento e Habilidade: construindo instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. 2014. (Congresso).

12.
III colóquio Internacional sobe Povos e Comunidades Tradiconais.Os tambores na Festa de Folia de Reis em Carmo do Cajuru - MG: Um estudo sobre cultura em contextos tradicionais. 2014. (Outra).

13.
III Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais: Contribuição dos povos e comunidades tradicionais para outro desenvolvimento. OS TAMBORES NA FESTA DE FOLIA DE REIS EM CARMO DO CAJURU ? MG: UM ESTUDO SOBRE CULTURA EM CONTEXTOS TRADICIONAIS,. 2014. (Congresso).

14.
15 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Confecção de Instrumetnos de Percussão na Pastoral de Rua: Ações, encontros, diálogos, escuta e atenção que compõe um projeto. 2013. (Seminário).

15.
2º Violarte - Oficina Construção de Tambor. 2013. (Oficina).

16.
III Semana UEMG.Oficina de construção de instrumentos percussivos no parque municipal. 2013. (Seminário).

17.
14 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Construindo Cidadania e Instrumentos Percussivos na Asmare. 2012. (Seminário).

18.
Oficina de Percussão Corporal Barbatuques. 2010. (Oficina).

19.
VII seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação.As Culturas do Reinado Mineiro: o processo de aprendizagem e a transmissão de Saberes. 2009. (Seminário).

20.
21º Inverno Cultural da UFSJ - Danças Populares Brasileiras. 2008. (Oficina).

21.
I Simpósio da Educação Musical-. 2008. (Simpósio).

22.
I Simpósio de Sociologia da Educação Musical. 2008. (Simpósio).

23.
Seminários Avançados Transdiciplinares: Pensar a Globalização. Tema: Ambiente e Cultura. 2007. (Seminário).

24.
IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2006. (Seminário).

25.
IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Oficina Construção de Instrumentos de Percussão para Educação Musical. 2006. (Oficina).

26.
ABEM: Educação musical e diversidade: espaços e ações profissionais..Construção e Aplicação de Instrumentos de Percussão Alternativos no Processo de Musicalização. 2005. (Encontro).

27.
32 Festival de Inverno da UFMG.Música antiga e música tradicional brasileira. 2000. (Oficina).

28.
32º Festival de Inverno da UFMG - Música Antiga e Música Tradicional Brasileira. 2000. (Oficina).

29.
I Seminário de Educação Musical para os Conservatórios Estduais de Música e Minas Gerais. 1998. (Seminário).

30.
A Arte Musical e Consciência Corporal. 1997. (Oficina).

31.
Investigando os Segredos da Cultura da Criança. 1995. (Oficina).

32.
Oficina de brinquedos e brincadeiras.Brinquedos e brincadeiras. 1995. (Oficina).

33.
Oficina de percussão e ritmo.Percussão e ritmo. 1995. (Oficina).

34.
V Escola de Férias - Vivência Musical no dia a dia da sala de aula. 1995. (Oficina).

35.
VIII Seminário Interno de Educação Artística. 1995. (Seminário).

36.
I Congresso Nacional de Arte-Educadores especial e II Festival Nacioanl de Arte sem Barreiras. 1994. (Congresso).

37.
VII Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. VII Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil e III Encontro Latino-Americano de Arte Educadores.. 1994. (Congresso).

38.
VII Congresso Nacional da Federal de Arte Educadores do Brasil e II Encontro Latino Americano de Arte Educadores. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de Caixas de Reinado. 2018. (Outro).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Concerto e oficina com Duo Vibra-tó. 2017. (Concerto).

3.
ASSIS, Sônia Cristina; LOTT, Dalmir . Confecção de Instrumentos: Dos mestres a educação musical. 2017. (Exposição).

4.
ASSIS, Sônia Cristina; SILVA, Helena Lopes. ; MARINO, G. . XXVI Congresso da Anppom: Criação musical, criações artísticas e a pesquisa acadêmica. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Teresa Assis Rocha. Processos de Aprendizagem Musical dentro da Tribo Urbana Headbanger. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS,Luana Costa. Educação Musical: uma reflexão sobre práticas educativas no ensino de música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

2.
ROMERO,Mardane Marília de Assis Lima. Grupo Parafolclórico Sarandeiros: Contribuições Para a Educação Musical Escolar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

3.
MÁTNI, José Elias da Silva. Cânticos sagrados de Milho Verde: Continuidade de uma tradição cultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Música Hab. Edu. Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

4.
VIVEIROS, Josiane Ramos de Lima.. A importãncia do brincar na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

5.
LOPES, Maria Aparecida dos Santos. A cantiga como elemento fundamental no processo de desenvolvimento infantil de 5 a 6 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

6.
RODRIGUES, Catiane. ARTE -EDUCAÇÃO: A influência da arte na aprendizagem de crianças no ensino fundamental I.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

7.
SILVA, Eliglace. A imporância do Jogo no desenvolvimento social da criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

8.
BELO, Priscila Soares. A importância da educação física para crianças de três anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

9.
SIQUEIRA, Fátima Iriete do Nascimento. A Importância do brincar na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

10.
LADEIA, Lucíula Meiruza David. A utilização da música como instrumento pedagógico na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.

11.
Lucíula Meiruza Davd Ladeia. A Utilização da Música como Instrumento Pedagógico na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Sônia Cristina de Assis.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ASSIS, Sônia Cristina2011ASSIS, Sônia Cristina. Congado:Uma existência Corporal. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. nº 8, p. 45-55, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção e Aplicação de instrumentos de Percussão Alternativos no Processo de Musicalização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. As Culturas do Reinado Mineiro: o proceso de aprendizagem e a transmissão de saberes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Construindo Cidadania e Instrumentos Percussivos na Asmare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Aprendizado:uma percepção do mundo através do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ASSIS, Sônia Cristina. Confecção de Instrumentos de Percussão na Pastoral de Rua: Ações, encontros, diálogos, escuta e atenção que compõe um projeto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ASSIS, Sônia Cristina. Os Tambores na Festa de Folia de Reis em Carmo do Cajuru - MG: Um estudo sobre cultura em contextos tradicionas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ASSIS, Sônia Cristina; MENDES, M. C. T. . Construindo e Tocando Instrumentos Percussivos com a População de Rua de Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ASSIS, Sônia Cristina. Engajamento, relacionamento e habilidade: construindo instrumentos percussivos com a população de rua de Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ASSIS, Sônia Cristina. Entre caixas e sanfonas: entrelaçamentos de pessoas e instrumentos na Folia de Reis São Francisco de Assis - Carmo do Cajuru ? MG - Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ASSIS, Sônia Cristina. Os Palhaços e seus Dourados no contexto da Irmandade São Francisco de Assis: música, dança e festa na tecitura da vida e do cotidiano da cidade de Carmo do Cajuru - MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos de Percussão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos Musicais de Percussão alternativos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Brinquedos Alternativos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ASSIS, Sônia Cristina. Brinquedos e Brincadeiras: vivências lúdicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ASSIS, Sônia Cristina. Construindo e Tocando Instrumentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ASSIS, Sônia Cristina. Construíndo e Tocando Instrumentos Percussivos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos de Percussão para educação Musical. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ASSIS, Sônia Cristina. Construção de Instrumentos Alternatvos e sua Aplicação Pedagógica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina e concerto do Duo Vibra-tó, 'Tudo vibra, tudo faz barulho'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ASSIS, Sônia Cristina. Tópicos especiais em Música. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de construção de instrumentos percussivos no parque municipal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ASSIS, Sônia Cristina. Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Afro-Brasileiros na comunidade do Alto Vera Cruz. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ASSIS, Sônia Cristina; BORGES, G. ; CARNEIRO, A. N. ; MIRANDA, V. R. E. ; RODRIGUES, F. M. ; SILVA, C. L. ; SILVA, Helena Lopes. . Música na educação de jovens e adultos: Uma ação para a formação de professores e alunos das Escolas Estaduais de Belo Horizonte, MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NAVEDA, Luiz Alberto Bavaresco ; DUTRA, Leonardo Rocha ; ASSIS, Sônia Cristina . Corpo e movimento nas artes, cultura e no design audiovisual. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ASSIS, Sônia Cristina. Práticas Musicais: histórias de envolvimento e experiências. 2016; Tema: Práticas tradiconais Musicais Mineira. (Site).

2.
ASSIS, Sônia Cristina; PERIODO, A. C. L. -. P. . Oficina pedagógica: Construção de instrumentos de percussão. 2013; Tema: Construção de instrumentos percussivos e suas histórias.. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:15:46