Fabiana Albino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3539232810969170
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Mestre em Desenvolvimento Humano / Ciências da Motricidade Humana; Especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Experiência em Docência Superior nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia e Licenciaturas Diversas nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade, Neurofisiologia, Aprendizagem na Educação Infantil, Didática, Educação Física Escolar. Tem experiência em Docência e Coordenação de Pós-Graduação nas áreas de Pedagogia e Psicopedagogia, Educação Física, Aprendizagem Motora, Psicomotricidade. Participação em Coordenação de Pesquisas nas Áreas do Desenvolvimento Humano. Coordenação de Projetos Sociais e Tutoria em Ensino a Distância. Membro do grupo de pesquisa em Prevenção ao Suicídio - Universidade do Estado do Rio de Janeiro /UERJ: EscolaQPrevine [Educação, Cidadania e Promoção da Saúde Emocional de Jovens e Adolescentes na Baixada Fluminense/RJ].Trabalha atualmente na Universidade Moacyr Sreder Bastos e Faculdade Gama e Souza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Albino
Nome em citações bibliográficas
ALBINO, F

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Rua Eugênio Trindade
Campo Grande
22000000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 34184236
URL da Homepage: http://www.msb.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Mestrado Em Ciência da Motricidade Humana.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Metacognição e Hemisfericidade em Jovens Atletas: Direcionamento para uma Pedagogia de Ensino Desportivo,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Fernanda Barroso Beltrão.
Palavras-chave: metacognição; hemisfericidade; aprendizagem despor.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Neurociências.
2015 - 2016
Especialização em NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 500h).
Faculdade Gama e Souza, FGS, Brasil.
Título: EVOLUÇÃO DO NÍVEL METACOGNITIVO.
Orientador: VERNON FURTADO DA SILVA.
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Tutoria em Ensino a Distância. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Título: Metodologias de Ensino a Distância em Disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde. Ano de finalização: 2008.
Orientador: Heloisa Argento.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Licenciatura Em Educação Física.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Gonçalves Dias, GD, Brasil.




Atuação Profissional



Club de Regatas Vasco da Gama, CRVG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Futebol Feminino, Carga horária: 20


Universidade Castelo Branco - GRUPO ZENITE, UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso: Terapias Naturais, Holísticas e Acupunturais (Lato Sensu ? Especialização) Disciplina: Neurofisiologia


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: PROFESSOR AUXILIAR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 10

Atividades

02/2002 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Aprendizagem Motora

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 6
Outras informações
Curso de Especialização em Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (professor auxiliar), Carga horária: 30

Atividades

04/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Prática Acadêmica Laboratorial na Área Aprendizagem Motora.
08/2004 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

08/2004 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Atividade realizada
Coordenação do Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.
10/2000 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Trabalho de Conclusão de Curso

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, S.E.E./R.J., Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Ensino, Gestão e Integração, Carga horária: 40


Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro - S.E.E./RJ, CETOP-S.E.E./RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 16


Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Coordenador e Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Educação Física -Ensino Básico, Carga horária: 20


Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU-ESCOLAS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Centro Universitário Moacir Sreder Bastos, MSB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, Sistemas da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2011 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
02/2009 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem Motora
08/2006 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Monografia
Prática Pedagógica em Educação Física
02/2006 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica

Escola SESC de Ensino Médio, ESEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24


ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
ATUAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Atividades

04/2000 - Atual
Ensino, PSICOPEDAGOGIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Psicomotora

Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Núcleo de Ensino a Distância

Atividades

04/2007 - Atual
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicomotricidade e Psicopedagogia

Faculdade São Judas Tadeu, SJT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação em Psicopedagogia
Outras informações
Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil Disciplina Ministrada Educação Psicomotora


Faculdade Internacional Signorelli, FISIG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação Psicomotricidade
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Disciplinas Educação Psicomotora; Psicomotricidade Institucional; Avaliação Psicomotora; Metodologia da Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pós-Graduação Psicomotricidade
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade


Faculdade Gama e Souza, FGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 20


INSTITUTO GATE-GESTÃO, ASSESSORIA E TREINAMENTO EM EDUCAÇÃO, GATE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTINUAD, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
Reestruturação Psicomotora do Portador de Deficiência Mental
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabiana Albino - Coordenador.
2004 - 2005
Reestruturação Psicomotora da Criança com Dificuldade de Aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabiana Albino - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aprendizagem Motora/Especialidade: Aprendizagem Motora.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ensino Aprendizagem/Especialidade: Educação Física Escolar.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Motricidade Humana/Especialidade: Dsesenvolvimento Motor.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Psicomotricidade.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia e Técnicas de Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBINO, F2016ALBINO, F. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR, NÍVEL DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PERCENTUAL DE GORDURA ENTRE ESCOLARES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO DE DIFERENTES REGIÕES DO RIO DE JANEIRO. The FIEP Bulletin, v. 86, p. 225-229, 2016.

2.
ALBINO, F2009ALBINO, F; Gonçalves, E.C. . Nível Psicomotor de Crianças Participantes de Um Programa de Natação e Crianças não Participantes no Mesmo Programa. Nós da Escola, v. V.6, p. 52-59, 2009.

3.
ALBINO, F2008ALBINO, F; SOARES, R. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH, DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nós da Escola, v. v.5, p. 70-75, 2008.

4.
ALBINO, F2006ALBINO, F. Estudo do Nível de Aptidão Motora de Adolescentes Inseridos em um Programa de Natação regular. FIEP BULLETIN. , 2006. v.76., 2006.

5.
ALBINO, F2005ALBINO, F. Comparação do Perfil Psicomotor de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem Submetidas e não Submetidas a um Programa Específico de Atividades Psicomotoras. FIEP BULLETIN, Foa do Iguaçu, v. 75, 2005.

6.
ALBINO, F2005ALBINO, F; SAAR, D. B. . Estudo Comparativo das Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças Praticantes de Desporto de Natureza Diferente. FIEP BULLETIN, Foz do Iguaçu, v. 75, 2005.

7.
ALBINO, F2005ALBINO, F. Estudo Comparativo das Respostas Psicomotoras Relacionadas à Tonicidade e Equilibração de Gerontes Praticantes e não Praticantes de Atividade Física. FIEP BULLETIN, Foz do Iguaçu, v. 75, 2005.

8.
ALBINO, F2004ALBINO, F; GOMES, A. P. . Estudo Comparativo do Nível Psicomotor de Crianças com Síndrome de Down Inseridas em um Programa Regular de Educação Física e Crianças com Síndrome de Down não Inseridas no Mesmo Programa. FIEP BULLETIN, Foz do Iguaçu, v. 74, 2004.

9.
ALBINO, F2004ALBINO, F. Metacognição e Hemisfericidade em Jovens Atletas:Relações Táticas. FIEP BULLETIN, Foz do Iguaçu, v. 74, 2004.

10.
ALBINO, F2003ALBINO, F. Metacognição e Hemisfericidade em Jovens Atletas: Direcionamento para uma pedagogia desportiva. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 17, n.n 1, p. 5-15, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ALBINO, F. Ensino Metacognitivo para uma Pedagogia Olímpica. In: Lamatirne DaCosta; Miquel de Moragas. (Org.). Seminars Spain-Brasil UNIVERSIRY AND OLYMPIC STUDIES. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALBINO, F. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR, NÍVEL DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PERCENTUAL DE GORDURA ENTRE ESCOLARES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO DE DIFERENTES REGIÕES DO RIO DE JANEIRO. In: 31º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2016, 2016, FOZ DO IGUAÇU. FIEP BULLETIN, 2016. v. 86. p. 225-229.

2.
Thissyane Zetterman Soeiro ; ALBINO, F . Avaliação de Adolescentes Nadadores pelo Eurofit Test. In: 21º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2006, 2006, Foz do Iguaçu. 21º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2006. Foz do Iguaçu: FIEP Internacional, 2006. v. 3. p. 38-42.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALBINO, F. NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ORIUNDOS DE UMA CIDADE INFORMAL. In: 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2006., 2006, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN , 2006. v.76., 2006. v. 76.

2.
ALBINO, F. Comparação do Nível de Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças Praticantes do Desporto Voleibol e Não Praticantes de Atividade Esportiva. In: 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2006, 2006, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. , 2006. v.76, 2006. v. 76.

3.
ALBINO, F. RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL PSICOMOTOR E MODALIDADE HEMISFÉRICA DE PROCESSAMENTO MENTAL DE ESCOLARES. In: 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2006, 2006, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN - 2006 , v76, 2006. v. 76.

4.
ALBINO, F. Estudo do Tempo de Reação Motora entre Jogadores de Futebol de Campo. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2005. v. 75.

5.
ALBINO, F. Estudo Comparativo da Velocidade de Reação entre Crianças Praticantes de Futsal nos Níveis Competitivo e Aprendizagem. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2005. v. 75.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBINO, F. ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ORIUNDOS DE UMA CIDADE INFORMAL. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, São Paulo. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

2.
ALBINO, F. ANÁLISE DA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM DE MULHERES NA MENOPAUSA PRATICANTES DA DANÇA DO VENTRE. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

3.
ALBINO, F. PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ASSOCIADO A ESTRUTURAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

4.
ALBINO, F. Nível das Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças Praticantes do Desporto Voleibol e Não Praticantes de Atividade Física. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

5.
ALBINO, F. NÍVEL DA VELOCIDADE DE REAÇÃO ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL NOS NÍVEIS COMPETITIVO E APRENDIZAGEM. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

6.
ALBINO, F. DIFERENÇAS PSICOMOTORAS ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES DE UM PROGRAMA DE NATAÇÃO E CRIANÇAS NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

7.
ALBINO, F. PADRÃO PSICOMOTOR DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS TONICIDADE E EQUILIBRAÇÃO ENTRE GERONTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

8.
ALBINO, F. NOÇÃO CORPORAL DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

9.
ALBINO, F. NÍVEL PSICOMOTOR DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

10.
ALBINO, F. NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA: INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS FAMILIARES. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

11.
ALBINO, F. NIVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

12.
ALBINO, F. NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS CRIANÇAS PRATICANTES DO DESPORTO VOLEIBOL E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

13.
ALBINO, F. NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS NOÇÃO CORPORAL E LATERALIDADE DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS COM CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

14.
ALBINO, F. VELOCIDADE DE REAÇÃO A ESTÍMULOS VISUAIS ENTRE ÁRBRITOS DE JUDÔ E UM GRUPO CONTROLE COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES EM IDADE E SEXO. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005. v. 13.

15.
ALBINO, F. METACOGNIÇÃO E HEMISFERICIDADE EM JOVENS ATLETAS:DIRECIONAMENTO PARA UMA PEDAGOGIA DE ENSINO DESPORTIVO. In: XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002, SÃO CAETANO DO SUL/SÃO PAULO. XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002.

16.
ALBINO, F. ADAPTAÇÕES NEURAIS: RELAÇÃO INTERATIVA ENTRE NÍVEL DE CONSCIÊNCIA CORPORAL E GANHO DE FORÇA EM UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO CRUZADO. In: 17º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2002, 2002, CÓRDOBA-ARGENTINA. 17º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2002, 2002. p. 281-281.

17.
ALBINO, F. PHYSICAL ACTIVITY AND STRENGTH TRAINING:COGNITIVE STATUS AND PREVETION OF FALLS IN AGED PEOPLE. In: 7th CONGRESS OF EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 2002, ATHENS-GREECE. 7th CONGRESS OF EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 2002. v. 2. p. 1100-1100.

18.
ALBINO, F. PSICOLOGIA DO ESPORTE: CRIANÇA E O ADOSCENTE. In: CONGRESSO SUDAMERICANO FIEP 2001 y SEPTIMA JORNADA DE EDUCACIÓN FÍSICA DEL MERCOSUR, 2001, CÓRDOBA, 2001.

19.
ALBINO, F. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS. In: CONGRESSO SUDAMERICANO FIEP 2001 y SEPTIMA JORNADA DE EDUCACIÓN FÍSICA DEL MERCOSUR, 2001, CÓRDOBA, 2001.

20.
ALBINO, F. METACOGNITIVE SKILLS DEVELOPMENT IN YOUNG SOCCER ATHLETES OF DIFFERENT PLAYING POSITIONS. In: PRE-OLYMPIC CONGRESS - INTERNATIONAL CONGRESS ON SPORT SCIENCE, SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL EDUCATION, 2000, BRISBANE, 2000.

21.
ALBINO, F. STRATEGY FOR FAT AND DIET SELF-CONTROL: EFFECTS ON MOTOR PROFICIENCY GENERAL SELF-CONCEPT AND SOCIABILITY OF ELEMENTARY SCHOOL OBESE CHILDREN. In: 4TH ANNUAL CONGRESS OF THE EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 1999, ROMA. Anais do 4th annual Congress of the European College of Sport Science, 1999.

22.
ALBINO, F. LA INFLUENZA DEL APRENDIZAJE DEPORTIVA PRECOZ EM EL DESARROLO DE PADRONES FUNDAMENTALES DEL MOVIMENTO. In: CONGRESSO SUDAMERICANO FIEP/1999 y JORNADA DE EDUCACIÓN FÍSICA DEL MERCOSUR, 1999, CÓRDOBA. Anais do Congresso Sudamericano Fiep 99, 1999. v. 1. p. 43-43.

23.
ALBINO, F. PROGRAMA DE WELNESS E PRÁTICA DE VÍDEO-GAMES: EFEITOS NO PROCESSAMENTO MOTOR DE GERONTES. In: VI CONGRESSO DE EDUCACIÓN FISICA E CIENCIAS DO DEPORTE DOS PAISES DA LINGUA PORTUGUESA, 1998, GALÍCIA. Deporte e Humanismo en Clave de Futuro/ VI Congresso de Educacion física e Ciencias do Deporte dos paises de Lingua Portuguesa, 1998. p. 158-158.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALBINO, F. A Neurociência como Metodologia de Ensino na Educação Básica - Formação Continuada. 2016.

2.
ALBINO, F. Reforma Educativa do Sistema de Educação Boliviano. 1999.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ALBINO, F. A Psicomotricidade na Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALBINO, F. Atividades Escolares para o Desenvolvimento Motor. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALBINO, F. Atividades Psicomotoras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ALBINO, F. A Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem: Uma Abordagem Psicopedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALBINO, F. A Dança na Educação Física Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALBINO, F. Brincando na Escola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ALBINO, F. Planejamento e Aplicabilidade da Educação Física Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALBINO, F. Dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ALBINO, F. Educação Física Especial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBINO, F. Participação em banca de LUCIANO FERNANDES.RESPOSTA DO COMPORTAMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

2.
ALBINO, F. Participação em banca de MARIANA DE OLIVEIRA DINIZ.RELAÇÃO DOS NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE GINÁSTICA OLÍMPICA EM DIFERENTES FASES DESSE PROCESSO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

3.
ALBINO, F. Participação em banca de ANA CAROLINA COSTA DA SILVA.RELAÇÃO DO NÍVEL PSICOMOTOR E MODALIDADE DE PROCESSAMENTO HEMISFÉRICO DE ESCOLARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

4.
ALBINO, F. Participação em banca de SUELEM ROMARCO.RELAÇÃO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA COM OS HÁBITOS FAMILIARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

5.
ALBINO, F. Participação em banca de IZA FITERMAN RODRIGUES.PERFIL DO INDIVÍDUO ADERENTE AO PROGRAMA PILATES EM ACADEMIA DE GINÁSTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

6.
ALBINO, F. Participação em banca de MARCELO BARROSO.PERFIL DAS CARACTERÍSTICAS E A PERCEPÇÃO CORPORAL DE MULHERES QUE PROCURAM O BOXE TAILANDÊS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

7.
ALBINO, F. Participação em banca de DYENNIS MENDES.PERCEPÇÃO DOS TREINADORES DE FUTEBOL EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO DO FUNDAMENTO DO FUNDAMENTO PASSE EM EQUIPES MASCULINAS DA CATEGORIA INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

8.
ALBINO, F. Participação em banca de ALESSANDRA DE ALMEIDA MANHÃES.PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO APLICADO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

9.
ALBINO, F. Participação em banca de VERA ROSANA MONTENEGRO.PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO ENSINO APRENDIZAGEM DA NATÁÇÃO INFANTIL REFERENTE AOS QUATRO NADOS COMBINANDO A TÉCNICA E O LÚDICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

10.
ALBINO, F. Participação em banca de CAROLINA CALDAS DEMORI.PERCEPÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO SOBRE AS LIMITAÇÕES TÉCNICAS-MOTORAS NO APRENDIZADO DA NATAÇÃO NA TERCEIRA IDADE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

11.
ALBINO, F. Participação em banca de BEATRICE BITENCOURT.PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO NO NÍVEL INICIANTE SOBRE A EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS NADOS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

12.
ALBINO, F. Participação em banca de SABRINA BLOCK VIERNO.PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE DO 1° SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

13.
ALBINO, F. Participação em banca de CLERIVAN HENRIQUE DE SOUZA ARAUJO.PERCEPÇÃO DO ALUNO ENTRE 5º E 8º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CURRICULAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

14.
ALBINO, F. Participação em banca de RODRIGO CARVALHO.PERCEPÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS ÓRFÃS E NÃO-ÓRFÃS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE CRECHE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

15.
ALBINO, F. Participação em banca de LEANDRO BENEVIDES CARQUEJA.NÍVEL PSICOMOTOR ENTRE GÊNEROS DE CRIANÇAS ORIUNDAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

16.
ALBINO, F. Participação em banca de SEBASTIÃO JOSÉ FILHO.NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ORIUNDOS DE UMA CIDADE INFORMAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

17.
ALBINO, F. Participação em banca de GISELE FONSECA.NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ENTRE 8 E 12 ANOS QUE APRESENTAM COMPORTAMENTO AGRESSIVO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

18.
ALBINO, F. Participação em banca de FERNANDA VIEIRA DA SILVA E SOUZA.NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DA QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

19.
ALBINO, F. Participação em banca de ANTÔNIO BARBOSA.NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS COM 5 ANOS DE IDADE, RESIDENTES EM UMA CIDADE FORMAL E UMA CIDADE INFORMAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

20.
ALBINO, F. Participação em banca de GISSELE GOMES.NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO DO SEXO FEMININO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

21.
ALBINO, F. Participação em banca de TEREZA ANTÔNIO OLIVEIRA.NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS LOCOMOTORAS DE ADOLESCENTES ESCOLARES ENTRE 12 E 13 ANOS DO SEXO MASCULINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

22.
ALBINO, F. Participação em banca de DANIELLI MONTEIRO.NÍVEL DA ESTRUTURA PSICOMOTORA EQUILIBRAÇÃO DE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE CAPOEIRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

23.
ALBINO, F. Participação em banca de ISABELLE FERRÃO GUIMARÃES.NÍVEL DA ESTRUTURA PSICOMOTORA EQUILIBRAÇÃO EM IDOSAS SUBMETIDAS A UM PROGRAMA PSICOMOTOR ESPECÍFICO.. 2005.

24.
ALBINO, F. Participação em banca de RAPHAEL DA SILVEIRA BARBOZA.EVOLUÇÃO DO CHUTE QUANTO A PRECISÃO APÓS UM TREINAMENTO ESPECÍFICO EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

25.
ALBINO, F. Participação em banca de ROGÉRIO OLIVEIRA.ESTUDO DESCRITIVO DOS MOTIVOS DA EVASÃO POR CRIANÇAS ENTRE 8 E 12 ANOS PRATICANTES DE FUTEBOL EM ESCOLINHAS SOB A VISÃO DOS PROFESSORES E DOS RESPONSÁVEIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

26.
ALBINO, F. Participação em banca de ELIVANE DE OLIVEIRA COSTA.ESTUDO DESCRITIVO DO NIVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA VISUAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

27.
ALBINO, F. Participação em banca de RAFAEL DE AQUINO ALMEIDA.ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS, INICIANTES EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO TÊNIS. 2005.

28.
ALBINO, F. Participação em banca de GUSTAVO MARQUES LEÃO DE AQUINO.ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS PRAXIA GLOBAL E FINA DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM FUTEVÔLEI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

29.
ALBINO, F. Participação em banca de RICARDO ZENÍCOLA PEREIRA DE LIMA.ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS: NOÇÃO-CORPORAL, LATERALIDADE E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL-TEMPORAL DO ATOR. 2005.

30.
ALBINO, F. Participação em banca de ADAÍLTON SOUZA.ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DA VELOCIDADE DE REAÇÃO TENISTAS JUVENIS EM NÍVEL COMPETITIVO NACIONAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

31.
ALBINO, F. Participação em banca de ALAN CACILHAS MENEZES.Estudo Descritivo das Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças entre 6 e 8 Anos Inseridas em um Programa de Aprendizagem do Surf. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

32.
ALBINO, F. Participação em banca de WILLIAMS MATIAS.ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO JUDÔ E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

33.
ALBINO, F. Participação em banca de GEISA SILVA SANTOS.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES POR ZONAS TERRITORIAIS DO RIO DE JANEIRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

34.
ALBINO, F. Participação em banca de RICARDO JOSÉ DE BRITO.ESTUDO COMPARATIVO DO NIVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

35.
ALBINO, F. Participação em banca de FABRÍCIO LOPES.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE NOÇÃO CORPORAL, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E LATERALIDADE ENTRE CRIANÇAS DE 08 À 12 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE SURFE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

36.
ALBINO, F. Participação em banca de ALINE SMITH.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA EXTRACURRICULAR E CRIANÇAS INSERIDAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

37.
ALBINO, F. Participação em banca de ZAQUEU DE SOUZA MARTINS.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS CRIANÇAS PRATICANTES DO DESPORTO VOLEIBOL E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

38.
ALBINO, F. Participação em banca de RODRIGO OLIVEIRA SETTA.ESTUDO COMPARATIVO DO ASPECTO NOÇÃO DO CORPO EM CRIANÇAS DE AMBOS OS GÊNEROS NA FASE ALFABÉTICA, INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

39.
ALBINO, F. Participação em banca de JUAREZ RIBEIRO DE SOUZA FILHO.ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS ENTRE ADOLESCENTES ORIUNDOS DE ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA DE ENSINO INSERIDOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

40.
ALBINO, F. Participação em banca de CAROLINA CALDAS DEMORI.DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO: RELAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO IDOSO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

41.
ALBINO, F. Participação em banca de MARCELA CARDOSO FERRARI.ANÁLISE DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS POR RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA REGULAR NA ESCOLHA DESTA PRÁTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

42.
ALBINO, F. Participação em banca de BRUNO MENDES DE LIMA.ANÁLISE DOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELO CORPO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO DA REDE DE ENSINO PARTICULAR PARA CONTRATAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1° à 4º SÉRIES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

43.
ALBINO, F. Participação em banca de SAMYA W. DE BARROS BARRETO SEQUEIRA.ANÁLISE DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS NOÇÃO CORPORAL E LATERALIDADE DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS COM CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

44.
ALBINO, F. Participação em banca de PAULO HENRIQUE VIANA CARDOSO.ANÁLISE DESCRITIVA DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 4º CICLO(7ª E 8ª SÉRIES) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL RELACIONADA A PRÁTICA DO BASQUETEBOL.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

45.
ALBINO, F. Participação em banca de MARCOS BECKER.ANÁLISE DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS TONICIDADE E EQUILIBRAÇÃO DE GERONTES DO GÊNERO FEMININO PRATICANTES DE TAI CHI CHUAN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

46.
ALBINO, F. Participação em banca de WALMA FERREIRA SANTOS.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA DANÇA COM OPÇÃO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

47.
ALBINO, F. Participação em banca de GISELE DA CRUZ LEÃO.ANALISE DA NOÇÃO CORPORAL PSICOMOTORA E AUTO-IMAGEM DE ATORES DE TEATRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

48.
ALBINO, F. Participação em banca de FLÁVIA KYRILLOS ASSAD.ANÁLISE DA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM DE MULHERES NA MENOPAUSA PRATICANTES DA DANÇA DO VENTRE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

49.
ALBINO, F. Participação em banca de CHARLES VITOR ROSA.ANÁLISE COMPARATIVA DA VELOCIDADE DE REAÇÃO A ESTÍMULOS VISUAIS ENTRE ÁRBRITOS DE JUDÔ E UM GRUPO CONTROLE COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES EM IDADE E SEXO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

50.
ALBINO, F. Participação em banca de VANESSA RIBEIRO ARAUJO.ANÁLISE COMPARATIVA DA ESTRUTURA PSICOMOTORA ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE CRIANÇAS Da 3ª SÈRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE DANÇA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

51.
ALBINO, F. Participação em banca de LUCIANA LEITE DE ANDRADE.ANÁLISE COMPARATIVA DA AUTONOMIA MOTORA DE PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN PRATICANTES DE NATAÇÃO E NÃO PRATICANTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

52.
ALBINO, F. Participação em banca de ROSANE PINHO CARVALHO COUTO DE MAGALHÃES).A PERCEPÇÃO DO CADEIRANTE ATLETA DE BASQUETEBOL SOBRE A INFLUÊNCIA DESTA PRÁTICA NOS ASPECTOS FÍSICOS E SOCIAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

53.
ALBINO, F. Participação em banca de VINÍCIUS COPELLI.NÍVEL AS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DOS ADOLESCENTES ORIUNDOS DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

54.
ALBINO, F. Participação em banca de TAIANA MESQUITA DA SILVA FERRAZ.PERCEPÇÃO DE ESCOLARES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESTÍMULO À PRÁTICA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS EXTRACURRICULARES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

55.
ALBINO, F. Participação em banca de Mariana Macedo Tozzi.OS BENEFÍCOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO AMADURECIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

56.
ALBINO, F. Participação em banca de Daniele Silva.NÍVEL PSICOMOTOR DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

57.
ALBINO, F. Participação em banca de SERGIO EDUARDO DE CARVALHO MACHADO.Estudo do Tempo de Reação Motora entre Jogadores de Futebol de Campo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

58.
ALBINO, F. Participação em banca de THYSSIANE ZETTERMANN SOEIRO.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL S PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

59.
ALBINO, F. Participação em banca de MÔNICA CARVALHO JORGE.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS ORIUNDAS DA REDE DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÀO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

60.
ALBINO, F. Participação em banca de FABIO MAFFEI.ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS TONICIDADE E EQUILÍBRIO ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE SURFE E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS NO MESMO PROGRAMA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

61.
ALBINO, F. Participação em banca de Diogo Burgos Saar.ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS PRATICANTES DE DESPORTOS DE NATUREZA DIFERENTE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

62.
ALBINO, F. Participação em banca de PRISCILA VIANA MOUTINHO.ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEPÇÃO CORPORAL DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

63.
ALBINO, F. Participação em banca de ISABEL DE MENEZES VILLELA.ESTUDO COMPARATIVO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN, PRATICANTES DE NATAÇÃO E NÃO - PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

64.
ALBINO, F. Participação em banca de Bruna Körber.Estudo Comparativo das Respostas Psicomotoras Relacionadas à Tonicidade e Equilibração de Gerontes Praticantes e não Praticantes de Atividade Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

65.
ALBINO, F. Participação em banca de Fábio Araújo Buxbaum.Estudo Comparativo da Velocidade de Reação entre Crianças Praticantes de Futsal nos Níveis Competitivo e Aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

66.
ALBINO, F. Participação em banca de ALEX VIANY SOARES.CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PSICOMOTORA COM BOLA NA COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL DE ESCOLARES DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

67.
ALBINO, F. Participação em banca de Camilla Campos Mendes e Silva.COMPARAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SUBMETIDAS E NÃO SUBMETIDAS A UM PROGRAMA ESPECÍFICO DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

68.
ALBINO, F. Participação em banca de PRISCILA QUEIROZ MARINHO.ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO PARTICIPANTES E NÃO-PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

69.
ALBINO, F. Participação em banca de Verusca Adgemoff da Silva.ANÁLISE COMPARATIVA DA AUTO-IMAGEM ENTRE CRIANÇAS VÍTIMAS E NÃO VÍTIMAS DE AGRESSÕES FÍSICAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

70.
ALBINO, F. Participação em banca de ANA LUCIA MENDES FERREIRA.PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NEROMUSCULAR DE ALUNOS DE UMA ACADEMIA DE JACAREPAGUÁ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

71.
ALBINO, F. Participação em banca de Almir Pereira Gomes.Estudo Comparativo do Nível Psicomotor de Crianças com Síndrome de Down Inseridas em um Programa Regular de Educação Física e Crianças com Síndrome de Down não Inseridas no Mesmo Programa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

72.
ALBINO, F. Participação em banca de Raphael Morra.Influência Motivacional da Procura da Prática da Atividade Física de Academia Pelo Idoso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALBINO, F. III Concurso de Iniciação Científica do Curso de Educação Física do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. 2007. Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso Carioca de Educação Física FIEP - RJ. O Desenvolvimento Motor e a Aprendizagem Motora. 2010. (Congresso).

2.
5º Congresso Carioca de Educação Física FIEP - RJ.A Psicomotricidade da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2010. (Oficina).

3.
Congresso de Educação Física da Região Serrana - TERE FITNESS. O Desenvolvimento Infantil Através do Jogo Musicado. 2009. (Congresso).

4.
Fórum de Educação Física Escolar.A Atuação do Professor de Educação Física Escolar. 2009. (Simpósio).

5.
Simpósio FIEP Carioca: Formação Profissional e Científica.Gestão do Conhecimento, Educação Física e Esporte. 2009. (Simpósio).

6.
3º Congresso Carioca de Educação Física FIEP - RJ. Brincando na Escola. 2008. (Congresso).

7.
2º Congresso Carioca de Educação Física FIEP - RJ. Planejamento e Aplicabilidade da Educação Física Escolar. 2007. (Congresso).

8.
21º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2006. Avaliação de Adolescentes Nadadores pelo Eurofit Test. 2006. (Congresso).

9.
I Seminário de Educação de Mesquita.O Corpo na Sala de Aula: Um convidado Indesejável?. 2006. (Seminário).

10.
20º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2005. GLOBALIZAÇÃO: FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES NA AMÉRICA LATINA. 2005. (Congresso).

11.
I Semana Científica de Educação Física.Clínica Prática de Psicomotricidade. 2003. (Seminário).

12.
I Jornada Acadêmica d Científica da UNIPAC de Leopoldina.I Jornada Acadêmica e Científica da UNIPAC. 2002. (Seminário).

13.
Semana pedagógica 2002-Transformando Utopias em cotidiano.Semana Pedagógica 2002 - Transformando Utopias. 2002. (Seminário).

14.
I Seminário sobre Bases Neurológicas da Aprendizagem.Metacognição. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBINO, F. Seminário de Educação Física Escolar MSB. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RENATA MASI CAVALCANTI BELCHIOR. A RELAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA E A NATAÇÃO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física e Psicomotricidade) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Fabiana Albino.

2.
DEISE DE ALMEIDA SILVA TAVARES. ANÁLISE DO NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES INTERVENTIVAS PSICOPEDAGÓGICAS. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - ABEU Centro Universitário. Orientador: Fabiana Albino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUCIANA TORRES DE GOUVEIA. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ESTADOS EMOCIONAIS DOS ALUNOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

2.
Andressa Ferrão da Cunha. As Metodologias Aplicadas na Educação Física Adaptada na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

3.
Fernanda dos Santos Carneiro. OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO ENSINO NOTURNO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

4.
MARCELO GOMES DOS SANTOS. ANÁLISE DA FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DE ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

5.
FÁBIO AMBRÓSIO FALEIRO. ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E A INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

6.
Leonardo Rodrigues. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO (BULLYING) ENTRE OS COMPONENTES DE CLASSE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

7.
CÉSAR CARRILHO TRIGUEIRO. OS BENEFÍCIOS SOCIAIS E MOTORES DO TAEKWONNDO INSERIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

8.
CARLA LACERDA DE ASSIS. OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA INSERIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

9.
Gilmara Alves dos Santos. BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

10.
LARYSSA NAYARA FERREIRA DOS SANTOS. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

11.
NOEMI NASCIMENTO DA CRUZ. OS BENEFÍCIOS DA DANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacir Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

12.
SHIRLEY DOS SANTOS ORTIZ. OS BENEFÍCIOS DO YOGA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

13.
CECÍLIA DE FÁTIMA MENDES. ANÁLISE DOS PROGRAMAS PRÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

14.
MARCOS RIBEIRO VIEIRA. ANÁLISE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS HABILIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

15.
SIMONE MARCELLE LOPES COSTA. OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

16.
JAQUELINE CALDEIRA RODRIGUES. OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

17.
Fabiane Luiz. A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

18.
VIVIANE APARECIDA PEREIRA. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS DO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

19.
Humberto Souza Vieira. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CARDIOVASCULARES E MASSA CORPÓREA DE EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

20.
GIZELLE COUTINHO DIAS. OS BENEFÍCIOS DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

21.
LUCIANA DE ANDRADE SÁ GARCIA. A INCLUSÃO DO ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ESCOLA REGULAR ATRAVÉS DA DANÇA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

22.
RITA DE CÁSSIA DA SILVA SOARES. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA SOCIABILIZAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

23.
RAQUEL SILVA DE ANDRADE. OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA INSERIDA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

24.
NAILA SILVA ROCHA. A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA LÚDICA DA HISTÓRIA CONTADA INSERIDA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

25.
MILLENE DA SILVA MIGUEL. OS BENEFÍCIOS DO BALLET CLÁSSICO PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS FÍSICAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

26.
LEONARDO DE OLIVEIRA SILVA. A Recreação Na Iniciação Desportiva No Segundo Seguimento Do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

27.
MARLUS SIMÕES BORGES DA COSTA. ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DO MATERIAL ESPORTIVO NA INICIAÇÃO DO DESPORTO BASQUETEBOL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

28.
André Luis Ribeiro de Oliveira. Benefícios da Ginástica Laboral na Prevenção do Estresse em Professores da Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

29.
Tatiana dos Santos Pereira. A Influência da Iniciação do Atletismo no Desenvolvimento das Habilidades Básicas de Escolares do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

30.
Carlos Renato Soares Flausino. A Percepção dos Responsáveis sobre a Influência das Escolinhas de Futebol no Desenvolvimento Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

31.
Djalma da Silva Pereira. Implicações da Prática da Educação Física em Crianças Portadoras de Diabetes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

32.
Ana Gláucia Neri Pereira. A Educação Física Escolar no Amadurecimento de Escolares da Educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

33.
CASSIANO DE ABREU COSTA. O JOGO COMO MECANISMO UTILITÁRIO NO PROCESSO ESNSINO APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

34.
RENATO JOSÉ PEREIRA. A PRÁTICA DA RECREAÇÃO NAS ESCOLAS E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

35.
RHOBYSSON ALVES DOS ANJOS. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JOGOS COOPERATIVOS:. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

36.
LEANDRO FERREIRA CANUTO DA SILVA. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PERCEPÇÃO DE FORMANDOS E PROFISSIONAIS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

37.
JOSÉ ROBERTO DE ANDRADE FILHO. O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E A COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE ENSINO DE FUTSAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

38.
Silvana L. de Lima Campos. Percepção do professor de Educação Física sobre a inclusão da pessoa Com deficiência na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

39.
ESTEVÃO FEITOZA AZEVEDO. JOGOS COOPERATIVOS: ABORDAGEM DA QUESTÃO DA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCACÃO FÍSICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

40.
ROCHELE MATTOS TOMÉ DE SOUZA. O Jogo Simbólico no currículo da Educação Física Escolar para o Desenvolvimento Cognitivo de Crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

41.
FLÁVIO VIEIRA LOPES. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE FUTSAL NO AMADURECIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

42.
ROBSON DE LIMA PINHEIRO. OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE RELACIONADOS A AUTO-ESTIMA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

43.
Elisio Gonçalves da Costa Junior. Nível psicomotor de crianças participantes e não participantes de um programa de aprendizagem de natação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Orientador: Fabiana Albino.

44.
ISABELLE FERRÃO GUIMARÃES. NÍVEL DA ESTRUTURA PSICOMOTORA EQUILIBRAÇÃO EM IDOSAS SUBMETIDAS A UM PROGRAMA PSICOMOTOR ESPECÍFICO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

45.
VANESSA RIBEIRO ARAUJO. ANÁLISE COMPARATIVA DA ESTRUTURA PSICOMOTORA ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE CRIANÇAS Da 3ª SÈRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE DANÇA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

46.
DANIELLI MONTEIRO. NÍVEL DA ESTRUTURA PSICOMOTORA EQUILIBRAÇÃO DE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE CAPOEIRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

47.
CLERIVAN HENRIQUE DE SOUZA ARAUJO. PERCEPÇÃO DO ALUNO ENTRE 5º E 8º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CURRICULAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

48.
GEISA SILVA SANTOS. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES POR ZONAS TERRITORIAIS DO RIO DE JANEIRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

49.
VINÍCIUS COPELLI. - NÍVEL AS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DOS ADOLESCENTES ORIUNDOS DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

50.
ELIVANE DE OLIVEIRA COSTA. ESTUDO DESCRITIVO DO NIVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA VISUAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

51.
LUCIANO FERNANDES. RESPOSTA DO COMPORTAMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

52.
IZA FITERMAN RODRIGUES. PERFIL DO INDIVÍDUO ADERENTE AO PROGRAMA PILATES EM ACADEMIA DE GINÁSTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

53.
ALESSANDRA DE ALMEIDA MANHÃES. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO APLICADO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

54.
RODRIGO OLIVEIRA SETTA. ESTUDO COMPARATIVO DO ASPECTO NOÇÃO DO CORPO EM CRIANÇAS DE AMBOS OS GÊNEROS NA FASE ALFABÉTICA, INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

55.
RAFAEL DE AQUINO ALMEIDA. ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS, INICIANTES EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO TÊNIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

56.
LUCIANA LEITE DE ANDRADE. ANÁLISE COMPARATIVA DA AUTONOMIA MOTORA DE PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN PRATICANTES DE NATAÇÃO E NÃO PRATICANTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

57.
CAROLINA CALDAS DEMORI. PERCEPÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO SOBRE AS LIMITAÇÕES TÉCNICAS-MOTORAS NO APRENDIZADO DA NATAÇÃO NA TERCEIRA IDADE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

58.
PAULO HENRIQUE VIANA CARDOSO. ANÁLISE DESCRITIVA DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 4º CICLO(7ª E 8ª SÉRIES) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL RELACIONADA A PRÁTICA DO BASQUETEBOL.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

59.
DYENNIS MENDES. PERCEPÇÃO DOS TREINADORES DE FUTEBOL EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO DO FUNDAMENTO DO FUNDAMENTO PASSE EM EQUIPES MASCULINAS DA CATEGORIA INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

60.
FLÁVIA KYRILLOS ASSAD. ANÁLISE DA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM DE MULHERES NA MENOPAUSA PRATICANTES DA DANÇA DO VENTRE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

61.
SAMYA W. DE BARROS BARRETO SEQUEIRA. ANÁLISE DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS NOÇÃO CORPORAL E LATERALIDADE DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS COM CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

62.
BEATRICE BITENCOURT. PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO NO NÍVEL INICIANTE SOBRE A EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS NADOS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

63.
FABRÍCIO LOPES. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE NOÇÃO CORPORAL, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E LATERALIDADE ENTRE CRIANÇAS DE 08 À 12 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE SURFE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

64.
GISELE FONSECA. NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ENTRE 8 E 12 ANOS QUE APRESENTAM COMPORTAMENTO AGRESSIVO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

65.
MARCOS BECKER. ANÁLISE DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS TONICIDADE E EQUILIBRAÇÃO DE GERONTES DO GÊNERO FEMININO PRATICANTES DE TAI CHI CHUAN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

66.
RICARDO ZENÍCOLA PEREIRA DE LIMA. ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS: NOÇÃO-CORPORAL, LATERALIDADE E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL-TEMPORAL DO ATOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

67.
ROGÉRIO OLIVEIRA. ESTUDO DESCRITIVO DOS MOTIVOS DA EVASÃO POR CRIANÇAS ENTRE 8 E 12 ANOS PRATICANTES DE FUTEBOL EM ESCOLINHAS SOB A VISÃO DOS PROFESSORES E DOS RESPONSÁVEIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

68.
ROSANE PINHO CARVALHO COUTO DE MAGALHÃES. A PERCEPÇÃO DO CADEIRANTE ATLETA DE BASQUETEBOL SOBRE A INFLUÊNCIA DESTA PRÁTICA NOS ASPECTOS FÍSICOS E SOCIAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

69.
SABRINA BLOCK VIERNO. PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE DO 1° SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

70.
TEREZA ANTÔNIO OLIVEIRA. NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS LOCOMOTORAS DE ADOLESCENTES ESCOLARES ENTRE 12 E 13 ANOS DO SEXO MASCULINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

71.
MARCELA CARDOSO FERRARI. ANÁLISE DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS POR RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA REGULAR NA ESCOLHA DESTA PRÁTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

72.
RODRIGO CARVALHO. PERCEPÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS ÓRFÃS E NÃO-ÓRFÃS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE CRECHE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

73.
VERA ROSANA MONTENEGRO. PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO ENSINO APRENDIZAGEM DA NATÁÇÃO INFANTIL REFERENTE AOS QUATRO NADOS COMBINANDO A TÉCNICA E O LÚDICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

74.
BRUNO MENDES DE LIMA. ANÁLISE DOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELO CORPO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO DA REDE DE ENSINO PARTICULAR PARA CONTRATAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1° à 4º SÉRIES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

75.
CHARLES VITOR ROSA. ANÁLISE COMPARATIVA DA VELOCIDADE DE REAÇÃO A ESTÍMULOS VISUAIS ENTRE ÁRBRITOS DE JUDÔ E UM GRUPO CONTROLE COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES EM IDADE E SEXO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

76.
GISELE DA CRUZ LEÃO. ANALISE DA NOÇÃO CORPORAL PSICOMOTORA E AUTO-IMAGEM DE ATORES DE TEATRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

77.
SEBASTIÃO JOSÉ FILHO. NÍVEL PSICOMOTOR DE ESCOLARES ORIUNDOS DE UMA CIDADE INFORMAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

78.
CAROLINA CALDAS DEMORI. DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO: RELAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO IDOSO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

79.
FERNANDA VIEIRA DA SILVA E SOUZA. NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DA QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

80.
MARIANA DE OLIVEIRA DINIZ. RELAÇÃO DOS NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE GINÁSTICA OLÍMPICA EM DIFERENTES FASES DESSE PROCESSO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

81.
MARCELO BARROSO. PERFIL DAS CARACTERÍSTICAS E A PERCEPÇÃO CORPORAL DE MULHERES QUE PROCURAM O BOXE TAILANDÊS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

82.
ZAQUEU DE SOUZA MARTINS. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS CRIANÇAS PRATICANTES DO DESPORTO VOLEIBOL E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

83.
RAPHAEL DA SILVEIRA BARBOZA. EVOLUÇÃO DO CHUTE QUANTO A PRECISÃO APÓS UM TREINAMENTO ESPECÍFICO EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

84.
WILLIAMS MATIAS. ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO JUDÔ E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

85.
ANTÔNIO BARBOSA. NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS COM 5 ANOS DE IDADE, RESIDENTES EM UMA CIDADE FORMAL E UMA CIDADE INFORMAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

86.
ALAN CACILHAS MENEZES. Estudo Descritivo das Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças entre 6 e 8 Anos Inseridas em um Programa de Aprendizagem do Surf. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

87.
SUELEM ROMARCO. RELAÇÃO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA COM OS HÁBITOS FAMILIARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

88.
ALINE SMITH. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA EXTRACURRICULAR E CRIANÇAS INSERIDAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

89.
JUAREZ RIBEIRO DE SOUZA FILHO. ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS ENTRE ADOLESCENTES ORIUNDOS DE ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA DE ENSINO INSERIDOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

90.
RICARDO JOSÉ DE BRITO. ESTUDO COMPARATIVO DO NIVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INSERIDAS E NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

91.
WALMA FERREIRA SANTOS. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA DANÇA COM OPÇÃO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

92.
ANA CAROLINA COSTA DA SILVA. RELAÇÃO DO NÍVEL PSICOMOTOR E MODALIDADE DE PROCESSAMENTO HEMISFÉRICO DE ESCOLARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

93.
ADAÍLTON SOUZA. ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DA VELOCIDADE DE REAÇÃO TENISTAS JUVENIS EM NÍVEL COMPETITIVO NACIONAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

94.
GUSTAVO MARQUES LEÃO DE AQUINO. ESTUDO DESCRITIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS PRAXIA GLOBAL E FINA DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM FUTEVÔLEI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

95.
LEANDRO BENEVIDES CARQUEJA. NÍVEL PSICOMOTOR ENTRE GÊNEROS DE CRIANÇAS ORIUNDAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

96.
GISSELE GOMES. NÍVEL DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO DO SEXO FEMININO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

97.
Camilla Campos Mendes e Silva. COMPARAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SUBMETIDAS E NÃO SUBMETIDAS A UM PROGRAMA ESPECÍFICO DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

98.
Verusca Adgemoff da Silva. ANÁLISE COMPARATIVA DA AUTO-IMAGEM ENTRE CRIANÇAS VÍTIMAS E NÃO VÍTIMAS DE AGRESSÕES FÍSICAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

99.
Diogo Burgos Saar. ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS PRATICANTES DE DESPORTOS DE NATUREZA DIFERENTE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

100.
Mariana Macedo Tozzi. OS BENEFÍCOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO AMADURECIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

101.
Bruna Körber. Estudo Comparativo das Respostas Psicomotoras Relacionadas à Tonicidade e Equilibração de Gerontes Praticantes e não Praticantes de Atividade Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

102.
Fábio Araújo Buxbaum. Estudo Comparativo da Velocidade de Reação entre Crianças Praticantes de Futsal nos Níveis Competitivo e Aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

103.
SERGIO EDUARDO DE CARVALHO MACHADO. Estudo do Tempo de Reação Motora entre Jogadores de Futebol de Campo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

104.
PRISCILA QUEIROZ MARINHO. ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO PARTICIPANTES E NÃO-PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

105.
PRISCILA VIANA MOUTINHO. ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEPÇÃO CORPORAL DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

106.
THYSSIANE ZETTERMANN SOEIRO. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL S PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

107.
Daniele Silva. NÍVEL PSICOMOTOR DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

108.
FABIO MAFFEI. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DAS ESTRUTURAS PSICOMOTORAS TONICIDADE E EQUILÍBRIO ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM PROGRAMA DE SURFE E CRIANÇAS NÃO INSERIDAS NO MESMO PROGRAMA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

109.
TAIANA MESQUITA DA SILVA FERRAZ. PERCEPÇÃO DE ESCOLARES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESTÍMULO À PRÁTICA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS EXTRACURRICULARES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

110.
ALEX VIANY SOARES. CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PSICOMOTORA COM BOLA NA COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL DE ESCOLARES DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

111.
MÔNICA CARVALHO JORGE. ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS ORIUNDAS DA REDE DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÀO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

112.
ISABEL DE MENEZES VILLELA. ESTUDO COMPARATIVO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN, PRATICANTES DE NATAÇÃO E NÃO - PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

113.
Almir Pereira Gomes. Estudo Comparativo do Nível Psicomotor de Crianças com Síndrome de Down Inseridas em um Programa Regular de Educação Física e Crianças com Síndrome de Down não Inseridas no Mesmo Programa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.

114.
Raphael Morra. Influência Motivacional da procura da prática da atividade Física de academia pelo idoso. 2002. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fabiana Albino.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:19:07