Leonardo Amaro Nolasco da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6236498913421435
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Bacharel em Ciências Sociais (UENF), mestre em Políticas Sociais (UENF), Doutor em Literatura Comparada (UFF) e em Educação (UERJ), Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior (Anhanguera-UNIDERP) e pós-doutor em Educação (UERJ). Realiza pesquisas na área dos cotidianos, pensando suas interfaces com as TICs e com as audiovisualidades, tendo como locus de observação o curso de formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Amaro Nolasco da Silva
Nome em citações bibliográficas
NOLASCO-SILVA, L.;NOLASCO-SILVA, Leonardo.;NOLASCO-SILVA, LEONARDO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação e Design Digital.
Rua São José, 90/2º piso - esquina com a Av. Rio Branco
Centro
20010020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21228800
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Os olhos tristes da fita rodando no gravador: as tecnologias educacionais como artesanias docentesdiscentes, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
2006 - 2008
Doutorado em Literatura Comparada.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Senhora do Álbum de Família no mar que afoga a Casa e não devolve os corpos: a sociologização do texto teatral como método de leitura a partir de Garcia Lorca ? La Casa de Bernarda Alba ? e Nelson Rodrigues ? Álbum de Família e Senhora dos Afogados., Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Lygia Rodrigues Vianna Peres.
Palavras-chave: SOCIOLOGIA; Literatura comparada; Teatro; Dramaturgia/ Ação Dramática; Gênero; Nelson Rodrigues.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Mestrado em Políticas Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: O público de um crime privado: estupro, masculinidades e condicionantes culturais - Apontamentos para Políticas públicas de reintegração de infratores e atendimento à mulheres,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Sílvia Alicia Martinez.
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Brasil.
Palavras-chave: Gênero/ Masculinidades; Violência Sexual; Sistema Carcerário; Políticas Públicas; Teatro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Penal.
Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça.
2008 - 2009
Especialização em Formação Docente para o Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Título: Educação e (Pós?) Modernidade: Profissão docente, transversalidade, novas mídias e exclusão social ? direito à integração ou assimilação do diferente?.
Orientador: Ricardo Leite de Albuquerque.
Bolsista do(a): Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Gênero, Mídia e Identidades Sexuais: o 'novo homem' e a 'nova mulher' nos reality shows da televisão brasileira..
Orientador: Marinete dos Santos Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.


Formação Complementar


2009 - 2009
Formação de tutores on line para atuação em EAD. (Carga horária: 24h).
Instituto de Medicina Social da UERJ, IMS, Brasil.
2009 - 2009
Educação à Distância. (Carga horária: 24h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2003 - 2003
Processos de designação e práticas de exclusão. (Carga horária: 30h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR, Carga horária: 10
Outras informações
COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UERJ

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas * Tecnologias e Educação * Estágio Supervisionado * Oficina de vídeo 1 - o uso de vídeo em Educação * Metodologias na Produção de Meios e de Recursos Educativos * Cotidiano Escolar: uma prática social em construção * Pesquisa e Prática Pedagógica

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 22
Outras informações
Miinistra disciplinas para o curso de Pedagogia e para todas as Licenciaturas da UERJ. 1)SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ? C.H. 30 (LICENCIATURAS ? 13 SEMESTRES) 2)SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ? C.H. 60 (PEDAGOGIA ? 8 SEMESTRES) 3) ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO ? C.H. 60 (PEDAGOGIA ? 7 SEMESTRES) 4) EDUCAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE ? C.H. 30 (LICENCIATURA ? 3 SEMESTRES) 5) COTIDIANO ESCOLAR: UMA PRÁTICA SOCIAL EM CONSTRUÇÃO ? C.H. 30 (LICENCIATURA ? 1 SEMESTRE) 6) QUESTÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO ? C.H. 30 (PEDAGOGIA ? 1 SEMESTRE) 7) EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO ? C.H. 30 (LICENCIATURA ? 2 SEMESTRES) 8) TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CONCEPÇÕES E TEORIAS ? C.H. 30 (PEDAGOGIA ? 1 SEMESTRE) 9) PESQUISA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS HUMANAS - C.H. 30 (LICENCIATURA - 2 SEMESTRES) 10) Pesquisa e práticas pedagógicas - PPP 3 e 4 - C.H. 60 (Pedagogia - 2 semestres) 11) Atividades Culturais 3 e 4 (2 semestres)

Atividades

03/2006 - 02/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Cotidiano escolar: uma prática social em construção
Educação e Pós Modernidade
Educação e transformações no mundo do trabalho
Questões Raciais e Educação
Sociologia e Educação
TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CONCEPÇÕES E TEORIAS
03/2006 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de graduação e de pós-graduação, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1) Ética Profissional e Legislação (TI) 2) Ética Profissional e Legislação Autoral (Design) 3) Redação e Documentação Técnica (TI) 4) TCC (TI) 5) Mídias Digitais 1 (Design) 6) Fundamentos da Comunicação 2 (Publicidade e Propaganda) 7) Psicologia do Consumo 1 (Publicidade e Propaganda) 8) Psicologia do Consumo 2 (Publicidade e Propaganda) 8) Pesquisa de Mercado Qualitativa (Publicidade e Propaganda) 9) Antropologia do Consumo (MBA de Design Estratégico) 10) Ciberespaço (Tecnólogo em Marketing) 11) Cibercultura e Mídias Digitais (MBA em Marketing) 12) Redação e Gestão de Conteúdo (MBA em Marketing)

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Assistente de Graduação, Carga horária: 8

Atividades

01/2010 - 12/2011
Ensino, Gestão em TI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional e Legislação
Redação e Documentação Técnica
TCC
01/2010 - 12/2011
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional e Legislação Autoral

Instituto de Medicina Social da UERJ, IMS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Professor on line, Carga horária: 10
Outras informações
Professor on line da Especialização em Gênero e Sexualidade

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor on line, Carga horária: 10
Outras informações
Professor on line do curso Gênero e Diversidade na Escola

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor on line, Carga horária: 10
Outras informações
Professor on line do curso GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.

Atividades

09/2010 - Atual
Ensino, Gênero e Sexualidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de projetos didático-pedagógicos
Direitos sexuais e reprodutivos
A construção do conhecimento em gênero e sexualidade - história e perspectivas
Sexualidade e orientação sexual
Gênero
Diversidade, diferença e desigualdade
05/2010 - Atual
Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relações Étnico-Raciais
Sexualidade
Gênero
Diversidade
03/2009 - Atual
Ensino, Gênero e Diversidade na Esola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Diversidade
Gênero
Gravidez na Adolescência
Participação Juvenil
Relações Étnico-Raciais
Sexualidade

Cia Paulista de Artes, CPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultor na área de pesquisa em saúde preventiva e dramaturgia aplicada à prevenção de DSTs/AIDS


Grupo Teatral D4NA, D4NA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultor de projetos inscritos em lei de fomento


Viabilizarte Soluções em Projetos, VIABILIZARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Consultor na área de projetos pedagógicos e de leis de incentivo e fomento.



Linhas de pesquisa


1.
História da Educação Fluminense
2.
Memória, Falas e Discursos na/da Educação
3.
Tecnologias Educacionais
4.
Educação e Cibercultura


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Educação Integral na Era da Convergência: releituras, vestígios e possibilidades transmidiáticas para as Escolas do Amanhã
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Design Para Situações de Ensino-aprendizagem
Descrição: O projeto Design para Situações de Ensino-aprendizagem é uma área de convergência de conhecimentos destinados ao entendimento das Situações onde sujeitos adquirem e produzem conhecimentos ampliando suas experiências e capacidades cognitivas. Aborda questões Ensino-aprendizagem, mídia-educação, cognição e percepção. Num entendimento mais amplo engloba estudos antropológicos e metodológicos que visam facilitar a solução de problemas complexos de comunicação. Neste sentido pretende-se ampliar o espectro de atuação, através do Design Thinking, desenvolvendo produtos e sistemas que empregam a metodologia do Design em Parceria para um universo mais amplo de problemas, deslocando a atitude de ser designer para pensar como designer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Leonardo Amaro Nolasco da Silva - Integrante / Flávia Nízia - Coordenador / Beatriz Caldas - Integrante / Bianca Martins - Integrante / Leonardo Berenger - Integrante.
2006 - Atual
História da Educação Fluminense
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
2014 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2014 - Atual
Periódico: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cibercultura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias da Informação e da Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Seleção Brasil em Cena - Texto finalista "Final Feliz em Nova York", Centro Cultural Banco do Brasil.
2017
6º Festival Curta na Uerj - 2º lugar na Categoria Adulto com o curta "Novos Tempos Velhos", Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2011
TOP Desempenho INFNET, Instituto Infnet.
2011
Top Desempenho 2011 2º Semestre, Instituto Infnet.
2011
Troféu Francisco Alves - MOCASPE 2011 MELHOR TEXTO MASTER (Dos filhos deste Solo), Movimento Teatral do Cabo de Santo Agostinho PE.
2011
Melhor texto de teatro (Dos filhos deste solo), Festival de skets de Caruaru - PE.
2004
Prêmio Darcy Ribeiro de Produção Científica/ Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense darcy Ribeiro.
2002
Melhor pesquisa de Iniciação Científica do Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOLASCO-SILVA, L.2018NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. ; BIANCO, V. L. . Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 17, p. 1-21, 2018.

2.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2018NOLASCO-SILVA, LEONARDO; BIANCO, V. L. . UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA: CRISE OU PROJETO?. REVISTA Z CULTURAL (UFRJ), v. 1, p. 1-9, 2018.

3.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . TECENDO NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DE THE WALKING DEAD: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM AS AUDIOVISUALIDADES NO ENSINO SUPERIOR.. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 6, p. 11-27, 2017.

4.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B. . O professor-designer de experiências de aprendizagem: autoria docente e uso de recursos lúdicos na formação de professores. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 2, p. 155-175, 2017.

5.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; ROSSATO, B. . AUDIOVISUALIDADES E PRODUÇÃO SOCIAL DAS MASCULINIDADES: GÊNEROS-CORPOS-SEXUALIDADES ENCENADAS NOS COTIDIANOS DAS SALAS DE AULA. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 9, p. 101-120, 2017.

6.
NOLASCO-SILVA, L.2017 NOLASCO-SILVA, L.; BIANCO, V. L. . A Universidade Fluminense em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas nos textos de Darcy Ribeiro. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 3, p. 48-63, 2017.

7.
NOLASCO-SILVA, L.2017 NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; MAIA, V. . Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 18, p. 33-50, 2017.

8.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2017NOLASCO-SILVA, LEONARDO; Faria, L. ; BIANCO, V. L. . ARTESANIAS AUDIOVISUAIS E A PRODUÇÃO DE DRAMATURGIAS DOCENTESDISCENTES: NEGOCIAÇÕES MEDIADAS PELO DIGITAL EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 1, p. 61-79, 2017.

9.
NOLASCO-SILVA, L.2015NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. . Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 14, p. 99-108, 2015.

10.
NOLASCO-SILVA, L.2015 NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . DIFERENÇA, IDENTIDADE E FICÇÃO: tecer currículos em redes, narrar os cotidianos e inventar o presente. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 15, p. 588-598, 2015.

11.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2015NOLASCO-SILVA, LEONARDO. Um livro descolonizado. Sociedade e Estado, v. 30, p. 827-830, 2015.

12.
SOARES, M. C.2015SOARES, M. C. ; NOLASCO-SILVA, L. . Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação. CADERNO ELETRÔNICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 3, p. 176-188, 2015.

13.
NOLASCO-SILVA, L.2014NOLASCO-SILVA, L.; RIBEIRO, A. M. M. ; Faria, LCM . Entrevista com Lia Faria. SIMBIÓTICA, v. único, p. 188-232, 2014.

14.
NOLASCO-SILVA, L.2013NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM . Utopias e Contradições na/da Educação Fluminense. ESTUDOS LEGISLATIVOS, v. anual, p. 229-251, 2013.

15.
NOLASCO-SILVA, L.2012NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . LENDO E OUVINDO CHICO BUARQUE-CANÇÕES NO FEMININO/MASCULINO. Gênero, v. 11, p. 197-216, 2012.

16.
NOLASCO-SILVA, L.2006NOLASCO-SILVA, L.; TEIXEIRA, S. ; VASCONCELOS, Jailse ; SILVA, Tatiana Gonçalves da . Qual é o lugar da Memória? Reflexões sobre a produção acadêmica do Centro de Ciências do Homem e sua preservação. CADERNOS DE PESQUISA DO CDHIS (UFU. IMPRESSO), v. 33, p. 11-18, 2006.

17.
NOLASCO-SILVA, L.2006NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda: 'Tirana de todos los que la rodean...' Gênero e Ação Dramática na Casa de Lorca.. ABEHACHE, v. 4, p. 190-196, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, B. (Org.) ; MIRABEAU, Almir (Org.) ; NOLASCO-SILVA, L. (Org.) . Com/Para: design, comunicação & cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: INFNET, 2013. 160p .

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Poesia Menstruada: até o amor cair doente. 1. ed. Curitiba: Protexto, 2012. v. 1. 150p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. . A invenção de si, do outro e da diferença sexual nas telas do YouTube: sexo e gênero como práticas culturais. In: Aldo Victorio Filho; Aristóteles Berino; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Educação a Audiovisualidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 75-92.

2.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO; COSTA, S. G. . E desde quando a escola é lugar para falar de gênero?. In: Haroldo Vidal; Marcelo Ucelli. (Org.). Educação, Comunicação, Cultura e Diferença. 1ed.Vitória: Pedregulho, 2018, v. 1, p. 105-120.

3.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . AUDIOVISUALIDADES, JUVENTUDES E HOMOFOBIA: TECENDO CURRÍCULOS DENTROFORA DAS ESCOLAS. In: BERINO, ARISTÓTELES; FILHO, ALDO VICTORIO; SOARES, MARIA DA CONCEIÇÃO. (Org.). Múltiplos olhares sobre as juventudes. 1ed.SEROPÉDICA: Ed. da UFRRJ, 2018, v. 1, p. 34-48.

4.
NOLASCO-SILVA, L.; VIDAL, H. . ?tudo o que a antena captar, meu coração captura?: Audiovisualidades y formación docente. In: SOARES, CONCEIÇÃO; ALVES, NILDA; MIRANDA, FERNANDO. (Org.). CURRÍCULOS Visualidades, narrativas y diferencia. 1ed.Montevideu: Universidad de la República, 2018, v. 1, p. 117-128.

5.
NOLASCO-SILVA, L.. Universidade para que? Diálogos com Darcy Ribeiro para pensar a educação do presente nas escolas do amanhã. In: Lia Faria; Lilian Ramos. (Org.). Educação e Educadores: ontem e hoje, novos olhares. 1ªed.Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2016, v. , p. 107-140.

6.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. ; VIEIRA, A. L. . Corpos à flor da tela: audiovisualidades, gênero, sexualidade e formação de professoras. In: Ivan Amaro; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. 1ªed.Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2016, v. , p. 135-156.

7.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; BARRETO, J. . Sobre a dor e delícia de ser o que é: tramas entre o documentário Homens, questões de gênero e sexualidade e as pesquisas nos/ com os cotidianos em educação. In: Vírginia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema paraibano e gênero. 1ed.João Pessoa: Editora Xeroca, 2015, v. , p. 175-204.

8.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM ; BIANCO, V. L. . O amor de Pedro, Leopoldina e Domitila e de Simón e Manuela: dependências nas Independências e o não-lugar da ?ninguendade? feminina. In: Guardia, Sara Beatríz. (Org.). Las mujeres en los procesos de Independencia de América Latina. 1ed.Lima: UNESCO, 2014, v. 1, p. 20-35.

9.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B. . Design para situações de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades para a Educação Integral. In: Bianca Martins; Almir Mirabeau; Leonardo Nolasco-Silva. (Org.). Com/Para: design, comunicação & cultura. 1ed.Rio de Janeiro: INFNET, 2013, v. 1, p. 49-64.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOLASCO-SILVA, L.; Vittorio Lo Bianco ; FARIA, L. C. M. . As Universidades no Rio de Janeiro em Tempos de Calamidade Pública: reflexões baseadas em Darcy Ribeiro. In: XIII Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación, 2018, Montevideo. XIII Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación, 2018.

2.
NOLASCO-SILVA, L.; ROSSATO, B. . Masculinidades encenadas: tecendo leituras em salas de aula a partir do masculino-herói de desenhos animados e série de TV. In: 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero: Fundamentalismos e Violências, 2016, Viória, ES. 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero: Fundamentalismos e Violências, 2016.

3.
NOLASCO-SILVA, L.. POR UMA ATITUDE DESCOLONIAL NA ESCRITA ACAÊMICA. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO, 2015, RIO DE JANEIRO. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO, 2015.

4.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. ; BIANCO, V. L. . FABULANDO ESPAÇOS DE AUTORIA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERESFAZERES E ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS DO IV CEDUCE. RIO DE JANEIRO: CEDUCE, 2015. p. 1-12.

5.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . PRÁTICAS SEXUAIS E (DES)CONSTRUÇÕES DE GÊNERO EM THE WALKING DEAD: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR.. In: III Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Anais Eletrônicos. Vitória: UFES, 2014. p. 1-15.

6.
NOLASCO-SILVA, L.. Máquinas de Fabricar Gente: Educação, TICs e outras conexões. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito, 2014.

7.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL OU ALUNO EM TEMPO INTEGRAL ? O PAPEL DOS PROJETOS NAS ESCOLAS DO AMANHÃ. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013.

8.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . EDUCAÇÃO INTEGRAL E AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE ESCOLA: AS MARCAS DO CHAGUISMO E DO BRIZOLISMO NAS TERRITORIALIDADES POLÍTICAS DA ESCOLA FLUMINENSE. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil.

9.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM ; Faria, L. . EDUCAÇÃO INTEGRAL E AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR DIÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE O PROJETO CIEP E O PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013.

10.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. ; BIANCO, V. L. . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. In: III Congresso Internacional do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas). América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas). América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/FACULDADE DE DIREITO, 2012.

11.
NOLASCO-SILVA, L.. CORPO DISCENTE (OU DECENTE?): SEXUALIDADE E CONTROLE SOCIAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, 2010, Vitória - ES. II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura. Vitória: UFES, 2010. p. 145-154.

12.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda: Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008.

13.
NOLASCO-SILVA, L.. Um passeio pelos bosques da dramaturgia cênica: apontamentos para a leitura de um texto teatral. In: III Seminário de Alunos de Pós Graduação em Letras, 2006, Niterói. III Seminário de Alunos de Pós Graduação em Letras. EDUFF, 2006.

14.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda - Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. In: 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2006, Rio de Janeiro. 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2006. p. 190-196.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOLASCO-SILVA, L.. A VIDA É UMA NOVELA: TRAMAS, TABUS, MUDANÇAS E RESISTÊNCIAS QUE (DES)FAZEM GÊNERO E SEXUALIDADE NO HORÁRIO NOBRE DA TV BRASILEIRA. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, 2015, SALVADOR. ANAIS DESFAZENDO GÊNERO. SALVADOR: UFBA, 2015. p. 1-5.

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral: o tempo das máquinas. In: SEMINÁRIO DE INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, 2013, PORTO ALEGRE. SIMC ANAIS DE RESUMOS. PORTO ALEGRE, 2013. p. 42-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. In: III Congresso Internacional do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas). América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012, Rio de Janeiro. III CONGRESSO INTERNACIONAL DO NUCLEAS. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/FACULDADE DE DIREITO, 2012. p. 214-214.

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Mulheres transgressoras no teatro de Nelon e Lorca: uma proposta de reflexão sobre a identidade feminina nos tempos atuais. In: I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História, 2007, Alegre-ES. caderno de resumos. Alegre: Fafia, 2007. v. 1.

3.
NOLASCO-SILVA, L.. IDENTIDADES SEXUAIS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA HISTÓRIA DOS REALITY SHOW DA TELEVISÃO BRASILEIRA. In: I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História, 2007, Alegre. caderno de Resumos. Alegre: Fafia, 2007. v. 1.

4.
NOLASCO-SILVA, L.. O público de um crime privado: estupro, masculinidades e condicionantes culturais:apontamentos para políticas públicas de reintegração de infratores, prevenção e atendimento à mulheres. In: I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História, 2007, Alegre. Caderno de resumos. Alegre: Fafia, 2007. v. 1.

5.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda - Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. In: 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2006, Rio de Janeiro. 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2006. p. 74-75.

6.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. In: HISTÓRIA, VIOLÊNCIA E IMAGINÁRIO POLÍTICO, 2004, Vitória - ES. CD de Resumos, 2004.

7.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. In: XIV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA, 2003, Vitória - ES. HISTÓRIA, VIOLÊNCIA E IMAGINÁRIO SOCIAL, 2003. p. 75-75.

8.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico sócio-econômico-cultural do complexo ceramista de São Sebastião. In: 55ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003, Recife. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003. p. 47-47.

9.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. In: 8º ENCONTRO DE IC, 3ª MOSTRA DE PG E 1ª MOSTRA DE EXTENSÃO, 2003, Campos dos Goytacazes. 8º ENCONTRO DE IC, 2003.

10.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico econômico e socioultural do complexo ceramista no município de Campos dos Goytacazes: o caso da pequena indústria em São Sebastião. In: 7º ENCONTRO DE IC, 2ª MOSTRA DE PG, 2002, Campos dos Goytacazes. 7º ENCONTRO DE IC, 2002.

11.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico Econômico e Sócio-Cultural do complexo ceramista no município de Campos dos Goytacazes: o caso da pequena indústria em São Sebastião.. In: VI Encontro de Iniciação Científica da UENF, 2001, Campos dos Goytacazes. VI Encontro de Iniciação Científica da UENF - livro de resumos, 2001. p. 104-104.

Apresentações de Trabalho
1.
NOLASCO-SILVA, L.; Vittorio Lo Bianco ; FARIA, L. C. M. . As universidades no Rio de Janeiro em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas em Darcy Ribeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NOLASCO-SILVA, L.. DOCÊNCIA ARTESANAL: JOGOS E DRAMATURGIAS ?DOCENTESDISCENTES'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NOLASCO-SILVA, L.. AUTORIAS TRANSMIDIÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRODUÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NOLASCO-SILVA, L.; ROSSATO, B. . Masculinidades encenadas: tecendo leituras em salas de aula a partir do masculino-herói de desenhos animados e série de TV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NOLASCO-SILVA, L.. POR UMA ATITUDE DESCOLONIAL NA ESCRITA ACADÊMICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . Práticas sexuais e (des) construções de gênero em The Walking Dead: narrativas de uma experiência docente no Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NOLASCO-SILVA, L.. Máquinas de fabricar gente: educação, TICs e outras conexões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NOLASCO-SILVA, L.. Gênero, Sexualidade e Educação: o ?fazimento? da cidadania na luta por reconhecimento através da escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral: o tempo das máquinas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NOLASCO-SILVA, L.. ALUNO EM TEMPO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: O PAPEL DOS PROJETOS NA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA DIÁRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NOLASCO-SILVA, L.. O AMOR DE PEDRO, LEOPOLDINA E DOMITILA E DE SIMÓN E MANUELA: DEPENDÊNCIA NAS INDEPENDÊNCIAS E O NÃO-LUGAR DA NINGUENDADE FEMININA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NOLASCO-SILVA, L.. A 'nova' educação fluminense: rupturas e permanências das políticas educacionais dos anos 1980. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Ciep: a utopia possível... 21 anos depois. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Ciep: a utopia possível... 21 anos depois. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. . Educação Republicana e a invenção do Brasil: entre Maria e Marianne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. . O chão da escola ? conflitos sociais e afetivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NOLASCO-SILVA, L.. CIEPs e Escolas do Amanhã: aproximações e diferenças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NOLASCO-SILVA, L.. CORPO DISCENTE (OU DECENTE?): SEXUALIDADE E CONTROLE SOCIAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
NOLASCO-SILVA, L.. ÉTICA E LEGISLAÇÃO AUTORAL NO MEIO DIGITAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NOLASCO-SILVA, L.. CORPO DISCENTE (OU DECENTE?): SEXUALIDADE E CONTROLE SOCIAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NOLASCO-SILVA, L.. A construção Social da Identidade do Indivíduo Soro Positivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
NOLASCO-SILVA, L.. Meninos Super-Poderosos: construindo a identidade masculina através da educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NOLASCO-SILVA, L.. Educando corpos, mentes e afetos - a teatralização das relações de gênero na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
NOLASCO-SILVA, L.. Educando corpos, mentes e afetos - a teatralização das relações de gênero na Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
NOLASCO-SILVA, L.. A história dos homens pela ótica das relações de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
NOLASCO-SILVA, L.. Mulheres transgressoras no teatro de Nelson e Lorca: uma proposta de reflexão sobre a identidade feminina nos tempos atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
NOLASCO-SILVA, L.. Mulheres transgressoras no teatro de Nelon e Lorca: uma proposta de reflexão sobre a identidade feminina nos tempos atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NOLASCO-SILVA, L.. IDENTIDADES SEXUAIS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA HISTÓRIA DOS REALITY SHOW DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NOLASCO-SILVA, L.. A casa, o álbum e o mar: gênero e violência no teatro de Nelson e Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda - tirana de todos los que la rodean... Gênero e Ação Dramática na Casa de Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
NOLASCO-SILVA, L.. Desvelando o álbum de família na casa de Bernada Alba: o homem rodrigueano e as mulheres de Lorca no campo das relações de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NOLASCO-SILVA, L.. O último rei. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
NOLASCO-SILVA, L.. Um passeio pelos bosques da dramaturgia cênica: apontamentos para a leitura de um texto teatral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
NOLASCO-SILVA, L.. Um passeio pelos bosques da dramaturgia cênica: apontamentos para a leitura de um texto teatral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda - Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
NOLASCO-SILVA, L.. A Casa, o Álbum e o Mar: Gênero e Violência no Teatro de Nelson e Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
NOLASCO-SILVA, L.. Desvelando o álbum de família na casa de Bernarda Alba: o homem rodrigueano e as mulheres de Lorca no campo das relações de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
NOLASCO-SILVA, L.. MASCULINIDADES E VIOLÊNCIAS: RELAÇÕES DE GÊNERO NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
NOLASCO-SILVA, L.. O PÚBLICO DE UM CRIME PRIVADO: VIOLÊNCIA SEXUAL, MASCULINIDADES E CONDICIONANTES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA IMPUNIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
NOLASCO-SILVA, L.. O PÚBLICO DE UM CRIME PRIVADO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
NOLASCO-SILVA, L.. Ceramistas e Oleiros: trabalho e cidadania no mundo da argila. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
NOLASCO-SILVA, L.. Novas identidades sexuais e midiatização das relações de gênero. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico sócio-econômico do complexo ceramista de São Sebastião. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
NOLASCO-SILVA, L.. Gênero e Violência: o ser homem em debate. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
NOLASCO-SILVA, L.. Novas mídias, novos homens, novas mulheres. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

50.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico econômico e socioultural do complexo ceramista no município de Campos dos Goytacazes: o caso da pequena indústria em São Sebastião. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
NOLASCO-SILVA, L.. Ceramistas e oleiros: trabalho, tradição e (pós?) modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
NOLASCO-SILVA, L.. Trabalho e representações sociais na cultura ceramista de São Sebastião. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Um livro descolonizado 2015 (Resenha).

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Crítica Pós-Colonial: panorama de leituras contemporâneas. Venezia: Edizioni Ca' Foscari, 2014 (Resenha).

3.
NOLASCO-SILVA, L.; RIBEIRO, A. M. M. ; Faria, LCM . Entrevista com Lia Faria. Vitória: UFES, 2014 (Entrevista).

4.
NOLASCO-SILVA, L.; GUARDIA, S. B. . Resenha do livro Poesia menstruada... até o amor cair doente. 2013 (Site).

5.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Educação Integral do Ontem e do Amanhã: o que sobrou pro Hoje? 2012 (Site).

6.
NOLASCO-SILVA, L.. Crônicas da Anynha Silveira. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . PARECERISTA DO EIXO 'REDES EDUCATIVAS, COTIDIANOS E PRÁTICAS CULTURAIS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS'. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOLASCO-SILVA, L.; RIBEIRO, A. M. M. . Entrevista com Lia Faria. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. ; BIANCO, V. L. . Página do Laboratório Educação e República no Facebook. 2015; Tema: Laboratório Educação e República. (Rede social).

2.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . Site do grupo de pesquisa CURRÍCULOS, NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E DIFERENÇA. 2015; Tema: site de grupo de pesquisa. (Site).

3.
NOLASCO-SILVA, L.; BIANCO, V. L. ; Faria, L. . Site do LABORATÓRIO EDUCAÇÃO E REPÚBLICA. 2015; Tema: SITE DO LABORATÓRIO EDUCAÇÃO E REPÚBLICA. (Site).

4.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . Página do GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULOS, NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E DIFERENÇA NO FACEBOOK. 2015; Tema: PÁGINA OFICIAL DO CUNADI NO FACEBOOK. (Rede social).

5.
NOLASCO-SILVA, L.. Ensinagens Virtuais. 2012; Tema: Blog de aula. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Produção de recursos e materiais educativos para uma pedagogia das artesanias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUARDIA, S. B. ; NOLASCO-SILVA, L. . Libro Primer Congreso Internacional las Mujeres en los procesos de Independencia de América Latina. 2013. (Editoração/Livro).

3.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral e ampliação do tempo escolar diário na cidade do Rio de Janeiro: aproximações e diferenças entre o projeto CIEP e o programa Escolas do Amanhã. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM . Educação Integral e ampliação do tempo escolar diário na cidade do Rio de Janeiro: aproximações e diferenças entre o projeto CIEP e o programa Escolas do Amanhã. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
NOLASCO-SILVA, L.. Linha do Tempo do professor Roberto Faria. 2012. (Vídeo).

6.
NOLASCO-SILVA, L.. Estratégias de Ensinoaprendizagem: por uma didática aplicada à sala de aula contemporânea e ao corpo-cultura do corpo discente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NOLASCO-SILVA, L.. Ética Profissional e Legislação aplicada ao Design e à Tecnologia da Informação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático em formato de artigos científicos).

8.
NOLASCO-SILVA, L.. Capacitação de professores/ agentes multiplicadores em DST/AIDS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NOLASCO-SILVA, L.. A construção social da persona e da personagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Final Feliz em Nova York. 2018. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Jornal Universitário. 2003.

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Eu, Tu, Eles... Nós: um estudo de caso na comunidade de São Sebastião. 2002 (Vídeo - Documentário).

3.
NOLASCO-SILVA, L.. Manothón de Ahogado. 2002 (Vídeo - Documentário).

Demais trabalhos
1.
NOLASCO-SILVA, L.. A construção Social da Personagem. 2005 (Oficina de Dramaturgia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOLASCO-SILVA, Leonardo.; COUTO, R.M.S.; PORTUGAL, C.; RODRIGUES, D. W. L.; MARTINS, B.. Participação em banca de Natalia Brunnet. Reflexões sobre a prática do designer em projetos de atividades lúdicas digitais para enino-aprendizagem infantil.. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
NOLASCO-SILVA, L.; GOMES, R.; CECCHETTO, F.; Souza, E.R.. Participação em banca de Salvador Pereira Corrêa Júnior. HOMOSSEXUALIDADES EM CURSO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DAS HOMOFOBIAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Teses de doutorado
1.
NOLASCO-SILVA, L.; COUTO, R.M.S.; LESSA, W.D.; OLIVEIRA, I.; GISBERT, J.; CARVALHO, R.. Participação em banca de Bianca Maria Rego Martins. O professor-designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na escola.. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
NOLASCO-SILVA, Leonardo.; LIMA, G. S. C.; CARVALHO, R. A. P.; LIMA, E. L. O. C.; LESSA, G. A.. Participação em banca de Francisco Beltrão do Valle. O traje de trabalho do vaqueiro sertanejo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NOLASCO-SILVA, L.; COUTO, R.M.S.; LESSA, W.D.; OLIVEIRA, I.; FARBIARZ, J.. Participação em banca de BIANCA MARIA RÊGO MARTINS. DESIGN NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM DESIGN) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; JATOBA, A.; ALMEIDA, V. E.. Participação em banca de Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento. (Re)escrevendo a prática de produção textual sob a ótica da tecnologia digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.

2.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; ALMEIDA, V. E.; SANTO, A. C. E.. Participação em banca de Melissa Taís Oliveira da Silva. Momentos de Interlocução na Educação Infantil: trabalhando as funções sociais da escrita e o/no contexto socioambiental dos alunos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOLASCO-SILVA, L.; SILVA, M. L.. Participação em banca de Yara Armindo Domingos.A formação e a atuação do pedagogo no ambiente empresarial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NOLASCO-SILVA, Leonardo.; SOARES, M. C.. Participação em banca de Brenda da Silva Ferreira.Tecendo e pensando sobre a discussão de gênero nas escolas com os vídeos contra a homofobia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C.. Participação em banca de CAMILA SILVA SOBRINHO.ESPELHO, ESPELHO MEU! A REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO NO CINEMA INFANTIL DE ANIMAÇÃO: UM ESTUDO DAS PRINCESAS DOS/NOS FILMES DA DISNEY. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NOLASCO-SILVA, L.; SILVA, M. L.. Participação em banca de ADAUCILÉIA LUIZ.A TESSITURA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA LISTA DE DISCUSSÃO DA ANEPOP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
NOLASCO-SILVA, L.; SILVA, M. L.. Participação em banca de Ângela Cordeiro Dos Santos.Podemos avançar em plena ditadura, com o futebol e com a educação adequada?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C.. Participação em banca de FABIANA MENDES FOLLY.AUDIOVISUALIDADES E A DISCUSSÃO ANTI-HOMOFOBIA "DENTROFORA" DAS ESCOLAS: UM ESTUDO COM VÍDEOS DE ESTUDANTES COMPARTILHADOS NO YOUTUBE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; EMANUEL, B.. Participação em banca de MARCIA MARIA SANTANA GONÇALVES.SANKOFA! POR UMA ABOLIÇÃO VERDADEIRA: CONSTRUÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DE PLATAFORMAS DE EAD PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NAS DEMANDAS DA LEI 10.639. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

8.
NOLASCO-SILVA, Leonardo.; SOARES, M. C.. Participação em banca de Isabela Pereira Vique.Desconstrução da educação sexista na primeira infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.. Participação em banca de Bárbara Soares.CABIDEIRO: DESIGN, MODA E INTERAÇÃO MOBILE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

10.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; Valle, F.B.. Participação em banca de Daniele de Souza Borges.Tabajaras e Cabritos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

11.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; BELTRÃO, C.. Participação em banca de Michael de Paula Gonçalves Dalia.Sinergia: estudo de design voltado ao desenvolvimento de uma plataforma de democracia direta na Web.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

12.
NOLASCO-SILVA, L.. Participação em banca de Licio Luiz Soares.Tendências do Desenvolvimento Socioeconômico e Tecnológico da Internet Banda Larga Brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

13.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.. Participação em banca de Ilana Martins.Inteligência Criativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

14.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.. Participação em banca de Bruna Zamorano.Apresentando a profissão: Design. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

15.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B.; GABIRU, G.. Participação em banca de Paloma Ramos de Macedo.Portal da Escola Vera Cruz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Comitê de avaliação do Cetreina, para fins de análise dos projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Comitê de Avaliação, junto ao Cetreina, para fins de análise dos projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NOLASCO-SILVA, L.. 17ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación. As universidade no Rio de Janeiro em tempo de calamidade pública: reflexões baseadas em Darcy Ribeiro. 2018. (Congresso).

2.
II Encontro Internacional Docência e Cibercultura. 2017. (Encontro).

3.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia. 2017. (Seminário).

4.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia.O 'PROFESSOR FAZEDOR' E AS REDES EDUCATIVAS: COSTURAS ENTRE EDUCAÇÃO E DESIGN. 2017. (Seminário).

5.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Redes educativas, cotidianos e práticas culturais e a questão da democracia. 2017. (Seminário).

6.
Mostra Universitária de Audiovisual UFSJ.Novos Tempos Velhos. 2017. (Outra).

7.
4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero.Masculinidades encenadas: tecendo leituras em salas de aula a partir do masculino-herói de desenhos animados e série de TV. 2016. (Seminário).

8.
XVIII Semana de Educação - Pedagogia: currículo e campo profissional.Educação e Direitos Humanos: desafios para sua afirmação nos 'novos tempos velhos'. 2016. (Seminário).

9.
ENCONTRO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO 360. 2015. (Encontro).

10.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO.A VIDA É UMA NOVELA: TRAMAS, TABS, MUDANÇAS E RESISTÊNCIAS QUE (DES)FAZEM GÊNERO E SEXUALIDADE NO HORÁRIO NOBRE DA TV BRASILEIRA. 2015. (Seminário).

11.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO. 2015. (Seminário).

12.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.POR UMA ATITUDE DESCOLONIAL NA ESCRITA ACADÊMICA. 2015. (Seminário).

13.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).

14.
VII SEMINÁRIO LABORATÓRIO EDUCAÇÃO E IMAGEM. 2014. (Seminário).

15.
III CONGRESO INTERNACIONAL Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las Disciplinas del Conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe.. Gênero, Sexualidade e Educação: o ?fazimento? da cidadania na luta por reconhecimento através da escola. 2013. (Congresso).

16.
PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL LAS MUJERES EN LOS PROCESOS DE INDEPENDENCIA DE AMÉRICA LATINA. O amor de Pedro, Leopoldina e Domitila e de Simón e Manuela: dependências nas Independências e o não-lugar da ?ninguendade? feminina. 2013. (Congresso).

17.
Seminário de Interação Mediada por Computador.Educação Integral: o tempo das máquinas. 2013. (Seminário).

18.
Seminário de Interação Mediada por Computador. 2013. (Seminário).

19.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

20.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ALUNO EM TEMPO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: O PAPEL DOS PROJETOS NA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA DIÁRIA. 2013. (Congresso).

21.
III Congresso Internacional do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas). América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE DESINTEGRAÇÕES: A ESCOLA DO HOJE E A ESCOLA DO AMANHÃ.. 2012. (Congresso).

22.
III Congresso Internacional do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas). América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo. Ciep: a utopia possível... 21 anos depois. 2012. (Congresso).

23.
I Seminário da Educação do Campo do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).

24.
VI Encontro com Darcy.CIEPs e Escolas do Amanhã: aproximações e diferenças. 2011. (Encontro).

25.
ENCONTRO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.ÉTICA E LEGISLAÇÃO AUTORAL NO MEIO DIGITAL. 2010. (Encontro).

26.
II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura.CORPO DISCENTE (OU DECENTE?): SEXUALIDADE E CONTROLE SOCIAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Seminário).

27.
Ciclo de Palestras Gênero e Educação.Meninos Super-Poderosos: construindo a identidade masculina através da Educação. 2009. (Encontro).

28.
EAD - Educação à Distância. 2009. (Encontro).

29.
Programa Municipal de DST AIDS.AIDS - A construção social da identidade do indivíduo soro positivo. 2009. (Encontro).

30.
SEMINÁRIO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO.Educando corpos, mentes e afetos - a teatralização das relações de gênero na Educação. 2008. (Seminário).

31.
VINTE ANOS DA CARTA DEMOCRÁTICA: O CAPÍTULO DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. 2008. (Encontro).

32.
Artes Cênicas na Fafia.O Último Rei. 2007. (Outra).

33.
I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História.Identidades Sexuais na Sociedade do Espetáculo: a construção da personagem na História dos reality Shows da televisão brasileira. 2007. (Simpósio).

34.
I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História.A história dos homens pela ótica das relações de gênero. 2007. (Simpósio).

35.
I Simpósio Nacional de História - História no Plural - da revolução dos Annales (1929) aos (des) caminhos da História.Mulheres Transgressoras no teatro de Nelson e Lorca: uma proposta de reflexão sobre a identidade feminina nos tempos atuais.. 2007. (Simpósio).

36.
4° Congresso brasileiro de Hispanistas. Bernarda - Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. 2006. (Congresso).

37.
Capacitação para agentes multiplicadores de Informações em DST/ AIDS.Desvelando o álbum de família na casa de Bernarda Alba: o homem rodrigueano e as mulheres de Lorca no campo das relações de gênero. 2006. (Oficina).

38.
III Seminário de Alunos de Pós Graduação em Letras.Um passeio pelos bosques da dramaturgia cênica: apontamentos para a leitura de um texto teatral. 2006. (Seminário).

39.
Semana do Saber fazer saber- Projeto Etnia, Cultura e Cidadania.A Casa, o Álbum e o Mar: Gênero e Violência no Teatro de Nelson e Lorca. 2006. (Encontro).

40.
Capacitação para agentes multiplicadores de Informações em DST/ AIDS.MASCULINIDADES E VIOLÊNCIAS: RELAÇÕES DE GÊNERO NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO.. 2005. (Encontro).

41.
SEMINÁRIO CCH UENF.O PÚBLICO DE UM CRIME PRIVADO. 2005. (Seminário).

42.
X Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e III Mostra de Extensão da UENF.X Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e III Mostra de Extensão da UENF. 2005. (Encontro).

43.
IX Encontro de Iniciação Científica, III Mostra de Pós-Graduação e II Mostra de Extensão da UENF.Ceramistas e oleiros: trabalho e cidadania em um mundo de argila. 2004. (Encontro).

44.
55º Encontro Nacional da SBPC.Diagnóstico sócio-econômico-cultural do complexo ceramista de São Sebastião. 2003. (Encontro).

45.
8º Encontro de Iniciação Científica, 3ª Mostra de Pós-Graduação e 1ª Mostra de Extensão.Modernidade e tradição: entre oleiros e ceramistas. 2003. (Encontro).

46.
V Jornada Científica da Universo e IV Encontro Anual de Iniciação Científica.GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Encontro).

47.
XIV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA UFES - História, Violência e Imaginário Político.GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Simpósio).

48.
VII Encontro de Iniciação Científica e I Mostra de Pós-Graduação da UENF.Relações de gênero na cultura ceramista. 2002. (Encontro).

49.
I Semana de Ciências Humanas.Ceramistas e oleiros: trabalho e (pós?) Modernidade. 2001. (Encontro).

50.
VI Encontro de Iniciação Científica da UENF.Trabalho e representações culturais na cultura ceramista em São Sebastião. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOLASCO-SILVA, L.. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

2.
NOLASCO-SILVA, L.. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

3.
NOLASCO-SILVA, L.. PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL LAS MUJERES EN LOS PROCESOS DE INDEPENDÊNCIA DE AMÉRICA LATINA. 2013. (Congresso).

4.
NOLASCO-SILVA, L.. I CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2013. (Congresso).

5.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. ; GUARDIA, S. B. . PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL LAS MUJERES EN LOS PROCESOS DE INDEPENDENCIA DE AMERICA LATINA. 2013. (Congresso).

6.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. . I Seminário da Educação do Campo do Rio de Janeiro. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Daniel Gouvea de Oliveira Pessôa. ATELIÊ DE JOGOS, AUDIOVISUALIDADES, MEIOS E RECURSOS EDUCATIVOS NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone Grativol Marchon. Projeto Multiplicadores do Futuro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

2.
Luciene Pereira Brandão. Conhecendo o próprio corpo com respeito à diferenças.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

3.
EDUARDO RODRIGUES DA SILVA. Gênero e Formação Sexual: um grande desafio também da escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

4.
Iná Pereira da Costa. CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA INTRA-FAMILIAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

5.
Marilene da Glória Resende Andrade. Sexo e gravidez. Dúvidas não!. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

6.
ISABEL CRISTINA RODRIGUES CHAVES. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PAIS E MÃES JOVENS DEMAIS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

7.
Edi Candido Schweitzer da Silva. BRASIL: UM PAÍS DE DIVERSIDADES. UM PAÍS FELIZ. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

8.
Milene Lima da Silva Nascimento. Festa Artística Étnico-cultural: as marcas da minha gente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

9.
Jorge Manoel Ferreira dos Santos. Instrução de Monitores e Multiplicadores em Gênero e Diversidade na Escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

10.
Sandra Lucia Vieira Rodrigues. Educar para a Diversidade, dentro do contexto escolar.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

11.
Claricia Parreira Martins. Nem criança nem adulto... o que somos nós?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

12.
Márcia Manon Le Masson Portugal. A DIFERENÇA ESTÁ NO OLHAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

13.
Patrícia Oliveira dos Santos. Diversidade é tudo.... 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

14.
Janaina de Souza Fernandes. Identidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

15.
Marcela Medeiros Gonçalves. Redescobrindo a sexualidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

16.
Márcia Maria Curvello Studart. Adolescência sem medo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Esola) - Instituto de Medicina Social da UERJ. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Solange Avellar Martins. Transgeneridade e Educação: recursos didáticos para a formação de professores.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

2.
Tiago Bezerra Nolasco. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

3.
Solange Avellar Martins. A questão das crianças transgênero na formação de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

4.
ADAUCILÉIA LUIZ. O USO DAS REDES SOCIAIS ONLINE PELOS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR: O CASO DA ANEPOP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

5.
Bárbara Soares. CABIDEIRO: DESIGN, MODA E INTERAÇÃO MOBILE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.

6.
Licio Matos,Pablo Tarso,Ricardo Assis,Tomoki Sato. Tendências do Desenvolvimento Socioeconômico e tecnológico da Internet Banda Larga Brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em TI) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Amaro Nolasco da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NOLASCO-SILVA, L.2006NOLASCO-SILVA, L.; TEIXEIRA, S. ; VASCONCELOS, Jailse ; SILVA, Tatiana Gonçalves da . Qual é o lugar da Memória? Reflexões sobre a produção acadêmica do Centro de Ciências do Homem e sua preservação. CADERNOS DE PESQUISA DO CDHIS (UFU. IMPRESSO), v. 33, p. 11-18, 2006.

2.
NOLASCO-SILVA, L.2012NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . LENDO E OUVINDO CHICO BUARQUE-CANÇÕES NO FEMININO/MASCULINO. Gênero, v. 11, p. 197-216, 2012.

3.
NOLASCO-SILVA, L.2013NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM . Utopias e Contradições na/da Educação Fluminense. ESTUDOS LEGISLATIVOS, v. anual, p. 229-251, 2013.

4.
NOLASCO-SILVA, L.2014NOLASCO-SILVA, L.; RIBEIRO, A. M. M. ; Faria, LCM . Entrevista com Lia Faria. SIMBIÓTICA, v. único, p. 188-232, 2014.

5.
NOLASCO-SILVA, L.2006NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda: 'Tirana de todos los que la rodean...' Gênero e Ação Dramática na Casa de Lorca.. ABEHACHE, v. 4, p. 190-196, 2006.

6.
NOLASCO-SILVA, L.2015NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. . Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 14, p. 99-108, 2015.

7.
NOLASCO-SILVA, L.2015 NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . DIFERENÇA, IDENTIDADE E FICÇÃO: tecer currículos em redes, narrar os cotidianos e inventar o presente. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 15, p. 588-598, 2015.

8.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2015NOLASCO-SILVA, LEONARDO. Um livro descolonizado. Sociedade e Estado, v. 30, p. 827-830, 2015.

9.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . TECENDO NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DE THE WALKING DEAD: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM AS AUDIOVISUALIDADES NO ENSINO SUPERIOR.. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 6, p. 11-27, 2017.

10.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B. . O professor-designer de experiências de aprendizagem: autoria docente e uso de recursos lúdicos na formação de professores. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 2, p. 155-175, 2017.

11.
NOLASCO-SILVA, L.2017NOLASCO-SILVA, L.; ROSSATO, B. . AUDIOVISUALIDADES E PRODUÇÃO SOCIAL DAS MASCULINIDADES: GÊNEROS-CORPOS-SEXUALIDADES ENCENADAS NOS COTIDIANOS DAS SALAS DE AULA. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 9, p. 101-120, 2017.

12.
NOLASCO-SILVA, L.2017 NOLASCO-SILVA, L.; BIANCO, V. L. . A Universidade Fluminense em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas nos textos de Darcy Ribeiro. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 3, p. 48-63, 2017.

13.
NOLASCO-SILVA, L.2017 NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; MAIA, V. . Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 18, p. 33-50, 2017.

14.
NOLASCO-SILVA, L.2018NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. ; BIANCO, V. L. . Educação a Distância, Cultura da Convergência e Audiovisualidades: Apontamentos para a Formação de Professores. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 17, p. 1-21, 2018.

15.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2017NOLASCO-SILVA, LEONARDO; Faria, L. ; BIANCO, V. L. . ARTESANIAS AUDIOVISUAIS E A PRODUÇÃO DE DRAMATURGIAS DOCENTESDISCENTES: NEGOCIAÇÕES MEDIADAS PELO DIGITAL EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 1, p. 61-79, 2017.

16.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO2018NOLASCO-SILVA, LEONARDO; BIANCO, V. L. . UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA: CRISE OU PROJETO?. REVISTA Z CULTURAL (UFRJ), v. 1, p. 1-9, 2018.

17.
SOARES, M. C.2015SOARES, M. C. ; NOLASCO-SILVA, L. . Pesquisas nos/dos/com os cotidianos: como pensamos os projetos, os sujeitos e as experiências em educação. CADERNO ELETRÔNICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 3, p. 176-188, 2015.


Livros e capítulos
1.
MARTINS, B. (Org.) ; MIRABEAU, Almir (Org.) ; NOLASCO-SILVA, L. (Org.) . Com/Para: design, comunicação & cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: INFNET, 2013. 160p .

2.
NOLASCO-SILVA, L.. Poesia Menstruada: até o amor cair doente. 1. ed. Curitiba: Protexto, 2012. v. 1. 150p .

1.
NOLASCO-SILVA, L.; MARTINS, B. . Design para situações de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades para a Educação Integral. In: Bianca Martins; Almir Mirabeau; Leonardo Nolasco-Silva. (Org.). Com/Para: design, comunicação & cultura. 1ed.Rio de Janeiro: INFNET, 2013, v. 1, p. 49-64.

2.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, LCM ; BIANCO, V. L. . O amor de Pedro, Leopoldina e Domitila e de Simón e Manuela: dependências nas Independências e o não-lugar da ?ninguendade? feminina. In: Guardia, Sara Beatríz. (Org.). Las mujeres en los procesos de Independencia de América Latina. 1ed.Lima: UNESCO, 2014, v. 1, p. 20-35.

3.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; BARRETO, J. . Sobre a dor e delícia de ser o que é: tramas entre o documentário Homens, questões de gênero e sexualidade e as pesquisas nos/ com os cotidianos em educação. In: Vírginia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema paraibano e gênero. 1ed.João Pessoa: Editora Xeroca, 2015, v. , p. 175-204.

4.
NOLASCO-SILVA, L.. Universidade para que? Diálogos com Darcy Ribeiro para pensar a educação do presente nas escolas do amanhã. In: Lia Faria; Lilian Ramos. (Org.). Educação e Educadores: ontem e hoje, novos olhares. 1ªed.Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2016, v. , p. 107-140.

5.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. . A invenção de si, do outro e da diferença sexual nas telas do YouTube: sexo e gênero como práticas culturais. In: Aldo Victorio Filho; Aristóteles Berino; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Educação a Audiovisualidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 75-92.

6.
NOLASCO-SILVA, LEONARDO; COSTA, S. G. . E desde quando a escola é lugar para falar de gênero?. In: Haroldo Vidal; Marcelo Ucelli. (Org.). Educação, Comunicação, Cultura e Diferença. 1ed.Vitória: Pedregulho, 2018, v. 1, p. 105-120.

7.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . AUDIOVISUALIDADES, JUVENTUDES E HOMOFOBIA: TECENDO CURRÍCULOS DENTROFORA DAS ESCOLAS. In: BERINO, ARISTÓTELES; FILHO, ALDO VICTORIO; SOARES, MARIA DA CONCEIÇÃO. (Org.). Múltiplos olhares sobre as juventudes. 1ed.SEROPÉDICA: Ed. da UFRRJ, 2018, v. 1, p. 34-48.

8.
NOLASCO-SILVA, L.; VIDAL, H. . ?tudo o que a antena captar, meu coração captura?: Audiovisualidades y formación docente. In: SOARES, CONCEIÇÃO; ALVES, NILDA; MIRANDA, FERNANDO. (Org.). CURRÍCULOS Visualidades, narrativas y diferencia. 1ed.Montevideu: Universidad de la República, 2018, v. 1, p. 117-128.

9.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. ; COSTA, S. G. ; VIEIRA, A. L. . Corpos à flor da tela: audiovisualidades, gênero, sexualidade e formação de professoras. In: Ivan Amaro; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. 1ªed.Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2016, v. , p. 135-156.


Apresentações de Trabalho
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Diagnóstico econômico e socioultural do complexo ceramista no município de Campos dos Goytacazes: o caso da pequena indústria em São Sebastião. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NOLASCO-SILVA, L.. GÊNERO, MÍDIA E IDENTIDADES SEXUAIS: O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER NOS REALITY SHOWS DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NOLASCO-SILVA, L.. MASCULINIDADES E VIOLÊNCIAS: RELAÇÕES DE GÊNERO NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NOLASCO-SILVA, L.. O PÚBLICO DE UM CRIME PRIVADO: VIOLÊNCIA SEXUAL, MASCULINIDADES E CONDICIONANTES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA IMPUNIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NOLASCO-SILVA, L.. O PÚBLICO DE UM CRIME PRIVADO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NOLASCO-SILVA, L.. Um passeio pelos bosques da dramaturgia cênica: apontamentos para a leitura de um texto teatral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NOLASCO-SILVA, L.. Bernarda - Tirana de todos los que la rodean... Gênero e ação dramática na Casa de Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NOLASCO-SILVA, L.. A Casa, o Álbum e o Mar: Gênero e Violência no Teatro de Nelson e Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NOLASCO-SILVA, L.. Desvelando o álbum de família na casa de Bernarda Alba: o homem rodrigueano e as mulheres de Lorca no campo das relações de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NOLASCO-SILVA, L.. Mulheres transgressoras no teatro de Nelon e Lorca: uma proposta de reflexão sobre a identidade feminina nos tempos atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NOLASCO-SILVA, L.. IDENTIDADES SEXUAIS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA HISTÓRIA DOS REALITY SHOW DA TELEVISÃO BRASILEIRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NOLASCO-SILVA, L.. Educando corpos, mentes e afetos - a teatralização das relações de gênero na Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NOLASCO-SILVA, L.. ÉTICA E LEGISLAÇÃO AUTORAL NO MEIO DIGITAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NOLASCO-SILVA, L.. CORPO DISCENTE (OU DECENTE?): SEXUALIDADE E CONTROLE SOCIAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NOLASCO-SILVA, L.. CIEPs e Escolas do Amanhã: aproximações e diferenças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Ciep: a utopia possível... 21 anos depois. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Ciep: a utopia possível... 21 anos depois. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. . Educação Republicana e a invenção do Brasil: entre Maria e Marianne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Faria, L. ; NOLASCO-SILVA, L. . O chão da escola ? conflitos sociais e afetivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. . Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral em tempos de desintegrações: a Escola do Hoje e a Escola do Amanhã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NOLASCO-SILVA, L.. Gênero, Sexualidade e Educação: o ?fazimento? da cidadania na luta por reconhecimento através da escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NOLASCO-SILVA, L.. Educação Integral: o tempo das máquinas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NOLASCO-SILVA, L.. ALUNO EM TEMPO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: O PAPEL DOS PROJETOS NA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA DIÁRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
NOLASCO-SILVA, L.. O AMOR DE PEDRO, LEOPOLDINA E DOMITILA E DE SIMÓN E MANUELA: DEPENDÊNCIA NAS INDEPENDÊNCIAS E O NÃO-LUGAR DA NINGUENDADE FEMININA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NOLASCO-SILVA, L.. A 'nova' educação fluminense: rupturas e permanências das políticas educacionais dos anos 1980. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M. C. . Práticas sexuais e (des) construções de gênero em The Walking Dead: narrativas de uma experiência docente no Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NOLASCO-SILVA, L.. Máquinas de fabricar gente: educação, TICs e outras conexões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NOLASCO-SILVA, L.. POR UMA ATITUDE DESCOLONIAL NA ESCRITA ACADÊMICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
NOLASCO-SILVA, L.; ROSSATO, B. . Masculinidades encenadas: tecendo leituras em salas de aula a partir do masculino-herói de desenhos animados e série de TV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
NOLASCO-SILVA, L.; Vittorio Lo Bianco ; FARIA, L. C. M. . As universidades no Rio de Janeiro em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas em Darcy Ribeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
NOLASCO-SILVA, L.. DOCÊNCIA ARTESANAL: JOGOS E DRAMATURGIAS ?DOCENTESDISCENTES'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
NOLASCO-SILVA, L.. AUTORIAS TRANSMIDIÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRODUÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOLASCO-SILVA, L.; Faria, L. ; GUARDIA, S. B. . PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL LAS MUJERES EN LOS PROCESOS DE INDEPENDENCIA DE AMERICA LATINA. 2013. (Congresso).


Artes Cênicas
1.
NOLASCO-SILVA, L.. Final Feliz em Nova York. 2018. Teatral.



Outras informações relevantes


1) Aprovado no concurso público para professor efetivo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (CEFET Química, Nilópolis, 58/2008), 2º lugar, disciplina: Educação e Sociedade- Estrutura do Ensino.

2)Foi diretor e coordenador pedagógico da Viabilizarte Soluções em Projetos.

3) Palestrante e facilitador de oficinas pedagógicas.

Atividades desenvolvidas:

* Consultoria a empresas, secretarias de Educação, Projeto Político Pedagógico;
* Preparação individual de alunos para concursos públicos, mestrado e doutorado;
* Orientação de projetos de dissertação e de tese;
* Elaboração de projetos culturais com fóco na Educação e enquadramento destes nas Leis de Incentivo.

4) Compõe o NDE (Núcleo Docente Estruturante) da graduação de Gestão da Tecnologia da Informação, no Instituto Infnet.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:43:41