Cláudia Maria Sedrez Gonzaga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8719229313648120
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Fonoaudióloga clínica membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia 3ª região. Pedagoga. Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Departamento de Neurologia. Experiência em Ensino Fundamental de 1977 a 1998. Experiência com graduação presencial/EAD, pós-graduação de 2004 até o momento. Estudos contínuos em Neurociências do comportamento humano. Especialização em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Ludicidade. Atendimento em clínica, com distúrbio de aprendizagem, distúrbio específico de leitura e escrita. Atendimento em domicílio com pacientes que apresentam alterações neurológicas e crianças autistas. Atuando sempre em formação de professores com os temas "Fatores perceptuais na criança autista", "Neurociência e a educação", "Distúrbio de aprendizagem", " Estratégias para lidar com os comportamentos da criança autista". Disciplinas lecionadas nos cursos de pós-graduação: Metodologia da Pesquisa, Neuroembriologia. Desenvolvimento motor normal e alterado um olhar na psicomotricidade. Neurofisiologia da aprendizagem. Bases neurológicas para o aprendizado. Bases do funcionamento do sistema nervoso. Neurociência cognitiva. Autismo. Dificuldade de aprendizagem, dislexia, linguagem e suas alterações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Maria Sedrez Gonzaga
Nome em citações bibliográficas
Gonzaga. C. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Ciências Médicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Processo fonologico em crianças com doença cerebro vascular,
Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro.
Palavras-chave: Aprendizagem; Dislexia; Disortografia; Distúrbio de leitura e escrita; inteligência e cognição.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2001 - 2004
Mestrado em Ciências Médicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Doença Cerebrovascular na Infância: Caracterização do desempenho Auditivo e fonológico.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Neurociências; Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas.
2012 - 2013
Especialização em PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE PORTO DAS AGUAS, FAPAG, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PSICOMOTRICIDADE.
Orientador: Profª Ms.Denise A. Rodrigues da Costa Leite.
2011 - 2012
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE PORTO DAS AGUAS, FAPAG, Brasil.
Título: Psicopedagogia na educação inclusiva.
Orientador: Profº Dr James Luiz Venturi.
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em fonoaudiologia.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Pré-congresso: Atualização em autismo na infância. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, ABENEPI, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2008 - 2008
Formação em altas habilidades/superdotação. (Carga horária: 43h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2008 - 2008
XV Semana da Sociedade Inclusiva. (Carga horária: 20h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação dp processamento auditivo central. (Carga horária: 24h).
Núcleo de atendimento fonoaudiológico, NAF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em CONGRESSO DE FONOAUDIOLOGIA.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA, SBF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I CONGRESSO LITORÂNEO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
MAGNÍFICA, MAGNÍFICA, Brasil.
2005 - 2005
PANLEXIA. (Carga horária: 80h).
CLÍNICA SER E APRENDER, CSA, Brasil.
2005 - 2005
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 30h).
Faculdade São Lucas, FSL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em fonoaudiologia. (Carga horária: 10h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em fonoaudiologia. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em fonoaudiologia. (Carga horária: 10h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em fonoaudiologia. (Carga horária: 1040h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.


Atuação Profissional



CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA EXTENSÃO E PÓS GRADUAÇÃO, CENSUPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
CursoDisciplina ministrada: "Desenvolvimento e aprendizagem" "Avaliação Neuropsicopedagógica"

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade São Fidelis, .


Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, IELUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina de "Patologias da Linguagem" , "Dificuldade de Aprendizagem", "Comunitária e "Epidemiologia"


Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de extensão e pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Formadora, atuando no município de: Balneário Camboriú/SC no dia 28/08/2014, com o tema ?DESAFIOS DA FUNÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?.


Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão, AUPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
Disciplinas ministradas "Distúrbio de Aprendizagem" "Inclusão e Práticas Pedagógicas" "Dificuldade de aprendizagem na Aboradagem Neurofuncional" "Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo da Criança com necessidades especiais" "Didatica do esnino superior" para psicopedagogos, clínicos e institucionais. "Neurofisiologia da aprendizagem"


SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA, SSE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina de Pós-graduação. Dificuldades de aprendizagem: Teoria e prática.


SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
Pós-graduação Disciplina: Neurofisologia da aprendizagem

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
Disciplina: Fundamentos de Neurologia Neurofisiologia da Aprendizagem Neurofisiologia aplicada ao esporte. Psicogênese da aprendizagem Alterações Neurológicas na Criança e no Adolescente. Turma: Neuropsico.7 UNIASSELVI-Itajaí

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
DOCENTE DAS DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLOGIA GERAL DO DESENVOLVIMENTO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Disciplina: Alterações Neurológicas na Criança e no Adolescente. Turma: NeuroPsico.2 FAMEBLU

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Disciplina: Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente. Turma: NeuroPsico.6 FAMEBLU

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Turma: PsicoClínica.10 FAMEBLU

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Disciplina: Educação Especial Inclusiva.. Turma: Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva CENSUPEG

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
disciplina: Neurofisiologia da Aprendizagem. Turma PsicoClinIn.21 UNIASSELVI-Itajaí

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Disciplina: Alterações Neurológicas na Criança e no Adolescente. Turma: NeuroPsico.1 FAMEBLU

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Treino Intervenção Intervenção psicopedagógica clínica. FAMEBLU

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Disciplina: Neurofisiologia da Aprendizagem. Turma: PsicoCliIn.9 FAMEBLU

Atividades

07/2015 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA GERAL DO DESENVOLVIMENTO
PSICOLOGIA SOCIAL

Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: PALESTRANTE, Enquadramento Funcional: "FATORES NEUROLÓGICOS DA APRENDIZAGEM", Carga horária: 10
Outras informações
Capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Itajaí/SC. Palestra "FATORES NEUROLÓGICOS DA APRENDIZAGEM".

Vínculo institucional

1977 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Substito, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do departamento de Ciências da Saúde Curso de Fonoaudiologia. Disciplinas: Teorias de Linguagem. Reunião Clínica I. O Processo de Investigação Diagnóstica Aplicado a Fonoaudiologia I. Triagens e terapias.

Atividades

08/2012 - 03/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição de Linguagem
Supervisora de estágio adulto

Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga clínica., Carga horária: 40
Outras informações
Centro de Atendimento e Encaminhamento (CENAE). CENAE é um centro de avaliação, encaminhamento e diagnóstico. Avaliação e diagnóstico da audição; OEA e Bera. Deficiência mental, auditiva, distúrbios do comportamento, sindromes.... Formado por uma equipe interdisciplinar que atende os ecaminhamentos de todo o Estado de Santa Catarina.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliação Fonoaudiológica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestação de serviço, contratada por tempo determinado três meses. Avaliação fonoaudiológica.


Centro Universitário São Lucas, FSL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Curso de Fonoaudiologia. Disciplinas: Anatomia. Neuroanatomia. Neurologia I. Neurologia II. Neurologia III. Distúrbio de leitura e escrita. Supervisora de estágio em Fonoaudiologia I.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora das discipçinas: Neuroanatomofisologia Neurociências I Neurociências II Ética Profissional Fonoaudiologia III Reunião Clínica Supervisora de estágio em Fonoaudiologia


Faculdade de Porto Velho, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia. Disciplina optativa "Dificuldade de aprendizagem"

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dificuldade de Aprendizagem

Avantis Educação Superior, AVANTIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Disciplina ministrada: Psicologia do desenvolvimento.


Colégio Salesiano de Itajaí, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Faculdade da Amazônia de Vilhena, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de pós-graduação. Cursos de pós-graduação que lecionei Psicopedagogia, Enfermagem do trabalho, Educação inclusiva.


Faculdade de Pimenta Bueno, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de pó-graduação. Curso de pós-graduação em Enfermagem. Curso de pós-graduação em Educação Inclusiva.


Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Pós-graduação. Curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Curso de pós-graduação em Educação Inclusiva.


Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
EDUCAMASTER afiliada do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. "Avaliação diagnóstica dos problemas de aprendizagem" "Dificuldade de aprendizagem"


Prefeitura Municipal de São José, PMSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do curso de "Neuropsicologia do Desenvolvimento" No Centro Educacional Municipal Interativo, do município de São José.


Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2
Outras informações
Palestra aos aulnos e professores da E.E.E.F.M. "4 de Janeiro" Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia, sobre SAÚDE VOCAL.


Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapema, COMDICAI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo., Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento com terapia de linguagem. Terapia Fonoaudiológica para criança com Transtorno do Espectro Autístico.



Linhas de pesquisa


1.
Distúrbio de Aprendizagem
2.
Neurociências e aprendizagem


Outros Projetos


2016 - Atual
EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATENDIMENTO DA CRIANÇA AUTISTA
Descrição: A cidade de Itapema não conta com um lugar específico para o atendimento de crianças que apresentam autismo. Geralmente os pais precisam se deslocar para Balneário Camboriú em busca de atendimento variado e específico. Os pais e professores precisam de orientação constante sobre o manejo e estratégias que facilite o convívio da criança autista. O Autismo é um transtorno do desenvolvimento. Apresenta características bem típicas de início precoce. Os maiores prejuízos são nas áreas da comunicação, interação social e comportamento. Muitas são as características apresentadas. O que mais chama a atenção dos pais, avós e professores é o atraso na linguagem, o maneirismo nos movimentos e o comportamento alheio ao que está ao seu redor. Hoje a estatística é elevada nos casos de TEA. Nos Estados Unidos nasce uma criança com autismo entre 110 nascidos. No Brasil temos garantida pela nossa Constituição Federal no Art. 5º ?Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade?. A sociedade no entorno dessas crianças necessita estar melhor informada sobre o que é TEA, e saber atender com melhor qualidade esses novos cidadãos dentro da sua diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Ciências da Saúde/Especialidade: Neurociências.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, L. O.2011FERREIRA, L. O. ; Ranielly da Costa RelvasRELVAS, R. C. ; RAMALHO, M. S. ; Gonzaga. C. M. S. ; PERILLO, V. C. A. ; RODRIGUES, L. C. B. . Manifestações fonoaudiológicas relatadas por pais de crianças com hipotireoidismo congênito. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, p. 317-22, 2011.

2.
Gonzaga. C. M. S.2005Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. ; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. . Caracterização dos achados do processamento auditivo e fonológico em crianças com Doença Cerebrovascular-isquêmica. Revista de Neurociencias (EPM), v. 13, p. n°2/61-66, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. . DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR ISQUÊMICA DCV-I EM PROVAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO.. In: VII Congesso Paulista da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil- "Transtornos da Cognição e do Desenvolvimento: Diagnóstico e Tratamento Interdisciplinar", 2004, São José do Rio Preto-SP. VII Congresso Paulista da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil- "Transtornos da cognição e do Desenvolvimento: diagnóstico e Tratamento Interdisciplinar", 2004.

2.
Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. ; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. . DESEMPEHO FONÊMICO, SUPRA-FONÊMICO E SILÁBICO EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL, 2003, Vitória -ES. XVII Congesso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil ABENEPI- Sáude Mental na Infância e Adolescência Diagnóstico e tratamento. Vitória -ES: Oficina de letras comunicação, 2003. p. 7-205.

3.
Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. ; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. . VELOCIDADE DE NONEAÇÃO EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. In: XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil- ABENEPI-, 2003, Vitória ES. XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil- ABENEPI- Saúde Mental na Infância e Adolescência Diagnóstico e Tratamento. Vitória _ES: Oficina de letras e Comunicação, 2003. p. 7-205.

4.
Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. ; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. . DESEMPENHO NA VELOCIDADE DE LEITURA E NOMEAÇÃO DE CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. In: SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, 2003, ITAJAÍ, SC. SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA, 2003.

5.
Gonzaga. C. M. S.; Capellini, S. Ap. ; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. . RESULTADO DO DESEMPENHO FONOLÓGICO, EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. In: SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ., 2003, ITAJAÍ, SC. SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA, 2003.

6.
Gonzaga. C. M. S.. ANÁLISE DO DISCURSO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CREBRAL HEMIPARÉTICA (PCH) EM SITUAÇÃO DE JOGO DRAMÁTICO COMO ISNTUMENTO DE AUTO-RECONHECIMENTO. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL, 2001, SÃO PAULO. XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL "Perspectivas Funcionais da Paralisia Cerebral para o Próximo Século", 2001. p. 13-38.

7.
Gonzaga. C. M. S.; BITTAR-SILVA, A. . "A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO AO CUIDADOR NA PARALISIA CEREBRAL-ESTUDO DE CASO". In: DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR ISQUÊMICA DCV-I EM PROVAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO., 2001, SÃO PAULO. XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL "Perspectivas Funcionais da Paralisia Cerebral para o Próximo Século", 2001. p. 13-38.

8.
GUIMARAES, I. E. ; Gonzaga. C. M. S. ; ROSSINI, S. R. . INVESTIGAÇÃO INTERDICIPLINAR DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO.. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL, 2001, São Paulo. XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL "PERSPECTIVAS FUNCIONAIS DA PARALISIA CEREBRAL PARA O PRÓXIMO SÉCULO", 2001. p. 13-38.

9.
PIOVESANA, A. M. S. G. ; TEIXEIRA, K. C. S. ; BAPTISTA, B. F. F. ; Gonzaga. C. M. S. . EPILEPSIA NA PARALISIA CEREBRAL CÓREO-ATETÓSICA.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL., 2001, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA. CAMPINAS, SÃO PAULO: ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2001. v. 59. p. 1-223.

10.
Gonzaga. C. M. S.; MORAES, V. V. ; GODOY, A. R. L. D. ; BITTAR-SILVA, A. ; PIOVESANA, A. M. S. G. . A INTERVENÇÃO DA MÃE NO PROCESSO TERAPÊUTICO: RELATO DA EVOLUÇÃO DE UM CASO DE PARALISIA CEREBRAL TETRAPLÉGICA.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL, 2001, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA. CAMPINAS, SÃO PAULO: ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2001. v. 59. p. 1-223.

11.
PIOVESANA, A. M. S. G. ; MARTINS, P. S. ; SOUZA, C. A. S. ; Gonzaga. C. M. S. ; LOPES, C. F. ; VILLACA, A. V. T. . EPILEPSIA NA PARALISIA CEREBRAL TETRAPLÉGICA-ESTUDO ELETROENCEFALOGRÁFICO E DE NEUROIMAGEM.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL., 2001, CAMPINAS, SÃO PAULO. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA. CAMPINAS, SÃO PAULO: ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2001. v. 59. p. 1-223.

Apresentações de Trabalho
1.
Gonzaga. C. M. S.. FORMAÇÃO: Monitores da Educação Infantil e Ensino Fundamental: adaptação de estratégias para inclusão.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Gonzaga. C. M. S.. Relacionamento Interpessoal com alunos deficientes, com a família, com os colegas de classe , com o professor, com a direção e com os demais funcionários.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Gonzaga. C. M. S.. Relacionamento Interpessoal com alunos deficientes, com a família, com os colegas de classe , com o professor, com a direção e com os demais funcionários.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Gonzaga. C. M. S.. Técnicas de Intervenção para crianças com AUTISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Gonzaga. C. M. S.. Processo de alfabetização de alunos com Transtorno e Deficiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Gonzaga. C. M. S.. DIFICULDADE, DISTÚRBIO E TRANSTORNO: ENTENDENDO APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Gonzaga. C. M. S.. COMPORTAMENTO E FATORES SENSORIAIS DA CRIANÇA COM TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Gonzaga. C. M. S.. Altas Habilidades e Superdotação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Gonzaga. C. M. S.. Formação: DIFILCULDADES DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Gonzaga. C. M. S.. Formação de professores: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Gonzaga. C. M. S.. DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Gonzaga. C. M. S.. Neurociência voltado para a Educacão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Gonzaga. C. M. S.. Campo da neurociência atrelados a Educação/dificuldades de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Gonzaga. C. M. S.. Formação para professores do projeto CAMINHAR: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Gonzaga. C. M. S.. Práticas de Atendimento na Ed. Inclusiva: Avaliação Pedagógica Inicial/ Elaboração de Pareceres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Gonzaga. C. M. S.. Hiperatividade, dislexia e déficit de aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Gonzaga. C. M. S.. Intervenção na sala de aula referente a educação inclusiva 8h.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Gonzaga. C. M. S.. Trabalhando a aprendizagem e inclusão do deficiente auditivo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Gonzaga. C. M. S.. suporte para ferramentas de uso de paralisados Cerebrais. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Gonzaga. C. M. S.. AUTISMO TEA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gonzaga. C. M. S.. Campo da Neurociência atrelados a Educação/Aprender e ensinar com as diferenças. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Gonzaga. C. M. S.. Dificuldades de Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Gonzaga. C. M. S.. Práticas de Atendimento na Ed. Inclusiva: Avaliação Pedagógica Inicial/ Elaboração de Pareceres. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Gonzaga. C. M. S.. Desafios de função na Educação Infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Gonzaga. C. M. S.. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática para o curso de pós-graduação.).

6.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Gonzaga. C. M. S.. Hiperatividade, dislexia e déficit de aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Gonzaga. C. M. S.. Intervenção na sala de aula referente a educação inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Gonzaga. C. M. S.. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no adolescente.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática para o curso de pós-graduação.).

12.
Gonzaga. C. M. S.. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática para o curso de pós-graduação.).

13.
Gonzaga. C. M. S.. Educação Especial Inclusiva.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para alunos do curso de pós-graduação.).

14.
Gonzaga. C. M. S.. Neurofisiologia da Aprendizagem.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para o curso de pós-graduação.).

15.
Gonzaga. C. M. S.. Avaliação e intervenção.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Gonzaga. C. M. S.. Alterações Neurológicas na Criança e no Adolescente.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para o curso de pós-graduação.).

17.
Gonzaga. C. M. S.. Intervenção psicopedagógica na clínica.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para o curso de pós-graduação.).

18.
Gonzaga. C. M. S.. Neuroaprendizagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
Gonzaga. C. M. S.. Abordagem Neuropsicológica da Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
Gonzaga. C. M. S.. A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
Gonzaga. C. M. S.. Neurofisologia da Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
Gonzaga. C. M. S.. Neurofisiologia da aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
Gonzaga. C. M. S.. NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
Gonzaga. C. M. S.. Neurofisiologia da Aprendizagem.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para o curso de pós-graduação.).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Gonzaga. C. M. S.; MELO, D. P. . Paralisia Cerebral. Omundo pode mudar cada vez mais, para podermos voar.. 2009. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Gonzaga. C. M. S.; BASSI, A. K. . Distúrbio de leitura e escrita, dislexia.. 2009.

Demais trabalhos
1.
Gonzaga. C. M. S.. Paralisia Cerebral e Dificuldade de Aprendizagem. 2005 (Palestra na APAE de Jarú-RO) .

2.
Gonzaga. C. M. S.. Fonoaudiologia e Paralisia Cerebral. 2004 (Palestra sobre "fonoaudiologia") .

3.
Gonzaga. C. M. S.. "Problemas Neurológicos e a Intervenção Fonoaudiológica". 2004 (Palestra ministrada na disciplina de "Tópicos Essenciais" para alunos do curso de Fonoaudiologia) .

4.
Gonzaga. C. M. S.. "Curso de Capacitação em Procedimentos de Ensino para atendimento a portadores de Necessidades Especiais". 2002 (Capacitação de Professores "Plasticidade Cerebral") .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Camila de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

2.
Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Suzana Marina Bayerl. EDUCAÇÃO FÍSICA COMO APOIO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

3.
WAM; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de ADRIANA MATTOS WEBER. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO FAVORECENDO A APRENDIZAGEM. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

4.
SANTOS, C.B DOS; RONCHI, C. M. S. G.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de CRISTINA BIANCHI DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

5.
VIEIRA, G.C.S.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de GISELE CILINA SEDREZ VIEIRA. IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA A HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA EDUCACIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

6.
MACHADO, J.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de JUCELIO MACHADO. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

7.
PIANECER, K; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de KARINE PIANECER. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

8.
ROGGE, M.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Magali Rogge. PENSANDO NA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

9.
CUNHA, R.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de ROSANGELA CUNHA. BILINGUISMO E A EDUCAÇÃO DO SURDO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

10.
VEIGA, M. T.A. da; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de MARIA TÂNIA ADAMI DA VEIGA. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MOTIVAÇÃO AO HÁBITO DA LEITURA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

11.
KNOP Jr, V.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de VALMIR KNOP JUNIOR. MUDANÇAS PSICO-AFETIVAS EM ALUNOS DE 6ª SÉRIE.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

12.
RODRIGUES, A.P.L; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de ANA PAOLA LEITE RODRIGUES. PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

13.
OLEGARIO, O. D; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de CELIA DZIN OLEGARIO. ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRAÇOS DE DISLEXIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

14.
OLEGARIO, O. D; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de CELIA DZIN OLEGARIO. ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRAÇOS DE DISLEXIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

15.
PINHEIRO, E.A; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de EDNA ARAÚJO PINHEIRO. BUSCANDO ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS (OU ADOLESCENTES) QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

16.
SEDREZ, G.A; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de GRASIELE ALAIDE SEDREZ. OBSERVANDO AS TROCAS FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

17.
MARCOS, J.H; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Juliana Horstmann Marcos. A LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA EDUCACIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

18.
CAETANO, M B; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de MARCELO BOMFIM CAETANO. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO - UMA VISÃO INTERACIONISTA NA ESCOLA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

19.
SANDRA LEE DE SOUZA FELÍCIO; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de SANDRA LEE DE SOUZA FELÍCIO. A IMPORTÂNCIA DE UM INTENSIVO DE MATEMÁTICA NO CAP- CLASSE DE APOIO PEDAGÓGICO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

20.
UIARA BERTHOLDI; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de UIARA BERTHOLDI. EDUCAÇÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: BUSCANDO CONCEITOS.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

21.
MOSER, B.P.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de BIANCA PRISCILA D`AVILA DAGNONI MOSER. DISLEXIA: DISTÚRBIO DE LEITURA ou SINDROME DE IRLEN.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA EDUCACIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

22.
MORAIS, C. A.; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de CRISTIANE ALVES VIANNA DE MORAIS. O STRESS COMO DESENCADEADOR DA AGRESSÃO ENTRE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

23.
CORRÊA, E.G; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de ELAINE APARECIDA GAMA CORRÊA. O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA: Mais uma parceria em prol do processo ensino aprendizagem.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

24.
PAHL, G. S; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Maria Goretti da Silva Pahl. Dificuldades de Fala, Leitura e Escrita. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

25.
NAYARA OSÓRIO; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de NAYARA OSÓRIO. EDUCAÇÃO E TV ? OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO INFANTIL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

26.
SUSANA MARA NUNES; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de SUSANA MARA NUNES. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

27.
Valdirene de Souza; Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de Valdirene de Souza. O DIREITO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Assessoria Unversitária Pedagógica de Extensão.

28.
Gonzaga. C. M. S.; BITTAR-SILVA, A.; POLETI, F. S.. Participação em banca de GABRIANE HENTZ REYNALDO. PROPOSTA DE MANUAL PARA ORIENTAÇÃO A PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM DISFAGIA. 2003 - Universidade Estadual de Campinas.

29.
Gonzaga. C. M. S.; BITTAR-SILVA, A.; POLETI, F. S.. Participação em banca de ANA LURA ZACARIAS RIBEIRO. INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA SINDROME DE APERT-ESTUDO DE CASO. 2003 - Universidade Estadual de Campinas.

30.
Gonzaga. C. M. S.; BITTAR-SILVA, A.; POLETI, F. S.. Participação em banca de MICHELLE KARINE UGUETTO. INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISARTRIA SUBSEQUENTE AO TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO: ESTUDO DE CASO. 2003 - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Gonzaga. C. M. S.. Participação em banca de SOLANGE DE OLIVEIRA MACHADO DE FREITAS.FUNÇÕES COMUNICATIVAS DE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES DO ESPECTRO AUTÍSTICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas.

2.
Gonzaga. C. M. S.; RODRIGUES, L. C. B.; PERILLO, V. C. A.. Participação em banca de Carla Letícia Pereira Dias.Habilidades metalingüísticas, de leitura e escrita na dislexia: relato de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas.

3.
Gonzaga. C. M. S.; RAMALHO, M. S.; RODRIGUES, L. C. B.. Participação em banca de Lauricéia Nogueira.Uso da música como recurso terapêutico fonoaudiológico em crianças com Síndrome de Down. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas.

4.
Gonzaga. C. M. S.; RODRIGUES, L. C. B.; RAMALHO, M. S.. Participação em banca de Ana Betânia de A. Guedes & Fabíola de Lima Lins..Desvio fonológico e distúrbio de leitura e escrita: relato de caso.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas.

5.
Gonzaga. C. M. S.; BALEN, S. A.; ZIMERMMANN, K. J.. Participação em banca de VANESSA NUNES DA SILVA.DESEMPENHO DE ADULTOS SEM QUEIXAS FONOAUDIOLÓGICAS EM UMA NOVA VERSÃO DO TESTE SSW. 2003 - Universidade do Vale do Itajaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2016. (Oficina).

2.
NEUROCIÊNCIA E A CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM,.NEUROCIÊNICAS E A APRENDIZAGEM. 2016. (Seminário).

3.
SEMINÁRIO: A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM.DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. 2016. (Seminário).

4.
SEMINÁRIO: AUTISMO.AUTISMO E AS PERCEPÇÕES SENSORIAIS. 2016. (Seminário).

5.
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE.TDA-H E AS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM. 2016. (Seminário).

6.
XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA PÓS-MODERNIDADE. Autismo. 2011. (Congresso).

7.
1ª jornada de Dislexia.. 2006. (Encontro).

8.
I Workshop de Saúde, Nutrição e Qualidade de vida.. 2006. (Encontro).

9.
processamento auditivo: o "olhar" de quem avalia e interpreta.. 2006. (Oficina).

10.
processamento auditivo: o "olhar" de quem avalia e interpreta.. 2006. (Oficina).

11.
XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006. (Congresso).

12.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL. DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM DOENÇA CÉREBROVASCULAR ISQUÊMICA EM PROVAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO. 2004. (Congresso).

13.
CURSO DE AUDIOLOGIA CLÍNICA. 2003. (Encontro).

14.
SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA.RESULTADO DESEMPENHO FONOLÓGICO, EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR- ISQUÊMICA. 2003. (Outra).

15.
SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA- UNIVALI.DESEMPENHO NA VELOCIDADE DE LEITURA E NOMEAÇÃO DE CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. 2003. (Outra).

16.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL. VELOCIDADE DE NOMEAÇÃO EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. 2003. (Congresso).

17.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL. DESEMPENHO FONÊMICO, SUPRA-FONÊMICO E SILÁBICO EM CRIANÇAS COM DOENÇA CEREBROVASCULAR-ISQUÊMICA. 2003. (Congresso).

18.
WORKSHOP DE PESQUISA EM DOENÇAS CEREBROVASCULARES.DOENÇA CEREBROVASCULAR NA INFÂNCIA: CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO AUDITIVO E FONOLÓGICO.. 2002. (Outra).

19.
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E 3° ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE NEUROLOGIA.. 2002. (Congresso).

20.
WORKSHOP AUDIÇÃO ASPECTOS NEUROLÓGICOS E COGNITIVOS..PROCESSAMENTO AUDITIVO. 2001. (Seminário).

21.
XIV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL. ANÁLISE DO DISCURSO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL HEMIPARÉTICA EM SITUAÇÃO DE JOGO DRAMÁTICO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-RECONHECIMENTO.. 2001. (Congresso).

22.
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL. A INTERVENÇÃO DA MÃE NO PROCESSO TERAPÊUTICO: RELATO DA EVOLUÇÃO DE UM CASO DE PARALISIA CEREBRAL TETRAPLÉGICA.. 2001. (Congresso).

23.
II SEMIÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 1998. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edeltraud Marcos. A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia institucional e clínica) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

2.
Sabrina Fontana Silveira. Estudo de caso: criança com epilepsia e o aprendizado na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

3.
SUSANA MARINA BAYERL. EDUCAÇÃO FÍSICA COMO APOIO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

4.
ALCIONE MARIA JOHN. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

5.
ANA PAULA TAKAHASHI DE ARRUDA. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

6.
ANA PAULA TAKAHASHI DE ARRUDA. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

7.
Camila de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

8.
Taciane Silveira Salib. Formação docente para a inclusão escolar nas séries iniciais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

9.
Ederci Maria de Oliveira da Silveira. Música na escola: integração e desenvolvimento na busca de sucesso para o processo ensino aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

10.
Liliane Ferreira do Amaral. Comportamento frequentemente encontrado nas escolas: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

11.
Rosangela da Silva Stefanes de Paula. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

12.
Izabel Gonçalves de Lima. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM SÃO JOÃO, EM GENERAL CARNEIRO-PR. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

13.
Darcila da Rocha. A importância do ensino da arte. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

14.
lisete Terezinha Pereira Fugi. Aprendizado da leitura, escrita e aritmética: desempenho de meninos e meninas de duas escolas.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial inclusiva e neuropsciopedagogia.) - SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Santana. COMO O LÚDICO AUXILIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS HIPERATIVAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Neuropedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

2.
ANA MARIA FRANCISCO DIAS & CIDIA DE JESUS SOARES. CONHECIMENTO DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UNIDADE NEONATAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.

3.
Alessandra dos Santos e Luciana Chaves. Consciência fonológica e velocidade de leitura em crianças de 2ª série do ensino fundamental.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Gonzaga. C. M. S.. Trabalhando a aprendizagem e inclusão do deficiente auditivo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Gonzaga. C. M. S.. Altas Habilidades e Superdotação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Gonzaga. C. M. S.. Formação: DIFILCULDADES DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Gonzaga. C. M. S.. Formação de professores: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Gonzaga. C. M. S.. AUTISMO TEA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Minha experiência na educação teve início em 1977 quando lecionava para o ensino fundamental na Rede Municipal de Itajaí-SC. O início foi como alfabetizadora. Em 1978 passei no concurso da Prefeitura de Itajaí. Lecionei também em um Colégio da rede particular "Salesiano" Itajaí-SC. Foram muitos anos lecionando no ensino fundamental. Em 1999 terminei o curso de graduação em Fonoaudiologia, iniciando minha experiências clínica em consultório no NAF Núcleo de Atendimento Fonoaudiológico em Itajaí/SC. Nos anos de 2005, 2006 e 2009 lecionei na Faculdade São Lucas de Porto Velho RO (FSL), com as disciplinas, Neuroanatomofisiologia, Neurociências I, II e III. Fazendo parte também da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas como Supervisora de Estágio do Curso de Fonoaudiologia. E no ano de 2005 também fiz parte do quadro docente da Faculdade Porto Velho (FIP) lecionando "Dificuldade de aprendizagem" no curso de Pedagogia. Em 2007 e 2008 voltei para Santa Catarina e continuei os atendimentos clínicos e trabalhei na Fundação Catarinense de Educação Especial e lecionei em pós-graduação. Em 2010 retornei para SC e me estabeleci em Balneário Camboriú e dei continuidade aos atendimentos clínicos, aulas e palestras sobre distúrbios de aprendizagem. Em 2012 passei no concurso público da Universidade Federal de Santa Catarina e por dois anos trabalhei como professor substituto no curso de Fonoaudiologia, com as disciplinas lecionadas foram Aquisição de Linguagem, e Estágios Supervisionados. Atualmente trabalho com atendimentos a pacientes e pós-graduação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:58:36