Christiano Britto Monteiro dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9064363175159845
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Tem experiência na área de História, com ênfase em História do videogame e mídia do século XX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christiano Britto Monteiro dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. B. M.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA COMPARADA.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Medal of Honor e Call of Duty: uma comparação entre missões do videogame e eventos históricos., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: WAGNER PINHEIRO PEREIRA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: HISTÓRIA DOS EUA; INDÚSTRIA CULTURAL; VIDEOGAMES.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Medall of Honor e a construção da memória da Segunda Guerra Mundial,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: SAMANTHA VIZ QUADRAT.
Palavras-chave: HISTÓRIA E VIDEOGAMES; HISTÓRIA; INDÚSTRIA CULTURAL; VIDEOGAMES.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2007
Especialização em Pós ? Graduação Lato Sensu em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: II GUERRA MUNDIAL E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA.
Orientador: JORGE FERREIRA.
1998 - 2002
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Estado em cheque: a privatização da Vale do Rio Doce..
Orientador: Francisco Carlos Teixeira da Silva.




Atuação Profissional



Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Computação Eletrônica, NCE - UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Produção de Jogos inteligentes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção de roteiros de história para videogames
02/2012 - 06/2012
Ensino, Produção de Jogos inteligentes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção de roteiros de história para videogames

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Outras informações
DOIS (2) SEMESTRES DE DOCÊNCIA SUPERIOR NA DISCIPLINA: ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Atividades

08/2013 - 01/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
03/2013 - 06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOUTORANDO, Carga horária: 40
Outras informações
REALIZAÇÃO DE DOCÊNCIA SUPERIOR (ESTÁGIO DOCENTE) NO IH - UFRJ - HISTÓRIA DA AMÉRICA III.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR - ESTÁGIO DOCENTE, Carga horária: 20

Atividades

03/2013 - 06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA AMÉRICA III

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Outras informações
DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS TURMAS DE OITAVO ANO DA UNIDADE HUMAITÁ.


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UERJ, CAP UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Outras informações
DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS TURMAS DE PRIMEIRO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DOCÊNCIA SUPERIOR.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: BOLSISTA DE APOIO-TÉCNICO 2, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR DE ACERVO, Carga horária: 20
Outras informações
Participei do projeto "O Brasil e a II Guerra Mundial (1938-1945) - Um Day-By-Day", sob a orientação do Professor Titular de História Moderna e Contemporânea - DR. FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA DA SILVA, NO ÂMBITO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TEMPO PRESENTE, AO QUAL INTEGRO DESDE 1999. O número de minha bolsa de pesquisa era 151.249.03.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: EAD de História, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior em graduação, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Humano e o Fenômeno religioso
02/2007 - 07/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia Humana - Espaço e Sociedade
02/2007 - 07/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga II
02/2007 - 07/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História antiga III


Projetos de extensão


2018 - Atual
Roteiro de Fontes para História Militar (Base de Dados)
Descrição: Este projeto se insere na dimensão da História Militar. Seu objetivo principal é desenvolver uma Base de Dados com informações sobre fontes relativas ao tema, a partir de uma indexação que contemple o ano, o assunto, os lugares, os nomes de indivíduos e/ou instituições, observações gerais, bem como o espaço em que a fonte se encontra custodiada, tendo como recorte temporal o período que abrange os séculos XVI ao XXI. Dentre outros objetivos, essa pesquisa, realizada pelo Laboratório de História Militar e Fronteiras e que conta com a parceria de pesquisadores do Arquivo Histórico do Exército, do Museu Militar do Comando Militar do Sul, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal do Pará, da Universidade da Força Aérea, do Colégio Militar de Juiz de Fora, das Faculdades Integradas Espírita, da Universidade Federal de Ouro Preto, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Centro de Estudos e Pesquisa de História Militar do Exército, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense, da Universidade Estadual de São Paulo-Marília, da Escola de Guerra Naval, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? RJ, da Universidade Federal do Rio grande do Sul, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Fundação Osório, da Universidade do Vale do Rio Sino, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Jornal O Estado de São Paulo, e da Universidade Estadual de São Paulo, pretende, através do levantamento e análise de documentos relativos à História Militar no Brasil e na América do Sul, mapear e dar acesso a informações sobre fontes do tema, que estão abrigadas em diferentes instituições do país..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Poder e Cultura


Revisor de periódico


2016 - 2017
Periódico: Anais do Museu Histórico Nacional
2017 - Atual
Periódico: Grafía
2016 - Atual
Periódico: AEDOS: REVISTA DO CORPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA D


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA E MÍDIA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: ENSINO DE HISTÓRIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Tempo Presente.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Christiano Britto Monteiro dos Santos  Data: 01/06/2010

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Christiano Britto Monteiro dos santos  Data: 07/10/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. B. M.2018SANTOS, C. B. M.; ZAMORANO, R. B. . Games, museus e monumentos. REVISTA MUSEU, v. 6, p. 01, 2018.

2.
SANTOS, C. B. M.2015SANTOS, C. B. M.; COSTA, M. A. F. ; XAVIER, G. A. . OS GAMES COMO POSSIBILIDADE: QUE HISTÓRIA É ESSA?. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. v. 1, p. 107-124, 2015.

3.
SANTOS, C. B. M.2015SANTOS, C. B. M.; COSTA, M. A. F. ; XAVIER, G. A. . OS GAMES COMO POSSIBILIDADE: QUE HISTÓRIA É ESSA?. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. V.1, p. 107-124, 2015.

4.
SANTOS, C. B. M.2015SANTOS, C. B. M.. LUX IN TENEBRIS: A CONSTRUÇÃO DO HERÓI NOS VIDEOGAMES. REVISTA PODER E CULTURA, v. 1, p. 8-189, 2015.

5.
SANTOS, C. B. M.2010SANTOS, C. B. M.. Videogames como fonte de análise histórica. O Olho da História, v. 15, p. 08-17, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. B. M.. Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. 1. ed. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. B. M.. PRIVATIZAÇÕES NO BRASIL. In: TEIXEIRA DA SILVA, F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; VIANNA, A. M.. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES - VOL. III - 1945-2014: A ÉPOCA DA GUERRA FRIA (1945-1991) E DA NOVA ORDEM MUNDIAL. 2ed.SÃO PAULO: Campus/Elsevier, 2015, v. III, p. 114-116.

2.
SANTOS, C. B. M.. CORRIDA ESPACIAL. In: TEIXEIRA DA SILVA, F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; VIANNA, A. M.. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES - VOL. II - 1919-1945: A ÉPOCA DOS FASCISMOS, DAS DITADURAS E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945). 2ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2015, v. II, p. 97-104.

3.
SANTOS, C. B. M.. TEORIA DA DEPENDÊNCIA. In: TEIXEIRA DA SILVA, F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; VIANNA, A. M.. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES - VOL. III - 1945-2014: A ÉPOCA DA GUERRA FRIA (1945-1991) E DA NOVA ORDEM MUNDIAL. 2ed.SÃO PAULO: Campus/Elsevier, 2015, v. III, p. 127-135.

4.
SANTOS, C. B. M.. ARMAMENTISMO. In: TEIXEIRA DA SILVA, F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; VIANNA, A. M.. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES - VOL. I - 1901-1919: A ÉPOCA DOS IMPERIALISMOS E DA GRANDE GUERRA (1914-1919). 2ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2015, v. I, p. 63-68.

5.
SANTOS, C. B. M.. ARMAMENTISMO. In: Teixeira da Silva, Francisco Carlos.. (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX.. 1ed.RIO DE JANEIRO: Editora Campus/Elsevier, 2004, v. 1, p. 41-45.

6.
SANTOS, C. B. M.; MONTEIRO . Teoria da Dependência. In: Teixeira da Silva, Francisco Carlos.. (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX. 1ed.RIO DE JANEIRO: CAMPUS/ ELSEVIER., 2004, v. 1, p. 59-65.

7.
SANTOS, C. B. M.. Privatizações no Brasil. In: Teixeira da Silva, Francisco Carlos. (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX.. 1ed.RIO DE JANEIRO: CAMPUS/ ELSEVIER, 2004, v. 1, p. 76-87.

8.
SANTOS, C. B. M.. Corrida Espacial. In: Teixeira da Silva, Francisco Carlos. (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX. 1ed.RIO DE JANEIRO: CAMPUS/ ELSEVIER., 2004, v. 1, p. 56-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. B. M.. Medal of Honor: videogames, história e os esquecimentos sobre a II Guerra Mundial.. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. Único.

2.
SANTOS, C. B. M.. MEDAL OF HONOR, VIDEOGAMES E A CONSTRUÇÃO DO VETERANO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL. In: VII ENECULT, 2011. VII ENECULTencuentro de estudios multidisciplinarios en cultura.

3.
SANTOS, C. B. M.. Videogames, II guerra mundial e a comparação entre o Military-Industrial Complex e o Military-Nintendo Complex. In: XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, RIO DE JANEIRO. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. RIO DE JANEIRO: NUMEM, 2010.

4.
SANTOS, C. B. M.; MONTEIRO . Guerras em jogos e lembranças em Quadros: Uma análise comparada das construções e usos da memória da II Guerra Mundial nas HQs e nos videogames. In: II Congreso Internacional. Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las Disciplinas del Conocimiento. Mirando al Futuro de América Latina y el Caribe., 2010, Santiago do Chile.. LOS RASTROS DE LA MEMORIA: EL PATRIMONIO HISTÓRICO Y LA MEDIACIÓN DE LAS CIENCIAS. Santiago.: USACH., 2010.

5.
SANTOS, C. B. M.. A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA II GUERRA MUNDIAL (1939-1945), NOS EUA, NOS JOGOS ELETRÔNICOS.. In: XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio, 2006, RIO DE JANEIRO. Anais do XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio. RIO DE JANEIRO: ANPUH, 2006. v. único.

6.
SANTOS, C. B. M.; DEZEMONE, Marcus. ; BONAFE., L. . Brasil: Cidadania e Memória no Tempo Presente (1945-2005). In: ANPUH ? XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2005, Londrina. Anais Anpuh. Londrina: Anpuh, 2005.

7.
SANTOS, C. B. M.; DEZEMONE, Marcus. ; BONAFE., L. . TEMPO PRESENTE E ENSINO DE HISTÓRIA: BRASIL,. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas, 2004, RIO DE JANEIRO. Anais Eletrônico do V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas.. RIO DE JANEIRO: ANPUH, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. B. M.. STEVEN SPIELBERG E O RESGASTE DOS VETERANOS DA II GUERRA MUNDIAL ATRAVÉS DO CINEMA E VIDEOGAMES. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL CADERNO DE RESUMOS - 2013. Natal: Anpuh, 2013.

2.
SANTOS, C. B. M.. Videogames, II Guerra Mundial e o 'Military-Nintendo Complex'. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Livro de Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009.

3.
SANTOS, C. B. M.. II Guerra Mundial, a construção da memória através dos jogos eletrônicos. In: XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa, 2003, João Pessoa. Caderno de Programação e Resumos do XXII Simpósio Nacional de História. João Pessoa: UFPB, 2003.

4.
SANTOS, C. B. M.; DEZEMONE, Marcus. ; BULHÕES, Tatiana. . História do Brasil do Tempo Presente: uma definição.. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica/ UFRJ., 2002, RIO DE JANEIRO. Caderno de resumos da XXIV Jornada de Iniciação Científica/ UFRJ. 2002.. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2002. p. XXX.

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, C. B. M.. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DOS VIDEOGAMES. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2015 (Textos sobre games e Ensino de História).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, L. ; PIMENTEL, F. S. C. ; SANTOS, C. B. M. . XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação,. 2018.

2.
SANTOS, C. B. M.. XI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, J. E. S. ; SANTOS, C. B. M. . Videogames e o Ensino de história: o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas educacionais. 2018.

2.
SANTOS, C. B. M.. Educação e tecnologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, C. B. M.; JANSEN, T. . Games abordam eras reais, despertando interesse, mas muitas vezes distorcem os fatos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. ; CHIARELLI, R. . Gamers por um novo ângulo ? um retrato da diversidade dos jogadores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SANTOS, C. B. M.; SCHIMIDT, E. . Resumo da Semana:. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. . Uncharted, Call of Duty e mais: conheça games que ?ensinam? História. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SANTOS, C. B. M.; ANTONELLI, D. . A história por trás dos games. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. . Os gamers de um jeito que você nunca viu. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. B. M.; LAPIN, M. ; MORENA, D. ; CRUZ, B. . BIG FESTIVAL: Narrativas lúdicas: pensar linguagens para mediar a experiências nos Museus. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, C. B. M.. Jogos e ensino de história. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, C. B. M.. Jogos e ensino de história. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, C. B. M.. Jornais de ontem, games de hoje: Os veteranos da II Guerra Mundial.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, C. B. M.. Medal of Honor e Call of Duty: uma comparação entre missões do videogame e eventos históricos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Silva, Fernando Rodrigues da; VIANNA, M. A. G.; SANTOS, C. B. M.. Participação em banca de Jorge Luis Gegrório de Almeida. Origens, conflitos e mudanças: a participação da Academia Militar das Agulhas Negras no Golpe Militar de 1964. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
SANTOS, C. B. M.; GOMES, I. L.; MENDONCA, P. K.. Participação em banca de Pedro Henrique Castro Teixeira da Silva. Capitão América contra Justiceiro: Os sentidos de Justiça e as representações das guerras do século XX.. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, C. B. M.; DEZEMONE, Marcus.; ALBERTI., V.. Participação em banca de Karla Rodrigues da Costa. Água Santa: do não lugar ao lugar. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, C. B. M.; MENDONCA, P. K.; GOMES, I. L.. Participação em banca de Pedro Henrique Castro Teixeira da Silva. Capitão América contra Justiceiro: Os sentidos de Justiça e as representações das guerras do século XX.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C. B. M.; ARANTES.., E. B.; CARNEIRO, M.. Participação em banca de SIMONY SILVA MACHADO.UMA REFLEXÃO SOBRE O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO Sob a perspectiva da Educação Libertadora de Paulo Freire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, C. B. M.; GRALHA, J.; PINTO, F. M.. Participação em banca de Andressa Cruz Carvalho Leonardo.O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA: A CONDIÇÃO FEMININA NO EGITO ANTIGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, C. B. M.; GRALHA, J.; SOARES, L.. Participação em banca de RUAN CABRAL BOTELHO.Ensino de história: o uso dos jogos e o relato de uma prática lúdica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTOS, C. B. M.; GRALHA, J.; SOARES, L.. Participação em banca de LUCAS FERREIRA VIEIRA.Sandman: história em quadrinho, mitologia e o homem moderno.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTOS, C. B. M.; ARANTES, E. B.; CARNEIRO, M.. Participação em banca de ALESSANDRO GUERRA MENDONÇA.EDUCAÇÃO ESCOLAR, JUSTIÇA SOCIAL E DEMOCRACIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, C. B. M.; ATALLAH., C. C. A.; ARANTES.., E. B.. BANCA DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, C. B. M.; ARANTES.., E. B.; ATALLAH., C. C. A.. BANCA DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, C. B. M.; DEZEMONE, M.; THOMPSON, C.. BANCA DE CORREÇÃO DO VESTIBULAR DA UERJ 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, C. B. M.. BANCA DE CORREÇÃO DO VESTIBULAR DA UERJ 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SANTOS, C. B. M.. BANCA DE CORREÇÃO DO VESTIBULAR DA UERJ 2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, C. B. M.. PROVA DIDÁTICA PARA CARGO DE PROFESSOR DE HISTÓRIA. 2004. Ministério da Aeronáutica.

Outras participações
1.
ZAMORANO, R. B.; MENDONCA, P. K.; SANTOS, C. B. M.; MONTENEGRO, A.. Comissão Externa do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq-IBRAM.. 2018. Museu Histórico Nacional.

2.
SANTOS, C. B. M.; PINTO, F. M.; PACHA, P. H. C.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0009 - História da Idade Média: Guia do Estudante. 2018. Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, C. B. M.; ATALLAH., C. C. A.; ARANTES.., E. B.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0008 - Estágio supervisionado como campo de pesquisa: perspectivas para a formação docente.. 2018. Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTOS, C. B. M.; ANDRADE, D. E. J.; MALEVAL, I. T.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTP0001 - Formação do historiador através das disciplinas de Teoria da História. 2018. Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTOS, C. B. M.; REZENDE, R. C.; CESCO, S.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0003 - Racismo e processo de empobrecimento do continente africano: questões metodológicas. 2018. Universidade Federal Fluminense.

6.
SANTOS, C. B. M.; GRALHA, J.; MOL, R.. SEMANA DE MONITORIA PRIMEIRA ETAPA. 2018. Universidade Federal Fluminense.

7.
SANTOS, C. B. M.; ATALLAH., C. C. A.; ARANTES, E. B.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0014 - Estágio supervisionado e experiência docente: a formação do professor pesquisador.. 2017. Universidade Federal Fluminense.

8.
SANTOS, C. B. M.; ATALLAH., C. C. A.; MALEVAL, I. T.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0002 - Construção do Pensamento Histórico. 2017. Universidade Federal Fluminense.

9.
SANTOS, C. B. M.; GRALHA, J.; DUARTE, L. C.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0011 - Auxiliando Aprendizagem, Aprendendo a Ensinar: Iniciação à Docência em História.. 2017. Universidade Federal Fluminense.

10.
SANTOS, C. B. M.; SOARES, L.; REZENDE, R. C.. PROCESSO SELETIVO BOLSA DE MONITORIA DISCIPLINA: CHTA0008 - História da América III 18/04/2017 Data da. 2017. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso ?Jogos e ensino de história?.?Jogos e ensino de história?. 2017. (Oficina).

2.
SEMINÁRIO GAMES E MUSEUS ? A HISTÓRIA EM JOGO.Mesa-redonda: Jogos e representações da história. 2017. (Seminário).

3.
SEMINÁRIO GAMES E MUSEUS ? A HISTÓRIA EM JOGO.Mesa de abertura - SEMINÁRIO GAMES E MUSEUS ? A HISTÓRIA EM JOGO. 2017. (Seminário).

4.
II CONGRESO INTERNACIONAL: CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Guerras em jogos e lembranças em Quadros: Uma análise comparada das construções e usos da memória da II Guerra Mundial nas HQs e nos videogames. 2010. (Congresso).

5.
Memória, Linguagens e Ensino - VI Ciclo de Debates Históricos da UNIGRANRIO.História e vídeo games: entretenimento, memória e guerras.. 2009. (Encontro).

6.
V Semana de História da Universidade Estácio de Sá.Segunda Guerra Mundial e os games eletrônicos.. 2008. (Encontro).

7.
XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - USOS DO PASSADO..A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA II GUERRA MUNDIAL (1939-1945), NOS EUA, NOS JOGOS ELETRÔNICOS.. 2006. (Encontro).

8.
XXIII Simpósio Nacional da ANPUH - Londrina, UEL/PR.Brasil: Cidadania e Memória no Tempo Presente (1945-2005).. 2005. (Simpósio).

9.
V Encontro Nacional ? Perspectivas do Ensino de História ? Sujeitos, saberes e práticas. GT ? Ensino de História da ANPUH, UERJ, UFES, UFRJ, PUC-RIO e Colégio Pedro II. Realizado na UERJ..Tempo Presente e ensino de História: Brasil, 1945-2004.. 2004. (Encontro).

10.
XI Encontro Regional de História ?Democracia e Conflito? Anpuh ? RJ, UERJ..Cidadania e Memória no Brasil (1945-2004).. 2004. (Encontro).

11.
4º Encontro Estadual de ensino de História e Ciências Sociais. NUEC/LEH.História recente do Brasil (1979 ? 2002). 2003. (Encontro).

12.
XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.II GUERRA MUNDIAL, A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA ATRAVÉS DOS JOGOS ELETRÔNICOS. 2003. (Simpósio).

13.
X Encontro Regional de História da ANPUH Histórias e Biografias.BRAISL: TEMPO PRESENTE.. 2002. (Encontro).

14.
XXIV Jornada de Iniciação Científica/ UFRJ.HISTÓRIA DO BRASIL DO TEMPO PRESENTE: UMA DEFINIÇÃO.. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. B. M.. Semana de monitoria UFF. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, C. B. M.; MENDONCA, P. K. ; ZAMORANO, R. B. ; MONTENEGRO, A. . SEMINÁRIO GAMES E MUSEUS ? A HISTÓRIA EM JOGO. 2017. (Congresso).

3.
SANTOS, C. B. M.; ALVES, L. . Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2017. (Congresso).

4.
SANTOS, C. B. M.. Semana de monitoria UFF. 2016. (Outro).

5.
SANTOS, C. B. M.; ALVES, L. . Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALLAN HENRIQUE SERGIO. CAMADAS DA CULTURA POP: ANÁLISE HISTÓRICA E METODOLOGICA SOBRE MÍDIA E CINEMA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Laura Almeida Caetano. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. PROAES UFF. (Orientador).

2.
Lucas Lopes. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Danilo Mota. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. PROAES UFF. (Orientador).

4.
Luana da silva Borges. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. PROAES UFF. (Orientador).

5.
Caroline Capdeville. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. PROAES UFF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAURICIO DE ARAUJO VIEIRA. HQs na II Guerra Mundial. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

2.
ANDRE LUIS PEREIRA DAS NEVES. Análise fílinca sobre os negros nas guerras americanas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

3.
Marcella Albaine Farias da Costa. Games e História: construindo experiências na educação básica.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PGTIAE - NCE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luís Pereira Das Neves. Why We Fight: o soldado negro americano na II Guerra Mundial.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

2.
MAURICIO DE ARAUJO VIEIRA. Os desenhos vão à Guerra: A produção de cartoons nos esforços Americanos na Segunda Guerra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

3.
BRUNO DOS SANTOS SILVA PAES. O projeto MEC-USAID e a Ditadura Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

4.
Marcelo Kosawa da Costa Nogueira de Siqueira. Play the History: narrativas e usos do passado nos jogos eletrônicos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

Iniciação científica
1.
Allan Henrique Sergio. Estudos históricos de acervos de museus para a produção de roteiros de videogames.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
JESSICA VIANA GONÇALVES. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

2.
LUANA RODRIGUES MOTA. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

3.
JÉSSICA VIANNA GOLÇALVES. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, PROAES UFF. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.

4.
LUANA RODRIGUES MOTA. Produção de roteiros de videogames com temas históricos. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, PROAES UFF. Orientador: Christiano Britto Monteiro dos Santos.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, C. B. M.2015SANTOS, C. B. M.; COSTA, M. A. F. ; XAVIER, G. A. . OS GAMES COMO POSSIBILIDADE: QUE HISTÓRIA É ESSA?. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. V.1, p. 107-124, 2015.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, C. B. M.. Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. 1. ed. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, C. B. M.; LAPIN, M. ; MORENA, D. ; CRUZ, B. . BIG FESTIVAL: Narrativas lúdicas: pensar linguagens para mediar a experiências nos Museus. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. B. M.. Educação e tecnologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, C. B. M.; JANSEN, T. . Games abordam eras reais, despertando interesse, mas muitas vezes distorcem os fatos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. ; CHIARELLI, R. . Gamers por um novo ângulo ? um retrato da diversidade dos jogadores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, C. B. M.; SCHIMIDT, E. . Resumo da Semana:. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. . Uncharted, Call of Duty e mais: conheça games que ?ensinam? História. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SANTOS, C. B. M.; LOFRANO, Z. . Os gamers de um jeito que você nunca viu. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MACHADO, J. E. S. ; SANTOS, C. B. M. . Videogames e o Ensino de história: o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas educacionais. 2018.

8.
SANTOS, C. B. M.; ANTONELLI, D. . A história por trás dos games. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. B. M.; MENDONCA, P. K. ; ZAMORANO, R. B. ; MONTENEGRO, A. . SEMINÁRIO GAMES E MUSEUS ? A HISTÓRIA EM JOGO. 2017. (Congresso).

2.
SANTOS, C. B. M.; ALVES, L. . Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2017. (Congresso).

3.
SANTOS, C. B. M.; ALVES, L. . Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:11:04