Alexandre Cavalcanti Marquesi

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  • Última atualização do currículo em 16/03/2017


Doutor em Comunicação com o Mercado com foco em comportamento digital em redes sociais, pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo Metodista, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica, Pós graduado em Estratégia de Internet e CRM pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Atualmente professor da pós-graduação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mais de 24 anos de experiência em Internet, com ênfase em Comunicação nos meios digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Cavalcanti Marquesi
Nome em citações bibliográficas
MARQUESI, Alexandre, C.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro.
Rua Joaquim Távora - de 1142 a 1356 - lado par
Vila Mariana
04015013 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50818200
Fax: (11) 50818200
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A comunicação de mercado e o impacto das marcas em redes sociais virtuais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: redes sociais virtuais; impacto das marcas; pós-modernismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Mídia Interativa e Paradoxos Comportamentais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. Eugenio Trivinho.
Palavras-chave: paradoxo; Ciberespaço; Desejo; Comportamento; Estímulo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
2002 - 2004
Especialização em MBA Comunicação. (Carga Horária: 650h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação e CRM Estratégico.
Orientador: Prof.a Dra. Selma Felerico.
1994 - 1997
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Lançamento The GM Card.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério.




Formação Complementar


2008 - 2008
Planejamento em Marketing de Produtos. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2008
Inglês Avançado. (Carga horária: 300h).
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
2006 - 2007
CRM - Customer Relationship Management. (Carga horária: 40h).
Oracle, ORACLE, Estados Unidos.
2006 - 2007
Marketing Direto e Massa. (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2006 - 2006
CRM - Customer Relationship Management. (Carga horária: 40h).
Oracle, ORACLE, Estados Unidos.
2006 - 2006
BI - Business Intelligence. (Carga horária: 40h).
Oracle, ORACLE, Estados Unidos.
2003 - 2003
Entendendo Fenomeno Loyalty. (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2003 - 2003
DataBase Marketing. (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2003 - 2003
CRM - Customer Relationship Management. (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2003 - 2003
CRM - Customer Ownership. (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2003 - 2003
Marketing direto "One-to-One". (Carga horária: 100h).
Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
2002 - 2002
Certificado Internacional Real Network. (Carga horária: 40h).
Real Network, REAL, Estados Unidos.
2002 - 2002
Curso Avançado de Streaming para Internet. (Carga horária: 40h).
Real Network, REAL, Estados Unidos.
2001 - 2002
Matemática Financeira. (Carga horária: 120h).
Banco ABN AMRO Real, ABN AMRO BANK, Brasil.
1999 - 2000
Metricas de Resultados para Internet. (Carga horária: 120h).
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
1997 - 1998
Designing and Enterpreneurial Strategy. (Carga horária: 80h).
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
1996 - 1996
Negociação e Estratégia de Marketing. (Carga horária: 40h).
IBM, IBM, Itália.
1996 - 1996
Atendimento a Cliente. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1996 - 1996
Marketing Criativo. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1995 - 1996
Negociação de Produtos de Pequeno Porte. (Carga horária: 40h).
IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
1995 - 1996
Negociação e Marketing Think Pad. (Carga horária: 40h).
IBM, IBM, Itália.
1995 - 1995
Marketing e Cobertura de Produtos. (Carga horária: 40h).
IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
1995 - 1995
Negociação de Produtos de Grande Porte. (Carga horária: 40h).
IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
1994 - 1994
Negociação e Marketing. (Carga horária: 40h).
IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
1993 - 1994
Planejamento em Marketing de Produtos. (Carga horária: 100h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
1993 - 1994
Pesquisa de Comunicação. (Carga horária: 100h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10


Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, IPTI/SE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing Direto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Elaboração, formulação e desenvolvimento de planejamento em marketing; ? Controle de veiculação dos canais alternativos ? Internet, Banco Tempo Real, Real Home Banking e Office Banking, ? Controle e reserva de Budget do Marketing; ? Suporte e acompanhamento de campanhas de comunicação nacionais e regionais dos canais alternativos.


IBM, IBM, Itália.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiario de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Elaboração, formulação e desenvolvimento de planejamento em marketing; ? Controle de veiculação dos canais alternativos ? Internet, Banco Tempo Real, Real Home Banking e Office Banking, ? Controle e reserva de Budget do Marketing; ? Suporte e acompanhamento de campanhas de comunicação nacionais e regionais dos canais alternativos.


Banco ABN AMRO Real, ABN AMRO BANK, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto trainee, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Elaboração, formulação e desenvolvimento de planejamento em marketing; ? Controle de veiculação dos canais alternativos ? Internet, Banco Tempo Real, Real Home Banking e Office Banking, ? Controle e reserva de Budget do Marketing; ? Suporte e acompanhamento de campanhas de comunicação nacionais e regionais dos canais alternativos.


Banco Santander Banespa - Brasil, SANTANDER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de CRM e Internet, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Desenvolvimento de planejamento do projeto PDC - Cliente Indica Cliente e Oferta Básica ? Desenvolvimento de planejamento das ações de aquisição de Massificadas de Advogados (OAB) e Médicos (APM) ? Estruturação do projeto de aquisição de contas correntes para equipe de ativação ? Desenvolvimento de Planos de CRM - Business Inteligence ? Desenvolvimento de ações de Cross e Up Selling de clientes ? Criação de campanhas de aquisição, retenção, reconquista, captação e manutenção de clientes ? Segmentação de clientes de maior e menor valor (Regra de Pareto ? 80/20) ? Identificação e classificação de clientes com real valor para a empresa, marca e produto ? Desenvolvimento de trabalho de inteligência na conquista e desenvolvimento de informações estratégicas


Escola SENAI "Roberto Simonsen", senai101, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Planejamento de Marketing, Carga horária: 10


Grupo Accor - Ticket, ACCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Senior de CRM e BI, Carga horária: 40
Outras informações
? Desenvolvimento, estruturação e implantação de metodologias de para análise de DBM Marketing ? Criação e implantação de sistemas e métodos de clusterização de clientes ? Desenvolvimento de programas de relacionamento ? Criação de campanhas de retenção, reconquista, captação e manutenção de clientes ? Identificação e classificação de clientes com real valor para a empresa, marca e produto ? Planejamento de CRM - Desenho e planejamento estrutural dos pontos de contato de CRM com o cliente ? Desenvolvimento de análise de e-CRM Analítico no portal E-Ticket ? Desenvolvimento, planejamento e ampliação do processo de geração de Inteligência Competitiva ? Administração de formulação de pesquisas Ad Hoc, qualitativas, quantitativas e notoriedade de marca ? Formulação do processo de Estruturação de análise de concorrência e mercado ? Desenvolvimento do processo de análise mercadológica por segmentos de empresas


Instituto Unibanco, UNIBANCO ECOLOGI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing Direto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Elaboração, formulação e desenvolvimento de planejamento em marketing; ? Controle de veiculação dos canais alternativos ? Internet, Banco Tempo Real, Real Home Banking e Office Banking, ? Controle e reserva de Budget do Marketing; ? Suporte e acompanhamento de campanhas de comunicação nacionais e regionais dos canais alternativos.


Ogilvy and Mather, OGILVY, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de CRM e Internet, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Desenvolvimento de Planos de Comunicação e CRM - Business Inteligence ? Criação e implantação de sistemas e métodos de clusterização de clientes na Internet ? Desenvolvimento de programas de relacionamento na Internet ? Desenvolvimento de ações de Cross e Up Selling de clientes ? Criação de campanhas de retenção, reconquista, captação e manutenção de clientes na internet ? Segmentação de clientes de maior e menor valor (Pirâmide de Pareto ? 80/20) ? Identificação e classificação de clientes com real valor para a empresa, marca e produto ? Criação e implantação do processo de CRM Analítico; ? Planejamento de CRM - Desenho e planejamento estrutural dos pontos de contato de CRM com o cliente ? Geração de análises estratégicas para tomada de decisões empresariais e específicas ? Desenvolvimento de trabalho de inteligência na conquista e desenvolvimento de informações estratégicas ? Criação e implantação de BSC (Balance Score Card), para todos os clientes


Ogilvy Brasil, OGILVY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Planejador Estratégico de CRM e BI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Criação e desenvolvimento de Planejamentos Estratégicos 360º com todos os meios; ? Criação de planos estratégicos para comunicação interativa; ? Criação e implantação do processo de CRM; ? Planejamento de sites na internet e TV Interativa; ? Acompanhamento de novas campanhas de mídia e execução de análise de retorno de investimento; ? Administração, implementação e suporte Doubleclick e Precision; ? Comercialização, administração e Implementação de TV Interativa; ? Constantes inovações tecnológicas no mundo on e off-line; ? Suporte técnico de Webtrend´s, Open Ad Stream, Netgravity e todos os programas de aferição de resultados na internet e na TV Interativa; ? Desenvolvimento de TV Interativa e TV Digital no grupo WPP;


RAPP BRASIL, RAPP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de CRM e Redes Sociai, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Direção da área de inovação da RAPP BRASIL. Aç?ões em redes sociais, inovação e etc


Souza Aranha Internet e CRM, SOUZA ARANHA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento Estratégico de Web, Carga horária: 40
Outras informações
? Desenvolvimento de Planos de CRM - Business Inteligence ? Desenvolvimento de ações de Cross e Up Selling de clientes ? Construção de plataformas de Internet ? Criação de campanhas de aquisição, retenção, reconquista, captação e manutenção de clientes ? Segmentação de clientes de maior e menor valor (Regra de Pareto ? 80/20) ? Identificação e classificação de clientes com real valor para a empresa, marca e produto ? Desenvolvimento de trabalho de inteligência na conquista e desenvolvimento de informações estratégicas


Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Planejamento de Marketing, Carga horária: 25


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Elaboração, formulação e desenvolvimento de planejamento em marketing; ? Controle de veiculação dos canais alternativos ? Internet, Banco Tempo Real, Real Home Banking e Office Banking, ? Controle e reserva de Budget do Marketing; ? Suporte e acompanhamento de campanhas de comunicação nacionais e regionais dos canais alternativos.



Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: E-Commerce Brasil
2007 - 2008
Periódico: Cliente SA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2012
E-Bit Prata, E-BIt.
2010
Market Best, EBest.
2009
ABEMD, ABEMD.
2008
CANNES 2008, CANNES.
2002
CANNES 2002, CANNES.
2000
Marketing Ibest, Marketing Ibes.
1997
Marketing Best 1997, Marketing Best.
1997
Melhor Mídia, APP - Associação Paulista de Propaganda.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MARQUESI, Alexandre, C.. O Poder do desejo e do imaginário social provocando a dobra de consumo na civilização mediática pós moderna cibercultural. In: Daniel Galindo. (Org.). Comunicação de Mercado Conceitos e Pré Conceitos. 01ed.São Paulo: Editora Metodista, 2010, v. 01, p. 79-88.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUESI, Alexandre, C.. TV Record. Redes Sociais para Terceira Idade, 10 fev. 2013.

2.
MARQUESI, Alexandre, C.. O Estado de São Paulo. PME dentro de redes sociais, PME, p. 07 - 12, 20 ago. 2012.

3.
MARQUESI, Alexandre, C.. CDI. Redes Sociais e Mercado, p. 22 - 27, 20 jan. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUESI, Alexandre, C.. I FORUM NACIONAL DE COMUNICAÇÂO DA UNESCO ONU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MARQUESI, Alexandre, C.. Paradoxo na Web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARQUESI, Alexandre, C.. Google e Modelo de Influência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I FORUM DE COMUNICAÇÂO E MERCADO UNESCO ONU.O PODER DO DESEJO, DO IMAGINÁRIO SOCIAL E DA ÉTICA ROMÂNTICA; PROVOCANDO A DOBRA DE CONSUMO NA CIVILIZAÇÃO MEDIÁTICA PÓS-MODERNA CIBERCULTURAL. 2010. (Seminário).

2.
Semana de Comunicação. Dobra. 2008. (Congresso).

3.
Semana de Comunicação.Semana de Comunicação. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Prof. Dr. Eugenio Trivinho. MÍDIA INTERATIVA E PARADOXOS COMPORTAMENTAIS Vicissitudes do desejo de compra no ciberespaço. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Prof. Dr. Daniel Galindo. Comunicação e incomunicação os dilemas das marcas nas redes sociais.. Início: 2011. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eugênio Trivinho. MÍDIA INTERATIVA E PARADOXOS COMPORTAMENTAIS Vicissitudes do desejo de compra no ciberespaço. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Alexandre Cavalcanti Marquesi.




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