Ana Carolina Staub de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6366269951043145
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina IF-SC. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atua principalmente nos seguintes temas do Ensino de Física: História da Física, Conceitualização Escolar, Transposição Didática. A Pesquisa de Tese explorou as possíveis contribuições da História da Física na conceitualização escolar (História da natureza da Luz - Estudo de caso do Tratado da Luz de Huygens) . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Staub de Melo
Nome em citações bibliográficas
STAUB, A. C. M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Transposição Didática do Modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Frederico Firmo de Souza Cruz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Transposição didática; modelo de Huygens; história da física; Ensino de Física; conceitualização.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Educação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Contribuições da Epistemologia Histórica de Bachelard no Estudo da Evolução dos Conceitos da Óptica,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz O Q. Peduzzi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física / Especialidade: Ensino de Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Departamento de Apoio à Extensão, DAEX, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Física, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Física, campus Frederico Westphalen, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégios Gardner, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora de Física, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Física (Ensino Médio) Professora de Laboratório de Física (Ensino Fundamental) Professora de Ciências (Ensino Fundamenral) Professora de Matemática (Ensino Fundamental)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora de Física, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 30
Outras informações
Além de Professora de Física atuei também como Professora de Matemática, Laboratório de Física e Ciências

Atividades

02/2005 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências (Ensino Fundamental)
Física (Ensino Médio)
Laboratório de Física (Ensino Fundamental)
Matemática (Ensino Fundamental)

Licenciatura e Bacharelado em Física UFSC, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bacharelado e Licenciatura em, Enquadramento Funcional: Estágio Orientado, Carga horária: 4
Outras informações
Implementação do texto ´A Epistemologia Histórica de Bachelard no Estudo da Evolução dos Conceitos da Óptica: as controvérsias acerca da natureza da luz` na disciplina Evolução dos Conceitos da Física do curso de Licenciatura e Bacharelado em Física.

Atividades

05/2004 - 06/2004
Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Física - UFSC, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física

Escola de Educação Básica Aldo Câmara, EEBAC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Contratado - ACT, Enquadramento Funcional: Professor Contratado - ACT, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA DE FÍSICA

Atividades

04/2000 - 05/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola de E. B. Hilda Theodoro Vieira, EEBHTV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsa de Extensão/DAEX/UFSC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Atividades

03/2002 - 02/2003
Extensão universitária , Departemanto de Apoio à Extensão/DAEX/UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Baú de Ciência: atividades experimentais no ensino de ciências.

UFSC/Departamento de Física, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsa de Treinamento/PRAC/UFSC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração e Atualização da Homepage do Departamento de Física

Atividades

05/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária - PRAC/UFSC, .

Treinamentos ministrados
Elaboração e Atualização da Homepage do Departamento de Física/ UFSC

Hospital de Caridade de Florianópolis, HCF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsa de Treinamento/PRAC/UFSC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento, Carga horária: 20

Atividades

03/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade, .

Treinamentos ministrados
Simulação para o Planejamento de Radioterapia

Escola Municipal Prof Zulma Rosário Miranda, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Preparação de alunos de Cursos Técnicos Integrados para a Olimpíada Brasileira de Física
Descrição: Preparação de alunos de Cursos Técnicos Integrados para a Olimpíada Brasileira de Física Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Carolina Staub de Melo - Coordenador / Paula Borges Monteiro - Integrante / Gerson Gregório Gomes - Integrante.
2015 - Atual
Câmara de Nuvens de baixo custo para detecção de raios cósmicos
Descrição: Câmara de Nuvens de baixo custo para detecção de raios cósmicos EDITAL 4/2015/PROPPI-PIBIC-EM.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Carolina Staub de Melo - Integrante / Marcos Araquem Scopel - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Física na escola: atividades experimentais na comunidade externa ao IFSC
Descrição: O presente projeto de extensão busca inserir atividades experimentais de física, lúdicas e com material de baixo custo, no ensino de ciências de escolas municipais do entorno do IFSC. Essas atividades experimentais podem contribuir para uma formação mais crítica do estudante e despertar o interesse pela educação científica e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Ana Carolina Staub de Melo - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STAUB, A. C. M.2007STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . Contribuições da Epistemologia Bachelardiana no Estudo da História da Óptica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 13, p. 99/126-126, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . Recontextualização didática do modelo de Huygens na física escolar. In: Cibele Celestino Silva; Maria Elice Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 29-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . Recontextualização Didática do Modelo de Huygens na Física Escolar. In: 1ª Conferência Latino Americana do Grupo Internacional de História, Filosofia e Ensino de Ciências (International History, Philosophy, and Science Teaching Group - IHPST), 2010, São Sebastião - SP. 1ª Conferência Latino Americana do Grupo Internacional de História, Filosofia e Ensino de Ciências (International History, Philosophy, and Science Teaching Group - IHPST), 2010.

2.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO MODELO DE HUYGENS: RECONSTRUÇÕES DAS IDÉIAS ORIGINALMENTE PROPOSTAS NO ?TRATADO DA LUZ?. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

3.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . O gênero histórico priorizado em textos didáticos: contribuições ou distorções para o estudo do tema natureza da luz. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba/PR. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física: a pesquisa em ensino de física e a sala de aula, articulações necessárias. Curitiba, 2008. v. XI. p. 1-12.

4.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . A História e a Filosofia da Ciência em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. VI.

5.
STAUB, A. C. M.; Fábio Peres Gonçalves ; Renata Hermandez Lindemann . A Natureza das Teorias Científicas: interpretações de estudantes sobre a Revolução Copernicana. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. VI.

6.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . A História da Óptica e a Epistemologia Bachelardiana: um estudo exploratório. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física - XVI SNEF, 2005, Rio de Janeiro. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física: o ano mundial da Física, 2005.

7.
STAUB, A. C. M.; Pinheiro, T. ; Giraldi, P. M. . Analogias no Ensino das Ciências Humanas: um exemplo de uso espontâneo na Geografia. In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências: questões epistemológicas em debate, 2004.

8.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . O Papel da Epistemologia em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Ensino de Física: presente e futuro, 2003.

9.
SILVA, N. C. ; SAMAGAIA, R. ; STAUB, A. C. M. ; SANCHEZ, T. A. ; SCHOPPING, K. . Baú de Ciências: atividades experimentais no ensino de ciências. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Ensino de Física: presente e futuro, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STAUB, A. C. M.; Fábio Peres Gonçalves ; Renata Hermandez Lindemann . Alquimia e Química: continuidade e/ou descontinuidade na visão de professores de Ciências?. In: XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2006, Santa Cruz do Sul. XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2006. v. XXVI.

2.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . Diálogo entre História e Filosofia da Ciência em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
STAUB, A. C. M.. ESTUDOS DE CASO HISTÓRICO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA: CONTRA-EXEMPLOS À TESE EMPIRISTA DA CIÊNCIA. Ciência & Ensino (UNICAMP), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . O GÊNERO HISTÓRICO PRIORIZADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES OU DISTORÇÕES PARA O ESTUDO DA NATUREZA DA LUZ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
STAUB, A. C. M.; Fábio Peres Gonçalves ; Renata Hermandez Lindemann . A natureza das Teorias Científicas: Interpretações de estudantes sobre a Revolução Copernicana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
STAUB, A. C. M.. A História e a Filosofia da Ciência em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
STAUB, A. C. M.; Fábio Peres Gonçalves ; Renata Hermandez Lindemann . A Natureza das Teorias Científicas: interpretações de estudantes sobre a Revolução Copernicana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STAUB, A. C. M.; Fábio Peres Gonçalves ; Renata Hermandez Lindemann . Alquimia e Química: continuidade e/ou descontinuidade na visão de professores?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . A História da Óptica e a Epistemologia Bachelardiana: um estudo exploratório. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STAUB, A. C. M.; Giraldi, P. M. ; Pinheiro, T. . Analogias no Ensino das Ciências Humanas: um exemplo de uso espontâneo na Geografia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . O Papel da Epistemologia em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STAUB, A. C. M.; PEDUZZI, L. O. Q. . Diálogo entre a História e a Filosofia da Ciêcia em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
STAUB, A. C. M.; SAMAGAIA, R. ; SANCHEZ, T. A. ; SCHOPPING, K. ; SILVA, N. C. . Baú de Ciêncas: atividades experimentais no ensino de ciências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO MODELO DE HUYGENS: RECONSTRUÇÕES DAS IDÉIAS ORIGINALMENTE PROPOSTAS NO ?TRATADO DA LUZ?. ABRAPEC: ABRAPEC, 2009 (Artigo Completo em processo de avaliação para o Enpec 2009).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STAUB, A. C. M.; COAN, L.; Scopel, M. A.; PEREIRA, I.. Participação em banca de Renata do Prado Souza. Concepção de Ciência de Professores de um Curso Integrado do IFSC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

2.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de KATIA ZICKUHR PERAZZOLI. "A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA/SC". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

3.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de MARCELÍ KAEFER BERWANGER. "RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

4.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de CAMILA CIPRIANI. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE FILMES COMO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

5.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de Ricardo Kramer. DIAGNÓSTICO SOBRE O USO DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU (SC). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

6.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de Dilsonei Rigotti. FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

7.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de Maria Isabel Cordeiro. O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

8.
STAUB, A. C. M.. Participação em banca de Flávia Rocha. O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

9.
STAUB, A. C. M.; Geovana M. Lunardi; Cláudia Regina Flores. Participação em banca de Elenita Eliete de Lima Ramos; Carlos Antônio Queiroz. Possibilidades Interdisciplinares de Física e Matemática com o uso do Método Experimental em turmas do PROEJA/CEFET-SC. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Prof. Integrada à Ed. de EJA (PROEJA)) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
STAUB, A. C. M.; MATOS, R. R.; DALLACOSTA, D. A. B.. Bancas do Concurso Público do IFSC - Editais 01 e 03/2013 - Área: Projetos Mecânicos. 2013. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

2.
Ana Carolina Staub de Melo (Presidente); Jairo Manfio; Maria Inês Manfio; STAUB, A. C. M.. Concurso Público para Professor Substituto de Física. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O GÊNERO HISTÓRICO PRIORIZADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES OU DISTORÇÕES PARA O ESTUDO DA NATUREZA DA LUZ. 2008. (Encontro).

2.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A História e a Filosofia da Ciência em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física; A Natureza das Teorias Científicas: interpretações de estudantes sobre a Revolução Copernicana. 2007. (Encontro).

3.
XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Alquimia e Química: continuidade e/ou descontinuidade na visão de professores de Ciências?. 2006. (Encontro).

4.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.A História da Óptica e a Epistemologia Bachelardiana. 2005. (Simpósio).

5.
XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências: questões epistemológicas em debate.XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências. 2004. (Simpósio).

6.
Ensino de Física: presente e futuro.O Papel da Epistemologia em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. 2003. (Simpósio).

7.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Diálogo entre História e Filosofia da Ciência em uma Disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STAUB, A. C. M.; Simoni Gehlen . Seminários Discentes Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológico. 2008. (Outro).

2.
STAUB, A. C. M.. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata do Prado Souza. Concepções de Ciência e Técnica na Educação Profissional e Tecnológica. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Carolina Staub de Melo. Concepção de Ciência de Professores de um Curso Integrado do IFSC. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Ana Carolina Staub de Melo.

2.
MARIA ISABEL CORDEIRO. O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carolina Staub de Melo.

3.
Ricardo Kramer. DIAGNÓSTICO SOBRE O USO DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU (SC). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carolina Staub de Melo.

4.
Dilsonei Rigotti. FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carolina Staub de Melo.

5.
Flávia Rocha. O USO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orientador: Ana Carolina Staub de Melo.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
STAUB, A. C. M.; CRUZ, F. F. S. . Recontextualização didática do modelo de Huygens na física escolar. In: Cibele Celestino Silva; Maria Elice Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. 1, p. 29-42.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:03:00