Jorge Rodrigues de Souza Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8589808213993885
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Doutor em Letras (USP) pelo Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana e Mestre em Lingüística Aplicada (UNICAMP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, onde ministra aulas de espanhol, além de ministrar disciplinas na área de Linguística no curso de Licenciatura em Letras. Representante da Assessoria de Relações Internacionais no campus São Paulo do IFSP e coordenador do Centro de Línguas desse campus. Atualmente é o presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP), gestão 2016-2018. Como docente e como pesquisador atua no ensino de espanhol para brasileiros e também nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Língua Espanhola, Análise do Discurso, Elaboração de Material Didático e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Rodrigues de Souza Junior
Nome em citações bibliográficas
SOUZA JUNIOR, J. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP Campus São Paulo.
Rua Pedro Vicente 625
Canindé
01109010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27637535
URL da Homepage: http://spo.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cultura enquanto objeto discursivo - considerações e lineamentos sobre seu papel em práticas de ensino de língua estrangeira, especificamente nas de espanhol para brasileiros, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: María Teresa Celada.
Palavras-chave: Cultura; Ensino de Língua Estrangeira; Análise do Discurso; Estudos Culturais; Língua espanhola.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Silvana Mabel Serrani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Língua espanhola; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teatro e ensino de línguas; Análise do Discurso; Antologias.
2003 - 2005
Graduação em Licenciatura em Letras.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Imagens filiadas a um pré-construído ? o imaginário sobre o espanhol no Brasil e sua presença na aprendizagem de espanhol por alunos das Letras.
Orientador: María Teresa Celada.




Formação Complementar


2013
Estágio Supervisionado do PAE. (Carga horária: 114h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2013 - 2013
Taller de Argumentación Escrita. (Carga horária: 12h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2012 - 2012
Cultura(s), apropriações e indivíduos. (Carga horária: 9h).
SESC-SP - Centro de Pesquisa e Formação, SESC-SP, Brasil.
2012 - 2012
Estágio Supervisionado do PAE. (Carga horária: 114h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2012 - 2012
Preparação pedagógica - PAE-USP. (Carga horária: 26h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A redação no vestibular da Unicamp.. (Carga horária: 4h).
Comissão Permanente para o Vestibular - UNICAMP, COMVEST-UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento Corretores da Redação do Vestibular. (Carga horária: 35h).
Comissão Permanente para o Vestibular - UNICAMP, COMVEST-UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Anticlímax das sociedades contemporâneas. (Carga horária: 3h).
CPFL Cultura, CPFL, Brasil.
2009 - 2009
Teoria da Interpretação. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Glotopolítica. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2005 - 2005
Formação de professores para a inclusão. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Educação, FE-USP, Brasil.
2005 - 2005
I Jornada de Alfabetização e Debates. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Educação, FE-USP, Brasil.
2005 - 2005
Seminario de Formación para Profesores de E/LE. (Carga horária: 36h).
Universidad de Murcia, UM, Espanha.
2005 - 2005
O ensino de LE's e as novas tecnologias. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Estudos e Debates: Alfabetização e leitura. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 40
Outras informações
Pedi exoneração para assumir cargo efetivo de Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, em regime de dedicação exclusiva.

Atividades

12/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Campus São Paulo, IFSP - Campus São Paulo.

Atividade realizada
Representação no Campus São Paulo do Centro de Línguas do IFSP.
12/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Campus São Paulo, IFSP - Campus São Paulo.

Atividade realizada
Representação no campus SPO da Assessoria de Relações Internacionais do IFSP.
07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus São Paulo, .

07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus São Paulo, .

Cargo ou função
Membro representante da área de Códigos e linguagens no Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica do campus São Paulo do IFSP, eleito pelos colegas da área e designado pela portaria nº 175 do IFSP Campus São Paulo de 18 de julho de 2016..
02/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso II
07/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso I
02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
02/2015 - Atual
Ensino, Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola para o Turismo
06/2014 - Atual
Ensino, Formação de Professores Magistério Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
02/2015 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Instrumental II
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
04/2015 - 06/2015
Extensão universitária , IFSP Campus São Paulo, .

Atividade de extensão realizada
A NOÇÃO DE CULTURA NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA BRASILEIROS.
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
02/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA ESPANHOLA PARA TURISMO
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2013 - 12/2013
Ensino, Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA ESPANHOLA PARA TURISMO
08/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente em Ensino Superior, pelo Programa de Aperfeiçoamente de Ensino da USP. Disciplina: Variedade e Alteridade em Língua Espanhola. Docente supervisor: María Teresa Celada.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente em Ensino Superior, pelo Programa de Aperfeiçoamente de Ensino da USP. Disciplina: Práticas Orais em Língua Espanhola. Docente supervisor: María Teresa Celada.

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: aluno de graduação
Outras informações
Trabalho de Graduação Individual em Letras Modernas apresentado em 2005: Imagens filiadas a um pré-construído: o imaginário sobre o espanhol no Brasil e sua presença na aprendizagem de espanhol por alunos das Letras, sob a orientação da Profa. Dra. María Teresa Celada.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, .

Linhas de pesquisa
Linguística e Intolerância
04/2012 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Modernas, .

Cargo ou função
Representante Discente na Comissão Coordenadora de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 160
Outras informações
Programa de Estágio Docente (PED), Grupo C (Atividades de Apoio à Docência Parcial), nas atividades da disciplina LA849 - A: Tradução: Espanhol/Português, sob a supervisão da Profa. Dra. Silvana Mabel Serrani, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP).

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da CAPES durante o período de 08/2008 a 07/2010.

Atividades

2008 - 2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .

10/2009 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, .

Cargo ou função
Representante Discente na Congregação do Instituto de Estudos da Linguagem.

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 24
Outras informações
Orientador Educacional Online de Língua Portuguesa, do curso de pós-graduação Lato Sensu da Rede São Paulo de Formação Docente, parceira da Pró-reitoria de Pós-Graduação da Unicamp e IEL-UNICAMP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atuação como tutor na mediação de fóruns de discussão e na correção e avaliação de atividades elaboradas a partir de material educacional presente em ambiente virtual de aprendizagem.


Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, FHUCE-UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista do Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), para realização do curso "Lengua, escritura y resistencia en construcciones identitarias latinoamericanas", ministrado pela Profa. Dra. Laura Masello, da UDELAR.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .


Comissão Permanente para o Vestibular - UNICAMP, COMVEST-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Trabalho temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Membro da banca corretora da redação de português, da segunda fase, no Vestibular Unicamp 2010.


Clickideia Tecnologia Educacional, CLICKIDEIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conteudista de Espanhol


Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Revisor e editor, Carga horária: 40
Outras informações
Revisor e editor-junior do material pedagógico dos cursos de Educação a Distância.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Mediador pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Mediador pedagógico online nos cursos de Educação a Distância da Fundap.


Seven Idiomas, SEVEN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 6
Outras informações
Docência em contextos específicos - espanhol para negócios.


Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 10


Essência Equipe de Ensino, ESSÊNCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Subjetividade e Identidade, Desconstrução e Psicanálise
2.
Linguística e Intolerância

Objetivo: Com esse projeto estão sendo assim examinadas a intolerância e o preconceito lingüístico no Brasil, a construção de discursos intolerantes de diferentes tipos, as formas de resistência desencadeadas, tanto em relação às variantes de uma mesma língua, quanto em relação a outras línguas, e as soluções não intolerantes, como o multilingüismo, a aceitação das diferenças linguísticas e o diálogo entre elas. O projeto tem, dessa forma, quatro objetivos principais: a) examinar a intolerância e o preconceito linguístico no Brasil e suas relações com a história, a sociedade e o ensino; b) examinar as formas de resistência a essas discriminações; c) criar um arquivo de documentos sobre a intolerância e o preconceito lingüístico no Brasil, com documentos oficiais, material de imprensa, obras de referência para o estudo da língua (gramáticas, dicionários, vocabulários, etc), livros didáticos, entre outros; d) divulgar a documentação e as análises realizadas. Dois tipos de intolerância e preconceito lingüísticos estão sendo examinados: - em relação a outras línguas, as estrangeiras; - em relação às variantes e modalidades de uma mesma língua. O projeto geral é constituído por vários projetos específicos que serão ou que já estão sendo desenvolvidos. Os diferentes projetos que compõem este projeto geral sobre a intolerância e os preconceitos linguístico fundamentam-se em teorias linguísticas diversas, com três vertentes principais: linguística descritiva, sociolingüística e estudos do texto e do discurso..
3.
Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo
4.
Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos

Objetivo: Analisar produtos da cultura de massa produzidos no Brasil e em países hispano-falantes, tais como textos literários, letras de música, tiras cômicas, séries televisivas e filmes. As análises têm como fundamentação teórica principal os estudos discursivos, bem como aqueles produzidos na área dos estudos culturais. Devido a seu caráter interdisciplinar, pesquisas de áreas como Comunicação, Música, História, Sociologia, Sociolinguística, Educação e Análise do Discurso também serão contempladas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Palavras-chave: Estudos discursivos; Estudos Culturais; Cultura de massa; Brasil; Países hispano-falantes.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Língua(s), discurso, espaço(s) ? Ênfase nos processos de identificação e nos discursos sobre a língua
Descrição: Considerando, nos espaços de enunciação, o funcionamento do político, da historicidade e da relação com a alteridade, o objetivo é, de um lado, abordar a análise de processos de identificação, explorando a possibilidade de detectar movimentos de subjetivação/dessubjetivação. E, de outro, analisar práticas discursivas, focalizando como a produção de instrumentos linguisticos significa as línguas e seus sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jorge Rodrigues de Souza Junior - Integrante / María Teresa Celada - Coordenador.
2008 - 2011
Antologias, Discurso e Práticas Letradas
Descrição: O Projeto Antologias, Discurso e Práticas Letradas está norteado pela pesquisa sobre antologias poéticas bilíngües. Os objetivos da pesquisa do grupo são: 1. estudar antologias bilíngües e multiculturais de diversos gêneros, do ponto de vista discursivo-arqueológico e dos desenvolvimentos recentes da teoria cultural, em função da construção de memórias e cartografias sócio-culturais (Foucault, 1986; Orlandi, 1987; Pêcheux, 1990; Williams, 1993; Courtine, 1994; Nora 1984/1996; Eagleton 2003/2005a/2005b); 2.analisar a macro-estrutura das antologias do corpus - fontes secundárias: prefácios, ensaios preliminares, prólogos, notas biográficas de autores e/ou tradutores, posfácios etc. - e as fontes primárias: trechos selecionados em função de tópicos de teoria cultural em análise. 3. elaborar taxonomias do discurso antológico e desenvolver a organização de um Banco de Antologias editadas nas últimas décadas; 4. examinar a presença (ou ausência), papel e funções da literatura e do artefato cultural (Bartlett e Holland, 2002) "antología", em cursos de formação ou aperfeiçoamento de professores e em instituições de Educação Básica do sistema formal de educação brasileiro. 5. realizar estudos de caso com utilização de material antológico em práticas letradas educacionais, especialmente, em atividades de leitura e escrita, considerando os desenvolvimentos nos estudos de currículo multidimensional-discursivo (Stern, 1993; Coste, 1996, Serrani, 2005), nos contextos apontados de formação de professores de língua(s) e de educação bilíngüe de jovens brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jorge Rodrigues de Souza Junior - Integrante / Serrani, S. - Coordenador.
2003 - 2004
Aspectos da subjetividade do brasileiro solicitados no processo de aprendizagem do espanhol
Descrição: Considerando o aprendizado formal de uma língua estrangeira como um processo de subjetivação busca-se detectar e analisar quais aspectos de uma subjetividade brasileira historicamente constituída são especialmente solicitados pelo funcionamento da língua espanhola em tal processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jorge Rodrigues de Souza Junior - Integrante / María Teresa Celada - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: POSGERE
2016 - Atual
Periódico: REGRASP - Revista para Graduandos
2013 - Atual
Periódico: Intersecciones Revista da Apeesp
2013 - Atual
Periódico: Revista Entrecaminos
2009 - 2010
Periódico: Anais do SETA (UNICAMP)
2008 - 2012
Periódico: Sínteses (UNICAMP. Online)


Revisor de periódico


2009 - 2012
Periódico: Sínteses (UNICAMP. Online)
2009 - 2010
Periódico: Anais do SETA (UNICAMP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Elaboração de Material Didático.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA JUNIOR, J. R.2017SOUZA JUNIOR, J. R.. A CULTURA ?DENTRO? DA LÍNGUA: ABORDAGEM DE CULTURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. VERBUM - Cadernos de Pós Graduação, v. 6, p. 52-75, 2017.

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.2013SOUZA JUNIOR, J. R.. LITERATURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ? MATERIALIDADE DISCURSIVO-CULTURAL EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intersecciones Revista da Apeesp, v. 1, p. 65-83, 2013.

3.
SOUZA JUNIOR, J. R.2013 SOUZA JUNIOR, J. R.. O funcionamento discursivo de textos literários como processo de interpelação de sujeitos aprendizes de espanhol. Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 1, p. 109-125, 2013.

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.2012SOUZA JUNIOR, J. R.. MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA: APAGAMENTO E SILENCIAMENTO DE SENTIDOS EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Anais do SETA (UNICAMP), v. 6, p. 221-234, 2012.

5.
SOUZA JUNIOR, J. R.2011SOUZA JUNIOR, J. R.. O TEATRO COMO CENTRO DE UMA PRÁTICA MULTIDIMENSIONAL-DISCURSIVA. Hispanismo & fronteira. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 1, p. 01-16, 2011.

6.
SOUZA JUNIOR, J. R.2010SOUZA JUNIOR, J. R.. O teatro no ensino de espanhol para brasileiros: práticas multidimensional-discursivas no ensino de língua estrangeira. Sínteses (UNICAMP. Online), v. 15, p. 376-398, 2010.

7.
SOUZA JUNIOR, J. R.2009SOUZA JUNIOR, J. R.. A LITERATURA E O TEATRO ARGENTINO NO ENSINO DE ESPANHOL A BRASILEIROS: UM ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL-DISCURSIVO. Anais do SETA (UNICAMP), v. 1, p. 557-567, 2009.

8.
SOUZA JUNIOR, J. R.2009SOUZA JUNIOR, J. R.. A LITERATURA COMO PRÁTICA: INTERPELAÇÃO DE SUJEITOS-APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Anais do SILEL, v. 1, p. 1, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no IFSP, campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores. In: SILVA JUNIOR, A. F.. (Org.). Ensino de Espanhol nos Institutos Federais. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 85-94.

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Dizeres e sentidos naturalizados - o silenciamento de conflitos e da diversidade na configuração de identidades nos livros didáticos de língua estrangeira. In: Barros, Diana Luz Pessoa de (org.). (Org.). Margens, periferias, fronteiras: estudos linguístico-discursivos das diversidades e intolerâncias. 1ed.São Paulo: Mackenzie, 2016, v. 1, p. 187-204.

3.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura em práticas de ensino de línguas estrangeiras: considerações à luz de uma discussão linguístico-discursiva sobre o seu uso. In: Coracini, M. J.; Cavallari, J. S.. (Org.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 249-270.

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. In: ROJO, Sara [et al] (org.). (Org.). Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 01ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2008, v. , p. 2751-2759.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O TEXTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA DISCURSIVA ? PRIMERA MUERTE DE MARÍA, DE JORGE EDUARDO EIELSON. In: VI SEAD -Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Porto Alegre. Seminário de Estudos em Análise do Discurso (6. : 2013 : Porto Alegre, RS) Anais do VI SEAD -Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2013. v. 1.

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura e o teatro argentino no ensino de espanhol a brasileiros: um enfoque multidimensional-discursivo. In: XV Seminário de Teses em Andamento - SETA-UNICAMP, 2010, Campinas. Anais do Seta - Vol. 4 (2010): XV Seminário de Teses em Andamento. Campinas: IEL-UNICAMP, 2010. v. 4.

3.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2008. p. 2751-2759.

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.. La literatura en la clase de lengua: una práctica de enseñanza intercultural y discursiva. In: XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2009, São Paulo. Actas del XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasília: Ministerio de Educación y Ciencia/ Embajada de España en Brasil - Consejería de Educación, 2009.

5.
SOUZA JUNIOR, J. R.. METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009.

6.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Relaciones del brasileño con la gramática. Imágenes y discursos. Identificaciones con la enseñanza de la gramática del portugués y sus influencias en el aprendizaje de la lengua española.. In: XIII Seminario de Dificuldades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2005, São Paulo. Actas del XIII Seminario de Dificuldades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes:. Brasilia: Ministerio de Educación y Ciencia de España/Embajada de España en Brasil, 2005. p. 99-105.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Resumos do V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional de Hispanistas, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A APEESP e o ensino de espanhol no Estado de São Paulo: posicionamentos, lutas e posições. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A nova lei do ensino médio e o ensino de espanhol na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: reflexões a partir de um estudo de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Análise do Discurso e texto argumentativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A língua espanhola no Brasil como aporte para uma política linguística descolonizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O ensino de espanhol como língua estrangeira no IFSP campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Reflexões sobre o livro 'O ensino de espanhol nos Institutos Federais': importante obra sobre o ensino de línguas estrangeiras na rede federal de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA JUNIOR, J. R.. El español para brasileños: la cultura como un espacio de reflexión para una política lingüística de enseñanza de lenguas para la construcción de una ciudadanía común. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Cultura e discurso: reflexões sobre essa noção à luz dos estudos discursivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Elaboração de lineamentos para discussão de cultura em práticas de ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA JUNIOR, J. R.. ?A CULTURA FORA DA LÍNGUA?: ESTEREOTIPIAS E HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAIS EM ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Cultura enquanto objeto discursivo - práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Colonialidade do saber e Políticas Linguísticas: a literatura como legitimação de saberes locais entre línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O ensino de espanhol no IFSP campus São Paulo: uma reflexão sobre o ensino de língua estrangeira em cursos de diferentes níveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O ensino obrigatório de espanhol no Brasil - a cultura como questão central em práticas de ensino e em instrumentos linguísticos para o ensino desta língua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A NOÇÃO DE CULTURA NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA - NO CASO ESPECÍFICO DO ESPANHOL PARA BRASILEIROS: PROBLEMATIZAÇÃO DE SEU PAPEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Relato de experiências no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Materiais autênticos: a autenticidade como processo interpelativo de sujeitos-aprendizes de espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA JUNIOR, J. R.. El texto como discurso - discusiones sobre la praxis de la lectura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O texto literário como prática discursiva ? Primera muerte de María, de Jorge Eduardo Eielson. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Dizeres e sentidos naturalizados - o silenciamento de conflitos e da diversidade na configuração de identidades nos livros didáticos de língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O TEXTO LITERÁRIO COMO PROCESSO DE INTERPELAÇÃO E DE IDENTIFICAÇÃO DE SUJEITOS-APRENDIZES EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Funcionamento discursivo de instrumentos linguísticos em aulas de língua estrangeira: o caso do livro didático de espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A noção de cultura em aula de língua estrangeira: problematização de seu papel em aulas de espanhol para brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura em materiais didáticos de língua espanhola: práticas interculturais em aulas de língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura como lugar de discussão de temas culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O teatro no ensino de espanhol a brasileiros: práticas multidimensional-discursivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Metodologia da Investigação em Análise do Discurso: algumas considerações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura como prática: interpelação de sujeitos-aprendizes de língua estrangeira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura e o teatro argentino no ensino de espanhol a brasileiros: um enfoque multidimensional-discursivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SOUZA JUNIOR, J. R.. O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SOUZA JUNIOR, J. R.. La literatura en la clase de lengua: una práctica de enseñanza intercultural y discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Antologia de dramaturgia argentina: teatro e memória discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SOUZA JUNIOR, J. R.; CELADA, M. T. . Imagens filiadas a um pré-construído: o imaginário sobre o espanhol no Brasil e seu funcionamento na aprendizagem dessa língua por alunos das Letras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Relaciones del brasileño con la gramática: Imágenes y discursos. Identificaciones con la enseñanza de la gramática del portugués y sus influencias en el aprendizaje de la lengua española. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SOUZA JUNIOR, J. R.; CELADA, M. T. . Imaginário e aquisição: A história de imagens acerca da língua espanhola que os alunos de Letras projetam. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CELADA, M. T. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Entrevista com Silvana Serrani. Associação Brasileira de Hispanistas - Revista Abehache 4, 2013 (Entrevista).

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Fernanda Castelano Rodrigues: Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro. Associação Brasileira de Hispanistas - Revista Abehache 4, 2013 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.; Tania Tavares-Silva . Curso de Negociação para Pregoeiros - Estado de São Paulo. 2007.

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Curso de Licitação Sustentável - Estado de São Paulo. 2007.

3.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Curso de Licitação e Gestão de Contratos - Estado de São Paulo. 2006.

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Curso de Governo Eletrônico do Estado de São Paulo. 2006.

5.
Tania Tavares-Silva ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Curso de Comunicação para Pregoeiros - Estado de São Paulo. 2006.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A noção de cultura nas práticas de ensino de língua espanhola para brasileiros. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.; CELADA, M. T. . A noção de cultura nas práticas de ensino de língua - no caso específico do espanhol para brasileiros: problematização de seu funcionamento. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
CELADA, M. T. ; PAYER, M. O. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Las relaciones entre lenguas en la escuela.. 2012. (Video-conferência).

4.
CELADA, M. T. ; PAYER, M. O. ; BIERBRAUER, S. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Relaciones entre lenguas en el mundo contemporáneo, evaluación y certificaciones. 2012. (Video-conferência).

5.
SOUZA JUNIOR, J. R.. Espanhol - Ensino Médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Educacional via WEB).

6.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA JUNIOR, J. R.. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
Silvana Serrani ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Revista Sínteses. 2008. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FANJUL, A. P.; OLIVEIRA, A. P. F.; CELADA, M. T.; SOUZA JUNIOR, J. R.. Participação em banca de Camila de Lima Gervaz. Próxima Estação: Tucuruvi. Próxima Parada: Chapultepec. Relações entre línguas, memória e a cidade. Por uma análise enunciativo-discursiva dos nomes das estações do metrô da Cidade do México e São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

2.
OLIVEIRA, A. C.; SOUZA JUNIOR, J. R.; PENTEADO, C. L. C.. Participação em banca de Daniela Villas Boas Bazenga Vieira. Imigrantes no discurso jurídico: quem são eles?. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.; MORAES, V. S.; CORRALLO, M. V.. Participação em banca de Marilene Pereira da Silva. O ensino da língua estrangeira espanhola utilizando tecnologias o ensino superior. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Magistério Superior) - Instituto Federal de São Paulo.

2.
SOUZA JUNIOR, J. R.; TORRES, A. R.; MARQUES, A. C. T. L.. Participação em banca de Inara Ribeiro. A função social da educação infantil: um olhar sobre esta questão na cidade de Mogi das Cruzes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada de Professores Educação Básica) - Instituto Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.; SILVA, C. C.; CHAPPAZ, R.. Processo seletivo de Professor Substituto de Espanhol. 2016. Instituto Federal de São Paulo.

2.
SOUTO, C.; SOUZA JUNIOR, J. R.; CHAPPAZ, R.. Processo seletivo de Professor Substituto de Espanhol. 2015. Instituto Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encuentro de Profesores de Español del Sudeste.A APEESP e o ensino de espanhol no Estado de São Paulo: posicionamentos, lutas e posições. 2018. (Encontro).

2.
X Congresso Brasileiro de Hispanistas. A nova lei do ensino médio e o ensino de espanhol na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: reflexões a partir de um estudo de caso. 2018. (Congresso).

3.
1º Encontro do Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP.A língua espanhola no Brasil como aporte para uma política linguística descolonizada. 2017. (Encontro).

4.
I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP.Reflexões sobre o livro "O ensino de espanhol nos Institutos Federais": importante obra sobre o ensino de línguas estrangeiras na rede federal de ensino. 2017. (Simpósio).

5.
Mesa redonda - Fronteiras entre semântica e pragmática. Análise do Discurso e Texto argumentativo. 2017. (Exposição).

6.
SEDCITEC 2017.Cultura e discurso: reflexões sobre essa noção à luz dos estudos discursivos. 2017. (Outra).

7.
Simpósio Ensino de Espanhol nos Institutos Federais.O ensino de espanhol como língua estrangeira no IFSP campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores. 2017. (Simpósio).

8.
Tercer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica. Leibniz Universität Hannover. 2017. (Congresso).

9.
X Congresso Internacional da Abralin. Cultura enquanto objeto discursivo: discussão sobre a discursividade do termo "cultura" em práticas de ensino de línguas estrangeiras. 2017. (Congresso).

10.
III Ciplom - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. ?A CULTURA FORA DA LÍNGUA?: ESTEREOTIPIAS E HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAIS EM ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Congresso).

11.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Cultura enquanto objeto discursivo - práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros. 2016. (Congresso).

12.
Jornada da Apeesp.Elaboração de lineamentos para discussão de cultura em práticas de ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros. 2016. (Oficina).

13.
16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. O ensino de espanhol no IFSP Campus São Paulo: uma reflexão sobre o ensino de língua estrangeira em cursos de diferentes níveis. 2015. (Congresso).

14.
16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. O ensino de língua espanhola no Instituto Federal de São Paulo: especificidades do ensino de língua estrangeira em contextos diversos. 2015. (Congresso).

15.
63º Seminário do GEL.Colonialidade do saber e Políticas Linguísticas: a literatura como legitimação de saberes locais entre línguas. 2015. (Seminário).

16.
Primer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica. O ensino obrigatório de espanhol no Brasil: a cultura como questão central em práticas de ensino e em instrumentos linguísticos para o ensino desta língua. 2015. (Congresso).

17.
IV Encontro Parceria Universidade-Escola: Novas Tecnologias e Inclusão e e.Relato de experiências no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2014. (Encontro).

18.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A NOÇÃO DE CULTURA NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA - NO CASO ESPECÍFICO DO ESPANHOL PARA BRASILEIROS: PROBLEMATIZAÇÃO DE SEU PAPEL. 2014. (Congresso).

19.
19º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Dizeres e sentidos naturalizados - o silenciamento de conflitos e da diversidade na configuração de identidades nos livros didáticos de língua estrangeira. 2013. (Seminário).

20.
El texto como discurso - discusiones sobre la praxis de la lectura.El texto como discurso - discusiones sobre la praxis de la lectura. 2013. (Oficina).

21.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur - CIPLOM. Materiais autênticos: a autenticidade como processo interpelativo de sujeitos-aprendizes de espanhol. 2013. (Congresso).

22.
II Simpósio da Apeesp - 30 anos.A noção de cultura no ensino de língua estrangeira. 2013. (Outra).

23.
VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso.O texto literário como prática discursiva ? Primera muerte de María, de Jorge Eduardo Eielson. 2013. (Seminário).

24.
III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.A noção de cultura em aula de língua estrangeira: problematização de seu papel em aulas de espanhol para brasileiros. 2012. (Seminário).

25.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Funcionamento discursivo de instrumentos linguísticos em aulas de língua estrangeira: o caso do livro didático de espanhol. 2012. (Congresso).

26.
XXVII Encontro Nacional da Anpoll. O TEXTO LITERÁRIO COMO PROCESSO DE INTERPELAÇÃO E DE IDENTIFICAÇÃO DE SUJEITOS-APRENDIZES EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012. (Congresso).

27.
Habitar la frontera. 2011. (Outra).

28.
I Simpósio sobre ensino de línguas estrangeiras do CEFET/RJ - Línguas estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares.A literatura como lugar de discussão de temas culturais. 2011. (Simpósio).

29.
Jornada Hispanismo(s): Limites Incertos - ABH. 2011. (Outra).

30.
Jornada Internacional Discurso, sujeito e sentidos. 2011. (Outra).

31.
Literatura e Cidadania - Dilemas entre estética e política no Brasil contemporâneo.Ideologia e contraideologia na construção da obra literária. 2011. (Outra).

32.
VI Seminário do Centro de Pesquisa em Estudos Hispano-Americanos (CEHISP/IEL). 2011. (Seminário).

33.
V Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2011. (Seminário).

34.
XVII Seminário de Teses em Andamento - SETA.A literatura como prática: interpelação de sujeitos-aprendizes de língua estrangeira.. 2011. (Seminário).

35.
Encontro Regional dos Estudantes de Letras - Região Sudeste.Língua Estrangeira. 2010. (Seminário).

36.
IV Seminário do Centro de Pesquisas em Estudos Hispanoamericanos - CEHISP-IEL. 2010. (Seminário).

37.
"La généralité" dans la tradition des "grammaires générales" française (17-19 siècles): sémantique nominale et détermination. 2009. (Encontro).

38.
Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2009. (Congresso).

39.
III Seminário do Centro de Estudos Hispanoamericanos do IEL-UNICAMP. 2009. (Seminário).

40.
II Seminário do Centro de Estudos Hispanoamericanos do IEL-UNICAMP. 2009. (Seminário).

41.
Retraduire Voloshinov (Bakhtine): les enjeux scientiques. 2009. (Encontro).

42.
Talleres de Capacitación Docente - Consorcio Interuniversitario para la Evaluación del Conocimiento y Uso del Español como Lengua Extranjera. 2009. (Oficina).

43.
Teoria da Interpretação. 2009. (Outra).

44.
VII Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem - As (Re)Divisões do Espaço Urbano. 2009. (Encontro).

45.
XII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA,.A literatura como prática: interpelação de sujeitos-aprendizes de língua estrangeira.. 2009. (Simpósio).

46.
XV Seminário de Teses em Andamento do IEL-UNICAMP.A literatura e o teatro argentino no ensino de espanhol a brasileiros: um enfoque multidimensional-discursivo. 2009. (Seminário).

47.
Política língüística e ensino de línguas: atores, problemas e desafios. 2008. (Encontro).

48.
Seminário do Centro de Pesquisa em Estudos Hispano-americanos do IEL-UNICAMP.Antologia de dramaturgia argentina: teatro e memória discursiva. 2008. (Seminário).

49.
Talleres de Capacitación Docente - Consorcio Interuniversitario para la Evaluación del Conocimiento y Uso del Español como Lengua Extranjera. 2008. (Oficina).

50.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional de Hispanistas. O livro didático de espanhol - uma proposta interculturalista. 2008. (Congresso).

51.
XVI Seminario de Dificultades Específicas del Español a Lusohablantes.La literatura en la clase de lengua: una práctica de enseñanza intercultural y discursiva. 2008. (Seminário).

52.
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2006. (Congresso).

53.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Imagens filiadas a um pré-construído: o imaginário sobre o espanhol no Brasil e seu funcionamento na aprendizagem dessa língua por alunos das Letras.. 2005. (Simpósio).

54.
XIII Seminario de Dificuldades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes.Relaciones del brasileño con la gramática: imágenes y discursos. Identificaciones con la enseñanza de la gramática del portugués y sus influencias en el aprendizaje de la lengua española. 2005. (Seminário).

55.
12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Imaginário e aquisição: A história de imagens acerca da língua espanhola que os alunos de Letras projetam.. 2004. (Simpósio).

56.
II Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA JUNIOR, J. R.; DIAS, R. ; PIZZUTIELLO, A. ; OLIVEIRA, J. B. ; OLIVEIRA, S. A. ; CASTALDO, I. C. C. ; LIMA, F. ; OLIVEIRA, R. D. ; ARAUJO, B. ; VALVERDE, F. . III Simpósio da APEESP 35 anos. 2018. (Congresso).

2.
HASMANN, R. B. S. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; STEFANI, V. C. G. ; TONELLI, F. . I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP. 2017. (Outro).

3.
LIMA, F. ; CABRAL, G. ; CRUZ, E. S. ; SILVA, S. G. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Jornada da Apeesp. 2016. (Outro).

4.
SOUZA JUNIOR, J. R.. III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP. 2012. (Congresso).

5.
SOUZA JUNIOR, J. R.. XV Seminário de Teses em Andamento. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Marie-Bathilde Blondet Varangot. Education plurilingue, enseignement du Français Langue Étrangère, et intercompréhension en contexte universitaire brésilien : prise en compte et appropriation d'une compétence plurilingue. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Université de Rennes II. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marilene Pereira da Silva. O ensino da língua estrangeira espanhola utilizando tecnologias o ensino superior. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Magistério Superior) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

2.
Inara Ribeiro. A função social da educação infantil: um olhar sobre esta questão na cidade de Mogi das Cruzes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada de Professores Educação Básica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

3.
ALINE PERRETTI DA SILVA QUIBAO PRETTI. O ENSINO DA LITERATURA ALIADO A FORMAÇÃO DE LEITORES A leitura de livre escolha. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

4.
Ana Carolina Lubke. Charge: um recurso didático no ensino educacional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

5.
CLARICE ALVES CARDOSOS SANTOS. Gênero Canção. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

6.
Ceres Prieto de Paula E Silva. Jornal escolar: aprendendo a registrar e compreender fatos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

7.
Doranice Zampieri. CRÔNICA, O GÊNERO DA VIDA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

8.
Giselda Aparecida Magoga. CRÔNICA ? MUITOS OLHARES, MUITAS IDEIAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

9.
FLAVIA HATSUMI IZUMIDA. Uma proposta de letramento: especificidades do gênero notícia nos diferentes suportes de divulgação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

10.
Ivone Pereira Alves. A INSERÇÃO DE GÊNEROS DA ESFERA JORNALÍSTICA EM ÂMBITO ESCOLAR: a crônica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

11.
KÁTIA REGINA GRANDO. GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: ARTE MÍDIA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

12.
MARIA IDALINA DE BARROS ABREU. O JORNAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O GÊNERO NOTÍCIA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

13.
Maria Fernanda Menez Marques. História em Quadrinhos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

14.
Marcia Maria Cassin De Lucena. O GÊNERO HQ: SUAS DIFERENTES LINGUAGENS APLICADAS NA ESFERA DA PUBLICIDADE.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

15.
Ana Luzia Ribeiro Garcia. GÊNERO ORAL SEMINÁRIO. ENFOQUE NO MERCADO DE TRABALHO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

16.
Ana Lucia Costa Barbosa. A literatura de cordel e a educação. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

17.
Antonio Clessival Lima Cavalcante. Divulgação científica: a curiosidade produzindo textos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

18.
Cataryna Viana Pires de Carvalho. Conto: uma viagem literária. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

19.
Daniela Castanheira Crema. O Gênero Conto: um objeto de ensino. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

20.
Dirce Ferreira Borges. A Notícia em Sala de Aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

21.
Dirceu de Jesus Sant'Ana. Leitura e Literatura de Cordel. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

22.
Elias Manoel Lourenço. O Discurso na Esfera Jornalística: trabalhando com o gênero "notícia" na sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

23.
Fátima Bordinhão. A Crônica Jornalística. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

24.
Flávia Mauricio da Silva. A Importância dos Verbos nos Anúncios Publicitários. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

25.
Maria Raquel dos Santos Palmares. Desvelar Notícias no Contexto Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

26.
Telma de Fátima Alves Sanches. O Uso da Sequência Didática no Ensino da Crônica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

27.
Sueli de Souza Santos. Divulgando o Conhecimento. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

28.
Stella Maris Bortolotti. Causos: contando causos nas aulas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

29.
Silvia Chagas Gomes. A Argumentação na Propaganda: análises de anúncios publicitários e propagandas no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

30.
Rozana Rodrigues Martins Covales. Comunicação e Práticas Sociais: entrevista de emprego. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

31.
Rosete Miracco Urbinati. A Língua que Cada Brasileiro Traz Internalizada é sua Pátria Mais Profunda. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

32.
Rosangela Aparecida Mendes. Contos Populares: sequência didática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

33.
Noeli Aparecida Azevedo. Literatura em Arte Sequencial: do conto aos quadrinhos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

34.
Michelle Maira Barcelos. Descobrindo Fábulas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.

35.
Marlene Pieroni da Cunha. Sequência Didática com Textos do Gênero Discursivo "Notícia". 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Rodrigues de Souza Junior.



Outras informações relevantes


I - Aprovado em segundo lugar no concurso 576 ? LETRAS/ SUB-ÁREA: LÍNGUA ESPANHOLA E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA, para provimento no cargo de Professor Assistente A da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, em outubro de 2013.

II - Representante discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP.

III - Representante discente na Congregação do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no período de out/2008 a nov/2009. 

IV - Representante discente na Comissão de Pós-Graduação do IEL-UNICAMP, no período 2009/2010.

V - Corretor de redação de português no vestibular 2011 da Comissão Permanente para o Vestibular - COMVEST-UNICAMP.

VI - Aprovado em 1º lugar no concurso para professor de espanhol da Prefeitura Municipal de Araçariguama - SP (2007).

VII - Obtenção do DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera), Nível Superior, do Instituto Cervantes (2006).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:15:24