Daniel Arthur Barata Kasal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0873542077505272
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Possui graduação em Medicina (2000), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) (2006) e doutorado em Biologia Humana (2011), todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (2002) e Cardiologia no Instituto Nacional de Cardiologia (2004). Médico cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia desde 2007, atuando na Divisão de Ensino e Pesquisa desde 2010. Professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2012.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiologia clínica, pesquisa em hipertensão arterial e pesquisa translacional cardiovascular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Arthur Barata Kasal
Nome em citações bibliográficas
KASAL, D. A. B.;Kasal, D. A.;Kasal, Daniel Arthur B.;KASAL, DANIEL A.;KASAL, DANIEL ARTHUR BARATA


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Biologia Humana e Experimental.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em McGill University (Orientador: Ernesto L. Schiffrin).
Título: Efeitos cardiovasculares da transferência adotiva de linfócitos T reguladores em camundongos submetidos à infusão crônica de angiotensina II e de aldosterona, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Mario Fritsch Toros Neves.
Palavras-chave: linfócitos T reguladores; angiotensina II; aldosterona; hipertensão arterial; inflamação.
2004 - 2006
Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Efeitos do alopurinol e da olmesartana no remodelamento cardíaco de ratos hipertensos por inibição crônica da síntese do óxido nítrico,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda.
Palavras-chave: hipertensão arterial; estresse oxidativo.
Grande área: Ciências Biológicas
2003 - 2005
Especialização - Residência médica.
Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil. Residência médica em: Cardiologia
Número do registro: 011609/92-29.
Bolsista do(a): .
2001 - 2003
Especialização - Residência médica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Residência médica em: Clínica Médica
Número do registro: 4675/8.
Grande área: Ciências da Saúde
1995 - 2000
Graduação em Medicina.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Ensino e Pesquisa, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: residência em clínica médica, Enquadramento Funcional: residente em clínica médica, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Clínica Médica e Propedêutica I e II
03/2012 - Atual
Treinamentos ministrados , Centro Biomédico, Faculdade de Ciências Médicas.

Treinamentos ministrados
Supervisão dos médicos residentes no ambulatório de Clínica Médica
03/2015 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Faculdade de Ciências Médicas.

Cargo ou função
Membro.
03/2001 - 02/2003
Estágios , Hospital Universitário Pedro Ernesto, .

Estágio realizado
ambulatório de hipertensão arterial.
12/2001 - 06/2002
Estágios .

Estágio realizado
Centro de Terapia Intensiva.


Linhas de pesquisa


1.
EXPRESSÃO DE BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS EM ENXERTOS UTILIZADOS EM PACIENTES SUBMETIDOS À REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: CORRELAÇÃO COM DADOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Elaboração do Banco de Dados dos pacientes tratados no ambulatório de Doença de Chagas do Instituto Nacional de Cardiologia
Descrição: A doença de Chagas é uma antropozoonse endêmica do continente americano, transmitida por insetos do gênero Triatoma e causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Atualmente, estima-se que existam entre 15 e 17 milhões de pessoas infectadas pelo parasito na América Latina e 90 a 100 milhões estão expostas à infecção. No Brasil, o cálculo de portadores da doença é de cerca de dois milhões de pessoas. Entre os indivíduos portadores da doença na fase crônica, 30 a 40% desenvolvem a forma cardíaca ou intestinal. O comprometimento do miocárdio, por sua vez, se divide nos subtipos com disfunção ventricular e sem disfunção ventricular. O primeiro caracteriza-se pelos sintomas de insuficiência cardíaca. O segundo é marcado pelo desenvolvimento de diversos graus de bloqueio atrioventricular e por taquiarritmias ventriculares e supraventriculares. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), centro de referência no tratamento de cardiomiopatias no Estado do Rio de Janeiro, conta com um ambulatório dedicado ao acompanhamento clínico e estudo de pacientes portadores da forma cardíaca da doença de Chagas. A acurácia no registro dos dados dos pacientes é fundamental, tanto para a qualidade da assistência prestada quanto para o desenvolvimento de pesquisas sobre a enfermidade. O presente projeto visa estabelecer um banco de dados digital dos pacientes acompanhados no ambulatório de doença de Chagas do INC. Este registro permitirá conhecer com precisão as características epidemiológicas, sintomatologia apresentada, tratamentos empregados e a evolução dos pacientes atendidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Arthur Barata Kasal - Coordenador / Bernardo Rangel Tura - Integrante / Helena Cramer Veiga Rey - Integrante.Financiador(es): Fundação Pro-Coração - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
EXPRESSÃO DE BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS EM ENXERTOS UTILIZADOS EM PACIENTES SUBMETIDOS À REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: CORRELAÇÃO COM DADOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Descrição: O presente estudo visa pesquisar a expressão de marcadores inflamatórios e envolvidos com o estresse oxidativo em fragmentos de enxertos vasculares utilizados na CRVM e correlacionar os achados com parâmetros clínicos dos pacientes. Faremos a comparação entre pacientes diabéticos e não-diabéticos. Indivíduos adultos do sexo masculino internados no Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, com indicação prévia de CRVM, serão convidados a participar do estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Daniel Arthur Barata Kasal - Coordenador / Glauber Monteiro Dias - Integrante / Ana Catarina Romano e Silva - Integrante / Jorge José de Carvalho - Integrante.
2013 - Atual
Caracterização do estresse oxidativo em macrófagos/monócitos na hipertensão arterial sistêmica
Descrição: O sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) desempenha papel essencial na fisiopatologia das doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial (HA) é reconhecida como um estado de inflamação crônica. As células inflamatórias exercem efeitos deletérios em parte devido à produção de espécies reativas de oxigênio (ERO). Neste estudo caracterizaremos monócitos de indivíduos hipertensos e em um modelo experimental de tabagismo, associando ao SRAA intracelular e ao estresse oxidativo. Casuística e métodos: No segmento clínico do projeto, homens hipertensos acompanhados na Clínica de Hipertensão Arterial e Doenças Metabólicas Associadas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro serão selecionados. Após consentimento esclarecido, uma amostra de sangue será coletada para isolamento dos monócitos. Homens normotensos serão utilizados como controle. O diagnóstico da HA será confirmado com a monitorização ambulatorial da pressão arterial. Para a análise das subpopulações de monócitos por citometria de fluxo, utilizaremos os marcadores CD14, CD16, CCR2, CCR5 e CX3CR1. Utilizando a cultura de monócitos, avaliaremos a produção de EROs mitocondrial com o indicador MitoSox . A avaliação de superóxido celular total utilizará o dihidroetídio. Os níveis de mediadores do SRAA serão avaliados através do western blotting e sua transcrição gênica será confirmada através do PCR em tempo real. No segmento experimental, monócitos do sangue e macrófagos do lavado broncoalveolar de camundongos expostos à fumaça de cigarro e tratados com L-NMMA + dieta hiperlipídica serão usados, para a observação de respostas do estresse oxidativo em comparação com as amostras de pacientes. Esperamos encontrar diferenças tanto no repertório de monócitos na comparação do grupo de pacientes e indivíduos saudáveis, bem como nos níveis de estresse oxidativo e na expressão de componentes do SRAA, fornecendo importantes informações que poderão ser usadas no desenvolvimento de novos tratamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: International Journal of Hypertension
2015 - Atual
Periódico: Clinics
2016 - Atual
Periódico: Current Hypertension Reviews
2018 - Atual
Periódico: BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH
2018 - Atual
Periódico: INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: Arquivos Brasileiros de Cardiologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Primeiro lugar na categoria médica, Tema Livre do XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional de Cardiologia.
2010
Menção Honrosa, I Encontro Discente em Biologia Humana e Experimental, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AZEVEDO, FABIULA SCHWARTZ2018AZEVEDO, FABIULA SCHWARTZ ; CORREA, MARCELO GOULART ; PAULA, DÉBORA HOLANDA GONÇALVES ; FELIX, ALEX DOS SANTOS ; BELÉM, LUCIANO HERMAN JUAÇABA ; MENDES, ANA PAULA CHEDID ; SILVA, VALERIA GONÇALVES ; MARQUES, BRUNO MIRANDA ; MONTEIRO, ANDREY JOSÉ DE OLIVEIRA ; WEKSLER, CLARA ; COLAFRANCESCHI, ALEXANDRE SICILIANO ; KASAL, DANIEL ARTHUR BARATA . Transcatheter Aortic Valve Replacement: The Experience of One Brazilian Health Care Center. BRAZILIAN JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SURGERY (ONLINE), v. 33, p. 1-7, 2018.

2.
ROMANO E SILVA, ANA CATARINA2018ROMANO E SILVA, ANA CATARINA ; DIAS, GLAUBER MONTEIRO ; DE CARVALHO, JORGE JOSÉ ; DE LORENZO, ANDREA ; KASAL, DANIEL ARTHUR BARATA . Research proposal: inflammation and oxidative stress in coronary artery bypass surgery graft: comparison between diabetic and non-diabetic patients. BMC RESEARCH NOTES, v. 11, p. 1, 2018.

3.
BARHOUMI, TLILI2014BARHOUMI, TLILI ; BRIET, MARIE ; KASAL, DANIEL A. ; FRAULOB-AQUINO, JULIO CESAR ; IDRIS-KHODJA, NOURREDINE ; LAURANT, PASCAL ; PARADIS, PIERRE ; Schiffrin, Ernesto L. . Erythropoietin-induced hypertension and vascular injury in mice overexpressing human endothelin-1. Journal of Hypertension, v. 32, p. 1, 2014.

4.
Kasal, D. A.2012 Kasal, D. A.; BARHOUMI, T. ; LI, M. W. ; Yamamoto, N. ; Zdanovich, E. ; Rehman, A. ; NEVES, M. F. ; LAURANT, P. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . T Regulatory Lymphocytes Prevent Aldosterone-Induced Vascular Injury. Hypertension (Dallas, Tex. 1979), v. 59, p. 324-330, 2012.

5.
Neves, Mario Fritsch2012Neves, Mario Fritsch ; Kasal, Daniel Arthur B. ; Cunha, Ana Rosa ; Medeiros, Fernanda . Vascular Dysfunction as Target Organ Damage in Animal Models of Hypertension. International Journal of Hypertension, v. 2012, p. 1-6, 2012.

6.
Kasal, Daniel Arthur B.2012Kasal, Daniel Arthur B.; Schiffrin, Ernesto L. . Angiotensin II, Aldosterone, and Anti-Inflammatory Lymphocytes: Interplay and Therapeutic Opportunities. International Journal of Hypertension, v. 2012, p. 1-5, 2012.

7.
MARCHESI, C.2012MARCHESI, C. ; Rehman, A. ; RAUTUREAU, Y. ; Kasal, D. A. ; BRIET, M. ; LEIBOWITZ, A. ; SIMEONE, S. M. C. ; EBRAHIMIAN, T. ; NEVES, M. F. ; OFFERMANNS, S. ; GONZALEZ, F. J. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Protective role of vascular smooth muscle cell PPAR  in angiotensin II-induced vascular disease. Cardiovascular Research, v. 97, p. 562-570, 2012.

8.
PARADIS, PIERRE2012PARADIS, PIERRE ; LI, MELISSA W. ; KASAL, DANIEL A. ; EBRAHIMIAN, TALIN ; Schiffrin, Ernesto L. . 16 ENDOTHELIN-1-INDUCED OXIDATIVE STRESS AND INFLAMMATORY CELL INFILTRATION ARE ASSOCIATED WITH DEVELOPMENT OF ANEURYSMS IN HIGH-FAT DIET-FED APOLIPOPROTEIN E KNOCKOUT MICE. Journal of Hypertension, v. 30, p. e5, 2012.

9.
BARHOUMI, T.2011 BARHOUMI, T. ; KASAL, D. A. B. ; LI, M. W. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . T Regulatory Lymphocytes Prevent Angiotensin II-Induced Hypertension and Vascular Injury. Hypertension (Dallas, Tex. 1979), v. 57, p. 469-476, 2011.

10.
KASAL, D. A. B.2011KASAL, D. A. B.; NEVES, M. F. . Inflamação como mecanismo patogênico na hipertensão arterial. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (Impresso), v. jull, p. 20-27, 2011.

11.
NEVES, M. F.2010NEVES, M. F. ; KASAL, D. A. B. . O que dizem as diretrizes brasileira, americana, européia e canadense em relação às metas?. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 17, p. 178-181, 2010.

12.
KASAL, D. A. B.;Kasal, D. A.;Kasal, Daniel Arthur B.;KASAL, DANIEL A.;KASAL, DANIEL ARTHUR BARATA2008 KASAL, D. A. B.; NEVES, M. F. ; OIGMAN, W. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. . Allopurinol attenuates L-NAME induced cardiomyopathy comparable to blockade of angiotensin receptor. Histology and Histopathology, v. 23, p. 1241-1248, 2008.

13.
KASAL, D. A. B.;Kasal, D. A.;Kasal, Daniel Arthur B.;KASAL, DANIEL A.;KASAL, DANIEL ARTHUR BARATA2007KASAL, D. A. B.; OIGMAN, W. . O paciente hipertenso. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. julho, p. 48-52, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. S. ; BRITTO JUNIOR, A. ; CAMPOS, P. P. R. ; Kasal, D. A. . Qualidade de vida e variáveis clínicas em pacientes portadores de cardiomiopatia chagásica crônica. In: XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Resumos do XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia Estado do Rio de Janeiro, 2018.

2.
LINS, W. M. A. ; SILVA, V. T. B. ; VERAS, R. G. ; CORREIA, M. G. ; Kasal, D. A. . Atividade Física, Funcionalidade e Qualidade de Vida em pacientes portadores de cardiomiopatia chagásica. In: 39o Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2018, Rio de Janeiro. Resumos do 39o Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2018.

3.
FRANCO, M. S. ; MORAES, P. D. S. ; ANICETO, B. S. ; BITTENCOURT, G. R. ; CARDOSO, L. E. M. ; Kasal, D. A. . Perfil clínico e histologia do enxerto usado na cirurgia de revascularização do miocárdio em pacientes diabéticos e não-diabéticos. In: 27a Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Resumos da 27a Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

4.
FRANCO, M. S. ; MORAES, P. D. S. ; CARDOSO, L. E. M. ; Kasal, D. A. . Comparação de variáveis clínicas e histologia do enxerto usado na cirurgia de revascularização do miocárdio em pacientes diabéticos e não-diabéticos. In: 26a Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 26a Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

5.
SILVA, A. C. R. E. ; SANTOS, B. ; BRITO, J. O. R. ; CARVALHO, J. J. ; DIAS, G. M. ; Kasal, D. A. . Inflamação vascular em pacientes diabéticos submetidos à revascularização do miocárdio. In: XXXVII Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2016, Rio de Janeiro. XXXVII Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2016.

6.
AZEVEDO, F. S. ; COLAFRANCESCHI, A. S. ; PAULA, D. H. ; BELEM, L. H. J. ; WEKSLER, C. ; Kasal, D. A. . Implante de bioprótese aórtica transcateter ? análise da experiência de um centro terciário público brasileiro. In: XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016, São Paulo. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016.

7.
AZEVEDO, F. S. ; MENDES, A. P. C. ; COLAFRANCESCHI, A. S. ; PAULA, D. H. ; BELEM, L. H. J. ; WEKSLER, C. ; Kasal, D. A. . Perfil clínico e ecocardiográfico da população submetida a implante de bioprótese aórtica transcateter em um centro terciário público brasileiro. In: XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016, São Paulo. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016.

8.
Kasal, D. A.; ZAMPIROLLI, M. C. C. G. ; BITAR, K. F. F. ; CORREIA, M. G. ; LORENZO, A. R. . Atividade Física Pré-Operatória e Evolução Intra-Hospitalar após Cirurgia Cardíaca. In: 31o Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2014, Rio de Janeiro. Temas Livres do 31o Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2014. v. 27-A. p. 47-47.

9.
KASAL, D. A. B.; BITAR, K. F. F. ; SILVA, B. A. ; MUSSER, L. T. ; GONCALVES, T. S. ; CUNHA, A. B. . Perfil Clínico dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Doença de Chagas do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras. In: 31o Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2014, Rio de Janeiro. Temas Livres do 31o Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2014. v. 27-A. p. 28-28.

10.
CUNHA, A. B. ; CUNHA, D. M. ; COSTA, P. C. S. ; KASAL, D. A. B. ; CUNHA, A. M. ; TZIRULNIK, P. C. . Marcadores de gravidade no teste biométrico em pacientes com cardiopatia chagásica crônica. In: XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2014.

11.
CUNHA, D. M. ; CUNHA, A. B. ; TZIRULNIK, P. C. ; CUNHA, A. M. ; KASAL, D. A. B. ; CUNHA, D. M. ; COSTA, P. C. S. . Fibrilação Atrial na Cardiopatia Chagásica Crônica: Correlação com Anticorpos Anti- B1 e Anti-M2. In: XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, 2014.

12.
KASAL, D. A. B.; CIPITELLI, D. ; GALINA, A. ; CARVALHO, A. C. C. . Can bone marrow mesenchymal stem cells modulate the mitochondrial function of cardiomyocytes exposed to hypoxia and reoxygenation?. In: 7th Brazilian Congress on Stem Cells and Cell Therapy, 2012, São Paulo. 7th Brazilian Congress on Stem Cells and Cell Therapy, 2012.

13.
MARCHESI, C. ; KASAL, D. A. B. ; SIMEONE, S. ; DESCHENES, M.E. ; PARADIS, P. . L'inactivation du gène PPARg dans les cellules musculaires lisses induit dommages vasculaires. In: 18e Réunion Scientifique Annuele - La Société Québécoise d`Hypertension Artérielle, 2010, Quebec. MS. Médecine Sciences. Quebec: Société de Le Revue - Médecine Sciences, 2010. v. Supp. p. 18-18.

14.
BARHOUMI, T. ; PARADIS, P. ; KASAL, D. A. B. ; LAURANT, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . L'exercise d'endurance diminue le stress oxydatif chez les souris surexprimant l'endothéline-1 dans l'endothélium. In: 18e Réunion Scientifique Annuelle - La Société Québécoise D'Hypertension Artérielle, 2010, Quebec. MS. Médecine Sciences. Quebec: Société de La Revue - Médecine Sciences, 2010. v. Supp. p. 14-14.

15.
KASAL, D. A. B.; BARHOUMI, T. ; NEVES, M. F. ; LAURANT, P. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Le transfert adoptif de cellules T régulatrices module les effets vasculaires de l'aldosterone. In: 18e Réunion Scientifique Annuelle - La Société Québécoise D`hypertension Artérielle, 2010, Quebec. MS. Médecine Sciences. Quebec: Société de La Revue, 2010. v. Supp. p. 17-17.

16.
BARHOUMI, T. ; KASAL, D. A. B. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Exercise decreases blood pressure and oxidative stress in mice overexpressing human endothelin-1 in the endothelium and treated with erythropoietin. In: The 23rd Scientific Meeting of the International Society of Hypertension, 2010, Vancouver. Final Program, 2010.

17.
KASAL, D. A. B.; BARHOUMI, T. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Adoptive transfer of T-regulatory lymphocytes attenuates angiotensin-II vascular effects. In: McGill Cardiovascular Research day, 2010, Montreal. McGill Cardiovascular Research Day, 2010.

18.
LI, M. W. ; KASAL, D. A. B. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Endothelin-1 Overexpression Exacerbates High Fat Diet-Induced Atherosclerosis in Apolipoprotein E Knockout Mice. In: The 23rd Scientific Meeting of The International Society of Hypertension, 2010, Vancouver. Final Program, 2010.

19.
KASAL, D. A. B.; BARHOUMI, T. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Adoptive Transfer of T-Regulatory Lymphocytes Attenuates Aldosterone-Induced Hypertension and Vascular Injury. In: The 23rd Scientific Meeting of The International Society of Hypertension, 2010, Vancouver. Final Program, 2010.

20.
BARHOUMI, T. ; KASAL, D. A. B. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Angiotensin II-Induced Hypertension and Vascular Injury was Attenuated by Adoptive Transfer of T-Regulatory Lymphocytes. In: High Blood Pressure Research 2010 Scientific Sessions, 2010, Washington. Hypertension, 2010. v. 56. p. e53-e53.

21.
BARHOUMI, T. ; KASAL, D. A. B. ; PARADIS, P. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Erythropoietin-Induced Hypertension and Oxidative Stress in Mice overexpressing Human Endothelin-1 was Decreased by Exercise. In: High Blood Pressure Research 2010 Scientific Sessions, 2010, Washington. Hypertension, 2010. v. 56. p. e58-e58.

22.
LI, M. W. ; KASAL, D. A. B. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . High Fat Diet-Induced Atherosclerosis in Apolipoprotein E Knockout Mice is Exacerbates by Endothelin-1 Overexpression. In: High Blood Pressure Research 2010 Scientific Sessions, 2010, Washington. Hypertension, 2010. v. 56. p. e151-e151.

23.
KASAL, D. A. B.; BARHOUMI, T. ; SHBAT, L. ; NEVES, M. F. ; LAURANT, P. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Aldosterone-Induced Hypertension and Vascular Injury was Attenuated by Adoptive Transfer of T-Regulatory Lymphocytes. In: High Blood Pressure Research 2010 Scientific Sessions, 2010, Washington. Hypertension, 2010. v. 56. p. e151-e151.

24.
MARCHESI, C. ; SIMEONE, S. ; KASAL, D. A. B. ; DESCHENES, M.E. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Vascular smooth muscule cell-selective PPARg gene deletion induces endothelial dysfunction in resistance arteries through increased oxidative stress. In: 63rd High Blood Pressure Research Conference 2009, 2009, Chicago. Final program - 63rd High Blood Pressure Research Conference 2009, 2009. v. 54.

25.
KASAL, D. A. B.; SANTOS, D. G. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; PONKA, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Hemin via Heme Oxygenase-1 diminishes endothelin-1-induced phosphorylation of Erk1/2 in vascular smooth muscle cells. In: 63rd High Blood Pressure research Conference 2009, 2009, Chicago. Final Program - 63rd High Blood Pressure research Conference 2009, 2009. v. 54.

26.
KASAL, D. A. B.; NEVES, M. F. ; OIGMAN, W. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. . Cardiac remodeling of rats with hypertension due to nitric oxide synthesis inhibition: effects of olmesartan and allopurinol. In: XVIIth Scientific Session of the Inter-American Society of Hypertension and The Consortium for Southeastern Hypertension Control, 2007, Miami. The Inter-American Society of Hypertension and the Consortium of Southeastern Hypertension Control - Joint Scientific Sessions, 2007.

27.
KASAL, D. A. B.; NEVES, M. F. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. . Efeitos do alopurinol e da olmesartana no remodelamento cardíaco de ratos hipertensos por inibição crônica da síntese de óxido nítrico. In: XXIII Congresso de Caridiologia da SOCERJ, 2006, Rio de Janeiro. Revista da SOCERJ. v. 19. p. 6-6.

28.
HOMENA JR., W. ; KASAL, D. A. B. ; ABUFAIAD, B. ; SQUADRI, A. ; OLIVEIRA, F. ; SANTOS, B. ; MOREIRA, D. ; BRITO, J. ; OLIVAL, S. ; GOMES, R. . Tamponamento cardíaco no pós-operatório de cirurgia cardíaca: podemos predizer risco?. In: XXII Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2005, Rio de Janeiro. Revista da SOCERJ. v. 18. p. 45-45.

29.
KASAL, D. A. B.; GOES, R. ; MESSIAS, J. A. . Estrongiloidíase disseminada - relato de dois casos. In: VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2001, Curitiba. Resumos do VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2001.

30.
KASAL, D. A. B.; GOMES, V. R. ; PANTALEAO, E. ; FURUGUEM, A. ; PAES, L. A. ; FERREIRA, C. ; LIMA, D. B. . Prevalência de enteroparasitoses em indivíduos com HIV/AIDS acompanhados no HUPE. In: XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1999, Vitória. Resumos do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1999.

31.
KASAL, D. A. B.; GOMES, V. R. ; PANTALEAO, E. ; FURUGUEM, A. ; LIMA, D. B. . Prevalência de enteroparasitoses em indivíduos com HIV/AIDS, acompanhados no HUPE. In: Primeiro Congresso de Infectologia do Cone Sul API-SLIPE, 1998, São Paulo. Resumos do Primeiro Congresso de Infectologia do Cone Sul API-SLIPE, 1998.

32.
KASAL, D. A. B.; DÁQUER, E. C. M. A. . Fibras Inter-hemisféricas no camundongo acaloso congênito. In: V Semana de Iniciação Científica da UERJ, 1996, Rio de Janeiro. Resumos da V Semana de Iniciação Científica da UERJ, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
BARHOUMI, T. ; KASAL, D. A. B. ; SHBAT, L. ; LAURANT, P. ; NEVES, M. F. ; PARADIS, P. ; SCHIFFRIN, E. L. . Adoptive Transfer of T-Regulatory Lymphocytes Attenuates Angiotensin II-induced Hypertension and Vascular Injury. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. C. R. E. ; OLIVEIRA, R. A. ; DIAS, G. M. ; Kasal, D. A. . Inflamação na aterosclerose e na falência do enxerto vascular em pacientes diabéticos. Rio de Janeiro 2018 (Artigo publicado na Revista Pesquisa Multidisciplinar em Ciências Cardiovasculares).

2.
KASAL, D. A. B.. Ultra-sonografia Musculoesquelética, Capítulo 8 - Ultra-sonografia das Grandes Articulações Sinoviais. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2002. (Tradução/Livro).

3.
KASAL, D. A. B.. Washington Manual de Terapêutica Clínica, capítulo 2 - Terapia Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (Tradução/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TIBIRICA, E. V.; Kasal, D. A.; TURA, B. R.. Participação em banca de Bruna Costa Lemos Silva Di Nubila. Remoção percutânea de 128 eletrodos de estimulação cardíaca artificial: taxa de sucesso e de complicações em uma série de 61 pacientes consecutivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

2.
TIBIRICA, E. V.; Kasal, D. A.; CERBINO NETO, J.; REY, H. C. V.; VARON, A. G.. Participação em banca de Monique Barreto Santana. Avaliação de cardiopatia em crianças com infecção congênita por Zika vírus. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

3.
SILVA, S. B.; HUGUENIN, G.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Luana Camelo da Silva. Efeitos cardiovasculares do jejum intermitente em modelo experimental de dieta hiperlipidica ou rica em frutose.. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CRUZ FILHO, F. E. S.; PACHECO, S. L.; OLIVEIRA, G. M. M.; KASAL, D. A. B.; MURAD, H.. Participação em banca de Marcela Cedenilla dos Santos. Indicação de marca-passo pós implante de valva aórtica transcateter. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

5.
COLAFRANCESCHI, A. S.; VOLSCHAN, A.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Ana Amaral Ferreira Dutra. O valor da troponina de alta sensibilidade na exclusão de síndrome coronariana aguda na sala de emergência. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

6.
KASAL, D. A. B.; MALAN, I. A.; PACHECO, S. L.. Participação em banca de Leandro Cordeiro Dias Rodrigues. Ablação por radiofrequência da taquicardia por reentrada nodal: experiência com 112 pacientes no Instituto Nacional de Cardiologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

7.
Kasal, D. A.; DIAS, G. M.; NACUL, F. E.. Participação em banca de Amanda Ferreira Barcelos. Avaliação da função endotelial microvascular em pacientes com endocardite infecciosa utilizando a técnica de fluxometria microvascular a laser. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

8.
Kasal, D. A.; ISSA, A. F. C.; DIAS, G. M.. Participação em banca de Fernando Santiago Montenegro. Associação entre células progenitoras endoteliais, reestenose coronariana e eventos cardiovasculares apos angioplastia coronariana percutânea.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

9.
Kasal, D. A.; COSTA, C. L.; GISMONDI, R. A.. Participação em banca de Bianca Cristina Antunes Alves Marques. Suplementação aguda do transresveratrol melhora a função endotelial em pacientes hipertensos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
ROSA, G.; MONTEIRO, L. S.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Mariana Pereira de Castilhos. Perfil nutricional de pacientes com doença de Chagas na fase crônica em um hospital terciário do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Kasal, D. A.; PACHECO, S. L.; MARTINS, I. S.. Participação em banca de Rafael Quaresma Garrido. Fatores de risco associados a endocardite infecciosa precoce de prótese de valvas protéticas: estudo caso controle. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

12.
SANTOS, M. S.; VOLSCHAN, A.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Thaissa Santos Monteiro. Fatores associados a fenômenos embólicos na endocardite infecciosa.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

13.
LORENZO, A. R.; COSTA, R. V. C.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Fernando Cesar Souza. Avaliação do prognóstico de pacientes com cardiomiopatia chagásica em relação as não chagásicas através do teste cardiopulmonar de exercício.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

14.
SIQUEIRA FILHO, A. G.; SANJULIANI, A. F.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Elaine Guimarães de Souza. Alterações da função microvascular periférica e da espessura médio-intimal carotídea em indivíduos com doença arterial coronária de início precoce. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
NEVES, Mario Fritsch Toros; Kasal, D. A.; LORENZO, A. R.. Participação em banca de Cesar Romaro Pozzobon. Estudo da função vascular em hipertensos com diabetes tipo 2 em uso de losartana ou anlodipino. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
CARDOSO, L. E. M.; BASTOS, A. L.; DIAS, G. M.; RESENDE, A. C.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Jorge Luiz Medeiros Junior. Expressão de proteoglicanos e fatores inflamatórios no arco aórtico e tecido peniano de camundongos ApoE (-/-) submetidos à dieta High-Fat. 2018. Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Kasal, D. A.; FAFFE, D. S.; LAMAS, M. E.; BONAMINO, M. H.; GOLDENBERG, R. C. S.. Participação em banca de Danúbia Silva dos Santos. Terapia com cardiomiócitos derivados de células-tronco embrionárias no modelo de cardiomiopatia induzida por doxorrubicina. 2016. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Kasal, D. A.; FAFFE, D. S.; SANTIAGO, M. F.; LINDOSO, R. S.. Participação em banca de Camila Iansen Irion. Impacto de células estromais mesenquimais na respiração mitocondrial do tecido cardíaco após o infarto agudo do miocárdio. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ARAUJO, D. V.; KASAL, D. A. B.; CAVALINI, L. T.; SILVA, S. A.; GUERRA, R. L.. Participação em banca de Maíra Libertad Soligo Takemoto. Guia metodológico para estimativas de custos para avaliações econômicas em saúde: doença pneumocócica e rotavirose em países da América Latina e Caribe. 2014. Tese (Doutorado em pós graduação em ciências médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ARAUJO, D. V.; BAHIA, L. R.; EDUARDO, J. C. C.; ALVES, M. G. M.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Verônica Alcoforado de Miranda. Diferenças na hemoglobina glicada: análise de estudo transversal na atenção primária. 2013. Tese (Doutorado em pós graduação em ciências médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
OIGMAN, W.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Juliana Magalhães Duarte Matoso. Alterações do desempenho cognitivo em idosos hipertensos associadas com apneia obstrutiva do sono. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LAMAS, C. C.; Kasal, D. A.; MOREIRA, J. A. S.. Participação em banca de Monique Barreto Santana. Avaliação da prevalência de cardiopatias em crianças com infecção congênita pelo Zika virus.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

2.
TIBIRICA, E. V.; VOLSCHAN, A.; Kasal, D. A.; FORTES, C. Q.; PACHECO, S. L.. Participação em banca de Amanda Ferreira Barcelos. Avaliação da função endotelial microvascular em pacientes com endocardite infecciosa utilizando a técnica da fluxometria microvascular a laser.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

3.
LORENZO, A. R.; KASAL, D. A. B.; ISSA, A. F. C.; GUIMARAES, T. C. F.; LIMA, R. S. L.. Participação em banca de Fernando Santiago Montenegro. Células progenitoras endoteliais: papel na fisiopatologia da reestenose após intervenção coronariana percutânea. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

4.
LORENZO, A. R.; KASAL, D. A. B.; COSTA, R. V. C.; TURA, B. R.. Participação em banca de Fernando Cesar de Castro e Souza. Avaliação do prognóstico de pacientes com cardiomiopatia chagásica em relação às não chagásicas através do teste cardiopulmonar de exercício. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia.

5.
SIQUEIRA FILHO, A. G.; TURA, B. R.; Kasal, D. A.. Participação em banca de Elaine Guimarães de Souza. Alterações da função microvascular sistêmica e da espessura médio-intimal carotídea em indivíduos com doença coronária de inicio precoce. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
KASAL, D. A. B.; KLAJMAN, A. B.; KLEIN, M. R. S. T.. Participação em banca de Rebeca Simões Joia. Avaliação do comportamento da pressão arterial em indivíduos obesos, normotensos, com ou sem apneia do sono. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PELOSI, M. S.; CARDOSO, M. H.; NEVES, M. F.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Mariana Silva Pelosi.Educação em saúde: ensino de oficinas culinárias utilizando a soja para pacientes hipertensos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, E. C. S.; CARDOSO, M. H.; NEVES, M. F.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Elaine Cristina de Souza Lima.Uso da fitoterapia como coadjuvante no tratamento nutricional de pacientes hipertensos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SOARES, A. C. P.; CARDOSO, M. H.; NEVES, M. F.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Amanda Cristina Pinto Soares.Compostos nutracêuticos em alimentos funcionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BASTOS, A. S.; CARDOSO, M. H.; NEVES, M. F.; KASAL, D. A. B.. Participação em banca de Aline da Silva Bastos.Hipertensão arterial: elementos hipotensores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
Kasal, D. A.. Avaliação do modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para alunos de Internato da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
LORENZO, A. R.; MEDIANO, M. F. F.; TIBIRICA, E. V.; RODRIGUES JUNIOR, L. F.; KASAL, DANIEL A.. Banca de Seminários do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares. 2018. Instituto Nacional de Cardiologia.

2.
LORENZO, A. R.; LAMAS, C. C.; TIBIRICA, E. V.; GUIMARAES, T. C. F.; Kasal, D. A.. Banca examinadora do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares. 2018. Instituto Nacional de Cardiologia.

3.
TAKIYA, C. M.; RESENDE, V. T. R.; KASAL, D. A. B.. Comissão examinadora do Projeto de Tese de Susana Kelly de Abreu intitulado "Avaliação da regeneração cardíaca em um modelo murino de cardiomiopatia chagásica". 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
LORENZO, A. R.; LAMAS, C. C.; GUIMARAES, T. C. F.; REY, H. C. V.; Kasal, D. A.. Banca examinadora do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares. 2017. Instituto Nacional de Cardiologia.

5.
Kasal, D. A.; FAFFE, D. S.; URMENYI, T. P.. Comissão examinadora do projeto de tese intitulado "Células-tronco pluripotentes induzidas como modelo para estudo de arritmias cardíacas congênitas", de Dayana da Silva Araújo, do curso de pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
LORENZO, A. R.; MOREIRA, A. S. B.; Kasal, D. A.; LAMAS, C. C.; CAMARA, A. C. G.. Banca examinadora do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares. 2014. Instituto Nacional de Cardiologia.

7.
KASAL, D. A. B.. Scientific Evaluation Group at the 7th CBCTT Brazilian Congress on Stem Cells and Cell Therapy. 2012. Associação Brasileira de Terapia Celular.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVIII Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia.O que é importante saber sobre doença de Chagas e o coração. 2017. (Simpósio).

2.
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sistema renina-angiotensina-aldosterona, inflamação e remodelamento vascular. 2015. (Congresso).

3.
XXXV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia.Cardiopatia Chagásica: panorama atual no Brasil e dados do INC. 2014. (Simpósio).

4.
XXXIV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras.Atualização em cardiopatia chagásica: tratamento da insuficiência cardíaca na cardiopatia chagásica crônica. 2013. (Simpósio).

5.
Reunião Científica Mensal da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.Hipertensão e diabetes: metas e opções de tratamento. 2012. (Encontro).

6.
I Encontro em comemoração ao dia do nutricionista.Doenças cardiovasculares: fatores de risco e prevenção. 2008. (Encontro).

7.
Liga de trauma e emergência da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Choque hemodinâmico. 2008. (Seminário).

8.
Efeitos do alopurinol e da olmesartana no remodelamento cardíaco de ratos hipertensos por inibição crônica da síntese do óxido nítrico. XXIII Congresso de Cardiologia da SOCERJ. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LORENZO, A. R. ; LAMAS, C. C. ; Kasal, D. A. . Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares no Instituto Nacional de Cardiologia. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wylisson Marcelo Almeida Lins. Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes portadores de doença de Chagas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raíssa Graciano de Veras. Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes portadores de doença de Chagas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Gabriel Rodrigues Bittencourt. Expressão de biomarcadores inflamatórios em enxertos utilizados na revascularização do miocárdio: correlação com dados clínicos e laboratoriais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Bárbara da Silva Aniceto. Expressão de biomarcadores inflamatórios em enxertos utilizados na revascularização do miocárdio: correlação com dados clínicos e laboratoriais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ademar Britto Junior. Qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com doença de Chagas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia, . Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

2.
Ana Catarina Romano e Silva. Expressão de biomarcadores inflamatórios em enxertos utilizados em pacientes submetidos à revascularização do miocárdio: correlação com dados clínicos e laboratoriais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia, . Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

3.
Fabiula Schwartz de Azevedo. Implante de prótese valvar aórtica transcateter - análise da experiência do Instituto Nacional de Cardiologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares) - Instituto Nacional de Cardiologia, . Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

Iniciação científica
1.
Rebecca de Souza Costa. Elaboração do Banco de Dados dos pacientes tratados no ambulatório de Doença de Chagas do Instituto Nacional de Cardiologia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

2.
Vitória Thamyris Brandão da Silva. Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes portadores de doença de Chagas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

3.
Paula de Proença Rosa Campos. Elaboração do Banco de Dados dos pacientes tratados no ambulatório de Doença de Chagas do Instituto Nacional de Cardiologia. 2016. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Cardiologia. Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

4.
Pedro Daniel Silva de Moraes. Expressão de biomarcadores inflamatórios em enxertos utilizados na revascularização do miocárdio: correlação com dados clínicos e laboratoriais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.

5.
Matheus dos Santos Franco. Expressão de biomarcadores inflamatórios em enxertos utilizados na revascularização do miocárdio: correlação com dados clínicos e laboratoriais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Daniel Arthur Barata Kasal.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 20:55:21