Rafael Gigena Cuenca

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  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Matemática Computacional - Institudo de Ciências Matemáticas e Computação (2009). Atualmente é professor assitente a da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em aeroacústica, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de euler, perfis transônicos, escoamento compressível, tvd limiter e aerodinâmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Gigena Cuenca
Nome em citações bibliográficas
CUENCA, R. G.;CUENCA, R.G.;CUENCA, RAFAEL G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville.
Rua Doutor João Colin - de 2621 ao fim - lado ímpar
Santo Antônio
89218035 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 32047492


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Pós-graduação em Engenharia mecânica.
Escola de Engenharia de São Carlos, EESC*, Brasil.
Título: Aeroacústica de Motores Aeronáuticos: Uma Abordagem por Meta-Modelo., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Paulo Celso Greco Junior.
Palavras-chave: Aeroacústica; Motores Aeronáuticos; Analise Modal.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em Matemática Computacional.
Institudo de Ciências Matemáticas e Computação, ICMC, Brasil.
Título: Otimização de desempenho de aerofólios supercríticos: uma abordagem baseada em algoritmos genéticos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Leandro Franco de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aerodinâmica; Algoritmo genético; Equações de Euler; Escoamento compressível; Esquemas Upwind de Alta Ordem; Otimização muti-objetiva.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
2002 - 2006
Graduação em Engenharia Aeronáutica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Otimização multi-disciplinar da asa da aeronave treinadora primária notús.
Orientador: Álvaro Martins Abdalla.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Escola de Engenharia de São Carlos, EESC*, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua no projeto de pesquisa Aeronave Silenciosa Fase II no desenvolvimento do RIG de Fan para estudos aero-acústicos.

Atividades

04/2014 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Aeronáutica, .

08/2014 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Engenharia Aeronáutica, Departamento de Engenharia Aeronáutica.

Atividade realizada
Trabalho de 1 semana no AAPL/Nasa Glenn Research Center (Aero-Acoustic Propulsion Laboratory) coletando dados para estudo de Beamforming e analise de modos acústicos de Ducted Fans usando o equipamento ANCF (Active Noise Control Fan)..
04/2013 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Aeronáutica, .

08/2012 - 04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Aeronáutica, .


Opto Eletronics, OPTO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participando de projeto de desenvolvimento e de transferencia de técnologia, sediado na África do Sul, na área de defesa, em projeto conjunto entre África do Sul e Brasil.

Atividades

03/2009 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , OPTO Eletronica S/A, .


Institudo de Ciências Matemáticas e Computação, ICMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

05/2015 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de tecnologia para sensor para infravermelho médio e próximo
2.
Desenvolvimento de equipamento de testes para micro-refrigeradores Joule-Thomson
3.
Desenvolvimento de projeto detalhado e fabricação de componentes para túnel de vento para estudos aeroacústicos de motores aeronáuticos.
4.
Montagem de túnel de vento para estudos aeroacústicos de motores aeronáuticos.
5.
Desenvolvimento de projeto conceitual de Túnel de vento para estudos aeroacústicos de motores aeronáuticos.
6.
Aprimoramento de métodos semi-empíricos de predição de ruído Turbo-fan
7.
Técnicas de otimização baseada em modelo replicante para aplicação em projetos de aeronaves.
8.
Métodos Semi-empíricos de Predição de Ruído de motores Turbo-fan


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de Modelos de predição de Ruído de Motores Aeronáuticos
Descrição: Devido ao aumento das restrições de regulamentação para ruído de aeronaves, nas últimas décadas, muito esforço vem sendo desprendido pelas empresas e institutos de pesquisa. Em pesquisas recentes, avaliou-se que os modelos de predição de ruído baseadas em dados empíricos não têm evoluído significativamente no que diz respeito à estruturas das técnicas matemáticas e computacionais neles implementados. Em trabalhos recentes avaliou-se que novas técnicas computacionais são capazes de melhorar os modelos de predição no que diz respeito a redução do erro estimado. Para isso propõem-se neste projeto a aplicação de técnicas de aprendizado de máquinas em dados de ruído de motores aeronáuticos disponíveis na literatura e utilizadas pela comunidade acadêmica e a indústria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Coordenador.
2017 - Atual
Aeolus2 - Túnel de vento subsônico para pesquisas de interação fluido-estrutura
Descrição: O projeto prevê a construção de um túnel de vento subsônico de circuito fechado no Campus da UFSC em Joinville, com uma seção de testes com dimensões de 1,200 m x 1,000 m x 3,450 m, e velocidade máxima de 100 m/s, juntamente com instrumentação para medição de velocidade, pressão e esforços sobre estruturas colocadas na seção de testes e um sistema de refrigeração para controle do ar no circuito. O túnel de vento servirá para a pesquisa da interação entre escoamentos e estruturas naturais e artificiais. Campos de aplicação desta pesquisa incluem áreas como a engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, engenharia automotiva, engenharia naval, engenharia civil e de infraestrutura, engenharia ferroviária e metroviária, engenharia ambiental e oceanografia. O túnel de vento servirá de suporte para a formação de pessoas nas áreas de metrologia e instrumentação, vibrações e acústica, mecânica dos fluidos, transferência de calor, materiais, planejamento de projetos, projeto de produtos, e análise de risco operacional durante o ciclo de vida do produto. O túnel de vento atenderá as demandas de projetos de pesquisa de todos os campi da UFSC, com especial aplicação para o campus de Araranguá, Florianópolis e Joinville. Também promoverá o desenvolvimento de conhecimento e formação de pessoas em áreas estratégicas para o país, contribuindo para atingir metas identificadas pelo documento Brasil 2022, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre as quais podem ser destacadas: setuplicar as exportações de produtos de média e alta tecnologia, ter 450 mil pesquisadores, alcançar 5% da produção científica mundial, triplicar o número de engenheiros formados, decuplicar o número de patentes e dominar as tecnologias de lançamento de satélites (SAE/PR, 2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Aeroacústica de Motores Aeronauticos: Uma Abordagem por Meta-Modelo
Descrição: Devido ao aumento das restrições de regulamentação para ruído de aeronaves, nas últimas décadas, muito esforço vem sendo desprendido pelas empresas e institutos de pesquisa. Após extensos esforços para redução de inúmeras fontes de ruído da aeronave, certas fontes tem-se tornado mais significativas e, no caso do motor turbofan, na atualidade o ruído devido ao fan tem-se tornado o foco de estudo e a interação entre o rotor e o estator sendo a principal fonte de ruído de banda larga. Visando um melhor estudo das fontes nesses componentes, técnicas experimentais e de pós-processamento vem evoluindo para quantificar e localizar tais fontes. Por outro lado, é de interesse para a indústria aeronáutica ter técnicas capazes de responder perguntas sobre o efeito no ruído da aeronave causado por modificações nos motores existentes. Para atingir tal objetivo, técnicas por metamodelos podem ser utilizadas para criar ferramentas de previsão do ruído considerando a modificação de características de projeto, por exemplo, distância entre o rotor e o estator, número de pás, tanto do rotor quanto do estator, etc. A técnica de interpolação chamado de Kriging permite, além de interpolar uma função, é capaz de prever o nível de erro da interpolação. Isso permite decidir quando uma análise mais custosa, seja experimental ou numérica, deve ser empregado. Neste trabalho se propõem aplicar a técnica Kriging para gerar um metamodelo para previsão do efeito da modificação de parâmetros de projeto no ruído de motores aeronáuticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Estudo de Perfis Aerodinâmios para Obtenção de Alto Desempenho Utilizando Algoritmos Genéticos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Fernandes de Mello em 16/01/2015.
Descrição: Projeto de Iniciação científica. No projeto implementou-se um código genético para utilização de perfiz aeronáuticos em regime transônico. A simulação aerodinâmica foi executada utilizando um código de volumes finitos também implementado no projeto e a geração de malha feita pelo código comercial ICEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Integrante / Rodrigo Fernandes de Mello - Coordenador.
2004 - 2005
Paralelização de Métodos Numéricos para Solução de Equação de Poisson

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Fernandes de Mello em 25/01/2015.
Descrição: Projeto de iniciação científica. No trabalho utilizou-se a técnica de divisão do domínio computacional para paralelização da técnica LSOR para solução da equação de Poisson. A comunicação entre computadores e o gerenciamento dos processos foram implementas utilizando a biblioteca MPI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Integrante / Leandro Franco de Souza - Integrante / Rodrigo Fernandes de Mello - Coordenador.
2003 - 2004
Pós-processamento de mapeamento aerodinâmico do plano de Trefftz

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Martini Catalano em 23/12/2014.
Descrição: Projeto de Iniciação Cienífica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Integrante / Fernando Martini Catalano - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Aerodesign CEMASAS
Descrição: A existência de uma equipe de competição voltada à construção de uma aeronave radiocontrolada, de grande eficiência, no Centro Tecnológico de Joinville justifica-se pela aproximação deste projeto de competição com as diretrizes pedagógicas do curso de Engenharia Aeroespacial. De acordo com o projeto político pedagógico do curso o egresso deverá ser apto a atuar em atividades de modelagem matemática, controle, projeto, análise, construção e testes de sistemas no setor aeronáutico e aeroespacial. As atividades da equipe relacionam-se integralmente com o projeto político do curso e com a missão da universidade visando a formação de profissionais capacitados técnica e pessoalmente. A equipe CEMASAS de Aerodesign foi criada em 2010 por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial e outros cursos de Engenharia do até então, Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM). Durante o período de existência da equipe diversos estudantes de diferentes cursos de engenharia do CEM, atual Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), integraram a equipe e desenvolveram atividades de extensão e pesquisa. A equipe participou de 4 competições nacionais, com evidente destaque. Além disso, os resultados obtidos pela equipe durante seus trabalhos permitiu que apresentação de trabalhos em congressos e feiras pudessem ser realizados. Além disso, atualmente, diversos egressos da equipe e do curso de Engenharia Aeroespacial têm se destacado em grandes empresas e centros de pesquisa, demonstrando a importância da participação dos estudantes neste tipo de projeto, para a consolidação de sua carreira profissional. De forma geral, pode-se dizer que o objetivo da equipe CEMASAS é desenvolver um projeto, em todas as suas instâncias, de um aeromodelo de alta eficiência, ou seja, com menor peso e capaz de transportar a maior carga possível, capaz de ser apresentado na competição SAE Brasil de Aerodesign que ocorre anualmente. Desta forma, o projeto contribuirá para a formação de pessoal qualificado no setor aeronáutico e aeroespacial, desenvolvendo habilidades e atitudes necessárias aos futuros engenheiros. Como resultado espera-se o desenvolvimento de um projeto aeronáutico eficiente e competitivo com projetos de outras universidades participantes do evento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Integrante / Antônio Otaviano Dourado - Integrante / Viviane Lilian Soethe - Coordenador.
2016 - Atual
Projeto da Equipe de Competição Fórmula CEM - Combustão e Elétrico
Descrição: Os programas de competições estudantis desenvolvidos pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) têm se mostrado excelente oportunidade para o desenvolvimento e preparação dos futuros profissionais, em diversas áreas de engenharia. Entre estes programas e competições, a Fórmula SAE (FSAE), tem como objetivo propiciar aos estudantes de engenharia a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos, através da aplicação destes no projeto de um veículo monoposto, a combustão ou elétrico, desde sua concepção, passando pelas etapas de projeto detalhado, manufatura e testes. Algumas barreiras surgem ao longo dos processos de concepção e execução do projeto, as quais estão atreladas à falta de experiência técnica e gerencial, dificuldades na conciliação do tempo para o projeto e para as outras atividades, bem como as dificuldades para a captação de recursos financeiros. Entretanto, a aplicação de conceitos de metodologia de projeto, o uso de diversas ferramentas de gestão, o uso de ferramentas de gerenciamento de processos de manufatura e de controle da qualidade têm contribuído para uma análise mais criteriosa dos problemas e tomadas de decisões da equipe, baseadas na relação causa efeito, permitindo um trabalho de equipe mais harmonioso e um projeto ousado, racional e competitivo. Com base nos fundamentos da teoria, nas experiências vivenciadas durante a participação em competições nacionais, a Equipe Fórmula CEM propõe-se, em 2017, continuar trabalhando no aprimoramento do projeto do veículo, movido por motor de combustão interna, que já vem sendo projetado e desenvolvido, bem como ampliar o escopo do Projeto com a concepção e desenvolvimento do Fórmula Elétrico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (48) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Integrante / Alexandro Garro Brito - Integrante / Modesto Hurtado Ferrer - Coordenador / Antônio de Assis Brito Neto - Integrante / Diogo Lôndero da Silva - Integrante.
2015 - Atual
Produção de material didático de apoio em disciplinas do CEM para o uso do software de cálculo numérico Matlab.
Descrição: Pretende-se elaborar um livro sobre uso do software Matlab, dividido em temas referentes às disciplinas do CEM-Joinville. Em cada capítulo do livro, seria feita a introdução teórica dos conceitos principais correlatos às disciplinas do CEM, e implementação de exemplos no Matlab. Os professores envolvidos no projeto seriam os responsáveis pelos capítulos do livro, que estaria disponível para a comunidade acadêmica do centro e demais interessados por meio de Moodle e website. Objetivos: 1) Elaborar material didático para aprendizado do uso do software Matlab, com foco em aplicações abordadas nas disciplinas do CEM. 2) Orientação e capacitação de alunos e monitores para utilização do software Matlab, extensivo para o restante da comunidade acadêmica interna..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Kosmos Foguete Modelismo
Descrição: O espaço-modelismo não é muito explorado no Brasil, comparado a outros países. Com esse pensamento queremos participar de competições nacionais e internacionais, como também desenvolver novas tecnologias e métodos na produção de foguetes. Inicialmente participaremos de um evento promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) chamado ?Festival de Foguetes?, convidados pelos próprios organizadores do evento, visitamos suas instalações além de estabelecer um canal de comunicação com os mesmos. Além disso possuímos interesse em competir nos futuros eventos a serem realizados pela agência espacial brasileira (AEB). Paralelamente à participação de eventos e competições, não hesitaremos em aprimorar nossos métodos e práticas, desenvolvendo novas tecnologias e trabalhos científicos voltados a área de produção de foguetes, buscando sempre tornar o crescimento uma prática frequente. Considerando o pioneirismo da instituição em estabelecer um curso de engenharia aeroespacial, entendemos que nossa participação tanto em eventos como na midia ajudará a promover e expor nosso campus juntamente com o curso. Métodos Tendo em vista os riscos relacionados ao manuseio de certas substâncias e ferramentas na produção dos modelos, desenvolveremos um manual de segurança que será adotado por todos os membros a fim de garantir o bem-estar durante os procedimentos. Como base do nosso conhecimento utilizaremos tanto literaturas especializadas como fundamentos adquiridos em sala. Levando em conta a especificidade dos livros em descrever a produção de modelos de foguetes de AP(foguetes de açúcar e nitrato de potássio), usaremos nossa bibliografia como um alicerce para nossos métodos, e não contentes em apenas reproduzir as informações ali apresentadas, buscaremos aperfeiçoá-las colocando em prática o conhecimento assimilado em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Rafael Gigena Cuenca - Coordenador / Vinicius Malatesta, - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: aeroacústica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsao.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Aerodinâmica de Aeronaves Espaciais.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Modelos Analíticos e de Simulação.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Dinâmica dos Gases.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Mecânica dos Fluídos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Mensão Honrosa de trabalho publicado no Siicusp 2006, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, V.G.2012FERREIRA, V.G. ; DE QUEIROZ, R.A.B. ; LIMA, G.A.B. ; CUENCA, R. G. ; OISHI, C.M. ; AZEVEDO, J.L.F. ; MCKEE, S. . A bounded upwinding scheme for computing convection-dominated transport problems. COMPUTERS & FLUIDS, v. 57, p. 208-224, 2012.

2.
Queiros, Rafael Alves Bonfim2008Queiros, Rafael Alves Bonfim ; Ferreira, Valdemir Garcia ; CUENCA, R. G. . A New High Resolution TVD Scheme for Unsteady Flows with Shock Waves. TENDÊNCIAS EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, v. 9, p. 311-320, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, BERNARDO ; GRECO, PAULO C. ; CALDAS, LUCIANO ; BACCALÁ, LUIZ A. ; CUENCA, RAFAEL G. ; QUEIROZ, RUDNER L. . Baseline Acoustic Levels of the EESC-USP Fan Rig. In: 23rd AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2017, Denver. 23rd AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2017.

2.
CUENCA, R.G.; GRECO, P. C. ; CALDAS, LUCIANO . Aero-acoustic fan broadband noise: A new parameterization proposal. In: International Congress on Acoustics, 2016, Buenos Aires. Proceedings of the 22th International Congress on Acoustics, 2016.

3.
CALDAS, LUCIANO ; BACCALA, LUIZ A. ; CUENCA, RAFAEL G. ; QUEIROZ, RUDNER L. . In-duct Beamforming Noise Source Estimation Mode Detection University of São Paulo Fan Rig. In: 21st AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2015, Dallas. 21st AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference. Reston: American Institute of Aeronautics and Astronautics.

4.
CUENCA, R. G.; Souza, L.F. . A PROPOSAL OF NEW METRIC FOR OPTIMALITY FOR SETS OF SOLUTIONS OF MULTI-OBJECTIVES PROBLEMS. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado-RS. Proceedings of COBEM 2009, 2009.

5.
Queiros, Rafael Alves Bonfim ; CUENCA, R. G. ; Ferreira, Valdemir Garcia ; Souza, L.F. . A NEW HIGH RESOLUTION TVD SCHEME FOR UNSTEADY FLOWSWITH SHOCK WAVES. In: 7th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications, 2008, Presidente Prudente. Proceedings of 7th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications, 2008.

6.
CUENCA, R. G.; Queiros, Rafael Alves Bonfim ; Souza, L.F. ; Ferreira, Valdemir Garcia . EVALUATION OF A NEW TVD LIMITER FOR TRANSONIC AND SUPERSONIC FLOWS. In: 12th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2008, Belo Horizonte. Proceedings of 12th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2008.

7.
CUENCA, R. G.; Souza, L.F. ; Mello, R. F. . A multi-objective study for tansonic airfoil design. In: 19th Integineeringrnational Congress of Mechanical Engeneering, 2007, Brasilia - Brazil. Proceedings of 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007.

8.
Mello, R. F. ; CUENCA, R. G. ; YANG, L. T. . Genetic Algorithms Applied to Organize Wireless Sensor Networks Aiming Good Coverage and Redundancy. In: Communications and Networking in China, 2006. ChinaCom '06. First International Conference on, 2006, Beijing. Proceedings of Communications and Networking in China, 2006. ChinaCom '06. First International Conference on, 2006. p. 1-5.

9.
CUENCA, R. G.; Souza, L.F. ; Mello, R. F. . The Use of Genetic Algorithm for Transonic Airfoil Optimization. In: 11 Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences - ENCIT, 2006, Curitiba. Proceedings of 11 Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUENCA, R. G.; Souza, L.F. . Discretização espaciais para equação de Euler: vantagens e desvantagens na aplicação em escoamentos transônicos. In: XXX Congresso Nacional de Matemática aplicada e computacional, 2007, Florianópolis. Anais do XXX Congresso Nacional de Matemática aplicada e computacional, 2007.

2.
CUENCA, R. G.; Mello, R. F. ; Souza, L.F. . Estudo de Perfiz Aerodinâmicos para Obtenção de Alto Desempenho Utilizando Algoritmo Genético. In: 14o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, São Paulo-SP. Anais do 14o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006.

3.
CUENCA, R. G.; Souza, L.F. ; Mello, R. F. . Paralelização de Método Numérico para Solução de Equação de Poisson. In: 6a. Jornada Científica da Ufscar, 2005, São Carlos-SP. XIII Congresso de Iniciação Científica, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CUENCA, R.G.. USE OF K-MEANS SUMMARIZATION AND KRIGING SURROGATE TO REDUCE FITNESS FUNCTION EVALUATIONS ON TRANSONIC AIRFOIL DESIGN.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Dourado, A. O.; CUENCA, R. G.; Ferreira, C. V.. Participação em banca de João Antonio Brassianini Flores.Metodologia de Projeto Conceitual de Aeronaves. 2017.

2.
CANCINO, L.; M. Vinicius; CUENCA, R. G.. Participação em banca de Saulo Leonardo da Rocha.Análise Numérica do Campo de Escoamento Externo na Geometria de Referência Ahmed para Aplicações Automotivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CUENCA, RAFAEL G.; OBA, R.; POSSAMAI, T. S.. Participação em banca de Yan da Silva Pedroni.Modelagem Numérica acoplada FSI de um bocal de propulsão de foguete. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
CUENCA, R.G.; Dourado, A. O.; Berkenbrock, G.R.. Participação em banca de Hermann Luís Lebkuchen.Dynamic Response and Pitch Damper Design for a Moderately Flexible, High-Aspect Ratio Aircraft. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Vi Escola de Primavera de Transição e Turbulência. 2008. (Congresso).

2.
19th Integineeringrnational Congress of Mechanical Engeneering. A Multiobjective Study for Transonic Airfoil design. 2007. (Congresso).

3.
XXX Congresso Nacional de Matemática aplicada e computacional. Discretizações espaciais para Equação de Euler: vantagens e desvantagens na aplicação em escoamentos transônicos. 2007. (Congresso).

4.
11 Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences - ENCIT. The Use of Genetic Algorithm for Transonic Airfoil Optimization. 2006. (Congresso).

5.
Otimização de Perfis Aeronáuticos através do código Genético.Simpósio de Matemática para a Graduação. 2006. (Simpósio).

6.
Paralelização de métodos numéricos para solução de equação de Poisson. XIII Congresso de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUSTAVO KRÜGER NETO. PROJETO CONCEITUAL DE UMA AERONAVE DE BAIXO CUSTO DA CATEGORIA LSA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).




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