Eduardo Gentile

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8094319863482331
  • Última atualização do currículo em 08/04/2014


Mestre em Língua Inglesa e Lingüística Aplicada Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2005); Graduação em Letras, habilitação Português e Inglês, pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2001); e professorado em língua inglesa, pela Cambridge University (2000). Tem experiência na área de Letras, atuando em tradução, revisão textual e ensino: Inglês - Português - Espanhol. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Gentile
Nome em citações bibliográficas
GENTILE, E.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2005
Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Representations of the human rights of Brazilian women in a 1997 OAS report,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Luiz Meurer.
Palavras-chave: Discourse Analysis; Systemic Functional Linguistics; Transitivity; Gender-based discrimination; Domestic violence; Brazilian women's rights.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Análise Crítica do Discurso.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Certificate For Overseas Teachers of English COTE.
Cambridge University. Ano de finalização: 2000.
1998 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Formação continuada. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário de Brusque.
2004 - 2004
Extensão universitária em English Language And Applied Linguistics. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Literary And Cinema Genres Studies. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em The Academic Text In Linguistic Studies. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
New Interchange and Passages Training Session. (Carga horária: 8h).
Universiadade do Valke do Itajaí.
2002 - 2002
Extensão universitária em Research Methods In Translation Studies. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Interfaces Between C D A And S F L. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Critical Genre Analysis. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Semana de Letras. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
1999 - 1999
Teaching Speaking. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Teaching Reading. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Modern English Literature Course. (Carga horária: 40h).
Cambridge University.
1997 - 1997
Course for Foreign Teachers of English. (Carga horária: 48h).
St Giles Colleges Londres.
1997 - 1997
Implications of the Teaching of English. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Cambridge Exam In English For Language Teachers.
Cambridge University.
1996 - 1996
3 Encontro da Aplisc Para Professores de Inglês. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
Seminar for Teachers of English as Foereign Langug. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
Cambridge Certificate In Advanced English.
Cambridge University.
1994 - 1994
A New Look At Macmillan E L T. (Carga horária: 7h).
Macmillan do Brasil.
1994 - 1994
Cambridge First Certificate In English.
Cambridge University.
1964 - 1967
Elemental Courses of the English Language.
Lincoln School.


Atuação Profissional



Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da rede pública de ensino, Carga horária: 40

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Atividades

2/2005 - 06/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira
Língua Espanhola
Língua Inglesa

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

09/2001 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino: Língua Inglesa
Ensino: Língua Espanhola
9/2001 - 6/2004
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras - NELLE, .

Atividade realizada
Tradução: Português, Espanhol e Inglês.
06/2002 - 07/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino: Língua Inglesa

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

07/1999 - 08/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino: Língua Inglesa

Autônomo, AUTÔNOMO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Tradutor e Professor, Enquadramento Funcional: Tradutor/professor: Inglês/espanhol/português, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1990 - 6/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Espanhola


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GENTILE, E.2002 GENTILE, E.; LUNA, J. M. F. . Busca e catalogação do material didático e da memória do espanhol como língua estrangeira no Brasil: base para um percurso historiográfico. Alcance (UNIVALI), Univali: Itajaí, p. 81-87, 2002.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GENTILE, E.. A importância de aprender uma língua estrangeira. Abstract - Revista da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura da Univali nº1, UNIVALI, Itajaí, SC, , v. 1, p. 03 - 03, 25 jun. 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GENTILE, E.. Construção da Identidade do Príncipe Charles na Revista Speak Up. In: SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extenção - Universidade Federal de Santa Catarina, 2003, Florianópolis - SC. SEPEX - Semana de Ensino, pesquisa e Extenção - Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

Outras produções bibliográficas
1.
GENTILE, E.; GAMA, M. E. C. ; BARNI, A. C. ; COELHO, I. . Curso Instrumental de Língua Inglesa para Mestrandos em Educação 2002 (Curso instrumental on-line).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GENTILE, E.. Participação em banca de Leão, M.; Rezini, M.; Westarb, V..Speaking and listening: desenvolvendo a oralidade no aprendizado de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

2.
GENTILE, E.. Participação em banca de Schweigert, M.; Haag, M.; Schaefer, R..Gramática contextualizada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

3.
GENTILE, E.. Participação em banca de Silva, E.; Souza, F.; Torresani, L..A importância do ensino da língua inglesa e seu reflexo na sociedade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

4.
GENTILE, E.. Participação em banca de Maçaneiro, C.; Laurindo, J.; Armelini, J..O processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa relacionado à realidade do aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

5.
GENTILE, E.. Participação em banca de Torresani, I.; Petruschky, M..A motivação e o lúdico: uma nova visão no processo ensino/aprendizagem da língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

6.
GENTILE, E.. Participação em banca de Stoltenberg, H.; Marques, S..Estratégias de ensino:fator fundamental na motivação do aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

7.
GENTILE, E.. Participação em banca de Ribeiro, N.; Rieg, P.; Mafessoli, T..Recursos interativos:subsídios no processo ensino/aprendizagem da língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

8.
GENTILE, E.. Participação em banca de Bertoluci, B.; Spiess, T..Globalização: o que eu tenho a ver com isso?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

9.
GENTILE, E.. Participação em banca de Cachoeira, J..O uso da plataforma Claronline como ferramenta nas aulas de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.

10.
GENTILE, E.. Participação em banca de Bonikoski, H.; Gandin, F.; Postai, T..Motivação na aquisição da língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brusque.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
GENTILE, E.. Banca examinadora de processo seletivo docente. 2006. Centro Universitário de Brusque.

2.
GENTILE, E.. Banca avaliadora em processo seletivo de professores. 2005. Centro Universitário de Brusque.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação continuada para professores da Rede de Ensino de Itapema, SC.Formação continuada para professores da Rede de Ensino de Itapema, SC. 2007. (Outra).

2.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 Gênero e Preconceitos.Representações dos direitos humanos da mulher brasileira no relatório de 1997 da OEA. 2006. (Seminário).

3.
I mostra de projetos do curso de Letras.I Mostra de Projetos do Curso de Letras - UNIFEBE. 2005. (Seminário).

4.
Español Lengua Extranjera: Metodologías de Enseñanza.Español Lengua Extranjera: Metodologías de Enseñanza. 2004. (Oficina).

5.
Capacitação para Professores.Trabalhando Leitura em Sala de Aula. 2003. (Oficina).

6.
Capacitação para Professores.Trabalhando Escrita em Sala de Aula. 2003. (Oficina).

7.
Academic Writing.Academic Writing. 2002. (Oficina).

8.
Curso de Capacitação Permanente de Professores de Língua Inglesa.Curso de Capacitação Permanente de Professores de Língua Inglesa. 2002. (Oficina).

9.
I Jornada de Línguas Estrangeiras Modernas e Respectivas Literaturas. Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira - Uma Experiência. 2002. (Congresso).

10.
I Jornada de Línguas Estrangeiras Modernas e Respectivas Literaturas. Abordagens Metodológicas. 2002. (Congresso).

11.
I Jornada de Línguas Estrangeiras Modernas e Respectivas Literaturas. Mesa Redonda Inglês. 2002. (Congresso).

12.
I Jornada de Línguas Estrangeiras Modernas e Respectivas Literaturas.Técnicas de Leitura em Inglês. 2002. (Oficina).

13.
Semana de Letras.Teaching Reading in the EFL Classroom. 2001. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Cardoso, C.; Petermann, J.; Waltrik, K.; Reitz, M.; Celva, R. Gêneros textuais: linguagem e contexto de situação. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário de Brusque. Orientador: Eduardo Gentile.

2.
Cardoso, C.; Petermann, J.; Waltrik, K.; Eccel, M.;. Biblioteca Virtual. 2005. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brusque. Orientador: Eduardo Gentile.

3.
Montibeler, A.; Cardoso, C.; Waltrik, K.. Oralidade em sala de aula de língua estrangeira. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário de Brusque. Orientador: Eduardo Gentile.

4.
Bertoluci, B.; Rodrigues, P.; Mafessolli, T.; Floriani, T.. Ensino de leitura em sala de aula de língua estrangeira. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário de Brusque. Orientador: Eduardo Gentile.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:40:07