José Henrique Padovani Velloso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8730308777713520
  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


José Henrique Padovani é Professor Adjunto do Departamento de Teoria Geral da Música [área: Composição] na Escola de Música da UFMG, onde atua também como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (linhas: "Processos Analíticos e Criativos" e "Sonologia") e como diretor do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea. Atua, ainda, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, como professor colaborador do Instituto de Artes da Unicamp e como pesquisador colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp. Foi professor efetivo do Departamento de Música da UFPB (2012-2016) e do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp (2016-2017). É bacharel em Música (Composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), e Mestre (2009) e Doutor (2013) em Música (Processos Criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Suas peças foram realizadas e premiadas, no Brasil e no exterior, por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, L'Arsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB, Camerata Aberta, e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Henrique Padovani Velloso
Nome em citações bibliográficas
PADOVANI, José H.;VELLOSO, José H. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, Departamento de Teoria Geral da Música.
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627
Campus UFMG
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34094707


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Música e técnica: reflexão conceitual, mecanologia e criação musical, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Simondon; Música e técnica; Mecanologia; Composição; sonologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Sonologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Computação Musical.
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Representação, intuição e contato na composição com algoritmos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Silvio Ferraz Melo Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Processos Criativos; composição com algoritmos; Composição assistida por computador; musica e tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música e Tecnologia.
2002 - 2006
Graduação em Música (Bacharelado) - Habilitação: Composição.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
SiMN 2014 + matrix14 on tour.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2012 - 2012
I Virtuosi Século XXI.
Virtuosi, VIRTUOSI, Brasil.
2012 - 2012
Etchings Festival 2012.
Virginia Center for the Creative Arts, VCCA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Mini-curso Interação Musical - Marcelo Wanderley. (Carga horária: 15h).
Escola de Música da UFMG, EMUS-UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Cursos c/ C. Bauckholt, R. Riehm, B. Lang e outros. (Carga horária: 120h).
Ostrava Days 2011 / Ostrava Center for New Music, OD2011, República Tcheca.
2011 - 2011
Workshop com The Arditti Quartet. (Carga horária: 20h).
42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FIICJ, Brasil.
2010 - 2010
Workshop com The Arditti Quartet. (Carga horária: 8h).
41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FIICJ, Brasil.
2007 - 2007
Workshop "Composição e Análise" - Emmanuel Nunes. (Carga horária: 8h).
Escola de Comunicação e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs.
Universität Duisburg-Essen (Essen), UNIDUE, Alemanha.
2005 - 2005
Curso de criação/improvisação - Silvio Ferraz. (Carga horária: 40h).
37º Festival de Inverno da UFMG, FI-UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Curso de música eletroacústica - Rodolfo Caesar. (Carga horária: 20h).
37º Festival de Inverno da UFMG, FI-UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Curso de composição - prof. Flo Menezes. (Carga horária: 35h).
35º Festival de Inverno da UFMG, FI-UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Curso de composição - prof. Edgar Alandia. (Carga horária: 35h).
35º Festival de Inverno da UFMG, FI-UFMG, Brasil.
1995 - 2003
Formação musical (musicalização, piano, etc.).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1999 - 2000
Programa de Intercâmbio Cultural Em Viena Áustria.
American Fields Service, AFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - 03/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturação e Análise Musical III
Música Eletroacústica
Tutorial de Composição III
03/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Aplicada à Música I (30h)
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Estruturação e Análise Musical IV (45h)
Procedimentos Composicionais II (30h)
Procedimentos Composicionais III (30h)
Tutorial de Composição II (30h)
09/2014 - 02/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Estruturação e Análise Musical IV (45h)
Música Eletroacústica (30h)
Tutorial de Composição I (30h)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos em Analise Musical (45h / 3cr.)
04/2014 - 08/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Aplicada à Música I (30h)
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Estruturação e Análise Musical IV (45h)
Procedimentos Composicionais II (30h)
10/2013 - 03/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Aplicada à Música II (30h)
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Música Eletroacústica (30h)
Procedimentos Composicionais II (30h)
Trabalho de Conclusão de Curso II (2 "turmas" - 90h)
05/2013 - 09/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Aplicada a Musica I (30h)
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Trabalho de Conclusao de Curso I (45h)
Trabalho de Conclusao de Curso II (45h)
Tutorial de Composição V (30h)
11/2012 - 04/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conjunto de Música Contemporanea I, II e III (45h + 22,5h + 22,h = 90h)
Estruturação e Análise Musical III (45h)
Estruturação e Análise Musical IV (45h)
Musica Eletroacustica (30h)
Tutorial de Composicão IV (30h)
Tutorial de Composição I (30h)
03/2012 - 11/2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturação e Análise I (45h)
Estruturação e Análise III (45h)
Estruturação e Análise IV (45h)
Tutorial de Composição IV (30h)

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Voluntário (IA), Carga horária: 8

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Permanente (PPG-Música), Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS-3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Bolsista FAPESP até 30/03/2012

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Mestrando

Atividades

08/2017 - 11/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP170/MP270/MP370/MP470/MU054/MU055/MU056/MU057 - JP - Tópicos Especiais em Música (30h)
MU240 - Instrumentação II (30h)
MU265 - Orquestração II (30h)
MU271 - Composição II (30h)
MU372/MU472/MU572/MU672/MU772/MU872 - A - Port-Folio de Composição Musical I-VIII (60h)
08/2017 - 11/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS101-A Tópicos em Composição: "Estudo analítico, técnico e poético da composição contemporânea associada à live-electronics" (45h)
03/2017 - 06/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP170/MP270/MP370/MP470/MU054/MU055/MU056/MU057 - JP - Tópicos Especiais em Música (30h)
MU140 - A - Instrumentacao I (30h)
MU155 - A - Contraponto e Fuga I (30h) // MU355 - A - Contraponto I (30h)
MU165 - A - Orquestração I (30h)
MU171 - A - Composição I (30h) // MU 471 - A - Composição III (30h)
MU472/MU672/MU772/MU872 - A - Port-folio de Composição II-VI (60h)
03/2017 - 06/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS106 - A - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia "Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional"
MS231 - JH - Atividades Orientadas I - Mestrado
09/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MP170/MP270/MP370/MP470/MU054/MU055/MU056/MU057 - JP - Tópicos Especiais em Música I-IV (30h)
MU240 - A - Instrumentação II (30h)
MU255 - A - Contraponto e Fuga II (30h) // MU455 - A - Contraponto II (30h)
MU265 - A - Orquestração II (30h)
MU271 - A - Composição II (30h) // MU471 - A - Composição IV (30h)
MU372/MU472/MU572/MU672/MU772/MU872 - A - Port-Folio de Composição Musical I-VIII (60h)
03/2016 - 08/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MU054 - JA - Tópicos Especiais em Música I (30h)
MU155 - A - Contraponto e Fuga I (30h) // MU255 - A - Contraponto I (30h)
MU165 - A - Orquestração I (30h)
MU171 - A - Composição I (30h) // MU471 - A - Composição IV (30h)
MU372, MU572, MU772, MU872 - A - Port-Folio de Composição Musical I, III, V e VI (60h)
03/2007 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

12/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coloquium Internacional: Métodos de Análise Musical com Suporte Computacional (12h)

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC - PROBIC/FAPEMIG, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação: Prof. Dr. Sérgio Freire. A bolsa teve de ser transferida com 4 meses de antecedência do término de seu prazo de vigência (02/2007) devido à conclusão do bacharelado na Escola de Música da UFMG em dezembro de 2006.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC - PROBIC/FAPEMIG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista IC - CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa tipo "balcão".

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Música - Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS252-256 - Composição I, II, III, IV e V (120h/a)
MUS306 - Harmonia II (60h/a)
MUS128 - Tópicos em Música e Tecnologia "Estudo introdutório de técnicas e práticas composicionais de música mista interativa"
08/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MUS128 - Tópicos em Música e Tecnologia (45h/a) - "Estudo introdutório de técnicas e práticas composicionais de música mista interativa"
06/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, Centro de Pesquisa em Música Contemporânea.

Cargo ou função
Diretor.
03/2018 - 06/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MUS252-256 - Composição I, II, III, IV e V (120h/a)
MUS305 - Harmonia I (60h/a)
MUS234 - Fundamentos de Análise (60h/a)
03/2007 - 08/2007
Ensino, Bacharelado/Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hstória e Música A (30h)
Laboratório de Criação I (30h)
Laboratório de Criação II (2 turmas 60h)
Percepção Musical I (45h)
Percepção Musical II (45h)

Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2003 - 02/2007
Ensino, Musicalização, Apreciação, etc, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Apreciação Musical
Evolução da Linguagem Musical
Musicalização
Oficina: introdução aos sistemas musicais interativos


Linhas de pesquisa


1.
Análise Musical

Objetivo: Análise de obras do século XX, XXI; Modelamento computacional de procedimentos e materiais composicionais; Investigação de emprego de técnicas instrumentais estendidas em obras de diversos períodos históricos; entre outros..
2.
Sistemas musicais interativos

Objetivo: Estudo de linguagens, métodos de processamento de sinais, estratégias de programação e estruturação de sistemas musicais interativos aplicados, predominantemente, à criação de peças para instrumento/voz e live-electronics..
3.
Composição com Algoritmos

Objetivo: Investigação de estratégias de utilização de algoritmos e métodos computacionais aplicados à criação, à análise e à performance. (Inclui: Composição assistida por computador, sonificação, música generativa)..
4.
Composição Musical

Objetivo: Pesquisa analítica e artística em composição musical. Inclui tanto a pesquisa acadêmica relacionada à análise de obras contemporâneas quanto a pesquisa artística própria da atividade composicional..
5.
Música e Tecnologia

Objetivo: Pesquisa em: utilização de computadores para criação, análise e performance; desenvolvimento de aplicativos e hardwares em composição assistida por computador, sistemas musicais interativos, análise musical, interação áudio-visual, reconhecimento de "features" em música interativa, programação de novos instrumentos e controladores..
6.
Sonologia

Objetivo: Abarca pesquisas diversas relacionadas à recente área inter/trans-disciplinar da Sonologia. Vale-se de disciplinas como a epistemologia, a filosofia, a computação musical, a sociologia, a antropologia, a musicologia (incluindo musicologia histórica, etno-musicologia, musicologia sistemática), a acústica, a psico-acústica, entre outras, para estudar a criação, a circulação e a recepção de músicas, sons e mesmo produtos artísticos/midiáticos visuais ou "não-sonoros", principalmente, desde meados do século XX..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A mímesis na estruturação sonora da escrita instrumental: desenvolvimento histórico, ferramentas analíticas e abordagens práticas
Descrição: A pesquisa propõe investigar processos e paradigmas miméticos na estruturação sonora da escrita instrumental. Tal investigação será realizada a partir de uma sistematização teórico-analítica de tais processos visando: (1) compreender seu desenvolvimento e sua relevância em diferentes contextos históricos, estilísticos; (2) reunir, consolidar e empregar ferramentas analíticas capazes de abarcar a especificidade de peças em que processos miméticos ocupam um papel relevante no processo de estruturação da escrita instumental; (3) organizar e disponibilizar o conhecimento assimilado através de publicações e materiais bibliográficos, visando não apenas a circulação acadêmica dos resultados da pesquisa, como, também, sua aplicação prática em contextos artísticos e pedagógicos --- particularmente em aulas de Instrumentação, Orquestração e Análise Musical.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Investigação técnica e criativa de estratégias de machine listening e MIR na exploração de sons e modelos vocais em contextos de experimentação, composição e performance de música interativa
Descrição: [Projeto de pesquisa financiado pelo Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014, transferido para o NICS / UNICAMP, em 2016] Resumo: A pesquisa visa investigar novas estratégias de machine listening e music information retrieval (MIR) para explorar sons e modelos vocais em contextos de música e arte sonora interativa. Ao criar uma relação de retroalimentação entre pesquisa técnica e projetos criativos, a principal ideia é aquela de adaptar, refinar e desenvolver novas estratégias nos campos da machine listening e da MIR que possibilitem o uso de sons vocais tanto como modelo para a composição/instrumentação/orquestração quanto como fonte de parâmetros quantitativos a serem utilizados para controlar algoritmos e métodos computacionais de síntese e processamento sonoro em tempo real...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Investigação técnica e criativa de estratégias de machine listening e MIR na exploração de sons e modelos vocais em contextos de experimentação, composição e performance de música interativa
Descrição: [Projeto de pesquisa financiado pelo Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014] Resumo: A pesquisa visa investigar novas estratégias de machine listening e music information retrieval (MIR) para explorar sons e modelos vocais em contextos de música e arte sonora interativa. Ao criar uma relação de retroalimentação entre pesquisa técnica e projetos criativos, a principal ideia é aquela de adaptar, refinar e desenvolver novas estratégias nos campos da machine listening e da MIR que possibilitem o uso de sons vocais tanto como modelo para a composição/instrumentação/orquestração quanto como fonte de parâmetros quantitativos a serem utilizados para controlar algoritmos e métodos computacionais de síntese e processamento sonoro em tempo real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Criação musical e sonologia: estudo técnico, prático e teórico do artesanato sonoro-musical da atualidade
Descrição: A) Pesquisar e desenvolver soluções técnicas para projetos artísticos e/ou científicos que utilizem: 1) sistemas musicais interativos e processamento/síntese do som em tempo real; 2) music information retrieval / machine listening; 3) desenho e manufatura de controladores, instrumentos musicais digitais e hiper-instrumentos; 4) interação audiovisual (vídeo-música); 5) recursos de notação e tipografia musical interativos ou avançados; 6) softwares voltados à composição ou à musicologia com recursos algorítmicos (composição/análise assistidos por computador). / B) Estimular a criação de obras artísticas que usufruam recursos técnicos estudados. / C) Refletir teórica e analiticamente sobre a expansão dos materiais e das ferramentas técnicas disponíveis às atividades de criação musical/sonora da atualidade bem como às investigações nos campos da musicologia e da sonologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Coordenador / Esmeraldo Marques Pergentino Filho - Integrante / Rafael Diniz Paulino - Integrante / Felipe Grisi Correia Pontes - Integrante / Matteo Ciacchi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 3
2009 - 2013
Criação musical estendida: composição musical e artesanato em expansão
Descrição: tese de doutorado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
o computador como espaço de criação e performance musical
Descrição: o projeto, de cunho conceitual e prático, tem por objetivo o estudo da relação composição- computador. Estudo dos modelos composicionais permitidos pelo uso das tecnologias digitais, desde modelos empregados em composição musical acustica (enquanto tecnomorfimo) até modelos implicados na música criada com computador (música eletroacústica, música interativa, composição com auxílio de computador).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Representação, intuição e contato na composição com algoritmos
Descrição: Resumo da dissertação: "Neste trabalho é abordada a questão da utilização de algoritmos e métodos computacionais na composição musical. Com o suporte filosófico de conceitos e ideias de Henri Bergson discute-se a relevância de aproximações intelectuais e intuitivas na criação musical. No primeiro capítulo é introduzida a questão da técnica musical, define-se o conceito de algoritmo e discute-se a íntima correspondência entre as representações musicais e os procedimentos composicionais. No segundo capítulo, é apresentada a ideia bergsoniana de intuição, levando-se em conta sua relevância à compreensão dos processos criativos, particularmente, daqueles que se valem de recursos computacionais para erigir materiais e procedimentos composicionais. No terceiro capítulo é delineada uma breve história dos recursos computacionais e de seu uso como ferramentas composicionais e são apresentados os paradigmas específicos dos principais softwares relacionados à composição com algoritmos. No quarto capítulo são definidas as características básicas da composição com algoritmos, são discutidas questões relevantes a respeito do uso de recursos computacionais na atividade composicional e é introduzido o conceito de contato composicional. No último capítulo são apresentados estudos técnicos e criações musicais realizados durante as pesquisas em processos criativos. Complementando a última seção, o CD de dados que acompanha a dissertação inclui documentos como partituras, gravações, vídeos, aplicativos e códigos computacionais (em Common Lisp, Processing, Arduino, PWGL e Lilypond) que estão relacionados à parte técnica e à parte criativa da pesquisa.".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Coordenador / Silvio Ferraz de Melo Filho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17
2006 - 2007
Extração, análise e processamento em tempo real de informações musicais presentes em sinais de áudio gerados por instrumentistas e cantores
Descrição: Os sistemas musicais interativos pressupõem o desenvolvimento e a exploração de uma musicalidade maquínica (hard + software), nos quais essas máquinas devem ser capazes não apenas de interpretar e responder a uma performance humana em tempo real, mas também de propor novas idéias musicais dentro de contextos específicos. Este projeto propõe a extração, análise e processamento de informações musicais de naturezas diversas presentes no sinal de áudio gerado em uma performance musical - envelopes dinâmicos, ataques, alturas, durações, características espectrais -, com o objetivo de expandir os recursos expressivos dos instrumentos musicais tradicionais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Integrante / Sérgio Freire - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2005 - 2007
Controladores uni- e bi-direcionais
Descrição: O presente projeto tem como principal motivação a aproximação entre a performance musical tradicional e o uso de novos controladores em situações interativas. Pretende-se criar ferramentas e estratégias favoráveis a uma efetiva integração desses dois elementos em concerto. Para isto, serão analisadas a natureza das informações geradas por controladores Midi uni- e bi-dimensionais, sua inserção no processamento digital de sons instrumentais e as possibilidades de sua integração às técnicas de interpretação musical. A pesquisa prevê quatro etapas de desenvolvimento: (1) implementação e domínio técnico dos controladores Midi (hardware); (2) adaptação/programação de funções voltadas para a análise de sinais de áudio em tempo real (software); (3) pesquisa das possibilidades de extensão sonora das diferentes famílias instrumentais; (4) aplicação e refinamento dos resultados em situações musicais práticas (estudos de caso envolvendo composição e interpretação). ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Integrante / Sérgio Freire - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2004
A música eletroacústica no Brasil: uma abordagem musicológica
Descrição: Coleta de dados, através de entrevistas e pesquisa no acervo Curt lange, sobre a história da música eletroacústica no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Henrique Padovani Velloso - Integrante / Carlos Vicente de Lima Palombini - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE)
2016 - Atual
Periódico: REVISTA VÓRTEX


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Sonologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Computação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º Prêmio - Concours de Bourges 2015 (2ème Concours International de Composition pour un instrument acoustique et dispositif électronique), Musinfo OpusCentrum (Bourges/França).
2011
1º Prêmio - 4ª Competição Europeia de Projetos com Live-Electronics: Orquestra, ECPNM - European Conference of Promoters of New Music.
2010
1º Prêmio - Concurso Camargo Guarnieri 2010, 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
2008
Finalista no concurso de composição Tinta Fresca com a peça "lio" (2006), ICOS - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:2
Total de citações:0
Padovani, José Henrique  Data: 11/03/2018

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:37
José Henrique Padovani  Data: 11/03/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PADOVANI, José H.2018PADOVANI, José H.. The solfège of technical objects: notes on the potential contribution of Gilbert Simondon to sound studies and arts. Interference, v. 6, p. 31-45, 2018.

2.
PADOVANI, José H.2011 PADOVANI, José H.; FERRAZ, Silvio . Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Música Hodie, v. 11, p. 11-35, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PADOVANI, José H.. À escuta de Fragmentos sobre o Sol. In: Quaranta, Daniel; Fenerich, Alexandre. (Org.). 10 olhares sobre a música de hoje: seleção de artigos apresentados no eimas de 2010 a 2013. 1ed.Juiz de Fora: Garcia Edizioni, 2014, v. 1, p. 189-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, M. J. S. ; PADOVANI, José H. . Apontamentos analíticos sobre Ebony concerto a partir de um diálogo com Mellers e Parsonage. In: XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018, Manaus. Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Manaus: UFAM, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
FARIA, Pedro Henrique ; PADOVANI, José H. . Pensamento composicional, escrita instrumental e live-electronics no Quarteto de Cordas no 4, de Georg Friedrich Haas. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo: ECA/USP, 2017. v. 1. p. 113-124.

3.
PADOVANI, José H.. O instrumento imaginário: o paradigma instrumental na criação musical. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017. p. 1-10.

4.
FARIA, Pedro Henrique ; PADOVANI, José H. . Relações estruturais entre escrita instrumental e processos eletrônicos em Ein Schattenspiel, de Georg Friedrich Haas. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017. p. 1-10.

5.
PADOVANI, José H.. aAaA: an attribute aware abstraction architecture allowing arbitrary argument assignment in Pure Data. In: 16º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Braziliam Symposium on Computer Music, 2017. p. 19-24.

6.
PADOVANI, José H.; MANZOLLI, J. . Symbolic regression as a computer-aided music tool for analysis and composition. In: 15º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2015, Campinas. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação ? SBC), 2015. v. 1. p. 96-106.

7.
PADOVANI, José H.. Acerca da transdução: princípios técnicos, aspectos teóricos e desdobramentos. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014. v. 1. p. 1-9.

8.
PADOVANI, José H.; BARBOSA, Rogério . Música e visualização: abordagens interativas para análise e composição. In: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2013, São Paulo. Anais do III ETAM, 2013. p. 278-285.

9.
PADOVANI, José H.. Mecanologia e sonologia: reverberações da modulação em anel no panorama sonoro do século XX. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. p. 1-10.

10.
PADOVANI, José H.. Devaneio, escritura e mediação em 'a viagem e o rio'. In: IV Seminário Música Ciência Tecnologia, 2012, São Paulo. Seminário Música Ciência e Tecnologia, 2012. v. 4. p. 341-349.

11.
PADOVANI, José H.. À escuta de fragmentos sobre o sol.. In: III Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras, 2012, Juiz de Fora. Revista do EIMAS, 2012. v. 3. p. 1-10.

12.
PADOVANI, José H.. Recursos computacionais e estratégias de programação em uma peça para dezesseis vozes e eletrônica ao vivo.. In: Encontro Internacional de Música e Artes Sonoros, 2010, Juiz de Fora. Revista do EIMAS, 2010. v. 1. p. 1-7.

13.
PADOVANI, José H.. Spectral envelope extraction by means of cepstrum analysis and filtering in Pure Data. In: Third Pure Data Convention - pdcon'09, 2009, São Paulo. pdcon'09 papers, 2009.

14.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Manufatura e programação de controladores: possibilidades de desenvolvimento para aplicação em sistemas musicais interativos.. In: XVIII Congresso da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da ANPPOM, 2008.

15.
PADOVANI, José H.. Heliotrópia: idéias poéticas, técnicas composicionais.. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007.

16.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Explorando envoltórias espectrais em sistemas musicais interativos. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Anais dos XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. v. único. p. 280-287.

17.
PADOVANI, José H.. Observações analíticas sobre Amazonas de Villa-Lobos, em diálogo com 'Vila-Lobos versus Vila-Lobos' de Mário de Andrade.. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, 2003. p. 606-613.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PADOVANI, José H.. Análise, composição e pensamento transdutivo. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo: ECA/USP, 2017. v. 1. p. 37-40.

2.
PADOVANI, José H.. The solfège of technical objects: a few notes on the potential contribution of Simondon to sound studies and arts. In: Sonologia 2016 | Out of phase - International Conference on Sound Studies, 2017, São Paulo. Sonologia 2016 - out of phase - Proceedings of the International Conference on Sound Studies. São Paulo: NuSom - Research Centre on Sonology, USP, 2017. v. 1. p. 256-256.

3.
PERGENTINO FILHO, Esmeraldo M. ; PADOVANI, José H. . Investigação de recursos técnicos e estratégias poéticas na vídeo-música interativa. In: II Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, 2014, João Pessoa. Anais do II Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB. João Pessoa: UFPB, 2014. v. 1. p. 1.

4.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Sistemas Musicais Interativos: montagem e programação de controladores. In: XV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2006, Belo Horizonte. XV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2006.

5.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Sistemas musicais interativos: controladores uni- e bi-dimensionais. In: XIV Semana de Iniciação Científica, 2005, Belo Horizonte. XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PADOVANI, José H.. Relações poéticas e procedimentais entre 'Avalovara', de Osman Lins, e a peça para orquestra de câmara e live-electronics, 'A viagem e o rio'. In: I Encontro de Literatura Osmaniana, 2014, Brasília. Caderno de Resumos do I Encontro de Literatura Osmaniana inNOVE NOVENTA. Brasília: UnB, 2014. v. 1. p. 6-7.

Apresentações de Trabalho
1.
PADOVANI, José H.. The solfège of technical objects: a few notes on the potential contribution of Simondon to sound studies and arts. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PADOVANI, José H.; MANZOLLI, J. . Symbolic regression as a computer-aided music tool for analysis and composition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PADOVANI, José H.. Generating mathematical models for composition and analysis in OM by means of symbolic regression and genetic programming. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PADOVANI, José H.. Relações poéticas e procedimentais entre 'Avalovara', de Osman Lins, e a peça para orquestra de câmara e live-electronics, 'A viagem e o rio'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PADOVANI, José H.. Devaneio, escritura e mediação em 'a viagem e o rio'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PADOVANI, José H.. Fragmentos sobre o sol: reflexões sobre escuta, a escuta de reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PADOVANI, José H.. Recursos computacionais e estratégias de programação em uma peça para dezesseis vozes e eletrônica ao vivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PADOVANI, José H.. "Impedance", "canto diviso", "distâncias azuis" e "heliotrópia": questões poéticas e composicionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Manufatura e programação de controladores: possibilidades de desenvolvimento para aplicação em sistemas musicais interativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PADOVANI, José H.. Heliotrópia: idéias poéticas, técnicas composicionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Sistemas Musicais Interativos: montagem e programação de controladores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PADOVANI, José H.; FREIRE, S. . Sistemas musicais interativos: controladores uni- e bi-dimensionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PADOVANI, José H.. xenophonia, 2014. (Partitura Musical/Outro).

2.
PADOVANI, José H.. lete, 2014. (Partitura Musical/Outro).

3.
RUSSOLO, Luigi ; BELQUER, Daniel ; PADOVANI, José H. . A Arte dos Ruídos, Manifesto Futurista. Rio de Janeiro: Portfolio, Revista Digital da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2014. (Tradução/Artigo).

4.
PADOVANI, José H.. metamorfoses, 2013. (Partitura Musical/Outro).

5.
PADOVANI, José H.. fragmentos sobre o sol. Paris: Babel Scores, 2012. (Partitura Musical/Outro).

6.
PADOVANI, José H.. linee. Paris: Babel Scores, 2011. (Partitura Musical/Outro).

7.
PADOVANI, José H.. a viagem e o rio. Paris: Babel Scores, 2011. (Partitura Musical/Orquestra).

8.
PADOVANI, José H.. impedance. Paris: Babel Scores, 2010. (Partitura Musical/Outro).

9.
PADOVANI, José H.. distâncias azuis. Paris: Babel Scores, 2009. (Partitura Musical/Coral).

10.
PADOVANI, José H.. canto diviso. Paris: Babel Scores, 2008. (Partitura Musical/Orquestra).

11.
PADOVANI, José H.. heliotrópia, 2007. (Partitura Musical/Outro).

12.
PADOVANI, José H.. laudario, 2006. (Partitura Musical/Orquestra).

13.
PADOVANI, José H.. lio, 2006. (Partitura Musical/Orquestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PADOVANI, José H.. LigetiMap - sotware para análise por visualização ( (licenciamento: CC BY-SA 3.0 BR). 2011.

2.
PADOVANI, José H.. a viagem e o rio - aplicativo computacional em SuperCollider (licenciamento: CC BY-SA 3.0 BR). 2011.

3.
PADOVANI, José H.. Cepstrum (Puredata) - algoritmo para a análise e filtragem de envoltórias espectrais e detecção de picos espectrais. 2009.

4.
PADOVANI, José H.. zosc - biblioteca para comunicação via OSC para o ambiente PWGL. 2009.

5.
PADOVANI, José H.. distancias - aplicativo em SuperCollider para a execução da peça "distâncias azuis" (2009), para 16 vozes e eletrônica. 2009.

6.
PADOVANI, José H.. list2lily - conversor de dados musicais em Lisp para escritura musical (via LilyPond). 2008.

7.
PADOVANI, José H.. texturAGs - algoritmos genéticos que geram texturas semelhantes às de G. Ligeti. 2008.

8.
PADOVANI, José H.. eagorajosé - poema algorítmico baseado em obra de Carlos Drummond de Andrade. 2008.

9.
PADOVANI, José H.. Zquant - quantificador para escritura musical de ritmos. 2007.

10.
PADOVANI, José H.. Not I - algoritmos e funções para visualização do ritmo silábico de um texto de Samuel Beckett. 2007.

11.
PADOVANI, José H.. mesa3d - abstração em PD/GEM comandada por um controlador manufaturado. 2007.

12.
PADOVANI, José H.. drunkwriter - análise e reescrita de textos a partir de cadeias de Markov. 2007.

13.
PADOVANI, José H.. Cepstrum (Max/MSP) - algoritmo para a filtragem cepstral do som em tempo real. 2006.

14.
PADOVANI, José H.. Scacciapensieri - sintetizador em tempo real de berimbau-de-boca a partir de várias técnicas de DSP. 2005.

Produtos tecnológicos
1.
PADOVANI, José H.. ArcoIMU - Dispositivo sem-fio de captura inercial de movimentos de arco em cordas friccionadas.. 2011.

2.
PADOVANI, José H.. mesa (controlador musical). 2007.

3.
FREIRE, S. ; PADOVANI, José H. . Montagem de um controlador MIDI a partir de uma mesa analógica de mixagem de áudio e de um microcontrolador BasicStampII. 2006.

Processos ou técnicas
1.
PADOVANI, José H.. aAaA: an attribute aware abstraction architecture allowing arbitrary argument assignment in Pure Data. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
PADOVANI, José H.; MOREIRA, A. L. ; SALES, P. T. ; PASCOAL, M. L. ; FERRAZ, Silvio ; GUBERNIKOFF, C. . Anais do IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2017. (Editoração/Anais).

2.
PADOVANI, José H.. Coordenação Científica do XXIV Congresso da ANPPOM (subárea Sonologia). 2015. ((Coordenação de subárea: Sonologia)).

3.
PADOVANI, José H.. Aprovação em Concurso Público - UNICAMP - áreas: Música Popular:: Música e Tecnologia/Trilhas Sonoras. 2015. (Aprovação em Concurso Público).

4.
PADOVANI, José H.. Universidade Estadual de Campinas (1º lugar) - UNICAMP - áreas: Análise Mus./Instrumentação/Orquestração. 2015. (Aprovação em Concurso Público).

5.
PADOVANI, José H.. Pareceres ad-hoc de trabalhos acadêmicos do XXV Congresso da ANPPOM. 2015. (Parecerista).

6.
PADOVANI, José H.. Coordenação Científica do XXIV Congresso da ANPPOM (subárea: Sonologia). 2014. ((Coordenação de subárea: Sonologia)).

7.
PADOVANI, José H.. Parecerista de trabalhos do 3º Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), UEL. 2014. (Parecerista).

8.
PADOVANI, José H.. Parecerista de trabalhos acadêmicos do XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Parecerista).

9.
PADOVANI, José H.. Parecer ad-hoc para projeto de pesquisa FAPESP. 2014. (Parecerista).

10.
PADOVANI, José H.. Parecer ad-hoc para avaliação de artigo - Revista Opus. 2014. (Parecerista).

11.
PADOVANI, José H.. Participação no comitê de pareceristas do festival 'di_stanze' (Padova). 2014. (Parecerista).

12.
PADOVANI, José H.. Computação aplicada à Música I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Montagemhttp://edu.zepadovani.info/computacao-aplicada-a-musica-i-2013-1-2/).

13.
PADOVANI, José H.. Oficina 'Maquinando sons e processos composicionais: introdução à linguagem SuperCollider'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PADOVANI, José H.. Oficina: introdução a SuperCollider. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PADOVANI, José H.. Aprovação em Concurso Público (1º colocado) - UFPB - áreas: Sonologia/Disciplinas Teóricas. 2012. (Aprovação em Concurso Público).

16.
PADOVANI, José H.. Aprovação em concurso público - UFMG - área: Percepção e Estrut.. 2011. (Aprovação em concurso público).

17.
PADOVANI, José H.. Aprovação em Concurso Público (1º colocado) - UNILA - área: Música. 2010. (Aprovação em Concurso Público).

18.
PADOVANI, José H.. Oficina: introdução aos sistemas musicais interativos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Música
1.
PADOVANI, José H.; BONFIM, Cássia Carrascoza . estreia de 'phátis' (2017), peça para flauta-baixo e live-electronics no concerto de abertura do 16º SBCM. 2017. Composição (estréia).

2.
PADOVANI, José H.. viela. 2016. Composição (estréia).

3.
PADOVANI, José H.. un segno nello spazio. 2015. Composição (estréia).

4.
PADOVANI, José H.; PERGENTINO FILHO, Esmeraldo M. . estreia/difusão audiovisual de 'sem título, 75', perfomance audiovisual interativa. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
PADOVANI, José H.. 'A viagem e o rio', peça usada na trilha de 'O bagre africano de Ataleia', de Bruno Jardim e Aline X. 2014. Trilha Sonora.

6.
PADOVANI, José H.. 'linee' (2011) - estreia. 2013. Composição (estréia).

7.
PADOVANI, José H.. estreia/difusão eletroacústica de 'metamorfoses (2013)', para cl, vn, pn, vc e live-electronics. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
PADOVANI, José H.. 'fragmentos sobre o sol' (2012) - estreia. 2012. Composição (estréia).

9.
PADOVANI, José H.. gravação de "linee", para quarteto de cordas / com The Arditti Quartet. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
PADOVANI, José H.. estreia/difusão eletroacústica de 'metamorfoses (2013)', para cl, vn, pn, vc e live-electronics. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
PADOVANI, José H.; KEHR, Barbara . apresentação de 'canto diviso', para orquestra de cordas / Ostravská Banda (reg. Barbara Kher). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
PADOVANI, José H.; VICTORIO, Roberto . apresentação/estreia de "impedance", para flauta e grupo de câmara / reg: Roberto Victorio. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
PADOVANI, José H.; LANNA, Oiliam J. . estreia/difusão eletronica de "distância azuis" (2009), para 16 vozes e eletr. / reg: Oiliam Lanna. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
PADOVANI, José H.; CANEDO, Sérgio . apresentação de "Heliotrópia", para grupo de câmara / reg: Sérgio Canedo. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
PADOVANI, José H.. apresentação/difusão de "underway I", para eletrônica. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
PADOVANI, José H.. estréia de "canto diviso" para 18 cordas / Orquestral de cordas SESIMINAS/reg: Oiliam Lanna. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
PADOVANI, José H.. estréia de "Lio" para orquestra - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
PADOVANI, José H.. estréia de "Heliotrópia" - Camerata Experimental da FEA (regência: José H. Padovani). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
PADOVANI, José H.; GASTELOIS, A. L. ; NOGUEIRA, Carol ; CASA NOVA, V. L. C. . corRespondentes. 2006. Audiovisual.

20.
PADOVANI, José H.. apresentação de "qual o lado da noite que umedece primeiro?" - SBCM 2005. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
FREIRE, S. ; FERRAZ, Silvio ; MALUFE, Annita ; PADOVANI, José H. ; CAESAR, Rodolfo ; FERREIRA, Flávio . concerto "carte blanche" - 37o Festival de Inverno da UFMG/ Diamantina, MG. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
PADOVANI, José H.. linee. 2011.

2.
PADOVANI, José H.. a viagem e o rio. 2011.

3.
PADOVANI, José H.; KEHR, Barbara ; OSTRAVSKÁ BANDA . Álbum 'Music of Ostrava Days 2011 LIVE' | CD 3 - faixa 2 - 'canto diviso' (2008)'. 2011 (CD).

4.
PADOVANI, José H.. impedance. 2010.

5.
PADOVANI, José H.; MENEZES, Simone . Álbum "Novos Universos Sonoros" | faixa: 6 "canto diviso" | reg.: Simone Menezes. 2009 (CD).

6.
PADOVANI, José H.. "distância azuis" (2009), para 16 vozes e live-electronics. 2009.

7.
PADOVANI, José H.. Álbum "SC140"(The Wire/Dan Stowell) - faixa 12: "basso gettato". 2009 (Album).

8.
PADOVANI, José H.. "underway I", eletrônica. 2009.

9.
PADOVANI, José H.. "basso gettato" - composição generativa/eletrônica/twitter. 2009.

10.
PADOVANI, José H.. canto diviso. 2008.

11.
PADOVANI, José H.; LANNA, Oiliam J. . Álbum "Eu gostaria de ouvir | 2008" | faixa 6: "canto diviso" | reg.: Oiliam Lanna. 2008 (CD).

12.
PADOVANI, José H.; BOSMANS, A. ; NASSIF, R. ; NASCIMENTO, G. ; MORENO, C. . DVD - Concurso Tinta Fresca - Festival 2008 - vídeo da estreia de "lio" (2006) | reg.: Carlos Moreno. 2008 (DVD).

13.
PADOVANI, José H.. Heliotrópia (versão final). 2007.

14.
PADOVANI, José H.. laudario. 2006.

15.
PADOVANI, José H.. lio. 2006.

16.
GASTELOIS, A. L. ; NOGUEIRA, Carol ; PADOVANI, José H. . "correspondentes" - improvisação multimídia / Teatro Marília - Projeto Improvisões. 2006.

17.
PADOVANI, José H.. Heliotrópia (versão preliminar). 2005.

18.
PADOVANI, José H.. tenderna. 2005.

19.
PADOVANI, José H.. I felt a funeral in my brain. 2005.

20.
PADOVANI, José H.. how still the bells in steeples stand. 2005.

21.
PADOVANI, José H.. qual o lado da noite que umedece primeiro?. 2004.

22.
PADOVANI, José H.. mas, o invisto.... 2004.

Demais trabalhos
1.
LACERDA, S. R. R. ; PADOVANI, José H. . Camerata Experimental da Fundação de Educação Artística. 2007 (Direção e coordenação musical) .

2.
LACERDA, S. R. R. ; PADOVANI, José H. . Camerata Experimental da Fundação de Educação Artística. 2006 (Direção e coordenação musical) .

3.
LACERDA, S. R. R. ; PADOVANI, José H. . Camerata Experimental da Fundação de Educação Artística. 2005 (Direção e coordenação musical) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARNEIRO, Marcelo; PADOVANI, José H.; PUIG, Daniel F.. Participação em banca de Magno Caliman. Ifs && Samples: Material Pedagógico. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
JORIO, Ado; PADOVANI, José H.; YEHIA, H. C.; NEVES, B. R. A.. Participação em banca de Tiago Abreu Freitas. Implementação de Sistema para Sonificação de Microscopia de Varredura por Sonda. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MENDES, Rafael S.; PADOVANI, José H.; TAVARES, Tiago Fernandes. Participação em banca de Thiago Rossi Roque. Extração e modulação de descritores sonoros a partir da síntese aditiva fractal. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PRESGRAVE, F. S.; FERRAZ, Silvio; PADOVANI, José H.. Participação em banca de Kalyne Teles Valente. Abordagens de estudo e performance da obra Segundo Responsório Ao Vento para violoncelo solo de Silvio Ferraz. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrdo em Música (Instrumentação Musical)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
MANZOLLI, J.; PADOVANI, José H.; SCHAUB, S. O.; BARREIRO, D. L.; AMORIM, Felipe. Participação em banca de Gabriel Rimoldi de Lima. Metaflauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processos criativos a partir de um instrumento expandido. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GARCIA, D.; PADOVANI, José H.; SIMURRA, Ivan; GIARDINI, M.; ALIRETI, C.. Participação em banca de João Victor Bota. Aproximações e afastamentos entre tradutologia e os processos criativos em transcrições musicais do Rudepoema de Heitor Villa-Lobos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
IAZZETTA, F. H. O.; TOMAS, L. V.; FERRAZ, Silvio; PADOVANI, José H.; VIDEIRA, M.. Participação em banca de Carlos Arthur Avezum Pereira. O silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
MAIA JUNIOR, A.; SCHAUB, S. O.; PADOVANI, José H.; OLIVEIRA, L. F.; BARREIRO, D. L.. Participação em banca de Adriano Claro Monteiro. Medidas sonoras de integração espectro-temporal aplicadas para a segmentação automática de músicas de sons. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MANNIS, J.A.; PADOVANI, José H.; GARCIA, D.; COSTA, R.L.M.; CAZNOK, Yara B.. Participação em banca de Marco Antônio Crispim Machado. Reflexão e Proposta de Composição por meio de Colagens e Citações. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERRAZ, Silvio; PADOVANI, José H.; CATANZARO, Tatiana; VELLOSO, Rodrigo C.; LUNSQUI, A. R.. Participação em banca de Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma: uma abordagem analítica e composicional. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
IAZZETTA, F. H. O.; ALMEIDA, A. Z.; FENERICH, A. S.; GROSSMANN, C. M. V.; VELLOSO, José H. P.. Participação em banca de Vitor Kisil Miskalo. Música?: processos e práticas de criação e performance em um ambiente de pesquisas em sonologia. 2014. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicação e Artes da USP.

Qualificações de Doutorado
1.
MANZOLLI, J.; PADOVANI, José H.; MAIA JUNIOR, A.. Participação em banca de Gabriel Rimoldi de Lima. Eco-improvisação: uma abordagem sobre mediação tecnológica no contexto de interfaces digitais musicais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
PADOVANI, José H.; SCHAUB, S. O.; ROSSETTI, Danilo. Participação em banca de Pedro Henrique Faria. Aspectos técnicos e poéticos da música mista interativa na atualidade: uma investigação analítica e criativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PADOVANI, José H.; TAFFARELLO, Tadeu Moraes; SANTOS, A. R. C.. Participação em banca de Mauricio José da Silva Figueiredo. Considerações analíticas sobre Ebony Concerto e Igor: uma abordagem comparativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CARNEIRO, Marcelo; PADOVANI, José H.; PUIG, Daniel F.. Participação em banca de Magno Caliman. Ifs && Samples: Material Pedagógico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
GARCIA, D.; PADOVANI, José H.; MANZOLLI, J.; TAFFARELLO, Tadeu Moraes. Participação em banca de Ricardo Henrique Serrão. Estudos brasileiros para violão: aspectos de sonoridades nos séculos XX e XXI. 2017.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FUREGATTI, S. H.; PADOVANI, José H.; FREIRE, E.. Participação em banca de Barbara Clemente Albino Silva.A Land to Escape To. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
COSTA, V. F.; PADOVANI, José H.. Participação em banca de Carlos Henrique de Morais Alves.Dois Olhares sobre a Escola de Nova York. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
PADOVANI, José H.; ALVES, J. O.; COSTA, V. F.. Participação em banca de Rafael Diniz Paulino.Música eletroacústica, live-electronics e voz: contextualização e prática criativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição (14311152)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
PADOVANI, José H.; ALVES, J. O.; COSTA, V. F.. Participação em banca de Felipe Grisi Correia Pontes.Um estudo contextual, técnico e criativo da dimensão espacial na composição com live-electronics. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição (14311152)) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
ALVES, J. O.; COSTA, V. F.; PADOVANI, José H.. Participação em banca de Leonardo Alves Torres.Aspectos da aplicação do conceito de invariância no planejamento composicional da peça. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição (14311152)) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
ALVES, J. O.; COSTA, V. F.; PADOVANI, José H.. Participação em banca de Italo Rui Britto Fragoso da Silva.Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos da peça. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição (14311152)) - Universidade Federal da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Análise, composição e pensamento transdutivo. 2017. (Encontro).

2.
Sonologia 2016 - out of phase.The solfège of technical objects: a few notes on the potential contribution of Simondon to sound studies and arts. 2016. (Simpósio).

3.
15º Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Symbolic regression as a computer-aided music tool for analysis and composition. 2015. (Simpósio).

4.
IRCAM Forum Hors les murs - Workshops, São Paulo.Generating mathematical models for composition and analysis in OM by means of symbolic regression and genetic programming. 2015. (Oficina).

5.
I Encontro de Literatura Osmaniana - inNove Noventa.Relações poéticas e procedimentais entre 'Avalovara', de Osman Lins, e a peça para orquestra de câmara e live-electronics, 'A viagem e o rio'. 2014. (Encontro).

6.
SiMN 2014 + matrix on tour."lete" (2014), peça para piano solo. 2014. (Simpósio).

7.
XXIV Congresso da ANPPOM. Acerca da transdução: princípios técnicos, aspectos teóricos e desdobramentos. 2014. (Congresso).

8.
III ETAM - Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Música e visualização: abordagens interativas para análise e composição. 2013. (Encontro).

9.
I Seminário de Pesquisas do NuSom.Situação atual e perspectivas para a sonologia na UFPB. 2013. (Seminário).

10.
XXIII Congresso da ANPPOM. Mecanologia e sonologia: reverberações da modulação em anel no panorama sonoro do século XX. 2013. (Congresso).

11.
1º Virtuosi século XXI.wokshop de composição com Tristan Murail. 2012. (Oficina).

12.
Etchings Festival, 2012."fragmentos sobre o sol" (2012). 2012. (Outra).

13.
IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas.Devaneio, escritura e mediação em "a viagem e o rio". 2012. (Seminário).

14.
XXII Congresso da ANPPOM. 2012. (Congresso).

15.
42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.oficina com "The Arditti Quartet" (gravação da peça"linee", composta a convite do Festival). 2011. (Outra).

16.
Ostrava Days.apresentação de "canto diviso", para 18 cordas / estudante-residente (composição). 2011. (Outra).

17.
"as obras e suas dobras" - seminários do CPMC/Escola de Música - UFMG."Impedance", "canto diviso", "distâncias azuis" e "heliotrópia": questões poéticas e composicionais. 2010. (Seminário).

18.
1º EIMAS - Encontro Internacional de Música e Arte Sonora.Recursos computacionais e estratégias de programação em uma peça para dezesseis vozes e eletrônica ao vivo.. 2010. (Encontro).

19.
3º Seminário de Música Brasileira - UEMG.Compositores debatem a Criação Musical. 2010. (Seminário).

20.
41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão."Impedance", peça para grupo de câmara (obra agraciada com o 1º Lugar no Concurso Camargo Guarnieri de Composição). 2010. (Outra).

21.
XVIII Congresso da ANPPOM. Manufatura e programação de controladores: possibilidades de desenvolvimento para aplicação em sistemas musicais interativos.. 2008. (Congresso).

22.
XVII Congresso da ANPPOM. Heliotrópia: idéias poéticas, técnicas composicionais. 2007. (Congresso).

23.
XV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.Sistemas Musicais Interativos: montagem e programação de controladores. 2006. (Outra).

24.
10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical.apresentação de "qual o lado da noite que umedece primeiro?" - para clarineta e eletrônica ao vivo. 2005. (Simpósio).

25.
XIV Semana de Iniciação Científica.Sistemas musicais interativos: controladores uni- e bi-dimensionais. 2005. (Outra).

26.
XIV Congresso da ANPPOM. Observações análiticas sobre Amazonas de Villa-Lobos, em diálogo com ?Vila-Lobos versus Vila-Lobos? de Mário de Andrade. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PADOVANI, José H.; TAFFARELLO, Tadeu Moraes ; OLIVEIRA, Laiana . cria! - criação, reflexão, imaginação: agora - encontro 1: oficina "Música para voz solo no século XX", com Laiana Oliveira. 2017. (Outro).

2.
MOREIRA, A. L. ; PADOVANI, José H. ; FERRAZ, Silvio ; PASCOAL, M. L. ; SALES, P. T. ; GUBERNIKOFF, C. . IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2017. (Congresso).

3.
PADOVANI, José H.. I Jornada de Sonologia, Criação e Computação Musical da UFPB. 2014. (Outro).

4.
PADOVANI, José H.; GUIGUE, D. ; COSTA, V. F. . "Artesanato Furioso", concerto n.1. 2014. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maurício José da Silva Figueiredo. Concerto de Ébano e Igor: um estudo comparado de duas obras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Pedro Henrique de Faria. Aspectos técnicos e poéticos da música mista para sistemas interativos na atualidade: uma investigação analítica e criativa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, FUNCAMP/FAEPEX. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Diniz Paulino. Música eletroacústica, live-electronics e voz: contextualização e prática criativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.

2.
Felipe Grisi Correia Pontes. Um estudo contextual, técnico e criativo da dimensão espacial na composição com live-electronics. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.

Iniciação científica
1.
Tahbata Mikulski Ali. Investigac a o te cnica e criativa de estrate gias de machine listening e music information retrieval na explorac a o de sons e modelos vocais em contextos de experimentac a o, composic a o e performance de mu sica interativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, FUNCAMP/FAEPEX. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.

2.
Matteo Ciacchi. Investigação de técnicas e estratégias de machine listening aplicadas à criação musical com live-electronics. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Composição (14311152)) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.

3.
Allison Candido Lima Santos. Investigação de técnicas e estratégias de machine listening aplicadas à criação musical com live-electronics. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.

4.
Esmeraldo Marques Pergentino Filho. Investigação de recursos técnicos e estratégias poéticas na vídeo-música interativa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: José Henrique Padovani Velloso.



Outras informações relevantes


2012 - Obtenção de bolsa do "Programme de bourses d'excellence pour étudiants étrangers" (PBEEE) do "Fonds de la recherche du Québec" para realização de estágio de pesquisa na McGill University (IDMIL). A bolsa em questão teve de se recusada pois sua concessão coincidiu com a posse como professor no Departamento de Música da UFPB.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 22:34:43