Ana Paula Celso de Miranda

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  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


é pesquisadora em consumo de moda. Administradora pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dissertação em comportamento de consumo de moda, doutora em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP) com tese em consumo de marcas de moda. Pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda da Universidade de Manchester (Reino Unido) e COPPEAD-UFRJ. Possui cursos pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), pela Georgia University (Estados Unidos), Saint Martins (Inglaterra), Fundação Getúlio Vargas (FGV) - SP. Possui trabalhos publicados em congressos e encontros no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Venezuela, Peru, Itália e Estados Unidos, na edição brasileira da Fashion Theory, na International Journal of Marketing Studies e na revista Dobras. Professora das disciplinas: Moda e Consumo e Moda e Cinema no curso de Design do CAA-UFPE onde é líder do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Implementou, coordenou e foi professores dos cursos sequencial em varejo de moda, da graduação em Design e do MBA em Moda e foi professora do Mestrado em Gestão Empresarial nas disciplinas de Teoria de Consumo e Sistema de Moda da Faculdade Boa Viagem-FBV; foi professora da graduação em Negócios de Moda e da pós-graduação lato sensu em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e a especialização em Cultura de Moda da Universidade Anhembi Morumbi-UAM bem como da pós-graduação Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC-SP. Foi diretora da Modus MKT&Semiótica com clientes internacionais como Lolita (Uruguai), Trista (México), Allegri (Itália) e nacionais como Santana Textiles, Fiat Automóveis, Banco do Brasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, Dryzun Joalheiros, Marcatto, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Lucy in the Sky entre outros. É diretora de marketing da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) onde participação das comissões cientificas do colóquio de moda e onde foi coordenadora Grupos de Trabalho nas temáticas Marketing, Negócios de Moda, Moda e Comunicação e Consumo de Moda desde a terceira edição; bem como da comissão cientifica do CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design e do SIEP-Consumo -Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo. Autora de um capitulo do livro 46 livros de moda que você não pode deixar de ler e do livro 10 anos de Colóquio de Moda, co-autora do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos e autora de Consumo de Moda - a Relação Pessoa-Objeto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Celso de Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, A. P. C. de;MIRANDA, A.P. de;MIRANDA, A.P.;DE MIRANDA, ANA PAULA CELSO;CELSO DE MIRANDA, ANA PAULA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE.
Rodovia BR-104 km 59
Nova Caruaru
55002970 - Caruaru, PE - Brasil
Telefone: (81) 21267771
Fax: (81) 21267771
URL da Homepage: caa@ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Manchester Metropolitan University (Orientador: Angela Peers).
Título: Comportamento de consumo simbólico: a marca como instrumento da relação pessoa-objeto, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: José Augusto Guagliardi.
Palavras-chave: COMPORTAMENTO; consumo; marketing; Moda; simbólico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
1996 - 1998
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Comportamento de consumo de vestuário de moda feminino: uma análise exploratória,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Renato Zancan Marchetti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: COMPORTAMENTO; consumo; marketing; Moda; simbólico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1988 - 1993
Graduação em Administração.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
COPPEAD-UFRJ, COPPEAD-UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2016 - 2016
História do Comportamento do Consumidor. (Carga horária: 20h).
COPPEAD-UFRJ, COPPEAD-UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
General English Program. (Carga horária: 60h).
EC, EC, Estados Unidos.
2015 - 2015
Comportamento do Consumidor Brasileiro. (Carga horária: 20h).
COPPEAD-UFRJ, COPPEAD-UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Seminários de Dissertação. (Carga horária: 20h).
COPPEAD-UFRJ, COPPEAD-UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Seminários Guliz Ger. (Carga horária: 16h).
COPPEAD-UFRJ, COPPEAD-UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Cool Hunting. (Carga horária: 20h).
Central Saint Martins, CSM, Inglaterra.
2005 - 2005
Oficina on-line abordagens pedagógicas interativas. (Carga horária: 20h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Administração de Layout de Loja. (Carga horária: 8h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2002 - 2002
O homem, a mulher, a casa, a loja. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Moda, IBMODA, Brasil.
1994 - 1994
Educação continuada em Marketing. (Carga horária: 40h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Marketing. (Carga horária: 40h).
North Georgia College & State University, NORTHGEORGIA, Estados Unidos.
1992 - 1992
Extensão universitária em Marketing. (Carga horária: 40h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE - CAA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Design - CAA/UFPE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Design de Moda UFPE - CAA

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da graduação em Design das disciplinas: Moda e Consumo Moda e Cinema

Atividades

04/2013 - Atual
Direção e administração, UFPE - CAA, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Design - CAA/UFPE.
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFPE - CAA, .

03/2010 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Moda, Consumo, Comunicação e Sociedade

Educon, EDUCON, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: coordenadora da tutoria virtual, Carga horária: 20

Atividades

04/2003 - 04/2004
Direção e administração, Educon, .

Cargo ou função
Coordenação da Tutoria Virtual.

Faculdade Boa Viagem, FBV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Empregado, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da graduação em Administração de 2000 a 2003 Coordenadora do RECMODA - núcleo de negócios de moda - de 2003 a 2006 Coordenadora do MBA em Moda - FBV desde 2006. Professora do Mestrado em Administração com as seguintes disciplinas: Teorias do Consumo Cultural e Consumo Sistema da Moda Professora das disciplinas no curso de administração: Comunicação empresarial e interpessoal - 2000 a 2001 Administração de Marketing - 2001 a 2002/2007 a 2008 Estratégia Empresarial - 2006 Professora das disciplinas no curso de Design de Moda: Fundamentos da Produção Artistica Professora das disciplinas do MBA em Moda: Cultura e Consumo Pesquisa de Moda Arquitetura de Marcas de Moda

Atividades

01/2008 - 03/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing
10/2006 - 03/2010
Direção e administração, MBA em Moda, .

Cargo ou função
Coordenadora.
09/2006 - 03/2010
Ensino, MBA em Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Arquitetura de Marcas de Moda
Cultura de Consumo
Pesquisa de Moda
04/2006 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Gestão Empresarial, .

01/2006 - 03/2010
Ensino, Mestrado em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura do Consumo
Sistema da Moda
Teorias do Consumo
07/2000 - 03/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
01/2007 - 07/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Empresarial
07/2006 - 12/2006
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Produção Artística II
07/2006 - 12/2006
Ensino, Gestão de Varejo de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia de Comunicação em Moda
02/2003 - 10/2006
Direção e administração, recMODA - Núcleo de Moda, .

Cargo ou função
Coordenadora do recMODA - núcleo de moda.
01/2000 - 03/2003
Direção e administração, Curso de Administração, .

Cargo ou função
Coordenação de Curso de Graduação.
01/2000 - 01/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing
Comunicação Interpessoal e Empresarial
01/2000 - 12/2000
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação interpessoal e empresarial

Faculdade Católica do Ceará - Marista, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora da pós-graduação
Outras informações
Disciplina Moda, cultura e consumo na Pós-graduação - Moda e Marketing

Atividades

03/2007 - 03/2010
Ensino, Especialização em Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Moda, consumo e cultura

Faculdade de Administração de Garanhuns, FAGA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor da especialização, Enquadramento Funcional: não possui
Outras informações
Sou convidada para ministrar aulas em módulos dos cursos de especialização desta instituição.

Atividades

12/2001 - 12/2002
Ensino, Especialização em Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

08/2004 - 03/2010
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação de Moda
Gestão de Novos Produtos

Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora da pós-gradução
Outras informações
Professora da especialização em moda na disciplina de Comportamento do consumidor

Atividades

12/2006 - 03/2010
Ensino, Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento do consumidor

IDÉIAS & CIA, IDÉIAS & CIA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: sócia

Atividades

03/1992 - 02/1994
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Planejamento de Marketing e Comunicação.

ITEC, ITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor visitante

Atividades

11/2007 - 03/2010
Ensino, Especialização em Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing

Manchester Metropolitan University, MMU, Inglaterra.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40


Modus Marketing & Semiótica, MODUS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Sócia
Outras informações
A empresa desenvolve consultorias de marketing para negócios de moda Lucy in the sky ? indústria moda juvenil - São Paulo ? SP (2003) Dryzun joalheiros ? indústria e varejo de jóias - São Paulo ? SP (2003-2004) SEBRAE-PE ? Pólo de confecções do Agreste ? Caruaru ? PE (2003-2004) Grupo de indústrias de moda de Recife (2004) Marcatto ? indústria de acessórios - chapéus e bolsas ? Jaraguá do Sul ? SC (2003) SEBRAE-MT ? Arranjo produtivo local de confecções ? Cerrado Brasil - Rondonópolis (desde 2004) SEBRAE Nacional ? ações de marketing para o setor de moda ? consultoria para 66 empresas de confecção visando a participação na FENIT (2004 ) IBGM ? Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (desde 2004) Banco do Brasil ? tendências de consumo de moda e luxo (2003 a 2005) Ronaldo Fraga ? estilista (desde 2004) FIAT ? indústria de automóveis (2006) Santana Textiles ? indústria têxtil (desde 2006) SENAI- PR ? projeto malharia eco-chic (2007) Plaza Shopping ? varejo ? Recife ? PE (2008)

Atividades

06/2003 - 03/2010
Direção e administração, Modus Marketig & Semiótica, .

Cargo ou função
Diretora.

Pontificia Universidade Católica, PUCPR/ISAD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: empregado

Atividades

11/1998 - 12/1999
Ensino, Especialização em marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em marketing
Pesquisa de Mercado
05/1998 - 12/1999
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Novos Empreendimentos
05/1998 - 12/1999
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Pontifícia Universidade Católica - Chile, PUC, Chile.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultora

Atividades

02/2006 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
consultora MECESUP - conteúdos de design de moda.

Serviço de Apoio a Pequena e Micro Empresa, SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: empregado

Atividades

03/1994 - 09/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, .

Cargo ou função
Consultora de marketing e monitora dos consultores externos em todas as áreas gerenciais.

Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: professor horista e consultor, Enquadramento Funcional: não possui
Outras informações
Enquanto consultora foi desenvolvido todo o material didático dos módulos de marketing para o Curso de Estilismo Industrial para a Região Sul.

Atividades

07/1999 - 12/1999
Ensino, Estilismo Industrial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing de moda

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: professor da especialização, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da graduação e pós-graduação.

Atividades

01/2005 - 07/2006
Ensino, Cultura de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção de imagem de marca
03/2004 - 07/2006
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Comunicação
Estudos da Moda
Introdução a administração
01/2004 - 07/2006
Ensino, Jornalismo de Moda e Estilo de Vida, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção e Consumo de Informação
01/2004 - 07/2006
Ensino, MBA em Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
08/1999 - 01/2005
Ensino, Cultura de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Moda e comunicação

Universidade de Vila Velha, UVV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor horista

Atividades

03/2005 - 03/2010
Ensino, Design e Produção de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Moda

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor horista
Outras informações
professora da pós-graduação

Atividades

03/2005 - 05/2005
Ensino, Design de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Influências Ambientais na Moda

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor cursos de extensão
Outras informações
Curso de Cool hunting


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

03/2002 - 03/2002
Ensino, Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento estratégico

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Revisor - Comitê cientifico, Enquadramento Funcional: convidada


Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, ABEPEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Diretora de Marketing, Enquadramento Funcional: Diretora de Marketing



Linhas de pesquisa


1.
Pessoas, Organizações e Mercado
2.
Grupo de Estudos - Consumo de Moda
3.
Grupo de Estudo de Consumo de Moda (G-COMO)

Objetivo: Analisar o consumo sob uma perspectiva simbólica, em que este é assumido como expressão cultural..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: COMPORTAMENTO; consumo; Moda.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
NARRATIVAS DOS HOMENS SOBRE SIGNIFICAÇÃO DE MARCA E MODA
Descrição: Este estudo objetiva apresentar um método de análise para identificar e, consequentemente, atribuir elementos constitutivos da marca de moda em relações de consumo por meio da análise do discurso dos consumidores masculinos sobre a sua relação com as marcas de moda em seu cotidiano. O estudo usará de métodos qualitativos de pesquisa como entrevista em profundidade a partir da história de vida. Como resultado das análises serão desenvolvidas categorias que permitam que pesquisadores e estrategistas analisem os discursos dos consumidores como produtores de significação para a narrativa das marcas, proporcionando a compreensão dos processos de significação que são reconhecidos pelo grupo e/ou oferecidos pela marca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Consumo de Moda Masculina
Descrição: O propósito deste estudo é a partir da perspectiva simbólica analisar as marcas de moda como objetos de consumo dos símbolos que permitem aos seus consumidores que se comuniquem socialmente. A contribuição acadêmica e prática deste estudo para o entendimento do consumo simbólico estão na busca dos fatores que, ao estarem presentes na relação pessoa-objeto, transforma a marca em mito, fazendo com que o consumidor não compre o objeto em si, mas a sua narrativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante.
2010 - 2015
CULTURA POP, COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSUMO DE MODA
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo mapear as relações da mídia e da cultura pop com a produção e o consumo de moda a partir da segunda metade do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Amilcar Almeida Bezerra - Coordenador.
2010 - 2015
Narrativas das Marcas
Descrição: objetivo do estudo proposto está em descobrir, através da análise nas páginas marcárias do facebook de moda nacionais, quais relações simbólicas explicam melhor o fenômeno de adoção de moda no contexto cultural brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Amilcar Bezerra - Integrante.
2009 - 2012
Consumo de Acessórios de Moda
Descrição: O consumo dentro de uma perspectiva sociológica é foco de estudos pela sua importância no contexto da sociedade contemporânea. Uma rede de significados passa a envolver o ato de consumir e nessa relação de troca as pessoas buscam ser na medida em que possuem. Esse poder pela posse trás o sentimento de prazer, considerado por Douglas e Isherwood (2006) como a visão hedonista do consumo. Assim no sistema de consumo, a moda, os objetos, publicidade, bens, serviços e lojas são presenças na vida em sociedade. Assim, o propósito deste estudo é identificar os fatores relevantes para o consumo de acesssórios de moda nas cidades de Recife e Caruaru no Estado de Pernambuco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2010 - Atual
Diálogos de Moda e Marketing
Descrição: Diaálogos sobre comportamento de consumo, Identidade da marca, consultoria Coletiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / Isabele Barros - Coordenador.
2009 - Atual
Quintas de Moda
Descrição: O projeto tem por objetivo despertar o interesse, incentivar o intercâmbio interinstitucional e proporcionar apoio e troca de conhecimento nos estudos relacionados a Moda no cotidiano da comunidade universitária. Os eventos (palestras, oficinas e exposições) serão realizados sempre às quintas-feiras, como pelo menos um encontro ou atividade por mês nas dependências do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / Manoel Guedes Alcoforado Neto - Integrante / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador.
2009 - Atual
Bordadeiras de Passira: Identidade cultural e fashion branding
Descrição: Desenvolvimento e monitoramento de planejamento de marketing estratégico, visando elaborar e executar ações em relação à produto, distribuição, comunicação e preço a partir do diagnóstico da identidade cultural de moda do bordado de Passira. Também, serão desenvolvidas ações, visando ações de contágio marcárias entre a Associação das Mulheres Artesãs de Passira como fornecedoras de serviços de bordados para marcas de moda em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2015
Projeto pedagógico do curso de pós-graduação (mestrado) na área de design
Descrição: Comissão temporária para elaboração do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2007 - 2010
Periódico: Administração de Empresas em Revista (1676-9457)
2007 - Atual
Periódico: Dobras ISSN: 2358-0003


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Dobras
2009 - Atual
Periódico: Modapalavra E-periódico
2016 - Atual
Periódico: Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: MODA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Gilda de Mello e Souza, ABEPEM.
2014
Prêmio Gilda de Mello e Souza, ABEPEM.
2006
Doutora, FEA - USP - Universidade de São Paulo.
2002
Prêmio ANPAD, ANPAD.
1998
Mestre, Universidade Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, DIANE2017SILVA, DIANE ; ALMEIDA BEZERRA, AMÍLCAR ; COUTINHO PEPECE, OLGA MARIA ; CELSO DE MIRANDA, ANA PAULA . Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, p. 71, 2017.

2.
DE MIRANDA, ANA PAULA CELSO2016DE MIRANDA, ANA PAULA CELSO; MACIEL, EDUARDO JORGE CARVALHO ; PEPECE, OLGA MARIA COUTINHO . Meaning and Values in the Consumption of Fashion by Men. International Journal of Marketing Studies, v. 8, p. 97-104, 2016.

3.
MIRANDA, A. P. C. de2015MIRANDA, A. P. C. de; BEZERRA, A. A. . Diálogos entre marcas de moda e narrativa cinematográfica em Anna Karenina. Dobras (Barueri, SP), v. 8, p. 24-28, 2015.

4.
GARCIA, C.2014GARCIA, C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Consumo moda. Dobras (Barueri, SP), v. 07, p. 39-39, 2014.

5.
GARCIA, C.2013GARCIA, C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Culture and Identity in Brazilian Fashion: a semiotic approach. Online Journal of Communication and Media Technologies, v. 01/2013, p. 25-35, 2013.

6.
MIRANDA, A. P. C. de2013MIRANDA, A. P. C. de; Monçores, Aline . Esse tal de Espirito do Tempo.... Dobras (Barueri, SP), v. 6, p. 53-59, 2013.

7.
LEITE, Charles2013LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo ; MIRANDA, A. P. C. de ; SANTOS FILHO, Abilio G. . Design dos equipamentos de proteção individual: em prol de artefatos brasileiros com atributos ergonômicos. Occupational Safety and Hygiene - SHO2013, v. 1, p. 191-192, 2013.

8.
MIRANDA, A. P. C. de;MIRANDA, A.P. de;MIRANDA, A.P.;DE MIRANDA, ANA PAULA CELSO;CELSO DE MIRANDA, ANA PAULA2009MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, M. C. ; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de . Moda: Uma questão de envolvimento. Revista Eletrônica do Coletivo Estudos de Estética, v. 1, p. 1-12, 2009.

9.
MIRANDA, A. P. C. de2007MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Marcas de Moda: Aspectos Funcionais e Simbólicos. Dobras (Barueri, SP), v. 1, p. 82-89, 2007.

10.
MIRANDA, A. P. C. de2003MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; LEAO, A. L. M. S. . Moda e Envolvimento: cada cabide, uma sentença. RIMAR. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, p. 1, 2003.

11.
MIRANDA, A. P. C. de2002 MIRANDA, A. P. C. de. Mitos femininos do cinema: uma tipologia de consumidoras de moda?. Fashion Theory (Oxford), São Paulo, v. 1, n.1, p. 121-132, 2002.

12.
MIRANDA, A. P. C. de;MIRANDA, A.P. de;MIRANDA, A.P.;DE MIRANDA, ANA PAULA CELSO;CELSO DE MIRANDA, ANA PAULA2002MIRANDA, A. P. C. de; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de . Symbolic Behavior: Consumption and Socialization. Revista Gestão do Conhecimento (Curitiba), v. 1, p. S/N-S/N, 2002.

13.
MIRANDA, A. P. C. de2001MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; MELLO, S. C. B. . Moda: uma questão de envolvimento. DeSignis (Barcelona), Barcelona, v. 1, n.1, p. 143-158, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Moda: a Relação Pessoa-Objeto. 1. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. v. 1. 127p .

2.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. 1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. v. 01. 126p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, A.P. de. Colóquio de Moda: 10 anos. In: Castilho, Kathia; Mattos, Maria de Fátima. (Org.). 10 anos de Colóquio de Moda. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, v. , p. 60-70.

2.
MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; LIMA, C. S. ; MORAIS, H. M. ; SILVA, J. A. N. ; ARRUDA, J. B. ; ALMEIDA, R. R. T. . Consumo de acessórios de moda: um é pouco, dois é bom e muitos é bom demais!. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo Práticas e NArrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 125-134.

3.
MIRANDA, A. P. C. de. O coração da sociedade moderna de consumo. In: Camila Perlingeiro. (Org.). 46 livros de moda que você não pode deixar de ler. 1ed.Rio de Janeiro: Memória Visual, 2007, v. 1, p. 10-12.

4.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; MELLO, S. C. B. . Moda: uma Questão de Envolvimento. In: Lucrecia Escudeiro Chauvel.. (Org.). deSignis - La Moda: Representaciones e Identidad. 1ed.Barcelona: Editorial Gedisa, 2001, v. 1, p. 143-158.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Está tudo tão fast neste fashion. L'Officiel, p. 36 - 39, 01 set. 2010.

2.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo como antropofagia. L'Oficiel Brasil, São Paulo, p. 162 - 162, 01 jul. 2007.

3.
MIRANDA, A. P. C. de. Relação Interpessoal: a competência básica. Jornal do Commercio, Recife, 15 out. 2000.

4.
MIRANDA, A. P. C. de. Moda: uma carteira de identidade. Jornal do Commercio, 24 set. 2000.

5.
MIRANDA, A. P. C. de. Sua alma, sua palma. Jornal do Commercio, 28 maio 2000.

6.
MIRANDA, A. P. C. de. Marketing...mas o que é isso, mesmo?. Direção Empresarial, p. 12 - 13, 01 ago. 1995.

7.
MELLO, S. C. B. ; MIRANDA, A. P. C. de . MERCOSUL - Qual a parte que nos cabe neste latifúndio?. Jornal FCAP, Recife, 16 mar. 1993.

8.
MIRANDA, A. P. C. de. Carteira de Identidade Profissional. Moda Brasil.

9.
MIRANDA, A. P. C. de. Porque marketing é fundamental. Moda Brasil.

10.
MIRANDA, A. P. C. de. O impacto do São Paulo Fashio Week no consumo. Moda Brasil.

11.
MIRANDA, A. P. C. de. Moda, propaganda e comportamento. Moda Brasil.

12.
MIRANDA, A. P. C. de. Da série mistérios da humanidade: o que os consumidores querem?. Moda Brasil.

13.
MIRANDA, A. P. C. de. O ciclo de vida da moda. Moda Brasil.

14.
MIRANDA, A. P. C. de. Ameaças e oportunidades no mundo dos negócios de moda. Moda Brasil.

15.
MIRANDA, A. P. C. de. Compreendendo o consumidor. Moda Brasil.

16.
MIRANDA, A. P. C. de. Qual é a parte que te cabe neste mercado?. Moda Brasil.

17.
MIRANDA, A. P. C. de. Inimigo meu?. Moda Brasil.

18.
MIRANDA, A. P. C. de. A solução dos nossos problemas. Moda Brasil.

19.
MIRANDA, A. P. C. de. Mercado, mercado meu. Que tipo de produto sou eu?. Moda Brasil.

20.
MIRANDA, A. P. C. de. O fashion cada vez mais lúdico. Moda Brasil.

21.
MIRANDA, A. P. C. de. Pernambuco está na moda. recmoda.

22.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . INFLUENCIADORES E HÁBITOS DE MÍDIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMO DE MODA - PARTE 5. recmoda.

23.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . INFLUENCIADORES E HÁBITOS DE MÍDIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMO DE MODA - PARTE 4. recmoda.

24.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . INFLUENCIADORES E HÁBITOS DE MÍDIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMO DE MODA - PARTE 3. recmoda.

25.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . INFLUENCIADORES E HÁBITOS DE MÍDIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMO DE MODA - PARTE 2. recmoda.

26.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . INFLUENCIADORES E HÁBITOS DE MÍDIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMO DE MODA - PARTE 1. recmoda.

27.
MIRANDA, A. P. C. de. Talvez eu seja a solução dos seus problemas. recmoda.

28.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . ENVOLVIMENTO COM MODA X ATITUDE DE MODA. recmoda.

29.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . ATITUDE DE MODA. recmoda.

30.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . ENVOLVIMENTO: OBJETOS DE DESEJO. recmoda.

31.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Moda: Objeto de Desejo. recmoda.

32.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?. recmoda.

33.
MIRANDA, A. P. C. de. Ronaldo Fraga - a estratégia do sonho. recmoda.

34.
MIRANDA, A. P. C. de. Moda e carnaval: oportunidade de negócio. recmoda.

35.
MIRANDA, A. P. C. de. Da Sulanca para o mundo. recmoda.

36.
MIRANDA, A. P. C. de. EMPREITADA FASHION: Diferenciando pela valorização dos fashion designers nacionais. recmoda.

37.
MIRANDA, A. P. C. de. Os desfiles de moda. recmoda.

38.
MIRANDA, A. P. C. de. Comportamento de moda na Inglaterra. moda brasil.

39.
MIRANDA, A. P. C. de. Swarovski e country of origin. moda brasil.

40.
MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . DNA da Imagem de Moda. L'Officiel Brasil.

41.
MIRANDA, A. P. C. de. A alma do negócio. Moda Brasil.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Domingues, I. ; MIRANDA, A.P. de . Consumo de Ativismo: Dinâmicas de Mercado, Arquétipos e Moeda Social.. In: IX ENEC - Encontro Nacional de Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX ENEC, 2018.

2.
MIRANDA, A.P. de; CASOTTI, L. ; Chevitarese, L. . Saia de Homem: Discurso de Moda como Discurso de Poder. In: 13º Coloquio de Moda, 2017, Bauru. Anais do 13º Colóquio de Moda, 2017.

3.
MIRANDA, A.P. de; MACIEL, E. J. C. ; PEPECE, O. M. C. . MEANING AND VALUES IN THE CONSUMPTIONOF FASHION BY MEN. In: Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE, 2016, Buenos Aires. Anais do Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE, 2016.

4.
MIRANDA, A.P. de; ROCHA, A. R. . CONSUMPTION AND CONSTRAINT: MUSLIM WOMEN, FASHION AND IDENTITY. In: Congresso Internacional de Moda e Desing - CIMODE, 2016, Buenos Aires. Anais do Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE, 2016.

5.
PERPETUO, F. L. ; PEPECE, O. M. C. ; MIRANDA, A.P. de . 'Mãe, cadê aquela roupa?': a Decisão do Descarte de Roupas Infantis e Seus Influenciadores. In: XL ENANPAD, 2016, Costa do Sauípe. Anais do XL ENANPAD, 2016.

6.
CHISTINO, J. M. M. ; MIRANDA, A. P. C. de . CONSUMO DE MODA: ORIENTADA POR MODA OU(E) MARCA OU NENHUMA DAS ANTERIORES?. In: 11º Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Anais do 11º Colóquio de Moda, 2015.

7.
MIRANDA, A.P. de; BEZERRA, A. . Anna Karenina: o figurino como instrumento da narrativa de marcas no cinema. In: 10º Colóquio de Moda, 2014, Caxias do Sul. Anais do 10º Colóquio de Moda, 2014.

8.
MORAIS, H. M. ; MIRANDA, A.P. de . Como usar netnografia para analisar atividades marcárias no Facebook. In: 10º Colóquio de Moda, 2014, Caxias do Sul. Anais do 10º Colóquio de Moda, 2014.

9.
Leopoldino, M. ; MIRANDA, A.P. de . Os papéis de consumo da moda nas familias da classe C. In: 10º Colóquio de Moda, 2014, Caxias do Sul. Anais do 10º Colóquio de Moda, 2014.

10.
MIRANDA, A.P. de; BEZERRA, A. A. . Narrative of brands in the male universe of the great gatsby. In: 2º CIMODE - international fashion and design congress, 2014, Milão. 2º CIMODE, 2014.

11.
MIRANDA, A.P. de; Almeida, Tatiana Toraci Gois . how do we signify luxury consumption in everyday life?. In: 2º CIMODE - international fashion and design congress, 2014, Milão. 2º CIMODE, 2014.

12.
MORAIS, H. M. ; MIRANDA, A. P. C. de . O Universo Lúdico da Marca Enjoy no Facebook por meio das Atividades Marcárias. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração - ENANPAD, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII ENANPAD 2013, 2013.

13.
SILVA, SUELMA ; SANTOS, JARDEL ; MIRANDA, A. P. C. de . Diário de quem?! Análise da influência da série The Carrie's Diaries sobre suas fãs. In: 9º Colóquio de Moda - 6º edição internacional, 2013, Fortaleza. Anais do 9º Colóquio de Moda - 6º edição internacional, 2013.

14.
GARCIA, C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Culture and identity in brazilian fashion: a semiotic approach. In: International Conference on Communication, Media, Technology and Design - ICCMTD, 2012, Istambul. ICCMTD - 2012: Conference Proceedings, 2012. p. 126-128.

15.
CHISTINO, J. M. M. ; MIRANDA, A. P. C. de . VALOR SIMBÓLICO / EXPRESSIVO DO CONSUMO DE VESTUÁRIO FEMININO EM DIFERENTES ORIENTAÇÕES DE COMPRA ÀS MARCAS E/OU À MODA. In: CLADEA 2012, 2012, Lima. Proceedings cladea 2012, 2012.

16.
PENNA, Águeda Maria Freitas da S. ; MIRANDA, A. P. C. de . As Impressões do Consumidor sobre o Ambiente de Loja de Moda. In: 7º Colóquio de Moda, 2011, Maringá. Anais do 7º Colóquio de Moda, 2011.

17.
Almeida, Tatiana Toraci Gois ; MIRANDA, A. P. C. de . Tiaras são para sempre: Significação de Luxo na Vida Cotidiana. In: 7º Colóquio de Moda, 2011, Maringá. Anais do 7º Colóquio de Moda, 2011.

18.
MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Estética para um ritmo: Construção da Identidade de Moda em Movimentos Culturais. In: 7º Colóquio de Moda, 2011, Maringá. Anais do 7º Colóquio de Moda, 2011.

19.
MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . DNA da Imagem de Moda. In: V Colóquio Nacional de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009.

20.
ARAUJO, A. G. ; MIRANDA, A. P. C. de . QUIBAANA - ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR QUE UTILIZA PRODUTOS ECOFASHION. In: V Colóquio Nacional de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009.

21.
PENNA, Águeda Maria Freitas da S. ; MIRANDA, A. P. C. de ; Almeida, Tatiana Toraci Gois . Vitrinas de Moda: ?Cenários da Vida? do Consumidor. In: V Colóquio Nacional de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009.

22.
FORMIGA, B. ; MIRANDA, A. P. C. de . FUTURO DO PRETÉRITO: UMA ANÁLISE DO FIGURINO DE FILMES FUTURISTAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA. In: V Colóquio Nacional de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009.

23.
MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Identidade Cultural e Consumo: Uma reflexão Histórica sobre Hábitos de Consumo de Moda da Sociedade Recifense. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Marketing - EMA, 2008, Curitiba. Anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Marketing - EMA, 2008.

24.
Almeida, Tatiana Toraci Gois ; MIRANDA, A. P. C. de . Celulares de Luxo: Quais os Valores Pessoais desse Consumo?. In: SEMEAD, 2008, São Paulo. Anais do SEMEAD - FEA-USP, 2008.

25.
PENNA, Águeda Maria Freitas da S. ; LEAO, A. L. M. S. ; MIRANDA, A. P. C. de . Competências requeridas ao vendedor de ?classe alta? no varejo de moda: Expectativas cruzadas entre consumidor, o gerente, o proprietário e o próprio vendedor. In: SEMEAD, 2008, São Paulo. Anais do SEMEAD-FEA-USP, 2008.

26.
MIRANDA, A. P. C. de. O (nem tão) estranho mundo de consumo das marcas de moda. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais do V Colóquio de Moda, 2008.

27.
Reis, G.U.M. ; MIRANDA, A. P. C. de . O que é uma marca de moda alternativa?. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais do IV Colóquio de Moda, 2008.

28.
MIRANDA, A. P. C. de; ARAÚJO, Cristiane Soares de . Estudo da identidade da marca Salttarello. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais do IV Colóquio de Moda, 2008.

29.
PENNA, Águeda Maria Freitas da S. ; MIRANDA, A. P. C. de ; LEAO, A. L. M. S. . Vendedor "nota 10": quais são as expectativas do consumidor de "classe alta" de moda feminina?. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais do IV Colóquio de Moda, 2008.

30.
MIRANDA, A. P. C. de. Por um sentido na vida: consumo de marcas de moda. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. Anais do ENANPAD, 2007.

31.
MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Reflexões entre possíveis relações entre as Modas da Sociedade Açucareira e o Consumo Sócio-Teatral: Reproduções do Estilo de Vida Casa Grande e Senzala?. In: Colóquio de Moda, 2007, Belo Horizonte. III Colóquio de Moda, 2007.

32.
MIRANDA, A. P. C. de. Descosturando Helena: uma análise do discurso da consumidora de moda. In: II Colóquio de Moda, 2006, Salvador. Anais do II Colóquio de Moda, 2006.

33.
MIRANDA, A. P. C. de; LEAO, A. L. M. S. . Uma reflexão da trajetória da pesquisa de consumo.. In: 3º Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2006, Rio de Janeiro. 3º Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2006. v. 3.

34.
MIRANDA, A. P. C. de; Morais, Michael Medeiros de ; Araújo, Oriana M. Duarte ; Leite, Iracema Tatiana Ribeiro . Estilo e contestação. Investigações sobre a gênese das modas marginais. In: Congresso Intercom, 2005, Rio de Janeiro. Anais do CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2005. v. 28.

35.
MIRANDA, A. P. C. de; SOUZA, B. C. ; BARBOSA JUNIOR, L. P. . Obstáculos à Interdisciplinaridade: os alunos e suas interpretações dos diferentes tipos de disciplinas. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2002, Salvador. Anais do ENANPAD, 2002.

36.
MIRANDA, A. P. C. de; LEAO, A. L. M. S. ; GARCIA, C. . Percepção de risco na compra virtual de artigos de moda : um estudo exploratório. In: XXII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002, Curitiba. Anais do ENEGEP, 2002.

37.
LEAO, A. L. M. S. ; MIRANDA, A. P. C. de ; GARCIA, C. . Como Comunicar uma "percepção de segurança" da moda virtual? - Um Estudo Exploratório Sobre Percepção de Risco na Compra de Artigos de Moda Via Internet. In: Intercom, 2002, Salvador. Anais do XXV Intercom, 2002.

38.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; LEAO, A. L. M. S. . Moda e envolvimento: cada cabide, uma sentença. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2001, Campinas. Anais do ENANPAD, 2001.

39.
LEAO, A. L. M. S. ; MIRANDA, A. P. C. de ; BARROS, M. A. B. . ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS ECONÔMICA E SIMBÓLICA NA CONSTRUÇÃO DAS MENSAGENS DE PROPAGANDA. In: Congresso Brasileiro de Comunicação, 2001, Campo Grande. Anais do Intercom, 2001.

40.
MIRANDA, A. P. C. de; LEAO, A. L. M. S. ; BARROS, M. A. B. . Uso Integrado da Perspectiva Econômica e da Perspectiva de Consumo Simbólico: uma Análise do Critério de Escolha do Consumidor.. In: EnEGEP, 2001, Salvador. Anais do XXI EnEGEP, 2001.

41.
MIRANDA, A. P. C. de; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . EXISTE MAIS ENTRE O CONSUMIDORE SUAS POSSES DO QUE SUPÕE A NOSSA VÃ FILOSOFIA: UMA REVISÃO CRÍTICA SOBRE O CONSUMO SIMBÓLICO. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. Anais do Intercom, 2000.

42.
MIRANDA, A. P. C. de; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . BRASIL, JAPÃO E ESTADOS UNIDOS: ANALISANDO O COMPORTAMENTO DE COMPRA E VALORES CULTURAIS. In: INTERCOM, 2000, Manaus. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000.

43.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . Fashion, society and consumption: influences and interactivity. In: Business Association Latin American Studies, 2000, Caracas. Anais do BALAS, 2000.

44.
MELLO, S. C. B. ; OLIVEIRA, P. A. S. ; DUTRA, H. F. ; MIRANDA, A. P. C. de . Qualidade percebida no curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco.. In: CLADEA, 2000, Barcelona. XXXV - Asamblea Anual do CLADEA, 2000.

45.
MIRANDA, A. P. C. de; MARCHETTI, R. ; PRADO, P. . Moda e autoconceito: produtos como símbolos do eu. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do ENANPAD, 1999.

46.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; MELLO, S. C. B. . A MODA COMO ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO: UMA FORMA DE EXPRESSÃO E INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1999, Rio de Janeiro. Anais do INTERCOM, 1999.

47.
MIRANDA, A. P. C. de; MARCHETTI, R. ; PRADO, P. . ? Women fashion consumer behavior: an exploratory study?. In: Business Association of Latin American Studies, 1999, New Orleans. Anais do BALAS, 1999. p. 601-610.

48.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Comunicação e Publicidade na Moda. In: Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, 1998, Blumenau. Anais do CONTEC, 1998.

49.
MIRANDA, A. P. C. de; MELLO, S. C. B. ; Letícia Colares Vilela . Country-of-origin: a imagem de um país e como ela reflete nos seus produtos e serviços.. In: IX ENANGRAD - ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1998, Itu-SP. Anais do IX ENANGRAD, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Brito, L. ; PEPECE, O. M. C. ; Camilo, E. ; MIRANDA, A.P. de . (Religiou) Scapular and Devotion: Extended Self and Sacralization. In: Association for Consumer Research - Latin American, 2017, Cali. Latin American Advances in Consumer Research, 2017. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEPECE, O. ; MIRANDA, A.P. de . Pérolas, Thatcher e Processos de Ressignificação de Gênero. In: IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX ENEC, 2018.

2.
MIRANDA, A.P. de; CASOTTI, L. . Tipologia da Resistência: Quem São os Homens de Saia que Habitam as Bolhas de Consumo. In: IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX ENEC, 2018.

3.
MIRANDA, A. P. C. de. Compreendendo o consumidor feminino. In: 8º CONTEC - Congresso Nacional de Tecnologia da Confecção, 2002, Blumenau. 8º CONTEC - Congresso Nacional de Tecnologia da Confecção, 2002.

4.
MIRANDA, A. P. C. de; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . The relation ?teachers versus students? and their roles: the success way to education in business schools. In: The Business Association of Latin American Studies, 2001, San Diego. Anais do BALAS, 2001. p. 78-78.

5.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; MELLO, S. C. B. . Fashion: object of desire. In: Business Association of Latin American Studies, 2001, San Diego. Anais do BALAS, 2001. p. 428-428.

6.
MIRANDA, A. P. C. de; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . Simbolic behavior: consumption and socialization. In: Business Association of Latin American Studies, 2001, San Diego. Anais do BALAS, 2001. p. 101-101.

7.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. ; PEPECE, O. M. C. ; MELLO, S. C. B. . Influenciadores e hábitos de mídia no comportamento do consumo de moda. In: Congreso Latinoamericano de Ciencias de la Comunicacion, 2000, Santiago. ALAIC 2000, 2000. p. 121-121.

8.
MELLO, S. C. B. ; MIRANDA, A. P. C. de . O Marketing e os Serviços aos Consumidores. In: XIVEncontro Anual da ANPAD, 1990, Florianópolis. XIV ENANPAD, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, A.P. de; CASOTTI, L. . Tipologia da Resistência: Quem São os Homens de Saia que Habitam as Bolhas de Consumo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Domingues, I. ; MIRANDA, A.P. de . Consumo de Ativismo: Dinâmicas de Mercado, Arquétipos e Moeda Social.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEPECE, O. M. C. ; MIRANDA, A.P. de . Pérolas, Thatcher e Processos de Ressignificação de Gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MIRANDA, A.P. de. Moda e Restrição ao Consumo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIRANDA, A.P. de. Moda e Empreendedorismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MIRANDA, A.P. de. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MIRANDA, A.P. de; MACIEL, E. J. C. ; PEPECE, O. M. C. . MEANING AND VALUES IN THE CONSUMPTIONOF FASHION BY MEN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MIRANDA, A.P. de; ROCHA, A. R. . CONSUMPTION AND CONSTRAINT: MUSLIM WOMEN, FASHION AND IDENTITY. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PERPETUO, F. L. ; PEPECE, O. M. C. ; MIRANDA, A. P. C. de . Mãe, Cadê Aquela Roupa??: A decisão do descarte de roupas infantis e seus influenciadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MIRANDA, A.P. de. Bate-papo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MIRANDA, A.P. de; BEZERRA, A. . Anna Karenina: o figurino como instrumento da narrativa de marcas no cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MORAIS, H. M. ; MIRANDA, A.P. de . Como usar netnografia para analisar atividades marcárias no facebook. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MIRANDA, A.P. de; BEZERRA, A. A. . Narrative of brands in the male universe of the great gatsby. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MIRANDA, A.P. de; Almeida, Tatiana Toraci Gois . how do we signify luxury consumption in everyday life?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MIRANDA, A.P. de. Consumption and value: Fashion and Design Narratives in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Moda no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Almeida, Tatiana Toraci Gois ; MIRANDA, A. P. C. de . Tiaras são para Sempre: Significação de Luxo na Vida Cotidiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MIRANDA, A. P. C. de. Impressões do Consumidor sobre o Ambiente da Loja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Moda: Estudos e Narrativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MIRANDA, A. P. C. de. Estética para um Ritimo Construção da Identidade de Moda em Movimentos Culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MIRANDA, A. P. C. de; LEAO, A. L. M. S. . Uma reflexão da trajetória da pesquisa de consumo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Pesquisa: O consumo de acessórios de moda e a sustentabilidade do APL de Moda do Agreste pernambucano 2011 (Elaboração de projeto de captação de recurso para pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Avaliador do EMA. 2008.

2.
MIRANDA, A. P. C. de. Avaliador de trabalhos do ENEPQ. 2007.

3.
MIRANDA, A. P. C. de. Avaliador de trabalhos do XXX EnANPAD. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, A. P. C. de. A influência da TV na moda e no comportamento. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; BEZERRA, A. A. . G-como. 2012; Tema: grupo de pesquisa em consumo de moda. (Rede social).

2.
MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; BEZERRA, A. A. . G-como. 2012; Tema: Consumo de Moda. (Rede social).

3.
BEZERRA, A. A. ; SILVA, C. R. L. ; Lopes, M. T. ; MIRANDA, A. P. C. de . G-COMO Grupo de estudos Consumo de Moda. 2012; Tema: Consumo de Moda. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, A.P. de. Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2016. (Editoração/Anais).

2.
MIRANDA, A.P. de. Consumo simbólico, significado das marcas e consumo de moda. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Moda, Significado das Marcas e Consumo de Moda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MIRANDA, A. P. C. de. Construção de Imagem de Marca. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MIRANDA, A. P. C. de. Construção de Imagem de Marca de Moda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MIRANDA, A. P. C. de. Cool hunting - Projeto Orientado de Pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MIRANDA, A. P. C. de. Moda e comunicação - Módulo: Comunicação e Moda. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de pós-graduação on line).

8.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Moda & Mercado - a teoria na prática. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . Marketing de Moda. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Farias A. S; PEPECE, O. M. C.; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Bianca Gabriely Ferreira Silva. Consumo de Produtos de Estética Capilar: sacrificio, autoimagem e rituais de embelezamento. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
DANTAS, A. G. A.; ARAUJO, A. C.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Virginia Maria Borges de Azevedo. O sujeito-colagem da estética contemporânea - antimoda jovem na UFRN. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MARTINS; BARROS; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Gabriela Yoshie Nakayama. Desenvolvimento de produtos de moda para pessoas com mobilidade reduzida: ferramenta metodológica pautada na ergonomia. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
PEPECE, O. M. C.; MIRANDA, A. P. C. de; VIEIRA, F.. Participação em banca de Fafita Lopes Perpétuo. Mãe, cadê aquela roupa?: Uma perspectiva sobre a decisão do descarte de roupas infantis. 2015. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
PAIVA, Fernando; VIEIRA, R.; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Hannah Miranda Morais. As práticas discursivas do Fashion Styling do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano e a Demarcação da Produção Cultural de Moda da Calça Jeans. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MIRANDA, A. P. C. de; BARBOSA, M. L. A.; Farias A. S. Participação em banca de Geraldina Maria de Siqueira. Apelos sensoriais no comportamento do comsumidor - Investigando cores e luzes no ambiente de serviços centrado na experiêcia. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
ARAUJO, N. R. S.; Farias A. S; MENDONÇA, José Ricardo; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Nicolas Renato Siqueira de Araújo. Emoções, Satisfação e Intenção comportamental no ambiente de sala de aula da plataforma Modelle do serviço de EAD. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
BRITTO, M. J.; MENDONÇA, José Ricardo; Farias A. S; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Marcia Jordão Britto. Um estudo da relação entre o ambiente dos provadores de roupa em lojas de vestuário e a avaliação e decisão de compra do consumidor. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MIRANDA, A. P. C. de; Castilho, Kathia; FERNANDES, Cintia SanMartin. Participação em banca de Rafael Ribeiro Seleverino Nunes. Design, emoção e objetologia: estudo contemporâneo sobre as relações de afeto entre os homens e os objetos-produtos. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
LEAO, A. L. M. S.; Carlos Alberto Vargas Rossi; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Grayci Kelli Alexandre de Freitas. Representação do "eu" em comunidades virtuais de marcas: um estudo de caso inspirado na teoria social de Erving Goffman. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Empresarial) - Associação Educacional Boa Viagem.

11.
WAECHTER, Hans; PORTO, Gentil; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Nara Oliveira de Lima Rocha. Associação simbólica às marcas da moda no ambiente virtual - uma aproximação teórica e analítica. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
MIRANDA, A. P. C. de; SOUZA, B. C.; FEITOSA, M.. Participação em banca de Ana Lúcia Neves de Moura. Resistência e Sucesso na Consultoria Interna em Órgãos Públicos: Uma Análise do PROGESTÃO. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
LEAO, A. L. M. S.; MELLO, S. C. B.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Michelle Araújo da Costa. O homem no espelho: Uma busca de compreensão da identidade metrossexual. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Empresarial) - Associação Educacional Boa Viagem.

14.
FARIAS, S. A.; MIRANDA, A. P. C. de; MENDONÇA, José Ricardo. Participação em banca de Gabriela Góis Cavalcanti. Elementos de imagem e qualidade percebida: a perspectiva dramatúrgica do marketing de serviços em Shopping Centers. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
PRIMO, Marcos André Mendes; FARIAS, S. A.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Marcus Augusto Vasconcelos Araújo. Impacto do custo de mudança na relação satisfação-lealdade após o gerenciamento de reclamações: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações.. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Farias A. S; MENDONÇA, José Ricardo; DURÃO, A. F.; PEREIRA, R.; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Shirley Arruda Santana. Sacrifício e Comportamento de Consumo: Poposta de Um Modelo Teórico para Entendimento de Sacrificios de Consumo. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CHISTINO, J. M. M.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Juliana Maria Magalhães Christino. Cultura de Consumo de Vestuários: Os Efeitos da Congruência entre Imagem de loja, Imagem da Clientela Tìpica da Loja e a Auto-Imagem das Consumidoras de Vestuário Feminino. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Ciências Econômicas.

3.
GARCIA, C.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Maria Carolina Garcia. Imagens Errantes A Comunicação nos Têxteis do Mercado Global. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
FARIAS, S. A.; MIRANDA, A. P. C. de; IKEDA, Ana; PAIVA, Fernando; MENDONÇA, José Ricardo. Participação em banca de Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa. O significado do consumo de serviços de restaurante a partir da experiência de compra.. 2006. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
Suarez, M.; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Camila Braga Soares Pinto. O que está ?in? e ?out? no armário: processos de entanglement e disentanglements. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em administração) - COPPEAD-UFRJ.

2.
Farias A. S; PEREIRA, R.; VIEIRA, F.; BARBOSA, M. L. A.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Shirley Arruda Santana. Buying a stairway to heaven: Entendimento da Influência de Rituais de Sacrificio em Comportamentos de Consumo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
Waechter, H. N.; BARROS; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Arthur de Oliveira Filho. Consumo e Gênero: uma análise das narrativas visuais da estética de Drag Queens da cidade do Recife. 2017.

2.
VIEIRA, R.; PAIVA, Fernando; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Hannah Miranda Morais. As práticas discursivas do Fashion Styling do Arranjo Produtivo local de confecções do agreste pernambucano e a demarcação da produção cultural de moda da calça jeans. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Almeida, Tatiana Toraci Gois; MIRANDA, A. P. C. de; SANTANA, A. B.. Participação em banca de Amanda Braga de santana. Trocando em Miúdos: A importância dos valores pessoais no comportamento do consumidor da marcade acessórios de moda.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem.

2.
LEAO, A. L. M. S.; Britto, Dario; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Raquel Santos Cabral. O Reflexo do Luxo e da Moda da Década de 50 em Peças Publicitárias de Perfume do Século XXI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem.

3.
LEAO, A. L. M. S.; MIRANDA, A. P. C. de; ZIMMERLE, F.. Participação em banca de Águeda Maria Freitas da Silva Penna. Avaliação das Competências requeridas ao vendedor de loja de moda feminina classe A na cidade do Recife. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem.

4.
MIRANDA, A. P. C. de; LEAO, A. L. M. S.; JATOBÁ, A.. Participação em banca de Natália Maria Ramos de Moura Farias. Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas: estudo de caso I Love Bags. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem.

5.
MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Joyce Pires Barboza. Tecnologia e a falta de mídia no sportswear. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Jornalismo de Moda e Estilo de Vida) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Sandra Bittencourt Silva. O vestuário masculino influencia o desejo feminino. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Jornalismo de Moda e Estilo de Vida) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Maria Gabriela Gaiofatto. Referência, experiências, interferências. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Jornalismo de Moda e Estilo de Vida) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, A.P. de; BRACCHI, D.; Leite, Iracema Tatiana Ribeiro. Participação em banca de Danieli Rayanne Guimarães de Carvalho.Análise de Imagens de Moda para Publicidade Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BRACCHI, D.; MIRANDA, A.P. de; Carvalho, M.. Participação em banca de Mayara Isis Silva.Os sentidos do figurino na construção dos personagens em Ligações Perigosas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MIRANDA, A.P. de; SILVA, C. R. L.; LOURENÇO JR., S. D.. Participação em banca de Annyairam Rodrigues Batista.Amor pela Marca: Uma Netnografia da Página Marcária de O Boticário no Facebook sob a Perspectiva do Design Emocional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SILVA, C. R. L.; LOURENÇO JR., S. D.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Jardel Bezerra dos Santos.O Design e o planejamento estratégico das empresas de vestuário em Santa Cruz do Capibaribe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
BEZERRA, A.; Lopes, M. T.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Luciana Cavalcante dos Santos.Moda e feminismo - Análise da linguagem de moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Carvalho, M.; BEZERRA, A.; MIRANDA, A.P. de. Participação em banca de Maria Eduarda Batista de Souza.O eu diante o outro: Uma análise da imagem de moda das periguetes por meio da (des) construção de sua identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MIRANDA, A. P. C. de; PÊSSOA, ROSA. Participação em banca de Ronaldo Luiz de Lucena Filho.Planejamento de marketing: estudo de caso da Casa Lucena em Caruaru-PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MIRANDA, A. P. C. de; PÊSSOA, ROSA. Participação em banca de Wyllayny Maria Ferreira de Lima.Modelagem sistêmica da administração: fatores de satisfação e qualidade de vida na Empresa de Correios e Telégrafos - ECT, agência Pombos-PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MIRANDA, A. P. C. de; PÊSSOA, ROSA. Participação em banca de Ana Paula Guimarães Costa.Uma análise do curso de administração do centro acadêmico do agreste da Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase na aplicação da análise SWOT à luz do projeto pedagófico do curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
CAMPELLO, S. R. B.; EMERECIANO, J. W.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Juliane Miranda de Araújo.Elenco: o encontro entre o Design Gráfico e o Design de Moda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
MENEZES, R. M.; MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de Raniere Maciel de Menezes.O marketing de guerrilha como ferramenta do design gráfico: aplicação em uma associação de arte marcial.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
MIRANDA, A. P. C. de. Participação em banca de todos os concluintes.Banca de Avaliação dos Projetos Experimentais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Disciplina Administração Mercadológia I/II. 1999. Pontificia Universidade Católica do Paraná.

Concurso público
1.
MELO, P. B. de; NUNES, A. B.; MIRANDA, A.P. de. Concurso Público de Provas e Títulos. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º CIMODE. Marketing de Moda. 2018. (Congresso).

2.
EMA. Cultura e Consumo. 2018. (Congresso).

3.
EMA. 2018. (Congresso).

4.
EMA. cultura de consumo. 2018. (Congresso).

5.
Fashion Revolution 2018.Moda de Impacto. 2018. (Outra).

6.
IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Tipologia da Resistência: Quem São os Homens de Saia que Habitam as Bolhas de Consumo. 2018. (Congresso).

7.
IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Consumo de Ativismo: Dinâmicas de Mercado, Arquétipos e Moeda Social.. 2018. (Congresso).

8.
IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. 2018. (Congresso).

9.
IX ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Pérolas, Thatcher e Processos de Ressignificação de Gênero. 2018. (Congresso).

10.
13º Colóquio de Moda. Saia de Homem: Discurso de Moda como Discurso de Poder. 2017. (Congresso).

11.
I Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2017. (Encontro).

12.
Workshop Theorization in Qualitative Sociocultural Studies. 2017. (Outra).

13.
12º Colóquio de Moda.Comunicação e Produção de Moda. 2016. (Encontro).

14.
3º CIMODE. CONSUMPTION AND CONSTRAINT: MUSLIM WOMEN, FASHION AND IDENTITY. 2016. (Congresso).

15.
3º CIMODE. Significados e Valores no Consumo de Moda Masculino. 2016. (Congresso).

16.
Café na Casa de Zuzu. 2016. (Outra).

17.
Cinema e Estado: o financiamento estatal do cinema ao redor do mundome. 2016. (Outra).

18.
Thecnology, Luxury and the Poor. 2016. (Outra).

19.
Theoretical Perspectives of Research in Consumption, Markets and Culture Workshop. 2016. (Outra).

20.
XL ENANPAD. 2016. (Encontro).

21.
XL ENANPAD.Mãe, Cadê Aquela Roupa??: A decisão do descarte de roupas infantis e seus influenciadores. 2016. (Encontro).

22.
11º Colóquio de Moda. CONSUMO DE MODA: ORIENTADA POR MODA OU(E) MARCA OU NENHUMA DAS ANTERIORES?. 2015. (Congresso).

23.
11º Colóquio de Moda. 2015. (Congresso).

24.
2º CIMODE - internacional fashion and design congress. Narrative of brands in the male universe of the great gatsby. 2014. (Congresso).

25.
2º CIMODE - internacional fashion and design congress. how do we signify luxury consumption in everyday life?. 2014. (Congresso).

26.
2º CIMODE - international fashion and design congress. Consumption and value: Fashion and Design Narratives in Brazil. 2014. (Congresso).

27.
III SIEP-consumo.sessões de comunicação. 2013. (Seminário).

28.
XXXVII ENANPAD.O Universo Lúdico da Marca Enjoy no Facebook por meio das Atividades Marcárias. 2013. (Encontro).

29.
8º Colóquio de Moda. Consumo de Moda. 2012. (Congresso).

30.
8º Colóquio de Moda. Consumo de Moda. 2012. (Congresso).

31.
CIMODE. Marketing e Consumo. 2012. (Congresso).

32.
II SIEP-Consumo. O Devir do Consumo. 2012. (Congresso).

33.
7º Colóquio de Moda. 2011. (Congresso).

34.
7º Colóquio de Moda. Consumo de Moda. 2011. (Congresso).

35.
Imagens Urbanas.Influência dos Sentidos na Construção da Marca. 2010. (Encontro).

36.
2ª edição do Fórum de Moda da Amazônia.DNA da Imagem de Moda. 2009. (Outra).

37.
Imagens Urbanas.Visual Merchadising. 2009. (Encontro).

38.
Moda + Visão SENAC RIO.Consumo de Moda. 2009. (Outra).

39.
Aula Inaugural Curso Design de Moda UNIPÊ.O perfil do profissional de moda. 2008. (Outra).

40.
IV Colóquio de Moda. Moda e Marketing. 2008. (Congresso).

41.
Programa Jeans Tudo nas Universidades.Ecologia Humana. 2007. (Outra).

42.
III Pará Expojóia.Novos consumidores de jóias: uma questão de moda. 2006. (Outra).

43.
Novas tendências de consumo.Novas Tendências de Consumo. 2006. (Outra).

44.
O Ecossistema do Mercado em Marketing de Luxo - Gestão Estratégica das Empresas no Mercado Premium.Novos consumos de luxo: uma questão de identidade. 2006. (Seminário).

45.
Seminário de Marketing de luxo.Consumo de luxo: uma questão de identidade. 2006. (Seminário).

46.
2º Congresso Internacional de Iniciação Científica. foram avaliados diversos trabalhos. 2004. (Congresso).

47.
I Semana de Moda e Cultura.Fundamentos do Negócio de Moda. 2004. (Outra).

48.
8 CONTEC. Consumo de Moda Feminina. 2002. (Congresso).

49.
I Forum de Moda e Tendências.Previsões de um (novo) tempo. 2002. (Outra).

50.
1ª Semana Nordestina de Criação Publicitária.Consumo Simbólico. 2001. (Seminário).

51.
Semana Acadêmica de Comunicação da PUCPR.Consumo de Moda. 1999. (Outra).

52.
6º contec - Congresso Nacional de Tecnologia de Confecção. Comunicação e Publicidade na Moda. 1998. (Congresso).

53.
Marketing de Moda.Marketing de Moda. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A.P. de. 13º Colóquio de Moda. 2017. (Congresso).

2.
MIRANDA, A.P. de. 3º Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE. 2016. (Congresso).

3.
MIRANDA, A.P. de. 12º Colóquio de Moda. 2016. (Congresso).

4.
MIRANDA, A. P. C. de. 11º Colóquio de Moda. 2015. (Congresso).

5.
MIRANDA, A.P. de. Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. 2015. (Congresso).

6.
Castilho, Kathia ; Mattos, Maria de Fátima ; MIRANDA, A. P. C. de . 8º Colóquio de Moda. 2012. (Congresso).

7.
MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C. . 7º Colóquio de Moda. 2011. (Congresso).

8.
MIRANDA, A. P. C. de. 6º Colóquio de Moda. 2010. (Congresso).

9.
MIRANDA, A. P. C. de. 5º Colóquio de Moda. 2009. (Congresso).

10.
MIRANDA, A. P. C. de. 4º Colóquio de Moda. 2008. (Congresso).

11.
MIRANDA, A. P. C. de. Simpósio Moda na África e no Brasil - Identidades e Globalização. 2008. (Outro).

12.
MIRANDA, A. P. C. de. 3º Colóquio de Moda. 2007. (Congresso).

13.
MIRANDA, A. P. C. de. 2º Colóquio de Moda. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
FAFITA LOPES PERPÉTUO. DESCARTE DE ROUPAS INFANTIS. 2015. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual de Maringá, . Coorientador: Ana Paula Celso de Miranda.

2.
Fafita Lopes Perpétuo. Mãe, cadê aquela roupa?: Uma perspectiva sobre a decisão do descarte de roupas infantis. 2015. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual de Maringá, . Coorientador: Ana Paula Celso de Miranda.

3.
Águeda Maria Freitas da Silva Penna. ?A FORMAÇÃO DE IMPRESSÃO EM AMBIENTE DE LOJA DE MARCA DE MODA DE CLASSE ALTA?. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Empresarial) - Associação Educacional Boa Viagem, . Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

4.
Tatiana Toraci Góis de Almeida. TIARAS SÃO PARA SEMPRE. SIGNIFICAÇÃO DE LUXO NA VIDA COTIDIANA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Empresarial) - Associação Educacional Boa Viagem, . Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

5.
Eduardo Jorge Carvalho Maciel. ?UMA ESTÉTICA PARA UM RITMO: Construção da Identidade de Moda em Movimentos Culturais?. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Empresarial) - Associação Educacional Boa Viagem, . Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

Tese de doutorado
1.
Charles Ricardo Leite da Silva. Ergonomia e desing de vestimentas ocupacionais no Brasil: foco em equipamentos de proteção individual no setor de petróleo e gás. 2014. Tese (Doutorado em UNESP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Coorientador: Ana Paula Celso de Miranda.

2.
Carlos Alberto Gonçalves. VALOR SIMBÓLICO / EXPRESSIVO DO CONSUMO DE VESTUÁRIO FEMININO EM DIFERENTES ORIENTAÇÕES DE COMPRA ÀS MARCAS E/OU À MODA. 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Ana Paula Celso de Miranda.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eduardo Jorge Carvalho Maciel. Identidade Cultural e Consumo: Uma reflexão Histórica de Hábitos e Critérios de Escolha da Sociedade Recifense. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

2.
Tatiana Toraci Góis de Almeida. Os valores pessoais dos usuários de celulares assinados com marca de luxo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

3.
Cristiane Soares de Araújo Maciel. Estudo da identidade da marca Salttarello. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

4.
Júlia Salgueiro Azevedo. Moda da novela, moda das ruas: As duas caras do processo de difusão de moda. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

5.
Flávia Helena Rodrigues de Azevedo. Um estudo multi-caso de varejo de acessórios de moda no corredor fashion do Shopping Recife. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

6.
Alessandra Marins. De onde vêm as tendências. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ? Especialização lato sensu em Cultura em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

7.
Elialdo Xavier de Melo. Sistemas de informação de marketing (SIM) e sua importância para tomadas de decisões estratégicas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com ênfase em Marketing) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diane Maria da Silva. Figurino como narrativa não verbal: Uma análise do figurino de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

2.
Maria Geisiane Feitosa Bezerra. Uma análise sobre a influência das princesas de contos de fadas na imagem da mulher contemporânea: Um olhar sobre as personagens Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, sua estórias originais, suas representações nos filmes da Disney Studios e no cinema contemporâneo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

3.
Annyairam Rodrigues Batista. Amor pela Marca: Uma Netnografia da Página Marcária de O Boticário no Facebook sob a Perspectiva do Design Emocional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

4.
Luciana Cavalcante dos Santos. Moda e feminismo - Análise da linguagem de moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

5.
Maria Eduarda Batista de Souza. O eu diante o outro: Uma análise da imagem de moda das periguetes por meio da (des) construção de sua identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

6.
Hannah Miranda Morais. A Construção do Universo Lúdico Através das Atividades Marcárias da Enjoy no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

7.
JACQUELINE DE SIQUEIRA BEZERRA. AQUI JAZZ: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA DE INFLUÊNCIAS ENTRE MODA E CINEMA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

8.
ANDRÉA DE SOUZA DA COSTA. PÁGINAS MARCÁRIAS NO FACEBOOK. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

9.
Arthur Oliveira Filho. Fashion Stylist como construtor do ?eu ideal?: Identificando como o trabalho do fashion stylist contribui com a construção de imagem de marca de moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

10.
Priscilla Vera Cruz Figueirôa. Vitrina: um conjunto de elementos que contam história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

11.
Luma Alves da Silveira. Porque eu amo Melissa?! Fatores que levam ao envolvimento com uma marca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

12.
Fernanda Priscila Pires Candido. Produção e Consumo de Informação em ambientes virtuais ? Análise dos Consumidores Seguidores do Facebook e do Twitter do Banco Itaú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

13.
Cristiane Fernandes Portal de Lima. Uma Análise do Varejo de Luxo Infantil na cidade do Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Varejo de Moda) - Faculdade Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.

14.
Maria das Mercês Cavalcante Rabello Lopes. O Uso do Gerenciamento de Impressões nos Fardamentos Utilizados em Merchandising; utilizando Componentes da Dramaturgia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Varejo de Moda) - Faculdade Boa Viagem. Orientador: Ana Paula Celso de Miranda.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, A.P. de; BEZERRA, A. . Anna Karenina: o figurino como instrumento da narrativa de marcas no cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MORAIS, H. M. ; MIRANDA, A.P. de . Como usar netnografia para analisar atividades marcárias no facebook. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, A. P. C. de. Consumo de Moda, Significado das Marcas e Consumo de Moda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castilho, Kathia ; Mattos, Maria de Fátima ; MIRANDA, A. P. C. de . 8º Colóquio de Moda. 2012. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; BEZERRA, A. A. . G-como. 2012; Tema: Consumo de Moda. (Rede social).

2.
BEZERRA, A. A. ; SILVA, C. R. L. ; Lopes, M. T. ; MIRANDA, A. P. C. de . G-COMO Grupo de estudos Consumo de Moda. 2012; Tema: Consumo de Moda. (Site).




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