Marielda Ferreira Pryjma

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6301182278657181
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Líder Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Membro do Comitê Científico da Revista UDZIWI (Universidade Pedagógica de Moçambique), da Revista Iberoamericana de Educación Superior, Comunicações (UNIMEP), da Revista Brasileira de Educação. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores ? RIPEFOR Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e prática docente, desenvolvimento profissional de professores, ensino superior, currículo e pesquisa na prática pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marielda Ferreira Pryjma
Nome em citações bibliográficas
Marielda F Pryjma

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av Sete de Setembro, 3165
Centro
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104727
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A pesquisa e o desenvolvimento profissional do professor da educação superior, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel.
Palavras-chave: Ensino Superior; Formação de Professores; Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A organização escolar: análise da escola primária paranaense no período de 1930 a 1945,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Cecilia Marins de Oliveira.
Palavras-chave: Currículo; Educação Paraná; História da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009
Especialização em andamento em Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 360h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Não definido.
1982 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Francês. (Carga horária: 80h).
Universidade Tecnológica de Compiègne, UTC, França.
2012 - 2012
Estância de Investigação. (Carga horária: 240h).
Universidade de Sevilha, US, Espanha.
2005 - 2005
Curso para Formadores de Docentes do ProJovem. (Carga horária: 94h).
Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

03/2011 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2011 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2010 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2010 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2010 - 06/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação

Faculdade Dom Bosco, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 35

Atividades

02/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro Integrado de Negócios, Centro Integrado de Negócios.

Atividade realizada
Coordenação do Núcleo de Pesquisa em Administração.
02/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro Integrado de Negócios, Centro Integrado de Negócios.

Atividade realizada
Coordenação do Núcleo de Pesquisa em Administração.
03/2006 - 11/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Produção de Conhecimento VIII
Oficina de Produção do Conhecimento VII
Pesquisa I
03/2004 - 11/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Superviosionado e Monografia I
Estágio Superviosionado e Monografia II
03/2004 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino

Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

02/2008 - 11/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, escola e currículo
02/2005 - 12/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2003 - 12/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino

SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino

Atividades

04/2009 - 11/2009
Ensino, Gestão de Obras com Ênfase em Edificações, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
04/2009 - 04/2009
Ensino, Gestão de Obras com Ênfase em Edificações, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Prática da Pesquisa
04/2008 - 12/2008
Ensino, Moda e Gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
10/2008 - 11/2008
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
05/2008 - 05/2008
Ensino, Gestão de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Prática da Pesquisa
07/2007 - 12/2007
Ensino, Moda e Gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 05/2004
Ensino, Gestão Integrada da Escola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Integrada do Trabalho Educativo no Âmbito Escolar e Não Escolar
Pesquisa Integrada do Trabalho Educativo
03/2003 - 05/2004
Ensino, Inovação em Projetos Educativos em Âmbito Escolar e Não Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Integrada
Inovação e Pesquisa
Gestão de Projetos
03/2001 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, .

Linhas de pesquisa
Gestão Escolar
03/2001 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Filosóficos e Didáticos da Aprendizagem
Aspectos Filosóficos e Didáticos da Interestruturação do Conhecimento
Estágio Superviosionado e Integrado
Pesquisa Aplicada e Relatório
Pesquisa da Prática Pedagógica
Metodologias e Conhecimento
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

10/1996 - 12/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medidas Educacionais
Planejamento Educacional
Aspectos Econômicos e Políticos da Educação

Colégio Dom Bosco, CDB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 40

Atividades

02/1997 - 3/2001
Direção e administração, Colégio Dom Bosco, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.

Colégio Suíço-Brasileiro, CSB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

02/1994 - 07/1996
Direção e administração, Colégio Suíço-Brasileiro, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.

Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 0

Atividades

10/1987 - 07/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, .

Cargo ou função
Professor 1ª a 4ª.
02/1985 - 12/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, .

Cargo ou função
Professor 1ª a 4ª.

Colégio Padre João Bagozzi, CPJB, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 25

Atividades

03/1983 - 07/1985
Ensino, Formação Básica, Nível: Ensino Fundamental

Disciplinas ministradas


Linhas de pesquisa


1.
Gestão Escolar
2.
Políticas e estratégias de Desenvolvimento Profissional Docente
3.
Experiências e práticas de Desenvolvimento Profissional Docente


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação para a docência: um olhar sobre as propostas pedagógicas das licenciaturas no Brasil, Moçambique e Portugal
Descrição: O presente projeto objetiva analisar as propostas curriculares destinadas à formação para a docência apresentadas pelos cursos de formação de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal e da Universidade Pedagógica de Moçambique..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Marcadores de formação, inovação e pesquisa na Universidade de hoje e do próximo decênio: o contexto brasileiro
Descrição: As investigações na área de educação revelam que as instituições de ensino têm buscado projetos de inovação na educação. Estas análises permitem compreender o sentido da inovação no contexto atual, mas possibilitam também, entender quais as perspectivas de inovação que se projetam para o futuro. Este estudo busca identificar quais seriam os marcadores de, formação, pesquisa e inovação que os docentes da educação superior consideram efetivos no seu contexto de trabalho e quais seriam estes para o próximo decênio. Em estudo preliminar, Tavares (2016) utilizou um conjunto de marcadores de formação, de inovação e de pesquisa que se projetam na universidade hoje e para os próximos dez anos. Neste contexto investigativo, marcador assumiu uma conotação metonímico-metafórica inspirada nos domínios das ciências biológicas e das neurociências que, de certa forma, hoje, estão na linha mais avançada da pesquisa para uma melhor compreensão de situação problema e melhoria do diagnóstico em busca de respostas mais adequadas, coerentes, rápidas e eficazes. Seria algo em função da sua força e importância determinante em uma estrutura ou sistema, que possibilita visualizar e antecipar a sua dinâmica interna e o comportamento futuro. Considerando esta premissa, na universidade seria possível prever as transformações e mudanças que irão acontecer a partir de um conjunto de marcadores que permitem identificar no presente e projetar para o futuro os domínios de inovação, formação e de pesquisa. Dos estudos e pesquisas efetuados recentemente sobre a educação superior e as transformações que a têm atravessada, é possível destacar um conjunto de linhas-força que possibilitariam antever a sua evolução nos próximos dez anos, a saber: i. atores com novos modos de pensar, sentir, de agir, de estar, organizar-se e de relacionar-se; ii. novos métodos de formação, pesquisa e processos e estratégias de ação; iii. tecnologias de informação e comunicação mais avançadas, robustas e abrangentes; iv. novos espaços e equipamentos de trabalho, de ação e relacionamento; v. melhor financiamento e garantias da sua continuidade no médio e no longo prazo; vi. novos comportamentos e envolvimento mais esclarecido, livre, responsável e autônomo dos principais atores. No modelo teórico estrutural elaborado, foi possível identificar um conjunto de marcadores que poderão ser os elementos desencadeadores, articuladores e transformadores dessas linhas-força e configurar a universidade para o próximo decênio a partir de três grandes vetores que, no entendimento dos investigadores, se ligam e interagem entre si: a inovação, a formação e a pesquisa. Esses vetores estruturantes expõem a coluna vertebral da universidade, de ontem e de hoje, que designam que o eixo principal das instituições de educação superior se estabelecem na formação, pesquisa e inovação. Para as universidades, mesmo àquelas menos especializadas, ao determinarem o foco de seu propósito em um ou mais destes vetores, asseguram a aferição da sua qualidade e excelência, possibilitando, consequentemente, o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, das instituições cujo o impacto na melhoria das condições de vida das sociedades é indiscutível. Não é possível, de fato nos dias atuais, desenvolver formação de qualidade e de excelência sem pesquisa e inovação, nem pesquisa ou inovação científica e tecnológica sem formação. O trabalho e o esforço não são obstáculos ao gênio e à inspiração, todavia contribuem para potencializá-lo e concretizá-lo. Desta forma, é objetivo central desta investigação compreender o entendimento que o docente da educação superior tem sobre a universidade de hoje, partindo dos princípios da formação, da inovação e da pesquisa. Complementam este objetivo, os seguintes objetivos específicos: i. Perspectivar o entendimento que o docente da educação superior tem sobre a universidade do próx.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A Avaliação Institucional e as Repercussões nos Processos Formativos do Docente da Educação Superior
Descrição: A formação contínua do professor deve se situar no contexto de aprendizagem profissional e necessita se tornar uma oportunidade formal significativa de desenvolvimento profissional. Essas propostas de formação deveriam promover uma reflexão da ação profissional para que essa estimule transformações pessoais e profissionais efetivas no indivíduo. No entanto, a maioria das intervenções de formação ofertadas pelas instituições de ensino tem caráter temporário e tem a pretensão de alcançar objetivos duradouros. Os contextos dos programas de formação deixaram de ser determinados pelos sujeitos e passaram a ser determinados pelos administradores que patrocinam a formação (DAY, 2001, p. 205). Isto posto, cabe considerar que formação contínua precisa apresentar um rol de oportunidades de aprendizagens profissionais vinculadas ao interesse do próprio professor, oferecendo alternativas concretas para o seu desenvolvimento a curto e longo prazos. O estudo tem como recorte analítico as ações e programas de formação docente desenvolvidos nas universidades públicas situadas no Estado do Paraná. A proposta deste projeto se pauta na formação contínua do professor que atua na educação superior, tendo como pano de fundo os processos avaliativos utilizados pelas Instituições de Educação Superior (IES) para entender como ocorrem as proposições de formação docente a partir da avaliação do trabalho do professor. Parte-se do pressuposto que a avalição do trabalho docente que ocorre nas IES (por solicitação legal firmada através do SINAES e da CPA) se restringe ao cumprimento de um protocolo legal e que a análise das condições e necessidades profissionais do docente é fragmentada e não revela as fragilidades e necessidades desenvolvimento profissional desse professor. Esta investigação busca compreender como ocorrem os processos de avaliação institucional (idealização, aplicação e resultados) e as avaliações do trabalho do docente para analisar como as propostas de formação contínua são propostas pelas IES a partir dos resultados obtidos em relação ao trabalho docente, para entender se essas atendem as necessidades e expectativas profissionais dos professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Inserção Profissional à Docência: um programa de formação para professores iniciantes
Descrição: Este projeto busca promover a implementação de um programa de inserção profissional à docência, constituído por pesquisadores da área de Educação e professores de diferentes áreas, pertencentes ao quadro docente da instituição. Constituir um conjunto de saberes docentes voltados ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Propõe também aprimorar as práticas pedagógicas de professores iniciantes, por meio de situações colaborativas de acompanhamento e orientação e identificar e analisar indícios de ampliação dos saberes docentes de professores iniciantes em situações de planejamento, organização e avaliação de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Coordenador / Neuci Schotten - Integrante / Marta Rejane Proença Filietaz - Integrante / Oseias Santos - Integrante / Maria Silvia Bacila Winkeler - Integrante / Flávia Dias de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2002
Formação continuada dos professores e inovação no projeto pedagógico
Descrição: Esse projeto de pesquisa objetiva investigar as inovações possibilitadas no processo de formação continuada dos professores utilizando a pesquisa na prática pedagógica. A formação continuada dos profissionais da educação no Município de Curitiba se efetiva mediante parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Instituições de ensino superior. A participação dos docentes da área da educação da PUCPR, na orientação dos projetos de pesquisa dos professores do SME de Curitiba, possibilita a reflexão crítica e coletiva no aperfeiçoamento da ação educativa, mediante integração entre os diferentes níveis de preparação e atuação de educadores. Nesse projeto a pesquisa na prática pedagógica e a aplicação de referenciais teóricos contextualizados, na inovação da prática do profissional da educação, constituem o eixo dos encaminhamentos metodológicos adotados. Oportunizando assim, desenvolvimento da autonomia do profissional da educação da Rede Municipal de ensino e o aprimoramento dos professores da área da educação da PUCPR, mediante construção conjunta de conhecimento. Viabilizando ainda, o desenvolvimento das competências necessárias para atuação no sistema que tem como responsabilidade e finalidade a formação do cidadão consciente.??.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Integrante / Ana Maria Eyng - Coordenador / Romilda Teodora Ens - Integrante / Karime Smaka Barbosa - Integrante / Kelli Fernanda Roznowski Göttems - Integrante / Paula Oliveira Alves - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2001 - 2003
As bases teórico aplicativas da gestão integrada do trabalho pedagógico
Descrição: Descrição: A superação da concepção hierarquizada de poder instalado na escola, vem se efetivando, mediante a instituição de relações mais horizontais, que privilegiam a interação, a participação, a solidariedade, a cooperação. Processos interdisciplinares e participativos viabilizam o planejamento e a gestão integrada do trabalho pedagógico. Esta perspectiva foi se delineando a medida que as transformações aconteciam, tanto no interior do sistema de ensino, quanto no ambiente social, provocando mudanças na concepção de educação, de escola, de sociedade. Este processo tem como espaço privilegiado o movimento ação-reflexão-ação, o espaço onde a escola configura sua ação gestora. Cabe a cada escola criar e fortalecer redes de aprendizagem intra escolar, em que o diálogo entre os professores consolide os saberes emergentes da prática. Por outro lado, se propõe a necessária criação de redes de aprendizagem e colaboração inter escolar, capaz de oxigenar continuamente o movimento inovador nos processos de gestão integrada. A troca de experiências entre educadores e entre escolas, além de expandir o potencial inovador, também lhe atribui continuamente novos significados. As redes de aprendizagem intra e inter escolar estarão difundindo, aperfeiçoando e ampliando a inovação, até que esta atinja toda a sociedade. Cada educador e cada instituição formadora passa a ser um nó estratégico nesta rede democrática de gestão educacional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Integrante / Ana Maria Eyng - Coordenador / Romilda Teodora Ens - Integrante / Sandra Maria Baby - Integrante / Nara Regina Becker Ploharski - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Remuneração.
2001 - 2001
As bases teórico-aplicativas da formação docente no curso de pedagogia da PUCSJP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
História e Historiografia da Educação
Descrição: A pesquisa constitui-se num estudo de caráter regional sobre a educação no Paraná no período Vargas, quando acontecimentos nacionais e internacionais afetaram a vida da sociedade brasileira e paranaense, provocando mudanças políticas e educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Integrante / Elaine Cátia Falcade - Integrante / Maria Cecilia Marins de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2016 - 2016
Seminário de Pesquisa em Educação: Investigações em Rede
Descrição: As parcerias entre as instituições de ensino superior, enquanto estratégia de colaboração, oportunizam a melhoria dos processos, da aprendizagem profissional, formação contínua e melhoram as capacidades de criação de conhecimento dos indivíduos e das comunidades profissionais. Estas oferecem à iniciativa conjunta ações colaborativas individuais que complementam o que é proposto pelos parceiros. Este seminário parte da necessidade de se estabelecer relações mais estreitas e responsabilidades conjuntas para a criação, desenvolvimento e disseminação do conhecimento em propostas de pesquisa. Ao proporcionar oportunidades de socialização e reflexão, os envolvidos neste seminário poderão estabelecer redes de investigação, planificação de proposta e parcerias de estudos, produções, entre outras possibilidades, assegurando que este seminário apoiará a construção e desenvolvimento do conhecimento, demonstrando preocupação com o sentido de melhorar o ensino e a aprendizagem em colaboração entre os professores e pesquisadores, por meio da integração de atividades de pesquisa, professores e pesquisadores de diferentes unidades e instituições.A proposta deste seminário busca possibilitar aos investigadores de diferentes instituições de ensino superior a socialização de suas experiências profissionais de pesquisa. Esta ação tentará servir como uma alternativa de apoio mútua para que os envolvidos analisem suas trajetórias investigativas e busquem entender quais seriam os processos de aprimoramento que as ações colaborativas e de intercâmbio profissional permitem. Complementam este objetivo, os seguintes objetivos específicos: i. Socializar projetos de pesquisa, suas metodologias e seus resultados parciais com o intuito de divulgar e propor a sua replicação e/ou adaptação destes para outros grupos de investigação. ii. Apresentar um software para orientação e realização de pesquisas. iii. Criar equipes de trabalho para o fortalecimento de atividades coletivas, formativas e de desenvolvimento profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (20) / Mestrado profissional: (20) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Coordenador / Neuci Schotten - Integrante / Oseias Santos - Integrante / Maria Silvia Bacila Winkeler - Integrante / Joana Romanowski - Integrante / Jamile Cristina Ajub Bridi - Integrante / Flávia Dias de Souza - Integrante.
2014 - 2015
Inserção profissional à docência: um programa de formação para professores iniciantes
Descrição: Programa de inserção profissional vinculado ao projeto de pesquisa do grupo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (12) .
Integrantes: Marielda Ferreira Pryjma - Coordenador / Oseias Santos - Integrante / Maria Silvia Bacila Winkeler - Integrante / Flávia Dias de Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: UDZIWI
2015 - Atual
Periódico: Transmutare
2014 - 2015
Periódico: Comunicações (UNIMEP)
2014 - 2014
Periódico: Revista Iberoamericana de Educación Superior
2013 - 2015
Periódico: Revista Brasileira de Educação
2008 - 2009
Periódico: Em Perspectiva Revista de Administração da Faculdade Dom Bosco
2006 - 2009
Periódico: EOS Revista Jurídica da Faculdade de Direito


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: Em Perspectiva Revista de Administração da Faculdade Dom Bosco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WINKELER, M. S. B.2016WINKELER, M. S. B. ; SANTOS, D. G. ; Marielda F Pryjma . Mulher, mãe, professora: Zélia Milléo Pavão e seu legado à educação paranaense. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 18, p. 73, 2016.

2.
Marielda F Pryjma2016 Marielda F Pryjma; SANTOS, O. . O desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Educação & Sociedade (Impresso), v. 37, p. 519-535, 2016.

3.
Marielda F Pryjma2016Marielda F Pryjma. Os desafios dos cursos de formação docente: um olhar sobre a licenciatura em química. Revista de Estudos Curriculares, v. 7, p. 82-100, 2016.

4.
BRIDI, J. C. A.2015BRIDI, J. C. A. ; Marielda F Pryjma ; Neuci Schotten . O processo de avaliação nas instituições de ensino superior paranaenses e as possilidades para o desenvolvimento profissional docente. InterSaberes Revista Científica, v. 10, p. 542-560, 2015.

5.
Marielda F Pryjma2014Marielda F Pryjma. A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação Docente, v. 4, p. 10-20, 2014.

6.
WINKELER, M. S. B.2014WINKELER, M. S. B. ; Marielda F Pryjma . Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente, v. 6, p. 23-34, 2014.

7.
BURGOS, C. F. F.2008BURGOS, C. F. F. ; Marielda F Pryjma . Construção de saberes docentes na inovação curricular. Em Perspectiva (Curitiba), v. 1, p. 115-125, 2008.

8.
Marielda F Pryjma2008Marielda F Pryjma; ABREU, T. C. DE . Educação ambiental: ecologia e humanização. RUBS (Curitiba. Impresso), v. 1, p. 21-27, 2008.

9.
Marielda F Pryjma2004Marielda F Pryjma; CASTELLAIN, M. C. . Estratégias interdisciplinares de ensino e o estágio supervisionado. Athena.Revista Científica de Educação (Online), Curitiba, v. 3, n.3, p. 41-46, 2004.

10.
Marielda F Pryjma2003Marielda F Pryjma. Os efeitos da política cultural do Estado Novo na educação. Revista Educação em Movimento, Curitiba, p. 31-38, 2003.

11.
Marielda F Pryjma2000Marielda F Pryjma. A educação no Paraná no período Vargas. Qualidade de Vida, Curitiba, v. 3, p. 12-12, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. (Org.) . O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1. ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2016. 445p .

2.
Marielda F Pryjma; SANTOS, O. (Org.) . O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1. ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2016. 444p .

3.
Marielda F Pryjma. Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. 1. ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2013. v. 600. 312p .

4.
RIBEIRO, F. D. (Org.) ; Marielda F Pryjma (Org.) ; BASCHTA (Org.) . Docência, currículo, políticas e trabalho na educação profissional. Experiências e reflexões do PROEJA da UTFPR. 1. ed. Tubarão: Editora Copiart, 2012. v. 1. 224p .

5.
BASCHTA (Org.) ; Marielda F Pryjma (Org.) ; Moreira, H. (Org.) . A formação de professores para a educação profissional: em debate as experiências do PROEJA na UTFPR. 1. ed. Curiiba: Editora Midiograf II, 2011. v. 1. 427p .

6.
FACKIN, R. ; GREMSKI, L. C. ; Marielda F Pryjma ; NICOLA, R. . Faculdade Dom Bosco Projeto Político Institucional. Curitiba: Editora Dom Bosco, 2006. v. 1. 46p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRIDI, J. C. A. ; Marielda F Pryjma ; Neuci Schotten . A avaliação institucional na educação superior. Trajetórias para o desenvolvimento profissional do professor.. In: Pryjma, Marielda; Oliveira, Oséias. (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1ed.CURITIBA: Editora UTFPR, 2016, v. , p. 261-276.

2.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. . Significados da formação docente no cenário do PARFOR: o caso de um curso de formação pedagógica da UTFPR. In: Flávia Dias de Souza. (Org.). Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. 1ed.Curitiba: Editora da UTFPR, 2016, v. , p. 116-145.

3.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. . Significados da formação docente no cenário do PARFOR: o caso de um curso de formação pedagógica da UTFPR. In: Flávia Dias de Souza. (Org.). Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2016, v. , p. 116-146.

4.
Marielda F Pryjma; BRIDI, J. C. A. ; Neuci Schotten . A avaliação institucional na educação superior: trajetórias para o desenvolvimento profissional do professor. In: Pryjma, M. F.; Oliveira, O. S.. (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2016, v. , p. 261-276.

5.
Marielda F Pryjma; BRIDI, J. C. A. ; Neuci Schotten . O processo de formação docente no contexto das avaliações institucionais da educação superior. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; CARTAXO, S. R. M.. (Org.). Práticas de formação de professores da Educação Básica à Educação Superior. 1ed.Curitiba: PUCPRESS, 2016, v. , p. 215-228.

6.
Marielda F Pryjma; WINKELER, M. S. B. ; OLIVEIRA, O. S. . Tendências e perspectivas das disciplinas na área de políticas educacionais e gestão escolar nas instituições de ensino superior de Curitiba/PR. In: Oséias Santos de Oliveira, Sueli Menezes Pereira e Neila Pedrotti Drabach. (Org.). Políticas e gestão da educação: olhares críticos em tempos sombrios. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2016, v. , p. 56-.

7.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. . A avaliação do trabalho docente no contexto das universidades. In: BOLARÍN MARTÍNEZ, M. J.; PORTO CURRÁS, M.; GARCÍA HERNÁNDEZ, L.. (Org.). Evaluación e identidad del alumnado en educación superior. 1ed.Múrcia, Espanha: Universidad de Murcia: Servicio de Publicaciones, 2016, v. III, p. 178-182.

8.
Marielda F Pryjma; SANTOS, O. . Aprendizagem para a docência e experiências profissionais do professor da educação superior. In: Amélia Lopes, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Dalila Andrade Oliveira e Álvaro Moreira Hypólito. (Org.). Trabalho docente e formação. Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. 1ed.Porto: CIEE, 2014, v. IV, p. 5343-5355.

9.
MARCELO, C. ; Marielda F Pryjma . A aprendizagem docente e os programas de desenvolvimento profissional. In: Marielda Pryjma. (Org.). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2013, v. 1, p. 37-54.

10.
Marielda F Pryjma; EYNG, A. M. ; MATHEUSSI, E. M. ; ENS, R. T. . O tempo e o espaço na educação: o cotidiano escolar. In: Ana Maria Eyng. (Org.). O desafio do tempo e do espaço na formação continuada. Petrópolis: Vozes, 2003, v. , p. -.

11.
Marielda F Pryjma. Planejamento e Gestão de Estratégias Interdisciplinares de Aprendizagem. In: Ana Maria Eyng. (Org.). Planejamento e Gestão Educacional numa Perspectiva Sistêmica. Curitiba: Champagnat, 2002, v. , p. 14-19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Marielda F Pryjma. Os desafios dos cursos de formação docente: um olhar sobre a licenciatura em química. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, Curitiba. Anais do XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2017. p. 25327-25341.

2.
Marielda F Pryjma; WINKELER, M. S. B. . Os estudos de currículo na formação inicial de professores - Anais do XII Colóquio de questões curriculares. VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. II Colóquio Luso-Afro_Brasileiro de questões curriculares. In: XII Colóquio de questões curriculares. VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. II Colóquio Luso-Afro_Brasileiro de questões curriculares, 2016, Recife. Currículo, formação e trabalho docente. Recife: ANPAE, 2016.

3.
BRIDI, J. C. A. ; Marielda F Pryjma ; Neuci Schotten . O processo de formação docente no contexto das avaliações institucionais da educação superior. In: Congresso Nacional de Educação - Educere, 2015, Curitiba. Anais do Educere. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 27267-27281.

4.
Marielda F Pryjma; SANTOS, O. . Aprendizagem para a docência e experiências profissionais do professor da educação superior. In: II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. p. 5221-5233.

5.
Marielda F Pryjma. As Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Profissional Docente. In: II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. p. 5469-5477.

6.
Marielda F Pryjma; MARCELO, C. ; SANTOS, O. ; OLIVEIRA, V. F. ; VASCONCELLOS, V. A. S. . Programas de desenvolvimento profissional docente: propósitos e contextos de formação. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. Anais do IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Curitiba: Departamento de Educação da UTFPR, 2014.

7.
Marielda F Pryjma; SANTOS, O. ; MARCELO, C. ; CUNHA, M. I. ; WIEBUSCH, E. M. . Percursos da inserção profissional docente: os contextos da educação básica, profissional, tecnológica e superior. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. Anais do IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Curitiba: Departamento de Educação da UTFPR, 2014.

8.
Marielda F Pryjma; LEITE, C. ; ROMANOWSKI, J. ; MARTINS, P. L. O. . Reflexões sobre a Formação Docente: Propostas de Formação Voltadas aos Desafios do Século XXI. In: III Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional da Avaliação, 2013, Gramado. Anais do III Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional da Avaliação. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2013.

9.
Marielda F Pryjma; BASCHTA ; Neuci Schotten . O contexto sócio-histórico dos processos de formação de professores da UTFPR. In: III Congreso Internaciona sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, 2012, Chile. III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción a la Docencia, 2012.

10.
Marielda F Pryjma. Os impactos dos processosde regulação no desenvolvimento profissional do docente da educação superior. In: III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción a la Docencia, 2012, Santiago, Chile. Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción a la Docencia. Santiago, 2012.

11.
Marielda F Pryjma; Neuci Schotten ; STADNIK, A. M. W. . O desenvolvimento profissional do docente da educação superior. In: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores, 2011, Curitiba. Anais do II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores. Curitiba, 2011.

12.
Marielda F Pryjma. A formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor da educação superior. In: II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a la Docencia, 2010, Buenos Aires. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a la Docencia. Buenos Aires: Aupicia ediciones, 2010.

13.
Marielda F Pryjma; BUIAR, D. R. . A expansão das instituições de educação superior no Brasil e as perspectivas futuras de formação docente. In: Congresso Iberoamericano de Educación, 2010, Buenos Aires. Congresso Iberoamericano de Educación, 2010.

14.
Marielda F Pryjma; Moreira, H. ; BUIAR, D. R. . A formação continuada dos professores de engenharia da UTFPR: um relato de experiência. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2010, Fortaleza. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Fortaleza, 2010. p. 1-8.

15.
Marielda F Pryjma. A formação docente sob a ótica do professor da educação superior. In: VIII Seminario Internacional Red ESTRADO, 2010, LIMA. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima, 2010.

16.
Marielda F Pryjma. O professor do ensino superior e a pesquisa. In: VII Seminário de La Red de Estudos sobre Trabalho Docente, 2008, Buenos Aires. Anais (Seminário da Redestrado), 2008.

17.
Marielda F Pryjma; VIEIRA, S. T. . Perspectivas profissionais: a mulher e o mercado de trabalho. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 Corpo, Violência e Poder. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008.

18.
Marielda F Pryjma. O professor do ensino superior e a pesquisa. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008.

19.
Marielda F Pryjma. Inovação curricular: intencionalidades e realidades. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias e métodos. Florianópolis, 2008.

20.
Marielda F Pryjma; BURGOS, C. F. F. . Construção de Saberes Docentes na Inovação Curricular. In: I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008, Feira de Santana. Anais do I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008.

21.
Marielda F Pryjma. A contribuição da administração no estudo de gênero: as relações de trabalho das mulheres com baixa escolarização. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

22.
Marielda F Pryjma. Estrutura do corpo feminino: modelo imposto, condição aceita ou impedimento de liberdade?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

23.
ABREU, T. C. DE ; BENETTI, P. P. ; Marielda F Pryjma . Saberes docentes e a educação ambiental. In: !X Encontro Paranaense de Educação Ambiental / II Fórum Regional de Educação Ambiental, 2006, Guarapuava - PR. Anais do !X Encontro Paranaense de Educação Ambiental / II Fórum Regional de Educação Ambiental. Guarapuava: Unicentro, 2006.

24.
Marielda F Pryjma. A pesquisa articulada ao estágio supervisionado na graduação. In: Fórum de Metodologia e Pesquisa da Faculdade Dom Bosco, 2006, Curitiba. Anais do Fórum de Metodologia e Pesquisa da Faculdade Dom Bosco. Curitiba: Editora Dom Bosco, 2006. p. 36-42.

25.
ABREU, T. C. DE ; BENETTI, P. P. ; Marielda F Pryjma . Um novo olhar sobre a educação ambiental. In: VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. Anais do VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006.

26.
Marielda F Pryjma. A importância da pesquisa para a formação contínua do professor. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife - PE. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: Lapa software, 2006.

27.
CASTELLAIN, M. C. ; Marielda F Pryjma . A exclusão no cotidiano escolar. In: Congresso na Área de Educação, 2004. Anais do Educere. Curitiba: Champagnat, 2004.

28.
Marielda F Pryjma; CASTELLAIN, M. C. . A exclusão no cotidiano escolar. In: III Simpósio Regional da ANPAE/SUL, 2003, Curitiba, 2003.

29.
Marielda F Pryjma; MATHEUSSI, E. M. . Formação continuada de professores: uma experiência possível. In: Educere - III Congresso Nacional da Área de Educação, 2003, Curitiba. Educere - III Congresso Nacional da Área de Educação, 2003.

30.
Marielda F Pryjma. A análise dos programas escolares das escolas primárias paranaenses no período Vargas. In: A produção em História da História da Educação na Região Sul do Brasil, 2002, Curitiba - Ponta Grossa. A análise dos programas escolares das escolas primárias paranaenses no período Vargas. Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação, 2002.

31.
Marielda F Pryjma; EYNG, A. M. ; MATHEUSSI, E. M. ; ENS, R. T. . O desafio do tempo e do espaço na formação continuada de professores. In: II Congresso da Área de Educação, 2002, Curitiba. Anais do II Educere. Curitiba: Editora Champagnat, 2002.

32.
Marielda F Pryjma. II Jornada do HISTEDBR: história, sociedade e educação. In: As análises dos programas escolares das escolas primáriaws paranaenses no período Vargas, 2002, Curitiba. Anais da II Jornada do HISTEDBR: história, sociedades e educação. Curitiba: Champagnat, 2002.

33.
Marielda F Pryjma. Acervos de bibliotecas e arquivos do Paraná. Fontes para a História da Educação. In: I Encontro Sul-Brasileiro de Educação Patrimonial, 2001, Tubarão. Acervos de bibliotecas e arquivos do Paraná: fontes para a História da Educação, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. . Os processos formativos para a docência no contexto das universidades brasileiras. In: IX Congreso Iberoamericano de docencia universitaria: la universidad en cambio y renovación pedagógica, 2016, Murcia, Espanha. Anais do IX Congreso Iberoamericano de docencia universitaria: la universidad en cambio y renovación pedagógica. Murcia, España: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones, 2016. v. III. p. 178-182.

2.
Marielda F Pryjma. Aprendizagem para a Docência e Experiências Profissionais do Professor da Educação Superior. In: IV Foro Internacional sobre Inovación Universitaria, 2012, San José, Costa Rica. LASUNIVERSIDADES COMOGENERADORASDE LAINNOVACIÓN: INVESTIGACIÓN, INICIATIVA Y RESPONSABILIDADSOCIAL, 2012.

3.
Marielda F Pryjma; RIBEIRO, F. D. ; FERNANDEZ, P. ; MOURAZ, A. ; MARCELO, C. . Docência Universitária em Portugal, na Espanha e no Brasil: Contextos de Formação e Desenvolvimento Profissional. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Anais do VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Inovação e Qualidade na Docência, 2012.

4.
Marielda F Pryjma; FILIETAZ, M. R. P. ; Neuci Schotten . Avaliação da Educação Superior Brasileira: Estratégias, Indicadores e Legitimidade. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Inovação e Qualidade na Docência, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Marielda F Pryjma; ACHA, E. F. A. . Avaliação institucional em análise: finalidades e desafios para a educação superior brasileira. In: VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2014, Rosário. Libro de resúmenes. Rosário: Humanidades y Artes Ediciones, 2014. v. 1. p. 10-11.

2.
ABREU, T. C. DE ; BENETTI, P. P. ; Marielda F Pryjma . Formação docente e educação ambiental. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Formação docente e educação ambiental. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2007.

3.
NOVAES, A. O. ; Marielda F Pryjma ; BORJIA, A. ; MARCONDES, A. P. ; LIMA, C. A. R. ; SOUSA, C. P. ; NOVIKOFF, C. ; FRANCO, K. C. M. ; BOAS, L. S. V. ; PESTANA, M. I. G. . Imaginário e representações sociais da escola. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho, 2005, Aveiro / Portugal. Imaginário e representações sociais da escola. Aveiro / Portugal: Tipave, Industrias Gráficas de Aveiro Ltda, 2005. p. 134-134.

4.
Marielda F Pryjma; SOUSA, C. P. ; NOVAES, A. O. ; BORJIA, A. ; MARCONDES, A. P. ; LIMA, C. A. R. ; NOVIKOFF, C. ; BOAS, L. S. V. ; PESTANA, M. I. G. ; CESANA, M. R. . Imagens da escola. In: 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Imágenes de la escuela. Buenos Aires, 2005. p. 104-104.

5.
MATHEUSSI, E. M. ; Marielda F Pryjma . Formação continuada de professores: uma experiência possível. In: Educere - III Congresso Nacional da Área de Educação, 2003, Curitiba. Anais do Educere. Curitiba: Champagnat, 2003.

6.
Marielda F Pryjma; EYNG, A. M. ; MATHEUSSI, E. M. ; ENS, R. T. . O desafio do tempo e do espaço na formação continuada de professores. In: Educere - II Congresso da Área de Educação, 2002, Curitiba. II Congresso da Área de Educação Educere - Chronos e Kairós. Curitiba: Editora Universátaria Champagnat, 2002. p. 17-17.

7.
Marielda F Pryjma. Acervos de bibliotecas e arquivos do Paraná: fontes para a História da Educação. In: I Encontro Sul-Brasileiro de Educação Patrimonial, 2001, Tubarão. Tubarão: Unisul, 2001. p. 31-31.

8.
Marielda F Pryjma. A disciplina de história e o Ensino Fundamental: uma proposta de atuação. In: I Encontro Sul-Brasileiro de Educação Patrimonial, 2001, Tubarão. Tubarão: Unisul, 2001. p. 31-31.

Artigos aceitos para publicação
1.
Marielda F Pryjma. Desenvolvimento profissional docente e programas de pós-graduação no Brasil. Em Perspectiva (Curitiba), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Marielda F Pryjma. Interdisciplinaridade: princípios e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Marielda F Pryjma. Processos de ensino e aprendizagem: a dinâmica da sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROMANOWSKI, J. ; Marielda F Pryjma ; TOZETTO, S. . Trabalho e formação docente: desafios emergentes nas pesquisas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Marielda F Pryjma. Currículo e ensino fundamental e médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Marielda F Pryjma. Formação Continuada em Serviço no contexto da Escola e Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Marielda F Pryjma. II Seminário Integrador da Turma PDE 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Marielda F Pryjma; SANTOS, O. . Aprendizagem para a docência e experiências profissionais do professor da educação superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Marielda F Pryjma. Aprendizagem para a docência e experiências profissionais do professor da educação superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Marielda F Pryjma. Os impactos dos processos de regulação no desenvolvimento profissional docente do professor da educação superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Marielda F Pryjma; Neuci Schotten ; BASCHTA . O contexto socio-histórico dos processos de formação de professores da UTFPR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Marielda F Pryjma. A formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor da educação superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Marielda F Pryjma; BUIAR, D. R. . A expansão das instituições de educação superior no Brasil e as perspectivas futuras de formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Marielda F Pryjma; Moreira, H. ; BUIAR, D. R. . A formação continuada dos professores de engenharia da UTFPR: um relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Marielda F Pryjma. O professor do ensino superior e a pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Marielda F Pryjma. O professor do ensino superior e a pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Marielda F Pryjma. Inovação curricular: intencionalidades e realidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Marielda F Pryjma; VIEIRA, S. T. . Perspectiva profissional: a mulher e o mercado de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Marielda F Pryjma. A pesquisa como alternativa metodológica de ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ABREU, T. C. DE ; BENETTI, P. P. ; Marielda F Pryjma . Saberes Docentes e a Educação Ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
Marielda F Pryjma. Estrutura do corpo feminino: modelo imposto, condição aceita ou impedimento de liberdade?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
Marielda F Pryjma. A contribuição da administração no estudo de gênero: as relações de trabalho das mulheres com baixa escolarização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
Marielda F Pryjma. A importância da pesquisa para a formação contínua do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
CASTELLAIN, M. C. ; Marielda F Pryjma . A exclusão no cotidiano escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MATHEUSSI, E. M. ; Marielda F Pryjma . Formação de professores: uma experiência possível. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
Marielda F Pryjma. A análise dos programas escolares das escolas primárias paranaenses no período Vargas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Marielda F Pryjma. A análise dos programas escolares das escolas primárias paranaenses no período Vargas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
ENS, R. T. ; EYNG, A. M. ; MATHEUSSI, E. M. ; Marielda F Pryjma . O desafio do tempo e do espaço na formação continuada de professores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Marielda F Pryjma. A disciplina de História e o Ensino Fundamental: uma proposta de atuação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Marielda F Pryjma. Acervos de bibliotecas e arquivos do Paraná: fontes para a História da Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Marielda F Pryjma; OLIVEIRA, O. S. . O desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
VAILLANT, D. ; MARCELO, C. ; Marielda F Pryjma . Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012 (Revisão técnica).

3.
VAILLAN, D. ; MARCELO, C. ; Marielda F Pryjma . Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Marielda F Pryjma; VIEIRA, S. T. ; BURGOS, C. F. F. . Núcleo de Pesquisa em Administração. 2009.

2.
Marielda F Pryjma. Coordenação Pedagógica. 2008.

3.
BURGOS, C. F. F. ; GREMSKI, L. C. ; FACKIN, R. ; LUNA, Monica ; Marielda F Pryjma . Núcleo Pedagógico. 2007.

4.
BURGOS, C. F. F. ; Marielda F Pryjma . Núcleo de Pesquisa em Administração. 2007.

5.
Marielda F Pryjma. ProJovem. 2006.

6.
Marielda F Pryjma. Projeto Fazendo Escola. 2003.

7.
Marielda F Pryjma. Projeto Fazendo Escola. 2002.

8.
Marielda F Pryjma. Projeto Fazendo Escola. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
Marielda F Pryjma. Docência e Ensino Superior. 2007.

2.
Marielda F Pryjma; GREMSKI, L. C. ; NICOLA, R. ; FACKIN, R. . Projeto Político Institucional. 2006.

3.
Marielda F Pryjma. Semana Pedagógica da Faculdade Dom Bosco. 2005.

4.
Marielda F Pryjma; GREMSKI, L. C. ; NICOLA, R. ; FACKIN, R. . Projeto Político Institucional. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
Marielda F Pryjma. Construção de um clima propício para a aprendizagem: o professor e o aluno em contexto universitário. 2016. .

2.
SOUZA, F. D. ; WINKELER, M. S. B. ; Marielda F Pryjma ; SANTOS, O. . Inserção profissional à docência: um programa de formação para professores iniciantes. 2014. .

3.
SOUZA, F. D. ; Marielda F Pryjma ; SANTOS, O. ; WINKELER, M. S. B. . Inserção profissional à docência: um programa de formação para professores iniciantes. 2014. .

4.
Marielda F Pryjma. Encontro de Área. 2011. .

5.
Marielda F Pryjma. Em Perspectiva Revista de Administração da Faculdade Dom Bosco. 2009. (Editoração/Periódico).

6.
Marielda F Pryjma. Em Perspectiva Revista de Administração da Faculdade Dom Bosco. 2008. (Editoração/Periódico).

7.
Marielda F Pryjma. Planejamento de ensino: definição e escolha de estratégias didáticas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Marielda F Pryjma. Revisitando o papel do docente e sua relação com o aluno. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Marielda F Pryjma; JUNIOR, A. B. ; DALLA-BONA, E. M. ; DANIEL, L. S. . Formação inicial dos docentes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. 2006. .

10.
Marielda F Pryjma. Anais do Fórum de Metodologia e Pesquisa. 2006. (Editoração/Anais).

11.
CASTELLAIN, M. C. ; Marielda F Pryjma . Estratégias interdisciplinares na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2003. .

12.
Marielda F Pryjma. Séries iniciais do ensino fundamental: que caminhos seguir?. 2003. .

13.
Marielda F Pryjma. Inovações em Projetos Educativos. 2003. (Relatório de pesquisa).

14.
Marielda F Pryjma. Projeto Bibliotecando. 2002. .

15.
Marielda F Pryjma. Inovações em Projetos Educativos. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HAGEMEYER, R. C. C.; CORREA, R. L. T.; MEDEIROS, C. C. C.; KNOUBLACH, A.; MARTINS, P. L. O.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Adriana Aparecida de Lima Oliveira. As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho. 2016.

2.
GARANHANI, M. C.; ZIMER, T. T. B.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Fabíola Berwanger. Os saberes do movimento do corpo na educação infantil: o contexto da formação de professores nas licenciaturas em pedgogia de Curitiba-Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
VOSGERAU, D. S. R.; CUNHA, M. I.; Marielda F Pryjma; ORLANDO, E. A.; SAHEB, D.. Participação em banca de Patrícia Meyer. Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
BRITO, G. S.; SA, R. A.; VOSGERAU, D. S. R.; Marielda F Pryjma; ROBALLO, R. O. B.. Participação em banca de Michele Simonian Dyck. Desenvolvimento profissional do pedagogo escolar: das ausências e invisibilidade aos saberes para a articulação das tecnologias na cultura escolar. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, A. L.; HOBOLD, M. S.; Marielda F Pryjma; FREIRE, L. I. F.; CARTAXO, S. R. M.. Participação em banca de Thamiris Cristine Mendes. Configuração identitária do professor formador de docentes da Universidade Estadual De Ponta Grossa/PR. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
BRITO, G. S.; VOSGERAU, D. S. R.; ROBALLO, R. O. B.; SA, R. A.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Michele Simonian Dyck. Categorias estruturantes do desenvolvimento profissional do pedagogo: perspectivas para a articulação das tecnologias na cultura escolar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
VOSGERAU, D. S. R.; CUNHA, M. I.; Marielda F Pryjma; SAHEB, D.; ORLANDO, E. A.; ROMANOWSKI, J.. Participação em banca de Patrícia Meyer. Os impactos de um portal com foco no compartilhamento de práticas inovadoras no desenvolvimento profissional de professores universitários. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
HAGEMEYER, R. C. C.; CUNHA, C. M.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Claudia Maria Pienta dos Santos. Concepções e práticas inovadoras na escola contemporânea: contribuições ao desenvolvimento profissional docente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
HAGEMEYER, R. C. C.; SA, R. A.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Clicie Maria Cancelier Negoseki. Formação continuada dos professores do ensino médio de São José dos Pinhais e a mediação do papel do pedagogo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marielda F Pryjma; MORRETES, J. B. L.; VAINE, A.. Participação em banca de Edson Korner. Estudo para implantação de um projeto de interação escola de moda e empresa para o desenvolvimento da qualificação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep.

2.
Marielda F Pryjma; MORRETES, J. B. L.; VAINE, A.. Participação em banca de Isis Vanessa Ruda Winhaski. Os 3 P's do mercado de moda em Curitiba: perfil de profissional, panorama atual e perspectivas para o seu futuro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep.

3.
Marielda F Pryjma; CALDAS, Dario; GASPAR, P. A.. Participação em banca de Lucia Regina Branco. Além das grades: o composto de marketing em roupas íntimas de tamanhos diferenciados. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep.

4.
Marielda F Pryjma; GASPAR, P. A.; ROHRING, M.. Participação em banca de Edson Korner. Etiqueta empresarial: imagem profissional e comunicação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STADNIK, A. M. W.; ULBRICHT, L.; Marielda F Pryjma. Participação em banca de Janaina Matioski.O perfil das pesquisas em desenvolvimento profissional dos anos de 2000a 2010 nas áreas de educação e saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Marielda F Pryjma; SCHLICHTING, M. C. R. M.; PACHECO, N. L.. Participação em banca de Tuane Cachuba de Abreu.Educação ambiental: ecologia e humanização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Positivo.

3.
Marielda F Pryjma; SCHLICHTING, M. C. R. M.; PACHECO, N. L.. Participação em banca de Paola Pangoni Benetti.Um novo olhar sobre a educação ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Positivo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SA, R. A.; PENNA, M.; POOLI, J. P.; PRECOMA, E. A.; Marielda F Pryjma. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto. 2016. Universidade Federal do Paraná.

Concurso público
1.
Marielda F Pryjma; RIBAS, M. H.; RODRIGUES, M. F.. Banca Examinadora. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
Marielda F Pryjma. Banca para seleção de professores. 2005. Faculdade Dom Bosco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Percursos da inserção profissional docente: os contextos da educação básica, profissional, tecnológica e superior. 2014. (Congresso).

2.
IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Programas de desenvolvimento profissional docente: propósitos e contextos de formação. 2014. (Congresso).

3.
IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. A inserção profissional nos sistemas educativos, programas e experiências. 2014. (Congresso).

4.
VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Avaliação institucional em análise: finalidades e desafios para a educação superior brasileira. 2014. (Congresso).

5.
II Encontro Luso_Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Encontro).

6.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.AS NOVAS PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. 2013. (Encontro).

7.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente.A aprendizagem docente em foco. 2013. (Simpósio).

8.
VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. Reflexões sobre a formação docente. 2013. (Congresso).

9.
III Congreso Internaciona sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. O contexto socio-histórico dos processos de formação de professores da UTFPR. 2012. (Congresso).

10.
Reunião Geral PLI. 2012. (Encontro).

11.
Encontro de Área - Ciências Humanas.Formação de professores e pesquisa educacional. 2011. (Encontro).

12.
II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores.O desenvolvimento profissional do docente da educação superior. 2011. (Simpósio).

13.
I Semana Acadêmica de Licenciatura em Física.Formação de Professores. 2011. (Encontro).

14.
I Semana Acadêmica de Licenciatura em Física.Formação de Professores. 2011. (Outra).

15.
IV Semana de Formação Docente. 2011. (Outra).

16.
II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a la Docencia. A formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor da eduação superior. 2010. (Congresso).

17.
IV Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares. O professor do ensino superior e a pesquisa. 2008. (Congresso).

18.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Perspectivas profissionais: a mulher e o mercado de trabalho. 2008. (Seminário).

19.
VII Seminário de La Red de Estudos sobre Trabalho Docente.O professor do ensino superior e a pesquisa. 2008. (Seminário).

20.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Formação docente e educação ambiental. 2007. (Encontro).

21.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos.Estrutura do corpo feminino: modelo imposto, condição aceita ou impedimento de liberdade?. 2006. (Seminário).

22.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos.A contribuição da administração no estudo de gênero: as relações de trabalho das mulheres com baixa escolarização. 2006. (Seminário).

23.
VI Encontro sobre Investigação na Escola.Um novo olhar sobre a educação ambiental. 2006. (Encontro).

24.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: EDUCAÇÃO, QUESTÕES PEDAGÓGICAS E PROCESSOS FORMATIVOS: COMPROMISSO COM A INCLUSÃO SOCIAL. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Congresso).

25.
EDUCERE. Congresso na Área de Educação. 2004. (Congresso).

26.
XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Conhecimento local e conhecimento universal. 2004. (Congresso).

27.
Educere. Formação de professores: uma experiência possível. 2003. (Congresso).

28.
III Simpósio Regional ANPAE/Sul. 2003. (Simpósio).

29.
Projeto Fazendo Escola.Seminário Final do Projeto Fazendo Escola. 2003. (Seminário).

30.
A produção em História da Educação na Região Sul do Brasil. As análises dos programas escolares das escolas primáriaws paranaenses no período Vargas. 2002. (Congresso).

31.
Educere. O desafio do tempo e do espaço na formação continuada de professores. 2002. (Congresso).

32.
IV ANPED SUL: Pesquisa em Educação e Compromisso Social. 2002. (Congresso).

33.
Projeto Fazendo Escola.Seminário Final do Projeto Fazendo Escola. 2002. (Seminário).

34.
Educere. 2001. (Congresso).

35.
Projeto Fazendo Escola.Seminário Final do Projeto Fazendo Escola. 2001. (Seminário).

36.
Semana Acadêmica.Semana Acadêmica dos Cursos de Pedagogia e Superior de Formação de Professores. 2001. (Encontro).

37.
I Congresso de Humanidades Diálogo entre Saberes. 2000. (Congresso).

38.
Novos Rumos da Educação. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Marielda F Pryjma. II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 2015. (Congresso).

2.
Marielda F Pryjma. IV Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 2014. (Congresso).

3.
Marielda F Pryjma. I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 2013. (Congresso).

4.
Marielda F Pryjma. Plano Nacional de Educação. 2011. (Outro).

5.
Marielda F Pryjma. III Semana de Formação Docente. 2011. (Outro).

6.
RIBEIRO, F. D. ; Marielda F Pryjma ; FILIETAZ, M. R. P. ; Neuci Schotten ; SANTOS, O. . IV Semana de Formação Docente. 2011. (Outro).

7.
FACKIN, R. ; GREMSKI, L. C. ; Marielda F Pryjma . II Fórum de Metodologia e Pesquisa. 2007. (Outro).

8.
Marielda F Pryjma. I Fórum de Pesquisa e Metodologia da Faculdade Dom Bosco. 2006. (Outro).

9.
Marielda F Pryjma. Educere Congresso Nacional da Área de Educação. 2003. (Congresso).

10.
Marielda F Pryjma. Educere Congresso Nacional da Área de Educação. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Edgar Fernando Adriazola Acha. Avaliação Institucional em Análise: Finalidades e Desafios para a Educação Superior Brasileira. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidad del Mar, . Coorientador: Marielda Ferreira Pryjma.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Diane Garcia dos Santos. Práticas de formação de professores e sua relação com a docência em PROEJA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

2.
Sandra Maria Banak Varela. O desenvolvimento profissional do docente do CEEP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

3.
Marisa Lopez Cruzara. Formação do professor: saberes e práicas no PROEJA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

4.
Edson Korner. Estudo para implantação de um projeto de interação escola de moda e empresa para o desenvolvimento da qualificação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

5.
Isis Vanessa Ruda Winhaski. Os 3 P's de Moda em Curitiba: Perfil do Profissional, Panorama Atual e Perspectivas para o seu Futuro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Gestão) - Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau / Parceria Senai - Cietep. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

6.
Silvana Vargas Ribeiro da Silva. Refletindo sobre a prática educativa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação em Projetos Educativos em Âmbito Escolar e Não Escolar) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

7.
Claudia Regina Forti. Trabalhando com projeto educativos no âmbito escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação em Projetos Educativos em Âmbito Escolar e Não Escolar) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

8.
Andressa Regina Castellano. Trabalhando com projetos educativos no âmbito escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação em Projetos Educativos em Âmbito Escolar e Não Escolar) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

9.
Paula Cristina Damásio. Refletindo sobre a prática educativa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação em Projetos Educativos em Âmbito Escolar e Não Escolar) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme de Almeida Scheleder. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Positivo. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

2.
Paola Pangoni Benetti. Uma proposta em educação ambiental no espaço formal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Positivo. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

3.
Tuane Cachuba de Abreu. Uma proposta em educação ambiental no espaço não-formal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Positivo. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Elisa Cordeiro Creplive. O perfil do professor e alunos da educação básica e o repensar da educação a partir de práticas reflexivas e inovadoras. 2013. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

2.
Cássia Estela Kropzake Bichibichi. Conselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicas. 2012. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.

3.
Ruthi Mara Trentin Moraes. Gestão escolar: o cotidiano do gestor na escola pública. 2012. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Marielda Ferreira Pryjma.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRIDI, J. C. A.2015BRIDI, J. C. A. ; Marielda F Pryjma ; Neuci Schotten . O processo de avaliação nas instituições de ensino superior paranaenses e as possilidades para o desenvolvimento profissional docente. InterSaberes Revista Científica, v. 10, p. 542-560, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:53:17