Andrea Glezer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6519039331690692
  • Última atualização do currículo em 21/05/2014


Possui Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997), Residência em Clínica Média pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (1998-1999), Residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (2000-2001), obteve Título de Especialista em Clínica Médica (1999), Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (2001) e Doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Endocrinologia e Metabologia, com ênfase em Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores hipofisários, prolactina e macroprolactina, hipofisite, bem como em Diabetes Mellitus. Atualmente é médica assistente do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da Divisão de Clínica Médica I do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Glezer
Nome em citações bibliográficas
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA

Endereço


Endereço Profissional
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Serviço de Endocrinologia e Metabologia da Divisão de Clínica Médica I.
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - Pamb-8º andar - Bloco 3
Cerqueira Cesar
05403-003 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26616293
Fax: (11) 26617694


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Endocrinologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Inserm, U845, Centre de Recherche Croissance et signalisation, Equipe PRL, (Orientador: Vincent Goffin).
Título: Estudo da atividade biológica da macroprolactina humana em células Nb2 e em células Ba/F-03 transfectadas com o receptor de prolactina humano forma longa, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Marcello Delano Bronstein.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: prolactina; macroprolactina; bioensaios; isoformas de proteínas; receptores de prolactina; hiperprolactinemia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Endocrinologia.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1998 - 2002
Especialização - Residência médica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Residência médica em: Clínica Médica e Endocrinologia e Metabologia
Número do registro: .
Bolsista do(a): Fundação do desenvolvimento administrativo.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Endocrinologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
1992 - 1997
Graduação em Medicina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Bandeirantes.
1981 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Pentágono.


Pós-doutorado


2009 - 2012
Pós-Doutorado.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Endocrinologia.


Formação Complementar


1999 - 1999
Estágio Opcional.
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Atuação Profissional



Comissão de Graduação Endocrinologia, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
ATIVIDADES DIDATICAS: 1) Co-responsável pelas aulas do Curso de Graduação MCM-0360 - Conjunto de Disciplinas de Clínica Médica, na Disciplina de Endocrinologia e Metabologia no módulo de NEUROENDOCRINOLOGIA, ministradas no primeiro semestre de cada ano, aos alunos do 4º ano de Medicinda da FMUSP; 2) Co-responsável pela Disciplina de Pós Graduação MCM-5744 "Aspectos atuais da fisiologia, fisiopatologia e clínica dos hormônios do hipotálamo e da hipófise", curso anual e ministrado no segundo semestre; 3) Orientações aos Estagiários e Residentes da Undade de Neuroendocrinologia. ATIVIDADES ASSISTENCIAIS: 1) Orientações aos Estagiários e Residentes no ambulatório da Unidade de Neuroendocrinologia; 2) Orientações aos Estagiários e Residentes na enfermaria da Unidade de Neuroendocrinologia.


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
membro da Comissão de Novas Liderança


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós Graduação


FACULDADE DE MEDICINA USP, FMUSP, Brasil.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Estudo da expressão gênica e proteíca da filamina A e sua correlação com a expressão e função dos receptores de dopamina D2 e de somatostatina SST2 e SST5 nos adenomas hipofisários.

Descrição: Trata-se de estudo prospectivo em que será analisada a expressão da proteína filamina e sua correlação com a expressão de receptores hipofisários em material de tumores da hipófise operados por diferentes indicações clínicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Andrea Glezer - Coordenador / Marcello Delano Bronstein - Integrante / Ericka Barbosa Trarbach - Integrante / Thais de Paula Sickler - Integrante.
2012 - Atual
Estudo de fase III, randomizado, duplo-cego, multicêntrico, para avaliar a eficácia e a segurança de pasireotida LAR em pacientes com doença de Cushing

Descrição: Estudo clínico multicêntrico, internacional, fase III, aberto, randomizado, de grupos paralelos, de três braços, com duração planejada de 24 semanas. Ele objetiva avaliar a eficácia do pasireotídeo LAR(40mg) em pacientes que permanecem com acromegalia em atividade após tratamento prévio com as medicações disponíveis no mercado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Integrante / Marcello Delano Bronstein - Coordenador / Marcio Carlos Machado - Integrante.
2012 - Atual
Influência de polimorfismos dos genes dos receptores de dopamina D2 e de somatostatina SST2 e SST5 nas manifestações clínicas e na resposta ao tratamento de pacientes portadores de adenomas hipofisários

Descrição: Os adenomas hipofisários correspondem de 10% a 25% de todas as lesões selares e pode ser classificado de acordo com tamanho tumoral (micro ou macroadenoma) e com seu perfil de secreção hormonal: adenoma clinicamente não funcionantes (ACNF), prolactinomas, somatotrofinomas, corticotrofinomas, tireotrofinomas e gonadotrofinomas. O quadro clínico decorre da hipersecreção hormonal e dos efeitos de massa. A adenomectomia é o tratamento primário para corticotrofinomas, ACNF, somatotrofinomas não invasivos ou com compressão quiasmática e prolactinomas resistentes ao tratamento medicamentoso. O tratamento clínico pode ser realizado com agonista dopaminérgico (AD) e a resposta ocorre em cerca de 80% dos prolactinomas, 10% dos ACNF e 36% dos corticotrofinomas. A resposta ao tratamento clínico depende da expressão tumoral dos receptores dopaminérgicos D2 e de seus subtipos (curto e longo). Adicionalmente, estudo recente apontou para o papel do polimorfismo do gene do receptor D2 em prolactinomas na resposta a esse tratamento clínico. Outra classe de drogas disponível para o tratamento de somatotrofinomas e corticotrofinomas são os análogos da somatostatina (AS), capazes de promover controle hormonal em cerca de 64% dos somatotrofinomas e 76% dos corticotrofinomas quando utilizado análogo multiligante. A resposta a esse tratamento depende basicamente da presença de receptores de somatostatina SSTR2 e SSTR5 no tumor. Há descrição de mutação e polimorfismo no gene do SSTR5 envolvidos no mecanismo de resistência a esse tratamento. Nosso estudo tem como principal objetivo aprofundar a relação entre polimorfismo dos genes dos receptores D2, SSTR2 e SSTR5 e a eficácia ao tratamento com agonistas dopaminérgicos e análogos de somatostatina em adenomas hipofisários. (AU)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Andrea Glezer - Coordenador / Cristina Bellotti Formiga Bueno - Integrante / Marcello D Bronstein - Integrante / Ericka Barbosa Trarbach - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
0779/10:Estudo de fase III,multicêntrico,randomizado,de grupos pareados,duplo-cego para avaliar a eficácia e a segurança de 40mg e 60mg de pasireotide LAR e aberto para octreotida LAR ou lanreotida ATG em pacientes c/ acromegalia inadequadamente controlad

Descrição: Trata-se de estudo multicêntrico,internacional,fase III,abaerto,randomizado,de grupos paralelos,de três braços,com duração planejada de 24 semanas.Ele objetiva avaliar a eficácia do pasireotídeo LAR(40MG) em pacientes que permanecem com acromegalia em atividade após tratamento prévio com as medicações disponíveis no mercado.As opções medicamentosas atuais para o tratamento da acromegalia incluem agonistas dopaminérgicos(AD),análogos da somatostatina(AS) e o antagonista do receptor do GH(ARGH). Os AD determinam normalização dos níveis de IGF-1 em um pequeno percentual de pacienes.O ARGH leva à normalização do IGF-1 na maior parte dos pacientes,mas apresenta como incovinientes a menos praticidade e a não atuação na massa tumoral. Os AS são a terapêutica medicamentosa mais empregada na prática clínica, mas o controle hormonal é alcançado em apenas metade dos pacientes.Portanto,um percentual de pacientes acromegálicos não alcança o controle da doença.Os tumores hipofisários expressam receptores de somatostatina(SSTR) tipo:1(SSTR1), 2(SSTR2), 3(SSTR3) e 5(SSTR5). Os análogos da somatostatina disponíveis no mercado, Lanreotídeo Autogel e Octrotídeo LAR, apresentam ação preferencial no SSTR2,com pouca ação no SSTR5.O análogo da somatostatina pasireotídeo LAR apresenta uma alta afinidade para SSTR1,SSTR2,SSRT3 e SSTR5.Portanto,representa uma alternativa medicamentosa para os pacientes não responsivos ao Lanreotídeo Autogel e Octreotídeo LAR. Dados preliminares dos estudos clínicos sugerem um efeito benéfico do pasireotídeo em pacientes acromegálicos resistentes aos análogos de somatostatina,determinando um aumento do percentual de controle hormonal da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Andrea Glezer - Integrante / Marcello Delano Bronstein - Coordenador / Raquel Soares Jallad - Integrante.
2009 - 2012
Determinação de anticorpos anti-hipófise em pacientes com doenças endocrinológicas e/ou atológicas auto-imunes e padronização metodológica

Descrição: Hipofisite linfocítica (HL) é uma doença auto-imune, rara, associada ou não a outras doenças auto-imunes e que pode causar prejuízo da função hipofisária. Apesar de metodologias já descritas para a detecção de anticorpos anti-hipófise, não há uma técnica que empregue fonte de antígenos de origem humana e seja sensível e específica para o diagnóstico da HL.Além disso, não há estudos mundiais em donças auto-imunes reumatológicas ou estudos em doenças endocrinológicas na população brasileira. O objetivo do presente estudo é desenvolver a metodologia para a detecção anticorpos anti-hipófise através de fonte de antígenos humanos, e padronização desse ensaio que será utilizado em indivíduos com doenças endocrinológicas e reumatológicas na nossa população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Coordenador / Marcello Delano Bronstein - Integrante / J F Carvalho - Integrante / Eloísa Bonfa - Integrante / Venâncio AF Alves - Integrante / Vanessa Baudichon Domingues - Integrante / Cleonice Bueno - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Hospital das Clínicas de São Paulo - Outra.
2008 - Atual
Estudo duplo-cego, randomizado para avaliar a segurança e a eficácia de diferentes doses de Pasireotide(SOM230) S.C. por 6 meses de tratamento em pacientes com doença de Cushing de novo,persistente ou recorrente.

Descrição: Pesquisa clínica do Laboratório Novartis.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Integrante / Luiz Roberto Salgado - Coordenador / Marcio Carlos Machado - Integrante / Daniela Romanholi - Integrante.
2006 - 2008
Estudo multicêntrico, aberto, fase III, não comparativo para avaliar a eficácia e segurança de uma combinação em dose fixa em uma mesma forma galenica de cloridrato de metformin SR (500mg) + glimepirida (1mg) no tratamento de dia

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Integrante / Simão Augusto Lottenberg - Coordenador / Tatiana Goldbaum - Integrante.
Financiador(es): Laboratório Torrent - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Estudo de 24 semanas randomizado, duplo-cego, multicêntrico, ativamente controlado (pioglitazona) para avaliação da eficácia, segurança e tolerabilidade do tratamento com tesaglitazar administrado a pacientes com diabetes tipo 2

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Integrante / Simão Augusto Lottenberg - Coordenador.
Financiador(es): Laboratório Astrazeneca - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Estudo da atividade biológica da macroprolactina humana em células Nb2 e em células Ba/F-03 transfectadas com o receptor de prolactina humano forma longa

Descrição: Projeto de pesquisa para desenvolvimento de doutorado. O encontro de macroprolactinemia entre os pacientes com hiperprolactinemia é freqüente: de 8 a 26% em estudos populacionais e na literatura ainda há controvérsia a respeito do papel, patológico ou não, desta condição e da necessidade de tratamento. O objetivo do estudo é definir o papel deste hormônio ao correlacionar sua atividade biológica "in vitro" e o quadro clínico detalhado dos indivíduos estudados. Para isto, incluiremos no estudo indivíduos com macroprolactinemia, definida pela recuperação abaixo de 30% na precipitação com PEG, portadores de hiperprolactinemia, com ou sem prolactinoma, do sexo feminino em idade fértil ou do sexo masculino em qualquer idade. Serão comparados os dados clínicos, laboratoriais (dosagem de esteróides sexuais e comprovação de ovulação nas mulheres), anatomia hipofisária através da ressonância magnética, nível de macroprolactina sobre o total de prolactina e a atividade biológica da macroprolactina isolada de cada paciente. A atividade biológica será medida pela capacidade de ligação da macroprolactina com o receptor de prolactina e capacidade de desencadear eventos intracelulares, em cultura de células Nb2 e de fibroblastos transfectados com receptor de prolactina humano. A ação da macroprolactina será analisada em relação ao controle zero (soro sem prolactina ou GH) e controle 100% (prolactina em concentração padronizada). Assim, teremos uma série de casos com a finalidade de imputar algum papel patológico à macroprolactina. (AU)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Glezer - Coordenador / Marcello Delano Bronstein - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Endocrinologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Endocrinologia/Especialidade: Neuroendocrinologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia, SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
1999
Título de Especialista em Clínica Médica, SBCM - Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
1997
Prêmio Dr Domingos Goulart de Faria, Faculdade de Medicina da USP São Paulo.
1993
Prêmio Sandoz de Imunologia, Divisão Farmacêutica da Sandoz SA e depto de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:16
Total de citações:66
Fator H:4
Glezer, A.  Data: 09/04/2014

SCOPUS
Total de trabalhos:16
Total de citações:112
Glezer, A.  Data: 09/04/2014

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:248
Glezer, A.  Data: 09/04/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GLEZER, ANDREA2014GLEZER, ANDREA ; BRONSTEIN, MARCELLO D. . Prolactinoma. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso), v. 58, p. 118-123, 2014.

2.
GUZZO, MARIANA F.2013GUZZO, MARIANA F. ; BUENO, CRISTINA B. FORMIGA ; AMANCIO, THIAGO T. ; ROSEMBERG, SERGIO ; BUENO, CLEONICE ; ARIOLI, EDSON L. ; GLEZER, ANDREA ; BRONSTEIN, MARCELLO D. . An intrasellar germinoma with normal tumor marker concentrations mimicking primary lymphocytic hypophysitis. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso), v. 57, p. 566-570, 2013.

3.
GONCALVES, T. D.2013GONCALVES, T. D. ; TOLEDO, R. A. ; SEKIYA, T. ; MATUGUMA, S. E. ; MALUF FILHO, F. ; ROCHA, M. S. ; SIQUEIRA, S. A. C. ; Glezer, A. ; BRONSTEIN, M. D. ; PEREIRA RICARDO JUREIDINI, M. A. A. ; BACCHELLA, T. ; MACHADO, M. C. C. ; TOLEDO, S. P. A. ; LOURENCO, D. M. . Penetrance of functioning and non-functioning pancreatic neuroendocrine tumors in multiple endocrine neoplasia type 1 in the second decade of life. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, v. 99(1), p. E89-96, 2013.

4.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2012 GLEZER, A. ; BRONSTEIN, M. D. ; BRONSTEIN, M. D. . Pituitary autoimmune disease: nuances in clinical presentation. Endocrine (Basingstoke), v. 42, p. 74-79, 2012.

5.
Glezer, A.2012 Glezer, A. ; BRONSTEIN, M. D. . Approach to the Patient with Persistent Hyperprolactinemia and Negative Sellar Imaging. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, v. 97, p. 2211-2216, 2012.

6.
SILVA, B. S.2012SILVA, B. S. ; BONIN, C. ; BUENO, C. B. F. ; GLEZER, A. ; BRONSTEIN, M. D. ; CARVALHO, J. F. . Primary antiphospholipid syndrome and panhypopituitarism: a unique presentation. Acta Reumatológica Portuguesa, v. 37, p. 275, 2012.

7.
BATISTA, RAFAEL LOCH2012BATISTA, RAFAEL LOCH ; TOSCANINI, ANDREA CECILIA ; GLEZER, ANDREA ; SIQUEIRA, MÁRIO GILBERTO ; BENABOU, SALOMON ; FONOFF, ERICK TALAMONI ; TAVARES, WAGNER MALAGÓ ; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN ; CUNHA NETO, MALEBRANCHE BERARDO CARNEIRO DA . Clinically nonfunctioning pituitary adenoma growth after radiosurgery. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 70, p. 643-644, 2012.

8.
DE CARVALHO, JOZÉLIO FREIRE2012DE CARVALHO, JOZÉLIO FREIRE ; DE OLIVEIRA, RICARDO M. ; RODRIGUES, CARLOS EWERTON MAIA ; GLEZER, ANDRÉA ; BONFÁ, ELOÍSA ; PEREIRA, ROSA MARIA RODRIGUES . Heparin Increases HLA-G Levels in Primary Antiphospholipid Syndrome. Clinical & Developmental Immunology (Print), v. 2012, p. 1-5, 2012.

9.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2009GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Carvalho, J.F. . O papel da prolactina no lúpus eritematoso sistêmico: onde estamos. Revista Brasileira de Reumatologia (Impresso), v. 49, p. 153-163, 2009.

10.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2008 GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Bronstein, M.D. . Rare sellar lesions. Endocrinology and Metabolism Clinics of North America, v. 37, p. 195-211, 2008.

11.
Vilar, L.2008Vilar, L. ; Freitas, M.C. ; Neves, L. ; Casulari, L.A. ; Azevedo, M. ; Montenegro-Junior, R. ; Barros, A.L. ; Faria, M. ; Nascimento, G.C. ; Lima, J.C. ; Nóbrega, L.H. ; Cruz, T.P. ; Mota, A. ; Ramos, A. ; Violante, A. ; Lamounier-Filho, A. ; Gadelha, M. ; Czepielewski, M. ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . Diagnosis and management of hyperprolactinemia: results of a Brazilian multicenter study with 1234 patients.. Journal of Endocrinological Investigation, v. 31, p. 436-444, 2008.

12.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2008GLEZER, A. ; Lottenberg, S.A. . Osteoporose induzida por glicocorticóide: artigo comentado. Einstein (São Paulo), v. 2008, p. 62-63, 2008.

13.
Lottenberg, S.A.2007Lottenberg, S.A. ; GLEZER, A. ; Turatti, L.A.A. . Metabolic syndrome: identifying the risk factors. Jornal de Pediatria (Online), v. 83, p. S204-S208, 2007.

14.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2006 GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Vieira, J.G. ; Giannella-Neto, D. ; Ribela, M.T.C.P. ; Goffin, V. ; Bronstein, M.D. . Human macroprolactin displays low biological activity via its homologous receptor in a new sensitive bioassay. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, v. 91, p. 1048-1055, 2006.

15.
Soares, C.R.J.2006Soares, C.R.J. ; GLEZER, A. ; Okazaki, K. ; Ueda, E.K.M. ; Heller, S.R. ; Walker, A.M. ; Goffin, V. ; Bartolini, P. . Physico-chemical and biological characterizations of two human prolactin analogs exhibiting controversial bioactivity, synthesized in Chinese hamster ovary (CHO) cells. Protein Expression and Purification, v. 48, p. 182-194, 2006.

16.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2002 GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Vieira, J.G. ; Salgado, L.R. ; Bronstein, M.D. ; Musolino, N.R. ; Serafini, P. . Pitfalls in pituitary diagnosis: peculiarities of three cases. Clinical Endocrinology, Inglaterra, v. 57, n.1, p. 135-139, 2002.

17.
GLEZER, A.;Glezer, A.;ANDREA GLEZER;GLEZER, ANDREA;GLEZERA A;GLEZER, ANDRÉA2001GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Vieira, J.G. ; Salgado, L.R. ; Bronstein, M.D. ; Musolino, N.R. ; Serafini, P. . Macroprolactina e incidentaloma hipofisário. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Brasil, v. 45, n.2, p. 190-198, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lottenberg, S.A. (Org.) ; LOTTENBERG, A. M. P. (Org.) ; GLEZER, A. (Org.) ; Turatti, L.A.A. (Org.) ; BUONACORSO, V. (Org.) ; MESQUITA, E. M. (Org.) ; OYAMA, R. H. (Org.) . Manual de diabetes mellitus liga de controle do diabetes mellitus do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina-USP. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. v. 1. 326p .

Capítulos de livros publicados
1.
Glezer, A. ; Bronstein, M.D. . Cap. 5 - Hiperprolactinemia. In: Sergio Vencio; Rosita Fontes; Mauro Scharf. (Org.). Manual de exames laboratoriais na prática do endocrinologista.. 1ºed.São Paulo e Rio de Janeiro: AC Farmacêutica, 2013, v. 1, p. 39-43.

2.
Glezer, A. ; Bronstein, M.D. . Cap. 14 - Hiperprolactinemias. In: Ruth Clapauch. (Org.). Endocrinologia Feminina e Andrologia - Manual prático para endocrinologistas, ginecologistyas, urologistas e médicos com interesse na área.. 1ºed.São Paulo e Rio de Janeiro: AC Farmacêutica, 2012, v. 1, p. 200-209.

3.
Glezer, A. ; Bronstein, M.D. . Distúrbios Hipotálamo-Hipofisários e Adrenais. Distúrbios Hipotálamo-Hipofisários e Adrenais. 1ºed.São Paulo: Sarvier, 2011, v. I, p. 336-348.

4.
Paraíba, D.B. ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . Eixo dopaminergico na síndrome metabolica. In: LUCIANO RICARDO GIACAGLIA, MARIA ELIZABETH ROSSI DA SILVA, ROSA FERREIRA DOS SANTOS. (Org.). Tratado de Síndrome Metabólica. 1ed.São Paulo: Roca, 2010, v. , p. 159-166.

5.
Glezer, A. ; Bronstein, M.D. . Regulação hipotálamo-hipofisária. In: Milton de Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres Castilho; Giovanni Guido Cerri; Chao Lung Wen. (Org.). Clínica Médica. 1ed.Barueri / SP: Editora Manole Ltda, 2009, v. 5, p. 64-73.

6.
Cunha-Neto, M.B. ; Glezer, A. ; Toscanini, A.C. . Adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes. In: Milton de Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres Castilho; Giovanni Guido Cerri; Chao Lung Wen. (Org.). Clínica Médica. 1ed.Barueri / SP: Editora Manole Ltda, 2009, v. 5, p. 131-135.

7.
Nasser, R.H. ; GLEZER, A. ; Bastos, M.S.C.B.O. . Doenças da hipófise. In: Itamar de Souza Santos, Leonardo Borges de Barros e Silva, Paulo A. Lotufo, Isabela M. Benseñor. (Org.). Clínica Médica: diagnóstico e tratamento. 1ed.São Paulo: Sarvier Editora de Livros Médicos LTDA, 2008, v. , p. 373-392.

8.
GLEZER, A. ; Nascimento, C.M.R. ; Brito, D. P. ; Gutierrez, E.B. ; Avarenga, G. S. ; Atta, J.A. ; Eluf-Neto, J. ; Ferreira-Junior, M. ; Lopes, M.H. ; Martins, M.A. . Práticas Preventivas na Atenção Primária em Saúde. In: Mario Ferreira Junior. (Org.). Saúde no Trabalho: Temas Básicos para o Profissional que Cuida da Saúde dos Trabalhadores. 1ed.São Paulo: Editora Rocca, 2000, v. , p. 115-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GLEZER, A. ; Vieira, J.G. ; Salgado, L.R. ; Bronstein, M.D. ; Musolino, N.R. ; Serafini, P. ; D´Alva, C.B. . Double Diagnostic Pitfalls in Pituitary Assessment: Description of three cases. In: The Endocrine Society´s 83rd Annual Meeting, 2001, Denver. Meeting & Exhibit Guide, 2001.

2.
GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Salgado, L.R. ; Vieira, J.G. ; Serafini, P. ; Bronstein, M.D. . Armadilhas Diagnósticas em Patologia Selar: Relato de Caso. In: 24 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2000, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2000. v. 44. p. 184.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Freire ACTB ; Guzzo MF ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . PO 013 - Evolução clínico-radiológica de incidentalomas hipofisários.. In: SINE 2014 - XVII - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril., 2014, Campinas, SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Brazilian Archives of Endocrinology and Metabolism).. São Paulo: Segmento Farma Editores, 2014. v. 58. p. S7-S7.

2.
Freire ACTB ; Guzzo MF ; Dettoni JB ; GLEZER, A. ; BRONSTEIN, M. D. . PO 014 - Prolactinoma mimetizando clínica e radiologicamente um craniofariengeoma.. In: SINE 2014 - XVII - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril., 2014, Campinas, SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Brazilian Archives of Endocrinology and Metabolism).. São Paulo: Segmento Farma Editores, 2014. v. 58. p. S8-S8.

3.
Amorin PVH ; TRARBACH, E. B. ; Formiga-Bueno, C.B. ; Guzzo MF ; Cescato, V.A.S. ; Glezer, A. ; BRONSTEIN, M. D. . PO 026 - Evaluation of SSTR2, SSTR3 and SSTR5 and DRD2-Long and short isoforms gene expression in nin nonfunctioning pitutary adenomas.. In: SINE 2014 - XVII - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril., 2014, Campinas, SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Brazilian Archives of Endocrinology and Metabolism).. São Paulo: Segmento Farma Editores, 2014. v. 58. p. S12-S13.

4.
Caccelii M ; Bueno CBF ; Glezer, A. ; Lopes LML ; Cescato, V.A.S. ; FRAGOSO, M. ; MACHADO, M. C. ; BRONSTEIN, M. D. . PO 029 - Tratamento clínico do hipercortisolismo com cabergolina na doença de Cushing.. In: SINE 2014 - XVII - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril., 2014, Campinas, SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Brazilian Archives of Endocrinology and Metabolism).. São Paulo: Segmento Farma Editores. v. 58. p. S14-S14.

5.
CAMARA, V. L. ; ZANARDI, U. V. ; GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Bronstein, M.D. ; Mendonça, B.B. ; COSTA, E. M. . Estrogen as a Presumed Risk Factor for Prolactinoma in a Male-to-Female Transsexual Patient.. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting Abstracts, 2010. v. 1. p. P1-288.

6.
MELO, S. S. ; ALVES, B. B. ; LERARIO, A. M. ; FRAGOSO, M. ; Cescato, V.A.S. ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . A Sellar Mass in a Patient with Systemic Non Hodgkin Lymphoma: Is There a Role for PET Scan in Differential Diagnosis?. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. Th, 2010. v. 1. p. P1-381.

7.
GADELHA, P. S. ; GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Bronstein, M.D. . Prolactinoma and Polycystic Ovary Syndrome: A Rare Association.. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting Abstracts, 2010. v. 1. p. P1-381.

8.
LIMA, L. ; ALVES, B. B. ; Paraíba, D.B. ; GLEZER, A. ; LOPES, M. ; Bronstein, M.D. . Cyclic Cushing's Disease in a Patient with an ACTH-PRL Secreting Adenoma.. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting Abstracts, 2010. v. 1. p. P2-321.

9.
SICKLER, T. ; VICARIA, D. ; GLEZER, A. ; CUCKIER, P. ; ROSEMBERG, S. ; Gadelha, M. ; NIEMYER, P. . Granulomatous Hypophysitis Mimicking Pituitary Adenoma: Report of 2 Cases.. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting Abstracts, 2010. v. 1. p. P3-291.

10.
SICKLER, T. ; GLEZER, A. ; VICARIA, D. ; Cescato, V.A.S. ; ROSEMBERG, S. ; Bronstein, M.D. . Granular Cell Tumor as a Differential Diagnosis of Suprasellar Mass: A Case Report.. In: The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting, 2010, San Diego. The Endocrine Society´s 92nd Annual Meeting Abstracts, 2010. v. 1. p. P3-298.

11.
Formiga-Bueno, C.B. ; Portugal e Silva, E.S. ; Paraíba, D.B. ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . Efeito do citrato de clomofeno em homens com macroprolactinoma tratado e hipogonadismo persistente. In: VIII COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, 2009, São Paulo / SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso). São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2009. v. 53. p. S299-S299.

12.
Portugal e Silva, E.S. ; Formiga-Bueno, C.B. ; GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Bronstein, M.D. . Giant prolactinoma mimicking a skull base tumor causing hypoacusia and nasal obstruction. In: VIII COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, 2009, São Paulo / SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso). São Paulo / SP: Tec Art Editora Ltda, 2009. v. 53. p. S323-S323.

13.
Portugal e Silva, E.S. ; Formiga-Bueno, C.B. ; GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Bronstein, M.D. . Giant prolactinoma mimicking a skull base tumor causing hypoacusia and nasal obstruction. In: Endo 2009, 2009, Washington. 91 st annual meeting Endo 09, 2009. p. 141.

14.
Formiga-Bueno, C.B. ; Portugal e Silva, E.S. ; Paraíba, D.B. ; GLEZER, A. ; Bronstein, M.D. . Clomiphene citrate effects on male patients with treated macroprolactinoma and perisistent hypogonadism. In: Endo 2009, 2009, Washington. 91 st annual meeting Endo09, 2009. p. 142.

15.
GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Vieira, J.G. ; Giannella-Neto, D. ; Goffin, V. . Estudo da atividade biológica da macroprolactina em um ensaio espécie-específico. In: XII SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 2004, São Paulo / SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2004. v. 48. p. 44-44.

16.
Sepulcre, D.F.N. ; GLEZER, A. ; Cunha-Neto, M.B. ; Musolino, N.R. ; Bronstein, M.D. . Pituitary incidentalomas: retrospective study. In: XII SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 2004, São Paulo / SP. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. São Paulo / SP: Tec Art Editora Ltda, 2004. v. 48. p. 53-53.

17.
GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Musolino, N.R. ; Bronstein, M.D. ; Salgado, L.R. ; Cunha-Neto, M.B. . Pituitary Incidentalomas: Retrospective Study. In: The Endocrine Society´83rd Annual Meeting, 2001, Denver. Meeting & Exhibit Guide, 2001.

18.
GLEZER, A. ; Araújo, D. B. ; Thomé, F.C. ; Pereira, M.A.A. . Metástase hepática de insulinoma assintomática por 12 anos. In: IV Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, 2001, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2001. v. 45. p. 229.

19.
GLEZER, A. ; Latrônico, A.C. ; Mendonça, B.B. ; Arnhold, I.J.P. ; Monteiro, K.C. ; Barroso, R.L. ; Vieira, S.M.S. ; Brito, V.N. . Pleomorfismo na apresentação e evolução das lesões ósseas em meninas com síndrome de McCune Albright. In: IV Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, 2001, São Paulo. Arquivos Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2001. v. 45. p. 206.

20.
GLEZER, A. ; Borelli, A. ; Arioli, E.L. ; Gambini, M. ; Leite, M.O.R. ; Corrêa, P.H.S. . Doença do desaparecimento dos ossos: relato de caso em seguimento por 39 anos. In: II Congresso Internacional de metabolismo ósseo e mineral & II Congresso Brasileiro de Metabolismo Ósseo, 2001, Rio de Janeiro. SOBEMOM, 2001.

21.
GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Salgado, L.R. ; Musolino, N.R. ; Serafini, P. ; Vieira, J.G. ; Bronstein, M.D. . Armadilhas diagnósticas em patologia selar: relato de caso. In: 24º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2000, Rio de Janeiro / RJ. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. Rio de Janeiro / RJ: Tec Art Editora Ltda, 2000. v. 44. p. 184-184.

Apresentações de Trabalho
1.
GLEZER, A. . Macroprolactinemia revisited: just a diagnostic pitfall?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Glezer, A. . Tratamento dos prolactinomas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GLEZER, A. . Análise crítica das opções farmacológicas no algoritmo de tratamento do diabetes tipo II. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Iguchi, D.Y.V. ; GLEZER, A. ; Cescato, V.A.S. ; Cavalcanti, T. ; Paraíba, D.B. ; Ochman, G. ; Cunha-Neto, M.B. ; Bronstein, M.D. ; Musolino, N.R. . Does partial surgical removal of macroprolactinomas improve their response to dopamine agonists treatment ?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GLEZER, A. ; Iguchi, D.Y.V. ; Cescato, V.A.S. ; Cavalcanti, T. ; Paraíba, D.B. ; Ochman, G. ; Bronstein, M.D. ; Musolino, N.R. . Does partial surgical removal of macroprolactinomas improve their response to dopamine agonists treatment ?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
GLEZER, A. . Doenças incidiosas de manifestação súbita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GLEZER, A. . Hiper e hipotireoidismo - importância dos estudos subclínicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GLEZER, A. . Atividade biológica e implicações clínicas da macroprolactina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GLEZER, A. . Hiper e hipotireoidismo - importância dos estudos subclínicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GLEZER, A. . Hipotireoidismo subclínico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GLEZER, A. . Tumores hipofisários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GLEZER, A. . Atividade biológica da macroprolactina "in vitro". 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GLEZER, A. . Macroprolactinemia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
GLEZER, A. . Fisiopatologia do diabetes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GLEZER, A. ; Paraíba, D.B. ; Vieira, J.G. ; Bronstein, M.D. . Macroprolactinemia como diagnóstico diferencial de prolactinoma durante a gestação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Ribela, M.T.C.P. ; Vieira, J.G. ; Giannella-Neto, D. ; Bronstein, M.D. . Is there an autoimmune link in macroprolactinemia ?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GLEZER, A. . Armadilhas diagnósticas na hiperprolactinemia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GLEZER, A. . Atividade biológica e implicações da macroprolactina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GLEZER, A. . Biological activity of macroprolactin " in vitro". 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
GLEZER, A. ; Machado, M.C. ; Salgado, L.R. ; Bronstein, M.D. . Hyperprolactinemia in cushing´s syndrome can be due to macroprolactinemia: report of three patients. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GLEZER, A. ; Parente, E.B. ; Arguello, A.M. ; Toscanini, A.C. ; Cukiert, A. ; Cunha-Neto, M.B. . Gonadotrofinoma pode se apresentar como hiperestimulação ovariana em mulher jovem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
GLEZER, A. . Problemas diagnósticos: macroprolactina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
GLEZER, A. . Problemas diagnósticos: macroprolactina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Vieira, J.G. ; Goffin, V. ; Giannella-Neto, D. ; Bronstein, M.D. . Assessment of big prolactin (macroprolactin) biological activity in a human specific assay. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GLEZER, A. ; Vieira, J.G. ; Giannella-Neto, D. ; Bronstein, M.D. . Hyperprolactinemia and big prolactin (bPRL): clinical manifestations are related to the absolute value of monomeric prolactin (mPRL) in serum. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
Soares, C.R.J. ; Okazaki, K. ; GLEZER, A. ; Bartolini, P. . Coculture studies utilizing Ba/F 3-LP cells and hPRL, G129-HPRL and S179D-HPRL secreting CHO cells. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Vieira, J.G. ; Goffin, V. ; Giannella-Neto, D. ; Bronstein, M.D. . Study of big prolactin activity in a human specific mediated assay. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
GLEZER, A. ; Soares, C.R.J. ; Vieira, J.G. ; Goffin, V. ; Bronstein, M.D. . Prolactin different isoforms are not the only cause for asymptomatic hyperprolactinemia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
GLEZER, A. ; Vieira, J.G. ; Soares, C.R.J. ; Giannella-Neto, D. ; Bronstein, M.D. . Clinical asymptomatic hyperprolactinemia is not always linked to macroprolactinemia: peculiarities of two cases. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
GLEZER, A. ; D´Alva, C.B. ; Vieira, J.G. ; Serafini, P. ; Salgado, L.R. ; Musolino, N.R. ; Bronstein, M.D. . Double diagnostic pitfalls in pituitary assessment: description of three cases. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
D´Alva, C.B. ; GLEZER, A. ; Salgado, L.R. ; Cunha-Neto, M.B. ; Musolino, N.R. ; Bronstein, M.D. . Pituitary incidentalomas: retrospective study. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
GLEZER, A. ; Thomé, F.C. ; Araújo, D. B. ; Pereira, M.A.A. . Metástase hepática de insulinoma assintomática por 12 anos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
GLEZER, A. ; Monteiro, K.C. ; Vieira, S.M.S. ; Barroso, R.L. ; Brito, V.N. ; Arnhold, I.J.P. ; Latrônico, A.C. ; Mendonça, B.B. . Pleomorfismo na apresentação e evolução das lesões ósseas em meninas com Síndrome de McCune-Albright. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
D´Alva, C.B. ; GLEZER, A. ; Salgado, L.R. ; Cunha-Neto, M.B. ; Musolino, N.R. ; Bronstein, M.D. . Incidentalomas selares - Estudo restrospectivo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 21; 26; 28 e 31 de março.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Bronstein, M.D. ; Glezer, A. . Ministrou aula no Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GLEZER, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 27 de fevereiro e 05; 06 e 08 de março.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Bronstein, M.D. ; GLEZER, A. . Ministrou aula no Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 22;26;29 e 30 de março.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Bronstein, M.D. ; Glezer, A. . Ministrou aula no Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 28 de março e 01;04 e 05 de abril.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Bronstein, M.D. ; Glezer, A. . Ministrou aula no Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 11;12;15 e 23 de março.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Bronstein, M.D. ; Glezer, A. . Ministrou aula no Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Bronstein, M.D. ; Glezer, A. . Curso de Pós Graduação MCM5714 'Aspecto atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise', sobre o tema: 'Hiperprolactinemia'.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos dias 24 e 28 de setembro; 01 e 07 de outubro.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Glezer, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GLEZER, A. . Ministrou a Disciplina (MCM0360) Especialidade de Endocrinologia 'Modulo Neuroendocrinologia', dirigida aos alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GLEZER, A. . Prolactina e auto-imunidade. 2004. (Atividade Didática).

18.
GLEZER, A. . Pontos relevantes em obesidade. 2000. (Atividade Didática).

19.
GLEZER, A. . A doença obesidade: importância, riscos e tratamento. 1999. (Atividade Didática).

20.
GLEZER, A. . Fisiopatologia das lesões nos membros inferiores em diabéticos. 1997. (Atividade Didática).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GLEZER, A.; Bartolini, P.; Ribela, M.T.C.P.. Participação em banca de Renata Damiani. Expressão estável de tireotrofina humana (r-hTSH) em células de mamífero CHO que expressam a2,6-sialiltransferase". 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear- aplicações) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

2.
Soares, C.R.J.; Ueda, E.K.M.; GLEZER, A.. Participação em banca de Susana da Rocha Heller. Utilização de células CHO cultivadas na presença de cicloheximida para obtenção e caracterização de prolactina humana glicosilada (G-hPRL) recombinante. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear- aplicações) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

3.
Soares, C.R.J.; Paraíba, D.B.; Bartolini, P.; GLEZER, A.; Ribela, M.T.C.P.; PERONI, C. N.. Participação em banca de Taís Lima de Oliveira. Desenvolvimento de processo de fermentação em biorreator para produção de prolactina humana secretada no espaço periplásmico de Escherichia Colu. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Teses de doutorado
1.
Glezer, A.; Rave, C.F.; Brito, V.N.. Participação em banca de Renata da Cunha Scalco. Estudo do fenótipo associado à mutação p.L142fsX161 da STAT5B em heterozigose, 28 de novembro.. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Endocrinologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2.
Giannella, M.L.C.C.; GLEZER, A.; Carpinelli, A.R.; Labriola, L.; PASSARELI, M.. Participação em banca de Flavia Soares Louro Costal. Benfotiamina e MitoQ protegem ilhotas pancreáticas de rato em cultura dos efeitos pró-apoptóticos dos produtos finais de glicação avançada (AGEs). 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

3.
Soares, C.R.J.; GOULART, H. R.; MAGALHAES, G. S.; GLEZER, A.; Bartolini, P.. Participação em banca de Miriam Fussae Suzuki. Síntese e caracterização de prolactina de camundongo (mPRL) e de seu análogo (S177D-mPRL). 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Qualificações de Doutorado
1.
Glezer, A.; Soares, C.R.J.; de Almeida, M.Q.. Participação em banca de Mariana Furieri Guzzo. Efeitos e mecanismos do cetoconazol na produção hormonal in vitro por células tumorais hipofisárias produtoras de ACTH, GH, prolactina, LH e FSH, 25 de julho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Endocrinologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2.
NERY, M.; PASSARELI, M.; GLEZER, A.. Participação em banca de Flávia Soares Louro Costal. Benfotiamina e Mito Q protegem ilhotas pancreáticas de rato em cultura dos efeitos pró-apoptóticos dos produtos finais de glicação avançada (AGEs). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Endocrinologia e Metabolismo) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

3.
GLEZER, A.; Bartolini, P.. Participação em banca de MIRIAM FUSSAE SUZUKI. Síntese e caracterização de prolactina de camundongo (mPRL) e de seu análogo (S177D-mPRL) em Escherichia coli. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Genotoxicidade) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SINE 2014 - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia. 03 a 04 de abril. 2014. (Simpósio).

2.
SINE 2014 - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia. 03 a 04 de abril.Macroprolactinemia revisited: just a diagnostic pitfall?. 2014. (Simpósio).

3.
SINE 2014 - XVII Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril.PO 013 - Evolução clínico-radiológica de incidentalomas hipofisários.. 2014. (Simpósio).

4.
SINE 2014 - XVII Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril.PO 014 - Prolactinoma mimetizando clínica e radiologicamente um craniofariengeoma.. 2014. (Simpósio).

5.
SINE 2014 - XVII Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril.PO 026 - Evaluation of SSTR2, SSTR3 and SSTR5 and DRD2-Long and short isoforms gene expression in nin nonfunctioning pitutary adenomas.. 2014. (Simpósio).

6.
SINE 2014 - XVII Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, 03 a 05 de abril.PO 029 - Tratamento clínico do hipercortisolismo com cabergolina na doença de Cushing.. 2014. (Simpósio).

7.
IX Curso de Atualização em Prática Ambulatorial, 22 de março."Prolactinomas: diagnóstico e tratamento" do Simpósio "Doenças hipofisárias".. 2014. (Outra).

8.
XIV Congresso Mineiro de Endocrinologia e Metabologia - CONGREMEM, 14 a 16 de novembro. Palestrante da Mesa Redonda 4: Neuroendocrinologia com o tema: Aspectos não convencionais da Fisiologia da prolactina.. 2013. (Congresso).

9.
X COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, 16 a 18 de maio. Palestrante do Simpósio Neuroendocrinologia 2 - Apresentação e variabilidade clínica da doença autoimune da hipófise.. 2013. (Congresso).

10.
95th Annual Meeting & Expo of The Endocrine Society, 15 a 18 de junho. 2013. (Congresso).

11.
2º Workshop Neuroendocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, 01 e 02 de novembro.Simpósio - Tumores Hipofisários Clinicamente Não Funcionantes e Outros Tumores, abordando o tema: Hipofisite, tumores de células germinativas e outras lesões raras.. 2013. (Simpósio).

12.
2º Workshop Neuroendocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, 01 e 02 de novembro. 2013. (Simpósio).

13.
2º Workshop Neuroendocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, 01 e 02 de novembro.Simpósio Aspectos Terapêuticos dos Tumores da Região Selar e Paraselar, abordando o tema Avaliação hipofisária e diagnóstico do hipopituitarismo.. 2013. (Simpósio).

14.
2º Workshop Neuroendocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, 01 e 02 de novembro.Simpósio-Prolactinomas, abordando o tema Tratamento dos prolactinomas,. 2013. (Simpósio).

15.
2º Workshop Neuroendocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, 01 e 02 de novembro. 2013. (Simpósio).

16.
VIII Curso de Atualização em Prática Ambulatorial, 13 de abril."Prolactinomas" do Simpósio "Neuroendocrinologia".. 2013. (Outra).

17.
1º Workshop de Neuroendocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 20 e 21 de outubro.Simpósio - Tumores Hipofisários Clinicamente Não Funcionantes e Outros Tumores, abordando o tema: Hipofisite, tumores de células germinativas e outras lesões raras.. 2012. (Simpósio).

18.
1º Workshop Neuroendocrinologia do HCFMUSP.Hipofisite, tumores de células germinativas e outras lesões raras. 2012. (Oficina).

19.
XXXII Curso Introdutório à Liga de Controle de Diabetes Mellitus da FMUSP, 15 e 18 de de outubro."Fisiopatologia e Diagnóstico do Diabetes Mellitus".. 2012. (Outra).

20.
IV Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia e IX Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. 2011. (Congresso).

21.
VIII COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Efeito do citrato de clomofeno em homens com macroprolactinoma tratado e hipogonadismo persistente. 2009. (Congresso).

22.
VIII COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Autoimunidade hipofisária. 2009. (Congresso).

23.
The Endocrine Society´s 2009 - 91th Annual Meeting. Giant macroprolactinoma mimicking a skull base tumor causing hypoacusia and nasal obstruction ans clomiphene citrate effects on male patients with treated macroprolactinoma and persitent hypogonadism. 2009. (Congresso).

24.
The Endocrine Society´s 2009 - 91th Annual Meeting. 2009. (Encontro).

25.
Endo Recife.Adenomas não funcionantes: há lugar para o tratamento clínico?. 2009. (Encontro).

26.
Fundamentos teóricos dos métodos de biologia molecular - Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP. 2009. (Outra).

27.
XXIX Curso Introdutório à Liga de Controle de Diabetes Mellitus da FMUSP. 2009. (Outra).

28.
V Curso de Atualização em Endocrinologia na Prática Ambulatorial.Diagnóstico e tratamento da hipo e hipersecreção do hormônio antidiurético. 2009. (Outra).

29.
I Congresso de Medicina do Hospital Nipo-Brasileiro. Análise crítica das opções farmacológicas no algoritmo de tratamento do diabetes tipo II. 2008. (Congresso).

30.
13th International Congress of Endocrinology. 2008. (Congresso).

31.
XIV SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia.Does partial surgical removal of macroprolactinomas improve their response to dopamine agonists treatment ?. 2008. (Simpósio).

32.
Pituitary II Molecular physiological and clinical aspects. 2008. (Encontro).

33.
The Endocrine Society´s - 90th Annual Meeting.Does partial surgical removal of macroprolactinomas improve their response to dopamine agonists treatment ?. 2008. (Outra).

34.
XXVIII Curso Introdutório à Liga de Controle de Diabetes Mellitus da Faculdade de Medicina da USP.Fisiopatologia do Diabetes Mellitus. 2008. (Outra).

35.
2º Congresso Médico Acadêmico UNINOVE. Doenças incidiosas de manifestação súbita. 2007. (Congresso).

36.
XVI Congresso Brasileiro de Diabetes. 2007. (Congresso).

37.
VII COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Atividade biológica e implicações clínicas da macroprolactina. 2007. (Congresso).

38.
3º Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica da UNIFESP.Hiper e hipotireoidismo - importância dos estudos subclínicos. 2007. (Outra).

39.
ERASMUS MC Course on Clinical Neuro-Endocrinology. 2007. (Outra).

40.
3º Congresso Internacional de Clínica Médica. Hiper e hipotireoidismo - importância dos estudos subclínicos. 2006. (Congresso).

41.
27º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Macroprolactinemia como diagnóstico diferencial de prolactinoma durante a gestação. 2006. (Congresso).

42.
Nuevas Estrategias en el Diagnostico y Tratamiento de la Patología Hipofisaria.Atividade biológica da macroprolactina. 2006. (Simpósio).

43.
XIII SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia.Macroprolactinemia. 2006. (Simpósio).

44.
Encontro Científico Pós-Endo. 2006. (Encontro).

45.
Curso Temas em Endocrinologia.Tumores hipofisários. 2006. (Outra).

46.
XXV Curso Introdutório à Liga de Diabetes.Fisiopatologia do diabetes. 2006. (Outra).

47.
The Endocrine Society´s - 88th Annual Meeting.Is there an autoimmune link in macroprolactinemia ?. 2006. (Outra).

48.
I CBAEM - Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia. Armadilhas diagnósticas na hiperprolactinemia. 2005. (Congresso).

49.
VI COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Atividade biológica e implicações da macroprolactina. 2005. (Congresso).

50.
Pituitary today: molecular, physiological and clinical aspects.Biological activity of macroprolactin in "vitro". 2005. (Simpósio).

51.
The Endocrine Society´s - 87th Annual Meeting.Hyperprolactinemia in cushing´s syndrome can be due to macroprolactinemia: report of three patients. 2005. (Outra).

52.
26º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. 2004. (Congresso).

53.
12th International Congress of Endocrinology. Prolactin different isoforms are not the only cause for asymptomatic hyperprolactinemia. 2004. (Congresso).

54.
XII SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia.Problemas diagnósticos: macroprolactina. 2004. (Simpósio).

55.
Gordon Conference Research on Prolactin Family.Study of big prolactin activity in a human specific mediated assay. 2004. (Encontro).

56.
The Endocrine Society´s - 86th Annual Meeting.Assessment of big prolactin (macroprolactin) biological activity in a human specific assay. 2004. (Outra).

57.
The Endocrine Society´s - 85th Annual Meeting.Clinical asymptomatic hyperprolactinemia is not always linked to macroprolactinemia: peculiarities of two cases. 2003. (Encontro).

58.
25º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. 2002. (Congresso).

59.
9º Congresso Internacional de Obesidade. 2002. (Congresso).

60.
XI SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia. 2002. (Simpósio).

61.
I Simpósio de Educação e Atualização em Diabetes para Diabéticos e Profissionais de Saúde. 2002. (Simpósio).

62.
6º Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes. 2001. (Congresso).

63.
IV COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Metástase hepática de insulinoma assintomática por 12 anos. 2001. (Congresso).

64.
IX Congresso da Sociedade Latino Americana de Tireóide. 2001. (Congresso).

65.
The Endocrine Society´s - 83th Annual Meeting.Double diagnostic pitfalls in pituitary assessment: description of three cases. 2001. (Outra).

66.
24º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Armadilhas diagnósticas em patologia selar: relato de caso. 2000. (Congresso).

67.
Simpósio Internacional de Anomalias da Diferenciação Sexual. 2000. (Simpósio).

68.
Jornada Osteoporose 1999 - Hospital Sírio Libanês. 1999. (Outra).

69.
Curso Avançado em Tratamento de Diabetes - UNIFESP. 1999. (Outra).

70.
23º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. 1998. (Congresso).

71.
III COPEM - Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. 1998. (Congresso).

72.
I Curso de Insulinoterapia da Liga de Controle de Diabetes Mellitus. 1995. (Outra).

73.
XIV Curso de Introdução à Liga de Controle de Diabetes Mellitus. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bronstein, M.D. ; Duarte, F.H.G. ; Machado, M.C. ; Glezer, A. . Coordenadora, do Simpósio - Prolactinomas , no I Workshop de Neuroendocrinologia do HC/FMUSP, 20 e 21 de outubro.. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Thais de Paula Sickler. Estudo da expressão gênica e proteíca da filamina A e sua correlação com a expressão e função dos receptores de dopamina D2 e de somatostatina SST2 e SST5 nos adenomas hipofisários.. Início: 2012. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Endocrinologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Cristina Bellotti Formiga Bueno. Influência de polimorfismos dos genes dos receptores de dopamina D2 e de somatostatina SST2 e SST5 nas manifestações clínicas e na resposta ao tratamento de pacientes portadores de adenomas hipofisários.. Início: 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Endocrinologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).



Outras informações relevantes


- Aprovada em 10ª colocação no concurso para médico do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HCFMUSP em 15 de março de 2006.

- de 2005 a 2008 participou como professora colaboradora no Curso de Graduação MCM-0360 - Conjunto de Disciplinas de Clínica Médica, na Disciplina de Endocrinologia e Metabologia no módulo de NEUROENDOCRINOLOGIA, ministrado no primeiro semestre de cada ano, aos alunos do 4º ano de Medicina da FMUSP e no Curso de Pós Graduação MCM-5744 "Aspectos atuais da fisiologia, fisiopatologia e clínica dos hormônios do hipotálamo e da hipófise", ministrado no segundo semestre de cada ano.

- Responsável  639037 - Disciplina MCM5714-5 Tipo: PÓS - "Aspectos atuais da Fisiologia, Fisiopatologia e Clínica dos Hormônios do Hipotálamo e da Hipófise". Área: Endocrinologia (5135) Data da aprovação CPG 18/06/2009 - Data de Ativação: 04/12/2009. (JANUS Sistema Administrativo da Pós-Graduação).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/09/2014 às 8:50:37