Renato Rodrigues Pereira

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara/SP. Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande. Especialista em Metodologia Aplicada ao Ensino: Leitura e Produção de Texto pela FESURV - Universidade de Rio Verde. Graduado em Letras Habilitação Português Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Língua Espanhola pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos. Docente do Curso de Letras Português/Espanhol, do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) e do Mestrado Profissional em Letras da UFMS/Câmpus de Três Lagoas. Pesquisador na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada ao ensino de línguas: portuguesa como língua materna e espanhola como língua estrangeira, Lexicologia, Lexicografia Geral e Pedagógica e Toponímia. ORCID Id. https://orcid.org/0000-0001-9870-3780 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Rodrigues Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Três Lagoas.
Av. Cap. Olinto Mancini, 1662
Colinos
79540000 - Três Lagoas, MS - Brasil
Telefone: (67) 35093400
URL da Homepage: https://www.ufms.br/universidade/campus-ufms/campus/campus-de-tres-lagoas/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O DICIONÁRIO PEDAGÓGICO E A HOMONÍMIA: em busca de parâmetros lexicográficos didáticos, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Odair Luiz Nadin da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica; Dicionários; Homonímia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lexicologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2007 - 2009
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A Toponímia de Goiás: em busca da descrição dos nomes de lugares dos municípios do Sul Goiano.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Aparecida Negri isquerdo.
Palavras-chave: Toponímia; Goiás; Sul Goiano; Lexicologia.
2006 - 2007
Especialização em Met. Apl. ao Ensino: Leitura e Produção de Texto.
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Título: O Processo Onomástico da cidade de Caçu/GO: uma relação entre cultura, língua e sociedade.
Orientador: Telma Divina N. Rodrigues e Ana Paula T. Patricio Dargel.
2012 - 2014
Graduação em Letras Habilitação em Língua Espanhola.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Título: Toponímia Urbana de Três Lagoas - MS: Relação entre Língua e Cultura..
Orientador: Ana Paula Tribesse Patrício Dargel.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de análisis de corpus con fines lexicográficos y lexicológicos. (Carga horária: 4h).
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2017 - 2017
Lexicografía didáctica: estrategias para el uso del diccionario en el aula. (Carga horária: 3h).
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2017 - 2017
Corpus Linguistics and Teaching: honds-on work with corpora. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2017 - 2017
Geração M e Currículos híbridos para o ensino de língua entrangeira. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2017 - 2017
Transformações Sociais e Educação Contemporânea. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2017 - 2017
Empoderamento do surdo para uma educação bilíngue. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2017
Curso de Formação Inicial de Professores para o Ensino Superior da UFMS. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento operacional do laboratório de línguas audio ativo SANAKO. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Tópicos de Lexicografia Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
T. e T. aplic ao ensino de línguas para fins espec. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Didática de Dicionários. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Lexicografia contrastiva: dic. bil. pedagógicos. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
La competencia léxica - Español fines específicos.. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Projeto, Teoria Semântica e Método Lexicográfico.. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Corrigindo Redações na UFG. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos da Toponímia: teoria e prática. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
As Palavrasd e suas classes: verbo.. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Organização do Ambiente de Aprendizagem. (Carga horária: 200h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
As Palavras: seus significados e sons.. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
As Palavras e suas relações. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
As Palavras e suas classes: nomes.. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
As Palavras e suas funções. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
O Desafio da Redação Acadêmica. (Carga horária: 200h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
A etnolinguística e a feição cultural. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 5h).
Faculdade Educacional da Lapa e da EADCON, EADCON, Brasil.
2002 - 2002
Territórios do Cotidiano Olhares e Experiências da. (Carga horária: 8h).
Sistema de Ensino Positivo, POSITIVO, Brasil.
1998 - 2001
Espanhol Básico Intermediário e Avançado. (Carga horária: 285h).
Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2000 - 2000
Educar Para Redescobrir Encontro das Áreas do Conh. (Carga horária: 8h).
Sistema de Ensino Positivo, POSITIVO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra as seguintes disciplinas: Conversação em Língua Espanhola 34h Língua Espanhola III e IV 68h Prática e Metodologia de Língua Espanhola II 85h Didática da Língua Espanhola 68h Estágio de Língua Espanhola II

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras, biênio 2017-2019.
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Membro da COE - Comissão de Estágio do Curso de Letras.
10/2016 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação em Língua Espanhola
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Línguas
Língua Espanhola IV
Prática e Metodologia de Língua Espanhola I e II
03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFMS - Campus de Três Lagoas, .

03/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Presidente da COE - Comissão de Estágio do Curso de Letras..
09/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Membro de Comissão para a realização de eleições para escolha do representante docente do Câmpus de Três Lagoas, para compor a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), (Resolução n. 421 de 14 de setembro de 2017)..
08/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Membro de Comissão para elab. correção e avaliação de recursos interpostos da prova de proficiência em Língua Espanhola do Processo Seletivo de 2018 do Curso de Mestrado e Doutorado em Letras, do Programa de Pós-Grad Letras (IS n. 07, de 15/08/17).
08/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Comissão de processo seletivo para vaga no PIBID Letras/Português.
05/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Integrande da Comissão para proceder à eleição para escolha do Coordenador de Curso do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Três Lagoas..
4/2017 - 4/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Integrante de comissão para escolha de um membro para compor o colegiado de curso do Programa de Pós-Graduação em Letras..
03/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão para realização de Processo seletivo de transferência e ingresso em vagas ociosas - verão 2017..
02/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para organização, realização e apuração de resultados de candidatos ao Conselho Universitário do Câmpus de Três Lagoas..
01/2017 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitoral para realização da eleição para escolha dos representantes docentes do Colegiado de Curso, bem como do coordenador de Curso do curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, do Câmpus de Três Lagoas, 2017/2020.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno Pós-Grad. Doutorado


Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das seguintes disciplinas: Linguística I; Língua Portuguesa II; Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa I e II

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Cassilândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Unidade Universitária de Cassilândia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período de março a dezembro de 2013..
02/2010 - 10/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
Língua Portuguesa IV
Língua Latina
Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa I e II
03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Cassilândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Unidade Universitária de Cassilândia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período de março a dezembro de 2012..
03/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Cassilândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Unidade Universitária de Cassilândia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período de março a dezembro de 2011..
03/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Cassilândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Matemática da Unidade Universitária de Cassilândia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período de fevereirode a dezembro de 2010..

Faculdade Almeida Rodrigues, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa; Língua Portuguesa - Conteúdo e Metodologia I.

Atividades

01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Ensino de Língua Portuguesa para séries iniciais

Colegio Rio Claro, CRC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola e Portuguesa, Carga horária: 18

Atividades

08/1999 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola no Ensino Fundamental e Médio
Língua Portuguesa no Ensino Fundametal

Colégio Estadual Dom Pedro II, CEDPII, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Atividades

10/2006 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa

Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Espanhol, Carga horária: 10

Atividades

01/1999 - 06/2011
Ensino, Espanhol Básico Intermediário e Avançado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola para turmas de níveis inicial, intermediário e avançado

Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, CEJLA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico - período matutino, Carga horária: 0
Outras informações
Atuei como coordenador pedagógico, sendo responsável por acompanhar os professores no processo de planejamento e elaboração de suas aulas.

Atividades

08/2011 - 10/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato Sensu



Linhas de pesquisa


1.
Análise e descrição de línguas
2.
Estudos do Léxico


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DTMS - Dicionário de topônimos sul-mato-grossenses
Descrição: "A Toponímia, como área do conhecimento que se ocupa do estudo linguístico dos nomes próprios de lugares, tem caráter interdisciplinar, à medida que busca também em outros campos do saber informações para subsidiar o estudo do topônimo, dentre outros, a Geografia, a História, a Antropologia. Em razão disso, o estudo dos topônimos permite o conhecimento de aspectos da organização de uma região, pois as condições ambientais e sociais refletem-se na língua, principalmente no léxico, e, consequentemente, na Toponímia. Em Mato Grosso do Sul, os estudos toponímicos encontram-se relativamente avançados graças ao Projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (ATEMS), projeto interinstitucional, coordenado pela Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo, e que envolve pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Entre os principais produtos já gerados pelo ATEMS, estão dezenas de trabalhos acadêmicos já concluídos (teses (01) dissertações (12), iniciação científica (14), trabalhos de conclusão de curso de graduação (25), entre outros), dois livros (aguardando publicação), o Atlas Toponímico propriamente dito e um Banco de Dados digitalizado contendo os designativos geográficos recolhidos para o Projeto já com informações relativas à motivação semântica, estrutura morfológica, língua de origem, entre outras, de cerca de 28.000, coletados de mapas oficiais do IBGE pelos pesquisadores envolvidos no Projeto e que o Banco de Dados foi elaborado a partir da ficha lexicográfico-toponímica, originalmente concebida por Dick (2004) para o Projeto Atlas Toponímico do Estado de São Paulo (ATESP) e adaptada aos propósitos do ATEMS. possível afirmar que os trabalhos relativos à produção do Dicionário já foram iniciados uma vez que os dados registrados no Banco de Dados subsidiarão a redação dos verbetes. O DTMS - Dicionário de Topônimos de Mato Grosso do Sul, além de fornecer uma proposta metodológica para o tratamento lexicográfico de dados toponímicos, disponibilizará, aos estudantes e professores, aos estudiosos do léxico e a outros profissionais interessados no assunto, uma visão geral das características da toponímia sul-mato-grossense, cujos resultados poderão subsidiar outros estudos, tanto de natureza linguística quanto a respeito da geografia e da história da região." (ISQUERDO, 2017)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Lexicografia Pedagógica: elaboração do dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros
Descrição: O tratamento lexicográfico de unidades léxicas numa perspectiva didática é um trabalho que tem aumentado nos diferentes meios acadêmicos. Elaborar dicionários pedagógicos, assim como orientar o uso desse material didático em suas distintas possibilidades resultam em práticas que demandam conhecimentos teóricos coerentes. Investigações lexicográficas que visam parâmetros de organização macro e microestruturais didáticos, elaboração de repertórios lexicográficos dentro dos princípios da Lexicografia Pedagógica (doravante LEXPED) e, ademais, pesquisas sobre o uso do dicionário possibilitam resultados concretos que muito contribuem com o ensino de línguas. Este projeto tem como objetivo maior elaborar um protótipo de dicionário de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros e, consequentemente, possibilitar reflexões sobre aspectos teóricos e metodológicos relacionados à LEXPED e sua abrangência, assim como incentivar trabalhos acadêmicos de iniciação científica, graduação e pós-graduação que visam reflexões teóricas e práticas relacionadas ao aprendizado e aquisição do léxico, usos do dicionário e sua elaboração. Para tanto, nos orientamos pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia, em especial da LEXPED, e de disciplinas afins, como a Lexicologia, a Semântica Lexical, e a Linguística Aplicada. Desse modo, almejamos contribuir com as ciências do léxico, sobretudo com a Lexicografia, por tratar-se de um projeto que tem a intenção de possibilitar reflexões teóricas e práticas sobre a disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Renato Rodrigues Pereira - Coordenador / Ana Paula Tribessi Patrício Dargel - Integrante / Ana Claudia Castiglioni - Integrante / Odair Luis Nadin - Integrante / Martín Tapia Kwiwcien - Integrante / Daniela de Souza Silva Costa - Integrante / Flávio Faccioni - Integrante / Larissa Santos da Silva - Integrante / Vanessa Cristina Sant´ana - Integrante / María Micaela Reartes - Integrante / Figueroa Machado Déborah - Integrante.
2017 - Atual
Lexicografia Pedagógica Bilíngue: parâmetros para a elaboração de um dicionário eletrônico português-espanhol
Descrição: "A Lexicografia, ciência e técnica de elaboração e estudo de dicionários passou, ao longo de sua história, por inúmeras (r)evoluções no sentido de tornar o dicionário, além de sua característica própria de ?repertório de dados léxicos?, cada vez mais útil ao usuário. Nos anos 30 do século XX, por exemplo, o perfil prototípico do possível usuário se tornou um dos aspectos que passou a diferenciar os princípios teórico-metodológicos para a elaboração de dicionários. Desde aquela época, inovações ocorreram com relação às estruturas dos dicionários monolíngues e bilíngues, com o surgimento de dicionários para aprendizes, pedagógicos entre outros inúmeros tipos de obras lexicográficas. É, pois, a partir de um perfil, ainda que hipotético, de usuário, que devem (ou deveriam) se estabelecer as diferentes estruturas de um dicionário. No final do século XX, com o advento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), da internet e da Linguística de Corpus, novamente a Lexicografia passa por transformações. Atualmente, há que se pensar em formas de proporcionar cada vez mais informações a cada vez mais tipos de usuários. Isso traz à Lexicografia, desde os anos 90, outra (r)evolução: uma (r)evolução teórica, metodológica e tecnológica. Assim, esse projeto visa estudar as estruturas lexicográficas, bem como formas de representação de informação léxica, em um conjunto de dicionários eletrônicos a fim de propor parâmetros para a elaboração de um dicionário pedagógico bilíngue português-espanhol para falantes de português como língua materna. O usuário prototípico da obra a ser elaborada é, portanto, o brasileiro aprendiz de espanhol" (NADIN, 2017)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Lexicografia Pedagógica Bilíngue: elaboração de um protótipo de dicionário português-espanhol para a produção de textos no ensino médio
Descrição: Com este projeto, objetiva-se produzir um protótipo de dicionário bilíngue pedagógico português-espanhol para a produção de textos, concebido, elaborado e estruturado para um perfil específico de usuário: o adolescente brasileiro aprendiz de espanhol. O perfil do usuário, a função que o dicionário deve cumprir e as línguas contrastadas são aspectos que devem delimitar a estrutura de uma obra lexicográfica. Para o efetivo desenvolvimento da pesquisa, faz-se necessário cumprir algumas etapas, quais sejam: (i) reflexões teóricometodológicas sobre Lexicografia Bilíngue; (ii) reflexões teórico-metodológicas sobre Lexicografia Pedagógica; (iii) reflexões teórico-metodológicas sobre Linguística de Corpus; (iv) desenho da macroestrutura do dicionário português-espanhol; (v) seleção de contextos de uso para servir de exemplo no verbete; redação dos modelos de verbetes e; (vi) organização do protótipo da obra. Este projeto conta com a participação de alunos de Graduação e de PósGraduação da UNESP/Araraquara e de docente da Universidade de Salamanca por meio de Acordo de Cooperação (UNESP/USAL). A elaboração e produção desse dicionário pensado especificamente para o aprendiz brasileiro se justifica pela importância da língua espanhola para as relações internacionais, pela importância do ensino de espanhol no Brasil bem como pelo processo de internacionalização por que passa o Brasil, suas instituições e a variedade brasileira da língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul
Descrição: O projeto ATEMS tem como objetivo principal a elaboração do Atlas Toponímico que, além de contribuir para o conhecimento da toponímia sul-mato-grossense, também demonstrará peculiaridades lingüísticas, históricas, geográficas, culturais, sociais e ambientais do estado de Mato Grosso do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Identidade XIV - Grupo de Teatro
Descrição: "O Projeto Identidade ? Grupo de Teatro, é desenvolvido desde o ano de 2005 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? Campus de Três Lagoas, surgiu para efetivar um projeto de extensão com atividades teatrais no âmbito acadêmico, direcionado para a comunidade em geral. O Projeto formou um grupo de teatro, com a participação anual de aproximadamente quarenta pessoas, dentre elas, acadêmicos da UFMS, estudantes de escolas do município e pessoas da comunidade, presentes nos encontros, oficinas e ensaios. As atividades visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada um explore sua potencialidade, e, posteriormente, colocando em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. O projeto promove a inserção da universidade no processo de desenvolvimento cultural dos participantes com a implementação de oficinas e jogos teatrais, à produção artístico-cultural com a promoção da interação/integração dos integrantes e, posteriormente, com as apresentações artísticas para a comunidade. O principal fundamento do Projeto Identidade é trabalhar fluentemente para a elaboração de Espetáculos e Esquetes Teatrais, Atividades Culturais e Recreativas, Eventos do Setor Cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade em geral" (CORSINO, 2018)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Guavira Letras, ISSN: 1989-1858
2018 - 2018
Periódico: BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS
2018 - Atual
Periódico: REVISTA ENTRELÍNGUAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, R. R.2018PEREIRA, R. R.. A TOPONÍMIA DOS ACIDENTES FÍSICOS DA MICRORREGIÃO DE QUIRINÓPOLIS/SUL GOIANO. Revista do GEL, v. 15, p. 8-32, 2018.

2.
PEREIRA, R. R.2017PEREIRA, R. R.; NADIN . Taxionomias toponímicas e relações com a Terminologia. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 217-243, 2017.

3.
PEREIRA, R. R.2017PEREIRA, R. R.; Camacho, E. R. F. . O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS DE NÍVEL AVANÇADO. Revista Querubim (Online), v. 4, p. 89-96, 2017.

4.
NASCIMENTO, G. P.2016NASCIMENTO, G. P. ; PEREIRA, R. R. . A TOPONIMIA HUMANA DA ZONA RURAL DE MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE NOVA ANDRADINA/MS. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 1-13, 2016.

5.
LIMA, R. N. R.2016LIMA, R. N. R. ; PEREIRA, R. R. . A TOPONÍMIA URBANA DE APORÉ-GO: A DESIGNAÇAO COMO REFLEXO DE UM POVO. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 13, p. 1-15, 2016.

6.
PEREIRA, R. R.2014PEREIRA, R. R.; Cruz, Simone Pereira . O ensino da Língua Portuguesa: considerações teóricas e práticas. Revista Querubim, v. 02, p. 72-78, 2014.

7.
PEREIRA, R. R.2008PEREIRA, R. R.; Pilatti . PROCESSOS DE MONOTONGAÇÃO EM ALUNOS DE CAÇU-GO. Papéis (UFMS), v. 12, p. 93-112, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia e as distintas possibilidades de estudo: a questão da metodologia a partir de pesquisa realizada na região de fronteira entre GO/MS/MG. In: Odair Luiz Nadin; Anise de Abreu Gonçalves D'Orange Ferreira; Cristina Martins Fargetti. (Org.). LÉXICO E SUAS INTERFACES: DESCRIÇÃO, REFLEXÃO E ENSINO. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 29, p. 281-296.

2.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. . TOPONÍMIA URBANA DE TRÊS LAGOAS - MS: RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA. In: José Sueli de Magalhães; Luis Carlos Travaglia. (Org.). Múltipas Perspectivas em Linguística. 01ed.Uberlândia: ieel, 2008, v. Único, p. 2595-2603.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, R. R.. Estudo pioneiro sobre a toponímia de Goiás. JORNAL DA TERRA, Caçu-GO, p. 05 - 05, 10 maio 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FACCIONE, F. ; PRADO, A. ; PEREIRA, R. R. . Practica obligatoria en Lengua Española I: el alumno sordo (no) aprendiendo español. In: XXV Seminario de dificultades específicas de la enseñanza de español a lusohablantes, 2017, São Paulo/SP. Actas del XXV Seminario de dificultades específicas de la enseñanza de español a lusohablantes, 2017. p. 114-125.

2.
PEREIRA, R. R.. A TOPONÍMIA RURAL DA MICRORREGIÃO DE QUIRINÓPOLIS/SUL GOIANO - O NOME DOS ACIDENTES FÍSICOS. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia/GO. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 953-961.

3.
PEREIRA, R. R.. A HERANÇA INDÍGENA NA TOPONÍMIA DA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE GOIÁS E MATO GROSSO DO SUL. In: II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém - Pará. II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - Diversidade Linguística e Políticas de ensino. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 2025-2038.

4.
PEREIRA, R. R.. OS DIMINUTIVOS NA TOPONÍMIA DA REGIAO DE FRONTEIRA ENTRE GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL E MINAS GERAIS - MARCAS DE UM POVO. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

5.
PEREIRA, R. R.. Um Estudo da Toponímia dos Municípios da Microrregião de Qurinópolis/Sul Goiano - o nome do muicípio. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel/PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009. p. 1-10.

6.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. . A presença da mulher na toponímia urbana da cidade de Três Lagoas (MS). In: II Encontro Nacional do GELCO, 2004, Goiânia. II Encontro Nacional do GELCO. Goiânia: GELCO, 2004. v. 3. p. 1587-1595.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, R. R.. A homonímia em dois dicionários de língua portuguesa: algumas reflexões. In: 66º Seminário do GEL, 2018, São José do Rio Preto. 66º Seminário do GEL - Caderno de Resumos. Araraquara/SP: Editora Letraria, 2018. p. 75-76.

2.
Fortilli, Solange de Carvalho ; PEREIRA, R. R. . Introdução aos estudos toponímicos: aspectos teóricos e metodológicos. In: Intercâmbios Linguístico-Literários no Centro-Oeste e II Congresso Regional do Profletras, 2018, Três Lagoas. Intercâmbios Linguístico-Literários no Centro-Oeste e II Congresso Regional do Profletras - Caderno de Resumos.. Araraquara: Letraria, 2018. p. 54-54.

3.
PEREIRA, R. R.. Lexicografía didáctica y homonimia: un análisis de diccionarios para aprendices brasileños de e/le.. In: VII Congreso Internacional de Lexicografía Hispánica., 2016, Santander/Espanha.. Libro de resúmenes del VII Congreso Internacional de Lexicografía Hispánica., 2016.

4.
PEREIRA, R. R.. Dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros: uma proposta. In: Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2015, São José do Rio Preto/SP. Caderno de resumos do VII Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP. São José do Rio Preto: UNESP, 2015. v. 7.

5.
PEREIRA, R. R.. Dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros. In: X Encontro intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2015, Rio de Janeiro. X Encontro intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2015.

6.
PEREIRA, R. R.; Grandi, Lígia de. ; VARGAS, M. D. ; NADIN . Dicionários e ensino de espanhol como língua estrangeira: teoria e prática. In: 16º Congresso de Professores de Espanhol da UFSCAR., 2015, São Carlos/SP. Caderno de resumos do 16º Congresso de Professores de Espanhol da UFSCAR.. São Carlos: Pró-Reitoria de Extensão, 2015.

7.
PEREIRA, R. R.. Comunicação em mesa-redonda: O dicionário monolíngue e a inferência: uma aplicação nas línguas espanhola e inglesa. In: VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras, 2015, Cassilândia. Caderno de resumos do VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras., 2015.

8.
PEREIRA, R. R.. Oficina: Gêneros textuais no ensino de língua portuguesa: da teoria à prática.. In: VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras, 2015, Cassilândia. Caderno de resumos do VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras., 2015.

9.
NASCIMENTO, G. P. ; PEREIRA, R. R. . A fitotoponímia em municípios da microrregião de Nova Andradina-MS: algumas reflexões. In: VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras, 2015, Cassilândia. Caderno de resumos do VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras., 2015.

10.
PEREIRA, R. R.. Os dicionários bilíngues e monolíngues no ensino de espanhol como língua estrangeira: algumas reflexões.. In: SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguísticas e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística., 2015, Catalão/GO. Caderno de resumos do SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguísticas e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística., 2015.

11.
PEREIRA, R. R.; PEREIRA, R. R. . Toponímia e as distintas possibilidades de estudo: a questão da metodologia a partir de pesquisa realizada na região de fronteira entre MS/GO/MG. In: CINELI - I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces : caderno de resumos, 2014.

12.
PEREIRA, R. R.; NADIN . Diccionario monolingüe en la enseñanza de español para brasileños: reflexiones teórico-prácticas.. In: XXV Congreso Internacional ASELE, 2014, GETAFE/Espanha. Libro de resúmenes. GETAFE.: Asociación para la enseñanza del español como lengua extranjera, 2014.

13.
PEREIRA, R. R.. Dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros. In: VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2014, Araraquara/SP. Caderno de resumos do VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP., 2014.

14.
PEREIRA, R. R.. El diccionario en el aprendizaje del español como lengua extranjera. In: AUPELE - Portugués y Español al Sur de las Américas, 2014, Montevideo/Uruguay.. Libro de resúmenes del AUPELE - Portugués y Español al Sur de las Américas, 2014.

15.
PEREIRA, R. R.. Terminología y taxionomías toponímicas: consideraciones y propuesta.. In: XIV Simpósio Iberoamericano de Terminología RITERM, 2014, Santiago/Chile.. Libro de resúmenes del XIV Simpósio Iberoamericano de Terminología RITERM., 2014.

16.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia rural da microrregião de Quirinópolis/Sul Goiano - o nome dos acidentes físicos. In: IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013.

17.
PEREIRA, R. R.. A HERANÇA INDÍGENA NA TOPONÍMIA DA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE GOIÁS E MATO GROSSO DO SUL. In: II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém - Pará. II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - Diversidade Linguística e Políticas de Ensino, 2012. p. 206-206.

18.
PEREIRA, R. R.; ISQUERDO, Aparecida Negri . ÁREAS TOPONÍMICAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE DADOS TOPONÍMICOS DE GOIÁS, DE MATO GROSSO DO SUL E DE MINAS GERAIS. In: II Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste, 2011, Três Lagoas/MS. II Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - As pesquisas em Letras: diversidade e ensino, 2011.

19.
PEREIRA, R. R.. A toponímia na fronteira entre Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais: topônimos formados com sufixos diminutivos. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programaçã e Resumos, 2011. p. 133-133.

20.
Castiglioni, Ana Claudia ; SOUZA, Carla Regina ; PEREIRA, R. R. ; ISQUERDO, Aparecida Negri ; ZAMARIANO, M.Z ; MAEDA, R. M. A. . O LÉXICO TOPONÍMICO EM MATO GROSSO DO SUL, EM GOIÁS E NO PARANÁ: ENFOQUES LINGUÍSTICO E ETNOLINGUÍSTICO. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009. v. Único. p. 281-281.

21.
PEREIRA, R. R.. Um Estudo da Toponímia dos Municípios da Microrregião de Quirinópoli/Sul Goiano - o nome do município. In: XIX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literário do Paraná, 2009, Cascavel/PR. XIX CELLIP - Centro e Estudos Linguísticos e Literário do Paraná, 2009.

22.
PEREIRA, R. R.. Os hidrotopônimos na microrregião de Quirinópolis - mesorregião sul goiano. In: ABRALIN em Cena Mato Grosso do Sul, 2008, Campo Grande. Abralin em Cena Mato Grosso do sul, 2008.

23.
PEREIRA, R. R.. Um Estudo da Toponímia dos Acidentes Físicos do Município de Caçu-GO. In: 56º Seminário do GEL, 2008. 56º Seminário do GEL.

24.
PEREIRA, R. R.; ISQUERDO, Aparecida Negri . Os fitotopônimos na toponímia da microrregião de Quirinópolis-GO. In: IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - GELCO - Linguagens: desafios contemporâneos, 2008, Cuiabá-MT. IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Linguagens: desafios contemporâneos, 2008.

25.
PEREIRA, R. R.. O Processo Onomástico da Cidade de Caçu/GO: uma relação entre cultura, língua e sociedade. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca/SP. 55º Seminário do GEL, 2007.

26.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia de Goiás: em busca da descrição de nomes de lugares de municípios do Sul Goiano. In: I Simpósio de Estudos de Letras - SIEL, 2007, Cassilândia. I Simpósio de Estudos de Letras - SIEL, 2007.

27.
PEREIRA, R. R.. Estudos Toponímicos no Brasil: notícias do ATB e das suas Variantes Regionais. In: I SIEL - Simpósio de Estudos em Letras, 2007, Cassilândia. I SIEL - Simpósio de Estudos em Letras, 2007.

28.
PEREIRA, R. R.. Toponímia Urbana de Três Lagoas: relação entre cultutra, língua e sociedade. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006.

29.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. . A Toponímia Urbana da Cidade de Três Lagoas. In: I Simpósio Científico-Cultural da UEMS - Formação Cidadã: Desafio para a Sociedade Contemporânea., 2004, Paranaíba. I Simpósio Científico -Cultural, 2004. p. 39-39.

30.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. . Os Axiotopônimos na Toponímia da Cidade de Três Lagoas (MS). In: GEL Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - SP, 2003, São Paulo. GEL 51º SEMINÁRIO DO GEL. São Paulo: FFLCH/USP, 2003. v. 51. p. 354-354.

31.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. . A Presença da Muher na Toponímia Urbana da Cidade de Três Lagoas - (MS). In: II Encontro Nacional do GELCO, 2003, Goiânia. II Encontro Narional do GELCO. Goiânia: GELCO, 2003. v. 2. p. 345-345.

32.
PEREIRA, R. R.. Os Axiotopônimos na toponímia da cidade de Três Lagoas (MS). In: 51º Siminário do GEL, 2003, Taubaté / SP. 51º Seminário do GEL, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, R. R.. A homonímia em dois dicionários de língua portuguesa: algumas reflexões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, R. R.. Sequência Didática e Abordagens de Ensino e Aprendizagem: reflexões teóricas e práticas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, R. R.; PRADO, A. ; FACCIONE, F. . Práctica obligatoria en lengua española I: el alumno sordo (no) aprendiendo español. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, R. R.. Polisemia y homonimia en la lexicografía didáctica: por una definición de los fenómenos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, R. R.. Sequência Didática e Ensino: em busca de práticas efetivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEREIRA, R. R.. Da palavra ao texto, do texto à palavra: algumas reflexões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTANA, V. C. ; PEREIRA, R. R. . Estudo toponímico dos logradouros do município de Nova Andradina/MS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, R. R.. Taxionomias toponímicas: algumas reflexões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
NADIN, O. L. S. ; PEREIRA, R. R. . Minicurso: Dicionário e ensino de línguas: reflexões sobre o potencial didático das obras lexicográficas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FACCIONI, F. ; PRADO, A. ; PEREIRA, R. R. . Ensino de espanhol a surdos: algumas reflexões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, R. R.. Oficina: O uso de dicionários no ensino básico: reflexões teóricas e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA, R. R.. Textos e contextos: em busca de uma pedagogia da interação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, R. R.. LEXICOGRAFÍA DIDÁCTICA Y HOMONIMIA: UN ANÁLISIS DE DICCIONARIOS PARA APRENDICES BRASILEÑOS DE E/LE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, R. R.; NADIN . Dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEREIRA, R. R.; NADIN ; VARGAS, M. D. ; BELGRAND, L. . Dicionários e ensino de espanhol como língua estrangeira: teoria e prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREIRA, R. R.; NASCIMENTO, G. P. . A FITOTOPONÍMIA EM MUNICIPIOS DA MICROREGIÃO DE NOVA ANDRADINA-MS: ALGUMAS REFLEXÕES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, R. R.; ANDRÈ, Camila ; DARGEL, A. P. T. P. . Perspectivas Atuais de Estudos Lexicais: Geolinguística, Lexicografia E Toponímia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PEREIRA, R. R.. GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA TEORIA À PRÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PEREIRA, R. R.. O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE E A INFERÊNCIA: UMA APLICAÇÃO NAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEREIRA, R. R.. Os dicionários bilíngue e monolíngue no ensino de espanhol como língua estrangeira: algumas reflexões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEREIRA, R. R.. El diccionario en el aprendizaje del español como lengua extranjera. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEREIRA, R. R.. A TOPONÍMIA E AS DISTINTAS POSSIBILIDADES DE ESTUDO: A QUESTÃO DA METODOLOGIA A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA NA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE GO/MS/MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
PEREIRA, R. R.; NADIN, O. L. S. . Diccionario monolingüe en la enseñanza de español para brasileños: reflexiones teórico-práticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, R. R.; NADIN . Terminología y taxinomomías toponímicas: consideraciones y propuesta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia rural da microrregião de Qurinópolis/Sul Goiano - o nome dos acidentes físicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
PEREIRA, R. R.. Áreas toponímicas: uma reflexão a partir de dados toponímicos de Goiás, de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. ; NASIN, O. L. ; FAGUNDES, R. B. . O USO DO DICIONÁRIO NO ENSINO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PEREIRA, R. R.. A toponímia na fronteira entre Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais: topônimos formados com sufixos diminutivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEREIRA, R. R.. Um Estudo da Toponímia dos Municípios da Microrregião de Quirinópolis/Sul Goiano - o nome do município. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PEREIRA, R. R.. Um Estudo da Toponímia dos Acidentes Físicos do Município de Caçu-GO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia de Goiás: em busca da descrição de Nomes de Lugares de Municípios do Sul Goiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PEREIRA, R. R.. Os hidrotopônimos na microrregião de Quirinópolis - mesorregião sul goiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PEREIRA, R. R.. Capacitação Profissional: Abordagens Comunicativas e Dicas para uma Boa "Venda". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PEREIRA, R. R.; ISQUERDO, Aparecida Negri . Os fitotopônimos na toponímia da microrregião de Quirinópolis-GO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
ISQUERDO, Aparecida Negri ; CUBA, M. A. ; PEREIRA, R. R. ; MAEDA, R. M. A. . Projeto AliB e Projeto ATEMS: duas experiências de redes de pesquisa e seus reflexos na formação de recursos humanos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P. ; ISQUERDO, Aparecida Negri . Estudos Toponímicos no Brasil: Notícias do ATB e das suas Variantes Regionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
PEREIRA, R. R.. O Processo Onomástico da Cidade de Caçu/GO: uma relação entre cultura, língua e sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PEREIRA, R. R.. A Toponímia Urbana da Cidade de Três Lagoas/MS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, R. R.. Consultor Ad Hoc da PROExC/UFPE - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, R. R.. Literatura e Ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica V - Zootopônimos com 1º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG).. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

3.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica IX - Distribuição quantitativa de topônimos de base indígena na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), do Mato Grosso do Sul (MS) e de Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

4.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica XI - Distribuição quantitativa de topônimos formados com sufixo diminutivo -inho na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), do Mato Grosso do Sul (MS) e de Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

5.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica IV - Hidrotopônimos com 1º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoesste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

6.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica X - Distribuição quantitativa de topônimos de base africana na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), do Mato Grosso do Sul (MS) e de Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

7.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica VII - Hidrotopônimos com 2º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

8.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica VI - Fitotopônimos com 2º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

9.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica II - Taxionomias com 1º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG).. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

10.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica III - Fitotopônimos com 1º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG).. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

11.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica I - Localização geográfica da microrregião de Quirinópolis (GO), da região do Bolsão Sul-mato-grossense (MS) e de municípios do Triângulo Mineiro (MG).. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

12.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Carta toponímica VIII - Zootopônimos com 2º lugar de ocorrência na fronteira do Sudoeste de Goiás (GO), com Mato Grosso do Sul (MS) e com Minas Gerais (MG). 2009. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

13.
PEREIRA, R. R.; SILVA, R. M. ; FREITAS, L. . Microrregião de Quirinópolis, região do Bolsão Sul-mato-grossense e municípios do Triângulo Mineiro. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Rodrigues, Rauer Ribeiro.; PEREIRA, R. R.; MACIEL, J. C.; TEIXEIRA, M. V.; MENEGAZZO, M. A.. Participação em banca de Paulo Eduardo Benites de Moraes. A POÉTICA DE MANOEL DE BARROS: DO DISCURSO ENGENHOSO DE ANTÔNIO VIEIRA À ARQUITETURA DO MANOELÊS ARCAICO.. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Castiglioni, Ana Claudia; PEREIRA, R. R.; LEITE, J. D.. Participação em banca de Antonia Cleudimar Sousa Menezes. O dicionário em sala de aula: da teoria à prática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, R. R.; Castiglioni, Ana Claudia; LEITE, J. D.. Participação em banca de Lalesca Aguiar Cavalcante.A variação linguística na escola: análise inicial do livro didático do professor para o 5º ano de língua portuguesa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
ANDRÈ, Camila; Dargel; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Elidiane Lima da Costa.Um estudo preliminar sobre as práticas de leitura e escrita no ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
ANDRÈ, Camila; Dargel; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Roberto Soares Ferreira.A criação neológica: um estudo dos nomes de operações da polícia federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
ANDRÈ, Camila; Dargel; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Andreliza Cristina Silva.Neologismos nas mídias digitais e suas influências no português contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
PEREIRA, R. R.; VARGAS, M. D.; NADIN. Participação em banca de Raissa Adorno de Oliveira.Análise de exemplos lexicográficos em dicionários pedagógicos bilíngues português-espanhol disponíveis em formato eletrônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Português e Espanhol) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
PEREIRA, R. R.; VARGAS, M. D.; NADIN. Participação em banca de Fernanda Scheluchuak Dias.Linguística de Corpus e Língua Espanhola: testando o Unitex como fins lexicográficos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Português e Espanhol) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; ANDRÈ, Camila. Participação em banca de Neila Gonzaga da Silva.A homonímia em dicionários para aprendizes de português como língua materna: algumas considerações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; ANDRÈ, Camila. Participação em banca de Ana Angélica Silva Rodrigues de Oliveira.Terminologia Jurídica: uma análise de termos da subárea do Direito Penal.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; ANDRÈ, Camila. Participação em banca de Igor Nathan Camargo Santos.Lexicografia Pedagógica e dicionário do PNLD: uma pesquisa sobre o uso do dicionário.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
DIAS, A. A.; PEREIRA, R. R.; ANDRÈ, Camila; MENEZES, C.. Participação em banca de Alcelene Alves Dias.O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM POSTS DO FACEBOOK: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
OLIVEIRA, Lucenilton Morais; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; ANDRÈ, Camila. Participação em banca de Luceniltom Morais Oliveira.Toponímia urbana de Cassilândia/MS: uma abordagem interdisciplinar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

12.
MURANAKA, Larissa Camargo Castro Alves; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; Mendes, Adriano. Participação em banca de Larissa Camargo Castro Alves Muranaka.A variação linguística no vocabulário dos detentos de Cassilândia/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

13.
SANTOS, L. T. R.; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Lucia Tereza Ribeiro Santos.O ensino da gramática de Língua Inglesa no ensino médio em uma escola pública de Cassilândia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

14.
Matos; DARGEL, A. P. T. P.; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Marcolina Reis de Matos.Crenças sobre a Língua Inglesa no Ensino Médio de suas Escolas Públicas: MS e GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

15.
Dias; SOUZA, Carla Regina; DARGEL, A. P. T. P.; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Maria Aparecida de Oliveira Dias.As variantes lexicais para DIABO inventariadas no ALMS - Altas Linguístico de Mato Grosso do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

16.
Garcia; DARGEL, A. P. T. P.; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Heveline Samara Faria Alves Garcia.Hagiotopônimos presentes na toponímia da Mesorregião Leste/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

17.
Volce; Peres; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.. Participação em banca de Gisele Cristina Volce.Problema de aprendizagem: dislexia X fonologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

18.
Amaral; DARGEL, A. P. T. P.; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Vanessa Kitagawa Amaral.A toponímia urbana de São Luiz Gonzaga - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

19.
Machado; DARGEL, A. P. T. P.; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Andrielle Martins Machado.Expressões idiomáticas no falar cassilandense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

20.
Silva; SOUZA, Carla Regina; DARGEL, A. P. T. P.; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Juliana Alves da Silva.O campo lexical dos acidentes geográficos: comparação dos dados do ALMS com os do falar cassilandense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

21.
TEIXEIRA, F. M.; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.; SOUZA, Carla Regina. Participação em banca de Francine Maurer Teixeira.O uso do dicionário em aulas de língua portuguesa da cidade de Chapadão do Sul - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

22.
PEREIRA, R. R.. Participação em banca de André Martins Bardiviesso.O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

23.
Mariani; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.. Participação em banca de Simoni Mariani.A Internacionalização da Amazônia, a pobreza e a riqueza: a análise dos textos de Cristovam Buarque sob a óptica da Semântica Lexical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

24.
Oliveira; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.; Dargel. Participação em banca de Cleydir Gomes de Oliveira.Um estudo das designações para assombração na língua falada em Mato Grosso do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

25.
Escobar; PEREIRA, R. R.; Vedoin. Participação em banca de Rafael Queiroz Escobar.Estudos semióticos no discurso de Diogo Mainard. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Português/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

26.
Oliveira, Patrícia Martins Ribeiro de; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Patrícia Martins Ribeiro de Oliveira.Contrastes entre o sistema de ensino de língua inglesa comercial e o ensino público. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

27.
Groot, Lisia Thiago dos Santos; PEREIRA, R. R.. Participação em banca de Lisia Thiago dos Santos Groot.Afinal, deve-se ou não ensinar a gramática na aula de língua estrangeira: uma reflexão segundo as perspectivas atuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

28.
Conceição; SOUZA, Carla Regina; PEREIRA, R. R.; DARGEL, A. P. T. P.. Participação em banca de Roseli Soares da Silva Conceição.Go. mais pessoas vão de Visa: a trajetória analítica os procedimentos semióticos responsáveis pelo sentido deste texto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, R. R.; SOUZA, C. R.; ONO, F. T. P.. Seleção de Professor Substituto na Área/Subárea: Letras/Língua e Literatura Inglesa. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXV Seminario de dificultades específicas de la enseñanza de español a lua lusohablantes.Práctica obligatoria en lengua española I: el alumno sordo (no) aprendiendo español. 2017. (Seminário).

2.
VI SIEL - Simpósio de Estudos em Letras - Letras, Cultura e Sociedade.O dicionário monolíngue e a inferência: uma aplicação nas línguas espanhola e inglesa. 2015. (Simpósio).

3.
CINELI - I Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfacfaces. Toponímia e as distintas possibilidades de estudo: a questão da metodologia a partir de pesquisa realizada na região de fronteira entre MS/GO/MG. 2014. (Congresso).

4.
Portugués y Español al sur de las américas. El diccionario en el aprendizaje del español como lengua extranjera. 2014. (Congresso).

5.
61º Seminário do GEl - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A TOPONÍMIA EM REGIÕES DE FRONTEIRA: A QUESTÃO DA ISOGLOSSA TOPONÍMICA. 2013. (Simpósio).

6.
III SIEL - Simpósio de Estudos em Letras: tendências no ensino de Língua e Literatura.Interface linguística e ensino: perspectiva teóricas e práticas. 2013. (Simpósio).

7.
IV SIEL: Simpósio de Estudos em Letras - Linguagens e Literatura: Panoramas Culturais. 2013. (Simpósio).

8.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A toponímia rural da microrregião de Quirinópolis/sul goiano - o nome dos acidentes físicos. 2013. (Simpósio).

9.
II SIEL - Simpósio de Estudos em Letras: Múltiplos Olhares, Diversas Perspectivas."Língua e Literatura". 2012. (Simpósio).

10.
II SIEL - Simpósio de Estudos em Letras - Múltiplos Olhares, diversas Perspectivas. 2011. (Simpósio).

11.
XIX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Um Estudo da Toponímia dos Municípios da Microrregião de Quirinópolis/Sul Goiano - o nome do município. 2009. (Congresso).

12.
56º Seminário do GEL.Um Estudo da Toponímia dos Acidentes Físicos do Município de Caçu-GO. 2008. (Seminário).

13.
7ª Semana do Empreendedorismo.Capacitação Profissional: abordagens comunicativas e dicas para uma boa venda. 2008. (Seminário).

14.
ABRALIN em Cena Mato Grosso do Sul. Os hidrotopônimos na microrregião de Quirinópolis - mesorregião sul goiano. 2008. (Congresso).

15.
I Simpósio de Estudos em Letras. 2008. (Simpósio).

16.
IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - GELCO - Linguagens: desafios contemporâneos. 2008. (Encontro).

17.
55º Siminário do GEL.O PROCESSO ONOMÁSTICO DA CIDADE DE CAÇU/GO: UMA RELAÇÃO ENTRE. 2007. (Seminário).

18.
I SIEL - Simpósio de Estudos em Letras.Estudos Toponímicos no Brasil: notícias do ATB e das suas Variantes Regionais. 2007. (Simpósio).

19.
I Simpósio de Estudos em Letras - SIEL.A Toponímia de Goiás: em busca da descrição de nomes de lugares de municípios do Sul Goiano. 2007. (Simpósio).

20.
IV Semana de Letras, Arte e Cultura de Caçu.O Ensino da Língua Portuguesa na sala de aula: uma abordagem crítica e sugestiva. 2007. (Oficina).

21.
4ª Semana de Estudos e 2º Encontro de Egressos.Toponímia: Relação entre Língua e Cultura. 2006. (Encontro).

22.
III Semana de Arte e Cultura de Caçu - "Não Somos Anjos, mas com as palavras voamos".Contribuições da Sociolingüística para a formação em linguagem. 2006. (Oficina).

23.
XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e cultura: Itersecções.Toponímia Urbana de Três Lagoas - MS: Relação entre Língua e Cultura. 2006. (Simpósio).

24.
III Seminário de Estudos da Linguagem - Alteridades e Fronteiras. 2005. (Seminário).

25.
II Semana de Arte e Cultura de Caçu "Pintando as cores do Cerrado: pela valorização da Cultura Goiana"."A importância do dicionario no Ensino do Vocabulário". 2005. (Oficina).

26.
Inglês (nível 7). 2005. (Outra).

27.
I Simpósio Científico Cultural da UEMS - Formação Cidadã: Desfio para a sociedade Conteporânea.A toponímia Urbana da Cidade de Três Lagoas/MS. 2004. (Simpósio).

28.
Semana de Arte e Cultura de Caçu " A importância da arte e da cultura no contexto universitário"."La Lengua Española em el Mundo". 2004. (Oficina).

29.
Semana de Arte e Cultura de Caçu " A importância da arte e da cultura no contexto universitário"."La Lengua Española em el Mundo". 2004. (Oficina).

30.
51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. "Os Axiotopônimos na toponímia da cidade de Três Lagoas - MS". 2003. (Congresso).

31.
8° Congresso Universitário DCE/UEMS "UEMS ano 10, o que temos a comemorar". 2003. (Congresso).

32.
Curso para professores."Metodologia do CCAA para futuros professores". 2003. (Encontro).

33.
Curso para professores."Metodogia do CCAA para futuros professores". 2003. (Encontro).

34.
Encontro e mostra de línguas e culturas estrageiras " A língua com oinstrumento de integração cultural entre os povos".Workshop "Cómo trabajar con la diversidad lingüística del español". 2003. (Oficina).

35.
Fundamentos Metodológicos de Pesquisa em Letras."Desvendando a Toponímia da Cidade de Três Lagoas - MS". 2003. (Encontro).

36.
GELCO - II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de linguagem do Centro-Oeste da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras."A presença da mulher na toponímia urbana da cidade de Três Lagoas - MS". 2003. (Simpósio).

37.
Treinamento Básico para Professores do CCAA. 2003. (Outra).

38.
50º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL.50º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2002. (Seminário).

39.
Cursos de Metodologia - Territórios do cotidiano: Olhares e experiências da vida escolar. 2002. (Congresso).

40.
III Semana Científica sobre Formação dos Profissionais da Educação. 2002. (Seminário).

41.
Palestra para professores."USO DO DICIONÁRIO NO ENSINO DO VOCABULÁRIO". 2002. (Oficina).

42.
Projeto de Extensão: "Entendendo e Aplicando os Parâmetros Curriculares Nacionais". 2002. (Congresso).

43.
Conferência Avaliação da Aprendizagem Escolar: uma abordagem pedagógica.. 2001. (Outra).

44.
ESPANHOL "aprendizagem básica, intermediária e avançada". 2001. (Seminário).

45.
Dinamización de las clases de Español. 2000. (Encontro).

46.
Español Para El Mercosur. 2000. (Encontro).

47.
Metodologia para o curso de espanhol - Formação. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, R. R.. I Ciclo de Conferências em Lexicografia da UFMS/CPTL. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, R. R.. I Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do Centro-Oeste / SENELCO. 2017. (Outro).

3.
CORTINA, A. ; FARGETTI, C. M. ; NADIN, O. L. S. ; VARGAS, M. D. ; GERONIMO, G. ; PEREIRA, R. R. . CINELI Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces. 2014. (Congresso).

4.
PEREIRA, R. R.. CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces. 2014. (Congresso).

5.
PEREIRA, R. R.. IV SIEL: Simpósio de Estudos em Letras - Linguagens e Literatura: Panoramas Culturais. 2013. (Congresso).

6.
PEREIRA, R. R.; SOUZA, Carla Regina ; Dargel ; Rodrigues ; Vedoin ; Garcia . II SIEL - Simpósio de Estudos em Letras - Letras: Múltiplos Olhares, Diversas Perspectivas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Luiza Oliveira Bazan. ESTUDO SEMÂNTICO DE UNIDADES LÉXICAS HOMÔNIMAS E POLISSÊMICAS: POR UMA DEFINIÇÃO DE HOMONÍMIA NA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleiton da Silva. O Ensino da gramática no Ensino Médio na perspectiva funcional-pramática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

2.
Raquel Silva dos Santos Guimarães. A aceitação da Literatura Infantil de Monteiro Lobato pelas crianças de hoje. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

3.
Karina Maria de Freitas. Influência da fala na alfabetização: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

4.
Neusa Amélia de Morais. Produção textual e Gêneros Discursivos: algumas abordagens. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sônia Paula Borges Gonçalves. A TOPONÍMIA HUMANA DA ZONA RURAL DE ANAURILÂNDIA E BATAYPORÃ/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

2.
Gléberson Pires do Nascimento. A TOPONÍMIA HUMANA DA ZONA RURAL DE MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE NOVA ANDRADINA/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

3.
Elis Regina Ferreira Camacho. O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS DE NÍVEL AVANÇADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

4.
Ludymilla Tessari Dutra Rodrigues. Análise da microestrutura de dicionário monolíngues de língua portuguesa distribuídos pelo PNLD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

5.
Carolina Costa Rezende. Sociolinguística e ensino: um estudo de caso a partir de observações realizadas em escolas de Cassilândia/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

6.
Janilse Paula Brandão. A TOPONÍMIA URBANA DE ITAJÁ - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

7.
Cristiane de Freitas Franco. Os topônimos de origem indígena de Serranópolis (GO). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

8.
Beatriz Domingos Ferreira. APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

9.
Maira de Oliveira Ferreira. Análise de verbetes do campo lexical banheiro, nos dicionários Aurélio e Houaiss. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

10.
Rosimar Nolasco Rosa de Lima. Toponímia Urbana do Município de Aporé-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

Iniciação científica
1.
Vanessa Cristina Sant´ana Ferreira. O léxico toponímico em Nova Andradina e Bataguassu/MS: o homem e sua influência nos nomes de lugares. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.

2.
Gabriela Antônio Romancini. A mulher na toponímia da microrregião de Nova Andradina. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Literatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Renato Rodrigues Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, R. R.. IV SIEL: Simpósio de Estudos em Letras - Linguagens e Literatura: Panoramas Culturais. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


I - Presidente da Comissão Eleitoral para realização das eleições de escolha dos representantes docentes para o Colegiado de curso, bem como do coordenador de Curso do Curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, do Câmpus de Três Lagoas, para o triênio 2017/2020, consoante a Resolução n. 446, de 21 de dezembro de 2016. 

II - Membro da Comissão de organização, realização e apuração de eleição para Representante Docentes do Câmpus de Três Lagoas no Conselho Universitário da UFMS, em conformidade com a Instrução de serviço n. 40, de 7 de fevereiro de 2017.

III - Integrante de Comissão para PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS - VERÃO 2017, de acordo com a Instrução de serviço n. 80, de 20 de março de 2017.



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