Vania Finholdt Angelo Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6179890911758494
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores - UERJ. Tem experiência na área de Educação, atuando na formação inicial e continuada de professores em escolas públicas e particulares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vania Finholdt Angelo Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, V. F. A.;FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA;LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.
Rua Francisco Portela
Patronato
24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37052227
URL da Homepage: http://www.ffp.uerj.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A atuação da coordenação pedagógica em conjunto com os professores no processo de recontextualização da política oficial no 1o. ano do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Inês G. F. Marcondes de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica; Política oficial; Reforma educativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Experimentando Estratégias Formativas: Da reflexão à conscientização,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Cristina Mesquita Martins.
Palavras-chave: Formação de professores; números e operações; pesquisa ação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em A Formação do Professor Alfabetizador:Leitura e Li. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Tecendo o meu caminho de leitora.
Orientador: Nanci Gonçalves da Nóbrega.
1984 - 1987
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdades Integradas de Uberaba, FIUBE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Adjunta da disciplina de Estágio Supervisionado e Didática da Faculdade de Formação de Professores - São Gonçalo

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Sou professora do Curso de Pedagogia na disciplina de Didática.

Atividades

01/2015 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, .

Atividade de extensão realizada
Professora na disciplina de Gestão Escolar.
2/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Pesquisa Educacional

Centro Universitário Geraldo Di Biase, UGB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino, Pedagogia, Nivel: graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas Pedagogia de Projetos e Ensino de Língua Portuguesa

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia de Projetos e Ensino de Língua Portuguesa

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2002 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Colégio Nossa Senhora da Misericordia, CNSM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Colégio Nossa Senhora das Dores, CNSD, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Cores e Letras, ECL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2003
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 32


Escola Dinâmica de Educação Montessoriana, EDEM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Estadual Edith França, EEEF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora P1 - Efetiva, Carga horária: 20
Outras informações
Pedi exoneração do cargo de professora do Estado de Minas Gerais em 10/02/1994

Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A formação do coordenador e dos professores: uma parceria entre a escola e a universidade
Descrição: Investigar a contribuição que a participação na Comunidade de Prática (CoP) trouxe para a prática de ensinar e aprender números e operações dos participantes, para manter a participação coletiva e empreendimento comum, tendo como referência os registros escritos e as transcrições dos encontros da coordenadora, professores, licenciandos e estagiários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Vania Finholdt Angelo Leite - Coordenador / Adriana Cabral Pereira de Araújo - Integrante / Maria Roseli Vianna Pereira - Integrante / Silvana Capobiango Pedrosa Cerqueira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Olh@res
2014 - 2014
Periódico: Educational Research and Reviews
2017 - Atual
Periódico: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
2017 - 2017
Periódico: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
2017 - 2017
Periódico: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2018LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; FONTOURA, HELENA DO AMARAL . Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 41, p. 154-162, 2018.

2.
MARCONDES, M.I.2017MARCONDES, M.I. ; FREUND, C. S. ; LEITE, V. F. A. . Uma nova abordagem aos estudos das políticas educacionais. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 12, p. 1-7, 2017.

3.
MARCONDES, Maria Inês2017MARCONDES, Maria Inês ; FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA ; KARL RAMOS, ROSANE . Theory, practice and research in initial teacher education in Brazil: challenges and alternatives. European Journal of Teacher Education, v. 40, p. 1-16, 2017.

4.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2017LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; ABREU, Lenir Silva . O INÉDITO-VIÁVEL NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE PRIVAÇÃO DE DIREITOS. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 1152-1175, 2017.

5.
NUNES, Cíntia2017NUNES, Cíntia ; FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA . A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E O SISTEMA DE CICLOS. Temas em Educacao (UFPB), v. 26, p. 28-45, 2017.

6.
LEITE, V. F. A.;FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA;LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2017LEITE, V. F. A.; FREUND, C. S. . 'Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a > orientação de política educativa performática'. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 35, p. 672-689, 2017.

7.
CUNHA, Viviane Gualter Peixoto da2015CUNHA, Viviane Gualter Peixoto da ; MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. . Formação da identidade do professor no cenário das políticas locais de centralização curricular: limites e possibilidades. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 684-709, 2015.

8.
LEITE, V. F. A.;FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA;LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2014LEITE, V. F. A.. O papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, p. 47-55-55, 2014.

9.
LEITE, V. F. A.;FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA;LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2013LEITE, V. F. A.. Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na Escola de Leitores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 669-685, 2013.

10.
MARCONDES, Maria Inês2012 MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. ; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado . Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 185-207, 2012.

11.
MARCONDES, Maria Inês2012MARCONDES, Maria Inês ; Leite, Miriam S. ; LEITE, V. F. A. . A pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 331-360, 2012.

12.
ABREU, Lenir Silva2009ABREU, Lenir Silva ; LEITE, V. F. A. . Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar e contextual: um relato de experiências. Olhares, v. 1, p. 54-61, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; FREUND, C. S. . Estratégias didáticas da formação continuada empreendida pelo coordenador pedagógico no contexto da reforma:limites e possibilidades. In: MARCONDES, Maria Inês; CUNHA, Viviane, G.P.. (Org.). Pesquisa sobre política,, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. 1, p. 82-99.

2.
LEITE, V. F. A.; FONTOURA, H. A. . Parceria entre universidade e escola básica: a experiência da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. In: CRUZ, Giseli Barreto; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. (Org.). Ensino de Didática: entre ressignificações e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 103-120.

3.
MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. ; KARL RAMOS, ROSANE . Integrating Theory and Practice in Initial Teacher Education. In: JUANJO MENA; ANA GARCIA -VALCÁRCEL, FRANCISCO JOSE GARCIA-PENALVO, MARTA MARTIN DEL POZO. (Org.). Search and Research: Teacher Education for Contemporary contexts. 1ed.Salamanca: Ediciones Universid de Salamanca, 2017, v. 1, p. 525-533.

4.
LEITE, V. F. A.. Reflexões sobre as estratégias formativas e o processo de aprendizagem de uma formadora. In: Helena Amaral da Fontoura. (Org.). Formação de professores, processos e práticas pedagógicas. 1a.ed.Niterói: Intertexto, 2016, v. 2, p. 155-166.

5.
MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. . A reconfiguração do trabalho docente no Brasil. In: FLORES, Maria Assunção; COUTINHO, Clara. (Org.). Formação e Trabalho docente: diversidade e convergências. 1ed.Santo Tirso - Portugal: DE FACTO editores, 2014, v. 2, p. 153-172.

6.
MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. . Formação de professores e trabalho docente no Brasil: contexto, questões e desafios na atualidade. In: FLORES, Maria Assunção. (Org.). Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. 1ed.Coimbra: ALMEDINA, 2014, v. 1, p. 153-170.

7.
LEITE, V. F. A.. Conscientização: uma das estratégias na formação continuada. In: Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tania. (Org.). Memória e Formação de Professores. Salvador: EDUFBA, 2007, v. , p. 163-177.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aprendizagem sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. Didática: para onde vamos?, 2018.

2.
FREUND, C. S. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COMO RESISTÊNCIA A POLÍTICAS DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO: O CASO DO COLÉGIO PEDRO II. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador BA. Didática: para onde vamos?, 2018.

3.
ARAUJO, A. C. P. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . O direito à educação na constituição de 1988: um panorama da educação infantil brasileira nesses 30 anos. In: IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, 2018, Goiânia. IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças. Goiânia, 2018. v. 1.

4.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa ; FORASTIERI, V. ; ABREU, Lenir Silva ; ALMEIDA, Rosiléia . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APRENDIZAGEM SOBRE O CONTEÚDO MATEMÁTICO E DIDÁTICO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES. In: XIX ENDIPE: Para onde vai a didática?, 2018, Salvador - BA. XIX ENDIPE: Para onde vai a didática?. Salvador: UFBA, 2018.

5.
FREUND, C. S. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO ; MARCONDES, Maria Inês ; CUNHA, Viviane Gualter Peixoto da ; BARROS, Maria de Lourdes Teixeira . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COMO RESISTÊNCIA A POLÍTICAS DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO: O CASO DO COLÉGIO PEDRO II. In: XIX ENDIPE: Para onde vai a didática?, 2018, Salvador. XIX ENDIPE: Para onde vai a didática?. Salvador: UFBA, 2018.

6.
LEITE, V. F. A.; FREUND, C. S. . FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA POLÍTICA EDUCATIVA PERFORMÁTICA. In: XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá- MT. XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: CRV Editora, 2016. v. 1. p. 284-284.

7.
LEITE, V. F. A.. Recontextualização da política educativa: o papel das educadoras nesse processo. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente, 2016, São Gonçalo. VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente. São Gonçalo: UERJ Faculdade de Formação, 2016. v. 1.

8.
LEITE, V. F. A.. Centro de Estudo: um espaço de formação e fortalecimento do projeto da escola. In: VIII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 1-12.

9.
LEITE, V. F. A.. O equilíbrio entre a proposta de leitura e a proposta dos Cadernos de Apoio Pedagógico. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza- CE. A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza - CE: EDUECE, 2014. v. 1.

10.
LEITE, V. F. A.; ABREU, Lenir Silva . A formação de professores e as novas tecnologias da informação: revisão de pesquisas brasileiras 2010 a 2013. In: Congresso Regional da ISATT 2014, 2014, Braga. Atlas do Congresso Formação e Trabalho docente na sociedade da aprendizagem. Braga - Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2014. v. 1. p. 1082-1090.

11.
LEITE, V. F. A.. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE LEITORES: O EQUILÍBRIO ENTRE MODELO DE COMPETÊNCIA E O MODELO DE DESEMPENHO. In: 36a ANPED, 2013, GOIÂNIA - GO. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Goiânia - GO, 2013.

12.
LEITE, V. F. A.. Processo de recontextualização de política curricular em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro. In: XVI ENDIPE Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, e de qualidade, 2012, Campinas - SP. XVI ENDIPE - Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica e de qualidade, 2012. p. 24.

13.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. . Revista e Vídeos Nós da Escola: uma proposta de avaliação formativa. In: X Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste: em suas múltiplas dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Pós-graduação em Educação na região sudeste. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 32--.

14.
LEITE, V. F. A.. UM DOS PÓLOS DA RELAÇÃO DE ENSINO: O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. In: XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 28.

15.
LEITE, V. F. A.. REVISTA NÓS DA ESCOLA: ANÁLISE DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 16.

16.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. . Nova lógica no discurso do currículo e da avaliação: políticas não se modificam apenas por decreto. In: IX Colóquio sobre questões curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro- Debater o Curriculo e seu Campos, Políticas, Fundamentos e Práticas, 2010, Porto. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares: Debater o Curriculo e seu campos. Porto - Portugal: Legis, 2010. v. 1. p. 420.

17.
LEITE, V. F. A.. A Construção da identidade profissional articulada ao contexto sócio-histórico da didática no Brasil. In: IV CIPA Congresso Internacional de Pesquisa (auto) biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer e formar. São Paulo: Biograph, 2010. v. 1.

18.
LEITE, V. F. A.. Programa de formação de professores alfabetizadores? O que dizem as pesquisas?. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para século XXI. São Carlos: Cubo, 2009.

19.
LEITE, V. F. A.; ABREU, Lenir Silva . Uma interface possível entre as disciplinas didática da matemática, prática de ensino e estágio. In: I Congreso de Docencia Universitaria, 2009, Vigo. I Congreso de Docencia Universitaria, 2009.

20.
LEITE, V. F. A.. A reforma curricular no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão Gênero e Pobreza:imagens da escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão Gênero e Pobreza: imagens de Escola, 2009. v. 1.

21.
ABREU, Lenir Silva ; LEITE, V. F. A. . Trajetórias e Processos de Ensinar as disciplinas Didática da Matemática e Prática de Ensino: uma interface possível?. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPURS, 2008.

22.
MARCONDES, M.I. ; COUTO, C.B. ; LEITE, V. F. A. ; ASSIS, J. T. ; SILVA, L.M. . Ciclos e heterogeneidade: caminhos indicados pelas pesquisas para aperfeiçoar a prática docente. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender:lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: Edipurs, 2008.

23.
LEITE, V. F. A.. Reflexões de uma formadora.... In: II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2008, Niterói. II Congresso Internacional Diálogos sobre Diálogos. Niterói, 2008.

24.
LEITE, V. F. A.. Análise de sequência didática de medidas de comprimento elaborada no curso de Pedagogia. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: SCIMSA, 2007. v. 01. p. 01-180.

25.
LEITE, V. F. A.. Buscando Soluções para as dificuldades na resolução de subtração com reserva. In: II Colóquio de Educação e Cidadania, 2007, Rio de Janeiro. Etnografia em Educação: Fracasso Escolar, 2007.

26.
LEITE, V. F. A.. Construções de um grupo:leituras nas aulas de matemáticas nas séries iniciais. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia, SP. Livro de Resumos. São Paulo: PUC-Sp SBEM, 2006.

27.
LEITE, V. F. A.. Percurso de construção da prática de Maria Helena. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. Anais- III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Curitiba: UFPR, 2006. v. 3. p. 1-189.

28.
LEITE, V. F. A.. Construindo uma formação continuada com professores dificulddes e propostas. In: XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005, Salvador-BA. XI Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM). Salvador-BA, 2005.

29.
Martins, Maria C. ; LEITE, V. F. A. . Percurso de construção de uma prática pedagógica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias, 2005, Bauru. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias. Bauru: ABRAPEC. v. 5.

30.
LEITE, V. F. A.. Registro Reflexivo e a formação de professores. In: I Seminário Integrado Ser, Saber, Fazer, 1999, Salvador. Faculdade de Educação da Bahia, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, A. C. P. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . A Cartilha atrás da porta: um olhar sobre a formação continuada e o papel do orientador pedagógico frente aos desafios do cotidiano escolar. In: XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE, 2018, Niterói. Política, Gestão e Formação de Professores: (contra) reformas e resistências. Niterói, 2018.

2.
LEITE, V. F. A.; FONTOURA, H. A. . REFORMULAÇÃO DO CURSO PEDAGOGIA UERJ/FFP: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação: Planos de Educação, Diretrizes de Bases Curriculares: Impactos na Formação de Professores no Brasil, 2017, Rio de Janeiro. XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 1.

3.
ARAUJO, A. C. P. ; LEITE, V. F. A. . OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação- Planos de Educação, Diretrizes de Bases Curriculares: Impactos na Formação de Professores no Brasil, 2017, Rio de Janeiro. XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação- Planos de Educação, Diretrizes de Bases Curriculares: Impactos na Formação de Professores no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 1.

4.
LEITE, V. F. A.. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada na escola. In: International Conferencea on Teacher Educacion, 2013, Uberaba- MG. Aprendizagens sem fronteiras/Learning without borders. Uberaba-MG: Editora UFTM, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. Situações-problema na formação continuada: uma parceria entre a escola e a universidade. In: XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA), 2018, Rio de Janeiro. XIV Congresso BRASA, 2018.

2.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. ; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado . Reform and Recontextualization of policies: the role of supervisors in Brazilian public schools. In: 15th Bienal of the Internacional Study Association on Teachers and Teaching, 2011, Braga. Program and Book of Abstracts. Braga: University of Minho, 2011. v. 1. p. 154-155.

Artigos aceitos para publicação
1.
FONTOURA, H. A. ; LEITE, V. F. A. . 'Parceria entre Universidade e Escola Básica: formando uma Comunidade de Prática?. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCONDES, Maria Inês ; BARROS, Maria de Lourdes Teixeira ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Pesquisa sobre Política, Currículo e Cotidiano Escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GARCIA, A. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Oficinas de formação: pensando os desafios da educação no sec. XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEITE, V. F. A.. O diálogo entre o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEITE, V. F. A.; FONTOURA, H. A. . Reformulação do Curso de Pedagogia UERJ/FFP: formação e prática docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LEITE, V. F. A.. O diálogo entre o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LEITE, V. F. A.. Parceria entre Universidade e Escola Básica: a experiencia da Faculdade de Formação de Professores UERJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LEITE, V. F. A.. Recontextualização da política educativa: o papel das educadoras nesse processo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LEITE, V. F. A.. REcontextualização da política educativa: o papel das educadoras nesse processo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LEITE, V. F. A.. Processo de Recontextualização da política curricular em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LEITE, V. F. A.. A tradução da proposta curricular da cidade do Rio de Janeiro pelas professoras da Escola de Leitores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. ; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado . Reform and Recontextualization of policies: the role of supervisors in Brazilian public schools. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. . Revista e Vídeos Nós da Escola: uma proposta de avaliação formativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LEITE, V. F. A.. REVISTA NÓS DA ESCOLA: ANÁLISE DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LEITE, V. F. A.. UM DOS PÓLOS DA RELAÇÃO DE ENSINO: O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LEITE, V. F. A.; MARCONDES, M.I. . Nova lógica no discurso do currículo e da avaliação: políticas não se modificam apenas por decreto!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LEITE, V. F. A.. A Construção da identidade profissional articulada ao contexto sócio-histórico da didática no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LEITE, V. F. A.; ABREU, Lenir Silva . Uma interface possível entre as disciplinas Didática da Matemática, Prática de ensino e Estágio?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LEITE, V. F. A.. Programa de formação de professores alfabetizadores - o que dizem as pesquisas?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LEITE, V. F. A.. A reforma curricular no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MARCONDES, M.I. ; Leite, Miriam S. ; LEITE, V. F. A. . Trabalho encomendado - Uma análise dos trabalhos do GT Didática (2005-2008): contribuições para a prática pedagógica 32a. Reunião Anual ANPED. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LEITE, V. F. A.. Reflexões de uma formadora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARCONDES, M.I. ; LEITE, V. F. A. ; COUTO, C.B. ; ASSIS, J. T. . Ciclos e heterogeneidade: caminhos indicados pelas pesquisas para aperfeiçoar a prática docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SILVA, L.M. ; LEITE, V. F. A. . Trajetórias e Processos de Ensinar as disciplinas Didática Matemática e Prática de Ensino: uma interface possível?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LEITE, V. F. A.. Análise de sequência didática de medidas de comprimento elaborada no curso de pedagogia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LEITE, V. F. A.. Buscando Soluções para as dificuldades na resolução de subtração com reserva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LEITE, V. F. A.. Construções de um grupo: leitura nas aulas de Matemática nas séries iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LEITE, V. F. A.. Percurso de construção da prática de Maria Helena. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Martins, Maria C. ; LEITE, V. F. A. . Construindo uma Formação continuada com os professores: dificuldades e propostas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Martins, Maria C. ; LEITE, V. F. A. . O Percurso de Construção de uma prática pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LEITE, V. F. A.. Formação de professores e o ensino de sequencias didáticas em ortografia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FONTOURA, H. A. ; GARCIA, A. ; RODRIGUES, A. ; ALVES, B. M. F. ; PUGGIAN, C. ; GOMES, A. C. ; SILVEIRA, A. L. C. ; GOMES, E. M. L. S. ; DANTAS, V. F. N. ; PIERRO, G. M. S. ; FERNANDES, G. B. L. ; GUIMAAES, G. ; GUIMARAES, V. C. ; RIBAS, M. C. C. ; LIMA, S. ; NHARY, T. M. C. ; GASPARELLO, V. M. ; QUINTANILHA, C. M. ; PENHA, A. J. ; LEITE, V. F. A. . Conselho Editorial do Livro 'Formação de professores, processos e práticas pedagógicas'. 2016.

2.
SILVA, L. B. R. O. ; LIMA, C. M. ; MARTINS, R. A. S. ; VEANCIO, A. P. ; LIMA, A. ; SANTOS, M. C. P. ; MARCO, B. O. C. A. ; CORREA, A. C. ; POLICARPO, B. P. G. ; LEITE, V. F. A. . Coordenação da Sessão de Comunicação no VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente. 2016.

3.
LEITE, V. F. A.. Parecerista Ah-Hoc do GT04 de Didática da ANPED do biênio 2015/2017. 2015.

4.
LEITE, V. F. A.. Moderou uma Sessão de Comunicações no Congresso ISATT 2014 'Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem'. 2014.

5.
LEITE, V. F. A.. Trabalho encomendado 'Grupos de pesquisa em Didática: produção do conhecimento e formação acadêmica' ANPEd- 2013. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CANDAU, V. M. ; Nascimento, Claudio Orlando Costa do ; ABID, Pedro Rodolpho Jungers ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Didática, Educação e Diversidade Cultural. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GARCIA, A. ; RIBETO, A. ; LEITE, V. F. A. . Docência: desafios, lutas e resistências. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LEITE, V. F. A.; MORAIS, J. F. S. ; ANDRADE, C. C. S. . Desafios e possibilidades de trabalhar com situações-problema nos anos iniciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LEITE, V. F. A.; BERENBLUN, Andrea ; OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazolis . Ensino de Didática: parceria entre Universidade e Escola Básica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MARCONDES, Maria Inês ; LEITE, V. F. A. . Grupos de Pesquisa do GT Didática: quais são? o que pensam? Quais são seus referenciais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA. IVSeminário Processos Formativos e Desigualdades Sociais III Seminário de Egressos. 2018. (Participação da Comissão Científica).

2.
FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA. V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão (CEDUCE). 2018. (Participação da Comissão Científica e avaliador).

3.
LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. XIX ENDIPE: Para onde vai a didática. 2018. (Avaliador de Trabalhos junto à Comissão Científica).

4.
LEITE, V. F. A.. Formação de professores e coordenadores: desafios e possibilidades das situações-problema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEITE, V. F. A.. Papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada de professores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LEITE, V. F. A.. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LEITE, V. F. A.. Currículo e Planejamento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
LEITE, V. F. A.. Construção do conceito de número. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LEITE, V. F. A.; HETKOWSKI, T. M. . Pedagogia de Projetos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LEITE, V. F. A.. Situações Aditivas e Multiplicativas. 2004. (Palestra).

11.
LEITE, V. F. A.. Compartilhando Práticas Leitoras. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LEITE, V. F. A.. Quem é igual a quem?. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARCIA, A.; REIS, G. R. F. S.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; ALVES, B. M. F.. Participação em banca de Neila Monteiro Espindola. O encontro como espaçotempo de formação: professoras encontram-se e fazem o PNAIC da Região Serrana do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANGENIS, L. F. C.; KUNZE, N. C.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; RANGEL, S. O. C.. Participação em banca de Flávia Geane dos Santos. Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1968 a 2002): do ensino profissional técnico para as classes trabalhadoras à educação técnica apartada do trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Fantinato, Maria Cecília; Araújo, F.M.B; MARCONDES, Maria Inês; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Raphael Gualter Peixoto. Os professores de matemática da Rede Municipal de Educação de Niterói/RJ no contexto da performatividade: perspectivas e desafios. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
LEITE, V. F. A.; Bonmino, A.; ALVARENGA, M. S.; MAURIÍCIO, L.V.. Participação em banca de Carla Cristina Martins C. Vasconcellos. O sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) e as implicações da política de avaliação externa no segundo segmento do ensino fundamental: a visão dos professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FONTOURA, H. A.; SILVA, V. L. T.; VIEGAS, A. C. C.; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Letícia Miranda Medeiros. Processos Formativos de docentes de inglês que trabalham na EJA: estudo com egressos da FFP/UERJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LEITE, V. F. A.; CRUZ, G. B.; MONTEIRO, A. M. F.. Participação em banca de Rosineire Silva de Almeida. Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
PUGGIAN, Cleonice; OLIVEIRA, Rosane Cristina de; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Eleonora Porto Fernandes Santos. Formação Humana Integral no Ensino Médio: o que dizem os jovens de uma escola pública em Duque de Caxias. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

Teses de doutorado
1.
Menezes, I. V.; JACQUES, M. G.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; ALVARENGA, M. S.; MOTA, M. M. P. E.. Participação em banca de Ivana Araujo de Campos Oliveira. Competências, profissionalidade e gestão escolar. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
LIMA, J. C. P.; VILACA, M. L. C.; FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA; SOARES, J. R. L.; FREITAS, L. M. A.. Participação em banca de Dilermando Moraes Costa. Atividade de Trabalho e invenções de si: um estudo de narrativas autobiográficas de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global. 2017. Tese (Doutorado em HUMANIDADES, CULTURAS E ARTES) - Universidade do Grande Rio.

3.
MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de; PUGGIAN, Cleonice; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Elienae Genesia Corrêa Pereira. Ações pedagógicas para Educação Ambiental: ampliando o espaço da ação docente. 2015. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
MARCONDES, Maria Inês; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO; RIBEIRO, A. E. A.; SANTOS, S. R. M.; Silva, L. M. C.. Participação em banca de Alessandra Ribeiro Baptista. A atuação do orientador pedagógico e os desafios da organização do trabalho escolar no ciclo de alfabetização. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
LEITE, V. F. A.; Menezes, I. V.; Alvarenga, M. S; Silva, L. M. C.. Participação em banca de Ivana Araujo de Campos Oliveira. Reflexões e desafios da gestão escolar: competências e identidade do diretor. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
LEITE, V. F. A.; SOARES, J. R. L.; FREITAS, L. M. A.; LIMA, J. C. P.; VILACA, M. L. C.. Participação em banca de DILERMANDO MORAES COSTA. ATIVIDADE DE TRABALHO E INVENÇÃO DE SI:UM ESTUDO DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS DE INGLÊS DO PROGRAMA RIO CRIANÇA LEGAL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em HUMANIDADES, CULTURAS E ARTES) - Universidade do Grande Rio.

4.
MARCONDES, Maria Inês; RIBEIRO, A. E. A.; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Alessandra Ribeiro Baptista. A atuação do orientador pedagógico e os desafios da organização do trabalho escolar na alfabetização. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
PUGGIAN, Cleonice; OLIVEIRA, M. F. A.; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Luciana dos Santos Garrido. A inserção da Educação Ambiental em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas: caminhos para a interdisciplinaridade?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

6.
MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de; PUGGIAN, Cleonice; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Elienae Genesia Corrêa Pereira. Ações pedagógicas no Ensino de Ciências:ampliando o espaço da ação docente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, C.; FONTOURA, H. A.; TAVARES, M. T. G.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. Participação em banca de Adriana Cabral Pereira de Araújo. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: uma proposta de formação continuada para professores da Educação Infantil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FONTOURA, H. A.; CHAVES, I. E. M. B.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. Participação em banca de Daniele Barros Vargas Furtado. Cartas de Paulo Freire: possibilidades do trabalho docente de uma professora iniciante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
FONTOURA, H. A.; LEITE, V. F. A.; VIEGAS, A. C. C.; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Letícia Miranda Medeiros. Processos formativos de docentes de Inglês que trabalham na EJA: estudo dos egressos da FFP/UERJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SANGENIS, L. F. C.; RANGEL, S. O. C.; BERINO, A. P.; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO. Participação em banca de Flavia Geane dos Santos. Escola Técnica Federal de Mato Grosso: 1968 a 2002. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PUGGIAN, Cleonice; OLIVEIRA, Rosane Cristina de; LEITE, V. F. A.. Participação em banca de Eleonora Porto Fernandes. Formação Humana Integral no Ensino Médio: o que dizem os jovens em Duque de Caxias?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAUJO, C. M.; ALMEIDA, Rejane; GIAMBIAGI, I.; LEITE, V. F. A.; COSTA, W. Professor Substituto de Didática UFRJ Edital n.21 de 27/1/2017 DOU n.21/2017. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LEITE, V. F. A.; TAVARES, M.T. G.; MAURIÍCIO, L.V.; FETZNER, A. R.. Concurso Público para seleção de professor auxiliar para Avaliação. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança.O direito à educação na Constituição de 1988: uma panorama da educação infantil brasileira nesses 30 anos. 2018. (Simpósio).

2.
XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE.A Cartilha atrás da porta - um olhar sobre a formação continuada e o papel do orientador pedagógico frente aos desafios do cotidiano escolar. 2018. (Seminário).

3.
XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Situações-problema na formação continuada: uma parceria entre a escola e a universidadae. 2018. (Congresso).

4.
XIX ENDIPE: Para onde vai a Didática?. Didática, Educação e Diversidade cultural. 2018. (Congresso).

5.
38 Reunião anual ANPEd: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistencia.Sessão no Grupo de Trabalho de Didática. 2017. (Outra).

6.
ISATT 2017 - 18a Biennial Conference on Teachers and Teaching. Integrating Theory and Practice in Initial Teacher Education. 2017. (Congresso).

7.
XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação.Reformulação do Curso de Pedagogia FFP/UErj. 2017. (Seminário).

8.
VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: memórias, políticas e formação docente.Recontextualização da política educativa: o papel das educadoras nesse processo. 2016. (Seminário).

9.
XVIIIENDIPE Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo:cenas da educação brasleira neo. FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA POLÍTICA EDUCATIVA PERFORMÁTICA. 2016. (Congresso).

10.
VIII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação.Centro de Estudo: um espaço de formação e fortalecimento do projeto da escola. 2015. (Seminário).

11.
VIII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação.Centro de Estudo: um espaço de formação e fortalecimento do projeto da escola. 2015. (Seminário).

12.
Congresso Regional ISATT 2014. A formação de professores e as novas tecnologias da informação: revisão de pesquisas brasileiras 2010 a 2013. 2014. (Congresso).

13.
ENDIPE 2014. O equilíbrio entre a proposta de leitura e a proposta dos Cadernos de Apoio Pedagógico. 2014. (Congresso).

14.
36a ANPED. Grupos de Pesquisa em didática: produção do conhecimento e formação acadêmica. 2013. (Congresso).

15.
Internacional Conference on Teacher Education.O papel do coordenador pedagógico na formação continuada na escola. 2013. (Seminário).

16.
Luso-Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo. A tradução da proposta curricular da cidade do Rio de Janeiro pelas professoras da Escola de Leitores. 2012. (Congresso).

17.
XVI ENDIPE Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica e de qualidade. Processo de recontextualização da política curricular em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

18.
III Encontro Nacional das Escolas em Ciclos/ VI Encontro Estadual das Escolas em Ciclos do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Encontro).

19.
Internacional Study Association on Teachers and teaching- ISATT. Reform and recontextualization of policies: the role of supervisors in Brazilian public schools. 2011. (Congresso).

20.
X Encontro de pesquisa em educação da região sudeste.Revista e Vídeos Nós da Escola: uma proposta de avaliação formativa. 2011. (Encontro).

21.
IV CIPA Congresso Internacional de Pesquisa (auto) biográfica. A construção da identidade profissional articulada ao contexto sócio-histórico da didática no Brasil. 2010. (Congresso).

22.
IX Colóquio sobre questões curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro: Debater o Curriculo e seus Campos, Políticas, Fundamentos e Práticas.Nova lógica no discurso do currículo e da avaliação: polítcas não se modificam apenas por decreto!. 2010. (Outra).

23.
Palestra A influencia dos trabalhos sociológicos nas políticas educativas- Agnès Van Zantem. 2010. (Encontro).

24.
Palestra La Construcción del entusiasmo a escala global. La Tipificación de actores en la difisión del sistema de enseñanza mutua (1815-1822) - Marcelo Caruso. 2010. (Encontro).

25.
Palestra Mercado e escolha das escolas - Agnès Van Zantem. 2010. (Encontro).

26.
Workshop Curriculum Studies: Reconceptualization and Internalization. 2010. (Outra).

27.
XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.UM DOS PÓLOS DA RELAÇÃO DE ENSINO: O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA/ REVISTA NÓS DA ESCOLA: ANÁLISE DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2010. (Encontro).

28.
32a Reunião Anual da ANPED. Trabalho encomendado - Uma análise dos trabalhos do GT Didática (2005-2008): contribuições para a prática pedagógica na 32a. Reunião Anual - 2009. 2009. (Congresso).

29.
I Congreso de Docencia Universitaria. Uma interface possível entre as disciplinas Didática da Matemática, Prática de Ensino e Estágio?. 2009. (Congresso).

30.
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão: Gênero e pobreza:imagens da escola.A reforma curricular no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. 2009. (Outra).

31.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Programa de formação de professores alfabetizadores - o que dizem as pesquisas?. 2009. (Congresso).

32.
Palestra com professor Gerald Grace.Educação, Religião e Globalização. 2009. (Outra).

33.
Palestra com Professor Stephan Ball. 2009. (Encontro).

34.
II Congresso Internacional Diálogos sobre Diálogos. Reflexões de uma formadora. 2008. (Congresso).

35.
Todo Brasileiro tem direito de aprender. 2008. (Congresso).

36.
XIV ENDIPE. Trajetórias e Processos de ensinar as disciplinas didática da matemática e prática de ensino: uma interface possível?. 2008. (Congresso).

37.
XIV ENDIPE. Ciclos e heterogeneidade:caminhos indicados pelas pesquisas para aperfeiçoar a prática docente. 2008. (Congresso).

38.
II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão.Buscando soluções para as dificuldades na resolução de subtração com reserva. 2007. (Outra).

39.
Construindo uma formação continuada com os professores: dificuldades e propostas.XI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2005. (Encontro).

40.
O Percurso de construção de uma prática pedagógica.V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).

41.
.Desafios da Pratica Pedagógica: o exercicio da comunidade de investigação na escola. 2001. (Seminário).

42.
. Forum de Educação. 2000. (Congresso).

43.
.Desafios da prática pedagógica: repensando a instrumentalização do fazer docente. 2000. (Seminário).

44.
.Curso de Formação de Coordenadores. 2000. (Outra).

45.
.Crianças Fazendo Matemática. 1999. (Oficina).

46.
.II Jornada Sla de Aula: saber-fazer na escola. 1999. (Oficina).

47.
.Curso de reciclagem Nova LDB na prática. 1999. (Oficina).

48.
.Amostra de Projetos Pedagógicos "Tematizando a Formação do Professor". 1999. (Encontro).

49.
Registro reflexivo e a formação de professores.I Seminário Integrado Ser, Saber, Fazer. 1999. (Seminário).

50.
.Amostra de Projetos Pedagógicos. 1998. (Encontro).

51.
.Atividade Estruturantes e Conhecimento. 1998. (Outra).

52.
.Seminário "As didáticas e a Prática Educativa". 1997. (Seminário).

53.
.Seminário Internacional- Curso Didática das Ciencias Sociais. 1997. (Seminário).

54.
.O conhecimento didático e a tarefa do professor. 1997. (Oficina).

55.
.Amostra de Projetos Pedagógicos. 1997. (Encontro).

56.
.Seminario de Pré-Escola. 1996. (Seminário).

57.
.Ensinando a ler e a escrever numa perspectiva construtivista. 1996. (Oficina).

58.
.Maternal é coisa séria. 1996. (Oficina).

59.
.Capacitação de Professores: conteúdos e instrumentos de trabalho. 1996. (Oficina).

60.
.Matemática:uma proposta didática. 1996. (Oficina).

61.
.A construção do papel do coordenador pedagógico. 1996. (Oficina).

62.
.Curso Integrado de Educação Infantil. 1996. (Oficina).

63.
.II Amnostra de Projetos Pedagógicos. 1996. (Encontro).

64.
.Intervenção Psicopedagógica e dificuldade de aprendizagem em sala de aula. 1996. (Outra).

65.
.Aprender a Ler e Escrever:uma longa trajetória. 1995. (Oficina).

66.
.Escola e Cultura: A construção de uma metodologia de Esnino. 1995. (Encontro).

67.
.Curso de Matemática através do concreto. 1994. (Oficina).

68.
.construtivismo na Educação. 1994. (Oficina).

69.
.Quando o brincar é coisa séira- de 0 a 5 anos:os 1° anos de vida. 1993. (Oficina).

70.
.Informática na Educação. 1993. (Oficina).

71.
.Matématica através do concreto. 1993. (Oficina).

72.
.Português para o 1°grau- uma visão Montessoriana. 1991. (Oficina).

73.
.Curso de Extensão em Educação Pré-Escolar. 1988. (Oficina).

74.
.Seminário: Expressão, Criatividade e Alfabetização. 1986. (Seminário).

75.
.Curso de Atualização no Metodo Montessori. 1984. (Oficina).

76.
.Curso de Atual. de Prof.e Esp. que atuam e/ou pretendem atuar em classes esp. na área de D.M.. 1983. (Oficina).

77.
.Treinamento para alunas concluintes no curso de magistério. 1983. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Roseli Vianna Pereira. Formação de professores: situações-problema no Ensino Fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Silvana Capobiango Pedrosa Cerqueira. Formação de professores: escola integral em tempo integral. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Adriana Cabral Pereira de Araújo. O PNAIC na Educação Infantil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alessandra Ribeiro Baptista. A atuação do orientador pedagógico e os desafios da organização do trabalho escolar na alfabetização. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jéssica da Silva Antunes. O PAPEL DO PEDAGOGO E AS SUAS ATRIBUIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE O SEU CAMPO DE ATUAÇÃO. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Gisela Paula da Silva Faitanin. Experiência na Gestão em uma escola de Educação Infantil. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Cíntia de Andrade Nunes. Escola em Ciclos e a Avaliação Continuada. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Pacheco de Mello Trotte. Cálculo Mental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Tania Regina dos Santos Silva. Coordenação Pedagógica ? suas atribuições na escola. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Karina Cristine Borges Mattos. Síndrome de Down na Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Rafaela Coutinho. Formação do Leitor no Ensino Fundamental. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jéssica da Silva Antunes. O PAPEL DO PEDAGOGO E AS SUAS ATRIBUIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE O SEU CAMPO DE ATUAÇÃO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

2.
Gláucia Aparecida Teixeira Leão. A relação entre família e escola: desafios e possibilidades. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

3.
Cíntia de Andrade Nunes. A relação entre aprendizagem, avaliação e o sistema de ciclos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

4.
GISELA PAULA DA SILVA FAITANIN. A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE NITERÓI/RJ: DEPOIMENTOS DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

5.
Flaviana dos Santos Anselmo. A avaliação no espaço escolar e seus desdobramentos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

6.
Lucia Regina de Oliveira Dias. ): Inclusão escolar, Síndrome de Down e expectativas maternas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

7.
Jessica Fernandes Braga. GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

8.
Juliana Andrea Nogueira Cardoso. O saber e o fazer da coordenação de turno no cotidiano escolar: relato de uma experiência. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

9.
Valéria Cardoso Bretas Coutinho. Projeto Político Pedagógico: uma construção conjunta do processo de ensino e aprendizagem. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

10.
Cristiane Rose Jerônymo. MINHA PRÁTICA COMO GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

11.
Édna da Silveira Lima Góes. A CONSTRUÇÃO CRÍTICA E PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Básica:Gestão Escolar) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Pacheco de Mello Trotte. Análise do cálculo mental nos Cadernos do PNAIC Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

2.
Tânia Regina dos Santos Silva. Coordenação Pedagógica: Contribuição de Vera M. N.de S. Placco e Laurinda R. de Almeida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

3.
Veronica Maria Costa. COMPREENDENDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PERMANENTES E JOGOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

4.
Verônica Maria Costa. Compreendendo o Sistema de Numeração Decimal através das atividades permanentes e jogos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

5.
Izabel Cristina Rangel dos Santos. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Diferentes situações, possibilidades e estratégias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

6.
Rafaela da Silva Coutinho. A escola como principal fonte de incentivo à leitura na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

7.
Karina Cristine Borges Mattos. A inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.

8.
Vania Finholdt Angelo Leite. Dificuldades apresentadas pelas crianças de séries iniciais na interpretação e resolução de problemas matemáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Anos Iniciais) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Vania Finholdt Angelo Leite.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LEITE, V. F. A.;FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA;LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO2017LEITE, V. F. A.; FREUND, C. S. . 'Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a > orientação de política educativa performática'. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 35, p. 672-689, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, V. F. A.. O diálogo entre o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARCONDES, Maria Inês ; BARROS, Maria de Lourdes Teixeira ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Pesquisa sobre Política, Currículo e Cotidiano Escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GARCIA, A. ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Oficinas de formação: pensando os desafios da educação no sec. XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LEITE, V. F. A.. Formação de professores e coordenadores: desafios e possibilidades das situações-problema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEITE, V. F. A.. Papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada de professores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARCIA, A. ; RIBETO, A. ; LEITE, V. F. A. . Docência: desafios, lutas e resistências. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CANDAU, V. M. ; Nascimento, Claudio Orlando Costa do ; ABID, Pedro Rodolpho Jungers ; LEITE, VANIA FINHOLDT ANGELO . Didática, Educação e Diversidade Cultural. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:02:58