Arlete Inês Ribeiro Rubini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3818495429644683
  • Última atualização do currículo em 11/06/2012


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1974) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1985), área de concentração em Língua Portuguesa. Coordenou o Curso de Letras e o Curso de Especialização Estudos Avançados da Língua Portuguesa, da Associação Educacional Dom Bosco, em Resende - RJ , onde também lecionou na graduação, nos cursos de Letras e Engenharia. Tem experiência na área de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação continuada, pesquisa descritiva, lexicografia, lexicologia e morfossintaxe da língua portuguesa, gêneros textuais e elaboração de textos científicos. Atua também na área de Metodologia Científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arlete Inês Ribeiro Rubini
Nome em citações bibliográficas
RUBINI, A. I. R.


Formação acadêmica/titulação


1980 - 1985
Mestrado em letras.
Universidade Federal Fluminense.
Título: Para um dicionário básico de idéias e estilo da língua portuguesa,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Evanildo Cavalcante Bechara.
Palavras-chave: dicionário de definições; lexicologia; campo conceitual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1971 - 1974
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná.




Atuação Profissional



Associaçäo Educacional Dom Bosco, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona Língua Portuguesa III e IV e Didática Especial no Curso de Letras e Língua Portuguesa e Comunicação no Curso de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Produção. Coordenadora do Curso de Letras a partir de set. 2010.

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Associação Educacional Dom Bosco, .

03/2004 - Atual
Ensino, Estudos Avançasdos da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Semântica
02/1999 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa IV
02/1999 - 12/2008
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Leitura e da Escrita
Fundamentos da Leitura oral e escrita
Língua Portuguesa
10/2007 - 11/2007
Ensino, Docência Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa

Universidade Estácio de Sá / Campus Resende, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 22

Atividades

02/2008 - 09/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2006 - 09/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2000 - 09/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Prática de Pesquisa
02/1998 - 09/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hermenêutica e Produção de Textos aplicadas ao Direito
Interpretação e Produção de Textos Aplicados ao Direito
Língua Portuguesa
Português I - Redação Forense: Expressão Oral e Escrita
Português II: Teoria da Argumentação no Discurso Jurídico
Português III: Hermenêutica Textual no Discurso Jurídico
Redação Forense
Teoria da Argumentação
02/1998 - 09/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
4/2008 - 4/2008
Ensino, Gestalt-Terapia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodogia da Pesquisa
10/2004 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estácio de Sá / Campus Resende, .

Cargo ou função
Participante da Comissão de Avaliação Permanente.
09/2004 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, .

Treinamentos ministrados
Oficina de Análise do Discurso

Faculdade de Engenharia de Resende, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Comunicação, no Curso de Engenharia Elétrica e no de Engenharia de Produção.

Atividades

01/2003 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção com ênfase em Automotiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Comunicação


Linhas de pesquisa


1.
Sociedade, Cultura e Educação
2.
Estudos Lingüísticos

Objetivo: Investigar as variações lingüísticas regionais e procurar identificar as caracterísitcas de gênero, faixa etária, nível sócio-econômico, ramo de atividade ou profissão, que as determinam. Investigar o processo de aquisição da escrita do português brasileiro contemporâneo, em seus aspectos pragmáticos, semânticos, morfo-sintáticos, fonológicos, estilísticos. Mapear o processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa no município de Resende - RJ. Investigar o emprego regional da língua inglesa e da língua espanhola como segunda ´língua e o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e em cursos livres..
Palavras-chave: Língua Portuguesa; lexicografia; lexicologia; processo ensino/aprendizagem; Língua Espanhola; Língua Inglesa.
3.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
O Sorriso das Meninas
Descrição: Este projeto de pesquisa documental investiga um jornal manuscrito denominado O Sorriso, que circulou na zona rural de Resende - RJ, no Distrito de Capelinha, em 1900. Suas autoras, Francisca J. Silva, Helena Amanda e Júlia Lopes, o copiavam e distribuíam a residentes daquela localidade, através de assinaturas. A investigação inicia-se pelo aspecto histórico das condições dessa produção e levantamento dos gêneros textuais que constam em cada edição, as características do gênero e sua estrutura textual. Os exemplares constituem um rico corpus de investigação das variações e mudanças linguísticas quanto à ortografia, à morfologia, à sintaxe, ao léxico, à semântica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Perfil do Egresso - sub-projeto: O Memorial
Descrição: Análise do discurso dos memoriais elaborados pelos alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e Normal Superior, para identificar as características subjetivas relacionadas aos valores e conhecimentos pessoais e aos valores e conhecimentos da sociedade em que se insere o aluno e a escola. Identificar as expectativas do processo de formação do educador e da inserção no mercado de trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Arlete Inês Ribeiro Rubini - Coordenador / Alice Kulina Simon Esteves - Integrante / Vera Lúcia Almeida - Integrante / Dalva Regina Molz Pereira - Integrante / Thiago Pereira da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2007
A apropriação da escrita pela criança: registros do estágio inicial
Descrição: Análise de produções icônicas e não-icônicas de crianças de 3 a 5 anospara registrar o estágio inicial do processo de conceitualização da escrita, segundo Ferriro e Teberoski (1991).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Arlete Inês Ribeiro Rubini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2006
A escrita espontânea e utililitária no município de Resende - RJ
Descrição: Análise de placas, cartazes, letreiros e demais textos afixados no ambiente das ruas, muros e outros espaços urbanos. Foram identificadas características relevantes da linguagem neles empregada: ausência de pontuação; predominância de frases nominais cujo sentido depende de conhecimento prévio do assunto ou do contexto em que se inserem ;e de abreviações aleatórias das palavras para reduzir a mensagem ao espaço do suporte textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Arlete Inês Ribeiro Rubini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2001 - 2004
Perfil do Professor de Português
Descrição: Levantamento do perfil do professor de português de Resende..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Arlete Inês Ribeiro Rubini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2002 - Atual
Educação Continuada
Descrição: Atuação no processo ensino/aprendizagem da língua portuguesa, por meio de oficinas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, para recuperação de conteúdos, prática de leitura e produção de textos e aquisição de novos conhecimentos da prática da linguagem. Identificar os problemas lingüísticos que interfrem no desempenho escolar da região e buscar soluções por meio de pesquisa nas várias áreas dos estudos linguísticos , sobretudo na lingüística textual, aliando conhecimentos teóricos e práticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Arlete Inês Ribeiro Rubini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
RUBINI, A. I. R.; ARAUJO, J. C. . Poços de Caldas para Principiantes. Poços de Caldas: Edição dos autores, 1997. v. 1. 86p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUBINI, A. I. R.; JESUS, M. L. F. ; SANTOS, M.E.L. ; BARCELLOS, A.R.V. ; MACEDO, S.R.V.F. ; CAMARGO, A. P. M. ; SILVA, R.C.S. ; RIOS, C. . O Curso de Letras no Memorial de Formação. In: IV Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2009, Resende. IV Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED. Resende: AEDB, 2009.

2.
RUBINI, A. I. R.; PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, T. P. . A representação do professor no memorial de formação: categorias emergentes no discurso dos alunos do 3o. ano do curso de Letras. In: XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2008. v. XII. p. XI-152.

3.
PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, T. P. ; RUBINI, A. I. R. . A representação do professor no memorial de formação: categorias emergentes no discurso dos alunos do terceiro ano do Curso de Letras. In: XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Livro de resumos e programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2008. v. XII. p. 26-26.

4.
RUBINI, A. I. R.; PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, T. P. . Memorial de Formação: valores e representações sociais no Curso de Letras. In: II Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2007, Resende - RJ. II Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação / Educação: Fonte de desenvolvimento social, 2007.

5.
RUBINI, A. I. R.; PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, T. P. ; OLIVEIRA, C. C. P. . Memorial de formação: valores e representações sociais no Curso de Letras. In: II SIMPED: Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2007, Resende - RJ. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação: Educação: fonte de desenvolvimento social (cd-rom). Resende - RJ: AEDB, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RUBINI, A. I. R.. Oficinas de texto: pesquisa-ação para o curso de Letras. In: XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2007. v. IX. p. 11-164.

2.
RUBINI, A. I. R.. Oficinas de texto: pesquisa-ação para o Curso de Letras. In: XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Caderno do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2007. v. XI.

3.
RUBINI, A. I. R.. A apropriação da escrita pela criança: registros do estágio inicial. In: I Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2006, Resende. I Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2006.

4.
RUBINI, A. I. R.. A escrita espontânea e utilitária no município de Resende -RJ. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Volume IX, , n. 1- Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2005. v. IX. p. 11-12.

5.
ESTEVES, A. K. S. ; ALMEIDA, V. L. ; RUBINI, A. I. R. . Memorial para um futuro educador. In: III Semana de Atividades Científicas da AEDB, 2005, Resende - RJ. II Semana de Atividades Científicas da AEDB, 2005.

6.
RUBINI, A. I. R.. Projeto Ano Internacional da Paz: Crime: Inferno e Paraíso. In: II Jornada de Iniciação Científica do Curso de Psicologia, 2000, Resende - RJ. II Jornada de Iniciação Científica do Curso de Psicologia. Resende - RJ: Universidade Estácio de Sá / Campus Resende, 2000. p. 19-19.

7.
RUBINI, A. I. R.. Laboratório de textos: uma experiência no Curso de Psicologia da Unesa/campus Resende. In: IV encontro Anual de Pesquisa e de Iniciação Científica da UNOESTE, 1999, Presidente Prudente. IV Encontro Anual de Pesquisa e de Iniciação Científica da UNOESTE. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista, 1999. p. 205-205.

8.
RUBINI, A. I. R.. Laboratório de textos no ensino superior. In: 1o. Seminário sobre Produção e Leitura no Ensino Superior, 1999, Campinas-SP. 12o. COLE- Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: UNICAMP/ALB, 1999. p. 239-239.

Outras produções bibliográficas
1.
RUBINI, A. I. R.. Estudos Avançados da Língua Portuguesa 2004 (Projeto de Curso de Especialização).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RUBINI, A. I. R.. Perfil do Professor de Português de Resende. 2004.

2.
RUBINI, A. I. R.. Estudos Avançados da Língua Portuguesa. 2003.

3.
RUBINI, A. I. R.. Projeto de Educação Continuada. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
RUBINI, A. I. R.. Curso de Ciência da Linguagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RUBINI, A. I. R.; MACARIO, N. M. ; MARIOTTI, S. S. E. . Manual de normalização on line. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de normas de trabalho acadêmico).

3.
MARIOTTI, S. S. E. ; MACARIO, N. M. ; RUBINI, A. I. R. ; VIVES, V. L. B. . Normalização de trabalhos acadêmicos e produção científica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de normas de trabalho acadêmico).

4.
RUBINI, A. I. R.. Introdução à Semântica. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII SEGET.Gestão Universitária. 2010. (Simpósio).

2.
IV Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED.O Curso de Letras no Memorial de Formação. 2009. (Simpósio).

3.
Direito Civil Contemporâneo. 2008. (Congresso).

4.
XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A representação do professor no memorial de formação:categorias emergentes no discurso dos alunos do terceiro ano do Curso de Letras. 2008. (Congresso).

5.
II SIMPED: Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.Memorial de formação: valores e representações sociais no Curso de Letras. 2007. (Simpósio).

6.
XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Oficinas de texto: pesquisa-ação para o Curso de Letras. 2007. (Congresso).

7.
I Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.A apropriação da escrita pela criança: registros do estágio inicial. 2006. (Simpósio).

8.
Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.Como elaborar Projetos de Pesquisa para a melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem. 2006. (Simpósio).

9.
III Semana de Atividades Científicas da AEDB.Memorial para um futuro educador. 2005. (Outra).

10.
IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A escrita espontânea e utilitária no município de Resende - RJ. 2005. (Congresso).

11.
II Jornada Acadêmica Subjetividade, Lei e Justiça.Coordenação de mesa redonda: Laudo psicológico como uma prática discursiva. 2004. (Outra).

12.
Segunda Semana de Atividades Científicas da AEDB.Perfil do Professor de Português de Resende. 2004. (Outra).

13.
Primeira Semana de Atividades Científicas da AEDB.Oficinas de Ortografia e de Leitura. 2003. (Oficina).

14.
Semana Pedagógica 2003.A importância da leitura compreensiva no Currículo Escolar. 2003. (Outra).

15.
II Seminário: Desafios da Educação no Mundo Globalizado.Repensando o Ensino Fundamental de 5a. a 8a. séries. 2002. (Seminário).

16.
III Jornada de Iniciação Científica do Curso de Psicologia do Campus Resende.A linguagem da emoção: levantamento do vocabulário popular e técnico-científico da área dos sentimentos. 2001. (Outra).

17.
II Encontro Pedagógico do Curso de Odontologia - XXVI Jornada Universitária da Escola de Odontologia.Alquimia da Palavra. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUEDES, Sueli Sardinha ; ESTEVES, A. K. S. ; SILVA, Angela M. C. da ; RUBINI, A. I. R. ; MACARIO, N. M. . V SIMPED. 2010. (Congresso).

2.
RUBINI, A. I. R.; MOREIRA, Núbia Cristina . Dia da Língua Portuguesa. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dayse Ribeiro de Almeida Quintino. A linguagem falada dos idosos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados da Língua Portuguesa) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

2.
Roselane da Rocha. A leitura do mundo no mundo da leitura. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados da Língua Portuguesa) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

3.
Edna de Paiva Carneiro da Costa. Os desafios do ensino da língua portuguesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados da Língua Portuguesa) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

4.
Nilcilene Ferreira Souto. Do informal ao formal: análise de uma permeabilidade lingüística. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados da Língua Portuguesa) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felicidade Soares Zeferino Ghisi. A concepção do adjetivo: uma análise comparativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

2.
Alice Maria Casimiro Gomes e Carla de Souza Costa Pieroni. As propriedades discursivas da conjunção mas . 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

3.
Daiana Santana e Viviane de Santana Dantas da Silva. Um olhar sobre a língua portuguesa em fórum aberto na internet: principais tópicos, estrutura textual e linguagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

4.
Maria Eugênia Lobato dos Santos e Samarah R V.F.Macedo. As condições de produção dos textos na comunicação empresarial interna: uma amostra de uma empresa da região das Agulhas Negras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

5.
Dafne Kelsin Silva de Souza. A influência do conhecimento partilhado na interpretação das canções tropicalistas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

6.
Simone Barroso Duarte e Kilza Moreti de Medeiros. Procedimentos e marcas linguísticas da conversação no rádio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

7.
Gláucia Pereira Satiro de Almeida e Marcelo Ribeiro da Fonse. O Professor e a Prova Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

8.
Melina da Silva Ferraz e Mhilled Cury di Fazio. O valor significativo da preposição a. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

9.
Camila Cristina de Castro Miranda e Nathalie de Souza. Acordo ortográfico: implicações para a representação da língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

10.
Núbia Cristina Moreira. O processo ensino/aprendizagem da língua em uso: uma amostra em sala de aula de escola estadual em turmas de 9o. ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

11.
Flávia Márcia L. Morais Ramos e Sílvia M. Linhares Barboza. Leitura extraclasse: uma amostra da prática social de alunos do ensino fundamental do município de Itatiaia - RJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

12.
Renata de Almeida Pinto e Heloísa Santos Moura. Um mecanismo de coesão e de coerência: o verbo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

13.
Fernanda Batista. A leitura no universo acadêmico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

14.
Nilcelene Ferraz. A diversidade de gêneros textuais numa campanha de saúde pública: o caso da dengue no Rio de Janeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

15.
Letícia Sacramento e Rosani Cristina Fraga Rozas. A valorização da leitura como fonte de prazer e de cultura na comunidade resendense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

16.
Cristiane Oliveira Lima e Daphine Maria Pereira Glória. A metáfora na propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

17.
Liliane Pereira da Silva. A abordagem das variedades lingüísticas nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

18.
Luís Fernando Ferreira Júnior e Vanessa Martins de Souza Bat. O desenvolvimento da função social da escrita na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

19.
Ana Elisa Gomes Ferreira e Patrícia Nogueira Moura. A linguagem falada dos adolescentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

20.
Nanci Rodrigues e Fabiano Teixeira Leite. Estudo transversal da coerência e coesão textuais em em redações de alunos do Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

21.
Sheila Patrícia de Rezende Costa Koenigkam e Rita de Cássia. A contextualização da gramática: desafios e dilemas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

22.
Catarina de Castro Viana e Elenilda Lucélia de Carvalho. Aspecto verbal e formas perifrásticas da língua portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

23.
Denílson David Monteiro e Rossiane Batista da Silva. O processo ensino-aprendizagem da gramática na visão dos professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.

24.
Ana Lúcia Borges de Azevedo e Luciana Rodrigues de Oliveira. A função da Educação Infantil no processo de aquisição da linguagem escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Orientador: Arlete Inês Ribeiro Rubini.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:55:31