Marina Jugue Chinem

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6774098724793544
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Profissional com experiência na área de criação em publicidade e design gráfico com experiência no Brasil e Japão. Atua nas seguintes áreas: processos criativos na publicidade, design gráfico, artes plásticas, história da arte, comunicação visual, direção de arte, design thinking, inovação, planejamento gráfico, embalagem e tecnologia em artes gráficas. Graduação em Comunicação Visual pela FAAP/SP e Mestre pelo Programa Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Doutora pelo PGEHA, Pós-Graduação em Estética e História da Arte, USP. Pesquisadora do COLABOR - Centro de Linguagens Digitais, ECA - USP. Docente no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e da Universidade Municipal de São Caetano ? USCS. Professora consultora na área de Criação da Agência Escola Metodista -LAB.COM. Professora Conselheira Enactus da Universidade Metodista de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Jugue Chinem
Nome em citações bibliográficas
CHINEM, MARINA JUGUE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo.
Rua Alfeu Tavares 149
Rudge Ramos
09641000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665862
URL da Homepage: http://portal.metodista.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Pós-Graduação em Estética e História da Arte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Grid: forma e pensamento no design visual. Estudo comparativo entre a tradição ocidental e o design contemporâneo do Japão, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Artur Matuck.
Palavras-chave: Grid.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2003
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
Título: Design tipográfico: uma leitura verbo-visual,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Marcos Rizolli.
Palavras-chave: Design; semiótica; tipografia.
1978 - 1981
Graduação em Comunicação Visual.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1975 - 1977
Curso técnico/profissionalizante em Artes Gráficas.
Escola Senai de Artes Gráficas Theobaldo de Nigris, SENAI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Fórum. (Carga horária: 4h).
Colégio Arbos, ARBOS, Brasil.
2017 - 2017
Metodologias Ativas no Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Universia Brasil, UNIVERSIA, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento é entendimento. (Carga horária: 4h).
Associação dos Profissionais de Propaganda, APP, Brasil.
2013 - 2013
História da Arte Africana. (Carga horária: 80h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Profissional em EAD- Desenvolvimento de Conteúdos. (Carga horária: 40h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2012 - 2012
Profissional em EAD- Tutoria em EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2011 - 2011
Profissional em EAD- Docência, Planejamento e Gest. (Carga horária: 40h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Design: forma e significação. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Maria Antônia - USP, CUMA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Design: forma e significação. (Carga horária: 9h).
Centro Universitário Maria Antônia - USP, CUMA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Discutindo a Arte da Performance. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Maria Antônia, CUMA, Brasil.
2006 - 2006
Sistemáticas de Pesquisa na Linguagem do Desenho. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Arte Japonesa pós anos 90. (Carga horária: 20h).
Fundação Japão de São Paulo, FJSP, Brasil.
2006 - 2006
Design Gráfico e a Comunicação de Marketing. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
P&D Design 2004: Por um design significativo. (Carga horária: 8h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Curso de Administração da disciplina Inovação e Criatividade

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Curso de Publicidade e Propaganda das disciplinas: Oficina de Criação e Comunicação Arte e Cultura. Professora responsável pelo Projeto Integrado: Sustentabilidade e Publicidade, Gestão, Ética na Publicidade. Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda desde 2007.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora consultora no Departamento de Arte da AGICOM- Agência Experimental da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista, 2010-2014

Atividades

03/2009 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Jornalismo Impresso
03/2008 - Atual
Ensino, Comunicação Mercadológica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Gráfica, Design Gráfico.
08/2000 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Propaganda, Produção Gráfica, Criação III, Criação IV, Arte Publicitária, Artes Plásticas na Publicidade, Comunicação-Arte e Cultura, Oficina de Criação e Informática na Publicidade.
3/2008 - 3/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Metodista de São Paulo, .

Cargo ou função
Comissão Setorial de Avaliação da Faculdade de Publicidade e Turismo - FAAPT.

Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora do Conselho do Curso de Publicidade e Propaganda, desde 2009 Professora das disciplinas: Comunicação Visual, Criação Publicitária II, Criação Publicitária III.

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Experimentais
Professora Tutora na disciplina Meios de Comunicação
Comunicação Visual
Produção Gráfica

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Design e projeto gráfico de publicações na América Latina http://sistemas.usp.br/apolo/apoObterEdicao?cod_unidade=27&cod_curso=270400217&cod_edicao=11001&nom_curso=Produção Editorial - Estudo de Publicações na América Latina


Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Ministrou a disciplian "Tecnologia em Jornalismo", no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão da Comunicação Jornalística, nos dias 14 e 28 de abril e 05, 12 de maio de 2007. Carga horária: 32 horas.


Paulinas-SEPAC, SEPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações
Planejamento Gráfico na comunicação


International Press Japan, IPC, Japão.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
INTERNATIONAL PRESS JAPAN- Afiliada da Rede Globo de Televisão no Japão/Tóquio

Atividades

01/1991 - 03/1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Chefe do departamento de arte da área de publicidade..
01/1991 - 03/1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Diagramação, criação e produção do jornal em português e espanhol. Coordenação da equipe de criação e produção.
01/1991 - 03/1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Criação e produção de material de promoção para as empresas do grupo IPC: Lasf, Teleshopping, IPC Television e outras.
01/1994 - 01/1995
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Coordenação e treinamento de pessoal para a utilização de equipamentos do departamento de arte e produção.
01/1994 - 01/1995
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Treinamento de pessoal para a implantação de bureau na empresa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
PROGRAMA ? QUILOMBOS DE BARRA DO TURVO
Descrição: Subsidiar a formalização e apoiar o funcionamento de uma cooperativa de comercialização da produção agrícola e produção de artesanato da cultura quilombola considerando modelos apropriados para a comunidade local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marina Jugue Chinem - Coordenador.
2017 - Atual
GENTE É PARA BRILHAR
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Marina Jugue Chinem - Coordenador / MARCO AURÉLIO BERNARDES - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
ENACTUS
Descrição: É uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 100 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável. PROFESSORA CONSELHEIRA ENACTUS DA UNIVERSIDADE METODISTA.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marina Jugue Chinem - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: publicidade e propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Marina Jugue Chinem  Data: 06/05/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHINEM, MARINA JUGUE2006 CHINEM, MARINA JUGUE; marcelo flório . A sinergia do design da embalagem na comunicação publicitária. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 3, p. 10-20, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. A. ; MOI, C. ; SILVA, D. O. S. E. ; BONATTO, F. R. O. ; MENEZES, L. M. ; FROTA, L. S. A. E. ; FLORIO, M. ; LIMENA, M. M. C. ; ROMERO, M. ; RUSCHE, R. J. ; AVELINO, Y. D. ; marcelo flório ; CHINEM, MARINA JUGUE . História, Cotidiano e Linguagens. 1. ed. São Paulo: Expressão&Arte, 2012. v. 1. 1p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Abordagem do Grid na estratégia do Design Visual na narrativa de um aplicativo que utiliza a Realidade Aumentada. In: CONGRESSO DA INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. INTERCOM CURITIBA 2017, 2017.

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Comunicação para a transformação: Empreendedorismo Social e Sustentabilidade no Projeto Pedagógico do curso de publicidade e propaganda. In: II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, 2017, Rio de Janeiro. ENACTUS SIMPOSIO 2017, 2017.

3.
CHINEM, MARINA JUGUE. Empreendedorismo social e comunicação: Experiência e Prática sustentável e de cidadania ? ?Não guarde. Recicle.?. In: ENACTUS SIMPOSIO RIO 2017, 2017, Rio de Janeiro. ENACTUS SIMPOSIO RIO 2017, 2017.

4.
CHINEM, MARINA JUGUE. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa digital, na compreensão e assimilação das informações. In: CONGRESSO DA INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2016, São Paulo. INTERCOM RIO 2015SÃO APULO 2016, 2016.

5.
CHINEM, MARINA JUGUE. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa, na compreensão e assimilação das informações de uma mídia digital. In: ECOM VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, 2016, São Paulo. ECOM 2016. sao bernardo do camp, 2016.

6.
CHINEM, MARINA JUGUE. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa digital. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL ABCiber Cibercultura, Democracia e Liberdade no Brasil, 2016, São Paulo. ABCIBER 2016, 2016.

7.
CHINEM, MARINA JUGUE. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa digital, na compreensão e assimilação das informações. In: CONGRESSO DA INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2016, São Paulo. INTERCOM RIO 2015SÃO APULO 2016, 2016.

8.
CHINEM, MARINA JUGUE. Interface Gráfica: interconexão com a arte e a comunicação.. In: XIV Congresso Iberoamericano de Comunicação ? IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Comunicação Cultura e Mídias Sociais. São Paulo: ECA-USP, 2015. v. 1. p. 1-7.714.

9.
CHINEM, MARINA JUGUE. A estética nas narrativas midiáticas digitais e a interconexão com a arte. In: Congresso Internacional de Novas Narrativas: Encontro de narrativas de comunicações e artes, 2015, São Paullo. Encontro de narrativas de comunicações e artes. São Paulo: ECA-USP, 2015.

10.
CHINEM, MARINA JUGUE. Design de interface gráfica: narrativas digitais e a interconexão com a arte. In: CONGRESSO DA INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. INTERCOM RIO 2015, 2015.

11.
CHINEM, MARINA JUGUE. Sites de e-commerce: o design visual e a interconexão com a arte. In: COMUNICON 2015- CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 2015, São Paulo. COMUNICON 2015-, 2015.

12.
CHINEM, MARINA JUGUE; marcelo flório . A embalagem como a imagem sígnica de comunicação. In: IX Congresso ? Associacion Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2008, Ciudad de Mexico. A embalagem como a imagem sígnica de comunicação, 2008.

13.
CHINEM, MARINA JUGUE; marcelo flório . Uma leitura tipográfica na comunicação publicitária. In: XI Congresso de Produção Científica da Metodista, 2008, São Bernardo do Campo. Uma leitura tipográfica na comunicação publicitária, 2008.

14.
CHINEM, MARINA JUGUE; marcelo flório . A sinergia do design da embalagem na comunicação publicitária. In: ALAIC 2006- VIII Congresso Latino Americano de Ciências da comunicação, 2006, Porto Alegre. UNIREVISTA, 2006.

15.
marcelo flório ; CHINEM, MARINA JUGUE . O cinema americano sob a perspectiva da crítica genética. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2006, 2006, Brasília. INTERCOM 2006, 2006.

16.
CHINEM, MARINA JUGUE. As variantes sígnicas da embalagem: as relações da percepção no processo intersemiótico na construção dos estímulos táveis e visuais. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2005. As variantes sígnicas da embalagem: as relações da percepção no processo intersemiótico na construção dos estímulos táveis e visuais, 2005. v. 4.

17.
CHINEM, MARINA JUGUE. Design Tipográfico. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2004. INTERCOM 2004, 2004.

18.
CHINEM, MARINA JUGUE. Design Tipográfico: uma leitura verbo-visual. In: I Congresso Internacional de Mídias: Multiplicação e Convergências, 2004. I Congresso Internacional de Mídias: Multiplicação e Convergências, 2004.

19.
CHINEM, MARINA JUGUE. Design Tipográfico: uma leitura verbo-visual. In: 6o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2004, São Paulo. P&D 2004, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. GRID- ferramenta na estética para a narrativa visual na tela. In: X SEMINÁRIO TEMÁTICO GLOBO/INTERCOM, 2017, Rio de Janeiro. SEMINÁRIO TEMÁTICO GLOBO/INTERCOM, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Criatividade e Comunicação: A Proposta do Design Thinking como gerações de soluções e resultados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Dicas para criar Marcas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHINEM, MARINA JUGUE. Mercado publicitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHINEM, MARINA JUGUE; SILVA, D. O. S. E. . A interlocução da arte como construção de marca nas embalagens da Absolut Vodka. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHINEM, MARINA JUGUE; SILVA, D. O. S. E. . Cow Parade: novas formas de visualidade na linguagem publicitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHINEM, MARINA JUGUE; SILVA, D. O. S. E. . Vila Madalena expressão do grafite enquanto manifestação urbana e midiática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHINEM, MARINA JUGUE; marcelo flório . A embalagem como a imagem sígnica de comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Oficina de Projeto Integrado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Oficina de Projeto Integrado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CHINEM, MARINA JUGUE. Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. 2014. (Peças de divulgação).

4.
CHINEM, MARINA JUGUE. IV Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina. 2014. (Peças de divulgação).

5.
CHINEM, MARINA JUGUE. Noções Básicas de Artes Gráficias. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de Educação a Distância).

6.
CHINEM, MARINA JUGUE. Meios de comunicação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
CHINEM, MARINA JUGUE. III Fórum Permanente sobre Arte e Cultura da América Latina. 2013. (Peças de divulgação).

8.
CHINEM, MARINA JUGUE. III Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina. 2013. (Peças de divulgação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Élcio Leandro de Souza. Detecta, Campanha e Ações de sucesso: A influência da comunicação no alcance dos objetivos de mercado. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico em Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHINEM, MARINA JUGUE; CARRILHO, K.. Participação em banca de Amanda Jordão Zanco.Comunicação nos palcos das Companhias e dos Festivais de Dança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
CHINEM, MARINA JUGUE; SILVA, D. O. S. E.; Rogerio Martins. Participação em banca de Bianca Rampazzi.Estética e Publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

3.
CHINEM, MARINA JUGUE; Lana Cristina N. dos Santos; Sergio Dassie Genciauskas. Participação em banca de Priscila Nunes.Grafite e Comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
CHINEM, MARINA JUGUE; Lana Cristina N. dos Santos; Sergio Dassie Genciauskas. Participação em banca de Artur Silva Vicentini.Do logo à marca: uma análise dos sistemas de identidade de marca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Projeto Integrado Saúde.Prospect Portal Terra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Projeto Integrado- empreendedorismo.Projeto Integrado- Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Projeto Marcas de Luxo.Projeto Integrado- Propagandas para Marcas de Luxo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
CHINEM, MARINA JUGUE; diego Pasini Rinaldis. Participação em banca de Diego Pasini Rinaldis.O impacto da cores na Comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
Lilian Barbosa; CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Lilian Barbosa.O virus da propaganda: um estudo sobre o marketing viral na internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Mayra Ferreira de Paiva.Os storyboards como estratégia de aumento da eficácia das campanhas publicitárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Silvia Mondejar Piche.Comunicando a Responsabilidade Social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Natália da Silveira Mazze.Marketing Cultural agregando valor a sua empresa: Itaú Cultural, um exemplo de sucesso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de João Gabriel C. stein.Animação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

14.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Erico Monteiro Amorim.Rótulo de Cerveja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

15.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Marcela Versiani.Revista em quadrinhos: mangá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

16.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Projeto do quinto semestre do curso de graduação.Metô Fashion 2004/1. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
CHINEM, MARINA JUGUE. Participação em banca de Projeto de graduação de quarto semestre.Agro Negócios 2004/1. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. III Concurso Desafio Redação - Diário do Grande ABC. 2009. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. 2o Prêmio Brasileiro de Embalagem Papel Cartão Bracelpa. 2001. Universidade Anhembi Morumbi.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Simpósio Nacional da ABCIBER. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa, compreensão e assimilação das informações de um aplicativo. 2016. (Congresso).

2.
VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado.Grid no design visual: uma abordagem na narrativa, na compreensão e assimilação das informações de uma mídia digital. 2016. (Seminário).

3.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.. Grid no design visual: uma abordagem na narrativa digital, na compreensão e assimilação das informações. 2016. (Congresso).

4.
CONGRESSO IBERCOM. A estética nas narrativas midiáticas digitais e a interconexão com a arte. 2015. (Congresso).

5.
CONGRESSO INTERCOM. Design de interface gráfica: narrativas digitais e a inter-conexão com a arte. 2015. (Congresso).

6.
Congresso Internacional de Novas Narrativas: encontro de narrativas de comunicações e artes. http://www.aberje.com.br/congressonovasnarrativas/CINN_Anais_2015.pdf. 2015. (Congresso).

7.
CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO. Sites de e-commerce: o design visual e a interconexão com a arte. 2015. (Congresso).

8.
ALAIC 2014- XII Congresso Latino Americano de Ciências da comunicação. O grafitti como linguagem publicitária na cidade de São Paulo. 2014. (Congresso).

9.
DIGICONGRESS 2014. WEB DESIGN e as novas tendências. 2014. (Congresso).

10.
VIII Simpósio Nacional da ABCIBER.A estética da interface gráfica e a interconexão com a arte. 2014. (Simpósio).

11.
X Encontro Científico e de Iniciação Científica e I Seminário Virtual de Pesquisa.M-Learning e suas potencialidades na educação. 2014. (Encontro).

12.
XVII Congresso de Iniciação Científica. A presença da comunicação e da arte nos murais do metrô da cidade de São Paulo. 2014. (Congresso).

13.
FEST'UP Festival Universitário de Propaganda - FAAP. 2013. (Encontro).

14.
III Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina - USP. 2013. (Encontro).

15.
IX Encontro Científico e de Iniciação Científica.As relações educativas, sociais e sua interconexão na formação dos professores. 2013. (Encontro).

16.
IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGEM DA CULTURA - CULTURA DAS IMAGENS.O cinema de David Lynch: arte surrealismo e representações. 2013. (Seminário).

17.
XVI CONFERENCIA CIENTIFICA DE LA UNIVERSIDAD DE LAS ARTES ? ISA - 2013. Los procesos artístico-creativos de la publicidad y sus vínculos con la cultura brasileña. 2013. (Congresso).

18.
XVI Congresso Metodista. A contribuição da educomunicação nas novas mídias. 2013. (Congresso).

19.
Seminário Internacional de Ética nos Negócios e Responsabilidade Global. 2012. (Seminário).

20.
XI CONGRESO ALAIC. Uma relação tão delicada: a simbiose da arte nas embalagens. 2012. (Congresso).

21.
XV Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica - XIV Seminário de Extensão - IX Seminário PIBIC/UMESP FAC - Publicidade e Propaganda. A INTERVENÇÃO DA POÉTICA VISUAL DE EDUARDO KOBRA NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2012. (Congresso).

22.
XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (XVI CELACOM). A contribuição da educomunicação nas novas mídias: redes sociais. 2012. (Congresso).

23.
7º Seminário Internacional Imagens da Cultura/cultura das Imagens.A interlocução da arte como construção de marca nas embalagens da Absolut Vodka. 2011. (Seminário).

24.
X Congreso ALAIC. Cow Parade: novas formas de visualidade na linguagem publicitária. 2010. (Congresso).

25.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

26.
Congresso Metodista. Vila Madalena expressão do grafite enquanto manifestação urbana e midiática. 2009. (Congresso).

27.
Encontro do Núcleo de Estudos de História, Arte e Mídia - PUC. 2009. (Encontro).

28.
Fórum Rotulagem e Decoração de Embalagens. 2009. (Simpósio).

29.
I Encontro do Grupo "História, Arte e Mídia". 2009. (Encontro).

30.
Semana de Comunicação FECAP.Embalagem na comunicação. 2009. (Seminário).

31.
Semana de Tecnologia Gráfica.Desenvolvimento de Embalagens e a sustentabilidade neste ciclo. 2009. (Simpósio).

32.
Seminário Internacional de Marketing Sustentável. 2009. (Seminário).

33.
Simpósio: Os novos desafios da embalagem: Tecnologia, comunicação e sustentabilidade no tripé da inovação. 2009. (Simpósio).

34.
Simpósio Nacional ABCiber. 2009. (Simpósio).

35.
20 Fest Up- Festival Universitário de Propaganda. 2008. (Encontro).

36.
ALAIC 2008 - IX Congreso LatinoAmericano de Investigadores de la Comunicación. A embalagem como imagem sígnica na comunicação. 2008. (Congresso).

37.
I Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Cidade, Barroco e Mestiçagem. 2008. (Encontro).

38.
I Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Cidade, Barroco e Mestiçagem. 2008. (Encontro).

39.
INTERCOM 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2008. (Congresso).

40.
XI Congresso Metodista- Congresso de Iniciação e Produção Científica. Uma leitura tipográfica na comunicação publicitária. 2008. (Congresso).

41.
Ciclo de Reuniões Temáticas- GEIC- Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação/USP. 2007. (Encontro).

42.
Ciclo de Reuniões Temáticas- GEIC- Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação/USP.Design Tipográfico. 2007. (Encontro).

43.
Ciclo de Reuniões Temáticas- GEIC- Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação/USP. 2007. (Encontro).

44.
Ciclo de Reuniões Temáticas- GEIC- Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação/USP. 2007. (Encontro).

45.
Ciclo de Reuniões Temáticas- GEIC- Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação/USP. 2007. (Encontro).

46.
INTERCOM 2007- XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. 2007. (Congresso).

47.
8o Seminário de Extensão da Metodista/9o Congresso de Iniciação Científica e Produção Científica.Coordenadora de Sessão 58. 2006. (Seminário).

48.
ALAIC 2006- VIII Congresso Latino Americano de Ciências da comunicação. A sinergia do design da embalagem na comunicação publicitária. 2006. (Congresso).

49.
INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O cinema americano sob a perspectiva da crítica genética. 2006. (Congresso).

50.
19o Semana Internacional de Criação Publicitária. 2005. (Seminário).

51.
IX CELACOM "Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação". 2005. (Congresso).

52.
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. As variantes signicas da embalagem: as relações da percepção no processo intersemiótico na construção dos estímulos táteis e visuais. 2005. (Congresso).

53.
6o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design Tipográfico: uma leitura verbo-visual. 2004. (Congresso).

54.
I Congresso Internacional de Mídias: Multiplicação e Convergências. Tipografia. 2004. (Congresso).

55.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Design tipográfico. 2004. (Congresso).

56.
2a Jornada de Iniciação Científica & 5o Seminário de Extensão UMESP.Embalagem: uma mídia silenciosa. 2003. (Seminário).

57.
10o Mix de Comunicação.Produção Gráfica. 2002. (Oficina).

58.
9o Mix de Comunicação.Criação Publicitária. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHINEM, MARINA JUGUE; MATUCK, A. . Arte Situação Emergente. 2017. (Congresso).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas. 2017. (Congresso).

3.
CHINEM, MARINA JUGUE. Acta Media 12 ? Projet Méta-auctorat - Simpósio Multidisciplinar de Meta-autoria. 2016. (Congresso).

4.
CHINEM, MARINA JUGUE. CALOURO DESTAQUE. 2014. (Concurso).

5.
CHINEM, MARINA JUGUE; GONDA, R. . ACTAMEDIA 11 ? Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital. 2014. (Congresso).

6.
CHINEM, MARINA JUGUE. CALOURO DESTAQUE. 2013. (Concurso).

7.
CHINEM, MARINA JUGUE. CALOURO DESTAQUE. 2012. (Concurso).

8.
CHINEM, MARINA JUGUE. CALOURO DESTAQUE. 2011. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Apárecida de França Lopes. O blog corporativo como eficaz canal de relacionamento com o público interno. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Marina Jugue Chinem.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dartagnam Freire Valarini, Erica Gomes Ribeiro, e outros. Campanha PORTO SEGUROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Marina Jugue Chinem.

2.
Camila Thais S. alvarenga, Graziela de C. Vieira e outros. Campanha Publicitária Brastemp. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Marina Jugue Chinem.

3.
Anderson Fernandes Borges, André Manfrin Croque e outros. Campanha Publicitária Chocolate Crunch. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Marina Jugue Chinem.

4.
Bruno Schaefer Cardoso, Camila Barrence da Silva e outros. Campanha Publicitária Jack Daniel's. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Marina Jugue Chinem.

5.
Michele Hipólito. Marcas Próprias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Marina Jugue Chinem.

6.
Juliana Prado Campos dos Santos. Marca Itaú. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Marina Jugue Chinem.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. A. ; MOI, C. ; SILVA, D. O. S. E. ; BONATTO, F. R. O. ; MENEZES, L. M. ; FROTA, L. S. A. E. ; FLORIO, M. ; LIMENA, M. M. C. ; ROMERO, M. ; RUSCHE, R. J. ; AVELINO, Y. D. ; marcelo flório ; CHINEM, MARINA JUGUE . História, Cotidiano e Linguagens. 1. ed. São Paulo: Expressão&Arte, 2012. v. 1. 1p .


Apresentações de Trabalho
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Criatividade e Comunicação: A Proposta do Design Thinking como gerações de soluções e resultados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Oficina de Projeto Integrado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Oficina de Projeto Integrado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CHINEM, MARINA JUGUE. Noções Básicas de Artes Gráficias. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de Educação a Distância).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Meios de comunicação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHINEM, MARINA JUGUE; MATUCK, A. . Arte Situação Emergente. 2017. (Congresso).

2.
CHINEM, MARINA JUGUE. Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


1. Membro Suplente do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, período de 2011 a 2017.
2. Membro Conselho do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, período de 2011 a 2017.
3. Professora Consultora da AGICOM- Agência Experimental da Faculdade de Comunicação - no Departamento de Arte/Criação de 2010 a 2014.
4. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - GEIC - Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação - ECA/USP - de 2004 a 2010.
5. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - História, Cidade e Mídias - Núcleo de História - PUC-SP - de 2008 a 2011.
6. Participa do Grupo de Estudos- Arte e Identidade- PROLAM/USP- 2013
7. Patronesse da turma "Professora Mestre Marina Jugue Chinem" do curso de Publicidade e Propaganda dos concluintes de dezembro de 2013 da Universidade Metodista de São Paulo.
8. Professora homenageada da Turma Noturno 2 do Curso de Publicidade e Propaganda dos concluintes de dezembro de 2014 da Universidade Metodista de São Paulo



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 11:56:57