Sara Mourão Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9264771998879013
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Possui graduação em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar pelo Instituto de Educação de Minas Gerais(1985), graduação em Pedagogia Supervisão Escolar e Magistério I Grau pela Universidade Federal de Minas Gerais(1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2007) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada(2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Sara Mourão Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, Sara Mourão;MONTEIRO, SARA MOURÃO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096191


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Práticas de alfabetização que tentam superar o fracasso escolar dos alunos de camadas populares, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Lúcia Castanheira.
1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Exercícios para compreender o sistema de escrita: o caso Letra Viva",Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Antônio Augusto Gomes Batista.
1986 - 1989
Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar e Magistério I Grau.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar.
Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização e Letramento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização Educação Infantil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice Direção Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale.
08/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa - Linha Educação e Linguagem
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação e Linguagem
04/2013 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Pedagogia.
02/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Infantil
02/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
02/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio obrigatório Educação Infantil
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

02/2010 - 05/2014
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Programa ProNoturno Pedagogia.
09/2012 - 12/2013
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Adjunta do curso "Pró-letramento - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
03/2009 - 10/2013
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia.
10/2009 - 02/2012
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice direção CEALE.

Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplina ministrada - Psicopedagogia nos processos escolares: linguagem Curso de Pós-graduação "Latus Sensu" Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.


Unicentro Izabela Hendrix, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor Responsável Curso Normal Superior, Carga horária: 16
Outras informações
Membro Titular do Colegiado Técnico Pedagógico do Curso Normal Superior - 2003

Atividades

1/2001 - 12/2004
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Linguagem no Ensino Fundamental e na Educação Infantil
Letramento, Oralidade e Ensino da Linguagem

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 22



Linhas de pesquisa


1.
Alfabetização, Leitura e Escrita na Educação Infantil
2.
Educação e Linguagem


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A mediação na produção escrita de palavras e o processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças em idade pré-escolar
Descrição: Pretende-se examinar a apropriação do sistema notacional da escrita pela criança mediada pela intervenção pedagógica de escrita compartilhada de palavras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza - Integrante.
2015 - Atual
A mediação na produção escrita de palavras e o processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças em idade pré-escolar
Descrição: O estudo é realizado em parceria com o grupo de pesquisa ?Literacy Practices and Written Language Acquisition? que integra a linha de pesquisa ?Educational Contexts and Written Language Acquisition?, coordenada pela Profª.Drª. Margarida Alves Martins do Departamento de Psicologia da Educação/Instituto Superior de Psicologia Aplicada ? ISPA/Lisboa. O objetivo da pesquisa é ampliar as investigações experimentais sobre programas pedagógicos que se apoiam na produção escrita de crianças em idade pré-escolar, estendendo a coleta de dados em escolas brasileiras através de projetos de pesquisas que façam adaptações nos instrumentos usados nas pesquisas feitas em escolas portuguesas, para que os dados possam ser comparados considerando-se variáveis controladas no processo de investigação. Desta forma, acreditamos que a parceria entre a linha de pesquisa Educação e Linguagem do programa de Pós-graduação da FaE/UFMG, o CEALE e o grupo de pesquisa do ISPA pode trazer importantes contribuições e fortalecer as discussões sobre as práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2014 - 2014
Boas Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A representação da sílaba escrita pela criança e seu processo de compreensão do sistema de escrita alfabética
Descrição: A proposição teórica que agora se apresenta como possibilidade de investigação é a de que a construção da representação da sílaba como unidade gráfica constituída de duas letras, uma consoante e uma vogal, é orientada pela descoberta recente do princípio alfabético da escrita por crianças em fase inicial de aprendizagem da leitura. Para testar essa proposição, torna-se necessário examinar as estratégias de leitura de palavras por crianças mais novas, buscando identificar se há indícios da construção dessa mesma representação de sílaba gráfica e, em caso afirmativo, examinar a relação entre ela e as outras dimensões que constituem o desenvolvimento linguístico das crianças no que diz respeito à língua escrita e/ou com procedimentos metodológicos orientados por seus professores. Desta forma, gostaríamos de propor as seguintes questões: 1- A representação da sílaba como unidade gráfica constituída de duas letras, uma consoante e uma vogal, se faz presente nas estratégias de leitura e escrita de crianças em fase inicial da aprendizagem da língua escrita? 2- Se sim, considerando-se o processo de desenvolvimento das crianças, com qual nível de conceitualização de escrita ela se correlaciona? Nossa hipótese é a de que ela estaria correlacionada aos níveis silábico-alfabético e alfabético. 3- Se sim, que implicações ela teria nas reflexões grafofêmicas realizadas pelas crianças? 4- Se sim, quais os conflitos cognitivos estariam envolvidos na modificação dessa representação?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Pâmella Nefer Maciel Queiroz de Albuquerque - Integrante / Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza - Integrante.
2013 - Atual
Estudo e Avaliação de Novas Tecnologias Aplicadas em Educação Básica
Descrição: Procurando criar uma ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças e adultos, o projeto de pesquisa ?Aplicação de Sistemas Embutidos no Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas?, financiado pela FAPEMIG, produziu o protótipo de um equipamento orientado especificamente para facilitar a aprendizagem daquilo que é o fundamento da leitura em uma ortografia alfabética: a decodificação das letras ou grupos de letras em seus sons correspondentes. O equipamento desenvolvido, denominado preliminarmente ?Letra&Som? é específico, de baixo custo, de larga empregabilidade, longevo e de fácil utilização. Seu aspecto portátil, contemporâneo e o emprego de interfaces de usuário simples e interativas, o tornam muito mais apropriado ao uso em salas de aulas dos primeiros ciclos de alfabetização do que os demais equipamentos de TI, citados acima, podendo ser integrado ao material didático da criança, tal como uma régua, lápis e borracha. Embora apresente essas qualidades, descritas do ponto de vista de sua usabilidade e baseado em expectativas, seu desempenho em situações reais ainda não pôde ser testado. Para tal, seria necessário contar com um público formado por alunos em fase de alfabetização, em número suficiente para se ter uma amostragem representativa, bem como contar com a participação de educadores que participem diretamente dessas atividades. Além do público alvo e seus educadores, e considerando que os métodos de alfabetização, em todo o mundo, ainda são alvos de disputas acirradas na literatura, frequentemente com vieses ideológicos ou políticos, a participação de especialistas da área, envolvendo pesquisadores com formação em educação, pedagogia, psicologia e linguística, seria fundamental para se poder aferir e mensurar os resultados obtidos com o emprego do equipamento em ambientes reais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Julio Cezar David de Melo - Integrante / Nelson Cruz Sampaio Neto - Integrante.
2011 - 2013
A leitura de palavras por crianças com dificuldade de aprendizagem nas escolas municipais de Belo Horizonte.
Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral apreender os aspectos relacionados ao processo de aquisição da leitura de crianças que enfrentam dificuldades na aprendizagem inicial da língua escrita, examinando-se as estratégias usadas por elas para o reconhecimento da palavra escrita, considerando diferentes propriedades linguísticas que determinam os valores atribuídos aos grafemas. A pesquisa envolverá 91 alunos do 2º ciclo/Ensino Fundamental de 41 escolas municipais de Belo Horizonte, que participam do Programa de Intervenção Pedagógica em Língua Portuguesa ? PIP da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados esperados são:  Organização de banco de dados sobre estratégias de leitura de palavras usadas por alunos em processo de alfabetização;  Mapeamento e análise das estratégias de leitura e das dificuldades apresentadas pelos alunos em processo de alfabetização;  Apresentação dos resultados da pesquisa em artigos a serem encaminhados para publicação em revistas especializadas;  Apresentação dos resultados da pesquisa em conferências regionais e nacionais;  Apresentação dos resultados da pesquisa em eventos, programas e encontros de formação de professores alfabetizadores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e de outras redes públicas de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Adriana Silva Alves Pereira - Integrante / Sandra Aparecida Colares - Integrante / Eugênia Alves Santos - Integrante.
2009 - Atual
A rede das apropriações que se constituem no processo de formação docente
Descrição: A pesquisa busca descrever e analisar o funcionamento de programas de formação docente implementados pelo governo federal junto às redes públicas de ensino com o objetivo de imprimir uma qualidade ao ensino público. A pergunta que orienta o processo de investigação diz respeito à criação, ou não, de possibilidades de ampliação do conhecimento dos professores e de reflexão sobre suas práticas no contexto do processo de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
A rede das apropriações que se constituem no processo de formação docente
Descrição: A pesquisa busca descrever e analisar o funcionamento de programas de formação docente implementados pelo governo federal junto às redes públicas de ensino com o objetivo de imprimir uma qualidade ao ensino público. A pergunta que orienta o processo de investigação diz respeito à criação, ou não, de possibilidades de ampliação do conhecimento dos professores e de reflexão sobre suas práticas no contexto do processo de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ceale Debate
Descrição: Ciclo de conferências na área do ensino da Linguagem escrita para professores das escolas públicas e alunos da graduação e pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Coordenador / Valéria Barbosa Resende - Integrante.
2012 - 2013
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Descrição: Coordenação Pedagógica do PNAIC no âmbito da UFMG. Trata-se de um projeto integrado às ações do MEC/SEB relativas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é realizar a formação continuada de professores alfabetizadores em Minas Gerais. Deste modo, pretende-se garantir que os estudantes dos sistemas públicos de ensino básico estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental; A meta é beneficiar 250 professores orientadores de estudo e 7.731 professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Sara Mourão Monteiro - Integrante / Isabel Cristina da Silva Frade - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2016
Agência de fomento: Associação de Leitura do Brasil
2014 - 2014
Agência de fomento: Associação de Leitura do Brasil
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTEIRO, SARA MOURÃO2018MONTEIRO, SARA MOURÃO; Maciel, Francisca Izabel Pereira . Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 1-16, 2018.

2.
MONTEIRO, SARA MOURÃO2017MONTEIRO, SARA MOURÃO; LANZA, P. M. M. O. . Mediações em escritas espontâneas de crianças. PRESENÇA PEDAGOGICA, v. 23, p. 36-42, 2017.

3.
MONTEIRO, SARA MOURÃO2014MONTEIRO, SARA MOURÃO; Soares, Magda . Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 449-466, 2014.

4.
Almeida, Tatyane Andrade2013Almeida, Tatyane Andrade ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO ; MONTEIRO, SARA MOURÃO . Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educacao e Realidade, v. 38, p. 1303-1326, 2013.

5.
MONTEIRO, Sara Mourão;MONTEIRO, SARA MOURÃO2013MONTEIRO, Sara Mourão. Sequências e atividades pedagógicas para alfabetização. Salto para o Futuro, v. 23, p. 08-18, 2013.

6.
MONTEIRO, Sara Mourão;MONTEIRO, SARA MOURÃO2010MONTEIRO, Sara Mourão. Aprender a ler e a escrever.. Educação (São Paulo), v. 1, p. 12-27, 2010.

7.
MONTEIRO, Sara Mourão2009MONTEIRO, Sara Mourão; Baptista, Monica Correia . Alfabetização e Letramento. Salto para o Futuro, v. 12, p. 17-35, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Maciel, Francisca Izabel Pereira ; Baptista, Monica Correia ; MONTEIRO, Sara Mourão . A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos. 01. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2009. v. 01. 122p .

2.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro . Planejamento da alfabetização: capacidades e atividades. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. v. 6. 232p .

3.
Gomes, Maria de Fátima Cardoso ; MONTEIRO, Sara Mourão . A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita. 01. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 2. 87p .

4.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro . Monitoramento e avaliação da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 5. 52p .

5.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia . Avaliação Diagnóstica da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 3. 86p .

6.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; MONTEIRO, Sara Mourão . Planejamento da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 3. 138p .

7.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; MONTEIRO, Sara Mourão . Práticas escolares da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 7. 92p .

8.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; VAL, Maria da Graça Costa ; Soares, Magda ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; FRADE, Isabel Cristina da Silva . Capacidades da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 2. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Ambiente Alfabetizador. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci.. (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores.. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, v. 1, p. 28-30.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Atividade Didática. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci.. (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores.. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, v. 1, p. 37-38.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão. Escrita Espontânea. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci.. (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores.. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, v. 1, p. 107-108.

4.
Neves, Vanessa Ferraz Almeida ; MONTEIRO, Sara Mourão . Eventos de letramento na Educação Infantil: o interesse das crianças pela leitura e escrita. In: Ana Lúcia Horta Nogueira. (Org.). Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais. 01ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013, v. 01, p. 115-135.

5.
MONTEIRO, Sara Mourão. Exrcícios para compreender o sistema de escrita nos livros de alfabetização. In: Antonio Augusto Gomes Batista; Maria da graça Costa Val. (Org.). Livros de alfabetização e de Português: os professores e suas escolhas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. 1, p. 201-238.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Turma de alfabetização deve ser homogênea?. Letra A, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 01 out. 2005.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Avaliação da Escola Plural: um debate em processo. Cadernos Escola Plural, Belo Horizonte, , v. 6, 01 jun. 1996.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão. Avaliação dos Processos Formadores dos Educandos. Cadernos Escola Plural, Belo Horizonte, , v. 4, 01 jan. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, Sara Mourão; ALMEIDA, Tatyane Almeida . A prática de leitura de livros de literatura para crianças na educação infantil. In: X Jogo do livro infantil e juvenil, 2013, Belo Horizonte. X JOGO DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL: QUAL LITERATURA?. Belo Horizonte: GPELL/CEALE, 2013.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Trajetória e memórias de uma alfabetizadora no Brasil.. In: 17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, Campinas. CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL,17, 2009.

3.
CASTANHEIRA, Maria Lucia ; MONTEIRO, Sara Mourão . Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: procedimentos de leitura. In: VII Encontro de pesquisa em Educação da região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. O processamento da leitura da sílaba por alunos em processo de alfabetização. In: X Encontro de Ciência Empírica em Letras, 2009, São Paulo. Avaliações e perspectivas: mapeando os estudos empíricos na área de humanas, 2009. v. 1. p. 76.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão; CASTANHEIRA, Maria Lucia . Interação entre professor, alunos e textos: elementos para a compreensão do processo de alfabetização. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada/Simpósio Interação e Dinãmicas Discursivas em Sala de aula: um enfoque etnográfico-discursivo, 2007, São Paulo. 16º INPLA, 2007. p. 189-190.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, Sara Mourão; LANZA, P. M. M. O. . A mediação na produção escrita de crianças na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Práticas de leitura e escrita na Pré-Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MONTEIRO, Sara Mourão; Almeida, Tatyane Andrade . A prática de leitura de livros de literatura para crianças na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MONTEIRO, Sara Mourão; ALMEIDA, Tatyane Almeida . A leitura de livros de literatura na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MONTEIRO, Sara Mourão. Dificuldade de aprendizagem na alfabetização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, Sara Mourão. Apresentação da pesquisa A leitura de textos oficiais por professores do ensino fundamental da Escola Plural. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Assessoria Educacional e acompanhamento Pedagógico. 2008.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Coordenação do Núcleo de Alfabetização e Letramento. 2006.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão. Coordenação da atividades de extensão do Curso Normal Superior - Eixo temático das atividades: Novas perspectivas para a formação docente. 2002.

4.
MONTEIRO, Sara Mourão. Assessoria Pedagógica ao Projeto Formação em Alfabetização e Letramento para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2002.

5.
MONTEIRO, Sara Mourão. Coordenação do Grupo de Formação para Professores na Área da Alfabetização - Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - CAPE-PBH. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de Graduação. 2013.

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Parecer. 2007.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão. Projeto de Análise e Avaliação do Livro Didático do Ministério da Educação e do Desporto/Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/Faculdade de Educação/UFMG. 1998.

4.
MONTEIRO, Sara Mourão. Coordenação político-pedagógica da Escola Plural/Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. Oralidade e escrita: dificuldades de ensino-aprendizagem na alfabetização. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, Sara Mourão; ALBUQUERQUE, P. N. M. Q. . Estudo e Avaliação de Novas Tecnologias Aplicadas em Educação Básica. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
MONTEIRO, Sara Mourão. O IMPACTO DA ESTRUTURA SILÁBICA NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
MONTEIRO, Sara Mourão. Parecer. 2016. (Avaliação de artigo para publicação em revista).

4.
MONTEIRO, Sara Mourão; DIAS, M. T. M. . Leitura e Escrita na Educação Infantil: análise de práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento infantil. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
MONTEIRO, Sara Mourão. A gestão e as boas práticas de leitura e escrita na Educação Infantil no município de Belo Horizonte. 2014. (Relatório de pesquisa).

6.
MONTEIRO, Sara Mourão. A gestão e as boas práticas de leitura e escrita na Educação Infantil no município de Lagoa Santa. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
MONTEIRO, Sara Mourão. Parecer. 2008. (Avaliação de artigo para publicação em revista).

8.
MONTEIRO, Sara Mourão. Alfabetização letramento. 2006. .

9.
MONTEIRO, Sara Mourão. Alfabetização letramento. 2005. .

10.
MONTEIRO, Sara Mourão. A organização da prática de alfabetização na sala de aula. 2001. .

11.
MONTEIRO, Sara Mourão. Material Didático de Português para Alunos da 2a. Série do Ensino Fundamental. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Demais trabalhos
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Prática de Ensino de Português. 1998 (Monitoria de Pós-Graduação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Zaidan, Samira; LUZ, I. R.; FERREIRA, M. C. C.; MONTEIRO, SARA MOURÃO. Participação em banca de Ana Cristina Gonçalves Carvalho. Percepções de professoras sobre as implicações da formação do PNAIC - Matemática em suas práticas. 2018. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional Educação e Docênci) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Baptista, Monica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão; SOARES, A. S.. Participação em banca de Elizabeth Vieira Rodrigues de Souza. Alfabetização e Letramento na educação Infantil: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil no município de Lagoa Santa. 2016. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional Educação e Docênci) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Maciel, Francisca Izabel Pereira; MONTEIRO, Sara Mourão; RESENDE, V. B.; SANTOS, S. M.. Participação em banca de Regilane Gava Lovato. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo - ES. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, M. G.; MONTEIRO, Sara Mourão; RESENDE, V. B.. Participação em banca de Daniela Chaves Correia de Figueiredo. A formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; MONTEIRO, Sara Mourão; ARAÙJO, Maria Jaqueline Grammont. Participação em banca de Eleusa Fiúsa Silva. Eventos de letramento no segundo ciclo: uma perspectiva etnográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
MAGALHÂES, Luciane Manera; MONTEIRO, Sara Mourão; SANTOS, Ilka Schapper; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva. Participação em banca de Juliana Clara Pinton. O uso do livro didático de letramento e alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
Maciel, Francisca Izabel Pereira; MONTEIRO, Sara Mourão; VAL, Maria da Graça Ferreira da Costa; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Participação em banca de Joaquina Roger Gonçalves Duarte. Formação continuada de Rede: Um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SILVA, C. S. R.; Baptista, Monica Correia; CASTANHEIRA, Maria Lucia; MONTEIRO, Sara Mourão; FRADE, Isabel Cristina da Silva. Participação em banca de Maria do Carmo Gallo Cruz. A organização das práticas de alfabetização na escola particular, a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MAGALHÂES, Luciane Manera; MONTEIRO, Sara Mourão; CYRANKA, Lúcia Mendonça. Participação em banca de Terezinha Toledo Melquíades Melo. Alfabetização na perspectiva do letramento: a experiência de uma prática pedagógica no 2º ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
MARINHO, Marildes; MONTEIRO, Sara Mourão; FRADE, Isabel Cristina da Silva. Participação em banca de Erciléia Batista do Espírito Santo. Dos saberes teóricos aos saberes da ação: a construção de concepções e práticas alfabetizadoras. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CASTANHEIRA, Maria Lucia; Bruno, Marilda Moraes Garcia; MONTEIRO, Sara Mourão. Participação em banca de Katia Regina da Silva. Alfabetização e letramento de crianças cegas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Maciel, Francisca Izabel Pereira; MONTEIRO, SARA MOURÃO. Participação em banca de Silvana Oliveira Biondi. Programas Brasil Alfabetizado e encuentro: princípios teóricos metodológicos para Alfabetização de jovens e adultos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão; LUDKE, M.; GARCIA, P. B.; HORA, D. M.; CARVALHO, M. A. O.. Participação em banca de Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo. Formação para Alfabetizar: lições de professoras que aprenderam. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

4.
MARTINS, M. A.; MONTEIRO, Sara Mourão; ROSA, J. M. S.. Participação em banca de Edlia Alves Simões. Tipologias de erros de leitura no 1º ciclo: avaliação da leitura oral de palavras. 2015 - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

5.
FRADE, Isabel Cristina da Silva; MORAIS, Artur Gomes; MIRANDA, Ana Ruth Moresto; SOARES, Magda Becker; MONTEIRO, Sara Mourão. Participação em banca de Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro. Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de análise da sílaba na fase inicial de alfabetização. 2014.

Qualificações de Doutorado
1.
MONTEIRO, SARA MOURÃO; TEIXEIRA, B. B.; MICARELLO, H. A. L. S.; LOPES, J. J. M.. Participação em banca de Luciana Castro Oliveira Machado. QUEM É O (A) PROFESSOR (A) FORMADOR (A) NO PNAIC?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FERRAZ, T. L.; Diniz-Pereira, J. E.; MONTEIRO, SARA MOURÃO. Participação em banca de Marcia Helena Nunes Monteiro. Desenvolvimento profissional docente ? O que dizem as professoras alfabetizadoras?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CASTANHEIRA, Maria Lucia; MONTEIRO, SARA MOURÃO; Bruno, Marilda Moraes Garcia. Participação em banca de Kátia Regina da Silva. Alfabetização e letramento de crianças cegas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
MONTEIRO, Sara Mourão; Zaidan, Samira. Participação em banca de Ana Cristina Gonçalves Carvalho. Implicações da formação do PNAIC ? Matemática na prática pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROMESTRE Mestrado Profissional Educação e Docênci) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MONTEIRO, SARA MOURÃO; FRANCO, M. A. M.; MATOS, D. A. S.. Participação em banca de Igor Ariacy Freitas de Andrade. Análise dos impactos do PIBID no desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Baptista, Monica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão; GALVAO, A. M. O.. Participação em banca de Fernanda Cecília Farias de Ávila. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: análise das concepções dos professores das UMEIS do município de Belo Horizonte. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROMESTRE Mestrado Profissional Educação e Docênci) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Baptista, Monica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão; GALVAO, A. M. O.. Participação em banca de Elizabeth Vieira Rodrigues de Sousa. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: os professores e suas práticas (um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil no município de Lagoa Santa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROMESTRE Mestrado Profissional Educação e Docênci) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; MONTEIRO, Sara Mourão; ARAÙJO, Maria Jaqueline Grammont. Participação em banca de Eleusa Fiúsa Silva. Eventos de letramento no segundo ciclo: uma perspectiva etnográfica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
MAGALHÂES, Luciane Manera; MONTEIRO, Sara Mourão; SANTOS, Ilka Schapper. Participação em banca de Juliana Clara Pinton. O uso do livro didático de letramento e alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
MAGALHÂES, Luciane Manera; MONTEIRO, Sara Mourão; CYRANKA, Lúcia Mendonça. Participação em banca de Terezinha Toledo Melquíades Melo. Alfabetização na perspectiva do letramento: a experiência de uma prática pedagógica no 2º ano do Ensino Fundamental. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, SARA MOURÃO; GOULART, M. I. M.; RIBEIRO, L. M. S. A.. Participação em banca de KATIANE DOS SANTOS OLIVEIRA.PERFIL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições para um estudo em duas UMEIs de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, M. J. F.; MONTEIRO, SARA MOURÃO; MONTUANI, D. F. B.. Participação em banca de Íris Freua Assumpção.Estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MONTEIRO, Sara Mourão; RESENDE, V. B.. Participação em banca de Pâmella Nefer Maciel Queiroz.A princesa que escolhia: uma recriação do conto Rapunzel dos irmãos Grimm. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MONTEIRO, Sara Mourão. Participação em banca de Rogéria Miranda Albuquerque.A ilustração do livro de literatura infantil: um recurso visual nas aulas de Arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
FRADE, Isabel Cristina da Silva; MONTEIRO, Sara Mourão. Participação em banca de Jussara Barbosa dos Santos.Propostas de alfabetização para crianças de seis anos: um estudo de livros didáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MONTEIRO, Sara Mourão. Concurso Público para professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de formação PNAIC/UFMG.Processos cognitivos na leitura inicial. 2018. (Encontro).

2.
Ceale Debate. A mediação pedagógica na escrita espontânea das crianças em idade pré-escolar. 2017. (Exposição).

3.
Ceale Debate. Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. 2017. (Exposição).

4.
I Encontro de pesquisa em alfabetização /CEALE/UFMG.A mediação pedagógica na escrita espontânea das crianças em idade pré-escolar. 2017. (Encontro).

5.
XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - FaE/UFMG.A mediação na produção escrita das crianças na Educação Infantil. 2016. (Encontro).

6.
Ciclo de Conferências 2015/2016/ Centro de Investigação/Instituto Universitário.Práticas de Leitura e Escrita na Pré-Escola. 2015. (Outra).

7.
III Seminário Internacional de Pesquisa, Leitura e Escrita na Educação Infantil.Boas Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil: resultado por estado. 2014. (Seminário).

8.
Seminário Nacional de Educação Infantil.Alfabetização na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

9.
XIX Seminário Infância na Ciranda da Educação.As práticas de linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. 2013. (Seminário).

10.
XIX Seminário Infância na Ciranda da Educação.As práticas de linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. 2013. (Seminário).

11.
Ceale Debate.Como as crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização leem palavras?. 2012. (Encontro).

12.
Debates em Educação.Alfabetização e Letramento. 2011. (Encontro).

13.
Seminário Internacional de Alfabetização na perspectiva da Psicologia Cognitva da Leitura. 2011. (Seminário).

14.
Seminário Internacional de Avaliação em Larga Escala em Alfabetização, Leitura e Escrita: pesquisa e ação Educacional.Apontamentos para o futuro. 2011. (Seminário).

15.
V Seminário de estudos em educação e linguagem.Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. 2011. (Seminário).

16.
XV Endipe.O contexto didático0pedagógico da alfabetização e atuação docente. 2010. (Encontro).

17.
X Encontro de Ciência Empírica em Letras.O processamento da leitura da sílaba por alunos em processo de alfabetização. 2009. (Encontro).

18.
III Seminário do Projeto de Extensão Uniescola.Avaliação no Processo de Alfabetização - o que e por que vem sendo avaliado o processo de aprendizagem dos alunos?. 2007. (Seminário).

19.
Seminário do Pró-Letramento.Os procedimentos de ensino no processo de alfabetização na infância. 2007. (Seminário).

20.
15º Congresso de leitura do Brasil. As práticas de intervenções: as dificuldades de aprendizagem e a intervenção na escola. 2005. (Congresso).

21.
II Encontro de Formação de Técnicos Pedagógicos da Secretaria Estadual de educação de Minas gerais.Capacidades da alfabetização. 2005. (Encontro).

22.
VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil da região Sudeste.Dificuldade de aprendizagem na alfabetização. 2005. (Encontro).

23.
A Educação Infantil no contexto das políticas públicas atuais.Conselho municipal de educação - financiamento e gestão da educação infantil. 2004. (Seminário).

24.
Perspectivas CEALE.Exercícios para compreender o sistema de escrita: o caso Letra Viva. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
UÉLIDA CONCEIÇÃO PEREIRA PACHECO DOS SANTOS. A MEDIAÇÃO NA MEDIAÇÃO NA ANÁLISE DE PALAVRAS ESCRITAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Andressa Camargos Macêdo. O QUE MUDA NA PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS COM A MEDIAÇÃO?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
PAULA MOREIRA MARTINS DE OLIVEIRA LANZA. Mediação pedagógica na escrita inventada da criança. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Joaquina Roger Gonçalves Duarte. Formação continuada de Rede: Um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Sara Mourão Monteiro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pâmella Nefer Maciel Queiroz. A PRINCESA QUE ESCOLHIA: UMA RECRIAÇÃO DO CONTO RAPUNZEL DOS IRMÃOS GRIMM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sara Mourão Monteiro.

2.
Anelice Cleres da Cruz Souza. A linguagem escrita na infância. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sara Mourão Monteiro.

Orientações de outra natureza
1.
Joceli. Representação docente sobre as práticas de alfabetização. 2003. Orientação de outra natureza. (Normal Superior) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Sara Mourão Monteiro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTEIRO, SARA MOURÃO2014MONTEIRO, SARA MOURÃO; Soares, Magda . Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 449-466, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:53:46