Roberto Carlos da Silva Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0638289717015836
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


Professor Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER), do CEFET/RJ. É pós-doutorado em Comunicação (ECO/UFRJ), doutor em Estudos da Linguagem (UFF), mestre em Língua Portuguesa (UERJ); especialista em Língua Portuguesa (UFRJ) e graduado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (FAHUPE). Atua na área Interdisciplinar, com foco nas relações raciais, no antirracismo, no cinema negro e nas práticas identitárias em mídias filmográficas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Carlos da Silva Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, DIPPG.
Avenida Maracanã, 229
Maracanã
20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25663179
URL da Homepage: http://www.cefet-rj.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: "Sou feia, mas tô na moda" - Funk, Discurso, Discriminação (Análise Discursiva de Documentário), Ano de obtenção: 2007.
Orientador: GAVAZZI, Sigrid.
Palavras-chave: Negro; Discurso; Preconceito; Funk; Mídia; Semiolingüística.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.
1999 - 2001
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Língua e Estilo: Ironia e Humor nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: André Valente Crin.
Palavras-chave: humor, ironia, coerência, texto, gramática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Análise do Discurso.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Estilística.
Setores de atividade: Educação Superior.
1989 - 1990
Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Letras Português Literaturas.
Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Estudos Culturais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Análise do Discurso.


Formação Complementar


2007 - 2008
Extensão universitária em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. (Carga horária: 70h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em 1º lugar no Concurso de Provas e Títulos

Atividades

11/2010 - Atual
Ensino, Relações Etnicorraciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia e Relações Étnico-Raciais
Discurso e Cinema: O Papel de Negras e Negros na Mídia Cinematográfica
10/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Marcanã.

03/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
03/2009 - 06/2014
Ensino, RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sala de aula, discurso e cinema: o papel do negro na mídia cinematográfica
05/2008 - 06/2013
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros CEFET-RJ.
01/2011 - 05/2013
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa Stricto Sensu em Relações Etnicorraciais.
01/2011 - 04/2013
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador Substituto dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
03/2011 - 12/2012
Ensino, Letramento(s) e Práticas Educacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Racismo no Brasil: sua leitura, sua escrita.
01/2010 - 01/2011
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
07/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Marcanã.

Cargo ou função
Comissão de Elaboração de Propostas de Atualização dos Critérios de Credenciamento de Docentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
11/2008 - 02/2010
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu: Educação e Relações Étnico-Raciais.
03/2008 - 12/2009
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador das Disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Sec. Politicas de Promoção da Iguadade Racial, SEPPIR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Especial da Ministra - Requisitado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Cessão temporária, Enquadramento Funcional: Pró-reitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Assessora, Carga horária: 2
Outras informações
Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros - CADARA


Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Primeiro Secretário, Carga horária: 5
Outras informações
Membro da Diretoria da ABPN, gestão 2012/2014. Diretoria eleita na última assembléia, realizada no VII Congresso de Pesquisadores Negro (UDESC/SC).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Primeiro Secretário, Carga horária: 5
Outras informações
Membro da Diretoria da ABPN, gestão 2010/2012. Diretoria eleita na última assembléia, realizada no VI COPENE (UERJ /RJ).


Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

Atividades

8/2000 - 2/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética
Introdução ao Português
Introdução à Língüística
Metodologia de Ensino
Morfologia
Prática de Ensino

Centro Universitário Celso Lisboa, CEUCEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 10

Atividades

2/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Portuguesa
Didática do Português
Português I
Português II

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 18

Atividades

2/2003 - 2/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual I
Produção textual II
Prática de Ensino
Semântica e Pragmática

Faculdade Cenecista de Itaboraí, FACNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

8/1999 - 12/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Comunicação Empresarial
Redação

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 16


Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 16


Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Repertórios artísticos e culturais na construção de identidades étnico-raciais

Objetivo: A linha reúne reflexões sobre linguagem artística, estética, cultura, política e as relações de poder que se constituem através dos meios e mediações sociais. Pretende explorar não só as construções identitárias étnico-raciais, mas também as tensões e reconfigurações advindas do que se produz/produziu por/sobre/para minorias sociais excluídas e estigmatizadas por possuírem traços fenotípicos que não correspondem ao padrão e que se interseccionam com características ligadas ao gênero, às sexualidades, à classe social, à origem, à religiosidade, entre outros..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Alteridade; Mídia; Negro; Afro-brasileiros; Preconceito.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
AFRODIÁSPORA E CINEMA: BREVE ESTUDO SOBRE O CENTRO AFRO-CARIOCA DE CINEMA E SEUS ENCONTROS DE CINEMA NEGRO
Descrição: O Cine Afro-carioca, com seus ?Encontros de Cinema Negro Zózimo Bulbul ? Brasil, África Caribe?, completou dez anos em 2017. Por, provavelmente, se constituir como o maior festival de cinema negro da América Latina, sua existência assume grande relevância para o cenário cultural/cinematográfico do Brasil e dos países afrodiaspóricos. A importância desses ?Encontros faz surgir essa pesquisa, que tem como proposta ampliar/aprofundar/solidificar conhecimentos sobre sociedade, cultura, identidades, relações raciais e racismo. Como afirmam Nóvoa e Barros (2008), o cinema traz em si as marcas históricas, ideológicas e políticas da sociedade que o produziu. Além disso, é necessário estarmos atentos ao fato de que tanto o público consumidor como a crítica fazem parte da rede que produz o filme, por serem comumente levados em consideração nos momentos em que ele é produzido, o que nos permite concluir que analisar um filme é analisar a sociedade que o produziu/consumiu (idem). Assim, este projeto, ao se assumir política e eticamente comprometido com transformações sociais, insere-se numa agenda político/acadêmica que tem se empenhado em prol do avanço, do desenvolvimento e da solidificação de práticas voltadas para criação/manutenção de agendas transformadoras, intervencionistas e éticas ?decorrentes da ideia de que nossas práticas discursivas envolvem escolhas que têm impactos diferenciados no mundo social e nele interferem de formas variadas? (Fabrício, 2006). Concordando com a noção de que o significado que construímos para o mundo e para as pessoas que nele estão é ideológico, este projeto justifica-se tanto pela proposta de refletir sobre raça e racismo na contemporaneidade, quanto pela defesa da necessidade de teorizações que considerem ? a centralidade das questões sociopolíticas e da linguagem na constituição da vida pessoal e social? (Moita Lopes, 2006).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Roberto Carlos da Silva Borges - Coordenador.
2015 - 2016
Antirracismo e a construção de identidades discursivas
Descrição: A Assembleia Geral da ONU, reunida em 23 de dezembro de 2013, por meio da Resolução n. 68/237, proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes, cujo tema é ?Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento?. Proclamar a década de afrodescendentes, que se constitui como uma política pública de promoção da igualdade racial de âmbito internacional, pode ser um indício de que os ?afrodescendentes? ainda não ocupam o lugar político/social/econômico que lhes é devido. Inserir no tema da Década as propostas de ?reconhecimento, justiça e desenvolvimento? sugere que as pessoas descendentes de países africanos ainda não alcançaram esses pilares da dignidade humana. A despeito de o racismo ainda ser determinante para a desigualdade étnica e racial, quando são criadas políticas específicas de promoção da igualdade racial, é frequente haver polêmica entre discursos consoantes e dissonantes seja em contextos online ou off-line, como pode ser observado nas mais diversas mídias a que se pode ter acesso. Este projeto multidisciplinar tem como marco histórico o primeiro ano da Década dos Afrodescendentes e seu objetivo é analisar as práticas identitárias em que estão inseridas pessoas negras ou personagens negras e as posições de sujeito que têm ocupado essas pessoas e personagens, partindo da hipótese de que tanto as políticas públicas de promoção da igualdade racial produzidas pelo Brasil quanto as internacionais, como é o caso da Década dos Afrodescendentes, têm contribuído positivamente para um quadro histórico de apagamento, subalternização e silenciamento de pessoas negras. A pesquisa estará ancorada na intersecção dos pressupostos teóricos dos Estudos de Ethos, como os concebem Maingueneau (2000, 2002, 2004), Charaudeau (2004, 2006a, 2006b) e Amossy (2005) e os conceitos de Identidade e Alteridade, como os concebem Hall (2000, 2002, 2006, 2009) e Baumann (1998, 2004,2012) e os estudos de Raça e Racismo, como os teorizam Hall (2000, 2002, 2006, 2009), Fanon (2008), Mbembe (2014), Munanga (1997, 2004, 2005, 2012,) e alguns outros estudiosos das temáticas apontadas.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Roberto Carlos da Silva Borges - Coordenador.Número de orientações: 1
2010 - 2012
POPULAÇÃO NEGRA: MÍDIA, ETHOS E ALTERIDADE
Descrição: Há quem creia que as mídias reflitam a sociedade e a forma como ela se constitui. Partindo dessa crença, deseja-se verificar que tipos de questões e ?imagens? de pessoas negras as mídias fazem emergir. A análise dessas ?imagens? partirá de teorias e de métodos de análise cujas bases estejam fundadas nos Estudos da Linguagem, particularmente nas noções de Ethos discursivo e de Ethos pré-discursivo (estereótipo), como também nas noções de Alteridade, conforme as definem teóricos dos Estudos da Linguagem. Ao analisar a imagem discursiva de pessoas negras construída pelas mídias, move-nos o desejo de explorar as ?representações? ou ?construções? apresentadas (ethos). Dessa forma, somos guiados por duas questões pontuais: 1) Que ethe de pessoas negras são construídos/veiculados a partir da configuração dos personagens apresentados em filmes/jornais/programas televisivos brasileiros? 2) Como a análise desses ethe, aliada à Teoria dos Estudos Culturais de , podem nos auxiliar na compreensão das relações raciais estabelecidas no Brasil?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Roberto Carlos da Silva Borges - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2008 - 2009
EDUCAÇÃO, NOVAS-TECNOLOGIAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: MEC, SCIELO, QUALIS CAPES E SUAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ?POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03
Descrição: Como a Internet tem se definido como um espaço gerador de grande interesse de nossos jovens, uma das justificativas de nosso projeto é facilitar a compreensão de que a internet também pode se apresentar como um espaço de aquisição de conhecimento. Partindo do pressuposto que uma sociedade justa e democrática exige igualdade de direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como a valorização daquilo que pode ser observado como marca distintiva de cada um dos grupos que componham uma nação, o projeto de pesquisa ora apresentado, pretende não somente contribuir com o preenchimento de algumas lacunas presentes na formação educacional eurocêntrica de nossa nação, mas também possibilitar a reflexão a respeito do papel positivo de nossa ascendência de origem africana. Além disso, salienta-se também, que o PROJETO PIBIT ora apresentado vincula-se diretamente ao Grupo de Pesquisa intitulado ?Afro-brasileiros, Discurso, Estudos Literários e Culturais?, recentemente certificado pelo CEFET-RJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: Revista da ABPN


Membro de comitê de assessoramento


2008 - 2014
Agência de fomento: (MEC) Ministério da Educação e Cultura


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista da ABPN
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos da Linguagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Interdisciplinar.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2018BORGES, Roberto. O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR. SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO. NILMA LINO GOMES.. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 34, p. 2-8, 2018.

2.
DE JESUS OLIVEIRA, MARCOS2018DE JESUS OLIVEIRA, MARCOS ; DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS ; OCORO LOANGO, ANNY . APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO "DIÁSPORA AFRICANA: ACCIONES PRESENTES Y PERSPECTIVAS PARA EL FUTURO". Revista ABPN, v. 10, p. 04-09, 2018.

3.
GIORGI, M.C.2015GIORGI, M.C. ; BIAR, L. ; BORGES, Roberto . Estudos da linguagem e questões étnico-raciais: contribuições e limites. Revista ABPN, v. 7, p. 202-218, 2015.

4.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2015BORGES, Roberto. CEFET/RJ, combate ao racismo e produção de conhecimento: o mestrado em relações étnico raciais. Educação & Tecnologia, v. 20, p. 50-60, 2015.

5.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2015BORGES, Roberto. CEFET/RJ, combate ao racismo e produção de conhecimento: o mestrado em relações étnico raciais. Educação & Tecnologia, v. 20, p. 50-60, 2015.

6.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2012BORGES, Roberto. Filmes documentários: uma proposta de aplicação da Lei 10.639/03. Revista ABPN, v. 3, p. p.69 nº 7-84, 2012.

7.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2012 BORGES, Roberto. Representação de Mulheres Negras: cinema, ethos e identidade. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 21, p. 243-260, 2012.

8.
SENRA, A. O.2012SENRA, A. O. ; SOUZA, M.L. ; BORGES, Roberto . O primeiro projeto de pesquisa do PPRER. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 14, p. 19-29, 2012.

9.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2010BORGES, Roberto. Ideologicamente violento: uma questão de significado. Intersignos (Rio de Janeiro), v. 3, p. 61-78, 2010.

10.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2009BORGES, Roberto. Racismo, anti-racismo e educação: uma proposta de amor nas relações educativas. Psicoteologia (Rio de Janeiro), v. XXI, p. 16-20, 2009.

11.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2008BORGES, Roberto. Abolição, Educação e Anti-Racismo no Contexto da Lei 10.639/03. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. Ano 10, p. 45-50, 2008.

12.
OLIVERIA, F. M.2007OLIVERIA, F. M. ; BORGES, Roberto . Lima Barreto na fronteira dos diferentes saberes: racismo e exclusão social em cartas, entrevistas e no diário do escritor-intelectual. Cadernos PENESB, v. 9, p. 221-226, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, Roberto; BORGES, Rosane S. (Org.) . Mídia e Racismo. 01. ed. Petrópolis -RJ: DP et alii, 2012.

2.
BORGES, Roberto. Língua e Estilo: Ironia e Humor nas Crônicas de Luís Fernando Veríssimo. 1. ed. Rio de Janeiro: Velocípede, 2002. v. 1. 101p .

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, Roberto; OLIVEIRA, S. S. R. . Encontros de Cinema Negro: práticas culturais e estética afrodiaspórica de Zózimo Bulbul. In: LOANGO, Anny Ocoró; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. (Org.). Negritudes e africanidades na América Latina e no Caribe. 1ed.Franca: Ribeirão Gráfica Editora, 2018, v. 2, p. 100-109.

2.
BORGES, Roberto; OLIVEIRA, S. S. R. . FAMÍLIA E COMENSALIDADE EM FILHAS DO VENTO: LUTA ANTIRRACISTA NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA. In: VARGAS,E.P.; CARVALHO, M.C.V.S.; FERREIRA,F.R.; PRADO, S.D.. (Org.). CINEMA E COMENSALIDADE 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 2, p. 109-126.

3.
BORGES, Roberto; SANTOS, E. J. ; ALMEIDA, F. S. . NEAB CEFET/RJ: trajetória antirracista na rede profissional e tecnológica de ensino. In: Eugenia Portela Siqueira Marques; Wilker Solidade da Silva. (Org.). Educação, Relações Étnico-Raciais e Resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no Brasil.. 1ed.SP: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 39-58.

4.
BORGES, Roberto; GIORGI, M.C. . 10. DISCURSO, PROPAGANDA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS: UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA. In: Tânia Mara Pedroso Muller; Wilma de Nazaré Baía Coelho. (Org.). Relações étnico-raciais e diversidade. 1ed.Niteroi: Editora da UFF/Alternativa, 2014, v. 1, p. 198-214.

5.
BORGES, Roberto; BORGES, Rosane S. . Apresentação do Livro Mídia e Racismo. In: Borges, Roberto; Borges, Rosane S.. (Org.). Mídia e Racismo. Petrópolis -RJ: DP et alii, 2012, v. , p. -.

6.
BORGES, Roberto. Um conto nada de fadas. In: BORGES, Roberto; BORGES, Rosane S.. (Org.). Mídia e Racismo. Petrópolis - RJ: DP et alii, 2012, v. , p. -.

7.
BORGES, Roberto. RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO CEFET/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baia; COELHO, Mauro Cezar. (Org.). Trajetórias da Diversidade na Educação formação, patrimônio e identidade. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2012, v. , p. 153-174.

8.
BORGES, Roberto. Mídia Cinematográfica, Educação e Racismo. In: SISS, Ahyas. (Org.). Relações Étnico/Raciais e Educação Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2009, v. 1, p. 176-191.

9.
BORGES, Roberto; VALENTE, A. ; MATOS, L. H. L. . Intertextualidade e ensino de Língua Portuguesa. In: Claudio Cezar Henriques. (Org.). Linguagem, conhecimento e aplicação. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Europa, 2003, v. 1, p. 210-223.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, Roberto. "Sou feia, mas tô na moda". Revista ContraCultura, Niterói, 08 abr. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
M. M. NASCIMENTO ; BORGES, Roberto . LEI 10.639 /2003: PROCESSOS JUDICIAIS, ADMINISTRATIVOS, RACISMO INSTITUCIONAL E CRIME DE RESPONSABILIDADE DE DIRETORES DE ESCOLAS NO RIO DE JANEIRO. In: VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico Raciais Brasileiras, 2017, Espírito Santo. Anais do VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico Raciais Brasileiras,, 2017. p. 71-78.

2.
Rodrigues, P.G.O ; BORGES, Roberto . Corpos em Movimento: travestis negras e instituições consagradas. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Anias do II CONINTER, 2013. v. 1.

3.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid . Mecanismos de Contrastes na Construção do Protagonista Cinematográfico Modenos: O caso Madame Satã. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. João Pessoa: ideia, 2009. v. 1. p. 2650-2658.

4.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid . Racismo, Cinema e discurso: uma abordagem para a sala de aula. In: Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência - Formação de Professores para a Educação das Relações Étnicas, 2009, Fortaleza. Anais do Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência, 2009.

5.
BORGES, Roberto. RAÇA BRASIL?: ANÁLISE SEMIOLINGÜÍSTICA E CONSTRUÇÃO DE ETHOS. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET. Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 79-79.

6.
BORGES, Roberto. Ethos, Alteridade e Favela: análise discursiva de documentário. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 2008, BELO HORIZONTE. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO - emoções, ethos e argumentação, 2008.

7.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M. . Negros, Quilombos, Favelas: Discriminação. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS - PENSAMENTO NEGRO E ANTI-RACISMO DIFERENCIAÇÕES E PERCURSOS, 2008, Goiânia. ANAIS DO V COPENE. Goiânia: EDITORA DA UCG, 2008. v. 5.

8.
BORGES, Roberto. Favela, Funk e Ethos: Análise Semiolinguistica de Documentário. In: Congresso de Letas da UERJ, 2007, São Gonçalo. Livro de Resumos ou Programação, 2007. v. Único. p. 03-68.

9.
BORGES, Roberto. Sou feia, mas tô na moda: funk, discurso e discriminação. In: XIV CONGRESSO DA ASSEL-Rio e III ENLETRARTE, 2007, Campos de Goytacazes. Anais XIV CONGRESSO DA ASSEL-Rio e III ENLETRARTE, 2007.

10.
BORGES, Roberto. Discurso de macho, discurso de fêmea: feminismo no funk?. In: I CONEL - I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2007, NATAL. LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL: FRONTEIRAS E PERSPECTIVAS, 2007.

11.
BORGES, Roberto. Alteridade na mídia impressa: o discurso irônico de Luís Fernando Veríssimo. In: V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso de Língüística e Filologia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. v. V.

12.
BORGES, Roberto. Breve estudo da ironia em Luís Fernando Veríssimo. In: 13 Congresso de Leitura no Brasil - Com todas as letras, para todos os nomes, 2001, Campinas. Anais do 13 Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, 2001.

13.
BORGES, Roberto. Língua e Estilo: breve estudo da ironia em Luís Fernando Veríssimo. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Com todas as Letras, para todos os Nomes. Campinas: ALB, 2001. v. Único.

14.
BORGES, Roberto. O discurso irônico de Luís Fernando Veríssimo. In: V Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso em Filologia e Linguistica. Rio de Janeiro, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
d'Almeida, José Ricardo ; BORGES, Roberto . REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA TELENOVELA ?AVENIDA BRASIL?. In: Congresso Internacional Interdisciplinarem Ciências Sociais e Humanidades, 2012, Niteroi. Anais do I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, 2012. v. 1. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
M. M. NASCIMENTO ; BORGES, Roberto . LEI 10.639 /2003: PROCESSOS JUDICIAIS, ADMINISTRATIVOS, RACISMO INSTITUCIONAL E CRIME DE RESPONSABILIDADE DE DIRETORES DE ESCOLAS NO RIO DE JANEIRO. In: VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico Raciais Brasileiras, 2017, Espírito Santo. Anais do VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico Raciais Brasileiras,, 2017. p. 71-78.

2.
MOUTINHO, R. R. ; BORGES, Roberto . ?CULTURA AFRO-BRASILEIRA: do que estamos falando? Um debate sobre as Leis 10.639/03 e Lei 11.769/08?. In: XXI Seminario Latinoamericano de Educación Musical 21° Asamblea Anual del FLADEM, 2015, Rio de Janeiro. "MÚSICA E CONTEMPORANEIDADE, desafios, motivações e possibilidades para o educador musical latino-americano", 2015.

3.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid . Mecanismos de Contraste na Construção do Protagonista Cinematográfico Moderno: O Caso Madame Satã. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009. v. 1. p. 509-509.

4.
BORGES, Roberto. RAÇA BRASIL : ANÁLISE SEMIOLINGÜÍSTICA E CONSTRUÇÃO DE ETHOS. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2009, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009. p. 79-79.

5.
BORGES, Roberto. Ethos, alteridade e favela: análise discursiva de documentário. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio sobre Análise do Discurso, 2008.

6.
BORGES, Roberto. Negros, Quilombos, Favela: Discriminação. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Pensamento negro e anti-racismo Diferenciações e Percursos, 2008, Goiânia. Anais do V Congresso de Pesquisadores/as Negros/as. Goiania: UCG, 2008.

7.
BORGES, Roberto. Discurso Ironia e Humor em Luís Fernando Veríssmo. In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos na Universidade Federal da Paraíba, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
BORGES, Roberto; MELO, Glenda Cristina Valim . Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, Roberto; LIMA, H. ; JUNIOR, C. . Cinema, Identidades Negras e Racismo no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Roberto; Medina, P.S. ; Simas N. C. ; Brito, G. F. . Afrodiáspora e cinema: breve estudo sobre o centro afro-carioca de cinema e seus encontros de cinema negro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, Roberto. Planos e Ações Governamentais em Prol dos Saberes Etnorraciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, Roberto. A Educação das Relações Étnico Raciais no Ensino Tecnológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, Roberto. CEFET/RJ, Cidadania e Relações Etnicorraciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, Roberto. Estudos da Linguagem e Representação de Mulheres Negras em Filmes Documentários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BORGES, Roberto. O CEFET/RJ e seus projetos antirracismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORGES, Roberto. O Negro na Educação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BORGES, Roberto. Políticas Educacionais para a Diversidade Cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BORGES, Roberto. Cultura e Educação na Integração dos Povos Afrodescendentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid . Mecanismos de Contraste na Construção do Protagonista Moderno: O Caso Madame Satã. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid . Racismo, Cinema e discurso: uma abordagem para a sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BORGES, Roberto. Racismo, anti-racismo e educação: uma proposta de amor nas relações educativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BORGES, Roberto. Diversidade Cultural e inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: experiências exittosas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BORGES, Roberto. Ethos, Alteridade e favela: análise discursiva de documentário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M. . Negros, Quilombos, Favelas: Discriminação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BORGES, Roberto. CEFET/RJ: Iniciação Tecnológica e as Relações Étnico-Raciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BORGES, Roberto. "Sou feia, mas tô na moda": funk, discurso e discriminação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BORGES, Roberto. Favela, Funk e Ethos: Análise Semiolingüística de Documentário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BORGES, Roberto. Discurso de Macho, Discurso de Fêmea: Feminismo no funk?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BORGES, Roberto. Produção Cultural e Preconceito Sócio-Racial: Análise Semiolingüística de Documentário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M. ; RABELO, N. R. M. ; COSTA, K. R. R. ; RAMOS, P. S. S. . Vozes, Traços e Ritmos da Cultura Afro ? Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BORGES, Roberto. Discurso, Ironia e Humor em Luís Fernando Veríssimo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BORGES, Roberto; RIBEIRO, H. ; CAIRA, A. . Inclusão Escolar em Salas de Aulas Regulares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BORGES, Roberto. Semântica, Intertextualidade e Humor em Luís Ferando Veríssimo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BORGES, Roberto. Descrição do Português. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BORGES, Roberto. Ideologicamente violento: um estudo de significado. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, Roberto; LOANGO, A. O. ; OLIVEIRA, M. J. . 'Diáspora Africana: ações presentes e perspectivas para o futuro'. Goiânia: Revista da ABPN, 2018 (Organização de Dossiê).

2.
GIORGI, M.C. ; BIAR, L. ; BORGES, Roberto . Dossiê Questões Étnico-Raciais e Linguagem. Florianópolis: ABPN, 2015 (Organização de Dossiê).

3.
GUIMARAES, M. A. ; Borges, E. ; BORGES, Roberto . Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação. Cascavel: Unioeste, 2015 (Organização de Dossiê).

4.
GUIMARAES, M. A. ; Borges, E. ; BORGES, Roberto . Conversando com os Leitores. Cascavel, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
BORGES, Roberto; BIAR, L. . Revista Tecnologia & Cultura, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
BORGES, Roberto. Prefácio. BELÉM DO PARÁ, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
BORGES, Roberto. As aparências enganam? Fotografia e Pesquisa. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

8.
BORGES, Roberto. Sou feia, mas tô na moda - Funk, Discurso e Discriminação - Análise Discursiva de Documentário 2007 (Tese de Doutoramento).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES, Roberto. Assessoria à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). 2015.

2.
BORGES, Roberto. Pró-reitor de Políticas Afirmartivas e Estudantis. 2013.

3.
BORGES, Roberto. Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA). 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BORGES, Roberto. Parecerista Ad hoc Revista da ABPN. 2017.

2.
BORGES, Roberto. Parecer ad hoc Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, Roberto. Seminário FRantz Fanon aqui e agora. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BORGES, Roberto; ANJOS, D. F. . Relações Raciais e Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, Roberto; BIAR, L. ; GIORGI, M.C. . Dossiê Questões Étnico-Raciais e Linguagem. 2015. (Organização de Dossiê em Revista).

2.
GUIMARAES, M. A. ; BORGES, Roberto ; Borges, E. . Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação. 2015. (Organização de Dossiê em Revista).

3.
BORGES, Roberto. Edital Curta Afirmativo 2014: Protagonismo de Cineastas Afro-Brasileiros na Produção Audiovisual Nacional, publicado no DOU, de 13 de novembro de 2014:. 2015. (Comissão de Seleção).

4.
BORGES, Roberto; GIORGI, M.C. ; ALMEIDA, F. S. . Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais. 2014. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

5.
BORGES, Roberto. Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais. 2013. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

6.
BORGES, Roberto; BIAR, L. . Revista Tecnologia & Cultura. 2012. (Editoração/Periódico).

7.
BORGES, Roberto. Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais. 2012. (Coordenação de Grupo de Trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUNHA, E. L.; GUIMARÃES, A. A; BORGES, Roberto. Participação em banca de Tatiana Gomes Rodrigues. Ku Sanga de contas contadas: práticas de ensino da arte para as relações étnico-raciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MARTINS, C.H.S.; BORGES, Roberto; FACINA, A.. Participação em banca de Claudia Ribeiro. Som de preto e favelado: o funk e a constituição de identidades juvenis no contexto escolar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BORGES, Roberto; CASTRO A. C.; Almeida, R; Deusdará, B. Participação em banca de Isabela Bastos de Carvalho. O dialogismo entre currículo e os livros didáticos: por um ensino menos emparedador das identidades étnico-raciais. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
GUEDES, M. G. S.; SOARES, M. C. S.; BORGES, Roberto. Participação em banca de PATRÍCIA DE OLIVEIRA ROIF. NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO AFRO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BORGES, Roberto; WERNECK, J.P.; SANTOS, S. B.; QUINTANA, E.. Participação em banca de Neidjane Gonçalves dos Santos. Na ancestralidade um saber: memória, trajetória e legado ancestral de Valdina Oliveira Pinto. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
SANTOS, S. B.; BORGES, Roberto; SENRA, A. O.; WERNECK, J.P.. Participação em banca de JULIANO GONÇALVES PEREIRA. À FLOR DA PELE: AS MULHERES JOVENS NEGRAS NAS POLÍTICAS DE JUVENTUDE NO SÉCULO XX. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
SANTOS, S. B.; MIRANDA, C.; PINHO, M. O.; BORGES, Roberto. Participação em banca de LUANE BENTO DOS SANTOS. A prática social de trançar nos grupos afro-brasileiros: elaborações artísticas de natureza matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
MÜLLER, Tania M. P.; PASSOS, MAILSA CARLA; BORGES, Roberto. Participação em banca de FERNANDO SANTOS DE JESUS. O NEGRO NO LIVRO PARADIDÁTICO. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
BITTENCOURT, Marcelo; GEBARA, Alexander; BORGES, Roberto. Participação em banca de Tatiana Pereira Leite Pinto. Etnicidade e Racismo em Angola: Da luta da libertação ao pleito eleitoral de 1992. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
SOUZA, M. E. V.; FETZNER, A. R.; BORGES, Roberto; MIRANDA, C.. Participação em banca de Luciana Guimarães Nascimento. "Aqui todos são iguais!": uma análise sobre as relações étnico-raciais em escolas municipais do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
ABREU, Maria T. T. V.; SIMÕES D. P.; BORGES, Roberto. Participação em banca de Ricardo Pinheiro de Almeida. Referenciação em Letras de Samba-Enredo: o objeto do discurso "negro" através das décadas". 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
NEVES, A. M. C.; MOTTA, J. F.; BORGES, Roberto. Participação em banca de Nilton da Costa Silva. A Sociedade do Conhecimento na Extensão Universitária do CEFET/RJ: impactos no sentido de Formação para o Desenvolvimento Local. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Teses de doutorado
1.
Cogo, D; Santos, E; Ribeiro, R.; ALONSO, K.M.; BORGES, Roberto; Costa. C; Maciel, C. Participação em banca de Maristela Abadia Guimarães. O "Eu" confronta o "Outro": o que (re)velam as manifestações de brasileiros sobre haitianos nas mídias e redes sociais e digitais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
FERREIRA, F. R.; BORGES, Roberto; THEODORO, H.. Participação em banca de Lourence Cristine Alves. A coziha de santo e suas cozinheiras: um estudo etnográfico sobre iabassê do candomblé. 2017. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ALONSO, K.M.; Cogo, D; Santos, E; Costa. C; Ribeiro, R.; BORGES, Roberto; Maciel, C. Participação em banca de Maristela Abadia Guimaraes. O "eu" contra o "outro": o que revelam as manifestações de brasileiros sobre haitianos nas mídias e redes sociais e digitais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
SIMÕES D. P.; VALENTE, A.; NIEMEYER L. C. R.; MÜLLER, Tania M. P.; BORGES, Roberto. Participação em banca de Kátia Regina Rebello da Costa. O Ser Negro à Vista: Construção Verbo-Visual do Negro na Propaganda Impressa. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
COELHO, W.N.B.; BELTRÃO, J.F.; CORRÊA, P.S.A.; SEIBT, Cezar L.; BORGES, Roberto. Participação em banca de Maria do Socorro Ribeiro Padinha. A Pesquisa sobre Relações Raciais na Pós-Graduação em Educação. Brasil 2005-2010. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
BORGES, Roberto; Barreto, M. R. N.; SANTOS, S. B.; RIBEIRO, A. P. A.; Pereira, A. L.. Participação em banca de Mariane Marçal do Nascimento. Mortalidade Materna de Mulheres Negras na Baixada Fluminense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
BORGES, Roberto; SOVICK, L. R; GOMES, N. L.; SANTOS, B.. Participação em banca de Rachel Nascimento da Rocha. COR DAS OPRIMIDAS: COLETIVO MADALENA ANASTÁCIA COMO MOVIMENTO FEMINISTA NEGRO EDUCADOR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BORGES, Roberto; SOVICK, L. R; GOMES, N. L.; SANTOS, B.. Participação em banca de Rachel Nascimento da Rocha. COR DAS OPRIMIDAS: COLETIVO MADALENA ANASTÁCIA COMO MOVIMENTO FEMINISTA NEGRO EDUCADOR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
BORGES, Roberto; GUIMARAES, M. T. S.; RIBEIRO, A. P. A.. Participação em banca de ENIVAN GOMES DE AMORIM. O CORPO NEGRO EM DOIS MOMENTOS DO CINEMA BRASILEIRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
CUNHA, E. L.; GUIMARÃES, A. A; BORGES, Roberto. Participação em banca de Tatiana Gomes Rosa. Ku Sanga de Contas Contadas: Práticas de Ensino de Arte para as Relações Étnico-Raciais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
CASTRO A. C.; Almeida, R; BORGES, Roberto. Participação em banca de Isabela Bastos de Carvalho. O dialogismo entre o currículo de língua portuguesa e os livros didáticos: por um ensino menos emparedador das identidades étnico-raciais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
SOUZA, M. E. V.; FETZNER, A. R.; BORGES, Roberto. Participação em banca de Luciana Guimarães Nascimento. Uma Análise Sobre as Relações Étnico-Raciais em Escolas Municipais do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, Roberto. Participação em banca de Vítor da Costa Motta.Aspectos Neológicos no Texto Humorístico de Agamenon Mendes Pedreira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

2.
BORGES, Roberto. Participação em banca de Hilton Renato Costa.O Funk e o ensino de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

3.
BORGES, Roberto. Participação em banca de Viviane Taís do Nascimento Ferreira.Hipertexto na Contemporaneidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BORGES, Roberto; GAVAZZI, Sigrid; VALENTE, A.; RODRIGUES, T. M. B; FRADE, C.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
RODRIGUES, T. M. B; AZEVEDO, J. L. F.; GAVAZZI, Sigrid; VALENTE, A.; PAULIUKONIS, M. A. L.; BORGES, Roberto. Membro Substituto da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para professor Adjunto, na Área de Letras/Língua Portuguesa, do Departamento de Tecnologias e Linguagens do Instituto Multidisciplinar. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
BARBOSA, L. M. A.; SEVERO, Cristine Gorski; BORGES, Roberto. Concurso Público de Seleção para o Quadro Permanente de Professores para o Setor de Estudos de Língua Portuguesa. 2012. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
BORGES, Roberto; MARTINS, C.H.S.; Costa, Kátia R. Rebello da. Banca de Provas e Títulos do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Relações Etnicorraciais e Educação: Uma Proposta de (Re)Construção do Imaginário Social. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BORGES, Roberto; SENRA, A. O.; OLIVERIA, F. M.; Barreto, M. R. N.. Banca de Provas e Títulos do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Relações Etnicorraciais. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M.; RABELO, Nancy. Banca de Seleção para Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. 2010. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
PAULA, Lucília A. L. de; SANTOS, Angela M. B. dos; ABREU, Maria T. T. V.; BORGES, Roberto; BRANDÃO, Elton P.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Didática de Letras. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M.; RABELO, Nancy. Banca de Seleção para curso de pós-graduação lato sensu do CEFET/RJ. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
BORGES, Roberto; OLIVERIA, F. M.. Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio Seqüêncial ao Ensino Médio. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
BORGES, Roberto; COSTA, K. R. R.; Barros, G. G. A.. Concurso de Seleção para os Cursos de Graduação. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso S. Fonseca Uned Nova IguaçuRJ.

9.
BORGES, Roberto; E outros. Correção da Prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2008. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
BORGES, Roberto; OLIVEIRA, T.; OLIVERIA, F. M.; BORBA, M. X.. Processo Seletivo para preenchimento de vagas de professor efetivo para o Ensino Médio e Ensino Profissional de Nível Técnico. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
BORGES, Roberto. Correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental e Redação do Exame Final - Vestibular Estadual 2004. 2004. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Outras participações
1.
PASSOS, M.; BORGES, Roberto. 23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BORGES, Roberto. Processo de seleção referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2012/ 2013) e ao Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA 2012/ 2013),. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
" Resistência Democrática contra o Racismo institucional: Ações Afirmativas na na Universidade".Movimentos Sociais e a Universidade: Vigilância Democrática para a não Usurpação dos Direitos do Povo Negro,. 2018. (Seminário).

2.
21 dias de ativismo contra o racismo.Corpo negro e cinema. 2018. (Outra).

3.
III Seminário Internacional de Memória Social.A branquidade e seus pactos narcísicos para além das fronteiras nacionais. 2018. (Simpósio).

4.
III Seminário Internacional em Memória Social.O corpo negro no cinema: memória, subjetividade e sexualidade. 2018. (Simpósio).

5.
X COPENE - CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS. Representatividade negra na mídia, no cinema e no audiovisual africano e afro-diaspórico. 2018. (Congresso).

6.
X COPENE - CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS. Los Pequisadores Negros en América Latina y el Caribe. Contribuciones y Luchas Históricas por la Reivindicación del Pueblo Negro.. 2018. (Congresso).

7.
1º ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - ENTRE LETRAS E OUTRAS TECNOLOGIAS: CEM ANOS DE DIÁLOGOS POSSÍVEIS.O QUE AS PESSOAS BRANCAS TÊM A VER COM O RACISMO?. 2017. (Encontro).

8.
II Colóquio Raça e Interseccionalidades.Gênero, Sexualidade e Intersecções com o Cinema. 2017. (Outra).

9.
Jornada Afro Acadêmica de Estudos.Avaliador de trabalhos acadêmicos. 2017. (Outra).

10.
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS BRASILEIRAS.Mídias e Construção das Identidades Negras. 2016. (Seminário).

11.
VI SEREM - SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E MULTICULTURALISMO: DIVERSIDADE, IGUALDADE E DEMOCRACIA.LINGUAGEM, DISCURSOS E IDENTIFICAÇÃO. 2016. (Seminário).

12.
I Colóquio Internacional Relações Étnico-Raciais e Políticas Públicas. Direitos Humanos e Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. 2015. (Congresso).

13.
I Colóquio Internacional Relações Étnico-Raciais e Políticas Públicas.Políticas Afirmativas Institucionais Brasileiras. 2015. (Outra).

14.
V CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANINDADES. Coordenação de GT. 2015. (Congresso).

15.
III CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Coordenação do GT 17: Relações Étnico-Raciais. 2014. (Congresso).

16.
I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo. Por uma Brasil Afirmativo. 2013. (Outra).

17.
I Seminário Internacional de Arte, Ciência e Diversidade: Educação para a Liberdade - 10 anos de rupturas políticas e epistemológicas (Lei 10.639/03).Lei 10.639/03, ruptura política e epistemológica. 2013. (Seminário).

18.
VII SEMINÁRIO AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS.Os 10 anos da Lei 10.639/03: a situação atual da implantação e as discussões. 2013. (Seminário).

19.
XVII Jornadas Técnico-Cientificas da FESA.Desenvolvimento Sustentável e Inclusão: Ações da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis na UNILAB. 2013. (Outra).

20.
Política Públicas e Ensino Superior: perspectiva dos núcleos de estudos afro brasileiro e indígenas.A Educação das Relações Étnico Raciais no Ensino Tecnológico. 2012. (Seminário).

21.
1º Encontro Regional da ABPN na Baixada Litorânea.Ano Internacional para Afrodescendentes e as Intervenções do Poder Público na Baixada Literorânea. 2011. (Encontro).

22.
1º Encontro Regional da ABPN na Baixada Litorânea.Grupo de Trabalho. 2011. (Encontro).

23.
3º Seminário de Diversidade e Questões Etnicorraciais.A institucionalização dos NEABs. 2011. (Seminário).

24.
3º SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE E QUESTÕES ETNICORRACIAIS: OITO ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: QUAIS OS RESULTADOS?.ESTUDOS DA LINGUAGEM E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS EM FILMES DOCUMENTÁRIOS. 2011. (Seminário).

25.
3º SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE E QUESTÕES ETNICORRACIAIS - OITO ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03: QUAIS OS RESULTADOS.INSTITUCIONALIZAÇÃO DO NEAB NO IFPA. 2011. (Seminário).

26.
Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Coordenador de GT. 2011. (Congresso).

27.
III SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS.PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL: O CASO DO CENTRO FEDERAL TECNOLÓGICO CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ. 2011. (Seminário).

28.
II SEMINÁRIO EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS.CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Seminário).

29.
Seminário Educação 2011.Educação Tecnológica e a Implementação da Lei 10.639/03. 2011. (Seminário).

30.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2011 - RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: DEZ ANOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA UFMT.A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03. 2011. (Seminário).

31.
II ENCONTRO AFRO-LATINO.CULTURA E EDUCAÇÃO NA INTEGRAÇÃO DOS POVOS AFRODESCENDENTES. 2010. (Encontro).

32.
II SEMINÁRIO DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS E XV SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS.O NEGRO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2010. (Seminário).

33.
II SEMINÁRIO NACIONAL E IV SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS.POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL. 2010. (Seminário).

34.
III Semana de Letras da Faculdade Paraíso.Racismo, Discurso e Narrativa Fílmica Brasileira. 2009. (Encontro).

35.
XVI Congresso Nacional do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos - Amor e Desamor nos Tempos Atuais. Racismo, anti-racismo e educação: uma proposta de amor nas relações educativas. 2009. (Congresso).

36.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO.Ethos, Alteridade e Favela: análise discursiva de documentário. 2008. (Simpósio).

37.
O ano de 2008 e as relações étnico-raciais no Brasil.CEFET/RJ: INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2008. (Seminário).

38.
V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Negros, Quilombos, Favelas: Discriminação. 2008. (Congresso).

39.
V SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E POPULAÇÃO NEGRA: fundamentos para a educação das relações étnico-raciais.Arte, Literatura e Educação em uma perspectiva afro-brasileira. 2008. (Seminário).

40.
Congresso de Letras da UERJ. Favela, Funk e Ethos: Análise Semilingüística de Documentário. 2007. (Congresso).

41.
I CONEL - I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem.Discurso de macho, discurso de fêmea: feminismo no funk?. 2007. (Outra).

42.
III Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.Virgindade e Tabu no funk: análise discursiva de documentário. 2007. (Seminário).

43.
Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá em Campo Grande.Afro-brasilidade e produção cultural na comunidade Cidade de Deus. 2007. (Encontro).

44.
Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá na Ilha do Governador.Produção cultural e preconceito sócio-racial: análise Semiolinguistica de Documentário. 2007. (Encontro).

45.
XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos na Universidade Federal da Paraíba. Discurso, Ironia e Humor em Luís Fernando Veríssimo. 2004. (Congresso).

46.
XV Semana de Pedagogia e Letras.Inclusão Escolar em Salas de Aulas Regulares. 2002. (Encontro).

47.
XV Semana de Pedagogia e Letras.Humor também é coisa séria. 2002. (Encontro).

48.
13º Congresso de Leitura do Brasil. Língua e Estilo: breve estudo da ironia em Luís Fernando Veríssimo. 2001. (Congresso).

49.
V Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. Alteridade na Mídia Impressa: o discurso irônico de Luís Fernando Veríssimo. 2001. (Congresso).

50.
X COPENE - CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS. ?Da alfabetização ao mestrado: diálogos entre pesquisa e pesquisadorxs?. O mestrado em relações étnico-raciais e a construção do conhecimento antirracista. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, Roberto. 10º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, Magali ; BORGES, Roberto . VI CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS. 2010. (Congresso).

3.
BORGES, Roberto. O ano de 2008 e as relações étnico-raciais no Brasil. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nathali Ferreira de Deus Lima. A temática afro-religiosa nas narrativas de audiovisual do Cinema Negro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
Rodrigo Fagundes Bouillet. Cinema, Estado e Relações Étnico-Raciais: assimetrias, tensões e lutas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Coorientador).

3.
HELIO LÚCIO DOS REIS VENTURA. RESSIGNIFICAÇÃO, POSITIVAÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E DO PERTENCIMENTO PELO VIÉS DO CINEMA NEGRO E DA AFROMUSICALIDADE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

4.
Marina Marçal do Nascimento. LEI 10.639/2003: ANÁLISE CURRICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, MEDIDAS DE EFETIVAÇÃO E RACISMO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Enivan Gomes de Amorim. O Corpo Negro no Cinema. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

2.
Andreia Coutinho da Silva. TRAJETÓRIA E IDENTIDADES DE JORNALISTAS NEGRAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

3.
FERNANDA PEREIRA DA SILVA. SUPER-HERÓIS NEGROS: REFERÊNCIAS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

4.
Márcia Maria Santana Gonçalves. Um espelho parabólico em alta definição: Análise sobre as representações do Outro na série de TV Breaking Bad. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

5.
Laura Rose Brylowski. Letramento Racial e o Brasileiro Branco. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

6.
Italo Jardim de Oliveira Pereira. A RESISTÊNCIA NEGRA EM VERSUS SEÇÃO AFRO-LATINO-AMÉRICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

7.
Fábio Justino do Nascimento. SETE JOVENS NUMA CASA DE UMBANDA. CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

8.
Patrícia Gabrielle Oliveira Rodrigues. Travestis negras na escola: cor, corpo e sexualidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

9.
Renan Ribeiro Moutinho. ?FOI NA FESTA DA ESCOLA QUE TUDO COMEÇOU?: FUNK CARIOCA, DIVERSIDADE E (IN)VISIBILIDADE(S) NA LICENCIATURA EM MÚSICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

10.
NELSON LOPES SANTIAGO. ?O RACISMO VAI DESFILAR NO CARNAVAL? O caso Lobato e a Educação das Relações Etnicorraciais. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

11.
RENATA PENAJOIA. SINDICALISMO E QUESTÃO RACIAL: INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMAGEM DO NEGRO E A ?PAUTA NEGRA? ATRAVÉS DA REVISTA BRASIL, UMA PUBLICAÇÃO DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

12.
CARLOS ROBERTO DO NASCIMENTO. DA MÍDIA FÍLMICA PARA O MUNDO DO TRABALHO: AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DO (A) TÉCNICO (A) EM ADMINISTRAÇÃO.. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

13.
JOSÉ RICARDO DALMEIDA. ESTEREÓTIPOS DO NEGRO NA TELENOVELA AVENIDA BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
VANUSA MARIA DE MELO. Isso é aula: notas etnográficas sobre experiências com o cinema em uma escola prisional do Rio de Janeiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

2.
MÔNICA RAMOS DA COSTA MACEDO. Lei 10.639/03: Diálogos entre currículo e identidade na escola básica - Perspectivas culturais da diferença. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

3.
ALINE SÁ. O território e a territorialidade como construção da identidade quilombola. Sapê do Norte - ES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

4.
MARINA ALVES. ENTRE CORPOS, ESPAÇOS E IDENTIDADES: ?O ATAQUE DA ORQUESTRA? Reflexões sobre política e performance a partir da trajetória da Orquestra afro-brasileira. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

5.
Patrícia Gabrielle Oliveira Rodrigues. Trajetória escolar: relações de gênero e raça. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

6.
Wallace Lopes Silva. Malandro Não Vacila: Uma analise do discurso do Trabalho sobre a malandragem durante o Estado Novo (1937-1945). 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

7.
Almira Frazão Silva. A (in)visibilidade da mulher negra. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

8.
Fernando Paulino. Onde está o Negro de Niterói?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

9.
Renata Penajoia. O Sindicato de Professores e a implementação da Lei 10.639/03. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

10.
Patrícia de Oliveira Roif. Njilakuna?Zambi, O caminho para o conhecimento supremo - Estudando a Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais de Nova Iguaçu/RJ. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

11.
Fernanda Santos. Práticas Pedagógicas nas Relações Etnicorraciais: Identidade e Memória. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

12.
Gloriamaria Silva dos Santos Correia. Mãe Stella de Oxossi: Ethos, Alteridade, Axé. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

Iniciação científica
1.
Gabriele Farias de Brito. AFRODIÁSPORA E CINEMA: BREVE ESTUDO SOBRE O CENTRO AFRO-CARIOCA DE CINEMA E SEUS ENCONTROS DE CINEMA NEGRO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnlógica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

2.
Patricia da Silva Medina. AFRODIÁSPORA E CINEMA: BREVE ESTUDO SOBRE O CENTRO AFRO-CARIOCA DE CINEMA E SEUS ENCONTROS DE CINEMA NEGRO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnlógica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.

3.
Natalia del Cueto Simas. AFRODIÁSPORA E CINEMA: BREVE ESTUDO SOBRE O CENTRO AFRO-CARIOCA DE CINEMA E SEUS ENCONTROS DE CINEMA NEGRO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnlógica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BORGES, Roberto;DA SILVA BORGES, ROBERTO CARLOS2012 BORGES, Roberto. Representação de Mulheres Negras: cinema, ethos e identidade. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 21, p. 243-260, 2012.

2.
SENRA, A. O.2012SENRA, A. O. ; SOUZA, M.L. ; BORGES, Roberto . O primeiro projeto de pesquisa do PPRER. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 14, p. 19-29, 2012.

3.
GIORGI, M.C.2015GIORGI, M.C. ; BIAR, L. ; BORGES, Roberto . Estudos da linguagem e questões étnico-raciais: contribuições e limites. Revista ABPN, v. 7, p. 202-218, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
BORGES, Roberto; MELO, Glenda Cristina Valim . Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, 2018.


Livros e capítulos
1.
BORGES, Roberto; BORGES, Rosane S. (Org.) . Mídia e Racismo. 01. ed. Petrópolis -RJ: DP et alii, 2012.

1.
BORGES, Roberto. Mídia Cinematográfica, Educação e Racismo. In: SISS, Ahyas. (Org.). Relações Étnico/Raciais e Educação Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2009, v. 1, p. 176-191.

2.
BORGES, Roberto. RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO CEFET/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baia; COELHO, Mauro Cezar. (Org.). Trajetórias da Diversidade na Educação formação, patrimônio e identidade. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2012, v. , p. 153-174.

3.
BORGES, Roberto; SANTOS, E. J. ; ALMEIDA, F. S. . NEAB CEFET/RJ: trajetória antirracista na rede profissional e tecnológica de ensino. In: Eugenia Portela Siqueira Marques; Wilker Solidade da Silva. (Org.). Educação, Relações Étnico-Raciais e Resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no Brasil.. 1ed.SP: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 39-58.


Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, Roberto. Diversidade Cultural e inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: experiências exittosas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, Roberto. O Negro na Educação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, Roberto. Políticas Educacionais para a Diversidade Cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BORGES, Roberto. Cultura e Educação na Integração dos Povos Afrodescendentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, Roberto. CEFET/RJ, Cidadania e Relações Etnicorraciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, Roberto. Estudos da Linguagem e Representação de Mulheres Negras em Filmes Documentários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BORGES, Roberto. O CEFET/RJ e seus projetos antirracismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORGES, Roberto. Planos e Ações Governamentais em Prol dos Saberes Etnorraciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BORGES, Roberto. A Educação das Relações Étnico Raciais no Ensino Tecnológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, Roberto; ANJOS, D. F. . Relações Raciais e Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:23:59