Daniela Kitawa Oyama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1720346382527280
  • Última atualização do currículo em 30/11/2015


Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia/USP. Mestrado em Educação (Área - Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Graduação em Pedagogia pela UNESP (2004) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Kitawa Oyama
Nome em citações bibliográficas
OYAMA, Daniela Kitawa


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Comportamento antissocial na escola: um estudo a partir da teoria de D. W. Winnicott, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian.
2006 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A angústia do professor diante do aluno: um estudo com professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Archangelo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: angústia do professor; psicanálise e eduação; relação professor-aluno.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Modalidades de Entrevista Incial Com Crianças. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Amor Cinema e Psicanálise. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
A Interpretação no Contexto da Psicanálise. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

4/2004 - 2/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, .

4/2004 - 11/2004
Estágios , Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, .

Estágio realizado
Encontros semanais com alunos de escola pública com supervisão de coordenador e leitura.

Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, TOLEDO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 5

Atividades

9/2004 - 3/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Nepe, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio não-obrigatório, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Outras informações
Carga horária total: 120h/estágio. Processo FCT: 506/2003.

Atividades

10/2003 - 7/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.

Linhas de pesquisa
Escolha profissional
10/2003 - 7/2004
Estágios , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.

Estágio realizado
Leitura e orientações semanais com o Prof. Fábio Camargo Bandeira Villela.


Linhas de pesquisa


1.
Aspectos psicológicos da exclusão social e escolar
2.
Escolha profissional
3.
Perfil psicológico de litigantes


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
"Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de intervenção"
Descrição: O projeto é realizado em uma escola pública de educação infantil e fundamental (primeira a quarta séries) e tem como objetivo desenvolver em professores e estagiários algumas habilidades básicas para lidarem, a partir do lugar ocupado por eles, com alguns dos efeitos da exclusão social presentes na escola. A intervenção proposta refere-se a enfrentar os resultados do processo incapacitante presente na exclusão social, oferecendo àquelas crianças cujo dano extrapola as possibilidades de atuação isolada da escola, uma experiência restauradora e, conseqüentemente, encorajadora dos processos de aprendizagem. O projeto é dividido em dois subprojetos. No primeiro, cada professor acompanha a aula do colega, uma vez por semana, observa e faz um relatório detalhado de uma criança previamente selecionada, que é discutido com o grupo de professores e o professor-coordenador da pesquisa. No segundo, os estagiários acompanham, através de atividades lúdicas e acadêmicas (livros, brinquedos e conversas), em encontros individuais e semanais, crianças consideradas vulneráveis à exclusão escolar, em virtude da agressividade e da dificuldade de aprendizagem. A tentativa de entender o comportamento dos alunos possibilita uma postura mais investigativa e uma maior proximidade com as reais dificuldades dos alunos por parte dos professores. Espera-se que o processo desenvolvido com algumas crianças, uma vez incorporado por eles, possa ser generalizado com os demais alunos. As hipóteses levantadas contribuem para a interpretação das relações e atitudes que os alunos apresentam na escola que confirmam a importância de intervenções dessa natureza no ambiente escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniela Kitawa Oyama - Integrante / Tagiane Maria da Rocha Luz - Integrante / Fábio Camargo Bandeira Villela - Coordenador / Ana Archangelo - Integrante / Monica Idehara - Integrante / Milene da Silva Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Bolsa / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 22
2004 - 2005
Meios alternativos de solução dos litígios: a conciliação no Juizado Cível frente às diferentes espécies de litigantes
Descrição: O projeto tem por finalidade tornar eficaz a conciliação, inicialmente, no Anexo I do Juizado Especial Cível - JEC das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, de forma que esta cumpra o seu real objetivo, que consiste em abreviar o processo.A pesquisa envolve o estudo de procedimentos que possam, a longo prazo, aprimorar a atuação dos conciliadores do JEC. Nesta perspectiva, os sujeitos da pesquisa consistem nos litigantes que procuram o JEC. A pesquisa caracteriza-se, inicialmente, pelo levantamento do perfil das pessoas que procuram o JEC: natureza dos problemas que apresentam e expectativas quanto ao resultado do processo. Por intermédio destes dados, e apoiando-se, sobretudo, na entrevista psicológica, serão investigados os perfis destas pessoas, no que tange às motivações internas que as impelem a procurarem o processo. Uma vez definidos, em linhas gerais, tais perfis, apoiando-se, evidentemente nas discussões teóricas pertinentes, propor-se-á um plano de intervenção a fim de orientar os conciliadores dentro das técnicas mais indicadas para a eficácia das conciliações..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniela Kitawa Oyama - Integrante / Tagiane Maria da Rocha Luz - Integrante / Fábio Camargo Bandeira Villela - Integrante / Monica Idehara - Integrante / Milene da Silva Rodrigues - Integrante / Andréia Cristiane Silva Wiezzel - Integrante / Janaína da Silva Resende - Integrante / Leila Garcia - Integrante / Marcio Ricardo da Silva Zago - Coordenador / Maria Angela C Maltempi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicanálise e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARCHANGELO, Ana2012ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; POMPEU, M. L. . O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica. ETD : Educação Temática Digital, v. 14, p. 299-313, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno e o sentimento de perda de autoridade. In: VII Colóquio Internacional do Lepsi IP/FE - USP - Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2009, São Paulo. Proceedings online do VII Colóquio Internacional do Lepsi IP/FE - USP - Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008.

2.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . Angústia e ódio na relação professor-aluno. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu-MG. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008. p. 1-15.

3.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória-ES. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007. p. 1-8.

4.
ARCHANGELO, Ana ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . O olhar, o brincar e o verbalizar: possibilidades de comunicação na escola. In: II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da UEM, 2005, Maringá - PR. Anais do II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia: Psicologia, sociedade e saberes em transformação, 2005.

5.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Os diferentes tipos de litigantes em processo de conciliação: um estudo de perfis psicológicos a partir da classificação proposta por João Baptista de Mello e Souza Neto. In: II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da UEM, 2005, Maringá - PR. Anais do II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia: Psicologia, sociedade e saberes em transformação, 2005.

6.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Os diferentes tipos de litigantes em processo de conciliação: um estudo de perfis psicológicos a partir da classificação proposta por João Baptista de Mello e Souza Neto. In: I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, 2005, Presidente Prudente. Anais do I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, 2005.

7.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Meios alternativos na solução de litígios: a conciliação no Juizado Especial Cível. In: I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, 2005, Presidente Prudente. Anais do I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, 2005.

8.
LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa . Contribuições da Análise Institucional ao entendimento da dinâmica de uma escola com queixa de indisciplina. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OYAMA, Daniela Kitawa. Comportamento antissocial na escola. In: VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012, São Paulo. Anais do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012.

2.
OYAMA, Daniela Kitawa. Comportamento antissocial na escola. In: I Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IPUSP, 2012, São Paulo. Programação das mesas, 2012.

3.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia na relação professor-aluno. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas-SP. Anais/Resumos da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008.

4.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno: uma análise psicanalítica. In: VII Colóquio Internacional do Lepsi, I Congresso da Ruepsy, 2008, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do VII Colóquio Internacional do Lepsi, I Congresso da Ruepsy, 2008. p. 26-26.

5.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . Angústia e ódio na relação professor-aluno. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu-MG. Resumos da 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008. p. 247-247.

6.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória-ES. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007. p. 484-484.

7.
LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa . Contribuições da Análise Institucional para uma escola pública com queixa de indisciplina. In: II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004, Maringá. Anais do II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial: Debates e Proposições, 2004.

8.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. In: II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004, Maringá. Anais do II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004.

9.
OYAMA, Daniela Kitawa; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira . Aspectos psicológicos envolvidos na escolha do Curso de Pedagogia. In: II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004, Maringá. Anais do II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial: Debates e Proposições, 2004.

10.
IDEHARA, Monica ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa . Conhecer a escola através da Análise Institucional. In: II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004, Maringá. Anais do II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial: Debates e Proposições, 2004.

11.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa . A escolha do Curso de Pedagogia pelo aluno. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

12.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Análise Institucional de uma escola. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

13.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

14.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; RODRIGUES, Milene da Silva ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

15.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Análise Institucional de uma escola pública com queixa de indisciplina. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

16.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina, 2004.

17.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . Profecia auto-realizadora observada através de Análise Institucional. In: VI Semana de Psicologia da UEM - Subjetividade e arte, 2004, Maringá. Anais da VI Semana de Psicologia da UEM - Subjetividade e arte, 2004.

18.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Análise Institucional de uma escola pública com queixa de indisciplina. In: IX Encontro Anual de Pesquisa Institucional, 2004, Presidente Prudente, 2004.

19.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. In: IX Encontro Anual de Pesquisa Institucional, 2004, Presidente Prudente, 2004.

20.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Análise Institucional de uma escola. In: IX Encontro Anual de Pesquisa Institucional, 2004, Presidente Prudente, 2004.

21.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. In: IX Encontro Anual de Pesquisa Institucional, 2004, Presidente Prudente. Anais do IX Encontro Anual de Pesquisa Institucional, 2004.

22.
OYAMA, Daniela Kitawa. O Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista em Presidente Prudente: desafios da contemporaneidade. In: Fórum Nacional de Pedagogia: formação, identidades, práticas, 2004, Belo Horizonte. Anais do Fórum Nacional de Pedagogia, 2004.

23.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. In: XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004, Presidente Prudente. Anais da XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004.

24.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. In: XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004, Presidente Prudente. Anais da XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004.

25.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. In: XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004, Presidente Prudente. Anais da XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004.

26.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . Contribuições da Análise Institucional às instituições escolares. In: XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004, Presidente Prudente. Anais da XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP, 2004.

27.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. In: II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004, Maringá-PR. Anais do II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira2004VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Análise Institucional de uma escola pública. Revista Ciência e Extensão, São Paulo, v. 1, p. 183-183, 2004.

2.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira2004VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Análise Institucional de uma escola pública com queixa de indisciplina. Revista Ciência e Extensão, São Paulo, v. 1, p. 184-184, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
OYAMA, Daniela Kitawa. Comportamento antissocial na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OYAMA, Daniela Kitawa. Comportamento antissocial na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia na relação professor-aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno: uma análise psicanalítica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OYAMA, Daniela Kitawa; ARCHANGELO, Ana . A angústia do professor diante do aluno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Os diferentes tipos de litigantes em processo de conciliação: um estudo de perfis psicológicos a partir da classificação proposta por João Baptista de Mello e Souza Neto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARCHANGELO, Ana ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . O olhar, o brincar e o verbalizar: possibilidades de comunicação na escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Os diferentes tipos de litigantes em processo de conciliação: um estudo de perfis psicológicos a partir da classificação proposta por João Baptista de Mello e Souza Neto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva ; OYAMA, Daniela Kitawa ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; RESENDE, Janaína da Silva ; GARCIA, Leila ; ZAGO, Marcio Ricardo da Silva ; MALTEMPI, Maria Angela C ; RODRIGUES, Milene da Silva ; IDEHARA, Monica ; ARCHANGELO, Ana . Meios alternativos na solução de litígios: a conciliação no Juizado Especial Cível. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; OYAMA, Daniela Kitawa . Contribuições da Análise Institucional para uma escola pública com queixa de indisciplina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OYAMA, Daniela Kitawa; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira . Aspectos psicológicos envolvidos na escolha do Curso de Pedagogia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Conhecer a escola através da Análise Institucional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OYAMA, Daniela Kitawa. O Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista em Presidente Prudente: desafios da contemporaneidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; OYAMA, Daniela Kitawa . Contribuições da Análise Institucional ao entendimento da dinâmica de uma escola com queixa de indisciplina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . Contribuições da Análise Institucional às instituições escolares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
OYAMA, Daniela Kitawa; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira . A escolha do Curso de Pedagogia pelo aluno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Análise Institucional de uma escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; OYAMA, Daniela Kitawa . Análise Institucional de uma escola pública com queixa de indisciplina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Contribuições psicanalíticas para a dinâmica da sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica . Profecia auto-realizadora observada através de Análise Institucional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica . Análise Institucional de uma escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Análise Institucional de uma escola pública com queixa de indisciplina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O brincar como estratégia de ajuda ao aluno vulnerável à exclusão escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ARCHANGELO, Ana ; OYAMA, Daniela Kitawa ; IDEHARA, Monica ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; RODRIGUES, Milene da Silva . Exclusão social e vulnerabilidade à exclusão escolar: uma proposta de pesquisa e intervenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARCHANGELO, Ana ; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira ; OYAMA, Daniela Kitawa ; LUZ, Tagiane Maria da Rocha ; IDEHARA, Monica ; RODRIGUES, Milene da Silva . O OLHAR, O BRINCAR E O VERBALIZAR: POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA. São Paulo: Unesp, 2006 (Artigo no Núcleos de Ensino da Unesp - Publicação 2006).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OYAMA, Daniela Kitawa; LUZ, Tagiane Maria da Rocha . Diagnóstico Institucional - Análise Institucional da Escola Estadual Comendador Tannel Abbud. 2004.

2.
OYAMA, Daniela Kitawa; IDEHARA, Monica . Diagnóstico Institucional - Análise Institucional do CEFAM de Presidente Prudente. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FULLER, Marília ; OYAMA, Daniela Kitawa . Entrevista concedida à Agência USP de Notícias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
OYAMA, Daniela Kitawa. A escolha do Curso de Pedagogia pelo aluno. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva; OYAMA, Daniela Kitawa. Participação em banca de Neide Peloso Tomadon. A arte do brincar no desenvolvimento emocional da criança de zero a seis anos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OYAMA, Daniela Kitawa. Participação no processo de seleção de alunos da Escola de Direito de São Paulo - Fundação Getulio Vargas. 2009. Fundação Getulio Vargas - SP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A queixa escolar e a educação medicalizada: práticas de controle social. 2012. (Outra).

2.
Colóquio Franco-Brasileiro. 2012. (Outra).

3.
I Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IP-USP.Comportamento antissocial na escola. 2012. (Encontro).

4.
Sublimação e Responsabilidade Teórica do Intelectual. 2012. (Outra).

5.
VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Comportamento antissocial na escola. 2012. (Congresso).

6.
Conferência "Michel Foucault et la psychanalyse". 2011. (Outra).

7.
Novíssimas conferências introdutórias à psicanálise do século XXI. 2010. (Seminário).

8.
VII Semana da Pedagogia - Pedagogia e Pedagogos: desafios da educação contemporânea: um enfoque multidisciplinar.Angústia do professor diante do aluno. 2009. (Outra).

9.
31ª Reunião Anual da ANPED.Angústia e ódio na relação professor-aluno. 2008. (Outra).

10.
60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A angústia na relação professor-aluno. 2008. (Outra).

11.
VII Colóquio Internacional do Lepsi, I Congresso da Ruepsy.A angústia do professor diante do aluno: uma análise psicanalítica. 2008. (Outra).

12.
Jornada: Infância e Ensino - considerações a partir da Psicanálise. 2007. (Outra).

13.
VIII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. Educação: Alternativas para o Ensino. 2007. (Congresso).

14.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A angústia do professor diante do aluno. 2007. (Encontro).

15.
I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Atônio Eufrásio de Toledo.I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Atônio Eufrásio de Toledo. 2005. (Encontro).

16.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2004. (Encontro).

17.
Fórum Nacional de Pedagogia: Formação, Identidades, Práticas.Fórum Nacional de Pedagogia. 2004. (Outra).

18.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

19.
II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial.II Símpósio: A Educação Que Se Faz Especial. 2004. (Simpósio).

20.
I Seminário Pesquisa em Educação: Formação de Professores. 2004. (Seminário).

21.
Semana Pedagógica. 2004. (Outra).

22.
VI Semana de Psicologia da UEM - Subjetividade e arte.VI Semana de Psicologia da UEM. 2004. (Outra).

23.
XIII Encontro Anual de Iniciação Científica.XIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

24.
XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP.XV Semana da Educação - Semana da Pedagogia e Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP. 2004. (Outra).

25.
I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM. 2003. (Congresso).

26.
II Jornada Ética, Cultura e Educação: Preconceito e Práticas Escolares. 2003. (Outra).

27.
I Semana da Física da FTC/UNESP. 2003. (Outra).

28.
IV Fórum de Ciências da FCT. 2003. (Outra).

29.
Semana dos Cursos de Matemática, Estatística e Computação. 2003. (Outra).

30.
X Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia -. 2003. (Encontro).

31.
IX Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

32.
I Jornada Ética, Cultura e Educação. 2001. (Outra).

33.
IV Simpósio em Filosofia e Ciências. 2001. (Simpósio).

34.
Planos de Educação: Nacional, Estadual e Municipal. 2001. (Seminário).

35.
VIII Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).

36.
II Encontro de Educação do Oeste Paulista - Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica. 2000. (Encontro).

37.
I Seminário internacional de Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. 2000. (Seminário).

38.
Mesa Redonda - Papel do Professor em Relação à Prática Avaliativa. 2000. (Outra).

39.
XI Semana de Educação - Semana da Pedagogia. 2000. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FULLER, Marília ; OYAMA, Daniela Kitawa . Entrevista concedida à Agência USP de Notícias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:13:56