Tiago Fischer Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4458541977966308
  • Última atualização do currículo em 30/11/2017


Possui graduação em Agronomia pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (2003). É mestre em administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) , Doutor em Estratégia e Marketing pela Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo - FEA/USP. Pesquisador do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios - USP). Tem experiência no desenvolvimento de projetos ligados ao marketing de relacionamento, planejamento estratégico, gestão e controle de áreas comerciais e inteligência de mercado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Fischer Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Tiago Fischer

Endereço


Endereço Profissional
PENSA Centro de Conhecimentos em Agronegócios.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908
Cidade Universitária
05508-970 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38184005
Fax: (11) 38184005
URL da Homepage: http://www.pensa.org.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Administração.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Título: Posicionamento competitivo em economia de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Geraldo Luciano Toledo.
2004 - 2006
Mestrado profissional em Administração.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Alinhamento Estratégico em Canais: um Estudo sobre o Marketing de Relacionamento, Ano de Obtenção: .
Orientador: Eduardo Eugênio Spers.
Palavras-chave: Alinhamento Estratégico; CRM; Marketing de Relacionamento.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1998 - 2003
Graduação em Agronomia.
Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal, CREUPI, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Estado, mercado, terceiro setor: o desafio da resp. (Carga horária: 4h).
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
2004 - 2004
Análise Financeira no Agronegócio. (Carga horária: 15h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em PENSA - Contratos nos Agronegócios. (Carga horária: 60h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Legislação Profissional. (Carga horária: 8h).
Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal, UNIPINHAL, Brasil.


Atuação Profissional



Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
Outras informações
Professor Coordenador de Projetos INSPER JR. Relações com executivos parceiros do Insper nas temáticas de Marketing e Estratégias de distribuição


PENSA Centro de Conhecimentos em Agronegócios, PENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: OUTROS, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR E CONSULTOR, Carga horária: 24
Outras informações
Participação em pesquisa em gestão estratégica nos agronegócios e análise de competitividade em cadeias agroindustriais. Consultor de empresas pela área de pesquisas aplicadas (consultoria) do PENSA/USP.



Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: RAUSP. Revista de Administração


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, Tiago Fischer. Marketing de Relacionamento na Revenda. In: Marino, Matheus Kfouri; Neves, Marcos Fava. (Org.). A Revenda Cmpetitiva no Agronegócio: Como Melhorar sua Rentabilidade. Ied.São Paulo: Editora Atlas, 2008, v. I, p. 95-105.

2.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka ; MARINO, Matheus Kfouri ; ZYLBERSZTAJN, Decio ; NEVES, Marcos Fava ; ROSSI, Ricardo Messias ; FERRAZ, Ricardo Mariano Marcondes ; CASTRO, Luciano Thomé e ; CONEJERO, Marco Antonio ; ORATI, Rodrigo Augustini . Estratégias para o Trigo no Brasil. In: Ricardo Messias Rossi; Marcos Fava Neves. (Org.). Estratégias para o Trigo no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2004, v. 1, p. 1-288.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, Tiago Fischer. Visão inovativa do marketing em revendas agropecuárias. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 38 - 39, 01 ago. 2017.

2.
FERREIRA, Tiago Fischer. A gestão de pessoas como perspectiva para a evolução estratégica nas revendas. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 36 - 37, 01 jun. 2017.

3.
FERREIRA, Tiago Fischer. Mudanças importantes à vista. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 32 - 35, 30 abr. 2017.

4.
FERREIRA, Tiago Fischer. A transferência tecnológica e as tendências do agro para os próximos anos. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 34 - 35, 01 fev. 2017.

5.
FERREIRA, Tiago Fischer. A logística como ação geradora de valor das revendas. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 30 - 31, 01 out. 2016.

6.
FERREIRA, Tiago Fischer. Competências em liderança nas agrorevendas - um tema cada vez mais necessário. AGrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 36 - 37, 01 jul. 2016.

7.
FERREIRA, Tiago Fischer. O ambiente mercadológico e os desafios para as revendas. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 60 - 61, 01 maio 2016.

8.
FERREIRA, Tiago Fischer. Os serviços na mudança de perfil das revendas agropecuárias. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 32 - 33, 02 jan. 2016.

9.
FERREIRA, Tiago Fischer. O desafio de repensar modelos. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 56 - 57, 01 set. 2015.

10.
FERREIRA, Tiago Fischer. O comportamento do consumidor e a crise. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 14 - 15, 01 jun. 2015.

11.
CONEJERO, Marco Antonio ; LEMOS, F. K. ; FERREIRA, Tiago Fischer . 2015 O ano do ajuste. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 26 - 27, 01 fev. 2015.

12.
FERREIRA, Tiago Fischer. Estratégia para um ano de incertezas. Agrorevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 98 - 99, 01 fev. 2015.

13.
FERREIRA, Tiago Fischer; MOURAD, Camila . O gerenciamento do investimento em marca e promoção da revendas. Preocupações quanto a valorização da empresa em longo prazo. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 34 - 35, 01 dez. 2014.

14.
FERREIRA, Tiago Fischer. Alinhamentos estratégicos em revendas. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 40 - 41, 01 dez. 2014.

15.
CONEJERO, Marco Antonio ; FERREIRA, Tiago Fischer . Entendendo a perspectiva de safra: como transformar dados em oportunidade?. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, p. 26 - 27, 02 jan. 2014.

16.
FERREIRA, Tiago Fischer. Especialização de revendas agropecuárias. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 30 - 30, 30 set. 2013.

17.
FERREIRA, Tiago Fischer. Desenvolvimento de estratégias de comunicação em revendas. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 33 - 35, 31 maio 2013.

18.
CONEJERO, Marco Antonio ; FERREIRA, Tiago Fischer . SUSTENTABILIDADE. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 102 - 103, 30 jan. 2013.

19.
FERREIRA, Tiago Fischer. Ações de marketing promocional nas lojas. Agrorevenda Gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 20 - 21, 30 jan. 2013.

20.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . Os desafios da TI - Processos de gestão adequados para a implementação de sistemas de T.I. na gestão de clientes entre ERP e CRM. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 26 - 27, 01 jul. 2012.

21.
FERREIRA, Tiago Fischer. O papel do vendedor na estratégia de uma revenda. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, p. 34 - 35, 01 jul. 2012.

22.
FERREIRA, Tiago Fischer; ROTTA, Uriel ; MOURAD, Camila . Gestão de comercialização de insumos em cooperativas. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 34 - 36, 01 jul. 2012.

23.
MACHADO FILHO, Claudio Pinheiro ; FERREIRA, Tiago Fischer . A boa governança e o acordo dos sócios. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 30 - 31, 01 maio 2012.

24.
FERREIRA, Tiago Fischer. A manutenção de talentos como diretriz estratégica. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 38 - 39, 01 maio 2012.

25.
FERREIRA, Tiago Fischer; MOURAD, Camila ; CALEMAN, Pedro . Aumento de produtividade requer irrigação. AgriAnual 2012 Anuario da Agricultura Brasileira, p. 22 - 24, 01 jan. 2012.

26.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . Inteligência competitiva em revendas agropecuárias. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 24 - 26, 01 maio 2011.

27.
FERREIRA, Tiago Fischer; ROTTA, Uriel ; CLARO, Danny Pimentel . CAMPAGRO: Um caso de visão e determinação para o sucesso na distribuição de insumos agrícolas. AgroRevenda Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 20 - 22, 01 mar. 2011.

28.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . Gestão de Clientes. AgroRevenda - Gestãoda revenda agropecuária, p. 16 - 18, 01 maio 2010.

29.
FERREIRA, Tiago Fischer. Desafio da Gestão de Metas. AgroRevenda - Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 18 - 21, 01 set. 2009.

30.
FERREIRA, Tiago Fischer. Sistemas em Prática. AgroRevenda - Gestão de Revenda Agripecuária, p. 14 - 16, 01 maio 2009.

31.
FERREIRA, Tiago Fischer; ALCANTARA, Nadia Barros . Para uma gestão eficiente. AgroRevenda - Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, p. 34 - 36, 01 mar. 2009.

32.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel ; ROTTA, Uriel ; ALCANTARA, Nadia Barros . Sistema de Gestão Integrada. AgroRevenda - Gestão de Revenda agropecuária, p. 32 - 34, 01 nov. 2008.

33.
FERREIRA, Tiago Fischer. Fonte de Informações. AgroRevenda - Gestão da Revenda Agropecuária, p. 56 - 57, 01 set. 2008.

34.
FERREIRA, Tiago Fischer; MARINO, Matheus Kfouri . Domador da Gestão. AgroRevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, p. 14 - 16, 01 mar. 2007.

35.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . Do produto para o cliente. AgroRevenda gestão da revenda agropecuária, São Paulo, , v. 11, p. 24 - 26, 01 nov. 2006.

36.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . CRM em Revendas - O marketing de relacionamento aumentando as vendas. Agrorevenda, São Paulo, p. 26 - 27, 10 out. 2006.

37.
FERREIRA, Tiago Fischer; CLARO, Danny Pimentel . Presente ao Cliente. AgroRevenda, São Paulo, , v. 10, p. 26 - 28, 01 set. 2006.

38.
FERREIRA, Tiago Fischer. Presente ao Cliente. AgroRevenda - Gestão da Revenda Agropecuária, São Paulo, , v. I, p. 26 - 28, 01 set. 2006.

39.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Desafios na implementação de programas de CRM: Evidências empíricas do setor de agro-químicos brasileiro. AgroRevenda, São Paulo, 01 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Tiago Fischer; MACHADO FILHO, Claudio Pinheiro . NESTLE-DPA: Expansion of the shared value concept in the milk chain. In: VII International PENSA Conference, 2009, São Paulo. Economic Crisis: Food, Fiber and Bioenergy Chains, 2009.

2.
FERREIRA, Tiago Fischer; MACHADO FILHO, Claudio Pinheiro ; CUNHA, Christiano França . Marketing strategic relationship alignment in agribusiness channels. In: VII International PENSA Conference, 2009, São Paulo. Economic Crisis: Food, Fiber and Bioenergy chains.

3.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Alinhamento estratégico em canais de marketing: relacionamento com clientes no agronegócio brasileiro. In: IV Congresso de Administração da ESPM, 2007. IV Congresso de Administração da ESPM.

4.
CLARO, Danny Pimentel ; FERREIRA, Tiago Fischer ; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Developing close B2B relationship: empirical evidence of input suppliers in the Brazilian agribusiness. In: International Conference on Management in Agrifood Chains and Networks, 2006, Wageningen. 7th International Conference on Management in Agrifood Chains and Networks, 2006.

5.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Desafios na Implementação de Programas de CRM: Evidências Empíricas do Setor de Agro-Químicos Brasileiro. In: SLADE Brasil, 2006, Bauneário Camburiú. SLADE Brasil e Encontro Luso Brasileiro de Estratégia, 2006.

6.
FERREIRA, Tiago Fischer; SPERS, Eduardo Eugênio . Alinhamento Estratégico em Canais: um Estudo sobre o Marketing de Relacionamento. In: SLADE Brasil, 2006, Bauneário Camburiú. SLADE Brasil e Encontro Luso Brasileiro de Estratégia, 2006.

7.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka ; CLARO, Danny Pimentel . B2B Management: CRM Model to Distribution Channels. In: CLADEA, 2005, Santiago Del Chile, 2005.

8.
FERREIRA, Tiago Fischer; FARAH, Osvaldo Elias ; MIZUMOTO, Fabio Matuoka ; SPERS, Eduardo Eugênio . Marketing relationship strategy: implementation challenges on agri-chemical distribuition. In: V International PENSA Conference on Agri-food Chains / Networks Economics an Management, 2005, Ribeirão Preto. Marketing relationship strategy: implementation challenges on agri-chemical distribuition, 2005.

9.
MACHADO FILHO, Claudio Pinheiro ; FISCHER, Rosa Maria ; FERREIRA, Tiago Fischer . Coporate social responsability and corporate governance: the Orsa Foundation case in Brazilian Amazon Area. In: Asamblea Anual del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración - CLADEA, 2005, Santiago do Chile. Innovacion y gerencia : el nuevo gerente para este milenio Santiago de Chile : CLADEA : Universidad de Chile. Facultad de Economía y Negocios : Universidad San Ignacio de Loyola, 2005. Santiago: CLADEA, 2005. v. 1. p. 1-20.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Tiago Fischer; FARAH, Osvaldo Elias ; MIZUMOTO, Fabio Matuoka ; SPERS, Eduardo Eugênio . marketing relationship strategy: implementation challenges on agri-chemical distribuition. In: V International Pensa Conference on Agri-Food Chain/Netwoeks Economics and Management, 2005. V International Pensa Conference on Angri-Food Chain/Networks Economics and Managemen, 2005. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Desafios na Implementação de Programas de CRM: Evidências Empíricas do Setor de Agro-Químicos Brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, Tiago Fischer; SPERS, Eduardo Eugênio . Alinhamento Estratégico em Canais: um Estudo sobre o Marketing de Relacionamento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERREIRA, Tiago Fischer; MIZUMOTO, Fabio Matuoka . Desafios na Implementação de Programas de CRM: Evidências Empíricas do Setor de Agro-Quimícos Brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERREIRA, Tiago Fischer; SPERS, Eduardo Eugênio . Alinhamento Estratégico em Canais: um Estudo sobre o Merketing de Relacionamento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FERREIRA, Tiago Fischer; SPERS, Eduardo Eugênio . ?GESTÃO B2B: UMA PROPOSTA DE CRM PARA CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERREIRA, Tiago Fischer. NESTLÉ - Análise do Mercado de Alimentos Funcionais. 2006.

2.
FERREIRA, Tiago Fischer. BASF S/A - Gestão Estratégica de Revendas. 2005. 2005.

3.
FERREIRA, Tiago Fischer. BASF S/A - Gestão das Táticas Comerciais Junto aos Canais de Distribuição da BASF AGRO.. 2004.. 2004.

4.
FERREIRA, Tiago Fischer. ABIMA - acompanhamento e implementação de projetos estratégicos. 2004.. 2004.

5.
FERREIRA, Tiago Fischer. PROSPECT MANAGEMENT SERVICES - Competitiveness of the Cereal Industry in Brazil. 2003.. 2003.

6.
FERREIRA, Tiago Fischer. ABIMA - Gestão Estratégica ABIMA.. 2003. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, Tiago Fischer. Parecer 74/06 - Revista RAUSP. 2006.

2.
FERREIRA, Tiago Fischer. Parecer 81/05 - Revista RAUSP. 2006.

3.
FERREIRA, Tiago Fischer. Parecer 53/06 - Revista RAUSP. 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII International Pensa Conference. 2009. (Outra).

2.
2º Seminário AgroRevenda - 18 Maio.Como viabilizar o marketing de relacionamento na revenda agropecuária para maximizar resultados. 2007. (Seminário).

3.
FEALQ - Seminário sobre marketing em alimentos e agronegócios. 2007. (Seminário).

4.
IV Congresso de Administração da ESPM. Alinhamento estratégico em canais de marketing: relacionamento com clientes no agronegócio brasileiro. 2007. (Congresso).

5.
7th International Conference on Management in Agrifood Chains and Netherlands. 2006. (Outra).

6.
SLADE BRASIL 2006 - Encontro Luso-Brasileiro de estratégias para o desenvolvimento sustentável das organizações. 2006. (Encontro).

7.
Aula Inaugural - Estado, Mercado, Terceiro Setor: o desafio da responsabilidade. 2005. (Outra).

8.
CLADEA 2005 Asamblea Anual. Corporate Socail Responsability and Corporate Governance: The Orsa Foundation Case in Brazilian Amazon Area. 2005. (Congresso).

9.
V International Pensa Conference on Agri-Food Chain/Netwoeks Economics and Management.Marketing relationship strategy: implementation challenges on agri-chemical distribuition. 2005. (Outra).

10.
Habilitação em Administração Rural - Palestra - Curso de Administração.Conceitos, Evolução e Tendências do Agronegócio. 2004. (Outra).

11.
Programa de estudos de negócios e sistemas Agro-Industriais da USP.Conceitos de Agrobusiness. 2004. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, Tiago Fischer; MOURAD, Camila ; CALEMAN, Pedro . Aumento de produtividade requer irrigação. AgriAnual 2012 Anuario da Agricultura Brasileira, p. 22 - 24, 01 jan. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:49:50