Braulio Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7680850342532672
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Doutor em Administração pela FEA/USP (2005), Mestre (2000) e Graduado (1995) em Administração pela Universidade Mackenzie. Trabalhou na estruturação dos programas Stricto Sensu em Administração da FEI, da Universidade Anhembi-Morumbi e d Universidade CEUMA. Realizou estágio pós-doutoral em Turismo na UFPR entre 2013 e 2014, quando foi bolsista DTI do CNPQ. Atua principalmente com os temas posicionamento e reposicionamento de produtos e serviços, comportamento do consumidor, competitividade, e marketing aplicado a destinos e empresas do setor de turismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Braulio Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Ceuma, Pós-graduação.
Rua dos Castanheiros
Jardim Renascença
65075120 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (11) 981508338


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE MARKETING PARA O REPOSICIONAMENTO DE SERVIÇOS, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: MARCOS CORTEZ CAMPOMAR.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: SERVIÇOS; MARKETING; POSICIONAMENTO; REPOSICIONAMENTO; TURISMO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1997 - 2000
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: um estudo exploratório dos fatores de marketing que contribuem para a sua ocorrência na indústria alimentícia paulistana,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: FAUZE NAJIB MATTAR.
Palavras-chave: CANIBALISMO; MARKETING; GERÊNCIA DE PRODUTO; GERÊNCIA DE MARCA; INDÚSTRIA AIMENTÍCIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1997 - 1998
Aperfeiçoamento em Didática no Ensino Superior. (Carga Horária: 240h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil. Ano de finalização: 1998.
1992 - 1995
Graduação em Administração.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.


Atuação Profissional



Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-graduação, .


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de disciplinas de Marketing e Estratégia em cursos de MBA.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Educacional Inaciana, FEI**, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações
De 2006 A 2009 o enquadramento profissional foi Adjunto II

Atividades

06/2006 - Atual
Direção e administração, Pós Graduação, Pós-graduação Lato Sensu - SP e SBC.

Cargo ou função
Coordenação do curso de especialização em marketing..
4/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação, .

4/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós Graduação, .

Cargo ou função
Proposta de nova grade curricular para o curso de graduação em administração; Elaboração da proposta de revista científica; Elaboração de proposta de curso de MBA..

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR-PESQUISADOR PPG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, FITO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

2001 - 2002
Ensino, Administração de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PESQUISA DE MARKETING
COMUNICAÇÃO EM MARKETING
GERÊNCIA DE PRODUTO


Linhas de pesquisa


1.
Marketing e Inovação
2.
Posicionamento e Reposicionamento
3.
Estratégia e Competitividade
4.
Marketing Turístico
5.
Competitividade em Turismo

Objetivo: Contribuir com estudos para o desenvolvimento da competitividade de empresas e destinos turísticos, tendo por objetivo maior o desenvolvimento econômico, social e ambiental, por meio do turismo..
6.
Posicionamento e reposicionamento de produtos e serviços


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Proposta de um Modelo de Sistema de Informações para os Destinos Barreirinhas (MA) e São Luís (MA)
Descrição: A contribuição que um turismo desenvolvido pode propiciar tanto no âmbito econômico quanto no social provoca, por um lado, o acirramento da competição entre os destinos e, por outro, iniciativas como a do Ministério do Turismo (MTur), que em 2008 apresentou o Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, no qual foram definidos 65 destinos, os quais receberiam uma série de apoios e ações para contribuir para o seu desenvolvimento e obterem padrões internacionais de qualidade. No entanto, os estudos de competitividade dos referidos destinos realizados anualmente de 2008 a 2014 (com exceção de 2012), por encomenda do MTur, apontam baixos índices em algumas dimensões pesquisadas, muito embora tenham havido melhoras na maioria delas ao longo desse tempo. A pior delas, considerando-se o conjunto de destinos, é a Monitoramento (que obteve 36,2 pontos dos 100 possíveis, no último estudo realizado, referente a 2014), a qual diz respeito às pesquisas de oferta e de demanda, às estatísticas do turismo, à mensuração do impacto da atividade turística e à existência de uma área específica para a realização de estudos e pesquisas. Mas dois destinos destacaram-se na referida dimensão: São Paulo e Foz do Iguaçu, com 84,5 e 84,1 pontos, respectivamente. Assim, este projeto de pesquisa se propõe a elaborar um modelo para o monitoramento do turismo de destinos, a partir dos indicadores adotados pelo MTur, que sejam especialmente úteis a São Luís e a Barreirinhas, ambos no Estado do Maranhão, onde fica a Universidade CEUMA, onde será desenvolvido o projeto. Para tanto, além da revisão bibliográfica dos assuntos pertinentes, serão pesquisados os sistemas de monitoramento existentes dos quatro destinos mencionados, além de outros que se evidenciem como referência em termos mundiais, dependendo do acesso que se obtiver a eles. A coleta dos dados deverá se dar por meio do acesso a documentos, de entrevistas em profundidade e de observações participantes, e as análises deverão ser baseadas na análise de conteúdo e na análise do discurso. Espera-se que os resultados possam contribuir aos governos dos referidos destinos, aos agentes e demais instituições ligadas ao turismo deles, repercutindo, por sua vez, na melhoria das condições econômicas e sociais das comunidades locais. Também ao meio acadêmico a contribuição será significativa, uma vez que não foram verificados trabalhos recentes dessa natureza em nível nacional. PROJETO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE CEUMA, NO ÂMBITO DO GEMEC - GRUPO DE PESQUISA EM MARKETING E COMPETITIVIDADE, REGISTRADO NO CNPQ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Gestão de Mercados e Consumo em Turismo
Descrição: A indústria do turismo, que congrega empresas e entidades de governos e da sociedade civil que atuam com atividades ou questões relacionadas ao turismo, vem recebendo cada vez mais atenção em vista da sua capacidade geradora de recursos e por contribuir, muitas vezes, diretamente para a materialização de infra-estrutura que provoca impactos diretos na qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, o turismo é um fenômeno multiplicador de empregos que causa impacto em diversos setores da economia, tais como o da construção civil, o de transportes, o hoteleiro, o de agências e operadoras de viagens, e o de comércio. Assim como as empresas competem em mercados, países, estados, cidades e localidades também o fazem entre si pela atração de recursos que contribuam para o seu desenvolvimento e reverta-se em benefícios à sua população (Porter, 1993; Kotler, Jatusripitak e Maesincee, 1997). Portanto, os destinos turísticos competem entre si, a fim de obterem vantagens que lhes confiram os resultados desejados. Os objetivos de uma destinação turística, em um contexto competitivo, deve ser obtido por meio da criação de expectativas e da satisfação proporcionada aos turistas, uma vez que, se não atraídos, não efetivam-se como turistas e, se insatisfeitos, podem buscar outras destinações, ao invés de estabelecer um relacionamento de longo prazo, obrigando a destinação a focar na captação de turistas, o que sempre é mais custoso e incerto do que a manutenção dos existentes. Com base nessa constatação, devemos compreender que um destino turístico deve ser tratado como um recurso a ser trabalhado. Uma vez que uma destinação precisa ser atrativa a um determinado público para tê-lo como turista, ou seja, como visitante-consumidor da localidade e demais produtos e serviços relacionados ao setor de turismo, possuir elementos importantes e valorizados por tal público é fundamental. Esses elementos devem ser criados e/ou enaltecidos e geridos a fim de permitir sustentar um posicionamento estratégico claro, distintivo e que interesse aos principais envolvidos no processo: governos, empresas, organizações da sociedade civil e comunidade envolvida. Devido ao marketing estudar, desenvolver e responsabilizar-se por atividades, processos e ferramentas gerenciais que visam o relacionamento de uma organização com o mercado, é fundamental que se lance mão dele, a fim de que a competitividade de um destino turístico seja gerenciada. Com base no exposto, ao invés de um modelo tradicional de posicionamento estratégico de destinações, a partir do inventário das atratividades de uma localidade e da comunicação delas ao mercado, ou mesmo da obtenção de um posicionamento casual, não planejado, o projeto visa a elaboração de um modelo de posicionamento de destinações baseado no processo do marketing estratégico, que enfatiza o conhecimento do mercado (potenciais turistas) para, então, definir-se estratégias e ações adequadas para atrair os públicos que interessam ao destino turístico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Braulio Oliveira - Coordenador.
2010 - 2013
O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E A COMPETITIVIDADE TURÍSTICA DAS CIDADES DO LITORAL PAULISTA
Descrição: Considerando-se que o turismo pode ser uma das principais vocações das cidades do litoral Sul paulista, por ser capaz de proporcionar benefícios às populações locais, é oportuno e fundamental que sejam desenvolvidas estratégias públicas e privadas com vistas ao seu crescimento e desenvolvimento. Este projeto tem por objetivo conhecer o posicionamento estratégico e a competitividade turística das cidades do litoral Sul de São Paulo, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de planejamentos que permitam o desenvolvimento turístico de maneira eficaz. Para tanto, além da revisão bibliográfica dos assuntos pertinentes ao tema, prevê o desenvolvimento de pesquisas de campo junto aos órgãos gestores do turismo dessas cidades e junto aos turistas que as frequentam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Braulio Oliveira - Coordenador.
2006 - 2014
ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO DE OFERTAS TECNOLÓGICAS
Descrição: O posicionamento pode ser considerado como uma guia estratégica do processo de marketing, uma vez que ele deve nortear as principais decisões relativas ao composto de marketing. Seu principal objetivo é o de propiciar à empresa e às suas ofertas visibilidade coerente e consistente ao longo do tempo, de forma que os seus clientes produzam um mapa mental comparativo das diversas opções existentes no mercado, o qual é utilizado para a tomada de decisão de compra e/ou consumo. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico, a competição e a busca de vantagens competitivas por parte das empresas que atuam baseadas em tecnologia vêm acelerando o processo de desenvolvimento e de lançamento de ofertas, encurtando cada vez mais os seus ciclos de vida. Dessa forma, obter coerência e consistência ao longo do tempo torna-se um desafio bastante complexo, especialmente porque, comumente, produtos novos e antigos convivem por um certo período de tempo no mercado. A partir da explanação supra-apresentada, surge uma questão de pesquisa que dá origem ao presente projeto: quais são as alternativas estratégicas de posicionamento de ofertas tecnológicas, e como empresas atuantes no setor as trabalham? A fim de realizar o estudo proposto, além da realização da revisão bibliográfica pertinente ao tema em questão, serão coletados dados em fontes primárias, os quais serão analisados com base em técnicas qualitativa e quantitativa. Pretende-se que os resultados encontrados possam servir para a profissionalização das atividades realizadas em empresas de tecnologia (especialmente as pequenas e médias), bem como para o avanço da teoria de marketing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Braulio Oliveira - Coordenador / Melby K. Z. Huertas - Integrante / Suzane Strehlau - Integrante / Theodoro A. Peters Fo. - Integrante.Número de orientações: 4


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Proposta de posicionamento mercadológico da Pousada

Projeto certificado pela empresa QUANTIA CONSULTORIA E PROJETOS LTDA - ME em 05/11/2017.
Descrição: O projeto tem por objetivos Identificar o posicionamento competitivo da pousada e Propor estratégias e ações para alterar o posicionamento da pousada do atual para o ?de luxo?..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Braulio Oliveira - Coordenador / Suzane Strehlau - Integrante.
2013 - 2014
Encomendas COENG - Copa do Mundo 2014
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Braulio Oliveira - Integrante / José Manoel Gonçalves Gândara - Integrante / Sergio Scheer - Coordenador / Alexandre Augusto Biz - Integrante / Vander Valduga - Integrante / Marcia Nakatami - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista da UNIFEBE


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: RAM. Revista de Administração Mackenzie
2006 - Atual
Periódico: REGE. Revista de Gestão USP
2008 - Atual
Periódico: Alcance (UNIVALI)
2009 - Atual
Periódico: FACEF Pesquisa
2010 - Atual
Periódico: RAE Eletrônica (Online)
2011 - Atual
Periódico: International Journal of Contemporary Hospitality Management


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA
2014 - 2014
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão Empresarial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:36
Total de citações:337
Oliveira, Braulio  Data: 16/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, B. D.2017OLIVEIRA, B. D. ; GANDARA, J. M. G. ; OLIVEIRA, Braulio . Escolha de destino para eventos: Uma análise dos atributos considerados na tomada de decisão por organizadores e promotores de eventos. REVISTA DE TURISMO CONTEMPORÂNEO, v. 5, p. 1-22, 2017.

2.
STREHLAU, S.2016STREHLAU, S. ; OLIVEIRA, B. ; XIMENES, R. T. . PROPENSÃO AO CONSUMO AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES. Gestão & Regionalidade (Online), v. 32, p. 4-16, 2016.

3.
GOUVÊA, Maria Aparecida2015GOUVÊA, Maria Aparecida ; PINTO, R. A. ; OLIVEIRA, Braulio . Avaliação da Qualidade de Serviços Terceirizados de Intervenção em Mobiliário e no Layout em uma Organização Pública. Revista de Administração da UFSM, v. 8, p. 103-124, 2015.

4.
1OLIVEIRA, Braulio2015 OLIVEIRA, Braulio; GANDARA, J. M. G. . Satisfação e fidelidade a um destino da Copa do Mundo FIFA 2014. Turismo em Analise (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1984-4867 Revista Turismo em Análise), v. 26, p. 92-111, 2015.

5.
7LUI, M. L. C.2015LUI, M. L. C. ; OLIVEIRA, BRAULIO . POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTOS COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DO PRODUTO WI-FI. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 52-69, 2015.

6.
LUI, M. L. C.2015LUI, M. L. C. ; OLIVEIRA, B. . O Processo de Desenvolvimento e Lançamento de Produtos Tecnológicos em Uma Empresa de Telecomunicações. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 6, p. 1192-1214, 2015.

7.
9QUEIROZ, J. P.2014QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, Braulio . BENEFITS OF THE MARKETING INFORMATION SYSTEM IN THE CLOTHING RETAIL BUSINESS. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online), v. 11, p. 153-168, 2014.

8.
8PINTO, RICARDO LOPES2014PINTO, RICARDO LOPES ; GOUVÊA, Maria Aparecida ; OLIVEIRA, BRAULIO . Avaliação da qualidade de serviço terceirizado de manutenção em edifício comercial: o caso de uma organização pública. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 21, p. 389-403, 2014.

9.
5NAKAGAWA, Sandra S. Y.2014NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; GOUVÊA, Maria Aparecida ; OLIVEIRA, Braulio . Aspectos que determinam a lealdade ao fornecedor nas compras online e em lojas físicas. Espacios (Caracas), v. 35, p. 19, 2014.

10.
12NAKAGAWA, Sandra S. Y.2013OLIVEIRA, Braulio; NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; GOUVÊA, Maria Aparecida . Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, SDs e DVDs. Revista de Administração (FEA-USP), v. 48, p. 500-515, 2013.

11.
11GOUVÊA, Maria Aparecida2013GOUVÊA, Maria Aparecida ; OLIVEIRA, Braulio ; NAKAGAWA, Sandra S. Y. . LEALDADE EM COMPRAS ONLINE VERSUS OFFLINE: REFLEXÕES SOBRE OS FATORES RELEVANTES. Organizações & Sociedade (Impresso), v. 20, p. 37-53, 2013.

12.
10GOUVÊA, Maria Aparecida2013GOUVÊA, Maria Aparecida ; NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; OLIVEIRA, Braulio . Influent Factors in the Adoption of Online Channels for Purchasing Products. International Journal of Advances in Management and Economics, v. 2, p. 144-158, 2013.

13.
6NAKAGAWA, Sandra S. Y.2013NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; GOUVÊA, Maria Aparecida ; OLIVEIRA, Braulio . A Lealdade ao Canal de Comercialização e ao Fornecedor nas Compras em Ambientes Físico e Online. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 10, p. 6-37, 2013.

14.
13GOUVÊA, Maria Aparecida2013GOUVÊA, Maria Aparecida ; PINTO, RICARDO LOPES ; OLIVEIRA, Braulio . Um Estudo Sobre os Indicadores da Qualidade de Serviços Terceirizados em uma Organização Pública. RGO. Revista Gestão Organizacional (Online), v. 6, p. 33-52, 2013.

15.
3GOUVÊA, Maria Aparecida2012 GOUVÊA, Maria Aparecida ; Niño, Fanny Mori ; OLIVEIRA, Braulio . Um estudo sobre a relação entre a qualidade dos serviços de agências de turismo e a migração para a compra pela internet. Estudios y Perspectivas en Turismo (En Línea), v. 21, p. 547-567, 2012.

16.
18GOUVÊA, Maria Aparecida2012GOUVÊA, Maria Aparecida ; NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; OLIVEIRA, Braulio . Os Fatores Determinantes da Continuidade de Uso do Canal Online para a Compra de Livros, CDs e DVDs. Economia Global e Gestão, v. 17, p. 25-46, 2012.

17.
16OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2012OLIVEIRA, Braulio; PEREIRA, J. A. ; QUEIROZ, J. P. . Gestão de Informações da Concorrência e Orientação Estratégica. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 17, p. 123-142, 2012.

18.
15VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO2012VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; OLIVEIRA, Braulio . Diretrizes para a adequação metodológica e integridade da pesquisa em administração. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 14, p. 79-107, 2012.

19.
2OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2012 OLIVEIRA, Braulio; STREHLAU, S. ; XIMENES, R. T. . Atitude e Comportamento de Consumo em um Destino Ecológico: um estudo com jovens de Ilhabela. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 6, p. 121-131, 2012.

20.
14QUEIROZ, J. P.2012QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, Braulio . CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING (SIM) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE MODA. RESI : Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 11, p. 3-28, 2012.

21.
17OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2012OLIVEIRA, Braulio; GOUVÊA, Maria Aparecida . O RELACIONAMENTO ENTRE A LEMBRANÇA DA MARCA E A SUA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. Pretexto (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 28-39, 2012.

22.
4OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2011 OLIVEIRA, Braulio. DETERMINANTES DE LA SATISFACCIÓN DEL TURISTA: Un estudio en la ciudad de Guarujá-Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo (En Línea), v. 20, p. 229-242, 2011.

23.
19OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2011OLIVEIRA, Braulio; GOUVÊA, Maria Aparecida . A Emergência da Comunicação das Ações de Responsabilidade Social Empresarial. Comunicacao, Midia e Consumo, v. 8, p. 147-165, 2011.

24.
20OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2011OLIVEIRA, Braulio; LOUREIRO, O. I. . O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR-CHAVE PARA O SUCESSO DE EMPREENDIMENTOS. FACEF Pesquisa, v. 14, p. 182-191, 2011.

25.
22OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2010OLIVEIRA, Braulio; TAVARES, Graciele Regina Mendes ; SATO, Karla Satiko . PERCEPÇÃO: UMA CAIXA PRETA PARA MARKETING?. Revista de Administração da UFSM, v. 3, p. 424-430, 2010.

26.
21OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2010OLIVEIRA, Braulio; GOUVÊA, Maria Aparecida . A importância das ações sociais empresariais nas decisões de compra dos consumidores. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 17, p. 791-800, 2010.

27.
23OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2008 OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . Posicionamento Estratégico em Turismo: o caso Sabre Brasil. Turismo em Análise, v. 1, p. 1, 2008.

28.
25OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2007OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . Revisitando o Posicionamento em Marketing. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 41-52, 2007.

29.
24OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2007OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . O marketing ecológico como vantagem competitiva. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 49-59, 2007.

30.
26OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2004OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . A competitividade internacional da indústria alimentícia brasileira: uma análise à luz da teoria porteriana. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 10, n.2, p. 1-14, 2004.

31.
27OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2004OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . Canibalismo entre produtos : um estudo de múltiplos casos na indústria alimentícia brasileira. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n.1, p. 59-81, 2004.

32.
28OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2002OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . Gestão da Cadeia de Oferta e Resposta Eficiente ao Consumidor: uma análise crítica das suas aplicabilidades no Brasil. Revista Portuguesa de Marketing (Porto), Lisboa, v. 11, p. 41-44, 2002.

33.
31OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2001OLIVEIRA, Braulio; GUAGLIARDI, José Augusto . O POSICIONAMENTO GLOBAL DE OFERTAS. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), SÃO PAULO, v. 8, n.4, p. 41-52, 2001.

34.
32OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2001OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE EXTENSÕES DE MARCA E DE LINHA DE PRODUTOS. RAM. Revista de Administração Mackenzie, SÃO PAULO, v. 2, n.2, p. 39-54, 2001.

35.
30OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2001OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . EFEITOS E POSSIBILIDADES DO CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS. Estudos Empresariais (UCB/DF), BRASÍLIA, v. 6, n.1, p. 17-22, 2001.

36.
29OLIVEIRA, Braulio;OLIVEIRA, BRAULIO;OLIVEIRA, B.2001OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: DISFUNÇÃO OU ALTERNATIVA ESTRATÉGICA?. Revista IMES. Administração, São Caetano do Sul, v. 18, n.52, p. 32-38, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATTAR, Fauze Najib ; OLIVEIRA, Braulio ; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . PESQUISA DE MARKETING. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

2.
OLIVEIRA, Braulio; SERRALVO, F. A. ; TOLEDO, Geraldo Luciano ; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; CRESCITELLI, E. ; IKEDA, Ana Akemi ; CAMPOMAR, Marcos Cortez ; QUEIROZ, M. J. ; Barreto, Iná F. ; ALMEIDA, Célio M. P. R. ; ALVAREZ, Francisco J. S. M. ; Lepsh, Sérgio L. ; TOLEDO, Luciano A. ; QUEIROZ, Renata S. B. ; MATTAR, Fauze Najib . Gestão de Marketing. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011. 437p .

3.
MATAR, Fauze Najib ; OLIVEIRA, Braulio ; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; QUEIROZ, M. J. . Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 444p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Braulio; LOUREIRO, O. I. ; STREHLAU, S. . O Planejamento Estratégico Como Fator-Chave para o Sucesso de Empreendimentos. In: José Samuel de Miranda Melo Junior; Ricardo Daher Oliveira; César Augusto Biancolino; Carlos César Ronchi. (Org.). Constructo competitivo das organizações. 1ed.São Luís: NATTHEUS, 2017, v. 1, p. 21-36.

2.
MATTAR, Fauze Najib ; OLIVEIRA, Braulio ; MORAES, C. A. ; QUEIROZ, M. J. ; QUEIROZ, Renata S. B. ; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . Segmentação de mercado, direcionamento e posicionamento de produto. In: Fauze Najib Mattar. (Org.). Gerência de Produtos - estratégias e ações para o sucesso. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, v. , p. 123-134.

3.
MATTAR, Fauze Jajib ; OLIVEIRA, Braulio ; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; QUEIROZ, M. J. ; QUEIROZ, Renata S. B. ; MORAES, C. A. . Objetivos e Metas de Marketing. In: Fauze Najib Mattar. (Org.). GERÊNCIA DE PRODUTOS. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, v. , p. 81-91.

4.
OLIVEIRA, Braulio; HUERTAS, M. K. Z. ; STREHLAU, S. ; Peters Fo. . Inovação e marketing em serviços - conceitos e práticas. In: Roberto Carlo Bernardes; Tales Andreassi. (Org.). Inovação em serviços intensivos em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2007, v. , p. -.

5.
OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . Processo de criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos. In: Fauze Najib Mattar; Dilson Gabriel dos Santos. (Org.). Gerência de Produtos. São Paulo: Atlas, 2003, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Braulio. Região Metropolitana está atrasada para o turismo de negócios e de eventos, alerta professor da FEI. Diário do Turismo, 19 set. 2011.

2.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Desafios e oportunidades para o turismo receptivo internacional brasileiro. Rede Lajeado, 15 fev. 2011.

3.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Estratégia para o turismo no Brasil. Diário de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 11 fev. 2011.

4.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Planejar, planejar e...planejar!. Bom Dia - ABCD, São Bernardo do Campo, p. 6 - 6, 27 jan. 2011.

5.
OLIVEIRA, Braulio. Câmbio desfavorece estrangeiros. Tribuna do Norte, Natal/RN, 16 jan. 2011.

6.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Visão estratégica para o turismo no Brasil. Valor Econômico, São Paulo, 06 jan. 2011.

7.
OLIVEIRA, Braulio. Congonhas tem maior número de passageiros desde 2007. Jornal da Tarde, SÃO PAULO, 13 ago. 2010.

8.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . As dimensões da pirataria no mercado brasileiro. Valor Econômico, São Paulo, , v. 6, p. A10 - A10, 19 fev. 2006.

9.
OLIVEIRA, Braulio. Só desenvolvimento não basta. Gazeta Mercantil, São Paulo, 06 out. 2004.

10.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Em tempos difíceis ou de bonança, foco na gestão. Turismo em números, São Paulo, p. 26 - 27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, Braulio . CONSUMIR OU NÃO CONSUMIR: COMO IDENTIFICAR SE O CONSUMIDOR ESTÁ PREPARADO PARA ADOÇÃO DE NOVA TECNOLOGIA. In: XVII Congresso Latino-Iberoamericano da Gestão da Tecnologia ALTEC, 2017, Cidade do México. Gestão da Inovação para a Competitividade: Setores estratégicos, tecnologias emergentes e empreendimentos, 2017.

2.
GOUVÊA, Maria Aparecida ; Niño, Fanny Mori ; OLIVEIRA, B. . Los Indicadores de Calidad Percibidos por Clientes de Agencias de Viajes. In: Congresso CLADEA, 2015, Viña del Mar. Asia Pacífico: Principal Foco de Negocios del siglo XXI, Una Mirada para la Educación de la Economía Global. VIÑA DEL MAR: CLADEA, 2015. v. 1. p. 1-1.

3.
OLIVEIRA, B.; GANDARA, J. M. G. . The Relationship Among Positioning, Value, Satisfaction and Loyalty. In: Congresso CLADEA, 2015, VIÑA DEL MAR. Asia Pacífico: Principal Foco de Negocios del siglo XXI, Una Mirada para la Educación de la Economía Global. VIÑA DEL MAR: CLADEA, 2015. v. 50. p. 1-1.

4.
VALDUGA, V. ; OLIVEIRA, B. . Enoturismo no Vale dos Vinhedos/RS: Uma Análise da Oferta e da Demanda Turística. In: XII Seminário da Anptur, 2015, Natal/RN. XII Seminário da Anptur. NATAL/RN: ANPTUR, 2015. v. 12. p. 1-1.

5.
OLIVEIRA, Braulio; RONDELO, G. C. . Facebook como fonte de informação para a decisão de concessão de crédito à classe c. In: EnANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014, 2014.

6.
STEFANINI, C. J. ; OLIVEIRA, Braulio . Fatores relacionados à compra compulsiva. In: EnANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014, 2014.

7.
LUI, M. L. C. ; OLIVEIRA, Braulio . POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTOS COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DO PRODUTO WI-FI. In: 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2013, SÃO PAULO. 10th CONTECS, 2013.

8.
DONATO, H. C. ; FARINA, M. C. ; GASPAR, M. A. ; OLIVEIRA, Braulio . ESTRATÉGIA COOPETITIVA EM REDE DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE TERMINAIS LÍQUIDOS DA CIDADE DE SANTOS. In: Iberoamerican Academy Conference, 2013, São Paulo. World in Transition: business, multiculturalism and society, 2013.

9.
QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, Braulio . Índice de disposição para tecnologia (TRI): o consumidor está preparado para adoção de nova tecnologia?. In: Congresso da ALTEC de 2013, 2013, Porto - Portugal. Políticas e Gestão de Ciência e Tecnologia nos espaços Latino-Iberoamericanos, 2013.

10.
OLIVEIRA, Braulio; STREHLAU, S. ; XIMENES, R. T. . Um Estudo Comparativo Sobre a Atitude e o Comportamento de Consumo Ambientalmente Correto de Jovens de uma Estância Turística e de um Polo Manufatureiro. In: Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2013, Caxias do Sul. Turismo, inovação e criatividade. São Paulo: Aleph, 2013.

11.
OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . Proposta de um Modelo para Reposicionamentos em Marketing. In: ENANPAD, 2012, RIO DE JANEIRO. XXXVI Encontro da ANPAD, 2012.

12.
OLIVEIRA, Braulio; STREHLAU, S. ; XIMENES, R. T. . Propensão ao Consumo Ecologicamente Correto: um Estudo com Jovens de Ilhabela. In: ANPTUR, 2012, SÃO PAULO. IX SEMINÁRIO ANPTUR - TURISMO E PATRIMÔNIO, 2012.

13.
OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . Contribuição ao Estudo do Reposicionamento de Hotéis. In: VII SEMINÁRIO ANPTUR, 2010, SÃO PAULO. VII SEMINÁRIO ANPTUR. SÃO PAULO: ANPTUR, 2010.

14.
OLIVEIRA, Braulio. Determinantes da Satisfação do Turista: um estudo na Cidade do Guarujá/Brasil. In: VII SEMINÁRIO ANPTUR, 2010, SÃO PAULO. VII SEMINÁRIO ANPTUR. SÃO PAULO, 2010.

15.
OLIVEIRA, Braulio; QUEIROZ, J. P. . Um Estudo acerca de Modelos de Sistema de Informações de Marketing. In: VII CONTECSI, 2010, SÃO PAULO. VII CONTECSI. SÃO PAULO, 2010.

16.
OLIVEIRA, Braulio; GARCIA, C. C. ; MORAES, E. A. . Reposicionamento de um Hospital de Grande Porte. In: XIII SEMEAD, 2010, SÃO PAULO. SUSTENTABILIDDAE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES. SÃO PAULO, 2010.

17.
OLIVEIRA, Braulio; QUEIROZ, J. P. . Análise do Ambiente e Tomada de Decisão de Marketing com Base em Sistema de Informações. In: XIII SEMEAD, 2010, SÃO PAULO. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES. SÃO PAULO, 2010.

18.
OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . Dimensionamento e perfil comportamental e atitudinal do mercado consumidor paulistano de produtos ecologicamente corretos: um subsídio para a definição de estratégias socioambientais sustentáveis. In: 3 E´s - Encontro de Estudos em Estratégia, 2009, Recife. IV 3 E´s, 2009.

19.
OLIVEIRA, Braulio; QUEIROZ, J. P. . A contribuição da informação de marketing para a geração de vantagem competitiva no pequeno varejo: um estudo de caso no setor de construção. In: SemeAd, 2009, São Paulo. Empreendedorismo e Inovação, 2009.

20.
OLIVEIRA, Braulio; QUEIROZ, J. P. . Contribuições e Limites do Sistema de Informações de Marketing. In: SemeAd, 2009, São Paulo. Empreendedorismo e Inovação, 2009.

21.
OLIVEIRA, Braulio. O Processo de Reposicionamento em Marketing: O Caso do Hotel Renaissance. In: EMA - ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2008, CURITIBA. III EMA. RIO DE JANEIRO: ANPAD, 2008.

22.
OLIVEIRA, Braulio. Reposicionamento em Marketing: O Caso da Atlantica Hotels. In: Enanpad, 2008, Rio de Janeiro. Enanpad. Rio e Janeiro: Enanpad, 2008.

23.
PEREIRA, J. A. ; QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, Braulio . Orientação Estratégica e Gestão de Informações de Marketing em uma Empresa de Pequeno Porte. In: Enanpad, 2008, Rio de Janeiro. Enadnpad. Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

24.
OLIVEIRA, Braulio. O Planejamento Estratégico como Fator-Chave para o Sucesso de Empreendimentos. In: Semead, 2008, São Paulo. Empreendedorismo em Organizações, 2008.

25.
OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . O Reposicionamento em Marketing como Elemento de Competitividade. In: Semead, 2008, São Paulo. Empreendedorismo em Organizações, 2008.

26.
OLIVEIRA, Braulio. Um Modelo de Planejamento Estratégico para Organizações Sem Fins Lucrativos. In: Semead, 2007, São Paulo. X Semead - Globalização e Internacionalização de Empresas, 2007.

27.
OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM AGÊNCIAS DE TURISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA GRANDE SÃO PAULO. In: Semead, 2007, São Paulo. X Semead - Globalização e Internacionalização de Empresas, 2007.

28.
OLIVEIRA, Braulio; ROQUE, A. ; QUEIROZ, J. P. . Responsabilidade Social: uma análise longitudinal da atitude e do comportamento dos consumidores frente às empresas responsáveis e não-responsáveis socialmente. In: Semead, 2007, São Paulo. X Semead - Globalização e Internacionalização de Empresas, 2007.

29.
OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . O Processo de Posicionamento Competitivo em Marketing. In: EMA - ANPAD, 2006, RIO DE JANEIRO. Ema, 2006.

30.
OLIVEIRA, Braulio. Utilização do Planejamento Estratégico em Organizações sem fins Lucrativos. In: Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.

31.
OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez . Revisitando o Posicionamento Estratégico de Marketing. In: Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.

32.
MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; RIZZO, Esmeralda ; OLIVEIRA, Braulio . Quantificação e Categorização Ambiental de Consumidores: um Survey na Cidade de São Paulo. In: Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.

33.
OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; RIZZO, Esmeralda ; PONTE, Celso Alves da . CATEGORIZAÇÃO DE CONSUMIDORES DA CIDADE DE SÃO PAULO À LUZ DA ATITUDE E COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CORRETOS. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2005, SANTIAGO (CHILE), 2005.

34.
OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; IKEDA, Ana Akemi ; CAMPOMAR, Marcos Cortez . The use of ecology as competitive advantage in goods and services companies : a survey in consumer behavior. In: BALAS, 2005, MADRI (ESPANHA). Balas, 2005.

35.
OLIVEIRA, Braulio; SANTOS, Dilson Gabriel dos ; GOUVÊA, Maria Aparecida . Comunicação e Responsabilidade Social: Influência nas Decisões de Compra de Produtos de Conveniência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO DE MAKETING, 2004, SÃO PAULO. SÃO PAULO: FGV, 2004. v. 1.

36.
OLIVEIRA, Braulio; SANTOS, Dilson Gabriel dos ; GOUVÊA, Maria Aparecida . O relacionamento entre a lembrança da marca e a participação de mercado. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2004, PUERTO PLATA, 2004.

37.
OLIVEIRA, Braulio; TOLEDO, Geraldo Luciano ; IKEDA, Ana Akemi . Fidelização e valor : uma interdependência inequívoca. In: SEMEAD, 2004, São Paulo, 2004. v. 7.

38.
OLIVEIRA, Braulio; GUAGLIARDI, José Augusto ; GOUVÊA, Maria Aparecida . A Influência da Responsabilidade Social nas Decisões de Compra de Produtos de Conveniência. In: ENANPAD, 2004, CURITIBA. Enanpad, 2004.

39.
OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . Conditions, implications and practices relating to cannibalism amongst products. In: Iberoamerican Academy of Management, 2003, São Paulo, 2003.

40.
MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov ; OLIVEIRA, Braulio ; ROSSI, George Berdinelli . Marketing ecológico como instrumento de obtenção de vantagem competitiva nas empresas. In: Engema, 2003, São Paulo. Engema, 2003.

41.
OLIVEIRA, Braulio; GUAGLIARDI, José Augusto . Marketing social - desafios e estratégias para a sua operacionalização. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2003, LIMA, 2003.

42.
OLIVEIRA, Braulio. Balanço social: um instrumento administrativo para a apresentação e o controle da cidadania empresarial. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2003, LIMA. CLADEA 2003, 2003.

43.
OLIVEIRA, Braulio; OLIVEIRA, Giuliano Contento de . Evolução e perspectivas da indústria alimentícia brasileira. In: SEMEAD, 2003, SÂO PAULO, 2003.

44.
OLIVEIRA, Braulio; ROSS, Erineide Sanches . Planejamento estratégico em organizações sem fins lucrativos.. In: Semead, 2003, São Paulo. Semead, 2003.

45.
OLIVEIRA, Braulio; MATAR, Fauze Najib . Os fatores de marketing que contribuem para a ocorrência de canibalismo entre produtos: um estudo exploratório na indústria alimentícia paulistana. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2002, PORTO ALEGRE. CLADEA 2002, 2002.

46.
OLIVEIRA, Braulio. AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESTÃO PRONTAS PARA A COMPETIÇÃO?. In: CLADEA - CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2002, PORTO ALEGRE. CLADEA 2002, 2002.

47.
OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS. In: SEMEAD, 2001, SÃO PAULO. SEMEAD, 2001.

48.
OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib . extensões de marca e de linhas de produto. In: semead, 2001. semead.

49.
OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov . ADMINISTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: O ESTADO DA ARTE E SUA APLICABILIDADE. In: SLADE - SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA, 1999, SÃO PAULO. ESTRATÉGIAS PARA A COMPETITIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO, 1999.

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, B.; GANDARA, J. M. G. . THE INFLUENCE OF IMAGE AND POSITIONING ON DESTINATION CHOICE 2015 (Artigo Científico).

2.
QUEIROZ, J. P. ; OLIVEIRA, B. ; GANDARA, J. M. G. . The Influence of Information Overload on Loyalty 2015 (Artigo científico).

3.
OLIVEIRA, B.; GANDARA, J. M. G. . The Influence of Tourists Perceived Positioning of Destinations to his Loyalty 2015 (Artigo científico).

4.
BOONE, Louis E. ; KURTZ, David L. ; OLIVEIRA, Braulio . Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2008 (Revisão Técnica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Braulio. Parecer a projeto de pesquisa fapesp - 2017/00606-7. 2017.

2.
OLIVEIRA, BRAULIO. Avaliação de artigo - IJCHM-03-2015-0117. 2015.

3.
OLIVEIRA, Braulio. IJCHM-07-2014-0356. 2014.

4.
OLIVEIRA, Braulio. IJCHM-02-2014-0088.R1. 2014.

5.
OLIVEIRA, Braulio. IJCHM-04-2014-0175. 2014.

6.
OLIVEIRA, Braulio. Avaliação do artigo ID IJCHM-08-2013-0380. 2013.

7.
OLIVEIRA, Braulio. Avaliação do artigo IJCHM-Feb-2012-0021. 2012.

8.
OLIVEIRA, Braulio. Avaliação do artigo IJCHM-Mar-2011-0050. 2011.

9.
OLIVEIRA, Braulio. AVALIAÇÃO DO ARTIGO L5880 DA RAE/FGV. 2011.

10.
OLIVEIRA, Braulio. AVALIAÇÃO DO ARTIGO L5948 DA RAE/FGV. 2011.

11.
OLIVEIRA, Braulio. AVALIAÇÃO DO ARTIGO L6343 DA RAE/FGV. 2011.

12.
OLIVEIRA, Braulio. AVALIAÇÃO DO ARTIGO L6342 DA RAE/FGV. 2011.

13.
OLIVEIRA, Braulio. avaliação do artigo 1461 da Revista de Negócios da FURB. 2010.

14.
OLIVEIRA, Braulio. AVALIAÇÃO DO ARTIGO L5438 DA RAE/FGV. 2010.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.
OLIVEIRA, Braulio. 10. 2009.

25.
OLIVEIRA, Braulio. 11. 2009.

26.
OLIVEIRA, Braulio. 12. 2009.

27.
OLIVEIRA, Braulio. 97. 2009.

28.

29.

30.

31.

32.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, BRAULIO. São Paulo deve receber 600 mil turistas para apreciar a decoração de Natal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, BRAULIO. Turismo bate recordes em São Paulo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, Braulio. Jogos Olímpicos transformam Londres em cidade fantasma. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA, BRAULIO. Agências de viagens enfrentam concorrência com lojas virtuais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA, Braulio. Série Copa: alto déficit de leitos no setor hoteleiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
OLIVEIRA, Braulio. Turismo também é tema da Copa do Mundo de 2014. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
OLIVEIRA, Braulio. O setor de turismo na visão do prof. Bráulio Oliveira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
OLIVEIRA, Braulio. A copa é nossa?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
OLIVEIRA, Braulio. Férias têm sido programadas cada vez mais pela web. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
Meza, Margareth ; OLIVEIRA, Braulio . Seu cliente e de mais ninguém. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, B.. Saúde no lar. 2015; Tema: Marketplace. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Braulio. A Influência das Mídias Sociais sobre o Comportamento do Consumidor. 2012. (PALESTRA).

2.
OLIVEIRA, Braulio. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. 2012. (PALESTRA).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, B.; STREHLAU, S.; BRANDAO, M. M.. Participação em banca de Leonardo Vils. A influência na predisposição para relacionamentos românticos de curto e longo prazo na preferência por serviços de maior risco. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho.

2.
CAMPOMAR, Marcos Cortez; OLIVEIRA, Braulio; ROMEIRO, M. C.. Participação em banca de SAMANTHA MAZZERO. Métricas para o accountability em marketing: uma análise em empresas da indústria farmacêutica. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

3.
OLIVEIRA, Braulio; SERRALVO, F. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Participação em banca de Cláudia Regina da Silva. FUSÃO DE EMPRESAS NA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR: Um estudo sobre qualidade percebida no setor aéreo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

4.
MATTAR, Fauze Jajib; SANTOS, Dilson Gabriel dos; OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Ana Carolina Veronico Coquemala Telles. A imagem internacional do Brasil no processo de escolha para realização de intercâmbio educacional. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

5.
HUERTAS, M. K. Z.; OLIVEIRA, Braulio; VEIGA, Ricardo Teixeira. Participação em banca de Mauro José de Oliveira. Comunicação dialógica na internet: um estudo sobre as práticas empresariais em sites brasileiros. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

6.
OLIVEIRA, Braulio; HUERTAS, M. K. Z.; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov. Participação em banca de Márcio de La Cruz Lui. Posicionamento estratégico de novos produtos com inovação tecnológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

7.
HUERTAS, M. K. Z.; OLIVEIRA, Braulio; ROSSI, George Berdinelli. Participação em banca de ALEXANDRE ALVES BELICO. COMUNICAÇÃO EM WEBSITES: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUE FOMENTAM O DIÁLOGO EMPRESA-CLIENTE. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

8.
SERRALVO, F. A.; JOAO, B. N.; OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Aldair Almeida Fonseca. A Internet como Meio para Gerar Valor à Marca. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
HUERTAS, M. K. Z.; OLIVEIRA, Braulio; ROSSI, George Berdinelli. Participação em banca de Alexandre Alves Belico. Comunicação na Internet: um estudo sobre as características de we sites corporativos para fomentar o diálogo empresa-cliente. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

10.
HUERTAS, M. K. Z.; OLIVEIRA, Braulio; STREHLAU, V.. Participação em banca de Henry Luis Fornitano. Riscos percebidos nas compras pela internet: um estudo com produtos que exigem e que não exigem inspeção física. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

11.
STREHLAU, S.; OLIVEIRA, Braulio; SPERS, E. E.. Participação em banca de Silvia Cressoni Gomes. Uma avaliação do comportamento do consumidor de produtos falsificados: um estudo com óculos solares. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

12.
OLIVEIRA, Braulio; HUERTAS, M. K. Z.; Botelho, Delane. Participação em banca de PAULO ROBERTO SÁ GRISE. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE VALOR PARA OS CLIENTES: proposição de um processo para escolha e implantação de ferramentas.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

13.
Peters Fo.; OLIVEIRA, Braulio; URDAN, A. T.. Participação em banca de William J. S. Pontual. Atributos de valor para o consumidor: um estudo no setor de material de construção na cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

14.
OLIVEIRA, Braulio; MATTAR, Fauze Najib; MORAES, E.. Participação em banca de Juliana de Araújo Pereira. A Relação entre Orientação Estratégica, Sistema de Informações de Marketing e Performance. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

15.
MORAES, E.; Peters Fo.; OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de William José Soares Pontual. O valor para o consumidor no varejo de material de construção na cidade de São Paulo e o seu impacto sobre sua lealdade. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

16.
OLIVEIRA, Braulio; TOLEDO, Geraldo Luciano; CRESCITELLI, E.. Participação em banca de Érica Custódia de Oliveira. Comportamento do consumidor - processo de decisão de compra de livros pela internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da USP.

17.
OLIVEIRA, Braulio; SERRALVO, F. A.; JOAO, B. N.. Participação em banca de Carlos Roberto de Oliveira. Conhecimento e habilidades em vendas: um estudo da percepção dos atributos de compra do automóvel novo pelo vendedor de veículos. 2007. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Universidade Católica de Santos.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, BRAULIO; HUERTAS, M. K. Z.; ZAMBALDI, F.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; ANDRADE, J.. Participação em banca de MAURO JOSÉ DE OLIVEIRA. AS MOTIVAÇÕES DA INTENÇÃO DE USO DE REDES SOCIAIS NO BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

2.
OLIVEIRA, Braulio; GOUVÊA, Maria Aparecida; CORNACCHIONE JUNIOR, E. B.; VIANA, A. B. N.; GIRALDI, J. M. E.. Participação em banca de Daielly Melina Nassif Mantovani. Distance education on the stakeholders' perspective: student´s, instructor´s ans administrator´s perceptions.. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Leilane de Aviz. Análise da divulgação do complexo turístico da usina hidrelétrica de Itaipu. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria) - Escola de Cominicação e Artes da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Braulio; Paulo, Flávio Roberto; PEREIRA, J. A.. Participação em banca de JOSÉ EDUARDO JORGE SILVA; TATIANE APARECIDA MARTINS SODRÉ.ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO PARA A MICRO EMPRESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

2.
OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Daniel Cruz Pierobon; Luciano de Souza Bocalini.Estratégias para a minimização dos riscos das empresas diante de uma reestruturação da economia brasileira: o plano real e as micro e pequenas empresas prestadoras de serviços. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

3.
OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Daniela Rodrigues de Freitas; Mike Neves.Empreendedorismo por meio de franquias: fatores e questões relacionadas à escolha e à gestão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

4.
OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Paula da Costa Silva.O global versus local: análise de conteúdo comparativa em portais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

5.
OLIVEIRA, Braulio. Participação em banca de Igor Tomio Yamamura; Isabele Martins Ongaro; Thiago Inagaki.Fidelização de clientes: um estudo de caso de uma microempresa do setor de informática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, Braulio; ZAMBALDI, F.; ROSSI, George Berdinelli; VELOSO, A. R.; PINOCHET, L. H. C.. provimento no cargo de Professor. 2014. Universidade Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Fórum de Gestão Empresarial - FIA-FEA/USP.Debatedor. 2006. (Outra).

2.
III Fórum de Gestão Empresarial - FIA-FEA/USP.Debatedor. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo Syllos. Distribuição de hotéis independentes. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. (Orientador).

2.
Bruna Dorabiallo. Posicionamento de destino de eventos. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Paraná. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Claudio Stefanini. Comportamento do consumidor em relação a produtos turísticos. Início: 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cláudia Bischachin. FUSÃO DE EMPRESAS NA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR: Um estudo sobre qualidade percebida no setor aéreo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

2.
Márcio de La Cruz Lui. Posicionamento estratégico de novos produtos com inovaçção tecnológica: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

3.
Josimeire Pessoa de Queiroz. CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING: UM ESTUDO NO VAREJO DE MODA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

4.
Juliana de Araujo Pereira. Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

5.
Clebio Campos Garcia. Reposicionamento em serviços: um estudo de caso em um grande hospital privado da cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Josimeire Pessoa de Queiroz. Marketing aplicado ao consumidor de baixa renda. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, . Orientador: Braulio Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANKLIN SILVA; JOSÉ BEZERRA; MONICA SCHIRATTO; RICARDO PINH. MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO: PROPOSRA PARA REDUÇÃO DOS IMPAXCTOS NEGATIVOS DA CRISE ECONÔMICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

2.
ANDRÉ GALLÃO GATAROSSI; JEONG MIN LEE; MI JIN LEE. OS IMPACTOS DA CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (IFRS): UM ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA GERDAU S/A. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

3.
MAURICIO KAZUO OKAWA; RONALDO CARLUCCI NETO; WOLNEY J. V. JR. PROPOSTA DE MELHORIA DA USABILIDADE DE APARELHOS CELULARES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

4.
ALEXANDRE JAHNECKE; RAFAEL G. PEIXOTO; VINICIIUS OLIVEIRA. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

5.
CLAUDIA M. C. S. LOURENÇO; JOSÉ NIVALDO CUNHA. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

6.
ADA LAY; FERNANDO JR.; LETICIA PEL; RICARDO MORA; SALETE ALM. REESTRUTURAÇÃO DA ÁREA DE VENDAS VAREJO IT NA EMPRESA LG ELETRONICS DE SÃO PAULO LTDA.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

7.
MARCELO ; MELISSA ; RODRIGO ; ROGÉRIO; THIAGO. MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA NO MERCADO DE MONITORES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

8.
RPGÉRIO CASAMAJÓ APARÍCIO. NOVOS SERVIÇOS - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TREINAMENTO DE MERCADOS DE AERONAVES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

9.
SÉRGIO RICARDO DOS SANTOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RISCOS TRABALHISTAS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

10.
ATENÓGENES P.; DARVIN M.; EDUARDO P.; MARCELO M.; MARCIO O.. GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL (CORÉIA DO SUL X BRASIL). 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

11.
Eliana de Queiroz; Kelly Regina Nascimento. Marketing Internacional: aspectos de marketing envolvidos na inserção de uma pequena empresa no mercado internacional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

12.
MARTA REGINA TOREZAM. PLANO DE MARKETING DO PROJETO PILOTO: FLORES TROPICAIS E FOLHAGENS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

13.
Vanusa Regina Moreira da Silva Collares. PLANO DE MARKETING DO PROJETO HORTICULTURA EM MACAPÁ. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

14.
Isabel Groenendal Aguiar. Plano de Marketing APL DE CALÇADOS DE IGREJINHA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

15.
ÁUREA VALÉRIA DE ANDRADE. Plano de Marketing para a Unidade de Beneficiamento de Pescados de Penedo (UBP Penedo). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

16.
Cátia Lopes. PLANO DE MARKETING ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES RURAIS DA BOA VISTA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

17.
SÁVIO JOSÉ FERREIRA RAMOS. PLANO DE MARKETING Cooperativa Agro frutífera de Produtores de Urucará ? AGROFRUT. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

18.
SUELI CARVALHO SANTANA DE PAULA. PLANO DE MARKETING DA COPEFRUL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

19.
Wanderley Marques. Plano de Marketing do Tecido da Floresta. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

20.
ANGELA MIKI SAITO. PLANO DE MARKETING MARCENEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE - SETOR MOVELEIRO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

21.
Horácio de Oliveira Melo. PLANO DE MARKETING GRUPO MONTMARCAS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE AP. PARA GESTORES - SISTEMA SEBRAE) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Braulio Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila B. Lima; Fabiana G. Oliveira; Odaiane Silva. Comércio eletrônico e produtos falsificados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

2.
CAIO F. RODRIGUES, CAMILA YOSHIDA, JULIA B. FREITAS, FELIPE. POSICIONAMENTO E REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO COM BASE NAS MÍDIAS SOCIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

3.
José Eduardo Jorge Silva e Tatiane Aparecida Martins Sodré. Estratégia de crescimento para a microempresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

4.
DANIEL PIEROBON e LUCIANO DE SOUZA BOCALINI. ESTRATÉGIAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DAS EMPRESAS DIANTE DE UMA REESTRUTURAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

5.
DANIELA RODRIGUES DE FREITAS e MIKE NEVES. EMPREENDEDORISMO POR MEIO DE FRANQUIAS: FATORES E QUESTÕES RELACIONADAS À ESCOLHA E À GESTÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

6.
PAULA DA COSTA SILVA. O GLOBAL VERSUS LOCAL: ANÁLISE DE CONTEÚDO COMPARATIVA EM PORTAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

7.
IGOR TOMIO YAMAMURA, ISABELE M. ONGARO e THIAGO INAGAKI. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR DE INFORMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

8.
RENATO DE CASTRO JR., BRUNO PERES e PAULO PINTO LIMA JR.. E-BUSINESS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRSA SUBMARINO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.

9.
RICARDO FRENTZEL HACKER. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS: ECOPOUSADA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Orientador: Braulio Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
12NAKAGAWA, Sandra S. Y.2013OLIVEIRA, Braulio; NAKAGAWA, Sandra S. Y. ; GOUVÊA, Maria Aparecida . Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, SDs e DVDs. Revista de Administração (FEA-USP), v. 48, p. 500-515, 2013.

2.
7LUI, M. L. C.2015LUI, M. L. C. ; OLIVEIRA, BRAULIO . POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTOS COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DO PRODUTO WI-FI. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 52-69, 2015.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, Braulio; LOUREIRO, O. I. ; STREHLAU, S. . O Planejamento Estratégico Como Fator-Chave para o Sucesso de Empreendimentos. In: José Samuel de Miranda Melo Junior; Ricardo Daher Oliveira; César Augusto Biancolino; Carlos César Ronchi. (Org.). Constructo competitivo das organizações. 1ed.São Luís: NATTHEUS, 2017, v. 1, p. 21-36.



Outras informações relevantes


PARECERISTA DA ANPAD DESDE 2006;
PARECERISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE MACKENZIE DESDE 2006;
PARECERISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI DESDE 2007;
PARECERISTA DO CLADEA EM 2003, 2004 E 2005;
PARECERISTA DA RAM DESDE 2005; 
PARECERISTA DA REVISTA ALCANCE EM 2008.
PARECERISTA DO SEMEAD DESDE 2006.
PARECERISTA DA RAE DESDE 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 5:58:34