Helder Henrique Paiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6793402156800148
  • Última atualização do currículo em 11/02/2011


possui graduação em Ciências Farmacêuticas, especialização em Análises Clínicas, pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (2004) e mestrado em Biociências aplicadas a Farmácia (laboratório de Glicoimunologia), pela mesma unidade (2007). Atualmente é aluno de doutorado em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e colaborador da Invent, empresa de biotecnologia, incubada na Supera do campus USP de Ribeirão Preto. Tem experiências em Indústria Farmacêutica, Gestão da Qualidade (supervisor de Controle da Qualidade Microbiológica) e em pesquisa científica, com ênfase em, Biologia Celular e Molecular, Farmacologia, Imunologia e Hematologia - leucemias, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes; construção de linhagens bacterianas atenuadas, produção de vacinas vetorizadas, estudo da leucemogênese promielocítica aguda e da lesão aguda pulmonar relacionada a transfusão sanguínea (TRALI). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helder Henrique Paiva
Nome em citações bibliográficas
PAIVA, Helder Henrique; PAIVA, HH;Paiva, H. H.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP.
Avenida Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre
Cidade Universitária
14048-900 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36022610


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Departamento de Imunologia Básica e Aplicada.
Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP.
Título: Identificação e caracterização funcional de células tronco leucêmicas na leucemia promielocítica aguda humana,
Orientador: prof. Dr. Eduardo Magalhães Rego.
Palavras-chave: Pml-Rara; leucemia promielocítica aguda; HSC; M3; célula tronco leucêmica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Hematologia.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Participação da galectina-1 na lesão vascular induzida em camundongos com hiperhomocisteinemia moderada,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dr. Marcelo Dias Baruffi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: beta-galactosídeos; homocisteína; hiperhomocisteinemia; lesão vascular; reconhecimento de carboidrato; aorta.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: BIOCIÊNCIAS APLICADA A FARMÁCIA.
Setores de atividade: Saúde Humana.
2000 - 2004
Graduação em Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Pr.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Estágio curricular no LAC, FCFRP-USP. (Carga horária: 320h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


JP Indústria Farmacêutica SA, JP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Chefe do Controle da Qualidade, Carga horária: 44


Invent Biotecnologia, INVENTBIOTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista RHAE CNPq, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40


Max Planck Institut für Molekulare Pflanzenphysiologie, MPI, Alemanha.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio de Aperfeicoamento, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto em desenvolvimento: Construção e análise de silenciamento dos genes para esterol UDP:glucosil-transferase e ceramida UDP:glucosil-transferase em Lotus japonicus. Apoio em demais projetos de pesquisa



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Avaliação de atividade endotelial da microvasculatura pulmonar no desenvolvimento de TRALI experimental em camundongos
Descrição: A proposta desse projeto é, portanto, identificar e caA lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI - do inglês transfusion-related acute lung injury ) é uma complicação da transfusão de sangue alogênica, tipicamente manifestada por um edema pulmonar bilateral, dispnéia, hipoxemia, febre e hipotensão na presença de função cardíaca normal, ocorrendo dentro de um período de 6 horas após a transfusão. TRALI representa uma das mais freqüentes reações transfusionais agudas, sendo considerada a principal causa de morte relacionada à transfusão em diversos países. A proposta desse projeto é, portanto, identificar e caracterizar funcionalmente essas moléculas vasoativas que são expressas pelo, ou para, o endotélio vascular pulmonar, nos modelos experimentais de TRALI em camundongos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Eduardo Magalhaes Rego - Coordenador / Mirela de Barros Tamarozzi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Identificação e caracterização funcional de células tronco leucêmicas na leucemia promielocítica aguda humana
Descrição: A leucemia promielocítica aguda (LPA) é um subtipo de leucemia mielóide aguda (LMA) e caracteriza-se pela infiltração de células leucêmicas na medula óssea (MO) e sangue periférico (SP), as quais apresentam um bloqueio da diferenciação celular no estágio de promielócitos. A LPA, na grande maioria dos casos, está associada com a translocação t(15;17)(q22;q21), envolvendo o gene receptor α do ácido retinóico (RARA) no cromossomo 17 que é translocado e fundido com o gene da leucemia promielocítica (PML) no cromossomo 15. A expressão do gene de fusão PML-RARA (PR) é essencial para origem da LPA. Esse tipo de leucemia é mais freqüente nos países de população latina, podendo representar até 30% das LMAs. A população de células mais primitivas e que são classificadas como células tronco leucêmicas (LSCs), representam a subpopulação caracterizada por quiescência e resistência a estímulos genotóxicos, e com alta capacidade de repopular a MO em modelos de xenotransplante. As LSCs ainda não foram identificadas na LPA humana. Considerando que as células tronco leucêmicas desempenham papel importante na patogênese das leucemias mielóides agudas não associadas a t(15;17), além de serem responsáveis pelas recaídas da doença, é importante determinarmos se existem LSC também na LPA, quais suas características fenotípicas e funcionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Luciana Maria Fonatanari Krause - Integrante / Eduardo Magalhaes Rego - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2009 - Atual
ANÁLISE DOS MECANISMOS ENVOLVIDOS NA PATOGÊNESE DA INJÚRIA PULMONAR AGUDA RELACIONADA À TRANSFUSÃO (TRALI) INDUZIDA POR PLATELET-ACTIVATING FACTOR (PAF).
Descrição: A lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI - do inglês transfusion-related acute lung injury ) é uma complicação da transfusão de sangue alogênica, tipicamente manifestada por um edema pulmonar bilateral, dispnéia, hipoxemia, febre e hipotensão na presença de função cardíaca normal, ocorrendo dentro de um período de 6 horas após a transfusão. TRALI representa uma das mais freqüentes reações transfusionais agudas, sendo considerada a principal causa de morte relacionada à transfusão em diversos países. Existem dois mecanismos propostos para explicar a fisiopatogenia de TRALI: a hipótese do anticorpo e a hipótese do priming de neutrófilos ou hipótese de dois eventos. Ambos os mecanismos propostos levam a uma via final comum de aumento da permeabilidade vascular, resultando em edema pulmonar. No entanto, estudos experimentais objetivando elucidar os mecanismos de TRALI são pouco freqüentes na literatura. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é o de estudar os mecanismos imunológicos envolvidos na indução da TRALI utilizando o modelo in vivo de indução por LPS/PAF padronizado em nosso laboratório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Eduardo Magalhaes Rego - Coordenador / Mirela de Barros Tamarozzi - Integrante.
2007 - Atual
Análise da estrutura tridimensional da L-aminoácido oxidase de Bothrops atrox e suas interações biológicas in vitro e in vivo
Descrição: Avanços nos estudos relacionados à atividade de toxinas animais em diferentes mecanismos biológicos têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento de novos fármacos bem como na adoção de estratégias terapêuticas mais eficazes em várias doenças humanas. No entanto, apesar das bases moleculares da ação destas toxinas ainda serem pouco conhecidas, é sabido que os efeitos delas comprometem o ciclo de determinadas atividades biológicas como apoptose, ciclo celular, inflamação, necrose tecidual, requerendo assim estudos mais aprofundados. Tendo em vista estas informações, o presente projeto tem como objetivo investigar a ação da proteína L-aminoácido oxidase do veneno de Bothrops atrox (BatroxLAAO) nas linhagens tumorais Jurkat (células de Leucemia T), B16F10 (Melanoma murino) e PC12 (Tumor de glândula adrenal) já que a ação desta proteína em células normais não demonstrou atividade tóxica relevante. Para tanto, utilizaremos parâmetros de análise de indução de células apoptóticas por citometria de fluxo e técnicas de fluorescência, além da inibição de substâncias como H2O2 que possivelmente sejam responsáveis pelas ações pró-apoptóticas. Em uma outra abordagem, serão realizados tratamentos in vivo em animais estimulados com as linhagens tumorais tratados com a BatroxLAAO, verificando as vias de atuação (p53) e reparo de DNA (Gadd45), ciclo celular. Ainda será gerado anticorpo monoclonal anti-LAAO para determinação de receptor endógeno, além de avaliar seu potencial biotecnológico como agente bactericida, fungicida e leishmanicida. Quanto à caracterização estrutural a BatroxLAAO será analisada por cristalografia para determinação de estrutura terciária e, portanto, melhor entendimento estrutural desta proteína. Os dados gerados neste trabalho poderão contribuir para uma melhor compreensão dos efeitos da ação desta proteína, fornecendo assim ferramentas importantes para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais direcionadas, bem como a possibilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Marcelo Dias Baruffi - Integrante / Suely Vilela Sampaio - Coordenador / ALVES, R - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2007
Participação da galectina-1 na lesão vascular induzida em camundongos com hiperhomocisteinemia moderada
Descrição: Galectina-1 (Gal-1) pode ser expressa em vários tipos celulares, incluindo as células endoteliais e músculo liso. Esta lectina endógena possui propriedades imunomodulatórias e antiinflamatórias, dependentes de processos celulares, essenciais incluindo ativação, diferenciação, sobrevivência, fagocitose e adesão celular. Os eventos iniciais da lesão vascular são pouco conhecidos e, na literatura, são escassos os dados sobre a participação da Gal-1 nesses eventos. Portanto, neste trabalho, pretendeu-se avaliar a participação dessa lectina nos eventos iniciais da lesão vascular por hiperhomocisteinemia moderada induzida em camundongos selvagens e destituidos do gene da galectina-1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Marcelo Dias Baruffi - Coordenador / Vânia Cláudia Volivon - Integrante / Ana Maria de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2007
Isolamento e caracterização bioquímica e funcional de L-aminoácido oxidase de veneno de Bothrops atrox
Descrição: Os venenos de serpentes são ricos em proteínas, enzimas e peptídeos biologicamente ativos. Diversas enzimas tais como fosfolipases A2 (PLA2s), metaloproteases (MP), L-aminoácido oxidases (LAAOs) são responsáveis pelo quadro clínico do envenenamento ofídico. Atualmente, o isolamento e a caracterização funcional e estrutural destas enzimas tem auxiliado na compreensão do mecanismo de ação destas toxinas e nas formas alternativas de tratamento. Além disso, estas enzimas se tornaram valiosas ferramentas de aplicação biotecnológica, na busca de novos fármacos de interesse na clínica médica. Este projeto enfoca o isolamento e caracterização bioquímica e funcional da LAAO do veneno de Bothrops atrox, enfatizando a avaliação dos efeitos tóxicos, farmacológicos e avaliação do potencial biotecnológico, através da determinação da atividade tumoral. Neste sentido, serão realizados 1- o isolamento e a caracterização bioquímica desta enzima; 2- caracterização funcional (atividades tóxicas, enzimáticas e farmacológicas). Desta forma, este projeto poderá colaborar com o entendimento da participação destas enzimas no envenenamento causado por esta serpente e buscar proteínas naturais de venenos de serpentes que possam ser utilizadas como novos modelos de fármacos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Daniel Roberto Callejon - Integrante / Suely Vilela Sampaio - Coordenador / ANTONUCCI, G - Integrante / DORTA, D - Integrante / ROSA, J - Integrante / ALVES, R - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Utilização de linhagem de Salmonella Typhimurium atenuada para o desenvolvimento de vacinas contra Escherichia coli, EHEC e ETEC, e Rhodococcus equi.
Descrição: - Desenvolver linhagem vacinal de Salmonella Typhimurium; - Avaliação do modelo de estudo in vivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Helder Henrique Paiva - Integrante / Ebert Seixas Hanna - Coordenador / Silvia Almeida Cardoso - Integrante / Aline Ferreira Oliveira - Integrante / Sandro Gomes Soares - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Mendonca-Franqueiro, E. d. P.2011Mendonca-Franqueiro, E. d. P. ; Alves-Paiva, R. d. M. ; SARTIM, M. A. ; Callejon, D. R. ; Paiva, H. H. ; ANTONUCCI, G. A. ; Rosa, J. C. ; Cintra, A. C. O. ; Franco, J. J. ; ARANTES, E. C. ; Dias-Baruffi, M. ; Vilela Sampaio, S. . Isolation, functional, and partial biochemical characterization of galatrox, an acidic lectin from Bothrops atrox snake venom. Acta Biochimica et Biophysica Sinica, p. 1-12, 2011.

2.
Alves Paiva, Raquel de Melo2011Alves Paiva, Raquel de Melo ; de Freitas Figueiredo, Raquel ; Antonucci, Gilmara Ausech ; PAIVA, Helder Henrique ; Pires Bianchi, Maria de Lourdes ; Rodrigues, Kelly C. ; Lucarini, Rodrigo ; Caetano, Renato Cesar ; Pietro, Rosemeire Cristina Linhari Rodrigu ; Gomes Martins, Carlos Henrique . Cell cycle arrest evidence, parasiticidal and bactericidal properties induced by L-amino acid oxidase from Bothrops atrox snake venom. Biochimie (Paris. Print), p. x-x, 2011.

3.
ALVES, R2008ALVES, R ; ANTONUCCI, G ; PAIVA, H ; CINTRA, A ; FRANCO, J ; MENDONCAFRANQUEIRO, E ; DORTA, D ; GIGLIO, J ; ROSA, J ; FULY, A . Evidence of caspase-mediated apoptosis induced by l-amino acid oxidase isolated from Bothrops atrox snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part A, Molecular & Integrative Physiology, v. 151, p. 542-550, 2008.

4.
PAIVA, Helder Henrique2007PAIVA, Helder Henrique; HADDAD, R ; TZANEVA, V. ; YOKOZAWA, J. . MOLECULAR CHARACTERIZATION OF SWINE HEPATITIS E VIRUS FROM SOUTHEASTERN BRAZIL. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso), v. 38, p. 693-698, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, R ; ANTONUCCI, G ; PAIVA, HH ; Franco, J.J. ; Sampaio, S.V. . Evidence of caspase-mediated apoptosis induced by BatroxLAAO and Comparative modulation of Bcl-2 gene expression in vivo after treatment with tumoral cell lines and BatroxLAAO. In: Keystone Symposia: Cell Death Pathways: Apoptosis, Necrosis and Autphagy, 2010, Vancouver. Keystone Symposia Meeting Abstract Book, 2010. p. 75-75.

2.
PAIVA, Helder Henrique; Tamarozzi, MB ; Santana-Lemos, Bárbara Amélia ; REGO EM . EVALUATION OF ENDOTHELIAL FUNCTION AND DYSFUNCTION ON TWO EVENTS EXPERIMENTAL TRALI. In: VIII Workshop de Imunologia, 2010, Ribeirão Preto. Livro de Resumos VIII Workshop de Imunologia, 2010.

3.
ALVES, R ; HAGE-MELIN LIS ; ANTONUCCI, G ; Franco, J.J. ; PAIVA, Helder Henrique ; CINTRA, A ; Sampaio, S.V. . Homology modeling and evidence of caspase-mediated apoptosis induced by L-amino acid oxidase isolated from Bothrops atrox snake venom.. In: 5th Congress of the Portuguese Protemics Network - ProCura - 1st International Congress on Alnalitycal Proteomics - ICAP, 2009, Lisboa. 5th Congress of the Portuguese Protemics Network - ProCura - 1st International Congress on Alnalitycal Proteomics - ICAP, 2009.

4.
ALVES, R ; ANTONUCCI, G ; PAIVA, Helder Henrique ; MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; Franco, J.J. ; CINTRA, A ; Rosa, J.C. ; Dias-Baruffi, M. ; Sampaio, S.V. . Biochemical characterization of a cytotoxic L-amino acid oxidase from Bothrops atrox snake venom with platelet aggregation inducing.. In: 9th Pan-America Congress of IST, 2007, Juriquilla, Queretaro. 9th Pan-America Congress of IST, 2007. v. 1. p. 86-86.

5.
MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; Callejon, D. R. ; PAIVA, Helder Henrique ; Rosa, J.C. ; Franco, J.J. ; Dias-Baruffi, M. ; Sampaio, S.V. . Preliminaries Studies Of Structural and Biological Activity of Galactrox, a beta-Galactosidade-binding Lectin from the Venenom of Borthops atrox Snake. In: 15th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins, 2006, Glasgow. 15th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins - Abstract Book. Glasgow: University of Strathclyde, 2006. p. 302-302.

6.
PAIVA, Helder Henrique; VOLIVON, V. C. ; CUMMINGS, R. D. ; Dias-Baruffi, M. . Is Galectin-1 present ans participating on the mecanisms of vascular injury homocysteine-induced?. In: XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology - Signaling in the Immune System, 2006, Búzios, RJ. Brazilian Society for Immunology, 2006.

7.
PAIVA, Helder Henrique; H., 3. S. R. I. P. H. P. . The Vibrio salmonicida genome project.. In: BIOPROSP 2004 Symposium Marine Bioprospecting, 2004, Tromso. BIOPROSP 2004 Symposium Marine Bioprospecting, 2004. p. 46-46.

8.
PAIVA, Helder Henrique; TZANEVA, V. ; YOKOZAWA, J. . Caracterização molecular de cepa suína do vírus da hepatite E (HEV) encontrada em Ribeião Preto (SP), Brasil. In: 11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, Ribeirão Preto. 11, 2003.

9.
PAIVA, Helder Henrique; TZANEVA, V. ; YOKOZAWA, J. . Molecular Characterization of Swine Isolete of Hepatitis E Virus Found in Ribeirão Preto (SP), Brazil. In: XIV Encontro Nacional de Virologia, 2003, Florianópolis. XIV National Meeting of Virology, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; PAIVA, R. M. A. ; SARTIM, M. A. ; Callejon, D. R. ; PAIVA, HH ; Rosa, J.C. ; Franco, J.J. ; Dias-Baruffi, M. ; Sampaio, S.V. . Isolation, functional and partial biochemical characterization of galatrox, an acidic lectin from Bothrops atrox snake venom.. Acta Biochimica et Biophysica Sinica, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PAIVA, Helder Henrique; Tamarozzi, MB ; Santana-Lemos, Bárbara Amélia ; REGO EM . EVALUATION OF ENDOTHELIAL FUNCTION AND DYSFUNCTION ON TWO EVENTS EXPERIMENTAL TRALI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALVES, R ; ANTONUCCI, G ; PAIVA, Helder Henrique ; CINTRA, A ; FRANCO, J ; DORTA, D ; FIGUEiREDO R.F ; Sampaio, S.V. . Evidence of caspase-mediated apoptosis induced by L-amino acid oxidase isolated from Bothrops atrox snake venom. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALVES, R ; ANTONUCCI, G ; PAIVA, Helder Henrique ; MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; CINTRA, A ; Franco, J.J. ; FULY, A ; Rosa, J.C. ; Dias-Baruffi, M. ; Sampaio, S.V. . ISOLATION AND CHARACTERIZATION OF A CYTOTOXIC L-AMINO ACID OXIDASE FROM Bothrops atrox SNAKE VENOM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ALVES, R ; MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; CINTRA, A ; PAIVA, Helder Henrique ; Rosa, J.C. ; ANTONUCCI, G ; Sampaio, S.V. . Isolation and Characterization of an L-amino acid oxidase from Bothrops atrox snake venom. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MENDONÇA-FRANQUEIRO, E. P. M. ; Callejon, D. R. ; PAIVA, Helder Henrique ; Rosa, J.C. ; ALVES, R ; Dias-Baruffi, M. ; Sampaio, S.V. . Preliminary studies of Structural and Biological activity of Galatrox, a B-galactosidade-binding lectin from the Bothrops atrox snake venom. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PAIVA, H; VOLIVON, V. C. ; CUMMINGS, R. D. ; Dias-Baruffi, M. . Is Galectin-1 present and participating on the mecanisms of vascular injury homocysteine-induced?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
H., 3. S. R. I. P. H. P. ; PAIVA, HH . The Vibrio salmonicida genome project. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PAIVA, HH; TZANEVA, V. ; YOKOZAWA, J. . Caracterização molecular de Cepa suína do vírus da Hepatite E (HEV) encontrada em Ribeirão Preto (SP) Brasil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PAIVA, HH; TZANEVA, V. ; YOKOZAWA, J. . Molecular Characterization of swine isolate of Hepatitis E virus (HEV) found in Ribeirao Preto (SP) Brazil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SOARES, S. G. ; HANNA, E. S. ; CARDOSO, S. A. ; PAIVA, Helder Henrique ; Roque-Barreira, MC ; Ruas, LP ; Ferraz, LC ; OLIVEIRA, A. F. ; Porto, AC ; Ferraz, LES . MICRORGANISMOS RECOMBINANTES, MÉTODOS DE PREPARAÇÃO DE LINHAGENS VACINAIS, ANTÍGENOS, COMPOSIÇÕES VACINAIS VETORIZADAS, SEUS USOS, ANTICORPOS, KIT DE DIAGNÓSTICO E MÉTODOS DE TRATAMENTO E/OU PROFILAXIA.. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, HH; Benicio MTL ; Assis PA . III Curso de Inverno em Imunologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sistema Agilent para análise de expressão gênica por microarrays: da marcação da amostra à extração de dados.. 2010. (Outra).

2.
VIII Workshop em Imunologia.EVALUATION OF ENDOTHELIAL FUNCTION AND DYSFUNCTION ON TWO EVENTS EXPERIMENTAL TRALI. 2010. (Seminário).

3.
41 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. -. 2009. (Congresso).

4.
Real Time PCR: Users Meeting 2006. 2006. (Encontro).

5.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP.Avaliação de poster dos apresentadores. 2006. (Simpósio).

6.
XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology.Is Galectin-1 present and participating on the mechanisms of vascular injury homocyateine-induced?. 2006. (Encontro).

7.
11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Caracterização molecular de cepa suína do vírus da hepatite E (HEV) encontrada em Ribeirão Preto (SP), Brasil.. 2003. (Simpósio).

8.
Administração de Medicamentos injetáveis. 2003. (Outra).

9.
Análise Sensorial de Alimentos. 2003. (Outra).

10.
XIV Encontro Nacional de Virologia.Molecular Characterization of Swine Isolete of Hepatitis E Virus Found in Ribeirão Preto (SP), Brazil. 2003. (Encontro).

11.
III Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto. 2002. (Encontro).

12.
Preparando-se Adequadamente para os Processos de Seleção Estágios e Empregos. 2001. (Outra).

13.
XXIX Encontro Nacional de Estudantes Farmácia. 2001. (Encontro).

14.
II Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto. 2000. (Encontro).

15.
XXIII Encontro Nacional dos EStudantes de Fármacia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAIVA, Helder Henrique. III Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto. 2006. (Outro).

2.
PAIVA, Helder Henrique. II Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto. 2000. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 23:46:22