Andréa Green Koettker

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0719134209216205
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Ecologia (UFSC). Tem experiência na área de biologia marinha, com ênfase em zooplâncton, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton e processos oceanográficos, meroplâncton e ecologia de larvas de crustáceos decápodes. Atualmente é Gerente de Operações do projeto Veleiro ECO (www.veleiro.eco.br), atuando em projetos de pesquisa, organização de eventos e em trabalhos de educação ambiental e popularização da ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Green Koettker
Nome em citações bibliográficas
KOETTKER, A. G.;KOETTKER, ANDRÉA GREEN


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Composição e distribuição das larvas de invertebrados bênticos do Banco dos Abrolhos e região adjacente, com ênfase em larvas de caranguejos braquiúros., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Rubens Mendes Lopes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Composição, densidade e variação espaço-temporal de larvas de decápodes e estomatópodes do arquipélago de São Pedro e São Paulo, Brasil.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Paulo Yukio Gomes Sumida..
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1997 - 2002
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Ocorrência e Variação Temporal de Larvas de Crustáceos Decápodos e Estomatópodos na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Brasil.
Orientador: Andrea Santarosa Freire.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2006 - 04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oceanográfico, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutoranda, Programa de Ecologia, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluna de graduação, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - 7/2000
Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.

Estágio realizado
Monitoria da disciplina Embriologia Aplicada à Agronomia.
8/1999 - 12/1999
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Desenvolvimento Animal.

Estágio realizado
Monitoria da disciplina Embriologia Aplicada à Agronomia.


Linhas de pesquisa


1.
Biologia marinha
2.
Comunidade zooplanctônica
3.
Ecologia e identificação de larvas meroplanctônicas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Diversidade das comunidades planctônicas associadas aos ciclos biogeoquímicos da zona eufótica nas ilhas oceânicas e no gradiente latitudinal entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo e a Ilha da Trindade (PlanCZEu)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Santarosa Freire em 15/12/2016.
Descrição: Analisar a dinâmica da comunidade planctônica da zona eufótica das ilhas oceânicas e por toda a região oceânica entre elas, relacionando os dados de biodiversidade e distribuição com os ciclos biogeoquímicos do carbono e nitrogênio e com as características físicas da coluna de água..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Andrea Santarosa Freire - Coordenador / Manoela Costa Brandão - Integrante / Orestes Estevam Alarcon - Integrante / Alessandra Larissa Fonseca - Integrante / Maria Luiza S. Fontes - Integrante / Felipe Pimenta - Integrante / Andrea Piga - Integrante.
2014 - Atual
Desenvolvimento de tecnologia para suporte a expedições científicas em ciências do mar
Descrição: Projeto interdisciplinar focado no desenvolvimento de tecnologia naval e pesquisas oceanográficas. Este projeto inclui: 1. Projeto e Construção de Veleiro de Pesquisa Oceânica - Projeto FINEP 2. Projeto de implementação do Instituto Naval e Oceânico ITNO - Projeto FINEP. O ITNO encontra-se em funcionamento no SAPIENS PARQUE, dentro das instalações do INPETRO/UFSC (http://www.itno.ufsc.br), estando atualmente em construção o Veleiro de Expedição Científica Oceânica - ECO UFSC60..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Andrea Santarosa Freire - Integrante / Orestes Estevam Alarcon - Coordenador / Andrea Piga - Integrante / Jair Carlos Dutra - Integrante / Antonio Henrique da Fontoura Klein - Integrante / Júlio Apolinário Cordioli - Integrante.
2005 - 2009
Padrões de conectividade nas populações marinhas do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP)
Descrição: As últimas décadas foram marcadas por evidencias de perda da biodiversidade e degradação dos sistemas naturais. As áreas marinhas protegidas surgem como principal ferramenta no restabelecimento de estoques pesqueiros e conservação da diversidade de espécies e genética. O conceito de conectividade indica o grau pelo qual a produção local resulta do auto-recrutamento local ou da importação de larvas de outra população, sendo um processo importante em estudos de comunidades marinhas. Estudos variados tanto em ambientes tropicais como temperados indicam o processo de conectividade entre populações marinhas como vital no estabelecimento (local, número e tamanho) e manejo de áreas marinhas protegidas. No presente projeto, por meio de analises genéticas e estudos populacionais com peixes recifais e caranguejos objetiva-se entender o processo de conectividade das populações destes organismos no ASPSP. Larvas, juvenis e adultos de algumas espécies de peixes recifais e caranguejos serão amostrados no ASPSP e FN e comparados geneticamente em escala temporal indicando a porcentagem de auto-recrutamento ocorrente nas populações locais. Peixes e caranguejos adultos e juvenis serão amostrados por meios diversos de coleta. Larvas de peixes e crustáceos serão amostrados por meio de arrastos de plâncton convencionais e submersos. A abundância de peixes recifais adultos e do caranguejo Grapsus grapsus) serão estimadas através de censo visual. As analises genéticas utilizarão a região de controle do DNA mitocondrial comparando larvas, recrutas e adultos de espécies de peixes recifais e caranguejos dominantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Andrea Santarosa Freire - Integrante / Carlos Eduardo Leite Ferreira - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
PROABROLHOS: Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco de Abrolhos
Descrição: O Banco de Abrolhos abrange alguns dos mais importantes ecossistemas marinhos do Brasil, apresentando a maior biodiversidade do Atlântico Sul e abrigando diversas espécies de animais ameaçados de extinção. Tais ecossistemas exercem profunda influência na dinâmica econômica e social da costa leste brasileira. O Banco dos Abrolhos foi recentemente classificado como "Área de Extrema Importância Biológica" pelo Ministério do Meio Ambiente. A manutenção dessa biodiversidade depende da interação entre processos oceanográficos com três escalas espaciais diferentes: de plataforma continental, de talude e regiões oceânicas, e de estuários. Fenômenos climáticos, associados a mudanças globais, adicionam complexidade a esses processos. O objetivo geral da proposta é a investigação do funcionamento e manutenção do ecossistema marinho sobre o Banco de Abrolhos, visando o entendimento de possíveis variações bem como o gerenciamento racional de seus recursos biológicos. A meta principal é a aquisição de informações sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas do Banco de Abrolhos e áreas adjacentes, gerando subsídios para a gestão sustentável de seus recursos naturais. Tal abordagem enfatizará a conservação da diversidade biológica dessa importante região em seus três níveis: diversidade genética, específica e ecossistêmica. A metodologia inclui cruzeiros oceanográficos de diversos tipos, com navio oceanográfico e embarcações menores, sensoriamento remoto da superfície do mar e modelagem numérica. Ao término do projeto serão disponibilizadas ferramentas para o aprimoramento da discussão sobre limites de exploração de recursos e o estabelecimento de zonas de amortecimento ambiental das unidades de conservação da área.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Rubens Mendes Lopes - Coordenador.
2003 - 2008
Ciclos de Vida de Crustáceos Decápodos e Estomatópodos do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
Descrição: Este projeto tem como objetivos a verificação da ocorrência e da variação temporal de larvas de crustáceos e a caracterização do infralitoral e identificação de crustáceos decápodos com a realização de mergulhos autônomos para amostragem com fotografia e coleta de crustáceos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andréa Green Koettker - Coordenador / Vanessa Bevilaqua - Integrante.
2003 - 2004
Manejo Integrado da Pesca na Lagoa de Ibiraquera - SC
Descrição: O objetivo deste projeto é complementar o diagnóstico socioambiental participativo em curso na área da Lagoa de Ibiraquera (SC), visando definir um plano participativo de gestão de recursos pesqueiros à luz do enfoque de ecodesenvolvimento. Neste projeto, nosso laboratório tem como meta o estudo da ecologia das espécies de larvas de crustáceos (camarão e siri) de interesse comercial, considerando a influência da abertura e fechamento artificiais da barra da Lagoa de Ibiraquera..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andréa Green Koettker - Coordenador.
Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.
2002 - 2003
Ocorrência e Variação Temporal de Crustáceos Decápodos e Estomatópodos da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Descrição: Neste projeto, foram realizadas coletas de plâncton a cada dois meses em cinco estações ao redor da Ilha do Arvoredo. Em cada coleta obteve-se dados de temperatura e salinidade superficial da água do mar e velocidade e direção do vento. As amostras foram quantificadas e identificadas no Laboratório de Crustáceos/ Plâncton do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC. Descreveu-se a variação temporal e espacial das larvas e verificou-se a associação da ocorrência das larvas aos fatores abióticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andréa Green Koettker - Coordenador.
Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Cooperação.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Projeto Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas - Veleiro ECO.
Descrição: O ECO é o primeiro veleiro de pesquisa projetado, desenvolvido e construído no Brasil por uma equipe de engenheiros da UFSC em parceria com profissionais das áreas de oceanografia e ecologia e de outras universidades parceiras de SC. Tem o objetivo de alavancar as pesquisas científicas na área das Ciências do Mar executando projetos em cooperação com universidades e outras instituições brasileiras e estrangeiras. O Veleiro ECO também está centrado na criação, produção e exibição de programas educacionais via TV e WEB para a popularização da ciência, a sustentabilidade e a educação ambiental. O projeto ?Veleiro ECO na TV?, uma série documental de 13 episódios, já foi aprovado pela ANCINE e encontra-se na fase de captação de recursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Andrea Santarosa Freire - Integrante / Orestes Estevam Alarcon - Coordenador / Andrea Piga - Integrante / Daphiny Cristina Vicente Pottmaier - Integrante / Alexandre Peres de Pinho - Integrante / Carolina Borges de Andrade - Integrante.
2013 - Atual
PROJETO MAArE - Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Santarosa Freire em 28/07/2017.
Descrição: O objetivo principal do projeto é estabelecer um Programa de Monitoramento continuo e sistematizado baseado em indicadores biológicos, associado a parâmetros oceanográficos, que permitam monitorar a qualidade ambiental do ecossistema marinho da REBIO Arvoredo e entorno, buscando subsidiar o processo de gestão da UC. Serão monitorados locais reconhecidos como de relevante interesse ambiental nas áreas de fundos consolidados e inconsolidados da REBIO Arvoredo e entorno. O projeto irá priorizar o monitoramento de espécies exóticas, com intuito de prevenir a introdução, controlar e erradicar populações de espécies potencialmente invasoras. Metodologicamente serão utilizadas técnicas e ferramentas adequadas ao monitoramento de comunidades bênticas de fundos consolidados e não consolidados, além de técnicas específicas para o monitoramento das condições oceanográficas consideradas relevantes para o entendimento dos processos biológicos. A Metodologia ReefCheck Brasil (Ferreira e Maida, 2006) é uma das referências metodológicas a ser utilizada na concepção do projeto, em função da facilidade de sua aplicação, bem como da possibilidade de comparação com outros programas de monitoramento que vêm sendo realizados em ambientes recifais brasileiros http://recifescosteiros.org.br/index.php/projetos/reef-check/o-programa). O Protocolo Dafor (Paula e Creed 2005; Creed e Fleury 2009), que já vem sendo utilizado pelo Projeto Coral Sol (http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?pagina=461&cod_modulo=642, será adotado especificamente para a identificação e quantificação de espécies invasoras. O projeto contemplará um Sistema de Gestão da Informação, englobando as etapas de: Levantamento de dados pretéritos, Coleta, Tratamento, Análise, Armazenamento e Disponibilização dos resultados. O modelo de gestão priorizará a disponibilização pública da informação em página eletrônica na internet e a publicação dos resultados em veículos de comunicação de acesso da comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Andrea Santarosa Freire - Integrante / Sergio R. Floeter - Integrante / Alessandra Larissa Fonseca - Integrante / Paulo Horta - Integrante / Melissa Carvalho - Integrante / Luis A. S. Madureira - Integrante / Davide Franco - Integrante / Alberto Lindner - Integrante / Barbara Segal Ramos - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


1999 - 1999
Projeto Atlântico Sul
Descrição: O Projeto Atlântico Sul teve como principal objetivo a educação ambiental, através de um melhor conhecimento sobre a ecologia dos mamíferos aquáticos que habitam (permanente ou temporariamente) o litoral de Santa Catarina. Foram ministrados mini cursos e palestras a alunos e ao público em geral. Além disso, foi montada uma exposição de ossadas e esqueletos de mamíferos aquáticos na sede da Lagoa do Peri em Florianópolis, SC, onde visitantes recebiam instruções de caráter anatômico, fisiológico, ecológico e cultural sobre as espécies que habitam e circulam pelo nosso litoral. Meu trabalho consistia em dar aulas explicativas e um fazer "tour" pela exposição onde fornecia informações sobre cada espécie do acervo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andréa Green Koettker - Integrante / Paulo César Simões Lopes - Coordenador / Ricardo Barros Penteado - Integrante / Vanessa Bevilaqua - Integrante / Milton Engel Menezes - Integrante / Renato Shultz - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Biotemas (UFSC)
2015 - Atual
Periódico: Journal of Natural History
2016 - Atual
Periódico: Hydrobiologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Crustáceos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Crustáceos/Especialidade: Zooplâncton.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Crustáceos/Especialidade: Identificação e ecologia de larvas de crustáceos decápodos e estomatópodos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Melhor apresentação oral na categoria pós-graduação, VI Congresso Brasileiro Brasileiro sobre Crustáceos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOETTKER, ANDRÉA GREEN2013KOETTKER, ANDRÉA GREEN; LOPES, RUBENS M. . Meroplankton spatial structure and variability on Abrolhos Bank and adjacent areas, with emphasis on brachyuran larvae. Continental Shelf Research, v. 70, p. 97-108, 2013.

2.
KOETTKER, A. G.;KOETTKER, ANDRÉA GREEN2012 KOETTKER, A. G.; SUMIDA, P. Y. G. ; LOPES, R. M. ; FREIRE, A. S. . Illustrated key for the identification of the known zoeal stages of brachyuran crabs (Crustacea: Decapoda) from tropical and subtropical Brazil, soutwestern Atlantic.. Zootaxa (Online), v. 3204, p. 1-19, 2012.

3.
BRANDÃO, M. C.2012BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. ; FREIRE, A. S. . Distribution of decapod larvae in the surface layer of an isolated equatorial oceanic archipelago: the cases of benthic Grapsus grapsus (Brachyura: Grapsidae) and pelagic Sergestes edwardsi (Dendrobranchiata: Sergestidae).. Helgoland Marine Research (Print), v. Internet, p. 1, 2012.

4.
BRANDAO, M. C.2012BRANDAO, M. C. ; KOETTKER, A. G. ; FREIRE, A. S. . Abundance and composition of decapod larvae at Saint Paul?s Rocks (equatorial Atlantic).. Marine Ecology (Berlin), v. internet, p. 1, 2012.

5.
KOETTKER, A. G.;KOETTKER, ANDRÉA GREEN2010 KOETTKER, A. G.; FREIRE, A. S. ; SUMIDA, P. Y. G. . Temporal, diel and spatial variability of decapod larvae from St. Paul?s Rocks, an oceanic island of Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print), v. 90, p. 1227-1239, 2010.

6.
YOSHINAGA, M.Y.2010YOSHINAGA, M.Y. ; SUMIDA, P. Y. G. ; SILVEIRA, I.C.A. ; PACHECO, L.F.C.M. ; CIOTII, A.M. ; GAETA, S.A. ; KOETTKER, A. G. . Vertical distribution of benthic invertebrate larvae during an upwelling event along a transect off the tropical Brazilian continental margin. Journal of Marine Systems, v. 79, p. 124-133, 2010.

7.
KOETTKER, A. G.;KOETTKER, ANDRÉA GREEN2006KOETTKER, A. G.; FREIRE, A. S. . Spatial and temporal distribution of decapod larvae in the subtropical waters of the Arvoredo archipelago, SC, Brazil.. Iheringia. Série Zoologia (Impresso), v. 96, n.1, p. 31-39, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
FREIRE, A. S. ; PINHEIRO, M.A.A. ; TESHIMA, M.M. ; MADEIRA, K.C. ; KOETTKER, A. G. ; SILVA, H. ; D'INCAO, F. . Biologia de Grapsus grapsus (linnaeus, 1758) (Brachyura) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo: maturidade sexual, fecundidade, crescimento e ecologia larval.. Ilhas Oceânicas Brasileiras: da Pesquisa ao Manejo. : , 2009, v. II, p. -.

2.
MACEDO-SOARES, L.C.P. ; FREIRE, A. S. ; KOETTKER, A. G. ; MENEZES, B.C. ; FERNANDÉZ, D. ; BRANDÃO, M. C. . O Zooplâncton. In: Danielle L. Viana, Fábio H. V. Hazin, Marco Antonio C. de Souza. (Org.). O Arquipélago de São Pedro e São Paulo: 10 anos de Estação Científica. Brasília: SECIRM, 2009, v. , p. 129-138.

3.
Andrea Santarosa Freire ; FREIRE, A. S. ; PINHEIRO, M.A.A. ; MADEIRA, K.C. ; TESCHIMA, M. M. ; SILVA, H. ; KOETTKER, A. G. . A vida do caranguejo Grapsus grapsus (Linnaeus, 1758) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. In: Danielle L. Viana, Fábio H. V. Hazin, Marco Antônio C. de Souza. (Org.). O Arquipélago de São Pedro e São Paulo: 10 anos de estação científica. Brasília: SECIRM, 2009, v. , p. 195-204.

4.
MACEDO-SOARES, L.C.P. ; BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. ; MENEZES, B.C. ; STUMPF, L. ; FREIRE, A. S. . O zooplâncton no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Ilhas Oceânicas Brasileiras: da Pesquisa ao Manejo. : , 2009, v. II, p. -.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KOETTKER, A. G.; SUMIDA, P. Y. G. ; FREIRE, A. S. . Decapod and Stomatopod crustaceans of the St. Paul?s Rocks, Brazil: Integration of larval and adult identification.. In: Plankton Symposium IV e 1º Congresso Brasileiro de Plâncton, 2007, João Pessoa. Journal of Biology, 2007. v. II.

2.
MACEDO-SOARES, L.C.P. ; KOETTKER, A. G. ; AGUIAR, M.M. ; BRANDÃO, M. C. ; JUK, L.B. ; MENEZES, B.C. ; MEREGE, R.C.C.B. ; STUMPF, L. ; FREIRE, A. S. . Spatial and diel variation of zooplankton in the Archipelago of São Pedro and São Paulo (ASPSP).. In: Plankton Symposium IV e 1º Congresso Brasileiro de Plâncton, 2007, João Pessoa. Journal of Biology, 2007. v. II.

3.
MACEDO-SOARES, L.C.P. ; AGUIAR, M.M. ; BRANDÃO, M. C. ; JUK, L.B. ; KOETTKER, A. G. ; MENEZES, B.C. ; MEREGE, R.C.C.B. ; STUMPF, L. ; SUMIDA, P. Y. G. ; FREIRE, A. S. . Variação espaço-temporal e nictemeral de larvas de Crustacea Decapoda, Copepoda e Euphausiacea no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2007, Florianópolis. Livro de Resumos do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2007.

4.
FREIRE, A. S. ; BIROLO, A. B. ; BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. ; KRUGER, P. C. ; SILVA, B. C. ; SILVA, H. ; TESCHIMA, M. M. . Variação sazonal de larvas de caranguejos braquiúros na Lagoa de Ibiraquera (SC), Costa Sul do Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória, ES. II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOES, A. S. ; GORRI, C. ; GONCALVES, G. ; KOETTKER, A. G. ; Andrea Santarosa Freire . ZOOPLÂNCTON DEMERSAL DA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DA ILHA DO ARVOREDO, SANTA CATARINA, BRASIL.. In: COLACMAR - 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2017, Balneário Camboriú. COLACMAR 2017 - Anais de Resumo, 2017. v. 1.

2.
GONCALVES, G. ; GORRI, C. ; MOLESSANI, L. S. ; KOETTKER, A. G. ; Andrea Santarosa Freire . VARIAÇÃO TEMPORAL DE COPEPODA, CHAETOGNATHA E LARVACEA EM RELAÇÃO AS MASSAS D´ÁGUA NO SENTIDO COSTA/PLATAFORMA AO LARGO DA REBIO DO ARVOREDO, SANTA CATARINA, BRASIL (~27°S). In: COLACMAR - 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2017, Balneário Camboriú. COLACMAR 2017 - Anais de Resumo, 2017. v. 1.

3.
KOETTKER, A. G.; LOPES, R. M. . Meroplankton spatial structure and variability on Abrolhos Bank and adjacent areas (Northeast Brazil), with emphasis on brachyuran larvae.. In: 10th International Larval Biology Symposium, 2012, Berkeley. 10th International Larval Biology Symposium - Contributed talks, 2012.

4.
KOETTKER, A. G.; GOÇALO, C.G. ; BRANDAO, M. C. ; LOPES, R. M. . High-speed video observations of brachyuran larvae behavior.. In: 10th International Larval Biology Symposium, 2012, Berkeley. 10th International Larval Biology Symposium - Contributed talks, 2012.

5.
KOETTKER, A. G.; SUMIDA, P. Y. G. ; GÜTH, A.Z. ; LOPES, R. M. ; FREIRE, A. S. . Illustrated key for the identification of the known zoeal stages of Brachyura (Crustacea, Decapoda) species from the Tropical and Subtropical southwest Atlantic.. In: 9th Larval Biology Symposium, 2010, Wellington. 9th Larval Biology Symposium - Programme and Abstracts, 2010. p. 83-84.

6.
FREIRE, A. S. ; BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. . The effect of an isolated equatorial island on the occurrence of decapod larvae in the ocean.. In: 9th Larval Biology Symposium, 2010, Wellington. 9th Larval Biology Symposium - Programme and Abstracts, 2010. p. 38-39.

7.
FREIRE, A. S. ; BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. . The assessment of biodiversity using crustacean pelagic larvae in the Atlantic Ocean.. In: 9th Larval Biology Symposium, 2010, Wellington. 9th Larval Biology Symposium - Programme and Abstracts, 2010. p. 80-81.

8.
KOETTKER, A. G.; LOPES, R. M. ; AQUINO, N.A. ; GOÇALO, C.G. ; NOGUEIRA, S. ; CASTRO FILHO, B.M. . Influência das marés sobre a composição e densidade do zooplâncton e o transporte de larvas de Brachyura em uma seção transversal do canal do porto de Santos.. In: VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2010, Ilhéus. VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos - Programa & Resumos. Ilhéus: Editus, 2010. p. 160-160.

9.
Kuwana, R. ; Ogkawara, M. H. ; KOETTKER, A. G. ; SUMIDA, P. Y. G. ; Dias, J. F. . Assembléia de ovos e larvas de peixes da região da Ilha de Santa Bárbara e Recife Sebastião Gomes, Abrolhos, BA, Brasil: resultados preliminares.. In: III Simpósio de Iniciação Científica do Instituto Oceanográfico, 2009, São Paulo. III SICIO, 2009. v. 1. p. 1-1.

10.
Kuwana, R. ; Ogkawara, M. H. ; KOETTKER, A. G. ; SUMIDA, P. Y. G. ; Dias, J. F. . Assembléia de ovos e larvas de peixes da região da Ilha de Santa Bárbara e Recife Sebastião Gomes, Abrolhos, BA, Brasil: resultados preliminares.. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2009, Ribeirão Preto. SIICUSP, 2009. v. 1. p. 1-1.

11.
BRANDÃO, M. C. ; KOETTKER, A. G. ; FREIRE, A. S. . Variação temporal e nictemeral de larvas de decápodes e estomatópodes do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). In: Congresso brasileiro sobre crustáceos, 2008, Gramado/RS. Livro de programa e resumos, 2008. v. único.

12.
KOETTKER, A. G.; BIROLO, A. B. ; SUMIDA, P. Y. G. ; Teshima, M.M. . Variação espaço-temporal e nictimeral de larvas de Crustacea Decapoda, Euphausiacea e Copepoda no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP).. In: Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niteroi. CBBM., 2006.

13.
KOETTKER, A. G.; BIROLO, A. B. ; SUMIDA, P. Y. G. ; FREIRE, A. S. . Variação temporal de larvas de Crustacea Decapoda, ovos e larvas de peixes no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP).. In: Workshop de Ilhas Oceânicas Brasileiras., 2005, Rio da Janeiro. Anais do 1° Workshop de Ilhas Oceânicas Brasileiras: da Pesquisa ao Manejo, 2005., 2005.

14.
VIANA, M. G. ; KOETTKER, A. G. ; FREIRE, A. S. . Caracterização do infralitoral na enseada da Ilha Belmonte do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP).. In: Workshop de Ilhas Oceânicas Brasileiras, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 1° Workshop de Ilhas Oceânicas Brasileiras: da Pesquisa ao Manejo, 2005., 2005.

15.
GOMES, C. H. ; FREIRE, A. S. ; BOUZON, J. ; KOETTKER, A. G. . Estudo da biologia reprodutiva de Callinectes danae Smith, 1869, (Decapoda, Portunidae) na Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC, Brasil.. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
KOETTKER, A. G.. Expedição Tara Oceans e a revolução microscópica do plâncton. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KOETTKER, A. G.. Projetos com tecnologias inovadoras na pesquisa zooplanctônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
KOETTKER, A. G.; LOPES, R. M. . Meroplankton spatial structure and variability on Abrolhos Bank and adjacent areas (Northeast Brazil), with emphasis on brachyuran larvae.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
KOETTKER, A. G.; GOÇALO, C.G. ; BRANDÃO, M. C. ; LOPES, R. M. . High-speed video observations of brachyuran larvae behavior.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALARCON, O. E. ; KOETTKER, ANDRÉA GREEN . Veleiro Eco em construção pela UFSC será utilizado em pesquisas internacionais . 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
KOETTKER, A. G.; ALARCON, O.E. ; FREIRE, A. S. ; BATISTELA, I. F. . Poluição Marinha - Aprendendo a cuidar dos oceanos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
KOETTKER, A. G.; BRANDAO, M. C. . Identificação de larvas de Decapoda (Crustacea). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
KOETTKER, A. G.; MELO JUNIOR, M. . O Zooplâncton Marinho. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
KOETTKER, A. G.. Ecologia e identificação de larvas de crustáceos decápodes.. 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Fernandes, L.F.L.; Braga, A.C.; KOETTKER, A. G.. Participação em banca de Pedro de Souza Laino. Distribuição, abundância e diversidade dos decápodes holo e meroplanctônicos na porção norte da Bacia de Campos e na Bacia do Espírito Santo, sudeste do Brasil.. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Andrea Santarosa Freire; KOETTKER, A. G.; FLOETER, S. R.. Participação em banca de Mariana Martinhago Aguiar.A estrutura das comunidades zooplanctônicas (com ênfase em Decapoda e ictioplâncton) das ilhas de Santa Catarina.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CAMPOS JUNIOR, O.; SUMIDA, P. Y. G.; KOETTKER, A. G.. Participação em banca de Paula C. Mendes Gasparini.Composição, distribuição e variação temporal das larvas de invertebrados bênticos, com ênfase em larvas de crustáceos braquiúros, nas enseadas de Fortaleza e Ubatuba, litoral norte de São Paulo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
FREIRE, A. S.; KOETTKER, A. G.; FERNANDÉZ, D.. Participação em banca de Liane Stumpf.Variação espacial e nictemeral de Euphausiacea (Crustacea) (?Krill?) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo: Outono de 2003. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FREIRE, A. S.; KOETTKER, A. G.; FERNANDÉZ, D.. Participação em banca de Bárbara Santos Menezes.Variação espacial e nictemeral de Euphausiacea (Crustacea) (?Krill?) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo: Inverno e Primavera de 2003. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
FREIRE, A. S.; KOETTKER, A. G.; FERNANDÉZ, D.. Participação em banca de Manoela Costa Brandão.Variação espacial de Euphausiacea (Crustacea) (?Krill?) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo: Verão de 2004. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16° Treinamento Pré-Arquipélago.16° Treinamento Pré-Arquipélago. 2003. (Outra).

2.
Workshop técnico para a elaboração de um plano de manejo da REBIO do Arvoredo..Ocorrência de larvas de crustáceos decápodes e estomatópodes na REBIO do Arvoredo.. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOETTKER, A. G.; ALARCON, O.E. ; DALTRO, F. ; SILVESTRI, V. V. . O Futuro dos Eceanos - Combate ao Lixo no Mar. 2018. (Outro).

2.
KOETTKER, A. G.; Andrea Santarosa Freire ; ALARCON, O. E. ; CASAGRANDE, N. ; BATISTELA, I. F. ; AGNELLI, F. . Veleiro ECO na Volvo Ocean Race, Itajaí Stopover. 2018. (Exposição).

3.
KOETTKER, A. G.; ALARCON, O.E. ; Andrea Santarosa Freire ; Fonseca, L.F. ; CASAGRANDE, N. . Veleiro ECO de portas abertas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).

4.
ALARCON, O. E. ; KOETTKER, A. G. ; Pottmaier, D.C.V. ; FREIRE, A. S. ; Piga, A. ; Barbosa, T.C.P. ; Pinho, A.P. ; Andrade, C.B. . 1° Encontro sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul. 2017. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
KOETTKER, A. G.; ALARCON, O.E. ; FREIRE, A. S. ; BATISTELA, I. F. . Poluição Marinha - Aprendendo a cuidar dos oceanos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALARCON, O. E. ; KOETTKER, ANDRÉA GREEN . Veleiro Eco em construção pela UFSC será utilizado em pesquisas internacionais . 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOETTKER, A. G.; ALARCON, O.E. ; Andrea Santarosa Freire ; Fonseca, L.F. ; CASAGRANDE, N. . Veleiro ECO de portas abertas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).

2.
ALARCON, O. E. ; KOETTKER, A. G. ; Pottmaier, D.C.V. ; FREIRE, A. S. ; Piga, A. ; Barbosa, T.C.P. ; Pinho, A.P. ; Andrade, C.B. . 1° Encontro sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 11:36:43