Patricia Tavares dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 21/12/2017


Docente da Universidade Federal de Goiás, área de Administração. É doutora (2017) e mestre (2012) em Ciências pelo Programa de Pós graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo( PPGEn-EEUSP). Especialização em Saúde Coletiva com enfoque no Programa Saúde da Família pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2009). É bacharel (2005) e licenciada (2008) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (EEUSP). Atuou como professora titular na graduação em cursos na área da saúde na Universidade Paulista. Foi consultora técnica em projeto vinculado ao PROADI-SUS no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atuou como Assessora Técnica de Gestão e na área de Desenvolvimento de Pessoas da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina - Casa de Saúde Santa Marcelina, na função de Preceptora de saúde do adulto. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, pesquisa metodológica em enfermagem, avaliação de treinamento e preceptoria em serviço. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Tavares dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem e Nutrição.
Rua 227 Qd 68, S/N
Setor Leste Universitário
74605080 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096280
Ramal: 215


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação Gerenciamento em Enferma.
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
Título: Da Educação ao trabalho: uma avaliação de processo formativo nas urgências, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Vera Lucia Mira.
Palavras-chave: gerenciamento; educação permanente; avaliação de treinamento; Nursing.
Grande área: Ciências da Saúde
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação Gerenciamento em Enferma.
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
Título: Avaliação da satisfação, aprendizagem e impacto do curso introdutório à Estratégia Saúde da Família.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Vera Lucia Mira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação permanente; educação em enfermagem; preceptoria em serviço; avaliação de treinamento.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2008 - 2009
Especialização em saude coletiva com enfoque no PSF. (Carga Horária: 420h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Representação das Necessidades de Saúde para os Preceptores da Atenção Primária Santa Marcelina.
Orientador: Paula Hino.
2006 - 2008
Graduação em Licenciatura em Enfermagem.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em enfermagem.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As Percepções dos participantes de um Treinamento acerca da Técnicas de Avaliação.
Orientador: Vera Lúcia Mira Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem.
Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP, COTIL-UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Assédio Moral e Sexual na Administração Pública. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
SEI! USAR. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Design Thinking para a Educação. (Carga horária: 4h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Métodos quantitativos de análise de dados I. (Carga horária: 8h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. (Carga horária: 90h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Pensamento de Pierre Bourdie. (Carga horária: 2h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2015 - 2015
oficina de elaboração de termo de consentimento livre e esclarecido. (Carga horária: 3h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2014 - 2014
I Oficina de elaboração de artigos científicos. (Carga horária: 16h).
Associação do Sanatório Sírio - HCor, HCOR, Brasil.
2014 - 2014
Perspectivas da qualidade e da segurança do paciente nos serviços de saúde. (Carga horária: 2h).
Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Formação de Terapeuta Familiar Sistêmico Breve. (Carga horária: 432h).
Vinculo Vida- Escola de Terapia Familiar Breve, VINCULO VIDA, Brasil.
2009 - 2009
Intensivo de Terapia Familiar Sistemica Breve. (Carga horária: 24h).
Vinculo Vida- Escola de Terapia Familiar Breve, VINCULO VIDA, Brasil.
2009 - 2009
Trabalhando com Famílias e Casais. (Carga horária: 16h).
Vinculo Vida- Escola de Terapia Familiar Breve, VINCULO VIDA, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Excelência Humana, INEXH, Brasil.
2009 - 2009
Implantação da estratégia DOTS nas Unidades de Sau. (Carga horária: 30h).
Coordenação de Vigilância em Saúde, COVISA, Brasil.
2008 - 2008
Cuidadndo do Cuidador. (Carga horária: 25h).
Instituto de Terapia: Familia, Casal e Individuo, INTERFACI, Brasil.
2008 - 2008
Gerenciamento e Liderança Competitiva.. (Carga horária: 75h).
Fator RH, RH, Brasil.
2008 - 2008
Ações de prevenção de câncer de colo de útero. (Carga horária: 24h).
Fundação Oncocentro de São Paulo, FOSP, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Técnica de Aplicação da Vacina BCG ID. (Carga horária: 40h).
Supervisão de Vigilância em saude Cidade Tiradentes, SUVIS-CT, Brasil.
1999 - 1999
Noções Básicas de Homeopatia. (Carga horária: 8h).
Colegio Tecnico de Limeira - UNICAMP, COTIL - UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Reciclagem - Incubadora estacionária, berço aquecido, fototerapia. (Carga horária: 8h).
FANEM LTDA., F_FORN, Brasil.
1999 - 1999
Preparo Psico-profilático para o parto. (Carga horária: 20h).
Colegio Tecnico de Limeira - UNICAMP, COTIL - UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Ostomias. (Carga horária: 1h).
Convatec, CONVATEC, Brasil.


Atuação Profissional



Associação do Sanatório Sírio, ASS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos LIGRESS, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação executiva do projeto Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-hospitalar (2014- vinculo Pessoa Jurídica). Coordenação de projetos ligados à área das urgências (2015).

Atividades

02/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Associação do Sanatório Sírio - HCor, .

Serviço realizado
Coordenação Executiva do Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar ; Docente Oficina de Formação de Facilitadores de aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar; Revisora de conteúdos dos módulos do Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar..
06/2014 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Associação do Sanatório Sírio - HCor, .

Serviço realizado
Coordenação Executiva do curso: Estratégias de formação para apoio ao desenvolvimento de Sistemas Regionais; Revisora de conteúdos.

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epidemiologia
02/2017 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epidemiologia; Práticas Educativas em Saúde; Políticas Nutricionais e Alimentares II
02/2013 - 06/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epidemiologia
02/2013 - 06/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Enfermagem integrada
Politicas de saude
Praticas educativas em saude
Psicologia aplicada a enfermagem
Epidemiologia
02/2013 - 06/2013
Estágios , Universidade Paulista, .

Estágio realizado
Estagio em saúde coletiva - Clinica Integrada de Saúde -Bacelar.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais
Enfermagem Interdisciplinar
Pratica gerencial em saúde coletva
Propedêutica e Processos de Cuidar da Saúde do Adulto
Psicologia aplicada a enfermagem
08/2012 - 12/2012
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epidemiologia
08/2012 - 12/2012
Estágios , Universidade Paulista, .

Estágio realizado
Estagio em saúde coletiva - Clinica Integrada de Saúde -Bacelar.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem
Enfermagem integrada
Enfermagem integrada no processo gerencial
Homem e Sociedade.
Psicologia aplicada a enfermagem.
Psicologia do desenvolvimento humano.
02/2012 - 06/2012
Estágios , Universidade Paulista, .

Estágio realizado
Estagio em saúde coletiva.

Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

Atividades

02/2012 - 06/2012
Ensino, Nutricao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo de trabalho e trabalho em equipe

Casa de Saúde Santa Marcelina, CSSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico de Gestão, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora Saúde do Adulto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como preceptora de Saúde do Adulto - equipe de educação permanente

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira - Unidade Básica de Saúde, Carga horária: 36
Outras informações
Atuação como enfermeira da AMA-UBS Fazenda do Carmo.


Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo, EEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DS, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES - Programa de Demanda Social (DS)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto:Inclusão social de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Coordenadora: Sonia Barros

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Cuidado em traumas Coordenadora: Maria Sumie Koizumi


Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 24
Outras informações
Consultora Técnica do Projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede Atenção as Urgências (PROADI-SUS).


Coordenação de Vigilância em Saúde, COVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Coordenadora Pedagógica no Curso de de Aprimoramento da Gestão em Vigilância em Saúde.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração I
09/2017 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração II


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Diagnósticos do processo ensino aprendizado em três eixos: estudante, docente e instituição
Descrição: Descrição: Objetivos: 1. Analisar os métodos de ensino adotados nos cursos de graduação em enfermagem, nacional e internacionalmente, por meio de revisão sistemática de literatura. 2. Identificar o perfil de reprodução social dos estudantes de enfermagem das instituições participantes, com abordagem qualitativa em ambas instituições participantes. 3. Caracterizar os estilos de aprendizagem dos estudantes de enfermagem das instituições participantes com abordagem quantitativa em ambas instituições participantes. 4. Avaliar o ambiente educacional das instituições, na perspectiva dos estudantes, com abordagem quantitativa em ambas instituições participantes. 5. Conhecer as preferências dos métodos avaliativos utilizados pelos docentes com abordagem quantitativa em ambas instituições participantes. 6. Descrever o perfil de desempenho de aprendizagem dos estudantes da CI com abordagem quantitativa em uma das instituições participantes. 7. Compreender as representações sociais sobre metodologia dialética de ensino de estudantes e professores de enfermagem, das instituições participantes com abordagem qualitativa em ambas instituições participantes. 8. Delinear plano de metas e estratégias para conciliar representações sociais e processo ensino-aprendizagem com abordagem qualitativa em ambas instituições participantes. Os resultados de cada fase serão analisados e discutidos, também, por meio de interlocução entre eles. Acreditamos que a primeira etapa para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, seja conhecer as potencialidades e limitações, sejam institucionais ou individuais e de grupo. O refinamento do ensino pôde torna-lo mais agradável para os envolvidos, além de potencializar a formações de profissionais de enfermagem mais capacitados para atender as demandas da população em atendimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Da educação ao trabalho: uma avaliação de processo formativo nas urgências - Projeto de Doutorado PPGEn ? EEUSP
Descrição: Objetivo: avaliar um curso de aperfeiçoamento ministrado a gerentes de serviços hospitalares de urgência, nos níveis de reação, aprendizagem e impacto. Método: Trata-se de um projeto de doutorado do Programa de Pós Graduação em Gerenciamento em Enfermagem - PPGEn da EEUSP, que será desenvolvido por meio de estudo de caso. Serão analisados os dados armazenados no banco de dados da instituição proponente do curso. Esses dados foram coletados durante a execução do curso, no ano de 2014, por meio de instrumentos de avaliação dos módulos, auto avaliação dos participantes e avaliação do participante pelo facilitador. Serão também analisados os projetos gerenciais elaborados pelos participantes do curso. Esses dados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial. Além disso, será analisada a implementação dos projetos gerenciais, bem como, será elaborado um plano para monitoramento das ações, por meio da técnica de grupo focal e análise de documentos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Patricia Tavares dos Santos - Integrante / vera Lucia Mira - Coordenador.
2011 - 2015
Educação permanente em saúde: de diretriz política a uma prática possível
Descrição: O estudo visa planejar, executar e avaliar ações educativas dos profissionais de enfermagem dos equipamentos de saúde do município de Sorocaba, visando à exequibilidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no cotidiano do trabalho em saúde. O objetivo é desenvolver um programa educativo que evidencie uma metodologia de aplicação da PNEPS no cotidiano de trabalho. Realizar-se-á um estudo na modalidade da pesquisa-ação. O campo de estudo contempla os equipamentos Municipais de saúde de Sorocaba, cidade do interior do Estado de São Paulo. Para o alcance das metas estabelecidas o estudo será realizado em cinco fases: diagnóstico situacional, avaliação das necessidades educativas, construção do programa educacional, pré-teste de implantação do programa educacional e avaliação do programa educacional. Serão realizadas entrevistas, grupos focais e aplicação de instrumentos de avaliação. Os dados qualitativos serão submetidos à análise de discurso do sujeito coletivo e os dados quantitativos serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial para identificar relações entre variáveis. Pretendemos contribuir no desenvolvimento de caminhos possíveis para viabilizar a prática concreta das propostas apresentadas na PNEPS que contemplam, em sua essência, o objetivo de manter vivos os princípios e diretrizes do SUS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Projeto - Crenças da equipe de saúde nas ações de treinamento e desenvolvimento institucional
Descrição: A aprendizagem no trabalho se concretiza, dentre outros, a partir das crenças individuais, nesse sentido e, a fim de promover ações que visem à reconfiguração de crenças desfavoráveis e à manutenção de crenças positivas, este estudo teve como objetivos, analisar as crenças da equipe de saúde a respeito das ações de treinamento e desenvolvimento e as crenças no processo de avaliação dessas ações e verificar a existência de relação entre variáveis. Estudo quantitativo descritivo, no qual participaram 14 instituições de saúde da rede pública e privada dos municípios de São Paulo e Sorocaba/SP. A amostra, calculada estatisticamente e estratificada por unidade e função, correspondeu aos profissionais partícipes das ações educativas das instituições, sendo 937 para o primeiro objetivo e 992 para o segundo. Para análise das crenças nos treinamentos foi aplicado o instrumento validado por Vasconcelos (2007), as crenças a respeito do processo de avaliação de treinamentos foram conhecidas por meio da adaptação do instrumento construído por Mira (2010).Foi realizada verificação das propriedades psicométricas da escala, que mostrou evidências de validade semântica, de conteúdo e de confiabilidade. A análise fatorial estabeleceu três fatores para cada escala, a saber: Relativos ao Sistema de treinamento "Crenças nas contribuições do treinamento para o indivíduo e para a organização, Crenças no processo de levantamento de necessidades de treinamento e Crenças no processo e resultados de treinamento"; quanto ao Processo de avaliação de treinamento, obtivemos, "Crenças na finalidade e resultados do processo de avaliação, Perspectivas de implementação da avaliação de impacto e Interferências individuais nas medidas de avaliação". Os resultados mostraram, de modo geral, crenças favoráveis nos seis fatores; a crença mais fraca foi relativa ao processo de levantamento de necessidades. A força de associação, entre as variáveis estudadas, foi baixa, o que implica baixo poder dessas variáveis para explicar as crenças. Com base nesses achados foram propostas ações gerencias para aprimoramento do processo educativo e, assim, manter as crenças positivas e reconfigurar as negativas, essenciais à consecução da aprendizagem no trabalho e a validação de instrumentos de crenças no sistema de treinamento e desenvolvimento para área da saúde, constituindo-se em ferramentas para diagnóstico de cultura organizacional e consolidação de políticas de recursos humanos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem USP Instituição proponente, sob o protocolo no 1043/2011, e pelos CEP das instituições coparticipantes. Projeto contemplado no Edital / Chamada Universal 14/2011 - Faixa A - até R$20.000,00 CNPq número do protocolo9223935329496697 Projeto contemplado com P1 da Pró-Reitoria de Pesquisa- USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Projeto Principal - Articulação entre estilos de aprendizagem e representações cotidianas de graduandos de enfermagem relacionado aos métodos de avaliação
Descrição: Descrição: O estudo propõe-se, por meio de subprojetos, a analisar o ensino de graduação em enfermagem e planejar e avaliar as ações educativas ministradas aos profissionais de enfermagem Apoio financeiro do CNPq, Edital Universal Processo: 456599/2014-2..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Patricia Tavares dos Santos - Integrante / vera Lucia Mira - Coordenador / Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva - Integrante / Eloa Otrenti - Integrante / Gabriela Zinn - Integrante / Carla Lecca - Integrante / Gabriela Cristina Gonçalves - Integrante / Vania Ferreira Gomes Dias - Integrante / Daniela Pascon - Integrante.
2010 - 2012
Avaliação da satisfação, aprendizagem e impacto do curso introdutório à Estratégia Saúde da Família: um aporte metodológico - Proj.Pprincipal - Análise e avaliação de ações de gerenciamento de RH em enfermagem e em saúde
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Cuidando de quem cuida
Descrição: Cuidar de pessoas requer desprendimento pessoal, preparo para desempenho das atividades e equilíbrio. Por vezes, o cuidador é desconsiderado ou abordado de forma inadequada pelos profissionais de saúde, por diversos motivos. Esta Ação propõe-se a auxiliar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Aparecida de Goiânia na abordagem e acompanhamento dos cuidadores de usuários cadastrados, mediante encontros periódicos em grupo e/ou individuais. Objetiva-se promover espaço de convivência e capacitação desses indivíduos para auxilia-los a cuidarem melhor e com segurança..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Mira, VL2015 Mira, VL ; ZINN, G. ; SANTOS, P. T. ; BUCH, S. M. . Beliefs of healthcare professionals about training and institutional development actions.. International Journal of Nursing Didatics, v. 5, p. p-, 2015.

2.
SANTOS, P. T.2015 SANTOS, P. T.; Mira, VL ; OTRENTI, E. ; MESSIAS, M. ; ZINN, G. . Evaluations of satisfaction, learning and impact on a health care training program.. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 342-348, 2015.

3.
Mira, VL2012Mira, VL ; FOLLADOR, N. N. ; FERRARI, CRS ; OLIVEIRA, L. ; SILVA, J. A. M. ; SANTOS, P. T. . Evaluation of effectiveness of taining of nursong professionals: a correlational study.. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 11, p. 595-606, 2012.

4.
MINAMI, LF2012MINAMI, LF ; SANTOS, P. T. ; FERRARI, CRS ; CIAMPONI, M. H. T. ; MESSAS, M. ; SANTOS, P. T. . Avaliação do treinamento - Prevenção e tratamento de úlcera por pressão - ministrado à equipe de enfermagem.. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, p. 663-670, 2012.

5.
Mira, VL2011 Mira, VL ; PEDUZZI, M. ; MELLEIRO, M. M. ; TRONCHIN, D. M. R. ; FERNANDES, M. F. P. ; SANTOS, P. T. ; ANDRADE, J. E. B. ; Lara, Enilda M S ; SILVA, J. A. M. . Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso), v. 45, p. 1574-1581, 2011.

6.
SANTOS, P. T.2010 SANTOS, P. T.; HINO, P ; BERTOLOZZI, M. R. . Percepções sobre necessidades de saúde na atenção primária segundo profissionais de educação permanente. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso), v. 23, p. 788-795, 2010.

7.
SANTOS, P. T.2010SANTOS, P. T.; Mira, VL ; Sarraf, PA . Significado atribuído pelos participantes de um treinamento às técnicas de avaliação. REME. Revista Mineira de Enfermagem. REME. Revista Mineira de Enfermagem, v. 13, p. 485-491, 2010.

8.
KOIZUMI, M. S.2007KOIZUMI, M. S. ; DICCINI, S. ; SANTOS, P. T. ; NASCIMENTO, C. C. P. . Influência do Sexo nas Manifestações de Desconforto na Crioterapia Palpebral.. Nursing (São Paulo), v. v. 9, p. 31-35, 2007.

9.
SANTOS, P. T.2003SANTOS, P. T.; PACHECO, Regina Cacioli ; KOIZUMI, M. S. . Processo de ensino-aprendizagem de um projeto de pesquisa de iniciação científica. RECENF. Revista Técnico-Científica de Enfermagem, Curitiba, v. 1, n.6, p. 422-425, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
barros, s ; cambraia,m ; Okazaki, C ; SANTOS, P. T. . The condition of exclusion of users of territorial services of mental health. In: IX World Congress of Psychosocial Rehabilitation, 2006, Atenas. Book of Abstracts IX World Congress., 2006. v. 1. p. 115-116.

2.
KOIZUMI, M. S. ; DICCINI, S. ; SANTOS, P. T. ; NASCIMENTO, C. C. P. . Influência do Sexo nas Manifestações de Desconforto na Crioterapia Palpebral. In: 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, São Luís - MA. 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. T.; Mira, VL ; OTRENTI, E. ; ZINN, G. . Assessment Of Satisfaction, Learning And Impact Of The Introductory Course To The Family Health Strategy Taught By A Philanthropic Institution In São Paulo, Brazil. In: XIII Pan American Nursing Reasearch Colloquium, 2012, Miami, Floroda. XIII Pan American Nursing Reasearch Colloquium, 2012, Miami, Florida - USA. ANAIS. Miami, Florida - USA 2 a 7/09, 2012., 2012.

2.
SANTOS, P. T.; BERTOLOZZI, M. R. ; HINO, P . Percepções sobre Necessidades de Saúde na Atenção Primária segundo Profissionais de Educação Permanente. In: 11° Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009, São José dos Campos. 11° Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009.

3.
SOUSA, M. P. D. ; SANTOS, P. T. ; GOMES, D. B. . Ciclo PDCA: Estratégia de Planejamento das Ações da Preceptoria de Enfermagem na Atenção primária à Saúde Santa Marcelina. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

4.
SANTOS, P. T.; GOMES, D. B. ; SOUSA, M. P. D. ; BOURGET, M. M. M. . Preceptoria de Enfermagem em Serviço: um instrumento para melhoria da Atenção Basica. In: 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade, 2008, Fortaleza. Anais de Evento -9º Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade, 2008.

5.
DICCINI, S. ; KOIZUMI, M. S. ; SANTOS, P. T. ; NASCIMENTO, C. C. P. . Temperature changes in the eyelid region after two methods of cryotherapy.. In: International Conference of Nursing research, 2006, Lisboa. International Conference of Nursing research, 2006. v. 1. p. 83-84.

6.
SANTOS, P. T.; NASCIMENTO, C. C. P. ; KOIZUMI, M. S. . Crioterapia palpebral: relação entre sexo e presença de sintomas de desconforto. In: 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005, Ribeirão Preto. CDROM 13 SIICUSP, 2005.

7.
NASCIMENTO, C. C. P. ; SANTOS, P. T. ; KOIZUMI, M. S. ; DICCINI, S. . Crioterapia palpebral: relaçào entre sexo e presença de sintomas de desconforto. In: III Jornada de Iniciação Cientifica da UnG, 2005, Guarulhos. CDROM da III Jornada de Iniciação Científica da UnG - Jovens talentos emergindo da graduação, 2005.

8.
KOIZUMI, M. S. ; SANTOS, P. T. ; NASCIMENTO, C. C. P. . Teste - Piloto: Validando Métodos e Adquirindo Experiências. In: XII Simposio Internacional de Iniciação Científida da USP- SIICUSP, 2004, Ribeirão Preto. XII Simposio de Iniciação Científica da USP-SIICUSP, 2004.

9.
SANTOS, P. T.; Pacheco RC ; KOIZUMI, M. S. . O Processo de Ensino-Aprendizagem de um Projeto de Iniciação Cientíca- relato de experiência.. In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- SIICUSP, 2003, Ribeirão Preto. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- SIICUSP, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, P. T.. Liderança em enfermagem no século XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WEBER, B. ; LARANJEIRAS, L. ; MESSIAS, M. ; YAMAGUTI, S. F. ; Mira, VL ; SANTOS, P. T. . Crenças da Equipe de Saúde nas técnicas de avaliação das ações de treinamento e desenvolvimento (878). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOARES, A. V. N. ; MINAMI, LF ; Mira, VL ; SANTOS, P. T. ; FERRARI, CRS . Avaliação de reação e conhecimento do treinamento ministrado à equipe de enfermagem.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Yamamoto, TT ; Rodrigues, IS ; SANTOS, P. T. ; SOUSA, M. P. D. ; COLOMBANI, L. B. ; BOURGET, M. M. M. . Preceptorship as strategy of education and professional development of medicals and nurses of the health family, São Paulo, Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, O. D. ; Rodrigues, IS ; SANTOS, P. T. . Systemic Family Therapy: look for influencing family pratice. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, P. T.; HINO, P ; BERTOLOZZI, M. R. . Perceptions of health needs in the primary health care according to permanent education professionals. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, P. T.; GONCALVES, V. L. M. . A percepção dos participantes de um programa de treinamento acerca das técnicas de avaliação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, P. T.. Gerenciamento de recursos humanos: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e educação permanente. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Saudt A ; SANTOS, P. T. . Workshop Ferramentas de qualidade: aplicabilidade no setor saúde. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BOURGET, M. M. M. ; SANTOS, P. T. . Abordagem e Trabalhos com Família. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SANTOS, P. T.. Abordagem Familiar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, P. T.. Abordagem ao portador de feridas cronicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, P. T.. Primeiros Socorros ao Turista. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTOS, P. T.. Primeiros Socorros em Atividades Turísticas e de Recreação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEONELLO, V.; ZINN, G.; SANTOS, P. T.; Mira, VL. Participação em banca de Carla Garcia Gomes Lecca. Implantação e avaliação de um programa educativo conforme diretrizes da política nacional de educação permanente em saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Gerenciamento em Enferma) - Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mendes, KGL; Zeiton, S; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Vanessa da Silva Santos.O conhecimento dos graduandos sobre transplante de medula ossea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

2.
Mendes, KGL; Zeiton, S; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Thais Assunção Santos.Violência infantil: vivencia de universitarios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

3.
Mendes, KGL; Zeiton, S; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Kelly Cristina de A Alencar.Percepção de idosos em relação a vivencia de situação de violência.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

4.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Juraci F de Almeida.Crencas e mitos que envolvem o aleitamento materno entre estudantes de uma universidade privada na cidade de Sao Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

5.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Abiqueila da Silva Maximo.Doença de Alzheimer- conhecimento do profissional de enfermagem na assistencia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

6.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Adriana Antonio Miele.Papel do enfermeiro no projeto mãe canguru. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

7.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Aldomir Paes de Oliveira.Analise dos fatores motivacionais dos alunos ingressantes no curso de graduação de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

8.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Alexandre S C Oliveira.Analise e praticas ergonômicas dos alunos de enfermagem, sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

9.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Aline de Oliveira Castilho.Atuação do enfermeiro na prevenção de acidentes com material biologico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

10.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Aline Machado Wolff.Conhecimento do aluno de enfermagem em acidentes com material biologico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

11.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Beatriz Belmira Aquiles.HIV na terceira idade- o conhecimento dos idosos frequentadores de bailes da terceira idade sobre o uso de preservativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

12.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Danilo Luiz de Souza.A importância do sono na qualidade do aprendizado de alunos nas aulas de graduacao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

13.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Debora Dutra.A percepção dos graduando de enfermagem sobre a humanização do cuidar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

14.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Alexandre da Silva A Costa.Caracteristicas dos idosos com a doenca de Alzheimer e os motivos que levam os familiares a optarem pela institucionalizacao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

15.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Aline Alves da Silva.Risco ocupacional fatores agravantes a saude dos profissionais da area da saude em central de material e esterelizacao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

16.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Ana Paula F de Moraes.Os benefícios da atividade física no ponto de vista da terceira idade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

17.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Anderson Souza Santos.Automedicacao entre graduandos de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

18.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Camila de Abreu Farias.O conhecimento das mães sobre o uso da chupeta e a relação com desmame precoce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

19.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Cristiane P dos Santos.O conhecimento do enfermeiro sobre a doenca de Alzheimer e a demanda dos cuidados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

20.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Debora Cristina Cardoso.Conhecimentos dos pais e responsáveis de crianças com ate 06 anos sobre acidentes na infancia- minimizacao de riscos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

21.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Demerson Gabriel Bussoni.Prescricao eletronica como atenuante no erro de medicacao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

22.
Mendes, KGL; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Edilene Maria dos Santos.Conhecimento dos graduando de enfermagem do sétimo semestre de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

23.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Erick Rosa de Miranda.O apoio na dieta hipoglicêmica na percepção do paciente com Diabetes Mellitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

24.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Fernanda lais de Souza.Diabetes Mellitus: um estudo da doença como problema de saúde publica que atinge as mulheres no mundo atual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

25.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Carla Oliveira Fiorani.Aleitamento materno: percepção das mães sobre essa prática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

26.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Fernanda Baroni.Adesão de mulheres aos metodos contraceptivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

27.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Gislaine de Souza Sena.Suporte familiar e adesão ao tratamento de individuos portadores de Diabetes Mellitus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

28.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Daniela F do Nascimento.A prática da auto medicação referida pela opulação da área de abrangência de uma UBS no municipio de Mogi das Cruzes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

29.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Juliana P Oliveira.Hemoterapia e o papel da equipe de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

30.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Joseli Maria de Souza.Estudo de revisão bibliográfica: hipertensão arterial em primigestas de 15 a 40 anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

31.
GUEDES, A. C.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Cristina Santana Celestino.Estudo sobre o real papel do enfermeiro na assistencia ao parto normal e a sistematização do processo de enfermagem proposto pelo ensino academico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos. 2017. (Congresso).

2.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. 2017. (Congresso).

3.
VI Simpósio de Enfermagem Oncológica do Hospital Araújo Jorge.Liderança em Enfermagem no século XXI. 2017. (Simpósio).

4.
Ética, Indivíduo e Sociedade. 2015. (Encontro).

5.
Projeto de Monitoramento dos Hospitais Públicos e Privados. 2015. (Encontro).

6.
Aula Aberta Avaliação de tecnologias em saude. 2013. (Outra).

7.
Capacitação em tópicos de formação geral. 2013. (Outra).

8.
XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria. Liderança: contribuição da instituição de ensino superior na formação de enfermeiro líderes. 2013. (Congresso).

9.
XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria. Crenças da equipe de saúde nas técnicas de avaliação das ações de treinamento e desenvolvimento. 2013. (Congresso).

10.
Aula Aberta: Processos de avaliação da efetividade de cursos a distância. 2012. (Outra).

11.
XVI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Validação de Processos. E agora?. 2012. (Congresso).

12.
Aula Aberta " Politicas de recursos humanos em saúde, no cenário atual, em âmbito nacional e internacional". 2011. (Outra).

13.
Aula Inaugural "O impacto da produção de conhecimento na saúde com enfoque no gerenciamento. 2011. (Outra).

14.
Colóquio de pós-graduação: Experiência em ingressar no curso de pós doutorado da escola de enfermagem da USP. 2011. (Encontro).

15.
Colóquio de Pós-graduação em Enfermagem- Experiencia de doutorado sanduiche no King's college- London. 2011. (Outra).

16.
I Enconrto internacional de Pós-graduação de gerenciamento em enfermagem. 2011. (Encontro).

17.
I Fórum de 2011 com alunos e orientadores. 2011. (Encontro).

18.
O impacto da produção de conhecimento na saúde com enfoque no gerenciamento. 2011. (Encontro).

19.
Política de recursos humanos em saúde, no cenário atual, em âmbito nacional e internacional. 2011. (Encontro).

20.
Treinamento no software EndNote Web. 2011. (Oficina).

21.
X Encontro de enfermeiros de hospitais de ensino do Estado de São Paulo.Avaliação de reação e conhecimento do treinamento ministrado a equipe de enfermagem. 2011. (Encontro).

22.
19 th Wonca World Conference of Family Doctors. Perceptions of health needs in the primary health care according to permanent education professionals. 2010. (Congresso).

23.
11º Congresso Paulista de Saúde Pública. Percepções sobre necessidades de saúde na Atenção Primária segundo profissionais de Educação Permanente. 2009. (Congresso).

24.
1º Congresso Técnico-científico da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina. Parecerista Comissão Científica. 2009. (Congresso).

25.
1º Congresso Técnico Científico da Atençã Primária á Saude Santa Marcelina. iclo PDCA: Estratégia de Planejamento das Ações da Preceptoria de Enfermagem na APS Santa Marcelina. 2009. (Congresso).

26.
1º Congresso Técnico Científico sa Atenção Primária a Saúde Santa Marcelina. Preceptoria de Enfermagem em serviço: uma estratégia para melhoria na qualidade da assistência primária. 2009. (Congresso).

27.
I Encontro Internacional sobre Cuidado em Feridas: Cuidado Avançado em Feridas Crônicas. 2009. (Encontro).

28.
II Workshop Internacional de Cuidados Paliativos da APS Santa Marcelina. 2009. (Outra).

29.
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Ciclo PDCA: EStratégia de Planejamento das Ações da Preceptoria de Enfermagem Na APS Santa Marcelina. 2009. (Congresso).

30.
1º Simposio Internacional de Ensino-Aprendizagem em MFC e APS. 2008. (Simpósio).

31.
9º Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade. Preceptoria de Enfermagem em serviço: um instrumento para a melhoria da qualidade da Atenção Basica. 2008. (Congresso).

32.
Aula Aberta: Processo de Trabalho de Enfermagem - Cuidado e Gerenciamento do Cuidado. 2008. (Outra).

33.
Modulo Cuidado do Cuidador. 2008. (Outra).

34.
V Encontro de Estomoterapia - Hospital do Servidor Publico Estadual. 2008. (Encontro).

35.
II Pré-Conferencia de Saude Cidade Tiradentes. 2007. (Outra).

36.
IV Jornada de Neonatologia-Assistência ao recém´nascido prematuro- complicações e cuidados. 2007. (Outra).

37.
Seminario: Violencia contra a pessoa idosa, saude e direitos humanos. 2007. (Seminário).

38.
V Simpósio Estadual sobre Influenza e Campanha de Vacinação contra Influenza. 2007. (Simpósio).

39.
Violência contra a pessoa idosa, saúde e direitos humanos. 2006. (Seminário).

40.
Exposição Dialogada: Reflexoes sobre o Processo de Implantação do Diagnóstico de Enfermagem na SAE do HU-USP. 2005. (Outra).

41.
IX Mostra de monografias.A percepção dos participantes de um programa de treinamento acerca das técnicas de avaliação. 2005. (Outra).

42.
Mostra de Video: A morte no contexto dos profissionais de saude.. 2005. (Outra).

43.
Curso Introdutório à Liga de Dor. 2004. (Outra).

44.
XXIII Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem. 2004. (Encontro).

45.
XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem. 2002. (Encontro).

46.
I Semana de Prevenção às Deficiências Físicas, Mentais e Sensoriais. 1999. (Encontro).

47.
I Seminário de Humanização na Saúde. 1999. (Encontro).

48.
XXV Semana da Enfermagem - COTIL UNICAMP. 1999. (Encontro).

49.
X Ciclo de Estudos - GIEMEn. 1998. (Encontro).

50.
XVIII SIPAT. 1998. (Encontro).

51.
XXIV Semana da Enfermagem - COTIL UNICAMP. 1998. (Encontro).

52.
Atualização em feridas e ostomias. 1997. (Outra).

53.
I Encontro de Enfermagem Pediátrica "Humanização do Cuidado da criança". 1997. (Outra).

54.
XXIII Semana da Enfermagem - COTIL UNICAMP. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erika Ferreira da Silva. Liderança: contribuição da instituição de ensino superior na formação de enfermeiro líderes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Tavares dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, P. T.. Liderança em enfermagem no século XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Representação Acadêmica
Integrante da Comissão de Pós-graduação do Programa Gerenciamento em Enfermagem - PPGen EEUSP. Representante discente (suplente) 2011-2012.

Integrante da Comissão de Cultura e Extensão do Centro Acadêmico XXXI de Outubro- EEUSP - Gestão Nossa 2002/2003.

Integrante do Conselho Fiscal Estudantil- EEUSP- Gestão 2004/2005.

Participação em Eventos de Extensão
- II Pré Conferencia de Saúde Cidade Tiradentes 2007
- Campanha de coleta de sangue - Semana Trote Solidário 1999
- 2º Limeira em Ação 1999
-Censo da pessoa portadora de deficiência e evasão escolar 1998



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