Stephan Hennings Och

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  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Realizou o Doutorado Sanduíche (Bolsa CAPES-PDSE, 2012-13) no Laboratório CORIA (Rouen-France) cotutela do INSA de Rouen e Université de Rouen. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: motores de combustão interna, modelos de uma e duas zonas de combustão, métodos numéricos usados em escoamento compressível de gás ideal, processo de admissão, otimização estocástica com aplicação em sincronismo de válvulas para maximizar a eficiências volumétrica e térmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stephan Hennings Och
Nome em citações bibliográficas
OCH, S. H.;OCH, STEPHAN HENNINGS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.
Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos - até 1139/1140
Jardim das Américas
81530000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33613679
Ramal: 3679
URL da Homepage: http://www.demec.ufpr.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
com período sanduíche em Complexe de Recherche Interprofessionnel en Aérothermochimie (Orientador: Eric Domingues).
Título: Otimização do Processo de Admissão em Motores de Combustão Interna Monocilíndricos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luís Mauro Moura.
Coorientador: José Antonio Andres Velásquez Alegre.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Otimização; Eficiência Volumétrica; Modelo de Duas Zonas de Combustão.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Princípios Variacionais e Métodos Numéricos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Modelos físico e matemático para o estudo dos processos de admissão e exaustão em um motor monocilíndrico.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Professor Doutor José Antonio Andrés Velásquez Alegre.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Palavras-chave: Escoamento compressível; Método das características.
2002 - 2006
Graduação em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DOS ESCOAMENTOS DE ADMISSÃO E EXAUSTÃO EM UM MOTOR MONOCILÍNDRICO.
Orientador: Professor Doutor José Antonio Andrés Velásquez Alegre.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40


PSA Peugeot Citroën do Brasil Ltda (SP), PSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto Senior, Carga horária: 43


Soditech Ltda, SODITECH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Estudos, Carga horária: 43


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Simulação Numérica e Otimização Multiobjetiva de Motores de Combustão Interna Alternativos
Descrição: Evidências científicas defendem que a emissão de dióxido de carbono na atmosfera proveniente do processo de combustão de combustível seja a causa do aumento da temperatura global. Portanto, o desafio em projetos de motores de combustão interna está em desenvolver técnicas para produzir motores mais eficientes. Neste caso, o motor não apenas consumirá menos combustível, mas também ajudará a ser ambientalmente responsável reduzindo as emissões de gases poluidores. Processos de trocas gasosas em motores alternativos exercem uma grande influência nos parâmetros de desempenho (por exemplo: potência, consumo específico e emissão de gases poluentes). O objetivo desse projeto de pesquisa é utilizar as técnicas de otimização multiobjetivo para maximizar os parâmetros de desempenho e reduzir os índices de emissões de um motor de combustão interna multicilíndrico com e sem o uso de turbo alimentadores. O modelo zero dimensional com duas zonas de combustão será utilizado para prever o comportamento das variáveis termodinâmicas no interior da câmara de combustão ao longo de um ciclo do motor. O fluxo de gases pelas válvulas de admissão e exaustão são obtidos através da solução numérica das equações governantes do escoamento em regime transitório e unidimensional. As bifurcações dos dutos e o turbocompressor serão modelados através do método das características baseados na literatura. Serão estudas três técnicas de otimização estocástica mono e multiobjetivo: PSO, Evolução Diferencial (MODE) e NSGA-II. O programa de otimização deverá utilizar técnicas de paralelização com o objetivo de reduzir o tempo de processamento. As contribuições desse projeto são: desenvolvimento de um código computacional que permita avaliar os parâmetros de desempenho do motor de combustão interna. Encontrar condições ótimas de eficiências volumétrica e térmica operando com e sem turbocompressor. E encontrar argumentos através das características físicas do problema que permitam concluir sobre as condições ótimas de operação dos motores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Coordenador / Luìs Mauro Moura - Integrante.
2017 - 2017
24th ABCM International Congress of Mechnanical Engineering - COBEM 2017
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / Luís Mauro Moura - Integrante / Nathan Mendes - Integrante / Key Fonseca de Lima - Integrante / Fred Lacerda Amorim - Integrante / Paulo César Soares Junior - Integrante / Carlos Augusto Henning Laurindo - Integrante / Nilson Barbieri - Integrante / Ricardo Diego Torres - Coordenador.
2017 - Atual
Projeto de pesquisa e inovação para a análise e melhoria da eficiência energética de gabinetes de telefonia da NILKO
Descrição: Análise numérica e experimental da eficiência energética de gabinetes de telecomunicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / Thiago Ghelfi Semann - Integrante / Michell de Almeida Ramos - Integrante / MOURA, LUÍS MAURO - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
NHS 3º TA - Estudo experimental do comportamento térmico de unidades nobreak

Projeto certificado pela empresa Nhs Sistemas Eletronicos em 28/10/2016.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / Luís Mauro Moura - Coordenador / Marno Iockheck - Integrante / Thiago Ghelfi Semann - Integrante / Michell de Almeida Ramos - Integrante / Bernard Kulysz Fatuch - Integrante.
2016 - Atual
Projeto para Análise da Influência da Névoa Salina em Sistema de Exaustão (Filtro/Ventilador) para Resfriamento de Gabinetes de Telecomunicações e Energia Instalados em Locais Abrigados e Desabrigados - Projeto 2016
Descrição: Determinação da influência da névoa salina em sistemas de exaustão que utilizam filtro/ventilador para resfriamento de gabinetes de telecomunicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / Marno Iockheck - Integrante / Thiago Ghelfi Semann - Integrante / Michell de Almeida Ramos - Integrante / MOURA, LUÍS MAURO - Coordenador / Bernard Kulysz Fatuch - Integrante.
2015 - 2016
Projeto para Otimização e Testes do Sistema de Exaustão (Filtro/Ventilador) para Resfriamento de Gabinetes de Telecomunicações e Energia Instalados em Locais Abrigados e Desabrigados - Projeto 2015

Projeto certificado pela empresa DELTA GREENTECH (BRASIL) SA em 28/10/2016.
Descrição: Projeto celebrado com a empresa Delta Greentech Brasil) S.A. para aperfeiçoamento de produtos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / Luís Mauro Moura - Coordenador / Marno Iockheck - Integrante / Thiago Ghelfi Semann - Integrante / Michell de Almeida Ramos - Integrante / Leandro Diniz Modesto Fontes - Integrante / Anderson Korczagin - Integrante / Guilherme Horning Ayduki - Integrante.
2005 - 2009
Redução da Temperatura Interna de Gabinetes para Equipamentos Eletrônicos
Descrição: Definição do Problema. Centrais telefônicas de pequeno e de médio porte freqüentemente são montadas em gabinetes, os quais são instalados em locais com as mais diversas condições climáticas e ambientais. Assim, esses gabinetes podem estar submetidos a altas temperaturas do ambiente externo e a intensa insolação. Como exemplo das severas condições em que esses gabinetes operam pode-se citar que a norma ETSI 300019 - classe 4.1, utilizada para homologar gabinetes de telefonia para o mercado internacional, prevê a possibilidade de operação sob temperaturas ambiente entre -33oC e +55oC. Apesar das severas condições externas, os gabinetes abrigam delicados equipamentos eletrônicos que dissipam energia na forma de calor e que demandam condições térmicas adequadas para funcionar satisfatoriamente e de maneira confiável. Resulta, pois, evidente a necessidade de se dar especial atenção aos aspectos térmicos do projeto dos gabinetes, visando a redução dos níveis de temperatura no seu interior. 2.- Escopo do Projeto. Buscando a redução da temperatura interna dos gabinetes, serão estudadas as seguintes soluções: 1. Utilização de filtros-membrana com capacidade para reter gotículas d'água e partículas de pó maiores que 25 m, de forma a permitir a entrada de ar frio externo; 2. Utilização de trocadores de calor ar-ar para resfriamento do ar interno em gabinetes herméticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / José Andrés Velásquez - Coordenador / José Augusto Borgert - Integrante / Luís Mauro Moura - Integrante.
Financiador(es): NILKO Tecnologia Ltda. - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Análise computacional do escoamento em silenciadores usando CFD
Descrição: Tradicionamelte, o desenvolvimento de sistemas de admissão e de exaustão de gases nos motores de combustão interna é realizado na base da tentativa/erro. Neste projeto de pesquisa prope-se a utilização de ferramentas de CFD para a redução da perda de carga nos silenciosos de motores diesel..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / José Andrés Velásquez - Coordenador / Renato Barbieri - Integrante / Nilson Barbieri - Integrante / Key Fonseca Lima - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Projeto BRAFITEC
Descrição: Projeto conjunto entre as Universidades parceiras do Paraná (PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UFPR - Universidade Federal do Paraná) para a gestão do intercâmbio acadêmico de estudantes com universidades francesas dentro do âmbito do programa CAPES/BRAFITEC. Em 2016 o projeto foi prorrogado junto a CAPES por mais dois anos (2017/2018) de acordo com o diário oficial da união de 12/12/2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Stephan Hennings Och - Integrante / MOURA, LUÍS MAURO - Integrante / Key Fonseca de Lima - Coordenador / Sergio Pereira Fonseca - Integrante / Luis Mauricio Resende - Integrante / Eden Januário Netto - Integrante / Regina Maria Hartog Pombo Rodrigues - Integrante / Carlos Mesquita Siqueira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Princípios Variacionais e Métodos Numéricos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Dinâmica dos Gases.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Premio Marcelino Champagnat, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OCH, STEPHAN HENNINGS2016 OCH, STEPHAN HENNINGS; MOURA, LUÍS MAURO ; MARIANI, VIVIANA COCCO ; COELHO, LEANDRO DOS SANTOS ; VELÁSQUEZ, JOSÉ ANTONIO ; DOMINGUES, ERIC . Volumetric efficiency optimization of a single-cylinder D.I. diesel engine using differential evolution algorithm. Applied Thermal Engineering, v. 108, p. 660-669, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENZEL, G. ; OCH, S. H. ; MOURA, LUÍS MAURO . Multi-Objective Differential Evolution and NSGA-II Optimization Algotihms Comparison When Applied to a Single-CylinderDER INTERNAL COMBUSTION ENGINE. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

2.
SEMANN, T. G. ; OCH, S. H. ; Moura, L. M . Analysis of defects in wood materials using infrared thermography. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering December 3-8, 2017, Curitiba, PR, Brazil, 2017, Curitiba, PR, Brazil. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering December 3-8, 2017, Curitiba, PR, Brazil, 2017.

3.
NOGUEIRA, S. C. L. ; OCH, S. H. ; Moura, L. M . Analysis of Lambda, Angle of Injection and Substitution Rate in Hydrocarbons Emissions in Diesel Cycle Engine Operating in Dual Fuel Mode. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

4.
MENZEL, G. ; OCH, S. H. ; MOURA, LUÍS MAURO . Analysis of Multi-Objective Optimization Algotithms Applied to Internal Combustion Engines. In: 16th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2016, Vitória - ES. Proceedings of ENCIT 2016, 2016.

5.
CZARNESKI, F. E. ; OCH, S. H. ; Moura, L. M ; MILANEZ, G. L. . Advancing on nozzle tip temperature control in a dual fuel engine. In: 23rd International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2015, 2015, Rio de Janeiro. 23rd International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2015, 2015.

6.
CZARNESKI, F. E. ; OCH, S. H. ; Moura, L. M . Characterization of nozzle tip temperature of diesel injector in a dual fuel engine. In: 7th EUROPEAN COMBUSTION MEETING, 2015, Budapest. 7th EUROPEAN COMBUSTION MEETING, 2015.

7.
OCH, S. H.; Moura, L. M ; VELASQUEZ, J. ; DOMINGUES, E. . Heat Transfer Parameters Identification on a Single-Cylinder S.I. Engine Using Differential Evolution. In: 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014, Belém. 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014.

8.
Moura, L. M ; MARIANI, V. C. ; VELASQUEZ, J. ; DOMINGUES, E. ; OCH, S. H. . Otimization of Volumetric Efficiency by Changing the Pipes Lenghts of Single-Cylinder Internal Combustion Engines Using Differencial Evolution. In: 22nd International Congress of Mechanical Enginnering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Enginnering. Rio de Janeiro: ABCM, 2013.

9.
VELASQUEZ, J. ; Moura, L. M ; OCH, S. H. ; DOMINGUES, E. ; LACOUR, C. ; LECORDIER, B. . Experimental and Numerical Study of Admission and Exhaust Flows in a Spark Ignition Engine. In: European Combustion Meeting 2013, 2013, Lund. European Combustion Meeting 2013, 2013.

10.
VELASQUEZ, J. ; MARIANI, V. C. ; OCH, S. H. . Maximization of the Volumetric Efficiency for a Single Cylinder Diesel Engine. In: 21st International Symposium on Transport Phenomena, 2010, Kaohsiung City. 21st International Symposium on Transport Phenomena, 2010.

11.
VELASQUEZ, J. ; MARIANI, V. C. ; Borgert, J. A. ; OCH, S. H. . Valve Timing Optimization for a single cylinder diesel engine. In: 13th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2010, Uberlândia. ENCIT 2010, 2010.

12.
OCH, S. H.; VELASQUEZ, J. . Estudo Numérico e Experimental do Escoamento nos Dutos de Admissão e Exaustão de um Motor de Combustão Interna. In: 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2007, Cusco. Memorias del CIBIM-8, 2007.

13.
OCH, S. H.; VELASQUEZ, J. . Experimental Study of Admission and Exhaust Flow in a Single Cylinder Motored Engine.. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2007, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
OCH, S. H.. Programa Brasileiro de Formação em Motores e Combustíveis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOCON, F. T.; VELASQUEZ, J.; Moura, L. M; OCH, S. H.. Participação em banca de Germano Menzel. Otimização das Eficiências Térmica e Volumétrica de um Motor de Combustão Interna Multicilindrico Usando os Métodos NSGA-II e Evolução Diferencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

2.
FERNANDES, C. P.; PHILIPPI, P. C.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Carlos Freire dos Santos. Modelamento do Escoamento Bifásico de Óleo/Água em Reservatórios. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

3.
Ponte, M. J. J. S.; MOURA, LUÍS MAURO; OCH, S. H.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Patrick Alexandre Keller. Otimização de Trocador de Calor Casco Tubo Abordagens da Evolução Diferencial. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

4.
Ponte, M. J. J. S.; OCH, S. H.; Moura, L. M; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Claudia Bastchen. Aplicando o modelo de turbulência SST k-w para predizer o escoamento de ar em um aviário. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

5.
BOCON, F. T.; VELASQUEZ, J.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Fabio Ernanes Czarneski. Determinação da Temperatura de Cúpula do Bico Injetor de Diesel em um Motor Dual Fuel. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

6.
ARAKI, L. K.; Martim, E.; OCH, S. H.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Stefanie Voss. Estudo Numérico de Limitadores do Tipo TVD Aplicados na Solução de um Problema Unidimensional, Transiente e Compressível. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

7.
COELHO, L. S.; OCH, S. H.; Moura, L. M; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Calors Augusto Richter do Nascimento. Estudo Numérico e Experimental do Escoamento do R410 em Tubos com Ranhuras Helicoidais. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

8.
VELASQUEZ, J.; AMARANTE, A. C. C.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Marno Iockheck. Desenvolvimento de Máquina Térmica de Ciclo Diferencial. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Teses de doutorado
1.
BERGER, J. M. R.; SANTOS, G. H.; OCH, S. H.; MENDES, N.; Moura, L. M. Participação em banca de Luciano Ayres de Mello. Advanced Modeling of Heat, Air And Moisture (HAM) Transfer Through Porous Building Elements. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

2.
DELGADO, M. R. B. S.; POZO, A. T. R.; REYNOSO-MEZA, G.; OCH, S. H.; COELHO, L. S.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Emerson Hochsteiner de Vasconcelos Segundo. Avaliação de Metaheurísticas de Otimização para o Projeto de Trocadores de Calor. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
TIEPOLO, G. M.; SOUZA, C. F.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Willi Gonçalez Osaka. Proposta de um Sistema Fotovoltaico-Térmico com Uso de Materiais de Mudança de Fase para Melhoria da Eficiência Energética. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, LUÍS MAURO; OCH, S. H.; MENDES, N.. Participação em banca de Giuliano Bergamin. Estudo das Correlações de Transferência de Calor de um Jato Circular Submerso Confinado sobre uma Placa-Alvo com Micro Canais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
Moura, L. M; MARIANI, VIVIANA COCCO; OCH, S. H.. Participação em banca de Germano Menzel. Otimização das Eficiências Térmicas e Volumétricas de um Motor de Combustão Interna Multicilindrico Usando os Métodos NSGA-II e Evolução Diferencial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
FONTANA, E.; Martim, E.; OCH, S. H.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Henrique da Silva Coelho Goetten. Otimização Estocástica e Modelagem Numérica da Turbulência em Trocadores de Calor Casco Tubo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OCH, S. H.; VELASQUEZ, J.; Moura, L. M. Participação em banca de Vanderlei Pereira de Souza. Análise do aproveitamento do fluxo dos gases de exaustão para o acionamento do sistema de condicionamento de ar automotivo.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Prog. Bras. de Formação em Motores e Combustíveis) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OCH, S. H.. Participação em banca de Jonatan Marlus Vicari.Avaliação do Desempenho de um Ar-Condicionado Simulado em Software Computacional Submetido a Testes com Fluidos Refrigerantes R-134A e R-407C. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

2.
OCH, S. H.. Participação em banca de Maurício Bottas Pelini.Cálculo do Livre Caminho Médio para um Gás Confinado em um Poro Nanométrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

3.
OCH, S. H.. Participação em banca de Eduardo Moreira Bastos.Análise de uma Rebobinadeira com a FMEA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

4.
OCH, S. H.. Participação em banca de Leonardo Cavalheiro Martinez.Otimização de um Trocador de Calor Casco-Tubo via Evolução Diferencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

5.
OCH, S. H.. Participação em banca de Lucas de Pinho Tavares.Simulação e análise matemática de um painel fotovoltaico com termocoletor (PVT). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

6.
OCH, S. H.. Participação em banca de Bruno Kuzmann e Magnno de Kauffmann.Avaliação das Propriedades Mecânicas de Compósitos à Base de Fibra de Vidro em Comparação com Fibras Naturais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

7.
OCH, S. H.. Participação em banca de Erick Gustavo da Cruz Capellaro.Avaliação da Resistência À Corrosão Do AISI/SAE 4140 Submetido à Nitretação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

8.
OCH, S. H.. Participação em banca de Luan Archarde Gonçalves e Sergio Lazoski Junior.Redução do nível de ruído em um gabinete de telecomunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

9.
OCH, S. H.. Participação em banca de Steffen Alexandre da Costa Aichholz.Avaliação Da Viabilidade Do Uso Do Compósito Polimérico De PVA/NTC Como Camada De Proteção À Corrosão De Aço Abnt 4140. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

10.
Moura, L. M; OCH, S. H.; TURCO, L. C. C.. Participação em banca de Juliana da Silva Bueno e Renan da Silva Rodrigues.Refrigeração em Gabinetes Telefônicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

11.
Moura, L. M; OCH, S. H.; TURCO, L. C. C.. Participação em banca de Allan Pereira Schade.Análise de Eficiência de um Coletor Solar Semiesférico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

12.
OCH, S. H.; Moura, L. M; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Henrique da Silva Coelho Goetten e André de Souza Rodrigues.Estudo comparativo de coletores solares aplicados em duas cidades brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

13.
OCH, S. H.; MACHNIEVSCZ, R.; KLEIN JUNIOR, V.. Participação em banca de Rodolfo Bartalini von der Osten.Adaptação de Máquina de Ensaio de Fadiga para Coleta de Dados de Tensão em Elementos Planos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

14.
OCH, S. H.; Moura, L. M; TURCO, L. C. C.. Participação em banca de Guilherme Roiko.Análise da inércia higroscópica em materiais porosos de edificação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

15.
MARIANI, V. C.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Lucas Sita.Estudo numérico de microaltetas aplicadas em trocador de calor compacto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

16.
MARIANI, V. C.; OCH, S. H.; Moura, L. M. Participação em banca de Marcelo Guariza.Estudo numérico da inclinação e tamanho do jato de ar em um ambiente sujeito a convecção mista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

17.
OCH, S. H.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Marcos Batistella Lopes.Estudo do Escoamento Turbulento em uma Sala Climatizada usando CFD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

18.
OCH, S. H.; MARIANI, V. C.. Participação em banca de Gilmenis Agostini Simon.Utilização de Sistema de Resfriamento Evaporativo para Conforto Térmico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

19.
NEITZKE, C.; MARIANI, V. C.; OCH, S. H.. Participação em banca de Ian Paludo.Revisão sobre o Princípio de Funcionamento do Bisturi Elétrico em Implantes Odontológicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

20.
ABDALLA FILHO, J. E.; MACHADO, R. D.; OCH, S. H.. Participação em banca de Guilherme Krummenauer.Análise Estrutural dos Perfis de Asa Clark Y e NACA 4412. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

21.
MENDONCA, K. C.; MARIANI, V. C.; OCH, S. H.. Participação em banca de Mateus Augusto de Noronha.Estudo Numérico da Influência de Parâmetros Geométricos e Físicos no Escoamento em um Ambiente Ventilado por um Jato Horizontal de Parede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

22.
MENDONCA, K. C.; MARIANI, V. C.; OCH, S. H.. Participação em banca de Robson Alves Diniz.Estudo Numérico do Escoamento de Ar Turbulento em um Ambiente Retangular Sujeito à Convecção Mista: Caso de Climatização de Verão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

23.
MENDONCA, K. C.; MARIANI, V. C.; OCH, S. H.. Participação em banca de Murilo Muchalak de Camargo.Avaliação do Desempenho de Modelos de Turbulência a Duas Equações na Predição do Escoamento Convectivo Misto numa Cavidade Retangular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

24.
Moura, L. M; VELASQUEZ, J.; OCH, S. H.. Participação em banca de Diego Gonçalves de Carvalho.Modelamento Morfológico de uma Estrutura Porosa para Análise de Radiação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

25.
MARIANI, V. C.; ABDALLA FILHO, J. E.; OCH, S. H.. Participação em banca de André Luis Amancio.Investigando o Tamanho da Entrada e Direção de um Jato de Ar em um Ambiente Sujeito à Convecção Mista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

26.
Moura, L. M; OCH, S. H.; MENDONCA, K. C.; KOZAK, D. V.. Participação em banca de Flávio Feracin.Estudo Experimental sobre pontas de asa para aeronave agrícola.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

27.
OCH, S. H.; VELASQUEZ, J.; Moura, L. M. Participação em banca de André Bobek Lopes.Estudo Tecno-econômico para a Implantação de uma Chaminé Solar no Norte do Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

28.
Moura, L. M; MENDONCA, K. C.; OCH, S. H.. Participação em banca de Rafael Vinícius Garcia de Barros.Análise da determinação do potencial de aquecimento global de um refrigerador doméstico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

29.
MENDONCA, K. C.; Moura, L. M; OCH, S. H.. Participação em banca de Marcelo Chaves Rizzi.Determinação da variação de temperatura sol-ar para as capitais brasileiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

30.
Moura, L. M; VELASQUEZ, J.; OCH, S. H.. Participação em banca de Felipe Augusto Fonseca Favero.Análise Experimental da Transferência de Calor em um Gabinete para Equipamentos Eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

31.
VELASQUEZ, J.; Moura, L. M; OCH, S. H.. Participação em banca de Messias Duarte do Amaral Junior.Projeto de uma Unidade de Condicionamento de Combustível para Motores Ciclo Diesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

32.
OCH, S. H.; VELASQUEZ, J.; Moura, L. M. Participação em banca de Patrick Fingerle Ramina.Análise da viabilidade de implementação de uma torre de energia eólica na PUCPR.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

33.
OCH, S. H.; Moura, L. M; VELASQUEZ, J.. Participação em banca de Antonio Augusto Sartori.Cálculo da capacidade de refrigeração e vazão de água gelada nos moldes da BD Curitiba.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OCH, S. H.; TURCO, L. C. C.; MILLIORIN, S. A.. Comissão Julgadora do Concurso de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2014. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Fórum BRAFITEC.Casos de sucesso do programa BRAFITEC. 2015. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marlus Rafael Bially. Avaliação do desempenho de motores de baixa potência utilizado em VANT's em diferentes altitudes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Mariana Moro. Não definido. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

3.
Silvio Cesar de Lima Nogueira. Efeito de parâmetros nas emissões de hidrocarbonetos em motores ciclo Diesel operando em modo bicombustível. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. (Coorientador).

4.
Cassio Augusto Yared. Não definido. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Stefanie Voss. Não definido. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Matheus Amplatz Iurk. Otimização das Eficiências Térmica e Volumétrica de Motores de Combustão Interna Usando Métodos Estocásticos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária. (Orientador).

2.
Stephan Bagatim Schwarz. Otimização Estocástica das Grandezas Básicas de Veículos Aéreos Não Tripulados. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Germano Menzel. Otimização das Eficiências Térmica e Volumétrica de um Motor de Combustão Interna Multicilindrico Usando os Métodos NSGA-II e Evolução Diferencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

2.
Fabio Ernanes Czarneski. Determinação da Temperatura de Cúpula do Bico Injetor de Diesel em um Motor Dual Fuel. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Coorientador: Stephan Hennings Och.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael Almeida Cunha. Comparative analysis to verify the effect over the flow on damaged blades of na axial compressor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

2.
João Pedro Justus. Análise da Queima do Hidrogênio Usando Cinética Química para Uso em Motores de Combustão Interna de Ignição por Centelha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

3.
Pedro Peri dos Santos. Projeto de uma Bancada Didática de um Ciclo Rankine. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

4.
Lucas de Souza Andrade. Estudo de viabilidade de uma usina termoelétrica de biomassa, utilizando resíduo de casca de algodão com fonte geradora de calor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

5.
Felipe Pieta. Projeto De Uma Turbina Hidráulica Do Tipo Kaplan. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

6.
Flávia Pissaia. Projeto de uma bancada didática de uma micro turbina a gás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

7.
Vinicius de Cristo Bade. Metodologia para análise CFD de um turbocompressor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

8.
André Farah de Almeida Prado Pierrot. Simulação do Processo de Exaustão em Motores de Combustão Interna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

9.
André Albiero e Eduardo Stonoga. Modelagem da câmara de combustão de um motor de ignição por centelha durante as fases de compressão-expansão no código OpenFoam usando os modelos k-epsilon e k-omega. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

10.
Germano Menzel. Simulação Tridimensional do Processo de Admissão usando o modelo k-epsilion. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

11.
Stefanie Voss. Análise Numérica de um Escoamento Compressível, Unidimensional e Transiente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

12.
André Ribas Rocha Loures. Projeto e Construção de uma bancada de fluxo através de coletores automotivos multicilíndricos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

13.
Diego Tortola Bettega. Desenvolvimento de um Procedimento para Instalação de Turbo-Compressores em Motores de Ciclo Otto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

14.
Luiz Guilherme Graboski. Forças de Inércia no Mecanismo Biela Manivela. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

15.
Kleber Rufino Dilelio. Análise de Escoamento na Válvula de Admissão de um Motor Monocilíndrico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

16.
André Esperandio Cortes. Investigando a influência do tamanho da fonte interna de geração de calor na convecção natural em uma cavidade quadrada parcialmente aberta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

Iniciação científica
1.
Matheus Iurk. Proposta de Otimização Estocástica de um Perfil Aerodinâmico para Baixo Número de Reynolds. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

2.
Bernardo Tuleski. Avaliação do Arrasto Induzindo em Aeronaves à Baixo Número de Reynolds Através da Simulação Numérica do Escoamento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

3.
Bernardo Luis Tuleski. Simulação do Processo de Admissão em Motores de Combustão Interna com Injeção Direta. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

4.
Matheus Amplatz Iurk. Montagem de uma Câmara de Injeção de Combustível para Validação de Simulações Numéricas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

5.
Bernardo Luis Tuleski. Simulação de um Motor de Ignição por Centelha com Injeção Direta. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Stephan Hennings Och.

6.
NATÁLIA SARTI SERENATO. Simulação da injeção de combustível em um motor de combustão interna. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.

7.
Rafael Procailo Neves. Métodos Numéricos para a Solução do Escoamento Compressível Transiente e Unidimensional. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Stephan Hennings Och.




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