Lygia Maria de Figueiredo Melo

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  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983),especialização em Enfermagem Materno-Infantil (1986), Saúde Pública (1992) e Educação profissional (2005); mestrado em Enfermagem (UFRN/2004) e Doutorado em Saúde Coletiva (UFRN/2015). Tem experiência como enfermeira na área de Saúde Coletiva com ênfase na Estratégia de Saúde da Família e gestão da atenção básica ( SMS- Natal 1986-2007).Atualmente é docente da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) , atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, atenção básica, educação profissional em saúde e gestão em saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lygia Maria de Figueiredo Melo
Nome em citações bibliográficas
Melo;Lygia Maria de Figueiredo;MELO,L.M.F;VILLAS BÔAS, L.M.F.M;Lygia Maria de Figueiredo Melo;MELO, Lygia Maria de Figueiredo;MELO, Lygia Maria de Figueiredo et al

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN).
Campus Universitário
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422290
URL da Homepage: http://www.enfermagem.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Saúde Coletiva.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Apoio Institucional em Saúde: desafios para a democratização na Atenção Básica, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Paulo de Medeiros Rocha.
Palavras-chave: gestão em saúde; Apoio Institucional; Atenção básica.
Grande área: Ciências da Saúde
2002 - 2004
Mestrado em Enfermagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O saber/fazer da enfermagem no cotidiano do PSF na perspectiva de construção de sua autonomia: um estudo de caso no Distrito Norte -Natal/RN,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Soraya Maria de Medeiros.
Palavras-chave: Autonomia; cotidiano; Prática de enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2004 - 2005
Especialização em Educação Profissional na Saúde: Enfermagem. (Carga Horária: 660h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A fomação Pedagógica e as reflexões sobre a prática educativa gerencial : relato de experiência no PSF Natal/RN.
Orientador: Sheila Saint-Clair da SilvaTeodósio.
1991 - 1992
Especialização em Saúde Pública. (Carga Horária: 920h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Análise da Prática Assistencial das Creches Municipais de Natal.
Orientador: Ivanildo Cortez de Souza.
1988 - 1988
Especialização em Administração dos Serviços de Saúde. (Carga Horária: 800h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Relato de Experiência.
1985 - 1986
Especialização em Especialização em Enfermagem Materno-Infantil. (Carga Horária: 915h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Estudo comparativo entre dois tipos de tratamento de coto umbilical: aberto e fechado.
Orientador: Lea Tavares Mello A. Aguila.
1980 - 1983
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: l.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em CAPACITAÇÃO PARA PRECEPTORES DE PRÁTICAS INTEGRADA. (Carga horária: 12h).
UFRN-Escola de Enfermagem de Natal, EEN/UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em I SEMINÁRIO DE PESQUISA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PR. (Carga horária: 16h).
UFRN-Escola de Enfermagem de Natal, EEN/UFRN, Brasil.
2010 - 2010
OFICINA DE PRIORIDADES DO PPSUS. (Carga horária: 16h).
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Brasil.
2009 - 2009
TERRITORIALIZAÇÃO: método e estratégia pedagógica. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, ABRASCO, Brasil.
2008 - 2008
CURSO MODULAR DE TRATAMENTO DE FERIDAS. (Carga horária: 16h).
CONVATEC- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, CONVATEC, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento em abordagem sindrômica das DST's. (Carga horária: 32h).
Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento em abordagem sindrômica das DST's.
Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, Brasil.
2002 - 2002
Abordagem fenomenológica da pesquisa em Enfermagem. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2002 - 2002
atualização e padronização de habilidades clinicas. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, Brasil.
2000 - 2000
Pesquisa qualitativa em amamentação. (Carga horária: 8h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.
1999 - 1999
Curso de relações interpessoais. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Saúde, Brasil.
1999 - 1999
Curso de capacitação em odontologia para bebês. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Saúde, Brasil.
1995 - 1995
Curso Nestlé de atualização em pediatria. (Carga horária: 42h).
Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.
1988 - 1988
Curso de Pneumologia Sanitária.
Secretaria Estadual de Saúde do RN, SSAP, Brasil.
1987 - 1987
Curso de capacitação pedagógica.
Secretaria de Saúde Pública do RN, SSAP, Brasil.
1986 - 1986
Vigilância epidemiológica.
Secretaria Municipal de Saúde, Brasil.
1985 - 1985
Urgências em neonatologia.
Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.
1984 - 1984
Medicina, Enfermagem e Segurança no Trabalho. (Carga horária: 160h).
Associação Brasileira de Enfermagem Seção RN, ABEN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ESUFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO BASICO TECNICO E TECNOLOG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Escola de Enfermagem de Natal passou a a ser denominada Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) desde o dia 28 de maio de 2015, quando foi publicado no Boletim de Serviço da UFRN a resolução nº 008/2015 - CONSUNI com a aprovação do regimento da nova Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional em Saúde.

Atividades

10/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Saúde da UFRN, .

Cargo ou função
Vice Coordenador do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Saúde da UFRN, .

11/2013 - 11/2013
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Atividade realizada
Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação científica apresentados pelos alunos durante o XXIV CIC-UFRN.

UFRN-Escola de Enfermagem de Natal, EEN/UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE DO ENSINO BÀSICO, TÈCNICO E TECNOLÒGI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vicecoord da disc Assist Saúde Coletiva II, Carga horária: 20
Outras informações
Portaria nº 012/09-EEN de 26 de maio de 2009

Atividades

06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Natal, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (Portaria nº 01/ 2015 - EEN)..
11/2014 - Atual
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Natal, .

Cargo ou função
Supervisora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.
01/2012 - 12/2014
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Natal, .

Cargo ou função
Supervisora do Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde.
9/2012 - 9/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Natal, Escola de Enfermagem de Natal.

Atividade realizada
Participou da Elaboração e desenvolvimento dos planos de curso de formação inicial e continuada em agente Comunitário de Saúde.
09/2012 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Natal, .

Cargo ou função
Participação em Comissão do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar..

Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira da Atenção Básica, Carga horária: 40
Outras informações
A partir de 2002 passou atuar exclusivamente na Estratégia de Saúde da Família.

Atividades

02/1994 - 12/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora supervisora de Estágio integrado I do curso de enfermagem/UFRN
03/1986 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, .

Serviço realizado
Enfermeira da Estratégia Saúde da Família.

Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte, COREN-RN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Conselheira Tesoureira, Enquadramento Funcional: Conselheira Tesoureira, Carga horária: 16
Outras informações
COREN-RN Gestão 2009-2011: Ética e Democracia


Departamento de Enfermagem-UFRN, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Atividades

01/1999 - 01/2000
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Enfermagem

Departamento de Enfermagem da UFRN, DPENF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio na Atenção Básica, Carga horária: 20


Universidade Potiguar de Natal, UNP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora


Assistência Médica Infantil, AMI, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela gerencia de enfermagem da Clínica

Atividades

01/1987 - 11/1988
Serviços técnicos especializados , Gerencia de Enfermagem, .

Serviço realizado
Gerência do serviço de enferagem da Clínica AMI.

Hospital Maternidade Santa Helena, HMSH, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30
Outras informações
Enfermeira chefe do Berçario

Atividades

01/1984 - 07/1986
Serviços técnicos especializados , Berçario, .

Serviço realizado
Responsável por cuidados neonatais de média e baixa complexidade.


Linhas de pesquisa


1.
Gestão em Saúde, Trabalho e Educação


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
PVQ13746-2016 :Trabalho em equipe na Atenção Primária em Saúde
Descrição: O trabalho em equipe vem sendo ressaltado como uma importante estratégia para o alcance da integralidade do cuidado. O objetivo deste estudo é conhecer as concepções sobre o trabalho em equipe e as práticas do trabalho das equipes de saúde da família, sob a ótica dos gestores e profissionais das equipes que participaram da pesquisa de avaliação externa do PMAQ-AB. O estudo será realizado em uma unidade de saúde da família, no Distrito Sanitário Oeste. O universo será representado por profissionais e gestores desse serviço. A metodologia compreende: revisão bibliográfica, entrevista com roteiro semiestruturado e análise do banco de dados da pesquisa de avaliação externa (ciclos I e II) disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A análise será realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e pelo programa Statistical Package for Social Sciences..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
PVD12730-2015 Avaliação da Atenção Básica no 3º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da AB (PMAQ)
Descrição: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011. Seu principal objetivo é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica e criar padrões comparáveis nacional, regional e local de modo a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais. Além da certificação das equipes de saúde, o PMAQ-AB preconiza na sua terceira fase a realização da Avaliação Externa, ou seja, um processo avaliativo executado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com foco nas equipes de atenção básica, nas equipes de saúde bucal, e núcleos de apoio ao saúde da família (NASF). Como parte de uma processo mais abrangente de um Ciclo de Melhoria Contínua da Qualidade na Atenção Primária em Saúde, preconizado pelo Ministério da Saúde (Departamento de Atenção Básica), em 2010, já foram realizados o primeiro e o segundo ciclos da avaliação externa, em todo o território nacional, em 2012 e 2014, respectivamente. Com o propósito de dar continuidade à essas ações avaliativas na atenção primária em saúde brasileira, o Ministério da Saúde-DAB está induzindo o 3º ciclo do programa que contará também com a avaliação externa a ser realizada, em estudo multicêntrico, pelas IES participantes. Nesta etapa o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN, com expertise acumulada nos ciclos anteriores, coordenará sua execução nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo desta pesquisa avaliativa é realizar a verificação in loco do conjunto de padrões de qualidade dos processos de trabalho das referidas Equipes de Unidades de Atenção Básica (EAB), das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). Com relação à metodologia, trata-se de um inquérito (survey), com aplicação de um único questionário nacional e que tomará como parâmetro aquele aplicado nos ciclo anteriores do PMAQ-AB. O mesmo será previamente validado por Técnica de Consenso (Delfos) com cerca de 100 especialistas indicados pelos DAB/MS e 8 centros de pesquisa, além de Estudo Piloto. O questionário será aplicado em cerca de 3.258 EAB/ESB, além de 343 NASF, totalizando 3.601 equipes nos dois estados. O questionário será organizado em 3 grande eixos: condições de infraestrutura; processo de trabalho das equipes e organização do cuidado; satisfação e percepção dos usuários sobre acesso e utilização dos serviços. Todos os questionários serão aplicados com o uso de tablets enviados via internet para um sistema centralizado no MS. O DAB/MS também ficará responsável pela validação dos questionários respondidos de forma automatizada e em tempo real. Para o trabalho de campo no RN e CE serão recrutados 150 avaliadores de qualidade que serão capacitados de forma semipresencial pela Secretaria de Educação à Distância (SEDIS-UFRN), com base em diretrizes comuns a todos os centros de pesquisa participantes. Cada grupo de cinco avaliadores terá um supervisor de campo. As análises dos dados serão realizadas pela equipe de pesquisadores da UFRN, com uso de estatística descritiva e análise multivariada. São esperados benefícios acadêmicos variados para a UFRN - Departamento de Saúde Coletiva (integração de pesquisadores, publicações, teses/dissertações)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lygia Maria de Figueiredo Melo - Integrante / Larissa Grace Nogueira Serafim de Melo - Integrante / Claudia Santos Martiniano Sousa - Integrante / ARDIGLEUSA ALVES COELHO - Integrante / Severina Alice da Costa Uchoa - Integrante / Ana Tania Lopes Sampaio - Integrante / Paulo de Medeiros Rocha - Coordenador / Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Nilma Dias Leão Costa - Integrante / MAURICIO ROBERTO CAMPELO DE MACEDO - Integrante / Marize Barros de Souza - Integrante / ANTONIO MEDEIROS JUNIOR - Integrante / VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES - Integrante / JÉSSICA DANIELLA DA SILVA SANTOS - Integrante / MARIE MARCELLE PRESTES CÂMARA - Integrante / MONIQUE DA SILVA LOPES - Integrante / DÉBORA MAYARA VARELA DA SILVA - Integrante / KELIENNY DE MENESES SOUSA - Integrante / DANIELE MONTENEGRO DA SILVA BARROS - Integrante / MARISTELA INES OSAWA CHAGAS - Integrante / ANA MATTOS BRITO DE ALMEIDA - Integrante / JUSSARA LISBOA VIANA - Integrante / RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - Integrante / DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA - Integrante / LAVINIA UCHOA AZEVEDO DE ARAUJO - Integrante / FLÁVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO - Integrante / OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO - Integrante / ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA - Integrante / GRASIELA PIUVEZAM - Integrante / ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA - Integrante / EWERTON WILLIAM GOMES BRITO - Integrante / ANA PATRICIA PEREIRA MORAIS - Integrante / YANA PAULA COELHO CORREIA SAMPAIO - Integrante / MARIA SOCORRO DE ARAUJO DIAS - Integrante / MARIA DE FÁTIMA ANTERO SOUSA MACHADO - Integrante / EMILIA SOARES CHAVES - Integrante / ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA MEYER - Integrante / TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO - Integrante / JANETE LIMA DE CASTRO - Integrante / CIPRIANO MAIA DE VASCONCELOS - Integrante / LYANE RAMALHO CORTEZ - Integrante / NADJA DE SA PINTO DANTAS ROCHA - Integrante / ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA - Integrante.
2010 - 2012
PID6337-2010Desinstitucionalização em saúde mental: investigação sobre o fenômeno da porta-giratória em Natal-RN
Descrição: Trata-se de um estudo sobre a efetivação da Reforma Psiquiátrica brasileira na cidade de Natal-RN. Para tanto, temos como objetivo analisar a ocorrência do fenômeno de reinternações psiquiátricas freqüentes ? porta-giratória ? no contexto da rede de atenção à saúde mental em Natal-RN. Utilizaremos o método qualitativo de pesquisa, em particular, o estudo de caso. O cenário da pesquisa é a rede de atenção à saúde mental do município de Natal e os sujeitos da pesquisa são trabalhadores do Hospital João Machado e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O instrumento de coleta de informações será a entrevista semi-estruturada e o método de sistematização dos resultados consistirá na análise temática a partir da entrevista aplicada. Posteriormente à análise temática, elencaremos as categorias e respectivas discussões acerca do fenômeno investigado. Assim, visamos contribuir para a atualidade da formação crítico-reflexiva em saúde, especialmente, no que tange ao processo de formação em saúde mental, uma vez que partiremos da realidade dos serviços locais, podendo assim, identificar, refletir criticamente e atualizar o exercício de profissionais do nível médio de enfermagem pautando-se na intersetorialidade da rede de atenção em saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
PVD4744-2010Saúde mental e sociedade: investigação sobre o atendimento de urgência no contexto da reforma psiquiátrica
Descrição: A presente pesquisa buscará dar respostas e também levantar novas questões sobre as concepções e práticas dos profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Natal diante do atendimento às urgências psiquiátricas no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Partimos do pressuposto de que os estigmas historicamente construídos sobre a loucura/doença mental permeiam o pensar/fazer dos profissionais do SAMU de Natal sobre o usuário em situação de urgência psiquiátrica. Nesse sentido, as práticas manicomiais, biológicas e farmacológicas da psiquiatria clássica predominam durante a abordagem do sujeito em sofrimento psíquico, assim, a formação profissional e a qualificação oferecida pelo SAMU necessitam de articulação com os princípios da Reforma Psiquiátrica e com os avanços conquistados pela saúde mental e pela rede de atenção à saúde em geral. A análise da realidade apresentada nesse estudo pretende contribuir nas discussões que visam à consolidação de uma rede de atenção à Saúde Mental que se aproxime das reais necessidades dos sujeitos em sofrimento psíquico, desconstruindo estereótipos, dissolvendo estigmas e promovendo cidadania e justiça social às pessoas em sofrimento psíquico. Assim, vislumbramos a contribuição social da ciência e, particularmente, das universidades e unidades de formação de sujeitos profissionais no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. A enfermagem em sua dupla face, como prática social e saber da área de saúde, não pode eximir-se da responsabilidade da produção de conhecimento voltado para as necessidades sociais, ainda mais quando se trata de problemas articulados com a realidade de serviços onde esses profissionais atuam diretamente. Nesse sentido a co-participação da enfermagem nas discussões e pesquisas sobre a atenção às crises psiquiátricas nos serviços de urgência amplia sua visibilidade e produção social para além do saber técnico, articulando-o a perspectiva crítico-reflexiva e cidadã da atu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Lygia Maria de Figueiredo Melo - Integrante / JACILEIDE GUIMARAES - Coordenador / SORAYA MARIA DE MEDEIROS - Integrante.
2010 - 2011
PID6177-2010 Integração ensino-serviço sob a percepção do usuário: o caso do grupo de gestantes da UBS Candelária Natal/RN
Descrição: O presente projeto trata de uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso descritivo que tem como objetivo verificar a percepção das usuárias a cerca de um curso para gestantes oferecido às mulheres grávidas residentes na área de abrangência da (UBS) Unidade Básica de Saúde de Candelária, com o intuito de Conhecer as repercussões da aplicação do referido curso na saúde integral individual-coletiva das gestantes. As ações educativas em saúde mediante atividades grupais com indivíduos em situação de vida comum podem se constituir num método privilegiado de investigação-intervenção. O presente estudo tem como principal ?unidade de análise?, conforme Yin (2001), a puerpera que participou do curso de gestantes desenvolvido na unidade de saúde de Candelária.Para análise dos resultados empíricos, será adotado o procedimento metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que segundo Lefèvre e Lefèvre (2003) é uma estratégia que busca dar conta da discursividade, característica própria e indissociável do pensamento coletivo, buscando preservá-lo em todos os momentos da pesquisa. O DSC objetiva organizar os sentidos presentes no material empírico discursivo das pesquisas qualitativas de representação social. Os dados serão coletados através de entrevistas com questões abertas. Como resultados espera-se conhecer as repercussões da aplicação de um curso na saúde integral individual-coletiva desse grupo, desse modo visa contribuir com a reorganização da assistência pré-natal, estimular o desenvolvimento de ações que integrem a academia aos serviços de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
PID6297-2010 Conhecimento e percepção dos profissionais de Caps-ad do município de Natal-RN sobre a Política de Redução de Danos
Descrição: As ações de Redução de Danos (RD) ? danos estes decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causam dependência ? encontram no cenário atual das políticas públicas em saúde um espaço conflituoso onde as drogas se configuram ora como questão de segurança pública (através do narcotráfico e da repressão à oferta) ora como questão de saúde pública (na busca da redução de danos sociais e à saúde). A presente pesquisa busca analisar os saberes e práticas de profissionais de Caps-ad do município de Natal-RN sobre a Política de Redução de Danos (PRD), assim como, identificar as possibilidades e os limites da PRD e verificar as ações programáticas de PRD em Caps-ad de Natal-RN. O estudo será desenvolvido nos CAPS-ad do município de Natal-RN por serem serviços da rede de atenção em saúde habilitados para o diagnóstico, tratamento e recuperação de dependentes químicos, entendendo que nessas instituições a Política de Redução de Danos em álcool e outras drogas deve nortear as intervenções implementadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
PVD2815-2009 Saúde Mental na atenção básica: atualidade e perspectivas
Descrição: O presente projeto de pesquisa trata da questão da interface das políticas públicas de saúde e saúde mental no que tange as estratégias de matriciamento de saúde mental na atenção básica no município de Natal/RN. Assim, objetivamos identificar as ações e intervenções implementadas ou em processo de implantação, especialmente, o processo de co-responsabilização da rede de saúde através do apoio entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) junto às Unidades de Saúde da Família (USF). Considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e a necessidade do fortalecimento de uma rede de atenção em saúde mental advinda da reestruturação vivenciada nos últimos trinta anos no âmbito da assistência psiquiátrica nacional, mostram-se pertinentes e relevantes, pesquisas que identifiquem e divulguem ações e intervenções locais. Para tanto pretendemos desenvolver o levantamento, identificação e divulgação das ações e intervenções de matriciamento de saúde mental na atenção básica do município de Natal/RN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
PVD2815 Identificação de ações e intervenções de matriciamento de saúde mental na atenção básica no município de Natal/RN.
Descrição: O presente projeto de pesquisa trata da questão da interface das políticas públicas de saúde e saúde mental no que tange as estratégias de matriciamento de saúde mental na atenção básica no município de Natal/RN. Assim, objetivamos identificar as ações e intervenções implementadas ou em processo de implantação, especialmente, o processo de co-responsabilização da rede de saúde através do apoio entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) junto às Unidades de Saúde da Família (USF). Considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e a necessidade do fortalecimento de uma rede de atenção em saúde mental advinda da reestruturação vivenciada nos últimos trinta anos no âmbito da assistência psiquiátrica nacional, mostram-se pertinentes e relevantes, pesquisas que identifiquem e divulguem ações e intervenções locais. Para tanto pretendemos desenvolver o levantamento, identificação e divulgação das ações e intervenções de matriciamento de saúde mental na atenção básica do município de Natal/RN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lygia Maria de Figueiredo Melo - Integrante / Soraya Maria Medeiros - Integrante / JACILEIDE GUIMARAES - Coordenador / ELIANE SANTOS CAVALCANTE - Integrante / RITA DE CASSIA GIRAO DE ALENCAR - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A SAÚDE COLETIVA NA UFRN: trajetórias possíveis
Descrição: Discutir a Saúde Coletiva como campo de saber e de práticas na UFRN e refletir sobre a agenda de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e propostas de cooperação em projetos conjuntos, bem como novas possibilidades de formatos institucionais para a organização e fortalecimento da área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
EEN e a expansão da oferta de cursos técnicos através do PRONATEC
Descrição: A execução do Programa nesta Escola objetiva oferecer 06 cursos técnicos cumprindo uma carga horária equivalente à 1220h, cada um, atendendo 340 alunos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público por intermédio da articulação com a educação profissional e tecnológica de qualidade; ampliar e diversificar as oportunidades educacionais para os trabalhadores, incrementando a qualificação profissional por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; contribuir para a erradicação da extrema pobreza por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; e estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
PJ254-2010- Projeto Escola com Preservação Ambiental
Descrição: A preocupação com as questões ambientais e a consciência ecológica é uma temática contemporânea que se insinua como imprescindível para que planeta terra, continue a existir. Assim, a educação ambiental é igualmente imprescindível para a sua preservação, pelos sujeitos do mundo que a coabitam. A urbanização e a evolução humana determinaram drásticas mudanças na relação homem-ambiente, passando a natureza a ocupar uma posição de subserviência, resultando na atual crise planetária, vivenciada por todos os países. Nesse sentido a Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte EEN/UFRN tem buscado atrelar a educação ambiental aos seus conteúdos, de maneira transversal, nos cursos da educação técnica oferecidos por esta instituição de ensino. Com o propósito de despertar e nutrir o pensamento educativo na comunidade, a EEN adotado um momento de sensibilização inical, viabilizado através de uma aula passeio no Projeto Barco Escola Chama-maré, mantido pelo Governo do Estado e parcerias. O referido projeto aborda a importância do Rio Potengi para o Estado do Rio Grande do Norte e Cidade do Natal, nos seus vários enfoques, quais sejam: importância histórica-cultural, econômica, geográfica, social e ecológica, já que se trata de um local para onde são dirigidos esgotos de 25 bairros da cidade além do lixo que aí se acumula, proveniente das galerias pluviais e ruas da cidade, principalmente. A partir da realidade macro, os dicentes são convidados a refletir a realidade de cuidados ambientais nos seus espaços de convivência: escola, residencias, ambientes de trabalho e de lazer, preocupando-se de suas responsabilidades enquanto cidadãos. Justificativa: As ações humanas contemporâneas de utilização dos recursos naturias disponíveis apenas como uma gama de "materiais" passíveis de serem transformados em bens para consumo, sem atentar para as fragilidades do meio natural, que quando em desequilíbrio põe em risco a sobrevivência de todas as espécies.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
EV261-2010 Capacitação para receptores de práticas integradas do processo de trabalho de um serviço de registro e informação em saúde
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
PJ254-2010 Curso para gestantes: Uma experiência de integração ensino serviço
Descrição: A Assistência Pré-Natal é um conjunto de cuidados médicos, de enfermagem, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados a proteger o bêbê/mãe durante a gravidez, parto e puerpério, tendo como principal finalidade a diminuição da morbidade e mortalidade materna e perinatal. Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário: construir um novo olhar sobre o processo saúde/doença, que compreenda a pessoa em sua totalidade corpo/mente e considere o ambiente social, econômico, cultural e físico no qual vive; estabelecer novas bases para o relacionamento dos diversos sujeitos envolvidas na produção de saúde ? profissionais de saúde, usuários (as) e gestores; e a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos, entre os quais estão incluídos os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, com a valorização dos aspectos subjetivos envolvidos na atenção (BRASIL, 2006). A atenção pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período. O presente projeto trata de um curso para gestantes oferecido às mulheres grávidas residentes na área de abrangência da (UBS) Unidade Básica de Saúde de Candelária. Tem como relevância o fato de ser essa atividade considerada pelo Ministério da Saúde como uma ação complementar à assistência ao pré-natal. O público alvo é a gestante que realizam o pré natal na UBS de Candelária.Objetivos: Qualificar a assistência do pré-natal através de atividades educativas; envolver as mulheres e sua família no processo da gestação ,parto e pós parto; informar a cerca da anatomia e fisiologia reprodutiva; das questões relacionadas á pré concepção; contracepção; do desenvolvimento fetal; promover a troca de vivências entre as gestantes e dessas com os profissionais de saúde favorecendo uma gestação saudável e promover a inte.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - 2010
Periódico: Revista Eletrônica Extensão e Sociedade


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Extensão e Sociedade -PROEX/UFRN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Melhor Trabalho Apresentado no Pavilhão de Saúde e Meio Ambiente, XIV CIENTEC - UFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO,L.M.F2017 MELO,L.M.F; SOUSA, C. S. M. ; COELHO, A. A. ; SOUZA, M. B. ; PINHEIRO, T. X. A. ; ROCHA, P. M. . CARACTERÍSTICAS DO APOIO INSTITUCIONAL OFERTADO ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA NO BRASIL. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE), v. 15, p. 685-708, 2017.

2.
MELO,L.M.F2016MELO,L.M.F; SOUSA, C. S. M. ; GUIMARÃES, Jacileide ; SOUZA, M. B. ; ROCHA, P. M. . Análises das diretrizes para o apoio institucional das gestões da Atenção Básica das capitais brasileiras. Saúde em Debate, v. 40, p. 8-22, 2016.

3.
Melo;Lygia Maria de Figueiredo;MELO,L.M.F;VILLAS BÔAS, L.M.F.M;Lygia Maria de Figueiredo Melo;MELO, Lygia Maria de Figueiredo;MELO, Lygia Maria de Figueiredo et al2009Melo; Guimarães,Jacileide ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. . Relato de experiência sobre o ensino de saúde coletiva na Escola de Enfermagem de Natal/UFRN.. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. -, p. -, 2009.

4.
ARAÚJO, Marize Barros de Souza2007 ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; Melo ; TIMÓTEO, Rosalba Pessoa de Souza . A prática gerencial do enfermeiro no PSF na perspectiva da sua ação pedagógica educativa: uma breve reflexão.. Ciencia & Saude Coletiva, v. 319, p. 637-638, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA,Maria Cláudia M.D.R ; LIMA, S. P. ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. ; SILVA,Edilene Rodrigues da ; Melo . Cidadania como ferramenta no processo do cuidar: vivência no Hospital Ana Bezerra.. In: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação - CIEPESMA, 2011, São Caetano do Sul - SP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso). São Paulo - SP: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 2011.

2.
Melo; LIBERALINO, FN ; MOTA, M. L. B. . Gerenciando o cuidado de enfermagem na Rede Básica de Saúde. In: 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador. Cuidar-Ação Terapeutica da Enfermagem. Salvador: ABen, 1998. v. 1. p. 192-196.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Melo; Guimarães,Jacileide ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; CARÍCIO, Márcia Rique . A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO APOIO MATRICIAL DE SAÚDE MENTAL NO COTIDIANO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: 9º CONGRESSO DA REDE UNIDA, 2010, PORTO ALEGRE. Interface (Botucatu. Impresso), 2010. v. ESPEC.

2.
Melo; Guimarães,Jacileide . FORTALECENDO A PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EMSAÚDE COLETIVA. In: 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES PARA ATENÇÃO BÁSICA, 2009, RECIFE. 2º SENABS (RE) CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS NA ATENÇÃO BÁSICA, 2009. p. 299-302.

3.
Melo; Guimarães,Jacileide ; OLIVEIRA, R. D. . O território na Atenção Básica como espaço de novas solidariedades construídas em saúde.. In: VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos - Lugar-Mundo: Pervesidades e Solidariedades., 2009, Natal. VIII Encontro nacional e I Encontro internacional com o pensamento de Milton Santos, 2009.. -: -, 2009. v. -. p. ---.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, G. M. L. ; MELO,L.M.F ; GOMES,Cleide de Oliveira ; SOUZA, A. K. A. S. ; Guimarães,Jacileide ; SOUZA, M. B. . Teatro de rua como instrumento de mobilização social no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde: Relato de Experiência. In: 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem : Enfermagem e o Cuidado com a Vida, 2013, Rio de Janeiro. Anais do CBEn.. Rio de Janeiro: ABEN, 2013. v. 1. p. 849-851.

2.
Guimarães,Jacileide ; Melo ; BONFADA,Diego ; MELO JR,Raimundo Valdoci ; SILVA, P. C. . Cotidiano e Transformação : Relato de experiência sobre o uso do diário de campo em aulas práticas de saúde mental coletiva. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

3.
ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; Melo ; Guimarães,Jacileide ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. . O PORTIFÓLIO DE APRENDIZAGEM COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SAÚDE COLETIVA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL/UFRN. In: 9º CONGRESSO DA REDE UNIDA, 2010, PORTO ALEGRE. Interface (Botucatu. Impresso), 2010. v. ESPEC.

4.
AQUINO, G. M. L. ; COSTA,Maria Cláudia M.D.R ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; Melo ; CARVALHO, J. B. L. ; CORTEZ, L.R . O TRABALHO EM EQUIPE TRANSFORMANDO REALIDADES:ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL ANA BEZERRA,SANTA CRUZ/RN. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS/SC. 62 CBEn- ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010. p. 849-851.

5.
Melo; Guimarães,Jacileide ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE SAÚDE COLETIVA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL/UFRN. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2009, RECIFE/PE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

6.
Melo; MEDEIROS, S. M. . O saber/fazer da enfermeira no cotidiano do PSF na perspectiva de construção da sua autonomia: um estudo de caso no Distrito Sanitário Norte - Natal-RN. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida/ I Amostra de Produção de Saúde da Família de Minas Gerais/ II Fórum Nacional de Redes em Saúde/ Reunião de Polos d educaçã Permanente em Saúde, 2005, Natal. Anais, 2005.

7.
Melo; MEDEIROS, S. M. . O saber/fazer da enfermeira no cotidiano do PSF na perspectiva de construção da sua autonomia: um estudo de caso no Distrito Sanitário Norte - Natal-RN. In: XX Encontro de Enfermagem do Nordeste e IV Encontro de Pesquisa da RENE, 2004, Natal. Anais, 2004.

8.
Melo; MOTA, M. L. B. ; CUNHA, M. C. ; TIMÓTEO, Rosalba Pessoa de Souza ; LIMA, R. M. F. M. . Redimensionamento das práticas de saúde e o aleitamento materno: a experiência do Centro de Saúde de Candelária-SMS. In: VII Encontro nacional de Aleitamento Materno, 2001, Salvador. Anais, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELO,L.M.F; SOUSA, C. S. M. ; COELHO, A. A. ; SOUZA, M. B. ; PINHEIRO, T. X. A. ; ROCHA, P. M. . CARACTERÍSTICAS DO APOIO INSTITUCIONAL OFERTADO ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA NO BRASIL.. Trabalho, Educação e Saúde (Impresso), 2016.

2.
SOUSA, C. S. M. ; GUIMARÃES, Jacileide ; SOUZA, M. B. ; ROCHA, P. M. ; MELO,L.M.F . ANÁLISES DAS DIRETRIZES PARA O APOIO INSTITUCIONAL DAS GESTÕES DA ATENÇÃO BÁSICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS. Saude em Debate, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, G. M. L. ; Melo ; GOMES,Cleide de Oliveira ; SOUZA, A. K. A. S. E. ; Guimarães,Jacileide ; SOUZA, M. B. . Teatro de rua como instrumento de mobilização social no curso técnico em agente comunitário de saúde: Relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Melo; GUIMARÃES, Jacileide ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; SILVA, F. I. ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. . Las practicas educativas desarroladas por los auxiliares y tecnicos de enfermeria en la Estrategia de Salud da Familia em Natal/RN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA,Maria Cláudia M.D.R ; LIMA, S. P. ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. ; SILVA,Edilene Rodrigues da ; Melo . Cidadania como ferramenta no processo do cuidar: vivência no Hospital Universitário Ana Bezerra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Melo; CARÍCIO, Márcia Rique ; CARVALHO, J. B. L. ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; AQUINO, G. M. L. . A Prática educativa na saúde: Contribuição do técnico de enfermagem na prevenção das DSTs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, J. B. L. ; Melo ; Guimarães,Jacileide ; CARÍCIO, Márcia Rique ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza . A PRÁTICA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DAS DSTS: APRENDENDO ATRAVÉS DO MÉTODO DO CASO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Guimarães,Jacileide ; Melo ; BONFADA,Diego ; RAMOS, D. K. R. ; MELO JR,Raimundo Valdoci ; SILVA, P. C. . COTIDIANO E TRANSFORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM AULAS DE SAÚDE MENTAL/COLETIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARÍCIO, Márcia Rique ; Melo ; LUCENA, K. D. T. . EXPERENCIANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Melo. A visita domiciliar como instrumento de ressignificação do apoio matricial de saúde mental no cotidiano da estratégia de saúde da familia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Melo. Ver, ouvir e sentir: popularizando a reanimação cardiorespiratória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; Melo ; Guimarães,Jacileide ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. . O portifólio de aprendizagrem como método de avaliação: a experiência do ensino de saúde coleetiva na Escola de Enfermagem de Natal/UFRN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Melo; Guimarães,Jacileide ; OLIVEIRA, R. D. . O TERRITÓRIO NA ATENÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE NOVAS SOLIDARIEDADES CONSTRUÍDAS EM SAÚDE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, SHEYLA GOMES P. DE ; GOMES,Cleide de Oliveira ; Melo . H1N1: MÉTODOS DE PREVENÇÃO X MEIOS DE CONTAMINAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Guimarães,Jacileide ; Melo . RES-PIRAR EM LIBERDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Melo; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. . A PRÁTICA EDUCATIVA NA SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DAS DST. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Guimarães,Jacileide ; Melo ; MEDEIROS, S. M. ; ALENCAR, RCG ; SILVA, P. C. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO DE SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA EM NATAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Melo. Fortalecendo a prática de promoção da saúde do técnico de enfermagem através de estratégias de ensino-aprendizagem em saúde coletiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Melo; Guimarães,Jacileide ; CARVALHO, J. B. L. ; AQUINO, G. M. L. . Prática educativa na saúde: contribuições do técnico de enfermagem na prevenção do DST. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
Melo. Os direitos dos usuários no SUS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Melo. A Escola de Enfermagem de Natal no cinquentenário da UFRN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Melo. A gestão e as políticas públicas de saúde: avanços e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
AQUINO, G. M. L. ; COSTA,Maria Cláudia M.D.R ; LIMA, S. P. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo . Promovendo o cuidado e minimizando riscos na saúde através de protocolos assistenciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Melo. O saber/fazer da Enfermagem no cotidiano do PSF na perspectiva de Construção de sua autonomia: um estudo de caso do Distrito Sanitário Norte - Natal/RN.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
Melo. O saber/fazer da Enfermagem no cotidiano do PSF na perspectiva de Construção de sua autonomia: um estudo de caso do Distrito Sanitário Norte - Natal/RN.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Melo. O cuidado no uso de medicação, alimentação e prevenção de complicações.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
Melo. Redimensionamento das práticas de saúde e o aleitamento materno: a experiencia do Centro de Saúde de Candelária.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
Melo. Gestão do Sistema de Saúde.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
Melo. Gestão do sistema de saúde - oficina preparatória da Conferência Municipal de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Melo. Postura profissional perante o aleitamento materno.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
Melo. Experiência da prática de enfermagem no nordeste: gerenciando o cuidado da enfermagem na rede básica do serviço de saúde.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
Melo. Gerenciando o cuidado de enfermagem na rede básica de saúde. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
Melo. Relato de experiência em planejamento estratégico na SMS/Natal-RN.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
Melo. Produtividade com qualidade na assistência de enfermagem. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELO,L.M.F. Participação na Comissão Organizadora do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação ? MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN,. 2018.

2.
MELO,L.M.F. Membro do Colegiado do Conselho Diretor da Escola de Saúde - CONDIRES,. 2017.

3.
MELO,L.M.F. Membro do Colegiado Gestor do PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE da Escola de Saúde.. 2017.

4.
MELO,L.M.F. Membro do COLEGIADO GESTOR DE CURSO PARA O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR. 2017.

5.
MELO,L.M.F. Membro da Comissão Examinadora Concurso Público de provas e títulos professor EBTT Edital 016/2017-PROGESP_ESUFRN, referente à área de conhecimento de ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM.. 2017.

6.
MELO,L.M.F. Membro das Comissões Especiais do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação - MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN: Comissão Especial para Aplicação de Provas. 2017.

7.
MELO,L.M.F. Membro das Comissões Especiais do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação - MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN:Comissão Especial de Correção de Prova Discursiva:. 2017.

8.
MELO,L.M.F. Membro da Comissões Especiais do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação - MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN::Comissão Especial de Avaliação de Prova Didática:. 2017.

9.
MELO,L.M.F. Membro das Comissões Especiais do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação - MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN: Comissão Especial de Análise Curricular. 2017.

10.
MELO,L.M.F. Membro da Comissão do Processo Seletivo Simplificado Para Professor Substituto/Temporário, Edital 003/2017 na área de ATENÇÃO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER E DO HOMEM. 2017.

11.
MELO,L.M.F. Participação como membro consultor interno do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN. 2017.

12.
MELO,L.M.F. Participação como membro da comissão Nacional do III congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017.

13.
MELO,L.M.F. Vice coordenador do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (Portaria n. º 2203/2016-R, de 10 de outubro de 2016).. 2017.

14.
MELO,L.M.F. participação como membro efetivo do Conselho da Escola de Saúde da UFRN - CONES. 2017.

15.
MELO,L.M.F. Vice coordenador do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (Portaria n. º 2203/2016-R, de 10 de outubro de 2016).. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, L. V. E. ; MELO,L.M.F ; SOUZA, M. B. ; PINHEIRO, R. E. . Elaboração do PLANO DE AÇÃO TRIENAL DO CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (TACS). 2018.

2.
SANTOS, F. J. S. ; MELO,L.M.F . Tutora de estágio probatório da servidora docente Fernanda Julyanna Silva dos Santos, matrícula nº 1084308, lotada na Escola de Saúde/UFRN.. 2017.

3.
MELO,L.M.F. Preceptoria do Estágio Supervisionado II na Atenção básica do Curso Técnico de Enfermagem. 2017.

4.
MELO,L.M.F. Supervisora de Estágio das Prática Supervisionada I na APS no curso Técnico de Agente Comunit´rio de Saúde - TACS. 2017.

5.
MELO,L.M.F. Supervisora de Estágio das Prática Supervisionada II na APS no curso Técnico de Agente Comunit´rio de Saúde - TACS. 2017.

6.
GARCIA, L. C. S. ; MELO,L.M.F ; Guimarães,Jacileide . Orientação da dissertação de Mestrado: Características do Apoio Matricial Ofertado às Equipes de Atenção Básica no Rio Grande do Norte da aluna LÍVIA CRISTINA SIQUEIRA GARCIA , intitulada :. 2017.

7.
MELO,L.M.F; SOUZA, M. B. . Elaboração do Plano de CURSO DO CURSO TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. 2017.

8.
SANTOS, F. J. S. ; MELO,L.M.F . Tutora de estágio probatório da servidora docente Fernanda Julyanna Silva dos Santos, matrícula nº 1084308, lotada na Escola de Saúde/UFRN.. 2016.

9.
SANTOS, F. J. S. ; MELO,L.M.F . Tutora de estágio probatório da servidora docente Fernanda Julyanna Silva dos Santos, matrícula nº 1084308, lotada na Escola de Saúde/UFRN.. 2015.

10.
Melo. Representante da Escola de enfermagem de Natal na comissão do Programa de Gestão de Resíduos da UFRN (PROGIRES-UFRN). 2008.

11.
Melo. Supervisão de Estágio em Administração aplicada a enfermagem na atenção básica. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE do curso de graduação tecnológica em gestão hospitalar. 2017. (Prospota pedagógica).

2.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Atenção primária à Saúde no curso Técnico de Enfermagem. 2017. (Prospota pedagógica).

3.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Saúde Coletiva II no curso Técnico de Enfermagem. 2017. (Prospota pedagógica).

4.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Território e Saúde II no curso Técnico Agente Comunitário de Saúde TACS. 2017. (Prospota pedagógica).

5.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Ato de Ler e Escrever no curso Técnico de Enfermagem. 2017. (Prospota pedagógica).

6.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Políticas de Saúde no curso de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. 2017. (Prospota pedagógica).

7.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Processo Saúde-Doença: Território e Cidadania no curso de Pós Graduação stricto Sensu da UFRN. 2017. (Prospota pedagógica).

8.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Política de Saúde no curso de Pós Graduação stricto Sensu da UFRN. 2017. (Prospota pedagógica).

9.
MELO,L.M.F. Docente do componente curricular Território e Saúde I no curso Técnico Agente Comunitário de Saúde TACS. 2017. (Prospota pedagógica).

10.
MELO,L.M.F. Mini-curso preparatório para bolsistas de iniciação científica do ensino médio - 2º módulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MELO,L.M.F. Curso para gestantes: uma experiência de integração ensino serviço. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Melo; ARAÚJO, Marize Barros de Souza . ATUALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE ATENÇÃO BÁSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves ; SILVA,Edilene Rodrigues da ; Melo ; FERNANDES, S. M. B. A. . Saúde Coletiva I: textos de apoio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
Melo; CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; LOPES, Rayssa Horácio . Saúde Coletiva II: caderno de textos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo . Educação para o autocuidado e organização do processo de trabalho em saúde. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

16.
Melo; ARAÚJO, Marize Barros de Souza . Curso para gestantes na Unidade de Saúde da Família de Nazaré. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo . Saúde e sociedade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

18.
AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo ; COSTA,Maria Cláudia M.D.R . Educação para o autocuidado e organização do processo de trabalho em saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

19.
CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves ; SILVA,Edilene Rodrigues da ; CAVALCANTE, E. F. O. ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; MACEDO, Maria Lucia Azevedo Ferreira ; Melo . Saúde Coletiva I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

20.
CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo . Saúde Coletiva II: Textos de apoio. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

21.
Melo. Prevenção de câncer de mama. 2008. .

22.
SILVA,Edilene Rodrigues da ; AQUINO, G. M. L. ; Melo ; CARVALHO, J. B. L. . Saúde Coletiva II: Textos de apoio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

23.
Melo. Saúde Coletiva II: Textos de apoio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

24.
AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo ; COSTA,Maria Cláudia M.D.R . Educação para o autocuidado e organização do processo de trabalho em saúde. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

25.
CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves ; SILVA,Edilene Rodrigues da ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. ; Melo . Saúde Coletiva I: textos de apoio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

26.
Melo. Especialização técnica em enfermagem em saúde da família proposta pedagógica. 2007. (Prospota pedagógica).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA,Maria Cláudia M.D.R; INAGAKI, A. D. M.; SILVA, F. I.; LIMA, S. P.; OLINTO, J. S.; MELO,L.M.F. Integrante daComissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de conhecimento Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Homem. 2017. Escola de Saúde da UFRN.

2.
AQUINO, G. M. L.; MELO,L.M.F; ARAUJO, V. S.; SILVA,Edilene Rodrigues da. Integrante da comissão Comissão do Processo Seletivo Simplificado Para Professor Substituto/Temporário na área de Atenção à Saúde Sexual e reprodutiva da mulher e do Homem. 2017. Escola de Saúde da UFRN.

3.
MONTEIRO, A. I.; MENEZES, R. M. P.; LIBERALINO, FN; Melo. Participação em Comissão do Processo Seletivo Simplificado em cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Portaria nº 245/ 2013-GS/SMS de 24/09/2013).. 2013.

4.
Melo; CAVALCANTE, E. F. O.; AGUIAR, A. C. V. V.; CARVALHO, J. B. L.. Participação da comissão de seleção do processo seletivo de provas e títulos para professor substituto , Edital nº40/2013- DOU nº 228 de 25/11/2013 na área de Políticas de Saúde e Processo de Trabalho em Saúde. (Portaria nº 070/ 2013 ? EEN, de 05/12/2013). 2013.

5.
Melo; CAVALCANTE, E. F. O.; AGUIAR, A. C. V. V.; CARVALHO, J. B. L.. Participação da Comissão de Seleção do processo seletivo de provas e títulos para professor substituto, Edital nº 40/2013- DOU nº 228 de 25/11/2013 Na área de políticas de saúde e processo de trabalho em Saúde conforme portaria nº )70/ 2013. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
Melo. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de processo de trabalho em enfermagem. Portaria nº 12/10-EEN. 2010. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

7.
Melo. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de informação e informática em enfermagem (Portaria nº001/09-EEN). 2009. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

8.
Melo. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Saúde Coletiva (Portaria nº003/09-EEN).. 2009. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

9.
Melo; Guimarães,Jacileide; CAVALCANTE, E. F. O.; CARVALHO, J. B. L.. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Saúde Coletiva (Portaria 020/2009-EEN). 2009. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

10.
Melo; Guimarães,Jacileide; CAVALCANTE, E. F. O.; CARVALHO, J. B. L.. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Saúde Coletiva (Portaria 021/2009-EEN). 2009. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

11.
Melo; LACERDA, I. M. F.; AQUINO, G. M. L.; PERALES, W. J. S.. Processo Seletivo para Professr Substituto na área de informação e informática em enfermagem (Portaria nº009/08-EEN). 2008. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

12.
Melo; CARVALHO, J. B. L.; ALMEIDA, S. G. P.; CAVALCANTE, E. S.. Processo Seletivo para Professr Substituto na área de Assistência de enfermagem a clientes em estado grave (Portaria 006/08). 2008. UFRN-Escola de Enfermagem de Natal.

Outras participações
1.
GUIMARÃES, Jacileide; CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves; ESTACIO, M. M. S.; GONDIM, G. M. M.; MELO,Ari de Araújo; MELO,L.M.F. Comissão Organizadora do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação ? MPPSE da Escola de Saúde-ESUFRN, turma 2018. 2018. Escola de Saúde da UFRN.

2.
SILVA,Edilene Rodrigues da; Guimarães,Jacileide; CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves; MELO,Ari de Araújo; MELO,L.M.F; MACEDO, Maria Lucia Azevedo Ferreira; ESTACIO, M. M. S.; SILVA, F. I.; AGUIAR, A. C. V. V.; CARVALHO, J. B. L.; LEITE, Mª Jalila Vieira de Figueiredo; SOUZA, M. B.; LOPES, Rayssa Horácio; COSTA, THéo Duarte. Membro do Colegiado do Conselho Diretor da Escola de Saúde - CONDIRES. 2017. Escola de Saúde da UFRN.

3.
GUIMARÃES, Jacileide; SANTOS, L. M. C.; MACEDO, Maria Lucia Azevedo Ferreira; MELO,L.M.F; COSTA,Maria Cláudia M.D.R; SOUZA, M. B.; LIMA, S. P.; ARAUJO, V. S.; COSTA, T,D; SANTOS, R. L. D.; CARVALHO, J. B. L.; ANDRADE, A. C. A.; ROCHA, B. N. G. A.; CAVALCANTE, C. A. A.; SILVA,Edilene Rodrigues da; CAVALCANTE, E. S.; CAVALCANTE, E. F. O.; FREIRE, I. L. S.. Membro integrante do Colegiado Gestor do Programa de Pós graduação em Saúde e Sociedade ESUFRN. 2017. Escola de Saúde da UFRN.

4.
COSTA, T. D.; MARTINS, C. C. F.; ARAUJO, V. S.; MEIRA, K. C.; OLIVEIRA, L. V. E.; SALVADOR, P. T. C. O.; BARROS, R. M. B.; TIMÓTEO,Ana Flávia de Souza; MELO,L.M.F; ALMEIDA, SHEYLA GOMES P. DE; Guimarães,Jacileide; ESTACIO, M. M. S.; MEDEIROS, Wilma Mª da Costa; MATA, M. S.; CAVALCANTE, E. F. O.. Integrante do Colegiado Gestor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. 2017. Escola de Saúde da UFRN.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Articulação Interfederativa ?Desenvolvimento Regional de Saúde: Relações Interfederativas na Construção do Contato Organizativo de Ação Pública no RN. 2013. (Seminário).

2.
II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação - CIEPESMA. Cidadania como ferramenta no processo do cuidar: vivência no Hospital Ana Bezerra.. 2011. (Congresso).

3.
13º CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. A PRÁTICA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DAS DSTS: APRENDENDO ATRAVÉS DO MÉTODO DO CASO. 2010. (Congresso).

4.
13º CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. AUTONOMIA E CIDADANIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE: CENÁRIOS E DESAFIOS. 2010. (Congresso).

5.
13º CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. COORDENADOR/AVALIADOR DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA. 2010. (Congresso).

6.
62ª SBPC. COTIDIANO E TRANSFORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM AULAS DE SAÚDE MENTAL/COLETIVA. 2010. (Congresso).

7.
62ª SBPC JOVEM. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PÔSTERES. 2010. (Congresso).

8.
62º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. O TRABALHO EM EQUIPE TRANSFORMANDO REALIDADES:ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL ANA BEZERRA,SANTA CRUZ/RN. 2010. (Congresso).

9.
9º CONGRESSO DA REDE UNIDA. O PORTIFÓLIO DE APRENDIZAGEM COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SAÚDE COLETIVA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL/UFRN. 2010. (Congresso).

10.
DELEGADA DA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL INTRSETORIAL NATAL/RN. 2010. (Encontro).

11.
I Encontro dos Contadores e Conselheiros Tesoureiros do Sistema COFEN/COREN. 2010. (Encontro).

12.
III Conferência Municipal de Saúde Mental - Saúde mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios. 2010. (Outra).

13.
I SEMINÁRIO NACIONAL DAS COMISSÕES DE TOMADAS DE CONTAS. 2010. (Seminário).

14.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL- ETAPA RIO GRANDE DO NORTE.DELEGADA REPRESENTANDO O SEGMENTO DA INTERSETORIALIDADE. 2010. (Encontro).

15.
Oficina de consolidação da prospota de curso de doutorado em enfermagem. 2010. (Oficina).

16.
OFICINA DE PRIORIDADES DO PPSUS - Programa de Pesquisa em Saúde para o SUS. 2010. (Oficina).

17.
2º SENABS.FORTALECENDO A PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DASESTRATÉGIAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA. 2009. (Seminário).

18.
61º Congresso Brasileiro de Enfermagem - Transformação social e sustentabilidade ambiental. 2009. (Congresso).

19.
I Fórum de discussão do exercício profissional de enfermagem. 2009. (Outra).

20.
II Seminário Administrativo (COFEN- Conselho Federal de Enfermagem). 2009. (Seminário).

21.
IV ENCONTRO REGIONAL DE PÕS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM DO NORDESTE.FORTALECIMENTO E INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO NORDESTE. 2009. (Encontro).

22.
VIII ENCONTRO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS.O TERRITÓRIO NA ATENÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE NOVAS SOLIDARIEDADES CONSTRUÍDAS EM SAÚDE. 2009. (Encontro).

23.
XV CIENTEC.XV CIENTEC A prática educativa na saúde: contribuição do técnico de enfermagem na prevenção das DST. 2009. (Outra).

24.
60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).

25.
Curso de Atualização Pedagógica. 2008. (Outra).

26.
Curso Modular de Tratamento de Feridas. 2008. (Outra).

27.
II Encontro Potiguar de Estudantes de Enfermagem.A Gestão e a Política Pública de Saúde: avanços e desafio. 2008. (Encontro).

28.
Seminário Administrativo COFEN/CORENs. 2008. (Seminário).

29.
Seminário de mobilização social no combate à tuberculose e planejamento das ações de controle da tuberculose. 2006. (Seminário).

30.
Forum Estadual de Assitência à mulher um novo olhar "É possível reduzir a mortalidade materna e neonatal?". 2005. (Outra).

31.
Seminário Municipal de Saúde Mental. 2003. (Seminário).

32.
XII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2003. (Congresso).

33.
III Congresso Brasileiro integrado de pediatria ambulatorial, saúde escolar e cuidados primários. 2000. (Congresso).

34.
Encontro de Sensibilização sobre o idoso. 1999. (Encontro).

35.
I Congresso Internacional de Bancos de Leite humano. 1999. (Congresso).

36.
I Encontro Nacional de hospitais amigo da criança. 1999. (Encontro).

37.
II Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano. 1999. (Congresso).

38.
XII Congresso Estadual de enfermagem. 1999. (Congresso).

39.
XV Encontro de enfermagem do Nordeste. 1999. (Encontro).

40.
Seminário "Racionalidades Médicas: Comparações entre a medicina ocidental contemporânea, homeopatia, medicina tradicional chinesa e ayurvédica. 1998. (Seminário).

41.
III Jornada de Atualização em Pediatria da AMI. 1996. (Outra).

42.
II Jornada de Pediatria Ambulatorial da AMI. 1995. (Outra).

43.
II Jornada Norte-riograndense de adolescência. 1994. (Outra).

44.
I Jornada de Pediatria Ambulatorial da AMI. 1994. (Outra).

45.
IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1994. (Congresso).

46.
Seminário sobre avaliação de programas de vigilância epidemiológica em sistemas locais de saúde. 1993. (Seminário).

47.
II Jornada de aleitamento materno. 1992. (Outra).

48.
I Jornada de Imunização. 1992. (Outra).

49.
I Conferência Municipal de Saúde. 1991. (Outra).

50.
II Congresso da Sociedade de Pediatria de Lingua Portuguesa. 1987. (Congresso).

51.
III Congresso Paulista de Pediatria. 1987. (Congresso).

52.
XXV Congresso Brasileiro de Pedriatria. 1987. (Congresso).

53.
I Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. 1986. (Outra).

54.
III Congresso Latino-americano de perinatologia. 1986. (Congresso).

55.
VII Reunião Brasileira de Enfermagem Perinatal. 1986. (Outra).

56.
X Congresso Brasileiro de Perinatologia. 1986. (Congresso).

57.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1986. (Congresso).

58.
XXXVII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1985. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Melo. 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017. (Congresso).

2.
Melo; LEITE, Mª Jalila Vieira de Figueiredo ; LEAO, A. C. ; NOBREGA, N. M. S. ; BATISTA, A. C. ; ROMANA,CÍCERA . MEMBRO DA EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DE PÔSTERES DA SBPC JOVEM. 2010. (Congresso).

3.
Melo. XVI Semana de ciência, tecnologia e cultura - CIENTEC. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LÍVIA CRISTINA SIQUEIRA GARCIA. Características do Apoio Matricial Ofertado às Equipes de Atenção Básica no Rio Grande do Norte. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO) - Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Matias Nascimento. Título: Acolhimento na Atenção Primária a Partir da Perspectiva das Equipes participantes do PMAQ-AB no Rio Grande do Norte.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar) - Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

2.
Ana Rute de Oliveira Xavier. Atenção Em Saúde Mental nas Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar) - Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

3.
Marilene Soares da Silva. o Perfil das crianças e adolescentes de 0 a 16 anos submetidas à avaliação global no CRI/CRA- RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

Iniciação científica
1.
DANIELLY ALVES DO NASCIMENTO. Conhecendo as práticas educativas desenvolvidas pelos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Atenção Básica a partir de uma revisão bibliográfica Resumo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

2.
ANGÉLICA ÉRICA DA SILVA SOTERO. Território e saúde: práticas educativas desenvolvidas por Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família em Natal-RN.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

3.
JULYETH KHIS MOURA ARAUJO. Ações de enfermagem: conhecendo as práticas educativas desenvolvidas por auxiliares e técnicos de enfermagem na Estratégia Saúde da Família em Natal-RN. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

4.
ITACIANE DE SOUZA ALVES DA SILVA. Concepções sobre promoção da saúde de auxiliares e técnicos de enfermagem inseridos na Estratégia Saúde da Família em Natal-RN. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Julyanna Silva dos Santos. Tutora de estágio probatório de docente. 2017. Orientação de outra natureza - Escola de Saúde da UFRN. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.

2.
Andréia M. L. G. Costa, Évely C. Dias, Itâmara M. Rodrigues. A sala de situação no Distrito Sanitário Oeste como Estratégia de acesso a informação em saúde.. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico de Enfermagem) - UFRN-Escola de Enfermagem de Natal. Orientador: Lygia Maria de Figueiredo Melo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Melo; GUIMARÃES, Jacileide ; ARAÚJO, Marize Barros de Souza ; SILVA, F. I. ; AQUINO, G. M. L. ; CARVALHO, J. B. L. . Las practicas educativas desarroladas por los auxiliares y tecnicos de enfermeria en la Estrategia de Salud da Familia em Natal/RN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Vice-coordenadora da disciplina Assistência em saúde coletiva I (portarianº 012/2009-EEN).
Vice-coordenadora da disciplina Assistência em saúde coletiva II (portarianº 012/2009-EEN).
Responsável pela elaboração e revisão das seguintes apostilas didáticas adotadas pela EEN:
?Apostila - Educação para o autocuidado e organização do processo de trabalho em saúde;
?Apostila - Assistência de Enfermagem na Saúde coletiva I;
?Apostila - Assistência de Enfermagem na Saúde coletiva II.
Tutora de Estágio Supervisionado em Administração aplicada em enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da UFRN (Estágio Supervisionado I) de1994 a 2000; 2002 a 2006.

Cota PIBIC-EM 2010-2011 (01/10/2010 a 30/09/2011). Bolsas PIBIC-EM (IT) concedidas: 02



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