Carlos Alberto Fróes Lima

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  • Última atualização do currículo em 30/06/2016


Possui Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (1995) e graduação em Ciência da Computação Científico Industrial também pela Unicamp (1985). Atualmente é CEO da KNBS Telecomunicações e Informática Ltda. e consultor. Possui adicionalmente MBA pela FGV (2003). Tem experiência nas áreas Planejamento de Negócios e Soluções com ênfase em Planejamento Energético, Telecomunicações e Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: smart grid, gerência integrada de redes e serviços (elétrica e telecomunicações), IoT, tecnologias de comunicação, analíticos sobre bases de informação e big data, gestão do conhecimento e integração de soluções voltadas a inovação e sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto Fróes Lima
Nome em citações bibliográficas
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Knbs Telecomunicações e Informática Ltda.
Avenida Barão de Itapura - de 2052/2053 ao fim
Jardim Guanabara
13073300 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32953314
Fax: (19) 32534378
URL da Homepage: www.knbs.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Revolução tecnológica na indústria de energia elétrica com smart grid, suas consequências e possibilidades para o mercado consumidor residencial brasileiro, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Gilberto De Martino Jannuzzi.
Palavras-chave: Redes de energia inteligentes; eficiência energética; Energia consumo; relacionamento com o cliente.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
Setores de atividade: Produção e Distribuição de Eletricidade, Gás e Água; Telecomunicações.
1994 - 1995
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise de OAM para equipamentos da B-ISDN,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Rege Romeu Scarabucci.
Palavras-chave: B-ISDN; Redes e Tecnologia ATM; Gerência de Redes; Telecomunicações e redes de dados de alta velocida; Gerência integrada de redes e serviços; Serviços de Telecomunicações Banda Larga.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Computabilidade e Modelos de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2004 - 2004
Especialização em Geoprocessamento. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Planejamento da manutenção preventiva dos elementos da rede de distribuição de energia elétrica baseado em GIS.
Orientador: Prfas Dra. Cláudia M.B. Medeiros e Dra. Ma. Tereza Françoso.
2001 - 2002
Especialização em Mba Executivo Internacional Em Marketing. (Carga Horária: 420h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico de Marketing para Serviços.
Orientador: Evandro César Tenca.
1995 - 1997
Especialização em Administração Empresarial Sistêmica.
Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, IPEP, Brasil.
Título: Planejamento e Marketing Estratégico.
Orientador: José Roberto Napolitano.
1981 - 1985
Graduação em Ciência da Computação Científico Industrial.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Sistemas de Compilação.
Orientador: Thomasz Kowaltovski.




Formação Complementar


2007 - 2010
Certificação em Biologia Cultural. (Carga horária: 360h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.


Atuação Profissional



Knbs Telecomunicações e Informática Ltda, KNBS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: CEO, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelos processos de inovação, gestão do conhecimento e coordenação de projetos técnicos e de negócios

Atividades

05/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Desenvolvimento de Negócios, .

1/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Marketing e Negócios, Departamento de Marketing e Negócios.

Atividade realizada
Coordenação de projetos.
04/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Desenvolvimento de Negócios, .

1/2003 - Atual
Direção e administração, Departamento de Marketing e Negócios, Desenvolvimento de Novos Produtos e Soluções.

Cargo ou função
Diretor.

Instituto SER - Senso' Educação Reintegrada Ltda., INSTITUTO SER, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo Financeiro e Marketing, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalho filantrópico, desenvolvimento do plano de negócios, manutenção administrativa da entidade, desenvolvimento de plano de marketing e contribuição efetiva nos processos de evolução do atendimento a Portadores de Deficiência Mental e Síndromes autísticas

Atividades

01/1995 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área Administrativa e de Comunicação, .

Cargo ou função
Diretor.
01/1989 - 02/2012
Direção e administração, Área Administrativa e de Comunicação, .

Cargo ou função
Diretor Administrativo Financeiro e de Marketing Estratégico.

Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste, NEPEN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Consultoria em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Planejamento de Redes e Serviços, sistemas analíticos e de inovação de processos para o setor elétrico

Atividades

02/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Planejamento de Redes e Serviços, .

02/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, .

Cargo ou função
Consultor especialista.

Diveo do Brasil Telecomunicações Ltda, DIVEO*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Engenharia de Clientes, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela engenharia de transmissão e de produtos, planejamento da capacidade de redes e serviços, serviços ao cliente e gestão da rede wireless

Atividades

2/2001 - 12/2002
Direção e administração, Departamento de Engenharia Operações, Diretoria de Engenharia de Clientes.

Cargo ou função
Diretor.
2/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Operações, Diretoria de Engenharia de Clientes.

Cargo ou função
Consultor para desenvolvimento de novos produtos.
1/2001 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Engenharia Operações, Departamento de Engenharia Operações.

Atividade realizada
Desenvolvimento de novos produtos para operadora de Telecom.
5/2000 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Engenharia Operações, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de soluções de redes de dados para redes WAN.
5/2000 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Departamento de Engenharia Operações, .

Treinamentos ministrados
Desenvolvimento de Produtos
Mercado e produtos de Telecomunicações
Tecnologias de dados
Novos produtos e vendas
Treinamento técnico em Telecomunicações para força de vendas
Treinamento de Vendas para equipe de atendimento a clientes
Treinamentos de novos produtos para equipes de vendas, operação e suporte a clientes
5/2000 - 2/2001
Direção e administração, Departamento de Engenharia Operações, Gerência de Planejamento Transmissão e Projetos Especiais.

Cargo ou função
Gerente.

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações
Professor convidado para módulos de cursos de Pós-Graduação e MBA em Telecomunicações

Atividades

1/1998 - Atual
Ensino, Pós Graduação Em Telecomunicações, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Dados e Comunicação
Redes ATM

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - prof. convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professsor convidado para cursos de Gestão Empresarial.

Atividades

6/2004 - 01/2006
Ensino, Especialização Executivo Jr, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégia Empresarial e Marketing

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 20


Radiant Knowledge Systems, RADIANT KS, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44
Outras informações
Senior consultant para desenvolvimento de mercado e análise de produtos para o mercado latino americano, com extensões Brasil e Países de América do Sul

Atividades

11/1999 - 6/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Latam Department, .

Cargo ou função
Consultor.

Promon Tecnologia Ltda, PROMON, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

4/1999 - 10/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Sistemas, .

Cargo ou função
Consultor.
10/1998 - 10/1999
Direção e administração, Departamento de Treinamento e Documentação, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
2/1998 - 10/1999
Serviços técnicos especializados , Departamento de Treinamento e Documentação, .

Serviço realizado
Auditor de qualidade.
9/1995 - 10/1999
Treinamentos ministrados , Departamento de Treinamento e Documentação, .

Treinamentos ministrados
Treinamentos básicos em tecnologias de dados - ATM, Frame Relay, X25, IP
Treinamentos avançados em tecnologias de dados - ATM, Frame Relay, X.25, SDH, IP
Cadeia de treinamentos técnicos para equipamentos Passport Nortel
Treinamentos especializados de planejamento de redes de computadores
Cadeia de treinamentos de equipamentos FRADs (Frame Relay Access Devices)
Cadeia de treinamentos especializados para formação equipe de vendas de Telecomunicações
Cadeia de treinamentos para equipamentos DPN- 100 Nortel
Treinamentos especializados para formação de equipes de vendas para Telemar

Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Telecomunicações, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação nos diversos projetos e programas de pesquisa do Sistema Telebrás, como Compac, Cetex, Trópico RA e Pesquisa Aplicada em ATM, bem como em grupos de trabalho e comissões, consultoria e sistemas

Atividades

02/1986 - 10/1995
Pesquisa e desenvolvimento .

3/1993 - 9/1995
Treinamentos ministrados , Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, .

Treinamentos ministrados
Treinamentos em Tecnologias de Rede para o Sistema Telebrás
Treinamentos em Tecnologia ATM para o Sistema Telebrás
Treinamentos em Gerência de Redes e Serviços para GIRS do Sistema Telebrás
Formação técnica em Gerência de Redes ATM para o CBTT4
9/1992 - 9/1995
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, Departamento de Desenvolvimento de Sistemas.

Atividade realizada
Desenvolvimento de metodologia para sistemas distribuídos.
4/1992 - 9/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, .

Cargo ou função
Co-relator de grupo de trabalhos CBBT 4 e GIRS.
3/1989 - 9/1995
Serviços técnicos especializados , Departamento de Transmissão, .

Serviço realizado
Suporte sistêmico do sistema de interface Telex-Compac desenvolvido.
4/1989 - 9/1992
Serviços técnicos especializados , Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, .

Serviço realizado
Suporte Sistêmico as implantações de centrais Trópico RA.
6/1986 - 2/1990
Serviços técnicos especializados , Departamento de Transmissão, .

Serviço realizado
Suporte sistêmico das centrais COMPAC em implantação.
2/1985 - 1/1986
Estágios , Departamento de Transmissão, .

Estágio realizado
desenv. algoritmo de melhor busca em base de dados de rotas.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa Aplicada em ATM - 1991-1995
2.
Análise sitêmica dos sistemas de rede local para Central de Comutação Tropico RA -1989-1992
3.
Análise Sistêmica dos ambientes Software implantados - 1988-1989
4.
Otimização de Sistema Operacional para Sistema Compac
5.
Rede local para sistema de comunicação de dados - COMPAC - 1986-1988
6.
Metodologia para desenvolvimento de sistemas distribuídos
7.
Metodologia e validação de otimização de tempo de carga de sistemas distribuídos e multifunção
8.
Análise de OAM para equipamentos da rede B-ISDN
9.
Sistema de Planejamento de Redes e Telefonia
10.
Gestão de Conhecimento

Objetivo: Organizar processos operacionais e culturais buscando a evolução administrativa e de resultados para as empresas.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; gestão de processos; gestão de ativos; mudanças culturais.
11.
Avaliação de Perdas Comerciais para concessionárias de Energia utilizando ferramentas analíticas e de datamining

Objetivo: Caracterização de perdas comerciais das bases históricas de consumo e medição para as concessionárias de energia, com associação e validação de condições regionais de atendimento. Criam-se condições diferenciadas e modelos de inferência das condições de relacionamento, fraudes e serviços associados para as necessidades regionais e as condições de operação e cultura da concessionária no combate a fraude e controle de seus ativos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Palavras-chave: perdas não técnicas; fraudes; big data; datamining.
12.
Gestão de Segurança de Redes e Serviços
13.
Planejamento de sistemas de transmissão de dados em banda larga via a infraestrutura da rede de energia elétrica
14.
Planejamento de sistemas

Objetivo: Gestão da informação necessária ao planejamento da comunicação de dados vias redes de energia. Organização da implantação, qualificação de usuários e de redes, monitoração de falhas e gestão de ativos e de clientes..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: PLC; gestão de redes e serviços; gestão da informação; planejamento de redes.
15.
Treinamentos em tecnologias
16.
Geoprocessamento e big data
17.
Smart Grid
18.
Sistemas analíticos e preditivos
19.
Gestão da Informação
20.
Planejamento de Redes e Serviços
21.
Desenvolvimento de Sistemas e processos analíticos
22.
Pesquisa e Inovação em Sistemas de Energia


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Modelagem estratégica para a caracterização das condições antecipação do atendimento ao cliente para a melhoria operacional e de serviços
Descrição: O foco no reconhecimento e antecipação do atendimento ao cliente necessita de uma abordagem voltada aos serviços solicitados e executados para estes clientes. Neste processo, a melhoria operacional de cada canal de atendimento, do ponto de vista de agilidade e custos, é reforçada com o reconhecimento das características e perfis dos clientes que buscam atendimento e quais serviços são solicitados, as necessidades da comunicação com os clientes e as condições de operação da distribuidora para atender tais solicitações. A disponibilidade de recursos regionais para o atendimento, as condições climáticas, os problemas na rede, bem como o incentivo aos clientes para o uso de mídias diferenciadas no seu relacionamento foram caracterizadas para estruturar um modelo que permitisse um acompanhamento histórico e preditivo. Técnicas de tratamento de big data foram utilizadas, considerando a necessária agilidade no acesso ao volume mensal de dados (milhões de registros/mês)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Monitoramento e Gestão do Consumo Energético de Residências
Descrição: Monitoramento e Gestão do Consumo Energético de Residências, de forma a determinar a curva de carga das mesmas e caracterizar o usuário e seus hábitos de consumo de energia elétrica, através de um sistema de medição e monitoramento, que permita leituras dos parâmetros de consumo de energia elétrica medido ?on-line?, via internet, obtidas em uma periodicidade máxima de 1 minuto, com posterior análise e geração de conhecimento a partir dos dados obtidos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Metodologia de Diagnóstico Energético em Prédios Públicos
Descrição: Metodologia de diagnóstico e sua utilização de forma eficiente, dinâmica e compatível com as necessidades e a realidade das oportunidades apresentadas nos prédios públicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth (cabeça de série)
Descrição: Sistema computacional e dispositivo de comando, acoplado à rede de energia elétrica e instalado no poste da rede de distribuição, para realizar religamentos e cortes em múltiplas Unidades Consumidoras (UC), com tecnologia bluetooth para transmissão e recepção de comandos à distância, usando equipamentos baseados em Smartphone. Foi desenvolvido cabeça de série e instalado na rede de distribuição da concessionária, com controle de ativação acoplado aos dispositivos utilizados pelos agentes de campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Sistema de relacionamento com clientes via videoconferência (Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência) (cabeça de série)
Descrição: Qualificação de uma plataforma de atendimento em vídeo conferência, customizada para a concessionária, postos de atendentes e estação de supervisão, no qual o consumidor tem interação direta com o atendente. Inclui novos processos, compromissos organizacionais e postura de atendimento, como controle de funcionamento dos equipamentos (totens), com supervisão constante de suas funcionalidades e comunicação; melhorias de segurança e controle antivandalismos; controle, auditoria e supervisão das funções de atendimento; funcionalidades de apoio ao atendente para ampliação de seu repertório de serviços, com gravação de voz, controle de documentos encaminhados, controle de fila de atendimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Sistema de análise de consumo e perfil de clientes residenciais através de smart grid para a Gestão da Eficiência Energética (GEE)
Descrição: Sistema de Gestão Integrada de Serviços com tecnologias smart grid, voltado ao segmento de conjuntos habitacionais de regiões carentes/remotas. Visa a gestão da eficiência energética sustentável e o incentivo à cidadania dos moradores pela racionalização de recursos. A solução foi desenvolvida considerando os serviços de acesso à Internet em Banda Larga e telemedição de consumo de energia elétrica e abastecimento de água. O projeto buscou demonstrar a sustentabilidade para a solução tecnológica na medição de consumo e a qualificação de sua eficiência, integrando os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telecomunicações. Do ponto de vista do consumidor, a melhoria introduzida diz respeito à ampliação de oportunidades disponíveis com a inclusão digital, não apenas com o acesso a um portal de Internet Banda Larga, associada a mudança cultural, com o envolvimento para a conscientização quanto aos volumes de energia e água consumidas, mudanças de hábito de consumo e reconhecimento do valor da energia/água. A questão de educação e manutenção do conhecimento das famílias no uso consciente e na verificação constante do uso de energia também foi estabelecida e agregada. A concepção do sistema permitiu, além de fornecer dados de leituras em períodos da ordem de minutos, caracterizando perfis de consumo ao longo do dia - valores de pico, vazões nulas, entre outros, que o cliente simulasse o consumo da sua residência, com o reconhecimento das condições próprias de uso, das limitações quanto ao conforto e seus dispêndios financeiros. Considerou-se o uso das informações coletadas, o volume, complexidade e correlação de dados para a organização da estrutura tecnológica, numa arquitetura da solução organizada por serviços, uma modelagem consistente, alinhada com as possibilidades de negócios das empresas, integração com seus sistemas legados e outros nichos de inteligência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / Tiago Carvalho - Integrante / Bernardo Marega Luz - Integrante / Carlos Eduardo Ferreira Silva - Integrante / Sérgio Ferreira Júnior - Integrante / Silvia Tamada Takemoto - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13
2009 - 2011
Sistema de Apoio à Decisão, Planejamento, Gestão e Automação de Substituições de Lotes de Medidores
Descrição: No atendimento a este escopo e no processo metodológico foram incorporadas inteligência analítica e determinística nas avaliações feitas e processos de regras de negócio e associações (Inteligência Artificial). Na construção do sistema e base funcional os dados foram organizados em um datawarehouse com as informações de tempo como base (trazendo o comportamento de consumo para caracterizar os possíveis retornos financeiros das substituições), em uma avaliação sistemática. A análise estatística traduz correlações de troca e a construção de cenários de estudos e possibilidades de comparação entre eles para a tomada de decisão pelo analista de negócios e de medição. Foram construídos modelos multidimensionais, considerando a integração das dimensões tempo, granularidade (tipos de medidores, local de instalação, fornecedor, modelos...), etc, com a integração com dos dados efetivos da concessionária, com interface e indicadores de atualização dos dados. Esta modelagem permite a tomada de decisão por comparação de possibilidades de retorno, bem como a avaliação estatística de lotes, a um custo menor que as abordagens lineares de retirada para aferições realizadas atualmente, permitindo o estabelecimento da menor amostra que caracterize o comportamento do lote em análise. Desenvolvimento das regras computacionais, formalização e auditoria do processo operacional implantado para a definição das inspeções e substituições, pela indicação de lotes com problemas detectados, pelo registro das aferições e pelo modelo estatístico com indicações de índices de perdas ou inconsistências operacionais. Foi feita também a avaliação temporal de correlação de consumo estimado e efetivado antes e depois da aplicação do plano de substituições, intrínseco ao modelo de retorno de investimentos e retorno de energia esperado com a substituições, bem como na comparação entre estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Sistema de gestão de perdas comerciais baseado no relacionamento e perfil do consumidor
Descrição: Modelagem, procedimentos operacionais e framework para a geração de indicadores, resultando em clusterização e análise para o estabelecimento de ações imediatas a serem efetivadas. Foram feitos adicionalmente estudos e avaliação dos processos de faturamento, de arrecadação e a estabilização de índices e indicadores (métodos convencionais de análise de banco, consistência cadastral e continuidade operacional). Entende-se como métodos convencionais, estudos numéricos e estatísticos (medidas de dispersão). Foi feita também a qualificação e quantificação de perdas por erros ou situações ligadas a leitura e faturamento; qualificação e quantificação de perdas voltadas a diminuição progressiva da Perda Comercial e as limitações impostas pelo clandestino. Complementou-se o trabalho com avaliação da dinâmica do mercado, do atendimento, das ações de inspeções realizadas, da sazonalidade da atividade do cliente, datas de leituras e faturamente ou simplesmente por relações humanas e cultura, com a aplicação de métodos de acompanhamento e histórico de consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Ferramenta de Suporte a Aplicações Smart Grid para Tratamento de Perdas Comerciais e de Parâmetros de Qualidade de Energia Elétrica
Descrição: Caracterização da viabilidade técnica da solução de suporte ao tratamento de perdas comerciais das concessionárias de energia com aplicações smart grid. Área Foco: controle de perdas e qualidade da energia As aplicações Smart Grid propostas visam a demonstração para o controle da qualidade da energia elétrica entregue aos consumidores e a caracterização das perdas comerciais em consumidores de Energia Elétrica do grupo A ou grupo B (classes especiais para grandes consumidores em média tensão), controles e medições adicionais referentes às instalações de Unidades Consumidoras do grupo A..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência
Descrição: Sistema de relacionamento com clientes via videoconferência ?Propiciar o atendimento objetivo ao consumidor pela Central de tele-atendimento, através da implantação de terminais de acesso com facilidades de vídeo-conferência, permitindo uma comunicação mais direta e eficaz; ?Oferecer atendimento aos usuários da Concessionária residentes em municípios cujo atendimento presencial através de Postos de Serviço demonstra-se inadequado estrategicamente ou não eficiente; ?Desenvolver um elemento de atendimento, ou espaço de atendimento físico, integrado em um ?totem? (suporte físico para um terminal de videoconferência), onde o consumidor terá a interação direta com o atendente, via imagens e poderá receber informações sobre as suas dúvidas e respostas às suas questões sobre a prestação do serviço da Concessionária. Poderá também, com este apoio direto, gerar solicitações de serviços e registrar reclamações, críticas e elogios ao serviço prestado; ?Exercitar a prestação de serviços de utilidade pública aos cidadãos, promovendo a universalidade de acesso ao atendimento da concessionária, com agilidade e promovendo uma interação mais direta que aquela através de atendimento telefônico. ?Permitir, também, através do terminal de atendimento, sanar dúvidas básicas, por exemplo, sobre os direitos do consumidor ou do conteúdo da conta de energia, facilitar e promover o registro de informações ou solicitações dos consumidores através do registro escrito, além da interação direta com o atendente; ?Criar um espaço de verificação de dúvidas mais freqüentes para a população de cidades distantes, como um ponto de acesso de fácil uso e navegação; ?Criar a cultura de auto-atendimento, monitorada e apoiada, ampliando a questão de cidadania e espaço público. Elemento de atendimento, ou espaço de atendimento físico, integrado em um totem (suporte físico para um terminal de videoconferência) onde o consumidor tem a interação direta com o atendente via videoconferênc.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Caracterização de Perdas Comerciais baseado no Perfil de Consumidores para Otimização de Inspeções e Recuperação de Receita
Descrição: Sistema de estimativa de demanda segundo o histórico e perfil de consumidor, sazonalidade e região de consumo. Foram desenvolvidos modelagem, procedimentos operacionais e framework para verificar a influência do histórico dos eventos e a utilização de regras na formulação das questões de negócio relacionadas a casos de estudos de elementos fraudadores e de elementos de evasão de receita na distribuição de energia elétrica. Foi desenvolvido processo para a criação de perfil característico de consumidores e de tendências de fraude e/ou perdas comerciais. Foram desenvolvidas a aplicação de regras de negócios e a geração de indicadores para a caracterização das inspeções realizadas e convergência para a sua formalização e adequação ao ambiente complexo das inúmeras variáveis, resultando em clusterização e regionalização dos dados de clientes em análise para o estabelecimento de ações sobre os indicadores situacionais reconhecidos. Definição de regras e modelos novos adequando e evoluindo a sistemática aplicada para a redução de custos operacionais tanto na realização de inspeções como na eficácia e assertividade do processo. Foram feitos adicionalmente estudos e avaliação dos processos de faturamento (leitura e entrega), de arrecadação e a proposição e qualificação de amostragens estatísticas para o reconhecimento das perdas comerciais efetivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Gestão Estatística de Medidores
Descrição: Desenvolvimento de metodologia de monitoramento permanente da curva de aferição dos medidores eletromecânicos que atenda as normas do INMETRO e as exigências da CSPE (Comissão de Serviços Públicos de Energia) e as necessidades da Empresa CPFL. Foi feita a identificação dos lotes de medidores que geram uma redução de perdas de faturamento para a concessionária, salvaguardando os direitos dos usuários e da concessionária. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvido um sistema computacional para a integração com os seguintes sistemas: ?Atual sistema de gestão de medidores - com os dados cadastrais do medidor e dados de manutenção; ?Atual cadastro de consumidores - com as informações de atividade, classificação tarifaria, e histórico de consumo e demanda; ?Módulo de visualização das curvas de aferição - onde são feitos os filtros, agregações, e visualização das curvas, ?Módulo de analises estatísticas - calculo de média, desvio-padrão, testes de hipóteses, histogramas, analise de variância, inferência da curva de distribuição de probabilidade, cartas de controle; ?Módulo de programa de amostragem - com os dados de todo e qualquer medidor amostrado será armazenado "eternamente" no banco, esse modulo indica qual o tipo de medidor que necessita ser amostrado uma vez que a amostragem proposta é a seqüencial. Evita-se com isso a possibilidade de amostrar mais que o necessário, evita-se ter que esperar o fim da amostragem para poder concluir e principalmente, possibilitam a manutenção das taxas, indicadores, acompanhamentos, gráficos e relatórios. ?Módulo de apoio a tomada de decisões - para ponderar os erros de medição com as faixas de corrente e tarifa e decidir qual o momento de trocar um determinado modelo, ou idade, ou marca, ou localidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Programa de Desenvolvimento Social pela troca de resíduos no pagamento de Energia Consumida
Descrição: Sistema de gerenciamento do programa de incentivo a coleta de resíduos sólidos com troca por valores em energia. Programa ECOELCE. Foi feita a modelagem, sistemática operacional e o desenvolvimento do programa COELCE de incentivo e melhoria sociais através do pagamento de energia pelo desenvolvimento da qualidade de vida e de atividades produtivas para a sustentabilidade da população de baixa renda e de favelas. Foram estabelecidos os incentivos de consumo organizado de energia produzida para a população de baixa renda com o resíduo reciclável. Foi desenvolvido o modelo de negócios e o sistema computacional de controle e operação do programa. Foi feita a análise de indicadores e a consistência operacional para a auditoria total da operação. Objetivos macros: ?Modelagem e desenvolvimento de um programa COELCE de incentivo e melhoria sociais através do pagamento de energia pelo desenvolvimento da qualidade de vida e de atividades produtivas para a sustentabilidade da população de baixa renda e de favelas - ECOELCE; ?Definição incentivos de consumo organizado de energia produzida para a população de baixa renda com o resíduo reciclável; ?Desenvolvimento de um sistema computacional de controle e operação do programa. O projeto também apresenta os seguintes objetivos específicos: ?Proporcionar ocupação e renda em áreas de risco; ?Diminuir o impacto ambiental provocado pelos resíduos sólidos; ?Contribuir com a minimização das ligações clandestinas; ?Contribuir com a minimização da inadimplência; ?Elevar o índice de reciclagem dos resíduos sólidos no Ceará; ?Diminuir as doenças causadas pela poluição dos resíduos sólidos expostos ao meio ambiente como a dengue; ?Fomentar o fechamento do Ciclo do Processo de Consumo (CPC) de todos os resíduos sólidos e do processo de consumo organizado de energia; ?Desenvolver um projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos que possa contribuir com a geração de renda, propiciando a liquidez das contas de energia em p.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Modelagem e Algoritimo e Verificação e Auditoria de Medição e Faturamento
Descrição: Sistema de comunicação e organização de medição. Foram feitas a modelagem, implantação, validação e auditoria de medição e faturamento. Foi utilizada uma nova estrutura de comunicação de medição, agregada a medidores eletrônicos de energia, baseada em ferramentas inteligentes e sistema de leitura e faturamento (foi utilizada comunicação via tecnologia bluetooth nos medidores). Foi desenvolvido um sistema para a coleta de dados destes medidores eletrônicos, através de smartphones, utilizando o protocolo ABNT na sua camada de dados. Através do processamento local, foram disponibilizados dados de qualidade de energia com indicações de fraude no elemento de medição. Objetivos: 1.Pesquisar as diversas opções de sistemas de medição e tarifação de energia considerando a TENDÊNCIA MUNDIAL de migração para medidores eletrônicos e adequação de custos à realidade da concessionária. Serão avaliados os impactos de alternativas de comunicação existentes (RF, IrDA, Bluetooth, Infravermelho, etc.) que atendam a melhor condição de custo benefício, de operacionalização de leitura (agilidade, produtividade, auditoria do processo e qualidade da informação coletada e processada), do ponto de vista mercadológico (aceitação dos consumidores e/ou clientes), empresarial (redução de custos) e técnicos (segurança, operacionalidade e funcionalidade). 2.Desenvolver um ALGORITMO DE VALIDAÇÃO E AUDITORIA DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO para uma estrutura de comunicação de medição, também resultante do projeto, agregada a um medidor eletrônico de energia. É adequada a nova alternativa de medição e faturamento visando a total compatibilização dos sistemas existentes, baseado em ferramentas inteligentes e sistema de leitura e faturamento. Foi desenvolvido um sistema de apoio para a coleta de dados destes medidores eletrônicos, através da estrutura de comunicação de medição, utilizando o protocolo ABNT na sua camada de dados. Através do processamento local, os dados fornecidos podem fornecer.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Gestão da Previsão de Consumo e Energia Não Faturada
Descrição: Sistema de estimativa de demanda segundo o histórico e perfil de consumidor, sazonalidade e região de consumo - caracterização de não faturados, incluindo processo de avaliação do cálculo do balanço energético da concessionária, utilizando processos de dataming e predições estatísticas e analíticas. Análise, métodos e algoritmos para realizar a gestão da previsão de consumo e energia e receita não faturadas que permitam controlar e gerenciar a quantidade de energia não faturada, fazendo previsões de consumo e receita e desagregando as perdas comerciais do valor da energia não faturada. Foi qualificado e quantificado o balanço energético da concessionária no processo. Permite a geração de um índice de consumo único para uso na concessionária, aplicável em diversas áreas: financeira, mercado, comercial e perdas. Além disto, apresenta facilidades para avaliar o consumo ainda não faturado (considerando-se a projeção do consumo dos clientes) e os dados de demanda atendida no mesmo período, ou seja, em função do volume de energia (gerada+comprada) e do total do consumo projetado até o final do período, gerar indicadores mais precisos de perdas. Avalia as condições de contorno, restrições e qualificações necessárias para a análise e definição de padrões de consumidores (por classe, níveis de tensão, energia ativa, energia reativa, demanda, valores de tensão, corrente, etc.). Baseia-se em valores históricos de consumo relativos a um período de até três anos, definindo o consumo faturado do mês e do consumo do mês calendário após a data de leitura, mediante a adoção de técnicas de modelagem matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Sistema de Religamento e Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth
Descrição: Desenvolvimento de dispositivo ativo para religamento e corte de unidades consumidoras, utilizando tecnologia BLUETOOTH associada aos medidores de energia. Ativação, comandos, controle e comunicação com o uso equipamentos tipo smartphones. Buscou-se: efetuar religação/corte de unidades consumidoras à distância; reduzir custos de operacionalização de religação e corte; permitir a redução do número de viagens improdutivas para executar religamentos e cortes de energia; desestimular a inadimplência; aumentar a segurança de acesso ao Sistema pelos técnicos responsáveis pela religação/corte das unidades consumidoras; comunicar-se diretamente com o sistema de medição de energia sem a necessidade de acesso direto à unidade consumidora; e aumento da produtividade da equipe técnica. Objetivos Específicos: ?Efetuar religação/corte de unidades consumidoras à distância, por intermédio de equipamentos PALMTOP ou similar; ?Reduzir custos de operacionalização de religação e corte; ?Permitir a redução do número de viagens improdutivas para executar religamentos e cortes de energia ?Desestimular a inadimplência; ?Automatizar o processo de religação e corte; ?Aumentar a segurança de acesso ao Sistema pelos técnicos responsáveis pela religação/corte das unidades consumidoras; ?Reduzir o desgaste institucional perante os consumidores e operadores; ?Comunicar-se diretamente com o sistema de medição de energia sem a necessidade de acesso direto à unidade consumidora; ?Aumentar a produtividade da equipe técnica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Gestão e Manejo da Arborização Urbana ao Longo das Redes de Distribuição
Descrição: Sistema georeferenciado de qualificação e organização do sistema de podas de árvores e sanidade fitossanitária do ambiente arbóreo urbano. Foi desenvolvido um sistema de gestão e manejo da arborização urbana, através da construção de um cadastro georeferenciado das árvores ao longo das redes de distribuição. Foi feito o levantamento de atributos referentes a cada indivíduo arbóreo em zona urbana, que traduzam o estado fitossanitário em que as árvores se encontram, determinando o grau de interferência na rede, possibilitando uma prospecção futura de ações de manejo preventivas e identificando a necessidade de realização de podas ou mesmo remoção de árvores. foi feita a identificação da necessidade de operações de manejo mais brandas da arborização que poderão ser realizadas pelas prefeituras, determinando, por exemplo, a necessidade de ações curativas para o controle de pragas urbanas das árvores, como cupins e brocas. Buscou contribuir com o município para a elaboração de um planejamento da arborização, conciliando a melhoria da qualidade ambiental e a eficiência de distribuição de energia elétrica. Buscou-se proporcionar à concessionária uma ferramenta de trabalho para a elaboração de planos anuais de manejo da arborização, minimizando a necessidade de podas emergenciais e realizando um melhor planejamento de ações. Os principais objetivos alcançados do projeto foram: ?Desenvolver um sistema de gestão e manejo da arborização, através da construção de um cadastro geo-referenciado das árvores ao longo das redes de distribuição; ?Levantar atributos referentes a cada indivíduo arbóreo em zona urbana, que traduzam estado fitossanitário em que as árvores se encontram e determinam o grau de interferência na rede no momento do levantamento, possibilitando uma prospecção futura de ações de manejo preventivas e identificando a necessidade de realização de podas ou mesmo remoção de árvores; ?Permitir a identificação da necessidade de operações de ma.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Consistência da Base Cadastral e Controle da Qualidade dos Dados de Faturamento
Descrição: A pesquisa e o desenvolvimento realizados buscaram a garantia, exatidão e segurança das informações cadastrais e consequente fidelidade e coerência no faturamento, influenciando a operação e dinamismo da concessionária. Foi baseado no conhecimento existente na concessionária e direcionou processos internos para o foco do conhecimento no atendimento e situações jurídicas, de forma a minimizar o impacto de perdas comerciais pela inadequada classificação ou inconsistência de dados cadastrais; a diminuição dos custos operacionais e materiais com ações envolvendo desconhecimento de dados de clientes, como falta de informações em registros; e contribuiu com a automatização da administração das informações de cadastro de clientes com indicação de inconsistências operacionais nas entradas de dados na concessionária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Gestão da Inadimplência e Redução de Custos Operacionais
Descrição: Sistema analítico de gestão das bases de dados de consumidores da CPFL visando o conhecimento e ações sobre a inadimplência, antecipação de receita e redução de custos operacionais. Permite a extração de dados para análise do negócio e das situações de relacionamento com o cliente final, criando uma base de informação consistida e qualificada, a partir dos diversos sistemas dedicados existentes na concessionária e possibilitando a incorporação de bases censitárias e outras de correlação técnica e geoestatística. Permite estudos e avaliação dos processos de faturamento (leitura e entrega), de arrecadação e a geração de relatórios gerenciais e de serviços. Focado na avaliação de perfis de pagamentos, relacionamento e atendimento, receitas e faturamento. Sistema e modelagem analítica de perfil de relacionamento do cliente com a concessionária para redução de custos operacionais na com clientes inadimplentes e no atendimento do contact center..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / Gabriel Fróes Franco - Integrante / Fabio Martins Leite dos Santos - Integrante / Edson Leal Menezes Neto - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra / Companhia Paulista de Força e Luz - Remuneração.
2005 - 2006
Sistema de Atendimento e Planejamento de Novas Cargas na Rede de Distribuição
Descrição: Sistema para automatização do processo de estudo e planejamento da distribuição, através da integração de ferramentas e bases de dados legados e novas metodologias e topologias, permitindo: simular transferência de carga entre alimentadores de distribuição; definir o tap dos transformadores de distribuição com maior precisão; diagnosticar, com maior confiabilidade, possíveis problemas de queda de tensão e carregamento; proceder a atualização dos alimentadores de distribuição, no que se refere a sua topologia. Buscou-se a integração de dados e um sistema de apoio a decisão sobre a base legada para: ?proceder a atualização dos alimentadores de distribuição, no que se refere a sua topologia; ?agregar o consumo e demanda dos consumidores primários (Grupo A); ? coletar grandezas elétricas medidas dos alimentadores e subestações (tensão e corrente). Objetivou: ?automatizar o processo de estudo e planejamento; ?simular transferência de carga entre alimentadores de distribuição; ?definir o tap dos transformadores de distribuição com maior precisão; ?diagnosticar, com maior confiabilidade, possíveis problemas de queda de tensão e carregamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Identificação de Perdas Comerciais e Combate a Fraude via Mineração de Dados
Descrição: Metodologia e sistema analítico de avaliação de perfis de consumo, de caracterização de desvios de energia, utilizando análises de 60 meses de informação de 6 milhões de clientes. Usado para qualificação de clientes para inspeções. Ampliou-se a assertividade da concessionária na detecção de clientes com possibilidade de furto de energia. Objetivo Geral: Dataming para avaliação de perdas comerciais em Concessionárias. O projeto foi proposto para responder a necessidade premente de aumento da eficiência das concessionárias com a redução das perdas comerciais, visando: . Possibilitar a implementação de uma política de combate às perdas comerciais, através de auditorias permanentes em seu processo de faturamento; . Minerar dados visando identificar clientes cujo comportamento de consumo (demanda, fator de potência, dentre outros) identificados no faturamento, sejam atípicos e merecedores de atenção da concessionária; . Fazer uso da tecnologia de Data Mining para extrair informações valiosas de grandes bases de dados; .Explorar as principais técnicas estatísticas utilizadas em Data Mining, possibilitando: identificar o perfil dos clientes da concessionária; segmentar clientes através de métodos estatísticos; construir uma estratégia pró-ativa de ativação, desenvolvimento e retenção de clientes; direcionar melhor as campanhas de marketing e combate a fraudes; reduzir a incidência de fraude e inadimplência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / Gabriel Fróes Franco - Integrante / Edson Leal Menezes Neto - Integrante.Financiador(es): Companhia Piratininga de Força e Luz - Remuneração / KNBS Knowledge Networks e Bisiness Solutions - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra.
2003 - 2005
Gestão do conhecimento aplicado ao negócio de distribuição de energia elétrica
Descrição: Agrega o conhecimento de organização de dados, composição e melhoria de processos de gestão, organização e faturamento. Foca na gestão do conhecimento (redes de conhecimento (knowledge networks) e soluções de negócios (business solutions). Trabalha com soluções de grandes bases de dados e gerência da forma e do relacionamento com o cliente final e o cliente interno da concessionária, com processos de organização destes relacionamentos e de formatação de novos procedimentos, com a criação e implantação de sistemas especialistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.Financiador(es): KNBS Knowledge Networks e Bisiness Solutions - Remuneração.
2003 - 2004
Soluções de Medição para Consumidor Rural de Redes de Energia
Descrição: Sistema e automação das ações e o processo de consistência dos dados digitados pelos consumidores que realizam autoleitura antes do envio da leitura para a central, zerando erros no computo geral da bilhetagem de leituras rurais. Resultou numa redução bastante do custo fixo operacional. Foi desenvolvido telefone especial, sistema de recebimento de informação e central URA de atendimento para o encaminhamento de informações de leituras feitas pelos clientes. O Projeto de Soluções de Medição para consumidor de Redes de Energia Elétrica da Zona Rural foi desenvolvido visando oferecer outras alternativas no esforço de reduzir custos e melhorar a eficiência no registro de auto-leituras efetuadas pelos consumidores rurais. Foi realizado o DESENVOLVIMENTO no programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no ciclo 2002/2003 da CPFL Paulista. A proposta estratégica foi pesquisar e desenvolver soluções para um aparelho com funções específicas de armazenamento dos dados e envio, em horário pré-determinado, para uma CENTRAL DE PROCESSAMENTO, parte integrante do projeto. Esse novo método de envio visa a OTIMIZAÇÃO DO FLUXO de ligações telefônicas e uma diminuição significativa do congestionamento nas centrais de atendimento ocasionado pelos clientes rurais no horário comercial, como realizado no processo convencional de coleta das leituras utilizando um acesso telefônico 0800..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / André Sanchez Fonseca Sobrinho - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Paulista de Força e Luz - Remuneração / Next Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos - Cooperação.
1990 - 1995
Pesquisa Aplicada em ATM
Descrição: Pesquisa Aplicada em ATM, responsável pelo estudo da tecnologia emergente de comunicação e comutação de dados visando a sua aplicação na evolução das Centrais Trópico RA e disceminação do conhecimento para o antigo Sistema Telebrás. Foram elaborados diversos treinamentos no Sistema, com a participação das Teles regionais, com a formação dos primeiros técnicos e profissionais capazes de discutir e elaborar editais para a constituição da RENAV (Rede Nacional de Alta Velocidade)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
Pesquisa Energética, controles administrativos de PEE e Pesquisas educacionais
Descrição: Sistema para a realização do controle de equipes e de pesquisa de campo. Organiza as transações do Programa de Eficiência Energética, controlando equipes, produtividade, auditoria de clientes visitados, e eventos com equipamentos móveis e sistema de gestão web..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2005 - 2008
Ferramenta de Planejamento de Sistemas de Transmissão de dados em Banda Larga via a Infraestrutura da Rede de Energia Elétrica
Descrição: Desenvolvimento de Sistema para planejamento de Redes PLC oferecido como suporte a implantação e planejamento das operadoras de Energia Elétrica para a sua entrada com ofertas de serviços de Telecomunicações. Ferramenta georeferenciada para auxílio às atividades de planejamento e implantação da rede de distribuição de energia elétrica. Esta solução permite também a elaboração de estudos e simulação dos parâmetros que caracterizam a comunicação de dados/voz/imagens pela rede de energia elétrica, como a largura de banda, a qualidade de transmissão do sinal utilizado e demais fatores que influenciam a tomada de decisão para a implantação e planejamento do negócio de telecomunicações agregados a estrutura física existente. A ferramenta inclui a modelagem, armazenamento e controle de ativos (recursos físicos e lógicos das redes de energia elétrica e da rede de telecomunicações a serem suportadas pela rede elétrica) com processos que mantem o controle da planta instalada e planejada. Permitem uma visão da rede atual e futura, de energia e para a prestação dos serviços de telecomunicações, envolvendo os principais recursos e equipamentos (concomitantemente com a tecnologia PLC) relacionados à rede de acesso. Concepção para o planejamento, implantação, operação e otimização de redes de acesso Internet em banda larga, usando a tecnologia PLC ("Power Line Communication"). Permite projetar sistemas de banda larga, desde o chamado "Last inch" (rede interna no ambiente do usuário), passando pela primeira milha ("first" ou "last mile"), até o backbone da operadora. O sistema integrada uma base de dados relacional e uma ferramenta georeferenciada para o planejamento de redes de acesso à internet em banda larga. Neste planejamento são analisados, entre outros, os parâmetros da Relação Sinal/Ruído, Interferência, Faixa de freqüências, Potência de Transmissão, Atenuação do Sinal ao longo das linhas de distribuição em função da topologia, taxa de transmissão, tipos.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / Gabriel Fróes Franco - Integrante / Heloisa Helena Müller - Integrante / Carla Regina Lanzzotti - Integrante / Tiago Carvalho - Integrante / Loreno Menezes da Silveira - Integrante / Marley Saraiva - Integrante / Bernardo Marega Luz - Integrante / Ana Terezinha Vicentini - Integrante / Douglas Assunção Mateus - Integrante / Fabio Martins Leite dos Santos - Integrante / Fernando Campos de Arruda Jr. - Integrante / Carlos Eduardo Ferreira Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / KNBS Knowledge Networks e Bisiness Solutions - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2006
Planejamento de controle de fraudes e perdas comerciais
Descrição: Metodologia de controle de fraudes e perdas comerciais para concessionárias de energia elétrica 1. Caracterização do problema a definição e do escopo dos dados envolvidos (inclui os objetivos do negócio, avaliação da situação atual, objetivos da mineração de dados e produção de um plano de trabalho). 2. Definição das fontes de dados disponíveis e quais dados dessas fontes são relevantes para resolver o problema previamente definido (inclui coleta de dados, descrição dos dados e verificação da qualidade dos dados); 3. Preparação ou limpeza dos dados antes do processo de mineração (inclui seleção de dados, limpeza dos dados e formatação para uso em datamining); 4. Definição da técnica de modelagem para a mineração de dados (inclui a seleção do modelo, projeto de testes e avaliação do modelo); 5. Avaliação dos resultados da análise da mineração de dados visualizando atingir os objetivos do negócio (inclui avaliação dos resultados, revisão do processo de mineração de dados e determinação do próximo passo); 6. Definição dos procedimentos a serem aplicados sobre os resultados da mineração de dados. Integração dos resultados obtidos, com os processos diários da empresa, de forma a resolver o problema estabelecido no passo inicial (inclui o plano de disponibilização e manutenção da solução)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante / Gabriel Fróes Franco - Integrante / Loreno Menezes da Silveira - Integrante / Edson Leal Menezes Neto - Integrante.Financiador(es): Companhia Piratininga de Força e Luz - Remuneração / Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra.
2004 - 2006
Medidor Multi Fatura para Consumidores de Acesso Restrito
Descrição: Pesquisa de opções de sistemas de medição e tarifação de energia considerando a problemática de IMPEDIMENTO DE ACESSO, avaliação dos impactos mercadológico (aceitação dos consumidores e/ou clientes), empresarial (redução de custos) e técnicos (segurança, operacionabilidade e funcionalidade), com foco em sistemas de medição com multiposições de leitura. Inovação no uso de memória local para armazenar múltiplas informações de leituras em data-hora programada para fechamento do faturamento. Leituras feitas por equipamento de rádio frequência, garantindo a informação de medição em locais/horários com dificuldade de acesso. O projeto propôs a realização de estudo, avaliação da legislação, implementação e avaliação em campo de um medidor de energia com MÚLTIPLAS POSIÇÕES DE LEITURA, visando a aplicação em consumidores de acesso restrito. Os ganhos para as partes foram bastante significativos e apresentaram uma abrangência para aplicabilidade em todas as concessionárias de energia elétrica. Com as dificuldades econômicas do setor de distribuição, tornava-se imperativo reduzir ao máximo as perdas comerciais e técnicas, fazendo-se necessário, também, otimizar os processamentos operacionais de medição e faturamento. Alguns grupos de clientes se enquadram em um perfil de usuários em que, por um lado, apresentam consumos de pequenas quantidades e, por outro, dificultam ou, até mesmo, impedem as devidas ações das concessionárias em operar as medições e o faturamento destes consumidores, ocasionando uma falta prolongada de leitura e faturamento do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador / José Ricardo Portillo Navas - Integrante.Financiador(es): Companhia Paulista de Força e Luz - Remuneração / Landis+Gyr Equipamentos de Medição Ltda - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra.
1999 - 1999
Projeto e Implantação da Redes de Dados IP para a Brasil Telecom
Descrição: Dentro da iniciativa privada, na integradora, grandes projetos significam também muita pesquisa por parte de seus colaboradores. Este foi o caso concreto aplicado na rede da Brasil Telecom, onde toda a rede de dados IP foi projetada, desenvolvida e implantada, toda a equipe de vendas, pré-vendas, técnica e operação foi treinada e entrou em produção..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.Financiador(es): Promon Tecnologia Ltda - Remuneração.
1999 - 1999
Projeto e Implantação da Redes de Dados IP para a Telemar
Descrição: Dentro da iniciativa privada, na integradora, grandes projetos significam também muita pesquisa por parte de seus colaboradores. Este foi o caso concreto aplicado na rede da Telemar, onde toda a rede de dados IP foi projetada, desenvolvida e implantada, toda a equipe de vendas, pré-vendas, técnica e operação foi treinada e entrou em produção..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.
1999 - 1999
Projeto e apoio operacional para redes de dados da Netstream
Descrição: Dentro da iniciativa privada, na integradora, grandes projetos significam também muita pesquisa por parte de seus colaboradores. Este foi o caso concreto aplicado na rede da Netstream, adquirida pela AT&T, onde toda a rede de dados foi projetada, desenvolvida e implantada, toda a equipe de vendas, pré-vendas, técnica e operação foi treinada e entrou em produção..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.
1989 - 1995
Projeto Trópico RA
Descrição: Desenvolvimento do Sistema de Sinalização entre módulos, funcionando como uma rede local e otimização de performance para a central de comutação Brasileira Tropico RA. Participação nos diversos grupos de trabalho, principalmente nas modelagens sistêmicas e no desenvolvimento da Metodologia para Sistemas Distribuídos implantada. Com tecnologia totalmente nacional, esta Central de Comutação desenvolvida em parceria com a indústria brasileira tem o maior parque instalado de equipamentos nas diversas operadoras de Telecomunicações e Telefonia no Brasil, com vendas também para outros países..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.
1988 - 1989
Projeto Cetex
Descrição: Desenvolvimento de interface de pacotes para o sistema Telex implantado no Sistema Telebrás. A interface Telex do Sistema CETEX (Centrais Telex), foi implantada e garantiu-se a sobrevida do equipamento por mais 14 anos. Desenvolvimento realizado em conjunto com o sistema Compac, que passou a receber os dados originados no sistema Cetex e podendo assim ampliar a sua capilaridade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.
1986 - 1989
Projeto Compac
Descrição: Sistema de Comunicação por Pacotes (Compac) dedicado à substituição dos equipamentos importados da Embratel, da francesa Cesa, e constituído pelos equipamentos Packet Switching Nodes (PSN), Data Concentrators e Network Management Center (NMC) baseados nos protocolos X.25, X.3 e X.29 do CCITT. Responsável pela rede local entre os diversos módulos físicos do equipamento, pela otimização do Sistema Operacional e melhora do desempenho de acesso, pelo apoio sistêmico a implantação e resolução de problemas operacionais em campo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Alberto Fróes Lima - Coordenador.


Outros Projetos


2003 - Atual
Projetos de serviços especialistas
Descrição: Consultoria especializada no desenvolvimento de projetos especialistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Energy (Oxford)
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Energia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Destaque entre os 10 melhores trabalhos apresentados no CBPE 2012, SOCIEDADE BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO.
2008
World Business and Development Awards pelo projeto para a empresa Endesa, ONU - Organização das Nações Unidas.
2008
Melhor Trabalho técnico - Aspectos Ambientais e Sustentabilidade, XVIII SENDI - ANEEL - Olinda, PE.
2007
Melhor poster - XVII Seminário Anprotec, ANPROTEC/SEBRAE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO2016FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO; LUZ, BERNARDO MAREGA ; TAKEMOTO, SÍLVIA TAMADA ; BARISSON, PAULO ; TEZZIN, ROBERTO ANTÔNIO TERENCIO ; PERES, LUCIANO E.A. ; ANARELLI, TALES NEVES ; DA SILVA, ANDREA FLORENCIO . Strategic modeling to improve services and operation to energy industries' customers. Journal of Business Research, v. 44, p. online24May2016, 2016.

2.
LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES2015LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES; LUZ, BERNARDO MAREGA ; TAKEMOTO, SÍLVIA TAMADA ; BARISSON, PAULO ; TEZZIN, ROBERTO ANTÔNIO TERENCIO ; PERES, LUCIANO E. A. ; SANTOS, FABIANA NOGUEIRA GAMBA M. DOS ; ANARELLI, TALES NEVES ; SILVA, ANDREA FLORENCIO DA . Strategic Modeling for the Characterization of the Conditions That Allow the Anticipation of the Consumer?s Requests*. Open Journal of Social Sciences, v. 03, p. 146-160, 2015.

3.
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.2013FRÓES LIMA, C. A.; SANTOS, J. J. E. ; NAVAS, J. R. P. ; CONSELVAN, D. S. ; FONSECA SOBRINHO, A. S. . Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth. P&D: Revista Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, v. 5, p. 104-108, 2013.

4.
FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO2012FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO; PORTILLO NAVAS, JOSÉ RICARDO . Smart metering and systems to support a conscious use of water and electricity. Energy (Oxford), v. 45, p. 528-540, 2012.

5.
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.2012FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Caracterização do Espaço Regulatório para Smart Grid. Revista Brasileira de Energia, v. 18, p. 63-79, 2012.

6.
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.2011FRÓES LIMA, C. A.; Oliveira, L.D. . Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência. P&D: Revista Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, v. 4, p. 124-126, 2011.

7.
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.2009FRÓES LIMA, C. A.; GRADVOL, A. B. ; Carvalho, T. ; Arruda, O. S. . Programa Ecoelce de Troca de Resíduos por Bônus na conta de energia. P&D: Revista Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, v. 3, p. 116-118, 2009.

8.
FRÓES LIMA, C. A.;FRÓES LIMA, CARLOS ALBERTO;LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES;LIMA, C.A. F.2004FRÓES LIMA, C. A.. PLC: Ouro de tolo? Quem é o tolo?. Economia & Tecnologia (Campinas), Campinas, SP, v. 7, n.3, p. 84-86, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES. Smart Grid Implementation in Brazil Must Focus on Consumer Behavior and Markets, Regulation, and Energetic Mix Availability. Smart Metering Technology and Services - Inspirations for Energy Utilities. 1ed.: InTech, 2016, v. , p. 15-34.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Smart grid será realidade em seu potencial com o envolvimento do órgão regulador e com compromissos com o consumidor. O Setor Elétrico, São Paulo, p. 46 - 58, 10 jan. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRÓES LIMA, C. A.; Luz, B. M. ; Takemoto, S. T. ; BARISSON, PAULO ; TEZZIN, ROBERTO ANTÔNIO TERENCIO ; PERES, LUCIANO E. A. ; ANARELLI, TALES NEVES ; DA SILVA, ANDREA FLORENCIO . Strategic modeling to improve services and operation to energy industries? customers. In: Global Innovation and Knowledge Academy (GIKA 2016), 2016, Valencia. Global Innovation and Knowledge Academy (GIKA 2016). Valencia: KJ, EMPRESA Y GESTIÓN, 2016.

2.
FRÓES LIMA, C. A.. Qual o motivador para a urgência da implantação da smart grid no sistema elétrico?. In: IX CBPE - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014, Florianópolis. Anais do IX CBPE - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014.

3.
FRÓES LIMA, C. A.. Auditoria, acompanhamento de resultados e de equipes nas ações de eficiência energética. In: XXII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2013, Brasília. Revista XXII SNPTEE, 2013.

4.
LIMA, C.A. F.; NAVAS, J. R. P. . Smart metering and systems to support a conscious use of water and electricity. In: Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems, 2011, Novi Sad. Proceedings of the 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Ni?, Serbia: Faculty of Mechanical Engineering Ni?,, 2011.

5.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Smart Grid will be a Reality. For developing countries, energetic matrix, socio-cultural issues, regulatory and local development shaping outcomes, incomes and feasibility efficiency awareness. In: 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems, 2011, Novi Sad, Serbia. Proceedings of the 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Ni?, Serbia: Faculty of Mechanical Engineering (Ni?), 2011. p. 987-1000.

6.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Planejando o mercado de Smart Grid: Regulamentação e compromissos com o cliente-consumidor. In: XXI SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2011, Florianópolis, SC. Anais do XXI SNPTEE, 2011.

7.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Smart Grid será realidade em seu potencial com o envolvimento do órgão regulador e com compromissos com o consumidor. In: IEEE/Power & Energy Society T&D2010 Latin América, 2010, São Paulo, Brasil. IEEE/Power & Energy Society T&D2010 Latin América, 2010.

8.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Silveira, L. M. . Sistema de Medições Inteligentes para incentivar o uso consciente de energia e água. In: IEEE/Power Energy Society 2010 T&D Latin America Conference and Exposition, 2010, São Paulo, SP. IEEE/PES 2010 T&D Latin America Conference and Exposition, 2010.

9.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Metering, smart metering e o cliente como decisor no uso diferenciado de energia, gás e água ? um relacionamento que deve ser reconhecido e ampliado. In: Metering, Billing/CRM Latin America and Smart Grids Latin America 2010, 2010, São Paulo, SP. Metering, Billing/CRM Latin America and Smart Grids Latin America 2010, 2010.

10.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Silveira, L. M. ; Silva, C. E. F. ; Arruda, O. S. ; Oliveira, L.D. . Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência. In: XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica Sendi 2010, 2010, São Paulo, SP. XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - Sendi 2010. http://www.bvr.com.br/sendi201: on line, 2010.

11.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Fonseca S, A. S. . Sistema de Religamento & Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth. In: V Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2009, Belém, PA. Anais do V CITENEL, no período de 22 a 24 de junho de 2009. Beém, PA: Eletronorte, 2009. p. 1-8.

12.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Donadon, A. R. . Sistema de Gestão de Auditoria, Medição e Faturamento. In: V Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2009, Belém, PA. Anais do V CITENEL, no período de 22 a 24 de junho de 2009. Belém, PA: Eletronorte, 2009. p. 1-8.

13.
FRÓES LIMA, C. A.; GRADVOL, A. B. ; Carvalho, T. ; NAVAS, J. R. P. ; Arruda, O. S. . Programa Ecoelce de Troca de Resíduos por Bônus na Conta de Energia. In: V Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2009, Belém, PA. Anais do V CITENEL, realizado no período de 22 a 24 de junho de 2009.. Belém, PA: Eletronorte, 2009. p. 1-8.

14.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Donadon, A. R. ; Carvalho, T. ; Müller, H. H. . Gestão Estatística de Medidores. In: V Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2009, Belém, PA. Anais do V CITENEL, realizado no período de 22 a 24 de junho de 2009. Belém, PA: Eletronorte, 2009. p. 1-8.

15.
FRÓES LIMA, C. A.; Müller, H. H. ; Silveira, L. M. ; NAVAS, J. R. P. . Framework de Suporte à Integração e Inter-Comunicação. In: Seminário Internacional sobre Smart Grid em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, 2009, Belo Horizonte, MG. Anais do VI CIERTEC, 2009, realizado em 28 a 30 de outubro de 2009. Rio de Janeiro, RJ: CIERTEC BRACIER, 2009. p. 1-10.

16.
FRÓES LIMA, C. A.; Silva, A. L. R. . Um Consumidor Inteligente Exige Serviços Inteligentes, Exige Atendimento Inteligente, Decide uma Rede Inteligente. In: Seminário Internacional sobre Smart Grid em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, 2009, Belo Horizonte, MG. Anais do VI CIERTEC, 2009, realizado em 28 a 30 de outubro de 2009. Rio de Janeiro, RJ: CIERTEC - BRACIER, 2009. p. 1-10.

17.
FRÓES LIMA, C. A.; Silva, A. L. R. . Análise Evolutiva da Liberação do Mercado Residencial de Energia Elétrica em Países Selecionados e as Oportunidades e Ameaças para o Caso Brasileiro. In: XX SNPTEE Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2009, Recife, PE. Anais do XX SNPTEE, realizado em 22 a 25 Novembro de 2009. Recife, PE: SNPTEE, 2009. p. 1-8.

18.
FRÓES LIMA, C. A.; Müller, H. H. ; Silveira, L. M. ; FRANCA, A. L. M. . Planejamento Técnico e Econômico para a Implantação de Redes De Telecomunicações sobre a Infraestrutura de Redes de Energia Elétrica. In: XX SNPTEE Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2009, Recife, PE. Anais do XX SNPTEE, realizado em 22 a 25 Novembro de 2009. Recife, PE: SNPTEE, 2009. p. 1-8.

19.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Müller, H. H. ; Silveira, L. M. . Sistema de Coleta Automatizada d Processamento de Grandezas Elétricas Avançadas Fornecidas por Medição Diferenciada. In: Seminário Internacional sobre Smart Grid em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, 2009, Belo Horizonte, MG. Anais do VI CIERTEC, realizado em 28 a 30 de outubro de 2009. Rio de Janeiro, RJ: CIERTEC - BRACIER, 2009. p. 1-9.

20.
FRÓES LIMA, C. A.; Silveira, L. M. ; SIENA, O. . Consistência da Base Cadastral e Controle da Qualidade dos Dados de Faturamento. In: XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI 2008, 2008, Olinda, PE. Anais do SENDI 2008, realizado em 06 a 10 de outubro de 2008. DF: ANEEL, 2008. p. 1-10.

21.
FRÓES LIMA, C. A.; Arruda, O. S. ; GRADVOL, A. B. ; Carvalho, T. . Programa ECOELCE de Troca de Resíduos por Bônus em Energia. In: XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI 2008, 2008, Olinda, PE. Anais do SENDI 2008, realizado em 06 a 10 de outubro de 2008. DF: ANEEL, 2008. p. 1-12.

22.
FRÓES LIMA, C. A.; Donadon, A. R. ; NAVAS, J. R. P. . Comunicação Bluetooth nas Leituras de Medidores de Baixa Tensão. In: XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI 2008, 2008, Olinda, PE. Anais do SENDI 2008, realizado em 06 a 10 de outubro de 2008. DF: ANEEL, 2008. p. 1-12.

23.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Fonseca S, A. S. . Sistema de Religamento & Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth. In: XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI 2008, 2008, Olinda, PE. Anais do SENDI 2008, realizado em 06 a 10 de outubro de 2008. DF: ANEEL, 2008. p. 1-11.

24.
FRÓES LIMA, C. A.; Borgianni, R. ; Carvalho, T. ; Müller, H. H. . Sistema de Gestão e Manejo da Arborização Urbana ao Longo das Redes de Distribuição. In: IVCONGRESSO DE INOVA ÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA ELÉTRICA, 2007, Araxá, MG. Anais do IV CITENEL Araxá MG - 19 a 21 de novembro, 2007. Belo Horizonte, MG: CEMIG, 2007. p. 1-12.

25.
Amorim, J. A. ; Rocha, H. V. ; FRÓES LIMA, C. A. . Interfaces de Ambientes de Suporte para Ensino-aprendizagem a Distância: a Aprendizagem Colaborativa e o Conceito de Comunidades. In: World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, Santos, São Paulo. Proceedings, World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, WCCSETE. Santos, SP: Claudio da Rocha Brito & Melany M.Ciampi (Publishers), 2006. v. 1. p. 1557-1561.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES; JANNUZZI, G. M. . Smart Grid could improve energy business and environmental sustainability in developing countries. In: 6th Dubrovnik Conference on Sustainable Development of Energy Water and Environment systems, 2011, Dubrovnik. 6th DUBROVNIK CONFERENCE ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT OF ENERGY, WATER AND ENVIRONMENT SYSTEMS- BOOK OF ABSTRACTS. Zagreb: Faculty of Mechanical Engineering and Naval Architecture, 2011. p. 116-116.

2.
LIMA, CARLOS ALBERTO FRÓES; JANNUZZI, G. M. . Smart Grid Implementation in Developing Countries: Analysis Focussing Consumer Behaviour, Markets and Regulation. In: 6th Dubrovnik Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems, 2011, Dubrovnik. 6th Dubrovnik Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems - book of abstract. Zagreb: Faculty of Mechanical Engineering and Naval Architecture, 2011. p. 467-467.

Apresentações de Trabalho
1.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; VIEIRA,J. Gonçalves . Aplicações de Smart Grid para o Uso Consciente e Racional de Água e Energia Elétrica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . O Mercado Nacional de Smart Grid Precisa ser Planejado ? Um Estudo de Regulação, Produtos, Serviços e de Compromissos com o Cliente-Consumidor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FRÓES LIMA, C. A.; Silva, C. E. F. ; Oliveira, L.D. . Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. . Medições Inteligentes como Ferramental para Incentivar um Consumo Consciente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. . Automação e medições inteligentes para incentivar o consumo Consciente de energia e água. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Planejando o mercado de Smart Grid: regulamentação e compromissos com o cliente-consumidor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NAVAS, J. R. P. ; FRÓES LIMA, C. A. ; Silveira, L. M. . Sistema de Medições Inteligentes para incentivar o uso consciente de energia e água. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Smart Grid será realidade em seu potencial com o envolvimento do órgão regulador e com compromissos com o consumidor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Pires,A. A. O. . Aplicações de Smart Grid para o Uso Consciente e Racional de Água e Energia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FRÓES LIMA, C. A.; Oliveira, L.D. ; Arruda, O. S. ; NAVAS, J. R. P. ; Silva, C. E. F. ; Silveira, L. M. . Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Metering, smart metering e o cliente como decisor no uso diferenciado de energia, gás e água ? um relacionamento que deve ser reconhecido e ampliado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FRÓES LIMA, C. A.; Carvalho, T. ; Arruda, O. S. ; GRADVOL, A. B. ; NAVAS, J. R. P. . Programa Ecoelce de Troca de Resíduos por Bônus na conta de Energia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Fonseca S, A. S. . Sistema de Religamento & Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Donadon, A. R. ; Carvalho, T. ; Müller, H. H. ; Saraiva, M . Gestão Estatística de Medidores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Donadon, A. R. . Sistema de Gestão de Auditoria, Medição e Faturamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Müller, H. H. ; Silveira, L. M. . Gestão do Conhecimento no Apoio ao Planejamento de Novos Negócios para a área de Utilities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
FRÓES LIMA, C. A.; Borgianni, R. ; Carvalho, T. . Programa de desenvolvimento da paisagem urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
FRÓES LIMA, C. A.; Borgianni, R. ; Carvalho, T. . Sistema de Gestão e Manejo da Arborização Urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Fonseca S, A. S. . Sistema de Religamento & Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Carvalho, T. ; Fonseca S, A. S. . Sistema de Religamento & Corte de Unidades Consumidoras com Tecnologia Bluetooth. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
FRÓES LIMA, C. A.. Programa Ecoelce de Troca de Residuos por Bônus em Energia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Donadon, A. R. . Comunicação Bluetooth nas Leituras dos Medidores de Baixa Tensão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FRÓES LIMA, C. A.; Silveira, L. M. ; SIENA, O. . Consistência da Base Cadastral e Controle da Qualidade dos Dados de Faturamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Ricarte, A. T. ; Arruda, O. S. ; GRADVOL, A. B. . Projeto sustentável de troca de resíduos por bônus de energia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
FRÓES LIMA, C. A.; Borgianni, R. ; Carvalho, T. ; Müller, H. H. . Sistema de Gestão e Manejo da Arborização Urbana ao Longo das Redes de Distribuição. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRÓES LIMA, C. A.; NAVAS, J. R. P. ; Silveira, L. M. ; Arruda Jr. F. C. . Projeto Global CELG/PLC. 2006.

2.
FRÓES LIMA, C. A.. Organização estrutural e formalização do conhecimento de negócio PROJETO SAÚDE VERDE E VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FITOPRODUTOS. 2005.

Produtos tecnológicos
1.
FRÓES LIMA, C. A.; GRADVOL, A. B. ; Arruda, O. S. . Sistema ECOElce de troca de resíduos por bonus na conta de energia. 2009.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
YACOUB, M. D.; FRÓES LIMA, C. A.; URSINI, E. L.. Participação em banca de Loreno Menezes da Silveira. Conceito e dimensionamento de recursos de voz e sinalização em redes de nova geração. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MURARI, C. A. F.; ALMEIDA, M. C.; FRÓES LIMA, C. A.. Participação em banca de Juliano Andrade Silva. Método para a detecção de perdas não técnicas usando lógica nebulosa como principal agente preditivo. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENDI - XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRÓES LIMA, C. A.. Torneio SER Desportivo Adaptadao da Região Metropolitana de Campinas. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FRÓES LIMA, C. A.; JANNUZZI, G. M. . Smart grid será realidade em seu potencial com o envolvimento do órgão regulador e com compromissos com o consumidor. O Setor Elétrico, São Paulo, p. 46 - 58, 10 jan. 2012.




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