Eromi Izabel Hummel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0729013084742634
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1991) e Administração pela Faculdade Pitágoras (2013). Especialização em Novas Mídias Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2012). Professora da rede municipal de Educação de Londrina, atuando na Gerência de Educação Especial, na função de apoio pedagógico para o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com as Tecnologias Assistivas. Professora efetiva do Curso de Pedagogia na Universidade do Estadual do Paraná - Campus Apucarana e Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI). Os temas pertinentes à atuação voltam-se para a formação inicial e continuada de professores, práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias educacionais e assistivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eromi Izabel Hummel
Nome em citações bibliográficas
HUMMEL, E. I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Paraná, Campus Apucarana.
AC Apucarana
Centro
86800970 - Apucarana, PR - Brasil - Caixa-postal: 98
Telefone: (43) 34205710
URL da Homepage: http://www.fecea.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Doutorado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Formação de professores das salas de recursos multifuncionais para o uso da tecnologia assistiva, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Eduardo José Manzini.
Palavras-chave: Educação Especial; Tecnologias Assistivas; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A formação de professores para o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Célia Regina Vitaliano.
Palavras-chave: Aprendizagem; Computador; Informática Educativa; Formação de Professores; Práticas Educativas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2001 - 2003
Especialização em Novas Mídias Rádio e Tv. (Carga Horária: 450h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Normal Superior com Mídias Interativas: estudo descritivo analítico do ponto de vista do corpo discente.
Orientador: Marialice de Moraes.
2011 - 2013
Graduação em Administração.
Faculdade Pitágoras, FP, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação de Londrina, IEEL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Formação para o planejamento educacional de alunos com NEE. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Especializado com Enfoque na Produção. (Carga horária: 120h).
Assistiva - Tecnologia e Educação, ATE, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em Curso Mídias na Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação de professores em serviço de informática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Tecnologia Assistiva. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Capacitação de Tutores em EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Pedagogia de Projetos para Educação à Distância. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em TV Escola e os Desafios de Hoje. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2002 - 2002
II Telecongresso Internacional de Educação de Jove. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva no Ensino Superior - NESPI

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc.
05/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e prática de ensino
Leituras Orientadas
Educação Inclusiva
Supervisão de Estágio Curricular
Orientação de Trabalho de conclusão de curso
05/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Apucarana, Campus Apucarana.

Atividade realizada
Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva.
03/2014 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Apucarana, .

Cargo ou função
Conselheira.

Secretaria de Educação Municipal de Educação de Londrina, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Gerencia de Educação Especial, Gerencia de Educação Especial.

Atividade realizada
Apoio pedagógico para o planejamento de práticas inclusivas - Tecnologias Assistivas.
02/1986 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Ciências, Matemática, História e Geografia
04/2004 - 03/2009
Direção e administração, Gerencia de Informática Educativa, .

Cargo ou função
Gerente de Informática Educativa.

Faculdade Tecnológica Vale do Ivaí, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 8


Faculdade Pitágoras, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas Ministradas - O profissional da Educação - Introdução a Educação - Didática - Processos de Inclusão e Exclusão - Estágio Curricular na Educação Infantil - Estágio Curricular no Ensino Fundamental - Educação Inclusiva - Tecnologias Educacionais


Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, FIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente em Pós Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas - Fundamentos e Políticas da Educação Especial - Avaliação e Intervenção Educacional - Procedimentos Pedagógicos para Inclusão - Psicopedagogia no Contexto da Educação Inclusiva - Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos - Educação Inclusiva no Ensino Fundamental


Instituto Catuaí de Ensino Superior, ICES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

03/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tecnologias Aplicadas à Educação
03/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Educativas
03/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Instituto Catuaí de Ensino Superior, .

Atividade de extensão realizada
O Lúdico na Educação Infantil.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

04/2007 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estágio Supervisionado em Magistério para a Educação Infantil
Tecnologia e Educação
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho Pedagógico Docente

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: doutoranda, Carga horária: 12
Outras informações
Educação Especial

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Curso Tecnologias Assistivas, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão, na modalidade a distancia, carga horária 180 horas.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 24
Outras informações
Tutora Eletrônica

Atividades

8/2003 - 5/2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora Eletrônica

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação Inclusiva no ensino superior: desafios e perspectivas na prática docente
Descrição: Identificar os desafios e perspectivas dos professores, da UNESPAR - Campus Apucarana, possuem em relação ao atendimento de alunos público-alvo da educação especial no ensino superior; e avaliar o desenvolvimento das ações do Núcleo educação especial e inclusiva (NESPI)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Gabriela Kemilli Trizoto - Integrante.
2009 - 2010
Diagnóstico das necessidades de preparação dos professores de cursos de licenciatura para incluir estudantes com necessidades educacionais e formar futuros professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Grupo de estudos com professores da rede regular de ensino dos municípios de Londrina e Arapongas sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
Descrição: Este projeto visa contribuir para reflexão e formação dos professores da rede regular de ensino a respeito das implicações educacionais do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Formação continuada em grupos colaborativos: professores do atendimento educacional especializado.
Descrição: O Curso de Extensão FORMAÇÃO CONTINUADA EM GRUPOS COLABORATIVOS: PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, trata-se de uma formação continuada da rede municipal de educação de Londrina ? PR, que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos das professoras que atuam em salas de recursos multifuncionais e prestam atendimento aos alunos público-alvo da educação especial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador.
2017 - 2017
Técnicas de aprendizagem do sistema Braille
Descrição: Curso para alunos e professores da Universidade Estadual do Paraná a respeito do sistema Braille..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Moacir Luciano da Silva - Integrante / Marcia Regina de Oliveira Nalin - Integrante / Rozi Terra Fabri - Integrante.
2014 - 2014
Formação para o planejamento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino do município de Londrina e Apucarana
Descrição: Formação continuada para professores do atendimento educacional especializado.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Educação De Jovens E Adultos: Projetos Pedagógicos Com O Uso Das Tecnologias da Informação e Comunicação
Descrição: Ao analisar a formação inicial (graduação) e continuada dos profissionais e futuros profissionais que atuam e/ou atuarão no sistema educacional verifica-se a necessidade de uma formação prática e contextualizada no que diz respeito a elaboração e a aplicação de recursos das TIC nas ações pedagógicas. Sendo nesse caso específico, relacionada a Educação de Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais. Para tanto o presente projeto, que será dividido em etapas tem por objetivo promover uma formação e uma aprendizagem colaborativa entre graduandos de pedagogia e professores da rede municipal de Londrina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Formação e prática docente para o Atendimento Educacional Especializado: um estudo bibliográfico
Descrição: Projeto de Iniciação Científica - tem como objetivo conhecer o panorama da formação dos professores que prestam o AEE, assim como sua relação na atuação prática com o aluno público-alvo da educação especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Thiago Franco - Integrante.
2017 - Atual
Grupos de estudos colaborativos em educação inclusiva: uma análise da formação docente.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Taynara Siqueira Almeida - Integrante.
2016 - 2017
Atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas na interação dos docente
Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica - A pesquisa em questão encontra-se vinculada ao projeto denominado Educação Inclusiva: desafios e perspectiva na prática docente e tem como objetivo analisar a interação entre os professores do atendimento educacional especializado com os professores das salas de aulas comum, no atendimento de alunos público alvo da educação especial..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Luana Machado Tardivo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2016
Saberes docentes: uma análise da prática pedagógica no uso dos recursos da tecnologia assistiva
Descrição: Projeto de Iniciação Científica, tem como objetivo identificar o conhecimento e a prática pedagógica dos professores que atuam no AEE, nas escolas da rede municipal de Apucarana, Estado do Paraná, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Luana Machado Tardivo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
Tecnologia assistiva e o atendimento educacional especializado: Uma análise da prática docente
Descrição: Projeto de Iniciação Científica, que tem como objetivo identificar os recursos de tecnologia assistiva presentes nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de educação da cidade de Apucarana, Estado do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2018
Procedimentos e estratégias pedagógicas inclusivas no contexto de uma sala de aula do ensino regular
Descrição: Procedimentos e estratégias pedagógicas inclusivas no contexto de uma sala de aula do ensino regular, visa contribuir com a prática do professor no contexto escolar, durante o planejamento e adequação de atividades pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno em sala de aula do ensino regular..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eromi Izabel Hummel - Coordenador / Thiago Franco - Integrante / Eloa Lendzion Gomes De Paula - Integrante / Daniela De Almeida Machado - Integrante / Bruna Ferreira - Integrante / Zeila Lopes - Integrante / Fernanda Cristina Rosa - Integrante / Yara Babinski Ferreira - Integrante / Laudelina Sanches Medeiros Coelho - Integrante / Joiane Maria De Oliveira - Integrante / Jessica Aline Leite Cristino - Integrante / Jessica Nayara Tamborim - Integrante / ALANA PRICILLA CORREIA GERALDO - Integrante / CAMILA VITORIA FONTES RODRIGUES FERRO - Integrante / MARCIA AMORIM DE ALMEIDA - Integrante / Luciana dos Santos - Integrante / Andreia Aparecida Vicenti Sagati - Integrante.
2011 - 2011
Curso de Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado
Descrição: Curso formação continuada para professores para o atendimento educacional especializado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Assistiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HUMMEL, E. I.2017 HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D. . Educação Inclusiva: complexidades na formação docente. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 9, p. 240-254, 2017.

2.
HUMMEL, E. I.2017HUMMEL, E. I.; ARAUJO, A. K. V. ; BARRETO, D. C. M. . Grupos Colaborativos: A formação de professores do atendimento educacional especializado. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 14, p. 18-30, 2017.

3.
HUMMEL, E. I.2016 HUMMEL, E. I.. TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ENSINO & PESQUISA, v. 14, p. 36-54, 2016.

4.
HUMMEL, E. I.2015 HUMMEL, E. I.. Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializado. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (IMPRESSO), v. 18, p. 81, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D. . Atividades Pedagógicas Inclusivas. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 93p .

2.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B. ; SILVA, Ricardo D. . Educação, sexualidade e diversidades: políticas públicas educacionais: avanços ou retrocesso?. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores Ltda, 2017. v. 1. 680p .

3.
HUMMEL, E. I.. Tecnologia Assistiva: A inclusão na prática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1. 173p .

Capítulos de livros publicados
1.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D. . Educação inclusiva: refletindo ações pedagógicas efetivas no âmbito escolar. In: Ricardo Desidério da Silva; Eromi Izabel Hummel; Isaías Batista de Oliveira Junior. (Org.). Educação, Sexualidade e Diversidades: políticas educacionais: avanços ou retrocessos?. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 502-518.

2.
TARDIVO, L. M. ; HUMMEL, E. I. . Professoras da sala de recursos multifuncionais e a interface com as práticas pedagógicas das professoras das salas de aula comum. Educação, Sexualidade e Diversidades: políticas educacionais: avanços ou retrocessos?. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 538-545.

3.
PRIMON, J. A. ; HUMMEL, E. I. . Estratégias pedagógicas para alunos com deficiências inclusos na rede regular de ensino. In: Ricardo Desidério da Silva; Eromi Izabel Hummel; Isaías Batista de Oliveira Junior. (Org.). Educação, Sexualidade e Diversidades: políticas educacionais: avanços ou retrocessos?. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 548-561.

4.
BEVILACQUA, A. ; CRUZ, P. C. ; HUMMEL, E. I. . Educação Inclusiva no Ensino Superior: desafios e perspectivas na prática docente. In: Ricardo Desidério da Silva; Eromi Izabel Hummel; Isaías Batista de Oliveira Junior. (Org.). Educação, Sexualidade e Diversidades: políticas educacionais: avanços ou retrocessos?. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 520-536.

5.
HUMMEL, E. I.. Procedimentos e estratégias pedagógicas inclusivas no contexto de uma sala de aula do ensino regular. In: Márcia Marlene Stentzler. (Org.). Experiências multidisciplinares na iniciação à docência na UNESPAR. 1ed.Porto União: Kaygangue LTDA, 2017, v. 1, p. 11-454.

6.
HUMMEL, E. I.. A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. In: Willian Bellini; Márcia Marlene Stentzler. (Org.). Iniciação à docência PIBID e a formação de professores pelos I56 campi da UNESPAR: Apucarana e Campo Mourão. 1ed.Curitiba: Editora Íthala Ltda, 2016, v. , p. 11-59.

7.
HUMMEL, E. I.; MARAFON, D. ; PATARO, R. F. . Prática pedagógica no uso de recursos tecnológicos para o atendimento educacional especializado. In: Danielle Marafon; Ricardo Fernandes Pátaro. (Org.). Educação, politicas e representações docentes. 1ed.Campo Mourão: FECILCAM, 2015, v. 1, p. 35-57.

8.
HUMMEL, E. I.; LIMA, A. M. S. ; VITALIANO, C. R. ; ALTINO, F. C. ; MACHADO, R. P. B. . Tecnologia Assistiva: possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência em diversos contextos. Inclusão: Debates em diferentes contextos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013, v. 1, p. 9-521.

9.
HUMMEL, E. I.; SILVA, M. O. . Prática do Professor Especialista: Avaliação e Procedimentos Pedagógicos do Ensino do Aluno com Deficiência. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Educação Especial e Inclusão: Temas Atuais. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini, 2013, v. 1, p. 7-252.

10.
VITALIANO, C. R. ; HUMMEL, E. I. ; Manzini, E. J. ; Maria Julia Canazza Dall'Acqua . A Formação De Professores Para O Uso Da Informática No Processo De Ensino E Aprendizagem De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais Em Classe Comum. In: Celia Regina Vitaliano. (Org.). Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades especiais. 1ed.Londrina: Univsersidade Estadual de Londrina, 2010, v. 1, p. 9-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HUMMEL, E. I.; BARRETO, D. C. M. ; GABASSI, S. E. ; BUENO, Z. A. . Formação de professores para educação inclusiva: ações exercidas pela secretaria municipal de educação de Londrina. In: XVII SEMANA DE EDUCAÇÃO ?EDUCAÇÃO E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS?, 2017, Londrina. ANAIS DA XVII SEDU SEMANA DA EDUCAÇÃO UEL ? 2017. Londrina: UEL, 2017.

2.
HUMMEL, E. I.; BARRETO, D. C. M. ; ARAUJO, A. K. V. . Formação de professores para o atendimento educacional especializado: a formação continuada em grupos colaborativos. In: V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?., 2017, Lisboa. Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?.. Lisboa: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2017. v. 1. p. 01-1311.

3.
HUMMEL, E. I.; TARDIVO, L. M. . Saberes Docentes: análise da prática pedagógica no uso dos recursos de tecnologia assistiva. In: V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?., 2017, Lisboa. Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?.. Lisboa: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2017. v. 1. p. 1-1311.

4.
HUMMEL, E. I.; TARDIVO, L. M. . Saberes docentes: uma análise da prática pedagógica no uso dos recursos de tecnologia assistiva. In: II Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2016, Paranavaí. Anais do II Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR. Paranavaí: Unespar, 2016.

5.
HUMMEL, E. I.; BEVILACQUA, A. ; CRUZ, P. C. . Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na prática docente. In: II Congresso de Licenciaturas - COLI, 2016, Apucarana. Anais do II COLI - Congresso de Licenciaturas Unespar - Campus. Curitba: Appris, 2016. v. 1. p. 1-185.

6.
HUMMEL, E. I.; PRIMON, J. A. ; SAGATI, A. A. V. ; MARTINS, S. S. ; GOMES, K. F. . Práticas pedagógicas inclusivas: saberes da formação inicial e continuada de professores. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores, 2016, Águas de Lindoia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores, 2016.

7.
HUMMEL, E. I.. A formação docente no uso de recursos tecnológicos para o atendimento educacional especializado. In: Congresso Ibero-americano de ciência, tecnologia, educação e inovaçao, 2014, Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014.

8.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. . Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso de tecnologia assistiva. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2013, Londrina. INCLUSÃO: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento. lONDRINA: EDUEL, 2013.

9.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. . Salas de recursos multifuncionais: O conhecimento dos professores a respeito dos recursos tecnológicos. In: III Congresso Internacional- Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada - Portugal. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade!, 2013.

10.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. ; DELIBERATO . Comunicação Suplementar e Alternativa: O saber dos professores das salas de recursos multifuncionais. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011, Águas de Lindóia. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Aguas de Lindoia: Tec Art Editora LTDA, 2011.

11.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise da prática docente junto a alunos com deficiência física que utilizam computador no processo de ensino-aprendizagem em classe comum. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009.

12.
HUMMEL, E. I.; PEREIRA, B. ; SALOMÃO, L. R. ; SANTOS, M. B. F. ; VIOLATO, N. C. S. . Gestão Tutorial em EAD: uma mudança nas contradições dos novos tempos. In: Encontro Paranaense de Informática Educacional - ENINED, 2004, Cascavel. Anais do Encontro Paranaense de Informática Educacional - ENINED. Cascavel: UNIOESTE, 2004.

13.
HUMMEL, E. I.. Promovendo a Inclusão Digital dos Alunos da Rede Municipal de Ensino,. In: I Encontro Paranaense de Informática Educacional, 2004, Cascavel. I Encontro Paranaense de Informática Educacional. Cascavel: Unioeste, 2004.

14.
HUMMEL, E. I.. O curso Normal Superior com Mídias Interativas. In: X Congresso Internacional de Educação a Distância, 2003, Porto Alegre. Anais do X Congresso Internacional de Educação a Distância, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise das práticas dos professores que utilizaram computador no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum.. In: 7º SEMINÁRIO PEDAGOGIA EM DEBATE, 2007, CURITIBA. 7º SEMINÁRIO PEDAGOGIA EM DEBATE E II COLÓQUIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2007. p. 81-82.

2.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise da formação de professores em relação ao uso da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino regular. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007.

3.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . O uso da Informática no Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em Classe Comum: uma Análise da Formação e da Prática Docente. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. Caderno de Resumos do IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

4.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Formação de Docentes para o Uso da Informática Educativa: Análise sobre o Atendimento Pedagógico de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. In: ENINED/2006 - Encontro Paranaense de Informática Educacional, 2006, Foz do Iguaçu. Anais do ENINED 2006 - Encontro Paranaense de Informática Educacional. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HUMMEL, E. I.; FRANCO, T. . Flexibilização Curricular: a literatura infantil no desenvolvimento da coordenação motora. In: III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR -, 2017, União da Vitória. Anais do III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR - PIBID ea profissionalização docente: Avaliando impactos e redefinindo caminhos. Campus Mourão: Unespar, 2017. p. 1-416.

2.
HUMMEL, E. I.; GERALDO, A. P. C. ; OLIVEIRA, J. M. . A importância do PIBID para a formação de futuros pedagogos. In: III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR -, 2017, União da Vitória. Anais do III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR - PIBID e a profissionalização docente: Avaliando impactos e redefinindo caminhos. União da Vitória: Unespar, 2017. p. 1-416.

3.
HUMMEL, E. I.; PAULA, E. L. G. ; MACHADO, D. A. ; FRANCO, T. . Biografia: Plano de aula inclusivo. In: III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR -, 2017, União da Vitória. Anais do III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR - PIBID e a profissionalização docente: Avaliando impactos e redefinindo caminhos. União da Vitória: Unespar, 2017.

4.
HUMMEL, E. I.; SAGATI, A. A. V. ; SANTOS, L. . Deficiências ou dificuldades de aprendizagem: uma análise do contexto escolar. In: III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR -, 2017, União da Vitória. Anais do III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR - PIBID e a profissionalização docente: Avaliando impactos e redefinindo caminhos. União da Vitória: Unespar, 2017. p. 1-416.

5.
HUMMEL, E. I.; COELHO, L. S. M. ; OLIVEIRA, L. R. . Recursos pedagógicos como estratégia para a concretização da aprendizagem. In: III Seminário e V Encontro PIBID - UNESPAR, 2017, União da Vitoria. III Seminário e V Encontro PIBID - UNESPAR. União da Vitoria: Unespar, 2017. p. 1-416.

6.
HUMMEL, E. I.; LECHACOVSKI, R. A. ; PRIMON, J. A. ; SAGATI, A. A. V. ; PAULA, E. L. G. . Dados Pedagógicos ilustrados: o uso de recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de um aluno com deficiência visual. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, 2016. v. 1.

7.
HUMMEL, E. I.; TARDIVO, L. M. . Tecnologia assistiva e o atendimento educacional especializado: uma análise da prática docente. In: I Encontro de Iniciação Cientifica e V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação, 2015, Campo Mourão. ANAIS DO I ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR. Campo Mourão: Unespar, 2015.

8.
HUMMEL, E. I.; CIRINO, J. F. L. ; CRISTINO, J. A. L. . Práticas Pedagógicas Inclusivas: vivências e experiências. In: II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR, 2015, Campo Mourão. Anais do II Seminário e IV Encontro do Pibid Unespar: Formação de professores em movimento: múltiplos espaços. Campo Mourão: Unespar, 2015. v. 1. p. 01-427.

9.
HUMMEL, E. I.; PRIMON, J. A. . O software Hagaquê como estratégia para o ensino de língua portuguesa aos alunos inclusos da rede regular de ensino. In: II Seminário e IV Encontro do PIBID UNESPAR, 2015, Campo Mourão. Anais do II Seminário e IV Encontro do PIBID UNESPAR - Formação de professores em movimento: múltiplos espaços. Campo Mourão: Unespar, 2015. v. 1. p. 1-427.

10.
HUMMEL, E. I.; SAGATI, A. A. V. ; SANTOS, L. . O olhar do supervisor para as intervenções pedagógicas inclusivas. In: II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR, 2015, Campo Mourão. Anais do II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR - Formação de professores em movimento - múltiplos espaços. Campo Mourão: Unespar, 2015. v. 1. p. 1-427.

11.
HUMMEL, E. I.; CIRINO, J. F. L. ; CERQUEIRO, H. S. ; LECHACOVSKI, R. A. ; SILVA, T. D. ; ALMEIDA, C. N. S. . Práticas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental. In: PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º Seminário Regional PROESDE/Licenciaturas/SC, 2015, Lages. Anais do PIBIDSUL / PARFOSUL / ENLICSUL. Tema: Impacto na formação docente inicial e continuada. Lages: UNIPLAC, 2015. v. 1.

12.
VITALIANO, C. R. ; CARVALHO, T. P. ; CONEGLIAN, A. L. O. ; LINO, C. C. T. S. ; MACHADO, A. C. ; ALMEIDA, J. J. F. ; HUMMEL, E. I. . Relatos de professores de Educação Infantil sobre suas dificuldades e necessidades de formação para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores - XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Congresso Nacional de Professores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014.

13.
HUMMEL, E. I.; CRISTINO, J. A. L. ; LECHACOVSKI, R. A. . Caminhos didáticos para a Educação Inclusiva. In: I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR - Entre Espaços e Saberes Escolares, 2014, Paranaguá. Anais do I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR - Entre Espaços e Saberes Escolares. Paranaguá: Unespar, 2014. v. 1. p. 1-305.

14.
HUMMEL, E. I.; SIMON, C. A. M. ; PRIMON, J. A. . A elaboração de estratégias para o processo de ensino aprendizagem destinada aos alunos inclusos da rede regular de ensino. In: I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares, 2014, Paranaguá. Anais - I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares. Paranaguá: Unespar, 2014. v. 1.

15.
HUMMEL, E. I.; ALMEIDA, C. N. S. . Reflexões em torno de inclusão responsável. In: I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares, 2014, Paranaguá. Anais do I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares. Paranaguá: Unespar, 2014. v. 1. p. 1-305.

16.
HUMMEL, E. I.; SANTOS, L. . O trabalho do supervisor no projeto PIBID: direcionando a inclusão no contexto de uma sala de aula na rede pública do ensino regular. In: I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares, 2014, Paranaguá. Anais do I Seminário e III Encontro do PIBID da UNESPAR - Entre espaços e saberes escolares. Paranaguá: Unespar, 2014. v. 1. p. 1-305.

17.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. . Atendimento Educacional Especializado: Buscando Alternativas de Aprendizagem para os Alunos com Deficiência. In: 11ª JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2012, Marília. 11ª JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Fundepe, 2012.

18.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Formação de docentes para o uso da informática educativa: Análise sobre o atendimento pedagógico de alunos com necessidades educacionais especiais. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos do II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Suprema, 2005. p. 361-362.

19.
HUMMEL, E. I.. Informática educativa: uso do computador como ferramenta pedagógica. In: VI Semana da Educação, II Encontro de Educação Infantil e III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia: Formação de Professores - Dimensões Ética, Poética e Política, 2005, Londrina. Caderno de Resumos da VI Semana da Educação, II Encontro de Educação Infantil e III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia: Formação de Professores - Dimensões Ética, Poética e Política. Londrina: EDUEL, 2005.

20.
HUMMEL, E. I.; Santos, N.M. ; ZAMBERLAN, M. A. T . Análise da Interação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto Escolar em Classes do Ensino Regular Público Municipal. In: 42º Encontro das APAEs do Paraná, 2005, Guaratuba. Anais do 42º Encontro das APAEs do Paraná, 2005.

21.
HUMMEL, E. I.; LANFRANCHI, J. P. ; FÁVARO, P. C. F. . Computador na escola: a construção do conhecimento através de aprendizagens significativas.. In: VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia e III Encontro de Educação Infantil, 2005. Caderno de Resumos da VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia e, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
HUMMEL, E. I.. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. ; PRADO, B. C. X. . Autoavaliação do uso de recursos de informática por professores da Educação Especial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. . Formação de Professores de salas multifuncionais para o uso de Tecnologia Assitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise da prática docente junto a alunos com deficiência física que utilizam computador no processo de ensino-aprendizagem em classe comum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . O Uso da Informática no Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em Classe Comum: Uma Análise da Formação e Prática Docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise das Práticas dos Professores que Utilizaram Computador no Atendimento de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Em Classe Comum. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Formação de Docentes para o Uso da Informática Educativa: Análise sobre o Atendimento Pedagógico de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HUMMEL, E. I.. Inclusão e Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Formação de Docentes para o Uso da Informática Educativa: Análise sobre o Atendimento Pedagógico de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
HUMMEL, E. I.. Informática Educativa: Uso do Computador como Ferramenta Pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
HUMMEL, E. I.. A Função do Computador: Unindo a Prática da Sala de Aula à Tecnologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HUMMEL, E. I.; PEREIRA, B. ; SALOMÃO, L. R. ; SANTOS, M. B. F. ; VIOLATO, N. C. S. . Gestão Tutorial em EAD: Uma Mudança nas Contradições dos Novos Tempos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HUMMEL, E. I.; ROTUNNO, D. . Londrina Cidade Digital: Promovendo a Inclusão Digital dos Alunos da Rede Municipal de Ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HUMMEL, E. I.. O Curso Normal Superior com Mídias Interativas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HUMMEL, E. I.; DELIBERATO ; Manzini, E. J. . Comunicação Suplementar e Alternativa: O Saber dos professores das salas de recursos multifuncionais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HUMMEL, E. I.. X Semana da Educação - A Psicologia da Educação na Formação de professores. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
HUMMEL, E. I.. Parecer de um artigo - Revista Vértices - Instituto Federal Fluminense. 2018.

2.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril.. 2017.

3.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Programa de Iniciação Científica 2017-2018. 2017.

4.
HUMMEL, E. I.. Comitê Científico de avaliação dos trabalhos do II ENICSUL, II PIBID/SUL, II Seminário Institucional Pibid/Unisinos - Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: Enfoques, Avaliação e Perspectivas. 2017.

5.
HUMMEL, E. I.. Avaliadora - III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR -nas modalidades, Poster, Materiais Didáticos, Roda de Conversa, Oficinas e Apresentação Cultural. 2017.

6.
HUMMEL, E. I.. Comitê Científico da I Semana de Educação, Sexualidade e Diversidades na UNESPAR,. 2017.

7.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Paraná. 2016.

8.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante - Pedagogia. 2016.

9.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Cadernos de Pesquisa ISSM 0100-1574/e-ISSN 1980-5314 - Fundação Carlos Chagas. 2016.

10.
HUMMEL, E. I.. Comitê científico de avaliação e trabalhos do VI Encontro Nacional das Licenciaturas. 2016.

11.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2015.

12.
HUMMEL, E. I.. Avaliadora dos trabalhos submetidos no I Encontro Anual de Iniciação Científica. 2015.

13.
HUMMEL, E. I.. Avaliadora dos trabalhos submetidos no II Seminário e IV Encontro do PIBID - UNESPAR. 2015.

14.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Revista Informática na Educação: teoria & prática - 2 semestre. 2015.

15.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Revista Informática na Educação: teoria & prática -1 semestre. 2015.

16.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Revista Informática na Educação: teoria & prática - 2 semestre. 2014.

17.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Programa de Iniciação Científica - UNESPAR. 2014.

18.
HUMMEL, E. I.. Parecer - Revista Informática na Educação: teoria & prática - 1 semestre. 2014.

19.
LOPES, Esther ; BATISTA, Cleide Vitor Mussini ; HUMMEL, E. I. . Parecer - X Semana da Educação - UEL. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HUMMEL, E. I.. 11ª Jornada de Educação Especial. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
HUMMEL, E. I.. Curso: Equipe de apoio as salas de recursos multifuncionais: Formação continuada em grupos colabortivos. 2017. .

2.
HUMMEL, E. I.. Curso: Formação continuada para professores de apoio educacional. 2017. .

3.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - Contribuições da Tecnologia Assistiva para o processo de ensino e aprendizagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HUMMEL, E. I.. Palestra: Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - Práticas Cotidianas. 2015. .

6.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - Práticas Cotidianas II. 2015. .

7.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - Gestão Educacional na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. 2014. .

8.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - A comunicação suplementar e alternativa para alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
HUMMEL, E. I.. Curso: Formação específica de professores iniciantes das salas de recursos multifuncionais do Município de Londrina. 2014. .

10.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Minicurso - Inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior: atitudes e praticas pedagógicas docents. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
HUMMEL, E. I.. Curso: Formação de sala de recursos. 2013. .

12.
HUMMEL, E. I.; SILVA, M. O. . Minicurso - Avaliação e Intervenção Educacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - A inclusão que temos e a inclusão que queremos: estratégias para acolher o aluno incluso em classes regulares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
HUMMEL, E. I.. Curso: Tecnologia Assistiva no desenvolvimento da aprendizagem de pessoas com deficiências. 2011. .

15.
HUMMEL, E. I.. Oficina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
HUMMEL, E. I.. Formação de Mediadores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
HUMMEL, E. I.. Tecnologias Assistivas, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Deficientes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
HUMMEL, E. I.. Tecnologias Assistivas, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Deficientes. 2008. .

19.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Informática na Educação Especial. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto básico para o curso (Módulo 2) Tecnolog).

20.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . As tecnologias assistivas no contexto social e escolar. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto básico para o curso (Módulo 2) Tecnolog).

21.
HUMMEL, E. I.. Manual do recursos de acessibilidade do Windows. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional -).

22.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Tecnologias assistivas: Perspectivas para potencializar a inclusão digital, social e escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
HUMMEL, E. I.. Computador na Escola: A Construção do Conhecimento através de Aprendizagens Significativas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
HUMMEL, E. I.. Informática educativa: uso do computador como ferramenta pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
HUMMEL, E. I.; KFOURI, S.F . Curso Normal Superior: habilitação para os anos iniciais do ensino fundamental - Módulo3. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Pedagógica).

26.
HUMMEL, E. I.; KFOURI, S.F . Curso Normal Superior: habilitação para os anos iniciais do ensino fundamental - Módulo I. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Pedagógica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SACHELLI, G. S.; HUMMEL, E. I.; KUHLEWEIN, C.. Participação em banca de Bruna Alves da Silva.A contação de histórias como instrumento de inclusão social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

2.
SILVA, Ricardo D.; HUMMEL, E. I.; SACHELLI, G. S.. Participação em banca de Maiara Carolini Bragato Nogueira.Por que abordar a temática da sexualidade na escola?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

3.
ZAPIELO, F.; HUMMEL, E. I.; SILVA, E. P.. Participação em banca de Angelica Afonso Bevilacqua.Síndrome de Tourette: uma contribuição para a prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

4.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; DORIGAO, A. M.. Participação em banca de Marielen Sanches.Estratégias Pedagógicas para alunos com baixa visão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

5.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.; BERTOLLETI, V. A.. Participação em banca de Luana Machado Tardivo.Atendimento Educacional Especializado: Uma análise da prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

6.
HUMMEL, E. I.; ZAPIELO, F.; ALMEIDA, D. M. S.. Participação em banca de Bruna Fernanda Barbosa Fortunato.Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: como lidar com esse transtorno no ambiente escolar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

7.
ALMEIDA, D. M. S.; HUMMEL, E. I.; SILVA, E. P.. Participação em banca de Claudiana Maria Capozze.Dislexia: um estudo com enfoque no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

8.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.; SILVA, Ricardo D.. Participação em banca de Damiula Fonseca Gomes.A relação família e escola no processo de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

9.
HUMMEL, E. I.; ALMEIDA, D. M. S.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Raquel Brito Piedade Szpak.Transtorno de deficit de atenção e hperatividade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

10.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.; SILVA, Ricardo D.. Participação em banca de Carine Nayara Severiano de Almeida.Educação Sexual na Escola: desafios e perspectivas da temática sexualidade nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

11.
HUMMEL, E. I.; KUHLEWEIN, C.; CARDOSO, R. D.. Participação em banca de Hellen Cris Fernandes.Contação de histórias como prática pedagógica e suas contibuições. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

12.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Rafael Aparecido Lechacovski.O uso das tecnologias como meio de promover a inclusão escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

13.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; PASQUINI, A. S.. Participação em banca de Samara Suéllen Martins.O processo de alfabetização na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

14.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.; SACHELLI, G. S.. Participação em banca de Helber Santana Cerqueira.Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

15.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; BERTOLLETI, V. A.. Participação em banca de Janete Aparecida Primon.Estratégias Pedagógicas para alunos com deficiências inclusos na rede regular de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

16.
HUMMEL, E. I.; BERTOLLETI, V. A.; SILVA, Ricardo D.. Participação em banca de O ato de brincar na educação infantil.Karina Faria Gomes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

17.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Elisa Gisele Eiderick.A escola no combate e prevenção da evasão escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

18.
HUMMEL, E. I.; SILVA, Ricardo D.; ALMEIDA, D. M. S.. Participação em banca de Vanessa Rosa Bueno Pimenta.Dislexia e educação: um estudo voltado para a formação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

19.
HUMMEL, E. I.; ALMEIDA, D. M. S.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Nicolle Caroline de Moraes.Transtorno do espectro autista: estudo de métodos educacionais e a formação docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.

20.
SILVA, I. D.; HUMMEL, E. I.. Participação em banca de Isis Dayane da Silva.Comunicação e Ensino à Distância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

21.
TIEPO, A. P.; HUMMEL, E. I.. Participação em banca de Amanda Pires Tiepo.Educomunicação: a educação para as mídias no currículo escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

22.
RABONI, A. S.; HUMMEL, E. I.. Participação em banca de Andria Santos Raboni.A influência da mídia no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HUMMEL, E. I.; BEFFA, M. J.; TORRES R, A. C. P. L. G. C.. Concurso Público para Docentes do Magistério do Ensino Superior. 2013. UNESPAR - Campus Apucarana.

Outras participações
1.
HUMMEL, E. I.; SACHELLI, G. S.; PERON, A. P.. Processos Seletivo Simplificado - Edital 034/2017. 2018. Universidade Estadual do Paraná.

2.
HUMMEL, E. I.. Banca examinadora para o processo de escolha de gestores das unidades escolares públicas municipais da rede municipal de Londrina - Paraná. 2017. Secretaria de Educação Municipal de Educação de Londrina.

3.
HUMMEL, E. I.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor colaborador - Edital 30/2016. 2016. UNESPAR - Campus Apucarana.

4.
HUMMEL, E. I.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor colaborador - Edital 053/2015. 2016. UNESPAR - Campus Apucarana.

5.
HUMMEL, E. I.; PASQUINI, A. S.; BERTOLLETI, V.. Processo seletivo simplificado. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

6.
HUMMEL, E. I.; BEFFA, M. J.; DORIGAO, A. M.. Teste Seletivo para contratação de professor. 2013. UNESPAR - Campus Apucarana.

7.
HUMMEL, E. I.; BEFFA, M. J.. Teste seletivo para professor colaborador. 2013.

8.
HUMMEL, E. I.; BEFFA, M. J.. Teste seletivo para professor colaborador. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso: Equipe de apoio as salas de recursos multifuncionais: formação continuada em grupos colaborativos. 2017. (Outra).

2.
Curso: Formação continuada em grupos colaborativos: professores do atendimento educacional especializado. 2017. (Outra).

3.
Curso de Adaptações Curriculares. 2017. (Outra).

4.
III Seminario e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR.A importância do PIBID para a formação de futuros pedagogos. 2017. (Seminário).

5.
III Seminario e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR. 2017. (Seminário).

6.
III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR.Flexibilização Curricular: a literatura infantil no desenvolvimento da coordenação motora. 2017. (Seminário).

7.
III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR.Deficiências ou dificuldades de aprendizagem: uma análise do contexto escolar. 2017. (Seminário).

8.
III Seminário e V Encontro Institucional do PIBID UNESPAR.Biografia: Plano de aula inclusivo. 2017. (Seminário).

9.
II Semana Municipal de Conscientização do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade e outros Transtornos Neuropsiquiaticos. 2017. (Outra).

10.
I Semana da Educação, Sexualidade e Diversidades.Estratégias Pedagógicas para alunos com deficiências na rede regular de ensino. 2017. (Outra).

11.
I Semana da Educação, Sexualidade e Diversidades.Atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas na interação dos docentes. 2017. (Outra).

12.
I Semana da Educação, Sexualidade e Diversidades. 2017. (Outra).

13.
I Semana da Educação, Sexualidade e Diversidades.Educação Inclusiva: refletindo ações pedagógicas efetivas no âmbito escolar. 2017. (Outra).

14.
I Semana da Educação, Sexualidade e Diversidades.Educação Inclusiva no ensino superior: desafios e perspectivas na prática docente. 2017. (Outra).

15.
V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação. Formação de professores para o atendimento educacional especializado: a formação de professores em grupos colaborativos. 2017. (Congresso).

16.
V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação. 2017. (Congresso).

17.
V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação. Saberes docentes: análise da prática pedagógica no uso dos recursos de tecnologia assistiva. 2017. (Congresso).

18.
V Seminário sobre inclusão no Ensino Superior. 2017. (Seminário).

19.
XIII - ENEEI - Encontro sobre necessidades educacionais especiais e inclusão.Tecnologia assistiva do apoio especializado/SME. 2017. (Encontro).

20.
XVII Semana da Educação - Educação e dilemas conemporâneos.Formação de professores para educação inclusiva: ações exercidas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. 2017. (Outra).

21.
Curso: Materiais adaptados para alunos cegos e om baixa visão: reaproveitamento de resíduos sólidos e educação especial a favor da inclusão. 2016. (Oficina).

22.
Curso de Extensão - Formação para o planejamento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino do município de Londrina e Apucarana. 2016. (Outra).

23.
Encontros Pedagógicos da Universidade Estadual do Paraná.Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. 2016. (Encontro).

24.
II Congresso de Licenciaturas. Educação Inclusiva no Ensino Superior. 2016. (Congresso).

25.
II Congresso de Licenciaturas. Minicurso: Contribuições da Tecnologia Assistiva para o processo de ensino e aprendizagem. 2016. (Congresso).

26.
II Congresso de Licenciaturas - COLI. 2016. (Congresso).

27.
II Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR.Saberes docentes: uma análise da prática pedagógica no uso dos recursos de tecnologia assistiva. 2016. (Encontro).

28.
III Congresso Nacional de Formação de Professores. Praticas Pedagógicas Inclusivas: Saberes da formação inicial e continuada de professores. 2016. (Congresso).

29.
III Congresso Nacional de Formação de Professores. 2016. (Congresso).

30.
VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC).Dados Pedagógicos ilustrados: o uso de recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de um aluno com deficiência visual. 2016. (Encontro).

31.
VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). 2016. (Encontro).

32.
I Encontro de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Tecnologia Assistiva e o atendimento educacional especializado: Uma análise da prática docente. 2015. (Encontro).

33.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Formação de professores em movimento: múltiplos espaços. 2015. (Seminário).

34.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR. 2015. (Seminário).

35.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Formação de professores em movimento: múltiplos espaços. 2015. (Seminário).

36.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Olhar do supervisor pra as intervenções pedagógicas inclusivas. 2015. (Seminário).

37.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.O sofware Hagaquê como estratégia para o ensino de Língua Portuguesa aos alunos inclusos da rede regular de ensino. 2015. (Seminário).

38.
II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Práticas pedagógicas inclusivas: vivências e experiências. 2015. (Seminário).

39.
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC.PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Seminário).

40.
Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da UNESPAR. 2015. (Outra).

41.
Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia, Innovacion Y Educacion. 2014. (Congresso).

42.
Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia, Innovacion Y Educacion. A formação docente no uso de recursos tecnológicos para o atendimento educacional especializado. 2014. (Congresso).

43.
Curso: Formação sala de recursos. 2014. (Outra).

44.
II Congresso Nacional de Formação de Professores. Relatos de professores de educação infantil sobre suas dificuldades e necessidades de formação para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. (Congresso).

45.
I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR.Caminhos didáticos para a educação inclusiva. 2014. (Seminário).

46.
I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR.O trabalho do supervisor no projeto PIBID: direcionando a inclusão no contexto de uma sala de aula na rede pública do ensino regular. 2014. (Seminário).

47.
I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR.A elaboração de estratégias para o processo de ensino aprendizagem destinada aos alunos inclusos da rede regular de ensino. 2014. (Seminário).

48.
I Seminário e III Encontro do PIBID UNESPAR.Reflexões em torno de inclusão responsável. 2014. (Seminário).

49.
IV Seminário sobre inclusão no ensino superior. 2014. (Seminário).

50.
Curso: Neuroeducação para professores. 2013. (Outra).

51.
Curso: O Ambiente Moodle e a Formação Continuada de Professores. 2013. (Oficina).

52.
III Congresso Internacional Educação e Equidade. Salas de recursos multifuncionais: O conhecimento dos professores a respeito da utilização dos recursos tecnológicos. 2013. (Congresso).

53.
III Congresso Internacional Educação e Equidade. 2013. (Congresso).

54.
Minicurso: Inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior: atitudes e práticas pedagógicos docentes. 2013. (Outra).

55.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2013. (Congresso).

56.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Formação de Professores das Salas de Recursos Multifuncionais para o uso de Tecnologia Assistiva. 2013. (Congresso).

57.
11ª Jornada da Educação Especial.Atendimento Educacional Especializado: Buscando Alternativas de Aprendizagem para os Alunos com Deficiência.. 2012. (Outra).

58.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).

59.
IV Semana da Pedagogia - "A ação dialógica como pressuposto para a prática autêntica".Minicurso: A inclusão que temos e a inclusão que queremos: estratégias para acolher o aluno incluso em classes regulares. 2011. (Outra).

60.
Minicurso - Apresentação de Trabalho Acadêmicos. 2011. (Outra).

61.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2011. (Congresso).

62.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2011. (Congresso).

63.
10ª Jornada de Educaçao Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da Informaçao e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas. 2010. (Outra).

64.
Curso de Formaçao de Formadores a Distancia.Tecnologias Assistivas, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusao. 2010. (Outra).

65.
Primeiro Educom Encontro de Educaçao e Comunicaçao.Objetos de Aprendizagem Virtual - diferentes possibilidades Educacionais. 2010. (Oficina).

66.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.Formação de Professores de Salas Multifuncionais para o uso de Tecnologia Assistiva. 2010. (Seminário).

67.
Curso de Informática na Educação Especial. 2009. (Congresso).

68.
II Seminário Inclusão com Dignidade. 2009. (Seminário).

69.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar De Educação Especial. Análise da prática docente junto a alunos com deficiência física que utilizam computador no processo de ensino-aprendizagem em classe comum. 2009. (Congresso).

70.
Grupos de Estudos - A identidade e atuação do Pedagogo no contexto escolar no Estado do Paraná. 2008. (Outra).

71.
I Encontro de Tecnologia Educacional do Oeste Paulista. 2008. (Encontro).

72.
II Simpósio de Pesquis e Pós-Graduação em Educação dos Programas das IES do Estado do Paraná. 2008. (Oficina).

73.
X Semana da Educação - "A Psicologia da Educação na Formação de Professores.A formação de professores para o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum.. 2008. (Outra).

74.
7º Seminário Pedagogia em Debate - II colóquio Nacional de Formação de Professores.Análise das práticas dos professores que utilizaram computador no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum. 2007. (Seminário).

75.
ENINED/2006 - Encontro Paranaense de Informática Educacional. 2006. (Encontro).

76.
ENINED/2006 - Encontro Paranaense de Informática Educacional.Formação de Docentes para o Uso da Informática Educativa: Análise sobre o Atendimento Pedagógico de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2006. (Encontro).

77.
O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia. 2006. (Outra).

78.
Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa Especial. 2005. (Congresso).

79.
Curso: Avaliação em contexto de globalização. 2005. (Outra).

80.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Congresso).

81.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Formação de docentes para o uso da informática educativa: Análise sobre o atendimento pedagógico de alunos com necessidades educacionais especiais. 2005. (Congresso).

82.
III Semana de Educação - Motivar para aprender nos tempos atuais.Inclusão e Educação. 2005. (Outra).

83.
VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia e III Encontro de Educação Infantil.Computador na escola: a construção do conhecimento através de aprendizagens significativas.. 2005. (Encontro).

84.
VI Semana da Educação, II Encontro de Educação Infantil e III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia: Formação de Professores - Dimensões Ética, Poética e Política. Informática educativa: uso do computador como ferramenta pedagógica. 2005. (Congresso).

85.
3ª Conferência Municipal de Educação - Plano Municipal Decenal de Educação.3ª Conferência Municipal de Educação - Plano Municipal Decenal de Educação. 2004. (Outra).

86.
5ª Educática ? Tecnologias da Informação e da Comunicação.5ª Educática ? Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2004. (Outra).

87.
Ciclo de Palestras.Palestra - Processos de Desgaste da Saúde dos Professores. 2004. (Outra).

88.
I Encontro Paranaense de Informática Educacional.Gestão Tutorial em EAD: uma mudança nas contradições dos novos tempos. 2004. (Encontro).

89.
II Semana de Educação - Desafios na Formação do Educador: da Reflexão à Prática.A função do Computador: unindo a prática da sala de aula à tecnologia. 2004. (Outra).

90.
Informática educativa: uso do computaor como ferramenta pedagógica.IV Semana da Educação, II Encontro de Educação Infantil e III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. 2004. (Encontro).

91.
Londrina Cidade Digital: promovendo a inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino.I Encontro Paranaense de Informática Educacional - ENINED 2004. 2004. (Encontro).

92.
Plano Municipal de Educação e o Financiamento da Educação Nacional.Plano Municipal de Educação e o Financiamento da Educação Nacional. 2004. (Encontro).

93.
Programa de Formação Continuada Conhecimento e Cidadania.Programa de Formação Continuada Conhecimento e Cidadania. 2004. (Outra).

94.
3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

95.
4º Educática - Tecnologias da Informação e da Comunicação Educacional. 4º Educática - Tecnologias da Informação e da Comunicação Educacional. 2003. (Congresso).

96.
6º Congresso Nacional de Amor-Exigente. 6º Congresso Nacional de Amor-Exigente. 2003. (Congresso).

97.
A Mediação Pedagógica em EAD: Uma Nova Competência Docente. 2003. (Outra).

98.
Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania.Programa de Fromação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2003. (Outra).

99.
V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia.V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. 2003. (Outra).

100.
X Congresso Internacional de Educação à Distância. X Congresso Internacional de Educação à Distância. 2003. (Congresso).

101.
4º Encontro de Informática na Educação.4º Encontro de Informática na Educação. 2002. (Encontro).

102.
II - Encontro de informática Educativa da Universidade Estadual de Maringá.II - Encontro de informática Educativa da Universidade Estadual de Maringá. 2002. (Encontro).

103.
II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

104.
Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania.Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2002. (Outra).

105.
I Seminário: Produção Científica Educacional dos Professores da Rede Pública. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASQUINI, A. S. ; ALMEIDA, D. M. S. ; SILVA, E. P. ; DORIGAO, A. M. ; SACHELLI, G. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, I. B. ; SILVA, Ricardo D. ; BERTOLLETI, V. ; HUMMEL, E. I. . Organização : Encontros Pedagógicos. 2017. (Outro).

2.
HUMMEL, E. I.. Coordenação palestra: Práticas da Educação Inclusiva: uma abordagem sobre altas habilidades/superdotação e autismo. 2017. (Outro).

3.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B. ; SILVA, Ricardo D. . Organização: I Semana de Educação, Sexualidade e Diversidades. 2017. (Outro).

4.
HUMMEL, E. I.. Coordenação de sessão de comunicação no III Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). 2017. (Outro).

5.
PASQUINI, A. S. ; HUMMEL, E. I. ; SILVA, Ricardo D. . Organização: I Encontro de Oficinas do Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional - Magistério. 2017. (Outro).

6.
HUMMEL, E. I.; PASQUINI, A. S. ; BERTOLLETI, V. ; SILVA, Ricardo D. ; OLIVEIRA JUNIOR, I. B. ; ALMEIDA, D. M. S. ; DORIGAO, A. M. ; SACHELLI, G. S. . Organização: I Café Pedagógico - UNESPAR. 2016. (Outro).

7.
HUMMEL, E. I.. Organização: Encontros Pedagógicos. 2016. (Outro).

8.
HUMMEL, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, I. B. . Evento extensão: Turismo Pedagogico e cultural com foco no ensino de Geografia, Historia e educação ambiental. 2016. (Outro).

9.
HUMMEL, E. I.. Organização: I Seminário e III Encontro do PIBID - UNESPAR: Entre espaços e saberes escolares. 2014. (Outro).

10.
HUMMEL, E. I.. Coordenação do Simpósio - Aspectos Históricos e Legais das Instâncias Colegiadas frente ao desafio de implementação da gestão democrática. 2014. (Congresso).

11.
HUMMEL, E. I.. Minicurso: Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Superior: atitudes e praticas pedagógicas docentes. 2013. (Outro).

12.
HUMMEL, E. I.. Coordenação Palestra: A metacognição e a organização do processo de aprendizagem. 2013. (Outro).

13.
HUMMEL, E. I.. Organização: I Semana de Educação e Linguagens: a formação nos cursos de licenciatura. 2013. (Outro).

14.
HUMMEL, E. I.. V Semana da Pedagogia - Interlocuções necessárias entre o ensino superior e educação básica. 2012. (Outro).

15.
HUMMEL, E. I.. Coordenação de sessão de comunicação oral: Atendimento Educacional Especializado e Classe Hospitalar. 2012. (Outro).

16.
HUMMEL, E. I.; BELUCE, Andrea Carvalho ; RAZENTE, Dilza Maria Radigonda ; VIEIRA, J. M. F. ; MARCHESE, Rosana Daliner Acosta ; TANACA, Jozelia Jane Corrente . I Seminário de Projetos Pedagógicos dos Projetos da Rede Municipal de Educação de Londrina. 2011. (Outro).

17.
HUMMEL, E. I.. IV Semana da Pedagogia "A ação dialógica como pressuposto para a prática autêntica". 2011. (Outro).

18.
HUMMEL, E. I.. Primeiro Educom Encontro de Educaçao e Comunicaçao. 2010. (Outro).

19.
HUMMEL, E. I.. Giro de Profissões Pitágoras 2010. 2010. (Outro).

20.
HUMMEL, E. I.. Semana de Pedagogia 2010. 2010. (Outro).

21.
HUMMEL, E. I.. Semana do Professor: os desafios do educador do século XXI. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Vera Lucia Pereira da Silva Moura. Escola de pais - provisório. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade Nacional de Rosário. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jessica Nayara Tamborim. Grupos de estudos colaborativos em educação inclusiva: uma análise da formação docente.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. (Orientador).

2.
Thiago Henrique Franco De Souza. Formação e prática docente para o Atendimento Educacional Especializado: um estudo bibliográfico. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela Kemilli Trizoto. Projeto de Pesquisa - Educação Inclusiva no ensino superior: desafios e perspectivas na prática docente. Início: 2017. Orientação de outra natureza. UNESPAR - Campus Apucarana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tânia Márcia Caretta Campos. NEUROPSICOPEDAGOGIA: REPENSANDO O TDAH NO COTIDIANO ESCOLAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropedagogia) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

2.
Vanessa Regina dos Santos Morais. Causa e consequência da bulimia nervosa: um transtorno alimentar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Neuropedagogia) - Faculdade Tecnológica Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

3.
Rosicléia Fernandes. Distúrbios de Aprendizagem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Neuropedagogia) - Faculdade Tecnológica Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

4.
Áurea da Cunha Marandola. Deficiências Múltiplas no Ensino Regular: Um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

5.
Cibeli Saviani. Atendimento Educacional Especializado. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

6.
Creuza Aparecida Croxatte. Sala de Recursos Multifucional: O resgate da autoestima e o início da aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

7.
Denise Martins Paes. O Atendimento Educacional Especializado e a Deficiência Intelectual: Um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

8.
Denise da Silveira Busato. Atendimento Educacional Especializado: proposta pedagógica para uma aluna com baixa visão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

9.
Eliane Pereira Levorato. Redefinindo as práticas educacionais e garantindo o direito de ser diferente. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

10.
Isabel Maria de Sousa Negrão. Atendimento Educacional Especializado: Buscando alternativas de aprendizagem para os alunos com deficiência. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

11.
Juliana Turetti Romeiro Peruci. A Educação Especial no âmbito inclusivo: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

12.
Luciana Rodrigues de Oliveira Cogo. A socialização como possibilidade de uma real inclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

13.
Renata Maria Caobianco. Deficiência Intelectual: Um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marielen Sanches. Estratégias pedagógicas para alunos com baixa visão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

2.
Bruna Fernanda Barbosa Fortunato. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: como lidar com esse transtorno no ambiente escolar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

3.
Luana Machado Tardivo. Atendimento Educacional Especializado: as diferentes interfaces na formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

4.
Janete Aparecida Primon. Estratégias pedagógicas para alunos com deficiência inclusos na rede regular de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

5.
Helber Santana Cerqueira. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

6.
Rafael Aparecido Lechacovski. O uso de tecnologias como meio de promover a inclusão escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

7.
Andressa Rodrigues Calderon. As perspectivas do professor de educação infantil em relação ao uso da informática no seu fazer pedagógico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

8.
Cacilda Costa Adamo. A Educação Popular de Jovens e Adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

9.
Joice Meireles. Inclusão de Deficientes Auditivos na Escola Pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

Iniciação científica
1.
Luana Machado Tardivo. Atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas na interação dos docente. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

2.
Luana Machado Tardivo. Saberes Docentes: análise da prática pedagógica no uso dos recursos de tecnologia assistiva. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

3.
Luana Machado Tardivo. Tecnologia assistiva e o atendimento educacional especializado: uma análise da prática docente. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

Orientações de outra natureza
1.
Alessandra Schuindt. Bioética e o uso de medicamentos na educação infantil. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

2.
Alexandra Pelisson Magri de Angelo. A ansiedade generalizada e seus reflexos na adolescência. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

3.
Ana Claudia Sotero. Transtornos de ansiedade no ambiente escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

4.
Ana Paula Ribeiro. O uso da ritalina no controle do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

5.
Andressa Milaine de Souza Lima. Considerações acerca da depressão em crianças em idade escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

6.
Cristina Lenharo Felizardo Socoloski. A importância da estimulação para os alunos com discalculia nas séries iniciais. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

7.
Daiane Stein. As bases neurológicas e os distúrbios alimentares em crianças e adolescentes. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

8.
Debora Aline Chavier Nogueira. Dislexia e a Aprendizagem. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

9.
Fátima Aparecida Lopes Amaral. Considerações acerca da depressão em crianças em idade escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

10.
Janecir Carla de Souza Schiavon. Psicose infantil e saúde mental no ambiente escolar e familiar: a história de Davi. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

11.
Josiane Dias de Souza. Considerações sobre discalculia: diagnóstico e intervenções pedagógicas. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

12.
Lorena Cristina Corrêa. Psicofármacos: uso de ritalina por crianças. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

13.
Carla Aranega Anselmo. Depressão Infantil: uma abordagem diagnóstica e teórica sob os acontecimentos estressores e seus sintomas através do tratamento medicamentoso e psicoterapêutico. 2014. Orientação de outra natureza. (Neuropedagogia) - Faculdade de Tecnologia Vale do Ivaí. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

14.
Leda Regina Camargo Melo. A música: Um caminho para o desenvolvimento do deficiente mental. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

15.
Marilena de Oliveira. Prevenção das deficiências. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

16.
Denise Vilane Veiga de Freitas. A Identidade e Atuação do Pedagogo no Contexto Escolar no Estado do Paraná. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

17.
Lucia Gouvea Buratto. Direitos e Deveres das Pessoas com NEE - Uma tradução bilingüe. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

18.
Samira Dakkache Lopes. O papel do professor na estimulação do desenvolvimento cognitivo de bebês com neessidades especiais. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

19.
Lucinei Mazzer de Oliveira Ramos. Estratégias para a iniciar/ampliar a comunicação verval em alunos com deficiência. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

20.
Maria Izabel Moro. Produzindo histórias em quadrinhos:O uso de Software Educativo por alunos com dificuldade de aprendizagem. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.

21.
Ariani Bortolotti. Agressividade, Conflito e Agressão em Escolas da Rede Estadual de Ensino: Estudo de Caso e Perspectiva de Intervenção na Cidade de Londrina. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Eromi Izabel Hummel.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
HUMMEL, E. I.. Tecnologia Assistiva: A inclusão na prática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1. 173p .


Apresentações de Trabalho
1.
HUMMEL, E. I.; VITALIANO, C. R. . Análise das Práticas dos Professores que Utilizaram Computador no Atendimento de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Em Classe Comum. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HUMMEL, E. I.; Manzini, E. J. ; PRADO, B. C. X. . Autoavaliação do uso de recursos de informática por professores da Educação Especial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HUMMEL, E. I.. Minicurso - Gestão Educacional na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:58:32