Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5298812853600478
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Ciências Sociais (2002), mestrado em Sociologia (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2010). Fez estágio doutoral na Universidade de Essex (2007-2008) e pós-doutorado no CEDEC (2012-2013). Desde 2013, é professor de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É autor do livro A Campanha das Diretas e a Democratização (2007). Suas áreas de interesse incluem: Estratificação Social, Sociologia da Cultura e Sociologia Política, com foco nos temas: classes sociais, estilos de vida, desigualdades, gostos e práticas culturais, ação coletiva e comportamento político. É coordenador do Consórcio de Informações Sociais (www.cis.org.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo
Nome em citações bibliográficas
BERTONCELO, E. R. E.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos de Cultura Contemporânea.
Rua Airosa Galvão, 64
05200-070 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Essex (Orientador: John Scott).
Título: Classes Sociais e Estilos de Vida na Sociedade Brasileira, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Brasilio João Sallum Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: classes sociais; teoria das classes; espaço social; ação coletiva; estilos de vida.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A campanha das diretas e o processo de democratização,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Brasilio João Sallum Jr..
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ação coletiva; democratização; espaço público; movimentos sociais; mudança política.
Grande área: Ciências Humanas
1997 - 2002
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
Métodos e técnicas de pesquisa. (Carga horária: 140h).
Universidade de Essex, UE, Grã-Bretanha.
2004 - 2004
Métodos quantitativos.
Faculdade Filosofia Ciencias Humanas, FAFICH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Métodos e Técnicas de Pesquisa I Métodos e Técnicas de Pesquisa II Sociologia de Max Weber Estrutura de Classe e Estratificação Social Estágio Supervisionado em Ciências Sociais

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das disciplinas "Inovação e desenvolvimento social e econômico" e "Sociologia do desenvolvimento latino-americano".

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de classe e Estratificação social: Desigualdades, Cultura e Política
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Classe e Estratificação Social
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador da Licenciatura em Ciências Sociais.
02/2015 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa I (métodos quantitativos)
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do Consórcio de Informações Sociais (CIS).
08/2014 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia IV (A sociologia de Max Weber)
09/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa II (métodos qualitativos)

Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboração na pesquisa sobre impeachment do ex-Presidente Fernando Collor.


Colegio Nossa Senhora Consolata, CNSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Empregado com registro, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 10


Consórcio de Informações Sociais, CIS-NADD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Como colaborador do CIS, trabalho na elaboração de um manual de projetos de pesquisa, que visa a auxiliar alunos da graduação na realização de projetos de pesquisa na área de Ciências Sociais.


Universidade de Essex, UE, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Fui professor assistente em uma disciplina introdutória à análise estatística multivariada. Minha função básica consistia em auxiliar os alunos durante as aulas práticas no laboratório de informática.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Classe, cultura e educação
Descrição: O projeto investiga as variações no modo de socialização das crianças por classe social e sugere que tais variações têm um efeito pertinente sobre as chances de sucesso escolar. A pesquisa faz uso combinado de métodos e dados quantitativos e qualitativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor de Mello
Descrição: O projeto investiga o processo político que resultou no impeachment de Fernando Collor de Mello, chamando atenção para a mobilização política dos partidos de oposição que articularam uma frente democrática que impulsionou o movimento pela saída do ex-presidente. Um das partes do projeto consiste no levantamento de dados em jornais e revistas da época sobre a opinião pública e eventos de protesto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Estilos de vida e classes sociais na sociedade brasileira
Descrição: O projeto de pesquisa busca investigar a formação das classes sociais na sociedade brasileira como possíveis coletividades que balizam a sociabilidade cotidiana e configuram estilos de vida. Para tanto, inicialmente o estudo faz uma breve incursão pela literatura de estratificação social e análise de classe, de forma a identificar os dilemas teóricos que caracterizam o campo de análise de classes atualmente. Depois, o estudo investiga se os padrões de escolha dos agentes sociais em domínios diversos da prática (alimentação, cuidados de si, cultura, etc.) variam segundo a classe e outros fatores, como gênero e idade. A hipótese principal é que a classe é um fator relevante para explicar os padrões de escolha dos agentes sociais e a formação de estilos de vida. Em termos metodológicos, o estudo emprego dados de fontes secundárias obtidos a partir da POF, PNAD e de uma base de dados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Emprega métodos estatísticos complexos (análise de correspondências múltiplas, análise de regressão e análise de classes latentes) para analisar os dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
A campanha das diretas e a democratização
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a importância da Campanha das Diretas-Já para o processo de democratização política na sociedade brasileira. As teorias sobre ação coletiva, crise política e Estado são utilizadas para reconstruir a conjuntura política do período com base na pesquisa em matérias de jornal e de revistas entre os anos de 1983 e 1984. O estudo combina métodos quantitativos e qualitativos na análise dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: TEMPO SOCIAL (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Econômica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Estratificação Social.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Métodos e técnicas de pesquisa.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia: Teorias Clássicas e Contemporâneas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3BERTONCELO, E. R. E.2016 BERTONCELO, E. R. E.. Classe social, cultura e educação. Novos estudos CEBRAP (Online), v. 104, p. 158-175, 2016.

2.
1BERTONCELO, E. R. E.2016BERTONCELO, E. R. E.. O espaço das classes sociais no Brasil. Tempo Social (USP. Impresso), v. 28, p. 73, 2016.

3.
2BERTONCELO, E. R. E.2016BERTONCELO, E. R. E.; PEREIRA, J. V. B. . Apresentação. Tempo Social (USP. Impresso), v. 28, p. 1, 2016.

4.
4BERTONCELO, E. R. E.2015BERTONCELO, E. R. E.. Social classes in Brazil: time, trajectory and immaterial inheritance. Sociological Review (Keele. Print), v. 63, p. 451-479, 2015.

5.
5BERTONCELO, E. R. E.2014BERTONCELO, E. R. E.. Classes Sociais no Brasil. Plural (USP), v. 21, p. 8-19, 2014.

6.
6BERTONCELO, E. R. E.2014BERTONCELO, E. R. E.. A teoria do capital de Bourdieu. Sociologia (São Paulo. 2006), v. 1, p. 42-46, 2014.

7.
7BERTONCELO, E. R. E.2013 BERTONCELO, E. R. E.. Classes e práticas sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 28, p. 185-211, 2013.

8.
8BERTONCELO, E. R. E.2011BERTONCELO, E. R. E.. Revisitando os estudos do desenvolvimento. BIB Revista Brasileira de Informacao Bibliografica em Ciencias Sociais, v. 71, p. 95-122, 2011.

9.
9BERTONCELO, E. R. E.2009 BERTONCELO, E. R. E.. 'Eu quero votar para presidente': uma análise sobre a Campanha das Diretas. Lua Nova (Impresso), p. 169-196, 2009.

10.
10BERTONCELO, E. R. E.2009 BERTONCELO, E. R. E.. As classes na Teoria Sociológica Contemporânea. BIB Revista Brasileira de Informacao Bibliografica em Ciencias Sociais, v. 67, p. 25-49, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BERTONCELO, E. R. E.. A campanha das diretas e a democratização. São Paulo: Humanitas, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SALLUM JR., B. ; BERTONCELO, E. R. E. . Classes sociais. In: Afranio Catani; Maria Alice Nogueira; Ana Paula Hey; Cristina de Medeiros. (Org.). Vocabulário Bourdieu. 1ed.Belo horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 118-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELO, E. R. E.. O uso da Análise de Correspondências Mùltiplas nas Ciências Sociais: possibilidades de aplicação e exemplos empíricos. In: 40o encontro anula da ANPOCS, 2016, Caxambú. Anais do 40 Encontro Anual da Anpocs, 2016.

2.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes sociais, práticas e cultura. In: 38o Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, de 27 a 31 de outubro de 2014, em Caxambu - MG, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Alimentação e classe social: uma investigação sobre a formação e reprodução de fronteiras simbólicas no campo do consumo alimentar. In: 18o Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. ANAIS - SBS 2017, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Marcadores Sociais da Diferença: Classe Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BERTONCELO, E. R. E.. Alimentação e classe social: uma investigação sobre a formação e reprodução de fronteiras simbólicas no campo do consumo cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BERTONCELO, E. R. E.. O uso da Análise de Correspondências Múltiplas nas Ciências Sociais: possibilidade de aplicação e exemplos empíricos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes sociais, práticas e cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BERTONCELO, E. R. E.. Mobilidade Social, Escola e Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BERTONCELO, E. R. E.. Métodos quantitativos em Pierre Bourdieu e nos estudos culturais constemporâneos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BERTONCELO, E. R. E.. Revisitando os estudos do desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BERTONCELO, E. R. E.. O uso da Análise de Correspondências Múltiplas na obra de Pierre Bourdieu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes e Práticas Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BERTONCELO, E. R. E.. Contemporary Approaches to Class Analysis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BERTONCELO, E. R. E.; PEREIRA, J. V. B. . Classes Sociais e desigualdades: sociabilidade, cultura e política 2016 (Organização de dossiê (Tempo Social)).

2.
BERTONCELO, E. R. E.; PEREIRA, J. V. B. . Entrevista com John Scott 2016 (Entrevista).

3.
SALLUM JR., B. ; BERTONCELO, E. R. E. . Verbete: Classes Sociais - Vocabulário Pierre Bourdieu (livro, no prelo). Editora Autêntica, 2015 (Verbete).

4.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes Sociais: estudos sobre desigualdades, estilos de vida e padrões de sociabilidade 2014 (Organização de dossiê (Revista Plural, USP)).

5.
BERTONCELO, E. R. E.. Os estudos de classe na Sociologia em Portugal: uma entrevista com Virgílio Borges Pereira 2014 (Entrevista).

6.
COMIN, A. ; BERTONCELO, E. R. E. . Classe social e gênero: ativos de herança e ativos de escolha, 2014. (Tradução/Artigo).

7.
BERTONCELO, E. R. E.. Novos olhares sobre a estratificação social no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2008 (Resenha do livro "Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política?).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Parecer para a Revista Primeiros Estudos (USP). 2012.

2.
BERTONCELO, E. R. E.. Parecer para a Revista Plural (USP). 2011.

3.
BERTONCELO, E. R. E.. Parecer para a Revista BIB. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Movimento pelas Diretas-Já completa 30 anos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BERTONCELO, E. R. E.. Quem vem lá? (reportagem publicada na Revista Naipe). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Entrementes. 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes Sociais e desigualdades: sociabilidade, cultura e política. 2018. (Organização de dossiê).

2.
BERTONCELO, E. R. E.. Oficina Análise de Correspondências Múltiplas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BERTONCELO, E. R. E.. Oficina Análise de Correspondências Múltiplas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VENTURI, G. ; BERTONCELO, E. R. E. . Oficina de Survey. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BERTONCELO, E. R. E.. Classes Sociais: estudos sobre desigualdades, estilos de vida e padrões de sociabilidade (dossiê). 2014. (Organização de dossiê).

6.
BERTONCELO, E. R. E.. O espaço das classes sociais no Brasil. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
BERTONCELO, E. R. E.. The theoretical dilemmas of class analysis. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
BERTONCELO, E. R. E.. As classes na teoria sociológica. 2007. (Relatório de pesquisa).

9.
BERTONCELO, E. R. E.. Uma investigação sobre o processo de desenvolvimento socioeconômico no Brasil - uma perspectiva regional. 2007. (Relatório de pesquisa).

10.
BERTONCELO, E. R. E.. As principais perspectivas contemporâneas de ação coletiva. 2005. (Relatório de pesquisa).

11.
BERTONCELO, E. R. E.. A transição política para além do regime militar-autoritário. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RAMOS, M. P.; RAIZER, L.; SCHABBACH, L.; NEVES, C. E. B.; BERTONCELO, E. R. E.. Participação em banca de Bernardo Mattes Caprara. Classes Sociais e Desempenho Educacional. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
GARCIA, S. G.; ALMEIDA, A. M.; BERTONCELO, E. R. E.; COMIN, A.; PEROSA, G. S.. Participação em banca de Eduardo Vilar Bonaldi. "Tentando chegar lá": as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

3.
FERNANDES, D. C.; BERTONCELO, E. R. E.; CONDE, E.; PERLATTO, F.; PULICI, C.. Participação em banca de Joana Brito de Lima Silva. Hierarquias simbólicas e marcadores distintivos: um estudo exploratório sobre a sociedade juiz-forana. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, L.; MUNIZ, J.; BERTONCELO, E. R. E.. Concurso público para provimento de uma vaga efetiva em Métodos Quantitativos em Ciências Sociais. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Outras participações
1.
BERTONCELO, E. R. E.; FREIRE-MEDEIROS, B.; MARCELINO, P.. Banca de seleção de ingresso ao Mestrado em Sociologia. 2017. Universidade de São Paulo.

2.
HEY, A. P.; AUGUSTO, M. H.; BERTONCELO, E. R. E.. Avaliação da melhor dissertação de Mestrado em Sociologia. 2017. Universidade de São Paulo.

3.
BERTONCELO, E. R. E.. Avaliação de Melhor Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (USP). 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18o Congresso Brasileiro de Sociologia. Alimentação e classe social: uma investigação sobre a formação e reprodução de fronteiras simbólicas no campo do consumo alimentar. 2017. (Congresso).

2.
40o encontro anula da ANPOCS. O uso da Análise de Correspondências Múltiplas nas Ciências Sociais: possibilidade de aplicação e exemplos empíricos. 2016. (Congresso).

3.
38o Encontro Anual da Anpocs.Classes sociais, práticas e cultura. 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSENTHAL, G. ; BERTONCELO, E. R. E. . Why Biographies Matter. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, H. ; BERTONCELO, E. R. E. . Infância Falada ? Histórias de Transformação baseadas no diálogo. 2017. (Outro).

3.
BERTONCELO, E. R. E.; FERNANDES, D. C. ; PEREIRA, J. V. B. . Classes Sociais: Cultura, História, Política. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Pedro Grunewald Louro. Lutando contra as estatísticas: o acesso improvável de jovens das classes populares ao ensino superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo.

2.
Letícia Pinho. Classes Sociais: estudos sobre desigualdades, estilos de vida e padrões de sociabilidade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo. Orientador: Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo.

3.
Livia Olivero. Classes Sociais: estudos sobre desigualdades, estilos de vida e padrões de sociabilidade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo. Orientador: Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo.

4.
Fabiano dos Santos Lima. Para além do ensino obrigatório: a tentativa de ingresso no ensino superior a partir das classes populares. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 4:57:13