Itacir Marques da Luz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7571820860488327
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Doutor em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Membro do Grupo de Estudos Cultura e Educação na América Portuguesa - GCAP/GEPHE/UFMG, do Grupo de Estudos Mundo Islâmico/Unilab, e do Grupo de Estudos África Contemporânea/Unilab. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e cultura africana e afrobrasileira, história da África e da diáspora africana, panafricanismo, grupos étnicos, ensino de história e história da educação, educação das relações étnicorraciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Itacir Marques da Luz
Nome em citações bibliográficas
Luz, Itacir Marques da


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em História da Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Laços da Diáspora: associacionismo e educabilidade entre a população negra de Pernambuco na primeira metade do século XIX, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Thaís Nívia de Lima e Fonseca.
Palavras-chave: História da Educação; Educação da População Negra; Escravismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Popular, Comunicação e Cultura.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1840-18560),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Antônio Carlos Ferreira Pinheiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: história da leitura e da escrita; educação dos negros; educação profissional.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Trabalhadores Negros e o Desafio da Intrução no Recife(1830-1850).
Orientador: Ana Maria de Oliveira Galvão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

01/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Representante dos estudantes no Conselho Departamental do Centro de Educação - UFPE.
01/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação Geral DIretório Acadêmico de Pedagogia.

Secretaria Estadual de Educação-PE, SEDUC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Gestão Educacional, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenador Pedagógico do Programa Mais Educação na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prof.Orientador (EspecializaçãoUFOP-SEED/MEC)


MEC-SECAD/UNESCO, MEC-SECAD/UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador assistente


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - 05/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Campus I, .


ANPED/Ong Ação Educativa, ANPED/AÇÃO ED., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Houve ainda a produção de um artigo científico no ano de 2007 ainda como parte das atividades previstas no contrato firmado entre os bolsistas e as entidades organizadoras do concurso de pesquisa, cuja publicação foi realizada em 2008 através do Inep.


NEINFA, NEINFA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20

Atividades

01/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
arte-educação, cidadania

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Supervisor (Curso de Aperfeiçoamento)
Outras informações
Curso Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral, promovido pela RENAFORM/MEC/UFRPE.


Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Educação Continuada, Alfabeti, SECADI/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
História da educação, relações étnicas, educação não-formal


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O ISLÃ E O MUNDO AFRICANO: DESDOBRAMENTOS CULTURAIS E IMPLICAÇÕES CIVILIZACIONAIS DO ISLAMISMO NA COSTA OCIDENTAL DA ÁFRICA (1770-1850)
Descrição: O projeto se propõe ao estudo sobre o chamado Mundo Islâmico entendido como fenômeno histórico e cultural, considerando os diferentes aspectos de sua difusão e das formas de vivenciá-lo. Para tanto, focalizamos particularmente as configurações desse processo na região da Costa Ocidental da África, observando sua dinâmica no contexto do final do século XVIII e início do século XIX, tendo em vista as implicações que os processos políticos, econômicos e sociais ocorridos em tal região neste período trouxeram interna e externamente ao continente, entre os quais, figura o tráfico de escravizados como parte do empreendimento colonial europeu nas Américas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Domingos Mula Cà Junior - Integrante / Saido Baldé - Integrante / Adilson Victor Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Negras Memórias: (re) conhecendo os lugares, símbolos e expressões da história afrobrasileira
Descrição: O projeto se propõe a abordar a representação construída sobre a presença e o papel da população negra particularmente no contexto do Ceará, tendo em vista a perspectiva historicamente difundida sobre a pouca presença negra no âmbito local e sua repercussão, portanto, na produção da imagem do povo cearense a partir dos diferentes espaços de memória ditos oficiais. Diante disso, coloca-se o desafio de rediscutir tanto as bases históricas de tal representação, quanto os meios pelos quais vem sendo difundida sistematicamente no imaginário local e nacional. Para tanto, tomamos como pressupostos teóricos a História Social e os Estudos Interculturais a partir dos quais será desenvolvido um levantamento dos vestígios da população negra (documentos, artefatos, práticas artístico-culturais) de sua trajetória no circuito entre o Maciço do Baturité, o que será posteriormente organizado na forma de Espaços de Memória de modo a evidenciar e valorizar as ?marcas? deixadas por tais sujeitos no passado e suas implicações/contribuições para o presente. Também serão observadas as outras dimensões existentes nas práticas e expressões culturais dessa população local, considerando as diferentes tradições étnico-raciais, de modo a aproximação e o interesse da população em geral e particularmente dos estudantes do Ensino Básico pela História Local com as influências africanas no Ceará, e mais amplamente sobre a história da África no Brasil, de modo a contribuir para o cumprimento da Lei 10.639/03..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Eder Jordan Paz Matias - Integrante / Maria Patrícia Moraes da Silva - Integrante.
2017 - 2017
Histórias e Culturas do Negro
Descrição: Promoção de ações voltadas ao trabalho sobre Relações raciais, Culturas de matrizes africanas e Ensino Médio, como parte do programa Áfricas do Joá, o qual pretende debater as questões raciais no Ceará e Bahia\Brasil, via a valorização, vivencia e estudo das culturas de matrizes africanas e das sociedades africanas e das politicas afirmativas no Brasil e no mundo; e, portanto, minimizar o racismo dando instrumentos de defesa à sociedade nos nos cercam ( brasileiros e estrangeiros da CPLP)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Artemisa Odila Cande Monteiro - Integrante / Larissa Oliveira Gabarra - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Sæculum - Revista de História
2012 - Atual
Periódico: Revista Pro-Professor


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros
2015 - Atual
Periódico: Saeculum (UFPB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
IV Concurso Negro e Educação, Ação Educativa, ANPED, Fundação Ford.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Luz, Itacir Marques da2016Luz, Itacir Marques da. IRMANDADE E EDUCABILIDADE: UM OLHAR SOBRE OS ARRANJOS ASSOCIATIVOS NEGROS EM PERNAMBUCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 32, p. 15-395, 2016.

2.
SANTANA, M. M.2013 SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso), v. 47, p. 15-336, 2013.

3.
Luz, Itacir Marques da2013Luz, Itacir Marques da. Alfabetização e escolarização de trabalhadores negros no Recife oitocentista: perfis e possibilidades. Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, p. 9-266, 2013.

4.
Luz, Itacir Marques da2013Luz, Itacir Marques da. Pela mão do preto mestre: contribuições negras ao ensino de ofícios em Pernambuco. Interfaces de Saberes (FAFICA. Online), v. 13, p. 1-21, 2013.

5.
Luz, Itacir Marques da2013Luz, Itacir Marques da. Dimensões do pertencimento numa irmandade de artífices do Recife oitocentista. Gênero & História (UFPE), v. IX, p. 18, 2013.

6.
Luz, Itacir Marques da2012Luz, Itacir Marques da. Recriando Laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. e-Hum, v. 5, p. 1-252, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERRAZ, B. T. (Org.) ; MESSIAS, E. P. (Org.) ; Luz, Itacir Marques da (Org.) . Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. 1. ed. Recife: MXM Gráfica & Editora, 2016. v. 1. 193p .

2.
Luz, Itacir Marques da. Compassos Letrados: artífices negros entre instrução e ofício no Recife (1840-1860). 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 1. 242p .

Capítulos de livros publicados
1.
Luz, Itacir Marques da. O rosário, o compasso e o terço: laços sociais e educabilidades negras em Pernambuco (1800-1850). In: Luciano Mendes Faria Filho; Meily Assbú Linhares. (Org.). História e Historiografia da Educação: múltiplas narrativas. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2017, v. 1, p. 9-623.

2.
Luz, Itacir Marques da. Sobre arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco. In: Marcos Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo. (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. 1, p. 7-442.

3.
SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Regional Nordeste II. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasilia: MEC/Unesco/IPEA, 2012, v. 1, p. 7-388.

4.
Luz, Itacir Marques da. Compassos Letrados: trabalhadores negros entre a instrução e o ofício em Pernambuco (1830-1860). In: OLIVEIRA, Iolanda; AGUIAR, Márcia Ângela; SILVA, Petronilha Beatriz; OLIVEIRA, Rachel de.. (Org.). Negro e Educação 4: Linguagens, educação, resistências, políticas públicas. 1ed.São Paulo: Ação Educativa, ANPED, 2008, v. 4, p. 5-336.

5.
Luz, Itacir Marques da. Negros com-passos letrados:a ação educativa da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais. In: GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; MELO, Juliana Ferreira de; SOUZA, Maria José Francisco de; RESENDE, Patrícia Cappuccio.. (Org.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 9-437.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, A. ; REIS, M. C. ; Luz, Itacir Marques da . O currículo na perspectiva das relações étnicorraciais. In: VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2017, Recife. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: Biblioteca ANPAE, 2016. v. 1. p. 550-559.

2.
Luz, Itacir Marques da. Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. ANAIS DO XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. São Paulo: ANPUH, 2013. v. 1. p. 1-15.

3.
COSTA, A. L. J. ; Luz, Itacir Marques da . Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilizatório. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americano, 2009, Fortaleza. IX Cihela: educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora e Comunicação Ltda., 2009. v. 1. p. 1-14.

4.
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . Da exclusão à inclusão: a educação como alternativa de superação. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009.

5.
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . O Estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009. v. 1. p. 1-14.

6.
Luz, Itacir Marques da. Associacionismo Negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais no Brasil. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008.

7.
Luz, Itacir Marques da. Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em História da Educação, 2008.

8.
Luz, Itacir Marques da. História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências de um estudo de caso. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Editora UFPB, 2007. v. 1. p. 1-10.

9.
Luz, Itacir Marques da. Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: inovações, desafios e resultados, 2007, Maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: inovações, desafios e resultados. Maceió: Edufal, 2007. v. 1. p. 2-12.

10.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE, 2006, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE, 2006.

11.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). In: II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas, 2006, Aracaju. II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas, 2006. v. 1. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Luz, Itacir Marques da. Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. In: III Congresso Internacional UFES/Univeersité Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e identidades, 2011, Vitória - ES. III Congresso Internacional UFES/Univeersité Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e identidades. Vitória - ES: GM, 2011.

2.
Luz, Itacir Marques da. Mestres de todas as artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos no Brasil oitocentista. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética. São Paulo: Associação Nacional de História, 2009. p. 36-505.

3.
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . O Estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. Da exclusão à inclusão: a educação como alternativa de superação. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2009.

4.
COSTA, A. L. J. ; Luz, Itacir Marques da . Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilizatório. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.

5.
Luz, Itacir Marques da. Associacionismo Negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais no Brasil. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008.

6.
Luz, Itacir Marques da. Educação e Escravismo: processos de escolarização e alfabtização de trabalhadores negros no Recife oitocentista. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania, 2008, Porto. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania-Livro de Resumos. Porto: Porto Editora, 2008. p. 07-525.

7.
Luz, Itacir Marques da. Ofícios declarados, letras sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1860). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. O ensino e a pesquisa em história da educação. Prado Velho: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2008. p. 10-433.

8.
Luz, Itacir Marques da. Pela construcão e socialização do conhecimento como um direito humano. In: V Seminário de Educação e Movimentos Sociais, 2008, João Pessoa. Educação popular, saberes e inclusão: caminhos para a reinvenção da sociedade, 2008.

9.
Luz, Itacir Marques da. História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. In: III Colóquio Internacional de Politicas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio, 2007, João Pessoa. III Colóquio Internacional de Politicas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio, 2007.

10.
Luz, Itacir Marques da. Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007, Maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007.

11.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.

12.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco-VCEPE, 2004, Recife. V Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE. Cid. Univer. - Recife: Editora Universitária, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
Luz, Itacir Marques da. Irmandade e Educabilidade: um olhar sobre os arranjos associativos negros em Pernambuco na primeira metadeo do século XIX. Educação em Revista (UFMG. Impresso), 2016.

2.
Luz, Itacir Marques da. Sobre arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco. História da Educação dos Negros no Brasil, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Luz, Itacir Marques da. UM DEUS DE MUITAS FACES: tessituras do Islamismo entre a África e a Diáspora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, A. ; REIS, M. C. ; Luz, Itacir Marques da . O currículo na perspectiva das relações étnicorraciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Luz, Itacir Marques da. Negras Memórias: um reencontro entre a África e o Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Luz, Itacir Marques da. Direitos Humanos e Etnia: identidades, diferenças e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Luz, Itacir Marques da. História da EJA no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Luz, Itacir Marques da. A importância do Movimento Negro no processo educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Luz, Itacir Marques da. História e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Luz, Itacir Marques da; ANDRADE, R. B. . Conflitos na implementação da Lei 10.639/03 nas salas de aula da rede municipal da cidade do Recife: o que dizem as professoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Luz, Itacir Marques da; MARTINS, A. ; MESSIAS, E. P. . Educação das relações étnico-raciais: história e política curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Luz, Itacir Marques da; MACEDO, R. A. A. . O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afrobrasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Luz, Itacir Marques da. Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Luz, Itacir Marques da. Recriando laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Luz, Itacir Marques da. Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Luz, Itacir Marques da. Tecituras entre pertencimento racial e estatuto social no Recife oitocentista: o caso da Irmandade de São José do Ribamar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Luz, Itacir Marques da. Luta Social e Ação Educacional do Povo Negro no Oitocentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Luz, Itacir Marques da. Mestres de todas as artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos do Brasil oitocentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Luz, Itacir Marques da. Associacionismo negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Luz, Itacir Marques da. Pela construção e socialização do conhecimento como um direito humano: demandas e ações da articulação negra em Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Luz, Itacir Marques da. Quem "construiu" esse Liceu: dimensões de uma história mal-contada da educação em Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Luz, Itacir Marques da. Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Luz, Itacir Marques da. Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Luz, Itacir Marques da. História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros e o desafio entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Luz, Itacir Marques da. Educação e Interculturalidade.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e a Instrução no Recife: a fundação da Sociedade dos Artistas(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; Luz, Itacir Marques da . Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. Recife: Editora Universitária/UFRPE, 2015 (Organização de Livro).

2.
Luz, Itacir Marques da. Literatura Infantil Etnicorracial. Recife: Projeto de Extensão/Atividade Curricular da disciplina Educação e Relações Etnicorraciais no Brasil, 2015 (Coordenação - Coleção Literatura Infantil e Relações Etnicorraciais).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, R. C. ; Luz, Itacir Marques da ; MELQUIADES, E. ; KIERMES, D. ; SANTOS, M. H. S. . V Encontro Norte - Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Luz, Itacir Marques da. Patrimônio Imaterial e Ensino de História da África. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; POLICARPO JUNIOR, J. ; Luz, Itacir Marques da . Política e Gestão da Educação: desafios e possibilidades para a educação integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Luz, Itacir Marques da. Diretrizes Curriculares para o Ensino das Relações Raciais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Luz, Itacir Marques da; ANDRADE, R. B. . Minicurso Cabelo Crespo: reflexões acerca da identidade afrobrasileira no contexto escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Luz, Itacir Marques da. Pedagogias Afirmativas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Luz, Itacir Marques da; MESSIAS, E. P. . Minicurso - Pedagogias Afirmantivas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Luz, Itacir Marques da. Diáspora e experiência: resistência e educabilidade entre a população negra no Brasil oitocentista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Luz, Itacir Marques da. História da Educação: o que precisamos saber sobre.... 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . COMPASSOS LETRADOS: PROFISSIONAIS NEGROS ENTRE INSTRUÇÃO E OFÍCIO EM PERNAMBUCO (1830-1860). 2006. (Relatório de pesquisa).

7.
Luz, Itacir Marques da; GALVAO, A. M. O. . COMPASSOS LETRADOS: PROFISSIONAIS NEGROS ENTRE INSTRUÇÃO E OFÍCIO EM PERNAMBUCO (1830-1850). 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MESSIAS, E. P.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Celma Magalhães et al.. Resgatando a identidade cultural através da leitura no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed. Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, E. R.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Alessandra Oliveira et al.. Jovens de 15 a 17 Anos: protagonismo juvenil e empoderamento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed. Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Luz, Itacir Marques da; ALVES, V. A.; SANTOS, C. E.; DUARTE, A.. Participação em banca de MEIRELAINE MARQUES GASPARONI. Educação à Distância: perspectiva de universalização do ensino e alternativa de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Luz, Itacir Marques da; ALVES, V. A.; SANTOS, C. E.. Participação em banca de Regina Alves Macedo. O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afro-brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDO, C. M. C.; SILVA, R. R.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Antônia Maria Ferreira dos Santos.Os desafios enfrentados por alunos da educação de jovens e adultos em uma escola do município de Pacatuba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
CARVALHO, R. O.; Luz, Itacir Marques da; MONTEIRO, A. O. C.. Participação em banca de Aminata Mendes.Violência obstétrica na assistência ao parto na Guiné-Bissau: relatos das mulheres mães. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
ROWER, J. E.; COSTA, J. S.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Hermano Lona.As epistemologias africanas nas escolas: entre a lei e a prática, desafios e novas propostas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
SILVA, J. B. R.; Luz, Itacir Marques da; REIS, L. N.. Participação em banca de Graziella Fernanda Santos Queiroz.Cazumba e Cazumbá: sobre nome. memória e multiculturalidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
GABARRA, L. O.; Luz, Itacir Marques da; PINHEIRO, J. D.. Participação em banca de Alexandre dos Santos Rocha.Ensino de História e memória Afroindígena na comunidade de Caetano em Beberibe-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

6.
MONTEIRO, A. O. C.; Luz, Itacir Marques da; CARVALHO, R. O.. Participação em banca de Besna Mané.A formação do estado nacional e a diversidade cultural e étnica na Guiné-Bissau. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

7.
CARVALHO, R. O.; MONTEIRO, A. O. C.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Arete Mendes.A mediação étnica e a prática religiosa em Guiné-Bissau: a religião tradicional africana e o catolicismo praticada pela etnia mandjaco no setor de calequisse a partir da década de 80. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

8.
GABARRA, L. O.; MONTEIRO, A. O. C.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Samora Caetano.Tradição oral: recolha e analise de lendas guineenses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

9.
GABARRA, L. O.; BORGES, E.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Éder Jordan Paz Matias.O processo de marginalização da população negra em Fortaleza (1864-1930). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

10.
LIMA, I. C.; DOMINGOS, L. T.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Nico Augusto Có.As relações diplomáticas entre Guiné-Bissau e Cabo Verde após as independências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

11.
BORGES, E.; MONTEIRO, A. O. C.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Luiz Felipe Sá Pereira.Resultados e dificuldades da implementação do Ensino de História da África nas escolas públicas no município de Acarape-CE (2013-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

12.
MURARO, A. C.; Luz, Itacir Marques da; SARAIVA, S. S.. Participação em banca de Idrissa da Silva.Branquitude e prestígios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

13.
OLIVEIRA, E. R.; SILVA, G. C. E.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Nelo Francisco da Silva.Cultura Afro-brasileira: dança do maracatu no Ceará e as suas representações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

14.
MESSIAS, E. P.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Daniele Montenegro.Relações étnicorraciais e identidade negra na EJAI: uma pesquisa-ação em uma escola da cidade do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
MARTINS, A.; Luz, Itacir Marques da; BOTTLER, A. H.. Participação em banca de Joana Paula Gomes da Silva, Maria Carina Ferreira de Araújo.A importância da educação étnicorracial no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
MARTINS, A.; Luz, Itacir Marques da; MORAES, A. G.. Participação em banca de Vilma Maria do Nascimento.Estudo sobre a Lei 10.639/02 no curso de Pedagogia da UFPE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
MARTINS, A.; Luz, Itacir Marques da; CARVALHO, L. M. T. L.. Participação em banca de Luiz Carlos L. Albuquerque Filho e Antônio C.Barros Neto.Pesquisando atividades sobre a Lei 10.639/03 desenvolvidas por docentes de história do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
Luz, Itacir Marques da; MOURA, D. C.; BOTTLER, A. H.. Participação em banca de Iêda Regina Mendes Emidio.Educação Etnicorracial: o olhar de representantes de grupos e entidades negras sobre os 10 anos da Lei 10.639/2003 na Região Metropolitana do Recife.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
ARAÚJO, Clarissa; MOURA, D. C.; Luz, Itacir Marques da. Participação em banca de Vânia Rocha da Silva.As representações sociais dos estudantes sobre os(as) professores (as) negros (as) na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
Luz, Itacir Marques da; SILVA, J. B. R. da. Participação em banca de Vânia dos Santos Alves.A questão trabalhista dos ex-escravizados e seus descendentes na Zona da Mata Pernambucana no período pós-colonial (1888-1904). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
MOURA, D. C.; Luz, Itacir Marques da; BOTTLER, A. H.. Participação em banca de Ieda Regina Mendes Emídio.Ações Afirmativas e a Educação das Relações Étnicorraciais: 10 anos de institucionalização da Lei 10.639/03. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

22.
SANTANA, M. M.; Luz, Itacir Marques da; BOTELHO, D.. Participação em banca de Rozineide Brasilino de Andrade.A lei 10.639/03 na prática de professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife: dificuldades, desafios e enfrentamentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, E. R.; Luz, Itacir Marques da; BEDOYA, L. E. T.. História da Educação. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
ALVES, C.; Luz, Itacir Marques da; CUNHA JUNIOR, H.. História Geral e História da África no Ensino Fundamental. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
Luz, Itacir Marques da. Edital ProExt/Pibex. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Luz, Itacir Marques da. XVI Congresso de Iniciãção Científica-UFPE/Fundaj. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Luz, Itacir Marques da; MELQUIADES, E.; SANTOS, R. C.; SANTOS, M. H. S.; KIERMES, D.. V Encontro Norte-Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2007. Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional de Estudos Africanos e Diaspóricos.Religiões na África. 2018. (Seminário).

2.
XVI Encontro Estadual de História do Ceará: história pública e democracia.O conflito racial, a branquitude e as violências contra a diáspora negra no Atlântico Sul. 2018. (Encontro).

3.
I Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos do Maciço do Baturité.População Negra no Brasil: história, memória e luta por direitos. 2017. (Seminário).

4.
IX CBHE - História da Educação: global, nacional e regional. Coordenação Eixo Temático: Movimentos Sociais, Etnias e Gênero. 2017. (Congresso).

5.
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia e. 2017. (Simpósio).

6.
Temas Emergentes na Formação Docente.Educação e Diversidade na Formação. 2016. (Seminário).

7.
I Seminário Internacional de Educação em Africanidades e Afrodescendência.Coordenação da Mesa: Diáspora e Afroperspectivas para a Educação. 2015. (Seminário).

8.
Políticas, Currículo e Práticas na Educação Integral. 2015. (Seminário).

9.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativa e internacionalizaçõ. Aprendendo entre irmãos: vida associativa e educabilidades entre irmandades negras de Pernambuco na primeira metade do século XIX. 2015. (Congresso).

10.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativa e internacionalizaçõ. 2015. (Congresso).

11.
II Congresso Nacional de Educação para as Relações: sociedade e etnicidade. Minicurso Cabelo Crespo: reflexões acerca da identidade afrobrasileira no contexto escolar. 2014. (Congresso).

12.
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades. Minicurso - Pedagogias Afirmantivas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Congresso).

13.
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades. Conflitos na implementação da Lei 10.639/03 nas salas de aula da Rede Municipal do Recife: o que dizem as professores. 2013. (Congresso).

14.
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades.Educação das relações étnico-raciais: história e política curricular. 2013. (Simpósio).

15.
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades.O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afrobrasileira. 2013. (Simpósio).

16.
XXVII Simpósio Nacional de História.Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. 2013. (Simpósio).

17.
I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Recriando laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. 2012. (Outra).

18.
I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Instituições religiosas e práticas educativas I. 2012. (Outra).

19.
III Congresso Internacional UFES/Université-Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e saberes. Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. 2011. (Congresso).

20.
II Pensando Áfricas e suas diásporas.História da Educação do Negro no Brasil. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.O estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. 2009. (Seminário).

22.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.O estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. 2009. (Seminário).

23.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americano. Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilzatório. 2009. (Congresso).

24.
Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03.Relatos das práticas pedagógicas na perspectiva da Lei 10.639/03 na Região Nordeste II. 2009. (Seminário).

25.
XXV Simpósio Nacional de História: história e ética.Mestres de Todas as Artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos do Brasil oitocentista. 2009. (Simpósio).

26.
Colóquio Internacional "Educação, Raça e Desigualdade". 2008. (Outra).

27.
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania. Associacionismo Negro: uma contribuição à história ds movimentos sociais. 2008. (Congresso).

28.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Escola e Leitura: trajetórias e construções identitárias da população negra. 2008. (Seminário).

29.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). 2008. (Congresso).

30.
V Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Pela Construção e Socialização do Conhecimento como um Direito Humano: demandas e ações da articulação negra em Pernambuco. 2008. (Seminário).

31.
18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). 2007. (Encontro).

32.
III Colóquio de Políticas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio.História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Outra).

33.
III Colóquio de Políticas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio.História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Outra).

34.
I Seminário História e Cultura Histórica. 2007. (Seminário).

35.
V Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia.O movimento Estudantil de Pedagogia e suas interfaces com o ME Nacional. 2007. (Encontro).

36.
II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas.Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Seminário).

37.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE. Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Congresso).

38.
57ª Reunião Anual da SBPC.O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). 2005. (Outra).

39.
V Colóquio Internacional Paulo Freire. 2005. (Simpósio).

40.
24º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

41.
Educação, Teoria Social e Pedagogia. 2004. (Seminário).

42.
I Seminário sobre Ações Afirmativas do NEPHEPE(políticas de ações afirmativas, cotas no ensino superior). 2004. (Seminário).

43.
Semana Pedagógica da UFPE. 2004. (Outra).

44.
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).

45.
I Seminário Pedagógico " A Formação do Pedagogo". 2003. (Seminário).

46.
IV Seminário de História "A Razão Histórica". 2003. (Seminário).

47.
O Papel da Educação na Conquista dos Direitos Humanos e na Formação da Cidadania. 2003. (Seminário).

48.
I Seminário de História da Educação da UFPE. 2002. (Seminário).

49.
I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial. 2001. (Seminário).

50.
I Fórum de Licenciaturas e Pedagogia da UFPE. 2001. (Outra).

51.
IX Congresso de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GABARRA, L. O. ; BAQUEIRO, F. ; Luz, Itacir Marques da . I Seminário Internacional de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado, nação e cultura para além das fronteiras. 2018. (Outro).

2.
GABARRA, L. O. ; Luz, Itacir Marques da . I Seminário Internacional de Estudos Africanos de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado, Nação e Culturas para além das fronteiras. 2018. (Congresso).

3.
Luz, Itacir Marques da; SCHEFFER, R. ; COELHO, M. V. D. . I Semana de História da Unilab. 2017. (Outro).

4.
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; Luz, Itacir Marques da . Seminário: políticas, currículo e práticas na Educação Integral. 2015. (Outro).

5.
MARTINS, A. ; Luz, Itacir Marques da . I Feira dos Pretos Negócios do CE/UFPE. 2015. .

6.
Luz, Itacir Marques da. III Conferência Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. 2013. (Outro).

7.
Luz, Itacir Marques da. FOCO - Diretores de Escola. 2010. (Outro).

8.
Luz, Itacir Marques da. I Fórum Social Nordestino. 2004. (Outro).

9.
Luz, Itacir Marques da. EXPO 97 - ARTES GRÁFICAS. 1997. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diógenes Cavalcanti. Relações Raciais no Ceará: fenótipos e estereótipos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

2.
ADILSON VICTOR OLIVEIRA. CULTURA E PODER: CONFLITOS ETNICOS E TERRITORIAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL ENTRE O FINAL DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

3.
Saido Baldé. CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE FULA NA ÁFRICA OCIDENTAL ENTRE O FINAL DO SÉCULO XVIII E O INÍCIO DO XIX. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

4.
Danilson Ernesto Caculo. Discutindo a identidade cultural do povo tchokwe. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

5.
Ângela do Carmo Silva e Gilmere Lopes da Silva. O ensino da arte na Educação de Jovens e Adultos: pressupostos curriculares e prática pedagógica nas escolas da rede municipal do Recife. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Ribeiro,Débora Araújo,Maristela Silva,Rejane Cavalcanti. A educação patrimonial como instrumento de valorização do espaço escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed. Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, RENAFORM/MEC. Orientador: Itacir Marques da Luz.

2.
Meirelaine Marques Gasparoni. Educação à distância: perspectiva de universalização do ensino e alternativa de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação. Orientador: Itacir Marques da Luz.

3.
Regina Alves de Assis Macedo. Educação e cultura afro-brasileira através do uso das midias na escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação. Orientador: Itacir Marques da Luz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosineide Brazilino de Andrade. A lei 10.639/03 na prática de professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife: dificuldades, desafios e enfrentamentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Itacir Marques da Luz.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaella Cândida de Morais Ferreira. A Lei 10.639/03: práticas de ensino e aprendizagem para uma educação anti-racista. 2015. Orientação de outra natureza. (Estágio no Ensino Fundamental) - Serviço Social do Comércio (PE). Orientador: Itacir Marques da Luz.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTANA, M. M.2013 SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso), v. 47, p. 15-336, 2013.

2.
Luz, Itacir Marques da2013Luz, Itacir Marques da. Alfabetização e escolarização de trabalhadores negros no Recife oitocentista: perfis e possibilidades. Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, p. 9-266, 2013.


Livros e capítulos
1.
SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Regional Nordeste II. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasilia: MEC/Unesco/IPEA, 2012, v. 1, p. 7-388.


Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, A. ; REIS, M. C. ; Luz, Itacir Marques da . O currículo na perspectiva das relações étnicorraciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Luz, Itacir Marques da. Pedagogias Afirmativas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Luz, Itacir Marques da. Patrimônio Imaterial e Ensino de História da África. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:44:14