Camila Maria Corrêa Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1648305448905254
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui Graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Unesp/ IBILCE- Universidade Estadual Paulista (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Línguas Portuguesa e Espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Maria Corrêa Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, Camila Maria Corrêa


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A elaboração de um repertório semibilíngue de somatismos fraseológicos do português brasileiro para aprendizes argentinos., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Cristina Parreira da Silva.
Coorientador: Ana Mariza Benedetti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: As Expressões Idiomáticas da Língua Portuguesa resultantes da relação estabelecida pelo português-espanhol e a motivação metafórica que as subjaz,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Edina Regina Pugas Panichi.
Palavras-chave: Expressões idiomáticas; metáfora; língua portuguesa; língua espanhola.
2005 - 2005
Especialização em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O ensino das expressões idiomáticas do espanhol para estudantes brasileiros..
Orientador: Profa. Dra. Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão.
2001 - 2004
Graduação em Letras hispano-portuguesas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Libras para iniciantes- Básico I. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Alienígenas na sala de aula. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Curso de capacitação dos DERINTS. (Carga horária: 24h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Moodle Básico.. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Língua brasileira de sinais.. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Adolescentes e Universidade.. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Dicas e cuidados em submissão de projetos.. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Uma conversa sobre interdisciplinaridade.. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em História do léxico e lexiocografia.. (Carga horária: 30h).
UNESP- Universidade Estaduakl de São Paulo (campus Araraquara), UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Linguística contrastiva: das origens à atualidade. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Minicurso: Gramática, Gêneros textuais e ensino..
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Minicurso: Língua falada: processos de construção. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A interlíngua como produto linguístico sistemático. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Español para Universitarios Brasileños. (Carga horária: 60h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2003 - 2005
Curso de Língua Inglesa: conversação imediata.
Wizard, WIZARD, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Formação na Língua Espanhola. (Carga horária: 35h).
Wizard, WIZARD, Brasil.
1998 - 1999
Curso de espanhol. (Carga horária: 324h).
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, CELEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: docente efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professora temporária das disciplinas Língua Portuguesa e Língua Espanhola do campus de Apucarana.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor temporário

Atividades

09/2010 - 10/2010
Ensino, Especialização em Ensino de Língua Estrangeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ministrando a disciplina "Ensino de produção e compreensão de textos"
08/2008 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol para Secretariado III
Espanhol para Secretariado I
Unidade e diversidade linguística
Gramática em Língua espanhola III
Gramática em Língua espanhola I
Língua espanhola II
Língua espanhola I
05/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Centro de Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de espanhol- módulo VIII pelo Programa Institucional de Treinamento promovido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do curso de especialização
Outras informações
Professor do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Língua espanhola, ministrando a disciplina "Produção escrita em Língua espanhola".

Atividades

05/2006 - 06/2006
Ensino, Especialização em Língua Espanhola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção escrita em Língua espanhola.

INSA: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, INSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor: Ensino fundamental e Médio, Carga horária: 23

Atividades

08/2008 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para 7º e 8º séries.
05/2008 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua espanhola para as três séries do Ensino Médio
03/2005 - 08/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de apoio em Língua portuguesa para alunos de 5º a 8º séries.

Escola Interativa, EI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de português, Enquadramento Funcional: Professor de português do ensino fundamental


Wizard- Cambé, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua espanhola


Wizard- Rolândia, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua espanhola



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Dicionário Bilingue contrastivo português- espanhol (DICOPOES)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A inscrição de subjetividades na tipologia discursiva do cotidiano.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Sistematicidade, variabilidade e permeabilidade na interlíngua de brasileiros estudantes de espanhol.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de LE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Notícias do site: a informação como meio de aprendizagem e divulgação do IFC Campus Brusque.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Maria Corrêa Rocha - Coordenador / Eddy Ervin Eltermann - Integrante.
2015 - 2016
Ilhas interdisciplinares de racionalidade- curso de formacao pedagógica da Prefeitura Municipal de Brusque.
Descrição: Participacao no projeto como vice coordenadora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Programa de formação complementar ao ensino de graduação- Centro de autoacesso: estratégias de aprendizagem em línguas estrangeiras.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2003 - 2003
Oficina de estudos iberoamericanos
Descrição: Projeto de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Percurso (Online)


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2016
Agência de fomento: Instituto Federal Catarinense


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Percurso (Online)


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Espanhol.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2017ROCHA, Camila Maria Corrêa. As Expressões idiomáticas: unidades lexicais metafóricas sob a perspectiva semãntica.. E- Revista de Estudos Interculturais do CEI, v. 5, p. 1-14, 2017.

2.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2013ROCHA, Camila Maria Corrêa. As expressões idiomáticas e a motivação metafórica que a elas subjaz.. Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 7, p. 173, 2013.

3.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2013ROCHA, Camila Maria Corrêa. CONTRIBUIÇÕES DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA E DA LEXICULTURA PARA UMA ABORDAGEM LEXICOGRÁFICA MONOLÍNGUE DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS. Litterata - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, v. 3, p. 80-93, 2013.

4.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2012ROCHA, Camila Maria Corrêa. A formação do português brasileiro pela observação de expressões idiomáticas.. Revista ContraPonto, v. 2, p. 14-27, 2012.

5.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2012ROCHA, Camila Maria Corrêa. As expressões idiomáticas em materiais didáticos em espanhol a estudantes brasileiros.. Revista Desempenho, v. 18, p. 43, 2012.

6.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2011 ROCHA, Camila Maria Corrêa. As expressões idiomáticas da língua portuguesa em dicionários monolingues. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 12, p. 11-18, 2011.

7.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2008ROCHA, Camila Maria Corrêa; DURAO, A. B. A. B. . Expressões idiomáticas do espanhol em materiais didáticos do ensino fundamental para brasileiros. Horizontes (UnB), v. 1, p. 3-13, 2008.

8.
ROCHA, Camila Maria Corrêa2007ROCHA, Camila Maria Corrêa. A Trajetória da Linguística Textual: suas fases e concepções de texto.. Revista Querubim (Online), v. v.5, p. 20-26, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, E. A. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa . Metodologia de pesquisa em ciências sociais.. In: Eder Aparecido de Carvalho. (Org.). Metodologia de pesquisa: práticas metodológicas nas ciências humanas.. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 19-34.

2.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; CARVALHO, E. A. . Estratégias de leitura mobilizadas no contexto acadêmico.. In: Eder Aparecido de Carvalho. (Org.). Metodologia de pesquisa: práticas metodológicas nas ciências humanas.. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 87-106.

3.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; DURAO, A. B. A. B. . O lugar das locuções em dicionários bilingues gerais do par de línguas português-espanhol.. In: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão. (Org.). Por uma lexicografia Bilingue Contrastiva. Londrina: UEL, 2010, v. , p. -.

4.
DURAO, A. B. A. B. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa . Expressões idiomáticas do espanhol: um osso duro de roer!. In: DURÃO, Adja Balbino de amorim Barbieri; REIS, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dos; ANDRADE, Otávio Goes de.. (Org.). Vários olhares sobre o espanhol: consideraçòes sobre a língua e a literatura. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005, v. , p. -.

5.
DURAO, A. B. A. B. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa ; SILVA, D. E. L. ; SATO, M. N. O. ; GAMBA, N. B. . É possível compreender o significado das expressões idiomáticas de uma LE mediante a decomposição de suas partes?. In: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão. (Org.). Línguística Contrastiva: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004, v. único, p. 153-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Proposta de uma abordagem lexicultural de expressões idiomáticas do português em dicionários de língua.. In: V Cielli- Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários., 2018, Maringá. Anais do V Cielli- Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários.. Maringá: UEM, 2018. p. 194-201.

2.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Um repertório de somatismos fraseológicos do espanhol para aprendizes brasileiros. In: XVII Enplee- Encontro de professores de Língua Espanhola do estado do Paraná, 2017, Ponta Grossa. Anais do XVII Enplee. Ponta Grossa: UEPG, 2017. p. 31-39.

3.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. O ensino dos gêneros textuais pelo viés do Interacionismo Sócio-discursivo e da Sócio-Retórica.. In: I SEA- Simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios., 2013, Londrina. Anais do I SEA- Simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios., 2013.

4.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. O ensino do português como língua estrangeira: a inclusão das expressões idiomáticas da língua em dicionários monolíngues.. In: IV Conali- Congresso nacional de linguagens em interação., 2013, Maringá. Anais do IV Conali- Congresso nacional de linguagens em interação.. Maringá, 2013.

5.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. As expressões idiomáticas da Língua portuguesa em dicionários monolingues. In: 9º Encontro de Letras, linguagens e ensino, 2011, Londrina. 9º ELLE: Encontro de Letras: linguagens e ensino.. Londrina: UNOPAR Editora, 2011.

6.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A metáfora na construção do sentido figurado das expressões idiomáticas do português.. In: XX Seminário do CELLIP- Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

7.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; BOTELHO, G. R. . As estratégias de aprendizagem em língua espanhola no âmbito do CAA- Centro de auto-acesso.. In: VIII SEPECH: Seminário de pesquisa em Ciências humanas., 2010, Londrina. Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas/SEPECH. Londrina: Eduel, 2010.

8.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; FERNANDES, Luis Carlos . A ideologia da frustração amorosa na música sertaneja. In: 3º CELLI: colóquio de estudos linguísticos e literários, 2007, Maringá. Anais do 3º CELLI: colóquio de estudos linguísticos e literários, 2007.

9.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; DURAO, A. B. A. B. . As expressões idiomáticas em materiais didáticos para brasileiros. In: VI Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação- SELISIGNO, 2006, Londrina. VI Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação- SELISIGNO, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Expressões idiomáticas do espanhol: um osso duro de roer!. In: III Jornadas de Estudos Hispânicos., 2004, Londrina. III Jornada de Estudos Hispânicos- Programa e caderno de resumos expandidos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Um repetório de somatismos para argentinos aprendizes de português como língua estrangeira.. In: V Selin- Seminário de estudos linguísticos da Unesp., 2013, São José do Rio Preto. Cadernos de Resumos- V Seminário de estudos linguísticos da Unesp.. São José do Rio Preto, 2013.

2.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. O ensino do português como língua estrangeira: a inclusão das expressões idiomáticas da língua em dicionários monolíngues.. In: IV Conali- Congresso nacional de linguagens em interação: múltiplos olhares., 2013, Maringá. Caderno de Resumos do IV Conali: Congresso nacional de linguagens em interação: múltiplos olhares., 2013.

3.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. O ensino dos gêneros textuais pelo viés do Interacionismo Sócio-discursivo e da Sócio-Retórica.. In: I SEA- Simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios., 2013, Londrina. Resumos do I SEA- Simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios., 2013.

4.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A natureza metafórica das expressões idiomáticas da língua portuguesa. In: XXIV Semana de Letras: palavras cruzadas entre Brasil e Portugal, 2012, São José do Rio Preto. XXIV Semana de Letras: palavras cruzadas entre Brasil e Portugal- caderno de programação, 2012.

5.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. O uso de paráfrases explanatórias e equivalências semânticas na definição lexicográfica de expressões idiomáticas do português em dicionários monolingues. In: XXXII Semana do Tradutor: faces da tradução, 2012, São José do Rio Preto. XXXII Semana do Tradutor- Caderno de resumos., 2012.

6.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. As expressões idiomáticas do português: tratamento lexicográfico e proposição de uma abordagem léxico-cultural.. In: III SELIN- Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP., 2011, São José do Rio Preto. III SELIN- Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP: programação e resumos., 2011.

7.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A metáfora na construção do sentido figurado das expressões idiomáticas do português. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de programação e resumos.. Londrina: UEL, 2011.

8.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; BOTELHO, G. R. . As estratégias de aprendizagem em língua espanhola no âmbito do CAA- Centro de auto-acesso. In: VIII SEPECH- Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2010, Londrina. Caderno de resumos do VIII SEPECH- Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2010.

9.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; FERNANDES, Luiz Carlos . A Ideologia da Frustração Amorosa na Música Sertaneja. In: 3º CELLI- Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Maringá. Caderno de Resumos do 3º CELLI, 2007.

10.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A ideologia da felicidade amorosa retratada em expressões idiomáticas.. In: XVIII CELLIP- Centro de estudos linguísticos e literários do Paraná., 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos e Programação do XVIII CELLIP, 2007.

11.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; DURAO, A. B. A. B. . A necessidade de incorporar expressões idiomáticasdo espanhol no processo de ensino de espanhol para brasileiros.. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica- XIII EAIC., 2004, Londrina. XIII Encontro Anual de Iniciação Científica., 2004.

12.
DURAO, A. B. A. B. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa ; SILVA, D. E. L. ; SATO, M. N. O. ; GAMBA, N. B. . É possível saber o sentido das frases feitas do espanhol a partir do significado isolado das palavras que as constituem?. In: 3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas (SEPECH) e 1º Mostra de projetos de extensão do CCH., 2003, Londrina. 3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas (SEPECH) e 1º Mostra de projetos de extensão Do CCH.. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2003. v. único.

13.
DURAO, A. B. A. B. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa . Um pequeno glossário bilingue de expressões idomáticas espanhol- português.. In: I Simpósio internacional de Linguística Contrastiva e Gêneros textuais- SILIC & GET, 2003, Londrina. I Simpósio Internacional de Linguística Contrastiva e Gêneros textuais- SILIC & GET- Caderno de programação e resumos.. Londrina: Universiadae Estadual de Londrina, 2003.

14.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; MINAMI, Cristiane Yuki ; WIRGUES, Eloá Souza ; SILVA, Marcia Matias da ; CESAR, Raquel Plaça . Variações linguísticas e sua presença no contexto escolar.. In: 3º Seminário de pesquisas em ciências humanas (SEPECH) e 1º mostra de projetos de extensão do CCH, 2003, Londrina. 3º Seminário de pesquisas em ciências humanas (SEPECH) e 1º mostra de projetos de extensão do CCH. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A construção de um dicionário de expressões idiomáticas do português do Brasil para aprendizes argentinos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FELTES, M. M. C. ; ROSA, A. D. ; ROCHA, Camila Maria Corrêa . Procedimentos operacionais padronizados de Bomatologia de alimentos.. Blumenau: Instituto Federal Catarinense, 2016 (Revisora de livro.).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. A escrita do artigo científico.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; KINDLEIN, F. D.; RODRIGUES, José Ricardo da Silva. Participação em banca de Rodrigo Schlindwein. Desenvolvimento de cores com corantes reativos em fibras celulósicas.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Subsequente em Química) - Instituto Federal Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Concurso Público de provas e títulos para o cargo de professor do Ensino básico, técnico e tecnológico para a área de Letras-Língua Portuguesa e Língua Espanhola. 2014. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Teste seletivo para a contratação de professor temporário.. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CIELLI- Colóqui internacional de estudos linguísticos e literários.Proposta de uma abordagem lexicultural de expressões idiomáticas do português em dicionários de língua.. 2018. (Outra).

2.
V CIELLI- Colóqui internacional de estudos linguísticos e literários. 2018. (Outra).

3.
XVII EnPLEE- Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná.. 2017. (Encontro).

4.
XVII EnPLEE- Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná..Um repertório de somatismos fraseológicos do espanhol para aprendizes brasileiros.. 2017. (Encontro).

5.
34º SEURS- Seminário de Extensão universitária da região Sul.. 2016. (Seminário).

6.
34º SEURS- Seminário de Extensão universitária da região Sul..O desenvolvimento de projetos interdisciplinares em escolas da rede municipal de Brusque a partir da proposta metodológica de Gérad Fourez.. 2016. (Seminário).

7.
"I CINELI- Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas interfaces. Protótipo de um dicionário semibilíngue de somatismos do português do Brasil para aprendizes argentinos. 2014. (Congresso).

8.
I Período de planejamento e capacitação- Educação para valores: o papel da Universidade.. 2014. (Outra).

9.
Palestra "Varejo 3.0 e Neoconsumidor".. 2014. (Exposição).

10.
I SEA- Simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, perspectivas e desafios. de.O ensino dos gêneroiés textuais pelo viés do Interacionismo sócio-discursivo e da sócio-retórica.. 2013. (Simpósio).

11.
IV Conali- Congresso Nacional de Linguagens em interação: Múltiplos olhares.. O ensino de português como Língua estrangeira: a inclusão das expressões idiomáticas da língua em dicionários monolingues.. 2013. (Congresso).

12.
Oficina de Inovação na Prática: construindo um modelo de negócio.. 2013. (Oficina).

13.
Palestra de Empreendedorismo. 2013. (Outra).

14.
VI Meca- Mostra de educação, ciência e arte.. 2013. (Outra).

15.
V Selin: Seminário de estudos linguísticos da UNESP..Um repertório de somtismos para argentinos aprendizes de português como língua estrangeira.. 2013. (Seminário).

16.
II Jornada Diferentes olhares sobre o Léxico. 2012. (Encontro).

17.
XXIV Semana de Letras: palavras cruzadas entre Brasil e Portugal. 2012. (Outra).

18.
XXIV Semana de Letras: palavras cruzadas entre Brasil e Portugal.A natureza metafórica das expressões idiomáticas da língua portuguesa. 2012. (Outra).

19.
XXXII Semana do Tradutor: faces da tradução.O uso de paráfrases exlanatórias e equivalências semânticas na definição lexicográfica de expressões idiomáticas do português em dicionários monolingues.. 2012. (Encontro).

20.
XXXII Semana do Tradutor: faces da tradução. 2012. (Encontro).

21.
9º ELLE- Encontro de Letras, Linguagem e ensino/ 8º JEPE- Jornada de educação de Pedagogia: ser professor no século XXI..As expressões idioáticas da língua portuguesa em dicionários monolingues.. 2011. (Encontro).

22.
III SELIN- Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.As expressões idiomáticas do português: tratamento lexicográfico e proposição de uma abordagem léxico-cultural.. 2011. (Seminário).

23.
V Encontro do Projeto DiCoPoEs: presente, passado e futuro dos dicionários..As expressões idiomáticas do português: tratamento lexicográfico e a proposição de uma nova abordagem léxico-cultural.. 2011. (Encontro).

24.
XX CELLIP: Seminário do Centro de estudos Linguísticos e Literários do Paraná.A metáfora na construção do sentido figurado das expressões idiomáticas do português. 2011. (Seminário).

25.
Curso de Extensão: Prática de compreensão e expressão oral em LE.Prática de compreensão e expressão oral em LE: A vida animal. 2010. (Oficina).

26.
I Fórum dos professores de epanhol como língua estrangeira do Núcleo Regional de Educação de Londrina. 2010. (Outra).

27.
II Ciclo de Conferências sobre o Léxico: As taxonomias como problema (meta) lexicográfico.. 2010. (Outra).

28.
II Ciclo de conferências sobre o léxico: Estudos do léxico especial: redefinindo os conceitos de provérbios, expressões idiomáticas e falsos cognatos.. 2010. (Outra).

29.
II Ciclo de conferências sobre o Léxico: lexicultura: a função do dicionário com equivalência para o ensino de PLE.. 2010. (Outra).

30.
II Ciclo de conferências sobre o Léxico: O dicionário entre o Passado e o Presente: História e memória.. 2010. (Outra).

31.
II Ciclo de conferências sobre o Léxico: Sobre dicionários, situações de uso e usuários.. 2010. (Outra).

32.
Recepção aos estudantes do curso de Letras estrangeiras modernas 2010. 2010. (Outra).

33.
Seminário de Pesquisa em Ciências humanas- VIII SEPECH.As estratégias de aprendizagem em língua espanhola no âmbito do CAA- Centro de auto- acesso. 2010. (Seminário).

34.
V Encontro do projeto de pesquisa DiCoPoEs: presente, passado e futuro dos dicionários.. 2010. (Encontro).

35.
III CELLI: Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.A Ideologia da Frustração Amorosa na Música Sertaneja. 2007. (Outra).

36.
VI SEDATA.A motivação interna nas expressões idiomáticas da língua portuguesa. 2007. (Seminário).

37.
VI Sedata- Seminário de Dissertações e teses em andamento. 2007. (Seminário).

38.
XVIII Seminário do CELLIP.A Ideologia da felicidade amorosa retratada em expressões idiomáticas.. 2007. (Seminário).

39.
V SEDATA: Seminário de dissertações e teses em andamento. 2006. (Seminário).

40.
V Selesigno e VI Simpósio de Leitura da UEL.As expressões idiomáticas em materiais didáticos de espanhol para brasileiros.. 2006. (Simpósio).

41.
IV Perspectivas Teórico/ Práticas do Ensino de Espanhol a Brasileiros: o ensino de espanhol à luz do contraste. 2005. (Encontro).

42.
3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas e 1º mostra de projetos de extensão do CCH.3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas e 1º Mostra de Projetos de Extensão do CCH. 2004. (Seminário).

43.
III Jornadas de estudos hispânicos. Espanhol: língua para o presente! Língua para o futuro!.III Jornadas de Estudos Hispânicos. Espanhol: língua para o presente! língua para o futuro!. 2004. (Simpósio).

44.
II Semana do futuro professor de espanhol. 2004. (Encontro).

45.
XIII Encontro anual de iniciação científica- EAIC.XIII Encontro Anual de Iniciação Científica- XIII EAIC. 2004. (Encontro).

46.
3º Seminário de pesquisas em Ciências Humanas e 1º mostra de projetos de extensão do CCH.3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas e 1º Mostra de Projetos de Extensão do CCH. 2003. (Seminário).

47.
I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Letras- O desafio das Letras..I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Letras- O desafio das Letras. 2003. (Encontro).

48.
I Simpósio internacional de Linguística Contrastiva e gêneros textuais- SILIC & GET..I Simpósio Internacional de Linguística Contrastiva e Gêneros Textuais- SILIC& GET. 2003. (Simpósio).

49.
Semana de letras. 2003. (Congresso).

50.
I Encontro integrado de iniciação científica e de extensão.I Encontro Integrado de Iniciação Científica e de Extensão. 2002. (Encontro).

51.
III Perspectivas teórico-práticas do ensino de espanhol a brasileiros: ensino/aprendizagem de espanhol no Brasil de hoje. III Perspectivas Teórico- Práticas do Ensino de Espanhol a Brasileiros: ensino/ aprendizagem de espanhol no Brasil de hoje.. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; SILVA, E. B. . American Cultures- some aspects of linguistcs, beliefs and attitudes of social interaction.. 2014. (Outro).

2.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; SILVA, E. B. . La cultura hispánica y su diversidad.. 2014. (Outro).

3.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. VII Mostra de Educação, Ciência e Arte- MECA.. 2014. (Outro).

4.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. III Festival de teatro da UTFPR. 2013. (Festival).

5.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. VI Mostra de Educação, Ciência e Arte- MECA. 2013. (Outro).

6.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. IV Festival de teatro da UTFPR.. 2013. (Festival).

7.
ROCHA, Camila Maria Corrêa. Café Literário.. 2013. (Outro).

8.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; LOPES, Silvana Salino Ramos ; RAIMUNDO, Eidele ; Sônia Regina Nogueira . Curso de extensão: Prática de compreensão e expressão oral em LE. 2010. (Outro).

9.
ROCHA, Camila Maria Corrêa; ORTIGOSA, Arelis Felipe . V Encontro do projeto de pesquisa DiCoPoEs: presente, passado e futuro dos dicionários.. 2010. (Congresso).

10.
FERREIRA, Claudia Cristina ; ROCHA, Camila Maria Corrêa . O ensino de espanhol à luz do matiz socio-cultural: considerações e implicações teórico-pedagógicas.. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Vanessa Cruz Mantoani. Supervisão de Estágio curricular não obrigatório.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

2.
Marcelo Rodrigues. Supervisão de Estágio curricular não obrigatório.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

3.
Rosângela Maria Pereira. Supervisão de estágio curricular não obrigatório. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

4.
Beatriz Bautista. Supervisão de estágio curricular não obrigatório. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

5.
Natália Araújo da Fonseca. Supervisão de estágio Curricular não obrigatório.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

6.
Wanderley Teixeira dos Santos; Zulmira Aparecida Herrera.. O Romantismo na Argentina representado por Esteban Echeverría.. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

7.
Raíssa Karine Velasco; Vanessa Cruz Mantoani.. A Literatura Mexicana contemporânea vista a partir da vida e obra de Octavio Paz.. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.

8.
Maiara Fernandes de Oliveira.. Colômbia: aspectos culturais, históricos e literários.. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Maria Corrêa Rocha.



Outras informações relevantes


1. Aprovação no Concurso Público do Estado do Paraná para o provimento do cargo de professor de espanhol no ano de 2004, com nomeação no Diário Oficial de 12 de fevereiro de 2007.

2. Obtenção do diploma de espanhol como língua estrangeira referente ao nível básico do Instituto Cervantes.

3. Obtenção do diploma de espanhol como língua estrangeira referente ao nível superior do Instituto Cervantes.

4. Participação do 2º Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR- SEI, ocorrido no dia 17 de setembro de 2012 como REVISORA. 

5. Participação da banca de correção das redações do exame de seleção para o curso técnico integrado de nível médio- técnico em vestuário no dia 25 de novembro de 2012.

6. Participação do grupo de pesquisa GAMPLE- Grupo acadêmico multidisciplinar: pesquisa linguística e ensino coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Parreira da Silva (em andamento). Produção referente à linha de pesquisa "Léxico, Discurso e Ensino", projeto de pesquisa "Léxico, Cultura e Ensino", da orientadora, líder do GP GAMPLE. 

7. Participação do grupo de pesquisa ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS coordenado pelo professor Dr. Oscar Fussato Nakasato (em andamento).

8. Participação do grupo de pesquisa INFORMAÇÃO ESTÉTICA- RELAÇÃO VISUAL COM O MUNDO E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE FORMAS NA CRIAÇÃO, coordenado pela professora Dra. Edina Regina Pugas Panichi (concluído).

9. Participação do 3º SEI- Seminário de extensão de inovação da UTFPR, realizado no dia 11 de setembro de 2013 como AVALIADORA E REVISORA de trabalhos.

10. Participação do 4º SEI- Seminário de extensão de inovação da UTFPR, realizado no dia 30 de setembro de 2014 como AVALIADORA E REVISORA de trabalhos.

11. Membro da comissão julgadora de Concurso Público Docente do Instituto Federal do Paraná- IFPR, câmpus Paranavaí. Área de Letras/Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Dezembro de 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:28:52