Anderson Gurgel Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6757992803142366
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Professor doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em 2014, possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado pela PUC-SP, 2004. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre comunicação, esporte e economia, com particular interesse para os aspectos espetaculares e imagéticos do desporto. É professor de cursos de Comunicação Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes, além de já ter colaborado com outros cursos de graduação e pós-graduação em várias instituições. Tem experiência em gestão de cursos universitários, tendo sido coordenador dos cursos de Jornalismo e Rádio & TV de 2007 a 2010 na Unisa-SP. Atualmente atua como jornalista autônomo, com contribuição para vários veículos de comunicação, mas já trabalhou como repórter em veículos como Gazeta Mercantil e Revista Forbes Brasil. É autor do livro FUTEBOL S/A - A ECONOMIA EM CAMPO, publicado pela Editora Saraiva em 2006, e tem artigos e capítulos de livro em outras publicações. Tem como universo de interesses temas na área de Comunicação e Mídias, com ênfase em conteúdo editorial, em jornalismo; economia; negócios do esporte, marketing, tecnologia, imagem, entretenimento e educação. Ainda como jornalista, ganhou o Prêmio Unisys de Jornalismo, em 2007, e a Copa Avaya de Jornalismo, em 2006. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Gurgel Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, Anderson Gurgel;GURGEL, Anderson;GURGEL CAMPOS, Anderson

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCL.
Rua Piauí - lado ímpar
Higienópolis
01241001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148320
URL da Homepage: www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Economia das Imagens do Esporte - Produção, Reprodução, Valoração de Bens Imagéticos nos Ambientes Midiáticos dos Megaeventos Esportivos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Norval Baitello Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Economia da Imagem do Esporte; megaeventos esportivos; Espetáculo Esportivo; Gestão da Imagem; Comunicação Esportiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2002 - 2004
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Copa do Mundo de 2002 nos jornais: estudo da construção do futebol como negócio,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof Dr. José Luiz Aidar Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jornalismo; economia; copa do mundo; discurso; Futebol Brasileiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outro; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1994 - 1997
Graduação em Comunicação Social Com Habilitação Em Jornalismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Aventura da Notíca: da Folha Impressa à Folha Digital.
Orientador: João Baptista de Mattos Winck Filho.




Formação Complementar


2004 - 2004
Marketing Estratégico e Amb. de Neg. Globalizados. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2003 - 2003
Tópicos de Semiótica Discursiva I. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Tópicos de Semiótica Discursiva III. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Tópícos de Semiótica Discursiva II. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Mercado de Capitais Para Jornalistas. (Carga horária: 44h).
Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais, ABAMEC, Brasil.
1999 - 1999
II Programa de Trainees da Gazeta Mercantil. (Carga horária: 160h).
Gazeta Mercantil, GZM, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado. (Carga horária: 320h).
Universidade de Navarra, UNAV, Espanha.
1998 - 1998
Oficina de História do Cinema. (Carga horária: 36h).
Prefeitura de São Bernardo do Campo, PREFEITURA, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento Para Locução. (Carga horária: 36h).
Senac Santo André, SENAC, Brasil.
1997 - 1997
Produção Gráfica II. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Antropologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Produção Gráfica I. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Antropologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Estética e História da Arte III. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Mercadologia.
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Estética e História da Arte. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Estética e História da Arte I. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Estética e História da Arte II. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Roteiros Em TV. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Mercadologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Regime Parcial (PPP), Carga horária: 30
Outras informações
Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando disciplinas como Marketing Esportivo, Ethos Jornalístico, Marketing Esportivo e Economia Política da Comunicação, entre outras. A partir de fevereiro de 2015 passou ao Regime Parcial de Trabalho com 22 h de aula mais 8 h para atividades de pesquisa e docência.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Esportivo; Ethos Jornalístico
01/2014 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Regime Parcial, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de Jornalismo, Mídias Sociais Digit, Relações Públicas e Rádio & TV do Centro Universitário Belas Artes, ministrando disciplinas como Jornalismo Esportivo, Jornalismo Impresso, Jornalismo Científico e Educacional (para Jornalismo); Indústrias Criativas, Ética e Semiótica (para RTV), Opinião Pública (para RP) e Indústrias Criativas, Estratégias Competitivas e Semiótica da Cultura (para Mídias Sociais Digitais). Faz parte do Grupo de Pesquisa Design e Convergência da Belas Artes. Orienta TCCs em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, principalmente em temas relacionados à comunicação esportiva e produção de novos produtos jornalísticos. Também participação de orientação dos projetos integradores (PIM) do curso de Mídias Sociais Digitais.


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Contratado para atuar no curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo.


Olho de Gato Comunicação, OLHO DE GATO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: diretor, Carga horária: 24
Outras informações
A Olho de Gato Comunicação é uma empresa formada por Anderson Gurgel e mais dois sócios para prestar serviços de comunicação, com destaque para jornalismo, e está no mercado desde de novembro de 2004.

Atividades

11/2004 - Atual
Direção e administração, Produção de conteúdo e estratégias de comunicação, .

Cargo ou função
diretor.
11/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Produção de conteúdo e estratégias de comunicação, .
11/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Produção de conteúdo e estratégias de comunicação, .

Serviço realizado
produção de conteúdo e estrategias de comunicação.
11/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Produção de conteúdo e estratégias de comunicação, Produção de conteúdo e estratégias de comunicação.

Atividade realizada
produção de conteúdo e estratégias de comunicação.

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou com professor nos cursos pós-graduação de Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte; Comunicação Organizacional e, ainda, Revistas Segmentadas. Nesse último a no segundo semestre de 2012, nas seguintes disciplinas: Pauta, Reportagem e Edição em Revistas Segmentas (40h) e Gestão Editorial (40h).

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
A partir de fevereiro de 2011, passou a colaborar também no curso de pós-graduação em Comunicação e Marteking lecionando as disciplinas modulares: - Marcas e Consumo (40h) - Gestão da Comunicação Organizacional (40h) - Investimentos em Mídia (20h) - Estudos Avançados (20h) Também iniciou o processo de orientação de trabalhos de conclusão em áreas afins.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte desde agosto de 2010. Tendo lecionado: - de agosto a outubro: Marketing Esportivo - 40h - de outubro a dezembro: Jornalismo Esportivo - 40 h - a partir de novembro: orientação de monografia 1h/a por semana

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou disciplinas modulares no curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo, sendo elas: - Marketing Esportivo (40h) - Esporte e Jornalismo Esportivo (40h)

Atividades

08/2010 - 06/2014
Ensino, Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Esporte e Jornalismo Esportivo (40h)
Marketing Esportivo (40h)
Reportagem, Mídia Impressa e Tecnologias (40h)

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
É professor da Unisa desde 2005. Entre 2007 e 2010 foi foi coordenador de Comunicação Social dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV. Nesse período ainda como docente, desenvolveu atividades como professor, sendo algumas das mais recentes: em 2009 - professor de Jornalismo Esportivo 2h/a; em 2009- orientação de TCCs em jornalismo impresso 1 h/a; em 2010 - Professor de Teoria da Imagem 2h/a; em 2010 - Jornalismo Esportivo 2h/a; em 2010 - orientação de TCC em jornalismo 1 h/a; em 2011 - docência e atividades ligadas a orientação de TCCs, produtos laboratoriais de jornalismo e NDE de jornalismo; em 2012 - docência e atividades ligadas a orientação de TCCs, produtos laboratoriais de jornalismo e NDE de jornalismo.

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
Jornalismo de Revista
Jornalismo Esportivo
02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
06/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Reportagem II
Técnicas de Reportagem I
Jornal-laboratório impresso
02/2011 - 06/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Jornalismo
Planejamento Editorial
Jornalismo de Revista
Jornalismo Econômico
02/2011 - 06/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
08/2010 - 12/2010
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Projetos em Jornalismo
Teoria da Imagem
02/2010 - 06/2010
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Esportivo
06/2009 - 12/2009
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Projetos em Jornalismo
Teoria da Imagem
02/2009 - 06/2009
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Esportivo
06/2008 - 12/2008
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Projetos Experimentais em Jornalismo
02/2008 - 06/2008
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Esportivo (dependências e adaptações)
Teoria da Comunicação (dependências)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos - Jornalismo
Teoria da Comunicação II
02/2007 - 06/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Especializado - Cultura
Jornalismo Esportivo
06/2006 - 12/2006
Ensino, Rádio e TV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Cultura de Massa
02/2006 - 12/2006
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Especializado II
01/2006 - 06/2006
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa
04/2006 - 05/2006
Ensino, Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprens, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias Contemporâneas da Comunicação
02/2005 - 12/2005
Ensino, Rádio e TV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação I e II
02/2005 - 12/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação I e II
02/2005 - 06/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Reportagem,Entrevista e Pesquisa I

Faculdades Integradas Rio Branco, FIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor em Curso de Pós-graduação
Outras informações
Fui professor de duas disciplinas no curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo nesta instituição. A primeira delas foi 'Jornalismo nos Megaeventos Esportivos" , com carga horária de 20 h. A segunda foi "Opinião, Humor e Espetáculo no Jornalismo Esportivo", com carga horária de 20h. Ainda, participei da orientação de monografias de conclusão de curso, em 2014.


Gazeta Mercantil, GAZETA MERCANTIL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1999 - 8/2000
Serviços técnicos especializados , Jornal, Redação.

Serviço realizado
Reportagem e redação de matérias de jornal.

Forbes Brasil, FORBES BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/2000 - 1/2002
Serviços técnicos especializados , Revista, Redação.

Serviço realizado
Reportagem e redação de matérias para revista.

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor-visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor-visitante no curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídia, ministrando a disciplina "Gêneros Jornalísticos e Formas Discursivas", com 16h, em quatro encontros semanais de quatro horas cada.


It Midia, IT MIDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

5/2002 - 9/2003
Serviços técnicos especializados , Revista, Redação.

Serviço realizado
Reportagem e redação de matérias para revista.

Abc Jornal do Povo, ABC JORNAL DO PO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40

Atividades

2/1998 - 8/1998
Serviços técnicos especializados , Jornal, Redação.

Serviço realizado
Reportagem, redação e edição de matérias de jornal.

Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações
Foi professor dos cursos de Jornalismo, RTV, RP e Publicidade. Leciona disciplinas ligadas às Teorias da Comunicação, Informação e Linguagem, além de práticas do Jornalismo.

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Jornalismo
Teoria da Informação


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
Economia das Imagens do Esporte
Descrição: Pesquisa de doutoramento sobre a gestão das imagens do esporte no contexto dos megaeventos esportivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Gurgel Campos - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2016 - Atual
Megaeventos Esportivos e Comunidade
Descrição: Tem como objetivo a ampliação do debate e conscientização sobre a natureza e realização de megaeventos esportivos no Brasil e no mundo junto à comunidade. Específicos: a melhoria dos processos de aprendizado dos alunos de comunicação no que se refere aos treinamentos e capacitações para trabalhar com mídia e esporte a partir de uma relação mais próxima com um veículo de comunicação e seu respectivo retorno de público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Anderson Gurgel Campos - Integrante / Daniel de Thomaz - Coordenador.Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: ciências do esporte.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Unisys de Jornalismo, Unisys.
2006
Copa Avaya de Jornalismo, Avaya.
2001
Prêmio Caio 2001 - 2ºlugar de melhor reportagem sobre turismo de negócios, Revista de Eventos.
2001
Prêmio Caio 2001 - 3º lugar de melhor reportagem de turismo de negócios, Revista de Eventos.
1997
Melhor evento em comunicação: Projeto Viva Campus, Expocom - Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, Anderson Gurgel2014 CAMPOS, Anderson Gurgel; ROCCO JR., A. J. . O Esporte e o Mundo Contemporâneo: Por uma defesa da comunicação como valor estratégico para a gestão de organizações e produtos esportivos. Communicare (São Paulo), v. 14, p. 124-139, 2014.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel;GURGEL, Anderson;GURGEL CAMPOS, Anderson2011CAMPOS, Anderson Gurgel; JACOB, H. M. A. . A Gastronomia e os Megaeventos Esportivos na Construção da Marca 'Brasil': aproximações entre copa do mundo, turismo e relações públicas. Organicom (USP), v. 01, p. 169-183, 2011.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel;GURGEL, Anderson;GURGEL CAMPOS, Anderson2010CAMPOS, Anderson Gurgel; Gurgel . Dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 à Olimpíada Rio 2016: a construção de um conceito de legado dos megaeventos esportivos no Brasil. Revista de Economia & Relações Internacionais, v. 8, p. 20-36, 2010.

4.
CAMPOS, Anderson Gurgel;GURGEL, Anderson;GURGEL CAMPOS, Anderson2010 CAMPOS, Anderson Gurgel. Desafios do Jornalismo na Era dos Megaeventos Esportivos. Motrivivencia (UFS), v. 01, p. 193-210, 2010.

5.
CAMPOS, Anderson Gurgel;GURGEL, Anderson;GURGEL CAMPOS, Anderson2008CAMPOS, Anderson Gurgel; Gurgel . O futebol como agente da globalização. Revista de Economia & Relações Internacionais, v. 6, p. 48-64, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCCO JR., A. J. (Org.) ; MARQUES, J. C. (Org.) ; GUERRA, M. (Org.) ; CAMPOS, Anderson Gurgel (Org.) . Comunicação e Esporte: Reflexões. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2012. v. 01. 350p .

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Futebol S/A - A Economia em Campo. 01. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. v. 01. 248p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel; TORRIJOS, J. L. R. . El poder de las imágenes en el periodismo deportivo. Conceptos para entender el papel de la fotografía y del audiovisual en la producción periodística dirigida al deporte. In: José Luis Rojas Torrijos. (Org.). Periodismo Deportivo de Manual. 01ed.Valencia (Espanha): Tirant lo Blanch, 2017, v. 01, p. 181-202.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Os Megaeventos Esportivos e Os Mecanismos Econômicos de Gestão Imagética: Corpos e Imagens na Copa do Mundo Fifa de 2014. In: MARQUES, José Carlos. (Org.). A Copa das Copas?. 1ed.São Paulo: Edições Ludens, 2015, v. 01, p. 209-226.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel. A Copa do Mundo como megaevento esportivo: Afinal do que estamos falando? Uma abordagem comunicacional sobre a maior festa do futebol. In: ROCCO JR. Ary José. (Org.). Comunicação e Esporte: Copa do Mundo de 2014. 1ed.São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 311-334.

4.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Jogo das Imagens do Esporte. In: BORNHAUSEN, Diogo; MIKLOS, Jorge; SILVA, Maurício Ribeiro da. (Org.). Cisc - 20 Anos. 01ed.São José do Rio Preto: Bluecom Editoria, 2012, v. 01, p. 327-338.

5.
Gurgel; A cobertura econômica do esporte a partir da análise do caso dos jogos Pan-americanos Rio 2007. In: Turtelli, Sandra Regina. (Org.). Esporte em Foco. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2010, v. , p. 79-94.

6.
Gurgel; O Papel da Mídia na Construção do Legado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007: Análises pós-evento. In: Rodrigues, Rejane Penna; Pinto, Leila Mirtes Magalhães; Terra, Rodrigo; DaCosta, Lamartine. (Org.). Legado dos Megaeventos Esportivos. 1ed.Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. 1, p. 01-608.

7.
Gurgel; Os Jogos Pan-americanos na mídia impressa: breve análise da cobertura econômica do Rio 2007. In: Núcleo de Pesquisa em Comunicação Científica - Intercom. (Org.). Comunicação e Esporte - Diálogos Possíveis. 1ed.São Paulo: Artcolor, 2007, v. , p. 64-80.

8.
Gurgel; A Copa de 2002: Uma abordagem quantitativa da cobertura da economia do futebol nos jornais. In: José Carlos Marques; Sérgio Carvalho; Vera Regina T. Camargo. (Org.). Comunicação e Esporte - Tendências. 01ed.Santa Maria: Palotti, 2005, v. 01, p. 202-214.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Gestor Ambiental ganha espaço nas empresas. Valor Econômico, São Paulo, p. d6 - d6, 17 nov. 2005.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Em um clique. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 8 - 8, 11 nov. 2005.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Um antropólogo entre dois mundos. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 07 - 07, 07 out. 2005.

4.
CAMPOS, Anderson Gurgel. As Batalhas do Marechal. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 7 - 7, 02 set. 2005.

5.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Duelo entre razão e paixão. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 03 - 03, 29 jul. 2005.

6.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O mundo visto pelos pés. Revista Foco Economia, São Paulo, p. 80 - 81, 15 jul. 2005.

7.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Advogados abrem espaço no campo do direito esportivo. Valor Econômico, São Paulo, p. d6 - d6, 02 mar. 2005.

8.
CAMPOS, Anderson Gurgel. A trajetória dos 'superpesquisadores'. Valor Econômico, São Paulo, p. d6 - d6, 17 jan. 2005.

9.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Mercado Esportivo Caminha rumo à profissionalização. Valor Econômico, São Paulo, p. d6 - d6, 24 nov. 2004.

10.
CAMPOS, Anderson Gurgel; SANTOS, Luis Carlos Ribeiro dos . Guia Jurídico para Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos. Guia Jurídico - Edição Especial, São Paulo, , v. único, p. 01 - 100, 08 maio 2004.

11.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Grandes Parcerias - Fisgar Grandes Pede Jogo de Cintura. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 01 - 03, 16 nov. 2003.

12.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Jogada de Mestre. Revista Varejo e Tecnologia, Revista Varejo e Tecnologia, p. 36 - 38, 01 dez. 2002.

13.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Pedaladas aventureiras passam por tribos indígenas e chegam a Compostela. Valor Econômico, Valor Econômico, p. D5 - D5, 05 nov. 2002.

14.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Patrocinadores vão ao pódio com Guga. Meio e Mensagem, Meio e Mensagem, p. 32 - 32, 23 set. 2002.

15.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Bilhões em jogo. Revista Forbes Brasil, Revista Forbes Brasil, p. 56 - 63, 12 set. 2001.

16.
CAMPOS, Anderson Gurgel. São Paulo desponta como centro de negócios esportivos. Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil, p. C8 - C8, 13 jul. 2000.

17.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Gol contra o futebol-empresa. Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil, p. C16 - C16, 26 jun. 2000.

18.
CAMPOS, Anderson Gurgel. GP do Brasil movimenta US$75 milhões. Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil, p. C15 - C15, 13 mar. 2000.

19.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Escolas descobrem filão do futebol-empresa. Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil, p. C2 - C2, 20 fev. 2000.

20.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O disputado jogo dos jornais esportivos. Gazeta Mercantil, Jornal Gazeta Mercantil, p. C6 - C6, 04 fev. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Herói Olímpico entre a Tradição e a Cultura Pop: Reflexões Iniciais sobre Estudo de Caso da Cobertura Pré-Rio 2016 do jornal gratuito Metro. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2016, 2016, São Paulo. Anais XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2016. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Construção do 7x1 como Símbolo: Apontamentos sobre a Gestão da Imagem nos Ambientes Midiáticos dos Megaeventos Esportivos. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM 2015, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM 2015. São Paulo: Intercom, 2015. v. 01.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Megaeventos Esportivos: Algumas Contribuições e Reflexões para os Estudos Comunicacionais sobre os Legados da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. In: XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom 2014, 2014, Foz do Iguaçu. Anais: Intercom 2014. São Paulo: Intercom, 2014. v. 01.

4.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Ronaldo em dois tempos no jogo econômico. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

5.
CAMPOS, Anderson Gurgel. A Construção do Legado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 na Imprensa e a Formação de um Conceito Midiático para Megaeventos no Brasil. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2008.

6.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Pan na Mídia - Apontamentos sobre os Jogos Rio 2007 nas Revistas Econômicas. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

7.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Mídia e Esporte:Breve reflexão sobre as relações entre empresas de comunicação e o mundo esportivo. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

8.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Futebol no Campo Econômico: Construção Jornalística da Copa de 2002 como Negócio. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2005.

9.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Futebol no Campo Econômico: Construção Jornalística da Copa de 2002 como Negócio. In: II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos de Semiótica (ABES), 2005, São Paulo. II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos de Semiótica (ABES). São Paulo: ABES, 2005.

10.
CAMPOS, Anderson Gurgel. A Economia do Esporte e a Construção da Copa do Mundo de 2002. In: Intercom 2004 - Comunicação, Mídia e Memória, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004 - XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Megaeventos Esportivos: Algumas contribuições para os estudos comunicacionais sobre os legados da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BERTERO, C. O. ; CAMPOS, Anderson Gurgel . Esportes no Brasil. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2007 (Resenha).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GURGEL CAMPOS, Anderson; FIDALGO, G. . Talvez o maior legado da Copa foi criar uma consciência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel; ROCCO JR., A. J. ; CARVALHO, E. . Dossiê Legado dos Megaeventos Esportivos - Revista Communicare. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
Anderson; 10º Meeting Sport/Fitness/Fisioterapia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Projeto Viva Campus Bauru Pólo Cultural. 1996 (Evento).

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Projeto Viva Campus. 1995 (Evento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINHEIRO, J. A. B.; CAMPOS, Anderson Gurgel; SALLES, C. A.. Participação em banca de Jandrei Brandão. A Cultura do Futebol na TV: O Jogador Pauta a Notícia ao Vivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
PERSICHETTI, S.; CAMPOS, Anderson Gurgel; MORAES, M. S.. Participação em banca de Kaluan Boarini Bernardo. E-sports: um estudo de caso sobre como a relação entre o esporte e o videogame se dá na sociedade capitalista contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel; LEMOS, D.. Participação em banca de Felipe de M. Monteiro; Pablo de F. G. Oliveira; et. all..Por Trás do MMA: As artes marciais formadoras de um fenômeno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel; TRIGO, J. A.. Participação em banca de Marcela A. G. de Moraes; Thais H. V. Covolato.Caminho de Flor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel; RANIERI, P. R.. Participação em banca de Isabella Silveira Dias; Sofia Stipkovic.Viral Estúdio: um plano de comunicação especializado em conteúdo customizado para redes sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
CAMPOS, Anderson Gurgel; RANIERI, P. R.. Participação em banca de Marina Caminada.Humor a Declarar: A luta constante dos praticantes da comédia contra os politicamente corretos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
CAMPOS, Anderson Gurgel; CARVALHO, E.; HARRIS, H.. Participação em banca de Jeff A. L. S. Terra; Pedro F. da Silva; et. all..Projeto Integrado de Comunicação: Clube Atlético Juventus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

6.
CAMPOS, Anderson Gurgel; ROCCO JR., A. J.. Participação em banca de Vanessa Alves Traganti Dias Garcia.O Branding como estratégia para melhorar a gestão financeira dos clubes de futebol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

7.
CAMPOS, Anderson Gurgel; UNZELTE, C. D.. Participação em banca de Felipe Araújo Simões.... E Pepe - O ponta esquerda do Santos de Pelé. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

8.
CAMPOS, Anderson Gurgel; LEMOS, D.. Participação em banca de Diego Marin da Silva; Eduardo Willy dos Santos et all..11 Jardas: O Futebol Americano na Cidade de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade de Santo Amaro.

9.
CAMPOS, Anderson Gurgel; CARDOSO, M.. Participação em banca de Nayelen Carvalho Lopes.Abram-se as cortinas: Reportagem por meio da tecnologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

10.
CAMPOS, Anderson Gurgel; BAPTISTA, M. C.. Participação em banca de Felipe Gonçalves; Rita de Cássia Basile, Vania Silva, et. al.Outros Heróis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - RTV) - Universidade de Santo Amaro.

11.
CAMPOS, Anderson Gurgel; PINTO, C. S.. Participação em banca de Almir Cezanhoque; Desirée Cantuária, et. al..Do tatame ao octógono. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - RTV) - Universidade de Santo Amaro.

12.
CAMPOS, Anderson Gurgel; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Carolina Rocha.Não errarás: a desconstrução da notícia na seção "erramos" do jornal Folha de S.Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

13.
CAMPOS, Anderson Gurgel; RIBEIRO, M. R.. Participação em banca de Anderson do Prado Leão; Felipe Gomes Lázaro; Greice Santos.Empreendedorismo Audiovisual na Era da Convergência das Mídias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - RTV) - Universidade de Santo Amaro.

14.
CAMPOS, Anderson Gurgel; RIBEIRO, M. R.. Participação em banca de Gabriela Pio Monteiro; Adriana Monteiro.Da HQ para o Cinema: Em Busca de um Novo Público. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

15.
CAMPOS, Anderson Gurgel; RIBEIRO, M. R.. Participação em banca de Dayse Oliveira.A Moda no Molde da Mente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

16.
CAMPOS, Anderson Gurgel; BELMONTE, W.. Participação em banca de André Brandt Mainente; Bruno Elmano Lemos, et. al..Nada es verdad, nada es mentira - Os vestiários políticos de um Brasil Tricampeão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

17.
CAMPOS, Anderson Gurgel; DIAS, C.. Participação em banca de Camila Marques dos Santos; Juliana de Siqueira, et. al..Revista Clorofila. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

18.
Sergl, Marcos Julio; Cardoso, Marcelo; CAMPOS, A. G.; CAMPOS, Anderson Gurgel. Participação em banca de Ramón Stock Bonzi.Televisão e Meio Ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade de Santo Amaro.

19.
CAMPOS, Anderson Gurgel; SILVA, J. L. A. O.. Participação em banca de Carla Martins.Série Radiofônica "A Marca do Futebol". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

20.
CAMPOS, Anderson Gurgel; SILVA, J. L. A. O.. Participação em banca de Uelinton Silva; Camila Freitas; Juliana Meca Ganso et. al.O Futebol Veste Saia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

21.
CAMPOS, Anderson Gurgel; BELMONTE, W.. Participação em banca de Adir Nivardo; Renato Bacci; Hélio Gonçalves, et. al..Relatos de Guerra - Os Jornalistas no Campo de Batalha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

22.
CAMPOS, Anderson Gurgel; PEAGUDA, P. M.. Participação em banca de Diego Viñas; Tony Marlon; Rafael Dantas; Renato Rogenski.Vídeo-documentário "Contos da Várzea". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

23.
CAMPOS, Anderson Gurgel; BRITTO, R.. Participação em banca de Flavio Rodrigues; Livia Cappellari; Giuliana Gonçalves.A Mídia e o Espetáculo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

24.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Participação em banca de Julia Medeiros, Vinícius Piva e Wálter Paes.Jornal Comunitário Fala Monte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

25.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Participação em banca de Ana Cláudia de Assis Alves.Câmara em Revista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar 2017. Passado e Futuro do Jornalismo Esportivo. 2017. (Congresso).

2.
5o. Seminário de Teorias da Comunicação - Quinta Essencial- Pensadores da Comunicação ão. 2014. (Seminário).

3.
II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e Entretenimento. 2014. (Encontro).

4.
9º Fórum Internacional de Esportes.O Atleta de Ontem e de Hoje e a Mídia. 2010. (Seminário).

5.
Ciclo de Estudos Avançados da Comunicação - Unisa 2009.O Papel da Comunicação Social na Cobertura dos Grandes Eventos Esportivos. 2009. (Seminário).

6.
Congresso Internacional de Gestão do Esporte. O futebol como agente da globalização. 2009. (Congresso).

7.
Imprensa na Escola - Marketing Esportivo. 2009. (Encontro).

8.
XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. 2008. (Encontro).

9.
II Seminário de Comunicação Esportiva.Mesa-redonda: Futebol e Mercado de Trabalho/ Futebol como Mega-Evento. 2007. (Seminário).

10.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Pan na Mídia: apontamentos sobre os jogos Rio 2007 na cobertura das revistas econômicas. 2007. (Congresso).

11.
Seminário de Marketing Esportivo - Patrocínio Esportivo no Mix da Comunicação. 2006. (Seminário).

12.
10 Anos de Internet no Brasil.10 Anos de Internet Comercial no Brasil. 2005. (Encontro).

13.
2º Congresso Pan-Americanode Marketing e Negócios no Esporte. 2º Congresso Pan-Americanode Marketing e Negócios no Esporte. 2005. (Congresso).

14.
Congresso de Gestão Esportiva. Congresso de Gestão Esportiva. 2005. (Congresso).

15.
II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos de Semiótica (ABES). II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos de Semiótica (ABES). 2005. (Congresso).

16.
II Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas.II Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas. 2004. (Seminário).

17.
Simulacro do Enunciador e recursos de argumentação.Conferência Simulacro do Enunciador e recursos de argumentação. 2004. (Outra).

18.
Esporte e Sociedade - Ações Socioculturais para a Cidadania.Seminário Internacional Esporte e Sociedade. 2003. (Seminário).

19.
TVQ - Criança Adolescente Mídia.Seminário Internacional Criança Adolescente Mídia. 2003. (Seminário).

20.
VIII Jornada do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Semiótica Sincrética II.VIII Jornada do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Semiótica Sincrética II. 2003. (Outra).

21.
I Seminário Nacional do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro.I Seminário Nacional do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro. 2000. (Seminário).

22.
O Impacto das Novas Tecnologias no Jornalismo.O Impacto das Novas Tecnologias no Jornalismo. 2000. (Seminário).

23.
Evento Multidisciplinar Comunicação e Ilusão.Evento Multidisciplinar Comunicação e Ilusão. 1997. (Outra).

24.
IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp - Área de Ciências Humanas. IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp - Área de Ciências Humanas. 1997. (Congresso).

25.
Semana Estado de Jornalismo.Palestras Semana Estado de Jornalismo. 1997. (Outra).

26.
XX Congresso Brasileiro de Ciências da Computação. XX Congresso Brasileiro de Ciências da Computação. 1997. (Congresso).

27.
Semana Estado de Jornalism.Palestras Semana Estado de Jornalismo. 1996. (Outra).

28.
Semana Estado de Jornalismo.Palestras Semana Estado de Jornalismo. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel; SILVA, J. L. A. O. . Ciclo de Estudos Avançados da Comunicação - Unisa 2009. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Helena Allegretti Ramos. Da Glória ao Esquecimento: A Trajetória do Guarani Futebol Clube. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

2.
Anderson Ricardo Are Moreira. A Negociação entre o Marketing do Sport Club Corinthians e as Produtoras de Games de Futebol Virtual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

3.
Flavio Hegedus Ferraro. A Intimidade ba Era da Convergência: Um Estudo do Big Brother Brasil 14. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

4.
Cleyton Correa dos Santos. Automobilismo Virtual: Opção para revelação e treinamento de pilotos?. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

5.
Ícaro dos Santos Dias. Uso das Arenas do Brasil no Pós-Megaeventos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

6.
Gerlane Caroline Vilhena. Estudo Exploratório sobre Biodiversidade na Moda. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

7.
Luiza Emeline Machado Barbosa. A Cobertura dos Perdedores e Ganhadores dos Megaeventos Esportivos na Folha de S.Paulo durante a Copa das Confederações de 2013. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

8.
Janaína de Macêdo Camino Nunez. A Colaboração do Branding para a Gestão e Renovação de Marcas de Luxo: Estudo de Caso da Louis Vuitton. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

9.
Maria Fernanda Araujo Moretti. Marketing Esportivo - O Caso Red Bull. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

10.
Fernanda Karine dos Santos. O discurso nos estádios de futebol: cantos argentinos versus cantos gaúchos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

11.
Elisangela Andrade Tortejada. Estratégias de Comunicação da Rede Varejista Poderoso Timão. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

12.
Talita de Quadros Mathias. Análise da Alta Audiência da Santos TV: Como Neymar e a edição dos vídeos contribuem para o sucesso de uma webtv. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

13.
Felipe Ramos de Araujo. Assessoria de Imprensa no Esporte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

14.
Arimaté Loiola Amorim. Torcer pelo Twitter. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

15.
Rodrigo Hoschett. As estratégias que alavancam o fascínio do brasileiro pelo MMA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

16.
Dóris Danielly Oliveira Lira. Marca como Religião: Caso Apple. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

17.
Fabiane Santos. A Música como Estratégia de Relacionamento com o Consumidor - O Caso Friboi. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

18.
Edison Piva de Lira Junior. Brand Marketing: A Arte de Capitalizar a Música. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

19.
Alice Aghinoni Fantin. Evolução das Mídias nas Copas: Análise do Comportamento dos Veículos de Comunicação entre os Mundiais de 1998 e 2010. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

20.
Nayra Tavares Baptistelli. A Influência do Marketing Esportivo no Estilo de Vida das Pessoas Adeptas a Práticas Esportivas - Como disseminar o ciclismo no Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

21.
Luiz Maresca Neto. Marcas e Comunicação Visual - Análise do Catálogo Impresso "Hering Outono 2011 Masculino". 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

22.
Umberto Ferretti. Jornalismo X Publicidade - O Clássico do Esporte Contemporâneo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

23.
Daniel Gomes do Nascimento de Araújo. A Interação do Ouvinte no Radiojornalismo Esportivo: Evoluções e Análise dos Registros Atuais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

24.
Priscila E. Trevisan Cestari. A Evolução da Transmissão Esportiva pela Televisão e a Experiência do 3D na Copa da África do Sul. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

25.
Carolina Reis. Central da Copa - A Informação e o Entretenimento na Cobertura de um Espetáculo Esportivo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

26.
Renée Cristina da Silva. Marketing Esportivo: Corrida de Rua como Ação Estratégica de Sucesso para as Marcas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

27.
Eduardo Verdasca Antunes. Marketing Esportivo como Marketing de Relacionamento - A Conquista de Torcedores e o Resgate da Marca Portuguesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

28.
Melissa Marin de Castro. A Passionalidade no Futebol e no Marketing Esportivo - As Ações Desenvolvidas pelo Sport Club Corinthians Paulista durante os Anos de 2008 e 2009. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios d) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bismarck de Oliveira Rodrigues. Revista Institucional para Camisa 12. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

2.
Maraiane Silva Cruz. Torcidas Femininas de Futebol: Ideologias, Relações e Espaços Conquistados pelas Mulheres nas Organizadas Paulistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

3.
Cesar Augusto Vieira; Gabriela Conceição do Amaral. Desapropriação do Samba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

4.
Aline Barbosa Silva, Janaina Costa, Michelle da Silva. Várzeas da Sul - Imagens de um Futebol, de uma Paixão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

5.
Livia Regina Gomes Teixeira. Blogs: A brincadeira na Internet que Deu Certo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

6.
Anderson Marin Lima. A Fantástica Fábrica de Craques. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

7.
Joselício dos Santos Junior; Maria Thereza Alves. O Palmarino: O Site de Notícias da Juventude Negra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

8.
Andréa de Souza; Djanira Neves; Juliana Laureano et al. Empregos e Carreiras em Destak. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

9.
Carlos Petrocilo. A Glória Extinta: A Crise no Futebol do Interior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

10.
Amanda Gamero; Marcos Antônio Camargo Junior. Terminal Tietê: uma Cidade dentro da Metrópole. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.

11.
Gézica Sanches; Graciela Rodrigues; Sinval Aragão. Revista Adra em Ação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Anderson Gurgel Campos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel2014 CAMPOS, Anderson Gurgel; ROCCO JR., A. J. . O Esporte e o Mundo Contemporâneo: Por uma defesa da comunicação como valor estratégico para a gestão de organizações e produtos esportivos. Communicare (São Paulo), v. 14, p. 124-139, 2014.


Livros e capítulos
1.
CAMPOS, Anderson Gurgel. O Jogo das Imagens do Esporte. In: BORNHAUSEN, Diogo; MIKLOS, Jorge; SILVA, Maurício Ribeiro da. (Org.). Cisc - 20 Anos. 01ed.São José do Rio Preto: Bluecom Editoria, 2012, v. 01, p. 327-338.

2.
CAMPOS, Anderson Gurgel. Os Megaeventos Esportivos e Os Mecanismos Econômicos de Gestão Imagética: Corpos e Imagens na Copa do Mundo Fifa de 2014. In: MARQUES, José Carlos. (Org.). A Copa das Copas?. 1ed.São Paulo: Edições Ludens, 2015, v. 01, p. 209-226.

3.
CAMPOS, Anderson Gurgel; TORRIJOS, J. L. R. . El poder de las imágenes en el periodismo deportivo. Conceptos para entender el papel de la fotografía y del audiovisual en la producción periodística dirigida al deporte. In: José Luis Rojas Torrijos. (Org.). Periodismo Deportivo de Manual. 01ed.Valencia (Espanha): Tirant lo Blanch, 2017, v. 01, p. 181-202.



Outras informações relevantes


Atualmente tem um coluna sobre Comunicação e Marketing Esportivo no Portal da Revista Imprensa, com atualização quinzenal. O link de acesso é http://www.portalimprensa.com.br/noticias/andersongurgel. 

Atua como parecerista da Editoria Cengage. Já atuou como como parecerista da Editora Campus para a tradução para o mercado brasileiro de livros estrangeiros, principalmente publicados em língua inglesa. Já fez o mesmo trabalho para a Editora Saraiva, em 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:33:06