Deise Becker Kirsch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0963011593452039
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2007), na linha de Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Fundamentos da Educação (2007-2008). Concluiu o Curso de Doutorado em Educação em 2013, na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. De 2008 a 2014 fez parte do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, na especialidade de Pedagogia na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES em 2014 no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deise Becker Kirsch
Nome em citações bibliográficas
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Câmpus Londrina.
Rua João XXIII, 600
Dom Bosco
86060370 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 38786100


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Processos de ensinar e de aprender: os instrutores militares e os cadetes da Aeronáutica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria da Graça Nicoletti Mizukami.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do Curso de Pedagogia,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Atividade docente; Conhecimento; Atualidades educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
2001 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Alfabetização: construindo conhecimentos.
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Ensino Híbrido na educação superior. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Preparação de Instrutores CPI. (Carga horária: 115h).
Universidade da Força Aérea, UNIFA, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Administração de Ensino (CAE). (Carga horária: 121h).
Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, CIEAR, Brasil.
2003 - 2003
Basic English 3. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Basic English 2. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Basic English 1. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2001 - 2001
Língua Inglesa Leitura Nível I. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Carreira EBTT - Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1º semestre/2015 - Módulo II Educação: Formação Docente e Sociedade
1º semestre/2016 - Módulo II Educação: Formação Docente e Cognição
2º semestre/2015 - Módulo II Educação: Formação Docente e Gestão Escolar
2º semestre/2016 - Módulo II Educação: Formação Docente e Processos de Ensino-Aprendizagem
1º semestre/2017 - Psicologia da Educação
1º semestre/2017 - Políticas e Organização da Educação Básica
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .


Academia da Força Aérea, AFA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Militar pedagoga, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2008 - 01/2014
Ensino, Curso de Formação de Oficiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral
Metodologia Científica

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Aluna de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluna do Doutorado em Educação


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto - Departamento Fundamentos da Educação - FUE.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 4
Outras informações
Participante dos projetos "Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres" e "O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional." Participante dos Grupos de Pesquisa: Formação de professores e práticas educativas/ Ensino Básico e Superior - GPFOPE. Grupo Trajetórias de Formação. Os dois Grupos de Pesquisa têm como líderes as professoras doutoras Doris Pires Vargas Bolzan e Silvia Maria de Aguiar Isaia.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluna Programa de Pós-Graduação em Educação

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 12
Outras informações
Participante do projeto "Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres". Bolsista de iniciação científica deste mesmo projeto - PROLICEN/UFSM 2004.

Atividades

3/2005 - 3/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.

4/2004 - 6/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro de comissão temporária da Reunião Regional da SBPC Santa Maria.

Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, EEEB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Carga horária realizada no estágio: 380h de atividades na Primeira Série do Ensino Fundamental.

Atividades

8/2004 - 12/2004
Estágios , Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, .

Estágio realizado
Estágio nos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, IEEOB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
Carga horária total do estágio: 24h-aula exercida no Curso Normal.

Atividades

9/2004 - 11/2004
Estágios , Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, .

Estágio realizado
Estágio na disciplna "Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental".


Linhas de pesquisa


1.
Formação, saberes e desenvolvimento profissional

Objetivo: Desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada nos seus diferentes níveis e espaços educativos, tendo como referência as relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Ao considerar o processo identitário do professor, investiga as trajetórias de formação, a produção dos saberes e a aprendizagem docente, na perspectiva do desenvolvimento profissional..
2.
Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sóciocomunitária

Objetivo: Conhecer as áreas da Educação Sociocomunitária: formação do educador, mapeamento e análise de intervenções na Região Metropolitana de Campinas, inter-relações escola-comunidade, linguagem, mídia e tecnologias educacionais..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação do professor de Ciências Biológicas: uma análise dos componentes curriculares pedagógicos
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco analisar os componentes curriculares pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR, considerando a legislação e a literatura para a formação de professores no Brasil. Para tanto, a investigação tem como objetivos específicos: elencar os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR; identificar os componentes curriculares pedagógicos das matrizes desses cursos de licenciatura, bem como explorar suas ementas; e, analisar se os componentes curriculares pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR atendem o preconizado na legislação vigente e na literatura para a formação de professores no Brasil. Para tanto, a abordagem metodológica compreende uma pesquisa documental e bibliográfica. O aporte teórico contempla trabalhos sobre formação de professores, currículo para os cursos de licenciatura no Brasil e saberes pedagógicos necessários para a formação profissional docente. Dentre os autores base da investigação estão: Gatti (2010), Gatti e Barreto (2009), Sacristán (2000), Tardif (2002), Vasconcelos e Lima (2010), Veiga (2010), além da legislação em vigor para a formação de professores no país. Busca-se, através desse trabalho, compreender como ocorre a organização curricular na formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR de acordo com o preconizado pela legislação e pela literatura, especificamente no que tange aos aspectos pedagógicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo de Oficinas Interdisciplinares em Ciências da Natureza Aplicadas ao Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio ? Campus Londrina
Descrição: A presente pesquisa interdisciplinar tem como foco analisar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares em estudos de Ciências da Natureza realizadas por estudantes de Ensino Médio Técnico. Para tanto, a investigação tem como objetivos específicos: selecionar temas das Ciências da Natureza para a elaboração das respectivas atividades interdisciplinares; desenvolver as atividades por meio de oficinas experimentais, que contemplem as habilidades e competências da Biologia, Física e Química; verificar a influência das propostas de oficinas interdisciplinares no processo de aprendizagem dos estudantes. A abordagem metodológica compreende um estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) que utilizará como instrumento de coleta de dados a observação com relato por parte dos professores que estarão executando as atividades interdisciplinares, a observação com registro em diário de campo por parte de um professor que não estará envolvido diretamente na realização das atividades, e, entrevistas com os estudantes participantes das oficinas interdisciplinares. Os sujeitos da pesquisa serão os estudantes do 1º. ao 4º. ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná, campus Londrina, selecionados a partir de entrevistas até o limite de quinze alunos participantes, em função da capacidade das salas e laboratórios para realização das oficinas interdisciplinares. A fundamentação teórica envolve estudos e documentos do marco regulatório acerca da importância das Ciências da Natureza na educação dos alunos do Ensino Médio (BRASIL, 2002), a interdisciplinaridade como forma de construção do conhecimento científico na escola (NOGUEIRA, 2001), e a realização de pesquisa científica envolvendo alunos e professores do Ensino Médio (DEMO, 2005). Portanto, busca-se através desse trabalho o envolvimento dos estudantes do Ensino Médio Técnico nas atividades interdisciplinares de modo a proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades acerca das Ciências da Natureza, bem como a identificação da viabilidade da aplicação de oficinas temáticas interdisciplinares em Ciências da Natureza para a educação científica e tecnológica no Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Integrante / Jefferson Sussumu Hachyia Aguiar - Coordenador / Washington Luiz da Costa - Integrante / Leonardo Carmezini Marques - Integrante / Paulo Antonio Cypriano - Integrante / Marcia Camara Pereira Gnutzmans - Integrante.
2015 - 2017
Formação inicial de professores: o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco traçar o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná ? IFPR/Campus Londrina, no que se refere às características socioeducativas e às motivações para a carreira docente. Para tanto, a investigação tem como objetivos específicos: identificar as características socioeducativas dos alunos ingressantes; verificar as motivações dos alunos na escolha do curso de licenciatura em Ciências Biológicas ? IFPR/Campus Londrina; identificar as concepções dos estudantes acerca do ser professor; e, verificar as expectativas dos alunos em relação ao curso superior em Ciências Biológicas. A abordagem metodológica compreende um estudo de caso que utilizará o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa serão todos os alunos da primeira turma do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR/Campus Londrina, ingressantes no ano de 2015. A fundamentação teórica envolve trabalhos sobre trajetórias formativas, formação de professores, licenciandos em Ciências Biológicas, expectativas e motivações para a carreira docente. A investigação tem como base autores como Gatti (2010), Isaia e Bolzan (2004), Montalvão e Mizukami (2002), Vasconcelos e Lima (2010), entre outros. Portanto, busca-se através desse trabalho traçar quais as características do aluno do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a motivação para a escolha da carreira docente, bem como as expectativas em relação à formação inicial superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Coordenador / Amanda Caroliny Doi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2014 - 2015
Análise paradigmática das dissertações de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL): contribuições para a formação do professor pesquisador
Descrição: A ideia desse estudo teve origem a partir de três elementos centrais: a fundamentação epistemológica das pesquisas em Educação Sociocomunitária (UNISAL), a consolidação da formação do pesquisador a partir do ingresso no Programa Stricto-Sensu, e o docente da Educação Básica que se submete a essa formação e produz cientificamente. O objetivo foi identificar os enfoques teórico-metodológicos das dissertações de Mestrado em Educação do UNISAL e verificar a contribuição na formação do professor pesquisador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Processos de ensinar e de aprender: os instrutores militares e os cadetes da Aeronáutica
Descrição: O presente trabalho fez parte da pesquisa do Curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, e foi desenvolvido na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga/SP. A investigação teve como objetivo mapear as especificidades do processo de ensino e de aprendizagem dos instrutores militares, no que diz respeito à concepção teórico-prática acerca da docência, e do processo de ensino e de aprendizagem dos cadetes na Academia da Força Aérea. A partir da análise dos dados foi possível compreender que os instrutores militares têm uma formação específica na sua área, Aviação, muito consistente ao passo que não possuem preparação para a docência no ensino superior militar e aprendem a ser professor na prática pedagógica em sala de aula. As respostas dos cadetes confirmaram essa situação, além de que demonstraram que suas concepções em torno do ensinar, do aprender, da importância da interação em sala, da didática, do melhor e do pior professor e estão muito próximas das concepções dos instrutores militares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Coordenador / Maria da Graça Nicolletti Mizukami - Integrante.
Número de produções C, T & A: 12
2007 - 2008
Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior
Descrição: Este projeto caracterizou-se por ser um estudo interinstitucional e integrado envolvendo professores da educação básica e superior, promovendo a formação inicial, continuada e em serviço a partir da construção de uma rede de interações e mediações capazes de promover o processo de aprendizagem docente. Para tanto, pretendeu-se compreender as concepções relativas à aprendizagem docente de professores em diferentes níveis da educação básica e da educação superior e sua repercussão na constituição da professoralidade. Esta investigação se construiu a partir de um estudo qualitativo-narrativo, fundamentado nas vozes/ditos/falas dos alunos/professores sobre suas concepções de docência ao longo de sua formação profissional e em serviço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.
2005 - 2007
A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do Curso de Pedagogia
Descrição: Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação - PPGE/UFSM. O estudo teve como objetivo compreender a contribuição da iniciação científica no processo formativo docente, proporcionada às acadêmicas egressas do Curso de Pedagogia que foram bolsistas de projetos de pesquisa durante sua formação inicial. Os resultados da pesquisa se apresentaram no formato de três categorias evidenciadas a partir do percurso que a estudante realizou durante a iniciação científica: movimento de inserção na iniciação científica, construção do pesquisador iniciante, e consolidação da atividade de pesquisa a partir do espaço da formação inicial do professor. Assim, considerou-se a iniciação científica relevante na aprendizagem docente, pois possibilitou o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos através da atividade de estudo, bem como se caracterizou por um processo formativo complementar ao Curso de Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Coordenador / Doris Pires Vargas Bolzan - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 37
2003 - 2008
Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita
Descrição: Este projeto objetivou o trabalho coletivo entre os alunos dos Anos Inicias do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas de Santa Maria, as professoras regentes dessas turmas e as acadêmicas dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial da UFSM, sob o acompanhamento e orientação de professoras desta Universidade e da UNIFRA. Tal estudo deu-se através da montagem de circuitos de atividades diversificadas de leitura e de escrita, considerando os diferentes estilos cognitivos dos envolvidos no processo de alfabetização. Nesse sentido, com este trabalho buscamos a partir das atividades propostas proporcionar um espaço de reflexão sobre as práticas alfabetizadoras em curso, além de possibilitar o estudo e a discussão do processo de construção da leitura e da escrita nestas classes. Além disso, este projeto favoreceu as trocas de experiências acerca do processo de alfabetização entre os participantes, o que enriqueceu a construção das atividades diversificadas. Desse modo, acredita-se que a utilização destas atividades em circuito pode colaborar para a melhoria do desempenho escolar dos alunos à medida que se utiliza o lúdico como um elemento para a aprendizagem significativa da lecto-escrita. Assim, possibilitou às professoras regentes dos Anos Iniciais a construção de um espaço para repensarem seus saberes e fazeres, acerca da alfabetização, permitindo a qualificação da ação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador / Maria Aparecida Albuquerque - Integrante / Ana Claudia Gonçalves Ribeiro - Integrante / Silvana Martins de Freitas - Integrante / Rejane Cavalheiro - Integrante.Financiador(es): Financiamento Para Pesquisa - Auxílio financeiro / Financiamento Para Projetos de Extensão - Auxílio financeiro / Programa de Lincenciaturas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2003 - 2006
O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional
Descrição: Este estudo buscou, a partir da formação profissional das alunas/professoras do Curso de Pedagogia, compreender as suas construções pedagógicas e epistemológicas acerca do processo de alfabetização. Desta forma, procuramos construir o perfil geral destes sujeitos e após levantarmos idéias por eles construídas com relação à leitura e à escrita na formação profissional e a interferência destes saberes em suas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, evidenciou-se que a maioria das entrevistadas vê na formação a possibilidade de transformar suas práticas docentes. Entretanto, essa mudança não foi evidenciada de forma concreta, sendo que as respostas dadas podem estar no campo do discurso ou ainda como perspectiva para o futuro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador / Manuelli Cerolini Neuenfeldt - Integrante / Sílvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Maria Aparecida Albuquerque - Integrante / Vera Maria Zambrano Ávila - Integrante / Ana Claudia Gonçalves Ribeiro - Integrante / Silvana Martins de Freitas - Integrante / Rejane Cavalheiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8


Outros Projetos


2017 - 2017
Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Descrição: O Estágio Supervisionado é parte integrante e indispensável para todos os cursos de licenciatura, considerando que é o momento de ingresso na prática docente propriamente dita, além de momento de reflexão acerca da realidade escolar, ainda na formação inicial dos professores. Tratando-se da formação inicial de professores no espaço do Instituto Federal do Paraná ? Campus Londrina, e que a primeira turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ingressante em 2015, está inserida na disciplina de estágio supervisionado no corrente ano, o presente projeto buscou instrumentalizar os alunos do curso, não somente da primeira turma, mas também das demais, no que diz respeito aos conhecimentos sobre o estágio supervisionado e a formação docente. Para tanto, os objetivos do projeto de ensino foram: proporcionar ao estudante da licenciatura uma ambiente extracurricular de estudos, discussões e reflexões sobre o estágio supervisionado; possibilitar ao aluno a problematização acerca do espaço escolar, seja para os estudantes que já estão cursando a disciplina de estágio, seja para aqueles que ainda irão ingressar; e, acompanhar os alunos que estão em disciplina de estágio, dando suporte teórico e pedagógico. A metodologia de trabalho envolveu estudo dirigido dos textos, discussões e debates, rodas de conversa e momentos de visita às escolas dos estagiários pelas professoras. Desse modo, o projeto de ensino contemplou, por meio de um ambiente extracurricular na licenciatura em Ciências Biológicas, espaço de discussões e problematizações acerca das realidades escolares, a fim de solidificar saberes pedagógicos na formação inicial, especificamente aqueles que dizem respeito ao estágio. Além disso, foi um momento para que os alunos das diferentes turmas de licenciatura, cursando ou não a disciplina de estágio, puderam interagir, trocar experiências e saberes, bem como estabelecer relações entre os conhecimentos didático-pedagógicos e os específicos da área de Ciências Biológicas, necessários para uma prática de estágio fundamentada..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Coordenador / Mariana Vaitiekunas Pizarro - Integrante.
2015 - 2015
Práticas Pedagógicas na Licenciatura em Ciências Biológicas
Descrição: O presente projeto de ensino teve como objetivo instrumentalizar o aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Londrina, para ser protagonista e autônomo em sua futura atividade profissional. A importância do projeto se deu pela necessidade de uma formação inicial de professores consistente, que alie teoria e prática, e forma um sujeito ativo e reflexivo na/para escola. Desse modo, os objetivos específicos do projeto foram envolver os estudantes em leituras/discussões sobre o ser professor e possibilitar ao aluno, em formação inicial, momentos para protagonizar ações docentes. A metodologia englobou estudos individuais e coletivos, debates em torno da temática estudada, elaboração e desenvolvimento individual do plano de aula, e, discussão em grupo, após cada aula ministrada pelos alunos. Os participantes do projeto de ensino foram os alunos da primeira turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR/Campus Londrina, sendo que nem todos que iniciaram o projeto, concluíram, pois devido o Curso ser noturno e muitos estudantes trabalharem durante o dia, a rotina é cansativa e eles acabam não freqüentando até o final as atividades optativas. Isto posto, este projeto teve relevância na medida em que possibilitou um espaço para que o estudante vivenciasse práticas pedagógicas docentes, além de estudos e discussões sobre a temática. Ainda, é possível referenciar que os alunos desenvolveram capacidades de construção de plano de aula e execução do mesmo, considerando os conteúdos das Ciências Biológicas; pensaram sobre sua própria atuação como professor, como também avaliaram os colegas, contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos; e, por fim, considera-se que o projeto auxiliou os estudantes em aprendizagens significativas para sua formação profissional, no sentido de serem autônomos e reflexivos sobre sua atuação e prática pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Deise Becker Kirsch - Coordenador / Mariana Vaitiekunas Pizarro - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online)
2014 - 2014
Periódico: Revista de Ciências da Educação
2014 - Atual
Periódico: Educação (UFSM)
2014 - Atual
Periódico: Quaestio: Revista de Estudos de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AGUIAR HACHIYA, JEFFERSON SUSSUMU2018AGUIAR HACHIYA, JEFFERSON SUSSUMU ; PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO ; KIRSCH, DEISE BECKER ; MARQUES, LEONARDO CARMEZINI ; CYPRIANO PEREIRA, PAULO ANTONIO . INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA DE ENSINO. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 9, p. 19-36, 2018.

2.
KIRSCH, D. B.2015KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 246-258, 2015.

3.
KIRSCH, DEISE B.2014KIRSCH, DEISE B.; MIZUKAMI, MARIA DA GRAÇA N. . Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender em uma academia militar. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 182-195, 2014.

4.
KIRSCH, D. B.2014KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K. . Educação na Cibercultura: As Tecnologias da Inteligência e a Práxis Educativa. InterSaberes Revista Científica, v. 9, p. 220-229, 2014.

5.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2014KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K. . Educação Superior militar: características no período de 1960 a 1980. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, p. 187-196, 2014.

6.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2011 KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares. Educação (UFSM), v. 36, p. 483-497, 2011.

7.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2009KIRSCH, D. B.. INICIAR NA PESQUISA: CAMINHO POSSÍVEL NA FORMAÇÃO DAS PEDAGOGAS. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 14, p. 1-10, 2009.

8.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2006KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A formação inicial de professores e a iniciação científica: construções epistemológicas sobre a docência. UNIrevista (UNISINOS. Online), UNISINOS, v. I, n.2, p. 1-10, 2006.

9.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2003KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Construções pedagógicas e episemológicas na formação do alfabetizador. Educação Unisinos, v. 7, n.13, p. 1-8, 2003.

10.
KIRSCH, D. B.;KIRSCH, DEISE B.;KIRSCH, DEISE BECKER2003KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Práticas alfabetizadoras: atividades diversificadas na sala de aula. Educação Unisinos, UNISINOS, v. 7, n.13, p. 1-8, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . Formação inicial de professores: um estudo das características socioeducativas e da motivação para licenciatura em Ciências Biológicas. In: Lúcia Gracia Ferreira. (Org.). Docência, currículo e formação: experiências, perspectivas e desafios. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 131-145.

2.
KIRSCH, D. B.. Formação de instrutores para o ensino militar: a docência em questão. In: Lúcia Gracia Ferreira;Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 203-216.

3.
KIRSCH, D. B.; AUGUSTI, Débora Toniolo ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Mediações Pedagógicas no Processo de Construção da Leitura e da Escrita: as atividades em circuito. In: Doris Pires Vargas Bolzan. (Org.). Leitura e Escrita: ensaios sobre alfabetização. 1ed.Santa Maria: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 31-41.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KIRSCH, D. B.. MESTRADO EM EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. In: IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP AN, 2014, São Paulo. Anais do IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014. p. 1350-1358.

2.
KIRSCH, D. B.. Formação do professor pesquisador: análise paradigmática das dissertações em Educação Sociocomunitária. In: Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento, 2014, Sorocaba/SP. Anais Eletrônicos - Seminário Internacional de Educação Superior. Sorocaba: Universidade de Sorocaba/UNISO, 2014. p. 1-11.

3.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . Ensino Superior Militar: concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender na Academia da Força Aérea. In: V Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM, 2013, Resende. Anais do V Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM, 2013.

4.
KIRSCH, D. B.. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO SUPERIOR MILITAR. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Araraquara/SP: Junqueira&Marin Editores, 2012. v. 3. p. 1-8.

5.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . Prática docente: os instrutores militares na Academia da Força Aérea. In: IV Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IV Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM, 2012. v. 1. p. 72-76.

6.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES MILITARES. In: III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar, 2011, Pirassununga/SP. Anais do III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar, 2011. p. 1-11.

7.
KIRSCH, D. B.. A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES MILITARES NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. p. 1-8.

8.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de professores: a iniciação científica e suas repercussões no processo formativo de egressas do Curso de Pedagogia. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008.

9.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: as pedagogas inseridas na iniciação científica. In: II Seminário Nacional - V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de Inclusão Social, 2007, Santa Maria/RS. Anais do II Seminário Nacional - V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de Inclusão Social, 2007. p. 1-10.

10.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Educação Superior: a iniciação científica na formação inicial de pedagogas. In: IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior, 2007, Santa Maria. Anais do IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior, 2007. p. 1-8.

11.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica e a repercussão no processo formativo inicial de professores. In: XI Seminário Internacional de Educação - Formação de professores: a prática pedagógica e o trabalho na diversidade, 2006, Cachoeira do Sul. Anais do XI Seminário Internacional de Educação - Formação de professores: a prática pedagógica e o trabalho na diversidade, 2006.

12.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: espaço para pedagogas inserirem-se na iniciação científica. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências -, 2006, Santa Maria/ RS. Anais do II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências -. Santa Maria/RS: FACOS - UFSM, 2006.

13.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. In: 12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e sociedade: Perspectivas educacionais do século XXI, 2006, Santa Maria. Anais do 12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e sociedade: Perspectivas educacionais do século XXI. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, 2006.

14.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Educação Superior: a formação inicial de professores e a iniciação científica. In: X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em mudança, 2005, Porto Alegre, 2005.

15.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; ALBUQUERQUE, Maria Aparecida ; RIBEIRO, Ana Claudia Gonçalves ; CAVALHEIRO, Rejane . Espaço para (re)construção de concepções sobre a leitura e a escrita: atividades diversificadas em sala de aula. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2004, Curitiba/PR. Anais do XII ENDIPE, 2004. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KIRSCH, D. B.. ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: Semana de Educação da UEL 2017 ?Educação e Dilemas Contemporâneos?, 2017, Londrina/PR. Anais da Semana de Educação da UEL 2017 ?Educação e Dilemas Contemporâneos?. Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina/UEL, 2017. p. 1751-1758.

2.
KIRSCH, DEISE B.; DOI, A. C. . Formação inicial de professores e o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. In: XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduacão em Educação do Departamento de Educação, 2015, Londrina. Anais da XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduacão em Educação do Departamento de Educação. Londrina: Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2015. p. 1-5.

3.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica e suas contribuições na formação inicial dos professores. In: IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - 1º Salão de Iniciação Científica, 2005, Santa Maria. Anais do IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2005, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KIRSCH, DEISE B.; DOI, A. C. . Formação inicial de professores e o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. In: IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015, Paranaguá. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Curitiba: IFPR, 2015. v. 4.

2.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . O perfil do aluno de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná.. In: IV Semana de Integração do IFPR/Campus Londrina: Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultural, 2015, Londrina. Anais da IV Semana de Integração do IFPR/Campus Londrina: Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultural. Londrina: IFPR, 2015.

3.
KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K. . Formação do professor pesquisador: análise paradigmática das dissertações em Educação Sociocomunitária. In: Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento, 2014, Sorocaba/SP. Caderno de Resumos, 2014. p. 61-61.

4.
KIRSCH, D. B.. Iniciar na pesquisa: caminho possível na formação das pedagogas. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara/SP. Anais do IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

5.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; Marchesan, A. P. ; Lopes, C. M. . Educação Superior e aprendizagem docente: a construção da professoralidade. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre/RS. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008.

6.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica na formação inicial de professores. In: XX Jornada Acadêmcia Integrada, 2006, Santa Maria. Anais XX JAI - UFSM, 2006.

7.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de pedagogas e a iniciação científica: uma experiência na Educação Superior. In: II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional, 2006, Porto Alegre. Anais do II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional, 2006.

8.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Percurso formativo na profissionalização docente: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no Ensino Superior: Desenvolvimento Profissional do Docente e o Desempenho dos Alunos, 2006, Porto Alegre/RS. Anais do IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no Ensino Superior: Desenvolvimento Profissional do Docente e o Desempenho dos Alunos, 2006.

9.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. In: 12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e sociedade: Perspectivas educacionais do século XXI, 2006, Santa Maria. Anais do 12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e sociedade: Perspectivas educacionais do século XXI. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, 2006.

10.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Iniciação Científica no Ensino Superior: uma possibilidade na formação inicial das pedagogas. In: XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE - Educação e Inclusão Social, 2006, Águas de Lindóia/SP. Anais do XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Campinas/SP: FE/UNICAMP, 2006.

11.
KIRSCH, D. B.. A formação inicial de professores e a iniciação científica: construções epistemológicas sobre a docência. In: IV Congresso Internacional e Educação - A Educação nas Fronteiras do Humano, 2005, São Leopoldo. Anais do IV Congresso Internacional e Educação - A Educação nas Fronteiras do Humano, 2005.

12.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica e suas contribuições na formação inicial de professores. In: IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - 1º Salão de Iniciação Científica, 2005, Santa Maria. Anais do IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - 1º Salão de Iniciação Científica, 2005.

13.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de professores e iniciação científica: rupturas e possibilidades acerca das construções epistemológicas sobre a docência. In: VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de educação Popular - Educar para a solidariedade, a justiça e a paz, 2005, Santa Maria. Anais do VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular, 2005. p. 104-104.

14.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: Reunião Regional da SBPC - RS Ciência e o cotidiano: construindo saberes, 2004, Santa Maria, 2004.

15.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Atividades diversificadas na escola: espaço para (re)construção das concepções acerca da lecto-escrita. In: Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível, 2004, Porto Alegre, 2004.

16.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Construções Pedagógicas e epistemológicas do professor alfabetizador em formação. In: Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível, 2004, Porto Alegre, 2004.

17.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Atividades diversificadas de leitura e de escrita em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres. In: Congresso Nacional de Educação - O novo, o complexo e o contemporâneo na Educação, 2004, Caxias do Sul. Anais do Congresso Nacional de Educação - O novo, o complexo e o contemporâneo na Educação, 2004.

18.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. In: Congresso Nacional de Educação - O novo, o complexo e o contemporâneo na Educação, 2004, Caxias do Sul. Anais do Congresso Nacional de Educação - O novo, o complexo e o contemporâneo na Educação, 2004.

19.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

20.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Construções Pedagógicas e epistemológicas: a formação do alfabetizador. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria, 2004.

21.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Atividades diversificadas em sala de aula: repensando saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. In: XV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia, 2004, Santa Maria. Anais da XV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia, 2004.

22.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; FREITAS, Silvana Martins de . Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. In: Programa de Licenciatura - PROLICEN, 2004, Santa Maria. Anais do PROLICEN/2004, 2004.

23.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Atividades diversificadas em sala de aula: a ludicidade como elemento mediador da lecto-escrita. In: 1º Encontro Nacional sobre Ludicidade e Educação, 2003, Santa Maria. Anais do 1º Encontro Nacional sobre Ludicidade e Educação, 2003.

24.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . O professor alfabetizador em formação: construções pedagógicas e epistemológicas. In: XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diversidade, 2003, Santa Maria. Anais da XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diverisdade, 2003.

25.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; RICHARDT, Elisa Cristina . Construções pedagógicas e epistemológicas na formação do alfabetizador. In: III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império, 2003, São Leopoldo. Anais do III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império. v. 7. p. 120-120.

26.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre a lecto-escrita: atividades diversificadas na escola. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. Anais da XVIII Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2003.

27.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . O aluno/professor do Curso de Pedagogia e alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. Anais da XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

28.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Atividades diversificadas em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. In: Fórum de educação - Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores, 2003, Santa Maria. Anais do Fórum de Educação Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores, 2003.

29.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . O professor alfabetizador e a formação profissional: reflexões sobre saberes e fazeres. In: Fórum de educação - Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores, 2003, Santa Maria. Anais do Fórum de educação Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores, 2003.

30.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Compartilhar e reconstruir saberes sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diversidade, 2003, Santa Maria. Anais da XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação, 2003.

31.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Práticas alfabetizadoras: atividades diversificadas na sala de aula. In: III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império, 2003, São Leopoldo. Anais do III Congresso Internacional de Educação, 2003. v. 7.

32.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; RICHARDT, Elisa Cristina ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Práticas alfabetizadoras: compartilhar e reconstruir saberes sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003.

33.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; RICHARDT, Elisa Cristina ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Formação profissional: construções pedagógicas e epistemológicas acerca da lecto-escrita.. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais da XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003.

34.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; RICHARDT, Elisa Cristina ; GONÇALVES, Ana Claudia ; ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar ; ÁVILA, Vera Maria Zambrano . O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. In: Programa de Licenciatura - PROLICEN, 2003, Santa Maria, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
KIRSCH, D. B.; BARBOSA, M. . Componentes Curriculares Pedagógicos: uma análise para a formação dos professores em Ciências Biológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
KIRSCH, D. B.; BARBOSA, M. ; FERNANDES, J. M. . Abordagens teóricas de Piaget e Vygotsky e sua repercussão nos processos escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
KIRSCH, D. B.. Formação Inicial de Professores em Ciências Biológicas: uma análise dos componentes curriculares pedagógicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
KIRSCH, D. B.. VI Congresso Brasileiro de Educação CBE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KIRSCH, D. B.; AGUIAR, J. S. H. ; MARQUES, L. C. ; CYPRIANO, P. A. . Oficina Interdisciplinar em Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KIRSCH, D. B.. ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . Características socioeducativas e motivações para a carreira docente dos alunos do curso de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
KIRSCH, D. B.. ANÁLISE PARADIGMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DO CURSO MESTRADO EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . Formação inicial de professores e o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KIRSCH, D. B.. O aluno do curso de licenciatura em Ciências Biológicas: perfil e motivação para a carreira docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . O perfil do aluno de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KIRSCH, D. B.; DOI, A. C. . Formação do professor de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KIRSCH, D. B.. MESTRADO EM EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
KIRSCH, D. B.. EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
KIRSCH, D. B.. Formação do professor pesquisador: análise paradigmática das dissertações em Educação Sociocomunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KIRSCH, D. B.; BISSOTO, M. L. A. C. . Processo formativo do instrutor militar: a importância do contexto sociocomunitário na aprendizagem da docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KIRSCH, D. B.. Os diferentes espaços para a atuação do profissional pedagogo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . Ensino superior militar: concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender na Academia da Força Aérea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . Prática docente: os instrutores militares na Academia da Força Aérea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KIRSCH, D. B.. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES MILITARES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. . Ensino Superior: os instrutores militares e sua formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
KIRSCH, D. B.. A formação superior do cadete da AFA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; Lopes, C. M. ; Marchesan, A. P. . Educação Superior e aprendizagem docente: a construção da professoralidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de professores: a iniciação cinetífica e suas repercussões no processo formativo de egressas do Curso de Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: as pedagogas inseridas na iniciação científica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
KIRSCH, D. B.. Educação Superior: a iniciação científica na formação inicial de pedagogas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica na formação inicial de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de pedagogas e a iniciação científica: uma experiência na Educação Superior. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
KIRSCH, D. B.. Características e Expectativas dos Cursos de Graduação - Pedagogia e Educação Especial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica e a repercussão no processo formativo inicial de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: espaço para pedagogas inserirem-se na iniciação científica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Percurso formativo na profissionalização docente: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de professores: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
KIRSCH, D. B.. Formação inicial de professores e iniciação científica:rupturas e possibilidades acerca das construções epistemológicas sobre a docência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
KIRSCH, D. B.. A formação inicial de professores e a iniciação científica: construções epistemológicas sobre a docência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
KIRSCH, D. B.. Educação Superior: a formação inicial de professores e a iniciação científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A iniciação científica e suas contribuições na formação inicial dos professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação inicial de professores: a experiência formativa a partir da iniciação científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
KIRSCH, D. B.. A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini . Atividades diversificadas de leitura e de escrita em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
KIRSCH, D. B.. Construções Pedagógicas e Epistemológicas do professor alfabetizador em formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
KIRSCH, D. B.. Atividades diversificadas na escola: espaço para (re)construção das concepções acerca da lecto-escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
KIRSCH, D. B.; FREITAS, Silvana Martins de . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
KIRSCH, D. B.. Compartilhar e reconstruir saberes sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
KIRSCH, D. B.. Atividades diversificadas em sala de aula: a ludicidade como elemento mediador da lecto-escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
KIRSCH, D. B.. Atividades diversificadas em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
KIRSCH, D. B.. Práticas Alfabetizadoras: compartilhar e reconstruir saberes sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
KIRSCH, D. B.. Práticas alfabetizadoras: atividades diversificadas na sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
KIRSCH, D. B.. Construções Pedagógicas e Epistemológicas na formação do alfabetizador. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
KIRSCH, D. B.. Formação Profissional: construções pedagógicas e epistemológicas acerca da lecto-escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KIRSCH, D. B.. Educação Sociocomunitária: tecendo saberes. Americana: Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2014 (Resenha).

2.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; FREITAS, Silvana Martins de . Experiências Didáticas - Atividades Diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2005 (Resumo Expandido - Caderno Didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
KIRSCH, D. B.. Histolossário: desenvolvimento de um aplicativo móvel para o ensino de Histologia.. 2017. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

2.
KIRSCH, D. B.. Análise ergonômica da plataforma acadêmica Karavellas. 2017. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

3.
KIRSCH, D. B.. Desenvolvimento de jogo digital para auxílio no processo de ensino e aprendizagem de Astronomia. 2017. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

4.
KIRSCH, D. B.. Projeto de Extensão Educação e Ludicidade: reflexões sobre o lúdico na formação de professores.. 2017. (Avaliadora de trabalho).

5.
KIRSCH, D. B.. A comparação entre o modelo 'tradicional' e o modelo 'Sala de aula invertida': aplicação no curso técnico concomitante/subsequente em Eletrotécnica. 2017. (Avaliadora de trabalho).

6.
TARDELLI JUNIOR, S. ; KIRSCH, D. B. . Análise da usabilidade de um aplicativo voltado ao ensino da matemática básica. 2016. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

7.
SILVA, C. B. ; KIRSCH, D. B. . Análise do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do Ensino Médio Técnico Integrado no IFPR - Campus Londrina. 2016. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

8.
SANTOS, M. A. M. ; KIRSCH, D. B. . Estudo e análise de religiões do continente africano para desenvolvimento de um blog informativo. 2016. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

9.
OLIVEIRA, D. V. A. ; KIRSCH, D. B. . Desenvolvimento de um sistema de estudo para o ENEM. 2015. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

10.
NEVES, L. T. ; KIRSCH, D. B. . Bancos de dados de conceitos específicos de artes para vestibular de Londrina. 2015. (Banca de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico).

11.
KIRSCH, D. B.. Problematizando o exercício da docência no Ensino Profissional. 2015. (Avaliadora de trabalho).

12.
KIRSCH, D. B.. Peer Instruction no Ensino Superior. 2015. (Avaliadora de trabalho).

13.
KIRSCH, D. B.. Planejamento Didático-Pedagógico: ações e interações na Educação Infantil. 2015. (Avaliadora de trabalho).

14.
KIRSCH, D. B.. Avaliadora de Trabalho na IV Semana de Integração do IFPR/Campus Londrina. 2015. (Avaliadora de trabalho).

15.
KIRSCH, D. B.. Fundamentos da Sociologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
KIRSCH, D. B.. Fundamentos de Sociologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
KIRSCH, D. B.. Fundamentos da Sociologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
KIRSCH, D. B.. Leitura e escrita: uma proposta através de circuitos de atividades lúdicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
KIRSCH, D. B.. Refletindo e re(criando) práticas pedagógicas - Atividades diversificadas em sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KIRSCH, D. B.; SOUSA, F. R.; BARBOSA, S. A. M.. Participação em banca de Nadir Gonçalves de Lima Kneipp. As concepções de professores sobre avaliação em uma escola militar: limites e possibilidades em ensino por competências. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

2.
KIRSCH, D. B.; SANTE, F. R. S.; SOFFNER, R. K.. Participação em banca de Galdino Avelino Cruz. Educação Sociocomunitária do agente comunitário de saúde de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

3.
KIRSCH, D. B.; BARBOSA, S. A. M.; VASCONCELOS, V. O.. Participação em banca de Keila Mourana Marques da Silva. Concepções sobre o ensinar e o aprender na educação de jovens e adultos (FUMEC) e possibilidades de mediação da educaçã popular. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

4.
KIRSCH, D. B.; BISSOTO, M. L. A. C.; BARBOSA, S. A. M.. Participação em banca de Tadeu de Jesus Giatti. Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa como diálogo de Saberes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Teses de doutorado
1.
KIRSCH, D. B.; FERREIRA JR., A.; GODOY, T. R. P.; ZERO, A. H.; FIGUEIRA, K. C. N.. Participação em banca de Carolina Fuzaro Bercho. A educação militar aeronáutica brasileira: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB (1941-1960). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
KIRSCH, D. B.; SOUSA, F. R.; BARBOSA, S. A. M.. Participação em banca de Nadir Gonçalves de Lima Kneipp. As concepções dos professores sobre avaliação em uma escola militar: limites e possibilidades em ensino por competências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

2.
KIRSCH, D. B.; VASCONCELOS, V. O.; BARBOSA, S. A. M.. Participação em banca de Keila Mourana Marques Silva. Concepções sobre o ensinar/aprender na educação de jovens e adultos (EJA I) e possíveis contribuições da educação popular. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

3.
KIRSCH, D. B.; BARBOSA, S. A. M.; BISSOTO, M. L. A. C.. Participação em banca de Tadeu de Jesus Giatti. Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa como diálogo de Saberes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

4.
KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K.; MIRANDA, A. C.. Participação em banca de Wildison Jone Jobim de Souza. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como suporte a um novo modelo educativo: um estudo de caso. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

5.
KIRSCH, D. B.; SOFFNER, R. K.; SANTE, F. R. S.. Participação em banca de Galdino Avelino Cruz. Educação não formal e o agente comunitário de saúde de São Paulo-SP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas; CANCIAN, Viviane Ache; HENZ, Celso Ilgo. Participação em banca de Silvana Martins De Freitas Millani. GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES SOBRE ESTÁGIOS EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KIRSCH, D. B.; CARNIELLO, A.; CARNIELLO, A.. Participação em banca de Kewerson Hugo Pereira de Melo.Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados: Extração de Informações acerca da. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná.

2.
KIRSCH, D. B.. Participação em banca de Ramon Azevedo Corrêa Barcelos Brito.A importância da retórica e sua aplicabilidade na Força Aérea Brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais) - Academia da Força Aérea.

3.
KIRSCH, D. B.; PELEGRINI, M.. Participação em banca de Paulo Ricardo Tavares Rodrigues.Rotina do Corpo de Cadetes e Infra-Estrutura da AFA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais) - Academia da Força Aérea.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
KIRSCH, D. B.; HOLANDA, A. O.; OLIVEIRA, L. F.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Área Pedagogia. 2017. Instituto Federal do Paraná.

2.
KIRSCH, DEISE B.; GAMA, A. F.; KHALIL, O. A. K.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2016. Instituto Federal do Paraná.

3.
KIRSCH, D. B.; ARAUJO, J. P.; VETTORAZZI, M. L. T.. Comissão julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto -Saúde Bucal. 2016. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE.Componentes Curriculares Pedagógicos: uma análise para a formação dos professores em Ciências Biológicas. 2018. (Encontro).

2.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. (Congresso).

3.
V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior, IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS. 2017. (Seminário).

4.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. 2016. (Congresso).

5.
III Fórum das Licenciaturas: Política de Formação dos Profissionais do Magistério para Educação Básica, do Instituto Federal do do Paraná. 2016. (Outra).

6.
IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.Características socioeducativas e motivação para a carreira docente dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. (Seminário).

7.
III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM.ANÁLISE PARADIGMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DO CURSO MESTRADO EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2015. (Seminário).

8.
I Semana da Seção Pedagógica e de Assuntos Estundantis. 2015. (Outra).

9.
IV Semana de Integração do IFPR/Londrina: Mostra de Trabalhos, Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultual.Formação do professor de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná. 2015. (Outra).

10.
Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Experiência de Aprendizagem Mediada. 2015. (Oficina).

11.
XVI Semana da Educação: Desafios atuais para a Educação e VI Simpósio de pesquisa e Pós-Graduação em Educação.Formação inicial de professores e o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2015. (Simpósio).

12.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Processo formativo do instrutor militar: a importância do contexto sociocomunitário na aprendizagem da docência. 2014. (Encontro).

13.
I Seminário Internacional - Autoregulação e motivação: fundamentos para a aprendizagem. 2014. (Seminário).

14.
IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP AN.MESTRADO EM EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2014. (Encontro).

15.
Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento.Formação do professor pesquisador: análise paradigmática das dissertações em Educação Sociocomunitária. 2014. (Seminário).

16.
V Seminário sobre Educação Sociocomunitária.EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2014. (Seminário).

17.
V Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM.Ensino superior militar: concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender na Academia da Força Aérea. 2013. (Encontro).

18.
VIII Encontro Ibero-americano de Educação (8º EIDE).APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A PRÁTICA DE INSTRUTORES MILITARES. 2013. (Encontro).

19.
I Seminário de Educação da EEAR: Desafios e Competências da Educação no âmbito Militar.A formação do instrutor na AFA. 2012. (Seminário).

20.
IV Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar - EPESM.Prática docente: os instrutores militares na Academia da Força Aérea. 2012. (Encontro).

21.
IX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2012. (Congresso).

22.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Ensino Superior Militar: problematizações no âmbito da Academia da Força Aérea. 2012. (Encontro).

23.
III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar.APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES MILITARES. 2011. (Encontro).

24.
II Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar.Ensino Superior: os instrutores militares e sua formação. 2010. (Encontro).

25.
I Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar.A formação superior do cadete da AFA. 2009. (Encontro).

26.
I Seminário de Práticas Pedagógicas da AFA. 2008. (Seminário).

27.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação Superior e aprendizagem docente: a construção da professoralidade. 2008. (Encontro).

28.
IV Simpósio de Educação Superior - Desenvolvimento Profissional Docente - I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior.Educação Superior: a iniciação científica na formação inicial de pedagogas. 2007. (Simpósio).

29.
V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico. 2007. (Seminário).

30.
12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e sociedade: Perspectivas educacionais do século XXI. Formação inicial de professores: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. 2006. (Congresso).

31.
58º Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

32.
II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências -.Formação inicial de professores: espaço para pedgogas inserirem-se na iniciação científica. 2006. (Seminário).

33.
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no Ensino Superior: Desenvolvimento Profissional do Docente e o Desempenho dos Alunos.Percurso formativo na profissionalização docente: a iniciação científica no Curso de Pedagogia. 2006. (Seminário).

34.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2006. (Seminário).

35.
XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE - Educação e Inclusão Social.Iniciação Científica no Ensino Superior: uma possibilidade na formação inicial das pedagogas. 2006. (Encontro).

36.
XX Jornada Acadêmica Integrada.A iniciação científica na formação inicial de professores. 2006. (Outra).

37.
I Encontro Regional Interação universidade-escola na formação de professores.Formação inicial de profesores: a experiência formativa a partir da iniciação científica. 2005. (Encontro).

38.
II Seminário sobre Estágios Curriculares Supervisionados: enfrentando desafios formativos.Formação inicial de professores: a experiência formativa a partir da iniciação científica. 2005. (Seminário).

39.
IV Congresso Internacional de Educação - A Educação nas Fronteiras do Humano. A formação inicial de professores e a iniciação científica: construções epistemológicas sobre a docência. 2005. (Congresso).

40.
IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - 1º Salão de Iniciação Científica.A iniciação científica e suas contribuições na formação inicial dos professores. 2005. (Simpósio).

41.
VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular. Formação inicial de professores e iniciação científica: rupturas e possibilidades acerca das construções epistemológicas sobre a docência. 2005. (Congresso).

42.
X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em mudança.EDUCAÇÃO SUPERIOR: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2005. (Seminário).

43.
Círculo de debates da Escola de Pais. 2004. (Outra).

44.
Congresso Nacional de Educação - O novo, o complexo e o contemporâneo na educação.. A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. 2004. (Congresso).

45.
Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível.Construções pedagógicas do professor alfabetizador em formação. 2004. (Outra).

46.
Reunião Regional da SBPC-RS - O cotidiano e a Ciênica: construindo saberes.Reunião Regional da SBPC-RS - O cotidiano e a Ciênica: construindo saberes. 2004. (Outra).

47.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Rio Grande do Sul.Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2004. (Outra).

48.
Seminário Produção do Conhecimento em Educação Especial. 2004. (Seminário).

49.
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças..Atividades diversificadas: o lúdico presente na alfabetização. 2004. (Oficina).

50.
1º Encontro Nacional sobre Ludicidade e Educação.Atividades diversificadas em sala de aula: a ludicidade como elemento mediador da lecto-escrita. 2003. (Encontro).

51.
Feira das Profissões - V Edição.Feira das Profissões - V Edição. 2003. (Outra).

52.
Fórum de Educação - Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores.Atividades diversificadas em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2003. (Outra).

53.
III Congresso Internacional de Educação Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império. Construções pedagógicas e epistemológicas na formação do alfabetizador. 2003. (Congresso).

54.
Oficina Jogos Boole. 2003. (Oficina).

55.
Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diversidades.Compartilhar e reconstruir saberes sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2003. (Outra).

56.
XVIII Jornada Acadêmica Integrada.Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre lecto-escrita: atividades diversificadas na escola. 2003. (Outra).

57.
1º Semana Acadêmica de Educação - Curso de Pedagogia. 2002. (Outra).

58.
8º Jornada Nacional de Educação. 2002. (Outra).

59.
Feira das Profissões - IV Edição.Feira da Profissões - IV Edição. 2002. (Outra).

60.
II Encontro Latino-Americano para Estudos da Criança. 2002. (Encontro).

61.
II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes, I Seminário Regional de Formação de Professores. 2002. (Seminário).

62.
XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação, Sujeito em Formação. 2002. (Outra).

63.
I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação Mostra em Educação Básica. 2001. (Outra).

64.
Seminário Contemporaneidades II - O Conhecimento. 2001. (Seminário).

65.
Seminário Revolução Farroupilha: Política - Educação - Cultura - Tradição - História. 2001. (Seminário).

66.
Palestra sobre Escrita e Originalidade. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIRSCH, D. B.. XV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional - CADN - Comissão Científica. 2018. (Congresso).

2.
KIRSCH, D. B.. Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTECH). 2017. .

3.
KIRSCH, D. B.; KHALIL, O. A. K. ; BERTOLAZI, K. S. ; PIZARRO, M. V. . IV Semana de Integração do IFPR/Londrina: Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura - I Semana Integrada BiotecBio. 2015. (Outro).

4.
KIRSCH, D. B.. Mostra de Cursos do Instituto Federal do Paraná. 2015. (Outro).

5.
KIRSCH, D. B.. III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2011. (Outro).

6.
KIRSCH, D. B.. Comissão do Concurso Público para Cargos de Professor de Carreira de Magistério Superior da Aeronáutica. 2009. (Concurso).

7.
KIRSCH, D. B.. Membro da Comissão de Recepção aos candidatos oriundos do Exame de Admissão AFA/2009. 2009. (Concurso).

8.
KIRSCH, D. B.; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; FREITAS, Silvana Martins de ; NEUENFELDT, Manuelli Cerolini ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; CORREA, G. C. ; FORGIARINI, M. A. . Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul - Pólo de Santa Maria. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Caroliny Doi. FATORES QUE INFLUENCIARAM NA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Galdino Avelino Cruz. Educação Sociocomunitária do agente comunitário de saúde de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Coorientador: Deise Becker Kirsch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro José de Almeida Leite. Técnicas de ensino na Academia da Força Aérea: uma análise do que ocorre na docência das disciplinas da área de Administração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Oficiais) - Academia da Força Aérea. Orientador: Deise Becker Kirsch.

Iniciação científica
1.
Amanda Caroliny Doi. Formação inicial de professores: o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Deise Becker Kirsch.



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público:

Seleção Pública para Professor Substituto - Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação
Departamento de Fundamentos da Educação - área: Psicologia da Educação - Nota: 7,05 - 29/05//06.

Concurso para o Magistério Público Estadual - Rio Grande do Sul - 8ª Coordenadoria Regional de Educação 
Município de Santa Maria - CPR 01/05 - Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Grau, Área 03, 
Ensino Médio/Educação Profissional - Classificação: 9º lugar, conforme D.O. 21/09/05 (suplemento).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 23:59:04