Cássia Leal da Hora

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9678441426049538
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Cássia Leal da Hora possui Doutorado em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2009) e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, é Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e atua como Coordenadora, Professora e Supervisora do Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Desenvolvimento Atípico, na mesma instituição. É Supervisora no Grupo A.R.P.A - Ampliando Repertório, Produzindo Autonomia, que presta serviços de intervenções baseadas em ABA para indivíduos com TEA, desenvolvimento atípico e dificuldades de aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, pesquisa e intervenção de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento atípico, Transtorno do Espectro Autista, equivalência de estímulos e Formação de profissionais em ABA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássia Leal da Hora
Nome em citações bibliográficas
Da HORA, Cássia Leal

Endereço


Endereço Profissional
Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.
Rua Wanderley - 611
Perdizes
05011001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 36720194
URL da Homepage: www.paradigmaac.org


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Conquistas e Desafios da Análise do Comportamento Aplicada no trabalho para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Questões de Eficácia e de formação de profissionais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Roberto Banaco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: TEA; Prática Baseada em Evidências; ABA; Supervisor; Aplicador.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia Experimental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Procedimento go/no-go com estímulos compostos e relações condicionais emergentes em crianças com autismo.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Paula Debert.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Equivalência de Estímulos; Matching-to-sample; Localização dos Estímulos; go/no-go; Autismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Controle Restrito de Estímulos e ?Autismo?: uma análise de artigos publicados no JABA e no JEAB de 1979 a 2006..
Orientador: Marcelo Frota Benvenuti.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2001




Formação Complementar


2009
Extensão universitária em Habilidades Básicas Terapeuta Analítico-Comportal. (Carga horária: 20h).
Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2017 - 2017
ELOS- Good Behavior Game. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2017 - 2017
Atualização em Investigação e Tratamento Farmacológico do TEA. (Carga horária: 12h).
Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2017 - 2017
MEDIDAS COMPORTAMENTAIS. (Carga horária: 8h).
GRUPO MÉTODO, GM, Brasil.
2017 - 2017
Evidence-Based Practices for Individuals with ASD & Related Disabilities. (Carga horária: 12h).
International School of São Paulo, IS-SP, Brasil.
2015 - 2015
Conceptual Issues in Verbal Behavior. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciando Comportamentos Inadequados. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2014 - 2014
Ensinando Habilidades de Comunicação Críticas. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2010 - 2010
?A farmacologia prática de que todo psicólogo Prec. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Comportamento aplicada. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
PEP-R Perfil Psico Educacional Revisado. (Carga horária: 6h).
Associação dos Amigos dos Autistas, AMA, Brasil.
2008 - 2008
Análise do Comportamento e Cultura. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Tópicos Avançados em Análise do Comportamento. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Políticas Públicas: Contribuições da Análise do Co. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Modelos Experimentais de Psicopatologia. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Comportamento, Variação e Seleção.. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação em Terapia-Comportamental Infantil. (Carga horária: 90h).
Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Liberal

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Professora Liberal

Atividades

08/2014 - 12/2017
Ensino, Aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) - São Luís/MA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias para o enfraquecimento de repertório comportamental: diminuição de comportamentos problema (13hrs)
Inclusão Escolar: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (13hrs)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino (15 hrs)
02/2016 - 07/2016
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino
08/2015 - 12/2015
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino
01/2011 - 12/2015
Direção e administração, Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Especialização (Qualificação Avançada) em ABA ao TEA e Desenvolvimento Atípico.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino
08/2014 - 12/2014
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuições Interdisciplinares (25 hrs)
Estruturas e Característica de Treino (15hrs)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) - Recife/PE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Generalização e Manutenção de Mudança Comportamental (13hrs)
Inclusão Escolar: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (13hrs)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) - São Luís/MA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias para o enfraquecimento de repertório comportamental: diminuição de comportamentos problema (13hrs)
Inclusão Escolar: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (13hs)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) - Recife/PE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Generalização e Manutenção de Mudança Comportamental (13hrs)
Inclusão Escolar: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (13hrs)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuições Interdisciplinares (25 hrs)
Estruturas e Característica de Treino (15hrs)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino
02/2013 - 07/2013
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estruturas e Característica de Treino
08/2012 - 12/2012
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção de Repertório Comportamental: do processo ao conteúdo (25hrs)
Contribuições Interdisciplinares (25 hrs)
Técnicas e Estratégias Básicas em ABA para Autismo (25hrs)
Supervisão Clínica: atendimento em ABA para autismo (30hrs)
02/2012 - 07/2012
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuições Interdisciplinares (25 hrs)
Técnicas e Estratégias Básicas em ABA para Autismo (25hrs)
Construção de Repertório Comportamental: do processo ao conteúdo (25hrs)
Supervisão Clínica: atendimento em ABA para autismo (25hrs)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conceitos Básicos em Análise do Comportamento (30hrs)
Técnicas e Estratégias Básicas em ABA para Autismo (25hrs)
02/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conceitos Básicos em Análise do Comportamento (30hrs)
Técnicas e Estratégias Básicas em ABA para Autismo (25hrs)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Pós Graduando - Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pós-Graduando - Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES


Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Terapeuta
Outras informações
Terapia comportamental para adolescentes, adultos, casais e família


Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora e Orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. Coordenadora, Professora, Supervisora e Orientadora de Monografia no do Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico.

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, .

01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, .

01/2015 - Atual
Direção e administração, Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em ABA ao TEA e Desenvolvimento Atípico.
02/2011 - Atual
Ensino, Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conceitos Básicos em Análise do Comportamento
Características e Estruturas de Ensino
Currículo: do processo ao conteúdo
Contribuições Interdisciplinares
Avaliação Comportamental
Técnicas e Estratégias Básicas
Intervenção em repertório comportamental complexo
09/2016 - 09/2016
Ensino, Orientação Parental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relação com irmãos e outros membros da família
10/2014 - 10/2014
Ensino, Orientação Parental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Luto e doença: como orientar os pais / Relação com irmãos e outros membros da família


Linhas de pesquisa


1.
Processos Grupais e Culturais

Objetivo: Há muitos anos a Análise do Comportamento Aplicada tem se ocupado de problemas advindos de práticas culturais que podem ser manipuladas por meio de contingências sociais. Dois temas/problemas/objetos de estudo se delineiam a partir da prática dos profissionais do Paradigma: Um deles se ocupará de questões ligadas à sustentabilidade social (divisão e criação de recursos econômicos, planejamento familiar etc). Outro núcleo encontra-se preocupado com o tema da sustentabilidade ambiental (preservação de recursos naturais, consumo sustentável etc.)..
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada; Transtorno do Espectro Autista; Desenvolvimento atípico; Inclusão Escolar; Ambiente Social dos Indivíduos com TEA.
2.
O Desenvolvimento do repertório comportamental do Indivíduo

Objetivo: Parte dos problemas e preocupações humanos refere-se ao desenvolvimento de um cidadão cujo repertório seja efetivo nos diferentes aspectos de sua interação com o contexto físico e social, e que seja capaz de assumir seu papel transformador na sociedade. Por diversas razões, o repertório de um indivíduo pode ser inefetivo, insuficiente ou mesmo inadequado ao convívio social. Esta linha de pesquisa procura responder ao estudo de processos de aquisição de repertório comportamental de maneira a aproximar o indivíduo que seja alvo da intervenção da sua participação junto ao grupo. É uma linha de pesquisa que visa o estudo de vários temas/problemas/objetos de estudo, a saber: Clínica, Desenvolvimento atípico, Organizações, Esportes, Educação, Orientação Profissional, Formação do ?self?..
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada; Transtorno do Espectro Autista; Desenvolvimento atípico.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Melhorando o ambiente social de crianças diagnosticadas com TEA
Descrição: O fenômeno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido abordado pela Análise do Comportamento Aplicada de diversas formas. Um destaque especial é dado à manipulação do ambiente social em que o indivíduo diagnosticado com TEA está inserido (e. g., a escola, o lar, ambientes de lazer). Este projeto se dedica a mudar o grupo social do indivíduo diagnosticado com TEA de forma a que este indivíduo possa aprender e se relacionar mais e melhor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cássia Leal da Hora - Coordenador / Jéssia Bianca de Souza - Integrante / Stéfanie Aparecida Azevedo Malta - Integrante / Renata Siqueira Bresser Dores - Integrante / Najra Danny Pereira Lima - Integrante.Número de orientações: 4
2017 - Atual
Promovendo práticas educacionais produtivas e inclusivas nos ambientes coletivos de indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou Desenvolvimento Atípico.
Descrição: Dentre as muitas variáveis que podem favorecer o exercício da autonomia por um indivíduo com TEA, destacam-se a abordagem de ensino utilizada para o desenvolvimento do seu repertório e formação ou domínio tecnológico dos diferentes agentes de ensino do seu convívio (ex. professores, familiares, cuidadores, terapeutas, etc.). Intervenções que busquem promover o desenvolvimento de habilidades comportamentais devem considerar não apenas a pessoa com TEA ou desenvolvimento atípico, mas também o seu ambiente social, seja no âmbito familiar, escolar ou da comunidade (ex. supermercados, parques, restaurantes, etc.). Desta forma, as pesquisas deste projeto visam contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da área, na medida em que pretendem revisar, avaliar, aprimorar ou desenvolver estratégias para ensino de habilidades, manejo comportamental e formação dos diferentes agentes educacionais, implementadas em ambientes coletivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Desenvolvendo a autonomia do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista ou Desenvolvimento Atípico.
Descrição: A partir dos pressupostos teóricos da Análise do Comportamento Aplicada, o projeto busca revisar e desenvolver pesquisas que visem aprimorar estratégias de ensino para promoção da autonomia em indivíduos com TEA por meio da ampliação, do fortalecimento e/ou do enfraquecimento de repertório comportamental que, quando em déficit ou excesso, comumente produzem prejuízos em suas habilidades de interação social e afetam a sua qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (5) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cássia Leal da Hora - Coordenador / Naiara Adorna da Silva - Integrante / Cintia Perez Duarte - Integrante / Rodolfo Ribeiro Dib - Integrante / Andrea Luciane Cordeiro de Araujo Silva  - Integrante / Renata Siqueira Bresser Dores - Integrante / Najra Danny Pereira Lima - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Analista do Comportamento, Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2015
Doutora em Psicologia Experimental, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP.
2009
Mestre em Psicologia Experimental, Instituto e Psicologia da Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Da HORA, Cássia Leal2016Da HORA, Cássia Leal. O papel do Transtorno do Espectro Autista na definição de parâmetros para a aplicação baseada em ABA com qualidade de onde viemos e para onde vamos. Boletim Paradigma, v. 11, p. 3-10, 2016.

2.
P. S, G.2013P. S, G. ; BUOSI, C. B ; Da HORA, Cássia Leal ; MALAVAZZI, D. M. ; SOUZA, F. O ; LUPERI, M ; AZOUBEL, M ; BOAVISTA, R. R. C . Desempenho de Crianças com Autismo em Tarefas de SMTS por Identidade: Efeitos do Tipo e da Ordem de Apresentação dos Estímulos. Addictive Behaviors, v. 16, p. 30-51, 2013.

3.
BENVENUTI, M. F.2008BENVENUTI, M. F. ; PANETA, P. ; Da HORA, Cássia Leal ; FERRARI, S. . Comportamento supersticioso em esquemas múltiplos: estudo sobre a interação do comportamento verbal com o comportamento mantido por relação acidental com reforço.. Interação em Psicologia (Online), v. 12, p. 35-50, 2008.

4.
Da HORA, Cássia Leal2007Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. . Controle restrito em uma tarefa de matching-to-sample com estímulos compostos: avaliação do desempenho de uma criança diagnosticada com autismo.. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 3, p. 29-45, 2007.

5.
PANETA, P.2007PANETA, P. ; Da HORA, Cássia Leal ; BENVENUTI, M. F. . Efeitos de instruções que sugerem contingências resposta-mudança ambiental sobre desempenho em VR, extinção e apresentação de pontos independentes do responder.. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. IX, p. 277-287, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
Da HORA, Cássia Leal. Procedimentos de dicas e correções de erros: para que servem e como utilizar?. In: Cíntia Perez Duarte; Luciana Coltri e Silva; Renata de Lima Velloso. (Org.). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018, v. , p. 72-126.

2.
DUARTE, Cintia Perez ; Da HORA, Cássia Leal . Intervenção em grupo para o desenvolvimento de habilidades sociais. In: Cíntia Perez Duarte; Luciana Coltri e Silva; Renata de Lima Velloso. (Org.). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018, v. , p. 311-329.

3.
COELHO, A. ; Da HORA, Cássia Leal ; DEBERT, P. . Controle de Estímulos na Crônica "O Verdadeiro José" de Luis Fernando Veríssimo. Sobre Comportamento e Cognição. : ESETEC, 2009, v. , p. -.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Da HORA, Cássia Leal; DEBERT, P. ; PEREZ, W. . Procedimento go/no-go com estímulos compostos para estabelecer relações condicionais emergentes em crianças diagnosticadas com ?autismo?.. In: XVII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL ? ABPMC, 2008, Campinas. Anais ABPMC 2008, 2008.

2.
Da HORA, Cássia Leal; DEBERT, P. . Procedimento go/no-go com estímulos compostos para estabelecer relações condicionais emergentes em crianças diagnosticadas com ?autismo?.. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais SBP 2008, 2008.

3.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. . Controle restrito em uma tarefa de matching-to-sample com estímulos compostos: avaliação do desempenho de uma criança diagnosticada com autismo.. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental., 2007.

4.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. . Controle Restrito em uma tarefa de matching-to-sample com estímulos compostos: avaliação de desempenho de uma criança diagnosticada com autismo.. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

5.
Da HORA, Cássia Leal; Godoi, Juliana ; DORIGON, L. T. ; KARNAKIS, S. ; SAMBO, T. M. ; AZEVEDO, F. B. . O conceito de reforço nos manuais para pais e para-profissionais de pessoas com desenvolvimento atípico: uma análise crpitica a partir de Skinner (1953/1998). In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

6.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; ANDERY, M. A. P. A. ; MONTANS, M. P. ; PESSOA, C. B. ; SERIO, T. M. A. P. . Buscando Soluções para Resolver Problemas no Estabelecimento de Controle de Estímulos. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

7.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; PATSKO, C. ; BANACO, R. A. ; PARUCKER, F. ; COSTA, C. E. . Pesquisa Básica com não humanos e humanos: questões recentes de procedimento e implicações para a análise do comportamento humano.. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

8.
Da HORA, Cássia Leal; GORESTEIN, G. ; FONSECA, R. ; COSTIVELLI, M. ; ASSIS, F. R. P. ; SILVA, M. A. . Intervenções comportamentais em sala de aula: replicação de Myers e Holland (2000). In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

9.
Da HORA, Cássia Leal; Trovó, Bruno ; Rey, Daniel D. ; Braide, Priscilla S. ; Godoi, Juliana ; Guilhardi, Cintia . A importância da avaliação de habilidades básicas de aprendizagem (ABLA) para planrjamento da intervenção comportamental em crianças com desenvolvimento atípico. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas - SP. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

10.
Fonai, Ana C. ; Da HORA, Cássia Leal ; Gioia, Paula . Projeto de Inclusão: A preparação do professor. In: XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2005, CAMPINAS. XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2005.

11.
Da HORA, Cássia Leal; COSTIVELLI, M. ; SILVA, M. A. ; FONSECA, R. ; ASSIS, F. R. P. ; GORESTEIN, G. . Intervenções Comportamentais em Sala de Aula: Os professores consideram a Função do Comportamento? Uma Replicação do Estudo de Myers e Holland (2000). In: ABPMC & ABA XII Encontro Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamenal e II Encontro Internacional da Associação de Análise do Comportamento, 2004, Campinas - SP - Brasil. ABPMC & ABA XII Encontro Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamenal e II Encontro Internacional da Associação de Análise do Comportamento, 2004. v. 0. p. 0-0.

12.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; PANETA, P. . Instruções e Responder Supersticioso em Esquemas Múltiplos. In: ABPMC & ABA XII Encontro Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamenal e II Encontro Internacional da Associação de Análise do Comportamento, 2004, Campinas - SP - Brasil. ABPMC & ABA XII Encontro Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamenal e II Encontro Internacional da Associação de Análise do Comportamento, 2004. v. 0. p. 0-0.

Apresentações de Trabalho
1.
Da HORA, Cássia Leal. Um por todos e todos por um: contingências de grupo na sala de aula de alunos com Transtorno do Espectro Do Autismo (TEA). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Da HORA, Cássia Leal. Primeiros Passos: Estratégias Naturalisticas no ensino de crianças com TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Da HORA, Cássia Leal. Estratégias em Análise do Comportamento para alfabetização de pessoas com TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Da HORA, Cássia Leal. Ensino Incidental: uma possibilidade de fazer Ensino Naturalístico no dia a dia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Da HORA, Cássia Leal. Análise do Comportamento Aplicada e o Transtorno do Espectro Autista: principais características das intervenções baseadas em ABA para desenvolvimento atípico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Da HORA, Cássia Leal; MARTONE, M. C. . Análise do Autismo por meio do Filme Snow Cake. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Da HORA, Cássia Leal; Godoi, Juliana ; DORIGON, L. T. ; KARNAKIS, S. ; SAMBO, T. M. ; AZEVEDO, F. B. . O conceito de reforço nos manuais para pais e para-profissionais de pessoas com desenvolvimento atípico: uma análise crpitica a partir de Skinner (1953/1998). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; ANDERY, M. A. P. A. ; PESSOA, C. B. ; SERIO, T. M. A. P. ; MONTANS, M. P. . Buscando Soluções para Resolver Problemas no Estabelecimento de Controle de Estímulos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; ANDERY, M. A. P. A. ; MONTANS, M. P. ; SERIO, T. M. A. P. ; PESSOA, C. B. . Pesquisa Básica com não humanos e humanos: questões recentes de procedimento e implicações para a análise do comportamento humano.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Fonai, Ana C. ; Da HORA, Cássia Leal ; Gioia, Paula . Inclusão Escolar: A Preparação do professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Da HORA, Cássia Leal; Guilhardi, Cintia ; Godoi, Juliana ; Trovó, Bruno ; Rey, Daniel D. ; Braide, Priscilla S. . A importância da Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem (ABLA) para o planejamento da Intervenção comportamental com crianças com Desenvolvimento atípico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Da HORA, Cássia Leal; ASSIS, F. R. P. ; COSTIVELLI, M. ; FONSECA, R. ; GORESTEIN, G. ; SILVA, M. A. . Intervenções Comportamentais em Sala de Aula: Os professores consideram a Função do Comportamento? Uma Replicação do Estudo de Myers e Holland (2000). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. ; PANETA, P. . Instruções e Responder Supersticioso em Esquemas Múltiplos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Da HORA, Cássia Leal. Projeto Pedagógico Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA. 2017.

Processos ou técnicas
1.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2017.

2.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2016.

3.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2015.

4.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2014.

5.
Da HORA, Cássia Leal. Professora convidada do curso de pós-graduação e Aprimoramento Orientação Parental: Rivalidade entre irmãos. 2014.

6.
Da HORA, Cássia Leal. Professora convidada do curso de pós-graduação e Aprimoramento Orientação Parental: Aula Luto Infantil. 2014.

7.
Da HORA, Cássia Leal. Curso de Verão em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC/SP. 2014.

8.
Da HORA, Cássia Leal. Curso de Verão em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC/SP. 2014.

9.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação e aprimoramento intitulado Curso de aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) às intervenções para o TEA ? Núcleo Paradigma. 2014.

10.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2013.

11.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2012.

12.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenadora do curso de formação de Equipe multidisciplinar da APAE Várzea Paulista. Intervenção Precoce em Crianças Desenvolvimento Atípico por meio do uso de ABA (Análise Aplicada do Comportamento). 2012.

13.
Da HORA, Cássia Leal. Monitora da Disciplina de Mestrado do PEXP/ PUCSP Pesquisa Supervisionada. 2012.

14.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenação do curso de pós graduação, Especialização de Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. 2011.

15.
Da HORA, Cássia Leal. Coordenadora do curso de formação de Equipe multidisciplinar da APAE Barueri. Intervenção Precoce em Crianças Desenvolvimento Atípico por meio do uso de ABA (Análise Aplicada do Comportamento). 2011.

16.
Da HORA, Cássia Leal. Participação como aluna ouvinte do curso de mestrado do PEXP/PUCSP: Análise Funcional de Problemas Psicopatológicos. 2011.

17.
Da HORA, Cássia Leal. Participação como aluna ouvinte do curso de mestrado do PEXP/PUCSP: Controle Aversivo. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Da HORA, Cássia Leal. Applied Behaviour Analysis ABA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Da HORA, Cássia Leal. Técnicas e Estratégias Baseadas em Evidências para Intervenção com TEA: ABA da Teoria à Prática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Da HORA, Cássia Leal. Parecerista: Edital PIBIC,PIBIC-Af, PIBITI e ICT - ProPq 001/2018 - UFSCar - 2018/2019 (sem remuneração). 2018. (Parecerista).

3.
Da HORA, Cássia Leal. Curso de Férias - Leitura e Escrita: programação para indivíduos com TEA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Da HORA, Cássia Leal; COIMBRA, C. S. F. N. . Leitura e Escrita: Programação para Indivíduos com TEA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOMES, Maricy Shiokawa ; Da HORA, Cássia Leal . Problemas Alimentares: Guia Informativo para pais de Crianças com TEA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Informativo para Familiares de Crianças com TEA).

6.
Da HORA, Cássia Leal. Definindo e Explorando o Ensino Naturalístico para Indivíduos com TEA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Da HORA, Cássia Leal. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Da HORA, Cássia Leal. Colaboração entre o fonoaudiólogo e a equipe multidisciplinar: uso da abordagem ABA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Da HORA, Cássia Leal; TUFOLO, A. P. . Parecer da monografia: Confecção de parece sobre o trabalho de Alice Passos Tufolo. VBMAPP. Uma padronização na coleta de dados e inserção de pais. 2015. (Parecerista).

10.
Da HORA, Cássia Leal; GUEDES, L. A. . Parecer da monografia: Comparação entre vídeo-modelação ao vivo no ensino de habilidades para crianças com autismo. 2015. (Parecerista).

11.
Da HORA, Cássia Leal; ALVES, R. F. B. . Parecer da Monografia: Efeitos do procedimento de emparelhamento de identidade com resposta construída na escrita de uma criança com autismo. 2015. (Parecerista).

12.
Da HORA, Cássia Leal; MERCALDI, M. . Parecer de Monografia: Aplicação de procedimentos comportamentais por pais de crianças. 2015. (Parecerista).

13.
Da HORA, Cássia Leal. Parecerista da comissão científica do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Parecerista).

14.
Da HORA, Cássia Leal. Atividades de vida diária: definição e procedimentos de ensino.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Da HORA, Cássia Leal; SALES, T. . Estrutura e Características de Treino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
Da HORA, Cássia Leal. Autismo: Suportes Visuais para o ensino do repertório comportamental funcional.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Bruni, A. R. ; Gadia, C. ; Marco, C. L. ; Da HORA, Cássia Leal ; Guilhardi, Cintia ; Romano, C. ; Bordini, D. ; Portolese, J. ; BAGAIOLO, L. ; Macedo, L. M. ; MARTONE, M. C. ; Andrade, M. ; MENDES, M. H. O. S. ; DUARTE, V. R. . Cartilha Autismo e Educação.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Instrucional Impressa).

18.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. . AVALIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DE RESPOSTA DE OBSERVAÇÃO PARA IDENTIFICAR E CORRIGIR CONTROLE RESTRITO DE ESTÍMULOS EM UMA TAREFA DE LEITURA COM UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO. 2006. (Relatório de pesquisa).

19.
Da HORA, Cássia Leal; BENVENUTI, M. F. . Relações entre regras e comportamento mantido por relação acidental com reforços: efeitos de instruções mínimas ou Incoerentes sobre o desempenho em esquemas múltiplos. 2003. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
Da HORA, Cássia Leal; MARTONE, M. C. . Snow Cake - Um Certo Olhar. 2009 (Cinema Paradigma - Debate) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Da HORA, Cássia Leal; BANACO, R. A.; VILAS BOAS, D. L. O.. Participação em banca de Lúcia Carina Carneiro dos Santos Soares. Programa de Facilitação de Aquisição do Comportamento Verbal de Crianças com Transtorno do Espectro Autista via Cuidadores. 2018.

2.
ELIAS, N. C.; NASCIMENTO, M. M.; Da HORA, Cássia Leal. Participação em banca de Sabrina David de Oliveira. Correlação entre os resultados de avaliações neuropsicológicas e o desempenho em discriminação condicional com crianças com transtorno do espectro autismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, M. E. M.; LUNA, S. V.; GLOIA, P. S.; COIMBRA, C. S. F. N.; Da HORA, Cássia Leal. Participação em banca de Marina Cavalcante Vieira. Intervenção mediada por pares (PMI) aplicada a crianças com TEA em ambientes escolares inclusivos: uma análise com base em publicações. 2017.

Qualificações de Mestrado
1.
Da HORA, Cássia Leal; VELASCO, S. M.; COIMBRA, C. S. F. N.. Participação em banca de Najra Danny Pereira Lima. IAR - Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização: uma proposta de adaptação para Crianças com Transtornos do Espectro Autista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - PARADIGMA - CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO COMPORTAMENTO.

2.
SOARES, C. C. S.; BANACO, R. A.; Da HORA, Cássia Leal; VILAS BOAS, D. L. O.. Participação em banca de Carina Carneiro dos Santos Soares. Programa de facilitação de aquisição do comportamento verbal de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) via cuidadores. 2016.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Da HORA, Cássia Leal. Parecerista: Edital PIBIC,PIBIC-Af, PIBITI e ICT - ProPq 001/2018 - UFSCar - 2018/2019 (sem remuneração). 2018. Universidade Federal de São Carlos.

2.
Da HORA, Cássia Leal. XXV Prêmio Aniela Ginsberg para pesquisa na Graduação em Psicologia PUC/SP. 2017. Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Crianças com Autismo Conseguem Desenvolver Flexibilidade da Linguagem? Intervenções Baseadas na RFT. 2018. (Outra).

2.
Curso de Atualização em investigação e tratamento farmacológico do transtorno do espectro autista. 2017. (Outra).

3.
Evidence-Based Practices for Individuals with Autism Spectrum Disorder & Related Disabilities. 2017. (Oficina).

4.
Jornada de Análise do Comportamento.Análise do Comportamento Aplicada e o Transtorno do Espectro Autista: principais características das intervenções baseadas em ABA para desenvolvimento atípico. 2017. (Outra).

5.
Seminário NEXO IC Sobre Autismo.Estratégias em Análise do Comportamento para alfabetização de pessoas com TEA. 2017. (Seminário).

6.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2016. 2016. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta: Ciência, Sociedade e Realidade. 2015. (Congresso).

8.
I Encontro Brasil & USA de Autismo. 2015. (Congresso).

9.
Semana Internacional Transtorno do Espectro Autista ? TEAbraço.Meu filho é autista, e agora?. 2015. (Outra).

10.
Simpósio de Atualização em Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Simpósio).

11.
Simpósio de Atualização em Transtorno Espectro Autista.Abordagem Comportamental - ABA. 2015. (Simpósio).

12.
Sociedade Médica de Sorocaba.Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada - ABA para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2015. (Outra).

13.
XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2014. (Encontro).

14.
XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Implicações do DSM-V: Contribuições de ABA para o autismo. 2014. (Encontro).

15.
I Jornada Maranhense de Autismo. Ensino de habilidades de brincar para indivíduos com autismo. 2013. (Congresso).

16.
I Jornada Maranhense de Autismo. Manejo de comportamentos problema "com autismo". 2013. (Congresso).

17.
I Jornada Maranhense de Autismo. Suportes visuais para o aprendizado de autismo. 2013. (Congresso).

18.
I Jornada Maranhense de Autismo.: Estratégias para o ensino de Habilidades de Brincar para indivíduos com Autismo. 2013. (Outra).

19.
I Jornada Maranhense de Autismo.Suportes visuais para o ensino de repertório comportamental funcional para indivíduos com autismo. 2013. (Outra).

20.
Jornada Maranhense de Autismo. 2013. (Outra).

21.
VXII LaBEX.Comportamento em sala de aula: análise de contingências do processo de ensino-aprendizagem a partir da interação entre aluno e professor. (TCC) ? Aluna: Maria Carolina R. Penteado Gonçalves. 2013. (Outra).

22.
VXII LaBEX.As habilidades sociais de pais de crianças autistas podem contribuir com o tratamento de seus filhos? Análise da produção nacional publicada em periódicos no período de 2005 a 2012. (TCC) ? Aluna: Cristiane Ribeiro De Freitas. 2013. (Outra).

23.
VXII LaBEX.Estratégias metodológicas para avaliação comportamental: o uso de instrumentos tecnológicos na identificação de contingências (ABPMC) ? Alunos: Luiz Felipe Cruz; Cristiane Freitas; Daniela Prado Piva de Albuquerque. 2013. (Outra).

24.
Diálogos sobre desenvolvimento comportamental I (DDC).Diálogos entre a pesquisa sobre desenvolvimento comportamental e a prática como fica. 2012. (Encontro).

25.
Diálogos sobre desenvolvimento comportamental I (DDC). 2012. (Encontro).

26.
São Paulo School for Advance Science (ESPCA): Advances in Research an Treatment of Autistic Behavior. 2012. (Congresso).

27.
São Paulo School for Advance Science (ESPCA): Daily activities, Sleeping Problems and Food Selectivity. Advances in Research an Treatment of Autistic BehaviorDaily activities, Sleeping Problems and Food Selectivity. 2012. (Congresso).

28.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Congresso).

29.
XXI ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL.Supervisão Pública: Análise do Comportamento Aplicada a um caso de Síndrome de Asperger. 2012. (Encontro).

30.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2011. (Congresso).

31.
XX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Estratégias para o ensino de atividades de vida diária (AVD's) e problemas comportamentais relacionados para crianças com autismo. 2011. (Congresso).

32.
I Jornada de Análise do Comportamento -AMA SP. 2010. (Outra).

33.
XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL ? ABPMC.Transtornos invasivos do desenvolvimento e Análise aplicada do Comportamento. 2010. (Encontro).

34.
XV Encontro de Amigos pelo Autismo. 2009. (Encontro).

35.
XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL ? ABPMC.Procedimentos de correção para o estabelecimento de controle de estímulos em crianças com autismo.. 2009. (Encontro).

36.
XVII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL ? ABPMC.Contribuições de Pesquisa Básica, Aplicada e Conceitual para o Estabelecimento de Comportamentos Humanos Complexos. 2008. (Encontro).

37.
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Procedimento go/no-go com estímulos compostos para estabelecer relações condicionais emergentes em crianças diagnosticadas com ?autismo?.. 2008. (Congresso).

38.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Controle Restrito em uma tarefa de matching-to-sample com estímulos compostos: avaliação do desempenho de uma criança com autismo.. 2007. (Encontro).

39.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Controle Restrito em uma tarefa de matching-to-sample com estímulos compostos: avaliação de desempenho de uma criança diagnosticada com autismo.. 2007. (Encontro).

40.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Intervenções comportamentais em sala de aula: replicação de Myers e Holland (2000). 2006. (Congresso).

41.
LABEX - Laboratório de Psicologia Experimental PUC-SP.AVALIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DE RESPOSTA DE OBSERVAÇÃO PARA IDENTIFICAR E CORRIGIR CONTROLE RESTRITO DE ESTÍMULOS EM UMA TAREFA DE LEITURA COM UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO. 2006. (Encontro).

42.
Semana da Psicologia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.AVALIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DE RESPOSTA DE OBSERVAÇÃO PARA IDENTIFICAR E CORRIGIR CONTROLE RESTRITO DE ESTÍMULOS EM UMA TAREFA DE LEITURA COM UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO. 2006. (Outra).

43.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Buscando Soluções para Resolver Dificuldades no Estabelecimento de Controle de Estímulos. 2006. (Encontro).

44.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Projeto de Inclusão: a preparação do Professor. 2005. (Encontro).

45.
ABPMC & ABA XII Encontro Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamenal e II Encontro Internacional da Associação de Análise do Comportamento.Intervenções Comportamentais em Sala de Aula: Os professores consideram a função do comportamento? Uma replicação do estudo de Myers e Holland (2000). 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Da HORA, Cássia Leal; LEITE, Felipe ; COELHO, A. ; Guilhardi, Cintia ; BAGAIOLO, L. ; BORBA, Marilu . I Think Tank Comissão de Desenvolvimento Atípico ABPMC. 2017. (Outro).

2.
Da HORA, Cássia Leal; PESSOA, C. B. . I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ABA E TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO DO PARADIGMA. 2017. (Outro).

3.
Da HORA, Cássia Leal. Gerenciar Referências Bibliográficas pode ser fácil? Experimente com o Mendeley. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Najra Danny Pereira Lima. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE REPERTÓRIO BÁSICO PARA ALFABETIZAÇÃO- IAR: Aplicabilidade para avaliar crianças com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA - CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO COMPORTAMENTO. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Stéfanie Aparecida Azevedo Malta. O PAPEL DO MEDIADOR ESCOLAR PARA UMA CRIANÇA COM TEA: UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. (Orientador).

2.
Jéssica Bianca de Souza. O Efeito de uma Contingência de Grupo Interdependente para Aumentar Engajamento Acadêmico de Alunos com TEA em uma Escola de Ensino Regular. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Naiara Adorna da Silva. A função de escalas de avaliação de comportamento adaptativo em pesquisas de ABA com indivíduos com TEA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

2.
Andrea Luciane Cordeiro de Araujo Silva. Contribuições da Análise do Comportamento no ensino de Matemática para indivíduos com TEA.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

3.
Renata Siqueira Bresser Dores. Treino de Pais na Aplicação de Ensino Incidental à Crianças com TEA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

4.
Maricy Shiokawa Gomes. Problemas alimentares e indivíduos com TEA: uma revisão da literatura e um Guia Informativo para pais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Des Atíp) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

5.
Cintia Perez Duarte. Efeito do procedimento Sequência Progressiva de Alta Probabilidade combinada com Fading In da Demanada de Baixa Probabilidade (High P- Low-p), no tratamento da seletividade alimentar de uma criança com TEA: dados preliminares de uma replicação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada) - Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

6.
Rodolfo Dib. Análise do Comportamento Aplicada e Adultos com Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão de Artigos Publicados pelo Journal of Applied Behaviour Analysis. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização (Qualificação Avançada) de Análise do Comportamento aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Orientador: Cássia Leal da Hora.

Iniciação científica
1.
Marina Vavassori. ?A formação em Análise do Comportamento para a atuação profissional com autismo nos cursos de graduação em Psicologia no Estado de São Paulo?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cássia Leal da Hora.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Da HORA, Cássia Leal; COIMBRA, C. S. F. N. . Leitura e Escrita: Programação para Indivíduos com TEA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Bruni, A. R. ; Gadia, C. ; Marco, C. L. ; Da HORA, Cássia Leal ; Guilhardi, Cintia ; Romano, C. ; Bordini, D. ; Portolese, J. ; BAGAIOLO, L. ; Macedo, L. M. ; MARTONE, M. C. ; Andrade, M. ; MENDES, M. H. O. S. ; DUARTE, V. R. . Cartilha Autismo e Educação.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Instrucional Impressa).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:56:12