Josemare Andrade Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1222885781957838
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Possui Licenciatura em Filosofia (1999), Bacharelado em Filosofia (2001), Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea e Mestrado em Educação (2003), todos títulos conferidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Tem experiência nas áreas de Filosofia; Pedagogia e Direito, com ênfase nas disciplinas propedêuticas, principalmente em Filosofia Geral, Sociologia, Antropologia para o Ensino médio e graduação; filosofia jurídica; formação de professores, especialmente para o Curso de Pedagogia. Atua principalmente com os seguintes temas: educação, educação para o pensar, ensino da filosofia e sociologia, formação de professores, gestão educacional, currículo. Possui experiência em docência para o Ensino Médio, Ensino Superior e Pós graduação. Apresenta experiência, também, no trabalho com a Educação à distância, como tutora, supervisora de monografias, orientadora de TCC. Atua como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós graduação. Presta assessoria a instituições de ensino na elaboração, implementação e revisão do Projeto Político-Pedagógico; Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josemare Andrade Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, Josemare Andrade


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Formação de professores e o 'Pensando bem...': desvelando significados.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Márcio Silveira Lemgruber.
Palavras-chave: Ensino da Filosofia; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2002 - 2003
Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O conceito de Pesquisa em Pedro Demo.
Orientador: Juarez Gomes Sofiste.
1998 - 2001
Graduação em Bacharelado Em Filosofia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Licenciatura Em Filosofia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Capacitação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h).
Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
2005 - 2005
Projeto político-pedagógico. (Carga horária: 7h).
Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
1999 - 1999
Issao e Guga Pimpa. (Carga horária: 40h).
Centro Brasileiro de Educação Para o Pensar, CBEP, Brasil.
1999 - 1999
Produção e avaliação de textos orais e escritos. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, SME-JF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância do Curso de Prevenção ao uso de Droga Centro de Educação a distância - CEad - CREPEIA - UFJF

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora supervisora de 5 turmas com tutoras do curso de Pós-graduação em Gestão educacional Pró-Gestão (semi-presencial) em Niterói e Itaboraí - RJ.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de monografia, Carga horária: 20
Outras informações
Supervisão de 300 monografias do Projeto Veredas

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

2/2002 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Linhas de pesquisa
Argumentação e educação
9/2002 - 1/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

2/2000 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Linhas de pesquisa
Ensino da Filosofia
2/2000 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

7/2003 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Oficinas de monografia em Juiz de Fora. 4 turmas com 4 horas cada. Dias 28, 29, 30 e 31/07/2003.
7/2003 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Oficina de Monografia em Janaúba. 6 turmas com duraçãode 4horas cada. Dias 22,23,24/07/2003.
2/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
fromação e aperfeiçoamento de RH/Escola Degraus de Ensino/Proc27071.006177/2002-51.
2/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/EM Belmira Duarte/ Proc.23071-0061178/2002-69.
2/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/EM AntºFaustino /Proc27071.007193/2002-61.
4/2002 - 4/2002
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/SME- Muriaé/ proc23071.004964/2002-69.
9/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/ Fac de Fil de Campos dos Goytacases/proc23071.008438/99-48.
4/2001 - 4/2001
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/ Proj Polit-pedagógico/Proc23071.003381/2001-30.
12/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Universidade Federal de Juiz de Fora, .

Treinamentos ministrados
Formação e aperfeiçoamento de RH/ Invest. Filosófica? Proce11494/2000-28/ProGrad
11/2000 - 11/2000
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/Proj polit-pedagógico/Proc23071.0011431/2000-71.
11/2000 - 11/2000
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Atividade de extensão realizada
Formação e aperfeiçoamento de RH/Projet Polít-pedagógico/proc23071.0011431/2000-71.
6/2000 - 6/2000
Treinamentos ministrados , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Treinamentos ministrados
Formação e aprefeiçoamento de RH/invest.Filosófica/Proc5506/2000-85/ProGrad
1/2000 - 2/2000
Treinamentos ministrados , Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas e de Letras.

Treinamentos ministrados
Formação e aprefeiçoamento de RH/ Invest. Filosófica/ Proc16159/99-30/Prograd

Insttituto Granbery da Igreja Metodista, IMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22

Atividades

08/2009 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e docência
Pesquisa Educacional
Teoria do Currículo
08/2009 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética profissional
02/2005 - 12/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Filosofia Juídica
4/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Curso Normal Superior, Curso Normal Superior.

Atividade realizada
Menbro da Comissão editorial da Revista Eletrônica do Curso Normal superior.
2/2004 - 12/2005
Ensino, Curso Normal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e adultos
Organização do trabalho Pedagógico
2/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso Normal Superior, Curso Normal Superior.

Atividade realizada
Coordenadora de Grupo de estudos em Educação de Jovens e Adultos.
10/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso Normal Superior, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade Metodista Granbery.

Instituto Vianna Júnior, IVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

5/2000 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia para crianças

Cooperativa Educacional e Cultural de Juiz de Fora Ltda Coopejuf Colégio Sa, COOPEJUF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

Atividades

2/2000 - 2/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2017 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria UNED - Nepomuceno - MG, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Tecnologia
06/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria UNED - Nepomuceno - MG, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de organização e promoção da escolha dos livros didáticos dos cursos técnicos integrados.
01/2016 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia para os 1 anos dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Redes de Computadores e Mecatrônica
Sociologia para os 3 anos dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Redes de Computadores e Mecatrônica

Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais, FACICA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Avaliação Educacional
Gestão Escolar I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar II
Novas Tecnologias em Educação
Psicologia de Educação II
08/2016 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conhecimento e currículo na Educação Infantil
Currículo: teoria e prática
Psicologia Educacional II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Gestão Escolar I
Sociologia da Educação I
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Educacional I
Gestão Educacional III
Psicologia da Educação I


Linhas de pesquisa


1.
Ensino da Filosofia
2.
Pesquisa em Agricultura Familiar
3.
Argumentação e educação
4.
Projeto político-pedagógico
5.
Publicidade e antipublicidade em mídia virtual


Projetos de extensão


2002 - 2002
Programa Pensar - Pensando bem
Descrição: Curso de formação de profissionais de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2002
Projeto político-pedagógico
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação. O Projeto Projeto Político-pedagógico estuda a racionalização das instituições de educação. Esse Projeto de pesquisa subsidia a prática das atividades de extensão exercicads pelo "Pensando bem..." Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação nas instituições de ensino de Juiz de Fora e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2002
Projeto político-pedagógico
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2002
Programa Pensar - Curso de Investigação Dialógica
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2001
Projeto político-pedagógico
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2000 - 2000
Projeto político-pedagógico
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2005
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2005 - 2005
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2004
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2004
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2004
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2004
Projeto Veredas - Curso de Formação Superior de Professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2003 - 2003
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2003 - 2003
Projeto Veredas - Curso de formação superior de professores
Descrição: Curso de formação de professores (licenciatura em Pedagogia) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2001 - 2001
Habilitação em investigação filosófica com crianças e jovens
Descrição: Curso de formação de estudantes de Filosofia e Pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2001 - 2001
Habilitação em investigação filosófica com crianças e jovens
Descrição: Curso de formação de estudantes de Filosofia e Pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2000 - 2000
Habilitação em investigação filosófica com crianças
Descrição: Curso de formaçõ de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2000 - 2000
Habilitação em investigação filosófica com crianças
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - 1999
Iniciação ao diálogo investigativo com crianças
Descrição: Curso de formação de profissionais de educação.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - 1999
Filosofia para crianças - Educação para o pensar
Descrição: Programa de treinamento profissional - Monitoria.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1998 - 1998
Filosofia geral: problemas metafísicos II
Descrição: Programa de monitoria do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Josemare Andrade. Formaçãode professores: uma intersubjetividade. In: I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2006, Juiz de Fora. Anais do I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. Juiz de Fora: Produtora de multimeios da UFJF, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Educando para o pensar.. In: II Semana do Professor, 2000, Juiz de Fora. Livro de Resumos, Instituto de Ciências Humanas e de Letras - UFJF. Juiz de Fora: EDUFJF, 2000. v. Único. p. 79-79.

2.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Por uma escola que pense!. In: II SEMANA DO PROFESSOR, 2000, Juiz de Fora. Livro de Resumos, Instituto de Ciências Humanas e de Letras - UFJF, 2000. v. Único. p. 70-70.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, Josemare Andrade. Violência e Exclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIRES, Josemare Andrade. Pensando bem: desvelando significados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIRES, Josemare Andrade; MONTERIO, Paulo Henrique Rezende ; PINTO, Tarcísio Jorge dos Santos . Filosofia para crianças na escola pública: uma experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIRES, Josemare Andrade. Formação de professores: uma intersubjetividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIRES, Josemare Andrade. Educação para o Pensar: uma leitura de Matthew Lipman. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende ; PIRES, Josemare Andrade ; CAPUTE, A. B. ; BURKOWSKI, A. A. M. ; SILVA, A. P. L. e . Infância, prática pedagógica e processo de despersonalização na modernidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIRES, Josemare Andrade. Uma perspectiva fenomenólógica da infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIRES, Josemare Andrade. Educação para o pensar: uma leitura de Matthew Lipman. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Educação para o pensar: Filosofia na escola. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIRES, Josemare Andrade. Manual para confecção de trabalhos acadêmicos e científicos da FMG. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, Josemare Andrade; MONTERIO, Paulo Henrique Rezende ; MONTEIRO, D. R. . Reflexões sobre a diversidade a partir dos enfoques jurídico, filosófico e pedagógico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, Josemare Andrade. Minicurso: Inclusão e Diversidade: compartilhando saberes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIRES, Josemare Andrade. Oficina de massa de modelar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIRES, Josemare Andrade. Minicurso massa de modelar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEMGRUBER, Márcio Silveira ; PENNA, Guilherme Aparecido ; PIRES, Josemare Andrade ; BARBACOVI ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Delimitando e Planejando a Pesquisa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno instrucional).

5.
LEMGRUBER, Márcio Silveira ; PIRES, Josemare Andrade ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende ; PENNA, Guilherme Aparecido ; BARRETO, Mônica da Motta Salles ; PENA, Anderson Cordova ; GROSSI, V. S. . Oficina de monografia. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia eletrônica).

6.
LEMGRUBER, Márcio Silveira ; PIRES, Josemare Andrade ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende ; PENNA, Guilherme Aparecido ; BARRETO, Mônica da Motta Salles ; PENA, Anderson Cordova . Metodologia de pesquisa em educação: coleta, análise e interpretação de dados. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno instrucional).

7.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Investigação Dialógica e Projeto político-pedagógico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Investigação Dialógica e Projeto político-pedagógico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Habilitação em Investigação Filosófica com Crianças e Jovens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PIRES, Josemare Andrade; SOFISTE, Juarez Gomes ; MONTEIRO, Paulo Henrique Rezende . Iniciação ao Diálogo Investigativo com crianças. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Leila Márcia Mafra Martins. A contação de histórias e a relação professor/aluno no processo de construção do conhecimento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos graduação Lato Senso em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

2.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Edilene Maria de Paula Assis. Luzes e sombras: tempo integral na educação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos graduação Lato Senso em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, V.; PIRES, Josemare Andrade; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Simone Marques Alves Gonzaga.O lúdico: Brincando e aprendendo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

2.
BARBOSA, V.; PIRES, Josemare Andrade; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Marília de Souza Cardoso Pimentel.O lúdico na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

3.
PIRES, Josemare Andrade; BARBOSA, V.; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Dayane Pereira Silva.O Brincar na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

4.
PIRES, Josemare Andrade; BARBOSA, V.; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Luciane de Cássia Santos Lopes.Processos de Inclusão e sua efetividade para a construção da aprendizagem: uma análise a partir da percepção da família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

5.
PIRES, Josemare Andrade; BARBOSA, V.; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Cleanice Reis Braz.Contação de Histórias: importância desse mundo de sonhos, fantasia, magia, descobertas e valores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

6.
PIRES, Josemare Andrade; VIEIRA, E. A. O.; BARBOSA, V.. Participação em banca de Daniela Soares Araujo.Inclusão nos anos iniciais: desafios e estratégias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

7.
BARBOSA, V.; PIRES, Josemare Andrade; VIEIRA, E. A. O.. Participação em banca de Guiomar Dias da Silva Santos.Ludicidade, Aprendizagem e desenvolvimento infantil - atividades lúdicas aplicadas comcrianças da pré-escola II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras.

8.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Maria Lúcia da Fonse.Relação família/escola: a importância da família no processo de ensino/aprendizagem do educando. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

9.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Gisele de Oliveira Amaral.O processo de Juvenização na educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

10.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Renato Costa Leite.Políticas públicas e a aceleração da escolarização, papel compensatório: o programa projovem urbano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

11.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Roberta Delgado Arruda.Motivação no serviço público. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery.

12.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Rogéria Aparecida da Silva Nunes.Alfabetização e letramento: concepções e processos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

13.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Maria Rosa Furtado de Andrade.A importância do lúdico na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

14.
PIRES, Josemare Andrade. Participação em banca de Patrícia Guedes Tavares.Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A pedagogia sob um olhar social. 2009. (Encontro).

2.
I Encontro Nacional sobre ensino de Sociologia e Filosofia. 2007. (Encontro).

3.
I Congresso Internacional de Filosofia com crianças e jovens - IX ICPIC. Filosofia para crianças na escola públicas: uma experiência. 2006. (Congresso).

4.
I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe. 2006. (Encontro).

5.
Colóquio: Infância, Escola e Modernidade.Uma perspectiva fenomenólógica da infância. 2005. (Outra).

6.
II Seminário de prática pedagógica e formação de professores - Tempo e espaço escolar: momento de reflexão.Infância, prática pedagógica e processo de despersonalização na modernidade. 2005. (Seminário).

7.
Simpósio: Educação, Saúde e Cidadania.Educação para o pensar: uma leitura de Matthew Lipman. 2004. (Simpósio).

8.
Ciclo de estudos da E.M. Olinda de Paula Magalhães.Avaliação. 2003. (Outra).

9.
II Encontro Machado Sobrinho e Educadores. 2003. (Encontro).

10.
I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. (Seminário).

11.
XI Semana da Filosofia. 2003. (Outra).

12.
Semana do ICHL - Violência na Sociedade Brasileira. 2002. (Outra).

13.
II Semana do Professor.Educando para o Pensar. 2000. (Outra).

14.
I Seminário de Educação do Colégio dos Jesuítas - Educação cidadã como valor de futuro.Educação para o pensar: Filosofia na escola. 2000. (Seminário).

15.
I Congresso Internacional de Filosofia com crianças e jovens - IX ICPIC. 1999. (Congresso).

16.
Semana do professor: ações de formação continuada - formação permanente de professor. 1999. (Outra).

17.
Encontro: Caminhos da História Ensinada em Minas Gerais. 1998. (Encontro).

18.
Seminário Internacional: Gramsci, 60 anos depois. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BURKOWSKI, A. A. M. ; PIRES, Josemare Andrade ; MONTERIO, Paulo Henrique Rezende . Simpósio: Educação, Saúde e Cidadania. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gisele Aurora de Campos Pereira. O papel do gestor na escola democrática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos graduação Lato Senso em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

2.
Andrea Lopes Pinheiro. Relações de poder na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos graduação Lato Senso em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

3.
Denise Pereira Rebelo Viglinoli. Gestão democrática da escola pública: a teoria e a prática inseridas no contexto neoliberal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos graduação Lato Senso em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleanice Reis Braz. Contação de histórias: importância desse mundo de sonhos, fantasia, magia, descoberta e valores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Josemare Andrade Pires.

2.
Luciane de Cassia Santos Lopes. Processo de inclusão e sua efetividade para a construção da aprendizagem: uma análise a partir da percepção da família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Josemare Andrade Pires.

3.
Daniela Soares Araújo. Inclusão nos anos iniciais: desafios e estratégias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Josemare Andrade Pires.

4.
Raquel Santana da Silva. Educação de Jovens e Adulto: da opressão à libertação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

5.
Camilla Itaborahy Neves. Saberes Docentes: três abordagens que se completam. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

6.
Delza da Costa Pinheiro. Principais elementos que interferem no processo de aprendizagem de uma escola pública e em uma escola privada da cidade de Juiz de Fora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

7.
Débora Menezes Matos. Formação pelo e para o exerccício da cidadania. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

8.
Alessandra Imaculada de Almeida Neves. Educação especial: da legislação à prática cotidiana nas escolas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

9.
Neila Elizabeth Campra Salim Nogueira. Particiapação e autonomia: fatores preponderantes na gestão democrática da escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

10.
Lilian Gonzaga do Vale Cabral. Montessori: o corpo no processo educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

11.
Soraya Romano de Oliveira. Transformação da realidade a partir da alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

12.
Luciana Sales de Oliveira. A educação de jovens e adultos no contexto da alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

13.
Elizabeth Brandi de Morais. (In)disciplina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

14.
Daise Maura Silva. Ciclos de formação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

15.
Gizele Aurora de Campos Pereira. A participação da comunidade na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

16.
Silvia Maria Turchetti. Pluralidade Cultural na escola - questão étnica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.

17.
Cristina Bittencourt Villela Neves. Educação de jovens e adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Josemare Andrade Pires.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, Josemare Andrade. Violência e Exclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PIRES, Josemare Andrade. Minicurso: Inclusão e Diversidade: compartilhando saberes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, Josemare Andrade; MONTERIO, Paulo Henrique Rezende ; MONTEIRO, D. R. . Reflexões sobre a diversidade a partir dos enfoques jurídico, filosófico e pedagógico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:43:10