Luisa Figueiredo do Amaral e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6534925336570536
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), especialista em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes e Mestre em Educação pela Unirio. Atualmente, é doutoranda do curso de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC/PUC-Rio) e do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Atua na área de formação de professores, investigando os seguintes temas: Educação Integral e Tempo Integral, Formação de Professores, Currículo, Políticas Públicas Educacionais e Arte/Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luisa Figueiredo do Amaral e Silva
Nome em citações bibliográficas
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do;AMARAL E SILVA, LUISA FIGUEIREDO DO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Maria Assunção Flores Fernandes).
Orientador: Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; Educação em tempo integral; Educação Integral; Currículo.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Educação Integral e Arte/Educação: concepções, desafios e possibilidades no Programa Mais Educação,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Janaína Specht da S. Menezes.
Bolsista do(a): Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades F, REUNI, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Especialização em Arte e Cultura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Ana Mae Barbosa na Educação Infantil: uma tentativa em usar a proposta triangular para um projeto de artes neste segmento..
Orientador: Andreas Valentin.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Educação Integral: da concepção a prática.
Orientador: Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Arte e Educação. (Carga horária: 120h).
Instituto de Artes Tear, TEAR, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora


Os Batutinhas, B, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Andrews Baby, AB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docência na disciplina Ensino Fundamental e(m) tempo integral.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Participava do Convênio UNIRIO/UNESCO como estagiária.



Projetos de pesquisa


2003 - 2004
EDUCAÇÃO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO Á PRÁTICA
Descrição: Para realizar uma análise crítica sobre a qualidade da educação pública brasileira (espelhada no Estado do Rio de Janeiro), refletimos sobre a educação integral, e sua história. Posteriormente, trouxemos à tona os elementos que compõem a educação integral, fundamentando-os, para confrontá-los com a prática da educação pública no Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, refletimos sobre o que se concebe por educação integral e o que desta concepção é realizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luisa Figueiredo do Amaral e Silva - Coordenador / Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho - Integrante.
2003 - 2004
ANÁLISE SITUACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HORÁRIO INTEGRAL - FASE 04
Descrição: O presente projeto objetiva refletir sobre as concepções de educação integral e de tempo integral existentes entre os corpos docente, gestor e de funcionários dos CIEPs - Centros Integrados de Educação Pública, bem como analisar as práticas educativa e de gestão existentes nessas escolas. É continuidade de projeto que já vem sendo desenvolvido desde 2001 (Fases 01, 02 e 03). Nesta Fase 04, pretende-se trabalhar com quatro CIEPs - São Gonçalo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Vassouras, visitando-os e apresentando instrumento de pesquisa que deve ser preenchido por professores, gestor e demais profissionais que trabalhem em tempo integral nas referidas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luisa Figueiredo do Amaral e Silva - Integrante / Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho - Coordenador.
2002 - 2003
Escolas Inovadoras: Experiências bem sucedidas na rede pública
Descrição: Pesquisa sobre escolas públicas localizadas em zonas consideradas de alto risco em nosso país. Através de diferentes iniciativas essas escolas conseguem superar esta realidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luisa Figueiredo do Amaral e Silva - Integrante / Fernanda Estevam de Carvalho - Integrante / Maria Fernanda Resende Nunes - Integrante / Miriam Abramovay - Coordenador.Financiador(es): Organização das Nações Unidas Pela Ciência e Cultura - Auxílio financeiro.
2001 - 2002
Escolas de Paz
Descrição: Avaliação do Programa Escola de Paz, oferecido por meio de parceria entre a UNESCO e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A avaliação foi realizada por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários e entrevistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luisa Figueiredo do Amaral e Silva - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa2018COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa ; ROSA, A. V. N. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e novo Programa Mais Educação: entre perspectivas e desafios. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 12, p. 510-533, 2018.

2.
MARCONDES, MARIA INES G.F.2017MARCONDES, MARIA INES G.F. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO ; AMARAL E SILVA, LUISA FIGUEIREDO DO . COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 1018, 2017.

3.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do;AMARAL E SILVA, LUISA FIGUEIREDO DO2016 AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. ; ALMEIDA, E. C. G. . Proteção integral ou educação integral? Concepções nas políticas educacionais de tempo integral. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 19, p. 21-30, 2016.

4.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do2013AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. ; ALMEIDA, E. C. G. . Novas configurações para o trabalho docente na Educação Integral: Reflexões sobre o Programa Mais Educação. Estudos do Trabalho. Rede de Estudos do Trabalho - RET, v. 1, p. 1-18, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Educação integral e arte/educação: concepções, desafios e possibilidades no Programa Mais Educação. In: Ana Maria Cavaliere; Ligia Marta C. C. Coelho. (Org.). Pesquisas sobre educação integral e tempo integral: história, políticas e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 103-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREUND, C. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do ; MARCONDES, M. I. . A internacionalização do pensamento de Paulo Freire: influências sobre perspectivas curriculares e formação de professores na obra de Joe Kincheloe. In: VII Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2017, Recife. Currículo, formação e trabalho docente - Anais do XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio luso-brasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares., 2016. p. 251-259.

2.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . Sentidos e espaços do currículo e da didática no Programa Mais Educação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe, 2017, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016. p. 1528-1539.

3.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Proposta de educação integral e de tempo integral em escolas de área de vulnerabilidade no Rio de Janeiro: o Projeto Escolas de Demonstração e a formação continuada de professores. In: II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2017, Braga. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e [ m ] contexto de trabalho). Braga: Universidade d o Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. p. 1-265.

4.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Formação de professores para as Escolas em Tempo Integral: o que mostram os documentos do Programa Mais Educação e quais são suas indicações curriculares?. In: II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2017, Braga. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e [ m ] contexto de trabalho). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. p. 1-265.

5.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; MARCONDES, M. I. ; FREUND, C. . Avaliações externas e trabalho docente: em foco os Coordenadores Pedagógicos do Rio de Janeiro. In: I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, 2017, Braga. Atas do I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança Universidade do Minho, Instituto de Educação, 2017. p. 127-132.

6.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Educação integral e Arte/educação: Concepções, Desafios e Possibilidades no Programa Mais Educação. In: 37a Reunião Nacional da Anped, 2015, Florianópolis. 37a Reunião Científica da ANPEd, 2015. p. 1-18.

7.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . Perspectivas atuais para a educação integral e(m) tempo integral: o desafio da integração currícular no Programa Mais Educação. In: VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Políticas de Currículo e Formação Desafios Contemporâneos., 2015. p. 2026-2041.

8.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . NORMATIZAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: REPERCUSSÕES NAS LEIS FEDERAIS. In: 25 anos da Constituição cidadã: Repercussões nas políticas de educação - IV Seminário Estadual ANPAE-RJ, 2014, Niteroi. 25 anos da Constituição cidadã: Repercussões nas políticas de educação - IV Seminário Estadual ANPAE-RJ. p. 1-22.

9.
ROSA, A. V. N. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: DIÁLOGOS SOBRE UMA DIDÁTICA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. In: Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino, 2014, Fortaleza. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade. Fortaleza: Editora UECE, 2014. p. 1-11.

10.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ALMEIDA, E. C. G. ; ROSA, A. V. N. . O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. In: VIII Seminário do Trabalho: trabalho, educação e políticas sociais no séc. XXI, 2012, Marília. Anais do VIII Seminário do Trabalho: trabalho, educação e políticas sociais no séc. XXI, 2012.

11.
ALMEIDA, E. C. G. ; ROSA, A. V. N. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. In: III JORNADAS NACIONALES y I LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN, 2012, Buenos Aires. III JORNADAS NACIONALES y I LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN, 2012. v. 7. p. 01-12.

12.
ALMEIDA, E. C. G. ; ROSA, A. V. N. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . PRIVILEGIANDO A DISCUSSÃO DO ESPAÇO E DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA E O PROGRAMA BAIRRO-ESCOLA. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2012, Rio de Janeiro. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012. p. 01-15.

13.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. O MACROCAMPO CULTURA E ARTES E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. In: III Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-RJ, 2012, Niteroi. O novo Plano Nacional de Educação: Desafios para a gestão educacional, 2012. p. 689-705.

14.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E ARTE/EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. In: 35ª Reunião Anual da Anped - Educação cultura pesquisa e projetos em desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012, Porto de Galinhas. Educação cultura pesquisa e projetos em desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. p. 1-6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ?ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO?. In: Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino, 2014, Fortaleza. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Fortaleza: Editora UECE, 2014. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, Cosme L. Almeida ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do ; ROSA, A. V. N. ; MOL, S. C. . EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NOS CONTEXTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL. In: Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no Contexto Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016. p. 145-146.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCONDES, M. I. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do ; FREUND, C. . ACOMODAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O QUE DIZEM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Formação de professores para as Escolas em Tempo Integral: o que mostram os documentos do Programa Mais Educação e quais são suas indicações curriculares?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Proposta de educação integral e em tempo integral em escolas de área de vulnerabilidade no Rio de Janeiro: o Projeto Escolas de Demonstração e a formação continuada de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; MARCONDES, M. I. ; FREUND, C. . Avaliações externas e trabalho docente: em foco os Coordenadores Pedagógicos do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . SENTIDOS E ESPAÇOS DO CURRÍCULO E DA DIDÁTICA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREUND, C. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do ; MARCONDES, M. I. . A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: INFLUÊNCIAS SOBRE PERSPECTIVAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA OBRA DE JOE KINCHELOE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Educação integral e Arte/educação: Concepções, Desafios e Possibilidades no Programa Mais Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . Perspectivas atuais para a educação integral e(m) tempo integral: o desafio da integração currícular no Programa Mais Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Percurso Pedagógico para a Educação Integral em Tempo integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do; ROSA, A. V. N. . NORMATIZAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: REPERCUSSÕES NAS LEIS FEDERAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. III Colóquio em Educação Brasil-Colômbia: Políticas Públicas e Direito à Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. A relação entre educação integral e arte/educação: possibilidades e desafios no Programa Mais Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. O Macrocampo Cultura e Artes e os Desafios para a Educação Integral em Tempo Integral no Programa Mais Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Educação Integral: da concepção a prática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, F. R. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL: História, Políticas e Práticas. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. II Seminário Nacional de Educação Integral. 2012; Tema: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppgedu/neephi/ii-seminario-nacional-de-educacao-integral. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. Participação em banca de Ana Carolina Salviano Amaral.Relação professor-aluno na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Pratcas de Ensino. Políticas de educação integral e(m) tempo integral: Quando a didática faz a diferença. 2014. (Congresso).

2.
A Educação Brasileira nos 80 anos do Manifesto dos Pioneir. 2012. (Seminário).

3.
34ª Anped. 2011. (Congresso).

4.
I Seminário Integrado educação, questão social e desenvolvimento. 2011. (Seminário).

5.
Semana Paulo Freire. 2011. (Congresso).

6.
SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos.Debates atuais para a Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Seminário).

7.
XIV Jornada Pedagógica do Grupo EscolasRio. 2006. (Simpósio).

8.
XVI Fórum Permanente de Debates - Escola Pública de Tempo e Educação Integrarais. 2006. (Outra).

9.
CONED. Educação Integral: da teoria a prática. 2004. (Congresso).

10.
Violência nas Escolas. 2002. (Seminário).

11.
IV Simpósio Internacional de Filosofia Assim Falou Nietzsche. 2001. (Simpósio).

12.
XI Fórum Permanente de Debates - Escolas Públicas de Tempo e Educação Integral. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, M. A. ; ALVES M. P. ; MACHADO, E.A. ; FERNADES, S. ; SILVA, A. M. ; SILVA, C. ; PINHEIRO, C. ; PEREIRA, D. ; MESQUITA, D. ; FERNANDES, E. ; OLIVEIRA, J. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar. 2017. (Congresso).

2.
MARCONDES, M. I. ; FREUND, C. ; BATISTA, A. ; KARL, R. R. ; AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do . A atualidade do pensamento de Paulo Freire. 2015. (Congresso).

3.
AMARAL e SILVA, Luisa Figueiredo do. II Seminário Nacional de Educação Integral. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:21:27