Fernanda Beatriz Caricari de Morais

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (CAPES). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (PNPD/CAPES) e na PUC-SP (PDJ/CNPq) com temas ligados ao ensino das particularidades linguísticas da linguagem acadêmica (Linguística Sistêmico-Funcional). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC/RJ), onde trabalha com ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos, elaboração de material didático para ensino bilíngue e formação de professores bilíngues. Também atua em cursos instrumentais com foco na linguagem acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação. É membro da equipe técnica de corretores do exame CELPE-BRAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Beatriz Caricari de Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Prof. Dr. Carlos Gouvea).
Título: Entre alhos e bugalhos: os usos do clítico SE na escrita acadêmica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Leila Barbara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gramátiaca sistemico-funcional.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Leila Barbara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: genero; gramática sistemico-funcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2016 - 2016
Especialização em LIBRAS. (Carga Horária: 397h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A LIBRAS COMO MEDIADORA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA.
2002 - 2005
Graduação em Letras - Inglês/Português LICENCIATURA.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: O uso da linguagem jornalística na representação das mulheres políticas brasileiras.
Orientador: Dra. Astrid Sgarbieiri.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Letras - Inglês/Português BACHARELADO.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Formação Complementar


2014 - 2016
LIBRAS. (Carga horária: 300h).
Instituto de Educação para Surdos, INES, Brasil.
2015 - 2015
Surdocegueira: um universo de descobertas. (Carga horária: 3h).
Instituto de Educação para Surdos, INES, Brasil.
2009 - 2009
A linguistica crítica: a persuasão sob o enf SF. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
A linguistica crítica: a persuasão sob o enfoque s. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
English course. (Carga horária: 120h).
Global Village, GV, Canadá.
2006 - 2006
Introdução à descrição sistêmico-funcional do port. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Appraisal: the language of evaluation(Jim Martin). (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à elaboração de Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Prática de Wordsmith Tools. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Língua Portuguesa I Língua Portuguesa VI Língua Portuguesa VII Práticas Discursivas e Especificidades Linguísticas Propostas educativas: revisões conceptuais Língua Portuguesa como L2 para surdos Língua Portuguesa como L2 para surdos Língua Portuguesa escrita I (para surdos)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Língua Portuguesa I Língua Portuguesa VI Língua Portuguesa VII Práticas Discursivas e Especificidades Linguísticas Propostas educativas: revisões conceptuais


Universidade Estácio de Sá, UES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista de Comunicação e Expressão
Outras informações
Professor horista do curso de extensão Rio + hospitaleiro


Colégio COTICAMP, COTICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Português e Inglês, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nessa esperiência de estágio no Colégio Coticamp, em Campinas, pude atuar no Ensino Fundamental e Médio, nas disciplinas Língua Portuguesa (redação de textos) e Língua Inglesa (Compreensão escrita e oral).


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como monitora de Língua Inglesa pude trabalhar com os alunos dos cursos de graduação a compreensão e a produção de textos (orais e escritos) em níveis intermediário e avançado.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Escrita acadêmico-científica: comparações entre pesquisadores em formação x pesquisadores experiente
Descrição: Letramento acadêmico para alunos de pós-graduação (nível especialização) surdos. Português como L2 para surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Estudos linguísticos e literários na educação de surdos
Descrição: O grupo de pesquisa se caracteriza por constituir um espaço de discussão sobre o ensino de língua e literaturas lusófonas para surdos, considerando a relação entre língua, memória e sujeito na tensão entre as línguas de sinais e a língua portuguesa e na tensão discursiva que incide na memória de cada língua e como tal retesamento atravessa a educação de surdos. Além disso, buscamos problematizar a separação entre o ensino de língua e de literatura lusófonas, por meio do estudo dos processos históricos e discursivos que resultam nessa dissociação, visando uma prática de resistência em sala de aula no contexto da educação bilíngue para surdos. Visamos, também, desenvolver materiais com foco nos gêneros acadêmicos, focando as particularidades da linguagem acadêmica em atividades de compreensão e de produção de textos escritos. Deste modo, pretendemos discutir e propor práticas pedagógicas no ensino de línguas considerando essas questões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador / Osilene Maria Sá Cruz - Integrante / lívia buscácio - Integrante / Valéria Campos Muniz - Integrante / Maria Inês Azevedo - Integrante.
2014 - Atual
A compreensão escrita em Língua Portuguesa como L2: relatos de uma experiência, desafios e perspetivas
Descrição: Esta pesquisa é realizada no curso de Pedagogia Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com base nos estudos de gêneros textuais para o ensino de línguas e na visão de linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994, 2004) que tem seu foco na língua em uso, levando em conta o ambiente situacional e cultural, foram criadas unidades didáticas para o ensino dos gêneros acadêmicos que circulam na vida acadêmica. Para elaborar essas unidades foram coletados, de diferentes fontes, exemplares autênticos dos gêneros, para serem utilizados em atividades que visam o desenvolvimento da compreensão e produção escrita. Seguindo a proposta de Fernandes (2006), foram elaboradas atividades de contextualização visual do texto e ativação do conhecimento prévio, aspectos fundamentais para o envolvimento dos alunos e a construção de novos conhecimentos, assim como a compreensão de elementos textuais e paratextuais (tipologia e gênero). Estes elementos foram discutidos com os aprendizes durante o curso, procurando incentivá-los a ter uma postura reflexiva e crítica. As atividades de produção escrita permitiram utilizar o conhecimento sistematizado, criando textos nos gêneros propostos. Pretende-se, em estudo futuros, analisar os textos elaborados pelos alunos, suas re(elaboração) e suas impressões das aulas de língua portuguesa com foco nos gêneros acadêmicos. Este projeto é coordenado pelas Profas. Fernanda Beatriz Caricari de Morais e Osilene Cruz.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador / Osilene Maria Sá Cruz - Integrante / Elane Santa Rosa Poubel - Integrante / Aparecida Cirlandia de Jesus da Silva - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Educação para Surdos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - 2013
Linguagem acadêmica: práticas de escrita para alunos surdos e ouvintes
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias para o ensino de escrita acadêmica no curso de pedagogia do INES, em especial, nas disciplinas de língua portuguesa. Ajudar os alunos a entenderem como as escolhas lingüísticas do estilo acadêmico, objetivo e sintético, constroem o conhecimento é um importante desafio na educação. Os aprendizes (surdos e ouvintes) precisam ser capazes de usar as características na sua própria redação para demonstrar seu aprendizado e participação nos contextos acadêmicos/disciplinares. Entender sobre o papel da linguagem é importante para a criação de materiais pedagógicos e tarefas com foco em como a linguagem é estruturada para atingir determinado significado. Dessa forma, esta pesquisa, analisará as características linguísticas de cada parte que compõe uma monografia (resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão), descrevendo como a linguagem é usada para atribuir significados de acordo com o propósito comunicativo de cada parte desse gênero. Com base nos resultados obtidos, pretende-se fazer, inicialmente, uma unidade didática com foco na linguagem em uso para introduzir a conscientização dos alunos para as especificidades da linguagem acadêmica. Essa unidade poderá, ainda, ser expandida e fazer parte de uma apostila voltada para a prática da escrita acadêmica para os alunos surdos e ouvintes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador / Valdirene Santos - Integrante / Welligton de Paulla - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
COMPREENSÃO E PRODUÇAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
Descrição: Este curso de extensão tem como foco a introdução, o desenvolvimento e a prática de estratégias de leitura que favoreçam uma compreensão mais competente e independente de textos veiculados na língua portuguesa. O uso de esquematizações e sínteses são trabalhados para auxiliar os aprendizes tanto na compreensão escrita (leitura), como na produção textual. Os textos utilizados nas aulas serão autênticos e essas habilidades escritas são trabalhadas simultaneamente. Haverá leituras dirigidas e constante estímulo à participação dos alunos do curso nas discussões dos significados presentes nos textos. As práticas de escritas serão contínuas por meio de processos de refeituras. Para efeito de organização, as atividades serão dividida em dois módulos de 30h/a cada.O curso tem como objetivo desenvolver o letramento nos participantes, levando-os a se sentirem capazes de ler e produzir textos e se sentirem inseridos no contexto sociocultural da sociedade em que convivem. As habilidades de leitura e produção textual terão por objetivo tornar o individuo capaz de participar efetivamente de práticas sociais, especificamente, sendo capaz de preencher formulários diversos, reconhecer tipos e gêneros textuais comuns no seu dia a dia e no contexto acadêmico. Este projeto é desenvolvido pelas Profas. Fernanda Beatriz Caricari de Morais e Osilene Cruz.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (5) .

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador / Osilene Maria Sá Cruz - Integrante / Augusto Machado dos Santos - Integrante / Márcia Valéria Leite de Souza Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Educação para Surdos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
2013 - 2013
Curso de extensão: Oficina de redação acadêmica
Descrição: Neste curso de extensão são trabalhados os principais gêneros textuais que circulam na academia - resenha, resumo, projeto e monografia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3


Outros Projetos


2014 - Atual
Núcleo de pesquisa: Discurso, memória e ensino de línguas e literaturas lusófonas na educação de surdos
Descrição: O presente núcleo de pesquisa se caracteriza por constituir um espaço de discussão sobre o ensino de língua e literaturas lusófonas para surdos, considerando a relação entre língua, memória e sujeito na tensão entre as línguas de sinais e a língua portuguesa e na tensão discursiva que incide na memória de cada língua e como tal retesamento atravessa a educação de surdos. Além disso, buscamos problematizar a separação entre o ensino de língua e de literatura lusófonas, por meio do estudo dos processos históricos e discursivos que resultam nessa dissociação, visando uma prática de resistência em sala de aula no contexto da educação bilíngue para surdos. Buscamos, também, desenvolver materiais com foco nos gêneros acadêmicos, focando as particularidades da linguagem acadêmica em atividades de compreensão e de produção de textos escritos. Deste modo, visamos discutir e propor práticas pedagógicas no ensino de línguas considerando essas questões. O grupo apresenta duas vertentes teóricas: pela professora Lívia Buscácio, as pesquisas seguem pela História das Ideias Linguísticas (AUROUX, ORLANDI) pela Análise de discurso (PÊCHEUX, ORLANDI), bem como no educar pelo poético e pela autonomia (FREIRE, 2013; SKLIAR, 2014) no contexto da educação de surdos; pela professora Fernanda Morais, as pesquisas tem como foco a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994 E HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e suas contribuições para o ensino de línguas, vendo a linguagem como um sistema sociossemiótico, constituído por variações realizadas a partir de um contexto de uso (situacional) e de um contexto de cultura. É a forma de inter (ação) humana, é um processo, uma troca social de significados, em contextos específicos de situação (gêneros). Com base nos gêneros acadêmicos, pretende-se avaliar e propor metodologias adequadas aos aprendizes de língua portuguesa como L2, levando em conta as singularidades linguísticas dos surdos (FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2003; QUADROS, 1997 E QUADROS & SCHMIEDT, 2006)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) .

Integrantes: Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Coordenador / Osilene Maria Sá Cruz - Integrante / lívia buscácio - Integrante / Valéria Campos Muniz - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Letras (UFSM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguistica Aplicada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fernanda Beatriz Caricari de Morais2018Fernanda Beatriz Caricari de Morais; Barbara, Leila . O uso de nominalização como recurso de impessoalização em artigos científicos escritos em Língua Portuguesa: um estudo com base na Linguística Sistêmico-Funcional. CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE, v. 19, p. 73-91, 2018.

2.
DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI2017DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI. Os usos do clítico `se’ em artigos científicos - mecanismos de impessoalização na escrita acadêmica. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 20, p. 241-275, 2017.

3.
MORAIS, FERNANDA2016MORAIS, FERNANDA. Ergatividade x transitividade: um estudo em construções médias em artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 183-201, 2016.

4.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE2016MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. VARIAÇÃO DE USOS DO CLÍTICO SE NA COMUNIDADE ACADÊMICA: UM ESTUDO DESCRITIVO COM BASE NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 17, p. 70-100, 2016.

5.
DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI2016DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI; FERREIRA, H. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: REVISÃO DOS MÉTODOS E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. LINGUAGENS & CIDADANIA, v. 18, p. 1-15, 2016.

6.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE2016MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE; CRUZ, O. M. S . A HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS. Domínios de Lingu@Gem, v. 11, p. 65-77, 2016.

7.
MORAIS, F. B. C.2015MORAIS, F. B. C.; BARBARA, L. . Um uso muito particular do clítico SE - a very specific use of the clitic se. Letras (UFSM), v. 25, p. 231, 2015.

8.
MORAIS, F. B. C.2015MORAIS, F. B. C.. O USO DO PROCESSO EXISTENCIAL HAVER NA ESCRITA ACADÊMICA ? UM ESTUDO COM BASE EM UM CORPUS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 9, p. 142-160, 2015.

9.
MORAIS, FERNANDA2014MORAIS, FERNANDA. Os dizentes nos artigos científicos de Linguística - um estudo baseado na Linguística Sistêmico-Funcional e com o auxílio da Linguística de Corpus. Letras & Letras (Online), v. 30, p. 46-63, 2014.

10.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2013MORAIS, F. B. C.. As construções médias nos artigos científicos de Linguística. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 14, p. 184-206, 2013.

11.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. A representação das mulheres na política brasileira:um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 13, p. 61-83, 2012.

12.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. O gênero resumo: a compreensão escrita em contexto de sala de aula bilingue. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 25, p. 28-38, 2012.

13.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. A compreensão escrita de abstract de artigos de pesquisa de Engenharia Florestal: ma proposta baseada em gênero e tarefa. Revista X, v. 3, p. 226-242, 2012.

14.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. Aspectos femininos na representação das mulheres da política brasileira. Linguagens & Cidadania, v. 14, p. 1-23, 2012.

15.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.; BARBARA, L. . Um uso muito particular da partícula SE. Anais do SIELP, v. 2, p. 1-11, 2012.

16.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2005MORAIS, F. B. C.; SGARBIERI, A. N. . Mulheres na política e suas representações em diferentes categorias. Letras (Campinas), Campinas-SP, v. 24, n.2, p. 41-50, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Fernanda Beatriz Caricari de Morais. Representações de Dilma Rousseff: de sargentona à presidente frágil. In: Cristiane Fuzer; Thiago Santos da Silva. (Org.). Linguagem e Representações - Estudos em Linguística Sistêmico-Funcional. 1ed.Santa Maria - RS: PPGL UFSM, 2017, v. 1, p. 73-92.

2.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua: relato de uma experiência com alunos graduandos surdos. In: Luis Gonçalves. (Org.). O Ensino de Português como Língua Estrangeira. 1ed.Roosevelt, NJ: Boavista Press, 2016, v. 1, p. 309-320.

3.
MORAIS, F. B. C.. O uso das construções mentais em artigos científicos. In: BARBARA, L.; RODRIGUES-JÚNIOR; A. S.; HOY, G. M. V.. (Org.). Estudos e Pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional. 1ed.Campinas_SP: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 178-194.

4.
MORAIS, F. B. C.. Análise comparativa das conclusões de artigos científicos das áreas de Odontologia e Lingüística. In: Barbara, L. & E. Moyano (Org.). (Org.). Textos e Linguagem Acadêmica - explorações sistêmico-funcionais em espanhol e português. Campinas-SP/São Paulo-SP: Mercado de Letras, 2011, v. 1, p. 193-212.

5.
MORAIS, F. B. C.. Análise comparativa das conclusões de artigos científicos das áreas de odontologia e linguística. In: Barbara, L. & Moyano, E.. (Org.). Textos y lenguaje académico. Exploraciones sistémico-funcionales en portugués y español.. 1ed.Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2011, v. 1, p. 201-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE; CRUZ, O. M. S . Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para graduandos surdos: uma proposta baseada em gêneros textuais. In: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia-MG. Anais do VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Uberlândia-MG: UFU, 2016. v. 1.

2.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE; CRUZ, O. M. S . ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina-PR. Anais do VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Londrina-PR: UEL, 2016. v. 1.

3.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. Construções impessoais na escrita acadêmica: um estudo das construções com ?se? em um corpus formado por artigos científicos. In: VIII Escola Brasileira de Linguística Computacional & XIII Encontro de Linguística de Corpus, 2015, João Pessoa. Anais do VIII Escola Brasileira de Linguística Computacional & XIII Encontro de Linguística de Corpus. São Paulo: Editora Edgard Blücher. v. 1. p. 111-132.

4.
MORAIS, F. B. C.. Letramento acadêmico: uma proposta de compreensão e produção escrita baseada em gêneros. In: XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2014. v. 1. p. 170-178.

5.
MORAIS, F. B. C.; Barbara, Leila . Um uso muito particular da partícula se. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia-MG. Caderno de resumos do II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Uberlândia-MG: UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2012. v. 1. p. 183-183.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, F. B. C.. A representação da mulher da área política brasileira em artigos de revistas de circulação nacional. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica, 2007, Belo Horizonte-MG. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica - Caderno de Resumos. Belo Horizonte-MG: ABRALIN, 2007. v. 1. p. 84-85.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, F. B. C.. Construções ergativas em artigos científicos de Linguística. In: 18o. InPLA - Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo-SP. 18o. InPLA - caderno de resumos e programação. São Paulo-SP: PUC-SP, 2011. v. 1. p. 167-167.

2.
MORAIS, F. B. C.. Análise dos usos dos processos verbais em artigos científicos de Linguística, Odontologia e Ciências Agrárias. In: VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2010, Fortaleza-CE. VI ALSFAL - Livro de resumos e programação. Fortaleza-CE: UECE, 2010. v. 1. p. 163-163.

3.
MORAIS, F. B. C.. Análise das ecolhas léxicogramaticais de artigos científicos. In: 17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada, 2009, São Paulo-SP. Caderno de resumos do 17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. São Paulo-SP: PUC-SP, 2009. v. 1. p. 226-226.

4.
MORAIS, F. B. C.. Conclusões de artigos científicos: uma análise comparativa à luz dos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional. In: V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Linguística Sistémico-Funcional, 2009, Mar del Plata. V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Linguística Sistémico-Funcional. Mar del Plata: Universidad Mar del Plata, 2009. v. 1. p. 97-97.

5.
MORAIS, F. B. C.. O estudo das representações dos políticos brasileiros sob a perspectiva sistêmico-funcional. In: ALSFAL, 2008, Florianopolis-SC. Caderno de resumos/resúmenes/abstracts. Florianopolis-SC, 2008. v. 1. p. 109-109.

6.
MORAIS, F. B. C.. A mulher política em artigos de revistas de circulação nacional - um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional. In: 16 ° InPla - Intercânbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2007. Caderno de resumos do 16°Inpla. São Paulo-SP, 2007. v. 1. p. 453-453.

7.
MORAIS, F. B. C.. Representações dos profisisonais políticos na mídia impressa. In: 16° Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas-SP. caderno de Atividades e Resumos do 16° COLE. Campinas-SP: Unicamp/Associação de Leitura do Brasil, 2007. v. 1. p. 163-163.

8.
MORAIS, F. B. C.. A mulher política brasileira em artigos de revistas de circulação nacional ? Um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. In: Semana Acadêmica da PUC-SP (1° Congresso de Pesquisa Discente), 2007, São Paulo-SP. 1º CONGRESSO DE PESQUISA DISCENTE - PUC-SP (site da PUC). São Paulo-SP: PUC-SP, 2007.

9.
MORAIS, F. B. C.. A mulher política brasileira em artigos de revistas de circulação nacional ? Um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional.. In: Semana Acadêmica da PUC-SP/ 1° Congresso de Pesquisa Discente, 2007, São Paulo-SP. Site da PUC-SP. São Paulo-SP: PUC-SP, 2007.

10.
MORAIS, F. B. C.. "Representações do feminino pela perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional". In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2006. 33rd ISFC - program and abstracts. São Paulo: LAEL - Programa de estudos pós-graduados em Linguistica aplicada e Estudos da linguagem, 2006. v. 1. p. 139-139.

11.
MORAIS, F. B. C.. "Representação da mulher política na mídia impress: processos relacionais". In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006, São Carlos-SP. Caderno de resumos do I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São Carlos-SP: UFScar, 2006. v. 1. p. 217-218.

12.
MORAIS, F. B. C.. Representações do feminino na mídia impressa: processos de referenciação. In: 15° COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Caderno de Resumos 15°COLE. Campinas-SP: Paulinas, 2005. v. 1. p. 115-115.

13.
MORAIS, F. B. C.. "A representação do feminino no artigo 'A Bela, a Fera e....o Fantasma". In: 12° Jornada Nacional de Iniciação Científica (57°SBPC), 2005, Fortaleza-CE. Página da web- www.sbpcnet.org.br, 2005.

14.
MORAIS, F. B. C.. "A representação do feminino no artigo 'A Bela, a Fera e....o Fantasma". In: GEL - 53° Seminário do GEL, 2005, São Carlos-SP. Resumos - 53°GEL. São Carlos-SP: UNICAM/UFScar/Mercado de Letras, 2005. v. 1. p. 491-491.

15.
MORAIS, F. B. C.. Metáforas nas Representações do Feminino na Mídia Impressa: Processos de Referenciação.. In: II Semana Científica, tecnológica e artística, 2005, Campinas-SP. Resumos da II Semana Científica, tecnológica e artística. Campinas-SP: PUC-Campinas, 2005. v. 1.

16.
MORAIS, F. B. C.. "Metafora na referenciaçao do feminino na midia impressa". In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso, 2004, Uberlândia-MG. Caderno de Resumos e Programação. Uberlândia-MG: Imprensa Universitária/Gráfica UFU, 2004. v. 1. p. 123-123.

17.
MORAIS, F. B. C.. "Referenciação do feminino na mídia impressa". In: GEL, 2004, Campinas-SP. GEL - Programação e Resumos. Campinas-SP: Unicamp, 2004. v. 1. p. 575-575.

18.
MORAIS, F. B. C.. Metáforas nas representações do feminino na mídia impressa: processos de referenciação e anáforas. In: II Mostra de Iniciação Científica do Centro de Linguagem e Comunicação, 2004, Campinas-SP. Página da web. Campinas-SP: PUC-Campinas, 2004. v. 1. p. 92-92.

19.
MORAIS, F. B. C.. "Metáforas nas representaçãoes do feminino na mídia impressa". In: IX encontro de IC da PUC-Campinas, 2004, Campinas. IX encontro de IC da PUC-Campinas - Resumos. Campinas: PUC-Campinas, 2004. v. 1. p. 91-91.

20.
MORAIS, F. B. C.. Metáfora na referenciação do feminino. In: I simposio internacional de Análise Critica do Discurso, 2004, Brasília. Página da web/Cd Rom. Brasília: UNB, 2004.

21.
MORAIS, F. B. C.. "Metáfora na referenciação do feminino na mídia impressa". In: 12° Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, São Paulo-SP. Cd Rom. São Paulo-So: USP, 2004.

22.
MORAIS, F. B. C.. "Metáfora na representação do feminino na mídia impressa". In: X SETA - Seminário de teses em andamento, 2004, Campinas. Caderno de resumos X Seta (Seminário de teses em andamento) IEL-Unicamp. Campinas: Unicamp, 2004. v. 1. p. 124-124.

23.
MORAIS, F. B. C.. "Metáfora na referenciação do feminino na mídia impressa". In: 4° congresso nacional de IC e 2° Congresso Internacional de IC, 2004, São Paulo. CD Rom. São Paulo-SP: Semesp, 2004.

24.
MORAIS, F. B. C.. "Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa". In: CONIC/COINT - Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica, 2003, São Paulo-SP. Resumos CONIC/COINT. São Paulo-SP: SEMESP, 2003. v. 4. p. 1855-1855.

25.
MORAIS, F. B. C.. "Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa". In: SECOM - Simposio Nacional de educaçao e comunicaçao, 2003, Campinas. Cd Rom. Campinas, 2003.

26.
MORAIS, F. B. C.. "Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa". In: I Mostra de Iniciação Científica do Centro de Linguagem e Comunicação, 2003, Campinas. web. Campinas: Puc, 2003.

27.
MORAIS, F. B. C.. "Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa". In: VIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Camp, 2003, Campinas-SP. VIII Encontro de Iniciação Científica - Resumos. Campinas-SP: Puc-campinas, 2003. v. 1. p. 58-58.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. S . A compreensão escrita em LP como L2: relatos de uma experiência, desafios e perspetivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, F. B. C.. Teaching Portuguese as a second language to deaf students - Ensino de língua portuguesa como segunda língua: relato de uma experiência com alunos graduandos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORAIS, F. B. C.. Letramento acadêmico: uma proposta de compreensão e produção escrita baseada em gêneros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORAIS, F. B. C.; Barbara, Leila . Um uso muito particular da partícula se. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MORAIS, F. B. C.. Os mistérios dos usos SE em artigos científicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MORAIS, F. B. C.; Barbara, Leila . A partícula SE como criadora de agnatos em artigos científicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAIS, F. B. C.. Os usos do SE em língua portuguesa ? uma proposta de descrição em 3 categorias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MORAIS, F. B. C.. Construções ergativas em artigos científicos de Linguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MORAIS, F. B. C.. ANÁLISE DOS USOS DOS PROCESSOS VERBAIS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA, ODONTOLOGIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MORAIS, F. B. C.. O estudo das representações dos políticos brasileiros sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE; CRUZ, O. M. S . Ensino de LP como L2 para surdos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. Língua Portuguesa como L2 para surdos IV. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Língua Portuguesa como L2 para surdos).

3.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. Língua Portuguesa como L2 para surdos I (1o.semestre) curso de Pedagogia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Língua Portuguesa como L2 para surdos).

4.
MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE. Letramento acadêmico (LP como L2 para surdos). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MORAIS, F. B. C.. As mulheres políticas brasileiras (artigo participante no 5o. Prêmio Construíndo a Igualdade de Gênero). 2009 (5o. Prêmio Construíndo a Igualdade de Gênero) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
BARBARA, L.; MORAIS, F. B. C.; Macedo, M.M.C. Participação em banca de Giovanna Marcella Verdessi Hoy. Representações da consciência e do dizer na visão da narradora em "Inés del alma mía" e na tradução para o português brasileiro: uma abordagem sistêmico-funcional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAIS, F. B. C.; ANDRADE, A. T.; MENESES, G.. Participação em banca de Cinthia de Oliveira Ramos.A importância da afetividade no processo de letramento de pessoas surdas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

2.
MORAIS, F. B. C.; Carvalho, LC; FAVORITO, W.. Participação em banca de Andréia Santos Moura.Literatura em língua de sinais - um estudo sobre identidade e diferenças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

3.
MORAIS, F. B. C.; Campello, A. R.; Cavalcanti, P. F.. Participação em banca de Diego Fiuza Lima.A importância da brincadeira no processo de aquisição de língua (L1). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

4.
MORAIS, F. B. C.; Janoario, R. S.; Prado, R.. Participação em banca de Maria Rosimar Silva Pedrosa.Educação bilíngue de alunos surdos: os desafios das políticas públicas de inclusão e estratégias pedagógicas para o ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

5.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. S; ANDRADE, A. T.. Participação em banca de Rebecca Gonçalves Machado.A aquisição da língua portuguesa como segunda língua por crianças surdas em uma escola da baixada fluminense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

6.
MORAIS, F. B. C.; SOARES, L. A. A.; GOMES, M. R.. Participação em banca de Flávia Cristina dos Santos Silva.Uso social da leitura por alunos surdos: investigando a utilização dos gêneros textuais como ferramentas para ensino de língua portuguesa com segunda língua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos.

7.
MORAIS, F. B. C.; BIZZO, K. S. E. A.; FAVORITO, W.. Participação em banca de Jaime Miranda de Mello.A importância da língua de sinais para o desenvolvimento cognitivo da criança surda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

8.
SILVA, Y. R. O. C.; MORAIS, F. B. C.; AZEVEDO, A. C. B.. Participação em banca de Lorena Sousa.A importância da família no processo de ensino aprendizagem de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental 1. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

9.
MORAIS, F. B. C.; LAGE, A.; GOMES, M. R.. Participação em banca de Regina Maria dantas Araújo.A educação precoce da criança surda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada de (Multi)letramento (s) e II Workshop do SAL-Brasil. Os mistérios dos usos do SE em artigos científicos. 2012. (Congresso).

2.
IV Semana Pedagógica do INES - Educação Bilingue, desafios e qualificação profissional.Mediadora da mesa redonda: Intérprete educacional. 2012. (Outra).

3.
Semana Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os usos do SE em língua portuguesa ? uma proposta de descrição em 3 categorias. 2012. (Congresso).

4.
VIII Congresso Internacional da ALSFAL - Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. A partícula SE como criadora de agnatos em artigos científicos. 2012. (Congresso).

5.
XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do INES. 2012. (Congresso).

6.
17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. Análise das escolhas léxico-gramaticais de artigos científicos. 2009. (Congresso).

7.
V Congresso Internacional de La Associacion Latinoamericana de Linguistica Sistêmico-Funcional. Conclusões de artigos científicos: uma análise comparativa à luz dos conceitos da linguística Sistêmico-Funcional. 2009. (Congresso).

8.
4° Congresso da Associação de Linguistica Sistêmico-Funcional da América Latina. O estudo das representações dos políticos brasileiros sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2008. (Congresso).

9.
16° Congresso de Leitura do Brasil. Representação dos profissionais políticos na mídia impressa. 2007. (Congresso).

10.
16 ° InPla - Intercânbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A mulher política em artigos de revistas de circulação nacional - um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2007. (Congresso).

11.
Semana Acadêmica da PUC-SP/ 1° Congresso de Pesquisa Discente. A mulher política brasileira em artigos de revistas de circulação nacional ? Um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional.. 2007. (Congresso).

12.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica. A representação da mulher da área política brasileira em artigos de revistas de circulação nacional. 2007. (Congresso).

13.
33rd International Systemic Functional Congress. Representações do feminino pela perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional. 2006. (Congresso).

14.
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Representação da mulher política na mídia impressa: processos relacionais. 2006. (Congresso).

15.
"A universidade em Israel". 2005. (Encontro).

16.
12° Jornada Nacional de Iniciação Científica (57°SBPC). "A representação do feminino...". 2005. (Congresso).

17.
15° COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Representações do feminino na mídia impressa.... 2005. (Congresso).

18.
53°GEL."A representação do feminino no artigo 'A Bela, a Fera e....o Fantasma". 2005. (Seminário).

19.
II Semana Científica, tecnológica e artística.Metáforas nas Representações do Feminino na Mídia Impressa: Processos de Referenciação.. 2005. (Encontro).

20.
Literatura e cinema. 2005. (Outra).

21.
Os 400 anos de Dom Quixote. 2005. (Seminário).

22.
Palestras da semana de letras da PUC-Campinas. 2005. (Encontro).

23.
Sartre: uma filosofia para o nosso tempo. 2005. (Outra).

24.
12° Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP. Metáfora na referenciação do feminino na mídia impressa. 2004. (Congresso).

25.
4° congresso nacional de IC e 2° Congresso Internacional de IC. Metáfora na referenciação do feminino na mídia impressa. 2004. (Congresso).

26.
52°seminário do GEL. Referenciação do feminino na mídia impressa. 2004. (Congresso).

27.
Encontro de IC. 2004. (Encontro).

28.
II Mostra de Iniciação Científica do Centro de Linguagem e Comunicação.Metáforas nas representações do feminino na mídia impressa: processos de referenciação e anáforas. 2004. (Outra).

29.
I simposio internacional de Análise Critica do Discurso. Metáfora na referenciação do feminino. 2004. (Congresso).

30.
IX encontro de IC da PUC-Campinas. Metáforas nas representaçãoes do feminino na mídia impressa. 2004. (Congresso).

31.
O fotográfo Mario de Andrade. 2004. (Outra).

32.
Poeta do mar, da terra e do fogo. 2004. (Encontro).

33.
Semana de Letras - Linguagem e sociedade. 2004. (Outra).

34.
Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso. Metafora na referenciaçao do feminino na midia impressa. 2004. (Congresso).

35.
X SETA - Seminário de teses em andamento.Metáfora na representação do feminino na mídia impressa. 2004. (Seminário).

36.
14° COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

37.
CONIC/COINT - Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica. Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa. 2003. (Congresso).

38.
SECOM - Simposio Nacional de educaçao e comunicaçao.Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa. 2003. (Simpósio).

39.
VIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Camp. Metáforas na referenciação do feminino na mídia impressa. 2003. (Congresso).

40.
Drummound ano 100. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, F. B. C.. I Encontro de Pesquisas do Departamento de Ensino Superior do INES. 2015. (Congresso).

2.
MORAIS, F. B. C.; Campello, A. R. . I Jornada de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

3.
MORAIS, F. B. C.; SILVA, Y. R. O. C. ; GUIMARAES, A. D. S. ; LIMA, E. G. ; REBUA, C. E. ; FAVORITO, W. ; MELO, E. ; MOURA, D. B. ; LAGE, A. ; GOMES, M. R. . IV Semana Pedagógica do INES - Educação bilingue, desafios e qualificação profissional. 2012. (Congresso).

4.
MORAIS, F. B. C.. 17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDA REBELO ARAGÃO. O ingresso e a trajetória de alunos surdos nas escolas técnicas da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro ? uma utopia possível??. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

2.
Camila Ramos Pinheiro de Carvalho. O papel do assistente social no atendimento da pessoa surda frente a formação profissional. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

3.
Izadora Mola Alvez. Comparação das produções textuais de alunos surdos oralizados X usuários somente de Libras ? há diferença?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

4.
Iuza Santos da Silva. ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA SURDA INSERIDA EM CLASS EREGULAR NO MUNICÍPIO DE PATY DO ALFERES - RJ. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

5.
Vanessa Alves de Sousa Lesser. Jogos didáticos na disciplina de Libras - letramento visual na educação de surdos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

6.
Camila da SIlva Romão. A educação de surdos no município de São João da Barra. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

7.
Renata dos Santos Costa Borges. A função do professor-intérprete - um estudo de campo em um município do estado do RJ. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Surdos) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rebecca Gonçalves Machado. A aquisição da língua portuguesa como segunda língua por crianças surdas em uma escola da baixada fluminense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

Iniciação científica
1.
Aparecida Cirlandia de Jesus da Silva. A compreensão escrita em LP como L2: relatos de uma experiência, desafios e perspetivas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

2.
Elane Santa Rosa Poubel. A compreensão escrita em LP como L2: relatos de uma experiência, desafios e perspectivas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos, Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

3.
Welligton Santos. Linguagem acadêmica: práticas de escritas para alunos surdos e ouvintes. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

4.
Valdirene Santos. Linguagem AcadÊmica: práticas de escritas para alunos surdos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

5.
Rafaela Silva do Vale. Linguagem Acadêmica: práticas de escrita para alunos surdos e ouvintes. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

Orientações de outra natureza
1.
Augusto Machado dos Santos. COMPREENSÃO E PRODUÇAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS. 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos, Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.

2.
Márcia Valéria Leite de Sousa Rodrigues. COMPREENSÃO E PRODUÇAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS. 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto de Educação para Surdos, Instituto de Educação para Surdos. Orientador: Fernanda Beatriz Caricari de Morais.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. A representação das mulheres na política brasileira:um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 13, p. 61-83, 2012.

2.
MORAIS, F. B. C.;MORAIS, FERNANDA;MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE;Fernanda B C Morais;DE MORAIS, FERNANDA BEATRIZ CARICARI;Fernanda Beatriz Caricari de Morais2012MORAIS, F. B. C.. O gênero resumo: a compreensão escrita em contexto de sala de aula bilingue. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 25, p. 28-38, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. S . A compreensão escrita em LP como L2: relatos de uma experiência, desafios e perspetivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, F. B. C.. Teaching Portuguese as a second language to deaf students - Ensino de língua portuguesa como segunda língua: relato de uma experiência com alunos graduandos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, F. B. C.. I Encontro de Pesquisas do Departamento de Ensino Superior do INES. 2015. (Congresso).

2.
MORAIS, F. B. C.; Campello, A. R. . I Jornada de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1o lugar no concurso de cadastro reserva do SESI-SP (2006), com nota final 9,5 (polo de classificação PC23).
Aprovada em 2o. lugar no concurso para professor substituto do INES (Instituto de Educação para Surdos), do Governo Federal (2011).
Aprovada em 1o lugar no concurso para professor substituto do IFRJ (Instituto Federal do Rio De janeiro) para a disciplina "Metodologia de pesquisa" (2011).
Aprovada em 2o. lugar no concurso para professor substituto da UEZO (Universidade Estadual da Zona Oeste), do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2013).



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