Sônia Maribel Muñoz Croveto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5727346748794333
  • Última atualização do currículo em 03/04/2017


Possui Licenciatura em Letras Português-Espanhol - Universidade de Uberaba (2010) -, Bacharelado em Comunicación Social - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1994), revalidado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e Doutorado em Literatura, área de concentração Teoria Literária - Universidade Federal de Santa Catarina (2007) -. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social e de Letras, com ênfase em espanhol e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônia Maribel Muñoz Croveto
Nome em citações bibliográficas
CROVETO, S. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA - Campus Vitória da Conquista.
Centro Federal de Educação Tecnológica
Ibirapuera
45075900 - Vitória da Conquista, BA - Brasil
Telefone: (77) 34262271
URL da Homepage: http://www.conquista.ifba.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A sinfonia do sagrado em Castro Alves (Deus, Eros e Mãe em Os escravos), Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Odília Carreirão Ortiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poesia brasileira; Literatura brasileira; Bíblia e literatura; Intertextualidade; Teopoética; Teoría Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Teopoética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Letras Português-Espanhol.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
1989 - 1994
Graduação em Comunicación Social.
Universidad Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM, Peru.




Formação Complementar


2016 - 2016
Corrección, estilo y variaciones de la lengua española.. (Carga horária: 18h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia - Campus Vitória da Conquista, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto de Língua Espanhola, Carga horária: 40


Colégio Santo Agostinho - Contagem, CSA-CONTAGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 3
Outras informações
Coordenador de Área - Línguas Estrangeiras


Colégio Santo Agostinho, CSA-CONTAGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

09/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

08/2005 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol I - Espanhol II

Municipalidad Distrital de San Miguel, MDSM, Peru.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Assessora de Alcaldia, Enquadramento Funcional: Assessora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2001 - 12/2002
Direção e administração, Secretaría de Imagem Institucional y Relaciones Públicas, .

Cargo ou função
Diretora.

Diário El Sol/ Editora La Gaceta, DES, Peru.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Redatora/Reportera, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2015 - 2016
Recursos audiovisuais para estudantes de espanhol de níveis iniciais
Descrição: O ensino de línguas estrangeiras contempla o uso de múltiplas linguagens e múltiplas variantes linguísticas para expor o aprendiz "à alteridade, à diversidade, à heterogeneidade? (BRASIL: 2006, p. 129). Algumas dessas linguagens são a publicitária e a cinematográfica, que constituem importantes ferramentas pedagógicas por apresentarem fragmentos da sociedade entrelaçando o verbal e o visual. Não obstante, quando se faz uso dos recursos audiovisuais, já seja fragmentos de um filme, um curta-metragem ou avisos publicitários televisivos, nos níveis iniciais das aulas de ELE, muitas vezes, a falta de legendas na língua meta, impede que os estudantes apreciem as artes audiovisuais em todo seu esplendor, provocando sentimentos de ansiedade e de desilusão na procura por entender aquilo que se está narrando. Esses sentimentos adversos constroem uma barreira que conduz ao aprendiz a acreditar erroneamente que não vai conseguir a ansiada competência comunicativa na língua estudada. Por outra parte, a maioria dos recursos audiovisuais legendados, que são acessíveis através de internet, concentra-se em determinados aspetos socioculturais de alguns países hispânicos, apresentando-os de formas estereotipadas, desvirtuando a riqueza cultural das nações hispano-falantes. Frente a essa problemática, surge a proposta desse projeto de selecionar, no estágio inicial, curtas-metragens e avisos publicitários televisivos hispânicos produzidos nos últimos anos e que discutam alguns aspectos relevantes da sociedade, para ser legendados, respeitando as variantes regionais. Esse recurso pedagógico que será utilizado nas classes, também será disponibilizado através de uma página virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sônia Maribel Muñoz Croveto - Coordenador / amanda couto - Integrante / marcelo evangelista - Integrante / Diones Silva Souza - Integrante.
2013 - 2013
Língua e Cultura Hispânica I / II
Descrição: O presente projeto de extensão, a ser executado entre os meses de abril e junho de 2013, surge da necessidade de ampliar a oferta do curso de língua espanhola aos estudantes do IFBA e à comunidade em geral de Vitória da Conquista. A metodologia centra-se na adequação do componente linguístico ao contexto sociocultural, o que implica um conjunto de saberes -saber estar e saber fazer- (GARGALLO: 2004) que intervêm em todo processo de comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CROVETO, S. M. M.. El cuento y la noticia: lecturas entrecruzadas. In: Flávia Farias de Oliveira; Juan Pablo Martín. (Org.). Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las prácticas docentes. 23ed.Recife: Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 111-118.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CROVETO, S. M. M.. El mundo llega al "D" del milenio. El Sol, 31 dez. 1999.

2.
CROVETO, S. M. M.. De blanco y sin fronteras. El Sol, 11 dez. 1999.

3.
CROVETO, S. M. M.. Un inventor por descubrir. El Sol, p. 7B - 7B, 24 nov. 1999.

4.
CROVETO, S. M. M.. Y el Centro Histórico del Puerto?. El Sol, 20 jun. 1999.

5.
CROVETO, S. M. M.. Qué haremos con los niños-plomo?. El Sol, 11 abr. 1999.

6.
CROVETO, S. M. M.. Plomo: el veneno está en el aire. El Sol, 04 abr. 1999.

7.
CROVETO, S. M. M.. Histórico Ronald aún conserva sus brillos. El Sol, 27 jan. 1999.

8.
CROVETO, S. M. M.. Estarán los alcaldes a la altura de los problemas?. El Sol, 01 jan. 1999.

9.
CROVETO, S. M. M.. Lima: la irrespirable. El Sol, 22 nov. 1998.

10.
CROVETO, S. M. M.. El Niño afectó los glaciares. El Sol, 07 jun. 1998.

11.
CROVETO, S. M. M.. Una Niña inofensiva?. El Sol, 25 maio 1998.

12.
CROVETO, S. M. M.. El Niño conmueve al mundo. El Sol, 08 fev. 1998.

13.
CROVETO, S. M. M.. Sacrificios humanos para El Niño. El Sol, 08 fev. 1998.

14.
CROVETO, S. M. M.. Tormentas eléctricas en Lima?. El Sol, 27 dez. 1997.

15.
CROVETO, S. M. M.. Lluvias en Lima: un desastre anunciado. El Sol, 27 dez. 1997.

16.
CROVETO, S. M. M.. En el nombre del padre. El Sol, 18 nov. 1997.

17.
CROVETO, S. M. M.. Aquel tranvía llamado deseo. El Sol, 17 nov. 1997.

18.
CROVETO, S. M. M.. Huaca Malena/donde los huesos hablan. El Sol, 01 nov. 1997.

19.
CROVETO, S. M. M.. Una pileta por Bolívar. El Sol, p. 3B - 3B, 20 out. 1997.

20.
CROVETO, S. M. M.. Nubes que azotan Lima decidirán fuerza de El Niño. El Sol, 11 ago. 1997.

21.
CROVETO, S. M. M.. Especies anuncian llegada de El Niño. El Sol, 30 jul. 1997.

22.
CROVETO, S. M. M.. Centros ciclónicos se acercan al país. El Sol, 08 jul. 1997.

23.
CROVETO, S. M. M.. El Niño del 83: las lecciones que nos dejó. El Sol, 05 jul. 1997.

24.
CROVETO, S. M. M.. Un hogar para el otoño. El Sol, 27 maio 1997.

25.
CROVETO, S. M. M.. El Niño amenaza otra vez. El Sol, 16 maio 1997.

26.
CROVETO, S. M. M.. La saca será una solución?. El Sol, 20 mar. 1997.

27.
CROVETO, S. M. M.. Isla Palomino: un paraíso en el Callao. El Sol, 03 mar. 1997.

28.
CROVETO, S. M. M.. Lobos contra pescadores: dos especies que luchan por sobrevivencia en el mar. El Sol, 09 dez. 1996.

29.
CROVETO, S. M. M.. Anemia: el hambre oculta. El Sol, 02 set. 1996.

30.
CROVETO, S. M. M.. De mineros a mendigos. El Callao, 30 nov. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CROVETO, S. M. M.. La seducción de la publicidad en las clases de español. In: XIV Congreso Brasileño de Profesores de Español, 2013, Niterói. Anais do XIV Congreso de Profesores de Español: Língua e Ensino. Rio de Janeiro: APEERJ, 2011. v. 3. p. 288-298.

2.
CROVETO, S. M. M.. (Des)tejiendo la ética a través de la literatura: una perspectiva metodológica en las clases de español lengua extranjera. In: VII Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura, 2012, Araraquara. Anais do VII Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura. Araraquara: FCL-UNESP, 2012. p. 167-179.

3.
CROVETO, S. M. M.. Voces rescatadas: los gallinazos sin plumas y el niño de junto al cielo. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Belo Horizonte. IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso ALED 2011. Belo Horizonte: CEDECOM- UFMG, 2011. p. 1-11.

4.
CROVETO, S. M. M.. Condorito: aprendiendo con humor en las clases E/LE. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguistica III Simpósio Internacional de Letras e Linguistica, 2011, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2. p. 1-10.

5.
CROVETO, S. M. M.. Entre a (des)leitura e a (des)escrita: o duplo conto Mariana de Machado de Assis. In: X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos. Rio de Janeiro: Associação brasileira de literatura comparada, 2006.

6.
CROVETO, S. M. M.. Biografemas feminino-religiosos. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Gênero e preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres.

7.
CROVETO, S. M. M.. O outro e a religião na voz de Flora Tristan. In: II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas, 2006, Dourados. II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas. Dourados: Multimidia, 2006.

8.
CROVETO, S. M. M.. Flora Tristán: os olhos do império ou retrato de uma pária?. In: II Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2005, Rio de Janeiro. Entre o estético e o político: a questão da mulher na literatura, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CROVETO, S. M. M.. Las tarjetas postales y las clases de ELE. In: 16° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2015, São Carlos. CADERNO DE RESUMOS do 16° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. São Carlos: UFSCAR - Pró-reitoria de Extensão, 2015. p. 156-157.

2.
CROVETO, S. M. M.. Nuevos puentes culturales en las clases de ELE. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: ABH, 2014. p. 147-148.

3.
CROVETO, S. M. M.. Arguedas, Ribeyro y Vallejo: tres escritores peruanos en la clase de ELE. In: II Jornada sobre ensino de línguas estrangeiras, 2012, Espírito Santo. II Jornada sobre ensino de línguas estrangeiras. Espíritu Santos: UFES, 2012. p. 22.

4.
CROVETO, S. M. M.. Voces rescatadas: Los gallinazos sin plumas y El niño de junto al cielo. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011, 2011, Belo Horizonte. IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011. Belo Horizonte: Editora da Fcauldade de Letras - UFMG, 2011. p. 338-338.

5.
CROVETO, S. M. M.. La seducción de la publicidad en las clases de español. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2011, Niterói- Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Rio de Janeiro: Reproarte Gráfica e Editora Ltda, 2011. p. 26.

Apresentações de Trabalho
1.
CROVETO, S. M. M.. Las tarjetas postales y las clases de ELE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CROVETO, S. M. M.. El cuento y la noticia: lecturas entrecruzadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CROVETO, S. M. M.. Arguedas, Ribeyro y Vallejo: tres escritores peruanos en la clase de E/LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CROVETO, S. M. M.. (Des)tejiendo la ética a través de la literatura: una perspectiva metodológica en las clases de español para extranjeros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CROVETO, S. M. M.. Voces rescatadas: los gallinazos sin plumas y el niño de junto al cielo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CROVETO, S. M. M.. La seducción de la publicidad en las clases de español. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CROVETO, S. M. M.. Condoritto: aprendiendo con humor en las clases ELE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CROVETO, S. M. M.. Deus - o personagem poético de Castro Alves. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CROVETO, S. M. M.. Entre a (des)leitura e a (des)escrita: O duplo conto Mariana de Machado de Assis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CROVETO, S. M. M.. O outro e a religião na voz de Flora Tristan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CROVETO, S. M. M.. Biografemas feminino-religiosos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CROVETO, S. M. M.. Flora Tristan: os olhos do império ou retrato de uma pária?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CROVETO, S. M. M.; SOUZA, D. ; COUTO, A. ; EVANGELISTA, M. . Proyecto de Español /IFBA - campus Conquista. 2016; Tema: Cortometrajes y avisos publicitarios hispánicos para estudiantes de ELE. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CROVETO, S. M. M.. Música e resistência: a nova canção Latino-Americana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Las tarjetas postales y las clases de ELE. 2015. (Congresso).

2.
Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). CUENTOS PERUANOS EN LAS CLASES DE ELE. 2013. (Congresso).

3.
XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. El cuento y la noticia: lecturas entrecruzadas. 2013. (Congresso).

4.
Congreso Brasileiro de Professores de Espanhol - CBPE 2011. La seducción de la publicidad en las clases de español. 2011. (Congresso).

5.
Lee y contesta: por qué no les gusta leer? Ideas prácticas para el trabajo con textos más allá de las preguntas de comprensión. 2011. (Oficina).

6.
Seminario para examinadores D.E.L.E. 2009. (Seminário).

7.
Quinta Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).

8.
(Des)construção da crítica estética na contemporaneidade. 2004. (Seminário).

9.
A garota de Ipanema dá uma olhada em volta: cosmopolitismo da bossa nova, a diáspora e Ângela Maria. 2004. (Outra).

10.
Aproximações (e alguns embaraços na distância) - com a artista visual e poeta Laura Erber. 2004. (Encontro).

11.
Arte e Literatura - Osman Lins 80 anos. 2004. (Seminário).

12.
Poesia Concreta: las vanguardias después del modernismo. 2004. (Outra).

13.
A picaresca espanhola e o romance malandro brasileiro. 2003. (Outra).

14.
A reedição das memórias de Pedro Nava reeditado, Baú de ossos, Beira Mar e outros. 2003. (Outra).

15.
Colóquio (Mal)Dita poesia - Homenagem a Haroldo de Campos. 2003. (Outra).

16.
Descentralización y gobiernos locales. 2002. (Outra).

17.
Curso de experto en imagen y comunicación. 2001. (Outra).

18.
Primer seminario para periodistas sobre temas de electricidad. 1998. (Seminário).

19.
Retos para la prensa en el nuevo milenio. 1998. (Outra).

20.
Jornada de actualización en ciencias geofísicas para periodistas. 1997. (Oficina).

21.
Trans.sectorialidad en El Niño. 1997. (Congresso).

22.
Curso Internacional de periodismo avanzado. 1996. (Outra).

23.
El psiconálisis en el diván. 1996. (Seminário).

24.
Curso de periodismo escrito. 1995. (Outra).

25.
Medio de comunicación masiva en un proceso electoral. 1994. (Simpósio).

26.
El género periodístico y sus principales especies. 1992. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:39:05