Marco Vinícius Moreira Lamarão

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  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), onde, desde 2014, cursa o doutorado em Educação. Atualmente é professor de História e da Faculdade de Engenharia do Instituto Federal de Educação, Campus Macaé, e Professor Bolsista PARFOR da Faculdade de Educação UFRRJ/IM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, estado e sociedade civil, empresariamento da educação, gerencialismo,controle social, financiamento da educação e movimento social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Vinícius Moreira Lamarão
Nome em citações bibliográficas
LAMARÃO, M. V. M.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Itaboraí, Secretaria Municipal de educação.
Praça Marechal Floriano Peixoto, 431 -
Centro
24800-165 - Itaborai, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O COMPERJ na educação do leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 ? 2016).,
Orientador: Roberto Leher.
Coorientador: Vânia Cardoso Motta.
Palavras-chave: educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Conselho do FUNDEB no Município de Itaboraí e a democracia da Terceira Via: uma análise crítica.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Roberto Leher.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: publico e privado; estado e sociedade civil; controle social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas públicas.
Setores de atividade: Educação; Educação.
2002 - 2006
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Entre a modernidade e a pós- modernidade: sociedade contemporânea e hegemonia cultural.
Orientador: Daniel Aarão Reis Filho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 12


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto- História- Unidade Engenho Novo II.


Prefeitura Municipal de Itaboraí, PM/Itaboraí, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 16


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 16


Colégios e Cursos Ação 1, AÇÃO 1, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 8


Colégio MJD, MJD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor docente, Carga horária: 8


Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT- História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Observatório da Educação Fluminense
Descrição: este projeto de pesquisa tem como objetivo fundante o acompanhamento sistemático dos dados educacionais das redes municipais da região da Bacia do São João/ RJ (Macaé e Rio das Ostras, inicialmente, podendo se estender a outros municípios). A partir do levantamento e cruzamento destes dados busca-se fornecer elementos tecnico científicos com vistas a melhoria educacionais e melhor aplicação dos seus recursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAMARÃO, M. V. M.2013 LAMARÃO, M. V. M.. CACS FUNDEB Itaboraí - Limites e Possibilidades. Trabalho Necessário, v. 1, p. 1-28, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LEHER, R. ; MOTTA, V. C. ; LAMARÃO, M. V. M. ; MACEDO, J. M. . Os investimentos em educação para a sua democratização. In: COLEMARX. (Org.). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Novos elementos de pesquisa e de crítica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 2016, v. , p. 9-79.

2.
LAMARÃO, M. V. M.; ARGOLLO, J. ; DAHMER, L. ; MOTTA, V. C. . Educating for dependence: Entrepreneurializing basic education. In: Roberto Leher & Inny Accioly. (Org.). Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2016, v. , p. 37-58.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LAMARÃO, M. V. M.; RIBEIRO, T. R. M. ; Augusto . existencialismo e "socialismo realmente existente".. sítio do nec.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAMARÃO, M. V. M.. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro: quem educa a classe trabalhadora?. In: Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917), 2017, Niterói/RJ. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917), 2017.

2.
LAMARÃO, M. V. M.; MOTTA, V. C. . A formação do Exército Industrial de Reserva e a precarização da Educação no Brasil: uma reflexão preliminar.. In: VIII Colóquio Internacional Marx e Engels, 2015, Campinas. VIII Colóquio Marx e Engels. Capinas, 2015. v. 1.

3.
MOTTA, V. C. ; LAMARÃO, M. V. M. ; SILVA, S. M. ; GERALDO, D. S. S. ; PICCININI, C. L. . PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014: notas críticas. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015, São Luiz/ MA. Anais - JOINPP 2015, 2015.

4.
LAMARÃO, M. V. M.. A PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DO FUNDEB-ITA DO SEPE (SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO)-ITABORAÍ: transformismo ou guerra de posição?. In: Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói/RJ. Anais do Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.

5.
LAMARÃO, M. V. M.. A participação do SEPE-Ita no CACS FUNDEB-Ita e a luta pela valorização do magistério.. In: ANPEd Sudeste, 2014, Sâo João Del Rey/MG. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste:, 2014.

6.
LAMARÃO, M. V. M.. BREVE HISTÓRICO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.. In: III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013. p. ´1-18.

7.
LAMARÃO, M. V. M.. O transformismo ou guerra de posição? A atuação do SEPE-Ita no conselho do FUNDEB. In: Colóquio Internacional Marx e Marxismo, 2013, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e Marxismo, 2013.

8.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS FUNDEB- Ita: Gestão democrática ou democracia gerencial?. In: VII Colóquio Internacional MArx e Engels, 2012, Campinas. CEMARX - VII Colóquio Internacional Marx e Engels - Anais, 2012.

9.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS FUNDEB e a defesa da escola pública- Limites e possibilidades. In: VII Simpósio Nacional Estado e Poder- Sociedade Civil, 2012, Uberlândia - MG. Anais do VII Simpósio Nacional Estado e Poder- Sociedade Civil, 2012.

10.
LAMARÃO, M. V. M.. O CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ: CONTROLE PÚBLICO OU LEGITIMAÇÃO DO PRIVADO NA EDUCAÇÃO?. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, educação e emancipação Humana, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Entre a Guerra de Posição e o Transformismo: a atuação do SEPE- Itaboraí no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAMARÃO, M. V. M.. A participação do SEPE-Ita no CACS FUNDEB-Ita e a luta pela valorização do magistério.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LAMARÃO, M. V. M.. O Financiamento Público da Educação Básica no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LAMARÃO, M. V. M.. Carreiras e Lutas na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LAMARÃO, M. V. M.. O financiamento da educação básica no- Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LAMARÃO, M. V. M.. Participação social na educação e a tutela do Estado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
LAMARÃO, M. V. M.. II fórum Elos de Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS FUNDEB- Ita: Gestão democrática ou democracia gerencial?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS- FUNDEB e a defesa da Escola Pública: limites e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LAMARÃO, M. V. M.. O financiamento da educação Municipal e a luta pelo PCCS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LAMARÃO, M. V. M.. Plano de Carreira docente e qualidade da educação pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LAMARÃO, M. V. M.. O CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ: CONTROLE PÚBLICO OU LEGITIMAÇÃO DO PRIVADO NA EDUCAÇÃO?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LAMARÃO, M. V. M.. Entre a modernidade e a pós-modernidade: sociedade contemporânea e hegemonia cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Pátria Educadora? A situação da educação pública. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LAMARÃO, M. V. M.. A situação da educação pública. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Observatório da Educação Fluminense. 2018; Tema: Acompanhamento indicadores educacionais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAMOSA, R. A. C.; LAMARÃO, M. V. M.; VIERA, N. S.. Participação em banca de Maria Tereza Lima.A Polícia Militar na Escola Pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
LAMOSA, R. A. C.; LAMARÃO, M. V. M.; VIERA, N. S.. Participação em banca de Eneila Geaquinto.A avaliação nacional da alfabetizaçaõ no contexto da Reforma Gerencial da educação: uma análise sobre as implicações na gestão do trabalho docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Educação Estado e Poder.. 2017. (Seminário).

2.
Colóquio Internacional Marx e Marxismo 2015.A PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DO FUNDEB-ITA DO SEPE (SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO)-ITABORAÍ: transformismo ou guerra de posição?. 2015. (Outra).

3.
I Semana da Educação - SEPE-Itaboraí. 2015. (Outra).

4.
Semana acadêmica de Pedagogia- IM/UFRRJ.Debate sobre o filme "granito de arena". 2015. (Outra).

5.
Educação em Disputa.Educação em Disputa. 2014. (Outra).

6.
Marx e Marxismo 2013.A PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DO FUNDEB-ITA DO SEPE (SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO) no Municipio de Itaboraí. 2013. (Outra).

7.
O financiamento público da educação básica no Brasil.O financiamento público da educação básica no Brasil. 2013. (Outra).

8.
Profissão Docente- carreiras e lutas da educação básica.Profissão Docente- carreiras e lutas da educação básica. 2013. (Outra).

9.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Encontro).

10.
Plano de Carreira Docente e Qualidade na Educação Pública.Plano de Carreira Docente e Qualidade na Educação Pública. 2012. (Outra).

11.
Seminário de Educação do Município de Itaboraí.O finnaciamento da educação Municipal e a luta pelo PCCS. 2012. (Seminário).

12.
VII Colóquio Marx e Engels.O CACS FUNDEB- Ita: Gestão democrática ou democracia gerencial?. 2012. (Outra).

13.
VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil.O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA- Limites e possibilidades. 2012. (Simpósio).

14.
Ato de Lançamento dos Princípios do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. 2011. (Outra).

15.
Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.O CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ: CONTROLE PÚBLICO OU LEGITIMAÇÃO DO PRIVADO NA EDUCAÇÃO?. 2011. (Encontro).

16.
I Seminário Integrado Educação, questão social e desenvolvimento : embates, limites e possibilidades.. 2011. (Seminário).

17.
XIII Olimpíada Brasileira de Astronomias e Astrnáutica. 2010. (Olimpíada).

18.
II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Entre a modernidade e a pós-modernidade: sociedade contemporânea e hegemonia cultural. 2006. (Encontro).

19.
II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Entre a modernidade e a pós-modernidade: sociedade contemporânea e hegemonia cultural. 2006. (Encontro).

20.
XXV- Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2005. (Encontro).

21.
I Semana Inaugural de Filosofia- UERJ. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAMARÃO, M. V. M.; LAMOSA, R. A. C. . I Semana da Educação. 2015. (Outro).

2.
LAMARÃO, M. V. M.. Semana de Educação do SEPE/RJ. 2012. (Exposição).

3.
LAMARÃO, M. V. M.. Seminário de Educação do Município de Itaboraí. 2012. (Outro).

4.
LAMARÃO, M. V. M.; KAPLAN, L. ; RIBEIRO, T. R. M. . Entre o Plano Nacional de Educação e o Plano de Cargos Carreiras e Salários: Ataques aos educadores e estratégias de resistência. 2012. (Exposição).

5.
LAMARÃO, M. V. M.; LEHER, R. ; MOTTA, V. C. . I Seminário Integrado Educação, questão social e desenvolvimento: embates, limites e possibilidades. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LAMARÃO, M. V. M.2013 LAMARÃO, M. V. M.. CACS FUNDEB Itaboraí - Limites e Possibilidades. Trabalho Necessário, v. 1, p. 1-28, 2013.


Livros e capítulos
1.
LEHER, R. ; MOTTA, V. C. ; LAMARÃO, M. V. M. ; MACEDO, J. M. . Os investimentos em educação para a sua democratização. In: COLEMARX. (Org.). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Novos elementos de pesquisa e de crítica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 2016, v. , p. 9-79.

2.
LAMARÃO, M. V. M.; ARGOLLO, J. ; DAHMER, L. ; MOTTA, V. C. . Educating for dependence: Entrepreneurializing basic education. In: Roberto Leher & Inny Accioly. (Org.). Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2016, v. , p. 37-58.


Apresentações de Trabalho
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Entre a modernidade e a pós-modernidade: sociedade contemporânea e hegemonia cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAMARÃO, M. V. M.. O CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ: CONTROLE PÚBLICO OU LEGITIMAÇÃO DO PRIVADO NA EDUCAÇÃO?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS FUNDEB- Ita: Gestão democrática ou democracia gerencial?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LAMARÃO, M. V. M.. O CACS- FUNDEB e a defesa da Escola Pública: limites e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAMARÃO, M. V. M.. O financiamento da educação Municipal e a luta pelo PCCS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LAMARÃO, M. V. M.. Plano de Carreira docente e qualidade da educação pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LAMARÃO, M. V. M.. O Financiamento Público da Educação Básica no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LAMARÃO, M. V. M.. A participação do SEPE-Ita no CACS FUNDEB-Ita e a luta pela valorização do magistério.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LAMARÃO, M. V. M.. Entre a Guerra de Posição e o Transformismo: a atuação do SEPE- Itaboraí no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAMARÃO, M. V. M.. A situação da educação pública. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Semana de Educação do SEPE/RJ. 2012. (Exposição).

2.
LAMARÃO, M. V. M.; KAPLAN, L. ; RIBEIRO, T. R. M. . Entre o Plano Nacional de Educação e o Plano de Cargos Carreiras e Salários: Ataques aos educadores e estratégias de resistência. 2012. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LAMARÃO, M. V. M.. Observatório da Educação Fluminense. 2018; Tema: Acompanhamento indicadores educacionais. (Blog).




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