Daniel de Angelis Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5322325760113475
  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Dr. Daniel Cordeiro é Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele recebeu o título de doutor em Mathématiques et en Informatique pela Université de Grenoble, França, e de Mestre em Ciências e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seus principais interesses de pesquisa incluem Computação de Alto Desempenho e Teoria do Escalonamento (e suas aplicações em problemas de otimização multiobjetivo, algoritmos de aproximação, teoria algorítmica dos jogos, etc.). Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à execução eficiente de aplicações de computação de alto desempenho em plataformas de Computação em Nuvem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel de Angelis Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
Daniel Cordeiro;Cordeiro, Daniel;Cordeiro, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Rua Arlindo Bettio, 1000
Ermelino Matarazzo
03828000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26480149
URL da Homepage: http://www.each.usp.br/dc/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Mathématiques-informatique.
Université de Grenoble, UDG, França.
Título: The impact of cooperation on new high performance computing platforms, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Denis Trystram.
Bolsista do(a): European Comission, PROGRAMA ALBAN, França.
Palavras-chave: balanceamento de carga; escalonamento; otimização multiobjetivo; teoria dos jogos; Computação Distribuída; Computação paralela.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2004 - 2006
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo de escalabilidade de servidores baseados em eventos em sistemas multiprocessados: um estudo de caso completo,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Alfredo Goldman vel Lejbman.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Computação paralela; Escalabilidade; event-driven.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2003
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Suporte para Aplicações com Conhecimento da Rede através de Pesquisa por Pacotes.
Orientador: Alfredo Goldman vel Lejbman.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Laboratoire d'Informatique de Grenoble, LIG, França.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Laboratório de pesquisa onde realizei meu doutoramento, era parte da equipe-projeto MOAIS, do INRIA, com financiamento da European Commission (Programa AlBan #E07D403412BR).


Universo Online SA, UOL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Modelos de Programação e Algoritmos para a Execução Eficiente de Aplicações Paralelas em Aglomerados Heterogêneos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Raphael Yokoingawa de Camargo em 30/09/2014.
Descrição: Com o advento de diferentes classes de aceleradores, como as GPUs (Graphical Processing Units) e os Intel MICs (Many Integrated Cores), aglomerados heterogêneos, formados por diferentes tipos de aceleradores e processadores, se tornaram realidade. Estes aglomerados podem ser dedicados ou simplesmente um conjunto de estações de trabalho, distribuídas em diferentes laboratórios e que ficam ociosas durante a maior parte do tempo. As diferenças arquiteturais entre processadores e os diversos tipos de aceleradores tornam difícil o desenvolvimento de aplicações que utilizem estes aglomerados de modo eficiente. A proposta deste projeto consiste em avaliar modelos de programação que facilitem o desenvolvimento e a previsão do desempenho de aplicações para aglomerados heterogêneos. Também será desenvolvido um mecanismo de distribuição dinâmica de carga para estes aglomerados, que serão implementados em uma biblioteca já existente. O objetivo é facilitar tanto a implementação quanto a execução de aplicações para estes aglomerados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Coordenador / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / David Corrêa Martins Jr. - Integrante / Luiz Carlos da Silva Rozante - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
LEAPaD: Laboratório de Estudos Avançados em Sistemas Paralelos e Distribuídos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alfredo Goldman vel Lejbman em 29/09/2014.
Descrição: O processamento paralelo e distribuído é uma realidade nos sistemas computacionais há muitos anos. No entanto, observa-se no histórico mais recente, o crescimento dos horizontes de sua aplicação em função de uma nova realidade de mercado, a qual oferece preços muito competitivos para os mais diversos tipos de plataformas de hardware, implicando no aumento das ofertas de soluções e, consequentemente, de demandas de aplicações da sociedade em geral. Dentre os efeitos observados, buscam-se novos modelos computacionais para solucionar as diferentes questões operacionais que se apresentam nesta nova realidade. Neste contexto, o presente projeto se insere apresentando a criação do LEAPaD, um laboratório, virtualmente distribuído entre as instituições parceiras, vocacionado em explorar questões ligadas ao gerenciamento das ações que envolvem o processamento paralelo e distribuído. O LEAPaD, acrônimo para Laboratório de Estudos Avançados em Sistemas Paralelos e Distribuídos, se institui de forma a consolidar linhas de atuação ligadas aos programas associados a este projeto, buscando explorar soluções para construções de aplicações e sistemas de gerenciamento e exploração de processamento de alto desempenho em arquiteturas paralelas e distribuídas, tais como FPGAs, ambientes multiprocessados e com GPUs, aglomerados de computadores e de grades e nuvens computacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (19) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Marco Dimas Gubitoso - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Coordenador / Fabio Kon - Integrante / Alba Cristina Magalhães Alves de Melo - Integrante / Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Cooperação.
2013 - Atual
Processos de Inovação em Ecossistemas para Desenvolvimento Colaborativo de Software

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Marques Figueira Filho em 11/10/2013.
Descrição: O movimento software livre ("open source") tem se fortalecido com a emergência de serviços que oferecem o estado-da-arte em ferramentas para desenvolvimento de software, integradas com tecnologias de mídia e redes sociais. GitHub é um exemplo de sistema que diminuiu as barreiras para participação de desenvolvedores em projetos de software livre ao tornar transparente o processo de desenvolvimento e ao permitir que desenvolvedores sigam as atividades de outros online. Entretanto, pouca pesquisa foi realizada para compreender como determinadas práticas e tecnologias se difundem através de comunidades de colaboração entre desenvolvedores de software. Este trabalho propõe a utilização de técnicas de mineração de dados para modelar os efeitos da mídia social na difusão e adoção de inovações no contexto do desenvolvimento livre de software..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Fernando Marques Figueira Filho - Coordenador / Waldyr Guimarães Araújo de Souza - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2013
CHOReOS - Large Scale Choreographies for the Future Internet

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Kon em 09/10/2013.
Descrição: CHOReOS rationale is sustaining decentralized service choreographies in the Future Internet. It revisits the concept of choreography-centric service-oriented systems to introduce a dynamic development process and associated methods, tools, and middleware referred to as CHOReOS Integrated Development and Runtime Environment (IDRE) for software systems coordinating services in the Ultra Large Scale Future Internet..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Fabio Kon - Coordenador.Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2010 - 2013
Gerenciamento de Recursos para Computação em Grade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alfredo Goldman vel Lejbman em 08/10/2013.
Descrição: Neste projeto temos como objetivo a verificação e análise experimental de diversos problemas de computação distribuída com novos algoritmos de gerenciamento de recursos. Serão estudados os seguintes tópicos de maneira mais aprofundada: Algoritmos adaptativos, Escalonamento de tarefas BSP maleáveis e Ambientes de data-flow tolerantes a falhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Baile: Enabling Scalable Cloud Service Choreographies

Projeto certificado pela empresa HEWLETT-PACKARD BRASIL LTDA em 09/10/2013.
Descrição: Projeto em colaboração com HP Labs de Palo Alto e financiado pela HP Brasil. O projeto Baile tem como objetivo estudar problemas relacionados ao desenvolvimento e uso de coreografias em ambientes de grande escala, em particular no contexto de Computação em Nuvem. O projeto irá investigar como tornar possível a evolução de coreografias à medida em que novos serviços e novas versões de serviços tornam-se disponíveis e como manter o sistema funcionando com desempenho aceitável na presença de falhas e mudanças dinâmicas na nuvem. A abordagem irá basear-se (1) no desenvolvimento de metodologias e catalogação de boas práticas para a implementação correta de serviços fracamente acoplados e (2) na representação explícita das dependências entre os serviços de forma que reconfigurações dinâmicas possam ser executadas sem a quebra dessas dependências de forma a permitir a evolução robusta e eficiente de coreografias de serviços em ambientes complexos de grande escala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Dejan Milojicic - Integrante / Wagner Vernier - Integrante / Joel Pinho Lucas - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Fabio Kon - Coordenador.Financiador(es): Hewlett-Packard Brasil - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2011
InteGrade - a middleware for opportunistic Grid Computing

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Kon em 09/10/2013.
Descrição: O Projeto InteGrade [http://integrade.org.br] visa desenvolver um middleware inovador que permita a utilização de recursos computacionais ociosos existentes em instituições acadêmicas e empresariais para a execução de aplicações científicas, industriais e de entretenimento que demandem alto podercomputacional. O middleware é baseado em tecnologias avançadas de objetos distribuídos e fornece suporte à execução de aplicações paralelas com um nível significativo de comunicação entre os nós (ao contrário de aplicações tipo \emph{bag of tasks} onde não há comunicação entre os nós). O middleware do InteGrade possibilita a formação de \emph{Grades Computacionais Oportunistas}, i.e., coleções de aglomerados (\emph{clusters}) de computadores formados a partir de máquinas já existentes em um grupo de instituições. O objetivo do InteGrade é oferecer aos usuários da Grade esse enorme poder computacional sem comprometer a Qualidade de Serviço oferecida aos usuários locais e respectivos donos dos computadores compartilhados, os quais devem sempre ter prioridade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Fábio Moreira Costa - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Markus Endler - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Renato Fontoura de Gusmão Cerqueira - Integrante / Fernando Castor Filho - Integrante / Edson Cáceres - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Eduardo Laber - Integrante / Henrique Mongelli - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Fabio Kon - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Journal of Scheduling
2012 - Atual
Periódico: Future Generation Computer Systems
2013 - Atual
Periódico: Journal of Internet Services and Applications
2013 - Atual
Periódico: Parallel Computing
2007 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Network and Systems Management
2013 - Atual
Periódico: Concurrency and Computation
2017 - Atual
Periódico: Cluster Computing
2017 - Atual
Periódico: INTERNATIONAL JOURNAL OF COOPERATIVE INFORMATION SYSTEMS
2016 - Atual
Periódico: JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
(como orientador de IC de Nicolas B. Lima) Melhor Artigo de Iniciação Científica, Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP).
2016
(como orientador de IC de Carlos Aguni) Melhor artigo do WSCAD-WIC 2016, WSCAD - Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho.
2016
(como orientador de IC de Carlos Aguni) Melhor Artigo de Iniciação Científica, Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP).
2007
Terceiro Lugar em Concurso de Dissertações de Mestrado, UNESCO e Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI).
2007
Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho, Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD).
2005
Student Scholarship para o 20th ACM Symposium on Operating Systems Principles, Association for Computing Machinery.
2003
Vencedor do concurso para estudantes universitários "Desafio Talentos IBM", IBM Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:8
Total de citações:2
Fator H:1
Cordeiro, Daniel A  Data: 08/10/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COHEN, JOHANNE2014COHEN, JOHANNE ; Cordeiro, Daniel ; TRYSTRAM, DENIS . Coordination mechanisms for decentralized parallel systems. Concurrency and Computation, v. 27, p. n/a-n/a, 2014.

2.
Cordeiro, Daniel2013Cordeiro, Daniel; Kelly R. Braghetto ; Alfredo Goldman ; Fabio Kon . Da ciência à e-ciência: paradigmas da descoberta do conhecimento. Revista USP, v. 1, p. 71-81, 2013.

3.
Johanne Cohen2011 Johanne Cohen ; Cordeiro, Daniel ; Denis Trystram ; Frédéric Wagner . Multi-organization scheduling approximation algorithms. Concurrency and Computation, v. 23, p. 2220-2234, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Kelly R. Braghetto ; Daniel Cordeiro . Introdução à Modelagem e Execução de Workflows Científicos. In: Ana Carolina Salgado; Bernadette Farias Lóscio; Eduardo Alchieri; Priscila Solís Barreto. (Org.). Jornadas de Atualização em Informática. 1ed.Porto Alegre, Brasil: SBC, 2014, v. , p. 1-40.

2.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman ; Alessandro Kraemer ; Francisco Pereira Junior . Using the BSP model on Clouds. In: Charlie Catlett; Wolfgang Gentzsch; Lucio Grandinetti; Gerhard R. Joubert; José Luiz Vazquez-Poletti. (Org.). Cloud Computing and Big Data. 1ed.Amsterdam: IOS Press, 2013, v. 23, p. 123-140.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Kelly R. Braghetto ; Daniel Cordeiro ; Alfredo Goldman . Processamento de Big Data Urbano. Computação Brasil.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ODA, RICARDO ; Cordeiro, Daniel ; BRAGHETTO, KELLY ROSA . Dynamic Resource Provisioning for Scientific Workflow Executions in Clouds. In: 2018 IEEE International Conference on Services Computing (SCC), 2018, San Francisco. 2018 IEEE International Conference on Services Computing (SCC), 2018. p. 291-294.

2.
TEIXEIRA, E. C. ; Daniel Cordeiro ; Kelly R. Braghetto . Assessing the Impact of Supporting Information on the Scheduling of Scientific Workflows on Clouds. In: 12th Brazilian e-Science Workshop (BreSci 2018), 2018, Natal, RN. Proceedings of the 12th Brazilian e-Science Workshop (BreSci 2018), 2018. v. 12.

3.
MANRIQUE, L. R. ; GALDINO, L. B. ; Daniel Cordeiro . Análise de Desempenho e Paralelização da Biblioteca Astronômica em Python CCDPROC. In: Workshop de Iniciação Científica em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-WIC 2018), 2018, São Paulo, SP. Anais do XIX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2018). Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. v. 19. p. 545-550.

4.
NEVES, D. V. ; DIAS, F. C. A. ; Daniel Cordeiro . Uso de aprendizado supervisionado para análise de confiabilidade de dados de crowdsourcing sobre posicionamento de ônibus. In: 1º Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes (WBCI 2018), 2018, Natal, RN. Anais do 1º Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes (WBCI 2018), 2018. v. 1.

5.
DIAS, F. C. A. ; Daniel Cordeiro . Visualizing large datasets: A case study with data of the buses of São Paulo city. In: 1st Workshop on the Distributed Smart City (WDSC'2018), 2018, Salvador, BA. Proceedings of the 37th IEEE International Symposium on Reliable Distributed Systems, 2018. p. 10-13.

6.
AGUNI, C. A. T. ; Daniel Cordeiro . Análise e Paralelização de um algoritmo para Gridding. In: 17º Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance 2018), 2018, Natal, RN. Anais do 17º Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance 2018). Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. v. 17.

7.
SANT'ANA, LUIS ; CARASTAN-SANTOS, D. ; Cordeiro, D. ; Raphael Y. de Camargo . Analysis of Potential Online Scheduling Improvements by Real-Time Strategy Selection. In: XIX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), 2018, São Paulo, SP. Anais do XIX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), 2018. v. 19. p. 26-36.

8.
CHAMAS, CAROLINA LUIZA ; Cordeiro, Daniel ; ELER, MARCELO MEDEIROS . Comparing REST, SOAP, Socket and gRPC in computation offloading of mobile applications: An energy cost analysis. In: 2017 IEEE 9th LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), 2017, Guatemala City. 2017 IEEE 9th Latin-American Conference on Communications (LATINCOM), 2017. p. 1.

9.
AGUNI, C. A. T. ; KAWAHIRA, A. E. ; Daniel Cordeiro . Análise de Desempenho e Paralelização de Algoritmos para Redes Neurais Profundas. In: XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2016, Aracajú/SE. Workshop de Iniciação Científica do WSCAD 2016 (XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho) WSCAD-WIC 2016. Porto Alegre/RS: SBC, 2016.

10.
Alcides Araújo ; Daniel Cordeiro ; Alessandra Montini . Técnicas de Big Data e projeção de medidas de risco para dados de negociação em alta frequência. In: International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015, São Paulo. Proceedings of the 12th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI), 2015.

11.
SANT'ANA, LUIS ; Cordeiro, Daniel ; CAMARGO, RAPHAEL . PLB-HeC: A Profile-Based Load-Balancing Algorithm for Heterogeneous CPU-GPU Clusters. In: 2015 IEEE International Conference on Cluster Computing (CLUSTER), 2015, Chicago. 2015 IEEE International Conference on Cluster Computing, 2015. p. 96-105.

12.
Ricardo Oda ; Daniel Cordeiro ; Rafael Ferreira da Silva ; Ewa Deelman ; Kelly R. Braghetto . The Case for Resource Sharing in Scientific Workflow Executions. In: Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), 2015, Florianópolis/SC. Anais do XVI Simposio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2015.

13.
Cássio P. Alkmin ; Daniel Cordeiro . SimMyCloud, simulando o gerenciamento de recursos virtualizados em plataformas de Computação em Nuvem. In: Salão de Ferramentas do XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014.

14.
Johanne Cohen ; Daniel Cordeiro ; Pedro Luis F. Raphael . Energy-Aware Multi-Organization Scheduling Problem. In: Euro-Par Parallel Processing, 2014, Porto, Portugal. Procs. of the 20th International Conference Euro-Par 2014: Parallel Processing, 2014. v. 8632. p. 186-197.

15.
LEITE, LEONARDO ; Carlos Eduardo Moreira dos Santos ; Cordeiro, Daniel ; GEROSA, MARCO AURELIO ; KON, FABIO . Deploying Large-Scale Service Compositions on the Cloud with the CHOReOS Enactment Engine. In: 2014 IEEE 13th International Symposium on Network Computing and Applications (NCA), 2014, Cambridge. 2014 IEEE 13th International Symposium on Network Computing and Applications. p. 121-128.

16.
Alessandro Kraemer ; Junior Cesar de Oliveira ; Fabio André Garaluz dos Santos ; Ana Claudia Maciel ; Alfredo Goldman ; Cordeiro, Daniel . Dynamic Creation of BSP/CGM Clusters on Cloud Computing Platforms. In: 2013 Fourth International Conference on Emerging Intelligent Data and Web Technologies (EIDWT), 2013, Xi'an. 2013 Fourth International Conference on Emerging Intelligent Data and Web Technologies. p. 767.

17.
Laércio Lima Pilla ; Christiane Pousa Ribeiro ; Cordeiro, Daniel ; Chao Mei ; Abhinav Bhatele ; Philippe O. A. Navaux ; François Broquedis ; Jean-François Méhaut ; Laxmikant V. Kalé . A Hierarchical Approach for Load Balancing on Parallel Multi-core Systems. In: 2012 41st International Conference on Parallel Processing (ICPP), 2012, Pittsburgh. 2012 41st International Conference on Parallel Processing. p. 118-127.

18.
Cordeiro, D.; Pierre-François Dutot ; Grégory Mounié ; Denis Trystram . Tight Analysis of Relaxed Multi-Organization Scheduling Algorithms. In: IEEE International Parallel & Distributed Processing Symposium (IPDPS), 2011, Anchorage. Proceedings of the 25th IEEE International Parallel & Distributed Processing Symposium, 2011. p. 1177-1186.

19.
Johanne Cohen ; Cordeiro, D. ; Denis Trystram ; Frédéric Wagner . Coordination Mechanisms for Selfish Multi-Organization Scheduling. In: IEEE International Conference on High Performance Computing (HiPC 2011), 2011, Bangalore. Proceedings of the 18th annual IEEE International Conference on High Performance Computing, 2011.

20.
Cordeiro, Daniel; Grégory Mounié ; Swann Perarnau ; Denis Trystram ; Jean-Marc Vincent ; Frédéric Wagner . Random graph generation for scheduling simulations. In: 3rd International ICST Conference on Simulation Tools and Techniques, 2010, Malaga. Proceedings of the 3rd International ICST Conference on Simulation Tools and Techniques.

21.
Daniel Cordeiro ; Denis Trystram ; Frédéric Wagner . Analysis of Multi-Organization Scheduling Algorithms. In: Euro-Par 2010 - Parallel Processing, 2010, Ischia, Italy. Lecture Notes in Computer Science. Berlin / Heidelberg: Springer, 2010. v. 6272. p. 367-379.

22.
Mariana Luderitz Kolberg ; Daniel Cordeiro ; Gerd Bohlender ; Luiz Gustavo Fernandes ; Alfredo Goldman . A Multithreaded Verified Method for Solving Linear Systems in Dual-Core Processors. In: International Workshop on State-of-the-Art in Scientific and Parallel Computing, 2008, Trondheim. Proceedings of the 9th International Workshop on State-of-the-Art in Scientific and Parallel Computing (PARA 2008), 2008.

23.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman ; Dilma da Silva . Load Balancing on an Interactive Multiplayer Game Server. In: European Conference on Parallel and Distributed Computing (Euro-Par), 2007, Rennes. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer, 2007. v. 4641. p. 180-190.

24.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman . Suporte para Aplicações com Conhecimento da Rede através de Pesquisa por Pacotes. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2003, São Carlos. Anais do 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, M. F. S. ; Daniel Cordeiro . Distribuidor de Tarefas para uma plataforma de Computação Voluntária utilizando WebAssembly. In: 9ª Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo, 2018, São José dos Campos, SP. Anais da 9ª Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo, 2018.

2.
LIMA, N. B. ; Daniel Cordeiro . Plataformas Cooperativas: Análise, Incentivo e Solução. In: Escola Reginal de Alto Desempenho (ERAD-SP), 2017, São Carlos/SP. Anais da XVIII Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo, 2017.

3.
AGUNI, C. A. T. ; KAWAHIRA, A. E. ; Daniel Cordeiro . Análise de Desempenho e Paralelização de Algoritmos para Redes Neurais Profundas. In: 7a Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo, 2016, São Paulo/SP. Anais da 7a Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP), 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Johanne Cohen ; Daniel Cordeiro ; Loubna Echabbi . Detecting Service Provider Alliances on the Choreography Enactment Pricing Game. In: New Challenges in Scheduling Theory, 2016, Aussois, França. Proceedings of the Workshop on New Challenges in Scheduling Theory, 2016.

2.
Alfredo Goldman ; Daniel Cordeiro ; Alessandro Kraemer . The suitability of BSP/CGM model for clouds. In: International advanced research workshop on High Performance Computing, Grids and Clouds (HPC), 2012, Cetraro. Proceedings of the International advanced research workshop on High Performance Computing, Grids and Clouds (HPC), 2012.

3.
Nikhil Bansal ; Daniel Cordeiro ; Érik Saule ; Denis Trystram . Optimizing Monotonic Functions Using Pareto Approximation: Application to Fairness in Multi-User Scheduling Problem. In: Conference on New Challenges in Scheduling Theory, 2012, Frejus. Proceedings of the Conference on New Challenges in Scheduling Theory, 2012.

4.
Johanne Cohen ; Daniel Cordeiro ; Denis Trystram ; Frédéric Wagner . Coordination Mechanisms for Selfish Multi-Organization Scheduling. In: New Perspectives on Scheduling Theory, 2011, Hangzhou. Proceedings of the Workshop on New Perspectives on Scheduling Theory, 2011.

5.
Laércio Lima Pilla ; Christiane Pousa Ribeiro ; Daniel Cordeiro ; Jean-François Méhaut . Charm++ on NUMA Platforms: the impact of SMP Optimizations and a NUMA-aware Load Balancer. In: 4th workshop of the INRIA-Illinois Joint Laboratory on Petascale Computing, 2010, Urbana. Workshop of the INRIA-Illinois Joint Laboratory on Petascale Computing, 2010.

6.
Daniel Cordeiro; Grégory Mounié ; Swann Perarnau ; Denis Trystram ; Jean-Marc Vincent ; Frédéric Wagner . Comment rater la validation de votre algorithme d?ordonnancement. In: Rencontres francophones du Parallélisme, 2009, Toulouse. Proceedings of the RenPar'19, 2009.

7.
Daniel Cordeiro; Denis Trystram ; Johanne Cohen ; Frédéric Wagner . Game Theoretic Analysis of the Multi-Organization Scheduling Problem. In: Workshop/Summer school on Algorithms and Techniques for Scheduling on Clusters and Grids, 2009, Frejus. Proceedings of the 2009 Workshop on Algorithms and Techniques for Scheduling on Clusters and Grids, 2009.

8.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman ; Denis Trystram . Implicit Cooperation in Multi-Organization Clusters. In: XXI Conference of the European Chapter on Combinatorial Optimization, 2008, Dubrovnik. Proceedings of the XXI European Chapter on Combinatorial Optimization, 2008. p. 24-25.

Apresentações de Trabalho
1.
Daniel Cordeiro. Apache Hadoop: conceitos teóricos e práticos, evolução e novas possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Johanne Cohen ; Daniel Cordeiro ; Loubna Echabbi . Detecting service provider alliances on the choreography enactment pricing game 2016 (preprint).

2.
Daniel Cordeiro; Fabio Kon . Construindo Software como Serviço: Uma Abordagem Ágil Usando Computação em Nuvem, 2015. (Tradução/Livro).

3.
Laércio Lima Pilla ; Christiane Pousa Ribeiro ; Daniel Cordeiro ; Abhinav Bhatele ; Philippe O. A. Navaux ; Jean-François Méhaut ; Laxmikant V. Kalé . Improving Parallel System Performance with a NUMA-aware Load Balancer. INRIA-Illinois Joint Laboratory on Petascale Computing, 2011 (Technical Report TR-JLPC-11-02).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Cássio P. Alkmin ; Daniel Cordeiro . SimMyCloud, simulando o gerenciamento de recursos virtualizados em plataformas de Computação em Nuvem. 2014.

2.
Daniel Cordeiro; Swann Perarnau . GGen: Graph Generation for Scheduling Simulations. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Daniel Cordeiro. Mobilizações nas redes sociais levantam discussão sobre acessibilidade virtual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Ricardo K. Martins ; Daniel Cordeiro . E-science quebra paradigma na pesquisa científica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Adolpho Walter Pimazoni Canton ; Caio Gomes ; Carlos Eduardo Ramos de Santana Santos ; Cristiano Duarte ; Daniel Cordeiro ; José Papo ; Luciano Kalatalo . Big Data: uma visão da academia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Victoria Salemi ; Daniel Cordeiro ; Daniel M. Batista . Estudos de computação proporcionam até 44% de economia de energia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Daniel Cordeiro; AUIL, F. . Tópicos de Cálculo para Programadores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Daniel Cordeiro. Introdução à Computação em Nuvem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman . Apache Hadoop: conceitos teóricos e práticos, evolução e novas possibilidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Daniel Cordeiro. Introdução a Computação em Nuvem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Denis Trystram ; Daniel Cordeiro . Selfish Load Balancing. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Daniel Cordeiro; Fábio Moreira Costa; Renato P. Ishii; SILVA, A. A. B.. Participação em banca de Diego Vieira Neves. Uso de aprendizado supervisionado para análise de confiabilidade de dados de crowdsourcing sobre posicionamento de ônibus. 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

2.
Daniel Cordeiro; ELER, M. M.; FORTES, R. P. M.; KELNER, J.. Participação em banca de Fernanda Maria Pinheiro Amâncio. Percepção sobre segurança e privacidade infantil em relação a brinquedos inteligentes: um estudo comparativo entre paı́ses de diferentes nı́veis de desenvolvimento. 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

3.
DELGADO, K. V.; XAVIER, E. C.; FERREIRA, F. F.; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Pedro Yuri Araujo Lima Alves. Problema de estoque e roteirização com demanda estocástica e janelas de tempo: uma abordagem utilizando relaxação lagrangeana. 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

4.
DIGIAMPIETRI, L. A.; HIRATA JUNIOR, R.; Daniel Cordeiro; CHALCO, J. P. M.. Participação em banca de Lênin Ferreira Barbosa. Caracterização automática de grupos acadêmicos utilizando bibliometria e análise de redes sociais. 2017. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

5.
ELER, M. M.; Daniel Cordeiro; ZAMPIROLLI, F. A.; SOARES, M. S.. Participação em banca de Robinson Crusoé da Cruz. Análise empírica sobre a influencia das métricas CK na testabilidade de software orientado a objetos. 2017. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

6.
ROMA, A. M.; PEIXOTO, P. S.; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Nils Urmersbach. A Classic Linear System Solver on Modern Hardware Architecture for Sparse Systems. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo.

7.
FANTINATO, M.; GARAJ, V.; Daniel Cordeiro; RICARTE, I. L. M.. Participação em banca de Filipe Edson da Silveira Pazotto Palma. Project management best practices for cyber-physical systems development. 2016. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

8.
Cordeiro, D.; Renato P. Ishii; Alba Cristina M. A. de Melo. Participação em banca de Cássio Alexandre Paixão Silva Alkmin. Gerenciamento de recursos computacionais em plataformas de Computação em Nuvem. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

9.
Marco Dimas Gubitoso; Daniel Cordeiro; Fernando Antônio de Castro Giorno. Participação em banca de João Ricardo Petreli Jorge. Avaliação de desempenho de programação paralela na linguagem GO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

10.
Daniel Cordeiro; Liria M. Sato; Luiz Fernando Bittencourt. Participação em banca de Pedro Luis Furio Raphael. Escalonamento de Tarefas em Processadores de Velocidade Variável em Múltiplas Organizações. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

11.
Daniel M. Martin; Daniel Cordeiro; Rodrigo de Alencar Hausen. Participação em banca de Edilson José Rodrigues. Um Algoritmo para o Problema do Isomorfismo de Grafos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

12.
Daniel M. Batista; Daniel Cordeiro; André C. Drummond. Participação em banca de Max Rosan dos Santos Júnior. Mecanismos para consolidação de servidores. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

13.
Marco Dimas Gubitoso; Liria Matsumoto Sato; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Gabriel Araujo von Winckler. Proposta de arquitetura para federações de nuvens computacionais acadêmicas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Fabio Kon; Alfredo Goldman; Daniel Cordeiro; Raphael Y. de Camargo; Markus Endler. Participação em banca de Paulo Bittencourt Moura. Dynamic resource allocation for elastic systems based on scalability modeling. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Raphael Y. de Camargo; Daniel Cordeiro; FANTINATO, D. G.. Participação em banca de Diego Luiz da Silva. Uma abordagem para o Problema de Emparelhamento de Ônibus. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

2.
Raphael Y. de Camargo; Alfredo Goldman; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Danilo Carastan dos Santos. Dynamic Scheduling of Tasks in High Performance Computing Systems with Simulation and Machine Learning. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

3.
Daniel M. Batista; Rodolfo Azevedo; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Ivanilton Polato. A Hybrid Storage Model using Block Placement Policies for the Hadoop Distributed File System. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

4.
Daniel M. Batista; Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman. Participação em banca de Felipe Pontes Guimarães. Uma arquitetura para composição descentralizada e tolerante a falhas para serviços in-the-wild. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

5.
Marco Dimas Gubitoso; Kelly R. Braghetto; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Pablo Francisco Laura Huaman. Um modelo para avaliação de desempenho de aplicações em ambientes virtuais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

6.
Alfredo Goldman; Marco Dimas Gubitoso; Daniel Cordeiro; Daniel M. Batista. Participação em banca de Vinícius Gama Pinheiro. Campaign Scheduling. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ELER, M. M.; Daniel Cordeiro; BERNARDES JUNIOR, J. L.. Participação em banca de Herik Lima de Castro. Um web framework para C++: projeto, implementação e avaliação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

2.
SOUZA, P. S. L.; CORDEIRO, D. A.; DIAS NETO, A. C.. Participação em banca de Silvia Margarita Diaz Diaz. Structural Testing Criteria Based On Dynamic Aspects of Concurrent Programs. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo.

3.
DELGADO, K. V.; FANTINATO, M.; Cordeiro, Daniel. Participação em banca de Charles Mendes de Macedo. Descoberta automática de padrões de defeito e detecção automática de falhas em software JavaScript com bibliotecas de MVC e jQuery. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

4.
FANTINATO, M.; Daniel Cordeiro; THOM, L. H.. Participação em banca de William Rosendo Soares. Mapeamento de requisitos não funcionais de modelos de processos de negócio para acordo em nível de serviço: uma abordagem baseada em heurísticas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

5.
Daniel Cordeiro; Renato P. Ishii; DELGADO, K. V.. Participação em banca de Diego Vieira Neves. Predição de tempo de chegada de ônibus usando colaboração coletiva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

6.
Daniel Cordeiro; LAURETTO, M. S.; Fernando Marques Figueira Filho. Participação em banca de Felipe Cordeiro Alves Dias. Caracterização de eventos de exceção e de seus respectivos impactos no sistema de transporte público por ônibus da cidade de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

7.
FANTINATO, M.; THOM, L. H.; Daniel Cordeiro. Participação em banca de William Rosendo Soares. Melhoria de uma abordagem de mapeamento de requisitos não funcionais de processos de negócio para acordos em nível de serviço. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

8.
Daniel M. Batista; CONCEICAO, A. F.; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Lucas Kanashiro Duarte. Teste em Larga Escala para Sistemas e Aplicações de Cidades Inteligentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

9.
Daniel Cordeiro; DELGADO, K. V.; CHAIM, M. L.. Participação em banca de Marcelo Birche Ferri. Um modelo preditivo de custo de execução de teste estrutural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

10.
DIGIAMPIETRI, L. A.; Daniel Cordeiro; FANTINATO, M.. Participação em banca de Lênin Ferreira Barbosa. Comparação de grupos em redes sociais acadêmicas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

11.
Daniel Cordeiro; OLIVEIRA, P. R.; ENDO, A. T.. Participação em banca de Carolina Luiza Chamas. Análise do consumo de energia de técnicas usadas em computation offloading em aplicativo Android de código aberto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

12.
ELER, M. M.; Daniel Cordeiro; ENDO, A. T.. Participação em banca de Robinson Crusoé da Cruz. Especificação de um coeficiente de testabilidade baseado nas métricas CK na perspectiva do teste unitário. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

13.
OLIVEIRA, P. R.; CORDEIRO, D. A.; TUESTA, E. F.. Participação em banca de Gleydson Cavalcante Silva. Detecção de alterações na concentração de potássio no sangue através de exames eletrocardiográficos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

14.
Marco Dimas Gubitoso; Daniel Cordeiro; Fernando Antônio de Castro Giorno. Participação em banca de João Ricardo Petreli Jorge. Avaliação de desempenho de programação paralela na linguagem GO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

15.
Daniel M. Batista; José Coelho de Pina Junior; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Max Rosan dos Santos Junior. Balanceamento de carga em um ambiente de nuvens computacionais como um problema da mochila multidimensional. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

16.
Alfredo Goldman; Daniel M. Batista; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Cássio Alexandre Paixão Silva Alkmin. Estratégias de Predição de Desempenho para a Consolidação de Servidores com Recursos Virtualizados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

17.
Daniel M. Batista; Alfredo Goldman; Daniel Cordeiro. Participação em banca de Patrícia Araújo de Oliveira. Mecanismo para seleção de serviços para coreografias ciente de parâmetros de processamento e rede. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

18.
Cordeiro, D.; Alfredo Goldman; Daniel M. Martin. Participação em banca de Pedro Luis Furio Raphael. Escalonamento de Tarefas em Processadores de Velocidade Variável em Múltiplas Organizações. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

19.
Daniel Cordeiro; Marco Dimas Gubitoso; Daniel M. Batista. Participação em banca de Eduardo Hideo Kuroda. Agregação de Interrupções de placas de rede para Infraestruturas em Nuvem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

20.
Daniel M. Martin; Daniel Cordeiro; Rodrigo de Alencar Hausen. Participação em banca de Edilson José Rodrigues. Algoritmo para o Problema de Isomorfismo de Grafos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOTA, R. P. B.; BATISTA SOBRINHO, V. H. F.; Daniel Cordeiro. Banca de concurso público de provas e títulos para provimento de cargo da carreira de Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Cariri.

2.
MENESES, C. N.; SIMAO, A. S.; CORDEIRO, D. A.; PAVANI, G. S.. Banca de concurso público de provas e títulos para provimento de cargos da carreira de Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do ABC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Frontiers of Engineering for Development.First Frontiers of Engineering for Development symposium. 2016. (Simpósio).

2.
IV Workshop de Computação Paralela e Distribuída da Facom/UFMS.Da Ciência à e-Ciência: paradigmas da descoberta do conhecimento. 2013. (Oficina).

3.
Réunion GDR Recherche Opérationnelle (Groupe Parallélisme et R.O) do CNRS.Partage de l?énergie sur des plates-formes multi-organisationnelles. 2013. (Encontro).

4.
Workshop in Bioinformatics and Algorithms. 2012. (Encontro).

5.
New Challenges in Scheduling Theory. 2010. (Congresso).

6.
Réunion IXXI | Rhône Alpes Complex Systems Institute.Multi-Organization Scheduling ? links between Game Theory and Combinatorial Optimization. 2010. (Encontro).

7.
19th International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD). 2007. (Simpósio).

8.
ACM Symposium on Operating Systems Principles (SOSP). 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Daniel Cordeiro; DELGADO, K. V. . IV Workshop de Dissertações do PPgSI. 2017. (Outro).

2.
Raphael Y. de Camargo ; Aleardo Manacero ; Caetano Rodrigues Miranda ; Daniel Cordeiro ; Calebe de Paula Bianchini ; Claudio Menezes . Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo. 2014. (Congresso).

3.
Marc Moreno Maza ; Jean-Louis Roch ; Daniel Cordeiro . International Workshop on Parallel and Symbolic Computation (PASCO). 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alexandre Seiti Gyotoku. Aplicações de Consensus Ranking em Computação em Nuvem. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Miguel Felipe Silva Vasconcelos. Escalonamento de workflows científicos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Geraldo José dos Santos Junior. Escalonamento cooperativo em plataformas de computação em nuvem federadas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Jhonatan Silva da Silva. Predição de Estruturas Tridimensionais para Moléculas de RNA utilizando Teoria dos Jogos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Felipe Cordeiro Alves Dias. Análise de redes sociais para extração automática de informações sobre trânsito. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Henrique de Oliveira. Uso de blockchain para proveniência de dados. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Julia Cristina de Brito Passos. Avaliação de desempenho da linguagem de programação paralela Rust. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de Graduação da USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Luiza Chamas. Análise do consumo de energia de técnicas usadas em computation offloading em aplicativo Android de código aberto. 2017. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

2.
Diego Vieira Neves. Predição de tempo de chegada de ônibus usando colaboração coletiva. 2016. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

3.
Pedro Luis Furio Raphael. Escalonamento de Tarefas em Processadores de Velocidade Variável em Múltiplas Organizações. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

4.
Cássio Alexandre Paixão Silva Alkmin. Gerenciamento de recursos computacionais em plataformas de Computação em Nuvem. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

5.
Etienne Delaporte. Energy Aware Scheduling, a Game Theory Approach. 2014. Dissertação (Mestrado em Rech. Opérationnelle Combinatoire et Optimisation) - Institut Polytechnique de Grenoble, . Coorientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

6.
Luis Felipe Sant'Ana. Balanceamento de Carga Dinâmico em Aglomerados de GPUs. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José Tadeu de Oliveira Freitas. Execução de aplicações em ambientes de Computação em Nuvem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em B.D. para Mercado Coorporativo) - Centro Universitário do Estado do Pará. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

2.
Pedro Rodrigues de Sá. Análise do uso de SGBDs em plataformas de computação em nuvem públicas e privadas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em B.D. para Mercado Coorporativo) - Centro Universitário do Estado do Pará. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luis Ricardo Manrique. Análise de desempenho da ferramenta para a redução de dados astronômicos CCDPROC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

2.
Guilherme de Oliveira Fernandes. Análise de confiabilidade de dados obtidos com crowdsourcing. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

3.
Caio de Lima Granero. Sistema de analise e visualizacao de dados georreferenciados da rede de transporte publica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

4.
Miguel Felipe Silva Vasconcelos. Distribuidor de Tarefas para uma plataforma de Computação Voluntária utilizando WebAssembly. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

5.
Christophe Lévêque. Système automatisé d?évaluation de projets basé sur l?étude des réseaux sociaux pour développeurs logiciels. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ingénierie des systèmes électroniques) - Institut Supérieur de l?Électronique et du Numérique. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

Iniciação científica
1.
Luiz Barros Galdino. Processamento e distribuição de dados astronômicos em sistemas distribuídos de grande porte. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

2.
Nicolas Bacic Lima. Implementação de um Algoritmo de Escalonamento para Minimização de Energia na linguagem Go. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

3.
Carlos Alexandre Tomigawa Aguni. Análise de Desempenho e Paralelização de Algoritmos para Redes Neurais Profundas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

4.
Rodrigo Guerrero Zerbini. Um algoritmo paralelo para o Problema do Isomorfismo de Grafos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

5.
Nikhil Bansal. Optimizing Monotonic Functions Using Pareto Approximation: Application to Fairness in Multi-User Scheduling Problem. 2012. Iniciação Científica - Laboratoire d'Informatique de Grenoble. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.

6.
Balraj Singh. Fairness in Multi-User Scheduling Problem. 2011. Iniciação Científica - Laboratoire d'Informatique de Grenoble. Orientador: Daniel de Angelis Cordeiro.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Kelly R. Braghetto ; Daniel Cordeiro . Introdução à Modelagem e Execução de Workflows Científicos. In: Ana Carolina Salgado; Bernadette Farias Lóscio; Eduardo Alchieri; Priscila Solís Barreto. (Org.). Jornadas de Atualização em Informática. 1ed.Porto Alegre, Brasil: SBC, 2014, v. , p. 1-40.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Daniel Cordeiro; Alfredo Goldman . Apache Hadoop: conceitos teóricos e práticos, evolução e novas possibilidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Ricardo K. Martins ; Daniel Cordeiro . E-science quebra paradigma na pesquisa científica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Adolpho Walter Pimazoni Canton ; Caio Gomes ; Carlos Eduardo Ramos de Santana Santos ; Cristiano Duarte ; Daniel Cordeiro ; José Papo ; Luciano Kalatalo . Big Data: uma visão da academia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Daniel Cordeiro. Mobilizações nas redes sociais levantam discussão sobre acessibilidade virtual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Victoria Salemi ; Daniel Cordeiro ; Daniel M. Batista . Estudos de computação proporcionam até 44% de economia de energia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Raphael Y. de Camargo ; Aleardo Manacero ; Caetano Rodrigues Miranda ; Daniel Cordeiro ; Calebe de Paula Bianchini ; Claudio Menezes . Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 16:53:32