Camila Tonezer

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  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2011) com doutorado sanduíche pelo Instituto de Pesquisa Helmholtz Zentrum Berlin (2011). Atualmente é professora Adjunta (Classe C) no Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas na UFPR e Membro permanente como docente e orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Física da UTFPR de Medianeira -PR. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estados Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas moleculares desordenados, mobilidade, energia de correlação, densidade de estados eletrônicos e fotovoltagem de superfície. Tem experiência também em atividades realicionadas a área de Ensino de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Tonezer
Nome em citações bibliográficas
TONEZER, C.;TONEZER, CAMILA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina.
Rua Pioneiro, 2153
Jardim Dallas
85950000 - Palotina, PR - Brasil
Telefone: (44) 32118575
URL da Homepage: http://www.campuspalotina.ufpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2011
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Helmholtz-Zentrum Berlin (Orientador: Thomas Dittrich).
Título: Modelagem Numérica do Transporte de Cargas em Sistemas Orgânicos Desordenados, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: José Arruda de Oliveira Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Fotovoltagem de Superfície; Sistemas Nanoestruturados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2011
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O Papel da Energia de Polarização no Transporte de Carga em Sistemas Moleculares Orgânicos e um Modelo para o Experimento de Fotovoltagem de Superfície, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: José Arruda de Oliveira Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Moleculares Orgânicos; Densidade de Estados; Mobilidade; Fotovoltagem de Superfície.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2007
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O Problema da Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados Modelado por uma Equação Mestra,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Arruda de Oliveira Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Orgânicos Desordenados.
2001 - 2005
Graduação em Física.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Capacitação para atuação em extensão na UFPR - Setor Palotina. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Grupo de Estudos em Avaliação e Aprendizagem de Ciências e Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Educação à Distãncia. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Docentes para Educação Híbrida. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Práticas Educacionais Abertas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores do Ensino Superior da UFPR. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
Aprendizagem significativa no ensino superior. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2012 - 2012
Formação pedagógica para professores. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado pela Pós-Graduação em Física

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado pela Pós-Graduação em Física

Atividades

11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Programa de Orientação Acadêmica.

Cargo ou função
Membro do Programa de Orientação Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
07/2016 - Atual
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III
11/2015 - Atual
Direção e administração, Setor Palotina, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Conselho Setorial.

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Setorial do Setor Palotina.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Núcleo Docente Estruturante.

Cargo ou função
Membro titular do NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Colegiado de Curso.

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAD/UFPR, .

Cargo ou função
Membro Titular do Comitê Gestor do Programa Licenciar.
02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
05/2015 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Comissão Orientadora de Estágio.

Cargo ou função
Membro da COE do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Física
05/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Colegiado de Curso.

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis.
05/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Comissão Permanente de Acompanhamento de Atividades Formativas.

Cargo ou função
Membro da AF do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
02/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
09/2014 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Colegiado de Curso.

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Exatas.
09/2014 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina, Colegiado de Curso.

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado do Curso de Graduação de Engenharia em Aquicultura.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Biocombustíveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Física Geral
12/2008 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física, Colegiado do Programa de Pós Graduação em Física.

Cargo ou função
Representante discente do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Física.
03/2009 - 07/2009
Estágios , Departamento de Física, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Prática de Docência de Ensino Superior em Física - Mecânica Quântica I - Curso Bacharelado em Física.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Departamento de Física, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Prática de Docência de Ensino Superior em Física - Física Básica Experimental IV - Curso Licenciatura e Bacharelado em Física.
08/2006 - 12/2006
Estágios , Departamento de Física, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Prática de Docência de Ensino Superior em Física - Física Básica I - Curso Licenciatura e Bacharelado em Física.

Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10

Atividades

04/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cascavel, Colegiado de Curso.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado de Engenharia Civil.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Física I
Fisica II

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40

Atividades

02/2013 - 02/2014
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisica I
Fisica III
Física IV
02/2012 - 02/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
Física II
02/2012 - 02/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física A - II
Fisica I
02/2013 - 07/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental III
02/2012 - 07/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletromagnetismo e Aplicação I
Eletromagnetismo e Aplicação II

Helmholtz-Zentrum Berlin, HZB, Alemanha.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa sanduiche, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista na Universidade Estadual de Santa Catarina

Atividades

03/2005 - 07/2005
Estágios , Centro de Ciências Tecnológicas, .

Estágio realizado
Estagio Curricular - Nível Ensino Médio.
10/2002 - 02/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
Divisão de Promoção e Apoio à Comunidade Universitária.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Permanente MNPEF, Enquadramento Funcional: Docente/Orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Membro permanente como docente e orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Física da UTFPR de Medianeira -PR.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O modelo da Equação Mestra para o transiente de fotovoltagem de superfície em sistemas compostos por dióxido de titânio nanoestruturado
Descrição: O presente estudo visa investigar o experimento do transiente de fotovoltagem de superfície em sistemas compostos por dióxido de titânio nanoestruturado contendo moléculas de corantes adsorvidas na superfície. Um modelo usando uma equação mestra será construído para descrever esse experimento. O modelo deve envolver fenômenos como a difusão de elétrons, a recombinação de elétrons e íons bem como as interações eletrostáticas. Verificaremos se esses fenômenos são suficientes para descrever a evolução temporal da medida do sinal de fotovoltagem de superfície nesses sistemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Modelagem numérica do transporte de cargas em sistemas orgânicos desordenados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Arruda de Oliveira Freire em 21/10/2014.
Descrição: Este projeto prevê colaboração com o Dr. Thomas Dittrich do Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energie - Institute for Heterogeneous Materials Systems, afiliado ao Helmholtz Assocition of German Research Centres conjuntamente com o professor Juan Antonio Anta Montalvo (Universidad Pablo de Olavide - Servilla). O projeto envolve transporte de carga em oxido de titânio (TiO2) nanoestruturado com vistas à aplicação em células solares. As técnicas de cálculo a serem utilizadas são muito semelhantes às já utilizadas pela estudante no mestrado (JCP-128-014703(2008)) e até aqui no doutorado (JCP-130-134901(2009)). O principal objetivo deste trabalho será montar um modelo baseado na equação mestra para descrever a separação de carga em uma interface absorvedor-transportador de elétrons nanoestruturado. Tentaremos responder as seguintes questões: (i) qual a DOS apropriada para descrever a dinâmica de hopping em óxidos metálicos nanoestruturados? (ii) como incorporar a foto-geração de portadores no absorvedor e a recombinação através da interface de maneira realista? (iii) como incorporar de maneira simples na equação mestra os campos elétricos internos que se formam na interface? (iv) como o modelo da equação mestra se compara com o modelo, já usado para estudar esse problema, baseado no formalismo do Continuous Time Random Walk (CTRW). O trabalho a ser realizado em Berlim será referente ao 1/3 final da minha tese de doutorado. A experiência internacional será de extrema importância para a minha formação, ao mesmo tempo que irá expôr-me a uma nova linha de pesquisa (células solares) e a colaborações internacionais que serão de grande valia após a conclusão do doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / José Arruda de Oliveia Freire - Coordenador / Thomas Dittrich - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Bolsa.
2004 - 2005
Introdução às Técnicas de Funções de Green na Descrições de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados
Descrição: O trabalho teve como objetivo a introdução às técnicas de funções de Green, utilizadas na área de sistemas eletrônicos fortemente correlacionados. Numa primeira etapa, foram realizados estudos introdutórios aos operadores fermiônicos de segunda quantização e às técnicas de funções de Green da Teoria Quântica dos Sólidos. Numa segunda etapa, foi desenvolvido um programa na linguagem de programação FORTRAN para o cálculo direto da densidade de estados dentro do modelo tight-binding sobre uma rede arbitrária. Numa terceira etapa, as técnicas de funções de Green foram aplicadas ao modelo de Hubbard sobre os planos de CuO2, quando também foi desenvolvido um programa em FORTRAN para o cálculo das densidades de estados para este modelo. O modelo de Hubbard leva em conta a correlação eletrônica que é incluída através do termo de repulsão coulombiana local U entre os elétrons de um mesmo sítio atômico. Nesta etapa são considerados tipos diferentes de sítios, caracterizados por níveis de energia distintos e diferentes valores de U..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Ben Hur Bernhard - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - 2004
Cálculo das Densidades de Estados do Modelo das Ligações Fortes em Diferentes Geometrias de Rede
Descrição: O objetivo do trabalho é uma introdução ao estudo da estrutura eletrônica dos sólidos através do cálculo das densidades de estados eletrônicas do modelo de ligações fortes (ou tight binding), em diferentes geometrias de rede. O modelo não leva em conta a interação entre elétrons, mas inclui a correlação decorrente do princípio de exclusão de Pauli. Após um estudo detalhado das ferramentas matemáticas e dos conceitos fundamentais da física da matéria condensada, foram calculadas, analiticamente, as relações de dispersão para a cadeia linear, rede quadrada e rede cúbica. Na seqüência, por meio de algoritmos desenvolvidos na linguagem de programação Fortran, obteve-se, numericamente, os valores das respectivas densidades de estados eletrônicas. Fica evidente a forte influência da dimensão espacial da rede nas propriedades eletrônicas de um sólido. Os resultados obtidos no trabalho reproduziram resultados descritos na literatura, servindo como confirmação dos mesmos e, ao mesmo tempo, proporcionando um domínio das técnicas de cálculo envolvidas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Daniel Vieira - Integrante / Ben Hur Bernhard - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
8ª Feira de Ciência e Tecnologia do Município de Palotina - PR
Descrição: Este projeto visa incentivar a formação de crianças e jovens comprometidos com os princípios da ciência, tecnologia e inovação através do incentivo do desenvolvimento científico, bem como envolver cada vez mais a mulher no desenvolvimento da ciência e transformar a nossa comunidade em busca de melhorias através da ciência. A Feira busca estimular o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e também despertar o interesse dos alunos pelo desenvolvimento de trabalhos extraclasse. Assim como integrar professores e alunos da UFPR Setor Palotina com alunos e professores das escolas da educação básica de Palotina a partir de ações que busquem a divulgação da ciência, tecnologia e inovação; explorar e incentivar o potencial criativo, a curiosidade científica, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de exposição de crianças e jovens envolvidos diretamente nos projetos da feira; organizar, incentivar, auxiliar, fornecer suporte científico e financeiro para a realização de trabalhos de alunos da educação básica especialmente de escolas públicas do município de Palotina escolas convidadas; fortalecer a educação em ciência e tecnologia melhorando a interdisciplinaridade e ampliar a capacidade comunicativa; manter diálogo permanente, durante o período do projeto, com os diretores das escolas envolvidas com a feira de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Camila Tonezer - Coordenador / Roberta Paulert - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
7ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR
Descrição: Desde a sua criação no ano de 2011, a Feira vem recebendo escolas públicas e privadas do município de Palotina como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como despertar o interesse ao desenvolvimento científico e/ou tecnológico identificando assim jovens talentosos para que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Assim, professores efetivos e intensamente motivados da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina (UFPR Setor Palotina) serão, juntamente com alunos de graduação e com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e organizadores da 7ª FECITEC visando contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no interior do estado do Paraná. A 7ª FECITEC tem também o intuito de conquistar entre os jovens estudantes a percepção sobre a necessidade de desenvolver novas tecnologias que buscam solucionar questões que permeiam seu meio de convívio, como por exemplo a busca por soluções efetivas na transformação social. Procuramos também despertar nos participantes o desejo do desenvolvimento de novas tecnologias que buscam ampliar e melhorar as habilidades funcionais das pessoas, assim como a busca pelo estímulo ao fortalecimento do empreendedorismo em pequenas comunidades, sejam elas mais tradicionais, de áreas mais afastadas e até mesmo com grupos de mulheres que muitas vezes são excluídas da sociedade quando o empreendedorismo é o assunto em questão. Não menos importante, a FECITEC também abre oportunidades ímpares para as equipes destaques participarem de outros eventos, nacionais ou internacionais, como é o caso da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo ? SP (FEBRACE), Feira da Inovação das Ciências e Engenharias em Foz do Iguaçu (FICIENCIAS), da Feira de Ciências Eureka (em Lima no Peru), do London International Youth Science Forum (LIYSF em Londres, na Inglaterra), na Youth Science Metting promovido pela Universidade do Algarve em Portugal, na Eskon na Africa do Sul ou no Encuentro Internacional Ondas yo Amo la Ciencia realizado na Colômbia. As ações da FECITEC contribuem para um profundo viés educacional na área da divulgação científica, tornando possível a visualização de algumas soluções para o problema da carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas ou colégios. Aliado aos trabalhos realizados nas escolas ou colégios, os quatro alunos destaque da Feira (alunos mais talentosos premiados provenientes de escolas públicas) serão contemplados com bolsas da modalidade Iniciação Científica Júnior para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da UFPR Setor Palotina. Assim, a FECITEC incentiva a compreensão de processos de investigação; pautados em perguntas e não apenas em respostas prontas. A 7ª FECITEC possui um papel social e principalmente educacional muito importante, pois visa incentivar a desenvoltura, criatividade, responsabilidade, a participação coletiva e a busca pela interação com a comunidade ? principalmente as mais excluídas e deficitárias, assim como buscamos incentivar o senso de organização através do desenvolvimento de trabalhos com embasamento científico nas áreas de abrangência da Feira: química, biologia, física, matemática, tecnologia social e assistiva e inovação. Assim, esperamos encontrar no evento dedicação, interação, recompensa, entretenimento, organização, criatividade e também originalidade por parte dos alunos, professores orientadores e dos monitores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Camila Tonezer - Coordenador / Arthur William de Brito Bergold - Integrante / Rita de Cassia dos Anjos - Integrante / Carlos Henrique Coimbra Araújo - Integrante / Patrícia da Costa Zonetti - Integrante / Roberta Paulert - Integrante / Leidi Cecilia Friedrich - Integrante / Loriane Trombini Frick - Integrante / Danilene G. Donin Berticelli - Integrante / Alfredo Junior Paiola Albrecht - Integrante / Helio Henrique L. C. Monte-Alto - Integrante / Rodrigo Sequinel - Integrante / Marcelo Guimarães Ribeiro - Integrante / Mara Fernanda Parisoto - Integrante / Cassio Alves - Integrante.
2016 - Atual
A Física no Ensino Médio e a Formação Continuada de Professores - 2 Edição
Descrição: Este projeto consiste em desenvolver atividades de formação continuada junto aos professores e alunos do ensino médio da rede pública dos núcleos de ensino de Cascavel, Assis, Toledo e Umuarama . O principal objetivo é apresentar e discutir conceitos de física, química e matemática, sendo esta última como ferramenta de análise de trabalho, visando à formação dos alunos e promovendo cursos de aperfeiçoamento para os docentes, de forma a mantê-los atualizados a respeito de novas tendências e práticas de ensino. O projeto acontecerá por meio da realização de oficinas sobre diversos temas da área de ciências, com o auxílio de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR/Setor Palotina..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Popularização e consolidação de estudos em astronomia e ensino de astronomia em Palotina e Região
Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo possibilitar o desenvolvimento integrado de ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a consolidação de ações relacionadas com a popularização da ciência e tecnologia em Palotina e Região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Arthur William de Brito Bergold - Integrante / Geocris Rodrigues dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Coimbra Araújo - Integrante / Roberta Chiesa Bartelmebs - Coordenador / Gabriela Kaiana Ferreira - Integrante / João Batista Siqueira Harres - Integrante / João Alberto da Silva - Integrante.
2015 - 2017
6ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR
Descrição: Em sua sexta edição, a Feira de Ciência e Tecnologia (FECITEC) se consolida como uma importante oportunidade de incentivar a desenvoltura, criatividade e senso de organização com o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de inovação, química, física, biologia e matemática de todos os alunos do município de Palotina e de municípios convidados como Maripá e Nova Santa Rosa. É um projeto de extensão proposto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, Jornal Folha de Palotina, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Cooperativa C.Vale e Banco Sicredi. A FECITEC busca disseminar a participação ativa dos alunos no seu processo de formação e promover a cultura científica dando ênfase na formação do pequeno cientista, estimulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas escolas com a utilização do método científico. A organização da Feira é uma maneira de favorecer a comunicação entre a comunidade, escola e a Universidade que contribui para a construção de conhecimentos científicos e interações sociais. Desde a sua criação no ano de 2011, recebe alunos do município de Palotina como instrumento para a melhoria do ensino fundamental e médio, bem como despertar o interesse ao desenvolvimento científico e tecnológico identificando assim jovens talentosos para que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Não menos importante, a FECITEC abre oportunidades ímpares para que as equipes destaques participem de outros eventos, nacionais e internacionais, como é o caso da Feira de Ciências Eureka (no Peru), no London International Youth Science Forum (Inglaterra), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Youth Science Meeting (Portugal). As ações da FECITEC contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de soluções para a carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas/colégios. Aliado aos trabalhos realizados nas escolas/colégios, os alunos destaque da Feira serão contemplados com bolsas de iniciação científica júnior para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da UFPR Setor Palotina. A 6ª FECITEC possui papel social e principalmente educacional muito importante, pois visa incentivar a desenvoltura, criatividade, responsabilidade e senso de organização através do desenvolvimento de trabalhos com embasamento científico nas áreas de abrangência da Feira: química, biologia, física, matemática e inovação. O mais importante não é competir, mas expor os trabalhos em espaços para aprender e ensinar. Muito mais do que promover a aprendizagem dos conteúdos, as atividades da FECITEC são práticas pedagógicas desafiadoras compatíveis com a vida em constantes transformações. Será incentivada e valorizada a sincronia entre a teoria e a prática. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa. Assim, espera-se encontrar no evento dedicação, interação, recompensa, entretenimento, organização, criatividade e também originalidade por parte dos alunos, professores orientadores e dos monitores (alunos de graduação da UFPR Setor Palotina). A exposição dos trabalhos na 6ª FECITEC irá ocorrer no mês de outubro de 2016, juntamente com a Feira de Oportunidades, Semanas Acadêmicas e a Feira de Cursos e Profissões nas dependências do Setor Palotina da UFPR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (61) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Roberta Paulert - Coordenador.Número de orientações: 2
2015 - 2016
5. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR
Descrição: Observa-se que muitas cidades de pequeno porte passam por uma significativa carência nas áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico. Tal carência se dá, entre outras razões, pela falta de profissionais das áreas de engenharias e ciências básicas, capazes de enriquecer o meio industrial e científico para o fornecimento de projetos de crescimento em ciência e tecnologia. Nesse sentido, uma das opções que ajudariam a solucionar o problema é o estímulo de ações que visem à popularização e a divulgação da Ciência entre estudantes dos primeiros anos escolares e do ensino médio. Desta forma em 2015, a Feira de Ciência e Tecnologia do município de Palotina ? PR (FECITEC) estará em sua quinta edição (5ª FECITEC). Desde a sua criação no ano de 2011, vem recebendo escolas públicas e privadas do município de Palotina como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como despertar o interesse ao desenvolvimento científico e/ou tecnológico identificando assim jovens talentosos para que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Não menos importante, a FECITEC também abre oportunidades ímpares para que as equipes destaques participarem de outros eventos, nacionais ou internacionais, como é o caso da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), da Feira de Ciências Eureka (em Lima no Peru) ou do London International Youth Science Forum (LIYSF em Londres, na Inglaterra), sempre acompanhados de docentes da UFPR Setor Palotina. As ações da FECITEC contribuem para um profundo viés educacional na área da divulgação científica, tornando possível a visualização de algumas soluções para o problema da carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas ou colégios. Aliado aos trabalhos realizados nas escolas ou colégios, os quatro alunos destaque da Feira (alunos mais talentosos premiados) serão contemplados com bolsas da modalidade Iniciação Científica Júnior para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da UFPR Setor Palotina. A 5ª FECITEC possui um papel social e principalmente educacional muito importante, pois visa incentivar a desenvoltura, criatividade, responsabilidade e senso de organização através do desenvolvimento de trabalhos com embasamento científico nas áreas de abrangência da Feira: química, biologia, física, matemática e inovação. Assim, esperamos encontrar no evento dedicação, interação, recompensa, entretenimento, organização, criatividade e também originalidade por parte dos alunos, professores orientadores e dos monitores. Será incentivada e valorizada a sincronia e o equilíbrio entre a teoria e a pratica, valorizando a investigação sociocientífica, a circulação e o reconhecimento do território onde se localiza a escola/colégio. A exposição dos trabalhos na 5ª FECITEC irá ocorrer no mês de outubro de 2015, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, juntamente com a Feira de Oportunidades nas dependências da UFPR Setor Palotina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (54) .
Integrantes: Camila Tonezer - Coordenador / Roberta Paulert - Integrante.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2017 - Atual
Licenciar: Oficinas de materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais
Descrição: Desenvolver materiais pedagógicos para o ensino de ciências exatas para estes deficientes é uma maneira eficaz de investir na formação dos estudantes e na transformação social do ensino-aprendizagem da rede pública. Este projeto visa contribuir significativamente na formação de nossos futuros educadores e alunos deficientes visuais, sejam eles com ausência total ou com baixa visão, da rede pública de Palotina e região, envolvendo dois universos distintos e complementares: as instituições parceiras: escolas estaduais e municipais de Palotina e a instituição proponente: Universidade Federal do Paraná/ Setor Palotina..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Rita de Cassia dos Anjos - Coordenador.
2015 - 2017
Licenciar: A culpa não é só da Física
Descrição: O projeto visa atuar no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina. Esse curso apresenta uma característica marcante da interdisciplinaridade, onde os alunos terão uma forte base de conhecimento nas disciplinas de Matemática, Química e Física. Apesar dos alunos preverem que terão que enfrentar disciplinas de grande exigência na área de exatas, ainda a disciplina mais temida é a Física. No entanto, o que se tem notado é que o aluno não tem o sucesso esperado nas disciplinas de Física porque essencialmente muitos chegam ao curso apresentando um elevado déficit em matemática básica e português, ou seja, os alunos pouco entendem sobre a ferramenta de matemática usada nos conceitos de Física e poucos conseguem ler, interpretar e resolver problemas de Física. Com isso, o escopo do projeto será implementar oficinas em que serão abordados conceitos clássicos de Física, com ferramentas didáticas diversas, de tal modo a avaliar as áreas de aprendizagem em que o aluno apresenta maior déficit e que traz impactos diretamente ligados as disciplinas de Física. Espera-se que esse projeto trará aos alunos boas orientações para que possam suprir suas deficiências e concretizar com êxito sua formação consolidada como educador na área de Ciência Exatas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Tonezer - Integrante / Geocris Rodrigues dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Coimbra Araújo - Coordenador.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Licenciar: Desvendando o Laboratório de Física
Descrição: A dificuldade da compreensão de fenômenos físicos que os alunos, tanto de nível superior quanto de nível médio e técnico, enfrentam vem em sua grande maioria do fato de que estes fenômenos anteriormente a eles apresentados derivam-se de teorias e conceitos simplesmentes expostos em forma textual. Para um melhor compreendimento destes fenômenos é importante que o estudante possa vizualizar na prática, o passo a passo, como estes ocorrem, seja através de experimentação ou simplesmente por meio de demonstrações. Com tais atitudes, os estudantes poderão sentir-se mais estimulados a procurar um aprofundamento dos conhecimentos teóricos, bem como, surgirá a possibilidade de despertar o interesse dos mesmos pelo desenvolvimento de trabalhos extraclasse, assim como um despertar pela verdadeira essência da docencia. O presente projeto visa incentivar, valorizar a experimentação e as atividades investigativas de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da UFPR, bem como das escolas públicas e particulares, do município de Palotina/ PR..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Camila Tonezer - Coordenador / Rita de Cassia dos Anjos - Integrante.Número de orientações: 4


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Energias Renováveis


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Estados Eletrônicos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, A.2018FERREIRA, A. ; KUNH, S. S. ; FAGNANI, K. C. ; SOUZA, T. A. ; TONEZER, C. ; SANTOS, G. R. ; COIMBRA-ARAUJO, C. H. . Economic overview of the use and production of photovoltaic solar energy in brazil. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 81, p. 181-191, 2018.

2.
ANJOS, R. C.2017ANJOS, R. C. ; TONEZER, C. . PRÁTICAS DE FÍSICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALOTINA E REGIÃO. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 112-120, 2017.

3.
COIMBRA-ARAUJO, CARLOS2017COIMBRA-ARAUJO, CARLOS ; BERGOLD, ARTHUR ; BERTICELLI, DANILENE ; SANTOS, GEOCRIS ; SCHREINER, MARCOS ; MONTE-ALTO, HELIO ; SPECK, RAQUEL ; FERREIRA, GABRIELA ; TONEZER, CAMILA ; ROSSET, ISAC ; BARTELMEBS, ROBERTA . Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 649, 2017.

4.
TONEZER, C.;TONEZER, CAMILA2010 TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The mobility in disordered molecular systems with energies given by a charge-induced dipoles interaction. The Journal of Chemical Physics, v. 133, p. 214101, 2010.

5.
FREIRE, J.A.2009 FREIRE, J.A. ; TONEZER, C. . Density of states and energetic correlation in disordered molecular systems due to induced dipoles. The Journal of Chemical Physics, v. 130, p. 134901, 2009.

6.
TONEZER, C.;TONEZER, CAMILA2008 TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The role of short-ranged energetic correlations in the mobility field dependence of disordered organic materials. Journal of Chemical Physics, v. 128, p. 014703, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORTOLETTO, D. ; TONEZER, C. ; SANTOS, G. R. ; FERREIRA, G. K. . A CULPA NÃO É SÓ DA FÍSICA: uma análise das dificuldades em matemática de alunos ingressantes em um curso de Licenciatura em Ciências Exatas. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA: 'A Física e o Cidadão Contemporâneo', 2017, São Carlos / SP. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

2.
GRUNEWALD, T. B. ; TONEZER, C. . UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA: 'A Física e o Cidadão Contemporâneo', 2017, São Carlos / SP. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

3.
MARQUES, M. W. ; MORO, G. A. D. ; TONEZER, C. ; SILVA, E. Q. . Projeto de diagnóstico e desenvolvimento das habilidade do núcleo básico: um programa de aprendizagem em Física. In: XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2013, Curitiba/PR. Relato de experiência, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRUNEWALD, T. B. ; TONEZER, C. . Desvendando o Laboratório de Física. In: 5º Congresso de Pesquisa do Ensino: Física e Química na escola e no mundo acadêmico ? O desafio interdisciplinar, 2016, São Paulo / SP. Anais do 5º Congresso Pesquisa do Ensino, 2016.

2.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility Problem in Organic Systems Modeled for a Master Equation. In: 6th Brazilian MRS Meeting, 2007, Natal/RN. Abstracts - 6th Brazilian MRS Meeting, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERGOLD, A. W. B. ; TONEZER, C. ; ANDRADE, E. S. ; GRUNEWALD, T. B. ; WELTER, V. ; SATO, R. . Como funciona?. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina/PR. Encontro de Atividades Formativas - PROGRAD/UFPR, 2015.

2.
TONEZER, C.; SANTOS, G. R. ; RATKE, E. ; NARDI, D. P. . Desvendando o laboratório de Física. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina/PR. Encontro de Atividades Formativas - PROGRAD/UFPR, 2015.

3.
PAULERT, R. ; TONEZER, C. ; FERREIRA, G. K. ; FRICK, L. T. ; BERTICELLI, D. G. D. ; ALBRECHT, A. J. P. ; BARTELMEBS, R. C. ; OLIVEIRA, A. F. ; ANJOS, R. C. ; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; SCHLOSSER, E. N. . Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina/PR. 14º Encontro de Extensão e Cultura, 2015.

4.
BARTELMEBS, R. C. ; COIMBRA-ARAUJO, C. H. ; TONEZER, C. ; FERREIRA, G. K. ; BERGOLD, A. W. B. ; ANJOS, R. C. ; SANTOS, G. R. . Popularização e consolidação de estudos em astronomia e ensino de astronomia em Palotina e Região. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina/PR. 14º Encontro de Extensão e Cultura, 2015.

5.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in Molecular Systems with Energies Given By a Charge-Induced Dipoles Interaction. In: 11th International Conference on Advanced Materterials, 2009, Rio de Janeiro/ RJ. Scientific Program - 11th International Conference on Advanced Materterials, 2009. p. 160-160.

6.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. In: 14th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics, 2009, Curitiba/PR. BWSP14, 2009. p. 38-39.

7.
FREIRE, J.A. ; TONEZER, C. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindóia/ SP. Programa - XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009. p. 288-289.

8.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in Molecular Systems with Energies Given By a Charge-Induced Dipoles Interaction. In: 11th International Conference on Advanced Materterials, 2009, Rio de Janeiro/ RJ. Abstracts - 11th International Conference on Advanced Materterials, 2009.

9.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em um Sistema Orgânico, o Papel dos Dipolos Induzidos. In: XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2008, Águas de Lindóia/ SP. Programa - XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2008. p. 95-95.

10.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in a Molecular Organic Systems, the Role of Induced Dipoles. In: International Conference on Science and Technology of Synthetic Metals, 2008, Porto de Galinhas/ PE. Book of Abstracts, 2008. p. 114-114.

11.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados. In: XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço. Resumos - XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2007.

12.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2006, São Lourenço/MG. Resumos - XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2006.

13.
TONEZER, C.; BERNHARD, B. H. . Introdução às Técnicas e Funções de Green de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados. In: XVI Seminário de Iniciação Científica e IX Jornada Acadêmica, 2005, Joinville/SC. IX Jornada Acadêmica, 2005.

14.
TONEZER, C.; VIEIRA, D. ; BERNHARD, B. H. . Cálculo das Densidades de Estado do Modelo das Ligações Fortes Em Diferentes Geometrias de Rede. In: VIII Jornada Acadêmica, 2004, Florianópolis - SC. XV Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada Acadêmica, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
RATKE, E. ; NARDI, D. P. ; TONEZER, C. . Desvendando o Laboratório de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PUJARRA, S. ; SANTOS, D. S. ; MENEGUETTE, H. S. ; MATTIUZI, M. D. ; TONEZER, C. ; PAULERT, R. . Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PELLA, M. G. ; TONEZER, C. . Física I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TONEZER, C.; SANTOS, G. R. . Luz: de Platão à de Broglie e suas tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, M. W. ; MORO, G. A. D. ; TONEZER, C. ; SILVA, E. Q. . Projeto diagnóstico e desenvolvimento das habilidades do núcleo básico: um programa de aprendizagem de física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TONEZER, C.. Pós Graduação e Estudos no Exterior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in Disordered Molecular Systems with Energies Given by a ChargeInduced Dipoles Interaction. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. ; DITTRICH, T. . Mobility and Surface Photovoltage Transient modeled by a Master Equation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in Molecular Systems with Energies Given By a Charge-Induced Dipoles Interaction. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FREIRE, J.A. ; TONEZER, C. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREIRE, J.A. ; TONEZER, C. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility in a Molecular Organic Systems, the role of Induced Dipoles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em um Sistema Orgânico, o Papel dos Dipolos Induzidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . The Mobility Problem in Organic Systems Modeled for a Master Equation. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
TONEZER, C.; FREIRE, J.A. . Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
TONEZER, C.; BERNHARD, B. H. . Introdução às Técnicas e Funções de Green de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
TONEZER, C.; GANCALVES, A. F. . Oficina de Experimentos de Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
TONEZER, C.; BERNHARD, B. H. ; VIEIRA, D. . Cálculo das Densidades de Estado do Modelo das Ligações Fortes Em Diferentes Geometrias de Rede. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
TONEZER, C.; GANCALVES, A. F. . Oficina de kits de Laboratório. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOTERO, E. R. ; PEREIRA, R. F. ; TONEZER, C. . Perpectivas atuais para a formação do professor de Física. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TONEZER, C.; GANCALVES, A. F. . Oficina de Experimento de Física. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TONEZER, C.; GANCALVES, A. F. . Oficina de Kits de Laboratório. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
TONEZER, C.; GANCALVES, A. F. . Oficina de kits de Laboratório. 2004 (Mini curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TONEZER, C.; ANJOS, R. C.; ROSA, V.. Participação em banca de Rosemeri Inês Kunrath. Estratégias de Ensino-Aprendizagem na Compreensão da Dualidade da Luz. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA JR., H. A.; BATISTA, M. C.; TONEZER, C.. Participação em banca de Danilo Capelari. Uma Sequência Didática para ensinar Relatividade Restrita no Ensino Médio com o uso de TIC. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TONEZER, C.; CANESTRARO, C. D.; SEPULVEDA, L. D.. Participação em banca de Guilherme Petters de Carvalho.Comparação de eficiência energética entre lâmpadas fluorescentes tubulares e similares LED. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
TONEZER, C.; L. D. Sepulveda; CANESTRARO, C. D.. Participação em banca de Lucas Maximiliano Tomé.Uma abordagem sobre física escolar na disciplina de ciências no ensino fundamental I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SAMOJEDEN, L. L.; TONEZER, C.; MACHADO, C. F. C.; COIMBRA-ARAUJO, C. H.; GOMES, P. R. S.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 348/17 - PROGEPE. 2017. Universidade Federal do Paraná.

2.
TONEZER, C.; LISBOA, E. S.; SEQUINEL, R.; CACCIAMANI, J. L. M.; POLINARSKI, C. A.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 581/15 - PROGEPE. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
TONEZER, C.; LISBOA, E. S.; BARTELMEBS, R. C.; CACCIAMANI, J. L. M.; CARVALHO, M. A. B.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 138/16 - PROGEPE. 2016. Universidade Federal do Paraná.

4.
COIMBRA-ARAUJO, C. H.; TONEZER, C.; CIANI, A. B.; VICENTE, A.; GUZZO, S. M.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 450/14 - PROGEPE. 2015. Universidade Federal do Paraná.

5.
TONEZER, C.; SANTOS, G. R.; MEIER, W. M. B.. Homologação de Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 030/15 - PROGEPE. 2015. Universidade Federal do Paraná.

6.
TONEZER, C.; ANJOS, R. C.; LONGEN, F. R.; FERNANDES, M.; FRIGORI, R. B.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 401/15 - PROGEPE. 2015. Universidade Federal do Paraná.

7.
BERGOLD, A. W. B.; TONEZER, C.; ANJOS, R. C.. Homologação do Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 401/15 - PROGEPE. 2015. Universidade Federal do Paraná.

8.
ZENATTI, D. C.; TONEZER, C.; FRIEDRICH, L. C.. Homologação do Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério Superior. Edital 312/15 - PROGEPE. 2015. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BURIN, E. L. K.; GUBERT, I. C.; TONEZER, C.. 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
GOMES, L. F. S.; FRICK, L. T.; TONEZER, C.. Avaliação do 3º ano de estágio probatório da docente Beatriz Ignatius Nogueira na UFPR. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
ZONETTI, P. C.; COIMBRA-ARAUJO, C. H.; TONEZER, C.. Avaliação do 1º ano de estágio probatório da docente Geocris Rodrigues dos Santos na UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

4.
CARVALHO, A. L.; TONEZER, C.; DORR, J. B.. Avaliação do 1º ano de estágio probatório do docente Hélio Henrique Lopes Costa Monte-Alto na UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

5.
TONEZER, C.. 5º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria. 2015. Universidade Federal do Paraná.

6.
TONEZER, C.. Pré-Avaliação de trabalhos na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (14ª FEBRACE). 2015. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

7.
TONEZER, C.. Avaliação de trabalhos apresentados na IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS). 2015. Parque Tecnologico da Itaipú.

8.
RIBEIRO, C. B. A.; MILINSKI, M. C.; TONEZER, C.. Avaliação do 1º ano de estágio probatório do docente Rodrigo Sequinel na UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

9.
TONEZER, C.. 4ª Feira de ciência e Tecnologia de Palotina - 4ª FECITEC. 2014. Universidade Federal do Paraná.

10.
TONEZER, C.; WOELLNER, C. F.; FORYTA, D.. 17º Evento de Iniciação Científica. 2009. Universidade Federal do Paraná.

11.
TONEZER, C.; DUARTE, C. A.; SOARES, W. A.. 16º Evento de Iniciação Cientifica. 2008. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2016. (Seminário).

2.
Oficina Pedagógica do Moodle. 2016. (Oficina).

3.
Palestra sobre Produção dos Recursos Educacionais. 2016. (Outra).

4.
1ª Semana Acadêmica de Ciências Exatas.Luz: de Platão à de Broglie e suas tecnologias atuais. 2015. (Seminário).

5.
Encontro de Acompanhamento e Tutoria das Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação. 2014. (Encontro).

6.
Iª Jornada de Formação de Professores do Ensino Superior da UFPR. 2014. (Seminário).

7.
XI Congresso Nacional de Educação. Projeto diagnóstico e desenvolvimento das habilidades do núcleo básico: um programa de aprendizagem de física. 2013. (Congresso).

8.
Mini Wokshop na Universidad Pablo de Olavide de Sevilla.Mobility and Surface Photovoltage Transient modeled by a Master Equation. 2011. (Encontro).

9.
II Workshop do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica.The mobility in disordered molecular systems with energies given by a charge-induced dipoles interaction. 2010. (Outra).

10.
11th International Conference on Advanced Materterials. The Mobility in Molecular Systems with Energies Given By a Charge-Induced Dipoles Interaction. 2009. (Congresso).

11.
14th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics.Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Oficina).

12.
IBSA Meeting on Nanotechnology. 2009. (Encontro).

13.
I Workshop do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica.Density of States and Energetic Correlation in Disordered Molecular Systems due to Induced Dipoles. 2009. (Oficina).

14.
Escola de Altos Estudos CAPES-SBF. 2008. (Seminário).

15.
International Conference on Science and Technology of Synthetic Metals. The Mobility in Molecular Organic Systems, the Role of Induced Dipoles. 2008. (Congresso).

16.
XXXI Encontro Nacional de Fisica da Materia Condensada.MOBILIDADE EM UM SISTEMA ORGANICO MOLECULAR, O PAPEL DOS DIPOLOS INDUZIDOS. 2008. (Encontro).

17.
6th Brazilian MRS Meeting.The Mobility Problem in Organic Systems Modeled for a Master Equation. 2007. (Encontro).

18.
XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Mobilidade em Sistemas Orgãnicos Desordenados. 2007. (Encontro).

19.
Eletronic Structure of Condensed Matter - Mini Curso. 2006. (Outra).

20.
XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Mobilidade em Sistemas Orgânicos Desordenados. 2006. (Encontro).

21.
XII Latin American Congress of Surface Science and its Applications. 2005. (Congresso).

22.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina de Experimentos de Física. 2005. (Simpósio).

23.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Kits de Laboratório. 2005. (Simpósio).

24.
XXVIII Encontro Nacional de Física da Materia Condensada. 2005. (Encontro).

25.
IV Semana da Física. 2004. (Seminário).

26.
IV Semana da Física.Oficina de kits de Laboratório. 2004. (Oficina).

27.
XV Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada Acadêmica.Cálculo das Densidades de Estado do Modelo das Ligações Fortes Em Diferentes Geometrias de Rede. 2004. (Seminário).

28.
I Oficina Brasileira de Mecânica Quântica. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAULERT, R. ; TONEZER, C. ; ALBRECHT, A. J. P. ; BERGOLD, A. W. B. ; SCHLOSSER, E. N. ; BERTICELLI, D. G. D. ; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; DORR, J. B. ; FRIEDRICH, L. C. ; FRICK, L. T. ; ZONETTI, P. C. ; ANJOS, R. C. ; MEIER, W. M. B. ; SEQUINEL, R. . 6. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR. 2016. .

2.
PAULERT, R. ; TONEZER, C. . 5ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - 5ª FECITEC. 2015. .

3.
ANJOS, R. C. ; TONEZER, C. . Curso Oficinas de Física para Professores do Ensino Médio. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Edo Hobus. Desenvolvimento de sequẽncia didatica para aulas de Física - Termodinâmica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Natália Izabel Neumann Jorge. O estudo de fontes renováveis de energia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Gabriela Mateus. O estudo da física das células solares. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Mikaela Teleken de Jezus. Desvendando o Laboratório de Física. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Ana Carolina Pieroli. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina/PR. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Kelvis Andrei Kulhkamp. Desvendando o Laboratório de Física. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Ana Paula Carvalho do Carmo. Desvendando o Laboratório de Física. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

5.
André Bonfante Borio. Desvendando o Laboratório de Física. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

6.
Tailini Bapes Grunewald. Licenciar: Desvendando o Laboratório de Física. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosimeri Ines Kunrath. Estratégias de Ensino-Aprendizagem na Compreensão da Dualidade da Luz. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Camila Tonezer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Guilherme Bunn. Experimentos de Física com Materiais Alternativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

Iniciação científica
1.
Laís Froehlich. 6ª Feira de Ciência e Tecnologia do município de Palotina - PR (6ª FECITEC). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual Pio XII, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Tonezer.

2.
Laisla Shailaine Beledeli. 5ª Feira de Ciência e Tecnologia do município de Palotina - PR (5ª FECITEC). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colegio Estadual Santo Agostinho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Tonezer.

3.
Anderson Emanuel Ximim Gavim. O Estudo do Comportamento da Mobilidade a Baixos Campos Elétricos em Sistemas Orgânicos Desordenados Modelados Por uma Equação Mestra. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Camila Tonezer.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Gasparrini Tondelo. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina/PR. 2017. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Tonezer.

2.
Luana Estefani Knaul. Desvendando o Laboratório de Física. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

3.
Daniela Vanessa Arndt. Programa de Iniciação à Docência - Monitoria de Física III. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

4.
Mateus Barbosa Fraga. Programa de Iniciação à Docência - Monitoria de Física I. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

5.
Fernanda Bach Gasparin. Programa de Iniciação à Docência - Monitoria de Física I. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

6.
Gabriela Bucalão Patel. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas com uso da ferramenta Moodle. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

7.
Lilia Kelli da Silva. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas com uso da ferramenta Moodle. 2017. Orientação de outra natureza. (Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

8.
Diovanna Bortoletto. Licenciar: A culpa não é só da Física. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

9.
Mayara de Lima Mendes. A influência da iniciação à docência na aprendizagem de física. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

10.
Leonardo Ribas Todescatto. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina/PR. 2016. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Orientador: Camila Tonezer.

11.
Bruna Gasparrini Tondelo. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina/PR. 2016. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Orientador: Camila Tonezer.

12.
Tailini Bapes Grunewald. A Física no Ensino Médio e a Formação Continuada de Professores - 2 Edição. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Orientador: Camila Tonezer.

13.
Letícia de Lazari Baumgarten. A Física no Ensino Médio e a Formação Continuada de Professores - 2 Edição. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Orientador: Camila Tonezer.

14.
Nathália Heloisa Dullius. Programa de Iniciação à Docência - Monitoria de Física I. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

15.
Leonardo Kmita de Oliveira. Plano de Voluntariado Acadêmico: Estudos sobre a Energia Solar Fotovoltaica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

16.
João Luiz Cordeiro. Plano de Voluntariado Acadêmico: Estudos sobre a Energia Solar Fotovoltaica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

17.
Luiz Felipe Bortolato Machado. Plano de Voluntariado Acadêmico: Estudos sobre a Energia Solar Fotovoltaica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

18.
Matheus Augusto Dolci Costa. Plano de Voluntariado Acadêmico: Estudos sobre a Energia Solar Fotovoltaica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

19.
Matheus de Paula Gonçalves. Plano de Voluntariado Acadêmico: Estudos sobre a Energia Solar Fotovoltaica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

20.
Kelvis Andrei Kulhkamp. Plano de Voluntariado Acadêmico: Monitoria da disciplina de Introdução à Física. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

21.
Geissiele de Polo. Plano de Voluntariado Acadêmico: Monitoria referente a conceitos matemáticos da disciplina de Introdução à Física. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

22.
Gabriela Maria Maffi. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas com uso da ferramenta Moodle. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

23.
Francarlos Vescovi. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas com uso da ferramenta Moodle. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

24.
Antonio Armando Czamanski. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas com uso da ferramenta Moodle. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

25.
Mateus Barbosa Fraga. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas - Monitoria de Física I. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

26.
Carlos Eduardo Angelotti. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades acadêmicas - Monitoria de Física III. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

27.
Diovanna Bortoletto. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades Acadêmicas de Física I para atender os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

28.
Eduarda Canton. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades Acadêmicas de Física I para atender os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

29.
Matheus Galdioli Pella. Programa de Iniciação à Docência - Monitoria de Física I. 2015. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

30.
Elizangela Ratke. Licenciar: Desvendando o Laboratório de Física. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

31.
Caroline Pereira Zanela. Licenciar: Desvendando o Laboratório de Física. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

32.
Debora Pionkevicz Nardi. Licenciar: Desvendando o Laboratório de Física. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

33.
Matheus Galdioli Pella. Plano de Voluntariado Acadêmico: Atividades Acadêmicas de Física I para atender os alunos dos Cursos de Engenharias. 2015. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

34.
Gabriela Mateus. Plano de Voluntariado Acadêmico: Energia Solar Fotovoltaica. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Camila Tonezer.

35.
Suelen Pujarra. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina/PR. 2015. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Orientador: Camila Tonezer.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, M. W. ; MORO, G. A. D. ; TONEZER, C. ; SILVA, E. Q. . Projeto diagnóstico e desenvolvimento das habilidades do núcleo básico: um programa de aprendizagem de física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RATKE, E. ; NARDI, D. P. ; TONEZER, C. . Desvendando o Laboratório de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PUJARRA, S. ; SANTOS, D. S. ; MENEGUETTE, H. S. ; MATTIUZI, M. D. ; TONEZER, C. ; PAULERT, R. . Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PELLA, M. G. ; TONEZER, C. . Física I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TONEZER, C.; SANTOS, G. R. . Luz: de Platão à de Broglie e suas tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOTERO, E. R. ; PEREIRA, R. F. ; TONEZER, C. . Perpectivas atuais para a formação do professor de Física. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAULERT, R. ; TONEZER, C. . 5ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - 5ª FECITEC. 2015. .

2.
PAULERT, R. ; TONEZER, C. ; ALBRECHT, A. J. P. ; BERGOLD, A. W. B. ; SCHLOSSER, E. N. ; BERTICELLI, D. G. D. ; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; DORR, J. B. ; FRIEDRICH, L. C. ; FRICK, L. T. ; ZONETTI, P. C. ; ANJOS, R. C. ; MEIER, W. M. B. ; SEQUINEL, R. . 6. Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina - PR. 2016. .

3.
ANJOS, R. C. ; TONEZER, C. . Curso Oficinas de Física para Professores do Ensino Médio. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público na carreira de Magistério Superior na Classe A Professor Adjunto A, em regime de trabalho 
de Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal do Paraná - Setor de Palotina. Edital nº. 15/14. Classificação: 3º lugar. Publicado no D.O.U. de 06 de maio de 2014

Aprovação em Concurso Público na carreira de Magistério Superior na Classe A Professor Adjunto A, em regime de trabalho 
de Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal do Paraná - Setor de Palotina. Edital nº. 219/14. Classificação: 1º lugar. Publicado no D.O.U. de 18 de Julho de 2014.

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina. Publicado no D.O.U. de 30 de Novembro de 2015.



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