Aline Silva Gomes

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  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2018) com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (2002) pela mesma instituição. Também é Especialista em Ciências da Linguagem pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2008), Licenciada (2012) e Bacharel (1999) em Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, sendo que os dois últimos títulos foram obtidos na UFBA. Atualmente é Professora Assistente de Língua Espanhola do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus I). Foi Professora Substituta de Língua Espanhola do Departamento de Letras Românicas da UFBA. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e atuou como secretária na Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia (APEEBA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Espanhola, Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol, Sociolinguística e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, compreensão e produção oral em língua espanhola e fonética e fonologia contrastiva -português/espanhol. Foi idealizadora e coordenadora do subprojeto PIBID/ESPANHOL intitulado Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira nas Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões Entre Teoria e Prática(2014-2016). Faz parte de dois grupos de investigação: Fala e Contexto no Português brasileiro, atuando na linha de pesquisa Variação e ensino/aprendizagem do português língua materna e línguas estrangeira e a Formação do Professor de Língua Estrangeira, atuando na área de pesquisa Processo Aquisicional de L2/LE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Silva Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, Aline S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - DCH.
Rua Silveira Martins, 2555
Cabula
41150-000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (071) 31172200


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Alcalá (Orientador: María Eugênia Olímpio de Oliveira Silva).
Título: MOTIVAÇÕES, ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM: ELEMENTOS MOBILIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Luisa Ortiz Alvarez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; Formação de Professores; Expressão oral em espanhol; Motivação; Estratégias de Aprendizagem; Autonomia na aprendizagem.
2011 - 2013
Mestrado em Estudo de Linguagens.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A vibrante múltipla espanhola em aprendentes de espanhol como língua estrangeira na Bahia e em São Paulo: uma abordagem sociolinguística,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Norma da Silva Lopes.
Palavras-chave: Fonética contrastiva; Língua Espanhola; Sociolinguística; Dialectologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2001 - 2002
Especialização em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão Em Educa.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Formação de Educador do Novo Milênio.
Orientador: Stella Rodrigues dos Santos.
2006 - 2008
Aperfeiçoamento em Ciências da Linguagem.
Pontificia Universidad Católica de Chile, PUCC, Chile.
Título: Dificultades con que se encuentran los hablantes brasileños de español en la realización de la vibrante múltiple: estudi descriptivo. Ano de finalização: 2008.
Orientador: Miriam Cid Uribe.
Bolsista do(a): Agencia de Cooperación Internacional, AGCI, Chile.
2010 - 2012
Graduação em Licenciatura em Letras/Espanhol.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Bacharelado em Letras/Espanhol.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Tecnologias educacionais e ensino de línguas. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Multiletramentose gêneros discursivos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Curso de perfeccionamiento docente. (Carga horária: 40h).
Elebaires, ELNEBAIRES, Argentina.
2015 - 2015
Multiletr. críticos e formação de profs. de língua. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Linguística aplicada, autonomia e ensino de língua. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Cómo se hace un proyecto de investigación?. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
La presencia de aspectos de la fonética. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
O significado de educar como ato-responsável. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Linguística Aplicada, ALAB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Tópicos de semântica e pragmática. (Carga horária: 40h).
Faculdade Sartre COC, SARTRE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensión en Prácticas de Traducción. (Carga horária: 10h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso Interuniversitário para Professores de Espan. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Práticas de Ensino de Portuguës/LE. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Brasileiros, CEB, Chile.
2006 - 2006
I Curso de Actualización para Profesores. (Carga horária: 70h).
Conserjería de Educación -Embajada de España en Brasil, CE, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração.
Associação de Professores de Espanhol da Bahia, APEEBA, Brasil.
2005 - 2005
Princípios de Fonética e Fonologia. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
III Jornada de Lengua Española. (Carga horária: 5h).
Universidade Católica de Salvador, UCSAL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária.
Associação de Professores de Espanhol da Bahia, APEEBA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Abordagem Metodológica no Ens. de Língua Espanhola. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Aspectos Culturales y Gramaticales E/LE. (Carga horária: 4h).
Editora SGEL, SGEL, Brasil.
2002 - 2002
III Curso de Enseñanza de E/LE en Salvador. (Carga horária: 10h).
Instituto Cervantes Rio de Janeiro, IC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em II Curso de Enseñanza de Español. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2001
Enseñanza de Español Como Lengua Extranjera. (Carga horária: 10h).
Instituto Cervantes São Paulo, IC, Brasil.
1999 - 2000
Inglês. (Carga horária: 150h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
1999 - 1999
Actualización Para Professores de Español. (Carga horária: 45h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Viernes Hispánicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1998 - 1998
La Experiencia de La Poesía En La Clase. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1998 - 1998
La Compensión Auditiva Através de La Música. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1996 - 1997
Curso de Curta Duração.
Caballeros de Santiago - Centro de Cultura Hispánica, CS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Ministra aulas das disciplinas: Aquisição de Língua Espanhola (Teorias de aprendizagem de línguas); Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Espanhola I (Técnicas de Pesquisa); Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Espanhola II (Análise crítica e discussão de diferentes métodos de ensino de língua espanhola ); Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Espanhola IV (Planejamento de aula em seus diversos modelos); Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Espanhola V(Elaboração de Plano de Curso). Também ministra aulas das seguintes disciplinas: Espanhol I (Administração); Estudos Contrastivos em Sintaxe LM e LE; Estudos Contrastivos em Fonética e Fonologia LM e LE; Compreensão e Produção Oral I; Compreensão e Produção Oral II e Estudos Sócio Antropológicos no Ensino da Língua Espanhola.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do subprojeto PIBID -Letras/Espanhol, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenou as atividades do Subprojeto PIBID Letras/Espanhol no período de março de 2014 até junho de 2016.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - DCH, .

11/2011 - Atual
Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ministra as disciplinas Estudos contrastivos - português e espanhol; Compreensão e Produção Oral

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou aulas das disciplinas: Língua Espanhola em nível Básico, Intermediário e Avançado, Leitura de Textos em língua Espanhola e leitura de Textos Acadêmicos em Língua Espanhola

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola I, II, III, IV, VI e Língua Espanhola em nível básico(Cuirso de Letras), Espanhol I e III (Curso de Secretariado).


Escolas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 6
Outras informações
Atuei na coordenação de 2003 a 2005

Atividades

3/2001 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola
1/2001 - 12/2005
Direção e administração, Coordenação, Pituba.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Centro Universitário da Bahia, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina Língua Espanhola IV para o curso de Secretariado Executivo Trilingüie.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 16


Centro Educacional Adventista do Iapi, CEAI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações
Docência da língua Espanhola no Ensino Fundamental

Atividades

3/1999 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrou aulas de língua espanhola em nível básico

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou aulas de língua espanhola em nível básico


POLIFUCS Faculdades Unidas de Ciências da Sociedade Ltda., POLIFUCS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei aulas das disciplinas Espanhol IV e V para o curso de Secretariado Executivo.

Atividades

8/2004 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo Trilingüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol V
Espanhol IV


Linhas de pesquisa


1.
Variação e ensino/aprendizagem do português língua materna e línguas extrangeiras


Projetos de pesquisa


2015 - 2018
Motivações, Estratégias e Autonomia na Aprendizagem: Elementos Mobilizadores para o Desenvolvimento da Expressão Oral de Professores de Espanhol em Formação
Descrição: Neste estudo, intitulado Motivações, Estratégias e Autonomia na Aprendizagem: Elementos Mobilizadores para o Desenvolvimento da Expressão Oral de Professores de Espanhol em Formação, investigamos acerca do papel da motivação, das estratégias de aprendizagem e da autonomia na aprendizagem para o desenvolvimento da produção oral em Língua Espanhola no âmbito da formação de professores, em particular, em um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol de uma universidade do Estado da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador.
2015 - Atual
Elaboração de Materiais Didáticos para o Ensino de Espanhol em Contexto Soteropolitano
Descrição: Entendendo a sala de aula como locus de pesquisa, neste projeto tem-se como objetivo refletir acerca do uso de diferentes recursos didáticos nas aulas de Espanhol para brasileiros.Em termos práticos, neste projeto se dedica à elaboração de materiais a serem utilizados a serem utilizados em diferentes contextos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 10
2013 - 2016
O estudo da língua espanhola nas escolas de Salvador-Bahia: sobre cumprimento da Lei 11.161/2005
Descrição: Nesta pesquisa tem-se como objetivo desenvolver um estudo acerca do ensino da língua espanhola nas escolas de Educação Básica da cidade de Salvador/BA, no intuito de verificar se a Lei 11.161 de agosto de 2005, conhecida como ?A Lei do Espanhol? (Lei que exige a oferta dessa disciplina nas escolas de Ensino Médio) tem sido colocada em prática nesta localidade. A realidade do ensino do Espanhol no Brasil é um assunto controverso e que necessita de um olhar com esmero, em particular, no contexto soteropolitano. Nesse sentido, nesta investigação tem-se como finalidade observar as políticas educacionais em diferentes escolas públicas de Salvador, incentivar o ensino da língua espanhola voltada para a qualificação dos discentes, além de propor melhorias no âmbito do ensino-aprendizagem do Espanhol na rede pública da capital baiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2013 - Atual
A aprendizagem de conteúdos fonético-fonológicos da língua espanhola em falantes de português de variedade baiana
Descrição: Com base a Sociolinguística variacionista, neste projeto tem-se como objetivo fazer um estudo das características da língua espanhola falada pelos aprendentes de Espanhol como Língua Estrangeira - ELE no estado da Bahia, com vistas a identificar os principais fenômenos fonético-fonológicos presentes na produção oral dos estudantes baianos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador / Maria Melissa Honorato Moreira - Integrante / Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 8
2011 - 2013
A vibrante múltipla espanhola em aprendentes de espanhol como língua estrangeira na Bahia e em São Paulo:uma abordagem sociolinguística.
Descrição: Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, nesta pesquisa tem-se como objetivo principal analisar os condicionamentos para as diferentes realizações fonéticas do fonema vibrante múltiplo /r/ na produção oral de aprendentes brasileiros de Espanhol como Língua Estrangeira ? ELE ? nos Estados da Bahia e São Paulo. Os objetivos específicos são: i) verificar a aquisição de /r/, a depender do contexto fônico em que se apresenta; ii) verificar a aquisição de /r/, a depender da função sintática da palavra em que se encontra o fonema em estudo iii) identificar condicionamentos na realização de /r/ conforme a variedade regional dos aprendentes; iv) identificar diferenças na realização de /r/ conforme o nível de aprendizagem da língua espanhola; e v) relacionar a escolha das variantes ao estilo de fala empregado. O estudo tem como hipótese que, nas duas regiões investigadas, devido ao fato de terem variedades dialetais diferentes, e aos níveis diferentes de conhecimento da língua espanhola, a realização do fonema /r/ pelos falantes brasileiros de ELE deve refletir diferentes realizações fonéticas, resultantes de condicionamentos linguísticos (estruturais) e extralinguísticos (região geográfica, nível de aquisição e estilo de fala empregado). Os dados da pesquisa foram coletados de 10 informantes da Bahia e 10 informantes de diferentes cidades do interior de São Paulo, do gênero/sexo feminino, estudantes de graduação dos cursos de Letras/Espanhol de universidades públicas localizadas em Salvador/BA, em Campinas/SP e em Araraquara/SP. Utilizam-se questionários elaborados para a pesquisa, um gravador digital da marca Panasonic RR-US511 e os programas VARBRUL e Praat como recursos e instrumentos de coleta e análise de dados. Pretende-se, com esta investigação, poder contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se repensar o ensino do espanhol para aprendentes brasileiros sob um novo prisma, que considere as variedades dialetais existentes neste pa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 5


Projetos de extensão


2014 - Atual
Ensinando e Aprendendo a Língua Espanhola em Comunidade
Descrição: O projeto de extensão intitulado Ensinando e Aprendendo a Língua Espanhola em Comunidade trata de uma ação educacional que tem como propósito oferecer cursos de espanhol para crianças, adolescentes, jovens e adultos - residentes na cidade de Salvador/BA - no intuito de proporcionar-lhes o contato com o idioma em questão e seus aspectos culturais. A referida proposta ainda tem como finalidade o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visem o amadurecimento profissional e pessoal dos licenciandos do curso 404- Letras/Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas da UNEB (Campus I)-, tendo em vista a ação ativa e reflexiva dos referidos discentes inseridos em diferentes setores da sociedade, servindo como instrumento crucial para o professor em formação. Além disso, o projeto também visa contribuir para promover uma relação de maior aproximação entre a Universidade (em especial, o curso 404) e a sociedade, com vistas a promover o aperfeiçoamento e a transformação mútua dos membros envolvidos..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador.
Número de orientações: 1


Outros Projetos


2014 - 2016
Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática
Descrição: Neste projeto tem-se como finalidade propor e desenvolver práticas metodológicas e pedagógicas inovadoras que visem o amadurecimento profissional e pessoal dos licenciandos do curso de Letras/Espanhol da UNEB - DCH I, tendo em vista a ação ativa e reflexiva dos referidos discentes inseridos no contexto escolar soteropolitano, servindo como instrumento crucial para o professor em formação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Aline Silva Gomes - Coordenador / Everson Nascimento Silva - Integrante / Patricia Camila Trajano dos Reis - Integrante / Cristiane Silva de Jesus - Integrante / Ramile Gonzaga de Jesus Souza - Integrante / Monique Sanches Sodré - Integrante / Lincolin de Jesus Pessoa - Integrante / Jamil Gleice Silva Costa - Integrante / Icaro Francisco Campos de Oliveira - Integrante / Silvia Gabriela Brito Barbosa - Integrante / Tissiane de Jesus Mena Barreto - Integrante.

Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 11


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética e Fonologia Espanhola.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação docente.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Professora Homenageada da Turma do Curso de Letras/Língua Espanhola e Literaturas da UNEB-Salvador. Semestre 2017.2, Universidade do Estado da Bahia.
2001
Diploma Superior de Español como Lengua Extranjera, Ministerio de Educación, Cultura Y Deporte del Reino de España.
1997
Diploma Básico de Español como Lengua Extranjera, Ministerio de Educación y Cultura del Reino de España.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, Aline S.2014GOMES, Aline S.; SODRE, M. S. . A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM BASE NA ABORDAGEM INTERCULTURAL: O PROJETO PIBID/UNEB EM AÇÃO. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, v. Ã?nico, p. 1-12, 2014.

2.
1GOMES, Aline S.2013GOMES, Aline S.; SOBRAL, G. N. . A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF COM BASE NO DISCURSO DE POSSE DE GOVERNO. Caderno de Linhas, v. 1, p. 1-13, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, Aline S.. Ensino-aprendizagem de Espanhol Como Língua Estrangeira nas escolas publicas de Salvado, Bahia:conexões entre teoria e prática. In: Silva, Ana Lúcia Gomes da; Figueiredo, Camila de Souza;Sales Márcea Andrade. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 39-50.

2.
LOPES, N. S. ; BULHOES, L. P. L. ; PARCERO, L. M. J. ; GOMES, Aline S. ; OLIVERA, S. C. ; SANTANA, A. M. B. ; SANTOS, L. S. R. ; SANTOS, J. F. S. S. ; SOUZA, S. S. ; PAES, M. B. G. ; SOUZA, C. M. B. . Produções fonéticas da vibrante múltipla /r/ por aprendentes baianos de espanhol: analisando os contextos linguísticos. In: LOPES, Norma da Silva; BULHÕES, Lígia Pellon de Lima; PARCERO, Lúcia Maria de Jesus. (Org.). Estudos da diversidade linguística. 1ed.Salvador/Bahia: Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), 2016, v. 1, p. 87-121.

3.
GOMES, Aline S.; CRUZ, N. S. ; KASTRUP, I. ; Roberto Matos Pereira ; OLIVEIRA, M. L. M. ; GOMES, A. B. ; TAVARES, L. O. ; CARVALHO, C. S. ; Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira . Refletindo sobre a inclusão da língua espanhola no currículo das escolas públicas estaduais de Salvador/BA. In: Adriana de Borges Gomes. (Org.). Língua Espanhola: Enfoques Didáticos, Linguísticos e Literários. 1ed.Salvador/BA: Universalis Edições EDUNEB, 2015, v. 1, p. 1-280.

4.
GOMES, Aline S.. O ensino da língua espanhola a partir da abordagem intercultural. In: Tatiana Lourenço de Carvalho. (Org.). Espanhol e Ensino: Relatos de Psquisas. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 79-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Aline S.; SODRE, M. S. . A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM BASE NA ABORDAGEM INTERCULTURAL: O PROJETO PIBID/UNEB EM AÇÃO. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas/ Seminário Nacional do PIBID, 2014, Natal/RN. V Encontro Nacional das Licenciaturas/ Seminário Nacional do PIBID, 2014.

2.
GOMES, Aline S.. Práticas de Leitura de Textos em Língua Espanhola no Ensino Superior. In: VII Colóquio de Estudos Hispânicos:Língua, Cultura e Literatura, 2012, Araraquara/ São Paulo. Anais do VII Colóquio de Estudos Hispânicos:Língua, Cultura e Literatura. Araraquara/SP: UNESP, 2012. p. 5-16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Aline S.. A inserção da língua espanhola nas escolas públicas estaduais de Salvador/Bahia: análise do discurso de um diretor. In: 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2015, São Carlos/SP. Caderno de Resumos do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2015.

2.
GOMES, Aline S.. O uso de curtas-metragens nas aulas do subprojeto PIBID/Letras-Espanhol: Exemplos de propostas didáticas. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada CBLA, 2015, Campo Grande/MS. Caderno de Resumos do XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015.

3.
GOMES, Aline S.. Realizações fonéticas da vibrante múltipla /r/ da língua espanhola em aprendentes brasileiros de variedade baiana. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: ABH, 2014. v. Único. p. 1-161.

4.
GOMES, Aline S.. O Projeto PIBID/Espanhol /UNEB e a Formação de Professores Críticos. In: XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução, 2014, Salvador. XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução, 2014. p. 21-22.

5.
GOMES, Aline S.. Ensino-aprendizagem de conteúdos fonético- fonológicos no curso de Letras/Espanhol da UNEB. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Recife/Pernambuco. Caderno de Resumos do XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013. p. 13-13.

6.
GOMES, Aline S.; Roberto Matos Pereira ; ANJOS, A. C. S. . O componente pragmático em livro didático de espanhol utilizado em escolas públicas brasileiras. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. Caderno de Resumos -Associação Brasileira de Hispanistas. Salvador: UFBA, 2012. p. 17-17.

7.
GOMES, Aline S.. Práticas de Leitura de Textos em Língua Espanhola no Ensino Superior. In: VI Colóquio de Estudos Hispânicos:Língua, Cultura e Literatura, 2011, Araraquara/SP. VI Colóquio de Estudos Hispânicos:Língua, Cultura e Literatura. Araraquara/SP: UNESP, 2011. p. 8.

8.
GOMES, Aline S.. Leitura de Textos em Língua Espanhola na Sala de Aula de Ensino Médio. In: VI Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura, 2011, Araraquara/SP. VI Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura. Araraquara/SP: UNESP, 2011. p. 8.

9.
GOMES, Aline S.. Leitura de textos acadêmicos em espanhol a partir da abordagem multicultural. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol/ II Seminário Nacional da COPESBA, 2011, Niterói/RJ. XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol/ II Seminário Nacional na COPESBA. Niterói/RJ: Laboratório de livre Criação (IACS/FF), 2011. p. 29.

10.
GOMES, Aline S.. La realización de la /r/ del español con los hablantes brasileños: dificultades con que se encuentran. In: XVII Congresso de la Sociedad Chilena de Linguística, 2007, Concepción/CHILE. XVII Congreso de la Sociedad Chilena de Linguística. Concepción/CHILE: Universidad de Concepción, 2007. p. 47.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, Aline S.. Estratégias de aprendizagem adotadas por futuros professores de espanhol para o desenvolvimento da expressão oral  . 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, Aline S.. Realizações fonéticas das consoantes / t/ e / d/ na língua espanhola por aprendentes brasileiros de variedade baiana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, Aline S.. Expresión oral de los estudiantes brasileños de ELE:necesidades, dificultades y estrategias de aprendizaje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOMES, Aline S.; SOUZA, R. G. J. . A importância do fator motivacional nas aulas de espanhol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOMES, Aline S.; PESSOA, L. J. ; REIS, P. C. T. . Professores de espanhol em formação e a elaboração de materiais didáticos: uma missão possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, Aline S.; SOUZA, R. G. J. . O ensino da língua espanhola por meio das historias em quadrinhos (HQ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES, Aline S.. Análise de necessidades e produção de materiais didáticos para o ensino de espanhol na escola pública de Salvador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, Aline S.. Sobre a expressão oral em língua espanhola no contexto universitário brasileiro: estratégias de aprendizagem adotadas por futuros professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, Aline S.. Um estudo sociolinguístico sobre a pronúncia do /r/ na língua espanhola falada por aprendentes brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOMES, Aline S.; REIS, P. C. T. . ENSINANDO A LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR/BAHIA: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GOMES, Aline S.. Sociolinguística e aprendizagem de línguas sob a abordagem variacionista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, Aline S.. Análise da vibrante múltipla da língua espanhola na produção oral de aprendentes baianos e paulistas com base na teoria variacionista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOMES, Aline S.. Leitura de textos acadêmicos em espanhol a partir da abordagem multicultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOMES, Aline S.. Leitura de textos em língua espanhola em sala de aula de ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES, Aline S.. Práticas de leitura de textoss em língua espanhola no ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, Aline S.. La realización de la /r/ del español en los hablantes brasileños:dificultades con que se encuentran. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, Aline S.. La elaboración de materiales didácticos para la enseñanza de ele para brasileños y la formación de profesores críticos.. Madri 2016 (Resumo).

2.
GOMES, Aline S.. Um estudo sociolinguístico sobre a pronúncia das consoantes / t/ e / d/ na língua espanhola por aprendentes brasileiros de variedade baiana. Foz do Iguaçu, Paraná 2016 (Resumo).

3.
GOMES, Aline S.. LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM ESPANHO A PARTIR DA ABORDAGEM MULTICULTURAL. Niterói 2011 (Artigo : Anais XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol- Língua e Ensino volume 1).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, Aline S.; SAMPAIO, D. A. ; SOUZA, C. C. B. N. ; PESSOA, L. J. ; BRITO, B. . VIII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão JOINPE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOMES, Aline S.; DIAS, V. C. ; OLIVEIRA, J. M. ; LUZ, C. N. . A Sociolinguística: a língua no espaço, na sociedade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GOMES, Aline S.; REIS, P. C. T. . PIBID UNEB ESPANHOL. 2014; Tema: Subprojeto PIBID -Letras/Espanhol da Universidade do Estado da Bahia. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, Aline S.. A cantar! El uso de las canciones en las clases de ELE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANJOS, A. C. S.; CONCEICAO, M. E. S.; GOMES, Aline S.. Participação em banca de Dalila Santos de Araújo e Dernival Alves de Carvalho.Compreensão Auditiva e o Uso de Novas Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Espanhola no Nível Superior EAD. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ANJOS, A. C. S.; GOMES, Aline S.; CONCEICAO, M. E. S.. Participação em banca de Sandra Mara Kunz Domingos.A Língua Espanhola no Ensino Superior à Distância: a Oralidade Através das TICs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
GOMES, Aline S.; CARVALHO, C. S.; Roberto Matos Pereira. Participação em banca de Tatiana Correia da Jesus.O ensino de E/LE e as Novas Tecnologias: Desenvolvendo a Compreensão Auditiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
GOMES, Aline S.; CARVALHO, C. S.; Roberto Matos Pereira. Participação em banca de Larissa Correia de Souza.Os dicionários como instrumento de aprendizagem: análise de atividades integradoras presentes nos livros didáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
GOMES, Aline S.; BARREIROS, L. L. S.; MENDONCA, L. C.. Participação em banca de Ramon Costa Maia.O professor de espanhol e a surdez: uma perspectiva histórica, linguística e sociocultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
GOMES, Aline S.; Roberto Matos Pereira; CARVALHO, C. S.. Participação em banca de Leila Daiana Costa de Souza Veloso.A Pragmática no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira:Reflexões sobre a Teoria do Atos de Fala. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
GOMES, Aline S.; CARVALHO, C. S.; MENDES, M. L. O.. Participação em banca de Lourivânia Magalhães de Jesus.Análise de erros léxico-semânticos em produção escrita de estudantes em nível avançado II de Núcleo de Estudos Hispânicos da UNEB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
GOMES, Aline S.; Roberto Matos Pereira; SANTANA, C. S.. Participação em banca de Dilma Menezes Dias.A importância do leitor estratégico para a compreensão da prova de espanhol do ENEm de 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
GOMES, Aline S.; BARREIROS, L. L. S.; MENDONCA, L. C.. Participação em banca de Adriana Resende Rodrigues.O ensino de língua espanhola (L3) para alunos surdos:situação real e possibilidades de intervenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
GOMES, Aline S.; CARVALHO, C. S.; Roberto Matos Pereira. Participação em banca de Jeane Eva da Cruz do Sacramento.O desenvolvimento da competência leitora nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
GOMES, Aline S.; SANTANA, C. S.; CRUZ, N. S.. Participação em banca de Márcio de Jesus Santana.O estudo da língua espanhola em Salvador-Bahia:a realidade das escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
GOMES, Aline S.; Iraci Simões da Rocha; Licia Soares de Souza. Participação em banca de Juan Ignacio Azpeitia.Canudos Segundo Vargas Llosa: ler o passado para contar o presente.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras, Licenciatura, habilitação em Língua Espanh) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
GOMES, Aline S.; JESUS, L. V.; Roberto Matos Pereira. Participação em banca de Samanta Maria de Almeida Prieto.Leituras da cidade de Havana no livro O Rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras, Lic. habilitação em Língua Espanhola) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
GOMES, Aline S.; Dani Leobardo Velásquez Romero; TAVARES, L. O.. Participação em banca de Mahayana da Silva Bispo.O gênero fantástico no romance A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende. 2012 - Universidade do Estado da Bahia.

15.
GOMES, Aline S.; TAVARES, L. O.; Roberto Matos Pereira. Participação em banca de Thais Deiró Urpia Lasse oliveira.Motivação: (des) afetos no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras/Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
GOMES, Aline S.; SANTANA, C. S.; CRUZ, N. S.. Participação em banca de Camila Lima Pires.Adequação e ampliação vocabular no ensino-aprendizagem da língua espanhola: análise do material didático "Saludos".. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras/Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
GOMES, Aline S.; GONDIM, V. A. F.; SACRAMENTO, I. A.. Participação em banca de Josane Silva Souza.A representação do negro nos livros didáticos de língua espanhola recomendados pelo MEC no ano de 2011.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras/Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
GOMES, Aline S.; TAVARES, L. O.; KASTRUP, I.. Participação em banca de Aurea Janan Almeida Saavedra Castro.Como água para chocolate: das páginas à tela ? perdas ou éxitos?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras/Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
GOMES, Aline S.. Participação em banca de Camila Lemos Tranquili / Jucineide Silva Cordeiro.Minas com Bahia Café. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GOMES, Aline S.; YERRO, J. H.; AGUIRRE, C. G.. Banca de Avaliação à Produção Científica. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

2.
DOMINGO, L. C.; GOMES, Aline S.; YERRO, J. H.. Banca de Avaliação de Produção Científica. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

3.
GOMES, Aline S.; TAVARES, L. O.; Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2012. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26 Seminario de Español en Brasil. 2018. (Seminário).

2.
26 Seminario de Español en Brasil.¡Des-pa-ci-to! la autonomía en la competencia oral a través de canciones. 2018. (Oficina).

3.
Mañana Hispáinica.As Contribuições da Fonética para a Formação de Professores de Espanhol. 2018. (Encontro).

4.
Mañana Hispánica. 2018. (Encontro).

5.
VII Congresso Nordestino de Espanhol. Estratégias de aprendizagem adotadas por futuros professores de espanhol para o desenvolvimento da expressão oral  . 2018. (Congresso).

6.
VII Congresso Nordestino de Espanhol. 2018. (Congresso).

7.
Máster Universitario en Formación de Profesores de Español.Expresión oral de los estudantes brasileños de español: necesidades, dificultades y estrategias de aprendizaje. 2017. (Outra).

8.
VI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.ANÁLISE DE NECESSIDADES E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR. 2017. (Encontro).

9.
VI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DAS HISTORIAS EM QUADRINHOS (HQ). 2017. (Encontro).

10.
VI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.A IMPORTÂNCIA DO FATOR MOTIVACIONAL NAS AULAS DE ESPANHOL. 2017. (Encontro).

11.
VI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.SESSÃO COORDENADA: PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA MISSÃO POSSÍVEL.. 2017. (Encontro).

12.
VII Congreso Internacional de Fonética Experimental. 2017. (Congresso).

13.
XII Encuentro de Profesores de ELE de la República Checa. 2017. (Encontro).

14.
I CONGRESSO INTERNACIONAL:A internacionalização do conhecimento na perspectiva das IES do Nordeste Brasiileir. 2016. (Congresso).

15.
III Congreso Internacional Nebrija en Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas La. La elaboración de materiales didácticos para la enseñanza de ELE y la formación de profesores crítios. 2016. (Congresso).

16.
III Diálogos sobre a Pesquisa.O ensino de língua espanhola na escola básica: a importância da análise de necessidades, crenças e motivações dos alunos. 2016. (Seminário).

17.
III Diálogos sobre a Pesquisa..O Teatro no Ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola. 2016. (Seminário).

18.
III Seminário PROELE.Mesa resonda Políticas Linguísticas e Ensino de Espanhol. 2016. (Seminário).

19.
III Seminário PROELE. 2016. (Seminário).

20.
I Semana de Letras - SELEU.Formação de Professores. 2016. (Outra).

21.
I Semana de Letras - SELEU.Formação de Professores. 2016. (Outra).

22.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Um estudo sociolingüístico sobre a pronúncia das consoantes /t/ e /d/ na língua espanhola por aprendentes brasileiros de variedade baiana. 2016. (Congresso).

23.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Coordenação da Mesa - Estudos em Fonética e Fonologia. 2016. (Congresso).

24.
Seminário de Pesquisa estudantil em Letras 2016.Analisando os impactos da inserção da língua espanhola no currículo de uma escola pública de Salvador/BA. 2016. (Seminário).

25.
Seminário de Pesquisa estudantil em Letras 2016. 2016. (Seminário).

26.
VI Congresso Nordestino de Espanhol. 2016. (Congresso).

27.
16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. A inserção da língua espanhola nas escolas públicas estaduais de Salvador/BA: análise do discurso de um diretor. 2015. (Congresso).

28.
Actualidades de la lengua del Quijote.A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS. 2015. (Seminário).

29.
Actualidades de la lengua del Quijote.Coordenação de Simpósio VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID LETRAS/ESPANHOL. 2015. (Simpósio).

30.
VIII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão.Coordenação de Sessão de Counicações. 2015. (Outra).

31.
II Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL. 2014. (Seminário).

32.
IV Encontro de Sociolinguística:diferentes olhares sobre o português brasileiro.Produções fonéticas das consoantes /t/ e /d/ em aprendentes baianos de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem sociolinguística. 2014. (Encontro).

33.
V Encontro Nacional das Licenciaturas/ IV Seminário Nacional do PIBID.A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM BASE NA ABORDAGEM INTERCULTURAL: O PROJETO PIBID/UNEB EM AÇÃO. 2014. (Encontro).

34.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Realizações fonéticas da vibrante múltipla /r/ da língua espanhola em aprendentes brasileiros de variedade baiana. 2014. (Congresso).

35.
VIII Colóqui de Estudos Hispânicos. Língua,Cutura e Literatura. Realizações fonéticas da vibrante múltipla /r/ da língua espanhola em aprendentes brasileiros de variedade baiana. 2014. (Congresso).

36.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2014. (Congresso).

37.
VII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão JOINPE. 2014. (Outra).

38.
VII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão JOINPE.Sessão de comunicações - Letras. 2014. (Outra).

39.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.O Projeto PIBID/Espanhol /UNEB e a Formação de Professores Críticos. 2014. (Seminário).

40.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.REALIZAÇÕES FONÉTICAS DAS CONSOANTES /t/ E /d/ EM APRENDENTES BAIANOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Seminário).

41.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.REALIZAÇÕES FONÉTICAS DAS VOGAIS /e/ E /o/ EM APRENDENTES BAIANOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Seminário).

42.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução. 2014. (Seminário).

43.
III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador.A Sociolinguística: a língua no espaço, na sociedade. 2013. (Encontro).

44.
III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador. 2013. (Encontro).

45.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2013. (Congresso).

46.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. O ENSINO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO CURSO DE LETRAS/ ESPANHOL DA UNEB: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. 2013. (Congresso).

47.
XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2013. (Congresso).

48.
XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Coordenação da sessão de comunicação oral Gramática e fonética na formação em Língua Espanhola. 2013. (Congresso).

49.
XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL DA UNEB. 2013. (Congresso).

50.
IV Congresso Nordestino de Espanhol. A vibrante múltipla espanhola em aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira da Bahia e de São Paulo: uma abordagem sociolinguística. 2012. (Congresso).

51.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O componente pragmático em livro didático de espanhol utilizado em escolas públicas brasileiras. 2012. (Congresso).

52.
Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas. 2011. (Outra).

53.
Curso de Taller de Actualización Didáctica. 2011. (Oficina).

54.
Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2011. (Encontro).

55.
Encontro Presencial do Curso de Formadores de Tutores e Professores para Educação a Distância. 2011. (Encontro).

56.
Las destrezas orales: comprensión y expresión en lengua española. 2011. (Oficina).

57.
Mesa-Redonda Abordagens Semênticas: A Semântica do Acontecimento. 2011. (Outra).

58.
Reflexões sobre a Análise de Discurso. 2011. (Outra).

59.
Semana de Letras. 2011. (Seminário).

60.
Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilingues para Surdos. 2011. (Seminário).

61.
Seminário para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Segundas - SELES. 2011. (Seminário).

62.
VI Cóloquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura.Práticas de leitura de textos em língua espanhola no ensino Ensino Superior. 2011. (Outra).

63.
VI Cóloquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura.Leitura de textos em lingua espanhola na sala de aula de Ensino Médio. 2011. (Outra).

64.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação -UNEB.Variação fonética de /r/ na produção oral de estudantes brasileiros. 2011. (Seminário).

65.
Workshop de avaliação. 2011. (Oficina).

66.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Leitura de textos acadêmcios em espanhol a partir da abordagem multicultural. 2011. (Congresso).

67.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2011. (Congresso).

68.
Cuestiones de traducción delespañol al portugués y viveversa. 2010. (Oficina).

69.
Discurso, texto e língua. 2010. (Outra).

70.
Interculturalidad: Aprender sobre cultura(s) en la clase de lengua extranjera.. 2010. (Outra).

71.
Jornadas CELU. 2010. (Outra).

72.
II Congresso Nordestino de Espanhol. 2009. (Congresso).

73.
Seminario de Español y Turismo. 2009. (Seminário).

74.
Encontro de professores de português ; - Centro de Estudos Brasileiros de Santiago do Chile..Fonética para arender portugués: pronunciación.. 2007. (Encontro).

75.
Encontro de professores de português - Centro de Estudos Brasileiros de Santiago do Chile..La realización del fonema vibrante múltiple del español en los hablantes brasileños:dificultades con que se encuentran.. 2007. (Outra).

76.
XVII Congreso de la Sociedad Chilena de Linguística. La realización de la /r/ en los hablantes brasileños de español: dificultades con que se encuentran. 2007. (Congresso).

77.
XI Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2005. (Congresso).

78.
El Componente Intercultural en las Clases de E/LE. 2002. (Outra).

79.
Una nueva propuesta de Métodos para Enseñanza del Español. 2002. (Outra).

80.
Ciclo de Palestras Nuevo Milenio, Nuevas Tecnologias. 2001. (Outra).

81.
IX Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, Aline S.; KASTRUP, I. ; Roberto Matos Pereira . 2ª Mañana Hispánica. 2016. (Outro).

2.
GOMES, Aline S.; LAGO, A. ; VARJAO, T. ; COSTA, J. ; MONTENEGRO, P. ; PARANHOS, C. ; MOREIRA, B. ; PORTUGAL, T. ; RIOS, J. A. . II Seminário Local de Avaliação do PIBID/UNEB - Campus I. 2015. (Outro).

3.
GOMES, Aline S.; GOMES, A. B. ; TAVARES, L. O. ; KASTRUP, I. ; Roberto Matos Pereira ; OLIVEIRA, M. L. M. ; CARVALHO, C. S. ; SANTANA, C. S. . SEMINÁRIO ACTUALIDADES DE LA LENGUA DE QUIJOTE. 2015. (Congresso).

4.
SANTANA, C. S. ; Roberto Matos Pereira ; CARVALHO, C. S. ; GOMES, Aline S. ; BARREIROS, P. N. . 1ª Mañana Hispánica. 2014. (Outro).

5.
GOMES, Aline S.; OLIVEIRA, F. M. ; SANTANA, C. S. . III Seminário de Letras - SELETRAS. 2013. (Outro).

6.
GOMES, Aline S.; SANTANA, C. S. ; TAVARES, L. O. ; CRUZ, N. S. . Aula Inaugural do Curso de Letras/Espanhol. 2012. (Outro).

7.
GOMES, Aline S.. 1º Encontro de Sociolinguística - variação-historia-educação. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos. Realizações fonéticas das consoantes /t/ E /d/ por aprendentes baianos de Espanhol como Língua Estrangeira: um estudo sociolinguístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

2.
Aline de Oliveira Bastos. Desenvolvendo a percepção e a produção oral do som aproximante {b} nas aulas de espanhol para estudantes brasileiros: uma proposta didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

3.
Jeane Eva da Cruz do Sacramento. O Desenvolvimento da Competência Leitora nas Aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

4.
Márcio de Jesus Santana. O estudo da língua espanhola em Salvador-Bahia:a realidade das escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

5.
Mahayana da Silva Bispo. O gênero fantástico no romance A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras, Lic. habilitação em Língua Espanhola) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

6.
Samanta Maria de Almeida Prieto. Leituras da cidade de Havana no livro O Rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras, Licenciatura, habilitação em Língua Espanh) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

Iniciação científica
1.
Jamil Gleice Silva Costa. O uso da história em quadrinhos como recurso didático nas aulas de Espanhol. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

2.
Patricia Camila Trajano dos Reis. O uso do conto como recurso didático nas aulas de Espanhol.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

3.
Silvia Gabriela Brito Barbosa. A motivação nas aulas de Espanhol e o papel dos recursos didáticos.. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

4.
Lincolin de Jesus Pessoa. O uso do teatro nas aulas de Espanhol. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

5.
Ícaro Francisco Campos de Oliveira. O uso do curta-metragem como recurso didático nas aulas de Espanhol.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

6.
Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos. fonemas /t/ e /d/ da língua espanhola em aprendentes brasileiros de variedade baiana. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

7.
Maria Melissa Honorato Moreira. Realizações fonéticas das vogais da língua espanhola em falantes de português de variedadebaiana. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

Orientações de outra natureza
1.
Lincolin de Jesus Pessoa. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

2.
Patricia Camila Trajano dos Reis. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

3.
Cristiane Silva de Jesus. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

4.
Ramile Gonzaga de Jesus Souza. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

5.
Ícaro Francisco Campos de Oliveira. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

6.
Everson Nascimento Silva. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

7.
Silvia Gabriela Brito Barbosa. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

8.
Jamil Gleice Silva Costa. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

9.
Tissiane de Jesus Mena Barreto. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aline Silva Gomes.

10.
Andresa Raisa Santos Sá. Projeto de Extensão Ensinando e Aprendendo a Língua Espanhola em Comunidade. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

11.
Rafael Castro Santos. Monitoria de Ensino da disciplina Estudos Constrastivos em Fonologia e Fonética da Língua Materna/Língua Espanhola. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

12.
Christian Damian Avolio. Monitoria de Ensino da disciplina Língua Espanhola Básico II. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

13.
Luciana Queiroz Thomé. Projeto PIBID Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Prática. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras, Lic. habilitação em Língua Espanhola) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

14.
Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos. Monitoria da disciplina Estudos Contrastivos em Fonologia e Fonética da Língua Materna/Língua Espanhola. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.

15.
Ramile Gonzaga de Jesus Souza. Monitoria de Ensino da disciplina Língua Espanhola Básico I. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aline Silva Gomes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, Aline S.. Expresión oral de los estudiantes brasileños de ELE:necesidades, dificultades y estrategias de aprendizaje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, Aline S.; SAMPAIO, D. A. ; SOUZA, C. C. B. N. ; PESSOA, L. J. ; BRITO, B. . VIII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão JOINPE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOMES, Aline S.; DIAS, V. C. ; OLIVEIRA, J. M. ; LUZ, C. N. . A Sociolinguística: a língua no espaço, na sociedade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


*APROVADA EM 1º LUGAR NA SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA EM 2001, EM 2005 E EM 2009.

OCUPOU O CARGO DE SECRETÁRIA DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DO ESTADO DA BAHIA - APEEBA ENTRE 2009-2010

FOI BOLSISTA CAPES DE MESTRADO, NO PERÍODO ENTRE JULHO DE 2011 E DEZEMBRO DE 2011.

FOI IDEALIZADORA E COORDENADORA DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-ESPANHOL/UNEB ENTRE MARÇO DE 2014 E JUNHO DE 2016.



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