Cliciane de Jesus Salin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2358162844841657
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Mestre em Administração de Empresas com linha de pesquisa em Marketing de Relacionamento voltado para instituições de ensino superior privadas, pela Faculdade Cenecista de Varginha/MG (2004). Possui especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1997) e concluiu a Graduação em Administração de Empresas pela UFJF/MG (1996). Há 14 anos foi professora do curso de Administração do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora,de 2013 a 2015 atuou como coordenadora e professora orientadora na Empresa Jr. - Enac (Escola de Negócios Assessoria e Consultoria Júnior). Coordenou os cursos de Administração e Redes de Computadores, na referida instituição de ensino.Atuou de 2015 a 2016 como docente no Pronatec (cursos Agente Comunitário, e Reabilitação de Dependente Químico) lecionando a disciplina Educação para o Trabalho. Foi Professora Substituta no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais no período de nov de 2015 a dez de 2016.. Lecionou nas instituições de ensino superior: Vianna Jr., UNIPAC/JF, FACSUM/JF e UNICARIOCA/RJ. Por vinte anos construiu uma sólida experiência de mercado nas áreas comercial e marketing em empresas de médio a grande porte, tanto nacionais quanto multinacionais, como Fiat Delta, Mapfre Seguros, Grupo Líder e Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Há dez anos atua como consultora de marketing. Em abril/2016 até dezembro de 2017 assumiu o setor de retenção do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, de agosto/2016 a dezembro de 2017 coordenou os MBAs em Gestão Empresarial, Liderança&Coaching. Desde agosto de 2015 também leciona na FAA - Fundação Educacional D. André Arcoverde no curso de Administração disciplinas específicas de marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cliciane de Jesus Salin
Nome em citações bibliográficas
SALIN, Cliciane de Jesus

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estácio de Sá, Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.
Travessa Maria da Conceição Santos
Cruzeiro do Sul
36030160 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 32493606
Ramal: 3606
URL da Homepage: http://www.jf.estacio.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado profissional em Administração.
Faceca Faculdade Cenecista de Varginha, CNEC*, Brasil.
Título: Marketing de Relacionamento voltado para instituições de ensino superior privadas:Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora - Estudo de Caso., Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra. Aparecida Maria Nunes.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento; serviços,marketing,estratégia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
Setores de atividade: Educação Superior; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Outras atividades de serviços pessoais.
1996 - 1997
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 372h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Não foi solicitada monografia para esta especialização..
1988 - 1996
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Treinamento de Preparação para a Banca Examinadora. (Carga horária: 32h).
Instituto Qualidade de Minas, IQM, Brasil.
2013 - 2013
Facebook para pequenas e médias empresas. (Carga horária: 16h).
Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, SINDCOMÉRCIO, Brasil.
2012 - 2012
Português no dia a dia web. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
TBI Treinamento Básico Introdutório. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Matemática Financeira. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Relatório de Atendimeto ao Cliente (RAC). (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Normas de Garantia. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Construção de Fluxogramas. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
CARE WEB. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
CSI WEB. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologia dos Produtos FIAT WEB. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
GAMA FIAT WEB. (Carga horária: 24h).
FIAT Comercial - Desenvolvimento Profissional da Rede, SGTR, Brasil.
2012 - 2012
Trabalho de Conclusão de Curso. (Carga horária: 2h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Questões. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
Novo Modelo de Educação Superior. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
Cenários do Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Reinventar e Integrar a Prática Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Gerencia de Relacionamento com o cliente. (Carga horária: 4h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.
2008 - 2008
Normas Técnicas (ABNT). (Carga horária: 1h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.
2006 - 2006
Padronização e Técnicas de Trabalhos Científicos.. (Carga horária: 10h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FESJF, Brasil.
2006 - 2006
Magistério:Velhos e Novos Paradigmas.. (Carga horária: 26h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FESJF, Brasil.
2005 - 2005
1º Plano de Capacitação Docente. (Carga horária: 4h).
Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FESJF, Brasil.
2001 - 2001
Aprendendo a Aprender. (Carga horária: 10h).
Mapfre Vera Cruz Seguros e Previdência, MAPFRE, Brasil.
1993 - 1993
Marketing. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1992 - 1992
Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h).
Conselho regional de Adminsitração de MG, CRA/MG, Brasil.
1991 - 1991
Mudança Organizacional. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Mg, SEBRAE MG, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Leciono Gestão Mercadológica II


Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, CEJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador MBA Liderança e Coaching, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador MBA Gestão Empresarial, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Focal de Retenção, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40


Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, FESJF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta II, Carga horária: 12
Outras informações
Leciona a disciplina Administração de Marketing para o curso de Administração. Lecionou a disciplina Marketing de Relacionamento no curso de Tecnólogo em Gestão de Marketing. Leciona a disciplina Promoção de Vendas e Merchandising para o curso Publicidade e Propaganda. Lecionou a disciplina Marketing e Comunicação de Moda para o curso Tecnólogo em Design de Moda. .

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª Pós Planejamento e Gestão de Eventos, Carga horária: 24
Outras informações
Lecionou a disciplina Comunicação e Marketing aplicado a Eventos.

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª Pós em Auditoria de Sist. de Saúde, Carga horária: 48
Outras informações
Lecionou a disciplina Administração e Planejamento em Saúde, no curso de Pós Graduação em Auditoria de Sistemas de Saúde.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª Pós em Gestão de Pessoas, Carga horária: 24
Outras informações
Lecionou a disciplina Estudos de Casos: Planejamento e Estratégia, onde abordou desenvolveu análise e discussão de casos específicos da área em trabalho interdisciplinar onde os alunos desenvolvem todos os conteúdos das disciplinas finanças para gestores de RH,cultura e mudança organizacional,gestão estratégica e consultoria.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª Pós Mídias Sociais, Carga horária: 33
Outras informações
Licionou no curso de Pós Gradução em Mídias Digitais a disciplina Marketing Digital.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação em Desing, Carga horária: 24
Outras informações
Lecionou a disciplina Branding

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista Formal, Enquadramento Funcional: Coordenador dos Cursos de ADM e Redes., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação em Marketing, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina ministrada: Marketing de Relacionamento

Atividades

07/2009 - Atual
Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Cooordenadora dos Cursos EAD - Pólo Juiz de Fora - área Administração.
07/2008 - Atual
Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Coordenadora dos Cursos de Graduação de Administração e de Redes de Computadores.
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado dos Cursos de Administração e de Redes de Computadores.
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante - dos cursos de Administração e Redes de Computadores.
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Conselheiro do Consepe.
02/2007 - Atual
Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica II
Administração de vendas
02/2007 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Administração de Empresas de Comunicação
02/2007 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Administração de Empresas de Comunicação
2/2005 - Atual
Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadológica I
2/2004 - Atual
Ensino, Adm. em Marketing e Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadológica I
8/2003 - Atual
Ensino, Adm. em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadológica III
09/2008 - 03/2010
Extensão universitária , Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Empresa Júnior Magna - Assessoria e Consultoria.
02/2007 - 06/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
01/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, .

Cargo ou função
Membro eleito do Colegiado do Curso de Administração.
2/2006 - 11/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
6/2005 - 6/2005
Ensino, MBA em Gestão de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing de Relacionamento
10/2004 - 12/2004
Ensino, MBA em Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Relaciomento
2/2003 - 12/2004
Ensino, Adm. em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TGA
2/2004 - 7/2004
Ensino, Adm. em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais (Marketing de Relacionamento)

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial EAD, Carga horária: 8
Outras informações
tutor presencial EAD dos cursos de RH, MKT, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão de Turismo, Gestão Pública e Segurança Pública.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PRONATEC, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionei a disciplina Educação para o Trabalho nos cursos de Reabilitação de Dependentes Químicos e Agente Comunitário de Saúde no PRONATEC


Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Leciona as disciplinas de Administração de Marketing e Empreendedorismo.


Fiat Delta, DELTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Líder de CRM, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável por disseminar a cultura do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) atuando como uma extensão da equipe de Marketing de Relacionamento Fiat, em conformidade às ações de comunicações de lançamento, relacionamento e fidelização da fábrica. Realizava a personalização da Fábrica de Campanhas com foco na região, auxiliando no controle da qualidade de dados e resultados. Supervisionava indicadores de qualidade C.S. I (Índice de Satisfação do Cliente). Supervisionava call center da concessionária onde se realizam as pesquisas de satisfação e prospecção de clientes para pós-venda e para venda por meio de ações de perseguição. Colaborava com o desenvolvimento profissional dos colaboradores por meio de treinamentos específicos orientados para vendas e pós-vendas. Indicada pelos regionais da Fiat e pelo gerente geral da concessionária à função de gerente de projeto para resgatar o projeto Padrões de Atendimento Fiat. Uma das minhas funções como gestora era de implementar a metodologia de gestão por processos para a melhoria da qualidade do atendimento onde a concessionária passa a conhecer, organizar e aprimorar os seus processos, atuando na sua estrutura, em seus profissionais, treinamentos, indicadores, visão e estratégia operacional adotada. Por meio do Sistema de Qualidade Fiat (SQF) era responsável pela busca constante da melhoria na gestão da concessionária, alinhando os processos internos em Vendas e Pós-vendas. Principal objetivo: criar condições para o aumento do nível de satisfação do cliente em vendas e pós-vendas e incentivar ações para o aumento da lucratividade e o nível de serviço da concessionária.


UniCarioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista Formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Outras informações
Lecionou as disciplinas pesquisa de mercado e web marketing.


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas:Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração, Marketing de Varejo, Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento e Administração Mercadológica

Atividades

01/2005 - 07/2009
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Relacionamento
01/2003 - 12/2007
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Varejo e Serviços
01/2004 - 07/2004
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
01/2003 - 12/2003
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TGA

FACULDADE DO SULDESTE MINEIRO, FACSUM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionou a disciplina Administração de Marketing

Atividades

01/2006 - 07/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração do Relacionamento com o Cliente

Faculdades Integradas Vianna Junior, FIVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionou a disciplina Administração de Mercado no curso tecnólogo Gestão Empreendedora

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Lecionou para o curso Técnico de Administração.

Atividades

8/1995 - 2/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Organização e métodos

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucai, FUVS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração de um projeto como fonte alternativa de receita para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio de Pouso Alegre/MG.

Atividades

6/2002 - 10/2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Elaboração de produto voltado para a área de saúde como alternativa de receita.

Mapfre Vera Cruz Seguros e Previdência, MAPFRE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Comercial Pleno, Carga horária: 8
Outras informações
Responsável pela gestão dos negócios da empresa através dos canais de marketing (corretoras de seguros da região do sul de minas), com o objetivo de alavancar os negócios de interesse da Seguradora.

Atividades

4/1999 - 5/2002
Serviços técnicos especializados , Sucursal Varginha, .

Serviço realizado
Administração da Carteira de Negócios de Interesses do Grupo.

Grupo Líder, -, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Programa Cliente Família (sistema de gerenciamento de vendas e pós-vendas que permitia um acompanhamento e monitoramento do índice de satisfação dos clientes com o objetivo de fidelização). Responsável pelo Gerenciamento do Mix de Comunicação de Marketing (propaganda, promoção de vendas, marketing direto e vendas pessoais) para atender os objetivos das concessionárias do grupo. Responsável pela realização de capacitação dos funcionários dos setores: comercial e serviços. responsável pela Implantação e supervisão das normas de padrões de Atendimento FIAT e C.S. I (Índice de Satisfação do Cliente) para as concessionárias FIAT, dos programas de Índice de Satisfação das Concessionárias: FORD (Q.C. P / Programa de Controle de Qualidade), Chevrolet (T.C. E / Total Entusiasmo do Cliente) e Mercedes Bens (C.S. I / Customer Satisfaction Index). Desenvolvimento e Implantação do Projeto ?Consórcio Contemplativo? Grupo Líder.

Atividades

8/1997 - 2/1999
Serviços técnicos especializados , Concessionárias (Ford, Fiat, Chevrolet e VW), Corretora Áquila e CNL, .

Serviço realizado
Planejamento Estratégico de Marketing.

Paraibuna Agência de Turismo Mansur Ltda, -, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerencia Comercial e Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Implantação de um Projeto realizado pela empresa de consultoria que prestava serviço na época, de Expansão de Mercado. O projeto tinha como principal objetivo aumentar a rentabilidade da empresa.

Atividades

6/2003 - 6/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria em marketing.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE CONSUMIDORAS DE COSMÉTICOS DE JUIZ FORA.
Descrição: O presente projeto pretende estudar o comportamento do consumidor feminino de Juiz de Fora, em relação a produtos de cabelo, uma vez que o mercado de cosméticos mostrou grande crescimento nos últimos anos. Serão levadas em consideração as influências sociais que atuam no que diz respeito aos valores e comportamentos dos indivíduos, o que inclui o comportamento de compra. O aumento do público feminino no mercado de trabalho é um dos fatores para o elevado crescimento do mercado de cosméticos. Uma vez que o cabelo tem um importante significado cultural, os produtos para tratá-lo por conseqüência terá grande relevância para as mulheres. O presente trabalho tem como principal objetivo identificar os hábitos de consumo, os motivos que influenciam a decisão de compra, além de analisar a percepção das consumidoras e vendedoras sobre o Processo de Compra de cosméticos em de Juiz de Fora; e o quanto as marcas influenciam nesse processo. Inicialmente será realizado um estudo bibliográfico, abordando teorias de comportamento do consumidor, gestão de marca, a história e o consumo de cosméticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cliciane de Jesus Salin - Coordenador.
2014 - 2014
O MARKETING NO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DOS SALÕES DE CABELEIREIROS DE JUIZ DE FORA/MG.
Descrição: Nasceu da necessidade de discutir e promover o despertar da consciência dos empresários e proprietários de salões de cabeleireiro de Juiz de Fora, as suas respectivas responsabilidades, deveres e obrigações, enquanto gestores de seus negócios sobre a prática e valorização do Marketing Empresarial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cliciane de Jesus Salin - Coordenador / Cristiano B. Santos - Integrante.
2006 - 2007
FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DE JUIZ DE FORA A OPTAR POR UM DETERMINADO SUPERMERCADO
Descrição: A presente pesquisa, realizada na cidade mineira de Juiz de Fora, delimita-se ao estudo do comportamento de compra e da opção de escolha do consumidor final por um determinado varejo supermercadista. A relevância deste trabalho consiste em dar mais informações aos tomadores de decisão de varejos de auto-serviço (supermercados) e também possibilitar aos alunos dos cursos de Administração e Marketing maior interação entre o mundo acadêmico e o profissional, visto que alunos de graduação participaram desta pesquisa com o objetivo de aprendizagem e conhecimento. Os resultados do trabalho demonstram os fatores que influenciam na opção por um determinado supermercado, e que, ao serem trabalhados pelos gestores das lojas de supermercados de Juiz de Fora, oferecerão diferenciais competitivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cliciane de Jesus Salin - Coordenador / Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Jornalismo a Serviço da Responsabilidade Social Empresarial.
Descrição: Trata-se de um projeto com co-participação da Profª Dra.Tâmara Liz do curso de Jornalismo, com o objetivo de proporcionar aos alunos a investigação e vivência dos aspectos da intervenção profissional por meio da construção de conceitos, relações e inter-relações pertinentes à profissão jornalista e a responsabilidade social dos mesmos no mercado em que estão inseridos, contextualizando temas como responsabilidade social, sustentabilidade e marketing social, como estratégia e fortalecimento de imagem corporativa, articulando diversos conhecimentos de maneira a propiciar uma visão sistêmica e interdisciplinar das atividades do marketing social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cliciane de Jesus Salin - Coordenador / Tâmara Liz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consultoria e Treinamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Professora Homenageada da turma do curso de marketing, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.
2012
Patronesse da turma de Comunicação Social, Faculdade Estácio de Sá.
2011
Professora Homenageada / ADMINISTRAÇÃO, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora..
2010
Professora Homenageada/Turma de Administração, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora..
2009
Professora Homenageada - Paraninfa de Turma de Administração, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.
2008
Professora Homenageada - Turma de Adminitração, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.
2007
Professora Homenageada - Paraninfa - Turma de Administração com Habilitação em Marketing, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.
2006
Professora Homenageada turma Tecnólogo de Marketing, UNIPAC/JF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALIN, Cliciane de Jesus2013SALIN, Cliciane de Jesus; LIZ, T. ; RIBEIRO, A. . Comunicadores sociais como agentes de promoção de responsabilidade social e empresarial. Estação Científica (FESJF. Online), v. 05, p. 1-12, 2013.

2.
PAIVA, B. M.2007PAIVA, B. M. ; FERREIRA,Felz.Jorge Carlos ; SALIN, Cliciane de Jesus . Uma breve análise crítica da evolução do fotojornalismo brasileiro. Estação Científica (FESJF. Online), v. 04, p. 01-10, 2007.

3.
SALIN, Cliciane de Jesus2007SALIN, Cliciane de Jesus; RODRIGUES, F. . Marketing Político: O Mal Necessário?. Estação Científica (FESJF. Online), v. 02, p. 12, 2007.

4.
SALIN, Cliciane de Jesus2006SALIN, Cliciane de Jesus; Sampaio, D de Oliveira . Fatores que influenciam os consumidores de Juiz de Fora a optar por um determinado supermercado. Estação Científica (FESJF. Online), v. 3, p. 1-20, 2006.

5.
SALIN, Cliciane de Jesus2006SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de Relacionamento: Conquistar, Manter, Fidelizar.. Estação Científica (FESJF. Online), v. 01, p. 08, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SALIN, Cliciane de Jesus; SANTOS, C. B. . Um estudo do comportamento de compra de consumidores de cosméticos de Juiz de Fora.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SALIN, Cliciane de Jesus; SANTOS, C. B. . O MARKETING NO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DOS SALÕES DE CABELEIREIROS DE JUIZ DE FORA/MG.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. Manjar, O marketing pelas mídias sociais: um caso em estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Excelência no Atendimento 2016 (curso).

2.
SALIN, Cliciane de Jesus. Gestão da Retenção de Alunos em Instituições de Ensino Superior Privadas 2016 (curso).

3.
SALIN, Cliciane de Jesus; LIMA, F. . Marketing Político:um mal necessário? 2007 (Ensaio).

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de relacionamento: conquistar,manter,fidelizar. 2006 (Ensaio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Abertura de Loja Especializada Hering. 2015.

2.
SALIN, Cliciane de Jesus; BARA, S. ; ALVES, L. C. . Plano de Marketing Integrar. 2014.

3.
SALIN, Cliciane de Jesus; BARA, S. ; ALVES, L. C. . Plano de Marketing Luwe. 2013.

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Plano de Negócios JR Pharma. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Cartão Saúde Fácil. 2005.

2.
SALIN, C. J.; SALIN, Cliciane de Jesus . Consórcio Contemplativo Grupo Líder. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Cartão Saúde Fácil - Cliente Preferencial Hospital das Clínicas Samuel Libânio. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Gestão e Negócios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SALIN, Cliciane de Jesus. Promoções para Aquecer as vendas de Fim de Ano. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. Informe Publicitário - Manjar Alimentos ( gastronomia em congelados light e gourmet). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Qualidade e sabor lado a lado com a Praticidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SALIN, Cliciane de Jesus. Manjar Alimentos - Surpreenda-se com o sabor e a qualidade da gastronomia congelada.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SALIN, Cliciane de Jesus; MATHEUS, W. . Expressão de Minas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Atendimento ao cliente. 2016. .

2.
SALIN, Cliciane de Jesus. Visão Sistêmica. 2013. .

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. CRM - Tendências e Desafios para próxima década.. 2011. .

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de Experiência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SALIN, Cliciane de Jesus. Noções de Gestão Empresarial. 2009. .

6.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing Pessoal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SALIN, Cliciane de Jesus; Danilo Sampaio . Fatores que influenciam os consumidores de JF a optar por determinado supermercado. 2005. (Relatório de pesquisa).

8.
SALIN, Cliciane de Jesus. Tendências de Mercado para Novos Cursos. 2002. (Relatório de pesquisa).

9.
SALIN, Cliciane de Jesus. Hospital das Clínicas Samuel Libânio. 2002. (Folder).

10.
SALIN, Cliciane de Jesus. Universidade do Vale do Sapucaí: inovação e competência em ensino - pós graduação 2002. 2002. (Encarte).

Demais trabalhos
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de Relacionamento. 2004 (Palestra) .

2.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de Relacionamento. 2004 (Palestra) .

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing como Estratégia Empresarial. 2004 (Palestra) .

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing e Design. 2004 (Palestra) .

5.
SALIN, Cliciane de Jesus. Tendências e Estratégias-Desafios da Gestão Contemporânea. 2003 (Palestra) .

6.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing e Design. 2003 (Palestra) .

7.
SALIN, Cliciane de Jesus. Marketing de Relacionamento. 2003 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de Fabiane Fernandes Dias.O Processo de Recrutamento e Seleção como Ferramenta de Gestão. 2016.

2.
SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de Sabrine Pereira MAchado.A Motivação dentro das Organizações em Sintonia com o Estilo de Liderança.. 2016.

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Marcelo Campos Pinto.Empreendedorismo Corporativo como Estratégia: um estudo do caso Brownie do Rapha.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Adeliane Vieira de Barros.Sistema de Qualidade - Mudança Organizacional e Envolvimento das Pessoas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

5.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Geovana Lamarca Belo.O Papel da responsabilidade Social nas Empresas Contemporâneas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

6.
SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de L. Lazarini Valle.Gestão do Risco de Crédito nas Pequenas e Médias Empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

7.
SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de Luiz Fernando Azalim Jr.Marketing de Rede. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

8.
SALIN, Cliciane de Jesus; REGINALDO, L. S.. Participação em banca de Daniel Franco dos Reis Cotta.A influência da motivação no desempenho dos colaboradores nas organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

9.
SALIN, Cliciane de Jesus; REGINALDO, L. S.. Participação em banca de Andessa Alves Barbosa.Desafios do Micro e Pequeno Empreendedor no Mercado Contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

10.
SALIN, Cliciane de Jesus; REGINALDO, L. S.. Participação em banca de Leandro Schimit.A relevância da auditoria interna como ferramenta de controle nas organizações: O caso Nucleominas Medicina Nuclear.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

11.
SALIN, Cliciane de Jesus; REGINALDO, L. S.. Participação em banca de Marcelle Alessi de Oliveira.O Papel da Liderança no Mundo do Contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

12.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Miriane Aparecida Carvalho Trindade.O Marketing de Relacionamento associado ao tele atendimento dos Call Centers. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

13.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Juracy Serra Júnior.Marketing de Relacionamento na Era Digital: Mobile Marketing.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

14.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Josiane Aparecida Laurati.Criatividade e Inovação nos Empreendimentos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora.

15.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Gabriel Lino de Oliveira.Marketing Esportivo e Futebol no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

16.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Orivan Baptista Pinheiro.Sustentabilidade na moda - estudo de caso da marca Levis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

17.
RODRIGUES, M. L. F.; DUTRA, M.; SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de TIAGO VITOR DE LOURDES.CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: a relevância da política de marketing cultural atrelado a responsabilidade social.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

18.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Paula Beatriz Domingos Faria.Telenovela e cotidiano: o merchandising de valores em ?Avenida Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

19.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Daniele Cristina Nunes Freire.A criação e a gestão de uma marca infantil: estudo de caso da marca Descobrir. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

20.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Arthur,Paloma,Dayene,Pamela e Renan..Campanha publicitária: Brauhaus cozinha alemã e cervejaria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

21.
SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.; FARIA, Gilson. Participação em banca de Guilherme Xavier Rodrigues Neto.A Importância da Logística do Transporte para as empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

22.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Carolina Resende Costa Almeida.A importância da visibilidade na relação empresa - entidade sem fins lucrativos - sociedade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

23.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Wanessa dos Santos Reis.Promoção de vendas e sua eficácia no setor varejista: Caso Drogaria Pacheco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

24.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Caroline Merhey Grossi.A atmosfera do Ponto de Venda e sua influência na decisão de compra por impulso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

25.
SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Fabrícia dos Reis de Oliveira.A importância da Pesquisa de Marketing para o reforço da marca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

26.
RAMALHO, W.; SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de Viviane do Carmo Silva.Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2000na Imbel/FJF. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

27.
RAMALHO, W.; SALIN, Cliciane de Jesus; SANTOS, M. G. T.. Participação em banca de Aroldo Costa Nascimento.Marketing Jurídico: Considerações sobre a divulgação dos serviços advocatícios em Juiz de Fora no primeiro trimestre de 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

28.
RAMALHO, W.; SALIN, Cliciane de Jesus; SILVA, Augusto C.. Participação em banca de Alessandra Cristine M. Vasconcelos.A utilização das Técnicas de Promoção de vendas no VArejo pelas empresas do setor alimentício.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

29.
CALVANO, R.; MARCATO, J. C. G.; SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Júlio César Pires do Nascimento.Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

30.
CARMO, F. C.; SALIN, Cliciane de Jesus; LIMA, S.. Participação em banca de Wesley Mendes Araújo.Administração e Marketing em redes de Pequenos Supermercados no município de Juiz de Fora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

31.
CALVANO, R.; SALIN, Cliciane de Jesus; MARCATO, J. C. G.. Participação em banca de Adriana Ribeiro Guimarães.O Stress no Trabalho e a Importância da Criação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

32.
CALVANO, R.; SALIN, Cliciane de Jesus; MARCATO, J. C. G.. Participação em banca de Elisângela de Souza Silva.Avaliação de Desempenho em Empresa Pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

33.
CALVANO, R.; SALIN, Cliciane de Jesus; MARCATO, J. C. G.. Participação em banca de Fernanda Gonçalves Figueiredo.A Necessidade de Treinamento nas Organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

34.
CALVANO, R.; SALIN, Cliciane de Jesus; MARCATO, J. C. G.. Participação em banca de Lucilene da Costa Mineiro.Sucesso e Profissionalização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

35.
SEGHETO, I.; RAMALHO, W.; SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Keila Lemos Pereira Bastos.A importância da estratégia de marketing no desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro nas últimas décadas: Uma visão geral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

36.
MORAES, M. M.; LOBO, J. R. M.; SALIN, Cliciane de Jesus. Participação em banca de Simone Moreira Ragone.O estudo do Benchmarketing como Ferramenta Estratégica de Gestão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

37.
MAROCCO, A. P.; SALIN, Cliciane de Jesus; MORAES, M. M.. Participação em banca de Arnaldo Costa Cambraia Filho.A tecnologia da Informação e Comunicação como instrumento potencializador de transformação na gestão educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

38.
CALVANO, R.; SALIN, Cliciane de Jesus; MARCATO, J. C. G.. Participação em banca de Ary Ferreira dos Santos Júnior.Antropologia Organizacional aplicada as empresas brasileiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Banca de seleção de professor para o curso de Logística. 2009. Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. II Seminário de Pesquisa em Comunicação do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. 2015. Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Pedagógico do Centro Ensino Superior de Valença. 2017. (Encontro).

2.
IV Seminário Acadêmico e Científico do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.Neuromarketing: convergência de saberes para influenciar consumo. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário Acadêmico e Científico do Centro Universitário Estácio juiz de Fora.Um estudo do comportamento de compra de consumidores de cosméticos de Juiz de Fora. 2016. (Seminário).

4.
II Seminário Acadêmico e Científico de da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.Manjar, O marketing pelas mídias sociais: um caso em estudo. 2014. (Seminário).

5.
Workshop Neurobusiness - A Neuroestratégia do lucro. 2013. (Congresso).

6.
Marketing 3.0. 2011. (Seminário).

7.
GEduc - VI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. 2008. (Congresso).

8.
Semana Acadêmica de Comunicação Social da FES/JF.Palestra: Comunicação como Fator Estratégico da Empresa. 2007. (Outra).

9.
Encontro sobre Didática. 2005. (Encontro).

10.
ASAS 2004. Palestra: Marketing Empresarial - O que tem levado em cheque a eficácia do marketing em pleno séc. XXI. 2004. (Congresso).

11.
Avaliação da COAPES. 2004. (Encontro).

12.
Concurso Casanativa - CTU de design de Móveis.Palestra: Marketing e Design. 2004. (Outra).

13.
II Encontro de estética Especializada de Juiz de Fora.Palestra: Marketing de Relacionamento: conquiste e mantenha seus clientes. 2004. (Encontro).

14.
Projeto Quintas de Pesquisa.Palestra: Marketing de Relacionamento. 2004. (Outra).

15.
4º Seminário Gestão Empresarial: Estratégias de Marketing. 2003. (Seminário).

16.
Expo Management 2003. 2003. (Congresso).

17.
XXXIII Semana do Técnico do CTU.Palestra: O Marketing e o Design. 2003. (Outra).

18.
IX Encontro de Provedores, Diretores e Administradores de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MG. 2002. (Encontro).

19.
Maketing World´97. 1997. (Congresso).

20.
VII Seminário de Propaganda e Marketing. 1997. (Seminário).

21.
II Encontro de Contabilistas da E.E.Clorindo Burnier. 1994. (Encontro).

22.
I Semana de Administração. 1991. (Seminário).

23.
Profissiografia do Administrador. 1991. (Outra).

24.
Seminário Básico em Comércio Exterior. 1991. (Seminário).

25.
XIX Semana de Economia. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Hair&Beauty Professional Meeting. 2014. (Outro).

2.
SALIN, Cliciane de Jesus; ALVES, J. M. S. . 12ª Semana Acadêmica dos cursos de ADM, RH,MKT e Logística da FESJF. 2014. (Outro).

3.
SALIN, Cliciane de Jesus. Inauguração loja da Manjar Alimentos em Juiz de Fora.. 2013. (Outro).

4.
SALIN, Cliciane de Jesus. Semana Acadêmica do Curso de Administração- 2009. 2009. (Outro).

5.
SALIN, Cliciane de Jesus. Semana Acadêmica do Curso de Redes de Computadores - 2009. 2009. (Outro).

6.
SALIN, Cliciane de Jesus. I Encontro de Empresários e Profissionais em Marketing e Design de JF e Região. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ARGUS PICOLI CARDOSO. O papel do propagandista para a indústria farmacêutica: uma visão do marketing de relacionamento. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Grazielle de Oliveira Prado. Contextualização e Aplicação do Marketing em micro e pequenas empresas.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. (Orientador).

3.
GLAUCIA APARECIDA DA SILVA AMARO. O CASE DE SUCESSO DO CARNADMINISTRANDO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. (Orientador).

4.
Raphael de castro Silva e Souza. Aplicação do CRM em indústria da construção civil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Máyra Almeida Monteiro de Castro. O Estudo de um Planejamento Orientado para a Distribuidora de Cosméticos Haskell. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

2.
Alam Patrick Silva Rodrigues. A Responabilidade Social agregando valor às marcas - caso Mercedes-Benz. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

3.
Bárbara Diniz Moura. Avaliação da Satisfação dos alunos do primeiro período do curso de Administração com Habilitação em Marketing da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com Habilitação em Maketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

4.
Sinara Dias Silva. Promoção de Vendas voltada para o varejo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com Habilitação em Maketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

5.
Tarcila Policeni. Mix de Comunicação de Marketing: Estudo de caso da Veneno Boutique de Juiz de Fora. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com Habilitação em Maketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcella de Araújo Amorim. Contribuições do Marketing Pessoal para Desenvolvimento de Carreira Profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

2.
Tiago Weber Day. Programas de Fidelidade como ferramenta eficaz na retenção de clientes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

3.
Thaís Macedo. A Importância do Marketing de Guerrilha enquanto estratégia empresarial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

4.
Simone da Silva Silveira. Marketing de Relacionamento e Fidelização de Clientes nas concessionárias automobilísticas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

5.
Daniel Bahia Peixoto. Marketing Esportivo: A relevância do posicionamento da marca para captação de recursos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

6.
RAFAEL COSTA ALMEIDA. A influência da qualidade do equipamento e do atendimento na decisão de compra de extintores de incêndio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

7.
Gilmar da Silva Fonseca.. Ações Promocionais que alavancam as Vendas: Um estudo do caso Empresarial da Vitória Langerie.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

8.
Grazielle de Oliveira Prado.. O marketing nas pequenas empresas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

9.
FERNANDA CARVALHO GONÇALVES. Marketing Industrial aplicado à empresa Metalgráfica Palmira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em COMUNICAÇÃO) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

10.
Emerson Costa Adário. Aspectos Relevantes na construção do processo de vendas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

11.
André Brito Rosa. Marketing de Relacionamento para conquistar e manter seus clientes.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

12.
TIAGO VITOR DE LOURDES. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: a relevância da política de marketing cultural na democratização da arte.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

13.
Anderson Nascimento da Silva Almeida.. Buzz Marketing: O Boca a Boca no Mundo Virtual.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

14.
Paulo Augusto Zaghetto Júnior. Endomarketing: A Influência De Suas Práticas Junto Ao Público Interno.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

15.
TATIANA GLÓRIA DE CARVALHO BARBOSA. A Influência da moda hippie no estilo de vestir das gestantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo Design de Moda) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

16.
Thainá Ferreira Magalhães.. Análises sobre as estratégias de valorização da marca Votorantim promovida pelo marketing.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

17.
Gustavo Vallone. Gestão do Relacionamento do Cliente, Marketing sensorial e Merchandising Aplicados no Varejo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Publicidade) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

18.
Nara Marcelo Silva. Análise da Fidelização de Clientes do Bazar Guri. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

Orientações de outra natureza
1.
Jeane Mara B. Menezes. A importância dos planos de marketing e de mídia orientados para o mercado. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

2.
Anderson Sérgio de paula Ribeiro. Marketing de serviços voltado para o mercado imobiliário. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.

3.
Edgard Lagrota. F&I enquanto ferramenta do CRM. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Cliciane de Jesus Salin.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SALIN, Cliciane de Jesus2006SALIN, Cliciane de Jesus; Sampaio, D de Oliveira . Fatores que influenciam os consumidores de Juiz de Fora a optar por um determinado supermercado. Estação Científica (FESJF. Online), v. 3, p. 1-20, 2006.

2.
PAIVA, B. M.2007PAIVA, B. M. ; FERREIRA,Felz.Jorge Carlos ; SALIN, Cliciane de Jesus . Uma breve análise crítica da evolução do fotojornalismo brasileiro. Estação Científica (FESJF. Online), v. 04, p. 01-10, 2007.

3.
SALIN, Cliciane de Jesus2013SALIN, Cliciane de Jesus; LIZ, T. ; RIBEIRO, A. . Comunicadores sociais como agentes de promoção de responsabilidade social e empresarial. Estação Científica (FESJF. Online), v. 05, p. 1-12, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Manjar, O marketing pelas mídias sociais: um caso em estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Visão Sistêmica. 2013. .

2.
SALIN, Cliciane de Jesus. Noções de Gestão Empresarial. 2009. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALIN, Cliciane de Jesus. Manjar Alimentos - Surpreenda-se com o sabor e a qualidade da gastronomia congelada.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Fez estágio nas seguintes empresas: Parapolpa Indústria - Embalagens de Polpa Moldada., Banco do Brasil, Sul América Capitalização, EDIMINAS SA, WA Indústria e Comércio de Roupas Ltda, Delegacia do Conselho Regional de Juiz de Fora, Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, nas respectivas áreas (Pesquisa de Mercado,Comercial, Administrativo/Financeiro, O&M).
É consultora e palestrante na área de marketing, desenvolve treinamento nas áreas de atendimento ao cliente, pós-venda e comercial.
É responsável pelo módulo Cliente do Curso Visão Sistêmica - oferecido pela Escola de Gestores - Inteligência de Mercado.
Foi um dos membros fundadores da empresa júnior da Faculdade de Administração da UFJF, atual CAMPE - consultoria e assessoria jr.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 11:56:40